Sie sind auf Seite 1von 11

GOVERNO DO ESTADO DA PARABA SECRETARIA DE ADMINISTRAO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO

CONCURSO PBLICO para provimento de vagas no cargo de

AGENTE DE TRNSITO

M01 - P
TARDE

PROVA

ATENO: Verifique se o cdigo da prova deste caderno de questes confere com o seu carto de respostas

TRANSCREVA EM ESPAO DETERMINADO NO SEU CARTO DE RESPOSTAS A FRASE DO ESCRITOR PARAIBANO JOS LINS DO REGO PARA EXAME GRAFOTCNICO
Se chove, tenho saudades do sol, se faz calor, tenho saudades da chuva. ATENO
LEIA AS INSTRUES ABAIXO Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. Siga, atentamente, a forma correta de preenchimento do Carto de Respostas, conforme estabelecido no prprio. No haver substituio do Carto de Respostas por erro do candidato. Por motivo de segurana: O candidato s poder retirar-se definitivamente da sala aps 1 (uma) hora do incio efetivo da prova; Somente faltando 1 (uma) hora para o trmino da prova, o candidato poder retirar-se levando o seu Caderno de Questes; O candidato que optar por se retirar sem levar o seu Caderno de Questes, no poder copiar suas respostas por qualquer meio. O descumprimento dessa determinao ser registrado em ata e acarretar a eliminao do candidato; e Ao terminar a prova, o candidato dever retirar-se imediatamente do local, no sendo possvel nem mesmo a utilizao dos banheiros e/ou bebedouros. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas assinado. No se esquea dos seus pertences. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local.

DURAO DA PROVA: 3h30min

ESTE CADERNO CONTM 50 (CINQUENTA) QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA A, B, C, D e E CONFORME DISPOSIO ABAIXO:

Disciplinas Lngua Portuguesa Administrao Pblica Informtica Bsica Conhecimentos Especficos

Quantidade de questes 10 10 10 20

Valor de cada questo 1 1 2 3

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL EST EM ORDEM, CASO CONTRRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL. RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTO DE RESPOSTAS.

BOA PROVA!
www.funcab.org

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Pedestre que bebe em excesso fator de insegurana no trnsito Quem pensa que a responsabilidade no trnsito s do motorista est enganado. Cabe tambm ao pedestre garantir a sua segurana e a de quem est conduzindo veculos nas vias pblicas afinal, sob o efeito do lcool, pode ser to perigoso quanto um motorista que bebeu em demasia. O atropelamento uma das principais causas de morte no trnsito. Justamente aps ter bebido sem medida, o pedestre que, muitas vezes, se coloca em situao de risco por no ter condio de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos. Para Ana Glria Melcop, coordenadora geral da pesquisa Consumo de lcool e os Acidentes de Trnsito, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), um equvoco pensar o consumo de bebida alcolica apenas sob a perspectiva dos condutores de veculos. A legislao brasileira atual est correta em punir severamente os motoristas que dirigem alcoolizados. Entretanto, necessrio considerar todos os outros atores envolvidos que arriscam igualmente as suas vidas nas vias pblicas, observa. [...] De acordo com o advogado Cid Vieira de Souza Filho, da Comisso de Estudos sobre Educao e Preveno de Drogas e Afins da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em So Paulo, no porque o pedestre tem a preferncia que no pode ser responsabilizado por acidentes. Quem atravessa uma via alcoolizado, repentinamente, na frente de um veculo, fazendo-o, por exemplo, colidir com um poste ou em outro, pode ser indiciado por leso corporal culposa, analisa. Qualquer pedestre, mesmo aquele que no estiver sob efeito da substncia, pode causar um acidente por ser imprudente e, em tese, ser responsabilizado penalmente. J no Cdigo Nacional de Trnsito, o artigo 254 impe penalidades leves, inclusive com valores de multa. Entretanto, os casos so rarssimos. Para o advogado, a soluo a preveno. Por isso, defende uma intensa campanha educativa. A segurana se aplica a todos, diz; mas lembra: contudo, se o motorista no estiver atento e no respeitar os limites de velocidade, mesmo com o pedestre embriagado, no elimina sua responsabilidade. A possibilidade de um acidente srio est muito mais nas mos de quem conduz o veculo do que de quem atravessa a rua, finaliza.
( In <http://semexcesso.com.br/pedestre-que-bebe-emexcesso/> acesso em 20/11/2012)

Questo 01 Na introduo do texto, o autor afirma: Quem pensa que a responsabilidade no trnsito s do motorista est enganado. A opo que melhor justifica essa afirmao do autor : A) O despreparo dos agentes de trnsito causa confuso aos motoristas nos cruzamentos das grandes cidades. B) A responsabilidade por problemas no trnsito tambm diz respeito aos pedestres, quanto forma como se comportam nas vias pblicas. C) A legislao brasileira sobre o trnsito ainda pouco severa com relao s transgresses cometidas pelos motoristas alcoolizados. D) O excesso de velocidade dos veculos, principalmente noite, nos grandes centros, tem causa no uso de bebidas alcolicas pelos motoristas. E) Apenas os motoristas alcoolizados devem ser responsabilizados por acidentes no trnsito, principalmente em casos de atropelamentos.

Questo 02 Assinale a alternativa que exprime a soluo apontada pelo autor do texto para evitar os acidentes no trnsito. A) Punir mais severamente os envolvidos nos acidentes, motoristas e pedestres. B) Melhorar a sinalizao para os pedestres nas vias pblicas dos grandes centros. C) Fomentar pesquisas que visem melhoria das condies no trnsito nas cidades. D) Ampliar as campanhas educativas como forma de preveno de acidentes. E) Reavaliar a legislao brasileira sobre as penalidades aplicadas aos motoristas.

02

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 03 A alternativa em que se reescreveu corretamente o perodo Justamente aps ter bebido sem medida, o pedestre que, muitas vezes, se coloca em situao de risco por no ter condio de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos., com a manuteno do seu sentido original no texto : A) O pedestre, muitas vezes, aps ter bebido sem medida, se coloca em situao de risco, porque no tem condies de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos. B) Embora em situao de risco aps ter bebido sem medida, o pedestre que no tem condio de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos. C) Caso tenha bebido sem medida, o pedestre, muitas vezes, ser colocado em situao de risco, mas no ter condio de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos. D) Quando o pedestre no tem condio de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos, provavelmente ele deve ter se colocado em risco, porque bebeu sem medida. E) possvel que, aps ter bebido sem medida, o pedestre muitas vezes se coloque em situao de risco, mesmo que no tenha condio de avaliar a distncia e a velocidade dos veculos.

Questo 05 A opo em que a palavra S est empregada em um sentido que DIFERE daquele usado na primeira frase do texto : A) O motorista alcoolizado que estiver S, numa situao de emergncia, deve ser auxiliado pelos Agentes de Trnsito. B) Em caso de embriaguez, S o pedestre ser responsvel pelo possvel atropelamento que possa vir a sofrer. C) Mesmo que o pedestre esteja alcoolizado, S o motorista poder ser responsabilizado em caso de atropelamento. D) Em caso de atropelamento, o pedestre S poder ser responsabilizado, se estiver alcoolizado. E) S em caso de embriaguez que podemos responsabilizar o pedestre pelo seu atropelamento. Questo 06 Das palavras extradas do texto, indique aquela que destoa das demais quanto ao processo de formao pelo qual foi constituda. A) B) C) D) E) perigoso. motorista. velocidade. imprudente. responsabilidade.

Questo 04 De acordo com a leitura global do texto, no perodo Entretanto, necessrio considerar todos os outros atores envolvidos que arriscam igualmente as suas vidas nas vias pblicas [...] (pargrafo 3), o substantivo atores, na expresso TODOS OS OUTROS ATORES, se refere direta e principalmente, no trecho, a: A) B) C) D) E) condutores de veculo. agentes de trnsito. legisladores. acidentes. pedestres.

Questo 07 A conjuno destacada em ENTRETANTO, os casos so rarssimos. traduz, no quinto pargrafo, uma ideia de: A) B) C) D) E) tempo. contraste. concluso. finalidade. explicao.

03

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 08 Assinale a alternativa em que o termo destacado desempenha a mesma funo sinttica que a expresso A PREFERNCIA, no fragmento: De acordo com o advogado Cid Vieira de Souza Filho, da Comisso de Estudos sobre Educao e Preveno de Drogas e Afins da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em So Paulo, no porque o pedestre tem A PREFERNCIA que no pode ser responsabilizado por acidentes.: A) O atropelamento UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE no trnsito. (pargrafo 2) B) A LEGISLAO BRASILEIRA ATUAL est correta em punir severamente os motoristas que dirigem alcoolizados. (pargrafo 3) C) Quem atravessa UMA VIA alcoolizado, repentinamente, na frente de um veculo, fazendo-o, por exemplo, colidir com um poste ou em outro, [...] (pargrafo 4) D) J no Cdigo Nacional de Trnsito, O ARTIGO 254 impe penalidades leves, inclusive com valores de multa. (pargrafo 5) E) A possibilidade de um acidente srio est muito mais NAS MOS DE QUEM CONDUZ O VECULO do que de quem atravessa a rua, finaliza. (pargrafo 6)

Questo 10 Est correta a opo em que se justifica adequadamente o emprego das aspas () no ltimo pargrafo do texto: A) Destaca as explicaes do autor a respeito do termo anterior uma intensa campanha educativa. B) Determina o grau de autoridade dos personagens envolvidos no texto atribudo pelo autor no decorrer de sua argumentao. C) Anuncia as falas, o discurso direto de uma autoridade no assunto, citada anteriormente pelo autor do texto. D) Marca a transcrio de artigos que foram compilados da legislao atual brasileira sobre o trnsito. E) Assinala a ironia que o autor expressa em relao s falas das autoridades citadas ao longo do texto. ADMINISTRAO PBLICA Questo 11 Assinale a alternativa correta a respeito dos cargos pblicos. A) Os cargos pblicos so criados por lei ou por decreto do Poder Executivo. B) Os cargos de carreira so aqueles no organizados em classes. C) Os cargos em comisso so ocupados em carter transitrio por pessoa de confiana da autoridade competente para preench-los. D) Demisso sinnimo de exonerao, isto , desligamento do cargo pblico sem carter sancionador. E) Apenas os cargos de Magistrado e de Membro do Ministrio Pblico so vitalcios.

Questo 09 No perodo Qualquer pedestre, mesmo aquele que no estiver sob efeito da substncia, PODE causar um acidente por ser imprudente e, em tese, ser responsabilizado penalmente., se flexionarmos a forma verbal ESTIVER, nesse trecho, no pretrito imperfeito do subjuntivo, ESTIVESSE, estar correta a opo que registra a correspondncia adequada na flexo do verbo PODER, destacado no perodo, de acordo com a norma culta da lngua: A) B) C) D) E) poder. poderia. podero. pudesse. possa.

04

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 12 A modalidade de provimento derivado por reingresso do servidor em cargo pblico denominada reconduo corresponde ao: A) retorno do servidor estvel ao cargo que dantes ocupava, quer por ter sido inabilitado no estgio probatrio relativo a outro cargo para o qual fora nomeado, quer por haver sido desalojado dele em decorrncia de reintegrao do anterior ocupante. B) reingresso do aposentado no servio ativo, ex officio ou a pedido, por no subsistirem, ou no mais subsistirem, as razes que lhe determinaram a aposentao. C) reingresso do servidor estvel, que se encontrava em disponibilidade, no mesmo cargo dantes ocupado ou em cargo de equivalentes atribuies e vencimentos compatveis. D) retorno de servidor ilegalmente desligado de seu cargo ao mesmo, que dantes ocupava, ou, no sendo possvel, ao seu sucedneo ou equivalente, com integral reparao dos prejuzos que lhe advieram do ato injurdico que o atingira. E) retorno de servidor a cargo mais compatvel com sua posterior limitao de capacidade fsica ou mental, apurada em inspeo mdica. Questo 13 A retribuio pecuniria fixada em lei pelo exerccio de cargo pblico denomina-se: A) B) C) D) E) gratificao. vencimento. indenizao. auxlio. adicional.

Questo 15 A responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito pblico e das de direito privado prestadoras de servios pblicos, pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros: A) B) C) D) E) depende de previso contratual expressa. exige a demonstrao do elemento subjetivo. depende da prova do dolo do agente. dispensa a existncia de nexo de causalidade. independe da verificao da culpa.

Questo 16 Assinale a alternativa que corresponde a uma caracterstica do poder regulamentar. A) B) C) D) E) autonomia com relao s leis. funo legislativa. no sujeio ao controle do Poder Judicirio. natureza derivada ou secundria. contedo contrrio lei.

Questo 17 A utilizao dos meios coativos por parte da Administrao, no exerccio do poder de polcia, uma necessidade imposta em nome da defesa dos interesses pblicos, a qual encontra, porm, como em qualquer outro setor de atuao da Administrao, um limite mximo ao seu exerccio, qual seja: A) a vontade do administrador. B) a finalidade legal em vista da qual foi instituda a medida de polcia. C) a vontade da autoridade judicial competente. D) o aparato da polcia judiciria. E) o estado de defesa. Questo 18 A caracterstica segundo a qual o ato administrativo, to logo praticado, pode ser imediatamente executado e seu objeto imediatamente alcanado denomina-se: A) B) C) D) E) imperatividade. presuno de legitimidade. autoexecutoriedade. vinculao. retratabilidade.

Questo 14 A falta de defesa tcnica por advogado em Processo Administrativo Disciplinar: A) no ofende a Constituio. B) provoca a nulidade do processo, mas so preservados os atos decisrios at ento praticados. C) acarreta prejuzo defesa, mas enseja nulidade apenas relativa. D) ofende o preceito constitucional da ampla defesa, gerando nulidade do processo. E) viola norma constitucional expressa, mas no gera nulidade.

05

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 19 Quando a lei NO confere ao administrador qualquer margem de liberdade para a prtica do ato administrativo, esse exercer poder: A) B) C) D) E) vinculado. discricionrio. hierrquico. legislativo. supraconstitucional.

Questo 22 Observe o texto abaixo de um documento criado no Microsoft Office Word 2007. Detran PB - Consulta de Multas, Licenciamento, IPVA O recurso que permite alterar todo o texto para letras maisculas : A) B) C) D) E)

Questo 20 A respeito dos servios pblicos, correto afirmar que: A) no abrangem os servios sociais. B) no comportam controle externo. C) podem sofrer interrupo, a qualquer tempo, no exclusivo interesse pblico primrio. D) so indelegveis. E)h servios pblicos atribudos constitucionalmente a apenas uma das esferas da federao. INFORMTICA BSICA Questo 21 No Microsoft Office Excel 2003, a expresso ou caractere(s) que representa(m) uma coluna : A) B) C) D) E) 1 B1:C2 D =MDIA(A1:A3) F4

Questo 23 Num sistema de computadores, a imagem representa: A) B) C) D) E) uma pasta. um arquivo Excel. um arquivo Word. uma mensagem eletrnica. um atalho.

Questo 24 Existem diversas formas de infeco de um computador por cdigos maliciosos, EXCETO: A) pela explorao de vulnerabilidades existentes nos programas instalados. B) pela autoexecuo de mdias removveis infectadas, como pen-drivers. C) pelo acesso a pginas web maliciosas, utilizando navegadores vulnerveis. D) pela ao direta de atacantes que incluem arquivos contendo cdigos maliciosos. E) pela utilizao de Firewalls.

06

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 25 A tecla ou combinao de teclas no Windows Internet Explorer que reduz o nvel de zoom : A) B) C) D) E) SHIFT CTRL Page Down Page Up

Questo 29 Observe abaixo a parametrizao de fonte em um aplicativo de correio eletrnico.

Questo 26 Considere uma planilha criada no Microsoft Office Excel 2007, contendo todas as restituies de valores referentes a multas de fiscalizao eletrnica do DETRAN feitas no ms de Novembro de 2012. A maneira recomendada para totalizar, numa clula, os valores dessas restituies : A) somar mentalmente os valores e registrar o resultado na clula. B) somar na Calculadora, no Windows XP, os valores e registrar o resultado na clula. C) utilizar a frmula SOMA. D) utilizar a frmula Contar Nmeros. E) utilizar a frmula TOTAL. Sobre essa parametrizao, pode-se afirmar que: A) permite alterar o estilo de fonte padro somente das novas mensagens recebidas. B) o estilo de fonte pode ficar em branco para uma fonte comum. C) a parametrizao ser aplicada tanto no corpo quanto no campo assunto da mensagem. D) ao definir a cor da fonte como Automtico, ser aplicada sempre a cor azul. E) a parametrizao do tamanho opcional. Caso no seja definido, ser adotado automaticamente o maior tamanho.

Questo 27 Sobre o sistema operacional Windows XP, correto afirmar: A) Os nomes dos arquivos podem ter, no mximo, oito caracteres. B) No Painel de Controle, existe a opo de adicionar ou remover lgica de programao. C) Pastas e atalhos so a mesma coisa. D) O Windows Explorer no permite a cpia de vrios arquivos ao mesmo tempo. E) A barra de ttulos de uma janela exibe o ttulo da aplicao e do documento que esto ativos no momento.

Questo 30 Suponha que aps realizar diversas alteraes em um documento criado no Microsoft Office Word, voc queira desfazer as ltimas alteraes realizadas. A tecla ou combinao de teclas que permite tal ao : A) B) C) D) E) CTRL D SHIFT Z CTRL Z F1 F5

Questo 28 Existem diversas redes sociais de relacionamento na Internet. Entre elas NO se inclui: A) B) C) D) E) Facebook. Orkut. MySpace. Badoo. Internet Explorer.

07

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questo 31 Segundo o Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), indicar um representante para compor a comisso examinadora de candidatos portadores de deficincia fsica habilitao para conduzir veculos automotores, competncia atribuda ao(): A) B) C) D) E) CETRAN. CONTRAN. DENATRAN. DETRAN. JARI.

Questo 35 Carlos parou seu veculo na pista de rolamento de uma via dotada de acostamento. Nesta situao, Carlos cometeu uma infrao de natureza: A) leve, com penalidade de multa. B) mdia, com penalidade de multa e remoo do veculo. C) grave, com penalidade de multa. D) gravssima, com penalidade de multa e apreenso do veculo. E) gravssima, com a penalidade de multa agravada em trs vezes.

Questo 36 Questo 32 O condutor deve manter acesas as luzes de posio do veculo: A) durante o dia, nos tneis providos de iluminao pblica. B) para indicar a inteno de ultrapassar o veculo que segue frente. C) em imobilizaes ou situaes de emergncia. D) noite, quando o veculo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias. E) nas vias no iluminadas. A penalidade de suspenso do direito de dirigir, no caso de reincidncia no perodo de 12 meses, de: A) B) C) D) E) no mnimo um ms at o mximo de seis meses. no mnimo um ms at o mximo de um ano. no mnimo trs meses at o mximo de dois anos. no mnimo seis meses at o mximo de um ano. no mnimo seis meses at o mximo de dois anos.

Questo 37 De acordo com o Anexo I do Cdigo de Trnsito Brasileiro, assinale a alternativa em que o conceito apresentado est corretamente definido. A) Freio de estacionamento dispositivo destinado a provocar a diminuio da marcha do veculo ou par-lo. B) Motoneta veculo automotor de duas rodas dirigido por condutor em posio montada. C) Refgio parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso dos veculos durante a manobra de retorno. D) Veculo de carga veculo destinado ao transporte de carga, podendo transportar dois passageiros, exclusive o condutor. E) Canteiro obstculo fsico colocado na pista de rolamento, destinado ordenao dos fluxos de trnsito em uma interseo.

Questo 33 Quando for necessrio indicar parada obrigatria, o Agente de Trnsito poder utilizar, em conjunto com a sinalizao do gesto, o sinal sonoro do apito, com: A) B) C) D) E) um silvo breve. dois silvos breves. um silvo longo. dois silvos longos. um silvo leve e um longo.

Questo 34 O proprietrio do veculo deve adotar as providncias necessrias efetivao da expedio do novo Certificado de Registro de Veculos (CRV) no prazo de 30 dias sempre que: A) B) C) D) E) for transferida a propriedade. mudar de domiclio ou residncia. for alterada qualquer caracterstica do veculo. houver mudana de categoria. o Certificado de Registro de Veculos for extraviado. 08

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 38 Para habilitar-se nas categorias D e E, o condutor deve entre outros requisitos, estar habilitado no mnimo h: A) um ano na categoria a categoria D. B) um ano na categoria a categoria E. C) um ano na categoria a categoria E. D) dois anos na categoria a categoria E. E) dois anos na categoria a categoria E. B, quando pretender D, quando pretender C, quando pretender B, quando pretender C, quando pretender

Questo 41 O condutor de veculo destinado conduo de escolares deve satisfazer entre outros, os seguintes requisitos: A) ter idade superior a 18 anos e ser habilitado na categoria B. B) ter idade superior a 18 anos e ser habilitado na categoria D. C) ter idade superior a 18 anos e no ter cometido nenhuma infrao durante os ltimos 12 meses. D) ter idade superior a 21 anos e ser habilitado na categoria B. E) ter idade superior a 21 anos e ser habilitado na categoria D.

Questo 39 Em cumprimento s normas de circulao e conduta descritas no Cdigo de Trnsito Brasileiro, numa via arterial, deve ser respeitada a velocidade mnima de: A) B) C) D) E) 30 km/hora. 40 km/hora. 45 km/hora. 50 km/hora. 55 km/hora.

Questo 42 As infraes de trnsito so classificadas em quatro categorias, conforme apresentado na Coluna I. Estabelea a correta correspondncia com as respectivas infraes da Coluna II. Coluna I 1. Leve 2. Mdia 3. Grave 4. Gravssima Coluna II ( ) Bloquear a via com veculo. ( ) Ultrapassar outro veculo em intersees e passagens de nvel. ( ) Estacionar o veculo afastado da guia da calada de 50 centmetros a 1 metro. ( ) Ter seu veculo imobilizado na via por falta de combustvel. A sequncia correta : A) 4, 3, 2 e 1 B) 4, 3, 1 e 2 C) 3, 4, 2 e 1 D) 3, 4, 1 e 2 E) 2, 4, 3 e 1

Questo 40 Em relao Educao para o Trnsito, correto afirmar: A) Dever ser promovida obrigatoriamente em todos os nveis de ensino, devendo os rgos planejar, facultativamente, aes coordenadas. B) Os Ministrios da Educao e da Sade promovero a segurana no trnsito de forma interdisciplinar. C) Os Ministrios da Sade e da Educao devero implementar campanhas nacionais sobre condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trnsito. D) O CONTRAN estabelecer, anualmente, os temas e os cronogramas das campanhas de mbito nacional que devero ser promovidas, em especial, nos perodos referentes s frias escolares, aos feriados prolongados e Semana Nacional de Trnsito. E) O percentual de 15% do total dos valores arrecadados destinados Previdncia Social, do Prmio do Seguro Obrigatrio (DPVAT) sero repassados anualmente ao coordenador do Sistema Nacional de Trnsito para aplicao em campanhas educativas. 09

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 43 Forma retangular e fundo marrom so caractersticas das placas: A) B) C) D) E) educativas. de atrativos tursticos. para pedestres. de servios auxiliares. de orientao de destino.

Questo 46 So consideradas medidas administrativas: A) multa e reteno do veculo. B) advertncia por escrito e remoo do veculo. C) transbordo de excesso de carga e recolhimento de Carteira Nacional de Habilitao. D) cassao da Carteira Nacional de Habilitao e recolhimento do Certificado de Registro. E) realizao de teste de dosagem de alcoolemia e frequncia obrigatria em curso de reciclagem.

Questo 44 Um veculo da categoria oficial possui, na sua placa de identificao, as seguintes cores: A) B) C) D) E) fundo branco e caracteres preto. fundo preto e caracteres cinza. fundo cinza e caracteres preto. fundo azul e caracteres branco. fundo branco e caracteres vermelho. Questo 47 As reparties aduaneiras e os rgos de controle de fronteira comunicaro a entrada e sada temporria ou definitiva de veculos ao: A) B) C) D) E) CONTRAN. DENATRAN. DETRAN. RENACH. RENAVAM.

Questo 45 Em relao s normas de circulao e conduta, correto afirmar: A) O embarque e o desembarque dos ocupantes de veculo devem ocorrer sempre do lado da calada, inclusive para o condutor. B) As vias abertas para a circulao classificam-se em urbanas, rurais, intermunicipais e interestaduais. C) Entende-se por deslocamento lateral a transposio de faixas, os movimentos de converso direita, esquerda, os retornos e as ultrapassagens. D) A operao de carga ou descarga deve ser regulamentada pelo rgo com circunscrio sobre a via e no considerada estacionamento. E) Os veculos mais lentos, quando em fila, devem manter distncia suficiente entre si para permitir que veculos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurana.

Questo 48 As placas de regulamentao R-2, R-17 e R-23 conforme figuras abaixo, ordenam ao condutor, respectivamente:

A) Parada obrigatria / Peso bruto total limitado / Circulao exclusiva de carros. B) Parada obrigatria frente / Peso limitado por eixo e carros / Transite esquerda. C) D a preferncia / Peso mximo permitido por eixo / Conserve-se direita. D) Parada obrigatria / Peso bruto total mximo permitido / Transite direita. E) D a preferncia / Peso bruto total mximo permitido / Circulao exclusiva de carros.

10

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Questo 49 Em relao classificao dos veculos quanto espcie, de acordo com o Cdigo de Trnsito Brasileiro, correto afirmar: A) Tanto a camioneta quanto o utilitrio so veculos mistos. B) Tanto a carroa quanto o caminho-trator so veculos de carga. C) Tanto a bicicleta quanto a caminhonete so veculos de passageiros. D) Tanto o reboque quanto o automvel so veculos de carga. E) Tanto o caminho quanto a camioneta so veculos mistos. Questo 50 So consideradas infraes gravssimas: A) dirigir veculo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitao e deixar de dar passagem pela esquerda quando solicitado. B) deixar o condutor e o passageiro de utilizar o cinto de segurana e conduzir motocicleta sem usar capacete com viseira. C) fazer falsa declarao de domiclio para fins de registro, licenciamento ou habilitao e deixar o responsvel de promover a baixa do registro de veculo irrecupervel ou definitivamente desmontado. D) transitar com o veculo arrastando carga que esteja transportando e transportar crianas em veculo automotor sem observncia das normas estabelecidas no Cdigo de Trnsito Brasileiro. E) disputar corrida por esprito de emulao e deixar o condutor de prestar socorro vtima de acidente de trnsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.

11

FUNCAB - Fundao Professor Carlos Augusto Bittencourt

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen