Sie sind auf Seite 1von 18

CONCURSO PBLICO AGNCIA DE DEFESA AGROPECURIA DO PIAU - ADAPI - 2010

RASCUNHO
01 02 03 04
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Universidade Estadual do Piau

PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: Agente Superior de Servios ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO AGRNOMO DATA: 16/05/2010 HORRIO: 8h30min s 12h30min (horrio do Piau) LEIA AS INSTRUES: 1. Voc deve receber do fiscal o material abaixo:
a) Este caderno com 60 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTORESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorridas 2h do seu incio. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

N D E I N S C R I O
2

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I (Para as questes de 01 a 16)

O ANO ZERO DA ECONOMIA LIMPA


AS 10 IDEIAS E POSTURAS DE UM NOVO MUNDO

(...) 9. CAPITAL NATURAL O VALOR DO PATRIMNIO FINITO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Desde meados do sculo XVIII, com a mquina a vapor que extraa gua das minas de ferro e carvo na aurora da Revoluo Industrial, o crescimento econmico sempre esteve atrelado transformao de recursos naturais em matria-prima para a manufatura dos produtos. A explorao indiscriminada desses recursos, no entanto, deixou de ser a soluo para o avano tecnolgico para tornar-se um problema de ordem prtica. Como o capital natural os recursos obtidos na natureza e usados para a produo de bens de consumo esgotvel, preserv-lo passou a ser prioridade para as empresas que dependem dele para sobreviver. O capitalismo produz riqueza a partir da estrutura disponvel na natureza, que nem sempre pode ser reposta pelo homem, definiu o ambientalista americano Paul Hawken (...). Destruir a natureza significa inviabilizar o desenvolvimento econmico da humanidade. Para ele, o capitalismo industrial uma aberrao temporria. No por ser capitalismo, evidentemente, mas por destruir sua fonte de recursos. A preservao do capital natural virou regra nas empresas ecologicamente responsveis. Todo novo empreendimento passa antes pelo crivo de seu potencial poder de destruio do estoque de recursos naturais. Trat-los com respeito, e inclu-los no planejamento financeiro, compulsrio. Os limites para o desenvolvimento econmico neste sculo provavelmente sero ditados pela disponibilidade dos recursos naturais. De que serviro as melhores tecnologias para a pesca sem cardumes? Ou as refinarias sem petrleo? O panorama ruim. A Avaliao Ecossistmica do Milnio, projeto coordenado pela Organizao das Naes Unidas entre 2001 e 2005, revelou o pssimo estado em que se encontram as principais reservas de recursos naturais do planeta. Entre os 23 itens analisados como qualidade do ar, oferta de alimentos, diversidade de remdios naturais, regulao hdrica e climtica -, 60% esto deteriorados. Conservar o meio ambiente significa preservar a viabilidade do prprio negcio. Uma pesquisa realizada com executivos de 200 corporaes associadas ao World Development, em 35 pases, revelou que esses profissionais j demonstram alguma preocupao com o impacto que as mudanas climticas podem ter sobre seu negcio. (...). 29 A longevidade de uma empresa est intimamente relacionada sua capacidade 30 tcnica para usufruir a natureza sem esgot-la. (...).
(Por Renata Moraes e Carlos Eduardo Freitas. Revista Veja Editora Abril edio 2145 ano 42 n 52 30.12.2009)

01.

Pela leitura do texto, infere-se, CORRETAMENTE, que: a) os recursos naturais so infinitamente renovveis; b) h uma relao de causa e consequncia entre preservao da natureza e desenvolvimento econmico da humanidade; c) a disponibilidade dos recursos naturais para explorao ilimitada; d) os modernos empreendimentos no incluem em seu planejamento o item relativo preservao da natureza; e) nenhum empresrio leva em conta o impacto que as mudanas climticas podem trazer para os seus empreendimentos.
CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

02.

Conforme as ideias do texto, CORRETO afirmar que: a) os recursos naturais do planeta esto seriamente comprometidos; b) os recursos naturais se esgotaro, se utilizados industrialmente; c) em toda a histria da humanidade, a mquina a vapor teve um papel importantssimo para o desenvolvimento industrial; d) nenhuma empresa depende de capital natural para sobreviver; e) todo e qualquer empreendimento industrial destroi os recursos naturais.

03.

No texto, a palavra capital: a) utilizada como sinnimo de mais importante; b) utilizada para fazer referncia a valores monetrios lquidos; c) emprestada da rea econmica, reala a relao de dependncia estabelecida entre capitalismo e recursos naturais; d) no apresenta uma definio adequada; e) utilizada inadequadamente. Observe o trecho abaixo para responder questo 04. Os limites para o desenvolvimento econmico neste sculo provavelmente sero ditados pela disponibilidade dos recursos naturais. (l. 17-18).

04.

A palavra destacada confere ao contexto uma ideia de: a) b) c) d) e) certeza absoluta; dvida; indeciso; negao; possibilidade.

05.

Assinale a opo em que a palavra dada pode substituir a palavra do texto sem que o sentido expresso no texto seja alterado. a) b) c) d) e) decadncia/aurora (l. 02). independente/atrelado (l. 03). disponibilizar/inviabilizar (l. 10). obrigatrio/compulsrio (l. 17). utilizao/disponibilidade (l. 18).

06.

No trecho: Para ele, o capitalismo industrial uma aberrao temporria. (l. 11-12), as ideias do texto continuaro inalteradas se substituirmos a palavra destacada por: a) b) c) d) e) situao; exigncia; deformidade; caracterstica; doena.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

07.

Assinale a nica opo em que a palavra/expresso destacada est sendo empregada em sentido conotativo. a) ... que extraa gua das minas de ferro e carvo na aurora da Revoluo Industrial, ... (l. 01-02). b) A explorao indiscriminada desses recursos, ... (l. 04). c) A preservao do capital natural virou regra nas empresas ecologicamente responsveis. (l. 14-15). d) De que serviro as melhores tecnologias para a pesca sem cardumes? (l. 18-19). e) Conservar o meio ambiente significa preservar a viabilidade do prprio negcio. (l. 25).

08.

No trecho: A explorao indiscriminada desses recursos, ... (l. 04), o segmento in-, da palavra indiscriminada, apresenta o mesmo sentido que se observa em: a) b) c) d) e) Industrial (l. 02); inviabilizar (l. 10); inclu-los (l. 16); impacto (l. 28); intimamente (l. 29).

09.

Assinale a opo em que o trecho transcrito apresenta uma sequncia com estrutura passiva. a) b) c) d) e) ... vapor que extraa gua das minas de ferro e carvo ... (l. 01-02). ... preserv-lo passou a ser prioridade para as empresas ... (l. 07-08). O capitalismo produz riqueza a partir da estrutura disponvel na natureza, ... (l. 08-09). ... que nem sempre pode ser reposta pelo homem. (l. 09). A preservao do capital natural virou regra nas empresas ecologicamente responsveis. (l. 14-15).

10.

Considerando o trecho: Trat-los com respeito, e inclu-los no planejamento financeiro, compulsrio. (l. 16-17), assinale a opo que apresenta uma afirmao CORRETA em relao aos segmentos -los, presentes em Trat-los e em inclu-los. a) As relaes que se estabelecem entre estes segmentos e os verbos com os quais se relacionam so diversificadas. b) Em ambas as ocorrncias estes segmentos so perfeitamente dispensveis. c) Na primeira ocorrncia, este segmento obrigatrio j, na segunda, pode ser dispensada. d) A primeira ocorrncia retoma empresas e, na segunda, recursos naturais. e) Em ambas as ocorrncias, retomam recursos naturais (l. 16).

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

Trecho para as questes 11, 12, 13 e 14. Como o capital natural os recursos obtidos na natureza e usados para a produo de bens de consumo esgotvel, preserv-lo passou a ser prioridade para as empresas que dependem dele para sobreviver. (l. 06-08). 11. A relao sinttico-semntica que se estabelece entre Como o capital natural (...) esgotvel e preserv-lo passou a ser prioridade para as empresas que dependem dele para sobreviver. de: a) b) c) d) e) 12. oposio; comparao; causa; condio; concesso.

Em virtude da relao sinttico-semntica que se verifica entre Como o capital natural (...) esgotvel e preserv-lo passou a ser prioridade para as empresas que dependem dele para sobreviver., a palavra Como pode ser substituda, sem que estrutura e sentido se alterem, por: a) b) c) d) e) Ainda que; Mesmo que; Contanto que; J que; Conquanto que.

13.

O trecho: os recursos obtidos na natureza e usados para a produo de bens de consumo, textualmente: a) poderia ser retirado sem qualquer prejuzo para a compreenso da mensagem, em sua essncia, ao ser lida mesmo por um leigo no assunto; b) explica a expresso anterior capital natural; c) desnecessria para o contexto, considerando-se e natureza do texto; d) desnecessria para o contexto, considerando-se a especificidade do tema em discusso; e) desnecessria para o contexto, considerando-se os leitores a quem se destina o texto.

14.

Considerando-se as estruturas lingusticas a partir das quais se encontram organizadas as informaes neste trecho, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) a expresso capital natural dispensvel no trecho porque no constitui ncleo frasal; o segmento -lo em preserv-lo retoma, textualmente, a palavra consumo; dele, neste trecho, promove a retomada de consumo; a palavra dele deveria estar na sua forma de plural para concordar com a palavra empresas; -lo em preserv-lo e dele retomam a expresso capital natural.

15.

No trecho: ... atrelado transformao de recursos naturais ... (l. 03), a relao sinttica que se estabelece entre recursos e naturais a mesma que se verifica entre os segmentos frasais destacados, em: a) b) c) d) e) ... deixou de ser a soluo para o avano tecnolgico ... (l. 05); ... os recursos obtidos na natureza ... (l. 06); ... virou regra nas empresas ecologicamente responsveis. (l. 14-15); Trat-los com respeito, ... (l. 16); De que serviro as melhores tecnologias para a pesca sem cardumes? (l. 18-19).

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

16.

No trecho: O capitalismo produz riqueza a partir da estrutura disponvel na natureza, que nem sempre pode ser reposta pelo homem, a palavra que substitui, neste segmento frasal: a) b) c) d) e) capitalismo; riqueza; estrutura disponvel; estrutura disponvel na natureza; homem.

TEXTO II (Para as questes de 17 a 20). EMPREGOS DE FUTURO As oportunidades de trabalho criadas por um mundo atento ao zelo contra o aquecimento global 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 1. Agricultor Como a agricultura sustentvel exige mtodos orgnicos, locais e de pequena escala, em vez de mquinas e fertilizantes base de petrleo, h uma enorme necessidade de mais agricultores. No so fazendeiros quaisquer os modernos profissionais do campo precisam ter formao tanto em gentica quanto em marketing. As estatsticas apontam para a necessidade de uma imensa reviravolta comportamental e econmica. No Brasil, apenas 19% da populao rural. Mais de 80% dos jovens entre 15 e 24 anos esto nos centros urbanos. Busca-se, portanto, renovao e vasto interesse por tecnologias nascentes, condies naturalmente atreladas juventude. O problema: convencer os novos profissionais a viver no campo, onde so limitadas as expectativas de entretenimento e educao.
( Revista Veja Editora Abril edio 2145 ano 42 n 52 30.12.2009)

17.

Em relao s ideias apresentadas no Texto II, CORRETO afirmar que: a) no campo, o Brasil dispe de um quadro de profissionais prontamente habilitados a trabalhar contra o aquecimento global; b) os fazendeiros, atualmente, so preparados o suficiente para atender s novas demandas tecnolgicas exigidas no campo; c) no campo, o Brasil precisa se modernizar em face das novas demandas de trabalho voltadas para a agricultura sustentvel; d) pouco provvel que acontea uma reviravolta comportamental em relao ao trabalho voltado para a agricultura sustentvel; e) a juventude jamais se interessaria pelas oportunidades de trabalho voltadas para a agricultura sustentvel.

18.

Assinale a opo que apresenta o trecho, cujo sentido mais adequadamente resume as ideias do Texto II. a) Como a agricultura sustentvel exige mtodos orgnicos, locais e de pequena escala, em vez de mquinas e fertilizantes base de petrleo, h uma enorme necessidade de mais agricultores. (l. 01-03). b) Busca-se, portanto, renovao e vasto interesse por tecnologias nascentes, condies naturalmente atreladas juventude. (l. 07-08). c) No so fazendeiros quaisquer (l. 03). d) ...os modernos profissionais do campo precisam ter formao tanto em gentica quanto em marketing. (l. 03-04). e) O problema: convencer os novos profissionais a viver no campo, onde so limitadas as expectativas de entretenimento e educao. (l. 08-10).
CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

Trecho para a questo 19. No Brasil, apenas 19% da populao rural. Mais de 80% dos jovens entre 15 e 24 anos esto nos centros urbanos. (l. 06-07). 19. Observe a concordncia verbal verificada em: apenas 19% da populao ... e Mais de 80% dos jovens entre 15 e 24 anos esto ... e assinale a opo que apresenta uma afirmao CORRETA. a) Apenas em 19% da populao a concordncia est de acordo com os preceitos da gramtica normativa. b) Apenas em Mais de 80% dos jovens entre 15 e 24 anos esto ... a concordncia est de acordo com os preceitos da gramtica normativa. c) A correo gramatical seria mantida somente com a estrutura: 19% da populao so. d) A correo gramatical seria mantida somente com a estrutura: Mais de 80% dos jovens entre 15 e 24 anos est. e) A gramtica normativa, para efeito de correo, admite as duas possibilidades de concordncia em se tratando de nmeros percentuais. 20. A palavra mquinas (l. 02) s se apresenta em sua forma gramatical de gnero feminino. Assinale a opo que registra uma palavra em que tal realidade gramatical se verifica. a) b) c) d) e) gentica (l. 04). centros (l. 07). interesse (l. 07). Problema (l. 08). entretenimento (l. 10).

QUESTES DE NOES DE INFORMTICA


21. O MS Windows XP permite que conexes a redes sem fios (802.11) sejam realizadas. Com relao a redes em fio, assinale a alternativa CORRETA. a) Sempre ser requerida uma Chave da rede para que se estabelea a conexo. b) Se a rede oferecer suporte ao Wireless Provisioning Services, como uma rede pblica sem fio ou uma rede corporativa, o usurio ter a vantagem de nunca precisar baixar outros arquivos para que o computador se conecte rede. c) As Conexes de rede podem ser abertas se o usurio clicar em Iniciar, apontar para Configuraes, clicar em Painel de controle e, em seguida, clicar duas vezes em Conexes de rede.(Obs: Menu Iniciar Clssico). d) Uma conexo nunca ser feita automaticamente, pois sempre requerido ao usurio, por motivo de segurana, que ele fornea a Chave de rede, ou seja, a rede oferece suporte a IEEE 802.1x. e) O usurio no pode adicionar, manualmente, uma rede sem fio lista de Redes preferenciais, pois a segurana do domnio ficaria comprometida.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

22.

Durante o uso de um computador executando o MS Windows XP, diversos problemas podem surgir. Com relao a problemas e possveis causas, associe os itens da coluna da direita com os itens da coluna esquerda e, em seguida, marque a opo com a sequncia CORRETA de associaes. 1. Dispositivo Bluetooth lento. ( ) Driver de hardware no atualizado ou Windows no oferece suporte ao hardware. ) Nome de computador j existe na rede.

2.Usurio no consegue fazer logon na rede (obs: hardware funciona normalmente). 3. Adaptador de rede no funciona.

) Interferncia de forno de microondas.

( ( a) b) c) d) e) 23. 3, 2, 1, 1, 2. 3, 3, 1, 3, 3. 3, 2, 2, 1, 2. 2, 3, 3, 1, 2. 2, 1, 1, 2, 3.

) Existem redes sem fio prximas usando o padro 802.11. ) Senha errada.

Avalie as sentenas abaixo sobre o MS Word 2007. I. A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido personalizvel e contm um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento. II. A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido pode estar localizada em um destes dois locais: canto superior esquerdo ao lado do Boto do Microsoft Office ou abaixo da Faixa de opes. III. A Minibarra de ferramentas ajuda o usurio a trabalhar com fontes, estilos de fonte, redimensionamento de fonte, alinhamento, cor do texto, nveis de recuo e recursos de marcao. Assim como a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, a Minibarra de ferramentas personalizvel. Assinale a alternativa que possui apenas sentenas CORRETAS. a) b) c) d) e) I, II, III. I, III. II, III. I, II. III.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

24.

Os passos a seguir descrevem o procedimento para que se crie um cabealho ou rodap diferente para parte de um documento do MS Word 2007. No entanto, os passos esto fora de ordem. Assinale a alternativa que indica a ordem certa para esse procedimento. 1. Na guia Cabealhos e Rodaps, no grupo Navegao, clique em Vincular ao Anterior para quebrar a conexo entre o cabealho e o rodap na nova seo e na seo anterior. 2. Altere o cabealho ou rodap existente ou crie um novo para essa seo. 3. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Cabealho ou Rodap. 4. O Microsoft Office Word 2007 no exibe Mesmo que a Seo Anterior no canto superior direito do cabealho ou rodap. 5. Clique na seo para a qual voc deseja criar um cabealho ou rodap diferente. 6. Clique em Editar Cabealho ou Editar Rodap. a) b) c) d) e) 6, 4, 5, 3, 1, 2. 6, 5, 4, 2, 3, 1. 5, 6, 3, 4, 1, 2. 5, 3, 6, 1, 2, 4. 5, 3, 6, 1, 4, 2.

25.

O MS Word 2007 permite que um documento possa ser revisado e, nesse processo, comentrios podem ser adicionados ou excludos. Com relao ao processo de reviso de documentos, assinale a alternativa CORRETA. a) Comentrios de voz no so permitidos, usando essa verso do Word. b) Os comentrios podem ser excludos um a um, no existindo uma opo na qual todos os comentrios possam ser excludos rapidamente. c) Se os bales estiverem ocultos ou se somente uma parte do comentrio for exibida, no h como o Usurio alterar esse comentrio. d) O nome usado em comentrios ser formado pelas as iniciais fornecidas no momento da instalao do Office e, por motivo de segurana, o nome usado em comentrios no pode ser alterado aps a instalao. e) Um comentrio j existente pode ser respondido. Para isso, basta que o Usurio clique no balo com o comentrio que deseja responder e, em seguida, basta clicar em Novo Comentrio, no grupo Comentrios, e digitar a resposta desejada.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

10

26.

Analise a planilha MS Excel 2007 a seguir.

Considerando a situao apresentada, CORRETO afirmar que: a) para mostrar na coluna B3 o valor VERDADEIRO, a frmula utilizada foi =PAR(A2:A8); b) para mostrar na coluna B2 o valor FALSO, a frmula utilizada foi =IMPAR(A2); c) se na clula C8 for includa a frmula =CONT.SE(B2:B8;VERDADEIRO), o total de nmeros mpares existentes no intervalo A2:A8 ser mostrado em C8; d) se na clula C8 for includa a frmula =CONT.SE(B2:B8;FALSO), o total de nmero mpares existentes no intervalo A2:A8 ser mostrado em C8; e) se na clula C8 for includa a frmula =CONT.SE(B2:B8;FALSO), valor# ser mostrado em C8. 27. Analise a planilha MS Excel 2007 a seguir.

A frmula =SE(B2<MDIA(B2:B3);"AM";"RN") foi digitada na clula C2 e a frmula =SE(B3<MDIA(B2:B3);"AM";"RN") foi digitada na clula C3. Assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) e) Em C2 ser mostrado AM e em C3 ser mostrado RN. Em C2 ser mostrado RN e em C3 ser mostrado AM. Em C2 e C3 ser mostrado o valor 7,5. Em C2 e C3 ser mostrado valor#. H uma referncia circular.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

11

28.

Analise a planilha MS Excel 2007 a seguir.

O INSS(R$) calculado a partir do Salrio e do INSS(%), enquanto que o valor Lquido(R$) o valor do Salrio descontado o valor do INSS(R$). Considerando que os formatos das clulas B2, C2, D2 e E2 so, respectivamente, Moeda; Porcentagem; Moeda e Moeda, assinale a alternativa que mostra frmulas capazes de calcular corretamente os valores exibidos em D2 e E2, respectivamente. a) b) c) d) e) 29. =B2*(C2/100) e =B2-D2. =B2*(C2*0,01) e =B2-D2. = B2*C2 e =B2-(B2*C2). = B2*(C2/100) e = B2-(B2*C2). = B2*C2 e =B2-(B2*(C2/100)).

O MS Outlook Express 6.0 permite que e-mails de uma conta sejam enviados e/ou recebidos. Com relao ao programa, assinale a alternativa INCORRETA. a) Permite que e-mails de uma ou mais contas de correio eletrnico sejam recebidos. b) Para ler e-mails usando o Outlook Express, basta o usurio fornecer o seu endereo de e-mail, usurio e senha para o programa. c) Os e-mails podem ser recebidos no computador local e depois lidos pelo Usurio. Para receber os e-mails, uma conexo Internet necessria, mas a posterior leitura poder ser feita sem a necessidade dessa conexo (leitura offline). d) O usurio pode localizar mensagens, utilizando como parmetro de busca o Assunto da mensagem. e) Ao tentar enviar um e-mail, cujo campo Assunto no tenha sido preenchido, o programa alerta ao usurio e oferece a possibilidade de corrigir essa falha antes do envio da mensagem.

30.

O Mozilla Firefox mais bem definido como: a) b) c) d) e) Navegador (Browser). Editor de Texto. Planilha Eletrnica. Sistema Operacional. Editor de imagens.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

12

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


31. A ADAPI (Agncia de Defesa Agropecuria do Estado do Piau), autarquia estadual criada pela Lei Ordinria 5.491/2005, tem suas competncias estabelecidas nesta Lei. Dentre as alternativas abaixo, assinale a alternativa que NO indica uma destas competncias. a) Promover estudos que subsidiem o planejamento na rea de defesa agropecuria. b) Promover a normatizao e a execuo das atividades de vigilncia e defesa sanitria animal e vegetal. c) Promover a inspeo e fiscalizao sanitria e industrial dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal comestveis e no comestveis. d) Promover o controle de uso, aplicao, armazenamento, comercializao, inspeo e fiscalizao do comrcio, transportes dos produtos fitossanitrios, seus componentes e afins. e) Promover o controle, emisso e fiscalizao dos receiturios agronmicos e veterinrios pelos estabelecimentos comerciais de venda de produtos agropecurios. 32. A Lei 5.627/2006, que dispe sobre a Defesa Sanitria Vegetal no Estado do Piau, especifica as penalidades previstas ao(s) infrator(es) das disposies da mesma. Assinale a alternativa que apresenta uma das penalidades especificadas nesta Lei. a) Multa correspondente ao valor de 20 (vinte) salrios mnimos vigentes. b) Apreenso e destruio dos vegetais, suas partes, produtos, subprodutos, material biolgico e resduos que no atendam aos padres e s normas em vigor ou apresentem risco populao vegetal. c) Apreenso de animais, domsticos e silvestres, criados fora dos padres sanitrios especificados na Lei, destinando-os aos rgos competentes. d) Suspenso da licena de funcionamento do estabelecimento comercial ou industrial, exceto quando aplicada multa. e) Restrio da comercializao dos produtos vegetais e animais, produzidos fora das normas legais. 33. Atualmente o uso de dessecantes em pr-colheita nos campos de produo de sementes de soja tem sido praticado por alguns produtores de sementes no cerrado piauiense e maranhense. Esta prtica, apesar de bastante utilizada, ainda muito discutida entre os pesquisadores da rea. A utilizao da mesma pode resultar em: a) b) c) d) e) 34. acmulo de resduos txicos na semente; aumento da resistncia da soja ao produto utilizado; retardamento do ciclo da cultura da soja; queda no rendimento de gros; induo da queda e deiscncia das vagens.

At meados de 2009, a doena que ataca a cana-de-accar, denominada de Ferrugem Alaranjada da cana, ainda no havia sido identificada em canaviais brasileiros. No entanto, no final do mesmo ano, esta foi identificada em canaviais no estado de So Paulo. Desta forma, de acordo com a legislao vigente, podemos afirmar que esta doena: a) b) c) d) e) passou de no quarentenria para quarentenria A2; passou de quarentenria A1 para quarentenria A2; passou de quarentenria A1 para no quarentenria; passou para quarentenria A1; passou de quarentenria A2 para quarentenria A1.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

13

35.

Uma reportagem divulgada no Portal Agrorede Notcias, em 06 de novembro de 2009, diz o seguinte: A Ferrugem Alaranjada uma doena muito antiga da cana-de-acar, que estava presente apenas nos pases do sudeste da sia e Oceania, sem nenhum impacto econmico. Mas eis que, de repente, passou a causar muitos danos em outros lugares. A partir do ano 2000, atacou na Austrlia. E, em julho de 2007, no continente americano: foi constatada primeiramente na Flrida (EUA) e, em setembro, na Guatemala e pases vizinhos, chegando ao Brasil no final de 2009. O agente causador desta doena : a) b) c) d) e) uma bactria; um vrus; um fungo; um inseto; um nematide.

36.

O cajueiro, cultura bastante difundida na regio Nordeste brasileira, atacado por diversos patgenos. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta APENAS doenas que atacam o cajueiro. a) b) c) d) e) Mofo preto e Mancha-parda. Sigatoka negra e Fusariose. Resinose e Murcha bacteriana. Antracnose e Resinose. Mofo preto e Mal do Panam.

37.

No controle de plantas daninhas, pode-se utilizar produtos qumicos denominados de herbicidas, os quais so aplicados sobre o dossel das ervas para o seu controle. A(s) forma(s) de atuao do produto aplicado, aps a emergncia das ervas, podem ser: a) b) c) d) e) apenas por contato; apenas por ingesto; apenas sistmica; por conduo estomtica e difuso; por contato ou sistmica.

38.

Com relao ao Manejo Integrado de Pragas, assinale a alternativa CORRETA. A utilizao de inseticidas somente deve ser feita quando estes forem indicados na bula para aquela praga. b) Neste tipo de controle de pragas utilizado apenas produtos orgnicos. c) Antes do controle qumico deve-se realizar amostragem da populao da praga, estimar danos causados e custo de controle. d) O seu princpio se baseia na extino da praga das reas infestadas. e) A aplicao de inseticidas deve ser feita sempre em doses menores que as indicadas na bula. a)

39.

Os produtos agrotxicos, de acordo com o seu grau de toxidez, so classificados segundo sua DL50. Este ndice representa: a) a dose capaz de matar 50% da populao de indivduos submetidos ao teste; b) a dose capaz de matar um homem de 70kg; c) a quantidade do produto, em percentual, capaz de matar 50% da populao de insetos expostos ao teste; d) a dose capaz de matar 50% do total da populao da praga ou agente patognico, aps 24 horas da aplicao; e) a dose letal para a metade das espcies de insetos.
CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

14

40.

A mosca-das-frutas (Anastrepha ludens) uma praga que ocorre em vrias regies produtoras de frutas no Brasil e no mundo. Esta praga, de acordo com Legislao em vigor considerada: a) b) c) d) e) quarentenria A1; praga domstica; quarentenria; no quarentenria; quarentenria A2.

41.

Considerando os conceitos de fitossanidade e fitopatologia, pode-se afirmar que: a) a fitossanidade se limita ao estudo das pragas de interesse econmico; b) a principal diferena entre as duas que a fitossanidade est relacionada s pragas das culturas agrcolas; c) na fitopatologia o estudo das doenas das plantas est limitado s formas de transmisso e controle; d) na fitossanidade o estudo das doenas das plantas est limitado s formas de transmisso e controle; e) a fitopatologia estuda as doenas das plantas envolvendo as interaes patgeno-hospedeiro e o meio ambiente, seus sintomas, danos e formas de controle.

42.

O conjunto de aes que integram diferentes medidas de manejo de risco de uma praga, pelo menos duas das quais agindo de maneira independente, e que cumulativamente alcanam o nvel apropriado de segurana fitossanitria denominado de: a) b) c) d) e) rastreabilidade; sistema de mitigao de risco; segurana fitossanitria; levantamento de deteco; conformidade fitossanitria.

43.

O procedimento que visa prevenir a difuso de pragas exticas, atravs de controle de vegetais importados, procedentes de pases ou regies suspeitas, cujo estado sanitrio na ocasio da chegada, oferea dvidas, estabelecido pelo Regulamento de Defesa Sanitria Vegetal, aprovado pelo Decreto n 24.114, de 12 de abril de 1934, denomina-se: a) b) c) d) e) quarentena entomolgica; rastreabilidade vegetal; quarentena vegetal; manejo integrado de pragas; sistema de mitigao de riscos.

44.

A prerrogativa de outorgar e de retirar o reconhecimento da condio de rea Livre de Praga, para um determinado inseto-praga de uma cultura agrcola, em uma determinada unidade da federao da: a) b) c) d) e) Agncia de Defesa Agropecuria Estadual; Vigilncia Sanitria Estadual; Ministrio do Meio Ambiente; Secretarias Estaduais de Agricultura; Secretaria de Defesa Agropecuria do Ministrio da Agricultura.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

15

45.

A Permisso de Trnsito de Vegetais - PTV o documento emitido para acompanhar a partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal de acordo com as normas de defesa sanitria vegetal. Este documento deve ser emitido e assinado por: a) Engenheiro agrnomo ou Engenheiro florestal, pertencentes ao quadro da Agncia de Defesa Agropecuria Estadual e que exeram a atividade de fiscalizao agropecuria; b) funcionrio da Agncia de Defesa Agropecuria Estadual; c) funcionrio do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; d) Tcnico em agropecuria, pertencente ao quadro da Agncia de Defesa Agropecuria Estadual e que exera a atividade de fiscalizao agropecuria; e) Engenheiro agrnomo ou Engenheiro florestal, com registro no CREA.

46.

Para a emisso do Certificado Fitossanitrio de Origem (CFO), documento emitido na origem para atestar a condio fitossanitria da partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal, de acordo com as normas de defesa sanitria vegetal do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA, a unidade de produo dever ser inscrita no seguinte rgo: a) b) c) d) e) Secretarias Estaduais de Fazenda; Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; Departamentos Nacional de Infra-estrutura e Transportes ; rgos Estaduais de Defesa Sanitria Vegetal; Ministrio dos Transportes.

47.

O programa de inspeo e fiscalizao, que objetiva controlar os fatores de qualidade e a segurana higinico-sanitria dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e derivados de valor econmico por meio de verificao de autocontrole ao longo das etapas da cadeia produtiva por cultura de origem vegetal, denomina-se: a) b) c) d) e) Programa de Erradicao de Pragas de Interesse Econmico; Programa de Controle de Embalagens de Defensivos Agrcolas; Programa Nacional de Controle de Resduos e Contaminantes; Programa Estadual de Erradicao de Fitopatgenos; Programa de Controle de Zoonoses.

48.

Para a aplicao segura de produtos agrotxicos deve-se adotar medidas que minimizem ou evitem o contato direto ou indireto com o produto ou resduo deste. Assinale a alternativa CORRETA. a) O Equipamento de Proteo Individual - EPI deve ser utilizado para a aplicao de todos os produtos agrotxicos, independentemente da classe toxicolgica. b) O Equipamento de Proteo Individual necessrio apenas para a aplicao de produtos das classes toxicolgicas I, II e III. c) Os produtos da classe toxicolgica IV podem ser aplicados sem o Equipamento de Proteo Individual EPI. d) A aquisio e utilizao do Equipamento de Proteo Individual - EPI de responsabilidade do empregado e no do rgo ou empresa empregador responsvel pelo servio. e) O uso de culos de proteo dispensado caso a aplicao seja feita diretamente no solo.

49.

Os agrotxicos, seus componentes e afins s podero ser produzidos, manipulados, importados, exportados, comercializados e utilizados no territrio nacional se estiverem previamente registrados no seguinte rgo: a) b) c) d) e) Ministrio do Meio Ambiente; Ministrio da Sade; Agncias Estaduais de Defesa e Vigilncia Sanitria; Agncia Nacional de Controle e Fiscalizao de Produtos Agrotxicos; Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.
16

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

50.

condio bsica para que uma determinada doena se manifeste em uma cultura agrcola: a) b) c) d) e) presena do hospedeiro; presena do patgeno; condies ambientais favorveis; interao planta-patgeno-ambiente; susceptibilidade da planta ao patgeno.

51.

Sobre a operao de expurgo, que visa a eliminao dos insetos que se encontram nos produtos armazenados em suas diversas fases de desenvolvimento, procurando atingir uma eficincia de 100% no controle, podemos afirmar que: a) b) c) d) e) um dos produtos mais utilizados o fosfato de alumnio; os gros a serem expurgados devem estar obrigatoriamente ensacados; o produto a ser utilizado no pode ser txico ao homem; o etileno o produto mais utilizado e mais eficiente; a operao deve ser realizada fora dos armazns.

52.

Sobre o controle de plantas daninhas, CORRETO afirmar que: a) deve ser feito sempre aps a germinao das ervas; b) o herbicida biolgico, contendo propgulos do fungo Lewia chlamidosporiformans, controla algumas espcies como Euphorbia heterophylla (leiteiro ou amendoim-bravo), que uma das plantas invasoras mais nocivas na agricultura brasileira, alm de outras plantas daninhas; c) o controle mecnico pode ser feito com o uso de roadeiras; d) no plantio direto no h a necessidade de controle, pois como o solo permanece coberto a incidncia de ervas mnima; e) no controle cultural devem ser utilizadas plantas resistentes ao aparecimento das ervas.

53.

A tcnica que visa avaliar os sintomas causados pelos agentes patognicos nas plantas e seus sinais, ou seja, a quantificao de doenas de plantas denominada de: a) b) c) d) e) Fitointerpretao; Fitopatologia; Fitopatometria; Fitopatogenicidade; Fitopatognese.

54.

O produto utilizado em mistura com produtos agrotxicos formulados para melhorar a sua aplicao denomina-se: a) b) c) d) e) coagulante; solvente; ingrediente ativo; aditivo; adjuvante.

55.

O rgo competente para realizar a avaliao ambiental dos agrotxicos, de seus componentes e afins, estabelecendo suas classificaes quanto ao potencial de periculosidade ambiental : a) b) c) d) e) Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Agncia de Vigilncia Sanitria; Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; Ministrio do Meio Ambiente; Ministrio da Sade.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

17

56.

O paraquat um dos herbicidas mais utilizados no mundo, usado em cerca de 100 pases para o controle de ervas daninhas em mais de 100 tipos de lavouras, inclusive as principais lavouras alimentares. Este produto : a) b) c) d) e) no seletivo; sistmico; adjuvante; seletivo para a maioria das culturas; biodegradvel.

57.

Aps a utilizao de um produto agrotxico, a sua embalagem, incluindo a tampa, deve ser: a) incinerada pelo usurio; b) devolvida aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instrues constantes dos rtulos e das bulas; c) entregue no aterro sanitrio mais prximo; d) enterradas em local apropriado; e) enviadas para postos de reciclagem.

58.

O perodo de carncia de um defensivo agrcola para uma determinada cultura : a) b) c) d) e) o intervalo de tempo entre duas aplicaes sucessivas do mesmo produto; o intervalo de tempo entre a aplicao do produto e a entrada de pessoas ou animais na rea; o intervalo de tempo entre a aplicao do produto e a colheita ; o intervalo de tempo entre a colheita e o consumo da cultura; o intervalo de tempo entre a germinao da cultura e a aplicao do produto .

59.

Algumas viroses atacam o feijo-caupi, dentre as quais o Mosaico Dourado. A sua principal forma de transmisso feita: a) b) c) d) e) pela gua da chuva ou irrigao; pelo vento; por implementos contaminados; por insetos polinizadores; por insetos vetores.

60.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA, existem vrios tipos de soja transgnicas sendo desenvolvidas atualmente. A mais conhecida e plantada comercialmente uma planta que recebeu, por meio de tcnicas da biotecnologia, um gene de um outro organismo capaz de torn-la tolerante ao glifosato. Desta forma, estas variedades de soja transgnicas possibilitam: a) b) c) d) e) o cultivo sem a aplicao de inseticidas, pois as plantas so resistentes maioria das pragas; o controle qumico de doenas usando o glifosato, dada a resistncia da cultura a este produto; o controle qumico de pragas usando o glifosato, dada a resistncia da cultura a este produto; o controle qumico das ervas daninhas em rea total com herbicidas a base de glifosato; o uso de fungicidas base de glifosato, diminuindo a incidncia principalmente da ferrugem asitica.

CONCURSO PBLICO - Agncia de Defesa Agropecuria do Piau ADAPI / Especialidade: ENGENHEIRO AGRNOMO

18

Das könnte Ihnen auch gefallen