Sie sind auf Seite 1von 61

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO AULA ZERO: CONTABILIDADE PBLICA: CONCEITO, REGIME

E E CAMPO DE APLICAO Amigos concursandos! Satisfao em estarmos juntos em mais essa empolgante jornada! Ou seja, o estudo da Contabilidade Pblica objetivando a sua aprovao no Cargo de Perito Criminal Federal da Polcia Federal. Para aqueles que ainda no me conhecem farei essa resumida apresentao: Graduado e Ps-Graduado em Cincias Contbeis; Atualmente ocupo o Cargo de Perito Criminal Federal Departamento de Polcia Federal ES; Professor na Academia Nacional da Polcia Federal, FGV e em diversos cursos preparatrios para concursos em BH, Teresina, Campo Grande MS, Vitria ES etc. Cargos ocupados: Auditor Fiscal da atual Receita Federal do Brasil; Professor Efetivo UFMS/UFES Controlador de Recursos Pblicos Tribunal de Contas do Estado do Esprito Santo. Entre outros, foi aprovado nos seguintes concursos: 1. Lugar - Auditor do Estado de Mato Grosso; 1. Lugar - Prof. efetivo da UFMS; 2. Lugar - AFPS no ES; 2. Lugar - Analista do TRF 4 regio - Florianpolis; 2. Lugar - Analista TRE/AC; 4. Lugar - AFC CGU; 6. Lugar TRF 3 Regio So Paulo; 6. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCE/PI; 7. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCE/ES; 8. Lugar - Auditor Substituto de Conselheiro TCM/CE; 51. Lugar - Perito Criminal Federal DPF/MJ. Livros editados: Oramento e Contabilidade Pblica 4 Edio Editora Campus Srie provas e concursos; LRF Doutrina e Jurisprudncia 1 Edio Editora Campus Srie provas e concursos/2009; Queridos Estudantes! Este curso destina-se a todos os candidatos aos cargos pblicos que exigem conhecimentos de Contabilidade Pblica, OBJETO,

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO porm, direcionado especificamente aos candidatos a uma vaga ao Cargo de Perito Criminal Federal da Polcia Federal em 2009. Meus amigos! Satisfao por estarmos juntos mais uma vez nessa empolgante jornada de estudos, em especial, no concurso para a Polcia Federal, objetivo de muitos candidatos por se tratar de um excelente cargo e com remunerao bastante atrativa. A conquista de uma das vagas depende praticamente de voc: seu esforo, dedicao, planejamento, persistncia, vontade de vencer e jamais desistir nos momentos difceis. Caso decida pela conquista de uma vaga de Perito da Polcia Federal, por favor, evite contato com os pessimistas ou derrotados, v em frente busca de seus objetivos. No se esquea! Quem estuda para esse concurso, indiretamente est se preparando para os Cargos da Analista de Controle Externo ACE/TCU e de outros Tribunais de Contas, bem como para outros cargos, haja vista que muitas disciplinas so coincidentes. A nossa inteno procurar facilitar sua caminhada, ou seja, indicar o caminho mais curto para o aprendizado e, em conseqncia, ajud-lo a concretizar seus objetivos. Nesta aula demonstrativa abordaremos acerca do CONCEITO, OBJETO, REGIME E CAMPO DE APLICAO da Contabilidade Pblica. Por favor! Essa nota de aula exige bastante ateno porque importante para todo e qualquer concurso da rea pblica, posto que aborda o incio do estudo da Contabilidade Pblica. Portanto, procure comear bem! No comece seus estudos achando ou pensando que essa matria chata ou difcil. Isso mito! Aprender contabilidade pblica para fazer prova de concurso simples e sem muita complicao. O contedo e a forma com que temos abordado nossas aulas tm sido mais do que suficiente para o candidato realizar excelentes provas. Portanto, por favor! No fique tentando entender os N lanamentos e contbeis, as N contas, as infinidades de anexos etc. Assim, procure focar basicamente os contedos abordados.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Ao estudar essa nota de aula, voc estar garantindo acerto de algumas questes para sua classificao. Assim, comece a fazer a diferena desde j. importante esclarecer: essa s uma aula demonstrativa. a oportunidade para o aluno conhecer a didtica, metodologia e at mesmo o humor do professor. Esse tipo de curso on line proporciona ao aluno bom mtodo de estudo porque os questionamentos e respostas no frum de dvidas so acessveis a todos os alunos. Isso importante porque a dvida de um aluno pode ser de muitos outros. Os acessos aos questionamentos e respostas so de vital importncia para o seu aprendizado. Isso importante e muitos candidatos obtiveram aprovao atravs dessa metodologia de ensino (interao com outros alunos). Sei que muitos alunos tm pouca familiaridade com o contedo da disciplina Contabilidade Pblica. Assim, utilizarei, sempre que possvel, uma linguagem mais informal. Logo, desculpo-me com os que j conhecem e dominam o assunto com mais vagar. Qualquer termo ou frase que no tenha ficado claro, por favor, sem nenhum receio, tire suas dvidas no frum. Enfatizo: Estude concentrado no foco do respectivo concurso. Aproveite a oportunidade, para estudar com o pensamento tenho que aprender o contedo, pois passarei nesse concurso e aplicarei, na prtica, o conhecimento terico adquirido, ou seja, irei executar, trabalhar desempenhar a funo. Vamos adiante e aproveite a oportunidade, para sair na frente dos concorrentes. Esse o concurso de seus sonhos? Imagine voc ocupando esse cargo e percebendo remunerao de R$ 13.000,00. Ento estude! S assim poder ocup-lo e desfrutar de seus benefcios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Procure estmulo para estudar! Est satisfeito com o cargo ou emprego atual? Se a resposta for no, chute o balde! S seu esforo tirar voc dessa situao e ver que vale a pena. Como de costume, no medirei esforos para trabalhar com muita dedicao e boa vontade, objetivando contribuir da melhor forma possvel para que voc realize sua merecida conquista e alcance seus objetivos. Anlise do contedo programtico: A disciplina Contabilidade Pblica rica em detalhes e peculiaridades, portanto, ao estudar essa matria seja bastante atencioso, pois as bancas de concursos pegam nos detalhes (notas de rodap), principalmente a ESAF e o CESPE. Procure nunca se descuidar das normas (Lei n 4.320/64, Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, Decreto n 93.872/86, Portarias n 42/99 e n 163/01- MPOG/STN). Ao estudar essa disciplina, muito importante que o concursando(a) tenha esses instrumentos normativos nas mos, para consulta constante. Por fim, preste bastante ateno s dicas e principalmente ao que vem sendo cobrado em concurso. Vou enfatizar, sempre que possvel, questes da ESAF, CESPE e FCC, haja vista que essas instituies so as que mais organizam concursos em nosso Pas. Geralmente o candidato que domina ou que possui bons conhecimentos das disciplinas Administrao Financeira e Oramentria - AFO e Contabilidade Pblica faz a diferena nos concursos da CGU,TCU, MPOG, STN etc. Reflexo! "O fracasso uma excelente oportunidade para o sucesso".
"Leva tempo para algum ser bem sucedido porque o xito no mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross).

Vamos ao nosso estudo!

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO CONTABILIDADE PBLICA 1. Conceito um ramo da Contabilidade que estuda, orienta, controla e registra os atos e fatos da administrao pblica, demonstrando o seu patrimnio e as suas variaes, bem como acompanha e evidencia a execuo do oramento. Assim como em outras cincias, a contabilidade possui diversos ramos, entre eles situa-se o da Contabilidade Pblica. Alguns conceitos previstos em norma legal: A contabilidade Pblica estuda, registra, controla e demonstra o oramento aprovado e acompanha a sua execuo (art. 78, do Decreto-Lei n 200/67). A contabilidade dever apurar os custos dos servios de forma a evidenciar os resultados da gesto (art. 79, do Decreto-Lei n 200/67). Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais a anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros (art. 85, da Lei n 4.320/64). A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados (art. 83, da Lei n 4.320/64). Analisando os conceitos acima pode-se afirmar que a contabilidade pblica registra a previso da receita e a fixao da despesa estabelecida no oramento, escritura a execuo oramentria, faz a comparao entre a previso e a realizao das receitas e despesas, controla as operaes de crdito, a dvida ativa, os valores, os crditos, patrimoniais e as obrigaes, etc. e ainda revela as variaes demonstra a situao do patrimnio pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Foi cobrado em concurso! (ESAF AFC/CGU 2006) Segundo o que dispe o art. 85 da Lei n. 4.320/64, os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem, exceto, a) o conhecimento da composio do patrimnio. b) acompanhar a execuo oramentria. c) anlise e interpretao dos resultados econmicos. d) determinar os custos dos servios industriais. e) evidenciar a arrecadao tributria lquida. Resoluo Ateno! O comando da questo pede uma opo que contraria a determinao do art. 85 da Lei n. 4.320/64. O art. 85 da Lei n. 4.320/64 determina que os servios de sero organizados de forma a permitirem o contabilidade acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. Portanto, a organizao dos servios de contabilidade deve permitir:
O acompanhamento da execuo oramentria; O conhecimento da composio patrimonial; A determinao dos custos dos servios industriais; O levantamento dos balanos gerais; A anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

Portanto, os servios de contabilidade no so organizados de forma a evidenciar a arrecadao tributria lquida. Opo E. Sntese dos conceitos
Objeto da contabilidade pblica Informaes evidenciadas Obrigatoriedade na contabilidade pblica Patrimnio e a execuo do oramento Estudo, registro, controle do oramento aprovado e de sua execuo. Apurar os custos dos servios evidenciar o resultado na gesto Para permitir: Organizao da contabilidade pblica Acompanhamento oramentria; da execuo para

Conhecimento da composio patrimonial;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


Determinao dos custos; Levantamento dos balanos gerais (oramentrio, financeiro, patrimonial, demonstrao das variaes patrimoniais e balano consolidado da unio). Evidenciao (demonstrao) Registro na contabilidade pblica De todos os que arrecadem receitas, efetuem despesas, administre ou guarde bens (prprios ou de terceiros) Fatos econmicos e atos administrativos

Questionamento! A contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que: a) aplicada a toda a estrutura da administrao pblica. b) administra toda a estrutura da administrao pblica. c) aplicada apenas administrao direta. d) aplicada apenas administrao indireta. e) aplica na administrao pblica, as tcnicas de registro dos atos e fatos administrativos, apurando resultados e elaborando relatrios peridicos. Essa questo faclima dispensa esforo de memria. A inteno fixar o aprendizado. A contabilidade pblica aplica-se a toda a administrao direta e indireta (Autarquias, Fundaes Pblicas e Empresa Estatal Dependente). Algumas entidades da administrao indireta (Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista que exercem atividade econmica), s utilizam as regras da contabilidade pblica quando recebem recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para custeio de pessoal e custeio em geral. A opo A est errada porque a contabilidade pblica no aplicada a toda a estrutura da administrao pblica. As entidades da administrao indireta que exercem atividade econmica, a exemplo do BB e CEF, no esto abrangidas no campo de aplicao da Contabilidade Pblica. Opo e. A Contabilidade Pblica registra atos? Sim, o registro de atos administrativos uma das peculiaridades dessa matria. Exemplo: o ajuste de um convnio ou um contrato (ato administrativo), deve ser controlado atravs de registros contbeis. Esse

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO controle realizado no sistema de compensao, atravs das contas de compensao (art. 105, 5, da Lei n 4.320/64). Existem diferenas entre a Contabilidade Pblica e a Contabilidade Empresarial? Sim, ao longo deste curso iremos apontar as principais diferenas. Vimos acima que a contabilidade pblica registra atos atravs das contas de compensao e ainda acompanha e controla a execuo do oramento. Essas diferenas em relao contabilidade geral so relevantes, haja vista que esta (contabilidade geral), no registra o controle do oramento e nem contabiliza atos administrativos. Mais uma diferena! Na Contabilidade Pblica o registro nas contas de compensao obrigatrio (art. 105, 5, da Lei n 4.320/64). Na contabilidade empresarial esse registro facultativo. Natureza do registro dos atos e fatos na Contabilidade Pblica: A Contabilidade Pblica registra os atos e fatos de natureza oramentria, financeira, patrimonial, industrial e de compensao da administrao pblica (arts, 89 e 105, 5, da Lei n 4.320/64). Portanto, a Contabilidade Pblica dever evidenciar, perante a fazenda pblica, a situao de todo gestor pblico que arrecada receita, efetue despesa, administra ou guarda bens a ela pertencentes ou confiados (art. 83 da Lei 4.320/64). Foi cobrado em concurso! (ESAF CONTADOR PREFEITURA/RECIFE - 2003) A Contabilidade Pblica: I. deve evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. II. disciplina que aplica na administrao pblica as tcnicas de registros e apuraes contbeis em harmonia com as normas gerais do direito financeiro. III. um conjunto de agentes econmicos que estabelece metas especficas para um determinado perodo, comanda recursos e traa planos e decises com relao s aes econmicas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO IV. aplica normas de escriturao contbil, registra a previso receita, a fixao das despesas e as alteraes introduzidas oramento. Est correto apenas o contido em: a) II b) II e III c) I e IV d) I, II e IV e) I, II e III da no

Resoluo I Certo. O art. 90 da Lei 4.320/64 estabelece que a contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. II Certo. A contabilidade Pblica disciplina que aplica na administrao pblica as tcnicas de registros e apuraes contbeis em harmonia com as normas gerais do direito financeiro (Lei n. 4.320/64). III Errado. Um conjunto de agentes econmicos que estabelece metas especficas para um determinado perodo, comanda recursos e traa planos e decises com relao s aes econmicas o conceito de administrao pblica. IV Certo. A Contabilidade Pblica aplica normas de escriturao contbil, registra a previso da receita, a fixao das despesas e as alteraes introduzidas no oramento. Portanto, pode-se observar pelo conceito que funo da Contabilidade Pblica o controle do oramento. Opo D. Foi cobrado em concurso! (CESPE MJ/Perito Criminal Federal/2004) Cabe contabilidade evidenciar, perante a fazenda pblica, a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Resoluo Nessa disciplina devemos sempre ficar atento aos conceitos legais. s vezes os questionamentos so cobrados literalmente como est na norma. Essa questo foi praticamente Ctrl C e Ctrl V do art. 83 da Lei n 4.320/64. Pior que muita gente erra! Faz parte! Veja o teor desse artigo:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


Art. 83. A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.

Algumas diferenas entre a contabilidade pblica e a contabilidade empresarial ou geral: A contabilidade pblica possui normas e conceitos prprios que a regem, portanto, apresenta algumas peculiaridades que a diferencia dos outros ramos dessa cincia. Eis as principais diferenas:
CONTABILIDADE PBLICA CONTABILIDADE EMPRESARIAL (GERAL) Possui carter conservador Possui maior liberdade alm das normas que a registro dos atos e fatos baseados regem, baseia-se em consenso da classe contbil. em normas legais. Regime contbil misto (caixa para Regime contbil de competncia para as receitas e as receitas e competncia para as despesas. despesas) - admite excees. No apura lucro, mas dficit ou Objetiva apurar lucro exceo para as entidades sem supervit. fins lucrativos. Demonstra no resultado geral do exerccio, na Demonstrao das Variaes Patrimoniais DVP, toda e qualquer alterao no patrimnio, inclusive fatos meramente permutativos. Acompanha e registra a execuo oramentria (art. 85, da Lei n 4.320/64). Os bens mveis de almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado das compras e so classificados no ativo permanente ou no financeiro (art. 106, inciso III, da Lei n 4.320/64). A reavaliao facultativa na prtica no realizada (art. 106, 3, da Lei n 4.320/64). Em princpio, na Demonstrao do Resultado do Exerccio DRE, o resultado apurado atravs da comparao entre receitas e despesas, no envolvendo contas patrimoniais.

No registra e execuo dos oramentos, pois so atos administrativos. Os bens mveis de almoxarifado podem ser avaliados pelo PEPS, UEPS, Preo Mdio Ponderado Mvel ou Fixo e so classificados no ativo circulante do balano patrimonial.

A reavaliao facultativa geralmente realizada, em especial pelas S/A.

A depreciao prevista somente A depreciao facultativa geralmente as empresas para Autarquias e Outras Entidades realizam, pois vantajoso em funo dos tributos. (art. 108, 2 da Lei n 4.320/64) na prtica no realizada. Na Unio possui sistema nico, Os sistemas de controle e registros contbeis no so integrado, informatizado e padronizados, geralmente so adquiridos no mercado padronizado para fins de registro ou elaborados pela prpria empresa.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


dos atos e fatos contbeis SAIFI. As receitas e as despesas, para serem consideradas arrecadadas e executadas, respectivamente, passam por diversas fases ou estgios. Receitas (previso, lanamento, arrecadao e recolhimento) despesas (fixao empenho, liquidao e pagamento). Exerccio financeiro coincide com o ano civil e vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro (art. 34 da Lei n 4.320/64). As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento (art. 9 da Res. N 750, do Conselho Federal de Contabilidade CFC).

O exerccio social ter durao de 1 (um) ano e a data do trmino ser fixada no estatuto (art. 175 da Lei n 6.404/76). Na constituio da companhia e nos casos de alterao estatutria o exerccio social poder ter durao diversa (Pargrafo nico do art. 175 da Lei n 6.404/76). As contas so registradas em um s sistema, envolvendo contas patrimoniais e de resultado. As contas patrimoniais no se misturam com as de resultado na apurao e demonstrao do resultado do exerccio - DRE. Nos lanamentos contbeis existem registros simultneos de contas de resultado e patrimonial.

Possui quatro sistemas contbeis independentes (oramentrio, financeiro, patrimonial e de compensao), os dbitos e crditos so escriturados dentro de cada sistema. Exemplo, quando houver dbito em uma conta do sistema patrimonial, haver um ou mais crditos correspondentes dentro do mesmo sistema.

Registra a formalizao de Em princpio no registra contratos, garantias, avais, convnios, contratos, avais, etc. apenas evidencia em notas explicativas. garantias, etc. no sistema de compensao. So as contas de controle (art. 87 da Lei n 4.320/64). Classifica-se como material Classifica como material permanente os bens permanente somente aquele com destinados manuteno das atividades da empresa, vida til estimada superior a dois ou exercidos com essa finalidade. anos (art. 15, 2, da Lei n 4.320/64). Seu objeto o patrimnio e o O objeto apenas o patrimnio das entidades (pessoas oramento, exceto os bens de uso fsicas e jurdicas). comum (praas, estradas, rios, mares etc).

Basicamente essas so diferenas mais relevantes entre a Contabilidade Pblica e a Contabilidade Empresarial. Ao longo desse estudo chamaremos a ateno para outras diferenas. Foi cobrado em concurso!

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO (NCE UFRJ Contador Ministrio das Cidades 2005) A Lei 4.320/64, ao estatuir Normas Gerais de Direito Financeiro, VEDOU Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal: (A) realizar reavaliaes de seus bens mveis e imveis; (B) classificar como material permanente aquele que tenha vida til estimada inferior a dois anos; (C) a realizao de converso dos dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda pelo seu valor nominal, devendo ser feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; (D) a avaliao dos bens mveis e imveis pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; (E) a avaliao dos bens do almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Resoluo (A). Incorreta. A Lei 4.320/64 no veda a administrao pblica a realizar reavaliao de seus bens mveis e imveis. A reavaliao facultativa (art. 106, 3, da Lei n 4.320/64). (B). Correta. Como a contabilidade pblica possui carter conservador registro dos atos e fatos baseados em normas legais, a Lei 4.320/64 realmente veda a classificao como material permanente, aquele que tenha durabilidade inferior a dois anos (art. 15, 2 da Lei n 4.320/64). (C). Incorreta. A Lei 4.320/64 determina que a realizao da converso dos dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, dever ser realizada pelo seu valor nominal, e feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano (art. 106, inciso I, da Lei n 4.320/64). Portanto, no h vedao, e sim, determinao. (D). Incorreta. Tambm no h vedao, mas sim, determinao (art. 106, inciso II, da Lei n 4.320/64). (E). Incorreta. Idem ao comentrio da letra D (art. 106, inciso III, da Lei n 4.320/64). Mais uma questo de concurso recente! (FCC Tcnico de Oramento/MPU 2007) Para efeito de classificao da despesa, considera-se material permanente o de durao superior a (A) dois meses. www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO (B) trs meses. (C) seis meses. (D) um ano. (E) dois anos. Resoluo Conforme demonstrado no quadro acima, na contabilidade pblica classifica-se como material permanente somente aquele com vida til estimada superior a dois anos. Observe a regra da Lei n 4.320/64: Para efeito de classificao da despesa, considera-se material permanente o de durao superior a dois anos (art. 15, 2.). 2. OBJETO DA CONTABILIDADE PBLICA O objeto da contabilidade, em seu sentido amplo, o patrimnio. Este constitudo por bens, direitos e obrigaes vinculados a uma entidade (pessoa fsica ou jurdica). Entretanto, pelas suas especificidades, a contabilidade pblica no est interessada somente no patrimnio e suas variaes, mas, tambm, no oramento e sua execuo (previso e arrecadao da receita e a fixao e a execuo da despesa). A contabilidade pblica, alm de registrar todos os fatos contbeis (modificativos, permutativos e mistos), registra tambm os atos potenciais praticados pelo gestor, que podero alterar qualitativa e quantitativamente o patrimnio. O que so atos potenciais? So os contratos, convnios, previso de receita, fixao da despesa, etc. So atos administrativos que no momento de seu registro no alteram o patrimnio, entretanto, futuramente podero vir a afet-lo. Dizer que o objeto da contabilidade pblica o patrimnio e o oramento no totalmente verdadeira essa afirmao.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Por qu? Como para quase toda regra existe exceo, aqui no poderia ser diferente. Exceo existe quanto aos bens de uso comum do povo, como os mares, rios, estradas, ruas, praas, etc. Esses bens no so objeto de registro contbil, ou seja, no esto registrados no patrimnio da entidade pblica. Bens de uso comum do povo um conceito do Cdigo Civil - CC Brasileiro. Para melhor entendimento mencionaremos as regras do CC, conforme segue: Os arts. 98 e 99 do novo Cdigo Civil ao estabelecer regras acerca dos bens pblicos prev que: Art. 98. So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertena.
Art. 99. So bens pblicos: I- Os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II- Os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. III- Os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Os bens de uso comum do povo enumerados no inciso I do art. 99 so apenas exemplificativos. Esses bens no so objeto da contabilidade pblica, ou seja, no so registrados contabilmente nos entes que possuem o seu domnio. Exemplificando: As praias do litoral brasileiro no esto registradas na contabilidade da Unio; Uma ponte construda por um estado no ser registrada em sua contabilidade; O Cristo Redentor, no Rio de contabilidade daquele Municpio. Janeiro, no est registrado na

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Questionamento! Assinale a opo correta. O objeto da contabilidade pblica : a) a preparao de relatrios exatos e precisos para subsidiar a administrao, na tomada de decises. b) o patrimnio pblico e o controle do oramento. c) fornecer informaes exatas e precisas aos rgos pblicos controle interno e externo. d) as alternativas A e C se complementam. e) o patrimnio e o oramento pblicos e os bens de uso comum do povo. Pelo exposto acerca do objeto da contabilidade pblica, a opo correta a letra b. As letras a e c se referem s funes da contabilidade pblica. A letra e est incorreta porque inclui os bens de uso comum do povo que no so objeto da contabilidade pblica. 3. AVALIAO DOS BENS E DIRETOS (PATRIMNIO PBLICO) Como so avaliados os elementos patrimoniais? Geralmente esse tipo de questionamento exigido em concurso! A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as seguintes normas:
Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; Os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; Os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. Esse comando informa que quando houver valores em moeda estrangeira, geralmente dvidas, devero figurar, logo abaixo desse valor, o correspondente em moeda nacional.

de

Os elementos patrimoniais sero avaliados (mensurados) conforme estabelecido no art. 106 da Lei n. 4.320/64. Valor nominal aquele escrito no prprio documento, por extenso ou em valor numrico. Na data do encerramento do balano, em 31/12, os

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO valores em moeda estrangeira sero convertidos para moeda nacional taxa de cmbio vigente na data do balano. Os bens mveis e imveis sero mensurados pelo valor histrico, ou seja, pelo valor de aquisio ou de construo. Exemplo: um bem construdo pela prpria administrao pblica (um posto de sade), ser registrado contabilmente pelo seu custo de produo. Os bens de almoxarifado sero mensurados pelo preo mdio ponderado das compras. Significa que a cada compra realizada por preo diferente extrai-se nova mdia do valor dos bens em estoque. Faculta-se ao poder pblico (portanto no obrigatrio) realizar reavaliaes, ou seja, atualizar os valores dos bens mveis e imveis. Exemplo de reavaliao: suponha-se um bem imvel esteja registrado na contabilidade do rgo por R$ 120.000,00 h mais de 10 anos. Foi contratado um perito em avaliao de imveis e este constatou que o preo de mercado atual do imvel de R$ 200.000,00. Assim sendo, com base no laudo de avaliao, a contabilidade pblica poder registrar a diferena (R$ 80.000,00). Ateno! A administrao pblica no est obrigada legalmente a realizar depreciao dos bens mveis e imveis. Na administrao pblica podem ser realizadas reavaliaes? Sim, porm, no obrigatrio, podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. Foi cobrado em concurso! (CESPE Auditor do Estado- AGE/ES - 2004) A tabela abaixo mostra a composio, em 31/12/2003, relativa compra, em datas distintas, de determinado item de estoque, em uma entidade pblica.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Se no houve nenhuma sada desse material de estoque do almoxarifado, ento, na avaliao para inventrio, o valor unitrio desse item estocado igual a R$ 38,00. Resoluo Na contabilidade pblica os bens de almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado das compras. Portanto, para resolver essa questo basta somar os valores das compras e dividi-los pelo valor da soma das quantidades e assim obter o preo mdio ponderado das compras. Clculo: Valor total das compras R$ 2.280 Quantidade comprada 60 Valor unitrio (2.280/60 = 38,00) R$ 38,00 Essa questo est de acordo com o que determina o art. 106, inciso III da Lei 4320/64, abaixo transcrito:
Art. 106. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes: I - os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II - os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo;

III - os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Item CERTO. 4. REGIME CONTBIL APLICADO CONTABILIDADE PBLICA A contabilidade pblica adota o regime contbil misto, ou seja, regime de caixa para as receitas e de competncia para as despesas. A adoo do regime contbil misto est previsto em norma legal? Sim, o regime contbil adotado para a contabilidade pblica est definido em duas normas: Lei n 4.320/64 e na Lei Complementar n 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. Previso do regime contbil misto na Lei n 4.320/64: O art. 35 dessa norma estabelece que pertencem ao financeiro:
As receitas nele arrecadadas; As despesas nele legalmente empenhadas.

exerccio

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Previso do regime contbil misto na LRF: A LRF regulamenta esse regime contbil ao estabelecer em seu art. 50 que alm de obedecer s demais normas de contabilidade pblica, a escriturao das contas pblicas observar as seguintes:(art. 50). A despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa (art. 50, inciso II, da LRF). Verifica-se que a adoo do regime contbil misto para registro das receitas e despesas legal, ou seja, est consagrado em norma cogente (obrigatria). Podemos afirmar que o regime de caixa para as receitas e de competncia para as despesas, adotado pela contabilidade pblica 100% aplicvel? No, a est o X da questo! As bancas de concursos pegam exatamente nesse ponto, ou seja, nas excees. Quanto despesa, funciona exatamente como na contabilidade empresarial, regime de competncia, entretanto, mesmo assim, existem excees. Exemplo: a despesa empenhada no exerccio de 2003, que no foi paga naquele ano dever ser inscrita em restos a pagar em 31/12/03 para ser paga em 2004. Se at 31/12/04 essa despesa ainda no tiver sido paga, ser cancelada (isso no Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAFI), entretanto, ainda permanece o direito do credor. A partir de 01/01/2005, se essa despesa for reclamada pelo credor, a administrao pblica ir pag-lo com a rubrica despesas de exerccios anteriores. Esse pagamento ser considerado uma despesa normal do oramento vigente (2005), afetando esse exerccio, porm, foi gerada em 2003. Essa uma das excees ao princpio da competncia. A sistemtica funciona assim:
Exerccio financeiro 2003: Situao gerada Foi considerada despesa nas demonstraes contbeis de 2003, porm, A despesa foi empenhada (primeiro no paga e inscrita em restos a pagar. estgio da despesa), liquidada (segundo

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


estgio da despesa) e no paga. 2004: A rubrica restos a pagar permaneceu todo o exerccio financeiro, at 30/12/04 sem ser paga. 2005: Em 31/12/04 foi cancelada no SIAFI. Essa situao gerou uma receita oramentria deste exerccio.

Foi considerada despesa a custa do oramento de 2005, entretanto, foi gerada A despesa foi reclamada pelo credor e em 2003. paga na rubrica despesas de exerccios anteriores.

Outra exceo seria uma despesa paga antecipadamente. Exemplo: uma despesa referente ao exerccio de 2006, porm, empenhada, liquidada (no siafi) e paga em 2005 (antecipadamente). Ela ser includa como despesa do exerccio financeiro de 2005. O termo liquidada, acima mencionado no significa que o fornecedor ou prestador de servio liquidou a despesa, ou seja, entregou os bens ou prestou o servio. A liquidao de fato da despesa ocorreu somente em 2006. Em 2005 ocorreu a liquidao de direito. Mas o leitor pode estar questionando! Isso possvel? Pagamento antecipado de despesas na rea pblica. Sim, seria o caso de pagamento antecipado como forma de garantia de um contrato ou fornecimento de produto exclusivo. Na situao apresentada, o fornecedor liquidou a despesa (entregou os bens) somente em 2006, porm, a despesa onerou o exerccio de 2005. Mais uma exceo! Na contabilidade pblica admite-se, em algumas situaes, a inscrio de restos a pagar no-processados, ou seja, despesa sem liquidao. A despesa ser liquidada somente no ano seguinte, portanto, deveria ser despesa deste exerccio, mas foi includa no rol das despesas do exerccio anterior, em 31/12. Essa observao importante para fins de entendimento das excees ao regime de competncia e outras situaes da despesa! A Secretaria do Tesouro Nacional STN, durante o exerccio financeiro, para fins de diversos clculos, entre eles, os dos resultados nominal e

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO primrio, considera a despesa pela sua liquidao (segundo estgio de execuo da despesa). Entretanto, no final do exerccio financeiro, na elaborao das demonstraes contbeis, a despesa considerada pelo seu empenho (primeiro estgio de execuo da despesa). Assim sendo, para fins de encerramento do exerccio financeiro e elaborao dos balanos pblicos, a despesa considerada pelo empenho (primeiro estgio de execuo da despesa). Estrito sensu, a despesa gerada pela sua liquidao, e no pelo empenho (princpio da competncia). A liquidao da despesa ocorre quando o fornecedor entrega os bens ou o contratado conclui os servios prestados. A partir da, a administrao pblica poder emitir um documento de liquidao da despesa denominado nota de liquidao NL. Na Unio esse documento emitido no Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI. Foi cobrado em concurso! (CESPE TCE/AC Analista de Controle Externo 2006) O regime de competncia exige que as despesas sejam contabilizadas conforme o exerccio a que pertenam, ou seja, em que foram geradas. Se uma despesa foi empenhada em um exerccio e somente foi paga no seguinte, ela dever ser contabilizada como pertencente ao exerccio em que foi empenhada. Por ter sido realizada no ano anterior, o eventual pagamento da despesa no exerccio seguinte dever ser considerado como extra-oramentrio. Tal situao que gera, na execuo financeira e oramentria da despesa, a figura dos restos a pagar. Resoluo O regime de competncia exige que as despesas sejam contabilizadas no exerccio em que foram geradas, independentemente do momento do pagamento. Assim, a despesa dever ser considerada pelo seu empenho. Na Unio, o pagamento de uma despesa empenhada em um exerccio anterior se desenvolve da seguinte forma: 1. A Secretaria do Tesouro Nacional STN transfere os recursos necessrios ao rgo setorial de programao financeira OSPF. Essa transferncia denomina-se COTA;

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO 2. Para a STN esse fato gera uma interferncia passiva extraoramentria e para o OSPF, interferncia ativa extra-oramentria; 3. O OSPF do rgo ou entidade sub-repassa os recursos, valor a pagar, Unidade Gestora UG responsvel pelo pagamento (devedor). Essa transferncia denomina-se SUB-REPASSE. 4. A UG devedora recebe os recursos do OSPF e realiza o pagamento ao credor mediante a emisso de Ordem Bancria OB. 5. Essa despesa estava inscrita em restos a pagar. O pagamento foi realizado na rubrica restos a pagar - pagos e classificado no lado das despesas extra-oramentrias no Balano Financeiro. Opo correta. Exceo ao regime de caixa: Antes, poderamos perguntar! Em que momento o governo federal considera arrecadada a receita? Da previso oramentria, at a entrada dos recursos no caixa nico do Tesouro Nacional, a recita pblica passa por alguns estgios ou fases (previso, lanamento, arrecadao e recolhimento). Ateno! Nem toda receita passa pelo estgio do lanamento, a exemplo do Imposto de Renda da Pessoa Fsica IRPF. Para esse imposto no h lanamento, mas sim reteno na fonte pelo agente pagador e o conseqente recolhimento ao tesouro. A receita considerada disponvel aps a arrecadao (segundo estgio de execuo da receita), momento em que o contribuinte cumpre com sua obrigao junto a uma instituio financeira. Geralmente as instituies financeiras recolhem os recursos (terceiro estgio de execuo da receita) para o caixa nico do Tesouro Nacional um dia aps a arrecadao. Importante! As receitas previstas e no arrecadadas so includas na dvida ativa e o recebimento geralmente s acontecer no ano subseqente, mas, mesmo assim, no momento de sua inscrio j considerada receita. Essa receita denominada de escritural ou meramente econmica, uma das excees ao regime de caixa para as receitas. Receita escritural aquela em que o recurso no entra em caixa, ocorrendo apenas a escriturao contbil como se receita fosse, a www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO exemplo do registro contbil como receita do resultado positivo dos investimentos avaliados pelo mtodo da equivalncia patrimonial. O procedimento para inscrio de crdito da unio na dvida ativa ocorre da seguinte forma: 1. O crdito a ser inscrito ser todo aquele no recebido (receita tributria ou no tributria); 2. Existe a intervenincia de dois rgos: o responsvel pelo crdito (entidade credora) e o responsvel pelo recebimento (ProcuradoriaGeral da Fazenda Nacional - PGFN); 3. O rgo ou entidade credora verifica o seu direito, apura sua liquidez e certeza e registra o crdito a seu favor (direito a receber) e o encaminha para a PGFN. No momento em que a entidade credora registra o crdito a seu favor direito a receber haver um registro contbil de variao ativa (aumento da situao lquida patrimonial), ou seja, do patrimnio lquido; exatamente nesse momento que existe a exceo ao regime de caixa para a receita, haja vista que esse aumento do patrimnio ocorre em funo do registro da variao ativa (considerada como se fosse uma receita). Porm, pode-se observar que no houve o efetivo recebimento do numerrio, portanto, a receita meramente econmica, exceo ao regime de caixa. 4. O registro (formalizao) do direito a receber pela entidade detentora do crdito um fato contbil modificativo aumentativo; 5. No momento em que ocorre o efetivo recebimento do recurso este ser classificado como receita oramentria corrente outras receitas correntes; 6. O ato administrativo de inscrio do devedor na dvida ativa pela PGFN extra-oramentrio. Fato permutativo. Ateno! O mais importante de tudo o que foi inscrito acima para fins de concursos que:
O regime contbil consagrado pela Lei n 4.320/64 para contabilidade pblica o de caixa para a Receita e de competncia para a Despesa; Constitui exceo ao regime financeiro de caixa da receita oramentria a inscrio de crdito tributrio ou no na dvida ativa;

O reconhecimento da receita na inscrio da dvida ativa indica exceo

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO ao regime de caixa para a receita;
O valor proveniente de crdito inscrito na dvida ativa receita corrente oramentria e pertence ao exerccio que foi arrecadada.

Foi cobrado em concurso! (FCC TRF 4/2001 CONTADORIA) constitui exceo ao regime financeiro de caixa da receita oramentria em interpretao literal das disposies atinentes contidas na Lei no 4 320/64: (A) inscrio da dvida ativa. (B) recebimento de dvida ativa de exerccios anteriores. (C) baixa de restos a pagar como cancelamento do empenho assim inscrito. receita oramentria por

(D) apropriao como receita oramentria pela converso de depsito recebido no exerccio. (E) estorno da receita oramentria e inscrio de restituio de tributos a pagar relativa a imposto arrecadado no exerccio. Resoluo Conforme mencionado, a inscrio do crdito tributrio ou no tributrio na dvida ativa constitui exceo ao regime financeiro de caixa da receita oramentria. Cabe ressaltar que essa receita ainda no foi arrecadada, ocorreu apenas inscrio na dvida ativa, a arrecadao (recebimento) ocorrer em momento posterior. Opo a. Vejamos como esse assunto vem sendo cobrado em concurso! (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) O regime contbil consagrado pela Lei n 4.320/64 para contabilidade pblica o de caixa para a Receita e de competncia para a Despesa. Assinale a opo que indica exceo ao regime de caixa para a receita. a) O reconhecimento da receita na inscrio da Dvida Ativa. b) O recebimento de receitas oriundas de operaes de crdito. c) O recebimento de doaes em dinheiro. d) O recebimento de tributos. e) O recebimento de transferncias financeiras.

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Resoluo Ficou fcil essa questo! Pelo exposto acima, a opo correta a letra a. Como mencionado acima, as questes de concursos pegam nas excees. Em todas as opes apresentadas, as receitas entram para os cofres pblicos pelo regime de caixa, exceto o reconhecimento da receita na inscrio da Dvida Ativa. Observe que o termo reconhecimento da receita. Isso porque no h entrada de recursos, mas sim o registro contbil de um fato modificativo aumentativo (variao ativa). Foi cobrado em concurso! (CESPE CONSULTOR DO SENADO 1996) A respeito dos conceitos relativos s receitas pblicas, julgue os itens abaixo. (1) No Brasil, as receitas lanadas, mesmo que ainda no arrecadadas no exerccio, sero consideradas como auferidas nesse exerccio, passando a constituir resduos ativos a serem cobrados em anos posteriores. Resoluo Esse fato no o caso de inscrio de crdito na dvida ativa (exceo ao regime de caixa). Assim sendo, a receita lanada (primeiro estgio de execuo da receita) e no arrecadada no mesmo exerccio financeiro, no considerada como receita deste. Caso houvesse a informao de que essa receita lanada tivesse sido inscrita na dvida ativa, a sim, seriam receitas do exerccio de sua inscrio, mesmo que no arrecadada. Portanto, opo incorreta. Foi cobrado em concurso! (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG 2005) A respeito dos conceitos, objeto, regime e prticas contbeis adotadas no mbito federal correto afirmar, exceto: b) os regimes contbeis adotados so o de competncia para a despesa e de caixa para a receita, ocorrendo excees para os dois casos.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Resoluo Conforme dissertamos acima, esse item est corretssimo. O regime de competncia para as despesas e o de caixa para as receitas, adotado pela contabilidade pblica, comporta excees para ambos. Foi cobrado em concurso! (FCC TRE/MS Contador 2007) A entidade Iporanga apura seu resultado pelo regime contbil de caixa. Considerando as receitas e despesas abaixo, o resultado em 20X5 : Em R$ Receita de 20X4 recebida em 20X5 25.000 Receita de 20X5 recebida em 20X5 20.000 Despesa de 20X5 paga em 20X5 15.000 Despesa de 20X4 paga em 20X5 5.000 a) R$ 40.000 b) R$ 30.000 c) R$ 25.000 d) R$ 15.000 d) R$ 5.000 Resoluo O comando da questo informa que a entidade apura seu resultado pelo regime de caixa. Assim sendo, deve-se considerar, para as receitas s as recebidas em 20X5 e para as despesas, somente aquela que foram efetivamente pagas no mesmo perodo. Clculo regime de caixa em 20X5: Receita recebida em 20X5 (-) Despesa paga em 20X5 = Resultado apurado pelo regime de caixa em 20X5

45.000 (20.000) 25.000

Clculo: regime de caixa para as receitas e de competncia para as despesas (regime legal aplicado Contabilidade Pblica): Receita recebida em 20X5 45.000 (-) Despesa paga em 20X5 (15.000) = Resultado apurado pelo regime de competncia 30.000 em 20X5 Opo C. 5. CAMPO DE APLICAO DA CONTABILIDADE PBLICA

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO A contabilidade pblica regulamentada especialmente pela Lei n 4.320/64. Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Portanto, uma norma de mbito nacional. Dessa forma, O campo de aplicao da contabilidade pblica essencialmente o das pessoas jurdicas de direito pblico Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Portanto, todos os entes federados devem seguir as normas gerais de direito financeiro estabelecidas na Lei n 4.320/64. Estados, Distrito Federal e Municpios podem ter suas prprias normas de direito financeiro? Sim, a Constituio Federal CF/88 prev que compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico (art. 24, inciso I). Os Municpios no podem legislar concorrentemente, entretanto, a CF prev que compete aos Municpios legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislao federal e a estadual no que couber (art. 30, incisos I e II). Portanto, cabe Unio estabelecer as normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos. Aos Estados, Municpios e Distrito Federal competem aprovar as suas normas especficas acerca dessa matria. Nunca demais Lembrar que cada Ente da Federao elabora e aprova suas leis oramentrias (PPA, LOA e LDO). No h dvida de que o campo de aplicao da contabilidade pblica abrange todos os entes da federao (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) e seus rgos da administrao direta. E quanto de direito Economia utilizam a aos rgos da administrao indireta (Autarquias, Fundaes pblico e de direito privado, Empresas pblicas, Sociedades de Mista e Empresa Estatal Dependente)? Essas entidades contabilidade pblica?

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Antes, porm, s para recordar, veremos os conceitos sucintos das entidades supracitadas e, em seguida, se esto ou no abrangidas no campo de aplicao da contabilidade pblica. Autarquia: entidade prestadora de servio autnomo, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio e receita prprios, criada por lei para executar atividades tpicas da administrao pblica, que requeriam, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. Fundao Pblica: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito pblico, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, com autonomia administrativa, patrimnio prprio e funcionamento custeado por recursos pblicos. No h dvida de que as Autarquias e Fundaes pblicas esto abrangidas no campo de aplicao da contabilidade pblica, portanto, seguem as normas de direito financeiro. Empresa Pblica: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital pblicos, criada por lei para a explorao de atividade econmica ou no, que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito (Decreto-lei n 900/69). As Empresas Pblicas que participam dos oramentos fiscal e da seguridade social, ou seja, recebe recursos para fins de custeio de pessoal e material, seguem as normas da contabilidade pblica. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA seria um bom exemplo de empresa pblica que recebe recursos do oramento fiscal, portanto, segue as normas da contabilidade pblica. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos ECT um exemplo de empresa pblica que no participa dos oramentos fiscal e da seguridade social para custeio de pessoal, material de consumo,

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO previdncia social etc, portanto, no segue as normas da contabilidade pblica, mas sim, da contabilidade empresarial. A caixa Econmica Federal CEF uma empresa pblica e no participa dos oramentos fiscal e da seguridade social para custeio da mquina administrativa, portanto, no est abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica. Para no deixar dvida! A empresa pblica s est abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica quando recebe recursos do oramento fiscal e da seguridade social para custeio de suas despesas com pessoal, material de consumo, previdncia etc. Sociedade de Economia Mista: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividades econmicas, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, direta ou indiretamente, ao poder pblico ou entidade da administrao indireta (Decreto-lei n 900/69). A Sociedade de Economia Mista no est abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica, entretanto, quando receber recursos pblicos para aplicao em determinados projetos, ela aplica e presta contas conforme as normas da contabilidade pblica. Explicando melhor a frase: cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, direta ou indiretamente, ao poder pblico ou entidade da administrao indireta. O controle de uma entidade pode ser exercido de forma direto ou indiretamente: Controle direto: Quando o investidor (poder pblico), possui em seu prprio nome mais de 50% do capital com direito a voto (aes ordinrias) da sociedade de economia mista. Controle indireto: Quando o investidor (poder pblico) exerce o controle da sociedade de economia mista atravs de outra, que tambm controlada por ela.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Exemplo: 70% ON PODER PBLICO Controle direto 10% ON

Sociedade de Economia Mista A

60% ON

Sociedade de Economia Mista B


Controle indireto
ON = Aes Ordinrias.

O grfico acima demonstra que: 1. o poder pblico possui 70% das aes com direito a voto da Sociedade de Economia Mista A. Controle direto. 2. A Sociedade de Economia Mista A possui 60% das aes com direito a voto da Sociedade de Economia Mista B. Controle direto. 3. O Poder Pblico controla indiretamente a Sociedade de Economia Mista B, atravs de A. Ou seja, o Poder Pblico possui 52% do total das aes com direito a voto: 70% X 60% = 42% indiretamente, atravs de A e + 10% em seu prprio nome. A empresa estatal dependente pode ser qualquer tipo de estatal constituda (criada) pelo governo e que no seja independente financeiramente, ou seja, uma entidade criada pelo governo com total dependncia, podendo ser: Empresa pblica, autarquia, sociedade de economia mista dependente, fundao de direito pblico ou privado etc. A LRF estabeleceu o conceito legal de estatal dependente, observe:
Empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria (art. 2, inciso III, da LRF).

Ateno! Empresa estatal dependente um novo conceito estabelecido pela LRF e compreende-se abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica. Algumas caractersticas da empresa estatal dependente: www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


Empresa Estatal Dependente Conceito: empresa controlada pela Unio, pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo Municpio, que tenha, no exerccio anterior, recebido recursos financeiros de seu controlador, destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excludos, neste ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria, e tenha, no exerccio corrente, autorizao oramentria para recebimento de recursos financeiros com idntica finalidade (art. 2, inciso II, da Portaria STN n. 589/01). So includas nos oramentos fiscal e da seguridade social. Aplicam os recursos recebidos conforme as normas da contabilidade pblica nacional controlada e dependente. Pode ter o capital 100% pblico ou misto, no caso de capital misto, desde que dependa integralmente do poder pblico. O Controle sempre direto. So includas na consolidao nacional das contas pblicas.

Exemplo de estatal no dependente: Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal, PETROBRS, IMPRENSA NACIONAL etc. Todas essas entidades foram criadas e pertencem ao Poder Pblico, porm, no dependem financeiramente da Unio. Assim, a PETROBRS, CEF e BB no recebem recursos da Unio para custeio de suas atividades (pessoal e encargos sociais, sistema de previdncia, material de consumo etc.). Essas entidades possuem recursos prprios (receitas das suas atividades operacionais) para a manuteno de suas aes. Exemplo de Empresas Estatais Dependentes: RADIOBRS, EMBRATUR, Fundaes Pblicas de Direito Privado etc. Essas entidades geralmente recebem recursos do Governo Federal destinados ao custeio de suas atividades (pagamento de pessoal, previdncia social, material de consumo, investimentos em geral etc.). Portanto, essas entidades no possuem independncia financeira, ou seja, arrecadao de receitas prprias suficientes para a manuteno de suas aes e assim dependem dos recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social da Unio para o custeio de suas atividades. Resumindo: CAMPO DE APLICAO DA CONTABILIDADE PBLICA
ADMINISTRAO DIRETA:

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


PODER EXECUTIVO: Presidncia da Repblica e suas secretarias. Ministrios Civis e Militares. Fundos especiais. PODER JUDICIRIO: Todos os seus tribunais. Fundos especiais PODER LEGISLATIVO: Cmara dos Deputados. Senado Federal. Fundos especiais. ADMINISTRAO INDIRETA: Autarquias. Fundaes Pblicas Empresa Estatal Dependente. Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista*.

*somente aquelas sujeitas ao oramento fiscal e da seguridade social e que recebam recursos para fins de custeio. Foi cobrado em concurso! (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) O campo de aplicao da Contabilidade Pblica vem-se expandindo nos ltimos anos, sobretudo por determinao da legislao federal. Assinale a opo que indica os entes includos no seu campo de aplicao, em razo da Lei Complementar n 101/2000 LRF. a) Autarquias federais. b) Empresas estatais dependentes. c) Fundaes pblicas pertencentes aos municpios. d) Empresas controladas pelas instituies financeiras pblicas. e) Empresas pblicas financeiras. Resoluo a) Incorreta. O campo de aplicao da contabilidade pblica j abrangia as Autarquias federais, portanto, no foram includas em razo da Lei Complementar n 101/2000 LRF.

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO b) Correta. As empresas estatais dependentes foram includas no campo de aplicao da contabilidade pblica pela LRF. c) Incorreta. Idem opo a. d) Incorreta. Empresas controladas pelas instituies pblicas seguem as regras da contabilidade empresarial. financeiras

e) Incorreta. Empresas pblicas financeiras, a exemplo da Caixa Econmica Federal CEF seguem as regras da contabilidade empresarial. Foi cobrado em concurso! (ESAF - Analista Contbil-Financeiro - SEFAZ - CE 2006) O campo de atuao da contabilidade pblica define-se tanto nos atos e fatos objeto de seu registro quanto nas entidades alcanadas pelas suas regras. Assinale a opo em que a entidade no est obrigada, por fora de lei, a seguir as regras de contabilidade pblica. a) Autarquias municipais. b) Empresas pblicas dependentes. c) Empresas de economia mista no dependentes. d) Fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. e) Autarquias federais que arrecadem recursos prprios. Resoluo A questo pede a opo em que a entidade no est obrigada, por fora de lei, a seguir as regras de contabilidade pblica. a) Incorreta. Todas as autarquias so obrigadas, por lei, a seguir as regras da contabilidade pblica, haja vista que as Autarquias so entidades da Administrao Indireta com personalidade jurdica de direito pblico. b) Incorreta. Conforme as regras da LRF e da Portaria STN n 589/01, empresa estatal dependente esto compreendidas no campo de aplicao da contabilidade pblica: Observe o conceito de empresa estatal dependente: empresa controlada pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo Municpio que tenha, no exerccio anterior, recebido recursos financeiros de seu controlador, destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excludos, neste ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria, e tenha, no exerccio corrente, autorizao oramentria para recebimento de recursos financeiros com idntica finalidade. c) Correta. As Sociedades de Economia Mista (estatal no dependente), a exemplo do Banco do Brasil e PETROBRS, no esto includas no www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO campo de aplicao da contabilidade pblica, haja vista que essas entidades exercem atividade econmica. d) Incorreta. Todas as Fundaes de direito pblico so obrigadas, por lei, a seguir as regras da contabilidade pblica, haja vista que essas entidades da Administrao Indireta possuem personalidade jurdica de direito pblico. Ateno! Essa regra extensiva s Fundaes de Direito Pblico. e) Incorreta. Idem opo A. Para finalizar, e depois de um bom cafezinho, faremos mais algumas questes de concursos! 6. Exerccios de concursos 1. A Contabilidade Pblica, no Brasil, tem algumas peculiaridades em Contabilidade Empresarial. Entre as caractersticas relao mencionadas a seguir, uma delas, apenas, comum Contabilidade Pblica e Empresarial. Assinale a opo correspondente. a) b) c) d) e) O reconhecimento dos encargos de depreciao. A apropriao da receita quando a mesma auferida. O provisionamento das obrigaes a pagar. A adoo do regime de competncia para a despesa. A classificao como permanente o material com vida til superior a um ano.

Resoluo a). Opo incorreta. O reconhecimento dos encargos de depreciao no comum para a contabilidade pblica. b). Opo incorreta. Na contabilidade pblica a receita apropriada pelo regime de caixa e ocorre no momento da arrecadao. J na contabilidade empresarial, essa apropriao ocorre no momento em que foi auferida. c). Opo incorreta. No comum ocorrer provisionamento de obrigaes a pagar na contabilidade pblica, entretanto, existem provises e so classificadas, no Balano Patrimonial, como obrigaes de longo prazo. d) Opo correta. A adoo do regime de competncia para a despesa comum para a contabilidade pblica e para a contabilidade empresarial. Existem excees. 33

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO e). Opo incorreta. A classificao como permanente o material com vida til superior a um ano comum apenas para a contabilidade empresarial. Na contabilidade pblica considera-se como permanente o material com vida til superior a dois anos. Aposto que essa voc no errou! 2. (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG 2005) A respeito dos conceitos, objeto, regime e prticas contbeis adotadas no mbito federal correto afirmar, exceto: a) as autarquias federais integrantes do Oramento Geral da Unio OGU esto submetidas s regras de contabilidade pblica. b) os regimes contbeis adotados so o de competncia para a despesa e de caixa para a receita, ocorrendo excees para os dois casos. c) os avais concedidos pelo Tesouro Nacional constituem objeto de registro pela contabilidade. d) os fatos contbeis permutativos no so reconhecidos como tais pela contabilidade aplicada s entidades pblicas. e) os trs estgios de realizao da despesa (empenho, liquidao e pagamento) so objeto de registro contbil. Resoluo a) Incorreta. No exceo afirmar que as autarquias federais esto abrangidas no campo de aplicao da contabilidade pblica. No existe dvida de que as autarquias e as fundaes pblicas devem utilizar a contabilidade pblica, posto que so entidades dotadas de personalidade jurdica de direito pblico. b) Incorreta. No uma exceo afirmar os regimes contbeis adotados so o de competncia para a despesa e de caixa para a receita, ocorrendo excees para os dois casos. Exemplo: no registro da dvida ativa considerado receita no momento de sua inscrio. Despesa de exerccios anteriores onera o oramento que est sendo paga a despesa. c) Incorreta. No uma exceo afirmar que os avais concedidos pelo Tesouro Nacional constituem objeto de registro pela contabilidade. Os avais so registrados (contabilizados) nas contas de controle, classificadas no ativo e passivo compensados. d) Correta. Os fatos contbeis permutativos, a exemplo da aquisio de material de consumo para estoque em almoxarifado, so reconhecidos

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO normalmente como entidades pblicas. permutativos pela contabilidade aplicada s

e) Incorreta. Existem registros contbeis no empenho e liquidao da despesa (sistema oramentrio) e no pagamento (sistema financeiro). Porm, na fixao da despesa na LOA no existe nenhum registro contbil. 3. (Analista Previdencirio/INSS Cincias Contbeis CESGRANRIO 2005) A Contabilidade Pblica tem como campo de investigao: (A) verificar os fatos administrativos e registr-los segundo o princpio de realizao, para as receitas, e de competncia, para as despesas. (B) verificar os fatos administrativos e registr-los segundo o princpio de competncia, tanto para as receitas como para as despesas. (C) verificar se o controle e o acompanhamento das variaes do patrimnio pblico so realizados de acordo com os princpios contbeis e normas vigentes para a prestao de contas de responsveis pela guarda dos bens pblicos. (D) avaliar a fidelidade realidade operacional e aos fenmenos ocorridos no Patrimnio Lquido, alm das variaes patrimoniais ocorridas dentro de um lapso de tempo. (E) avaliar os fatos administrativos sob a luz da legislao vigente e obedecendo aos princpios contbeis geralmente aceitos, visando a efetuar os registros em funo da utilidade dos resultados. Resoluo (A) Incorreta. Verificar os fatos administrativos e registr-los segundo o princpio de realizao para as receitas e de competncia para as despesas objetivo da contabilidade. Quanto receita, seu registro no segundo o princpio de realizao, mas sim, o de caixa (arrecadao). Segundo o princpio da realizao regime de competncia para a receita e despesa aplicvel na contabilidade empresarial. (B) Incorreta. Essa opo est incorreta porque verificar os fatos administrativos e registr-los segundo o princpio de competncia, tanto para as receitas como para as despesas se refere ao campo de aplicao da contabilidade empresarial. (C) Correta. O enunciado dessa opo est perfeito e se coaduna com o campo de investigao da Contabilidade Pblica, que verificar se o controle e o acompanhamento das variaes do patrimnio pblico so realizados de acordo com os princpios contbeis e normas vigentes para a prestao de contas de responsveis pela guarda dos bens pblicos. www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO (D) Incorreta. O erro est somente na palavra LQUIDO. Avaliar a fidelidade realidade operacional e aos fenmenos ocorridos no Patrimnio, alm das variaes patrimoniais ocorridas dentro de um lapso de tempo contempla o campo de investigao da contabilidade publica. (E) Incorreta. Avaliar os fatos administrativos sob a luz da legislao vigente e obedecendo aos princpios contbeis geralmente aceitos est dentro do campo de investigao da contabilidade pblica, entretanto, no visa efetuar os registros em funo da utilidade dos resultados. Os registros so efetuados independentemente da utilidade dos resultados. 4. (CESPE TRE/PA Analista Judicirio Contabilidade 2005) A contabilidade aplicada administrao pblica, como um segmento da cincia contbil, apresenta caractersticas especiais. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. (A) No setor pblico, a contabilidade prioriza o oramento e as finanas em relao ao balano patrimonial. (B) Entre os objetos da contabilidade na rea pblica, esto os bens pblicos de uso geral e indiscriminado. (C) A contabilidade pblica utiliza regime de competncia para o registro da receita oramentria. (D) A contabilidade pblica no tem entre suas finalidades a determinao dos custos dos servios para evidenciar os resultados da gesto. (E) O campo de aplicao da contabilidade pblica est restrito aos rgos da administrao direta nos trs nveis de governo. Resoluo (A) Correta. Levantar o balano patrimonial conseqncia do registro dos atos e fatos contbeis. Primeiramente so registrados os atos e fatos oramentrios (execuo do oramento), posteriormente, ao final do exerccio financeiro apuram-se os demonstrativos contbeis (BO, BF, BP e DVP). (B) Incorreta. Os bens pblicos de uso geral e indiscriminado no so registrados pela contabilidade, portanto, no esto abrangidos no campo de aplicao da contabilidade pblica. (C) Incorreta. A contabilidade pblica utiliza o regime de caixa para o registro da receita oramentria e extra-oramentria.

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO (D) Incorreta. finalidade da contabilidade pblica a determinao dos custos dos produtos e servios para melhor evidenciar os resultados da gesto. Inclusive essa determinao consta na LRF, onde prev que a LDO conste as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados e programas financiados com recursos oramentrios. (E) Incorreta. O campo de aplicao da contabilidade pblica no est restrito aos rgos da administrao direta nos trs nveis de governo, mas sim, aos rgos integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social (administrao direta e indireta). 5. (ESAF Inspetor de Controle Externo TCE/RN 2000) A Contabilidade Pblica, no Brasil, tem algumas peculiaridades em relao Contabilidade Empresarial. Entre as caractersticas mencionadas a seguir, uma delas, apenas, comum Contabilidade Pblica e Empresarial. Assinale a opo correspondente. a) b) c) d) e) O reconhecimento dos encargos de depreciao. A apropriao da receita quando a mesma auferida. O provisionamento das obrigaes a pagar. A adoo do regime de competncia para a despesa. A classificao como permanente do material com vida til superior a um ano.

Resoluo a) Incorreta. O reconhecimento dos encargos de depreciao est previsto no 2 do art. 108 da Lei n 4.320/64 para as autarquias e outras entidades. As autarquias atualmente no realizam depreciao e as outras entidades que executam atividades econmicas (empresas pblicas, sociedades de economia mista etc.) realizam a depreciao. b) Incorreta. A apropriao da receita quando a mesma auferida pelo regime de caixa. A contabilidade empresarial adota o regime de competncia para a receita. Assim sendo, esse fato no comum Contabilidade Pblica e Empresarial. c) Incorreta. O provisionamento (reserva de recursos) das obrigaes a pagar no peculiar contabilidade pblica. d) Correta. A adoo do regime de competncia para a despesa comum contabilidade pblica e empresarial. e) Incorreta. Na contabilidade pblica classifica-se como permanente o material com vida til estimada superior a dois anos.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO 6. (FCC TRT 2 Regio Analista Judicirio Contabilidade 2006) Os Restos a Pagar decorrem do (A) Regime de caixa. (B) Regime de competncia para a Receita. (C) Acompanhamento da execuo oramentria. (D) Regime de caixa para a despesa. (E) Regime de competncia para a despesa. Resoluo As despesas empenhadas e no pagas durante o exerccio financeiro so inscritas em restos a pagar, processados ou no processados, em 31/12. Os restos a pagar processados so referentes s despesas empenhadas e liquidadas e os no processados, despesas que foram somente empenhadas. Registrando a despesa empenhada como restos a pagar significa observncia ao regime de competncia. Ou seja, o poder pblico est reconhecendo que a despesa compete ao exerccio em que foi inscrita, mesmo que seu pagamento ocorra somente no ano seguinte. Assim sendo, a opo correta a letra E. 7. (FCC TRT 2 Regio Analista Judicirio Contabilidade 2006) A inscrio de crditos tributrios em Dvida Ativa provoca (A) Variao passiva independente da execuo oramentria. (B) Variao passiva resultante da execuo oramentria. (C) Mutao patrimonial ativa. (D) Variao ativa independente da execuo oramentria. (E) Variao ativa resultante da execuo oramentria. Resoluo No momento da inscrio na dvida ativa de um direito a receber do poder pblico gera um fato contbil modificativo. Exemplo: Registra-se um valor a receber como dbito e credita-se uma receita oramentria. Essa uma exceo ao regime de caixa para a receita. Pode-se observar que nesse registro no houve o efetivo ingresso do recurso. Essa receita denominada de escritural ou econmica.

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Por ocasio do recebimento do valor inscrito na dvida ativa, registra-se a dbito a quantia que entrou no caixa ou bancos e a crdito, o valor do direito a receber. Esse fato permutativo. Assim sendo, no momento da inscrio de um crdito na dvida ativa gera um fato modificativo aumentativo e no momento do recebimento, um fato permutativo. Ateno! O simples ato de inscrio do crdito na dvida ativa gera uma variao ativa (positiva) extra-oramentria, porm, quando houver essa receita oramentria porque incorpora recebimento, definitivamente aos cofres pblicos. Portanto, a opo correta a letra D. 8. (FCC Auditor TCE/CE 2006) Nos termos do art. 35, da lei n 4.320/64, pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Assim, se houver despesa com material de consumo empenhada, liquidada e pronta para pagemnto, mas no paga at 31 de dezembro, estar-se- diante de (A) restos a pagar de exerccio encerrado, que ser novamente empenhado, desde que a despesa tenha sido inserida no plano plurianual. (B) Restos a pagar no processados, devendo ser paga a despesa imediatamente aps a concluso do processamento da despesa (C) Despesa de exerccio encerrado, para o qual o oramento consignava crdito adicional excepcional. (D) Restos a pagar processado, inscritos em Restos a Pagar Processados, devendo ser paga a despesa como proviso financeira para compromissos a pagar. (E) despesa obrigatria de carter continuado, passvel de anulao, considerando-se receita do ano em que se efetivar, com pagamento atravs de nova dotao oramentria. Resoluo a) Incorreta. A despesa ser classificada como restos a pagar, porm, no poder ser novamente empenhada, estando ou no prevista no plano plurianual. Isso porque consta informao de que essa despesa j foi liquidada.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO b) Incorreta. Como a despesa j foi liquidada, no poderia ser inscrita em restos a pagar no processados, mas sim processados. c) Incorreta. Essa opo no passa de enrolao. No existe sequer a figura de crdito adicional excepcional (poderia at ser crdito adicional suplementar). d) Correta. O comando da questo menciona uma despesa com material de consumo empenhada, liquidada e pronta para pagemnto, ou seja, uma despesa no paga e inscrita em Restos a pagar processado, devendo ser paga a despesa como proviso financeira para compromissos a pagar. Proviso financeira significa reservar recursos para pagamento futuros. e) Incorreta. No se sabe se despesa obrigatria de carter continuado (conceito da LRF) Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios (art. 17, da LRF). o caso de despesa passvel de anulao, porm, se for anulada no mesmo exerccio reverte-se dotao oramentria vigente, caso ocorra no exerccio seguinte, considera-se receita desse ano. 9. (FCC Tcnico Judicirio Contabilidade TRF 1 Regio 2006) No so contabilizados no patrimnio pblico: (A) Aes de empresas comerciais. (B) Ttulos da dvida pblica. (C) Praas. (D) Emprstimos. (E) Numerrios. Resoluo Todos os fatos apresentados so objeto de registro contbil, exceto as praas, haja vista que se trata de bens de uso comum do povo. O gasto realizado na construo de uma praa contabilizado como uma despesa com investimento. Opo correta, letra C. 10. (FCC Tcnico Judicirio Contabilidade TRF 1 Regio 2006) Os servios de contabilidade esto organizados de modo a permitir, dentre outras funes, que (A) O controle externo seja realizado pelo judicirio.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO (B) A populao tenha pleno conhecimento das aes de governo. (C) A prestao sistematicamente. de contas para instituies financeiras ocorra

(D) A composio patrimonial seja percebida. (E) As licitaes sejam realizadas. Resoluo a) Incorreta. A titularidade do controle externo do Poder Legislativo, que o realiza com o auxlio dos Tribunais de Contas. b) Correta. O art. 85 da Lei 4.320/64 estabelece que os servios de sero organizados de forma a permitirem o contabilidade acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. c) Incorreta. Os servios de contabilidade NO esto organizados com a finalidade de realizar prestao de contas para instituies financeiras. d) Incorreta. A organizao dos servios contbeis permite que a sociedade conhea a composio patrimonial e todas as outras aes de governo. Entendo que a frase contida nessa opo: A composio patrimonial seja percebida apresenta imperfeio porque est contida na opo b conforme segue: A populao tenha pleno conhecimento das aes de governo. Ora, o pleno conhecimento das aes de governo envolve toda e qualquer informao, inclusive a composio patrimonial. e) Incorreta. Para que as licitaes sejam realizadas no existe necessidade premente de que os servios contbeis sejam organizados. 11. (CESPE TRT/16. Regio - Contabilidade - 2005) O reconhecimento contbil, no resultado patrimonial, da receita no arrecadada, por inadimplncia do contribuinte, s efetuado quando o poder pblico inscreve o devedor em dvida ativa. Resoluo O comando da questo refere-se dvida ativa, ou seja, de receita no arrecadada por inadimplncia do contribuinte. Conceito de dvida ativa: a dvida ativa compreende os crditos a favor da Fazenda Pblica, cuja certeza e liquidez foram apuradas, por no terem sido efetivamente recebidos nas datas estabelecidas.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO , portanto, uma fonte potencial de fluxos de caixa, com impacto positivo pela recuperao de valores, espelhando crditos a receber, sendo contabilmente registrados no ativo permanente do balano patrimonial como um direito a receber. Os crditos da Fazenda Nacional em moeda estrangeira sero convertidos aos correspondentes valores na moeda nacional taxa cambial oficial, para compra, na data da notificao ou intimao do devedor, pela autoridade administrativa, ou, sua falta, na data da inscrio da dvida ativa, incidindo, a partir da converso, a atualizao monetria e os juros de mora, de acordo com preceitos legais pertinentes aos dbitos tributrios (art. 39, 3 do Decreto-Lei n. 1.735/79). A receita proveniente de crdito inscrito na dvida ativa abrange os crditos tributrios ou no, bem como os valores correspondentes respectiva atualizao monetria, multas, juros de mora e outros encargos (art. 39, 4 do Decreto-Lei n. 1.735/79). A dvida ativa da Unio apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional (art. 39, 5 do Decreto-Lei n. 1.735/79). A inscrio em Dvida Ativa ato jurdico que visa legitimar a origem do crdito em favor da Fazenda Pblica, revestindo o procedimento dos necessrios requisitos jurdicos para as aes de cobrana. No caso da Unio, a Constituio Federal, em seu artigo 131, 3, atribui expressamente a representao da dvida ativa de natureza tributria da Unio Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN. A Lei Complementar n. 73 estabeleceu uma nova situao ao atribuir competncia Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN para apurao da liquidez e certeza da dvida ativa tributria e representao da Unio em sua execuo. Essa funo se estende tambm s autarquias e fundaes pblicas. A dvida ativa inscrita goza da presuno de certeza e liquidez e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. O ato da inscrio confere legalidade ao crdito como dvida passvel de cobrana, facultando ao Ente pblico, representado pelos respectivos rgos competentes, a iniciativa do processo judicial de execuo. A Lei 6.830/80 regulamenta a inscrio na dvida ativa, conforme art. 2, 3. Importante! A inscrio na dvida ativa se constitui em ato de controle administrativo da legalidade e ser feita pelo rgo competente para apurar a liquidez e certeza do crdito e suspender a prescrio, para

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO todos os efeitos de direito, por 180 dias, ou at a distribuio da execuo fiscal, se esta ocorrer antes do prazo supramencionado. Ateno! A presuno de certeza e liquidez relativa, posto que pode ser derrogada por prova inequvoca, cuja contestao cabe ao sujeito passivo. Portanto, a receita lanada e no arrecadada depois de apurada a sua certeza e liquidez e inscrita como dvida ativa na Procuradoria da Fazenda Nacional reconhecida contabilmente como tal. Item CERTO. 12. (CESPE TRE/PA - 2007) Os tipos de entes a que se aplica a contabilidade pblica incluem A) organizaes da sociedade civil de interesse pblico. B) empresas pblicas dependentes. C) sociedades de economia mista. D) associaes beneficentes que tenham contratos com o poder pblico. E) fundaes privadas de utilidade pblica. QUESTO 29 Resoluo Essa questo faclima e dispensa delonga de comentrios! Porm, importante para a fixao do conceito. A contabilidade pblica aplica-se a toda a administrao direta e indireta (Autarquias, Fundaes Pblicas e Empresa Estatal Dependente). Quanto s entidades da administrao indireta: Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista somente utilizam a contabilidade pblica quando receberem recursos dos oramentos fiscal da seguridade social para custeio de pessoal e de toda a e mquina administrativa. (Exceto para despesa de capital) Item CERTO B. 13. (CESPE TCE/AC - Cincias Contbeis 2006) Os bens mveis e imveis sero contabilizados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou construo; j os bens de almoxarifado sero contabilizados pelo preo mdio ponderado das compras. Resoluo Questo simples, cpia fiel do art. 106 da Lei 4320/64. Art. 106. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes:
I - os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano;

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


II - os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; III - os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras.

Item CERTO. A contabilidade pblica no Brasil 14. (CESPE TCEES - 2004) evidencia para a fazenda pblica a situao de todos que efetuam despesas, arrecadam receitas ou guardam bens pblicos de uso restrito, especfico e no-generalizado. Resoluo Esse o conceito estabelecido pela Lei n. 4.320/64. A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados (art. 83, da Lei n. 4.320/64). No comando da questo existe a seguinte frase: guardam bens pblicos de uso restrito, especfico e no-generalizado. Essa frase informa, com outras palavras, o objeto da contabilidade pblica, no qual exclui os bens de uso comum do povo tais como os mares, rios estradas, parques etc. Item CERTO. 15. (CESPE TCEES - 2004) tem como um de seus objetos o oramento pblico, considerado como a pea autorizativa para a arrecadao de receitas e a realizao de despesas. Resoluo Como j estudamos, a contabilidade pblica opera com quatro sistemas: oramentrio, financeiro, patrimonial e compensado. O objeto da contabilidade em geral o patrimnio. O objeto da contabilidade na administrao pblica o patrimnio e tambm o oramento. Assim sendo, um dos objetos da Contabilidade Pblica o oramento pblico. Atualmente o nosso sistema oramentrio autorizativo, ou seja, o Poder Legislativo autoriza mediante lei (LOA) que o Poder Executivo realize a execuo oramentria aprovada. Nesse tipo de processo oramentrio o Executivo possui bastante margem de manobra sobre a LOA, em especial, a abertura de crditos suplementares e a liberao da maior parte dos recursos de forma discricionria, ou seja, no momento considerado oportuno pelo Executivo.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Item CERTO. 16. (ESAF Tcnico de Controle Interno SEFAZ/PI - 2001) O art. 35 da Lei no 4.320/64 estabeleceu que pertencem ao exerccio financeiro a receita nele arrecadada e a despesa legalmente empenhada, instituindo, dessa forma, o regime de caixa para a receita e o de competncia para a despesa. Constituem excees a esses regimes, respectivamente: a) a arrecadao da receita tributria e a inscrio de restos a pagar processados. b) a inscrio da dvida ativa e a inscrio de restos a pagar no processados. c) as operaes de crdito e a liquidao de despesa referente a frias. d) a arrecadao de receitas de capital e a inscrio de restos a pagar processados. e) as operaes de crdito por antecipao de receita e a liquidao de dbitos de tesouraria. Resoluo O comando da questo pede a opo que apresenta excees ao regime de caixa para a receita e de competncia para a despesa, nessa ordem. a) Errado. A arrecadao da receita tributria obedece ao regime de caixa para a receita e a inscrio de restos a pagar processados est em estrita conformidade com o regime de competncia para a despesa. b) Certo. A inscrio de crdito tributrio ou no na dvida ativa exceo ao regime de caixa para a receita, posto que esta CONSIDERADA no momento de sua inscrio. Observe a regra estabelecida na Lei n. 4.320/64:
Art. 39. Os crditos da Fazenda Pblica, de natureza tributria ou no-tributria, sero escriturados como receita do exerccio em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas oramentrias (Redao dada pelo Decreto-lei no 1.735, de 20.12.79). 1o Os crditos de que trata este artigo, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, sero inscritos, na forma da legislao prpria, como Dvida Ativa, em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza, e a respectiva receita ser escriturada a esse ttulo.

Os restos a pagar no processados, alm de contrariar os princpios fundamentais de contabilidade, tambm so exceo ao regime de competncia para as despesas, haja vista que se trata apenas de um ato emanado de uma autoridade competente que cria uma obrigao para o poder pblico pendente de implemento de condio (liquidao da despesa pelo devedor). Portanto, os restos a pagar no processados so computados na despesa oramentria por ocasio do encerramento de exerccio financeiro, porm, essa despesa ainda no foi liquidada.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO c) Errado. As operaes de crdito e a liquidao de despesa referente a frias so computadas, respectivamente, pelo regime de caixa e de competncia. Observe que ao contrrio do que foi informado na opo b, nesse caso a despesa relativa s frias est liquidada. d) Errado. A arrecadao de receitas de capital e a inscrio de restos a pagar processados no contrariam o regime de caixa para a receita e de competncia para a despesa. e) Errado. As operaes de crdito por antecipao de receita obedecem rigorosamente ao regime de caixa para a receita e a liquidao de dbitos de tesouraria (liquidao da antecipao de receita oramentria ARO) deve ser realizada at o dia dez de dezembro, conforme as regras da LRF. Portanto cumpre o regime de competncia para a despesa. 17. (ESAF CONTADOR PREFEITURA/RECIFE - 2003) Constitui exceo ao regime financeiro de caixa da receita oramentria em interpretao literal das disposies atinentes contidas naLei no 4.320/64: a) inscrio da dvida ativa. b) recebimento de dvida ativa de exerccios anteriores. c) recebimento de impostos devidos no exerccio. d) apropriao como receita oramentria pela converso de depsito recebido no exerccio. e) estorno da receita oramentria e inscrio de restituio de tributos a pagar relativa a imposto arrecadado no exerccio. Resoluo O art. 39 da Lei 4.320/64 estabelece que os crditos da Fazenda Pblica, de natureza tributria ou no-tributria, sero escriturados como receita do exerccio em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas oramentrias. O pargrafo 1 desse artigo menciona: os crditos de que trata este artigo, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, sero inscritos, na forma da legislao prpria, como Dvida Ativa, em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza, e a respectiva receita ser escriturada a esse ttulo. Portanto, ateno! No momento da inscrio de crdito tributrio ou no na dvida ativa, esse valor escriturado (reconhecido) como receita oramentria. Observe que a norma menciona inscritos...como Dvida Ativa. Assim sendo, a interpretao literal dessa norma reconhece como receita do exerccio no momento da inscrio do crdito na dvida ativa.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Porm, esse reconhecimento no acarreta entrada de recursos no caixa nico do Tesouro, mas apenas o reconhecimento, como receita, mediante registro contbil apropriado. Portanto, reconhece-se uma receita sem que haja arrecadao exceo ao regime de caixa para a receita. Opo A. 18. (ESAF Administrador/ENAP 2007) Indique a opo em que a operao no objeto da contabilidade pblica, segundo as prticas adotadas no mbito federal. a) O lanamento de tributos. b) A consignao de crditos por intermdio da Lei Oramentria Anual LOA. c) A emisso de Nota de Empenho. d) A baixa de bem patrimonial por ter se tornado obsoleto. e) A transferncia de crditos oramentrios entre rgos. Resoluo Observe que o comando da questo pede a opo em que a operao no objeto da contabilidade pblica no mbito federal. a) Certo. No mbito federal o lanamento de tributos fica a cargo da Receita Federal do Brasil. Atualmente so pouqussimos os tributos lanados no nvel federal e geralmente ocorre em casos de retificao, de ofcio, de declaraes e tambm para as multas, sendo que estas no se enquadram no conceito de tributos. Portanto, lanamento de tributos no mbito federal no objeto de registro contbil. b) Errado. A consignao de crditos por intermdio da Lei Oramentria Anual LOA, realizada por intermdio do documento denominado Nota de Dotao, atravs do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI. O registro contbil ocorre da seguinte forma: Dotao inicial gerada pela SOF depois de aprovada a LOA:
D Crdito inicial originrio do Oramento Geral da Unio C Crditos disponvel XXX XXX

c) Errado. No empenho de despesa ocorre registro contbil somente no sistema oramentrio da seguinte forma:
D Crditos disponveis C Despesa de capital empenhada XXX XXX

d) Errado. Toda e qualquer baixa de bem patrimonial requer registro no sistema patrimonial pela baixa do bem. Exemplo:
D Variao passiva XXX

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


C Bens XXX

e) Errado. A transferncia de crditos requer registro contbil imediato no sistema oramentrio atravs de documento denominado Nota de Crdito atravs do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI. O documento lanado atravs de um EVENTO (lgica do sistema SIAFI) da classe 30 movimentao de crdito. A movimentao de crdito ocorre de duas formas: mediante DESTAQUE e PROVISO. O registro contbil ocorre no sistema oramentrio conforme segue: Destaque descentralizao externa de crditos (entre ministrios diferentes). Lanamento na UG concedente:
D Crditos disponveis C Crditos concedidos XXX XXX

Lanamento na UG beneficiria:
D Crditos recebidos C Crditos disponveis XXX XXX

Proviso descentralizao interna de crditos (dentro do mesmo ministrio). Lanamento na UG concedente:


D Crditos disponveis C Proviso concedida XXX XXX

Lanamento na UG beneficiria:
D Proviso recebida C Crditos disponveis XXX XXX

Concluso: a operao que no objeto da contabilidade pblica, segundo as prticas adotadas no mbito federal o referente ao lanamento de tributos. Ateno! Nos Entes Federados (Estados e Municpios) existem lanamentos de tributos que requerem registro contbil, a exemplo do IPTU, ISS etc. Opo A. 19. (ESAF Auditor TCE GO 2007) Considerando o regime contbil, o campo de aplicao, o objeto e outros aspectos gerais da Contabilidade Pblica no Brasil, identifique a opo incorreta. a) Os balanos oramentrio, financeiro e patrimonial e a demonstrao das variaes patrimoniais so demonstrativos previstos na Lei n. 4.320/1964 que sofrem impacto das operaes decorrentes da execuo 48

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO oramentria, independentemente da natureza econmica da receita e da despesa. b) Considerando que o empenho da despesa cria para o Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio, o registro contbil da emisso de empenho afetar o sistema oramentrio e o financeiro, pois a despesa pblica deve ser reconhecida sob a tica de competncia. c) A contabilidade ser organizada de modo a permitir o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. d) Segundo a Lei n. 4.320/1964, as previses para depreciao sero computadas para efeito de apurao do saldo lquido das empresas com financeira e administrativa cujo capital pertena autonomia integralmente ao poder pblico. e) No que se refere avaliao dos elementos patrimoniais, a Lei n. 4.320/64 estabelece que os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, sero avaliados pelo seu valor nominal, e convertidos, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano. Resoluo O comando da questo pede a opo incorreta em relao ao regime contbil, o campo de aplicao, o objeto e outros aspectos gerais da Contabilidade Pblica no Brasil. a) Certo. Os balanos oramentrio, financeiro e patrimonial e a demonstrao das variaes patrimoniais so demonstrativos contbeis previstos na Lei n. 4.320/1964 que sofrem impacto das operaes decorrentes da execuo oramentria. Independentemente da natureza econmica da receita e da despesa esses demonstrativos contbeis evidenciam os eventos econmicos ou no, relativas s operaes oramentrias e extra-oramentrias, independentemente da categoria econmica (correte ou de capital) todos os eventos so objeto de evidenciao nos balanos pblicos. b) Incorreta. O empenho da despesa objeto de registro contbil s no sistema oramentrio. O empenho da despesa um ato emanado de uma autoridade competente para tal que cria para o Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio. c) Certo. Essa opo cpia do art. 85 da Lei n. 4.320/64. Observe:
Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO d) Certo. A Lei n. 4.320/64 estabelece no TTULO X, Das Autarquias e Outras Entidades, art. 107, 2, essa determinao. Observe:
2o As previses para depreciao sero computadas para efeito de apurao do saldo lquido das mencionadas entidades.

Cabe observar que essa determinao legal tem sido letra morta na Lei n. 4.320/1964, ou seja, essa previso legal no pegou. Por enquanto a sua aplicabilidade tem sido apenas para exigncia em concursos. e) Certo. Perfeito, essa opo apresenta a determinao legal acerca da avaliao dos elementos patrimoniais prevista na Lei n. 4.320/1964. Observe as regras da norma citada:
A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as seguintes normas: Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; Os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; Os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. Esse comando informa que quando houver valores em moeda estrangeira, geralmente dvidas, devero figurar, logo abaixo desse valor, o correspondente em moeda nacional.

Opo B. 20. (ESAF Contador Ministrio do Planejamento/ENAP 2006) O Sistema de Contabilidade Federal no tem como objetivo evidenciar a) os crditos adicionais aos oramentos vigentes da Unio. b) os custos dos programas e das unidades da Administrao Pblica Federal. c) a aplicao dos recursos da Unio pelas unidades da Federao beneficiadas. d) a renncia de receitas de rgos e entidades federais. e) as receitas obtidas pelas unidades da Federao e os recursos aplicados. Resoluo A Lei Federal n. 10.180/2001 que organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Oramento Federal, de Administrao Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e d outras providncias assim estabelece acerca do assunto: 50

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


Art. 14. O Sistema de Contabilidade Federal visa a evidenciar a situao oramentria, financeira e patrimonial da Unio. Art. 15. O Sistema de Contabilidade Federal tem por finalidade registrar os atos e fatos relacionados com a administrao oramentria, financeira e patrimonial da Unio e evidenciar: I - as operaes realizadas pelos rgos ou entidades governamentais e os seus efeitos sobre a estrutura do patrimnio da Unio; II - os recursos dos oramentos vigentes, as alteraes decorrentes de crditos adicionais, as receitas prevista e arrecadada, a despesa empenhada, liquidada e paga conta desses recursos e as respectivas disponibilidades; III - perante a Fazenda Pblica, a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados; IV - a situao patrimonial do ente pblico e suas variaes; V - os custos dos programas e das unidades da Administrao Pblica Federal; VI - a aplicao dos recursos da Unio, por unidade da Federao beneficiada; VII - a renncia de receitas de rgos e entidades federais. Pargrafo nico. As operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira no compreendidas na execuo oramentria sero, tambm, objeto de registro, individualizao e controle contbil.

Conforme se observa, no objetivo do Sistema de Contabilidade Federal evidenciar as receitas obtidas pelas unidades da Federao e os recursos aplicados. Caso essa situao fosse objetivo do Sistema de Contabilidade Federal, certamente estaria havendo quebra do princpio federativo, haja vista possuem competncia que todas as unidades da federao constitucional para organizar suas prprias finanas. Opo E. 21. (CESPE DOCAS/PA Contador 2006) Considere a existncia dos seguintes saldos contbeis, em reais, de um ente, ao final do exerccio: receita arrecadada: R$ 170.000,00 despesa autorizada: R$ 150.000,00 despesa empenhada: R$ 125.000,00 despesa paga: R$ 110.000,00 despesa liquidada: R$ 115.000,00 Com base nesses dados, conclui-se que, segundo os critrios adotados pela Lei n. 4.320/1964 e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o resultado da execuo oramentria foi igual a R$ 20.000,00 e R$ 60.000,00, respectivamente. Resoluo Clculo do resultado da execuo oramentria segundo a Lei 4.320/64:
Receita arrecadada (-) Despesa empenhada = Supervit oramentrio 170.000,00 (125.000,00) 45.000,00

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Clculo do resultado da execuo oramentria segundo a STN:
Receita arrecadada (-) Despesa liquidada = Supervit oramentrio 170.000,00 (115.000,00) 55.000,00

Comentrios: 1. A Lei 4.320/64 estabelece em seu art. 35 que pertence ao exerccio financeiro as despesas legalmente empenhadas, ou seja, para a norma supracitada a despesa considerada em 31/12 pelo seu empenho; 2. Para a STN a despesa considerada pela sua liquidao. Assim sendo, mesmo que a despesa no tenha sido liquidada em 31/12, CONSIDERA-SE como se liquidada fosse; 3. Pode-se observar que o clculo do resultado oramentrio conforme o entendimento da STN bem mais realista, posto que a despesa considerada de fato pela sua liquidao. Esse tambm o entendimento do Conselho Federal de Contabilidade CFC. Item ERRADO. 22. (ESAF AFC/CGU 2006) Um dos resultados da aplicao do princpio contbil da entidade no setor pblico a possibilidade de se delimitar com preciso o patrimnio de um determinado ente pblico. Assinale a opo em que o ente no uma entidade contbil segundo as regras praticadas na contabilidade federal. a) Programa de governo. b) Unidade gestora/Gesto. c) rgo. d) Gesto, embora o seu uso esteja em extino. e) Unio. Resoluo A Resoluo n. 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade CFC, estabelece em seu art. 4. que o princpio da ENTIDADE reconhece o Patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade da diferenciao de um patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Nessa linha de raciocnio temos que os bens, direitos e obrigaes pertencentes aos Entes Federados no se confundem com o dos particulares, ou seja, o patrimnio pblico no pertence a nenhum gestor, poltico ou detentor de mandato, mas sim sociedade.

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Portanto, o patrimnio pblico no patrimnio dos particulares. deve ser confundido com o

Assim sendo, quando, por exemplo, um Prefeito empresta ou utiliza um bem pblico em proveito prprio ou para satisfazer amizades, incorre em improbidade administrativa, sujeito perda do cargo conforme prev a Lei n. 8.429/92 (lei de improbidade administrativa). Ainda segundo a Resoluo n 750/93 do CFC, os Princpios Fundamentais de Contabilidade PFC representam o ncleo central da prpria contabilidade, na sua condio de cincia social, sendo a ela inerentes. Os princpios constituem sempre as vigas-mestras de uma cincia, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstncia. No caso da contabilidade, presente seu objeto, seus PFC valem para todos os patrimnios, independentemente das entidades a que pertencem, seja com ou sem fins lucrativos. Portanto, contabilidade pblica, sempre que possvel aplicam-se os fundamentais de contabilidade, ressalvando-se as princpios peculiaridades dessa disciplina, a exemplo do regime de caixa para as receitas. Assim, na contabilidade geral as receitas e despesas so computadas no resultado do exerccio pelo regime de competncia e na contabilidade pblica, pelo regime misto (caixa para as receitas e de competncia para as despesas). Regime misto significa para a contabilidade pblica que as receitas so computadas ao exerccio financeiro pelo regime de caixa (momento da arrecadao) e as despesas, pelo regime de competncia (na realizao do empenho). Regime de caixa significa reconhecer as receitas aps a sua arrecadao junto s instituies financeiras. Regime de competncia para as despesas significa reconhec-las depois de empenhadas (compromissadas). Uma observao! O regime de competncia para as despesas comum, tanto na contabilidade geral quanto na contabilidade pblica. Porm,

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO existem algumas excees na contabilidade pblica, a exemplo das despesas de exerccios anteriores, em que a despesa referente a exerccio encerrado, porm, afeta o patrimnio pblico em momento posterior, quando ocorrer seu reconhecimento nos perodos seguintes. Aplicando o princpio da competncia, a Resoluo n 750/93 do CFC, no 3 do art. 9 menciona que:
As receitas consideram-se realizadas: Quando da extino, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de igual valor.

O perdo de uma dvida seria um exemplo de gerao de receita, tanto para a contabilidade pblica quanto para a contabilidade empresarial. Nessa situao, desaparece a dvida do passivo e no h registro correspondente no ativo. O registro seria uma receita econmica ou escritural, aumentando o patrimnio lquido. Exemplo de registro contbil:
D Obrigaes a pagar C Receita ou Variao ativa XXX XXX

Receita escritural ou econmica aquela que efetivamente no ocorre o ingresso do recurso, mas sim, apenas sua contabilizao, resultando aumento no patrimnio. Um exemplo da aplicao do princpio da competncia para as despesas seria a previso no 4 do art. 9, da resoluo supracitada, onde estabelece que: 3 do art. 9 menciona que: Consideram-se incorridas as despesas: Pela diminuio ou extino do valor econmico de um ativo. Para a contabilidade empresarial e a pblica seria o exemplo da perda de estoque ou a morte de um semovente. A perda de parte do estoque diminui o valor econmico de um ativo e a morte de um semovente (animal) h extino do valor do ativo. Feitas essas consideraes podemos afirmar que os princpios fundamentais de contabilidade so aplicveis a todos os ramos da contabilidade, inclusive o da contabilidade pblica, haja vista que esses princpios representam o verdadeiro ncleo central da doutrina contbil. Corroborando com esse entendimento, observe o que estabelece a Portaria Conjunta n 2, de 08 de agosto de 2007 que aprova a 4 edio do Manual de Procedimentos da Receita Pblica:
RECONHECIMENTO DA RECEITA

a aplicao dos Princpios Fundamentais de Contabilidade para reconhecimento da variao ocorrida no patrimnio, por meio do registro do

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


direito a receber no momento da ocorrncia do fato gerador, antes da efetivao do correspondente ingresso de disponibilidades. Nesse momento, dever ser efetuado o seguinte registro contbil...

Feitas essas sucintas consideraes iniciais, passaremos aos comentrios especficos das opes da questo: a) Programa de governo no pode ser uma entidade contbil segundo as regras praticadas na contabilidade federal porque no possui existncia real, mas sim uma inteno tcnico-poltica de realizao de aes. Errado. b) Unidade Gestora/Gesto pblica se encaixa perfeitamente no conceito de entidade contbil porque existe contabilidade prpria. Certo. c) rgo tambm se encaixa perfeitamente no conceito de entidade contbil porque possui contabilidade prpria e pessoas responsveis pela gesto. Certo. d) A Gesto atualmente tem sido denominada oramentariamente de rgo Oramentrio, a exemplo dos Fundos Especiais, Transferncias etc. Certo. e) A Unio, sem nenhuma dvida, uma entidade contbil. Oramentariamente se encaixa no mesmo conceito de rgo. Certo. 23. (ESAF APO/MPOG 2008) Assinale a afirmao correta referente contabilizao da fixao da despesa oramentria no mbito federal. a) O registro contbil ocorre somente no incio e fim do exerccio. b) No Passivo Compensado, so demonstrados os crditos iniciais consignados em lei. c) Crditos extraordinrios, em razo da sua excepcionalidade, no so registrados na abertura. d) Os saldos de crditos disponveis so demonstrados em contas do passivo. e) No ativo, a despesa fixada registrada pelo seu valor lquido (deduzidos os crditos contidos e contigenciados). Resoluo Ateno! O comando da questo refere-se a registro contbil da fixao da despesa oramentria. Assim sendo, veremos um exemplo de fixao e liquidao da despesa no sistema oramentrio: Fixao da despesa:
D - Despesa orada. C - Crditos disponveis.

Liquidao de despesa:
D - Despesa empenhada.

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


C Despesa liquidada.

a) O registro contbil ocorre tanto na fixao quanto na liquidao. Errado. b) No Passivo Compensado, haver controle da execuo oramentria da despesa. Observe abaixo:
2.9 PASSIVO COMPENSADO 2.9.1 EXECUO ORCAMENTRIA DA RECEITA 2.9.2 EXECUOO ORCAMENTRIA DA DESPESA

Errado. c) Para toda e qualquer abertura de crdito adicional deve haver registro contbil. Exemplo de abertura de crditos extraordinrios:
D Crditos extraordinrios C Crditos disponveis XXX XXX

Errado. d) Perfeito! Os saldos de crditos disponveis so demonstrados em contas do passivo. Observando o lanamento acima (opo C), pode-se verificar que a conta crditos disponveis credora. Certo. e) A despesa fixada registrada no sistema oramentrio pelo seu valor bruto. Errado. 24. (ESAF Auditor TCE GO 2007) Considerando o regime contbil, o campo de aplicao, o objeto e outros aspectos gerais da Contabilidade Pblica no Brasil, identifique a opo incorreta. a) Os balanos oramentrio, financeiro e patrimonial e a demonstrao das variaes patrimoniais so demonstrativos previstos na Lei n. 4.320/1964 que sofrem impacto das operaes decorrentes da execuo oramentria, independentemente da natureza econmica da receita e da despesa. b) Considerando que o empenho da despesa cria para o Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio, o registro contbil da emisso de empenho afetar o sistema oramentrio e o financeiro, pois a despesa pblica deve ser reconhecida sob a tica de competncia. c) A contabilidade ser organizada de modo a permitir o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. d) Segundo a Lei n. 4.320/1964, as previses para depreciao sero computadas para efeito de apurao do saldo lquido das empresas com financeira e administrativa cujo capital pertena autonomia integralmente ao poder pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO e) No que se refere avaliao dos elementos patrimoniais, a Lei n. 4.320/64 estabelece que os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, sero avaliados pelo seu valor nominal, e convertidos, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano. Resoluo O comando da questo pede a opo incorreta em relao ao regime contbil, o campo de aplicao, o objeto e outros aspectos gerais da Contabilidade Pblica no Brasil. a) Os balanos oramentrio, financeiro e patrimonial e a demonstrao das variaes patrimoniais so demonstrativos contbeis previstos na Lei n. 4.320/1964 que sofrem impacto das operaes decorrentes da execuo oramentria. Independentemente da natureza econmica da receita e da despesa esses demonstrativos contbeis evidenciam os eventos econmicos ou no, relativas s operaes oramentrias e extra-oramentrias, independentemente da categoria econmica (correte ou de capital) todos os eventos so objeto de evidenciao nos balanos pblicos. Certo. b) O empenho da despesa objeto de registro contbil s no sistema oramentrio. O empenho da despesa um ato emanado de uma autoridade competente para tal que cria para o Estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio. Incorreta. c) Essa opo cpia do art. 85 da Lei n. 4.320/64. Observe:
Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

Certo. d) A Lei n. 4.320/64 estabelece no TTULO X, Das Autarquias e Outras Entidades, art. 107, 2, essa determinao. Observe:
2o As previses para depreciao sero computadas para efeito de apurao do saldo lquido das mencionadas entidades.

Cabe observar que essa determinao legal tem sido letra morta na Lei n. 4.320/1964, ou seja, essa previso legal no pegou. Por enquanto a sua aplicabilidade tem sido apenas para exigncia em concursos. Certo. e) Perfeito, essa opo apresenta a determinao legal acerca da avaliao dos elementos patrimoniais prevista na Lei n. 4.320/1964. Observe as regras da norma citada:
A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as seguintes normas:

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO


Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; Os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; Os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. Esse comando informa que quando houver valores em moeda estrangeira, geralmente dvidas, devero figurar, logo abaixo desse valor, o correspondente em moeda nacional.

Certo. 25. (ESAF ACE TCU/2006) De acordo com o que dispe o art. 35 da Lei n. 4.320/64, conclui-se que o regime contbil adotado pela Contabilidade Pblica em nosso Pas a) misto, sendo de caixa para as receitas e de competncia para as despesas. b) de competncia, para receitas e despesas. c) misto, sendo de competncia para as receitas e de caixa para as receitas. d) de caixa, para receitas e despesas. e) misto, sendo de caixa para as receitas e despesas correntes, e de competncia para as receitas e despesas de capital. Resoluo Essa questo no apresenta dificuldades. pouqussimos candidatos erram. tipo daquelas que

O regime contbil da contabilidade pblica cai em quase todos os concursos, porm, geralmente apresentando as excees. Pelo menos fica um pouco mais complicado. O regime contbil adotado o de caixa para as receitas e de competncia para as despesas, com algumas excees para ambos. Exemplo: Regime de caixa: Inscrio da dvida ativa. No existe entrada de dinheiro em caixa, mas considera-se receita no momento de sua inscrio.

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO Regime de competncia: Despesa de exerccios anteriores: a despesa de exerccios anteriores onera o exerccio de seu pagamento, porm, foi gerada em exerccios anteriores. Exemplo: Uma despesa de servio empenhada e no paga em novembro de 2004. O prestador de servio realizou o trabalho (liquidou a despesa) no ms de dezembro e no recebeu pelos servios prestados. Essa despesa foi inscrita em restos a pagar processados (despesa liquidada) em 31/12/2004. Permaneceu todo o exerccio de 2005 inscrita em restos a pagar e foi cancelada em 31/12/2005. Em 2006 o credor reclamou seu direito que foi reconhecido pela administrao pblica e pago conta de despesas de exerccios anteriores. Voc concorda que essa despesa deveria onerar o exerccio de 2004 e no o de 2006? Pois bem, na CP assim que funciona! Outro exemplo so as despesas pagas antecipadamente. Opo A. 26. (ESAF- ACE-TCU 2000) De acordo com as regras da contabilidade pblica nacional, correto afirmar, quanto forma de registro da receita, que: a) todas as receitas so fatos modificativos. b) todos os ingressos so considerados receitas. c) o regime contbil o da competncia. d) operaes de crdito no so consideradas receitas. e) todas as receitas so oramentrias. Resoluo a) Incorreta. A arrecadao de receita de capital gera fato permutativo (permuta de valores entre as contas). Exemplo: receita de alienao de bens. Ocorre a entrada de recurso em bancos e concomitante baixa do bem do ativo do ente. b) Correta. Observe que o comando da questo pede quanto forma de registro. Todos os ingressos de recursos so registrados como receitas pela contabilidade pblica, porm, o simples ingresso no se enquadra no conceito especfico de receita, haja vista seu carter devolutivo, ou seja, so ingressos de terceiros. c) Incorreta. O regime contbil o de caixa para as receitas.

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO d) Incorreta. As operaes de crdito so receitas de capital. Observe que no foi especificado qual tipo de operao de crdito. As operaes de crdito por antecipao da receita ARO so receitas extraoramentrias. e) Incorreta. As operaes de credito por antecipao da receita ARO so consideradas receitas para fins de registro, porm, no so oramentrias, mas sim extra-oramentrias. Testes 1. (FCC TRE/PB Analista Judicirio 2007) Nas entidades de direito pblico, o exerccio financeiro vai de (A) 1o de janeiro a 31 de dezembro, com perodo adicional de 30 dias para liquidao de empenhos. (B) 2 de janeiro a 31 de dezembro. (C) 1o de janeiro a 31 de dezembro. (D) 1o de janeiro a 31 de dezembro, com perodo adicional de 60 dias para liquidao de empenhos. (E) 1o de janeiro a 30 de novembro. 2. (FCC TRE/PB Analista Judicirio 2007) A Lei no 4.320, de 1964 alcana, necessariamente: (A) Prefeituras, Administrao direta dos economia mista. Estados, sociedades de

(B) Fundaes de direito privado, empresas pblicas, Prefeituras. (C) Prefeituras, fundaes de direito pblico, empresas pblicas. (D) Administrao direta dos Estados, Prefeituras, autarquias. (E) Empresas pblicas, sociedades pblicas. de economia mista, fundaes

3. (ESAF - Analista Contbil-Financeiro - SEFAZ - CE 2006) Assinale a opo correta em relao dvida ativa da Fazenda Pblica constituda na forma prevista no art. 39 da Lei n. 4.320/64 e Portaria STN n. 564/2004. a) contabilizada como receita oramentria no ato da inscrio. b) A inscrio deve ser realizada na unidade detentora do crdito. c) A inscrio atinge somente o principal do crdito, ficando os encargos e demais acrscimos dispensados de registro. www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR: DEUSVALDO CARVALHO d) No recolhimento, uma receita no-efetiva e no afeta a situao patrimonial lquida do ente pblico. e) A contabilizao do cancelamento fato contbil permutativo. 4. (ESAF ACE/TCU 2006) De acordo com o que dispe o art. 35 da Lei n. 4.320/64, conclui-se que o regime contbil adotado pela Contabilidade Pblica em nosso Pas a) misto, sendo de caixa para as receitas e de competncia para as despesas. b) de competncia, para receitas e despesas. c) misto, sendo de competncia para as receitas e de caixa para as receitas. d) de caixa, para receitas e despesas. e) misto, sendo de caixa para as receitas e despesas correntes, e de competncia para as receitas e despesas de capital. Gabarito: 1c 2d 3d 4a Obrigado pela ateno! Fique em paz. Prof. Deusvaldo Carvalho

www.pontodosconcursos.com.br

61

Das könnte Ihnen auch gefallen