Sie sind auf Seite 1von 4

Oito benefcios que o sono traz para a sua sade

Dormir bem pode prevenir obesidade, depresso e at doenas cardacas


Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono no assume apenas esse papel revigorante - ele tem diversas outras funes essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em mdia) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrncia de distrbios como apneia e insnia pode causar mais malefcios ao organismo do que imaginamos. A neurologista Rosa Hasan, responsvel pelo Laboratrio do Sono do Hospital So Luiz, explica que o sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a sntese de alguns hormnios, favorecendo diversas doenas como obesidade e depresso. Por isso listamos todos os benefcios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua sade. Confira:

Previne a obesidade Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormnio capaz de controlar a sensao de saciedade - portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substncia. "A consequncia disso ingesto exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo no se sente satisfeito", explica a neurologista Rosa Hasan. Alm disso, o grupo dos insones produzem uma maior quantidade de um outro hormnio, a grelina, uma substncia que est relacionada a fome e a reduo do gasto de energia. Outro fator importante a perda de gorduras - segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Combate hipertenso Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que um sono profundo e ininterrupto est relacionado a bons nveis de presso arterial. A neurologista Rosa Hasan explica que a dificuldade em descansar durante a noite equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. "Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a presso sangunea durante a noite", explica a especialista. Ela afirma que com o tempo essa alterao na presso sangunea se torna permanente, gerando a hipertenso.

Fortalece a memria Presso que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informaes do dia a dia do que aquelas que passam longos perodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a sntese de protenas responsveis pelas conexes neurais, aprimorando habilidades como memria e aprendizado. O especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associao Brasileira do Sono, explica que, durante a noite, o crebro faz uma varredura entre as informaes acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o suprfluo e fixando lies que aprendemos ao longo do dia. "Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episdios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito prximas", diz.

Previne depresso As chances de a depresso comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre seis e nove horas por dia. o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, que analisou mais de dez mil pessoas. Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado "normal" - de seis a oito horas por noite - tiveram ndices mais altos de qualidade de vida e nveis mais baixos de depresso quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Tambm foi observado aqueles que dormem menos que seis e mais de nove horas por dia sofrem uma piora na qualidade de vida e ndices de depresso mais altos.

Favorece o desempenho fsico Quando dormimos profundamente e sem interrupes, nosso corpo comea a produzir o hormnio GH, responsvel pelo nosso crescimento. Essa substncia s comea a ser produzida aproximadamente meia hora aps uma pessoa dormir - por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormnio. "O hormnio do crescimento tem como funes ajudar a manter o tnus muscular, evitar o acmulo de gordura, melhorar o desempenho fsico e combater a osteoporose", explica a endocrinologista Alessandra Rasovski, da Sociedade Brasileira e Endocrinologia e Metabologia.

Controla o diabetes Pessoas com diabetes e tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistncia insulnica, tornando o controle da doena mais difcil. o que afirma um estudo feito pela Northwestern University, dos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram o sono de pessoas com diabetes por seis noites. Os participantes que tiveram o sono de m qualidade tiveram aumento de 23% nos nveis de glicose no sangue e 48% nos nveis de insulina. Usando esses nmeros para estimar a resistncia insulnica do indivduo, os pesquisadores concluram que portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistncia insulnica que os portadores com sono de qualidade. De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, dormir mal em decorrncia de distrbios do sono no s dificulta o controle da doena como tambm pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2. ? durante o sono que o corpo estabiliza os ndices glicmicos. Quem no tem um sono de qualidade sofre com o descontrole do nvel de glicose, podendo desenvolver diabetes?, explica.

Diminui o risco de doenas cardiovasculares Uma pesquisa da Warwick Medical School, nos Estados Unidos, mostra que a privao prolongada do sono ou acordar vrias vezes durante a noite pode estar relacionado a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardacos e doenas cardiovasculares. Os autores do estudo conduziram uma investigao que acompanhou durante 25 anos mais de 470 mil pessoas em oito pases, incluindo Japo, Estados Unidos, Sucia e Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, dormir pouco causa um desequilbrio na produo de hormnios e substncias qumicas no organismo, condio que aumenta as chances de

desenvolver colesterol alto, doenas cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, voc est protegendo a sua sade futura e reduzindo o risco de desenvolver doenas crnicas.

Melhora o desempenho no trabalho Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou no dormem o suficiente no conseguem atingir os estgios mais profundos do sono, e por isso no descansam de forma adequada. O especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, conta que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que no dorme so sonolncia diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informaes e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trnsito e trabalho. "O estresse no trabalho tambm pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de lcool e drogas, alm de desencorajar hbitos saudveis, como atividade fsica e a alimentao equilibrada", alerta Daniel.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/14895-oito-beneficios-que-o-sonotraz-para-a-sua-saude

Das könnte Ihnen auch gefallen