Sie sind auf Seite 1von 12

PROFESSOR I

CINCIAS
INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: Um caderno de questes contendo 60 (sessenta) questes de mltipla escolha da Prova Objetiva; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva. responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas. No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas (Edital 01/2006 Item 9.9 alnea e). Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2006 Item 9.9 alnea a). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, entregar o seu caderno de questes, o seu carto de respostas, e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2006 Item 9.9 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes ao final da prova, desde que o candidato permanea em sua sala at este momento (Edital 01/2006 Item 9.9 alnea d). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado e o caderno de respostas. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os RG da PO e o resultado final das PO Data 20/02/2006 21 e 22/02/2006 03/03/2006 Local www.nce.ufrj.br/concursos NCE / UFRJ www.nce.ufrj.br/concursos

DEMAIS ATIVIDADES CONSULTAR O SITE www.nce.ufrj.br/concursos

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1 COMUNICAR AGIR
Jos Luiz Fiorin Quando um enunciador comunica alguma coisa, tem em vista agir no mundo. Ao exercer seu fazer informativo, produz um sentido com a finalidade de influir sobre os outros. Deseja que o enunciatrio creia no que ele lhe diz, faa alguma coisa, mude de comportamento ou de opinio etc. Ao comunicar, age no sentido de fazer-fazer. Entretanto, mesmo que no pretenda que o destinatrio aja, ao faz-lo saber alguma coisa, realiza uma ao, pois torna o outro detentor de um certo saber. Comunicar tambm agir num sentido mais amplo. Quando um enunciador reproduz em seu discurso elementos da formao discursiva dominante, de certa forma, contribui para reforar as estruturas de dominao. Se se vale de outras formaes discursivas, ajuda a colocar em xeque as estruturas sociais. No entanto, pode-se estar em oposio s estruturas econmico-sociais de uma maneira reacionria, em que se sonha fazer voltar um mundo que no mais existe, ou de uma maneira progressista, em que se deseja criar um mundo novo. Sem pretender que o discurso possa transformar o mundo, pode-se dizer que a linguagem pode ser instrumento de libertao ou de opresso, de mudana ou de conservao.

4 - Ao exercer seu fazer informativo,...; nesta frase ocorre a substantivao do verbo fazer. Este mesmo fato ocorre em: (A) ...tem em vista agir no mundo (B) Sem pretender que o discurso...; (C) ...contribui para reforar as estruturas...; (D) torna o outro detentor de um certo saber; (E) ...ao faz-lo saber alguma coisa... 5 - pode-se estar em oposio s estruturas econmico-sociais; a frase em que se ERRA na concordncia do adjetivo composto : (A) O livro de onde foi retirado o texto tem a capa verde-claro; (B) A estrutura socioeconmica analisada no texto; (C) O texto tem carter expositivo-informativo; (D) Os textos narrativo-publicitrios so comuns; (E) A preocupao estilstico-literria do autor flagrante. 6 - Comunicar tambm agir num sentido mais amplo; com esta frase inicial do segundo pargrafo, o autor do texto: (A) amplia o significado do verbo agir, empregado no pargrafo anterior; (B) refora a mesma idia de ao atribuda anteriormente ao ato de comunicar; (C) corrige o emprego do verbo agir, utilizado no primeiro pargrafo; (D) quer mostrar que comunicar e agir so aes equivalentes; (E) mostra certa ironia diante da ao humana de comunicar algo. 7 - Entretanto, mesmo que no pretenda que o destinatrio aja, ao faz-lo saber alguma coisa, realiza uma ao, pois torna o outro detentor de um certo saber. A alternativa que est de acordo com a idia deste perodo : (A) Ao fazer o destinatrio somente saber algo, o enunciador no realiza uma ao; (B) Ao fazer-saber algo, o enunciador tambm realiza uma ao; (C) S h ao no fazer-fazer, mas no no fazer-saber; (D) A ao do ato de comunicao s se realiza quando finalidade do enunciador; (E) Todo ato de comunicao gera ao, exceto o puramente informativo. 8 - ...torna o outro detentor de um certo saber; certo saber no possui o mesmo significado que saber certo. A alternativa que mostra um caso semelhante : (A) resposta correta / correta resposta; (B) paisagem bela / bela paisagem; (C) autor conhecido / conhecido autor; (D) vrias respostas / respostas vrias; (E) texto longo / longo texto. 9 - Deseja que o enunciatrio CREIA no que ele lhe diz, FAA alguma coisa...; Se em lugar dos verbos CRER e FAZER, empregssemos os verbos MANTER e REQUERER, teramos, respectivamente, as seguintes formas: (A) mantinha e requeira; (B) mantia e requera; (C) mantia e requeria; (D) mantenha e requera; (E) mantenha e requeira.
3

1 - O ttulo do texto: (A) contraria o fato de a linguagem poder ser instrumento de conservao; (B) representa a finalidade do enunciatrio ao comunicar-se; (C) representa uma idia secundria do texto; (D) indica algo que vai ser contrariado na exposio do texto; (E) refere-se somente ao primeiro pargrafo do texto. 2 - O segundo pargrafo do texto, em relao ao primeiro, funciona como: (A) oposio; (B) retificao; (C) acrscimo; (D) concesso; (E) explicao. 3 - Quando um enunciador comunica alguma coisa, tem em vista agir no mundo; a alternativa que mostra uma outra maneira de escrever-se essa mesma frase que altera o seu sentido original : (A) Quando um enunciador tem em vista agir no mundo, comunica alguma coisa; (B) Um enunciador, quando comunica alguma coisa, tem em vista agir no mundo; (C) Um enunciador tem em vista agir no mundo, quando comunica alguma coisa; (D) Quando comunica alguma coisa, um enunciador tem em vista agir no mundo; (E) Um enunciador tem em vista, quando comunica alguma coisa, agir no mundo.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

10 - NO representam oposies no texto: (A) mudana X conservao; (B) libertao X opresso; (C) formao discursiva dominante X outras formaes discursivas; (D) reacionria X progressista; (E) econmico X social. 11 - O termo alienao corresponde ao seguinte fragmento do texto: (A) pode-se ser instrumento de libertao ou de opresso; (B) pode-se ser instrumento...de mudana ou de conservao; (C) pode-se estar em oposio s estruturas econmicosociais; (D) ajuda a colocar em xeque as estruturas sociais; (E) se sonha fazer voltar um mundo que no mais existe. 12 - Comunicar tambm agir num sentido MAIS amplo; fazer voltar um mundo que no MAIS existe; sobre essas ocorrncias do vocbulo MAIS, pode-se dizer corretamente que: (A) os dois vocbulos expressam intensificao; (B) os dois vocbulos tm como antnimo MENOS; (C) a segunda ocorrncia tem valor de tempo: (D) a primeira ocorrncia tem valor de modo; (E) os dois vocbulos formam o grau superlativo. 13 - A alternativa que mostra ERRO na indicao do valor semntico da palavra destacada : (A) QUANDO um enunciador comunica alguma coisa... = tempo; (B) ...POIS torna o outro detentor de certo saber = explicao; (C) ...contribui PARA reforar as estruturas de dominao = finalidade; (D) NO ENTANTO, pode-se estar em oposio... = concesso; (E) SE se vale de outras formaes discursivas... = condio. 14 - Quando um enunciador comunica alguma coisa, tem em vista agir no mundo; sobre o tempo nas duas oraes deste perodo, pode-se afirmar corretamente que: (A) a primeira orao antecede cronologicamente a segunda; (B) a segunda ocorre ao mesmo tempo que a primeira; (C) a segunda ocorre antes da primeira; (D) a primeira ocorre depois da segunda; (E) h um grande intervalo de tempo entre as duas. 15 - mude de comportamento, ou de opinio etc.; o emprego da forma abreviada ETC significa que: (A) h coisas de menor importncia que no foram citadas; (B) nada mais h a ser citado; (C) no conveniente citar outros elementos; (D) outros elementos poderiam ser citados; (E) o texto deveria ser obrigatoriamente curto.
4

16 - Assumindo a linguagem do texto, diramos que o texto informativo pretende, em relao ao leitor, o seguinte: (A) fazer-fazer; (B) fazer-poder; (C) fazer-saber; (D) fazer-querer; (E) fazer-pensar. 17 - Ao exercer seu papel informativo, produz um sentido...; em relao segunda orao desse segmento, a primeira traz uma idia de: (A) tempo; (B) condio; (C) finalidade; (D) concesso; (E) explicao. 18 - Idia que NO est contida no texto lido : (A) Comunicar uma forma de agir sobre os demais. (B) A linguagem tem ntidas marcas ideolgicas. (C) A linguagem sempre representa uma ao. (D) A linguagem pode agir fazendo saber algo. (E) Opor-se pela linguagem s estruturas econmicas ser progressista.

FUNDAMENTOS DA EDUCAO
19 - Para evitar o fracasso escolar, o planejamento dos contedos scio-culturais a serem trabalhados devem ter como objetivos, EXCETO: (A) apresentar nveis de dificuldades assimilveis de modo que os educandos possam aprender; (B) conter uma dinmica de assimilao ativa das questes scio-culturais e do desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos educandos; (C) oferecer vises valorativas do mundo que perpassem os contedos ensinados; (D) proporcionar pesquisas para que o conhecimento recebido se torne um todo com dinamicidade do desenvolvimento dos alunos; (E) conter elementos de pura espontaneidade para fundamentar o desenvolvimento mental, afetivo e intuitivo dos educandos. 20 - O Projeto Poltico Pedaggico o plano global da instituio. Ele pode ser entendido como a sistematizao de um processo de planejamento participativo que define claramente o tipo de ao educativa que se quer realizar. Nesse sentido, a construo do Projeto Poltico Pedaggico exigir dos participantes os seguintes trs nveis de competncias: (A) prtico, terico e conceitual; (B) conceitual, procedimental e atitudinal; (C) procedimental, prtico e terico; (D) atitudinal, conceitual e prtico; (E) atitudinal, procedimental e prtico.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

21 - Juliana, 16 anos, aluna com excelente aproveitamento na 2 srie do Ensino Mdio, pretende prestar vestibular no final do ano. Como ainda no concluiu o Ensino Mdio, resolveu, aconselhada por amigos, fazer os exames do Curso de Jovens e Adultos. Juliana pode concluir o Ensino Mdio at o final do ano, fazendo os exames do Curso de Educao de Jovens e Adultos? (A) sim, pois para concluir o Ensino Mdio, atravs de exames pela modalidade de educao de jovens e adultos necessrio ter 15 anos completos; (B) sim, pois Juliana, embora tenha 16 anos, comprova ter excelente aproveitamento no Ensino Mdio; (C) no, pois para concluir o Ensino Mdio atravs de exames pela modalidade de educao de jovens e adultos necessrio ter 18 anos completos; (D) no, pois Juliana est na 2 srie do Ensino Mdio e a lei no permite mudar para a modalidade de jovens e adultos; (E) sim, pois Juliana completou 16 anos e est apta para concluir o Ensino Mdio pela modalidade de Jovens e Adultos. 22 - A criana pequena no capaz de se colocar no ponto de vista do outro, fato que a impede de estabelecer relaes de reciprocidade. Seu pensamento egocntrico, ou seja, centrado no eu. A criana permanece egocntrica na medida em que no est adaptada s realidades sociais exteriores. Esse egocentrismo constitui um dos aspectos de cada uma de suas estruturas mentais ( PIAGET, 1999). Para favorecer a adaptao vida social, destacam-se o papel do adulto e a cooperao entre as crianas e adolescentes, na faixa de 7 a 14 anos. Certamente, os novos mtodos de educao no tendem a eliminar a ao social do professor, na medida em que: I - ele que est mais apto a favorecer o intercmbio real do pensamento e da discusso das condutas suscetveis de reflexo. II sabe fazer pedagogicamente a passagem da regra adulta, tornando-a uma crena baseada em realismo moral e doutrinrio. III o seu papel auxilia na formao das trocas interindividuais e no esprito de cooperao. IV compreende os esforos da nova pedagogia para suprir as ineficincias da disciplina imposta por uma disciplina interior, baseada na vida social do aluno. V do ponto de vista moral, ele propicia a autonomia da conscincia, porque h em si a figura do controle. Esto corretas as afirmativas: (A) I, IV e V; (B) I, III e V; (C) III, IV e V; (D) I, III e IV; (E) I, II e IV. 23 - Paulo Freire, em seu livro A importncia do ato de ler, afirma: me parece interessante reafirmar que sempre vi a alfabetizao de adultos como um ato poltico e um ato de conhecimento [...]
5

Para mim seria impossvel engajar-nos num trabalho de memorizao mecnica dos ba-be-bi-bo-bu, dos la-le-li-lo-lu [...]. Ensino em cujo processo o alfabetizador fosse enchendo com suas palavras as cabeas supostamente vazias dos alfabetizandos A partir desses recortes, podemos afirmar que, segundo Freire: I - na alfabetizao, o alfabetizador se impe ao aluno pelo conhecimento da leitura de mundo. II - enquanto ato de conhecimento e ato criador, o processo de alfabetizao tem, no alfabetizando, o seu sujeito. III - a alfabetizao a criao ou montagem da expresso escrita e da expresso oral, cujo protagonista o educando. IV - a montagem da expresso escrita e da expresso oral feita pelo educando, implicando no movimento de leitura do mundo que o cerca. V - no processo de alfabetizao, as palavras devem vir do universo vocabular dos educadores / alfabetizadores. Esto corretas as afirmativas: (A) I - II - III; (B) II - III - IV; (C) I - II - V; (D) V- II - III; (E) I - III IV. 24 - Embora os recursos pblicos destinados educao sejam direcionados s escolas pblicas, a LDB/96, em seu artigo 77, refere-se distribuio dos recursos pblicos destinados s escolas comunitrias. Para que essas escolas tenham direito a receber tais recursos necessrio que: (A) comprovem finalidade no lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros nas comunidades onde esto inseridas; (B) comprovem a finalidade a que se destinam esses recursos e prestem contas ao poder pblico dos recursos recebidos; (C) apliquem seus excedentes nas comunidades carentes da regio; (D) assegurem a destinao de seu patrimnio a outras escolas, quando excederem sua receita; (E) comprovem que a finalidade dos recursos ser a de investir na escola e na regio onde se localizam. 25 - Se o contexto atual de qualquer conhecimento, seja ele poltico, econmico, antropolgico ou ecolgico, o prprio mundo, o conhecimento do mundo como mundo se constitui em uma necessidade de todo cidado. Nesse sentido, questo fundamental da educao tornar visvel: (A) a relao do todo com as partes, ou seja, favorecer a aptido para organizar o conhecimento; (B) a reforma programtica, reforando a construo do currculo, fragmentando-o em disciplinas; (C) a disfuno entre as humanidades e as cincias, separandoas em disciplinas especializadas; (D) a dimenso psquica do aluno que possui caracteres subjetivos que no devem ser levados em considerao; (E) o fortalecimento da percepo global que conduz ao enfraquecimento da responsabilidade.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

26 - A organizao e os processos de gesto, incluindo a direo da escola, assumem diferentes significados conforme a concepo que se tenha dos objetivos da educao em relao sociedade e formao dos alunos. Nas figuras abaixo, esto diagramados dois modelos de gesto de instituies.
Figura 1
Direo Secretrio Diretor Adjunto

28 - No currculo integrado, a integrao defendida como uma forma de educao que propicia vises da realidade nas quais as pessoas aparecem como sujeitos da histria, como as peas-chave para entender o mundo.
(SANTOM, 2001).

Quando os professores trabalham com contedos mais integrados tm por finalidade, EXCETO: (A) contribuir para a criao de hbitos intelectuais, que obriguem a levar em considerao as intervenes humanas a partir todas as perspectivas e pontos de vista possveis; (B) permitir que alunos e alunas possam se adaptar aos seus futuros empregos, favorecendo a aquisio de novas destrezas sociais e culturais no mundo contemporneo; (C) permitir que professores e professoras sintam-se participantes de uma equipe com metas comuns a serem encaradas de maneira cooperativa; (D) fazer com que perguntas, que no podem ser confinadas dentro dos limites de apenas uma disciplina, possam ser enfrentadas por outras disciplinas; (E) favorecer a visibilidade dos valores, ideologias e interesse presentes em questes sociais e culturais prprias a uma sociedade pluralista. 29 - A maneira como os pases em desenvolvimento esto avaliando as habilidades na capacidade de usar a leitura e a escrita, vai alm da simples presena da habilidade de quem sabe ler e escrever. Magda Soares (2004) diz que os professores devem estar atentos para o fenmeno do letramento e a necessidade de se trabalhar no processos ensino-aprendizagem, suas diferenas e relaes. Nesse sentido correto afirmar que: I - letramento e alfabetizao so metforas dos fenmenos nacionais do processo de aquisio de leitura e da escrita; II - o letramento do sujeito s atingido quando ele completa os nveis de escolaridade; III - o fenmeno do letramento pode ser exemplificado pelo uso social da leitura e da escrita; (A) nenhuma afirmativa est correta; (B) apenas a afirmativa I est correta; (C) apenas a afirmativa II est correta; (D) apenas a afirmativa III est correta; (E) apenas as afirmativas II e III esto corretas. 30 - O MEC divulgou, no inicio de julho de 2004, as diretrizes do projeto de criao do Fundo Nacional de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica FUNDEB. Assinale a alternativa que NO se relaciona com as diretrizes do Fundo: (A) investir no apenas no ensino fundamental, mas em todas as etapas da educao bsica; (B) criar melhores condies de trabalho para os docentes da educao bsica, com reflexo em seus salrios; (C) melhorar as escolas, ampliando o nmero de estudantes nas salas de aula, elevando a qualidade de ensino no Brasil; (D) ser um instrumento de incluso social, alm de contribuir para o enfrentamento do abandono escolar e do analfabetismo; (E) distribuir o montante arrecadado de acordo com o nmero de escolas municipais e estaduais.
6

Superviso

Orientao Educacional Alunos

Coordenao de turno

Servios

Figura 2

Diretor Diretor Adjunto Coordenador de turno Setor Pedaggico SE OE

Setor tcnico administrativo

Professores alunos

Pais Comunidade APM

Em relao aos modelos apresentados correto afirmar que: (A) na figura 1, torna-se clara a estrutura participativa dos membros da escola, delimitando-se o poder a cada um atribudo; (B) na figura 1, a hierarquia est definida, embora seja especificado o nvel de integrao e colaborao dos segmentos da escola; (C) na figura 2, o sentido hierrquico est definido, ressaltando o poder da Direo; (D) na figura 2 , o sentido da integrao e a concepo de gesto no so hierarquizados; (E) na figura 2, pais e comunidade no tm poder de deciso sobre os rumos da escola. 27 - A LDB 9394/96 dispe que o ensino fundamental parte integrante da educao bsica e que deve ser assegurada a todos a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Nesse sentido, a Lei visa a formulao de um conjunto de diretrizes capazes de nortear os currculos, garantindo qualidade educao. Para contemplar essa exigncia, o MEC tomou a seguinte iniciativa: (A) propor que cada escola construsse o seu modelo curricular para manter uma organizao linear; (B) elaborar um nico Currculo Bsico Nacional para todas as escolas municipais e estaduais; (C) sugerir os PCNs como um referencial para uma reflexo sobre os currculos; (D) tornar obrigatria a implantao, por todas as escolas do pas, dos PCNs; (E) criar um conselho de professores para a formulao de um currculo especifico, que atenda a cada regio do pas.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31 - Moradores de uma cidade foram pesquisados quanto aos tipos de poluio que mais os afligiam. No grfico abaixo esto representadas as porcentagens de reclamaes sobre cada tipo de poluio ambiental.
7% 21%

33 -

40%
Poluio sonora Poluio do ar

10% 22%

Esgoto aberto Lixo


Poluio radioativa Poluo radioativa

Se as autoridades competentes no tomarem medidas rpidas e eficientes para combater o maior agravo ambiental desta cidade, muito provvel que ocorra um aumento de problemas de sade caracterizados por: (A) tremores e paralisia musculares, dificuldades respiratrias, morte por asfixia; (B) estresse com aumento na produo de adrenalina e colesterol, distrbios emocionais; (C) leses no fgado, rins, pulmes e glndulas sexuais; (D) anemia, inchaos e formao de barriga dgua; (E) grande produo de radicais livres com alteraes no material qumico que forma os genes. 32 - Blocos de gelo foram colocados em um recipiente e aquecidos com o auxlio de um bico de gs. Durante todo o experimento a presso era de 1 atm. O grfico a seguir mostra as alteraes fsicas ocorridas ao longo de um determinado tempo.

Entre as medidas de sade pblica que tiveram maior impacto no controle das enfermidades infecciosas e parasitrias no mundo, a vacinao a que apresenta o melhor custo benefcio. Com o grande avano da biologia molecular, novos tipos de vacinas esto sendo desenvolvidos como alternativas para o controle de enfermidades. Dessas vacinas recombinantes , a imunizao gentica ou vacina de DNA a mais promissora. Essa nova tecnologia consiste na administrao direta: (A) do antgeno enfraquecido que ao se associar ao DNA do indivduo, passa a produzir anticorpos permanentes que geram clulas de memria imune; (B) do plasmdio bacteriano que no interior da clula do hospedeiro expressa protenas humanas que combatem o antgeno; (C) de anticorpos prontos, codificados pelo DNA plasmidiano, que atua sobre os antgenos inativando-os; (D) de clulas de memria imune, sintetizadas pelo DNA plasmidiano, que inativa os antgenos; (E) do DNA plasmidiano carreando o gene codificador da protena antignica, a qual ser expressa no interior da clula. 34 - O grfico a seguir refere-se s variaes de temperatura corprea, em funo do tempo, de pessoas infectadas por um determinado tipo de parasita.

A anlise do grfico mostra que: (A) a ebulio mais rpida que a fuso; (B) a fuso e a vaporizao ocorrem mesma temperatura; (C) a ebulio e a condensao acontecem mesma temperatura; (D) a fuso e a solidificao ocorrem em temperaturas diferentes; (E) a condensao ocorre com ganho de calor.

Pela anlise do grfico conclui-se que o parasita do tipo: (A) Taenia solium; (B) Trypanosoma cruzi; (C) Leishmania donovani; (D) Ancylostoma duodenale; (E) Plasmodium vivax.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

35 -

CUPIM DO CERRADO: VILO OU HERI?

Os xaxins so plantas que se caracterizam por apresentar: (A) flores e frutos rudimentares; (B) vasos condutores de seiva e ausncia de flores; (C) xilema na parte central do caule; (D) estmatos na face inferior de suas folhas; (E) ausncia de clorofila em suas folhas. 39 - Os vrus so seres endoparasitas celulares obrigatrios. S podem ser observados ao microscpio eletrnico e cada tipo de vrus parasita apenas em certos tipos de clulas. O que determina a especificidade de um vrus em relao clula hospedeira : (A) a afinidade bioqumica entre as protenas do capsdeo viral e as protenas receptoras da membrana plasmtica da clula hospedeira. (B) a seqncia gentica do cido nuclico viral que precisa ser complementar seqncia gentica da clula hospedeira. (C) a capacidade de produzir enzimas especficas que penetrem na clula hospedeira e alterem seu material nuclear. (D) a utilizao do material metablico da clula hospedeira para produzir enzimas que destruam a membrana plasmtica. (E) a compatibilidade bioqumica entre as enzimas do tipo transcriptase reversa produzidas pelo vrus e pela membrana plasmtica da clula hospedeira. 40 - Em 1986, uma epidemia acometeu o gado bovino da Gr-Bretanha e seu aparecimento foi associado ao uso de vsceras de ovelhas contaminadas no preparo da rao usada para alimentar estes animais.A doena denominada encefalopatia espongiforme bovina ou doena da vaca louca atingiu seu pice em 1994, com 138.359 casos naquele pas. Em 1974. S. Prusiner e seus colaboradores concluram que a doena era causada por uma nova classe de agentes infecciosos: certas protenas nomeadas de prions. Esta concluso baseou-se em experimentos onde amostras contendo um tipo de agente infectante: vrus, bactrias, protozorios, prions e vermes foram submetidas a altas doses de radiao ionizantes e ultra-violeta que normalmente degradam os cidos nuclicos.Os resultados esto mostrados no grfico a seguir:
100% Atividade infectante 80% 60% 40% 20% 0% 1 2 3 Dose de radiao (unidades arbitrrias)

Os cupins tm um papel importante no equilbrio do cerrado. Consumidores primrios se alimentam de madeira e vegetao so fonte de alimento para muitas espcies, como tatus, tamandus, aves e outros insetos. Os cupins reciclam os nutrientes das plantas em semidecomposio, e, assim como as minhocas, cavam tneis no cho ajudando a oxigenar o solo. possvel encontrar, em algumas reas de campo aberto, colnias com centenas de cupinzeiros (montculos).
(caderno Planeta Terra- O Globo- agosto de 2003)

Caso ocorresse uma eliminao macia dos cupins do cerrado, seria esperado que: (A) os tatus e tamandus passassem a ser os consumidores primrios na regio do cerrado; (B) as minhocas proliferassem muito por no terem mais que competir com os cupins pelo alimento; (C) ocorresse um aumento de decompositores que atuariam sobre os cupinzeiros vazios trazendo prejuzos ao solo; (D) os terrenos prximos aos cupinzeiros se tornassem menos frteis pela diminuio da reciclagem de substncias; (E) a vegetao se tornasse mais exuberante por estar livre da ao danosa dos cupins. 36 - Observe a tabela:
Caractersticas Distribuio geogrfica Tamanho dos filhotes Tempo de gerao Tamanho da prole Modo de alimentao Espcie A Ampla Pequeno Pequeno Grande Generalista Espcie B Limitada Grande Grande Pequena Especialista Espcie C Limitada Pequeno Pequeno Pequena Especialista Espcie D Ampla Grande Pequeno Pequena Generalista Espcie E Limitada Pequeno Grande Grande Generalista

Considerando que podem ocorrer transformaes rpidas nos fatores abiticos, a espcie da tabela que estaria em maior risco de extino seria a: (A) espcie A; (B) espcie B; (C) espcie C; (D) espcie D; (E) espcie E. 37 - Ao longo da sucesso ecolgica, observa-se um aumento progressivo da diversidade de espcies, pois novos seres chegam e novos nichos ecolgicos so explorados. A biomassa total aumenta ao longo da sucesso mas se estabiliza quando o clmax atingido. A estabilidade da biomassa em uma comunidade clmax pode ser representada por: (A) Taxa de Fotossntese (B) Taxa de Fotossntese (C) Taxa de Fotossntese (D) Taxa de Fotossntese (E) Taxa de Fotossntese = = = > < Taxa de respirao Taxa de respirao Taxa de respirao Taxa de respirao Taxa de respirao = = > > > 1 0 1 1 1

Amostra A

Amostra B Amostra C Amostra D Amostra E

A anlise do grfico permite concluir que a amostra que se refere ao prion : (A) A; (B) B; (C) C; (D) D; (E) E.
8

38 - A industrializao e a comercializao de vasos, estacas e placas de xaxim (Dicksonia sellowiana) est proibida por lei de mbito estadual desde 1995. Esta proibio visa proteger esse tipo de vegetal que est em risco de extino.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

41 - O encadeamento de aminocidos, durante a sntese protica, necessita da interveno de numerosos atores. Dentre eles, destacam-se as molculas de RNA (cido ribonuclico), que foram analisadas numa clula e esto representadas, na tabela abaixo, pelas letras X, Y e Z.
Tipos de RNA X Y Z Quantidade relativa em % 80 15 5 Massa de cada molcula 1.200 25 Varivel Nmero de nucleotdeos em cada molcula 3.700 75 Varivel

44 - Me ensinaram que as vitaminas so substncias influentes no crescimento e na sade; quando elas faltam, comparecem o escorbuto, o beribri, a pelagra e outras doenas. Mas no me disseram nem onde, nem quantos padecem de avitaminoses. Nas carteiras da escola me ensinaram muitas coisas. Mas no me disseram coisas essenciais condio do homem. O homem no fazia parte do programa.
(do livro O Anjo Bbado Paulo Mendes Campos)

A anlise da tabela permite concluir que: (A) o RNA mensageiro o Z porque o nmero de nucleotdeos em cada molcula depende do nmero de bases nitrogenadas do gene que por ele transcrito; (B) o RNA mensageiro o X porque sendo o responsvel por orientar o encadeamento dos aminocidos durante a sntese protica, tem que ser o mais abundante na clula; (C) o RNA transportador ou de transferncia o Z porque a massa de cada molcula varia de acordo com a massa do aminocido que transportado; (D) o RNA transportador ou de transferncia o X porque apresenta grande massa molecular, necessria para a traduo da mensagem gentica em protena; (E) o RNA ribossomal o Y porque a menor molcula e faz parte da estrutura do ribossomo, organela que s pode ser observada ao microscpio eletrnico. 42 - Vrios testes fisiolgicos e bioqumicos permitiram quantificar o gasto energtico de atletas, com perfeito preparo fsico, em diversas modalidades de corridas a p, em funo da velocidade.
Modalidade Tempo Velocidade mdia (m / s ) 10,0 7,7 6,8 4,8 Volume de O2 teoricamente necessrio (l / min) 37,1 11,7 6,8 4,8 Volume de O2 realmente oferecido (l / min) 4,25 4,75 4,82 4,87

As avitaminoses citadas no texto so causadas, respectivamente, pela carncia das vitaminas: (A) C, B1 e Niacina; (B) C, D e B2; (C) A, Niacina e K; (D) A, B2 e D; (E) B1, K e C. 45 - A plula do dia seguinte um dos mais recentes mtodos contraceptivos e no pode ser usada como mtodo regular de contracepo. Ela deve ser utilizada at 72 horas depois de uma relao sexual sem proteo. Os comprimidos contm doses altas de um hormnio semelhante progesterona e atua: (A) bloqueando a passagem dos espermatozides no colo do tero; (B) impedindo a fixao do embrio no tero; (C) matando os espermatozides na tuba uterina; (D) inibindo a produo de estrgenos pelo ovrio; (E) reduzindo a motilidade do flagelo dos espermatozides. 46 - Uma pessoa que desejava perder peso leu o anncio abaixo e resolveu experimentar.

100 m 800 m 5 km 42 km (maratona)

10 s 1 min 44 s 13 min 13 s 2 h 10 min

DIETA DOS ASTROS E ESTRELAS


EM UMA SEMANA VOC PODE PERDER AT 5 QUILOS
LIGUE HOJE MESMO PARA 0400-XXXXX E COMPROVE
TESTADA CLINICAMENTE

Dentre as modalidades analisadas, a(s) que (so) realizada (s) de forma aerbica (so): (A) apenas a corrida de 100 m; (B) apenas a corrida de 800 m; (C) as corridas de100 m e 800 m; (D) as corridas de 5 km e a de 42 km; (E) apenas a corrida de 42 km. 43 - Exerccios de musculao, que exigem esforo muscular intenso para mover pesos ou vencer resistncias, caracterizamse por aumentar o volume da massa muscular. Este aumento pode ser explicado porque este tipo de atividade fsica estimula no tecido muscular: (A) a reproduo rpida, por mitose, das clulas musculares; (B) a produo de hormnios esterides pelo citoplasma dessas clulas; (C) o acmulo de glicognio que o gerador de energia para a contrao muscular; (D) o aumento das miofibrilas em cada clula muscular; (E) o aumento da mioglobina que favorece vascularizao do msculo.
9

Em sete dias a balana da farmcia indicava trs quilogramas a menos. O que a pessoa no sabia era que a dieta continha substncias que diminuam sua taxa de hormnio antidiurtico (ADH) e sua perda de peso poderia ser explicada por causa: (A) do aumento da eliminao de sais na urina; (B) do aumento da diurese e conseqente desidratao; (C) do aumento da eliminao de lipdeos pela urina; (D) da diminuio da concentrao de uria na urina; (E) da diminuio do volume de gua eliminado pela urina.

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

47 - Henrique de Souza Filho, ou Henfil, foi um conhecido desenhista e jornalista e assim como seus irmos: o socilogo Betinho e o compositor Chico Mrio destacaram-se por sua atuao poltica contra a ditadura, pela democratizao do pas e pela anistia aos presos polticos. Esses trs irmos eram hemoflicos e morreram em conseqncia da AIDS. Considerando que seus pais exibiam um fentipo normal para coagulao do sangue, pode-se afirmar que os gentipos dos pais eram: (A) Xh Xh e Xh Y. (B) XH Xh e XH Y. (C) XH Xh e XH Yh. (D) XH XH e XH yh. (E) X X e X Yh. 48 - Um indivduo fez a tipagem sangnea e o resultado foi este, ilustrado abaixo.

(D) a taxa de mutao sobre as bactrias provocada pela amoxilina maior do que a dos outros antibiticos. (E) as bactrias acabaram se acostumando amoxilina,por ser um antibitico mais antigo do que os demais. 50 - A evoluo biolgica, entendida como o conjunto de mudanas cumulativas que ocorrem ao longo do tempo em uma populao, relaciona-se com a adaptao dos seres vivos ao ambiente.

soro contendo aglutininas anti-A

soro contendo aglutininas anti-B

Se esta pessoa se casar com algum de gentipo igual ao seu, a probabilidade de terem um filho de grupo sangneo O : (A) 0; (B) 25%; (C) 50%; (D) 75%; (E) 100%. 49 - Helicobacter pylori, a bactria causadora da lcera pctica, est cada vez mais resistente aos quatro antibiticos mais utilizados na sua erradicao. Em anlises realizadas no Brasil (ano de 2002), verificou-se o percentual de resistncia dessas bactrias, mostrado no quadro a seguir. Antibitico Amoxilina Claritroxina Tetraciclina Furazolidina Resistncia das bactrias (%) 28 9 5 5

A figura acima representa a origem de algumas espcies tpicas de diferentes ambientes a partir de um ancestral comum. Com base na anlise da figura e de acordo com seus conhecimentos, assinale a opo INCORRETA. (A) As espcies originadas no processo de irradiao adaptativa representado na figura apresentam como caracterstica comum a presena de placenta. (B) As variaes adaptativas ocorridas em cada grupo foram induzidas pela ao dos diferentes fatores do meio ambiente. (C) As novas espcies originadas apresentaro alguns aspectos semelhantes devido a sua ancestralidade comum. (D) A diversificao moldada pelas diversas condies ambientais que selecionam, em cada regio, caractersticas diferentes. (E) A pata do lobo, a nadadeira da baleia e a asa do morcego podem ser considerados rgos homlogos porque tm origem embrionria comum. 51 - Minrio o nome dado a um mineral a partir do qual economicamente vivel a extrao de um elemento qumico. Ferro, alumnio e chumbo so exemplos de elementos muito empregados como matrias-primas na fabricao de produtos necessrios ao homem. Os elementos citados so respectivamente extrados dos minrios: (A) magnetita, cassiterita e calcosita. (B) galena, bauxita e calcosita. (C) hematita, bauxita e galena. (D) cassiterita, hematita e magnetita. (E) hematita, galena e cassiterita.

A maior resistncia da bactria amoxilina, em relao aos outros antibiticos, pode ser explicada porque: (A) a amoxilina um antibitico mais fraco que os demais causando resistncia nas bactrias. (B) a ao da amoxilina sobre a sntese protica das bactrias maior do que a dos demais antibiticos. (C) a amoxilina seleciona mais bactrias resistentes, por ser o antibitico utilizado h mais tempo no tratamento da doena.
10

Prefeitura Municipal de Mesquita

Concurso Pblico-2006

52 - Os gases nitrognio, oxignio e argnio, principais componentes do ar, so obtidos industrialmente atravs da destilao fracionada do ar liquefeito. Analise a tabela a seguir que mostra a temperatura de ebulio destas substncias a 1,0 atm. Substncia Argnio Nitrognio Oxignio T (0C) - 186 - 196 - 183

57 - Ao observar com uma lente formigas carregando folhas, o aluno ficou admirado quando, em uma determinada posio, no houve formao de imagem. Este fato ocorreu porque a lente era: (A) convergente e as formigas estavam localizadas a uma distncia maior que o dobro da distncia focal. (B) convergente e as formigas estavam localizadas entre o foco e a lente. (C) convergente e as formigas estavam localizadas no foco. (D) divergente e as formigas estavam entre o foco e o centro da curvatura. (E) divergente e as formigas estavam entre o foco e a lente. 58 - Numa aula de Cincias um professor montou uma aparelhagem empregada para testes de condutibilidade eltrica, como mostra o esquema a seguir:

A seqncia correta de obteno dessas substncias neste processo de destilao fracionada : (A) Argnio, Nitrognio e Oxignio; (B) Oxignio, Argnio e Nitrognio; (C) Nitrognio, Oxignio e Argnio; (D) Nitrognio, Argnio e Oxignio; (E) Oxignio, Nitrognio e Argnio. 53 - Um nion Y-1 de um elemento Y possui a mesma quantidade de eltrons do tomo neutro de um gs nobre. Este gs nobre apresenta nmero atmico 10 e nmero de massa 20. O nmero atmico do elemento Y : (A) 9 (B) 10 (C) 11 (D) 19 (E) 21 54 - O elemento X possui um eltron no ltimo nvel eletrnico e o elemento Y seis eltrons. Sabendo-se que eles formam uma ligao inica, a frmula molecular do composto formado : (A) XY (B) X2Y (C) XY2 (D) X3Y2 (E) X2Y3 55 - Um tomo x tem um prton a mais que um tomo y. Com base nesta informao, assinale a afirmativa correta: (A) se y for alcalino-terroso, x ser um metal alcalino; (B) se y for um gs nobre, x ser um halognio; (C) se y for um metal de transio, x ser um gs nobre; (D) se y for um gs nobre, x ser um metal alcalino; (E) se y for um halognio, x ser um calcognio. 56 - No interior de um automvel h uma mosca voando, suspensa no ar. Quando o motorista arranca , supondo-se que a mosca continuou a bater as asas como antes, o inseto dentro do carro ser: (A) projetado para cima; (B) projetado para baixo; (C) lanado contra o vidro traseiro; (D) lanado contra o vidro dianteiro; (E) mantido em sua posio.
11

O teste deu resultado positivo porque o lquido utilizado no experimento foi: (A) gua do mar; (B) gasolina; (C) oxignio liquefeito; (D) nitrognio liquefeito; (E) hlio liquefeito. 59 - As garrafas trmicas possuem paredes duplas com as faces prateadas colocadas frente a frente. Entre as paredes feito o vcuo, que tem a funo de evitar: (A) somente a conveco; (B) a conduo e a irradiao; (C) a conduo e a conveco; (D) somente a conduo; (E) somente a irradiao. 60 - Uma chapa de ferro com um furo central foi aquecida durante um determinado tempo. Com o aumento da temperatura verificou-se que: (A) a chapa aumenta e o furo diminui; (B) tanto a chapa como o furo diminuem; (C) tanto a chapa como o furo aumentam; (D) a chapa aumenta e o furo no se altera; (E) a chapa no se altera e o furo aumenta.

Prdio do CCMN - Bloco C Cidade Universitria - Ilha do Fundo - RJ Central de Atendimento - (21) 2598-3333 Internet: http://www.nce.ufrj.br

Das könnte Ihnen auch gefallen