Sie sind auf Seite 1von 8

Maria Augusta G.

Martins

Gesto da Vida til dos Transformadores

GESTO DA VIDA TIL DOS TRANSFORMADORES


MARIA AUGUSTA G. MARTINS
LABELEC Grupo EDP, Departamento de Materiais Isolantes Rua Cidade de Goa n4, 2685-039 Sacavm, Portugal maria.augusta@edp.pt
RESUMO: Os detentores de transformadores enfrentam actualmente o problema de um previsvel aumento da taxa de falhas, medida que a populao de transformadores se aproxima do seu fim de vida. A gesto da vida til dos transformadores portanto uma das principais preocupaes dos referidos utilizadores, que se socorrem duma manuteno preventiva, baseada em tcnicas de diagnstico, que permitem efectuar a caracterizao do estado dos transformadores, de forma a evitar falhas, associadas normalmente a elevados custos directos, e indirectos. Esta gesto deve ser efectuada, com base no s em critrios tcnicos, mas tambm em critrios econmicos e estratgicos. O presente trabalho analisa os principais critrios utilizados, assim como os mtodos de diagnstico mais usados na manuteno preventiva e monitorizao do estado dos transformadores, para alm das tcnicas de reabilitao destes, para extenso da respectiva vida til. Palavras chave: Transformador. Tcnicas de diagnstico. Vida til. Manuteno preventiva. Gesto de transformadores. Testes de leo. Teste de papel. Ensaios elctricos. Tratamentos de leo. Critrios econmicos. Critrios estratgicos. Critrios tcnicos. SUMMARY/ABSTRACT: Nowadays, utilities are facing the problem of a predictable increasing failure rate, as the transformer populations approach their end of life. The management of the transformers useful remaining life is, nowadays, one of the main concerns of utilities. The preventive maintenance is based on some transformer diagnostic techniques and it is an useful tool, to help the transformer life management, that besides technical criteria, are also based on economic and strategic criteria. This paper presents the most suitable criteria used for transformer life management, the most common diagnostic tools used for condition assessment of transformers, and. the maintenance techniques used for the extension of their remaining useful life. Keywords: Transformer. Diagnostic techniques. Useful life. Condition assessment. Preventive maintenance. Transformer management. Oil tests. Paper tests. Electrical tests. Oil treatments. Economic criteria. Strategic criteria. Technical criteria.

1. INTRODUO A fiabilidade de um transformador, verifica-se na prtica que menor (mais elevada taxa de falhas), nos primeiros anos de servio, (com os denominados problemas de infncia) e no final do seu tempo de vida (devido aos problemas de velhice). Embora muito til, no fcil prever a fiabilidade futura de um transformador, de modo a garantir uma elevada fiabilidade global do sistema elctrico, sem ter de recorrer substituio inesperada daquele, nem sempre fcil de realizar, tendo em conta a inexistncia de unidades de reserva, em muitos casos. portanto importante, o estabelecimento de um programa de diagnstico do estado dos transformadores, que permita identificar o incio da quebra de fiabilidade destes equipamentos. Este programa, aliado a modelos (por exemplo baseados na anlise de risco), desenvolvidos para apoiar a substituio estratgica dos transformadores, poder contribuir para o aumento de fiabilidade do sistema global.

Uma vez efectuado o diagnstico do estado actual do transformador, a definio e programao das operaes de manuteno, adequadas recuperao, tanto quanto possvel, das caractersticas originais do transformador, so aces que devero ser avaliadas, no s com base em critrios tcnicos, mas tambm em critrios econmicos e estratgicos, que sero a seguir referidos. De notar que, a vida do transformador pode ainda ser afectada por problemas no directamente relacionados com o prprio transformador, designadamente os relativos aos sistemas de proteco e ao tipo de software de controlo usado, para alm de sofrer ainda o impacto de problemas nas linhas e em certos equipamentos a montante do transformador. Adicionalmente, tambm os fenmenos relacionados com a indstria elctrica em geral, tais como os resultantes da desregulao, das fuses entre diversas companhias e das reorganizaes do sector elctrico, podem afectar, de forma significativa, a vida deste equipamento [1].

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Gesto da Vida til dos Transformadores Finalmente, sublinha-se que a gesto do transformador normalmente influenciada pelo seu passado histrico, pelas condies em que normalmente funciona e pela estratgia de manuteno. Portanto, as decises sobre a permanncia, ou retirada de servio, so sempre influenciadas, quer pela experincia anterior sobre o comportamento do transformador e condies da infra-estrutura, quer pelos eventuais constrangimentos, criados com a deciso seleccionada [1]. 2. CRITRIOS DE GESTO As questes bsicas, que usualmente se colocam ao responsvel da explorao dum transformador, que se encontra em servio, so as que se encontram esquematizadas a seguir:

Maria Augusta G. Martins Neste segundo passo, ser recomendvel efectuar uma avaliao econmica, incluindo uma anlise custo/benefcio da interveno de beneficiao, assim como a determinao do valor residual do transformador, de forma a avaliar se este valor residual ainda justifica o investimento necessrio (custos directos e indirectos associados s operaes de beneficiao(a)). Para alm disto, ser importante conhecer o impacto desse investimento, na vida futura do transformador, assim como a probabilidade de ocorrncia e os respectivos custos associados a uma posterior avaria deste equipamento e consequente inoperacionalidade do transformador, at eventual reparao, ou substituio. tambm aqui, que se aplicam critrios estratgicos, relacionados, por exemplo, com a necessidade do transformador funcionar em regime de sobrecarga e o efeito desta no transformador, etc. Portanto, sempre que um transformador no se encontra em estado normal, mas sede de um pequeno defeito (no considerado grave), a deciso de o conservar em servio, ou retirar de servio, para beneficiao imediata, deve basear-se, pelo menos, em 3 tipos de critrios [2]: 1 CRITRIO TCNICO; 2 CRITRIO ECONMICO; 3 CRITRIO ESTRATGICO; 2.1 Critrio Tcnico O critrio tcnico deve ter em conta vrios factores, designadamente: As caractersticas de operao do transformador ao longo do tempo, (incluindo o respectivo histrico e ainda as condies previstas para o futuro). O estado actual do equipamento a avaliar. A superviso preventiva, disponvel. As especificaes de projecto e construo, assim como os materiais de fabrico usados. Os mtodos de reabilitao a utilizar. Nas caractersticas de operao ao longo do tempo, incluem-se:

Para responder primeira questo, ser necessrio efectuar a caracterizao do estado do transformador do ponto de vista tcnico, atravs de mtodos de diagnstico apropriados. Se o transformador apresentar sintomas de defeito interno, este dever ser identificado e a unidade suspeita classificada, em termos do risco da sua permanncia em servio, na rede. Caso o problema do transformador se possa resolver com uma beneficiao, o passo seguinte ser a identificao do tipo desta e a programao, para data oportuna, das intervenes que consigam, tanto quanto possvel, recuperar as caractersticas degradadas (por exemplo, tratamentos, ou substituies de leo, substituio de uma travessia, substituio dos contactos do ruptor, ou do selector, etc).

As caractersticas da rede, onde o transformador se encontra integrado, a exposio do transformador a transitrios e a defeitos externos, os regimes de carga, assim como o valor e frequncia das sobrecargas a que foi sujeito, o tempo de servio do transformador e todas as avarias e quaisquer outras anomalias, nele ocorridas ao longo do tempo. O estado actual do transformador em avaliao depende do estado em que se encontram os seus mais importantes componentes, (para alm do ncleo e dos enrolamentos), tais como: Travessias. Bombas de circulao do leo (caso existam). Equipamentos de controlo.
Estes custos aumentam normalmente, com o tempo de vida (idade) do transformador.
(a)

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Maria Augusta G. Martins Refrigeradores. Regulador em carga, etc. Quanto superviso preventiva, em primeiro lugar destacam-se, pela sua importncia, as anlises de leo, designadamente: A anlise cromatogrfica dos gases dissolvidos no leo. A anlise, por HPLC (b), dos produtos furnicos dissolvidos no leo. A anlise do teor de partculas no leo. Os ensaios fisco-qumicos e dielctricos do leo. e ainda: A termografia (medio do perfil de temperaturas e localizao de pontos quentes). A medio do nvel de rudo. Relativamente s especificaes, (de projecto e construo) estas incluem vrios parmetros, dos quais podemos citar, entre outros: Tipo de transformador (shell, ou core). Tipo de isolante slido usado (papel Kraft, papel thermally upgraded, Nomex, etc). Peso total e caractersticas do isolamento slido (sobretudo do isolamento fino). Nvel inicial de secagem dos enrolamentos (teor de gua inicial do papel isolante). Volume total de leo. Tipo de leo (inibido/no inibido; passivado/no passivado, etc). Qualidade do leo inicial. Tipo de arrefecimento do transformador (ONAN,(c) ONAF,(d) ODAF (e)). Tipo de preservao do leo (conservador em que o leo tem contacto directo com o ar, ou conservador com leo sem contacto directo com o ar, ou seja, com almofada de azoto, ou com membrana elstica). Tipo e qualidade do regulador em carga e material dos respectivos contactos (contactos de cobre, ou prata). Quanto aos mtodos de reabilitao do transformador incluem: A inspeco interna e eventual beneficiao (incluindo limpeza) de determinados elementos deste, (por ex. do selector, do ruptor e em certos casos especiais, dos enrolamentos e do prprio ncleo, etc). Tratamentos de leo.(f) Reparaes mais ou menos profundas (por ex. substituio de contactos do regulador em carga, substituio de travessias, e at substituio de um ou mais enrolamentos, etc).
HPLC da designao inglesa High Performance Liquid Chromatography (Cromatografia Lquida de Alta Presso e Alta Resoluo). (c) ONAN leo natural/Ar natural. (d) ONAF leo natural/Ar forado. (e) ODAF leo dirigido/Ar forado. (f) Os tratamentos de leo podem ser de diversos tipos, dependendo do problema do leo, que com esses tratamentos se pretende resolver. Exemplos de tratamentos so: a filtrao, a secagem, a desgaseificao, a regenerao e a descontaminao, sendo comum a combinao simultnea de vrios destes tratamentos.
(b)

Gesto da Vida til dos Transformadores Em casos extremos, em que a recuperao do transformador no possvel, ou economicamente vivel, pode mesmo chegar-se substituio do prprio transformador. 2.1.1 Diagnstico do estado do transformador O diagnstico do estado do transformador normalmente efectuado, com base em diferentes mtodos, designadamente: 1 - Mtodos de superviso preventiva. 2 - Mtodos de inspeco visual interna. 3 - Mtodos de ensaio de papel isolante. 4 - Mtodos de ensaio, elctricos. 2.1.1.1 Mtodos de superviso preventiva De acordo com o anteriormente referido, existem vrios mtodos de superviso preventiva, baseados essencialmente em: Ensaios de leos, ensaios de termoviso e ensaios de medio do nvel de rudo, sendo os ensaios de leos de longe os mais importantes.

(g)

2.1.1.2 Mtodos de inspeco visual interna Os mtodos de inspeco visual interna, se so de observao directa, so usados essencialmente nos casos que exigem a abertura do transformador. A inspeco interna pode no entanto ser realizada com auxlio de um endoscpio, nos casos em que no possvel efectuar a abertura do transformador. 2.1.1.3 Mtodos de ensaio do papel isolante O mais importante destes mtodos : A determinao do grau de polimerizao viscosimtrico mdio do papel. De referir que, este o ensaio que permite a medio directa do grau de degradao do papel isolante e consequentemente a determinao da respectiva vida til restante. Contudo,
(g)

DGA Anlise Cromatogrfica dos gases dissolvidos no leo. Da designao inglesa Dissolved Gas Analysis.

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Gesto da Vida til dos Transformadores este ensaio, tal como os ensaios de resistncia mecnica do papel, que tambm permitem a caracterizao do estado de degradao deste, s so utilizveis, nos casos de abertura do transformador, nica situao em que possvel ter acesso ao papel, para recolha de amostras, para ensaio. 2.1.1.4 Mtodos de ensaio elctricos Dentre os vrios mtodos de ensaio elctricos, usados para a caracterizao do estado de transformadores, podemos destacar, por exemplo, os seguintes: Medio de: Relao de transformao. Factor de dissipao dielctrica (nos enrolamentos, ou travessias). Corrente de magnetizao. Capacidade. Reactncia de disperso/Impedncia de fuga. Descargas parciais. Resistncia de isolamento (enrolamentos ou travessias). Resistncia de enrolamento. Corrente de excitao monofsica. FDS Espectroscopia Dielctrica no Domnio da Frequncia. FRA (Frequency Response Analysis) Anlise de Resposta em Frequncia. RVM (Recovery Voltage Measurement) Tenso de Retorno, ou Tenso de Reabsoro. PDC (Polarization and Depolarization Current) Corrente de Polarizao e Despolarizao. 2.2 Critrios Econmicos Os mais importantes critrios econmicos, a considerar na gesto da vida de um dado transformador, podem-se agrupar no seguinte esquema: 2.3 Critrios Estratgicos

Maria Augusta G. Martins

A deciso a tomar, na gesto de um determinado transformador, sobre a sua reparao, ou desclassificao e substituio por uma nova unidade, deve ter em conta o grau de criticidade da situao deste, relativamente a critrios estratgicos, relacionados com vrios parmetros, dos quais se podem salientar, pela sua importncia, os apresentados no seguinte esquema:

(j)(k)

3. ADEQUABILIDADE FUNCIONAL DO TRANSFORMADOR A adequabilidade funcional do transformador depende essencialmente das respectivas: Integridade elctrica e mecnica relativa ao circuito elctrico, que transporta a corrente, ou seja aos enrolamentos (adequada resistncia mecnica, sob o efeito de eventuais anomalias). Integridade electromagntica, (capacidade para transferir energia electromagntica, sem produzir perdas excessivas, sobreaquecimentos, vibrao, som, produo de gases, etc ). Integridade do sistema dielctrico, (leo/papel). 3.1 Integridade Elctrica, Mecnica e Electromagntica Os testes mais utilizados para identificar a integridade dos transformadores a este nvel, so [3]: Relao de transformao (turns-ratio) detecta problemas elctricos, (curto-circuito entre espiras), ou problemas no mecanismo do regulador em carga. Capacidade (capacitance) detecta deteriorao do isolamento elctrico e alteraes na estrutura mecnica. Anlise de resposta em frequncia (FRA) detecta distores mecnicas do enrolamento. Corrente de magnetizao detecta problemas no circuito magntico e curto-circuito entre espiras, [3]. Resistncia de enrolamento permite detectar descontinuidades nos condutores, problemas de contactos, no reNvel de sobrecarga com que o transformador normalmente tem que funcionar. (k) Os transformadores mais antigos foram normalmente projectados para menores correntes de curto-circuito.
(j)

(h)(i)

Os custos de manuteno usualmente aumentam com o tempo de servio do transformador. (i) Os transformadores mais recentes apresentam perdas no ncleo de ferro, inferiores aos mais antigos.
(h)

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Maria Augusta G. Martins gulador em carga e por exemplo na ligao das travessias (ligaes desapertadas, etc), [4]. Anlise dos gases dissolvidos no leo (DGA) o mtodo mais utilizado, por rotina, como mtodo de vigilncia preventiva, uma vez que a sua utilizao no exige qualquer alterao nas condies de servio do transformador, ao contrrio dos ensaios elctricos, que s se podem realizar com o transformador fora de servio. 3.2 Integridade Do Sistema Dielctrico (leo/Papel) A integridade deste sistema determinada atravs dos ensaios para caracterizao da qualidade do isolamento, assim como dos ensaios destinados a caracterizar o nvel de envelhecimento do leo e do papel. 3.2.1  Qualidade do isolamento do sistema isolante leo/ papel Entre os testes usados para avaliar a qualidade deste isolamento, podemos destacar essencialmente os seguintes: Teor de gua no leo, que d uma informao directa sobre a humidade do leo e indirecta sobre a humidade do papel. Tenso disruptiva (Rigidez dielctrica) do leo. Factor de dissipao dielctrica (Tangente de delta) do leo /resistividade do leo. Factor de dissipao dielctrica (Tangente de delta) do transformador (dos enrolamentos e travessias) [4]. RVM (Recovery Voltage Measurement) d uma indicao genrica, sobre a presena de gua no papel dos enrolamentos [4]. FRA (Frequency Response analysis) permite a deteco de distores/deformaes mecnicas, nos enrolamentos. 3.2.2 Envelhecimento do sistema isolante leo/papel Dos testes utilizados, por rotina, para caracterizar o nvel de envelhecimento do sistema papel isolante/leo isolante, podemos destacar os testes efectuados ao leo e os testes realizados ao papel. 3.2.2.1 Testes de leo O teste de leo, mais utilizado para a caracterizao do envelhecimento trmico do sistema isolante leo/papel : A anlise dos gases dissolvidos no leo efectuada por Cromatografia em Fase Gasosa. Relativamente ao estado do leo, do ponto de vista do seu nvel de envelhecimento, a caracterizao pode ser efectuada, essencialmente atravs dos seguintes ensaios:
(l)

Gesto da Vida til dos Transformadores Uma vez que a degradao trmica do papel produz compostos furnicos, que se dissolvem no leo, possvel caracterizar o estado de degradao do papel, embora de forma indirecta, atravs: Da anlise, por Cromatografia Lquida de Alta Presso e Alta Resoluo (HPLC), de compostos furnicos dissolvidos no leo. De facto, consenso generalizado, que os ensaios de leo so os ensaios de rotina mais importantes, para a realizao da vigilncia preventiva de transformadores de potncia. 3.2.2.2 Testes de papel isolante De acordo com o referido em 2.1.1.3 a determinao do grau de polimerizao viscosimtrico mdio do papel isolante (DPV), considerada o melhor ensaio qumico, para efectuar a medida directa do grau de envelhecimento do papel isolante. 3.2.2.3  Testes para a deteco de defeitos de natureza elctrica e trmica A presena destes defeitos, no interior do transformador, pode ser detectada, atravs dos seguintes ensaios: Anlise dos gases dissolvidos no leo o ensaio mais poderoso para a deteco de ambos os tipos de defeito interno, (trmico e elctrico) no transformador. Este teste o nico que permite a deteco de defeitos no transformador, desde um estdio incipiente do seu desenvolvimento, muito antes da deteriorao do equipamento afectar os resultados dos ensaios elctricos e portanto ser detectvel atravs destes. Termografia detecta pontos quentes (sobreaquecimento), por exemplo, em contactos elctricos, no transformador e nas respectivas travessias. Em determinados casos de defeito interno no transformador, pode ainda ser vantajosa a realizao de ensaios elctricos, dentre os quais poderemos salientar, [4]: A medio de resistncia de isolamento teste usado para medir a qualidade do isolamento de cada um dos enrolamentos em relao terra e entre os enrolamentos. A resistncia de isolamento varia com a temperatura, a humidade e a presena de partculas diversas em suspenso no seio do leo, ou depositadas, no interior do transformador. A medio de descargas parciais, esta medio, que pode ser efectuada por um mtodo ptico, elctrico, ou de deteco da emisso acstica, fornece uma valiosa informao sobre a localizao de descargas parciais no interior do transformador. executado normalmente nos casos em que o diagnstico baseado nos resultados de anlise dos gases dissolvidos no leo, aponta no sentido da ocorrncia de descargas parciais, no interior do transformador. A verificao da presena de descargas parciais e a sua localizao no interior do transformador bastante importante, pelo facto deste defeito poder evoluir para um defeito mais grave, (arco elctrico) que, pode at pr em causa a sobre-

ndice de acidez. Tenso interfacial. Cor. Lamas e sedimentos. Ponto de inflamao. Viscosidade cinemtica. Teor de partculas (l)

Este teste fornece ainda informao sobre o grau de contaminao do leo.

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Gesto da Vida til dos Transformadores vivncia do transformador e a segurana de pessoas e bens, presentes na sua proximidade. Tal evoluo pode ser esquematizada, de forma simplificada, no seguinte diagrama. Sequncia tpica da evoluo dum defeito de descargas parciais, no seio do isolamento do transformador.

Maria Augusta G. Martins A presena de gua, no papel, usualmente o principal factor responsvel pela degradao (por hidrlise), da celulose, (principal constituinte do papel isolante). O processo de decomposio, por hidrlise, catalisado pela presena de cidos, sendo a principal fonte de cidos, a oxidao do leo. Relativamente degradao por pirlise, a respectiva energia de activao 1,4-2 vezes a energia de activao da hidrlise, pelo que a hidrlise o mecanismo dominante, at temperaturas de 110-120C [5]. Quanto degradao, por oxidao, esta depende da presena de oxignio no interior do transformador. Portanto para reduzir a velocidade de degradao do isolamento slido do transformador em servio, podem tomarse algumas medidas, designadamente: Manuteno de uma baixa concentrao de oxignio dissolvido no leo, atravs, por exemplo, da modificao do sistema de preservao do leo, (por instalao duma membrana elstica impermevel ao ar, ou de uma almofada de azoto, no conservador, de forma a evitar o contacto directo do leo contido neste, com o ar). Reduo da temperatura interna do transformador, atravs da melhoria do sistema de arrefecimento (montagem de ventiladores mais eficientes no sistema ONAF e de bombas de leo mais adequadas, nos sistemas de refrigerao OFAF e ODAF). Reduo do nvel do stress em servio, (reduo de sobrecargas, sobretenses, etc). Melhoria do sistema de proteco contra anomalias externas (por exemplo, atravs da instalao de limitadores de sobretenso). Reduo do teor de gua do papel, por secagem dos enrolamentos e do leo. Reduo do nmero, tipo e concentrao nos isolantes, de produtos de degradao (por exemplo os cidos e as lamas), essencialmente atravs de uma monitorizao adequada do estado do leo, com os consequentes tratamentos e/ou substituies, que se considerem necessrios, para manter o leo nas melhores condies, do ponto de vista dielctrico e da sua funo como fluido arrefecedor, ou transmissor de calor, assim como de protector do isolamento slido. 5. REABILITAO DO SISTEMA DIELCTRICO DO TRANSFORMADOR A reabilitao do sistema dielctrico do transformador pode passar por diversas intervenes, a nvel do leo e do papel, que se resumem no esquema seguinte:

4. DEGRADAO DO PAPEL ISOLANTE Existem trs mecanismos principais de degradao do papel isolante celulsico: Hidrlise. Pirlise. Oxidao.

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Maria Augusta G. Martins

Gesto da Vida til dos Transformadores inexistncia de problemas na rede, que possam afectar o transformador) [3]. 7. CONCLUSO A gesto de um parque de transformadores de potncia, em servio numa rede de transporte, ou de distribuio, requer um adequado conhecimento das condies dos equipamentos e da rede onde estes esto inseridos. Uma vez que, a experincia acumulada durante anos demonstrou que a idade, considerada isoladamente, um fraco elemento para previso das condies reais do transformador, necessrio um programa de manuteno preventiva, baseado num conjunto de testes, adequados caracterizao e diagnstico do estado do transformador, dos quais se destacam, pela sua importncia, as anlises de leo. Da anlise da experincia recolhida em transformadores, em que ocorreram falhas graves, que levaram retirada de servio do equipamento, conclui-se que o fim da respectiva vida til, ocorre usualmente, em consequncia das condies de funcionamento do sistema (polticas de manuteno e explorao) tendo em conta as limitaes do projecto. Tem-se verificado que, o principal processo limitante da vida til do transformador o envelhecimento do papel isolante, cuja velocidade depende de diversos factores, tais como: a temperatura (m), o teor de oxignio e o teor de gua, assim como a acidez do leo, e a presena de lamas neste.

Em casos extremos de degradao muito avanada do leo, poder mesmo justificar-se a substituio deste, por leo novo. Tambm no caso da contaminao do leo com PCBs, a reabilitao do sistema passar por uma descontaminao deste, para reduo da concentrao de PCBs no leo, at valores inferiores a 50 mg PCBs/kg leo (50 ppm em massa). 6. VIDA TIL DE UM TRANSFORMADOR Embora existam diversas frmulas, correspondentes a outros tantos modelos, no h, at ao momento, nenhuma que permita, de forma incontroversa, efectuar o clculo da vida til restante de um transformador, devido ao imenso nmero de variveis envolvidas. Sabe-se, no entanto, que: O tempo de vida do transformador se reduz a cerca de metade, por cada 6-8C de subida de temperatura, para alm da temperatura normal de operao, (especificada pelo fabricante) [6]. Tipicamente, os valores mdios do tempo de vida til, variam entre 30 e 50 anos, embora existam reportados, casos excepcionais de transformadores a funcionar cerca de 90 anos, [6]. H contudo vrias perspectivas, para encarar a vida til de um transformador: A Financeira Usualmente 30 a 40 anos (idade usada para clculos de depreciao). A Estatstica 17 a 18 anos (tempo de vida, a partir do qual se regista usualmente uma maior frequncia de defeitos no transformador). Finalmente, h quem refira: Uma vida til de cerca de 22 anos, para transformadores que funcionam continuamente carga nominal (sem sobrecargas) [1]. Uma vida til de cerca de 55 anos, em casos muito favorveis ocorrncia dum lento envelhecimento do transformador, (carga muito baixa, adequada manuteno e

Esta influncia da degradao do papel, no comportamento e fiabilidade do transformador, to importante, que normalmente se considera o tempo de vida til do transformador, idntico ao tempo de vida do seu isolamento slido. Por este facto, o tratamento ou a substituio do leo por leo novo, desempenha um papel fulcral, no s no aumento da fiabilidade dos transformadores mas tambm na sua reabilitao. Tais intervenes permitem que o leo permanea em condies de garantir uma boa proteco do isolamento slido, em vez de contribuir para a acelerao da degradao deste, o que ocorre no caso dos transformadores permanecerem em funcionamento, com leos muito degradados. 8. REFERNCIAS [1] Fantana, N.L. Transformer lifetime data management Electra, n. 227, August 2006, pg. 16-28. [2] Burgos, J. C.; Pagn, E.; Garcia, B.; Anguas, J. I.; Ramos, A.; Montvez, D.; Perez, E.; Experiences in managing transformers through maintenance operations and monitoring systems CIGR, 2002.
(m)

A mxima temperatura do enrolamento, no ponto quente, depende da temperatura ambiente e da carga do transformador.

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Gesto da Vida til dos Transformadores [3] Noonan, T. J.; Aljamea, N. A. Condition assessment and fault investigation of 220/66/21 kV, 150 MVA transformers manufactured in the early 1980s Proceedings of the 2000 International Conference of Doble Clients, Section 8-2, 2000. [4] Jarman, P. N.; Lapworth, J. A.; Wilson, A. Life assessment of 275kV and 400kV transmission transformers 64th Annual International Conference of Doble Clients, April 21-25, Boston, USA, 1997.

Maria Augusta G. Martins [5] Guidelines for life management techniques for power transformers CIGR Working Group A2.18 Life management of transformers, Brochure 227, January 2003. [6] Liu, Jun.; Eng., Den.; Ridley, William, F. The impact of synthetic isoparaffin insulating fluids on heat transfer in high voltage power transformers Doble Engineering Company, 2004.

Cincia & Tecnologia dos Materiais, Vol. 21, n. 3/4, 2009

Das könnte Ihnen auch gefallen