Sie sind auf Seite 1von 11

UCAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES Esther Maia Guedes

Avaliao formativa como processo de construo do conhecimento no ambiente escolar

Petrpolis RJ 2013

UCAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES Esther Maia Guedes

Avaliao formativa como processo de construo do conhecimento no ambiente escolar

Artigo Cientfico Apresentado Universidade Candido Mendes UCAM, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Especialista em Gesto Escolar Integrada e Prticas Pedaggicas.

Petrpolis RJ 2013

Avaliao formativa como processo de construo do conhecimento no ambiente escolar Esther Maia Guedes Resumo
A preocupao com o sistema de avaliao deste estudo levar a uma reflexo bsica sobre uma avaliao formativa como processo de construo do conhecimento no ambiente escolar, avaliao esta que leve o aluno a construir e ampliar seus conhecimentos frente ao processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem por objetivo permitir a melhoria da aprendizagem mediante o uso de informaes levantadas da ao avaliativa, buscando detectar dificuldades que possam aparecer no decorrer do processo da aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente, permitindo que a prtica docente se ajuste s necessidades do educando durante o processo de ensino. Realizou-se uma pesquisa bibliogrfica para a execuo deste trabalho de autores como Yus (2002), Perrenoud (2002), Zabala (1998) e Hadji (2001). Procurando demonstrar como a avaliao formativa contribui para a formao do educando, proporcionando um levantamento de informaes que permitem o ajusto, o redirecionamento das prticas pedaggicas a fim de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Os resultados servem para alavancar, compreender e facilitar o processo ensino-aprendizagem. Conclui-se que de extrema importncia que se tenha uma avaliao a servio das aprendizagens, visando sempre o crescimento tanto por parte do professor quanto por parte do aluno para que os objetivos sejam alcanados e a aprendizagem acontea de modo integrado e qualitativo.

Palavras-chave:

Aluno.

Professor.

Ensino-aprendizagem.

Processo.

Conhecimento. Dificuldade.

Introduo

O presente trabalho tem como tema principal avaliao formativa como processo de construo do conhecimento no ambiente escolar frente aprendizagem na formao de cidados conscientes, participativos, e atuantes, construo esta que se d de forma integrada entre educador e educando rumo ao processo ensino-aprendizagem. Nesta perspectivas formaram-se questes que nortearam este trabalho:

No ambiente escolar a avaliao no deveria ser construda como uma prtica pedaggica a servio das aprendizagens no processo da construo do conhecimento?

Como a avaliao formativa pode contribuir para melhorar o processo ensino-aprendizagem mediante o uso de informaes coletadas por meio da ao avaliativa?

Percebe-se em sala de aula a dificuldade dos alunos em resolver questes de provas tradicionais ou bimestrais, na maioria das vezes provas de decoreba. As provas tradicionais no provam o conhecimento, s rotula os bons alunos dos maus alunos. desumano e cruel, em muitos momentos destrutivos, no se forma cidados com perguntas e respostas prontas, preciso inovar, criar condies para que a aprendizagem acontea de verdade. A avaliao tem que acontecer no dia-a-dia, considerando as aptides dos alunos, levando em considerao as bagagens dos educando e as dificuldades dos mesmos e atravs das dificuldades progredir. O aluno deve ser visto em sua totalidade e no como objeto a ser medido por nota. E por conta disso, de extrema importncia que haja uma modificao no ato de avaliar. O que se prope uma avaliao formativa, uma avaliao formadora, capaz de vencer obstculo e formar cidados conscientes, capaz de aprender com seus erros. Da a importncia de desfazermos de algumas maneiras que impedem de mudar a relao entre professor e aluno, criando um clima de respeito e responsabilidades, formando desta forma uma interao, interao esta que leve a uma aprendizagem sem medo de inovar e vencer barreiras. Muitos autores conceituam a avaliao formativa como formadora capaz de ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades e competncias para a construo dos saberes, auxiliando-o ao desenvolvimento e progresso, uma avaliao mediadora que permite ao professor educador flexibilidade e vontade de adaptao e ajuste s prticas pedaggicas a fim de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Conforme Hadji:
A avaliao, em um contexto de ensino, tem o objetivo legtimo de contribuir para o xito do ensino, isto , para a construo dos saberes e

competncias pelos alunos. O que parece legtimo esperar do ato de avaliao depende da significao essencial do ato de ensinar. A esperana de pr a avaliao a servio da aprendizagem e a convico de que isso desejvel no so, portanto, absolutamente o fruto de caprichos pessoais ou a manifestao de fantasias discutveis. Trata-se de uma esperana legtima em situao pedaggica: a avaliao formativa o horizonte lgico de uma prtica avaliativa em terreno escolar. (Hadji, 2001, p. 15 e 16).

Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo, analisar como a avaliao formativa pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem rumo ao desenvolvimento cognitivo do educando e como a interveno da ao pedaggica pode adaptar-se a servio das aprendizagens. Para alcanar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso

metodolgico, a pesquisa bibliogrfica, realizada a partir da anlise de materiais em literatura e artigos cientficos j publicados. O texto final foi fundamentado nas ideias de autores como Yus (2002), Perrenoud (2002), Zabala (1998) e Hadji (2001).

Desenvolvimento

No mbito escolar, a avaliao deve ser construda de forma, antes de tudo, para uma melhor aprendizagem, uma avaliao que dinamize e amplia os conhecimentos. Uma avaliao diferenciada em funo das necessidades, dentro dos limites da tica, com uma concepo ampla sobre as observaes dos processos de aprendizagem, da interveno dentro da sala de aula e fora dela, sobre o conhecimento e da regulao da ao da pedaggica aos progressos globais do aprendiz. A inteno uma avaliao formativa, que auxilie o aluno ao progresso e ao sucesso, uma avaliao que se dedique a regulamentao das aprendizagens a fim de orientar o educando para que o mesmo possa analisar e compreender suas prprias dificuldades e progredir. Observa-se desta forma que sobre a perspectiva da avaliao formativa o aluno no deve perceber o seu erro como erro, mas como uma fonte de informao que far com que ele no cometa

mais e progrida. Segundo Yus (2002, p. 141) erros so vistos como fonte de informao mais do que como sinal de fracasso. Tal perspectiva deve ser observada tanto por parte do aluno quanto por parte do professor que deve verificar a produo do aluno e por meio desta a progresso do mesmo. A avaliao formativa tem a ao de ajudar o aprendiz rumo ao seu desenvolvimento e aperfeioamento aos objetivos propostos, progredindo sempre e aprimorando cada vez mais. Assim, Perrenoud conceitua a avaliao formativa:

[...] A avaliao formativa consiste em explicitar instrumentos capazes de regular a ao pedaggica, pois estabelece critrios de observao e avaliao qualitativas que permitem ao professor-educador ter acesso e compreender o que est acontecendo sob o ponto de vista qualitativo, nos processos de aprendizagem em que est participando. (PERRENOUD e outros, 2002, p. 163).

Desta forma simples pode-se dizer que as aprendizagens se constituem efetivamente atravs da compreenso e anlise das construes de atividades que levem o educando a construir os conhecimentos de forma coerente, estabelecendo assim um processo ensino-aprendizagem. Assim, na avaliao formativa as respostas so passos importantes que direcionam e encaminham o processo de ensino, contribuindo desta forma por uma qualidade mais eficiente diante dos desafios que possam surgir. Ainda com relao avaliao comenta Zabala, (1998, p. 210) [...] cooperao e cumplicidade, a melhor maneira, [...], de que dispomos para realizar uma avaliao que pretende ser formativa. Sendo assim, o melhor modo para realizar a avaliao formativa compartilhar os objetivos propostos rumo aprendizagem; maneira essa que deve ser feita de modo que haja uma compreenso mtua, uma cooperao, uma reciprocidade por parte do professor e aluno. Essa compreenso extremamente importncia no processo da aprendizagem tendo em vista que s h crescimento mediante as estratgias estabelecidas por ambos. Deve-se levar em conta que se o objetivo da avaliao conhecer para ajudar, as provas escritas que so realizadas tradicionalmente, e que tem por objetivo corrigir e selecionar o bom aluno do mau aluno no teria nenhuma funo/finalidade no processo de

avaliao formativa, uma vez que esta parte de um princpio bsico em que o aluno deve ser visto em sua totalidade de conhecimento, capacidade e desejo de aprender. Percebe-se hoje que a inteno da prova tradicional a do engano, uma vez que ela no promove a interao recproca entre professor/aluno. Como ressalta Zabala:

Dificilmente podemos conceber a avaliao como formativa se no nos desfazemos de algumas maneiras de fazer que impedem mudar as relaes entre os alunos e os professores. Conseguir um clima de respeito mtuo, de colaborao, de compromisso com um objetivo comum condio indispensvel para que a atuao docente possa se adequar s necessidades de uma forma que leve em conta as possibilidades reais de cada menino e menina e o desenvolvimento de todas as capacidades. (ZABALA, 1998, p. 210).

De fato, a melhor maneira para realizar uma avaliao formativa conseguir um ambiente de respeito, de comprometimento e realizaes efetivas, fruto de uma confiana conquistada por meio de um relacionamento cordial, respeitoso e de colaborao, cujo alvo a ser alcanado a formao e o desenvolvimento das aprendizagens e de todas as capacidades e habilidades. Ainda para reforar a ideia de avaliao Perrenoud:
[...] A avaliao formativa no tem nenhum motivo para ser padronizada. Ela se insere em um processo de resoluo de problema e depende das necessidades. No h nenhum motivo para submeter todos os alunos s mesmas observaes na lgica de um exame equitativo. (2002, p. 53)

Outro aspecto a abordar sobre a avaliao formativa e de extrema importncia no espao escolar que a avaliao deve estar a servio das aprendizagens. Hadji (2001, p. 15) Na verdade, aqueles que acreditam na necessidade de uma avaliao formativa afirmam a pertinncia do princpio segunda o qual uma prtica - avaliar deve tornar-se auxiliar da outra aprender. Para tal, a avaliao em todo seu contexto deve ser um marco essencial rumo aprendizagem, levando sempre em considerao o alvo a ser atingido. Um ponto de partida em ajudar o educando na construo dos

conhecimentos e competncias, auxiliando-o a aprender e a desenvolver-se de forma significativa. Hadji (2001, p. 16) [...] avaliao formativa o horizonte

lgico de uma prtica avaliativa em terreno escolar. Por esta razo a avaliao formativa deve criar pontes e fornecer subsdios para que o aluno compreenda o seu processo de aprendizagem e suas capacidades em resolver problemas que possam surgir no recinto da aprendizagem cognitiva e detectar as dificuldades que possam aparecer a fim de corrigi-las rapidamente. As informaes que

avaliao formativa revela devem permitir o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das prticas pedaggicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Os resultados devem servir para apoiar, compreender, reforar e facilitar as competncias e aprendizagens dos educando. Desta forma ressalta Hadji (2001, p. 20) [...] a avaliao formativa uma avaliao informativa. A partir do momento que h informao, que informa o educando sobre seu desenvolvimento, sobre as dificuldades que encontra, tornando-se capaz de reconhecer e corrigir seus erros e a do professor que seria informado sobre como seu trabalho pedaggico est sendo direcionado e seus reais efeitos, modificando-o se necessrio a um melhor aproveitamento das aprendizagens ela informativa. Como escreve Hadji (2001, p. 21) A avaliao formativa implica, por parte do professor, flexibilidade e vontade de adaptao, de ajuste. Este sem dvida um dos nicos indicativos capazes de fazer com que se reconhea de fora uma avaliao formativa: o aumento da variabilidade didtica. Desta forma preciso que o professor tenha fora de vontade e se adapte ao modelo das prticas pedaggicas, modificando-o, se necessrio, para uma melhor adaptao e ajustamento. Como refora Hadji (2001, p. 21) Uma avaliao que no seguida por uma modificao das prticas do professor tem poucas chances de ser formativa! Por outro lado, compreende-se por que se diz frequentemente que a avaliao formativa , antes, contnua. Portanto, as informaes coletadas e obtidas pelo professor devem ser articuladas e flexveis como ao

intermediadora fazendo necessrio um diagnstico para ento corrigir a ao. As correes devem ser feitas com intuito de resgatar e progredir o crescimento do aprendiz, relacionando ao processo ensino/aprendizagem, funo esta que s possvel mediante a uma avaliao formativa. Outro ponto muito importante sobre a avaliao e que Hadji (2001, p. 27) bem menciona: compreender que avaliar no medir, mas confrontar em um

processo de negociao. Fica bem claro que a avaliao no uma medida, pois o que est sendo avaliado no um objeto nem um instrumento que possa ser medido. Ele um ser que se comunica dentro de um contexto social, portanto a avaliao deve ser de forma que haja uma integrao, uma parceira entre o avaliado e o avaliador. Neste caso o desempenho do aluno na avaliao no de imediato depende exclusivamente do contexto, da relao e da integrao entre professor/aluno em um processo de negociao. De acordo com Hadji (2001, p. 45) Avaliar no consiste, pois, simplesmente, em medir esse desempenho, mas em dizer em que medida ele adequado, ou no, ao desempenho que se podia esperar desse aluno. [...] Ser em funo desse modelo que se manifestaro expectativas precisas acerca do aluno. De fato deve-se avaliar o aluno sem julglo, mas apreciando-o e estabelendo uma relao de ajuda, contribuindo assim para tornar o educando autor de suas aprendizagens, formando ento uma avaliao voltada para o sucesso, rompendo de maneira adequada os obstculos e escolher de forma precisa e coerente as atividades que pretende-se colocar a servio das aprendizagens e compreender como se pode efetuar de maneira concernente esse trabalho de construo de atividades. Segundo Hadji a

avaliao s formativa se for informativa e s pode ser informativa quando h um questionamento sobre o que deve-se saber sobre objeto avaliado, e o que ele capaz de fazer e qual foi a sua compreenso em relao ao que foi pedido na avaliao e o que realmente esse aluno sabe fazer e se sabe ser. Hadji (2001, p. 79) Com efeito, no h avaliao sem pergunta feita realidade. Construir objeto de avaliao dizer, antes de mais nada, sobre o que se d o questionamento, e sobre o que se dever coletar informaes. Neste caso s possvel promover a avaliao se levar em conta o conhecimento, as competncias, capacidades e habilidades sobre o que se est questionando at o alvo almejado, o aluno. Portanto, para que avaliao formativa se efetive, ser necessrio vencer os obstculos, assumir o risco de ousar e vencer o medo de ir avante rumo ao processo ensino/aprendizagem, tendo conscincia que estamos formando cidados corajosos que iro exercer a sua cidadania de forma participativa na sociedade. Hadji (2001, p. 132) Para que a avaliao se torne fo rmativa, ser necessrio que os professores dem provas, antes de tudo, de coragem. A coragem necessria para ousar falar, e julgar.

Em ltima anlise preciso oferecer ao educando uma avaliao firmada no propsito de uma melhor qualidade de ensino, estruturada a partir da ao, que leve ao processo de ensino-aprendizagem. Concluso Diante do exposto conclui-se a avaliao formativa uma das ferramentas de extrema importncia no ambiente escolar, ferramenta esta que se realiza atravs de uma prtica pedaggica a favor do educando na construo do conhecimento. mediante as mudanas de todo um contexto, por parte do professor e aluno, que esse processo se concluir. Caso contrrio, sem esforo por ambos, acarretar o processo ensino-aprendizagem. Mediante o uso das informaes coletadas por meio da avaliao sobre o desenvolvimento do aluno, cabe quando for o caso, os ajustes necessrios, a fim de que cada um possa desenvolver ao mximo suas habilidades e capacidades.

[...] a forma como interagimos com outras pessoas que nos torna humanos. De maneira inversa, a crueldade e a destruio de outras pessoas so rotuladas por ns como algo desumano. Ensinar deve ser conceituado como compartilhar com os demais em diferentes situaes (acadmica, social, etc.) e circunstncias (informal, formal, etc.), de modo que a interao (a experincia) fortalea aquelas pessoas com as quais interagimos para que conheam mais sobre elas mesmas. De qualquer maneira, tratar os demais de forma desumana antitico em relao ao ensino. (YUS, 2002, p. 47)

Das könnte Ihnen auch gefallen