Sie sind auf Seite 1von 42

DEPARTAMENTO DE COMRCIO EXTERIOR

Palestra Tratamento Fitossanitrio


Palestrante: Erika Bergamini Ern

Barreiras Fitossanitrias

Pragas exticas e quarentenrias

Medidas Fitossanitrias

Logstica X Custos

TRATAMENTO FITOSSANITRIO

Legislao Internacional

Pases Signatrios rgos fiscalizadores

Internalizaes no Brasil e outros pases

Para que se importar com o Tratamento fitossanitrio?

INTRODUO:
Com a abertura econmica e a globalizao, houve um aumento substancial na movimentao de mercadorias, inclusive de produtos de origem vegetal. Uma associao de fatores, aliada a falta de uma regulamentao para embalagens de madeira que acondicionavam os produtos comercializados internacionalmente, propiciaram um aumento no risco de ingressos de pragas exticas, potencializados quando se refere s pragas florestais. Estas, alm de serem veiculadas em materiais de propagao (sementes, mudas, estacas, etc.), em toras e madeiras serradas, so transportadas tambm em madeiras de embalagens e suporte de mercadorias usadas na acomodao de cargas em diferentes meios de transportes, que devido ao grande volume dificulta o servio de inspeo. As embalagens para transporte podem se tornar um problema para o custo final das importaes e exportaes, no que se refere logstica e s barreiras fitossanitrias.

BARREIRAS FITOSSANITRIAS

Barreiras fitossanitrias: So delicados processos de fiscalizao, nesse caso, das embalagens de madeira, antes de desembarcar em terras brasileiras.

Essas embalagens de madeira esto sujeitas contaminao por insetos exticos, entre os quais o popularmente conhecido Besouro Asitico, no qual levou a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) definir um rgido controle mundial.

PRAGAS EXTICAS / QUARENTENRIAS


Uma praga de importncia econmica potencial para a rea ameaada por ela e ainda no presente nesta, ou presente, porm no amplamente distribuda e sendo oficialmente controlada [FAO, 1990; revisado pela FAO, 1995; IPPC, 1997] A introduo dessas pragas no pas no representa apenas os danos diretos causados por elas nas plantas florestais, mas sim nos seus efeitos cumulativos, como perda de clientes ou mesmo fechamento do comrcio internacional do produto, custo para desenvolvimento de pesquisa, implantao e execuo de medidas quarentenrias (barreiras, vigilncia) e controle. No Brasil, temos alguns exemplos de pragas que causaram grandes prejuzos agricultura e silvicultura so: o bicudo do algodoeiro, a ferrugem do cafeeiro, a vespa da madeira e mais recentemente a ferrugem da soja.

O fato de poder ser veiculado na forma de ovo, larva ou pupa, em madeira bruta ou em embalagens, aumenta muito o risco da introduo do inseto em regies ainda no infestadas. As caractersticas que podem indicar a presena da praga em plantas infestadas so:
Ferimentos ovais de 10-15 mm na casca, resultantes da mastigao pelas fmeas adultas para oviposio, que pode ocorrer em qualquer lugar da rvore, como ramos, troncos e razes expostas; Orifcios de sada dos adultos, de 10-15 mm de dimetro; Serragem ao redor do tronco e nas axilas dos ramos; Exsudao nos ferimentos feitos para postura.

Ovo do besouro em planta viva (foto-USDA)

Orifcio de sada de adulto (Foto: USDA)

Larva em galeria em rvore viva (foto - USDA)

Pupa de A. glabr ipennis coletada em material de embalagem (Foto - USDA)

Danos causados por larvas do besouro asitico ( Foto: USDA )

Dentre as pragas quarentenrias relacionadas ao comrcio de madeira e embalagens podemos destacar o Anoplophora glabripennis, mais conhecido como Besouro da China, originrio do pas que lhe d o nome, uma praga devastadora, que habita a madeira e seus derivados.

Fmea

Macho

O besouro A. glabripennis ataca rvores sadias, alm das que esto sob estresse; muitas geraes podem ocorrer em uma rvore, levando-a eventualmente morte, podendo extinguir florestas inteiras.

Outras pragas com alto poder de propagao e que atacam diretamente nossa flora:

Nematide do Pinus Bursaphelenchus xyliphilus

Vespa da Madeira Sirex noctilio

longhorned beetle, Rhytidodera bowringii, discovered in a container of granite counter tops

CBP Agriculture Specialist finds a pest potentially dangerous to American crops. photo by Gerald L. Nino

Chipping away at wood pallets that bring products into the U.S. an Agriculture Specialist looks for wood boring pests

MEDIDAS FITOSSANITRIAS
Qualquer legislao, regulamentao ou procedimento oficial cujo propsito seja o de prevenir ingresso e/ou disseminao de pragas quarentenrias, ou de limitar o impacto econmico de pragas no-quarentenrias regulamentadas. [FAO, 1995; revisado pela IPPC, 1997; ISC, 2001] Material de madeira utilizado em embalagens produzido a partir de madeira crua no processada um caminho para ingresso e disseminao de pragas. Uma vez que a origem de material de madeira utilizado em embalagens freqentemente difcil de ser determinada, medidas globalmente aprovadas que reduzam significativamente o risco de disseminao de pragas foram descritas na NIMF 15. As NPPOs (Organizao Nacional de Proteo Fitossanitria) so encorajadas a aceitar embalagens de madeira que tenha sido submetidas a uma medida aprovada sem requisitos adicionais.

LEGISLAO INTERNACIONAL NIMF 15


A Norma Internacional de Medida Fitossanitria - NIMF n. 15... - Editada em maro de 2002 e revisada em 2009, pela Organizao das Naes Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentao (FAO), - Estabelece diretrizes para a certificao fitossanitria de embalagens, suportes e material de acomodao confeccionados em madeira e utilizados no comrcio internacional para o acondicionamento de mercadorias de qualquer natureza. - Tendo como foco principal as pragas florestais de interesse agrcola e a condio excepcional das embalagens e suportes de madeira que circulam no mercado internacional, esta norma descreve medidas fitossanitrias internacionalmente aceitas para serem aplicadas s embalagens de madeira, por todos os pases, para reduzir significativamente o risco de introduo e disseminao da maioria das pragas quarentenrias que podem estar associadas a esse material.

Estaro isentas das exigncias da certificao fitossanitria:


Suporte e embalagens de outros materiais como: Plsticos, Papeles, Fibras, etc. E os constitudos de madeira industrializada ou processada como: * Compensados e aglomerados e outras peas de madeira que, no processo de fabricao, foram submetidas ao calor, colagem e presso; * Material de embalagem de madeira feito totalmente de madeira fina (6mm ou menos em espessura; * Serragem, cavacos e l de madeira; * Componentes de madeira permanentemente acoplados a veculos de carga e contineres; * Barris para vinho e destilados que tenham sido aquecidos durante a fabricao; * Caixas de presentes para vinhos, charutos e outros produtos bsicos feitas de madeira que foi processada e/ou manufaturada de tal maneira que a torne livre de pragas.

As orientaes descritas na NIMF 15 abrangem:


Todas as formas de material de embalagem de madeira que podem servir como uma via de ingresso para pragas que apresentem um risco, principalmente para rvores vivas, que no estariam sujeitos inspeo fitossanitria e podem estar presentes em quase todo trnsito internacional de mercadoria, como: Gaiolas, caixas, caixotes, escoras, pallets, tambores e bobinas / carretis. Os tratamentos descritos nessa norma so considerados significativamente eficientes contra a maioria das pragas de rvores vivas associadas s embalagens de madeira usadas no comrcio internacional. As medidas fitossanitrias descritas nesta norma consistem em procedimentos fitossanitrios incluindo o tratamento e marcao da embalagem de madeira. H trs principais atividades envolvidas na produo da embalagem de madeira aprovada: Tratamento, fabricao e marcao.

A Marca
Embalagens de madeira sujeitas s medidas aprovadas devero ser identificadas pela aplicao de uma marca oficial, de acordo com as especificaes abaixo:
Sendo: XX - A sigla do pas, de acordo com as normas ISO (No Brasil, BR) 000 - A codificao (nmero do credenciamento) da empresa que realizou o tratamento YY - O tipo de tratamento a que a embalagem, suporte ou material de acomodao foi submetida HT (Tratamento Trmico) ou MB (Fumigao com Brometo de Metila).

O tamanho, tipo de fonte utilizada e posio da marca podem variar, mas seu tamanho deve ser suficiente para ser visvel e legvel aos inspetores, sem o uso de um auxlio visual. A marca deve ser retangular ou quadrada em seu formato e restrita s linhas de margem, com uma linha vertical separando o smbolo dos componentes do cdigo.

Nenhuma outra informao dever estar contida dentro da marca. Se marcas adicionais (por exemplo, marcas registradas, logotipos, etc.) so consideradas teis para proteger o uso da marca em nvel nacional, tais informaes podem ser apresentadas adjacentes, mas fora da margem da marca. No h nenhuma prescrio quanto ao tamanho da marca, porm faz-se algumas exigncias: Que seja permanente e legvel, Durvel e no transfervel, Seja colocada em local visvel, preferencialmente em pelo menos 2 lados opostos da embalagem, Contenha o smbolo da IPPC (Conveo Internacional de Proteo de Plantas). A utilizao de vermelho ou laranja deve ser evitada uma vez que estas cores so utilizadas na rotulagem de produtos perigosos. A marca no deve ser feita a mo. A marca no dever ser usada quando seja feito acordos bilaterais com parceiros comerciais que no cumprem todos os requisitos dessa norma. Observao: Material de madeira utilizado em embalagens reciclado, re-manufaturado ou reparado devem ser novamente tratados, re-certificado e remarcado. Marcas velhas devem ser removidas ou cobertas.

importante atentar-se na devida marcao do pallet com o carimbo. Marcao violada ou ilegvel, pode acarretar maiores problemas.

Violative Packaging

Illegible WPM Mark

Carimbos de Vrios pases e tratamentos

INTERNALIZAO DA NINF 15 NO BRASIL


No Brasil, a regulamentao para a certificao fitossanitria estabelecida em carter emergencial foi a Instruo Normativa no 04 de 06/01/2004. A IN 04 estabelece a obrigatoriedade do credenciamento e habilitao das empresas prestadoras dos servios de tratamento fitossanitrio e quarentenrio junto ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). No Brasil as empresas devem atender ao disposto na IN 66 de 27/11/2006. A relao das empresas credenciadas e habilitadas, tipo de tratamento registrado e localizao esto disponveis no portal do MAPA, especificamente na pgina da Coordenao de fiscalizao de Agrotxicos CFA.

PROCEDIMENTOS DAS EMPRESAS CREDECIADAS


Manter disposio da fiscalizao federal agropecuria, sempre que solicitada, toda documentao relativa ao processo de credenciamento, relao de produtos e equipamentos utilizados nos tratamentos para os quais est habilitada e credenciada. Garantir a presena obrigatria do Responsvel Tcnico credenciado para supervisionar diretamente, in loco, a realizao de todos os tratamentos. Comunicar, com antecedncia mnima de 24 horas, ao MAPA os dados do tratamento que ser realizado (local, data, horrio, tipo de tratamento, empresa solicitante, produto e volume a ser tratado, etc) Encaminhar, mensalmente ao MAPA relatrio sobre os tratamentos realizados com todos os dados exigidos. Dispor de programas especficos de capacitao de mo-de-obra para o uso de agrotxicos, seus componentes e afins, visando evitar a ocorrncia de acidentes e doenas de trabalho, bem como impedir a contaminao ambiental.

Tratamentos aprovados para Embalagens de madeira:

Segundo a NIMF 15, os tipos de tratamentos reconhecido so:

- Tratamento trmico (HT);

- Tratamento com Brometo de Metila (MB).

Tratamento Trmico:
Identificado internacionalmente pela inscrio HT (Heat Treatment). Neste caso, embalagens de madeira, seus suportes e material de acomodao devem ser submetidos a um aquecimento progressivo, segundo uma curva de tempo/temperatura, mediante o qual o centro da madeira alcana uma temperatura mnima de 56C, durante um perodo mnimo de 30 (trinta) minutos. O tratamento por ar quente realizado em estufas com alimentao gs natural ou em estufas a caldeira. Geralmente as estufas caldeira realizam o tratamento trmico juntamente com a secagem da madeira (KD-HT) Todo esse processo tem que ser registrado em computador ou diretamente em impressoras apropriadas por meio de agulhas de medio de temperatura (mnimo 3 pontos). Aps os 30 minutos, deve-se aguardar o resfriamento da mesma e retirar. As madeiras tratadas devem estar separadas das no tratadas, para que no haja uma reinfestao. Depois do tratamento, essas embalagens sero carimbadas e aguardar a solicitao da emisso do certificado. A Secagem de Madeira em Estufa ou Kiln Drying (KD), a impregnao de produtos qumicos sob presso e outros tratamentos similares podem ser considerados tratamentos trmicos, desde que os equipamentos utilizados para a sua aplicao cumpram com as especificaes exigidas e com os parmetros de tempo e temperatura descritos no Tratamento Trmico (HT).

Fumigao com Brometo de Metila:


Identificado internacionalmente pela inscrio MB (Methyl Bromide), Atende padro mnimo internacional para a aplicao desse tratamento, conforme tabela abaixo. A temperatura mnima para realizao da fumigao com Temp Dose (g/m3) Brometo de Metila no deve ser inferior a 10C e o tempo 21oC ou mais 48 mnimo de exposio no deve ser menor que 24 horas. O monitoramento das concentraes de gs deve ser feito 16oC ou mais 56 no mnimo em 2, 4 e 24 horas. o
11 C ou mais 64

Descrio das etapas da fumigao:


1) Preparao do local, com o devido isolamento e placas de advertncia (No permitido trnsito de pessoas em um raio de 5 mts do local), 2) Marcao das embalagens, 2) Fechamento com isolamento de cobras de areia das lonas e borrachas de isolamento nos containers, 3) Colocao da sonda e aplicao do brometo, 4) Aguardar 24 horas, 5) Tcnico habilitado com EPI apropriado deve fazer uma abertura para a eliminao do gs, 6) Medio de concentrao de gs por aparelho mvel, 7) Liberao da embalagem, 8) Carimbar as embalagens e emitir o certificado.

ATENO:
O Brometo de Metila conhecido por destruir a camada de oznio. Uma recomendao da CMF sobre a Substituio ou reduo do uso de brometo de metila como um medida fitossanitria, 2008 foi adotada com relao a esse assunto.
O brometo de metila incompatvel com oxidantes fortes como PVC, alumnio, magnsio ou suas ligas. Sua mistura com gua ou solues aquosas causa a formao de produtos corrosivos. Certos produtos reagem de forma a anular os efeitos da substncia qumica na eliminao dos insetos. E muitas mercadorias, como frutas e legumes frescos, sementes e plantas em crescimento, podem se tornar txicas ou se deteriorar rapidamente com o uso do brometo de metila. Por isso importante saber se os produtos importados podem realmente passar por esse processo qumico de tratamento ou se precisam adotar outros sistemas fitossanitrios, como a incinerao e o Ar Quente Forado. A seguir, a lista de materiais que no devem jamais ser expostos ao fumigante brometo de metila, segundo a empresa brasileira Bernardo Qumica Ltda e a americana Great Lakes Chemical Co: - Alguns tipos de Alimentos como Sal iodado, Farinha de soja integral, Sodas de cozimento, p de cozimento e lambeduras de gado (blocos de sal), Frutas e legumes frescos, Farinhas de alta protena,etc.), - Mercadorias de borracha natural, Borracha de esponja, Borracha de espuma (estofamento, travesseiro, almofada, colches e mveis estofados), Carimbos de borracha, - Peles, Artigos para crina de cavalo, Penas (de travesseiro), Mercadorias de couro, L, Fios moles, Suteres Tecidos de viscose, Vinil, Papel (de vrios tipos, inclusive jornais e revistas), Celofane, Produtos qumicos para uso fotogrfico, Estofamento, Blocos de escria, Concreto misturado, Misturas de argamassa, Carvo, Automveis, Farinha de osso, Equipamentos eletrnicos, Feltro, Maquinaria com superfcies serrilhadas Artigos de magnsio, Tapetes de iaque, Artigos que contenham enxofre, Medicamentos no lacrados com metal ou vidro

3. Incinerao (INC) Para importao. A incinerao tratamento aceito pelo Ministrio da Agricultura em casos onde a fiscalizao constata vestgios de pragas, galerias ou cascas, autorizado o transporte das embalagens condenadas at o local do efetivo tratamento, somente, no prprio continer de origem ou em caminhes do tipo ba com vedao hermticas na porta, Tal exigncia se faz necessria como medida preventiva, evitando o risco de contaminao ambiental por pragas exticas ao nosso pas.

Certificado de tratamento fitossanitrio


A emisso de certificado de tratamento no uma exigncia da NINF 15, porm exigido pela legislao brasileira, tambm recomendado sua emisso pois ir facilitar o desembarao da mercadoria no destino, sendo que os fiscais de alguns pases esto exigindo a apresentao do mesmo junto com a carga para confirmao da realizao do tratamento. O certificado comparado ao carimbo marcado na embalagem e deve ser numerado e conter os seguintes tens: Nome e endereo do exportador Nome e endereo no importador Tipo de embalagem Peso bruto e peso lquido Nmero da Invoice Data Tipo de tratamento Nmero do comunicado do tratamento ao Ministrio da Agricultura Assinatura do Engenheiro Agrnomo Assinatura do representante da empresa de expurgo

Uso de madeira descascada


Independentemente do tipo de tratamento aplicado, o material de embalagem de madeira deve ser feito de madeira descascada. Para esta norma, qualquer quantidade de pequenos pedaos de casca, visualmente separados e claramente distintos, pode permanecer se eles so: - Menores do que 3 cm de largura (independente do comprimento) ou - Maiores do que 3 cm em largura, com a rea de superfcie total para cada pedao individual de casca com menos de 50 cm2. Para tratamento com brometo de metila, a remoo da casca deve ser feita antes do tratamento, pois esta pode afetar a eficcia do tratamento com o brometo. Para tratamento trmico, a remoo da casca pode ser feita antes ou depois do tratamento

Exigncias na importao
Segundo a portaria interministerial 174/2006 no Brasil, somente ser permitida a entrada de madeira de qualquer espcie em forma de lenha, madeira com casca, embalagens e suportes de madeira utilizados no transporte de qualquer classe de mercadoria aps Anlise de Risco de Pragas, aprovada pelo Ministrio da Agricultura e do Abastecimento.

As embalagens de madeira que se originaram ou transitaram pela China (inclusive da Regio Administrativa Especial de Hong-Kong), Japo, Coria do Sul, Coria do Norte e Estados Unidos da Amrica, Taiwan, Indonsia, ndia, Tailndia, Vietnam, Filipinas, Cingapura, Malsia e Africa do Sul, devero ser incineradas preferencialmente nas reas primrias e, na impossibilidade de atendimento desta exigncia, devero ser transportadas ao seu destino dentro dos prprios containers ou em caminhes fechados, cabendo ao importador o nus de sua incinerao, acompanhamento dessa ao e todos os demais custos decorrentes. A incinerao poder ser fiscalizada a critrio das Delegacias do Ministrio da Fazenda ou do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento e em no havendo o cumprimento da mesma, estar o responsvel sujeito as penalidades da legislao em vigor.

A madeira de embalagem ou de suporte no transporte de mercadorias, que for tratada dever:


> Ser transportada por meios que assegurem a impossibilidade de ocorrer uma infestao durante o trajeto, > Vir acompanhada de Certificado Fitossanitrio Oficial da Organizao Nacional de Proteo Fitossanitria do pas de origem, que garanta, antes do embarque, o seu tratamento por calor, fumigao ou outra forma de preservao previamente acordada com a sua congnere no Brasil, > No certificado dever estar constando o produto, dosagem, tempo de exposio e temperatura utilizadas para a fumigao, devendo tal certificado ser aferido no ponto de entrada, por fiscais agropecurios do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, > O tratamento fumigatrio dever ter sido realizado em perodo no superior aos 15 (quinze) dias prvios ao embarque da mercadoria no pas de origem; > Na ausncia do Certificado Oficial, a embalagem dever ser fumigada antes do desembarao aduaneiro por firma especializada, devidamente cadastrada pelo MAPA e supervisionada por fiscais agropecurios, ou ainda tratamentos alternativos comprovadamente eficientes como o da secagem da madeira em estufas a altas temperaturas, de modo a reduzir o seu teor de umidade a no mximo 20%.

LOGSTICA
Pragas quarentenrias detectadas durante a inspeo, umaa das trs aes seguintes normalmente tomada: - Realizao de tratamentos fitossanitrios, - Devoluo do lote importado ao pas de origem ou - Destruio dos produtos infestados. No incio, as restries quarentenrias impostas pelos regulamentos fitossanitrios foram consideradas como impedimento para o comrcio internacional Com o mercado acelerado e os custos altos com alguns mtodos de tratamento (como fumigao em container nos portos, viagens de embalagens vazias com trnsito somente para tratamento, etc), os fiscais do Ministrio da Agricultura chamou a ateno para que esse processo logstico fosse amenizado. Com esse novo nincho de mercado, as empresas de expurgo criaram novas tecnologias e mtodos para a realizao de tratamento com brometo de metila in loco. Tambm foi aberta uma ramificao para as empresas fabricantes de embalagens, que se credenciando, fizessem os tratamentos em suas embalagens, entregando-as tratadas e carimbadas, emitindo diretamente o certificado fitossanitrio. Assim as empresas usurias de embalagens de madeira para exportao podem receber as embalagens prontas para o acondicionamento e exportao dos seus produtos.

rgo fiscalizador
A FAO (Food and Agriculture Organization Of the United Nations) o rgo das Naes Unidas responsvel pelas questes fitossanitrias internacionais, a ela no permitido legislar dentro das naes, por isso todas as instrues padres e determinaes feitas por ela, servem apenas para nortear e delinear as aes que cada pas deve adotar, mas geralmente os pases membros da OMC (Organizao Mundial do Comrcio) internalizam na ntegra as determinaes elaboradas. Os experts da FAO se renem duas vezes por ano para definir as regulamentaes fitossanitrias internacionais. Nessas reunies so produzidas as ISPM (Internacional Standard for Phytosanitary Measures), traduzido NIMFs, (Normas Internacionais de Medidas Fitossanitrias), que vo servir de parmetro para que todos os pases membros da OMC regulamentem internamente estas questes. No caso das medidas fitossanitrias, so as ONPFs (rgos Nacionais de Proteo Fitossanitria) de cada pas que vo ser responsveis pelas medidas adotadas, apenas como exemplos, a ONPF do Brasil o MAPA - Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, da Argentina o SENASA Servicio Nacional de Sanidad Vegetal, do Chile o SAG Servicio Agrcola e Ganadero, dos Estados Unidos o APHIS Animal and Plant Health Inspection Service.

INTERNALIZAO NINF 15 NOS OUTROS PASES


frica do SulISPM15 - legislao 01/07/2005http://www.sinavimo.gov.ar Argentina ISPM15 - legislao01/09/2004http://www.affa.gov.au/index.cfm AustrliaISPM15 - legislao24/05/2005http://www.infoagro.gov.bo/uva/parorama.htm BolviaISPM15 - legislao01/06/2005http://www.agricultura.gov.br/Instruo Norma SDA No. 4/2004 BulgariaWTO notificao01/01/2006http://www.agr.gc.ca/index_f.phtml Canada Canadas Import Policy for Wood Packaging Materials PDF01/06/2005http://www.agricultura.gob.cl ChileWTO notification Resoluo sobre madeira01/01/2006http://www.agri.gov.cn ChinaWTO notification Quarentine Requeriments15/09/2005http://www.minagricultura.gov.co/ ColmbiaISPM15 - doc1 ISPM15 - doc2 - mod art. 1201/06/2005http://english.maf.go.kr/index.jsp Coria do SulISPM15 - legislao16/09/2005http://www.mag.gov.cr Costa RicaISPM15 - legislao04/2004http://www.mag.gov.ec EquadorWTO notificao01/10/2005http://www.agri.gov.egEgitoWTO notificao24/05/2005http://www.aphis.usda.gov USAinformaes16/09/2005http://www.maga.gob.gt/maga_portal GuatemalaWTO notification25/02/2006http://www.sag.gob.hn/ HondurasWTO Notification Hong KongRegulamentao Documentao 01/10/2004http://www.plantquarantineindia.org/ index.htl IndiaISPM15- legislao17/11/2005http://www.moa.gov.jo/

Cont.

JordaniaWTO notification17/11/2005http://www.moa.gov.jo/ LbanoWTO notificationNo notificadohttp://agrolink.moa.my Malasiahttp://agrolink.moa.my/pqnet/fumigasi/mcispm15.html 01/02/2006http://www.agricultura.com.mx MxicoWTO notification Norma Oficialno informadohttp://www.magfor.gob.ni/ NicarguaWTO Notification30/07/2004http://www.nigeria.gov.ng/ Nigriano informado16/04/2003http://www.maf.govt.nz/mafnet Nova ZelndiaWTO notificao17/02/2005http://www.mag.gob.py ParaguaiWTO notification17/02/2005http://www.mida.gob.pa/ PanamWTO notificationEmbalagens01/03/2005http://www.portalagrario.gob.pe/ PeruLegislaoManual01/06/2005http://www.da.gov.ph PhilipinasPhilippinesRegulation ISPM15.pdfPhilippines - Guidelines for WPMno informadohttp://www.govt.ws/ Samoano informado01/03/2005 http://www.sjv.se/home.4.7502f61 01 ea08a0c7 fff125607.html Sucia no informado 01/03/2005http://www.admin.ch/ SuaISPM15 - legislaoNotificao 01/10/2004http://www.gio.gov.tw TaiwanWTO notificao01/01/2006http://www.tbmm.gov.tr/ TurquiaWTO notificao01/03/2005 Escolha o pas apropriado Unio EuropiaNotificao31/05/2006http://www.chasque.apc.org/dgsa/NIMF-1501/06/2005http://www.mat.gov.ve/ VenezuelaISPM15 - legislao

I - LEGISLAO BSICA
- Estabelece os princpios fundamentais que orientam toda a conduta governamental, na rea de fitossanidade. a) CONVENO INTERNACIONAL DE PROTEO DE PLANTAS CIPP (CONVENO DE ROMA/FAO) - Tem como objetivo, assegurar um ao comum e permanente contra a introduo e disseminao de pragas dos vegetais, partes de vegetais e produtos de origem vegetal e de promover as medidas legislativas, tcnicas e administrativa especificadas nessa conveno e em acordos suplementares propostos pela Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao. - FAO, por iniciativa prpria ou por recomendao de uma das partes contratantes b) ACORDOS E CONVNIOS INTERNACIONAIS, DOS QUAIS O BRASIL SIGNATRIO. b.1. DECRETO N 1.279, DE 14/10/94 - Dispe sobre a execuo do Acordo Sanitrio e Fitossanitrio entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, de 18/05/94. (Acordo de Alcance Parcial de Promoo de Comrcio) b.2. DECRETO LEGISLATIVO N 30, de 16/12/94, PROMULGADO PELO DECRETO PRESIDENCIAL N 1.355, de 30/112/94. - Dispe sobre a Organizao Mundial do Comrcio - OMC e aprova o Acordo sobre a Aplicao de Medidas Sanitrias e Fitossanitrias - SPS. b.3. OUTROS ACORDOS BILATERAIS FIRMADOS PELO BRASIL, SOBRE A APLICAO DE MEDIDAS FITOSSANITRIAS. c) REGULAMENTO DE DEFESA SANITRIA VEGETAL - RDSV (DECRETO N 24.114 de 12/04/34) - Importao de vegetais e partes de vegetais; - Erradicao e combate das doenas e pragas de plantas e trnsito de vegetais e partes de vegetais; - Exportao de vegetais e partes de vegetais; - Fiscalizao de inseticidas e fungicidas com aplicao na lavoura (substitudo pela lei n 7.802, de 11/07/89); - Desinfeco e desinfestao de vegetais e partes de vegetais. d) LEI DOS AGROTXICOS (LEI N 7.802, de 111/07/89 E DECRETO N 98.816, de 11/01/90) - Dispe sobre a pesquisa, experimentao, produo, embalgem, transporte, armazenamento, comercializao, utilizao, importao e exportao, destino final dos resduos e embalagens, registro, classificao, controle, inspeo de fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins. II. LEGISLAO COMPLEMENTAR - Estabelece ou regulamenta as normas, procedimentos e estrutura operativa da Defesa Sanitria Vegetal no pas. constituda por Portarias, Decreto e Leis, que so atualizadas periodicamente de acordo com as prioridades e convenincias da fitossanidade nacional. III. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS A. TRNSITO INTERNACIONAL De acordo com a lesgislao brasileira e por fora de compromissos internacionais firmados pelo Brasil, a funo de inspeo e fiscalizao do trnsito internacional de vegetais, uma atividade tipicamente da Unio, estando a cargo do Departamento de Defesa e Inspeo Vegetal - DDIV/SDA/MA. Desta forma a Legislao Fitossanitria Brasileira, estabelece restries e recomendaes, que devero ser observadas tanto para exportao, como para importao de vegetais, seus produtos e subprodutos.

I - LEGISLAO BSICA cont.


PORTARIA N 171, DE 24 DE MARO DE 2005 Data de publicao: 28/03/2005 Situao: VIGENTE Seo: 1 Pgina: 8 Ementa: Fica institudo, no mbito da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, empresa pblica federal, vinculada ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, o Programa Brasileiro de Modernizao do Mercado Hortigranjeiro - PROHORT. Histrico: Os textos legais disponveis no site so meramente informativos e destinados a consulta / pesquisa, sendo imprpria sua utilizao em aes judiciais. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuio que lhe confere o art. 87, pargrafo nico, inciso II, da Constituio, resolve: Art 1. Fica institudo, no mbito da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, empresa pblica federal, vinculada ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, o Programa Brasileiro de Modernizao do Mercado Hortigranjeiro - PROHORT, com a finalidade de, em interao com os Estados, Municpios e agentes integrantes da cadeia de produo e distribuio, fomentar o desenvolvimento do setor, mediante as seguintes iniciativas: I - Desenvolver e integrar os bancos de dados estatsticos das Centrais de Abastecimento, subsidiando informaes tcnicas para formulao de polticas agrcolas e de abastecimento; II - Universalizar as informaes geradas, reduzindo suas assimetrias junto ao pblico; III - Modernizar os processos de gesto tcnico-operacional e administrativa das Centrais de Abastecimento; IV - Estimular a agregao de tecnologia cadeia produtiva, orientada s necessidades e as exigncias de mercado de consumo; V - Adequar e modernizar a infra-estrutura fsica, tecnolgica e ambiental das Centrais de Abastecimento; VI - Modernizar os servios de apoio disponibilizados pelas Centrais de Abastecimento alinhando-os s necessidades e expectativas de seus clientes; VII - Estimular a interao das Centrais de Abastecimento com as Universidades, rgos de pesquisa e fomento, instituies pblicas e privadas, organizaes no governamentais e s polticas pblicas de abastecimento, de segurana alimentar e nutricional; VIII - Ampliar as funes das Centrais de Abastecimento tornando-as reas privilegiadas para execuo e difuso das Polticas Pblicas, especialmente no mbito da sade, educao e da segurana alimentar.

Principais legislaoes brasileiras vigentes: IN 04 , IN 66 de 27 de novembro de 2006, decreto 4074 e decreto 24114

Leis internacionais de referncia:


Envos en trnsito, 2006. NIMF n. 25, FAO, Roma. Sistema de certificacin para la exportacin, 1997. NIMF n. 7, FAO, Roma. Glosario de trminos fitosanitarios, 2008. NIMF n. 5, FAO, Roma. Directrices sobre un sistema fitosanitario de reglamentacin de importaciones, 2004. NIMF n. 20, FAO, Roma. Directrices para la inspeccin, 2005. NIMF n.23, FAO, Roma Directrices para la notificacin de incumplimiento y accin de emergencia, 2001. NIMF n. 13, FAO, Roma. ISO 3166-1-alpha-2 code elements (http://www.iso.org/iso/english_country_names_and_code_elements). Convencin Internacional de Proteccin Fitosanitaria, 1997, FAO, Roma. Tratamientos fitosanitarios para plagas reglamentadas, 2007 NIMF n. 20, FAO, Roma Reemplazo o reduccin del uso de bromuro de metilo como medida fitosanitaria, 2008. Recomendacin de la CIPF, FAO, Roma. Protocolo de Montreal relativo a las sustancias que agotan la capa de ozono, 2000. Secretara del Ozono, Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente. ISBN: 92-807-1888-6 (http://www.unep.org/ozone/pdfs/Montreal-Protocol2000.pdf).

Definies:
As definies de termos fitossanitrios utilizados na norma NIMF 15, podem ser encontradas na NIMF 5 (Glossrio de termos fitossanitrios, 2008).

CONSIDERAES GERAIS
A responsabilidade de um tratamento correto tanto da empresa exportadora como tambm da empresa de expurgo. Sendo assim, a empresa exportadora deve certificar-se que a empresa de expurgo credenciada para realizar o tratamento fitossanitrio especificado e a efetiva realizao deste, como tambm a empresa de expurgo deve realizar verificaes se est havendo o correto armazenamento das embalagens tratadas necessrio atentar-se que o carimbo especificado na embalagem e o tipo de embalagem deve ser exatamente o que est descrito no certificado. Contudo, essas normas vieram para a preservao das matas e culturas e o livre comrcio entre todos os pases.

Das könnte Ihnen auch gefallen