Sie sind auf Seite 1von 24

REAO LCALI AGREGADO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUO DE EDIFCIOS Renilda Batista da Silva Lima1 Antonio Sergio Ramos da Silva2

Fernanda Nepomuceno Costa3

RESUMO: Neste artigo constam as definies e tipos de reao lcali agregado. Apresenta tambm alguns casos de obras com manifestaes patolgicas de reao lcali agregado no Brasil e mundo, em especial na regio metropolitana de Recife. So apresentados ainda, alguns ensaios para avaliao da potencialidade reativa dos agregados da regio metropolitana de Salvador, alm de apresentar a norma brasileira e os mtodos de investigao e mitigao desse tipo de patologia.

Palavras-chave: Reao lcali agregado; blocos de fundao; agregado.

INTRODUO

A reao lcali-agregado (RAA) um fenmeno que ocorre no concreto endurecido e que se desenvolve devido combinao de trs agentes: lcalis do cimento, agregado reativo ou potencialmente reativo e a presena constante de umidade. Essa combinao causa danos de grandes propores e s vezes irreversveis, geralmente, em obras de grande volume de concreto, tais como barragens, blocos de fundao, pavimentao de estradas, aeroportos, cais e pontes. No mundo, em aproximadamente 35 pases, existem diversas obras com estruturas de concreto afetadas por reao lcali agregado (FIGUEROA & ANDRADE, 2007). Com as diversas ocorrncias estudadas e investigadas em todo mundo, vrios fruns e congressos foram realizados para discutir o assunto, com o objetivo de definir causas, saber como ocorre o processo de deteriorao e quais as medidas mitigadoras, alm de outros fatores importantes relacionados a este tipo de problema no concreto, propiciando a criao de regulamentos especficos e normas tcnicas em vrios pases, tais como: Guide to the Evaluation and Management of Concrete Structures Affected by Alkali-Aggregate Reaction, no Canad; State of the Art Report on Alkali-Aggregate Reactivity (ACI), nos Estados Unidos; Strutural effects
1

Concluinte do Curso de Engenharia Civil - Universidade Catlica do Salvador. E-mail: renilda.batista@terra.com.br Autora. 2 Mestre Engenharia Ambiental e Urbana e Professor da disciplina de Materiais de Construo II da Universidade Catlica do Salvador. E-mail: asrsilva@gmail.com Orientador. 3 Mestre em Construo Civil; Professora da disciplina de Materiais de Construo II aula prtica da Universidade Catlica do Salvador e do curso tcnico em construo civil do SENAI. E-mail: ferengcivil@yahoo.com.br Co-orientadora.

of alkali-silica reaction- Technical guidance on the appraisal of existing structures, na Inglaterra; NBR 15577- Agregados Reatividade lcali-agregado, no Brasil. Antigamente, quando se falava em reao lcali-agregado, pensava-se em obras de barragens e obras de grande porte. Atualmente as reaes podem ser encontradas em diversos tipos de estruturas de concreto, como podem ser constatadas na Regio Metropolitana de Recife onde vrios estudos mostram que edifcios apresentam manifestaes patolgicas compatveis com RAA (FIGUERA & ANDRADE, 2007). Para evitar a propagao das reaes faz-se necessrio a verificao da potencialidade reativa dos agregados, tomando as medidas preventivas no tempo adequado. Com isso, o objetivo deste trabalho analisar os efeitos da RAA em construes de edifcios e a possibilidade de ocorrncia na Regio Metropolitana de Salvador, usando para tal resultados de algumas amostras de anlises petrogrficas e reatividade potencial de agregados grados industrializados a partir de amostras provenientes de pedreiras da Regio Metropolitana de Salvador.

A REAO E OS SEUS TIPOS.

A RAA uma reao qumica que se processa, numa argamassa ou concreto, entre os ons hidroxilas (OH-) associados aos lcalis xido de sdio (NA2O) e xido de potssio (K2O), provenientes do cimento ou de outras fontes, e certos tipos de agregado (FIGUERA & ANDRADE, 2008). A reao lcali-agregado um fenmeno qumico que ocorre em determinados minerais potencialmente reativos existentes nos agregados, presena dos lcalis dos cimentos e a presena de umidade. Em resumo, entende-se por reao lcali-agregado o processo de deteriorao do concreto endurecido, provocando assim a formao do gel expansivo (exceto para a reao lcali carbonato) a partir de reao qumica que ocorre em alguns tipos de agregados reativos ou potencialmente reativos, quando em contato com os lcalis existentes no cimento Portland, xido de Sdio(Na2O) e xidos de Potssio(K2O). A proporo da degradao depende da quantidade de lcalis disperso no cimento. A figura 1 demonstra topo de pilar de vertedouro de barragem afetado por RAA.

Figura 1 - topo de pilar de vertedouro de barragem afetado por RAA. Fonte: Kuperman, 1997

O mecanismo das reaes comea por um processo fsico, em seguida o processo qumico, onde ocorrem diversas reaes. Tais processos podem ter diferentes ramos direcionais, a depender das condies favorveis, como por exemplo: a existncia de uma quantidade mnima de lcalis, a presena de gua interna e/ou externa bem como a existncia de um agregado reativo. Ainda fatores ambientais que podem influir cineticamente no processamento da reao ao longo do tempo. Avaliando-se a grandiosidade das foras devido s expanses provocadas pelo gel higroscpico, causam deformaes que vo de diminuio da resistncia e fissuraes at a destruio total das estruturas afetadas pelas reaes (FIGUERA & ANDRADE, 2007). 2.1 Tipos de reao lcali-agregado

As reaes podem ser classificadas em trs tipos: Reao lcali-slica Reao lcali-silicato Reao lcali-carbonato de fundamental importncia conhecer as caractersticas dos agregados, com isso, saber qual o tipo de reao que afetou a estrutura. Para descrever com maior facilidade todo o processo das reaes lcali-agregado, necessrio o entendimento das propriedades qumicas e fsicas dos agregados.

2.1.1 Reao lcali-slica

A reao lcali-slica um tipo de reao que ocorre quando a dissoluo dos hidrxidos dos lcalis com a slica amorfa, presentes em agregados como: opala, calcednia, cristobalita, tridimita, certos tipos de vidros naturais (vulcnicos) e artificiais, e o quartzo microcristalino/criptocristalino deformado. Em suma, esse tipo de reao ocorre quando a slica ativa envolvida pelo hidrxido de clcio dissolvido a partir dos lcalis dos cimentos Portland, atacando os pontos mais fracos, poros ou superfcie dos agregados. Segundo Barbosa e Pires Sobrinho (1997), as propriedades da slica esto diretamente relacionadas ao grau de subdivises ou imperfeies na estrutura cristalina passando a assumir um papel importante a superfcie especfica. Tendo a slica uma superfcie especfica baixa, devido subdiviso da partcula, os cidos no so perceptveis, aumentando a fixao do nmero de molculas dgua. Consequentemente aumenta o nmero de ons de hidrognio livres e a reatividade do material.

2.1.2 Reao lcali-silicato

A reao lcali-silicato acontece por um processo semelhante ao da reao lcalislica, com a diferena de se processar mais lentamente devido ao fato de os minerais reativos estarem mais disseminados na matriz e presena de quartzo deformado (FIGUERA & ANDRADE, 2007). o tipo de reao mais encontrado no Brasil (FIGUERA & ANDRADE, 2007). A maior parte das barragens que apresentam esse tipo de reao no pas foi construda com rochas do tipo quartzo - feldspticas tais como quartzito, granito e gnaisses com ocorrncias distribudas por vasta faixa territorial. Isto justifica a grande ocorrncia de reao lcalisilicato (VALDUGA, 2002). O inicio da reao ocorre quando os hidrxidos alcalinos reagem com os silicatos e agrega-se entre a pasta do cimento e o agregado constituindo um gel expansivo, desenvolvido por um ambiente mido. A reao lcali-silicato pode apresentar-se associada reao lcali-slica, devido presena dos filissilicatos presentes nos agregados, isso pode dificultar o diagnstico do tipo de reao que a estrutura est sendo submetida, pois as reaes lcali-slica agem mais rpido que a lcali-silicato. Dessa forma, sempre necessria a anlise petrogrfica do agregado que ser utilizado na confeco de concreto (VALDUGA, 2002).

2.1.3 Reao lcali-carbonato

A reao lcali-carbonato um tipo de reao que ocorre de maneira diferente das outras apresentadas anteriormente, uma vez que o produto desta reao no forma o gel alcalino e sim a combinao dos lcalis do cimento com hidrxidos de magnsio, onde ocorre a desdolomizao entre os agregados. Com isso o hidrxido alcalino se regenera, resultando no enfraquecimento da zona de transio entre os agregados e a pasta de cimento, provocando fissuras devido perda de aderncia dos materiais (VALDUGA, 2002). Pelo fato de haver a regenerao do hidrxido alcalino no processo da reao lcalicarbonato provavelmente a adio de pozolanas no seja eficaz para controlar a expanso provocada por esse fenmeno j que sempre haver lcalis para reagir com os agregados potencialmente reativos. Contudo, mesmo sabendo que a adio de pozolanas pode no conduzir a bons resultados, concretos produzidos com escria granulada de alto forno podero inibir a reao devido reduo de permeabilidade (FONTOURA, 1999).

FATORES QUE INFLUENCIAM REAO LCALI AGREGADO

3.1

Teor de lcalis do Cimento

Acredita-se que se o contedo alcalino do cimento for menor que 0,6%, no ocorrem danos provenientes de RAA, independentemente dos agregados reativos (MEHTA & MONTEIRO, 1994). Entretanto, em concretos contendo um consumo muito alto de cimento h possibilidade de ocorrncia de danos at para contedo de lcalis menor que 0,6%. Investigaes na Alemanha e Inglaterra mostram que contedo total de lcalis menor que 3 kg/m3 provavelmente no causam danos por RAA (MEHTA & MONTEIRO, 1994). Segundo Paulon (1981) o limite de 0,6% deve ser assumido como um critrio insuficiente de segurana contra a RAA. A concentrao de lcalis decisiva para a ocorrncia de reao e depende do contedo de lcalis do cimento, do suprimento de lcalis das circunvizinhanas e dos consumos de gua e cimento do concreto. Ou seja, utilizar como parmetro os nveis de lcalis constantes no cimento no garante que a estrutura no sofrer manifestaes patolgicas da reao lcali-agregado.

3.2

Agregados

Com os agregados alguns fatores so necessrios para que sejam reativos a lcalis, como (temperatura e tamanho das partculas), tm-se os silicatos ou minerais de slica, slica hidratada (opala) ou amorfa (obsidiana, vidro de slica), podendo reagir com solues alcalinas, porm diversas dessas reaes so insignificantes. Entre as rochas deletrias reativas a lcalis esto os quartzitos e quartzos fraturados, tensionados e preenchidos por incluses (METHA & MONTEIRO, 1994). As dimenses das partculas influem no tamanho das reaes, se forem pequenas aumentam a expanses, mas se forem muito pequenas da ordem de mcrons, pode ocorrer o inverso. Segundo Paulon (1981), agregados reativos de dimenses muito reduzidas provocam uma reao profunda e total antes que o gel tenha se formado. Grandes quantidades de materiais finos, devido a sua grande superfcie especfica, provocam reduo rpida na concentrao de lcalis de tal forma que os agregados maiores no tenham oportunidade de sofrer as reaes secundrias que provocam a formao do gel expansivo, conforme figura 2.

Figura 2 - Detalhe de reao lcali-agregado: a seta indica a borda de reao circundando o agregado grado. Fonte: Figuera & Andrade, 2007.

3.3

Umidade e Temperatura

Com relao ao elemento gua, varias devero ser as possibilidades de formao do gel. Em primeiro a gua pode ser considerada como danosa para o concreto se o nvel interno

de gua for em excesso, ou seja, se o fator gua/cimento for superior ao necessrio para que ocorra o processo de hidratao do concreto, ou se a estrutura tem contato externo direto com gua, nvel de lenol fretico na face dos blocos de fundao. Ou ainda se a umidade relativa do ar for superior a 85% a 20C, que associada temperatura podem ter seu nvel elevado (FIGUERA & ANDRADE, 2007).

HISTRICO DA RAA

4.1

Ocorrncias da RAA no Mundo

Atravs dos percussores (E.A. Stephenson em 1916, J. C. Pearison & G. F. Loughiln em 1923, R. J. Holdem em 1935 e F. M. Lea & C. H. Desch em 1935) que foi possvel obter os primeiros obter os primeiros conhecimentos da formao qumica do gel provocado pela reao entre os lcalis do cimento associado com os agregados (LESP, 1999). Atravs de estudos a reao era capaz de formar eflorescncias brancas que causavam fissuraes semelhantes s observadas nas estruturas afetadas na Califrnia entre os anos 1920 e 1930 (STANTON, 1940). A publicao dos trabalhos de Stanton, Blanks e Meissner, em 1941 sobre a deteriorao provocada pela RAA na barragem de Parker Dam, construda em 1934 e 1938, provocou discusses e revolta nas indstrias de cimento, que defendiam o seu produto. Onde a partir da, apresentaram estudos associados ao deletria da reao s estruturas de concreto deterioradas, buscando conhecimento das formas minerais dos agregados que pudessem ser reativas. Segundo Poole (1992), h poucos pesquisadores com conhecimento sobre RAA no Brasil e no mundo. O mais importante que desde a descoberta da reao vrios pesquisadores se interessaram em estudar o assunto contribuindo de forma mpar no entendimento do processo qumico na identificao dos minerais reativos, bem como, nas conseqncias e fatores envolvendo casos reais de estruturas afetadas por essa tipo de patologia (HASPARYK, 2005). Para uma estrutura de concreto armado afetada pela RAA, a sua deteriorao pode ocorrer em questo de dias ou aps anos ou at em dcadas, at que os lcalis do cimento reajam completamente com os agregados. Estima-se um tempo necessrio de

aproximadamente 5 a 12 anos para isso se desenvolver provocando uma ao deletria na

estrutura afetada (POOLE, 1992). Biczok em 1972 apresentou em seu trabalho sobre corroso e proteo de concreto um caso com fortes expanses e fissuraes aps sete anos de construo. Para se ter uma noo de quanto tempo necessrio para que o fenmeno de reao lcali-agregado se manifeste depender da taxa de lcalis existente no cimento, o tipo do agregado, a umidade e a temperatura.

Segundo Priszkulnik (2005), citado na Second International Conference on Alkaliaggregate Reactions in Hydroelectric Plants and Dams, realizada em 1995, o nmero de obras de concreto mundialmente afetado pelo fenmeno da RAA, tomando por base publicaes e relatos feitos por diversos autores ao longo do tempo, conforme mostra a figura 3.

25 23 12 06 05 05 03 03 02 02 02 01

Figura 3 Nmero de estruturas de concreto afetadas pela RAA. Fonte: adaptado de Tibrio Andrade. Nota: Outros * correspondem aos pases com apenas um caso de estruturas afetadas pela RAA, como o caso da Argentina, Austrlia, Ghana, Ilhas Jersey, Kenya, Moambique, Nigria, Sua e Zmbia/Zimbawe.

Apesar de no ter sito citado por Priszkulnik como dado apresentado na Second International Conference on Alkali-aggregate Reactions in Hydroelectric Plants and Dams (ANDRIOLO, 1997 apud HEIJNEN), ressalta o grande aumento nos nmeros de estruturas afetadas pela reao expansiva na Holanda. Nesse pas, em aproximadamente 50 anos houve um aumento de trs casos para 35 casos, entre os anos de 1990 e 1995. No Japo, onde os primeiros casos registrados de RAA so de 1982, uma publicao de 1989, depois de cinco anos de investigao, descobriu 47 casos em diferentes tipos de

estruturas e uma ponte em concreto protendido em Tottori foi destruda, aps 15 anos de construo. No reino unido, um programa de investigao encontrou em mdia de 200 estruturas afetadas por RAA, construdas entre 1931 e 1975. No Texas, em 1998, uma inspeo em 69 pontes em concreto protendido revelou problemas de RAA e ataque por sulfatos em 56 obras. Tambm so citados mais de 100 casos de obras com RAA documentados na Argentina (FIGUEIRA & ANDRADE, 2007). J no Brasil houve um aumento considervel de estruturas afetadas pelo fenmeno expansivo, onde passou de trs casos registrados para mais de trinta, aps os casos de blocos de fundao em diversos edifcios na Regio Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco.

4.2

Ocorrncias da RAA no Brasil

No Brasil, o problema da reao s foi conhecido duas dcadas aps os primeiros registros publicados nos Estados Unidos. Isso ocorreu quando Gitahy e Ruiz, em 1963, atuando no Convnio do IPT Instituto de Pesquisa e Tecnologia, com as Centrais Eltricas de Urubupung S.A, para construo da barragem de Jupi, entre os estados de So Paulo e Mato Grosso do Sul, constataram, na composio dos agregados escolhidos para os concretos da barragem, a presena de substncias sintticas reativas com os lcalis do cimento, conforme Stanton havia publicado (PRISZKULNIK, 2005). Na construo da barragem de Jupi, foram utilizadas cinzas volantes adicionadas ao concreto para evitar o processo da reao entre os lcalis e os agregados da regio (PRISZKULNIK, 2005). Os trs registros de estruturas acometidas pela ao da reao lcali agregado no Brasil foram apresentados em artigos no Second International Conference on Alkaliaggregate Reactions in Hydroelectric Plants and Dams. Essas correspondem s obras de Peti com evidncia comprovada da RAA em 1964; Moxot, evidenciada em 1978; e BillingsPedra, evidenciada em 1992 (MAGALHES & MOURA, 1997; GUERRA et. al., 1997). Embora tenham sido registrados apenas trs casos da ocorrncia da RAA em barragens e usinas hidroeltricas (UHE), no Brasil sabe-se que os nmeros reais correspondem a dezenas de casos. Durante o Simpsio sobre Reatividade lcali-Agregado em estruturas de Concreto, realizado na cidade de Goiana/GO, em novembro de 1997, foram apresentados diversos trabalhos, aumentando a estatstica de ocorrncia da RAA em estruturas de barragem e UHE brasileiras (ANDRIOLO, 1997, 1999).

4.2.1

Ocorrncias de RAA em Recife/PE

Aps os problemas com os edifcios localizados na Regio Metropolitana de Recife, em especifico o Edifcio Areia Branca (outubro 2004), especulaes feitas por parte de alguns tcnicos apontavam o fenmeno da RAA como principal causa do desabamento do Edifcio Areia Branca. Essa idia foi descartada logo aps a divulgao do laudo tcnico, em agosto de 2005, elaborado pela comisso do CREA-PE. Nesse laudo foram apontados como causa do desabamento falhas decorrentes de vcios construtivos, onde dois pilares prximos ao reservatrio inferior no foram executados adequadamente, devido falta de adensamento, alta porosidade do concreto, elevado fator a/c, alm do nvel de corroso das armaduras estarem elevados por causa da umidade excessiva provenientes dos vazamentos do reservatrio inferior ao longo do tempo. Com isso ocorreu o efeito domin, a carga que esses pilares suportavam sobrecarregou os demais, provocando com isso o desmoronamento (NASSAR, TQSNEWS - pag. 3-10). A partir desse fato, a comunidade tcnica local iniciou uma investigao de prdios localizados na regio. Nessas investigaes foram detectados que diversos edifcios apresentavam em alguns blocos de fundao fissuraes, que aps a retirada de testemunhos e realizados os ensaios especficos de petrogrfica, empregando-se Microscpio Eletrnico de Varredura (MEV), e ensaios acelerados, constatou manifestaes patolgicas provenientes da reao lcali agregado. E como as caractersticas ambientais da regio favoreceram s manifestaes, como: topografia local, proximidade do mar, umidade constante do solo, verificou-se que em um mesmo prdio, alguns blocos de fundao apresentavam problemas e outros no. Ficaram constatados que a composio do concreto tinha importncia direta na manifestao da patologia (NASSAR, TQSNEWS - pag. 3-10). J se tinha notcias e comprovaes de casos de barragens e blocos de fundao que apresentavam reaes deletrias de lcali agregado, mas como eram considerados casos isolados e com longo espao de tempo, ficou difcil perceber o problema. Anterior ao fato do Edifcio Areia Branca, o Engenheiro e Professor Tibrio Andrade havia participado da equipe que analisou e diagnosticou um caso de rao lcali-agregado, na Ponte Paulo Guerra, que liga os bairros do centro de Recife ao Bairro da Boa Viagem, com isso ele fez uma analogia aos testemunhos retirados do prdio vizinho ao Areia Branca, o Edifcio Solar da Piedade que apresentou caractersticas similares aos testemunhos extrados na Ponte Paulo Guerra (FIGUEROA & ANDRADE, 2007). Abaixo, na figura 4 e 5, podem

10

ser visualizadas fotos de pilares da fundao do Edifcio Solar da Piedade que apresenta quadro similar ao do Areia Branca.

Figura 4 e 5 - Pescoo do pilar do edifcio. Fonte: Andrade, 2004.

Como se pode visualizar as estruturas esto comprometidas, processo de corroso avanado, barras de ao flambado e funcionando como pinos. Apesar do colapso do Edifcio Areia Banca e o Solar da Piedade no ter ligao direta com RAA, foram constadas em seus blocos de fundao tal manifestao (FIGUEROA & ANDRADE, 2007). Aps a apresentao desses casos surgiu necessidade dos rgos competentes da regio observar o comportamento das estruturas de edifcios na RMR, com o intuito de identificar e alertar os profissionais e a sociedade para os problemas que poderiam ocorrer nas estruturas enterradas dos edifcios da regio. A figura 6 e 7, apresentam quadro fissuratrio provocado pela RAA, em bloco de sapata de um edifcio residencial.

11

Figura 6 - Casos de colapso na estrutura por RAA so raros, mas a reao possibilita uma perigosa entrada para outras formas de deteriorao da estrutura. Fonte: Andrade, 2007

Figura 7 - Quadro fissuratrio em bloco de fundao de edifcio de 23 pavimentos: recuperao de estruturas comprometidas por RAA cara e complexa. Fonte: Andrade, 2007

Vrios edifcios na Regio Metropolitana de Recife tiveram suas estruturas investigadas e foram constatados aproximadamente 20 casos de reao lcali agregado na regio com edifcios de diversas idades. Atualmente, dos casos identificados na RMR, apresentavam caractersticas dos agregados similares de acordo a apreciao petrogrfica feitas nas amostras de testemunhos extrados dos edifcios. Existem prdios com 21, 12, 11 e at 3 anos de idade que apresentam quadro fissuratrio compatvel com reao lcali agregado. Nesse ltimo, segundo Figueroa & Andrade, a amostra retirada de blocos de fundao do edifcio, caracterizou o agregado grado, no ensaio de petrografia, classificado como um cataclstico, com textura milontico/cataclstica, contendo quartzo deformado, com extino ondulante e quartzo microcristalino recristalizado em motar. Nos demais prdios e nas anlises realizadas a maioria dos agregados apresentavam em sua composio quartzo deformado, e provinha de granitos (FIGUEROA & ANDRADE, 2007).

MTODOS DE INVESTIGAO DAS RAA.

12

Existem diversos mtodos de investigao para detectarmos a presena de reao lcali agregados no concreto endurecido, constaro a seguir alguns deles onde podero ser analisados o que melhor se adqua e os que tm resposta mais rpida. 5.1 Mtodo Osipov

um mtodo trmico de ensaio mais conhecido como Mtodo Osipov devido aos Eng. Albert Osipov ter criado e desenvolvido no Institute Hydroproject de Moscou. Este mtodo submete os agregados, com dimenses de 20 a 50 mm, a alta temperatura aproximadamente 1000 por 60 segundos. Considera-se que o agregado, caso possua mineralgica reativa, venha desagregar-se quando exposta temperatura elevada. Havendo fragmentao do agregado, isto seria um indcio da potencialidade reativa da rocha analisada (VALDUGA, 2002 apud Furnas, 1997). Entretanto mais isso no determina que se o agregado no desagregar-se ele no poder ser potencialmente reativo, sendo necessrio anlises complementares.

5.2

Mtodo Qumico

um mtodo que foi desenvolvido entre 1947 e 1952 por Richard Melem, onde foram avaliados 71 agregados, verificando Slica Dissolvida (Sd) e a reduo da alcalinidade (Rc) e passando estes resultados para um grfico, onde representava o limite entre os materiais deletrios e incuos. A NBR 9774-87 normatiza esse mtodo. Esses ensaios tm vantagens e desvantagens. A vantagem a rapidez com que realizado mas com isso vem a desvantagem devido ao fato de os agregados ficarem expostos as condies de ambiente agressivas por apenas 24 horas, poder levar a resultados no to precisos.

5.3

Mtodo das Rochas Carbonticas

Este mtodo aplicvel exclusivamente na verificao de caractersticas expansivas de rochas carbonticas. um mtodo alternativo, j que a reao deste tipo de rocha no pode ser detectada por outros mtodos por constituir um processo de expanso completamente diferente dos outros dois tipos de reao. normatizado no Brasil como NBR 10340/88. As amostras no so de argamassa e sim testemunhos cilndricos de rocha de dimenses muito pequenas (9 mm de dimetro e 35 mm de comprimento). A estocagem da

13

amostra consiste em ambiente com soluo de NaOH a concentrao 1N temperatura de 23 C. As leituras de expanso so feitas nas idades de 7, 14, 21 e 28 dias, podendo o ensaio ser levado at 1 ano. A NBR 10340/88, porm, no fixa limites de expanso (VALDUGA, 2002). Possui algumas desvantagens que so citadas por VALDUGA apud FONTOURA, 1999: a dificuldade de obteno de um testemunho que seja bastante representativo da rocha analisada, e a durao do ensaio, que pode ser muito longa. Este ensaio tem uso bastante restrito no Brasil, pois as rochas carbonticas (contendo propores de dolomita, calcita e material insolvel que conduziro a desdolomitizao) no compreendem a principal fonte de fornecimento de agregados no pas (VALDUGA, 2002 apud FONTOURA, 1999).

5.4

Microscopia Eletrnica de Varredura

A microscopia eletrnica de varredura uma tcnica que vem sendo largamente utilizada na anlise da microestrutura de concretos e argamassas, dentre vrios outros materiais utilizados na construo civil. So bastante utilizados para anlise de produtos de hidratao do cimento e produtos de ataques de agentes agressivos, entre eles os produtos da reao lcali agregado. (VALDUGA, 2002) No um mtodo de avaliao de RAA, pois no analisa os agregados diretamente. Esse mtodo avalia estruturas que j possuam as reaes desencadeadas. O MEV (Microscpio Eletrnico de Varredura) possui alta resoluo e grande profundidade de foco. A amostra alcanada por um feixe de eltrons e diversas informaes podem se fornecidas a partir dos sinais originados. Os eltrons secundrios so os mais importantes na formao de imagens e fornecem informaes topolgicas da amostra. J os eltrons retroespelhados fornecem informaes sobre o nmero atmico e os raios X identificam e quantificam os elementos presentes no material (VALDUGA, 2002 apud VEIGA et. al., 1997). Segundo Hasparyk (1999), uma tcnica muito til, pois permite grandes ampliaes e com isso a identificao precisa dos produtos da RAA.

5.5

Mtodo de Barras Acelerado ABTN NBR 15577-04

14

Este mtodo determina, por meio da variao de comprimento de barras de argamassa, a suscetibilidade de um agregado participar da reao expansiva lcali- slica na presena dos nos hidroxila associados aos lcalis do cimento (ABNT NBR 15577-4/08).

O mtodo Sul Africano ou NBRI foi inicialmente desenvolvido por Oberfiolster e Davies (1986) em 1985-1986 e um dos mtodos mais difundidos e utilizados no mundo todo. Posteriormente foi normatizado corno ASTM C-1260, com pequenas variaes. (VALDUGA, 2002) Pela ASTM C-1260, as barras de argamassa so moldadas com urna relao gua/cimento fixa de 0,47 e estocadas em imerso em uma soluo alcalina de NaOH com concentrao 1N e temperatura de 80 C. Isto com o objetivo de simular as "condies pssimas" para submisso do agregado. chamado de acelerado, pois os resultados podem ser lidos em apenas 16 dias, em comparao ao mtodo de barras que os resultados so apresentados em um ano. Os limites de expanso segundo a ASTM C-1260 so os seguintes: Expanses inferiores a 0,10% aos 16 dias indicam um comportamento incuo na maior parte dos casos; Expanses superiores a 0,20% aos 16 dias indicam expanso potencialmente deletria; Expanses entre 0,10% e 0,20% aos 16 dias indicam possibilidade do agregado possuir comportamento tanto incuo como deletrio. J na NBR 15577-4 as barras so moldadas com os mesmos parmetros da ASTM C1260, sendo que h diferenas quanto ao controle de temperatura (80 + - 2) C, e o aquecimento devem ocorrer a partir da temperatura ambiente (23 + - 2) C e deve ser realizado em (6+-2)h.

15

Figura 8 e 9. Acomodao das barras em recipiente com soluo de NaOH 1N; b) em estufa a 80 C. Fonte: Kormann, 2004

E os limites de expanso so medidos a partir de 16 dias e 30 dias, contados a partir da moldagem e pelo menos trs leituras intermediarias em cada perodo, tendo-se o ensaio como resultado final a expanso mdia das trs barras de argamassa no tempo. De acordo o exposto acima, referente taxa de expanso, como h uma faixa de duvida, onde as expanses entre 0,10% e 0,20 % aos 16 dias de idade podem indicar agregados, tanto com comportamento incuo, como reativo; neste caso sugere-se levar o ensaio at 30 dias de idade das barras. Alm de se obter informaes suplementares com confirmao dos minerais reativos e produtos da reao alm de informaes de campo de uso do agregado em estudo. Na tabela 1 constam informaes referenciando os limites de expanso e idade de leituras utilizadas em cada pas.

Tabela 1. Particularidades do ensaio de reatividade acelerado das barras de argamassa


(Hasparyk et. al. apud adaptado a partir de GRATTAN-BELLEW, 1997).

Limite de Expanso (%) 0,11 0,10 0,10 0,15 0,10 0,15 Nenhum limite proposto

Idade(dia) 12 12 10-22 14 14 14 28

Pas frica do Sul Itlia Austrlia Canad Estados Unidos Noruega Argentina

5.6

Mtodo de Prisma de Concreto ABNT NBR 15577-06.

Mtodo de ensaio para avaliar, por meio da variao de comprimento de prismas de concreto, a suscetibilidade de um agregado participar da reao expansiva lcali - slica (RAS) na presena dos ons hidroxila associados aos lcalis (sdio e potssio), fazendo-se uso de um cimento-padro, com adio suplementar de hidrxido de sdio (ABNT. NBR 155776,2008, p.1).

16

um mtodo de ensaio de longa durao que representa melhor s condies para avaliao da reao lcali agregados, pois utiliza prisma de concreto e no argamassa como no mtodo acelerado. A soluo NaOH adicionada na gua de amassamento aumentando a concentrao dos lcalis da mistura, respeitando o limite especificado. Alm dos prismas permanecerem saturados a uma temperatura de 38C, em recipientes especiais, os corpos de prova no podem ter contato direto com a gua nem paredes do recipiente. As expanses so limitadas por uma taxa de 0,04%, ou seja, para expanses inferiores a 0,04% os agregados so considerados incuo.

5.7

Anlise Petrogrfica

5.7.1 Definio

De acordo a NBR 7389, anlise petrogrfica um estudo macroscpico dos materiais naturais, e identificando seus elementos constituintes e propriedades, visando a sua utilizao. Os mtodos empregados para caracterizao do concreto correspondem: ASTM C 856-02 Standard Practice for Petrografic Examination of Hardened Concrete; NBR 7389/92 Apreciao petrogrfica de materiais naturais, para utilizao como agregado para concreto. NBR 15577-3/08 Apreciao petrogrfica de materiais naturais, para utilizao como agregado para concreto.

5.7.2 Importncia

As anlises petrogrficas nos permitem o conhecimento dos agregados grados e midos, porm sua validade da anlise depender da escala de representatividade das amostras examinadas, sua abrangncia e exatido de informao fornecida pelo petrogrfo, e pode requerer tcnicas complementares, como: anlise por difrao de raio X, anlise termodiferencial (ATD), espectroscopia de infravermelho, microscopia eletrnica de varredura(MEV) e anlise de raio-X por energia dispersiva (EDX) (ABNT. NBR 155773,2008, p3).

5.8

Demonstraes das Analises Coletadas na RMS

17

Face os diversos problemas ocorridos em Recife, so importantes as verificaes dos agregados potencialmente reativos de cada regio. Com o crescimento do plo das construes, a realizao desses ensaios imprescindvel para que se possa ter a certeza de que a edificao no sofrer com esse tipo de patologia. Como os agregados grados utilizados pelo setor da construo civil na Cidade de Salvador so extrados em pedreiras localizadas na mesma faixa geolgica, foram levantados alguns dados de ensaios de caracterizao de agregados grados e midos e mtodo acelerado de barras de argamassa utilizando o cimento-padro de acordo a norma ASTM C-1260. Conforme grfico abaixo sero apresentados 04 amostras de agregado grado (brita 19 mm).

Representao Mtodo Acelerado de Barras de Argamassa


0,5 0,45 0,4 Expanso (%) 0,35 0,3 0,25 0,2 0,15 0,1 0,05 0 0 5 10 15 20 25 30 35 Idade de Cura (dia) amostra 1 amostra 2

Reativo Potencialmente Reativo Incuo

amostra 3 amostra 4

Figura 10 Representao dos ensaios de mtodos acelerado de barras de argamassa, agregados da regio metropolitana de Salvador. Fonte: Autor, 2009

Nesses ensaios verifica-se que dos agregados ensaiados, todos apresentam caractersticas reativa ou potencialmente reativa. Os agregados utilizados foram analisados petrograficamente, e constam de granulito ou granfiro e quartzo deformando provenientes de rochas gneas ou metamrficas, caracterstica da regio. (CONCRETA, 2009). Em vista disto, os profissionais da rea de projeto, mesmo sem o conhecimento aprofundado sobre o fenmeno, podem indicar situaes onde se requer ateno quanto

18

possibilidade de RAA. (adaptado BATTAGIN, 2008). Como pode ser verificado na figura abaixo, na classificao de risco das estruturas de desenvolvimento da reao segundo ABNT NBR 15577-1, 2008 adaptado por BATTAGIN (2008).

Figura 11 Classificao da ao preventiva quanto RAA. Fonte: Battagin,2008.

A norma brasileira tem por objetivo apresentar maneiras do como identificar e classificar as estruturas com potencial de desenvolver a reao, na fase de projeto, possibilitando tomar aes preventivas quando necessrio. Diferente da norma Canadense que se empenha em classificar a potencialidade reativa dos agregados, as medidas de mitigao se baseiam em trs fatores: quantidade de lcalis disponveis no sistema, capacidade da matriz cimentcia em combinar os lcalis ou troca do agregado reativo por um de comportamento incuo.

19

As medidas mitigadoras da norma brasileira visam classificar quanto ao risco de ocorrncia de RAA, como apresentado na figura acima, determinando assim o grau de intensidade das mitigaes. Definindo com isso se a escolha do cimento com adies ativas so suficientes para prevenir afeitos danosos da reao. Nas aes preventivas de mnima intensidade podem ser utilizadas: cimentos CPII-E, CPII-Z (ABNT NBR 11578), CP III (ABNT NBR 5735) E CP IV (ABNT NBR 5736). Quando as aes preventivas forem de moderada intensidade tero que ser utilizadas: os cimentos de alto forno CP III com pelo menos 60% de escria ou cimento pozolnico, com no mnimo 30 % de pozolana. Mas para isso so consideradas as obras de concreto que no contenham elementos macios, no estejam em presena constante com gua, dispensando-se a realizao de ensaios comprobatrios da mitigao (adaptado de BATTAGIN, 2008). No entanto, a presena de escria de alto forno e materiais pozolnicos em alguns tipos de cimento no significam garantia de mitigao a RAA, pois depender tambm do teor em que a adio est presente, do grau de reatividade do agregado e do teor total de lcalis do concreto. (MUNHOZ, 2008). Para as demais intensidade indispensvel realizao dos ensaios, para comprovar a potencialidade reativa do agregado e a mitigao da reao pelo uso de materiais inibidores. Como os cimentos com adies no so comercializados em todo o Pas, devido disponibilidade de escria e pozolanas, outras medidas devero ser tomadas, como adio de cinzas volantes, metacaulim e slica ativa, alm de apresentar respostas positivas quanto mitigao, suas adies podem variar de 10 a 20%. Devero ser realizados ensaios para a determinao das porcentagens de adies conforme agregado a ser utilizado na mistura.

CONSIDERAES FINAIS

Apesar da Reao lcali Agregado - RAA no provocar efeitos destrutivos a estrutura, a sua presena poder desencadear outros tipos de agresses qumicas como os ataques por ons cloreto e sulfato, dixido de carbono, ataques de cidos, que podero levar a estrutura ao colapso. Com a crescente ocorrncia de novos casos de prdios residncias e comerciais afetadas por esse fenmeno, na regio Metropolitana de Recife, onde a equipe tcnica local fazem estudos e identificam tais estruturas, faz-se pertinente incentivar os profissionais do

20

ramo a promover solues corretivas e preventivas s manifestaes patolgicas relacionadas Reao lcali Agregado.

Houve dificuldades na obteno de resultados dos ensaios relativos s anlises petrogrficas das pedreiras e usinas de concreto, localizadas na Regio Metropolitana de Salvador. Foram feitas visitas no SINDIBRITAS - Sindicato da Indstria de Pedra Britada do Estado da Bahia, para verificar se o mesmo possua essas anlises e a resposta foi negativa. Com isso a pesquisa ficou limitada s anlises fornecidas pela Concreta Engenharia. Das amostras submetidas anlise petrogrfica foram observados feies da reao lcali agregado, indicando que os agregados tm um comportamento reativo, porm no so suficientes para caracterizar todos os agregados da regio. Seriam necessrias amostragens amplas de todas as jazidas fornecedoras de agregados grados e midos da Regio Metropolitana de Salvador, a fim de confirmar esse resultado. A pesar de ser necessrio ampliar tais estudos, desperta a curiosidade de estender os trabalhos a fim de mapear tais materiais, fazendo com que a norma tcnica NBR 15577 seja aplicada e avaliada na fase de projeto dos novos empreendimentos. Com essa pesquisa podemos observamos que, quando projetamos e construmos precisamos avaliar todos os aspectos que possam interferir ou ocasionar problemas construtivos, acercando-se de medidas preventivas e controle executivo e na maioria das vezes solues simples podem evitar grandes transtornos aps a concretizao do projeto.

AGRADECIMENTOS

A autora agradece a Antonio Sergio Ramos da Silva (orientador) e Fernanda Nepomuceno Costa (co-orientadora) pelo apoio na construo deste artigo e a Concreta por possibilitar a consulta de normas e artigos tcnicos para a elaborao da pesquisa.

21

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 5735 _____. NBR 5736: _____. NBR 7389: Apreciao petrogrfica de materiais naturais, para utilizao como agregado em concreto. Rio de Janeiro: ABNT, 1992. _____. NBR 7211: Agregados para concreto Especificao. Rio de Janeiro: ABNT,2005. _____. NBR 9774/87: Agregados Verificao da reatividade potencial pelo mtodo qumico. Rio de Janeiro: ABNT, 1987. _____. NBR 10340/88: Agregados Avaliao da reatividade potencial das rochas carbonticas com os lcalis do cimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1988. _____. NBR 11578 _____. NBR 15577/08: Agregados Reatividade lcali-agregado. Parte 1 parte 6. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM C.856: Standard practice for petrographic examination of hardened concrete. West Conshohocken, 2002. ______. ASTM C.1260: Standard test method for potential alkali reactivity of aggregates (mortar-bar method). West Conshohocken, 2001. ANDRIOLO, F. R. Observaes de Estruturas de Concreto: Validade Quanto a Ocorrncia da Reao lcali-Agregado. Simpsio Sobre Reatividade lcali- agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, p. 243-263. ANDRIOLO, F. R. Proposio para Conservao de Estruturas Afetadas pela Reao lcali-Slica. Simpsio Sobre Reatividade lcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, p. 339- 345. ANDRIOLO, F. R. Reao lcali-Agregado: Observao de mbito Internacional. Simpsio Sobre Reatividade lcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, p. 205-211. ANDRIOLO, F. R. Simpsio Sobre Reatividade lcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Relatrio Final Panorama Brasileiro e Relato Tcnico do Simpsio. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1999.

22

BARBOSA, F. R., PIRES SOBRINHO, C. W. A. REAO LCALI-AGREGADO: Caracterizao e Estudos da Influncia no Macio de uma Barragem de Concreto Gravidade. Simpsio Sobre Reatividade lcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, p. 323- 328. BATTAGIN, Ins Laranjeira da Silva. Battagin, Arnaldo Forti. Neto, Claudio Sbrighi. Reao lcali-Agregado A Nova Norma Tcnica Brasileira. Anais. 50 Congresso Brasileiro do Concreto. Ibracon/BA,2008. BICZOK, I. Corrosion y proteccion del hormigon. Bilbao/Espaa: Ediciones Urmo, 1972.p.275-280. Trad. de Emilio J. dOcon Asensi. CONCRETA TECNOLOGIA EM ENGENHARIA LTDA Ensaios de petrografia e potencialidade reativa determinao da expanso em barras de argamassas pelo mtodo acelerado. Salvador, 2009. FIGUERA, JOS DO PATROCINIO. Andrade, Tibrio - O ataque da Reao lcali Agregado sobre as estruturas de Concreto: a descoberta pioneira da ocorrncia do problema em fundaes de pontes e edifcios na Regio Metropolitana do Recife Recife: Ed. Universitria da UFPE, 2007. 228 p. Il., fig., tab., graf., fotos. FONTOURA, J. T. F. Relatrio do Tema I Investigao sobre a RAA Metodologia e Ensaios. Relatrio Final do Simpsio sobre Reatividade lcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goiana, 1999, p. 65-80. FRANKLIM JUNIOR, Ivan. Motta, Leila Aparecida de Castro. Collares, Eduardo Goulart. Ramiro, Rodrigo Fabiano. Caracterizao Tecnolgica e Estudo da Reatividade Potencial lcali-Agregado em Diferentes Tipos de Agregados de Quartzitos dos Sudoeste de Minas Gerais. Anais. 50 Congresso Brasileiro do Concreto. Ibracon/BA,2008. GUERRA, M. O., CUNHA, E. G. N., BRAUN, P. V. C. B., GUEDES SOB, E. F., JULIANI, M., SCANDIUZZI, L. Aspectos da Reatividade lcali-agregado na Usina Elevatria de Traio. Simpsio sobre Reatividade lcali-agregado em estrutura de concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, p. 223-231. HASPARYK, N. P. Investigao de concretos afetados pela reao lcali-agregado e caracterizao avanada do gel exsudado. Tese de Doutoramento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil. Porto Alegre, BR-RS, 2005. HASPARYK, N. P. Investigao dos mecanismos da reao lcali-agregado efeito da cinza de casca de arroz e da slica ativa. Dissertao (Mestrado), Universidade Federal de Gois, Escola de Engenharia Civil, Goinia, 1999. KUPERMAN, S. C., FERREIRA, W. V. F. F., DAL FABBRO, J. C., NEGRINI, M. A., CIF, S., KAKO, H., MARIANO, A., TAVARES, F. Ocorrncia da Reao lcaliAgregado em Tomada Dgua. Simpsio Sobre Reatividade lcali-Agregado em Estrutura de Concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, p. 213-222.

23

MAGALHES, R. A., MOURA, C. N. Caracterizao, Histrico e Obteno de Parmetros da Reao lcali-Agregado para Modelagem Matemtica da Barragem de Peti. Simpsio sobre Reatividade lcali-agregado em estrutura de concreto. Anais. Comit Brasileiro de Barragens, Furnas Centrais Eltricas. Goinia, 1997, pg. 233-237. MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto - estrutura, propriedades e materiais. So Paulo: Ed. Pini, 1994. MUNHOZ, F. A. da Cunha. Yushiro Kihara. Cincotto, Maria Alba. Efeitos de Adies Ativas na Mitigao das Reaes lcali-Slica e lcali-Silicato. Anais. 50 Congresso Brasileiro do Concreto. Ibracon/BA, 2008. NASSAR, Joo Jos Asfura. Investigador de Estruturas. Entrevista na revista TQS News. Ed n 22, p3 10. Janeiro, 2006. PAULON, V. A. Reao lcali-Agregado em Concreto. Dissertao de Mestrado em Engenharia Civil. Escola politcnica da Universidade de So Paulo, 1981. PRISZKULNIK, S., Inspeo e diagnstico de Estruturas de Concreto Afetadas pelas Reaes Cimento-Agregado Cap. 34, Vol. 2. In: ISAIA, G. C., CONCRETO: Ensino, Pesquisa e Realizaes. 1 Ed. So Paulo: Ibracon, 2005. STANTON, T. E. (1940), Expansion of Concrete Through Reaction between Cement and Aggregate. Proceedings of the American Society of Civil Engineers, v. 66, p. 17811811. VALDUGA, Laila. Reao lcali-agregado: Mapeamento de agregados reativo do estado de So Paulo. Dissertao (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Escola de Engenharia Civil, Campinas- SP, 2002.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen