Sie sind auf Seite 1von 6

Universidade Federal do Piau Centro de Cincias Agrrias Departamento de Fitotecnia Disciplina: Produo e Tecnologia de Sementes Pro ! Dr!

"os# $almar Setu%al

T&ST& D& D&T&'()*A+,- D- .'AU D& U()DAD& &( S&(&*T&S D& F&)",-

Francisco das c/agas de melo Tania (arcia Sousa "ames campelo

Teresina 0 P)1 evereiro de 2345!

INTRODUO A determinao de umidade presente nas sementes permite a escol/a dos procedimentos de col/eita1 secagem1 %ene iciamento e arma6enamento do gro1 preservando a 7ualidade sica1 isiol8gica e sanitria! 9uando em elevado grau de umidade1 esto su:eitos a deteriorao1 perda da capacidade de germinao e alterao de peso do produto comerciali6ado ;CA(P-S et al!1 4<<=> *&'? et al!1 2335@! *os m#todos de determinao de umidade de sementes1 a gua contida # eAtrada em orma de vapor pela aplicao de calor so% condiBes controladas! -s m#todos utili6ados %uscam redu6ir a oAidao1 decomposio ou a perda de su%stCncias volteis1 visando a remoo mAima da gua ;(APA1 233<@! &stes m#todos so classi icados em diretos1 onde a gua # retirada da semente por a7uecimento1 e o teor de umidade # calculado pela di erena de peso das amostras no incio e ao inal do processo> e indiretos1 onde o teor de umidade # estimado em uno das propriedades el#tricas do produto em uma determinada condio! -s m#todos diretos so mais con iveis e empregados como padro1 como o de estu a1 in raDvermel/o e Earl Fis/er ! -s m#todos indiretos so prticos e rpidos1 mas su:eitos a erros devido a variao das propriedades sicas do produto1 da temperatura ou da distri%uio da umidade no interior do gro! DestacamDse neste conteAto os testes de resistncia el#trica e de capacitCncia ;AF&*T)*) et al!1 4<<G@! OBJETIVO

9uanto a Pratica de Determinao do Grau de Umidade: o o%:etivo desta anlise # o de determinar o teor de gua das sementes por m#todos ade7uados para uso em anlise de rotina! As sementes analisadas oram de ei:o!

M TERI I! E M"TODO!

- presente tra%al/o oi reali6ado no Fa%orat8rio de Sementes da Universidade Federal do Piau ;UFP)@! M TERI I! 4! &stu a de desidratao> 2! Halana> I! 'ecipientes de metal> PRO#EDIMENTO! Procedimentos reali6ados na Pratica de Determinao do Grau de Umidade 4! Separao e identi icao das su%amostras de ei:o> 2! Distri%uio das sementes nos recipientes de metal e reali6ar a pesagem das su%amostras> I! Pesagem de 43g de cada su%amostras de ei:o> 5! As su%amostras oram colocadas na estu a por 25 /oras> J! Ap8s as 25 /oras oram retiradas as sementes da estu a e reali6ada a determinao do grau de umidade das su%amostras de ei:o> =! Para a determinao da percentagem de umidade1 com %ase no peso Kmido ui utili6ada a seguinte ormula: L umidade ;U@ M 433 ;P 0 p@ PDt -nde: P M peso inicial 0 o peso do recipiente e sua tampa mais o peso da semente Kmida> p M peso inal 0 o peso do recipiente e sua tampa mais o peso da semente seca> t M tara 0 o peso do recipiente com sua tampa> - resultado inal oi o%tido atrav#s da m#dia aritm#tica das percentagens de cada uma das su%amostras retiradas da amostra m#dia!

RE!U$T DO E DI!#U!!O 4! Pesagem das su%amostras de ei:o! Ta%ela 34: Nalores das su%amostras de ei:o!
!UB MO!TR MI$%O %IBRIDO A4 A2 PE!O RE#IPIENTE & MO!TR 4<1 34 g 4<13G g PE!O RE#IPIENTE DE MET 4I1JO g 4I1<4 g PE!O TOT $ D MO!TR UMID J155 g J14O g

De acordo com a ta%ela 341 veri icaDse 7ue as su%amostras inais das sementes de mil/o /%ridos simples tiveram seu peso variando no valor de J155 g a J14O g! 3Peso das su%amostras ap8s a secagem em estu a! Ta%ela 3I: Nalores do peso seco das su%amostras de ei:o!
!UB MO!TR MI$%O %IBRIDO A4 A2 PE!O RE#IPIENTE & MO!TR 4G142 g 4G12G g PE!O RE#IPIENTE DE MET 4I1JG g 4I1<4 g PE!O TOT $ D MO!TR !E# 51J5 g 51IO g

De acordo com a ta%ela 3I1 veri icaDse 7ue as su%amostras inais das sementes de ei:o tiveram seu peso seco variando no valor de 51J5 g a 51IO g!

#ON#$U!O

Com %ase nos resultados o%tidos no teste de determinao do grau de umidade dos gros ei:o1 os valores encontrados demostra 7ue os mesmos no se encontram na percentagem ideal de umidade para arma6enamento 7ue seria em m#dia de 4OL de umidade!

RE'ER(N#I !

CA(P-S1 Nal#ria C!> T)FF(A**1 (aria A! A! Comparao entre os m#todos o iciais de estu a para determinao do grau de umidade de sementes! 'evista Hrasileira de Sementes1 vol! 4G1 n! 41 p! 4I5D4IO1 4<<=! ()*)ST&')- DA A.')CUFTU'A1 P&CUP')A & AHAST&C)(&*T-! 'egras para a anlise de sementes! Hraslia1 233<! Disponvel em Q/ttp:RRSSS!%s!cca!u sc!%rRpu%licacoesRregrasL23analiseL23sementes!pd T Acesso em 4O maio 233<! *&'?1 (arcela C!> CA'NAFU-1 (aria F! (!> -F)N&)'A1 Fuciana (! Determinao do grau de umidade de sementes de ipDdoDcerrado Ta%e%uia oc/racea ;;c/am!@ standl!@ pelos m#todos de estu a e orno de microondas! Cinc! agrotec!1 Favras1 v! 2G1 n! =1 p! 42<<D4I3J1 nov!Rde6!1 2335!

Das könnte Ihnen auch gefallen