Sie sind auf Seite 1von 7

Eletrificador de Cerca com Alarme

Terra Eletrnico

Ga ran tia

Anos

A L A R M E S

suporte@genno.com.br www.genno.com.br
Genno Tecnologia Ltda. Av. Francisco Andrade Ribeiro, 230/240 Bairro Familia Andrade - Santa Rita do Sapuca - MG Tel / Fax.: (35) 34716019

GENNO - Mais segurana, mais vida!

Manual de Instalao Eletrificador G-10000 MAX

A L A R M E S

1- Descrio
O eletrificador de Cerca G-10000 MAX foi desenvolvido visando a proteo de reas residenciais, comerciais e industriais. O aparelho deve ser instalado ao redor de todo o permetro da rea a qual se deseja fazer a proteo. Hoje um produto de grande aceitao no mercado, pois impede que o intruso penetre no local, o que no acontece com os outros sistemas de proteo que s entram em funcionamento quando o mesmo j se encontra dentro da propriedade. Ao encostar na cerca , a pessoa recebe um pulso eltrico de aproximadamente 10.000 Volts, no letal, conhecido como choque de efeito moral que possui alta voltagem e baixa amperagem. pulsativa, no queima, no deixa marcas e no faz com que os animais e as pessoas que nela encostem ou segurem fiquem grudadas.

2- Caractersticas tcnicas
-Consumo do Aparelho = 2,5KW ms. -Energia Emitida < 0,2 Joules. -Tenso de Alimentao do Aparelho = 110/220 Vca. -Sada do Carregador = 13,8 Vcc. -Sada Auxiliar = 13,3 Vcc @ 500mA. -Tenso do Pulso Pico a Pico = 10kV +/- 10%. -Durao Mdia do Pulso = 51,6us. -Intervalo entre Pulsos = 1,544s. -Pulsos por Minuto = +/- 45. -Produto com Ensaio em Laboratrio. Para maiores informaes consulte seu distribuidor.

3- Vantagens do ELETRIFICADOR DE CERCA G-10000 MAX


Terra Eletrnico - A central funcionar mesmo sem a conexo ao terra ( no recomendado devido s descargas eltricas ), pois possui um circuito interno capaz de gerar uma diferena de potencial, fazendo com que no haja diferena na tenso de sada e permitindo um excelente ajuste de sensibilidade mesmo sem a conexo ao terra. Proteo na entrada de alimentao - Alm do uso de varistores e fusveis h um circuito que provocar a fulga de alimentao diretamente para o terra (por isso a necessidade de conexo), reduzindo assim as possibilidades de queima. Proteo contra raios vindos da cerca - O maior causador de danos so raios que caem na fiao da cerca . O eletrificador possui um circuito para proteo da bobina e dos demais componentes. Com isso alm de reduzir os riscos de queima, minimizamos muito o custo de futuras manutenes.

4 - Conhecendo o Eletrificador
Parte Externa
Led Pulso

Led Alarme

Chave de segurana

Led Rede

- Mais segurana, mais vida!


A L A R M E S

Manual de Instalao Eletrificador G-10000 MAX

A L A R M E S
Parte Interna
10

11

12

13

14
01- Fusveis de proteo ( Valor de 0,5 A ). 02- Varistores de proteo na entrada de alimentao. 03- Bornes de conexo de alimentao e aterramento. 04- Conector do transformador. 05- Conector chave-pacri. 06-Jumper JRX. 07- Bornes de conexo de acessrios. 08- Jumper JSEN. 09- Jumper JSIR.

09 08 07
F2
1 2 3
JTEN

15

10-Parafusos de fixao da placa eltrica na caixa plstica. 11-Jumper JTS. 12-Conector do painel de led. 13- Jumper JP. 14- Jumper ajuste de sensibilidade. 15- Jumper JTC. 16-Retorno da cerca. 17-Sada da cerca. 18- Jumper JTEN. 19- Fusvel de proteo contra problemas ou inverso de polaridade na bateria. ( Valor de 2A ). JTEN.

06 05 04

CHAVE PACRI

16
2A

17
JFMAMJJASOND 05 06 07

Verifique Tenso da Rede Eltrica ! Para ligar em 110V conecte os cabos de rede em 0 / 110VAC. Para ligar em 220V conecte os cabos de rede em 0 / 220VAC.

03

02 01

19

18

18

8,3 cm

8,3 cm

Fique Atento com a Polaridade da Bateria.


1,1cm

Conector de Bateria:
OBSERVAES QUANTO A CAIXA PLSTICA

Cabo Vermelho - POSITIVO Cabo Preto - NEGATIVO

17,6 cm

Haste para aterramento

4.1- Descrio da Parte Interna


Jumper JTS - Ajuste de tempo da sirene Com jumper - sada de sirene programada para 5 segundos.Geralmente utilizada quando o eletrificador for conectado a uma central de alarme para monitoramento. Sem jumper - sada de sirene programada para 5 minutos. Jumper JP - Em caso de disparos falsos consecutivos causados por algum problema na cerca, possvel desligar a sirene sem que seja n e c e s s r i o desligar o eletrificador, utilizando este jumper. Com jumper - caso ocorra a violao da cerca a sirene no ir disparar. Sem jumper - a central ir detectar que houve uma violao na cerca e ir disparar a sirene. Este jumper sai de fbrica aberto. Jumper JTC - Ajuste do comprimento da cerca. Com jumper - o eletrificador est ajustado para uma cerca de at 800 metros lineares. Sem jumper - o eletrificador est ajustado para uma cerca superior 800 metros e at 3000 metros lineares. Jumper JRX - Possibilita a conexo de um receptor para o arme e Com jumper - deixar neste modo quando no h conexo de Sem jumper - se instalado um receptor, retire o jumper para que o desarme da cerca. receptor. receptor possa ser habilitado.

Jumper JTEN - Possibilita o ajuste de tenso entre os seguintes nveis de tenso: Jumper posio 1 - Eletrificador ajustado para 8.500 Volts. Jumper posio 2 - Eletrificador ajustado para 10.000 Volts Jumper posio 3 - Eletrificador ajustado para 11.500 Volts.. Este ajuste de tenso ideal quando deseja-se obter um choque mais forte ou no. Tambm utilizado quando h alguma lei que limite a tenso do eletrificador. Jumper Sensibilidade - Permite o ajuste de sensibilidade de disparo da cerca em caso de aterramento. Vale ressaltar que em caso de corte do fio da cerca, o aparelho ir disparar independentemente desta configurao.

- Mais segurana, mais vida!


A L A R M E S

Manual de Instalao Eletrificador G-10000 MAX

A L A R M E S
O ajuste de sensibilidade feito para que o aparelho fique mais ou menos sensvel ao disparo ocasionado por aterramento ou algum objeto que venha a tocar na cerca. Mnima : Pouca sensibilidade. O aparelho no ir disparar com qualquer objeto que venha a tocar na cerca. Mdia : O aparelho sai de fbrica neste nvel. Mxima: Sensibilidade mxima. Pode ocorrer disparos falsos, pois o aparelho ficar muito sensvel. Caso isso ocorra, coloque o jumper na configurao mdia. O disparo muitas vezes pode ser ocasionado devido a vegetao que encosta na cerca, ou muitas vezes por fuga ( centelha ) nos ISOLADORES quando os mesmos so de m qualidade ( muito comum em dia de chuva devido ao isolador ficar mido). Este disparo chamado de disparo em falso. Para minimizar estes problemas, o aparelho possui o ajuste de sensibilidade. Para fazer o ajuste depois de todo sistema instalado, proceda da seguinte forma: - Ligue o eletrificador; - Com o auxlio de um pedao de cabo de alta isolao, faa um curto entre o fio da cerca e o terra( pode-se fincar um pedao de metal no solo para ser utilizado como terra) . Neste caso o aparelho aps alguns segundos ir disparar. Caso o aparelho no dispare, aumente a sensibilidade e repita a operao. O aparelho sai de fbrica com o ajuste na posio mdia; Obs: Aps conectado o terra ao fio da cerca, o aparelho ir levar um tempo de aproximadamente 3 segundos para disparar. Este tempo configurado em fbrica para minimizar disparos falsos.

Jumper JSEN - ( Cerca + Alarme). Quando for utilizar sensores. Com jumper - utilizado quando no h conexo com sensores. Sem jumper - caso seja instalado um sensor, retire o jumper para que o sensor possa ser reconhecido pelo eletrificador. Jumper JSIR - Utilizado quando for conectar uma sirene de 12 Volts . Com jumper - utilizado para conexo a sirene de 12 V. Sem jumper - Sada SIR passar a funcionar como um contato NA (normalmente aberto) em relao ao contato CM e a sada NF (normalmente fechado) em relao ao contato CM. Com isso a sada poder ser utilizada como um contato seco. Um exemplo seria a conexo de uma lmpada ou sirene com tenso diferente de 12V.

5 - Instalao
A instalao deve ser de boa qualidade, sem fios emendados ou ligaes improvisadas. O Eletrificador dever ficar em um lugar de fcil acesso para manuteno, porm discreto, longe da umidade e nunca dentro de armrios de cozinha devido a presena de sal. Os cabos de alta isolao no devem possuir emendas e devem, quando possvel, serem instalados em condutes exclusivos, obedecendo sempre uma distncia de no mnimo 3 cm entre si. Esta distncia recomendada para evitar a induo entre os cabos, o que pode fazer com que o aparelho no dispare caso haja o corte da cerca. Nunca instale perto de aparelhos eletrnicos, antenas parablicas ou prximo a cabos telefnicos, pois haver inteferncia eletromagntica. Para instalao, fixe as hastes e passe os fios de ao inox de cima para baixo. Depois conecte os cabos de alta isolao e leve-os at o eletrificador. Antes de fazer a conexo do eletrificador aos fios da cerca, instale o eletrificador ( fixao, conexo dos cabos de alimentao,da sirene, bateria, haste de aterramento) e faa os ajustes necessrios na central atravs dos jumpers citados anteriormente .Conecte o cabo de alta isolao no eletrificador. Verifique todas as ligaes e ajustes.Aps ligue o aparelho para verificar o funcionamento. Se o aparelho foi instalado corretamente o led LIGADO e o led REDE devero estar acesos e o led PULSO piscando. Caso isso no ocorra, verifique novamente as conexes.Se o led PULSO no estiver piscando, o led ALARME ir ativar, ento verifique se no h rompimento ou aterramento da cerca.

5.1 - Diagrama Fsico de Fixao e Instalao


Isolador Isolador

Altura mnima de 2 metros

45

Altura mnima de 2 metros

45

Lado Externo

Lado Externo

Verifique as leis existentes em sua cidade !

Lado Interno

Lado Interno

Parafusos com bucha

A haste pode ser chumbada diretamente sobre o muro

- Mais segurana, mais vida!


A L A R M E S

Manual de Instalao Eletrificador G-10000 MAX

A L A R M E S

Cabos de alta isolao


Distncia mnima 3 cm
ELETRIFICADOR DE CERCA
LIGADO PULSO REDE

900 metros de fio em 4 vias - Total de 3600 metros linear 5 metros 2 metros entre placas de advertncia entre hastes
PERIGO!
ALARMES

PERIGO!
ALARMES

10 cm

CERCA ELTRICA
Cuidado! Alta Tenso

CERCA ELTRICA

G 10000

ALARME

ON OFF

Distncia mxima 50 metros

Fio superior 1,5 mm


Barra de cobre para aterramento. Procure finc-la em locais midos.

Comprimento 2 metros

6- Instalando Acessrios

Ligando em uma Central de Alarme

Instalando Sirenes

JSIR

Para este modo de conexo retire o jumper JSIR

Fio Vermelho

Fio Preto Mximo de 2 sirenes 115dB Piezoeltrica

Setor

Conector de Setor Central de Alarme

- Mais segurana, mais vida!


A L A R M E S

Manual de Instalao Eletrificador G-10000 MAX

A L A R M E S
Instalando receptor para sensores sem fio Instalando sensores com fio
Para este modo de conexo retire o jumper JSEN
JSEN

Para este modo de conexo retire o jumper JSEN


JSEN
SENSOR INFRAVERMELHO

Antena

Sada NF Alimentao 12Vdc do Receptor

Receptor de Sensor Magntico sem Reteno

Instalando Lmpada
Para este modo de conexo retire o jumper JSIR
JSIR

Esta lmpada acender somente em caso de disparo.


Rede Eltrica

DIMENSIONAMENTO DA LMPADA MXIMA CONEXO 10A / 110V 07 A / 250V

Instalando Led para sinalizao de cerca ativada OPCIONAL


JSIR

Para este modo de conexo no retire o jumper JSIR

+ -

Qualquer resistor superior a 1,5k ohms e menor que 4,7k ohms.

Instalando um receptor para liga-desliga


Para este modo de conexo retire o jumper JRX
JRX

Instalando uma discadora


JSIR

Antena

Para este modo de conexo no retire o jumper JSIR


Sada NA Alimentao do Receptor 12Vdc

Pulso Positivo para acionamento da discadora


1 4 7 P 2 5 8 0 3 6 9 T

Alimentao

Receptor de Controle Remoto com Reteno

Discadora

Linha Telefnica

- Mais segurana, mais vida!


A L A R M E S

Manual de Instalao Eletrificador G-10000 MAX

A L A R M E S

- Mais segurana, mais vida!


A L A R M E S

Das könnte Ihnen auch gefallen