Sie sind auf Seite 1von 43

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CINCIA E TECNOLOGIA

SURGIMENTO, EVOLUO E IMPORTNCIA DA DIVULGAO CIENTFICA

Ana Lusa Vasconcelos Rezende e Thas Oliveira do Nascimento

Diamantina 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CINCIA E TECNOLOGIA

SURGIMENTO, EVOLUO E IMPORTNCIA DA DIVULGAO CIENTFICA

Ana Lusa Vasconcelos Rezende e Thas Oliveira do Nascimento

Orientador:

Ernani Aloysio Amaral

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Cincia e Tecnologia, como parte dos requisitos exigidos para a concluso do curso.

Diamantina 2013

SURGIMENTO, EVOLUO E IMPORTNCIA DA DIVULGAO CIENTFICA

Ana Lusa Vasconcelos Rezende e Thas Oliveira do Nascimento

Orientador:

Ernani Aloysio Amaral

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Cincia e Tecnologia, como parte dos requisitos exigidos para a concluso do curso.

APROVADO em 11 / 09 / 2013

_______________________________ Prof. Ms. Tarcila Mantovan Atolini - UFVJM

_______________________________ Prof. Dr. Flaviana Tavares Vieira - UFVJM

_______________________________ Prof. Dr. Ernani Aloysio Amaral UFVJM

Dedicamos este trabalho a nossos familiares e amigos.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus, por me abenoar e me amparar na f sempre. S ele para me dar a ddiva de ter uma famlia to abenoada e presente, amigos maravilhosos e conquistas dirias. Agradeo especialmente minha famlia, por sempre acreditar que eu sou capaz, e me apoiar nos momentos mais difceis, de fraqueza e de doena. Vocs esto do meu lado sempre, e tenho certeza que jamais me abandonaro em qualquer momento que eu precisar. Aos meus pais: Jorge Luiz Rezende e Miriam Sueli Vasconcelos Rezende por se sacrificarem tanto para me manter estudando e realizando meu sonho de estar formada. minha irm, amiga, companheira: Melina Vasconcelos Rezende por me ouvir, me entender e me incentivar sempre. Cada pedao da minha vitria inteiramente de vocs tambm. Amo muito vocs, obrigada por tudo! Sem vocs jamais chegaria at aqui. Agradeo aos meus docentes, por terem me proporcionado tanto aprendizado e de uma forma ou de outra, terem contribudo para a minha formao profissional. Meus sinceros agradecimentos especiais ao meu orientador Ernani Aloysio Amaral, pelo apoio e acompanhamento mpar neste trabalho, alm de sua pacincia e tranqilidade exemplares. Obrigada pela confiana! Agradeo aos meus queridos amigos, por tantos momentos maravilhosos que passei ao lado deles, e agradeo o apoio naqueles momentos em que mais precisei. A todos que de alguma forma marcaram minha vida, contribuindo para o meu sucesso. Especialmente a minha amiga, parceira e companheira de TCC: Thais Oliveira do Nascimento, que esteve ao meu lado nestes 3 anos, onde juntamos muitas histrias pra contar. Aqueles que no posso deixar de mencionar, pois enxugaram cada lgrima e vibraram com cada sucesso meu: Alice Gonalves, Thain Ferreira, Natanny Simes, Lorena Guimares, Rafael Garcia e Matheus Lages. Sem o apoio de vocs no chegaria to longe. minha querida Diamantina que me proporcionou tanto crescimento pessoal e interior, me fez conhecer a essncia das pessoas, e me proporcionou tantos momentos mgicos. Meus agradecimentos eternos. Ana Lusa Vasconcelos Rezende.

Hoje, uma nova etapa se concretiza, um objetivo que mais parece um sonho enfim se torna real. Muitas vezes duvidei se conseguiria, mas com muito esforo, determinao, pacincia, perseverana, confiana e f, consegui chegar at aqui. E nada disso eu conseguiria apenas sozinha. Agradeo de corao a todos aqueles que colaboraram e foram peas chaves para que este sonho pudesse ser concretizado. Agradeo primeiramente a Deus, pelo dom da vida e por ser meu guia em todos os meus passos. Agradeo aos meus pais, Vander e Simone, meus maiores exemplos. Obrigada por todo o amor, o incentivo, toda a pacincia, toda a confiana, toda a presena, todos os ensinamentos e toda a preocupao que sempre tiveram comigo para que eu possa sempre caminhar para frente e jamais desistir dos meus objetivos. Sei que quando sofri nessa jornada vocs tambm sofreram juntos, mas tenho certeza que a minha alegria nesse momento tambm a de vocs. Obrigada por tudo! Amo vocs. Ao meu irmo Luiz Otvio, por todo amor, carinho, conselhos e por toda a confiana que sempre depositou em mim. Fao aqui tambm um agradecimento especial a minha querida e amada Vov Toc, a senhora no tem ideia do tamanho do meu amor por voc! Obrigada por ser essa segunda me to dedicada, presente e que no poupa esforos para que eu seja feliz. Te amo muito gatinha. A todos os meus familiares que sempre estiveram presentes, ainda que distncia, e tambm aqueles que j partiram, mas que estaro sempre em meu corao, obrigada por incentivarem a realizao desse sonho. Ao meu orientador Ernani Aloysio Amaral que com muita pacincia e ateno, dedicou do seu valioso tempo para me orientar em cada passo deste trabalho e a minha querida Estrelinha, Ana Lusa Vasconcelos Rezende, amiga para todas as ocasies e parceira na realizao deste trabalho, obrigada por todos os momentos em que fomos estudiosas, brincalhonas, atletas, msicas e cmplices. Quando se sonha sozinho apenas um sonho. Quando se sonha juntos o comeo da realidade. (Dom Quixote). Obrigada a todos que, mesmo no estando citados aqui, tanto contriburam para a concluso desta etapa . Essa conquista no s minha, mas de todos vocs!!!

Thas Oliveira do Nascimento. 5

RESUMO

A divulgao cientfica se d atravs da utilizao de recursos, tcnicas, processos e produtos para a veiculao de informaes cientficas, tecnolgicas ou associadas a inovaes ao pblico leigo. Esta ser o canal que possibilitar populao a integrao do conhecimento cientfico sua cultura. Diferentemente da comunicao cientfica que se volta para os especialistas em reas de conhecimento, a divulgao cientfica est voltada para um pblico que no tem obrigatoriamente formao tcnico-cientfica. So pessoas que tem apenas percepo difusa do que Cincia e Tecnologia e que muitas vezes encerra equvocos em suas percepes. Na divulgao cientfica, necessria uma decodificao da linguagem cientfica para acesso do pblico leigo. Enfim, a divulgao cientfica tem funo primordial de democratizar o acesso ao conhecimento cientfico e estabelecer condies para a chamada alfabetizao cientfica. Consolidar e melhorar a divulgao cientfica e ampliar seu alcance para torn-la verdadeiramente democrtica tornou-se um dos maiores desafios da atualidade. Este trabalho traz um resumo dos aspectos histricos da divulgao cientfica, sua importncia e problemas, trs um pouco da vida e obra de um dos maiores incentivadores da divulgao cientfica do pas: Jos Reis, e fez-se um estudo piloto investigando a concepo dos alunos da UFVJM a respeito do assunto. Notou-se uma confuso de conceitos dos alunos relacionada comunicao cientfica, e uma falta de percepo desta prtica no seu dia-a-dia. Ao selecionar a ordem de importncia de alguns temas, obteve-se o ranking: 1 lugar: sade; 2 lugar: cincia; 3 lugar: justia; 4 lugar: segurana; 5 lugar: tica; 6 lugar: economia; 7 lugar: cultura.

Palavras-chave: divulgao cientfica, comunidade cientfica, alfabetizao cientfica, Jos Reis.

ABSTRACT

Scientific dissemination is made through the use of resources, techniques, processes and products for the transmission of scientific, technological and innovation associated with the lay public. This is the channel that will allow the population to integrate scientific knowledge into their culture. Unlike scientific communication that turns to experts in the areas of knowledge, scientific dissemination is directed to an audience that does not necessarily have technical and scientific training. These are people who have only diffuse perception of what is science and technology and it often ends misconceptions in their perceptions. In scientific dissemination, decoding is required to access the scientific language of the lay public. Anyway, science communication plays a fundamental role to democratize access to scientific knowledge and to establish conditions for the so-called scientific literacy. Consolidate and improve the scientific dissemination and extend their reach to make it truly democratic has become one of the biggest challenges today. This work summarizes the historical aspects of scientific dissemination, its importance and problems, back a little of the life and work of one of the biggest supporters of science communication in Brazil: Jos Reis, and it presents a pilot study investigating the knowledge of undergraduate students in Science an Technology from scientific dissemination. UFVJM about

Keywords: scientific dissemination, scientific community, scientific literacy, Jos Reis.

LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 O que voc entende por divulgao cientfica? ................................ FIGURA 2 Qual a diferena entre comunicao cientfica e divulgao cientfica?........................................................................................................................................ FIGURA 3 Qual o papel da divulgao cientfica para CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade)?.......................................................................................... FIGURA 4 Quo importante a divulgao de informaes cientficas para o desenvolvimento socioeconmico brasileiro?............................................................ FIGURA 5 Qual o papel do cientista na divulgao e na atualizao dos dados cientficos? ................................................................................................................ FIGURA 6 Como voc avalia a situao da divulgao cientfica no Brasil atualmente? ............................................................................................................... FIGURA 7 - O que deve ser feito para melhorar a divulgao cientfica no Brasil? ....................................................................................................................... FIGURA 8 Classificao da importncia da cincia para o desenvolvimento de uma sociedade...................................................................................................... FIGURA 9 Voc conhece alguma iniciativa de divulgao cientfica na UFVJM? .................................................................................................................... FIGURA 10 Como voc avalia a divulgao cientfica na UFVJM? .................... 21

22

23

24

25

27

28

30

31 32

LISTA DE TABELAS TABELA 1 - Aspectos importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira......................................................................................................................

29

LISTA DE ABREVIATURAS ABRADIC Associao Brasileira de Divulgao Cientfica ABC Associao Brasileira de Cincia BC&T Bacharelado em Cincia e Tecnologia CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CTS - Cincia Tecnologia e Sociedade ECA Escola de Comunicao e Artes PISA- Programa Internacional de Avaliao dos Estudantes SPBC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro UNICAMP Universidade Estadual de Campinas USP Universidade de So Paulo

10

SUMRIO

INTRODUO.................................................................................................... MTODOS............................................................................................................ REVISO DE LITERATURA............................................................................ 1 BREVE HISTRICO DA DIVULGAO CIENTFICA NO BRASIL.... 2 A IMPORTNCIA DA DIVULGAO CIENTFICA................................ 3 PROBLEMAS DA DIVULGAO CIENTFICA........................................ 4 PRMIO JOS REIS DE DIVULGAO CIENTFICA 5 UM ESTUDO PILOTO: Como os alunos do Bacharelado em Cincia e Tecnologia entendem Divulgao Cientfica........................................................ DISCUSSO............................................................................................................. CONCLUSO.......................................................................................................... REFERNCIAS....................................................................................................... ANEXO I .................................................................................................................

12 13 13 13 16 17 19

20 33 36 37 39

11

INTRODUO Desde o sculo XX, a produo de conhecimento tem crescido vertiginosamente. Entretanto, uma das principais questes relacionadas produo do conhecimento a extenso dele comunidade. Fazer com que o conhecimento adquirido em pesquisas e dentro de instituies de ensino seja acessvel populao um desafio a ser enfrentado. A divulgao de conhecimento cientfico o foco deste trabalho. Segundo Henrique Csar da Silva:
Parece que o termo divulgao cientfica, longe de designar um tipo especfico de texto, est relacionado forma como o conhecimento cientfico produzido, como ele formulado e como ele circula numa sociedade como a nossa (SILVA, 2006).

A divulgao cientfica se d atravs da utilizao de recursos, tcnicas, processos e produtos para a veiculao de informaes cientficas, tecnolgicas ou associadas a inovaes ao pblico leigo. Este ser o canal que possibilitar ao pblico a integrao do conhecimento cientfico sua cultura. Diferentemente da comunicao cientfica que se volta para especialistas em reas de conhecimento, a divulgao cientfica est voltada para pessoas que no tm obrigatoriamente formao tcnico-cientfica. um pblico que tem apenas percepo difusa do que Cincia e Tecnologia e que muitas vezes encerra equvocos em suas percepes. Na divulgao cientfica, necessria uma decodificao da linguagem cientfica para acesso do pblico leigo (BUENO, 2009). Por outro conceito, Regina Helena Porto Francisco diz que aquilo que se entende por divulgao cientfica o estudo de um fenmeno natural ou qualquer assunto pesquisado pelos profissionais das reas de Cincias e Tecnologias, seguido pela apresentao da anlise dos seus resultados em uma linguagem apropriada ao pblico leigo (FRANCISCO, 2013).

12

Em outro ponto de vista, Carlos Vogt definiu divulgao cientfica:


Os eventos, como as feiras, os museus, os prmios e as premiaes, e os textos, as revistas, os jornais, enfim, a divulgao da cincia de uma forma geral, apresenta um papel de motivao e de mobilizao da sociedade para o amor da cincia e do conhecimento, nos constituindo, no necessariamente como profissionais, mas como amadores da cincia, e tm em comum a caracterstica de, na espiral da cultura cientfica, se situarem no terceiro e no quarto quadrantes, os do ensino para a cincia e o da divulgao cientfica, embora, na verdade, se distribua a todos eles (VOGT, 2011).

Este trabalho tem por base levantar os conceitos da divulgao cientfica, investigar a importncia desta prtica para a nossa sociedade e fazer um breve histrico da evoluo divulgao cientfica no Brasil. Fez-se, tambm, um estudo das principais iniciativas de divulgao cientfica e sobre a vida de um dos maiores incentivadores de difuso de conhecimento cientfico do Brasil: Jos Reis. Tambm foi realizado um breve

levantamento de dados sobre o conhecimento dos alunos da UFVJM a respeito do assunto.

MTODOS Para a realizao deste estudo, fez-se um levantamento e anlise de artigos, livros, teses e perdicos relacionados ao tema da divulgao cientfica. Os artigos utilizados como fonte de pesquisa foram coletados em bases de dados como Scielo, Peridicos CAPES ou identificados em stios de busca na rede mundial de computadores. Foram consultados, tambm, stios de revistas de divulgao cientfica indexadas. Para investigar a percepo e o entendimento de alunos do Bacharelado em Cincia e Tecnologia (BC&T) sobre o conceito de divulgao cientfica, formas de divulgao e importncia atribuda a essa prtica, foi elaborado um questionrio como instrumento de coleta de dados. O questionrio foi aplicado a alunos do BC&T como um estudo piloto sobre o tema. Os dados coletados foram transformados em representaes grficas utilizando o programa Microsoft Excel.

REVISO DE LITERATURA

13

1 BREVE HISTRICO DA DIVULGAO CIENTFICA NO BRASIL

O estudo da divulgao cientfica numa perspectiva histrica se faz necessrio, pois atravs dele pode-se entender melhor o que acontece atualmente no Brasil em termos cientficos, culturais, polticos e econmicos. Em nosso pas, pouco se conhece a respeito da divulgao cientfica em perodo anterior ao sculo XVIII, tanto que, nesse perodo considerada praticamente inexistente a divulgao de cincia no pas (MENDES, 2006). A partir de um ponto de vista cultural, o Humanismo e o Renascimento, ao chegarem ao Brasil, ampliaram um pouco o interesse pela natureza fsica das coisas. Do ponto de vista econmico, houve na poca uma grande ascenso da burguesia, que demonstrava interesse pela cincia (ALBAGLI, 1996). Nos sculos XVI, XVII e XVIII o Brasil era ainda uma colnia de explorao portuguesa, e o acesso informao comeou bem raro aps o sculo XVIII com os jesutas, que detinham o poder da educao. O pouco das informaes cientficas veiculadas por eles na poca proveniente da Europa e provavelmente foi adquirida por eles ainda no velho continente. O nico interesse do governo na cincia na poca era apenas militar, como astronomia e geografia (MOREIRA; MASSARANI, 2002). Uma das primeiras preocupaes com a difuso da cincia ocorreu em 1772, com a criao da Academia Cientfica do Rio de Janeiro, assim como a Sociedade literria do Rio de Janeiro, em 1794. Porm, nenhuma delas progrediu, devido a aspectos polticos da poca. A partir de ento, nota-se divulgao da cincia no sculo XIX, quando os brasileiros que estudavam na Europa, voltavam ao Brasil vindo da Corte Portuguesa, e quando o governo liberou a impresso (FREITAS, 2006). Com a revoluo industrial na Europa, no final do sculo XIX, houve uma crescente onda da divulgao da cincia, que refletiu em menor escala no Brasil. Porm ainda assim, esse acesso informao era privilgio de poucos, pois o nmero de instituies de ensino era baixssimo, sendo voltado para medicina e engenharia. O analfabetismo reinava sobre a populao e ainda havia escravido (MOREIRA; MASSARANI, 2002). Em meados de 1860, houve uma crescente ampliao da divulgao cientfica no pas, conectada tambm criao da ligao telegrfica entre a Europa e Brasil, e a criao

14

de revistas, tais como: Revista Brazileira - Jornal de Sciencias, Letras e Artes (1857), Revista do Rio de Janeiro (1876), Cincia para o povo (1881), Revista do observatrio (1886), dentre outras. Tambm foram realizadas conferncias como Conferncias populares da Glria, que foi uma das maiores iniciativas cientficas da poca, e jornais como: Jornal do Comrcio, Dirio do Rio de Janeiro, dentre outros (MOURA, 2006). No sculo XX, a divulgao cientfica no estava devidamente difundida ainda. Porm j se notava grande interesse de mdicos, engenheiros e cientistas por essa rea. Dois passos importantssimos para a ascenso da divulgao cientfica foram a criao da Academia Brasileira de Cincias ABC (1922) e a criao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro (1923). Naquela poca, a criao da Rdio funcionou como a internet nos dias de hoje, pois abrangia uma grande regio do pas de uma forma acessvel e barata, difundindo cincia, para a populao leiga (FREITAS, 2006). Aps a segunda guerra mundial houve uma forte mudana na relao entre cincia e sociedade. Foi questionado o papel da divulgao cientfica quando esta foi relacionada produo de artefatos militares, como bombas e armas. Isso causaria um impacto negativo da produo de cincia para a sociedade. Inseridos neste contexto, comearam uma produo de divulgao cientfica orientada (ALBAGLI, 1996). Em 1970, em um perodo que o Brasil passava por um regime de ditadura militar, foram criadas reunies anuais para tratar de assuntos de cincia e tecnologia, que tambm viraram reunies de oposio ao governo, que exilava muitos cientistas na poca. Os organizadores pertenciam SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia), e sua principal ao de destaque foi a criao da revista Cincia Hoje (1982) que futuramente props a publicao em ambientes virtuais (MOURA, 2006). A partir de ento, cada ano que se passava havia um aumento significante no nmero de publicaes em revistas, jornais, rdio, conferncias, televiso, internet, entre outros, principalmente nas ltimas trs dcadas. Atualmente, mesmo no sendo o ideal, comparado antigamente h um progresso enorme na divulgao e criao de cincia no pas. O investimento em universidades e formao de novos pensadores, com a ajuda de

15

todos os meios de comunicao citados acima, contribuiu e ainda contribuem para tal progresso nessa rea (MOREIRA; MASSARANI, 2002). Nos ltimos anos, foram criados cursos de especializao, doutorado e mestrado dedicados em parte a estudar e desenvolver a produo acadmica em divulgao cientfica, contendo teses, monografias e dissertaes. Universidades como USP (Universidade de So Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) so algumas das universidades que oferecem esses cursos (MOREIRA; MASSARANI, 2012).

2 A IMPORTNCIA DA DIVULGAO CIENTFICA

A unio da cincia e da tecnologia sempre foi imprescindvel para a evoluo da sociedade. Para que a populao participe dessa evoluo, necessrio o desenvolvimento do pensamento crtico que deveria ser introduzido nos primeiros anos de ensino. O conhecimento adquirido desde os anos iniciais pode ser consolidado e ampliado pela divulgao cientfica (VALRIO, 2006). Um dos muitos objetivos da divulgao cientfica assistir algumas atividades educacionais propondo uma forma de expandir conhecimento que atraia e agrade os estudantes. Sendo assim, importante a participao dos cientistas, tanto no entendimento da realidade da sociedade, quanto na veracidade e confiabilidade do conhecimento disseminado (PARDINI; TORRESI, 2012). Uma das maiores barreiras enfrentadas pela sociedade a falta de conhecimento necessrio para entrar em discusses no mbito cientifico/tecnolgico. Nesse meio, a divulgao cientifica aparece como instrumento de insero dos cidados atravs de diferentes meios de comunicao, como: jornais dirios, rdios, exposies, teatros, audiovisual, conferncias pblicas, livros, entre outros. Isto instiga neste pblico a capacidade de analisar os impactos da cincia e tecnologia na sociedade e estabelece entre o desenvolvimento da populao e a evoluo cientfica/tecnolgica uma unio (VALRIO, 2006; SILVA; AUROCA, 2002).

16

Entretanto, um novo ordenamento entre essa unio instiga a sociedade a analisar e questionar o real papel da cincia e tecnologia nas suas vidas e sua relevncia. Com a precariedade de ensino na rea da cincia, principalmente no Brasil, necessita-se de investimentos que contribuam efetivamente para a melhora desse ensino fora do ambiente escolar. Destacando assim a importncia da divulgao cientifica que assume um papel de complemento educativo e serve como ponte na reconstruo entre as relaes da cincia/tecnologia com a populao (MOREIRA, 2004).

3 PROBLEMAS DA DIVULGAO CIENTFICA A consolidao da divulgao cientifica principalmente no Brasil, ainda est por ser feita, tornando essa propagao de conhecimento um meio cada vez mais eficaz. A divulgao cientifica enfrenta muitas barreiras no processo de seu firmamento, entre elas est forma como aborda o aperfeioamento cientfico/tecnolgico. At hoje os veculos de divulgao, como jornais, revistas, televiso e internet, no tem dado nfase ao aspecto educativo, no desenvolvendo na sociedade a formao de uma viso crtica para com a cincia/tecnologia. Em meios de divulgao com menos fora de introduo social, a riqueza de contedo se faz mais presente, entretanto, em meios de maior peso na sociedade, a divulgao cientfica/tecnolgica se faz bastante simplificada e muitas vezes fora de contexto (VALRIO, 2006). Outro agravante de se realizar a divulgao cientfica o prprio fato de os cientistas no saberem divulgar seus experimentos, pois ainda no esto seguros e devidamente aptos comunicao com a sociedade. Porm de conhecimento de todos os cientistas a importncia de que a atividade cientifica seja acessvel a todos (PARDINI; TORRESI, 2012).

17

Entretanto, no mundo acadmico e nas universidades muitas vezes se atribui grande valor quantidade de produo de conhecimento e comunicao cientfica entre pares, expressa em termos de artigos publicados em revistas especializadas. Por outro lado, pouca importncia atribuda divulgao cientfica que em certas ocasies vista como uma atividade de segundo plano e realizada apenas esporadicamente. Apesar do pouco valor atribudo a divulgao cientfica, a difuso das anlises e dos resultados de experimentos de extrema importncia para instigar a quebra de paradigmas envolvendo o que era considerado desconhecido. Assumindo um papel reflexivo diante dos impactos scio/culturais das novas descobertas. Apesar de a cincia estar cada vez mais prxima da sociedade, nota-se tambm que est proporcionalmente complexa. Quando unido ao fato, j retratado, de que as pessoas usam a cincia e tecnologia sem se dar conta disso, aumenta o grau de dificuldade de resoluo do problema (PARDINI; TORRESI, 2012). Alm do que foi exposto acima, importante considerar a necessidade de melhoria da qualidade do material de divulgao e o aprimoramento na formao dos divulgadores, que ainda se apresentam deficientes para lidarem com os temas da cincia/tecnologia (VALRIO, 2006; VALRIO, 2005). Existe a necessidade de se desenvolverem mecanismos com a funo de envolver e instigar as pessoas a questionarem e atuarem sobre a cincia e no somente serem avisadas dos seus progressos. Richard Feynman, ganhador do Prmio Nobel de Fsica, relatou aps sua estadia no Brasil a sua preocupao diante da forma com que o pas estava passando seus ensinamentos populao, ensinando-os a decorar conceitos e frmulas sem estimular a real compreenso do tema abordado. Isto demonstra a inclinao em apenas informar os cidados sobre os avanos na rea cientfica/tecnolgica e no em apresentar-lhes reais condies de entendimento e participao no mundo ao seu redor. Justificando a dificuldade da insero de notcias envolvendo o assunto na mdia, a inaptido dos jornalistas em abord-las e dos pesquisadores em esclarec-las (DUARTE, 2004).

18

O maior desafio das instituies desenvolver no somente o interesse pela cincia, mas que atravs dela encontre respostas para compreender o mundo que a cerca e a partir de ento poder transform-lo. Por isso necessrio um maior investimento na disseminao da cincia e tecnologia (DUARTE, 2004). Outro problema a rejeio dos pesquisadores em disseminar o conhecimento adquirido para o pblico leigo. Alm da carncia na formao bsica da populao, o marketing cientfico criado pelas instituies em relao divulgao cientifica, dando nfase principalmente aos seus interesses acadmicos. Entretanto, atribui-se pequeno valor dimenso educativa da divulgao. Isso constitui uma das vrias barreiras a serem ultrapassadas para melhorar a unio e o dilogo entre cientistas, educadores, universidades e a populao como um todo (VALRIO, 2006; VALRIO, 2005).

4 PRMIO JOS REIS DE DIVULGAO CIENTFICA

Na rea da divulgao cientfica existe o Prmio Jos Reis, que premia as melhores iniciativas da rea. Este um prmio nacional concedido pelo CNPq, para um individuo, seja pesquisador ou jornalista, que tenha contribudo para a melhoria da divulgao cientfica no pas. Jos Reis, nascido em 12 de junho de 1907 na regio de Itabora (Rio de Janeiro), seguiu as carreiras de mdico e jornalista, tambm trabalhou com microbiologia. Apesar de ter uma famlia grande que usufrua de poucos recursos, sempre considerou a educao como princpio e forma de ascenso. Naquela poca apenas as famlias de elite seguiam a carreira de cientista, porm Jos Reis sofreu grande influncia de seu irmo Othelo Reis que lecionava no Colgio Pedro II, no qual Jos Reis estudou e obteve uma formao diferenciada (MENDES, 2006). Sua histria com a divulgao cientfica comeou quando ao trabalhar com aves, passou a escrever folhetos e livros sobre aves para a populao. Durante a revoluo de 1964, fez parte da redao da folha de So Paulo. Comeou a trabalhar em 1929 no Instituto Biolgico e se aposentou em 1958. Aps sua aposentadoria, dedicou-se 19

exclusivamente divulgao cientfica, recebendo de maneira merecida o ttulo de pai da divulgao cientfica do Brasil (REBOUAS; BACILIERI, 2005; MENDES, 2006). Em 1948, junto a outros pesquisadores importantes, criou a SBPC. Em sua homenagem foi criado, em 1992, o Ncleo Jos Reis de Divulgao Cientfica, localizado no ECA/USP. Em 12 de junho de 2001, participou da fundao da Associao Brasileira de Divulgao Cientfica ABRADIC (MENDES, 2006). Em 16 de maio de 2002, veio a falecer devido pneumonia, em So Paulo, onde viveu maior parte de sua vida. Existem inmeros livros biogrficos e autobiogrficos sobre vida e carreira de sucesso de Jos Reis, e todos trazem uma imagem de um profissional que se preocupa, principalmente, em beneficiar o pas (REBOUAS; BACILIERI, 2005; MENDES, 2006). Segundo Marta Ferreira Abdala Mendes:

A divulgao cientfica realizada por Jos Reis insere-se na tradio existente no pas de se levar propostas educativas e cientficas populao a partir de aes prticas ligadas ao Museu Nacional, Radio Sociedade e ao cinema educativo desde o final do sculo XIX. (MENDES, 2006)

Jos Reis deixou vrios legados para a cincia como a criao de vrios rgos de divulgao cientfica. O prmio Jos Reis, alm de premiar, tambm estimula maiores iniciativas para esta rea. 5 UM ESTUDO PILOTO: Como os alunos do Bacharelado em Cincia e Tecnologia entendem Divulgao Cientfica Considerando que a divulgao cientfica e uma educao para a Cincia ainda est em consolidao no Brasil, props-se um estudo piloto a fim de investigar a concepo dos discentes do BC&T sobre divulgao cientfica. Foi elaborado e aplicado um questionrio (vide ANEXO I) que levanta alguns pontos importantes a respeito da divulgao cientfica. Este instrumento de coleta de dados foi aplicado a alunos do Bacharelado em Cincia e Tecnologia do ICT (Instituto de Cincia e Tecnologia) - UFVJM. Todas as informaes relatadas abaixo esto representadas nos grficos. Foram impressos e distribudos 100

20

questionrios, porm 73 questionrios foram recolhidos, e as porcentagens abaixo foram baseadas neste nmero. Ao se tratar do conceito puro de divulgao cientfica, notou-se que cerca de 43% dos alunos confundiram o conceito de divulgao cientfica, que se trata da transmisso do conhecimento para o publico leigo, com comunicao cientfica, que se d atravs da troca de informaes entre especialistas de uma certa rea. A segunda alternativa mais assinalada foi a opo correta do conceito de divulgao cientfica (33%). Cerca de 18% dos alunos acharam que divulgao cientifica era apenas apresentao em congressos de cincia e aproximadamente 7% no tiveram condies de opinar. Isso mostra que a maioria dos alunos no tem a concepo correta do que divulgao cientfica, mesmo convivendo com esta de diversas formas na universidade. Eles so capazes de vivenciar e at praticar a extenso do conhecimento, porm muitas vezes no percebem que o esto fazendo.

Questo 1
6.80%

1 opo 32.90% 42.50% 2 opo 3 opo 4 opo 17.80%

Figura 1: O que voc entende por divulgao cientfica?

Opes apresentadas: 1 opo: Divulgao de trabalhos e conhecimento cientfico entre especialistas de uma determinada rea. 2 opo: Divulgao de trabalhos e conhecimento cientfico em congressos de cincia.

21

3 opo: Divulgao de trabalhos e conhecimento cientfico para leigos. 4 opo: No tenho opinio sobre o que seria divulgao cientfica ou no conheo o significado dessa expresso. Quando o assunto abordado foi a diferena entre divulgao cientfica e comunicao cientfica, 51% dos alunos souberam diferenciar os conceitos corretamente. Cerca de 21% acharam que ambas so formas de apresentar trabalhos cientficos para a populao e 19% trocaram os conceitos. Aproximadamente 1% disse que no h diferena entre as concepes e 8% no souberam opinar.

Questo 2
1% 8% 1 opo 21% 51% 19% 2 opo 3 opo 4 opo 5 opo

.
Figura 2: Qual a diferena entre comunicao cientfica e divulgao cientfica?

Opes apresentadas: 1 opo: A comunicao cientfica direcionada ao pblico especialista em determinadas reas de conhecimento enquanto a divulgao cientfica voltada para leigos.

2 opo: A comunicao cientfica direcionada ao pblico leigo, enquanto a divulgao cientfica voltada ao pblico especialista em determinadas reas de conhecimento.

3 opo: Ambas so formas de apresentao de trabalhos cientficos para a populao.

22

4 opo: No h diferena.

5 opo: No tenho condies de opinar sobre essa questo ou no conheo a diferena entre comunicao cientfica e divulgao cientfica. O terceiro assunto abordado foi o papel da divulgao cientfica para a CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade). A maioria dos alunos (69%) opinaram que a divulgao cientfica tem papel benfico para a CTS, levando conhecimento cientfico para a populao. Cerca de 29% apresentaram uma concepo parcialmente errnea a respeito deste assunto, demonstrando que o papel benfico, porm estes alunos acham que o benefcio apenas em prol dos pesquisadores e cientistas. Isto se deve ao acmulo de informaes equivocadas a respeito do conceito de divulgao cientfica. Apenas 4% dos alunos afirmaram que no faz diferena, pois a populao leiga no se interessa, ou no tem base para entender trabalhos de cunho cientfico. Nenhum aluno selecionou a alternativa em que dizia que tem um papel malfico e 1% no souberam opinar.

Questo 3
1% 4% 1 opo 26% 2 opo 3 opo 4 opo 69% 5 opo

Figura 3: Qual o papel da divulgao cientfica para CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade)?

Opes apresentadas:

23

1 opo: A divulgao cientfica tem um papel benfico, levando conhecimento cientfico populao. 2 opo: A divulgao cientfica tem um papel benfico, ampliando conhecimento cientfico de pesquisadores e cientistas. 3 opo: No faz diferena, pois a populao leiga no se interessa ou no tem base para entender trabalhos de cunho cientfico. 4 opo: Tem papel malfico, pois certos trabalhos cientficos podem levar ao questionamento de valores culturais e religiosos importantes para a sociedade. 5 opo: Desconheo o assunto ou no tenho condies de opinar. Foi questionado aos alunos o quo importante a divulgao de informaes cientficas para o desenvolvimento scio-econmico brasileiro e os dados coletados foram: 92% consideraram muito importante, 3% consideraram importncia mediana, 1% consideraram pouco importante, e 4% no souberam opinar. Isso mostra que apesar de terem algumas concepes erradas sobre o assunto, a maioria dos alunos tem uma boa noo da importncia da difuso da cincia para o desenvolvimento brasileiro.

Questo 4
1% 3% 4% 1 Opo 2 Opo 3 Opo 4 Opo 92%

24

Figura 4: Quo importante a divulgao de informaes cientficas para o desenvolvimento socioeconmico brasileiro?

Opes apresentadas: 1 opo: Muito importante. 2 opo: Importncia mediana. 3 opo: Pouco importante. 4 opo: Desconheo o assunto. O prximo questionamento foi a respeito do papel do cientista na divulgao e atualizao dos dados cientficos. Cerca de 50% dos alunos escolheram a opo na qual diz que o cientista deve realizar investigaes cientficas, e sempre que possvel e til, divulgar essas informaes comunidade em geral. Aproximadamente 40% dos alunos acham que cabe ao cientista realizar pesquisas cientficas e repassar as informaes apenas comunidade cientfica. Esse nmero considerado alto, pois foi possvel perceber que os alunos entendem a importncia de se divulgar a cincia para a populao. Esta alta estatstica pode ter ocorrido devido m interpretao dos alunos, ou dificuldade de entender o conceito de comunidade cientfica. Aproximadamente 5% diz que a

responsabilidade das informaes divulgadas inteiramente do cientista e 4% no souberam opinar.

25

Questo 5
4% 5% 1 Opo 2 Opo 40% 50% 3 Opo 4 Opo

Figura 5: Qual o papel do cientista na divulgao e na atualizao dos dados cientficos?

Opes apresentadas: 1 opo: O cientista tem o conhecimento tcnico e cabe a ele todas as responsabilidades da divulgao de informaes cientficas. 2 opo: Cabe ao cientista realizar pesquisas cientficas e repassar as informaes comunidade cientfica. 3 opo: O Cientista deve realizar investigaes cientficas e, sempre que possvel e til, divulgar essas informaes comunidade em geral. 4 opo: Desconheo o assunto.

O sexto tpico abordado instigava os alunos a avaliar a situao da divulgao cientfica no Brasil atualmente. Cerca de 94% dos alunos tiveram um timo senso de avaliao ao responder que apesar do aumento nas ltimas dcadas, ainda h pouca divulgao cientfica no Brasil. Aproximadamente 3% disseram que no h nenhuma, ou quase nenhuma divulgao no Brasil e 3% no souberam opinar. Ningum selecionou a 26

alternativa que dizia que h divulgao abrangente para toda a populao. Isso nos mostra que apesar do dficit de conhecimento a respeito do conceito de divulgao, os alunos conseguem identificar que informaes cientficas so veiculadas por diversos meios na sociedade, sendo capazes de avaliar em um certo perodo de tempo a ampliao da divulgao de informao cientfica.

Questo 6
3% 3% 0%

1 Opo 2 Opo 3 Opo 4 Opo 94%

.
Figura 6: Como voc avalia a situao da divulgao cientfica no Brasil atualmente?

Opes apresentadas: 1 opo: H divulgao abrangente a toda a populao. 2 opo: Apesar do aumento nas ltimas dcadas, ainda h pouca divulgao cientfica no pas. 3 opo: Nenhuma, ou quase nenhuma divulgao. 4 opo: Desconheo o assunto. A stima pergunta questionava os alunos sobre o que deve ser feito para melhorar a divulgao cientfica no Brasil. Quase metade dos alunos (49%) disse que seria importante criar, como em outros pases, um programa nacional de incentivo divulgao cientfica.

27

Praticamente a outra metade (48%) afirma que importante estimular e valorizar iniciativas de divulgao cientfica pelos pesquisadores e cientistas. Cerca de 3% dos alunos no souberam opinar e ningum selecionou a alternativa que j existe divulgao suficiente nos meios de comunicao e nas escolas.

Questo 7
3%

1 Opo 49% 48% 2 Opo 3 Opo 4 Opo

0% Figura 7: O que deve ser feito para melhorar a divulgao cientfica no Brasil?

Opes apresentadas: 1 opo: Seria importante criar, como tem acontecido em outros pases, um programa nacional de divulgao cientfica. 2 opo: J existe divulgao suficiente nos meios de comunicao e nas escolas. 3 opo: Estimular e valorizar iniciativas de divulgao cientfica pelos pesquisadores e cientistas. 4 opo: Desconheo o assunto ou no tenho sugesto. Foi pedido aos alunos que enumerassem, de 1 a 7, em ordem crescente, os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Os dados colhidos esto representados na tabela abaixo. Nota-se que os dados da tabela foram bem balanceados,

28

mas o que chama ateno o fato de nenhum aluno ter colocado a opo segurana em primeiro lugar, pois a situao brasileira neste quesito deixa muito a desejar. O cenrio brasileiro atual nos traz, com o aumento populacional, um aumento de todos os tipos de violncia. Os alunos priorizaram muito a sade em primeiro lugar, o que j era esperado, visto que as condies da sade pblica no Brasil ainda tm muito que ser melhorada, e uma questo fundamental para uma boa qualidade de vida dos cidados. Outro fato que nos despertou interesse, foi a maior parte dos alunos ter escolhido cincia em segundo lugar, o que nos mostra uma concepo muito positiva acerca da importncia da cincia e educao na vida dos estudantes. Tabela 1 Aspectos importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Justia Segurana Prioridade 1 Prioridade 2 Prioridade 3 Prioridade 4 Prioridade 5 Prioridade 6 Prioridade 7 16,4% 13,4% 20,5% 16,4% 19,2% 6,8% 7,3% 0% 17,8% 20,5% 23,4% 17,8% 17,8% 2,7% Sade 38,3% 20,5% 20,5% 6,8% 9,6% 1,4% 2,3% Cincia 9,6% 23,4% 5,5% 19,1% 14% 15% 13,4% Economia 13,4% 5,4% 13,4% 15% 10,9% 21,9% 20% Cultura 5,5% 11% 6,8% 5,5% 16,4% 16,4% 38,4% tica 16,4% 9,6% 11% 12,3% 15,1% 21,9% 2,7%

Ranking das opes mais selecionadas:

1 lugar: SADE. 2 lugar: CINCIA. 3 lugar: JUSTIA. 4 lugar: SEGURANA. 5 lugar: TICA. 6 lugar: ECONOMIA. 7 lugar: CULTURA.

29

Questo 8 - CINCIA
13% 10% Prioridade 1 Prioridade 2 15% 23% Prioridade 3 Prioridade 4 Prioridade 5 14% 19% 6% Prioridade 6 Prioridade 7

Figura 8: Classificao da importncia da cincia para o desenvolvimento de uma sociedade.

Para avaliar a divulgao cientfica dentro da UVJM, foi perguntado aos alunos se eles conheciam alguma iniciativa de divulgao dentro da universidade. A maioria dos alunos (64%) disseram que no conhecem nenhuma iniciativa dentro da universidade. Cerca de 38% disseram que conhecem, e citaram alguns como Radio Cincia, Jornal, etc. Uma interpretao cabvel para estas estatsticas que os alunos podem conhecer formas de divulgao cientfica na universidade, porm no o identificam como tal.

30

Questo 9

36% 1 Opo 2 Opo 64%

Figura 9: Voc conhece alguma iniciativa de divulgao cientfica na UFVJM?

Opes apresentadas: 1 opo: Sim. 2 opo: No.

Foi perguntado sobre a avaliao da divulgao cientfica na universidade, porm dessa vez pedia-se a classificao desta, e os dados foram: 0% tima; 12% boa; 29% mdia; 25% regular; 3% incipiente ou inexistente; e 32% no tiveram condies de opinar. Visto que a maioria dos alunos respondeu que no conhecem nenhum tipo de divulgao cientfica na universidade, esperava-se que a maioria deles no soubesse classific-la.

31

Questo 10
0% 12% 32% 29% 3% 25% 1 Opo 2 Opo 3 Opo 4 Opo 5 Opo 6 Opo

Figura 10: Como voc avalia a divulgao cientfica na UFVJM?

Opes apresentadas: 1 opo: tima. 2 opo: Boa. 3 opo: Mdia. 4 opo: Regular. 5 opo: Incipiente ou inexistente. 6 opo: No tenho condies de opinar.

32

DISCUSSO

A divulgao cientfica no Brasil obteve um grande avano ao longo das ultimas dcadas, contudo, existe ainda muito para se progredir nessa rea. Com a utilizao dos meios de divulgao cientfica mais usuais como a internet, a televiso, o rdio, os jornais e as revistas, nota-se que a divulgao de conhecimento nestas diversas mdias tem contribudo para a difuso de conhecimento. Entretanto, segundo Duarte (2004), parece haver nos meios de comunicao que fazem difuso de conhecimento cientfico no Brasil uma preocupao em informar apenas. Fala-se sobre os avanos da Cincia, mas no se observa uma inteno de dar efetivas condies para que as pessoas compreendam melhor o mundo e possam se envolver nos processos que exigem conhecimento. No basta receber dados, conceitos ou frmulas preciso saber lidar com eles. Portanto, nota-se a

necessidade de uma adequao dessas mdias. pouco provvel que apenas o fato da informao cientfica estar presente nos noticirios represente que as instituies cientficas e veculos de comunicao esto cumprindo com o papel de educar ou ajudar o cidado. Apesar disso, existe o consenso de que se faz necessrio ampliar a compreenso da sociedade sobre cincia, suas caractersticas, usos e possibilidades. Assim, a divulgao cientfica seria mais eficiente se seguisse trs caminhos ou atitudes: 1) Incorporar a preocupao com divulgao na cultura das organizaes de cincia; 2) Substituir a lgica de simples disseminao de informaes pela de facilitar a apropriao das questes de cincia pela sociedade. 3) Atualizar e ampliar os meios de relacionamento e informao com a sociedade. Outro ponto a ser melhorado a preferncia em divulgar conhecimento produzido no exterior. Os jornalistas devem contextualizar os assuntos divulgados, priorizando a produo brasileira. Isso permitiria mostrar populao seus problemas a serem superados, mas tambm suas conquistas e avanos, reforando a identidade cultural da populao. Alm disso, analisando o contedo divulgado, nota-se que prevalece a divulgao na rea das cincias naturais, o que distorce para os leigos a concepo de cincia. de extrema

33

importncia que a mdia tambm cumpra o papel de abranger outros temas ou reas, para que se consolide uma educao para s cincias com benefcios sociais efetivos. No Brasil, a baixa valorizao do divulgador um dos maiores motivos para a falta de interesse dos cientistas e pesquisadores em propagarem seu trabalho. O material disponibilizado pelo divulgador recebe menor reconhecimento perante a comunidade cientfica, se for comparado publicao de artigos cientficos. Divulgar ainda pouco valorizado. H pouco tempo, houve a implantao da Educao e Popularizao da Cincia e Tecnologia no Lattes pela CNPq, aba responsvel pela divulgao cientfica de profissionais da rea. Esta aba permite que os profissionais exponham suas experincias em diversas atividades, aperfeioando a relao cientfica/social e facilitando a procura por informaes. Ainda no se sabe se esta aba ser utilizada para avaliaes curriculares. de extrema importncia um maior reconhecimento curricular do divulgador cientfico, j que este responsvel por transmitir os avanos da cincia e tecnologia ao restante da populao. Aumentar as iniciativas de premiaes aos divulgadores seria uma excelente forma de despertar um maior interesse em se divulgar esse tipo de contedo, agregando um maior valor ao currculo do divulgador. Atravs do estudo piloto realizado neste trabalho, observou-se que os estudantes no tm uma compreenso clara do conceito de divulgao cientfica, embora a experimentem em seu cotidiano no ambiente acadmico ou mesmo em casa. Notou-se que os discentes tm dificuldade em apontar formas de divulgao na Universidade. Mesmo que existam exemplos de iniciativa de divulgao cientfica como a Rdio Cincia, Semana de Integrao e jornal vinculados a UFVJM, os alunos tm dificuldade para identificar aes de divulgao na Universidade. Estes instrumentos de divulgao cientfica, alm de exercerem seu papel de propagar cincia e apresentar-se como divulgadores, deveriam esclarecer sobre o conceito de divulgao cientfica, suas formas de apresentao e seus objetivos. Apesar de cometerem erros conceituais, os discentes conseguem associar a difuso de conhecimento cientfico como algo benfico para a sociedade e que merece ser ampliado. Com essas iniciativas o aluno consegue absorver informaes que podem utilizar em seu cotidiano, conseguindo adaptar seu conhecimento em prol da suas necessidades.

34

importante que a Universidade incentive e valorize a divulgao de informaes cientficas j existentes e a produzida na prpria UFVJM. Nas academias valoriza-se muito a produo de conhecimento, a comunicao cientfica e a publicao de artigos especializados, porm muito pouco valor se atribui converso da informao especializada em algo palpvel a quem no est diretamente vinculado ao mundo acadmico ou a uma rea particular das Cincias. Mesmo estando em um meio acadmico e usufruindo de um ambiente privilegiado de circulao de informaes cientficas em relao maior parte da populao, os estudantes do BC&T no possuem, e certamente no tero domnio de todas as reas do conhecimento. Assim, os discentes necessitaro, em maior ou menor grau, de lidar com informaes trabalhadas, decodificadas por algum que se proponha a fazer divulgao cientfica. A partir do momento que os Universitrios aprenderem a utilizar essas informaes para consolidar sua formao tcnica e humana, ter se estabelecido uma expanso de sua capacidade em compreender e modificar a realidade que os cerca. Os ndices atuais de avaliao do conhecimento apresentado pelos estudantes brasileiros so geralmente inferiores ao esperado. De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliao dos Estudantes), o Brasil teve sua participao em 2009 com 20.127 estudantes e obteve uma mdia de 405 pontos em cincias, mdia melhor que em sua participao em 2006, entretanto longe se ser considerada uma pontuao significante para se igualar com as mdias apresentadas por pases desenvolvidos ou emergentes com os quais disputa. Sendo assim, a divulgao cientfica para cincia, tecnologia e sociedade tm como objetivo preparar o indivduo para receber a educao necessria para lidar com a divulgao cientfica, popularizando assim o conhecimento. Para otimizao da compreenso do contedo cientfico deve-se melhorar a decodificao, ou seja, adequ-la a uma linguagem mais acessvel. Outra forma de levar a sociedade informaes de cunho cientfico atravs de uma maior valorizao dos projetos de extenso, tornando-os mais significativos e efetivos. Por serem de certa forma algo palpvel, a populao demonstra um maior entusiasmo ao lidar com as informaes contidas nesse tipo de interao entre academia e comunidade.

35

Diante do exposto, necessrio que se valorize as iniciativas de divulgao cientfica e a extenso da informao comunidade acadmica e comunidade em geral. O conhecimento deve ser socializado. Somente assim ele ser de fato transformador e significativo. Esse tipo de pensamento deve abranger todas as instituies de ensino e pesquisa, sendo valorizado por aqueles que se dedicam em produzir novos conhecimentos. Seria interessante que a universidade valorizasse e aprimorasse projetos de divulgao como jornais, revistas, rdio, sites, redes sociais, etc., premiando as melhores iniciativas e ampliando assim sua insero e importncia no contexto da comunidade.

CONCLUSO A divulgao cientfica no Brasil ainda tem um longo caminho a ser percorrido. Mesmo com sua expanso nas ltimas dcadas, mudanas como uma maior abrangncia dos meios de comunicao e a valorizao da divulgao de conhecimento produzido nacionalmente, inserido no contexto do cidado brasileiro, so passos importantes a serem seguidos. Alm disso, importante que o conhecimento a ser divulgado esteja aliado a uma formao ou preparao reflexiva e crtica da populao e no tenha apenas carter informativo. A prpria UFVJM, em seus eventos ou meios de divulgao de conhecimento, deve se preocupar com a formao do pblico que recebe informaes cientficas, valorizando o desenvolvimento de uma postura reflexiva e transformadora sobre o conhecimento e a realidade. O estudo piloto nos mostrou que os estudantes do BC&T tm contato e recebem informaes cientficas em seu cotidiano, entretanto, necessrio transcender a barreira da simples informao e atingir a capacidade de refletir, questionar o conhecimento adquirido. Somente assim, tais estudantes tero uma insero transformadora na realidade social. A divulgao cientfica constitui um elemento fundamental na integrao entre conhecimento cientfico e ao transformadora da realidade social.

36

REFERNCIAS ALBAGLI, S. Divulgao cientfica: informao cientfica para a cidadania? Ci. Inf., Braslia, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. BUENO, W. da C. B. Jornalismo Cientfico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLEIRO, S. (Org.). Jornalismo cientfico e desenvolvimento sustentvel. So Paulo: All Print, 2009. CANDOTTI, E. Cincia na educao popular. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F. (Org.) Cincia e pblico caminhos da divulgao cientfica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Cincia/UFRJ, 2002. DUARTE, R.H. Em todos os lares o conforto moral da cincia e da arte: a Revista Nacional de Educao e a divulgao cientfica no Brasil (1932-1934). Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 11, jan./abr. 2004. FRANCISCO, R. H. P. A divulgao cientfica. Revista Eletrnica de Cincias. So Carlos. n. 29, out. Disponvel em: < http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/dc.html>. Acesso em: 1 ago. 2013. FREITAS, M. H. Consideraes acerca dos primeiros peridicos cientficos brasileiros. Cincia da Informao. v. 35, n. 3, p. 54-66. set/dez. 2006. MARQUES, F. Gargalo na sala de aula. REVISTA PESQUISA FAPESP, Ed 200,2012. Disponvel em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/10/11/gargalo-na-sala-de-aula/> Acesso em: 3 set. 2013. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. A divulgao cientfica no Brasil e suas origens histricas. Tempo Brasileiro. v. 188, p. 5-26. 2012. MENDES, M.F.A. Uma perspectiva histrica da divulgao cientfica: a atuao do cientista-divulgador Jos Reis (1948-1958). 2006. Tese (Doutorado em Histria das Cincias). Fundao Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro. MOLINRIO, A. Mudana no currculo Lattes favorece a divulgao cientfica. Disponvel em: < http://agenotic.wordpress.com/2012/10/09/mudanca-no-curriculo-lattesfavorece-a-divulgacao-cientifica/ > Acesso em: 25 ago.

37

MOURA, M. Histrias pra contar. Jornalismo cientfico. Out/2012. MOREIRA, I. C. A divulgao cientfica no Brasil. Revista da FAPEMIG-No. mar/mai. 2004. Disponvel em: <http://www.fsc.ufsc.br/~marilena/ildeu.htm>. Acesso em 25 jul. 2013. MOREIRA, I.C.; MASSARANI.L. Aspectos Histricos da divulgao cientfica no Brasil. In: MOREIRA, I.C. (Org.); MASSARANI.L.(Org.); BRITO, F. (Org.). Cincia e Pblico: caminhos da divulgao cientfica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. p. 43 - 64. PARDINI, V.L.; TORRESI, S.I.C.; FERREIRA, V.F. Sociedade, divulgao cientfica e jornalismo centfico. Qumica nova. v.35, n.3, 2012. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010040422012000300001&lang=pt > . Acesso em: 8 ago. 2013. REBOUAS, M.M.; BACILIERI, S. Jos Reis, vida e obra de um marco na divulgao cientfica. Pginas Inst. Biol., v.1, n.1, jan./jun., 2005. Disponvel em: <http://www.biologico.sp.gov.br/docs/pag/v1_1/reboucas4.htm> Acesso em: 20 jun. 2013. SILVA.G.A.; AUROCA, M.C. As exposies de divulgao da cincia. In: MOREIRA, I.C. (Org.); MASSARANI.L.(Org.); BRITO, F. (Org.). Cincia e Pblico: caminhos da divulgao cientfica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. p. 155 - 164. SILVA, H.C. O que divulgao cientifica?. Cincia & Ensino. So Paulo, v.2, n.1, dez. 2006. VALRIO, M. Os desafios da divulgao cientfica sob o olhar epistemolgico de Gaston Bachelard. Associao Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias. Atlas do V EMPEC, n.5, 2005. VALRIO,M; BAZZO,W.A. O Papel da divulgao cientfica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relaes entre cincia, tecnologia e sociedade. REVISTA DE ENSINO DE ENGENHARIA, Santa Catarina, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. VOGT, C. De Cincias, divulgao, futebol e bem-estar cultural. In. PORTO, Cristiane; BROTAS, Antnio Marcos Pereira; BORTOLIERO, Simone Terezinha (Org.). Dilogos entre cincia e divulgao cientfica. Salvador: Edufba, 2011.

38

ANEXO I Questionrio Divulgao Cientfica 1) O que voc entende por divulgao cientfica? ( ) Divulgao de trabalhos e conhecimento cientfico entre especialistas de uma determinada rea. ( ) Divulgao de trabalhos e conhecimento cientfico em congressos de cincia. ( ) Divulgao de trabalhos e conhecimento cientfico para leigos. ( ) No tenho opinio sobre o que seria divulgao cientfica ou no conheo o significado dessa expresso. 2) Qual a diferena entre comunicao cientifica e divulgao cientifica? ( ) A comunicao cientfica direcionada ao pblico especialista em determinadas reas de conhecimento enquanto a divulgao cientfica voltada para leigos. ( ) A comunicao cientfica direcionada ao pblico leigo, enquanto a divulgao cientfica voltada ao pblico especialista em determinadas reas de conhecimento. ( ) Ambas so formas de apresentao de trabalhos cientficos para a populao. ( ) No h diferena. ( ) No tenho condies de opinar sobre essa questo ou no conheo a diferena entre comunicao cientfica e divulgao cientfica 3) Qual o papel da divulgao cientfica para CTS (Cincia, Tecnologia e Sociedade)? ( ) A divulgao cientfica tem um papel benfico, levando conhecimento cientfico populao. ( ) A divulgao cientfica tem um papel benfico, ampliando conhecimento cientfico de pesquisadores e cientistas. ( ) No faz diferena, pois a populao leiga no se interessa ou no tem base para entender trabalhos de cunho cientfico. ( ) Tem papel malfico, pois certos trabalhos cientficos podem levar ao questionamento de valores culturais e religiosos importantes para a sociedade. 39

( ) Desconheo o assunto.ou no tenho condies de opinar 4) Quo importante a divulgao de informaes cientficas para o desenvolvimento scio-econmico brasileiro? ( ) Muito importante. ( ) Importncia mediana. ( ) Pouco importante. ( ) Desconheo o assunto.

5) Qual o papel do cientista na divulgao e na atualizao dos dados cientficos? ( ) O cientista tem o conhecimento tcnico e cabe a ele todas as responsabilidades da divulgao de informaes cientficas. ( ) Cabe ao cientista realizar pesquisas cientficas e repassar as informaes comunidade cientfica. ( ) O Cientista deve realizar investigaes cientficas e, sempre que possvel e til, divulgar essas informaes comunidade em geral. ( ) Desconheo o assunto. 6) Como voc avalia a situao da divulgao cientfica no Brasil atualmente? ( ) H divulgao abrangente a toda a populao. ( ) Apesar do aumento nas ltimas dcadas, ainda h pouca divulgao cientfica no pas. ( ) Nenhuma, ou quase nenhuma divulgao. ( ) Desconheo o assunto. 7) O que deve ser feito para melhorar a divulgao cientfica no Brasil? ( ) Seria importante criar, como tem acontecido em outros pases, um programa nacional de divulgao cientfica. ( ) J existe divulgao suficiente nos meios de comunicao e nas escolas.

40

( ) Estimular e valorizar iniciativas de divulgao cientfica cientistas. ( ) Desconheo o assunto ou no tenho sugesto.

pelos pesquisadores e

Caso tenho queira fazer uma sugesto para melhorar a divulgao cientfica no Brasil, escreva-a no espao baixo: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ___________________________________________ 8) Entre as opes abaixo, enumere de 1 a 7 em ordem crescente os aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade? (Enumere de 1 a 7 em ordem de prioridade) ( ) Justia. ( ) Segurana. ( ) Sade. ( ) Cincia. ( ) Economia. ( ) Cultura. ( ) tica. 9) Voc conhece alguma iniciativa de divulgao cientfica na UFVJM? ( ) Sim. ( ) No 10) Como voc avalia a divulgao cientfica na UFVJM? ( ) tima. ( ) Boa. ( ) Mdia. ( ) Regular ( )Incipiente ou inexistente. ( ) No tenho condies de opinar.

41

AUTORIZAO

Autorizo a reproduo e/ou divulgao total ou parcial do presente trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrnico, desde que citada a fonte.

___________________________________________________ Ana Luisa Vasconcelos Rezende e Thais Oliveira do Nascimento v.analuisa@yahoo.com.br e thaisnascimento559@hotmail.com Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Rodovia MGT 367 - Km 583, n 5000 Alto da Jacuba 39100000 - Diamantina, MG - Brasil

42

Das könnte Ihnen auch gefallen