Sie sind auf Seite 1von 11

Relaes Raciais A rea acadmica que estuda este tipo de relaes humanas a sociologia das relaes raciais, embora

a as recentes descobertas no mbito da biologia venham pr em causa esta catalogao. O conceito de raa deixou de ser cientfico, para se tornar como que uma qualidade definida no mbito das relaes sociais entre os indivduos. Na prtica, aquilo a que as pessoas chamam raa, e que apenas uma manifestao fenotpica de aparncia fsica, no determina qualquer espcie gentica. A noo de raa torna-se assim mais prxima no de uma noo gentica, como aparentemente as pessoas defendem, e j est provado que no, mas de uma questo de diferena de aparncia e sobretudo de cultura. Essa diviso chamada de "raa" formulada pelos indivduos e pelas sociedades que constroem e estruturam conceitos para definir as relaes e as aces entre si. Mesmo algumas pessoas que so contra a discriminao racial e o racismo concordam na existncia deste termo como uma categoria de relaes sociais reais entre indivduos de culturas, etnias e aparncia fenotpica diferente. Assim, a sociologia das relaes raciais estuda, neste momento, sobretudo os conflitos, os resultados dos conflitos, ou seja, as sequelas atuais e a dimenso do racismo nas atuais sociedades, bem como as lutas para combater o racismo e a discriminao. Movimentos recentes dentro da sociologia defendem a recusa da legitimidade do estudo das relaes raciais j que consideram que elas no so diferentes das restantes relaes sociais, exactamente porque se baseiam numa construo social de conceitos e no numa realidade gentica. Outros estudiosos defendem que existe a necessidade de estudar as relaes raciais na sua construo em termos histricos e sociais ao longo dos tempos, pelo que as relaes raciais e tnicas podem ser uma subdiviso das relaes sociais entre grupos. Outra corrente dentro da sociologia defende a no existncia pura e simples de tal subdiviso, j que ela apenas serve para manter uma ideologia e uma poltica historicamente condenveis. http://www.infopedia.pt/$relacoes-raciais>;

Anomia Segundo Durkheim, as crises de prosperidade tambm so capazes de provocar variaes na taxa social de suicdios. Pense em pessoas que so podres de ricas e no encontram a satisfao dos seus desejos. Ao percebem que o dinheiro no compra este bem estar infinito que tanto procuram, justamente por ser infinito e inalcanvel, tais sujeitos se suicidam; um fenmeno como este denomina-se mal do infinito. Outro tipo de anomia, segundo a sociologia durkheimiana, so as greves operrias; em particular no podemos concordar com esta espcie de anomia por considerar a greve como instrumento da luta entre capital-trabalho.

Morfologia (morfo- + -logia) s. f. 1. Estudo das formas que a matria pode tomar. 2. Aparncia externa de um ser vivo. = CONFIGURAO, FORMA

Morfologia social Mtodo para comparar as diversas sociedades, para classificar as espcies sociais. As sociedades variam de estgio, apresentando formas diferentes de organizao social que tornam possvel defini-las como inferiores ou superiores. Ver contributos de -Durkheim: Weber: Marx:

A humanidade vive em complexas transformaes em escala local e global, que permite a integrao das comunidades e pessoas em novas combinaes de espao e tempo, redefinindo as identidades, compreenses e os papis dos indivduos- Eis o processo de GLOBALIZAO. Este fenmeno contemporneo est associado ao MULTICULTURALISMO. Atravs do choque das vrias culturas, nascem s diferenas : o "eu" e o "outro". Da surge o ETNOCENTRISMO uma atitude caracterstica de quem s reconhece uma nica cultura, uma nica sociedade. Uma viso do mundo onde o prprio grupo tomado como o centro de tudo e de todos, as outras sociedades so inferiores nossa, eis ento uma atitude preconceituosa. Apresento os vrios tipos de atitudes inseridas no ETNOCENTRISMO:

Esteretipos (imagem pr-concebida sobre uma pessoa, coisa ou situao), Preconceito (social, lingustico, racional, sexual, etnico, espicista), Discriminao (transfofia,machismo,sexismo,heteressexismo,feminismo,hemofobia)

Todos aqueles que demonstrarem qualquer tipo de atitude preconceituosa so etnocntricos. No nosso dia a dia somos constantemente confrontados e aliciados pelos media: na tv, nas rdios, na publicidade, nos jornais e revistas, onde fornecem exemplos de etnocentrismo.

Gabriela Nascimento (1200350)

No seguimento do MULTICULTURALISMO e Globalizao temos outras definies: Dar a qualquer coisa carcter mundial, uma extenso que interesse o mundo todo. = GLOBALIZAR, UNIVERSALIZAR = MUNDIALIZAO Fenmeno ou processo mundial de integrao ou partilha de informaes, de culturas e de mercados. E a definio de cultura 6. [Figurado] Aplicao do esprito a (determinado estudo ou trabalho intelectual). 7. Instruo, saber, estudo. 8. Apuro; perfeio; cuidado. A ultima foi () mais para complementar o processo de auto-motivao. http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=motivar Tendo como paradigma que a globalizao se altera ou adapta-se (actualmente) em funo da actividade econmica e sistema financeiro. Mundializao/Globalizao: Fonte Infopdia Processo histrico, com incidncia poltica, econmica, cultural, tecnolgica, etc., acelerado na segunda metade do sculo XX, que representa a conscincia de que os fenmenos se apresentam inter-relacionados, independentemente das fronteiras territoriais, das diferenas tnicas ou lingusticas, etc. Para este fenmeno ter contribudo uma srie de fatores, como a emergncia e o desenvolvimento de organizaes transnacionais (de que so exemplos a ONU, a Unio Europeia, a UEO e a NATO), o incremento das vias de comunicao entre os vrios pases e regies, a expanso das telecomunicaes e das tecnologias de informao, a vigncia de certos princpios polticos (direitos humanos, assistncia humanitria) e o acesso generalizado (mesma) informao. Especificamente, na rea econmica, o fenmeno da mundializao teve como consequncia a globalizao dos mercados. Esta tem ainda algumas causas prprias do meio econmico, como sejam a facilidade e rapidez com que os capitais so movimentados, a necessidade de as empresas obterem economias de escala e o incremento de processos de integrao econmica (como a Unio Europeia, o NAFTA e o MERCOSUL), no sendo tambm indiferentes os avanos nas negociaes do GATT.A globalizao consiste ento no seguinte: apesar das diferenas de valores e de caractersticas de cada pas ou regio (que implicam atitudes culturais tambm distintas), tem-se verificado que as preferncias dos consumidores se tm padronizado. Isto verdade, pelo menos, para certas classes de produtos (de luxo e que satisfaam consumidores com necessidades muito semelhantes - ou seja, os produtos universais). A principal caracterstica da globalizao , portanto, a 3

crescente homogeneidade das preferncias dos consumidores (e, por isso, dos seus padres de consumo). Para as empresas, tudo isto acarreta consequncias evidentes, mesmo ao nvel das suas operaes dirias. Por um lado, passam a ter a necessidade de integrar as suas atividades a nvel mundial. , pois, mais do que de um processo de internacionalizao que se trata: essas atividades passam a ser organizadas escala mundial, como se o mundo fosse um nico pas (pode aqui lembrar-se a noo de aldeia global). Por outro, este processo gera a necessidade de se processar a adaptaes pontuais dos produtos aos mercados regionais especficos que as empresas pretendem atingir.

social (latim socialis, -e) adj. 2 g. 1. Que diz respeito sociedade. 2. Que tem tendncia para viver em sociedade. = SOCIVEL INSOCIAL Aco Social :Fonte Infopdia Pode dizer-se que toda a aco humana tem um carcter social porque na sua base esto modelos elaborados em sociedade. A aco social um dos elementos centrais da sociologia. Como diz Guy Rocher no prefcio sua obra Introduction la Sociologie Gnrale (1969), a questo da ao social levantada por uma das problemticas da investigao terica e emprica em sociologia: a de saber como que as colectividades humanas existem e se mantm e como que o indivduo se liga a essas colectividades. Responder a estas questes levanta o problema da aco humana socialmente contextualizada. O debate acerca da aco social remonta aos "pais fundadores" da sociologia. No entender de mile Durkheim a aco social tem a sua origem no exterior do indivduo pois resulta das presses externas que se lhe impem. O carcter real e objectivo dos factos sociais - definidos por Durkheim como o objecto da sociologia - torna a aco social independente da subjectividade individual. Max Weber prope, pelo contrrio, uma definio subjectiva de aco social, que tem em conta o sentido que cada indivduo d sua aco. Basta que uma pessoa se situe em relao a outrem e oriente a sua aco em conformidade com as expectativas alheias para que exista aco social, mesmo quando no esteja presente o relacionamento com o outro. As concepes de Weber esto na origem do paradigma accionista em sociologia, que nasce de uma reaco contra o positivismo nas cincias sociais. Este paradigma - de que, por exemplo, os interaccionistas simblicos so tributrios - d valor s intenes e aos projectos dos actores sociais e encara as instituies no como factos sociais exteriores aos indivduos mas como fruto da aco e interaco entre as pessoas.

interaccionismo () (interaco + -ismo) s. m. 4

[Sociologia] Corrente ou doutrina que defende o indivduo e a sociedade como resultado de diversas interaces.

nomologia s. f. 1. Cincia da legislao. 2. Estudo das leis que presidem aos efeitos naturais.

paradigma Como nasce um paradigma Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lanavam um jacto de gua fria nos que estavam no cho. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentao das bananas. Ento, os cientistas substituram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo no subia mais a escada. Um segundo foi substitudo, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o ltimo dos veteranos foi substitudo. Os cientistas ficaram, ento, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar s bananas. Se fosse possvel perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "No sei, as coisas sempre foram assim por aqui..." No devem perder a oportunidade de passar esta histria para os vossos amigos, para que, de vez em quando, se questionem porque fazem algumas coisas sem pensar ... Paradigma so conceitos criados pela sociedade afim de justificar falhas e sucesso, certo e errado, tais podem causar srios problemas na vida do ser humano pois muitos se predem neles e os fazem regras de cabeceira...

etiologia (grego aita, -as, responsabilidade, culpa, causa + -logia) s. f. 1. Estudo sobre as origens das coisas. 2. [Medicina] Parte da Medicina que estuda as causas das doenas. Fonte:priberam. Ex: Quando uma regra ou classificao assume uma posio neutra em relao etiologia, os investigadores podem desenvolver inferncias causais utilizando mtodos cientficos adequados. Sobre as inferncias casuais: A diferena fundamental entre pesquisa experimental e no experimental que na primeira podem ser feitas inferncias casuais, enquanto na segunda no. Concluso :-). As cincias sociais uma cincia experimental e utiliza mtodos cientficos adequados. Que mtodos cientficos adequados so utilizados ?. http://es.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_emp%C3%ADrico-anal%C3%ADtico

acomodao e assimilao A acomodao e a assimilao so os conceitos bsicos dos fundamentos gerais da conceo piagetiana do desenvolvimento. O conhecimento um processo e no um acumular de informao, uma reorganizao progressiva e uma construo individual. Uma criana com as suas capacidades precoces comea a conhecer o seu mundo (atravs dos esquemas iniciais) pelos sentidos. A assimilao e a acomodao so os instrumentos do conhecimento, ou seja, as estruturas da inteligncia que permitem a organizao progressiva do conhecimento. Para Piaget, h adaptao enquanto processo quando o organismo se transforma em funo do meio e quando esta transformao tem por efeito um acrscimo das trocas entre ambos, favorveis ao organismo. Para explicar este processo de trocas entre organismo e meio, que no fundo a adaptao, Piaget utiliza vrios conceitos que esto diretamente associados com a biologia, como por exemplo o de invariantes funcionais. Estas invariantes funcionais so os processos responsveis pelos mecanismos dessas trocas entre organismo e meio, ou melhor, pelo funcionamento e gesto entre organismo e meio. Os mecanismos chamados de invariantes funcionais que definem a interao adaptativa do sujeito ao meio so a assimilao e a acomodao. A acomodao a atividade pelo qual os esquemas de ao e do pensamento se modificam em contacto com o objeto. Pode ser espontnea no caso de se tratar de 6

um esquema reflexo ou automatizado, ou pode ser voluntria, dirigida e refletida. So as transformaes que o meio e os objetos impem aos exerccios dos esquemas iniciais do sujeito, ou seja, as transformaes que o meio e os acontecimentos operam no sujeito. Contrariamente assimilao, onde os esquemas no so modificados, na acomodao o esquema inicial transforma-se em funo dos novos objetos e do prprio meio. A assimilao a incorporao dos elementos do meio nos esquemas que o sujeito dispe e a ao do sujeito sobre os objetos e sobre o mundo. Consiste em integrar os objetos em estruturas prvias, isto , a incorporao da informao no prprio sujeito. Quando h assimilao, no se traduzem modificaes no sujeito, isto , o sujeito face a uma nova realidade no modifica as suas estruturas. uma integrao de novos objetos mas naquilo que j existe, sem modificao das estruturas prvias, designadas por esquemas. No caso da acomodao j h alterao nos esquemas do sujeito. Para que haja adaptao e desenvolvimento, necessrio que haja equilbrio entre estes dois processos: a assimilao que traduz estabilidade e continuidade e a acomodao que traduz novidade e mudana. Se adotarmos sempre a mesma forma de analisar os fenmenos, no h desenvolvimento, h sim uma forma de interpretar a realidade. Se dominasse, por exemplo, somente a assimilao, no haveria espao para se dar adaptao. Um exemplo de acomodao: uma criana utiliza um esquema verbal inicial para chamar a ateno (choro), mas ela vai introduzindo modificaes nesse esquema, para que o adulto se aperceba que ela no quer dizer sempre a mesma coisa. Se a criana no tem novos estmulos exteriores, no se desenvolve. Um exemplo de assimilao: existe um esquema inicial de preenso (agarrar), mas o indivduo no agarra todos os objetos da mesma forma, pois estaria sujeito a que alguns cassem. Assim, adaptamos o esquema inicial em funo das caractersticas de cada objeto. Se se agarrasse todos os objetos da mesma forma, podia-se dizer que no se tinha um comportamento adaptado, nesse caso s existiria assimilao e no acomodao. A assimilao e a acomodao enquanto comportamentos de adaptao correspondem a uma assimilao dos objetos pelos esquemas e de uma acomodao dos esquemas aos objetos. Os esquemas so as estruturas ou unidades dentro de um conjunto organizado, cada uma com uma funo e podem ser prticos (agarrar, morder) ou representativos (linguagem). Os esquemas so essencialmente esquemas de assimilao, de incorporao do real, mas esses esquemas nunca se exercem na sua forma pura porque so resultado de uma sucesso de diferenciaes, porque se transformam, porque se acomodam. Os primeiros esquemas so os da atividade reflexa do beb. Fonte:Infopdia

mudana social A mudana social d-se quando se alteram as estruturas bsicas que compem um 7

grupo social ou uma sociedade. A. Giddens refere as duas tentativas gerais mais conhecidas de interpretar a mudana social: o evolucionismo social e o materialismo histrico. Ambas veem a mudana social derivando principalmente da forma como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente material. O materialismo histrico surge com Marx e Engels e, segundo esta teoria, as sociedades evoluam, fundamentalmente, devido s mudanas verificadas ao nvel da infraestrutura econmica ou interao com a superstrutura. Para Marx, "todas as sociedades assentam numa base econmica (a infraestrutura) e as mudanas nesta tendem a comandar as alteraes na superstrutura (instituies polticas, legais e culturais)" (Giddens, Sociologia, 1997). A luta de classes assumia aqui o papel de motor da Histria. A mudana dava-se atravs de processos de transformao social profundos, que so as revolues. A teoria do evolucionismo, apresentada por H. Spencer (inspirada na teoria da evoluo das espcies), considerava que, atravs da lei de evoluo universal, as sociedades passavam por fases ou etapas at atingirem o nvel de civilizao alcanado pela sociedade ocidental. Desde logo, deve fazer-se uma distino entre evoluo social e mudana social. "A evoluo social o conjunto das transformaes sofridas por uma sociedade durante um perodo longo" (Rocher, Sociologia geral - A organizao social, 1989). Diz respeito a tendncias seculares ou gerais na marcha da Histria. "A mudana social consiste em transformaes observveis e verificveis em perodos de tempo mais curtos. [...] Alm disso, a mudana social est mais localizada geogrfica e sociologicamente: duma maneira geral possvel observ-la numa rea geogrfica ou num quadro sociocultural mais limitado que a evoluo social." (Rocher). Podemos enunciar quatro caractersticas sobre a mudana social, segundo Guy Rocher: - trata-se de um fenmeno coletivo, de modo a implicar uma coletividade ou um setor aprecivel desta; deve afetar as condies ou as formas de vida; - deve ser uma mudana da estrutura, de modo a ser possvel observar uma modificao da totalidade ou de certos componentes da organizao social; - supe a possibilidade da sua identificao no tempo. Pode dizer-se que a partir desse ponto de referncia que houve mudana e o que que mudou; - toda a mudana social tem de dar provas duma certa permanncia; as transformaes observadas no devem ser efmeras ou superficiais. Definiremos, ento, a "mudana social como sendo toda a transformao observvel no tempo, que afeta, duma maneira que no seja provisria ou efmera, a estrutura ou funcionamento da organizao social de uma dada coletividade e modifica o curso da sua histria" (Rocher). Existe tambm uma inter-relao entre o plano social e o plano cultural, de modo que, quando falamos em mudana social, estamos, simultaneamente, a falar em mudana cultural. Deste modo poderamos diferenciar as duas: a mudana social ser a transformao inerente s relaes entre as pessoas e a mudana cultural envolve meios materiais, tcnicos, ideias, usos, costumes, etc. "Quase todas as mudanas importantes envolvem aspetos sociais e culturais. Na prtica, portanto, raramente a distino muito importante; muitas vezes os dois termos so usados alternativamente. s vezes usamos o termo mudana sociocultural para abranger as mudanas de ambas as espcies" (Horton e Hunt). 8

As situaes de mudana social so to diversificadas quanto os seus fatores e condies o so. Da que cada caso concreto deva ser analisado na sua especificidade. No entanto, podemos incluir nos fatores de mudana social, de uma forma genrica, fatores naturais, demogrficos, econmicos, tecnolgicos e socioculturais (nestes ltimos temos, como exemplo, a descoberta, a inveno e a difuso). Guy Rocher define as condies de mudana como sendo "elementos da situao que favorecem ou desfavorecem, encorajam ou atrasam a influncia de um ou vrios fatores de mudana [...] permitindo que os fatores exeram a sua influncia ou, pelo contrrio, abafem a ao dos fatores" (Rocher). Por exemplo, determinada perceo que os trabalhadores tm de uma empresa, ou do seu chefe, podem constituir condio favorvel ou no, face implantao de novas tecnologias. Por outro lado, so as pessoas, os grupos, as associaes que introduzem a mudana, a apoiam, a favorecem ou se lhe opem, constituindo-se, deste modo, os agentes da mudana. Podemos apontar os seguintes: os lderes e as elites, os movimentos sociais, os grupos de presso e os grupos de referncia, os meios de comunicao social. "So os atores e os grupos, cuja ao animada por fins, interesses, valores, ideologias, que tm impacto sobre o devir duma sociedade" (Rocher).

Interao Social Park e Burgess so considerados como os primeiros autores que aplicaram o conceito de interao s relaes sociais. Entende-se por interao social o processo atravs do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interao apoia-se no princpio da reciprocidade da ao e reconhecida como condio necessria para a organizao espaciotemporal. Isto significa que os atos dos indivduos no so independentes, mas condicionados pela perceo do comportamento do outro. Foi isto que, de certo modo, K. Lewin procurou ilustrar ao elaborar o conceito de "campo psicolgico" (campo das interaes entre o organismo e o ambiente). Para este autor, a interao a base para a compreenso dos processos psicolgicos, condicionados pela relao do indivduo concreto com a situao. E. Marc e D. Picard referem que, "j que a interao o campo onde as relaes sociais se atualizam e se reproduzem, ela constitui tambm um espao de jogo onde se podem introduzir a inveno e a troca e onde, a cada instante, se funda uma nova [relao] social ". No se reduzindo apenas a um processo de comunicao interpessoal, a interao tambm um fenmeno social, situado num determinado contexto espcio-temporal de natureza cultural e marcado por cdigos e rituais sociais (Marc e Picard. Este conceito foi desenvolvido a partir dos modelos de Schtz e Mead. Apesar das divergncias entre eles, a ideia-base assenta no princpio de que, como aponta Turner, a interao possvel porque os indivduos presumem que tm em comum um determinado conjunto de conhecimentos que usam para se orientarem a si prprios, no tempo e no espao, determinando o significado dos gestos, categorizando os objetos e as pessoas e, desse modo, definindo a forma mais apropriada para, eles prprios, emitirem sinais. Segundo este autor, a interao , pois, uma maneira de testar continuamente a conceo que cada um tem do papel 9

do outro. Cicourel e Garfinkel concebem a interao social como uma construo condicionada: para o primeiro, a interao determinada pelas estruturas da mente, muitas vezes inacessveis introspeo, embora presentes em todas as situaes de interao; para o segundo, as regras no so as que residem nas estruturas cognitivas, mas aquelas que so pblicas, acessveis a todos os participantes e observadores da interao (Hardin, Power e Sugrue). Entre os anos 50 e incios dos anos 80 do sculo XX, E. Goffman procurou compreender o modo como a estrutura da interao (face-to-face) se encontra ligada s tarefas interativas da vida quotidiana, desenvolvendo uma srie de conceitos que, ainda hoje, so contributos importantes ao nvel do estudo da interao social.

cooperao (sociologia) Cooperar agir conjuntamente com o outro ou interagir em vista realizao de um fim comum. O sucesso na obteno deste objetivo comum depende de determinadas condies que a cooperao implica, tais como um consenso em relao aos fins a atingir, a existncia de interesses comuns, a confiana recproca dos atores, a elaborao em comum de um conjunto de regras, um acordo sobre o modo de coordenao das aes, a participao ativa de todos os elementos, etc. A cooperao pode ser analisada tanto ao nvel microssociolgico, como ao nvel macrossociolgico. Para Axelrod (1984, The evolution of cooperation. New York: Basic Books Publishers), na linha do individualismo metodolgico, a base central da cooperao a reciprocidade. Para Parsons, a organizao social um sistema de relaes cooperativas. Acresce que a diviso social do trabalho supe a cooperao das instituies e das organizaes. J Durkheim entendia a cooperao como fundamento das ligaes sociais, ao nvel da solidariedade mecnica prpria das sociedades arcaicas (associa os indivduos com competncias e crenas semelhantes) ou da solidariedade orgnica das sociedades modernas (cada indivduo, dependendo do trabalho de outrem, encontra-se organicamente ligado ao todo social). A cooperao pode exercer-se em todas as atividades, desde o campo do trabalho vida familiar, atividade poltica, ao desporto, ocupao dos tempos livres, defesa dos grupos e das comunidades. Um domnio onde a cooperao se exerce muito especialmente o da produo de bens e de servios. No domnio da produo, a diviso social do trabalho entre as profisses e entre as atividades econmicas acarreta relaes de cooperao, na medida em que a cooperao abre a possibilidade de uma qualificao coletiva dos trabalhadores. Tambm no campo econmico, a organizao de relaes de cooperao, em vista realizao de interesses comuns e obteno de vantagens comuns, originou a criao de associaes cooperativas. So exemplo disso as cooperativas de produo, de construo, de crdito, de consumo, de habitao, de ensino, cooperativas agrcolas, etc.

10

A expresso "conflito social" no designa um fenmeno uno. Falar de conflito social significa falar de circunstncias que podem envolver ou no violncia fsica e que podem ser ou no reguladas por normas acordadas entre as partes em competio. Grande parte dos socilogos do final do sculo XIX e incio do sculo XX preocupou-se com o tema do conflito nas sociedades, como foi o caso de Karl Marx. J em meados do sculo XX, concretamente com o florescimento do funcionalismo, o conflito social foi visto por muitos socilogos como causa de bloqueio ou mau funcionamento da vida em grupo e em sociedade. Para esses autores, o conflito tinha uma conotao negativa, pois seria um sintoma de alguma falha na organizao social. Reagindo contra essa nfase no consenso, de que T. Parsons foi um representante, surgiram autores a partir do final dos anos 50 que deram outro significado ao conflito na vida social. Lewis Coser, baseado na obra de G. Simmel, defendeu que, em certas situaes, o conflito pode contribuir para preservar a ordem social ao funcionar como vlvula de escape, e assim fortalecer a organizao social.R. Dahrendorf pretendeu explicar a formao de grupos de conflito e identificar a ao atravs da qual esses grupos de confito provocam mudanas de estrutura no sistema social. Situou o eixo dos conflitos no na propriedade dos meios de produo, mas no seu controlo e na repartio da autoridade. D. Lockwood sublinhou a importncia da existncia de conflitos sociais e de contradies de sistema a par da integrao social e da integrao de sistema.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen