Sie sind auf Seite 1von 19

JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS UMA ABORDAGEM CRTICA LUZ DA SUA PRINCIPIOLOGIA

Marcos Jorge Catalan


Mestrando em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Paranaense. Professor Convidado do Curso de Especializao em Direito Civil e Direito Processual Civil da Universidade Estadual de Londrina. Professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na UNIPAR - Universidade Paranaense, campus Paranava e da Universidade Estadual de Maring (2001/2002)

Sumrio: Introduo. 1. Origem legislativa 2. Princpios que regem a lei n. 9.099/95. 3. Princpio da oralidade. 4. Princpio da simplicidade. 5. Princpio da informalidade. 6. Princpio da economia processual. 7. Princpio da celeridade. Concluso.

Resumo: O artigo versa sobre os princpios aplicveis a Lei 9.099/95 que institui os Juizados Especiais Cveis e como sua correta observncia e obedincia podem levar a melhor aplicao da Lei e principalmente ao acesso Justia e satisfao das partes.

Palavras chave: Juizados Especiais. Princpios. Acesso Justia.

A Revoluo Francesa deu autonomia ao Poder Judicirio, que passou a distribuir justia por ato de soberania, e no, como at ento acontecera, por favor real.
Paulino Jacques

Introduo pacifica a discusso quanto ao fato de que, hodiernamente, incumbe ao poder estatal assegurar a observncia do ordenamento jurdico, visto que no direito moderno, o Estado quem monopoliza a fora (Wambier; Almeida; Talamini, 1999, p. 27). Deste modo, estabeleceu-se a jurisdio, como o poder que toca ao Estado de elaborar as normas e aplicar, no mundo dos fatos, a regra jurdica abstrata (Liebman, 1968, p. 10) quando houver violao do ordenamento, sendo vedada a autotutela enquanto regra. Neste sentido, como leciona Dinamarco (1999, p. 103), o sistema, ao final e se necessrio for, deve atuar substituindo a vontade das partes que no cumpriram sua obrigao, pela dos agentes do poder estatal, que com sua atividade devem proporcionar situao social ou econmica equivalente quela que teria sido alcanada mediante o cumprimento voluntrio da obrigao. Dessarte, tambm pacifico que o sistema, na maioria das vezes, no garante os meios necessrios soluo destas questes. Teoricamente os conceitos so magnficos e as instituies, soberbas; porm, os efetivos destinatrios da Justia, no compartilham de tal entendimento, ao verem, diuturnamente, seus direitos sonegados, seja por dificuldades financeiras que os impossibilitam arcar com as custas processuais, seja pelos anos ao longo dos quais os processos se arrastam pelos Tribunais, fazendo com que ao final, se alcanarem o almejado acesso justia, este no mais surtir efeitos prticos; j que a falta de acesso no permite que o cidado libere-se da insatisfao trazida pelo conflito (Marinoni, 1996, p. 100) Questiona-se assim, se h justia em decises tardias, especialmente no que pertine ao descontentamento da parte, que, impedida de ter seu direito efetivado diante de um sistema judicial catico, se v de mais atadas, pois o que realmente interessa aos cidados que recorrem ao Poder Judicirio, sem sombra de dvida, no ter facilitado o ingresso em juzo, ou mesmo a anlise do mrito das demandas existentes, mas sim a pacificao da tenso surgida entre as mesmas no mundo real. Neste condo, imprescindvel que o processo oferea s partes resultados efetivos, capazes de reverter situaes injustas e desfavorveis, diminuindo os resduos externos e prejudiciais ao processo. E tal idia coincide com a de efetividade na prestao

jurisdicional, e por conseqncia com a sonhada plenitude do acesso Justia e com um processo civil de resultados (Dinamarco, 1996, p. 55). Imperiosa a lio de Capelletti e Garth, (1988, passim) ao discorrerem que no adianta permitir-se s partes o acesso aos rgos judicirios se no existirem mecanismos que tornem seus direitos exeqveis, para que primordialmente se alcance a justia social. neste contexto que, na busca da efetividade e do verdadeiro acesso Justia, nasce a Lei 9.099/95, substituindo a antiga Lei 7.244/841, buscando o legislador, por meio da nova norma, criar mecanismos capazes de desafogar a Justia Comum de seus infindveis autos sem soluo, a fim de que toda a sociedade comungue de uma Justia rpida e eficaz.
Os Juizados Especiais Cveis, vieram acabar com algumas distores sociais, facilitando a vida daqueles que tinham dificuldades financeiras para buscar a prestao jurisdicional e que hoje podem ter acesso a essa prestao, sem o nus das custas processuais e sucumbncia em honorrios advocatcios, permitindo-se-lhes propor e contestar as reclamaes sem a necessidade de assistncia de advogado quando o valor atribudo causa no for superior a 20 salrios mnimos. (Silva, 1998, p. 01).

Apesar de a referida norma, principalmente devido aos princpios que a amparam, desburocratizar o acesso Justia, observa-se que a esta mesma lei no se tem dado a devida importncia, com a inobservncia em muitas situaes de seus escopos polticos e sociais. Ao apontar os fatores que dificultam a aplicao da Justia, mediante o estudo crtico dos princpios que regem a Lei 9.099/95, buscar-se- solues para efetivar o acesso ordem jurdica justa. Indaga-se se os Juizados Especiais Cveis vm cumprindo ou no, com o seu papel fundamental de facilitar o acesso Justia, solucionando as lides e os conflitos extrajurisdicionais delas decorrentes. Pergunta-se tambm se o procedimento da lei facilita o acesso da populao menos favorecida tutela jurisdicional, e ao mesmo tempo, se d a necessria prestao jurisdicional; pois o problema que se apresenta hoje reside na dificuldade de se alcanar a Justia, como j dito, entre outros fatores, em razo da demora nas solues das demandas em face da crise sociolgica do direito, bem como ante as inmeras dificuldades no prprio acesso aos rgos judicirios.

Lei dos Juizados Especiais de Pequenas Causas

No se pode esquecer nunca que, apesar de o Brasil ser uma das maiores economias mundiais, aproximadamente 50% de sua populao economicamente ativa, sobrevive com renda mdia de um salrio mnimo mensal. Dessarte, no se pode aceitar que esta nefasta realidade sirva como desculpa para um comportamento passivo, como o adotado pelos homens na caverna de Plato. Muito embora as adversidades sejam inmeras, entre elas os problemas culturais e econmicos que se elevam exponencialmente ante a falta de vontade poltica existente no pas, no se pode fechar os olhos para uma parcela significativa de brasileiros que precisam do judicirio. Mudanas so necessrias e com urgncia. E tais mudanas devem partir do prprio individuo, no plano comportamental, no sendo possvel aceitar-se que a sociedade se cale diante do caos que a cada dia torna a vida dos homens ainda mais difcil.
Em muitos habita o receio natural de inovar, de vasculhar e buscar novos horizontes, de enveredar-se por novos caminhos, os quais somados ao outro lado, queles que detm o poder em seus vrios graus, colaboram para que se mantenha a situao catica que se abate sobre ns cotidianamente, sem que percebamos. Os coronis do norte e os caudilhos do sul, apesar de esquecidos pelos livros de histria, continuam a exercer seu poder, conduzindo seus domnios a seu bel prazer, muitas vezes a troco de cestas bsicas, etc. (...) Pior, este temor da evoluo, aliado ao descrdito em mudanas, permite que vrias vezes nossos anseios sejam ignorados, deixados de lado, priorizando-se o interesse de alguns, em detrimento do povo brasileiro. Finalmente, quando novos expoentes destacam-se, tentando fazer valer a lei e a verdade, em prol da sociedade, so freados de todas as maneiras possveis. Quando o povo brasileiro tiver real conscincia de seu poder, certamente haveremos de viver muito melhor (Catalan, 1999, p. 04).

Na busca por solues, questiona-se se a Lei 9.099/95 realmente conseguiu desburocratizar e agilizar o acesso Justia de modo a atingir e beneficiar seus destinatrios ou se apenas letra morta no sistema ? O povo brasileiro merece uma resposta, pois diuturnamente v seus direitos sonegados, enquanto o poder pblico age de modo taciturno, mostrando apenas nmeros e falsas imagens da realidade; enquanto pesquisas demonstram que menos de 10% da populao tem acesso ao Poder Judicirio. A lei que rege os Juizados Especiais Cveis engloba, em tese, a soluo para infindveis problemas em relao ao acesso Justia, especialmente fatores ligados aos elementos tempo e recursos financeiros. necessria agora, sua adequada e eficaz aplicao.

1. Origem legislativa do juizado especial


A experincia mais antiga do que muitos imaginam. A Inglaterra, no sculo XI, j utilizava um sistema semelhante em matria cvel, exemplo seguido pela ustria em 1.873. A Noruega por sua vez, resolveu implantar o sistema alternativo no fim do sculo XIX, com o objetivo de proteger os camponeses que no podiam pagar advogados. (Consulex, 1999, p. 15).

A origem legislativa dos Juizados Especiais no ordenamento jurdico ptrio, encontra-se na Constituio de 1967, capitulada no artigo em seu Art. 144, 1, alnea b.2 Em que pese a existncia do referido dispositivo constitucional, a regulamentao do mesmo se deu apenas dezessete anos depois, em prejuzo exclusivo da sociedade, pois somente em 07 de novembro de 1.984, por meio da Lei n. 7.244, foram institudos os Juizados Especiais de Pequenas Causas, que por onze anos estiveram em plena vigncia. A Constituio Federal de 1.988, por sua vez, no Art. 98, inciso I, prev que a Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados, criaro os Juizados Especiais Cveis. Assim, a Carta Magna3 vigente, traz expressamente consignado em seu texto que os Juizados Especiais sero criados para que neles sejam processadas e julgadas causas de menor complexidade, prevendo tambm rito especial e clere4 para o processamento das demandas que iro tramitar perante os Juizados Especiais. O mesmo texto prescreve ainda que a competncia para legislar sobre os Juizados Especiais concorrente5, sendo atribuio da Unio e dos Estados da Federao.
Cf: Constituio Federal de 1967. Art. 144. Os Estados organizaro a sua Justia, observados os artigos 113 a 117 desta Constituio e os dispositivos seguintes: 1. A lei poder criar, mediante proposta do Tribunal de Justia: ... b) juizes togados com investidura limitada no tempo, os quais tero competncia para julgamento de causas de pequeno valor e podero substituir juzes vitalcios. 3 Assim dispe o artigo 98 da Constituio Federal: Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: I - juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. 4 A lei determina que o procedimento deve ser oral e sumarssimo. 5 O artigo 24 da CF/88 reza que: Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: ... X - criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas.
2

Precisamente em 26 de setembro de 1.995, alguns anos aps entrar em vigor o texto constitucional, promulgada a Lei n. 9.0996, que instituiu no ordenamento jurdico ptrio os Juizados Especiais Cveis e Criminais. A nova lei cria um mecanismo processual paralelo Justia Comum, na tentativa de ampliar a possibilidade de acesso ao Poder Judicirio para pessoas mais simples, que at ento no buscavam solues jurisdicionais para seus problemas. De fato pode at mesmo afirmar-se que introduziu-se no mundo jurdico um novo sistema ou ainda melhor, um micro sistema de natureza instrumental e obrigatrio7 destinado rpida e efetiva atuao do direito (Figueira Junior; Lopes, 1995, p. 27), com a pretenso de prestar a tutela jurisdicional de forma simples, desprovida de formalismos, atuando de modo clere e com baixssimo custo, visando pacificar os conflitos jurdicos e sociolgicos dos jurisdicionados, principalmente em benefcio das camadas menos afortunadas da sociedade (Figueira Junior, 1996, p. 13).

2. Princpios que regem a Lei n. 9.099/95 H de destacar-se que princpios no so meros acessrios interpretativos, mas normas que consagram conquistas ticas da civilizao e, por isso, estejam ou no previstos na lei aplicam-se cogentemente a todos os casos concretos (Portanova, 1997, p. 14), devendo ser utilizados mesmo quando em conflito com a regra positivada. Observa-se assim a importncia que merecem os princpios que regem a cincia do direito, principalmente no momento da aplicao da norma abstrata no caso concreto, ou seja, no momento da aplicao da lei escrita realidade ftica presente nos autos. O atento legislador no se descuidou da importncia da principiologia no caso dos Juizados Especiais Cveis, e como se depreende da letra da lei8, positivou os comandos orientadores do processo, devendo estas diretrizes jurdicas serem utilizadas para que atuem

Art. 1 Os Juizados Especiais Cveis e Criminais, rgos da Justia Ordinria, sero criados pela Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e pelos Estados, para conciliao, processo, julgamento e execuo, nas causas de sua competncia. 7 No concordamos com este posicionamento. 8 Art. 2. O processo orientar-se- pelos critrios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possvel, a conciliao ou a transao.

como um maestro ao reger sua orquestra, para que brilhe apenas a leveza e a suavidade da msica a ser ouvida em um nico compasso. Saliente-se oportunamente que mesmo que no positivado expressamente, o princpio do devido processo legal h sempre de ser observado, haja vista que o processo deve cumprir seus escopos jurdicos, sociais e polticos, garantindo: pleno acesso ao judicirio, utilidade dos procedimentos e efetiva busca da Justia no caso concreto (Portanova, 1997, p. 48).9 Este princpio, bastio na salvaguarda dos direitos individuais e coletivos da sociedade, baluarte da justia nas decises, teve sua origem h sculos. Na Inglaterra, fora insculpido na Magna Carta10 e preconizava que:
nenhum homem livre ser preso ou privado de sua propriedade ou liberdade, declarado fora da lei ou exilado ou de qualquer maneira destrudo, nem o castigaremos ou mandaremos fora contra ele salvo julgamento legal feito por seus pares ou pela lei do pas.

Tal clusula evita a restrio liberdade ou aos direitos de qualquer homem, sem que intervenha o Poder Judicirio (Ferreira Filho, 1992, p. 245), sendo certamente uma importante garantia constitucional, assegurada enquanto direito fundamental de primeira gerao. Nesta mesma esteira, Portanova (1997, p. 147), com o saber que lhe peculiar, adverte que este princpio to amplo e to significativo que legitima a jurisdio e se confunde com o prprio Estado de Direito [...] produto da histria, da razo, do fluxo das decises passadas e da inabalvel confiana na fora da f democrtica que professamos. O devido processo legal certamente um princpio processual de elevada relevncia, do qual derivam inmeros outros, entre eles o princpio da isonomia, do contraditrio, do duplo grau de jurisdio e o da motivao das decises judiciais. Destaquese outrossim que enquanto conditio sine qua non para a validade dos processos no direito ptrio, resta mais uma vez evidenciada a importncia do mesmo.

Continua o autor: O princpio da instrumentalidade mantm o processo preocupado com a lgica do procedimento e sua celeridade, mas tambm busca ser mais acessvel, mais pblico e mais justo ... o processo ajusta-se realidade scio - jurdica atravs de um instrumentalismo substancial fundada numa tica social ... e busca sua efetividade (onde se ressalta o acesso ao Judicirio e a justia das decises). 10 Artigo 39 da Magna Carta.

3. Princpio da oralidade: O princpio da oralidade consiste na exigncia constitucional da observncia da forma oral no tratamento da causa, destinada a cumprir com inmeras funes dentro do processo, agilizando-o na busca de resultados efetivos.
Exclusivamente oral era, entre os romanos, o procedimento no perodo das aes da lei. A oralidade perdurou no perodo clssico, mas j ento a frmula se revestia de forma escrita [...] Inteiramente oral era o procedimento entre os germanos invasores, o que veio a influir no do povo conquistado [...] Mas o direito cannico reagiu contra o sistema e no direito comum generalizou-se o procedimento escrito [...] Na Frana, porm, o cdigo de processo napolenico acentuou o trao oral do procedimento, que no fora jamais abandonado (Cintra; Grinover; Dinamarco, 1993, p. 274).

Como se observa, a previso da utilizao do princpio da oralidade no nova, sendo proveniente do direito romano germnico. Especificamente, quanto a sua utilizao no procedimento da Lei 9.099/95, tem importncia mpar, eis que
o princpio da oralidade aparece como norteador geral do processo civil com maior ou menor intensidade, dependendo do tipo da lide, tal qual como posta pelo sistema apreciao do Estado Juiz. Todavia, no processo comum, pelas suas prprias caractersticas, a oralidade no consegue ser erigida ao seu ponto mximo, enquanto no processo especializado a possibilidade aumenta de sobremaneira, como podemos verificar, por exemplo, nos seguintes dispositivos da Lei n. 9.099/95: artigo 13, 2 e 3, artigo 14, artigo 17, artigo 19, artigo 21, artigo 24, 1, artigo 28, artigo 29 e artigo 30 (Figueira Junior; Lopes, 1995, p. 48).

O princpio da oralidade apresenta grandes vantagens: primeiramente objetiva tornar o procedimento mais gil, possibilitando que nas audincias se reduza a termo apenas o essencial ao processo. Outra grande vantagem de ordem psicolgica, pois as partes tm a impresso, ao pronunciar-se diante do magistrado, de exercitar, elas mesmas, uma influncia decisiva no deslinde da demanda, e, em contrapartida, no melhoramento da imagem do judicirio perante os jurisdicionados. Destaque-se ademais que ao permitir-se s partes que se manifestem livremente, facilita-se a conciliao, propiciando uma maior aceitao das situaes em razo das decises serem obtidas por mtuo consenso (Capelletti; Garth, 1988, passim). Ao permitir-se s partes um contato mais direto com o magistrado, colabora-se para a reduo dos conflitos no jurisdicionveis, pois as partes sentem-se mais a vontade para exporem seus problemas.

O princpio da oralidade intrinsecamente traz consigo outros princpios processuais, entre eles o da imediao, que consiste no contato do juiz da causa com os litigantes e as provas que esto a produzir, recebendo o magistrado, sem a interferncia de terceiros, o contedo probatrio que formar sua convico (Cintra; Dinamarco; Grinover, 1993, p. 275). O contato direto do juiz com as partes, aliado determinao legal emanada do princpio expresso na lei, facilita a cognio e fatalmente permitir decises mais prximas da realidade. Outro princpio que acompanha o da oralidade, o da concentrao, que consiste em reduzir-se ao mximo o nmero de audincias (no caso da lei tentativa de conciliao e instruo) bem como o prazo entre os atos processuais. ululante a importncia da oralidade, ante um dos escopos colimados pela lei especial que consiste em descongestionar as Varas Cveis existentes na Justia Comum, bem como permitir ao cidado que no teria acesso Justia, a possibilidade de recorrer ao Poder Judicirio, para ver sua pretenso satisfeita. Ressalte-se por derradeiro, que o referido princpio visa a possibilitar um efetivo acesso Justia, haja vista ser permitido que as aes sejam propostas verbalmente, devendo o responsvel pela escrivania reduzi-las a termo. Ademais, de acordo com o prprio texto legal, permite-se que sejam gravadas as contestaes, quando orais, os depoimentos das partes e os testemunhos, bem como manifestaes das partes em audincia, em fitas cassete ou similares, que se anexam aos autos, agilizando em muito o ato processual, sem a necessidade de que seja ditado e digitado o texto, reduzindo-se a termo apenas a sntese do colhido no ato processual, tornando certamente tais atos processuais mais cleres. Dessarte observa-se no dia-a-dia dos Juizados Especiais, que tal prtica ainda no foi adotada, por receio ou falta de apoio do Poder Publico, especialmente no aspecto financeiro, que no colabora com a efetiva aplicao da norma legal ao desprover as escrivanias dos mecanismos necessrios aplicao da norma em comento. A realidade tem demonstrado que as audincias ainda so registradas pelo mtodo tradicional de registro datilogrfico, o que as mantm longas e enfadonhas. Certamente, notase aqui hialina ofensa ao texto legal e que culmina com o desrespeito prpria Constituio Federal.

10

4. Princpio da simplicidade: Um dos pressupostos de admissibilidade da Lei 9099/95, consiste em que as questes que sero julgadas pelos Juizados Especiais Cveis sejam de menor complexidade (Silva, 1998, p. 05).11 No se pode olvidar que ao permitir-se a propositura de aes complexas perante o Juizado Especial Cvel, estar-se-ia desnaturando seu procedimento, pois este foi criado objetivando a celeridade e a rpida realizao da justia. Superada a questo que no precisa de maiores comentrios, h de destacar-se ainda que, outro fruto da simplicidade, j que a lei em questo autoriza que os atos processuais sejam presididos por conciliadores e juizes leigos, o que, segundo Capelletti e Garth (1988, passim) enriquece a vida da comunidade criando uma justia mais sensvel s necessidades locais. De fato, pessoas mais simples, s vezes, no se sentem muito a vontade defronte aos juizes togados e do natural formalismo do seu cotidiano. Destaque-se tambm a expressa previso quanto a possibilidade das partes postularem seus direitos sem a assistncia de advogado, reduzindo os custos, bem como permitindo aos mais humildes solucionarem seus problemas. Neste condo, h de destacar-se que nova postura h de ser adotada pelos operadores do direito, posto que no se pode exigir do leigo o mesmo conhecimento que possui um profissional, especialmente no que pertine a questes de ordem processual; sendo imperioso o abandonando de formalismos desnecessrios.12 Como se v, no basta apenas a previso legal de aplicao do referido princpio, mas acima de tudo, necessria a modificao da viso do processo e seu formalismo, para que se consiga por meio da lei alcanar os objetivos por ela colimados.
Cf: TJSC. C. C. 96.011259-6. 3 C. C. Rel. Eder Graf. 22.04.97. No mesmo sentido. TJSC. C. C. 97.000813-9. 2 C. C. Rel. Nelson Schaefer Martins. 10.04.97 In: CD Rom Juris Sntese Millennium. Porto Alegre: Sntese, 2000, que tem se posicionado no seguinte sentido: Competncia. Ao de indenizao de seguro obrigatrio. Necessidade de percia complexa. Inviabilidade de sua realizao no mbito dos juizados especiais. O artigo 35 caput e seu pargrafo nico, da Lei Federal n. 9.099, de 26.09.95, em consonncia com o princpio geral da oralidade do artigo 2 do mesmo estatuto, conduzem concluso de que no sistema dos juizados especiais, a prova tcnica poder ser produzida, desde que o seja apenas oralmente. A realizao de percia mdica, que implique na produo de prova fora da audincia, com a apresentao de laudo escrito, enseja o prolongamento da instruo, em dessintonia com os princpios da simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, todos norteadores do sistema especial. 12 Merece destaque o relato da Dra. Rita Ciarlini ao afirmar que vrias formalidades que eu considerava imprescindveis para um bom andamento do processo no tem nenhuma valia nesse sistema. Eu mudei minha mentalidade. Muita coisa aplicada no Juizado deveria ser tambm utilizada nas varas cveis.( 1999, p. 15).
11

11

No se pode esquecer tambm que uma alterao no texto legal permitiu s empresas enquadradas no sistema simples de tributao que ajuizassem demandas no Juizado Especial, em confronto com o texto anterior, que s permitia pessoas naturais no plo ativo das aes que tramitam sob a gide da Lei 9.099/95. Segundo a lio de Capelletti e Garth (1988, passim), pode-se afirmar que tal alterao, vem em prejuzo do esprito da norma em questo, haja vista transformar, de certo modo, a lei especial, e toda a estrutura por ela criada, em uma empresa de cobrana, acumulando a carga de trabalho nos Juizados, j sem muita estrutura, com suas centenas, ou s vezes, milhares de aes. Dever-se-ia considerar que a pessoa jurdica, mesmo de pequeno porte, possui mais condies de resguardar-se contra problemas jurdicos e de arcar com as despesas naturais dos processos que tramitam sob o rito ordinrio ou sumrio nas varas cveis, quando comparados com a massa de destinatrios da Lei em exame: os juridicamente excludos.

5. Princpio da informalidade: O princpio da informalidade determina em sntese que os atos processuais devem ser informais, despindo-se do apego forma. Justifica, pelo mesmo, por exemplo, a permisso dada parte para que proponha sua reclamao de forma oral, por meio de simples pedido, sem necessidade da assistncia por advogado nas causas cujo valor no ultrapasse os 20 (vinte) salrios mnimos, devendo a mesma ser reduzida a termo pelo secretrio do cartrio; ou ainda, a permisso de que os juizes leigos presidam as audincias de conciliao e instruo e julgamento.13 Portanto, deve ser observado especialmente quando suscitada a existncia de nulidades processuais, no sentido de que os atos que tiverem alcanado seu fim e no prejudiquem a defesa, devam ser aproveitados.
Os Juizados Especiais sugerem um modelo que atendam s demandas de menor complexidade, para as quais seja suficiente uma verso simplificada do processo comum, a fim de se solucionar o litgio, tendo por finalidade oferecer soluo de forma rpida, descomplicada e a baixos custos, principalmente para os casos que envolvam pequeno valor econmico. (Cunha, 1999, p. 25)

Art. 13. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados, atendidos os critrios indicados no artigo 2 desta Lei. 1. No se pronunciar qualquer nulidade sem que tenha havido prejuzo

13

12

O princpio em anlise justifica mais uma vez a necessidade de nova postura a ser adotada por todos que atuam no sistema criado pela Lei 9099/95. Os magistrados, por exemplo, devem ser mais ativos, servindo como apoio soluo dos litgios, maximizando assim as possibilidades de um resultado justo, atuando de forma a diminuir as desigualdades existentes entre as partes (Capelletti; Garth, 1988, passim). Os serventurios, por sua vez, devem estar preparados para atender adequadamente os que buscam os servios jurisdicionais. E os advogados tambm possuem sua responsabilidade, cumprindo com seu dever tico, especialmente quando a outra parte no estiver devidamente assistida, evitando linguagem rebuscada e estratgias que desequilibrem a balana de Thmis. Depreende-se tambm do princpio da informalidade a possibilidade de que os atos processuais sejam dirigidos por juzes leigos (advogados ou mesmo bacharis em direito), o que torna possvel o enriquecimento da vida da comunidade e cria uma Justia sensvel s necessidades locais (Cunha, 1999, p. 25), haja vista que aquele que atua como juiz da causa, especialmente nos centros menores, conhece os problemas cotidianos da coletividade a que pertence e com a qual interage diuturnamente; ou no mnimo, conhece mais da realidade dos seus do que os juizes togados, que a cada curto perodo de tempo so deslocados de uma comarca para a outra. Fica facilitada, portanto, a aplicao das regras de experincia no julgamento do feito, em benefcio exclusivo da incessante busca por uma justia de fato, sem meias verdades, nem vus que encubram decises injustas sob a gide da neutralidade.

6. Princpio da economia processual: Partindo da premissa de que o processo um instrumento, destaque-se que deve haver uma necessria proporo entre fins e meios, para equilbrio do binmio custo/benefcio (Cintra; Dinamarco; Grinover, 1993, p. 67). Em sntese, o princpio da economia processual, previsto expressamente no texto da Lei 9.099/95, determina que se deve buscar o melhor resultado na aplicao do direito com um mnimo de atividades processuais. Importante frisar que, em respeito ao princpio da economia processual, a Lei 9.099/95 determina que o nico recurso cabvel o recurso inominado, alm claro, dos embargos declaratrios.

13

Perante o rito imposto pela lei especial, essencial a observncia do princpio da economia processual, sendo que feitos que no se coadunem com os princpios insculpidos na norma devem obrigatoriamente ser remetidos Justia comum.
Ao de reparao de danos causados em acidente de trnsito. Denunciao da lide. Inadmissibilidade nos processos em curso nos juizados especiais. Artigo 10 da lei n. 9.099/95. A denunciao da lide, mesmo em se tratando de ao de ressarcimento de danos ocasionados em acidente de trnsito, torna inadmissvel o processamento do feito perante o Juizado Especial, nos termos do artigo 10, da Lei n. 9.099/95, porquanto representa maior complexidade para a causa. Percia complexa. Inviabilidade de sua realizao no mbito dos juizados especiais [...]14

No se pode olvidar que um dos objetivos dos Juizados Especiais Cveis que as demandas sejam rpidas e eficientes na soluo dos conflitos, devendo ser simples no seu tramitar, informais nos seus atos e termos, bem como econmicas e compactas na consecuo das atividades processuais. Destaque-se que o termo adotado para o procedimento estabelecido na Lei n. 9.099/95 no sumrio, e sim sumarssimo, isto , um rito extremamente rpido.

7. Princpio da celeridade: O princpio da celeridade visa, em sntese, permitir que o processo, suas decises e os efeitos prticos delas decorrentes ocorram de maneira rpida. Em sntese: o Estado deve fazer justia com brevidade. Portanova (1997, p. 171), escreve com maestria peculiar, que a celeridade uma das quatro vertentes que constituem o princpio da economia processual. As outras so

TJSC. C. C. 97.002717-6. 3 C. C. Rel. Des. Eder Graf. J. 03.06.97. CD Rom Juris Sntese Millennium. Porto Alegre: Sntese, 2000. Continua o acrdo afirmando que: A necessidade de realizao de percia fora da singeleza contida no artigo 35, da Lei n. 9.099/95, no se compatibiliza com os princpios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade insculpidos no artigo 2, do mesmo pergaminho legal, afastando a competncia que inicialmente seria do Juizado Especial e impondo o deslocamento do feito a uma das Varas Cveis.

14

14

economia de custo, economia de atos e eficincia da administrao judiciria.15 Frise-se ainda que a norma determina de modo claro, que, no conseguida a conciliao, se possvel, de imediato, ou no prazo mximo de quinze dias, deve seguir-se a instruo processual. H autores ainda (Figueira Junior; Lopes, 1995, p. 145), que consideram o prazo de 15 dias destinado exclusivamente para oferecimento de resposta, demasiado longo para o rito sumarssimo dos Juizados Especiais Cveis.
Se o motivo do adiantamento foi a exigidade do prazo para oferecimento de resposta, tendo em considerao o recebimento da comunicao citatria ter se realizado prximo da data da audincia previamente marcada, o juiz dever compensar com o novo perodo o tempo que lhe parecer necessrio complementao dos trabalhos a serem realizados pela defesa. Assim, exemplificativamente, se o ru alega ter sido impossvel articular a sua defesa porque recebeu a citao trs dias antes da audincia, dever o juiz conceder-lhe novo prazo e marcar o prosseguimento do ato para os prximos cinco ou sete dias seguintes (Figueira Junior; Lopes, 1995, p. 145).

Infelizmente tal determinao, ao que parece, letra morta na lei, pois na maioria das vezes, os Juizados Especiais Cveis, neste aspecto, seguem as longas pautas da justia comum. Tal problema talvez tenha gnese no fato de no existir em regra magistrados destacados especificamente para tais funes, cumulando outras obrigaes. O legislador cria a norma, mas o Poder Judicirio, responsvel por sua aplicao, no instrumentaliza os meios necessrios sua aplicao. Certamente a criao de quadros prprios em muito colaboraria para a soluo destes problemas. Outro fator negativo que se observa, consiste em que, no mundo real os processos que tramitam perante os Juizados Especiais tm seus atos paralisados durante as frias forenses, muito embora tal atitude seja contrria ao texto legal. E cr-se que tal fato se observa em razo da ausncia de quadro prprio de magistrados.

Cf: Revista Consulex. n. 35. p. 15. Continua a matria asseverando que Outra interessante iniciativa adotada pelo Juizado Especial Cvel a Justia Itinerante, que visa atender a populao mais carente, em locais onde no h Frum. Trata-se de um nibus equipado pela Fundao Banco do Brasil com uma sala de conciliao e outra de instruo e julgamento, onde o juiz profere as sentenas e decide questes no resolvidas pelos conciliadores. O nibus sai diariamente no perodo vespertino, transportando juzes, conciliadores e policiais militares. Primeiro h um atendimento inicial, no qual as pessoas contam seus problemas e fazem as suas reclamaes. Ao final do dia esses pedidos so encaminhados secretaria de apoio, que expede a citao do reclamado e as intimaes. Aps trinta dias, o nibus volta ao mesmo local para a realizao das audincias, sendo que as pessoas j saem com o acordo homologado ou a sentena.

15

15

No se pode esquecer que preciso cautela quando se defende processos cleres, pois h de ser considerado que a atividade jurisdicional tem por fim pacificar os espritos dos litigantes e neste contexto no seriam admitidos erros nas decises a serem justificados pela rapidez destas. Celeridade essencial para que as partes acabem com as animosidades surgidas com a lide, entretanto, mais importante para a sociedade certamente , no apenas segurana, mas justia e correo nas decises.

Concluso A partir do momento em que a palavra escrita passou a ser difundida, a humanidade teve facilitado seu acesso ao conhecimento, e isto muito antes de seres desenvolvidos os recursos de multimdia hodiernamente difundidos no seio da sociedade. Grande parte do conhecimento, que hoje pertence aos homens, foi transmitido por meio dos papiros da antiguidade e dos livros escritos e copiados nos monastrios da Idade Mdia. Em homenagem palavra escrita, durante longa data proibida de ser transcrita no papel, seu principal parceiro, conclui-se, aps este modesto estudo, que: 1. Os princpios elencados no presente trabalho devem realmente ser observados pelos aplicadores da lei, pois assim no sendo, de nada valero as inovaes trazidas pelo legislador em 1.995. 2. A tendncia do direito moderno a libertao das amarras impostas pelo positivismo jurdico, especialmente, no foco em questo, quanto ao exacerbado formalismo, sendo imperiosa a adoo de condutas que rompam com esta tradio de certa forma egosta em benefcio da sociedade contempornea. 3. A Lei 9099/95 d um grande passo nesta direo, ao elencar princpios que, se observados pelo julgador e respeitado seu esprito, certamente sero de grande valia para todos aqueles que buscam o Poder Judicirio esperando uma soluo para seus problemas. 4. A oralidade facilita a cognio do magistrado e alegra a parte que se sente capaz ao poder argumentar diante do juiz. Alm disso agiliza o processo, sem a necessidade de pginas e pginas nos autos processuais, s vezes sem a menor importncia. Deve-se citar,

16

neste aspecto, tambm a maior rapidez nas audincias, principalmente nas instrues e julgamento. 5. A simplicidade e a informalidade, por sua vez, possibilitam ao cidado comum, mesmo sem patrocnio de advogado, postular seus direitos em juzo sem conhecimentos cientficos. Entretanto, aqui a cautela necessria, pois ao mesmo tempo em que traz benefcios parte quando em litgio com outrem nas mesmas condies, pode lhe trazer prejuzos quando a demanda tiver no outro plo, parte acostumada aos litgios, com experincia no trato com as aes, devidamente assistida por profissionais competentes; e deve neste caso, o magistrado que dirige o processo, buscar equilibrar a relao jurdica, no como Thmis, e sua balana, que pesa o direito das partes sem saber quem so, j que seus olhos esto vendados, mas como algum de corao nobre, que analisa os valores ticos e morais aliados as normas jurdicas. E assim agindo, no precisa o juiz preocupar-se em estar eventualmente infringindo o princpio da isonomia, posto que o direito moderno busca antes da igualdade formal a similitude material. 6. A celeridade e economia processuais se bem observadas impediro manobras meramente protelatrias. No so cabveis recursos contra decises interlocutrias, o que podemos considerar neste caso um avano. Dessarte, crticas so merecidas quando da designao da pauta de audincias e da inobservncia do prazo mximo fixado por lei quando da inexistncia de conciliao na primeira audincia. Talvez se fossem impostas sanes ante tal inobservncia, a letra da lei fosse levada a srio e deixariam de ser encontradas desculpas. 7. Essencial tambm a mudana de comportamento. Os magistrados devem ser mais ativos. Necessitam, em seu mister, ser democraticamente responsveis, livrando-se da servido geomtrica em que o direito se encontra, exercendo de maneira hialina seu ofcio, criando um direito em sua acepo mais pura, extraindo da norma jurdica o maior proveito possvel s partes. Deve o juiz ainda amparar-se no princpio do livre conhecimento, dando valor s provas que entender necessrias e desprovendo-as de seu valor absoluto e escalonado. Os serventurios devem estar atentos as naturais dificuldades das pessoas menos favorecidas. E os advogados devem atuar de modo a no desrespeitar os ditames elementares da tica aristotlica na busca do bem comum.

17

8. Acertou o legislador quando disps que o processo deve amparar-se nos mandamentos preconizados pela economia processual e celeridade, aproveitando os atos processuais que no tragam prejuzos parte adversa, e determinando que a tramitao dos autos obedea ao rito sumarssimo, oriundo da Constituio Federal. Entretanto, como exposto, celeridade no pode ser confundida com injustia. 9. Outrossim, no se pode esquecer que em que pese a regra que determina a no sujeio dos autos em trmite perante os Juizados Especiais Cveis s frias forenses, em muitos momentos, tambm acompanham a triste paralisao dos que tramitam na justia comum, por falta de quem os impulsione. 10. A boa aplicao dos princpios essencial evoluo do direito enquanto pacificador social. Seu estudo aprofundado, facilitar o deslinde das demandas com decises acertadas. Entretanto, tambm pode afirmar-se que a partir do momento que aqueles que lidam com a norma em anlise, passarem a dar mais valor aos princpios a ela aplicveis, observando a realidade dos casos concretos de uma outra forma, rompendo com o individualismo exagerado que ainda hoje atormenta a comunidade jurdica, quebrando as correntes que os prendem ao formalismo exacerbado e estrita observncia aos textos legais, fugindo deste legalismo absurdo que contaminou o corao de muitos, adentrando na norma e extraindo dela os maiores benefcios possveis s partes, interpretando-as em consonncia com as diretrizes dos princpios, certamente multiplicar-se-o decises com muito mais qualidade e acerto, em benefcio de toda a coletividade. 11. A exclusiva aplicao dos princpios que regem a Lei 9.099/95 no resolvero a crise que o direito vive neste incio de sculo, mas, sua fiel observncia j constitui um grande passo na construo de um sistema jurisdicional mais justo e eficiente. 12. A semente est plantada, s preciso reg-la, para que, ocorra, como na lio de Emile Zola, o surgimento de homens; um exrcito negro, vingador, que germinava lentamente nos alqueives, nascendo para as colheitas do sculo, e cuja germinao no tardaria a fazer rebentar terra, transformando este pas em um lugar melhor para todos.

18

REFERNCIAS

ATALIBA, Geraldo. Palestra. II Ciclo de conferncias e debates sobre ICM. Braslia: Secretaria de Economia e Finanas, 1981. CAPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso justia. Porto Alegre: Safe, 1988. CARRI, Genaro R., Principios juridicos y positivismo juridico. Buenos Aires: Abeledo - Perrot, 1970. CATALAN, Marcos Jorge. Caudilhos e coronis. Paranava: Folha de Notcias. Ano III. n. 107, 05.07.99. CIARLINI, Rita. A nova cara da justia. In: Revista Consulex. n. 35. Braslia: ed. Consulex, Novembro de 1999. CINTRA, Antnio Carlos de Arajo, DINAMARCO, Cndido Rangel e, GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria geral do processo. 9 ed. So Paulo: Melhoramentos, 1993. CUNHA, Belinda Pereira da. Antecipao da tutela no cdigo de defesa do consumidor - tutela individual e coletiva. So Paulo: Saraiva, 1999. DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 7 ed. So Paulo: Malheiros, 1999. _______. Doutrina nacional processo civil. Revista de Processo n. 81, 1996. FERREIRA FILHO, Manoel Caetano. Curso de direito constitucional - de acordo com a constituio de 1988. 19 ed. So Paulo: Saraiva, 1992. FIGUEIRA JUNIOR, Joel Dias. Da competncia nos juizados especiais cveis. Coleo Estudos de Direito de Processo Enrico Tullio Liebman. vol. 36. So Paulo: Editora RT, 1996. _______. e LOPES, Mauricio Antnio Ribeiro. Comentrios lei dos juizados especiais cveis e criminais. So Paulo: Editora RT, 1995. JACQUES, Paulino. Curso de direito constitucional. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1962. JURISPRUDNCIA do TJSC. CD Rom Juris Sntese Millennium. Porto Alegre: Sntese, 2000. LIEBMAN, Enrico Tlio. Manuale di diritto processuale civile. v. I. n. 3. Ristampa da 2 ed, 1968. MARINONI, Luiz Guilherme. Novas linhas do processo civil. So Paulo: Malheiros, 1996. PORTANOVA, Rui. Princpios do processo civil. 2 tiragem. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

19

NERY JUNIOR, Nelson. Princpios do processo civil na constituio federal. Coleo Enrico Tullio Liebman. vol. 21. 5 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. Revista Consulex. n. 35. Braslia: Ed. Consulex. Novembro de 1999. RIBEIRO, Antnio de Pdua. As novas tendncias do direito processual civil. In: Revista Consulex. n. 36. Braslia: Ed. Consulex. Dezembro de 1999. SILVA, Luiz Cludio. Os juizados especiais cveis na doutrina e na prtica forense. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1998 SILVA, Ovdio A. Batista da. Jurisdio e execuo na tradio romano cannica. 2 ed. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1998. WAMBIER, Luiz Rodrigues, ALMEIDA, Flvio Renato Correia de e TALAMINI, Eduardo. Curso avanado de processo civil - processo de execuo. v. II. 2 ed. So Paulo: Editora RT, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen