Sie sind auf Seite 1von 3

SECRETARIA DA EDUCAO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDNCIA DE EDUCAO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO PROFISSIONAL DIRDEP

Estudos Interdisciplinares EI Na perspectiva tambm da articulao dos Componentes Curriculares, em busca da construo do Currculo Integrado, institumos na Matriz Curricular o que chamamos de Estudos Interdisciplinares EI. Esses Estudos esto divididos em dois momentos, que no so estanques, sendo: atividades pedaggicas de Pesquisa, Orientao Profissional e Iniciao Cientfica e a Interveno Social, Tecnologia Social, Atividade de Campo e Visitas Tcnicas. Nesses estudos se agregam horas semanais presenciais e adicionais extraclasse, objetivando a integrao curricular atravs das prticas pedaggicas citadas. Nesses espaos programados na Matriz, o estudante ter oportunidades de confrontar os conhecimentos tericos adquiridos na sala de aula, com a prtica profissional, mediada pela pesquisa. Podemos afirmar que o encontro da teoria com o concreto social do mundo do trabalho, onde se propicia que o estudante compreenda o seu papel social/profissional, seus campos de atuao e se veja como participante ativo/produtivo da sociedade. A Iniciao Cientfica tem papel de extrema relevncia na formao do estudante, pois contribui com o processo de organizao das idias e a compreenso dos passos metodolgicos de pesquisas, que serviro para toda a sua vida profissional, seja no ensino mdio ou galgando formao no ensino superior. Essas atividades devem solicitar produes escritas dos estudantes, como projetos de visitas de campo, de interveno e construo de tecnologias sociais, relatrios, artigos e demais textos dissertativos, visando colaborar com a sua formao acadmico-cientfica, no nvel de seu curso. Orientamos que os Centros/Unidades Escolares selecione/m temtica/s pertinente/s ao curso tcnico de nvel mdio, que contribuam para ampliao dos conhecimentos na sua rea de formao. Essas temticas devem ser sistematizadas em forma de projeto/s pelo/s professor/es dos Estudos Interdisciplinares, buscando realizar, nos momentos de sala de aula, orientaes para que o estudante inicie seus passos na pesquisa e como essa/s ser/ao desenvolvida/s na prtica. Podemos destacar a orientao para realizao da pesquisa bibliogrfica, para pesquisa virtual/eletrnica com o uso da internet, para a pesquisa de campo e para a utilizao de tcnicas como entrevistas, observao sistemtica e assistemtica entre outras possibilidades. Por exemplo: um projeto na rea de Cooperativismo envolve pesquisas que descrevam seus conceitos, seus objetivos, sua importncia no contexto socioeconmico, como se constituem cooperativas, entre outras possibilidades. Para isso, o/s professor/es

buscar/o orientar os estudantes em pesquisa bibliogrfica ou virtual/eletrnica para alcance dessas respostas e debate em sala, construo de um referencial terico consistente e compreenso do tema para alcance dos objetivos propostos no projeto construdo. Da discutir como esses objetivos podem ser alcanados, definindo metodologias coerentes a exemplo da pesquisa de campo. As atividades de Interveno Social, Tecnologia Social, Atividade de Campo e Visitas Tcnicas constituem-se na parte prtica da pesquisa. Elas representam o que mencionamos de concreto social do mundo do trabalho. Essas atividades, no projeto, devem estar explicitadas na metodologia do trabalho, adequando-as /s temtica/as escolhidas. Por exemplo: tomando o exemplo citado acima, sobre a rea de cooperativismo, aps orientao para construo do referencial terico, dos objetivos da pesquisa e de metodolgicas coerentes (como o caso da pesquisa de campo), o/s professor/es ir/o construir um roteiro de visita de campo, explicando seus passos e definido os locais que ocorrero essa pesquisa. No mesmo exemplo, pode ser escolhido empresas cooperativas, definindo tcnicas metodolgicas como observao (sistemtica e assistemtica), entrevistas, fotografias entre outras. Esse estudante se deslocar para o campo (os locais de pesquisa) com o embasamento da teoria (por meio das pesquisas bibliogrficas e virtual/eletrnica), tendo respaldo para as observaes realizadas no seu futuro campo de formao. Isso tambm pode ser aplicado para as visitas tcnicas, seminrios, construo de tecnologias sociais e interveno social. Aps as visitas de campo e a realizao das tcnicas definidas, o/s professor/es orientam os estudantes para a escrita do que foi observado em campo, por meio de atividades pedaggicas como um texto dissertativo, um relatrio sobre a experincia vivenciada com os resultados da atividade de pesquisa, que abordem desde a construo conceitual do tema at a ida a campo. Essas atividades escritas contribuiro para o aprendizado dos estudantes, pois estar trabalhando a escrita, a interpretao de textos e organizao das idias, como tambm, criatividade e desenvoltura na rea de formao. Destacamos tambm a importncia do/s professore/s observar/em a coerncia da pesquisa com o nvel do curso.

Estudos Complementares EC: Os Estudos Complementares EC so perodos destinados apenas aos estudantes que precisarem a cada unidade, mdulo ou semestre estudado, rever os conhecimentos trabalhados (recuperao paralela, dependncia), podendo ser ainda horas destinadas ao cumprimento de carga horria, em algum componente curricular da Matriz que ficou deficitrio no percurso formativo do estudante1[1]. Esses estudos propiciam o reforo de conhecimentos que no foram muito bem assimilados pelo estudante, seja por baixo rendimento nas aulas ou por carga horria insuficiente, criando espaos avaliativos de aprendizagem, no memento em que oportuniza o estudante a ter mais chances de adquirir os conhecimentos necessrios sua formao profissional. Esses espaos avaliativos no so destinados apenas queles estudantes que o/a educador/a considerar mais fracos nas aulas, mas tambm como avaliao do/a educador/a em relao aos seus Componentes Curriculares ministrados, que no atenderam aos objetivos dos planos desenhados no inicio do curso, revendo temticas que foram ou deveriam ter sido abordadas.

Estudos Orientados EO Abordamos anteriormente todos os blocos de Componentes Curriculares presentes na Matriz Curricular e as caractersticas formativas contidas em cada um desses blocos. Como estamos trabalhando em prol da integrao desses blocos, pois estes no so estanques e carregam um propsito educativo/formativo no percurso do estudante na escola, institumos, ao final de cada bloco de Componentes Curriculares, os Estudos Orientados - EO. Os Estudos Orientados EO so conceituados como horas extraclasse destinadas s atividades pertinentes aos componentes curriculares da Base Nacional Comum BNC, da Formao Tcnica Geral/FTG e da Formao Tcnica Especfica/FTE, com a finalidade de ampliar os conhecimentos prticos e tericos, compreendendo entre outros: roteiro de estudos, visitas tcnicas, participao em seminrios, congressos, encontros, feiras2[1]. Esses estudos so integradores e podem ser aplicados aos contedos especficos de cada bloco, para melhor assimilao do estudante, como tambm articulao com os EO dos outros blocos de componentes, promovendo construo de Projetos Articulados e interdisciplinares entre os docentes. Os EO sero de responsabilidade do/a professor/a, programado/a no ano ou semestre (no caso dos cursos modulares) nos componentes curriculares dos blocos da BNC, FTG e FTE para organizao das atividades formativas. As horas estabelecidas para o EO podem ser reservadas para cada componente curricular dos blocos citados ou direcionados para um ou mais componentes que exijam mais horas para a realizao de atividades. Esses estudos complementam o aprendizado do estudante e podem ser utilizados em atividades extraclasses diversas. importante que o Centro/Unidades Escolar, por meio da equipe pedaggica, perceba e direcione essas horas de acordo com a necessidade das turmas. de suma relevncia que o/a professor/a dos EO estabeleam sempre nos contedos selecionados, de qualquer bloco de Componentes Curriculares, um nexo com a formao profissional do estudante. Seja dentro do que conceituamos como Componentes Curriculares Clssicos das reas Especficas do Conhecimento (BNC), na FTG ou na prpria FTE, com os contedos mais tcnicos.

Das könnte Ihnen auch gefallen