Sie sind auf Seite 1von 12

Territriosdeurbanismo

LuizGuilhermeRiveradeCastro1 AnglicaTanusBenattiAlvim2

Resumo Designando campo de conhecimento multifacetado, que conjuga pesquisa acadmicocientfica e saberes prticos, orientado por intenes projetuais voltadas para a modificao e transformao das cidades e do urbano, o termo urbanismo vem sendo reproposto, retomado e legitimado como campo de reflexo intelectual e acadmica. O texto a seguir apresenta consideraes sobre alguns temas relacionados pesquisa nesse campo de conhecimento, a partir das atividades desenvolvidas no interior ou em relao a um grupo de pesquisa que leva em seu nome a inteno de contribuir para a melhor compreenso de processos em devir: urbanismo contemporneo redes, sistemas e processos.
Palavraschave:urbanismocontemporneo,plano,projeto,pesquisa.

Introduo Urbanismo, como campo de conhecimento e de prticas, implica ao mesmo tempo a investigao e compreensodeprocessossociaiscomplexoseaconstruodeaesprojetuaisinovadorasvoltadas para a construo ou transformao de cidades ou de suas partes. O grupo de pesquisa Urbanismo contemporneo: redes, sistemas e processos vem atuando desde sua formao em 2004 tendo como objetivo a realizao de pesquisas no campo da cidade e do urbanismo contemporneos que pudessem contribuir para a melhor compreenso de aspectos atuais e relevantes pertinentes a esse campo de conhecimento em nossa formao social. Nesse perodo (20042008) alguns temas foram abordados e sofreram desenvolvimento, apresentando resultados distintos: polticas pblicas e planos de urbanismo, avaliao de polticas urbanas, as polticas e congressos do HABITAT frente s transformaesurbanas,urbanizaoeambiente,urbanismoeredes3. O texto a seguir coloca alguns dos aspectos que vm sendo discutidos no interior do grupo em relao a estratgias de pesquisa e abordagens metodolgicas que tm contribudo para a formulaodeproblemasdepesquisa.
Arquiteto, mestre e doutor (FAU/ USP), professor e pesquisador na graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Lder do grupo de pesquisa Urbanismo Contemporneo: redes, sistemas e processos. 2 Arquiteta, mestre e doutora (FAU/ USP), professora e pesquisadora na graduao e ps-graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Coordenadora de Pesquisa da mesma instituio e Lder do grupo de pesquisa Urbanismo Contemporneo: redes, sistemas e processos. 3 Para informaes sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo, consultar a pgina no endereo <http://meusite.mackenzie.com.br/urb_rsp/>.
1

Arquiteturaeurbanismo,projetoeplano Em princpios de 1984, um nmero duplo da revista italiana Casabella4, naquele momento dirigida por Vittorio Gregotti, tratava da arquitetura como modificao e tambm das estratgias de modificao em relao ao ambiente construdo e cidade, tendo na abertura um texto editorial do prprio Gregotti. Provocativamente, o arquiteto indagava se a idia de modificao no haveria assumidoumaimportnciatalquepresidisseaprojetaoarquitetnica,ese alinguagem donovoe da inovao dos anos das vanguardas no teria sido substituda por um conjunto de linguagens de modificao. Referindose a Ernesto Nathan Rogers, mencionava as prexistncias ambientais e o interessepelahistriacomomateriaisdeprojeto.Afirmavaque,apartirdessaposio,doismtodos de ao projetual se colocavam: de um lado, uma resposta mimtica ao contexto, compreendido enquanto ambiente perceptivo ou como conjunto de tradies nas quais esse ambiente estaria inscrito; de outro lado, como linguagem de conhecimento do lugar, o projetotornarseia medida da qualidade da modificao que ele prprio teria induzido. Reclamava a necessidade de definir as conexesentreoprojetomodernoeoprojetocomomodificao,poisaarquiteturadamodificao se apresenta sobretudo como modificao do moderno, de sua longa e articulada tradio (GREGOTTI,1984,p.67)5. No segundo artigo do mesmo nmero da revista, fazendo o elenco das transformaes econmicas, sociais e polticas no recente passado europeu daquele momento, Bernardo Secchi afirmava que as condies de projeto arquitetnico e urbanstico haviam mudado6. Colocava que a arquitetura e o urbanismo modernos tiveram como hiptese fundamental o crescimento, com a concentrao e expanso das atividades e das cidades. Conseqentemente, as intenes projetuais do urbanismo e daarquiteturamodernas
configuraram-se principalmente como tentativa de domnio sobre o devir, como vontade de que o novo fosse adequado a uma ordem prevista, como viso antecipada daquilo que ainda no existe [...] cada projeto urbanstico e de arquitetura assumiu carter demonstrativo, aspirando a um contedo de verdade que ultrapassasse a condio local e a contingncia histrica singulares dentro das quais havia sido produzido (SECCHI, 1984, p. 8, traduo livre).

Comamudanadascondiesgeraisfrentesquaisoprojetomodernohaviasidoconstrudo,Secchi identificava uma progressiva desestruturao e deslegitimao dos mtodos de projetao que miravam a uma totalidade constituda por relaes hierrquicas e integradas. Em face dessas novas condies, seria elusivo insistir nos mesmos termos fundadores do projeto moderno. Mas tambm elusivo seria assumir que qualquer contaminao fosse possvel e que qualquer projeto fosse legtimo, em um espao caracterizado pela sua crescente complexidade, dificuldade ou ausncia de conexesentresuaspartes.Assim,amodificaoteriaosignificadode

4 5

Trata-se de Casabella n. 498/499, Gennaio/Febbraio 1984. Embora Leonardo Benevolo observe que esse discurso nasce da situao especial da Europa, onde encontra seu principal campo de validade, admite que tal metodologia seria aplicvel em qualquer lugar na adaptao aos contextos urbanos para conseguir que as grandes transformaes quantitativas sejam acompanhadas de um devido cuidado qualitativo (BENEVOLO, 2007, p.32-33). Esse cuidado ao adaptar modelos e conceitos a diferentes contextos ser tratado mais frente. 6 Le condizioni sono cambiate o ttulo desse artigo, reproduzido mais tarde em uma coletnea de textos do autor, sob o ttulo Un progetto per lurbanistica (SECCHI, 1989)


um mtodo de projetao diverso, apenas em alguns aspectos oposto quele do passado, no qual a ateno seja posta primordialmente ao problema do sentido, isto , das relaes com o quanto pertence ao contexto, sua factualidade e materialidade, sua histria, sua funo nos processos de reproduo social, 7 sua regra constitutiva. (Id. ibid. p. 12-13, traduo livre) .

Os enunciados acima remetem a um vasto conjunto de consideraes sobre as prticas espaciais e sobre os processos urbanos atuais, a diferentes e divergentes interpretaes sobre esses processos. Remetem tambm a inmeros desgnios provenientes de sujeitos sociais diversos, indivduos ou grupos, voltados transformao ou modificao desses processos. Projetos que foram concretizados como obras mas tambm projetos materializados apenas em desenhos e textos, ou que ficaram somente na imaginao; que continuam a existir, que perderam o sentido ou que foram abandonados; que chegaram a diferentes nveis de desenvolvimento ou que apenas existem como enunciados gerais ou intenes; conhecidos ou desconhecidos, publicados ou no publicados. Projetos e planos, portanto, compreendidos em sentido amplo, envolvendo diferentes aspectos da vidaurbana8.Apenasalgunsdessesprojetosvieramluz,eapenasaalgunsdelespodeseratribudo o estrito sentido da organizao fsica e produo de espaos, construes e equipamentos concebidoscomoreceptculosparaareproduosocial. Podese afirmar que o projeto ou plano carrega em sua prpria constituio um conjunto de indagaesquepodemserfeitasedeproblemasquepodemserconstrudosarespeitodeprocessos urbanos, tanto no sentido de sua explicitao e explicao quanto no sentido exploratrio para a definio de novas prticas. O projeto de arquitetura e de urbanismo, como sntese possvel que responde a um conjunto de indagaes e problemas de modo imaginativo e especulativo, aproximandose da pesquisa aplicada, pode ser considerado uma explorao singular [...] de um conjuntodepotencialidadesafazeradvir(BOUTINET,2002p.288). Projetos e planos podem desse modo ser compreendidos como formas de agenciamento. A utilizao do conceito de agenciamento j estava presente em um artigo de Luis Saia publicado originalmente em 1956 que foi mais tarde includo em seu livro Morada paulista, no qual analisa o partidoarquitetnicocaractersticodassedesdefazendasdecafpaulistasdosculoXIX:
Como expresso rural, o partido escolhido pela sede da fazenda de caf uma soluo mestia para a qual convergem a experincia das atividades de beneficiamento da cana-de-acar, da mandioca e do milho, e mesmo de cereais como o feijo, em termos de arranjo espacial operativo e construtivo. Tanto as edificaes como as solues operativas, tanto as mquinas como a organizao do espao, procedem de experincias isoladas que a so reorganizadas num novo agenciamento definido e caracterstico, e segundo um processo criativo que facilita o aparecimento de um novo personagem: o terreiro. (SAIA, 1972 [1956], p. 183, nfase adicionada).

No texto acima, o termo agenciamento indica um processo de articulaes complexas entre tcnicas de preparao e beneficiamento de alimentos oriundos da produo agrcola, arranjos espaciais e arranjos produtivos, espaos construdos, operaes, mquinas, indivduos e processos sociais. O
Em trabalho mais recente, Secchi ampliou e desenvolveu essa argumentao, opondo cidade moderna a cidade contempornea e aventando a possibilidade de construo de um projeto para a cidade contempornea, uma cidade que [...] j existe, mas continua espera de um projeto (SECCHI, 2006, p. 169). 8 Esse trecho foi inspirado em uma observao de Celso Monteiro Lamparelli em palestra proferida no Colquio Projetos Urbanos e Reconverso Industrial, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 18 de abril de 2007: a cidade uma mirade de projetos.
7

agenciamentodessesprocessoseelementosdediferentesorigensatravsdesuaarticulaorealiza se pela criao e instituio de um novo personagem um sujeitoobjeto que ao mesmo tempo espacial, tcnico e social o terreiro. Resultado e resultante de um processo de mltiplas articulaes agenciadas, esse personagem reorganiza experincias isoladas e as estabiliza em um partido,ouseja,emumconjuntoderelaesespaciaiseconstrutivasquesoparteequeexpressam relaes sociais mais ou menos estveis, perdurando no tempo e sendo passvel de reproduo em diferentes locais, sempre que as mesmas relaes e articulaes se apresentem e sejam necessrias. No caso, sempre que for necessria a construo de uma sede de fazenda, com todas as significaes e sentidos simblicos, sociais, tcnicos e econmicos que tal edificao comporta. Obviamente, tais consideraes remetem ao mesmo tempo ao campo de estudos que relacionam morfologia urbana e tipologia arquitetnica, ao campo das prticas de arquitetura e de urbanismo contemporneos.Mastambmaoconjuntodosdiferentesatoreseprocessossociaisqueconstituem aurbanizaocontempornea.

Modernidade e contemporaneidade As mltiplas interpretaes do que seja a modernidade levaram Bruno Latour a provocativamente afirmar que a modernidade possuiria tantos sentidos quantos forem os pensadores ou jornalistas (LATOUR,1994,p.15).Osentidodanoodemodificao,talcomocolocadoacima,contrapeseao queDavidHarveychamou deum dosmitosdamodernidade:arupturaradical comopassado,como se fosse possvel estabelecer uma tabula rasa onde inscries absolutamente novas pudessem ser feitas.Acriaodenovasconfiguraessociaisemliteratura,arte,arquitetura,planejamentourbano [e urbanismo], organizao industrial e outros domnios no feita sem que se recorra a alguma forma de destruio criativa, isto , de substituio ou de eliminao do antigo, parcial ou completamentenosefazemomeletessemquebrarovos(HARVEY,2003). GiulioCarloArganmencionaqueoqualificativomodernoerajaplicadoartenosculoXIVaarte gticacolocavasecomomodernaporquesuperavaoantigo,ouseja,aartebizantinaocaminhoda histria era visto como superao do passado, e o passado a ser superado era representado pela cultura dogmtica bizantina (ARGAN, 1981, v. 1, p. 301). Assim, o principal sentido que carrega o termo moderno desde a Alta Idade Mdia o sentido de superao do passado, o que s possvel tendo por base uma concepo de mudana histrica segundo um sentido de progresso e desenvolvimento. AfrasedeBrunoLatourcitadaacima,carregadadehumor,sugerequemodernidadesejaumanoo incapaz de explicar o que ocorre na contemporaneidade, caracterizada por mltiplos processos de hibridao e contaminao, e que o psmodernismo seja apenas um sintoma do esgotamento do que denomina constituio moderna9. Zygmunt Bauman, fazendo recurso a uma metfora proveniente da fsica, descreve uma modernidade lquida ou fluda desde seus primrdios, e que
9

Ou seja, a criao conjunta de uma humanidade (sujeitos, mundo social), de um mundo das coisas e das bestas (objetos, mundo natural) e de um Deus apartado de ambos (leis e o mundo espiritual, acima do mundo social e das coisas) negando eficcia aos hbridos, ou seja, os processos e quase-objetos que se encontram articulados em redes e que combinam esses trs mundos (LATOUR, 1994).

teria alcanado, por efeito de suas prprias caractersticas internas, um estgio em que as prprias instituies sociais em sua gnese estariam sendo dissolvidas. Tomase aqui o termo modernidade nosentidoquelheatribudoporBauman:
A modernidade comea quando o espao e o tempo so separados da prtica da vida e entre si, e assim podem ser teorizados como categorias distintas e mutuamente independentes da estratgia e da ao, quando deixam de ser, como eram ao longo de dos sculos pr-modernos, aspectos entrelaados e dificilmente distinguveis da experincia vivida, presos numa estvel e aparentemente invulnervel correspondncia biunvoca. (BAUMAN, 2001, p. 16)

Assim, a modernidade representa principalmente a concepo do tempo como histria o tempo passa aser histria, e o movimento no espao, movimento de atravessamento e de conquista, passa a ser questo do engenho, da imaginao e da capacidade humanas (id. ibid. p. 16). Uma das implicaes dessa concepo que diversas modernidades so possveis ou diversos tempos histricos, associados a diversas combinaes de engenho/imaginao/capacidades e alm disso, podemcoexistiremummesmotempo,isto,seremcoetneosecontemporneos. Cidade contempornea Se observarmos a quantidade de qualificativos que acompanham o termo cidade na literatura recenteemarquiteturaeurbanismo,poderamosconcluirqueoconceitodecidadeencontrasecada vez mais enfraquecido, necessitando quase sempre de um atributo que o qualifique. Afinal, de qual cidade se trata, entre as muitas cidades que podem ser encontradas nas representaes discursivaseasinmerascidadesconcretasnasquaisvivempessoas? Entretanto, podese admitir que o termo cidade contempornea seja adequado para designar mas no para explicar os processos urbanos atuais, caracterizados por descontinuidades, heterogeneidade,fragmentao,disjuno,segregao,disperso,termosdefinidosinevitavelmente demodoarticuladoeemoposiosnoesdecontinuidade,homogeneidade,unidade,integrao, incluso, aglomerao ou concentrao. O adjetivo contemporneo parece mais adequado para indicar a simultaneidade de processos que ocorrem nas cidades, compreendidas como parte e resultado de um processo de urbanizao que ocorre em dimenso planetria, em uma perspectiva detemporealpermitidoeinduzidoporumsistemadeaudinciaeletrnica(VIRILIO,1993)10. O termo contemporneo aqui tomado em sentido positivo, distanciandose da contraposio moderno versus psmoderno, compreendendo os discursos psmodernistas como um desdobramento da prpria modernidade, como uma condio de psmodernidade (HARVEY, 1992). Desse modo, acreditase que o termo contemporneo represente melhor os sincronismos, diacronismoseanacronismosamalgamadosnotempopresente.

10

Mathew Gandy em artigo de reviso sobre a abordagem da urbanizao cyborg termo usado para ressaltar a predominncia de processos de hibridao tambm emprega o termo cidade contempornea como designao do urbano atual (GANDY, 2005).

Urbanismo e pesquisa Podese afirmar que o termo urbanismo, designando um campo de conhecimentos e de atividades prticas voltada para a compreenso de processos urbanos e para a conformao das cidades ou de partes de cidades11, est sendo retomado dentro do campo da pesquisa urbana no Brasil12. Tal retomada, se efetiva, dirigese a um conjunto de saberes tericos e prticos que Le Corbusier em meados do sculo passado definiu como tendo por objeto e efeito discernir os fins teis e enunciar os programas correspondentes, no podendo ser disciplina nem estritamente especializada nem especificamentetcnica(LECORBUSIER,1945,p.58).Restaestabelecer,entretanto,como,porquem eparaquemserodefinidosessesfinsteiseprogramas. Embora tal retomada possa ser interpretada de diversas maneiras, parece claro que h uma recolocao daquelas questes relativas aos modos de produo da cidade que tm como um de seus elementos principais a idia de forma urbana intencional, definida por meio de um processo de planejamento e projeto. Entretanto, tal retomada toma uma direo muito diversa do cientificismo quemarcouocampodeconhecimentonasprimeirasdcadasdosculopassado,prolongandoseno psguerra. De modo simplificado, podese afirmar que esse cientificismo teve por base a crena na possibilidade de uma cincia urbana construda semelhana das cincias da natureza, que derivariam em prticas de previso, planejamento e ao cientificamente fundadas as bases do planejamento urbano tecnocrtico. Segundo essa crena, seriam afastadas as indeterminaes e incertezas quanto ao futuro das cidades e das sociedades que finalmente seriam harmonizadas pormeiodeumagrandeengenhariasocial. Obviamente, projetos de urbanismo no podem ser limitados a questes de definio de espaos fsicos atravs da prefigurao de formas por meio de desenhos uma sorte de arte urbana ou de arquitetura ampliada. Conforme a formulao de JeanPaul Lacaze, o urbanismo se organiza como conjunto de relaes entre os campos da deciso polticoadministrativa, da ideologia e das prticas profissionais na perspectiva de exercer um poder que modifique o espao da cidade (LACAZE, op cit, p. 12). E tais relaes e processos escapam aos domnios da forma urbana, embora a expresso deseuscontedossejanecessariamentedadaemtermosdeformasconstrudas. Modelos Nas atividades de pesquisa em urbanismo, uma das questes a tomar em considerao aquela da transferncia de modelos e suas adaptaes, com a migrao de conceitos, de formas e de prticas, implicando diferentes tradues e agenciamentos. O urbanismo no Brasil se desenvolve em grande parte atravs da adoo de modelos originrios de outros contextos, em processos de adaptao e traduo que adquirem caractersticas prprias, articulandose a processos e atores diversos daqueles a que estavam dirigidos em seus locais de origem, aqui tomando outros rumos, adquirindo
Essa uma noo geral de urbanismo que no contradiz autores distintos como BARDET, 1948; CHOAY, 1979 e 1985; SOUZA, 1988; LACAZE, 1993 [1990]. 12 Como expresso desse renovado interesse por parte de pesquisadores brasileiros podemos citar, entre muitos, LEME, 1999; SCHICCHI e BENFATTI, 2003; COSTA, 2006; MARQUES DA SILVA, 2006; PINHEIRO MACHADO, 2006. Busca no portal dos Grupos de Pesquisa do CNPq, realizada em 9 de outubro de 2008, com a expresso urbanismo usando filtros para a grande rea Cincias Sociais Aplicadas e rea Arquitetura e Urbanismo, com setor de aplicao Desenvolvimento urbano resultou em 80 ocorrncias. Um rpido exame das linhas de pesquisa desses grupos revelou a grande diversidade de abordagens, como seria de esperar, refletindo a amplitude do campo de investigao.
11

sentidos e significados diferentes daqueles que tiveram no contexto em que foram gerados. Essa questo de particular importncia no momento em que se anuncia, mais uma vez, um novo urbanismo nos pases de capitalismo avanado13, que corresponderia talvez ao urbanismo de uma outramodernidade. Nodizerde RemKoolhaas,depoisdeconstataroquequalificacomofalnciado urbanismomodernista:
Se deve haver um novo urbanismo, [este] no se sustentar sobre os fantasmas gmeos da ordem e da onipotncia, ser a colocao em cena da incerteza, j no se ocupar em dispor objetos mais ou menos permanentes, mas de irrigar os territrios com [novas] potencialidades (KOOLHAAS, 1995, apud ATTALI, 2001, p. 270-1, traduo livre).

Tratase de um novo urbanismo mais uma vez ou apenas de renovao parcial e adaptao dos aparatos mentais, institucionais, metodolgicos, discursivos e de ao sobre o processo de urbanizao? E, nesse sentido, sem realizar uma ruptura fundamental com as prticas do passado modernista e prmodernista. A prpria idia de ruptura implcita na palavra novo no estaria em questo? A transposio acrtica desse debate sobretudo europeu e norteamericano para a nossa realidade pode resultar em mais episdios de idias fora do lugar, na expresso de Roberto Schwartz, tal como a transposio das idias liberais do oitocentismo europeu ao mundo brasileiro colonialeescravistadosculoXIX,conformeaanlisedeSrgioBuarquedeHolanda:
Outra era a articulao da sociedade, outros os critrios bsicos de explorao econmica e da repartio de privilgios, de sorte que no podiam, essas idias, ter o sentido que lhes era dado em parte da Europa ou da antiga Amrica inglesa [...]. O resultado que as frmulas e palavras so as mesmas, embora fossem diversos o contedo e o significado que aqui passavam a assumir. (HOLANDA apud SCHWARZ, 1997, p.44, nfase adicionada).

De qualquer modo, um novo urbanismo trataria de novos espaos urbanos para novas realidades (GEHL e GEMZE, 2002). Tratase de estabelecer quais seriam ento os elementos constituintes de realidades urbanas particularmente brasileiras integradas a um contexto global qual se dirigem as prticas materiais e discursivas do urbanismo. Da que, em projetos de pesquisa no campo do urbanismo,aconsideraodessasimplicaesemrelaotransposiodeidiaseconceitosaplica se tanto em relao aos modelos interpretativos representados pelo conjunto de conceitos a utilizar na anlise do contexto urbano e dos processos sociais a ele vinculados, mas tambm em relao aos sentidos cambiantes assumidos pelas formas urbanas, pelas infraestruturas e estruturas urbanas, e pelasobrasarquitetnicasemsuma,peloambienteconstrudo.

Representado pelo New Urbanism norte-americano e pela Nova Carta de Atenas do Conselho Europeu de Urbanistas embora sejam diferentes tipos de novo urbanismo. O trabalho de Franois Ascher (2004) um exemplo dessa nova abordagem do urbanismo. Mas tambm Gaston Bardet (1948), cerca de meio sculo antes, havia anunciado um novo urbanismo obviamente diferente destes novos urbanismos e diferentes daquele anunciado por Le Corbusier em Les trois etablissements humains de 1945, traduzido e publicado em 1971 no Brasil como Planejamento Urbano (LE CORBUSIER, 1971).
13

Pesquisa e projeto Admitase que pesquisa na rea de arquitetura e urbanismo trate do conjunto de indagaes que podem ser feitas e de problemas que podem ser construdos a respeito de processos urbanos e de obras arquitetnicas, tanto no sentido de sua explicitao e explicao quanto no sentido exploratrioparaadefiniodenovasprticas.Admitasetambmqueprojetodearquiteturaoude urbanismo, como sntese possvel que responde a um conjunto de indagaes e problemas de modo imaginativo e especulativo, aproximase da pesquisa aplicada. Donald Stokes (2005) discutiu as dificuldades e o papel da pesquisa aplicada em relao chamada pesquisa pura, afirmando que a relaoentreosdoistiposdeinvestigaoestsemprepresenteemcadaumadelas.Ouseja,noh pesquisa cientfica puramente especulativa, que no leve em considerao, de alguma forma, possibilidades de aplicao prtica. Por outro lado, no h pesquisa aplicada que no leve em conta, ou que no se apie sobre, conhecimentos gerados a partir de uma indagao de tipo especulativo imaginativo (STOKES, 2005). Ricardo Toledo Silva, em artigo que tratou das relaes entre universidade e polticas pblicas, apoiouse na argumentao de Stokes para afirmar a legitimidade dainvestigaoempesquisaaplicadaouseja,paraareadearquiteturaeurbanismo,emprojetos. Citando particularmente a experincia da Bauhaus em Dessau sob a direo de Hannes Meyer, observou que as prticas de experimentao realizadas naquele momento contriburam significativamente para a construo de modelos conceituais para a produo em massa de edificaes e objetos para a cidade (Toledo SILVA, 2005). Mesmo no tendo sido imediatamente realizados em larga escala, tais experimentos alteraram os rumos da arquitetura e do urbanismo, contribuindo significativamente para o arcabouo das prticas e teorias do movimento moderno. No caso, alterando no apenas os modos de projetar com base no conhecimento dos processos industriais de produo, mas colocando possibilidades em relao ao que poderia ser produzido atravsdessesmtodos. Taisconsideraesmostramasrelaesquepodemserestabelecidasentreapesquisaeomundoda produo na rea de projetos de arquitetura e urbanismo. Em relao pesquisa no campo do urbanismo, nada impede a realizao de pesquisa projetual nesse sentido, obviamente: o projeto ou planourbansticoeoprojetodearquiteturacomocaminhosparaainvestigaodepossibilidadesde agenciamentosaindanorealizados,masvirtualmentepossveis.Poroutrolado,tratasetambmda possibilidade de investigar mltiplos aspectos de obras arquitetnicas, de arte, de engenharia e de infraestrutura as quais, ao mesmo tempo, articulamse ao contexto urbano e aos processos sociais. Obras que segundo diferentes modos contriburam, continuam a contribuir ou podero vir a contribuirparaprticassociaisinovadoraseemancipatrias. Compartilhando a afirmao de John Eade e Christopher Mele, acreditase que uma cidade mais justa pode ser criada atravs de novos modos de pensar sobre a cidade pblica e o espao pblico (EADE & MELE, 2002, p. 13, traduo livre). Essa uma das motivaes que se encontra na base constitutivadestegrupodepesquisa.

Estratgias de pesquisa, aspectos metodolgicos Conforme afirma Michel Serres, as invenes e inovaes no dependem de mtodos, mas de criao.Nenhummtodojamaisconduziuaumainveno(SERRES,1990,p.133).Seotrabalhoea criao envolvidos em pesquisa deve ser verificvel e comprovvel para que tenha legitimidade, sua validao no depende essencialmente da aplicao rigorosa de um mtodo vlido em todas as situaes e em todos os campos, mas de estratgias metodolgicas ao mesmo tempo rigorosas e relativamente flexveis, construdas dentro do universo de cada campo de conhecimento segundo objetivos claramente definidos. Se a pesquisa constri e em certa medida cria como seu objeto um conjunto de elementos e relaes que podem ser qualificados como abstratos, tais relaes no ocorrem em um vcuo social ou territorial. Portanto, devem ser referenciadas a um contexto emprico, necessrio no apenas para ilustrar as anlises, mas como fonte de indagaes substantivas,ontolgicaeepistemologicamentereferenciadas.Orecursosrefernciasempricasea orientao prtica colocamse como condies das construes tericoconceituais no campo do urbanismo. Como j mencionado, o campo de estudos que abarca o urbanismo e a cidade contempornea remete a um vasto conjunto de abordagens tericas e epistemolgicas, com diferentes interpretaes sobre diferentes aspectos do processo de urbanizao no qual se inscrevem as cidades.Frenteaessasituao,JohnEadeeChristopherMeleprocuramestabelecerumaabordagem que, se no nova, inovadora em muitos aspectos. Colocando a necessidade de trabalhos empricos cuidadosos que produzam conhecimentos situados em um campo intermedirio entre a elaboraodemodeloseteoriasglobais,deumlado,eestudosempricosdescritivosouculturalistas, de outro, apontam um conjunto de prescries e precaues a serem aplicadas aos estudos urbanos.Soasseguintes:
1 reconceptualizao das escalas, indo alm das oposies simplistas micro/macro ou local/global e, consequentemente, compreendendo a cidade como um processo, em oposio a consider-la um objeto fixo e definido; 2 desenvolver uma concepo mais abrangente de agncia, como constitutivo de raa, classe, etnicidade, sexualidade, gnero, e suas interseces, assim como a natureza fluda e dinmica de sua formao; 3 integrar as anlises da retrica e dos discursos urbanos na anlise da produo de espaos urbanos e, consequentemente, nas disputas sobre representao, significados e sentidos da cidade; 4 analisar o importante papel da memria e do imaginrio como esquemas interpretativos pelos quais os diferentes grupos sociais experienciam e conhecem a cidade; 5 dedicar ateno cuidadosa s prticas e experincias cotidianas para determinar a relevncia de processos estruturais (e vice versa); 6 rejeitar a inclinao positivista convencional de derivar a construo de modelos ou exemplos com base em um nico caso; 7 estar atento a qualquer adaptao simplista de teorias baseadas na experincia ocidental para estudar cidades no ocidentais, e afirmar a especificidade histrica e a distino entre processos culturais e ideolgicos como relevantes para a compreenso das cidades. (EADE & MELE, op. cit. p. 4-5, traduo livre).

Esse conjunto de consideraes pode ser imediatamente aplicado ao campo do urbanismo, compreendido tanto em relao investigao e compreenso de processos sociais e formas espaciais no ambiente construdo quanto aos projetos dirigidos a esses processos, compreendidos em sentido amplo, mas principalmente no sentido fsico da organizao e produo dos espaos, construeseequipamentosparaareproduodassociedadeshumanasnascidades. Tratandose de obras e conjuntos de obras arquitetnicas, de infraestrutura ou de outra natureza, tratase de examinar o setor urbano no qual se encontram em seu contexto histrico, geogrfico, econmico, social e cultural. Entretanto, a obra em seu contexto urbano e o prprio setor urbano podem ser compreendidos como um ponto, ou n, em uma rede de fluxos (BALLANTYNE, 2004 e BALLANTYNE et al, 2007) e tambm como hbridos, ao mesmo tempo sujeito e objeto, materiais e discursivos,sociaisenaturais.Apartirdessespressupostos,aprioridadeontolgicaeepistemolgica deve ser dada ao processo do devir implicado nos processos de hibridao. Conforme apontou Eric Swyngedouw,baseandoseparcialmentenostrabalhosdeLatour:
Observando mais de perto, contudo, a cidade e o processo urbano so uma rede de processos entrelaados a um s tempo humanos e naturais, reais e ficcionais, mecnicos e orgnicos. No h nada 'puramente' social ou natural na cidade, e ainda menos antinatural ou anti-social; a cidade , ao mesmo tempo, natural e social, real e fictcia. Na cidade, sociedade e natureza, representao e ser so inseparveis, mutuamente integradas, infinitamente ligadas e simultneas; essa 'coisa' hbrida socionatural chamada cidade cheia de contradies, tenses e conflitos. (SWYNGEDOUW, 2001, p. 90)

Concluses Do elenco das questes aqui abordadas emerge a idia de que o campo de conhecimento da cidade e do urbanismo contemporneos formado por um conjunto de saberes que implicam abordagens multi e transdisciplinares, que podem constituir mltiplos e diferentes territrios de urbanismo. Conseqentemente, o foco de pesquisasno campo disciplinar do urbanismo no se encontra em um objetoouconceitonico(porexemplo,mobilidade)ouemumarelaoexclusiva(porexemplo,usos e ocupao do solo vs. sistemas de transportes), mas justamente nas articulaes e agenciamentos entre mltiplos objetos, atores e processos, e nos modos como ocorrem essas articulaes e agenciamentosemdiferentesformaessociais.

10

Referncias ARGAN,GiulioCarlo.Storiadellarteitaliana,4v.Firenze:Sansoni,1981[1970]. ASCHER,Franois.Losnuevosprincipiosdelurbanismo.Madrid:Alianza,2004. ATTALI, Jean. La mutacin como superacin IN KOOLHAAS, Rem et al. Mutaciones The Harvard ProjectontheCity.Barcelona:Actar,2001. BALLANTYNE, Andrew (ed). Architectures Modernism and After. Malden/ Oxford/ Victoria: BlackwellPublishing,2004. BALLANTYNE, Andrew et al. Architecture in the space of flows: buildings spaces cultures (Conference). Newcastle upon Tyne: Tectonic Cultures Research Group, School of Architecture, Planning & Landscape and Culture Lab Newcastle University, 21 24 June 2007. Disponvel em <http://www.apl.ncl.ac.uk/flows/>.Acessoem04/mar/2007. BARDET,Gaston.Lenouvelurbanisme.Paris:Vincent,1948. BAUMAN,Zygmunt.Modernidadelquida.RiodeJaneiro:JorgeZaharEd.,2001. BENEVOLO,Leonardo.Aarquiteturanonovomilnio.SoPaulo:EstaoLiberdade,2007. BOUTINET,JeanPierre.Antropologiadoprojeto.PortoAlegre:Artmed,2002. CHOAY,Franoise.Aregraeomodelo.SoPaulo:Perspectiva,1985. CHOAY,Franoise.Urbanismo:utopiaserealidades.SoPaulo:Perspectiva,1979. COSTA, Lcia Maria S Antunes (org.). Rios e paisagens urbanas em cidades brasileiras. Rio de Janeiro:VianaeMosley/PROURBUFRJ,2006. EADE, John; MELE, Christopher (eds.). Understanding the City Contemporary and Future Perspactives.Oxford(UK)/Malden(USA):BlackwellPublishing,2002. GANDY, Matthew. Cyborg Urbanization: Complexity and Monstrosity in the Contemporary City. IN: InternationalJournalofUrbanandRegionalResearch,Volume29.1,March2005,p.2649. GEHL,Jan;GEMZE,Lars.Novosespaosurbanos.Barcelona:GustavoGili,2002. GREGOTTI,Vittorio.ModificazioniIn:Casabellan.498/499,Genn./Febb.1984. HARVEY,David.ACondioPsModerna.SoPaulo:Loyola,1992. _____________.Paris,capitalofmodernity.NewYork;London:Routledge,2003. HOLANDA, Srgio Buarque de. Histria geral da civilizao brasileira. Do Imprio Repblica (t.2 v.5).SoPaulo:Difel,1977. KOOLHAAS,Remetal.MutacionesTheHarvardProjectontheCity.Barcelona:Actar,2001. LACAZE,JeanPaul.Osmtodosdourbanismo.Campinas:Papirus,1993. LATOUR,Bruno.Jamaisfomosmodernos.RiodeJaneiro:Ed.34,1994. LECORBUSIER;ASCORAL.Lestroisetablissementshumains.Paris:Denol,1945. _______________.Planejamentourbano.SoPaulo:Perspectiva,1971. LEME, Maria Cristina da Silva (org.). Urbanismo no Brasil: 18951965. So Paulo: FUPAM/Studio Nobel,1999.

11

MARQUES DA SILVA, Rachel Coutinho (org.). A cidade pelo avesso desafios do urbanismo contemporneo.RiodeJaneiro:VianaeMosley/PROURBUFRJ,2006. PINHEIRO MACHADO, Denise Barcellos (org.). Sobre Urbanismo. Rio de Janeiro: Viana e Mosley/PROURBUFRJ,2006. SAIA, Luis. Economia de sobremesa, IN Morada paulista. So Paulo: Perspectiva, 1972. [reedio deartigoescritoem1957] SCHICCHI, Maria Cristina; BENFATTI, Dnio (orgs); PINHEIRO MACHADO, Denise Barcellos. Urbanismo: Dossi So PauloRio de Janeiro. Rio de Janeiro/So Paulo: PROURBUFRJ/ PUC Campinas,2003. SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtrao IN Que horas so? Ensaios. So Paulo: Companhia dasLetras,1987. SECCHI,Bernardo.Unprogettoperlurbanistica.Torino:Einaudi,1989. _______________.Le condizioni sono cambiate IN Casabella n. 498/499, Gennaio/ Febbraio 1984, p.813. SERRES,Michel.Hermes:umafilosofiadacincia.RiodeJaneiro:Graal,1990. SILVA, Ricardo Toledo. Estado, Polticas Pblicas e Universidade. IN Revista de Cultura e Extenso ProReitoria de Cultura e Extenso Universitria, Universidade de So Paulo, n. 0, julho dezembro de 2005. Disponvel em http://www.usp.br/prc/revista/dossie2.html, acesso em 14 deoutubrode2005. SOUZA,MariaAmliade.Governourbano.SoPaulo:Nobel,1988. STOKES,DonaldE.OquadrantedePasteuracinciabsicaeainovaotecnolgica.Campinas:Ed. UNICAMP,2005. SWYNGEDOUW,Eric.Acidadecomoumhbrido:natureza,sociedadeeurbanizaocyborg[1995]in ACSELRAD, Henri. A durao das cidades sustentabilidade e risco nas polticas urbanas, Rio de Janeiro:DP&A,2001,p.83104. VIRILIO,Paul.Oespaocrticoeasperspectivasdotemporeal.RiodeJaneiro:Ed.34,1993.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen