Sie sind auf Seite 1von 3

EXAME DE ORDEM 2012.

1 Coordenao Pedaggica OAB

CURSO EXTENSIVO SEMANAL OAB 2012.2

Disciplina Aula

DIREITO ADMINISTRATIVO 01

EMENTA DA AULA 1. Introduo ao Direito Administrativo. 2. Princpios da Administrao Pblica. 3. Princpios em espcie.

GUIA DE ESTUDO 1. Introduo A nica finalidade que a Administrao pode perseguir quando atua a preservao dos interesses da coletividade. Portanto, os atos que a Administrao edita s podero ser pautados neste principio. Ela nunca poder atuar em nome prprio, mas apenas para a preservao dos interesses da coletividade, concluindo-se assim que a Administrao atua em nome de terceiros. Toda vez que ela editar um ato que no alcance esse objetivo, ocorrer o desvio de finalidade, cabendo ao prejudicado levar a questo ao judicirio, que detm o controle da legalidade dos atos da Administrao. 2. Princpios da Administrao Pblica Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia Sujeio Passiva: Administrao Direta e Indireta (Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Empresas de economia mista): Federal; Estadual; Distrital; Municipal. 3. Princpios em espcie: Principio da Legalidade Significa dizer que a Administrao somente poder fazer o que a lei expressamente determina. Neste sentido, precisar de lei anterior para atuar, editar os seus atos.
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.1 Coordenao Pedaggica OAB

Principio da Impessoalidade Para a preservao do interesse pblico a Administrao esta proibida de estabelecer discriminaes gratuitas, prejudicando ou privilegiando um em detrimento de outros, com exceo aos casos em que seja necessria a discriminao para atender interesse pblico. Caso no haja atendimento este pressuposto, haver desvio de finalidade, passvel de controle jurisdicional. Principio da Moralidade A Administrao tem por obrigao editar atos de forma honesta com vistas a atingir o interesse pblico. Praticando o ato desonesto, o agente estar cometendo uma improbidade. Elemento comum nas hipteses de Improbidade: DOLO. Inteno do agente em praticar o ato desonesto. Improbidade Classificao - Gravidade alta - Enriquecimento ilcito; - Gravidade intermediria Danos ao errio; - Gravidade baixa Atos que atinjam princpios da Administrao. Exemplo: Contratar sem concurso. Controle jurisdicional Ao Popular - Sujeito Ativo: Qualquer cidado - Pessoa fsica que esteja no pleno exerccio dos direitos polticos (artigo 5, LXXIII) - Sujeito Passivo: Pessoa fsica que praticou o ato de improbidade e contra os terceiros que se beneficiaram do ato. Ao Civil Pblica (Lei 7.347/1985). - Sujeitos Ativos - Ministrio Pblico (artigo 129, III), no sendo exclusiva (artigo 129 1); - Defensoria Pblica; - Administrao direta e indireta, incluindo Associao desde que legalmente constituda e em funcionamento a pelo menos 01 ano. - Sujeito Passivo Agente Pblico (art.2) Trata-se da expresso mais abrangente de todas, abarcando todos aqueles que esto na Administrao Pblica; - Particular que tenha contribudo para que o ato ocorresse ou dele tenha se Beneficiado (art.3). Sanes (art.37, 4 da CF) - Perda da funo; - Suspenso dos direitos polticos; - Indisponibilidade dos bens ( bloqueio dos bens); - Ressarcimento dos danos causados. Principio da Publicidade (art. 5, XXXIII).
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

EXAME DE ORDEM 2012.1 Coordenao Pedaggica OAB A administrao obrigada a manter transparncia em relao a todos os seus atos, tornando-os acessveis coletividade, ressalvadas as informaes para preservar os interesses da coletividade. Exemplo: Arquivos da ditadura. A no observao a este principio configurara inconstitucionalidade. Principio da Eficincia A administrao obrigada a manter ou ampliar a qualidade dos servios com limite de gastos. Os cinco princpios representam um elenco exemplificativo. Trata-se do mnimo inserido pelo legislador.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

Das könnte Ihnen auch gefallen