Sie sind auf Seite 1von 4

DIREITO CIVIL INTENSIVO I LFG PERSONALIDADE JURDICA PABLO STOLTZE

1 Conceito A personalidade jurdica a aptido para se titularizar direitos e contrair obrigaes na rbita jurdica, o atributo do sujeito de direito. 2 Pessoa fsica ou natural De acordo com Texeira de Freitas, pessoa fsica ente de existncia visvel. Em que momento a pessoa fsica ou natural adquiri personalidade jurdica? R: aparentemente, a resposta dada pela primeira parte do art. 2, do cdigo civil, pelo qual a personalidade da pessoa fsica seria adquirida a partir do NASCIMENTO COM VIDA, ou seja, a partir do funcionamento do aparelho cardiorrespiratrio. Entretanto, a segunda parte do mesmo dispositivo reconhece a proteo dos DIREITOS DO NASCITURO desde a concepo, o que nos faz indagar: teria tambm o nascituro personalidade jurdica? R: trata-se de uma das mais acesas polmicas da doutrina civilista brasileira, saber se o nascituro pode ou no ser, ou no dotado de personalidade. Inicialmente, vale lembrar seguindo a doutrina de Limongi Frana, que o nascituro o ente concebido, mas ainda no nascido, em outras palavras, o ente de vida intrauterina . O intrigante tema atinente personalidade ou no do nascituro tenta ser solucionada a luz de trs teorias explicativas fundamentais: Teoria NATALISTA ( Silvio Rodrigues; Vicente Ro; Venosa ); Teoria Personalidade Condicional ( Serpa Lopes ); Teoria Teoria CONCEPCIONISTA (Teixeira de Freitas; Silmara Chinelato ).

Teoria Natalista, tradicional em nosso Direito sustenta que a personalidade jurdica s seria adquirida a partir do nascimento com vida, de maneira que o nascituro no seria considerado pessoa, gozando de mera expectativa de direito. OBS: mesmo que se siga a T. N., no razovel, na perspectiva, no princpio da dignidade da pessoa humana, que, alm do nascimento com vida se exija forma humana ou tempo mnimo de sobrevida como exigia o art. 30, do Cdigo Civil ESPANHOL antes da lei n 20 de 21 de julho de 2011. Teoria da Personalidade Condicional, a qual fica a meio caminho entre a NATALISTA E A CONCEPCIONISTA, o nascituro seria dotado de personalidade apenas para direitos existenciais como direito a vida, mas apenas consolidaria a personalidade para aquisio de direitos econmicos e materiais, sob a condio de nascer com vida. OBS: esta segunda teoria no incisiva para afirmar ser o nascituro uma pessoa, com personalidade plena inclusive para efeitos patrimoniais aproxima-se da classificao apresentada pela professora Maria Helena Diniz, segunda, a qual o nascituro teria uma personalidade formal, mas somente adquiriria direitos materiais sob a condio de nascer com vida .

A teoria Concepcionista, considerada a mais completa, afirma que o nascituro dotado de personalidade jurdica, desde a concepo, inclusive para efeitos patrimoniais. Percebemos que, aos poucos, a teoria Concepcionista vai ganhando mais espao nos tribunais, inclusive na prpria legislao brasileira, a exemplo da Lei de Alimentos gravdicos Lei 11.804/2008 e de recentes decises do STJ que admitiram o dano moral ao nascituro resp 399028 de So Paulo e at mesmo pagamento de DPVAT pela morte do nascituro noticirio de 15 de maio de 2011.

QUESTO DE PROVA: A Teoria adotada pelo cdigo civil ? Segundo Clovis Bevilaqua, sem seu comentrio do cdigo civil dos Estados Unidos do Brasil, editora RIO 1975, em posio ainda atual, o CC aparentemente pretendeu adotar a Teoria Natalista por parecer mais prtica, embora em diversos momentos sofra influncia concepcionista. O julgamento da ADI 3510-0, referente Lei de Bio segurana NO PASSIFICOU A CONTROVRSIA, pois no teve o objetivo de discutir especificamente qual a teoria adotada.

! IMPORTANTE OBS: Vale advertir que o nascituro no se confunde com o concepturo e o natimorto. nascituro: a pessoa por nascer j concebida no ventre materno ( Teixeira de Freitas ). Ou seja o ente de vida intrauterina; concepturo: tambm chamado de prole eventual, aquele que nem concebido ainda foi; natimorto: aquele nascido morto, que dever ser registrado em livro prprio do cartrio de pessoas naturais ( LRP 53 / VER ENUNCIADO N1 DA PRIMEIRA JORNADA DE DIREITO CIVIL )

Letra de Lei - Cdigo Civil Comentado N. Nery

3 Capacidade A capacidade uma caracterstica fundamental o direito civil, divide-se em capacidade de direito e capacidade de fato. A capacidade de direito de direito geral, genrica, pois qualquer pessoa tem. Segundo Orlando Gomes, a capacidade de direito noo que se confunde com o prprio conceito de personalidade. A capacidade de fato, ou exerccio, nem toda pessoa tem, pois esta capacidade traduz uma aptido para pessoalmente praticar atos na vida civil. Quando ausente esta capacidade temos a incapacidade civil. A incapacidade pode ser Absoluta Art. 3 e a relativa Art. 4.

ALGUMAS OBSERVAES Incapacidade Absoluta Quando se rene as duas capacidades se obtm a chamada: capacidade civil plena .OBS:: vale lembrar que o conceito de capacidade no se confunde com a denominada legitimidade, a qual lembrando Calmonde Passos, consiste na pertinncia subjetiva para a prtica de determinados atos jurdicos. Vale dizer, mesmo sendo capaz a pessoa pode estar impedida de praticar determinado ato Jurdico por falta de legitimidade art. 1521, IV do cdigo civil. menores de 16 anos so chamados de menores impberes. no que tange ao inciso II do art. 3 vale lembrar que o reconhecimento da incapacidade absoluta ou at mesmo relativa pela enfermidade ou deficincia mental opera-se por meio do procedimento de interdio, regulado a partir do artigo 1.177 do CPC. Proferida, publicada e registrada a sentena de interdio, qualquer ato que o incapaz pratique sem o seu curador, mesmo em perodo de lucidez, invlido. Orlando Gomes, seguindo doutrina italiana, na mesma esteira da redao original do art. 503 do cdigo civil da Frana antes da Lei de 5 de maro de 2007, observa que o ato praticado pelo incapaz ainda no interditado poder ser invalidado se concorrerem trs requisitos: I a incapacidade de entendimento; II o

prejuzo ao incapaz; III - a m f da outra parte da outra parte. Esta m f por bvio pode ser circunstancialmente auferida. O objetivo a proteo do incapaz. um exemplo claro do inciso III do art. 3 so as pessoas em coma, bem como a intoxicao fortuita. OBS: a Teoria da actio libera in causa, desenvolvida pelo direito penal ( ver o texto de Claus Roxin no www.cienciaspenales.net ), tambm se aplica ao direito civil como tambm se observa Auvino Lima, na obra da culpa ao risco, pois justo que se responsabilize a pessoa que voluntariamente se coloca em estado de intoxicao. !!!! O antigo cdigo ainda colocava como Absolutamente incapaz os ausentes ( como morte presumida ) e os surdos mudos.

Incapacidade Relativa Neste caso no so representadas, como na absoluta, mas assistidas. menores pberes, ou seja entre 16 e 18 anos; brios habituais, viciados em txicos e aqueles que por deficincia mental tenham seu discernimento reduzido; Se tais caractersticas ANIQUILAREM totalmente o discernimento do indivduo a incapacidade ABSOLUTA. excepcionais sem desenvolvimento mental completo; *Prdigos: so indivduos que tem uma compulso que pode leva-lo a mais absoluta misria. Ex: viciados em jogos. Essas pessoas so considerados relativamente incapazes podendo serem interditados a luz do art. 1782 do CC. OBS: A teoria do Estatuto Jurdico do Patrimnio Mnimo desenvolvida pelo professor Luis Edson Faquim, afirma que a luz do Principio da Dignidade da Pessoa Humana, todo indivduo deve ter preservado pela lei civil um mnimo de patrimnio para que tenha vida digna. 4

Das könnte Ihnen auch gefallen