Sie sind auf Seite 1von 27

GUIA SOBRE SUBSTNCIAS E MATERIAIS NOCIVOS

Abril 2013

SUMRIO
Introduo O que so substncias qumicas? O que so substncias perigosas? O que so substncias qumicas proibidas? O que so substncias qumicas de uso restrito? Diretrizes bsicas de gesto Sade das pessoas Capacitao dos envolvidos Sinalizao Preveno de danos e perdas Documentao Transporte, manuseio, acondicionamento e armazenamento Descarte Anexo 1: Definies Anexo 2: Lista de Substncias Proibidas Anexo 3: Lista de Substncias de Uso Restrito 2! 2! 2! 2! 3! 3! 4! 4! 5! 5! 6! 6! 7! 8! 10! 18!

GUIA SOBRE SUBSTNCIAS E MATERIAIS NOCIVOS Introduo


Assegurar a utilizao apropriada de substncias e produtos qumicos, assim como restringir e evitar o uso de substncias perigosas, parte integrante das prticas de negcios do Rio 2016. Os fornecedores devem evitar a utilizao ou fornecimento de produtos que exijam, em sua fabricao, distribuio ou processo de descarte, a utilizao de materiais ou substncias nocivas ao ser humano ou ao meio ambiente. O objetivo deste Guia sobre Substncias e Materiais Nocivos divulgar como o Rio 2016 tratar a utilizao desses materiais e substncias, conforme previsto no Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentvel Rio 2016.

O que so substncias qumicas?


So substncias que contm componentes qumicos em seu estado natural ou obtidos por qualquer processo de produo, podendo conter qualquer aditivo necessrio para preservar a estabilidade do produto e quaisquer impurezas do processo utilizado.

O que so substncias perigosas?


So substncias que em uma ou mais de suas formas podem acarretar danos ao meio ambiente, s pessoas ou comunidade. Os danos podem ocorrer em atividades habituais ou por meio de acidentes.

O que so substncias qumicas proibidas?


So aquelas cujo uso controlado ou que tm sua comercializao proibida dentro de um ou mais requisitos regulamentadores para proteger a sade humana e/ou o meio ambiente. So substncias no aprovadas para uso, retiradas (ou em processo

de retirada) do mercado interno pela indstria ou que passaram a ser desconsideradas em processos internacionais de aprovao.

O que so substncias qumicas de uso restrito?


So aquelas cujo uso limitado por regulamentaes ou para as quais h dvida cientfica razovel sobre sua adoo e riscos. Incluem-se tambm substncias qumicas perigosas que ainda no tiveram seu uso vetado por falta de substitutivos viveis. Para essas substncias, devem ser aplicados controles que evitem danos sade humana e ao meio ambiente. Podem tambm ser aplicadas restries na composio dos produtos e incentiva-se ainda a pesquisa de opes para substituio no curto prazo. As listas de substncias proibidas e de uso restrito pelo Rio 2016TM esto nos anexos 2 e 3 deste guia e devem ser rigorosamente seguidas por todos os fornecedores. Os fornecedores devem evitar a utilizao ou o provimento de produtos fabricados ou distribudos por meio da utilizao de materiais ou substncias nocivas ao ser humano ou ao meio ambiente. importante a constante avaliao de opes de melhoria de processo e aplicao de produtos qumicos que causem menor impacto ao ser humano e ao meio ambiente em toda a cadeia produtiva (desde a produo, passando pela comercializao, distribuio e utilizao, e chegando at o descarte). Tais critrios sero integrados em nossas especificaes tcnicas e considerados em nossas decises de negcio, conforme detalhado no Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentvel Rio 2016.

Diretrizes bsicas de gesto


Para o Rio 2016TM, os seguintes aspectos so essenciais para uma boa gesto de substncias qumicas: Sade das pessoas Capacitao dos envolvidos Sinalizao

Preveno de danos e perdas Documentao Transporte, manuseio, acondicionamento e armazenamento Descarte Substncias proibidas e restritas

Sade das pessoas


importante a realizao de avaliaes de exposio para assegurar a sade de todos os envolvidos nos processos em que produtos qumicos sejam utilizados, incluindo funcionrios, contratados, comunidades expostas e consumidores. Para substncias perigosas, necessrio o monitoramento peridico, de acordo com os padres legais aplicveis, da sade dos funcionrios envolvidos no processo produtivo. O Rio 2016TM encoraja a certificao nas normas OHSAS 18001 (Sistema de Gesto da Segurana e Sade Ocupacional) e ISO 14001 (Sistema de Gesto Ambiental) para o controle de riscos da organizao, visando assim melhoria de seu desempenho. Essas certificaes sero obrigatrias para parte de nossas contrataes e consideradas diferenciais competitivos nas demais. Todos os envolvidos nas atividades de transporte, transferncia, armazenamento, uso e manuseio, descarte e atendimento a emergncias com substncias perigosas devem utilizar equipamentos de proteo individual, definidos de acordo com os requisitos de segurana contidos nas fichas de informao de segurana de produtos (FISPQs, descritas no anexo 1).

Capacitao dos envolvidos


Para uma boa gesto de substncias qumicas, necessria a realizao de treinamentos especficos nas etapas de aquisio, armazenamento, uso, manuseio e descarte de substncias qumicas perigosas ou no.

A capacitao dos envolvidos feita de acordo com as condies especificadas nas FISPQs e a partir do risco da atividade a ser executada. Essa capacitao registrada e arquivada. Nas etapas de aquisio e utilizao das substncias qumicas, essencial que informaes a respeito dessas substncias sejam evidenciadas de forma clara e concisa. Para tal, instrues sobre como obter e utilizar informaes contidas nas etiquetas e FISPQs, alm de procedimentos em resposta a situaes de perigo e emergncias, devem ser expostas no local de trabalho.

Sinalizao
necessria a classificao de substncias e misturas de acordo com suas propriedades e riscos quanto ao meio ambiente e sade. O Globally Harmonised System of Classification and Labeling (GHS), descrito no anexo 1, fornece diretrizes para a classificao de substncias qumicas e misturas de acordo com a quantidade de informaes disponveis da mistura em si e seus componentes. importante que, durante o manuseio, estejam visveis no local de trabalho o nome do produto, suas caractersticas perigosas em formato de fcil entendimento, alm da sinalizao de acordo com o GHS e conforme requisitos legais aplicveis. Alm disso, necessria ateno aos requisitos de identificao de embalagens de produtos destinados aos consumidores finais. Vide o Guia de Embalagens do Rio 2016TM.

Preveno de danos e perdas


necessria a anlise de risco relativa ao meio ambiente, sade e segurana associada a substncias qumicas. Essas anlises devem ser devidamente documentadas e revisadas sempre que simulados de atendimento a emergncias envolvendo substncias perigosas forem realizados. Os procedimentos de emergncia devem ser desenvolvidos de acordo com as informaes contidas nas FISPQs, contando com a utilizao de equipamentos eficazes de combate a incndios e conteno de derrames e/ou vazamentos.

Documentao
As FISPQs devem estar disponveis no local de trabalho, com fcil visualizao, para conhecimento dos envolvidos, apresentando os riscos e cuidados no manuseio, descarte, transporte, armazenamento e emergncias. Os rtulos das substncias qumicas devem explicitar smbolos de perigo relacionados no GHS e/ou legislao local. recomendado tambm um inventrio de substncias qumicas contendo no mnimo o nome da substncia qumica, classificao de risco, quantidades de entrada, sada e em estoque, tipo de descarte e datas de gerao, descarte e destruio. Tal inventrio deve ser atualizado com frequncia mnima mensal. Durante o transporte de produtos qumicos, o motorista deve portar a ficha de emergncia do produto transportado, para casos de acidentes durante o percurso.

Transporte, manuseio, acondicionamento e armazenamento


No transporte de substncias qumicas perigosas, tambm devem ser aplicadas prticas de rotulagem conforme requisitos legais ou tcnicos. A rotulagem do veculo que faz o transporte deve ser evidenciada de forma clara, bem como sua sinalizao, com painis de segurana e rotulagem de risco conforme padres do GHS e/ou legislao local. O transporte de substncias qumicas deve seguir os requisitos legais ou tcnicos aplicveis em cada pas e deve ser realizado com a documentao legal exigida para esse tipo de transporte em diferentes esferas governamentais. importante obter junto s autoridades locais os registros necessrios para transporte de substncias perigosas, assim como procedimentos de segurana e normas tcnicas aplicveis. Para o manuseio, deve ser sempre considerado o risco de contaminao e possveis reaes da substncia perigosa e seus impactos. importante estabelecer procedimentos para o manuseio seguro de substncias que possam causar danos sade e ao meio ambiente. Aqueles que lidam com tais substncias devem utilizar equipamentos de proteo individual (EPIs), conforme indicado nas FISPQs correspondentes.

As reas de manuseio devem ter um sistema de drenagem e/ou conteno para as substncias qumicas em caso de derrames ou vazamentos. Caso aplicvel, tambm deve haver um sistema exaustor e equipamentos de proteo coletivos (EPCs). O tipo de acondicionamento deve ser feito de modo a proteger as substncias qumicas de derrames, colises e reaes indesejveis durante seu transporte, distribuio, manuseio, armazenamento e descarte. As reas de armazenamento de substncias qumicas devem ser bem ventiladas, cobertas e com controle de acesso, com portas corta-fogo sinalizadas para identificao de risco de cada classe de substncia de acordo com o GHS, canaletas de drenagem e sistemas de conteno para casos de vazamentos, piso impermeabilizado, sistema de combate a incndio e separao entre produtos qumicos incompatveis. A fim de facilitar a identificao das substncias qumicas nas reas de armazenamento, as embalagens, os contineres e os tanques de armazenamento devem ser etiquetados conforme legislao local e/ou GHS. A compatibilidade qumica entre as substncias deve ser levada em considerao na disposio dos recipientes em seu armazenamento, avaliando requisitos tcnicos para compatibilidade ou, caso haja, requisitos legais.

Descarte
Os procedimentos de descarte das substncias qumicas devem ser desenvolvidos de forma a minimizar os impactos sade e ao meio ambiente. necessrio que seja desenvolvido um plano de gesto de resduos contendo a fonte de gerao de cada resduo, classificao de risco, forma de segregao, coleta, estocagem temporria, transporte interno e externo, disposio final, documentao e registros, alm de atendimento legal. Para o Rio 2016TM, proibida a disposio final de substncias qumicas perigosas ou materiais contaminados sem tratamento especfico. proibido o envio de substncias qumicas perigosas sem tratamento para o solo, recursos hdricos ou atmosfera. Como formas de tratamento, devem ser priorizadas tcnicas como reuso, reciclagem, coprocessamento, rerrefino e incinerao, nesta ordem. As empresas receptoras de resduos qumicos devem ser qualificadas e licenciadas para tal atividade.

Anexo 1: Definies
A seguir, as definies dos principais termos utilizados neste documento.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQ) Material Safety Data Sheet (MSDS) Ficha que contm dados relativos s propriedades de uma dada substncia qumica. A ficha considera os aspectos de segurana, sade e meio ambiente com relao a transporte, manuseio, armazenamento e descarte das substncias qumicas. A FISPQ internacionalmente conhecida como MSDS, e atende norma brasileira NBR 14.725 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

Globally Harmonised System of Classification and Labelling (GHS) Sistema que tem como objetivo assegurar que as informaes sobre os perigos fsicos e a toxicidade das substncias qumicas estejam acessveis, de modo a preservar a sade humana durante seu manuseio, transporte e uso. Para tal, o GHS veicula a classificao das substncias qumicas e misturas por tipo de risco, alm de sugerir elementos de risco harmonizados de comunicao, como o uso de etiquetas e fichas de segurana. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) oferece o guia de implantao do GHS, elaborado pela Associao Brasileira da Indstria Qumica (Abiquim), em seu site na internet: http://abiquim.org.br/pdfs/manual_ghs.pdf

Conveno de Estocolmo Tratado internacional que estabelece que as substncias qumicas classificadas como Poluentes Orgnicos Persistentes (POPs) tenham medidas de controle nas etapas de produo, importao e disposio. Os POPs so substncias qumicas que persistem no ambiente por meio da sua biocomulao na cadeia alimentar, representando riscos para o meio ambiente e para a sade humana. No Brasil, o texto da conveno foi aprovado pelo Decreto Legislativo n 204/2004 e foi promulgado pelo Decreto Legislativo n 5.472/2005.

Conveno de Roterd sobre o Procedimento de Consentimento Prvio Informado (PIC) Tratado internacional que determina o controle de importao da substncia qumica e a permisso prvia do pas importador no compromisso compartilhado pelo comrcio internacional das substncias. O Brasil aprovou o texto da conveno pelo Decreto Legislativo n 197/2004 e sua promulgao se deu atravs do Decreto n 5.360/2005.

Protocolo de Montreal Tratado internacional que tem por objetivo a substituio das emisses dos grupos Clorofluocarbonos (CFCs), Halons, Tetracloretos de Carbono (CTCs) e Hidroclorofluorcarbono (HCFCs), que agridem a camada de oznio. O Brasil aderiu ao protocolo pelo Decreto do Executivo n 99.280/1990 e criou em 2002 o Plano Nacional para Eliminao de CFCs, a fim de eliminar os gases poluentes.

Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemical Substances (REACH) Regulamento europeu que assegura o compromisso da indstria relativo aos riscos das substncias qumicas atravs da viabilizao de suas informaes de segurana. Embora ainda no haja regulamentao similar no Brasil, o REACH adotado como referncia pelo Rio 2016 por ser internacionalmente considerado boa prtica.

Restriction of Certain Hazardous Substances (RoHS) Diretiva da Unio Europeia que impede o uso das substncias cdmio (Cd), mercrio (Hg), cromo hexavalente (Cr(VI)), bifenilos polibromados (PBBs), teres difenilpolibromados (PBDEs) e chumbo (Pb) na fabricao de produtos. Assim como o REACH, o RoHS adotado como referncia pelo Rio 2016 por ser internacionalmente considerado boa prtica.

Anexo 2: Lista de substncias proibidas


# Grupo Substncia Aplicao Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos, principalmente nas culturas de algodo, ma, amendoim e soja Diclorodifeniltricloroetano (DDT) Controle de vetores da malria, tifo e outras doenas transmitidas por insetos Controle de pragas florestais Agente sanitrio de erradicao da traa e controle de piolhos Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos, principalmente nas culturas de algodo e milho Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos, principalmente nas culturas de algodo e milho Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e listado na Conveno de Roterd Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e listado na Conveno de Roterd Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Lei 11.936/2009 Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura Proibido o uso, a fabricao, a importao, a exportao, a manuteno em estoque e a comercializao, de acordo com a Lei 11.936/2009 Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central, provocando alteraes de comportamento, distrbios sensoriais, do equilbrio, da atividade da musculatura involuntria e depresso dos centros vitais, particularmente da respirao. Substncia causadora de tumores No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central e causa distrbios hormonais. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar sintomas neurolgicos, como convulses e alteraes no eletroencefalograma e toxicidade heptica. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar disfuno reprodutiva e endcrina. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Para preservao de madeira, indicado o uso de tratamento trmico Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Substitutivos

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Aldrin

Dieldrin 1 Organoclorados

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura

Clordano

Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos num amplo espectro de culturas, como legumes, algodo, milho, frutas, cana-de-acar e hortalias Controle de cupins, com aplicao diretamente no solo

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e listado na Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Biocida utilizado no tratamento do solo para sementes, gros e sorgos Heptacloro Inseticida Conservante de madeira

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e listado na Conveno de Roterd

10

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos, principalmente nas culturas de algodo, cereais, gros e oleaginosas Controle de caros e carrapatos em gados Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de fungos, principalmente na proteo de sementes de cebola, sorgo e trigo Hexaclorobenzeno Conservante de madeira Aplicao industrial como solvente e aditivo na fabricao de borracha, PVC e corantes Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos, principalmente nas culturas de frutas e legumes Aplicao farmacutica Combate malria e doena de Chagas Pesticida com aplicao na atividade agropecuria para o controle de caros e piolhos, principalmente nas criaes de gado de corte e culturas de algodo Conservante de madeira Uso industrial em transformadores, capacitores, fluidos hidrulicos e resinas plastificantes Bifenilas Policloradas (PCB) Cupinicida utilizado como estabilizante de diversas formulaes de plsticos e borrachas especiais, principalmente PVC e borracha clorada No ser humano: pode causar alteraes no fgado, nas funes reprodutivas e escamao dolorosa na pele. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e pela Conveno de Roterd Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: Pode causar disfunes renais, hepticas, no sistema nervoso central e debilitao do sistema imunolgico. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode afetar o fgado e rins e os sistemas endcrino, imunolgico, reprodutivo e nervoso. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Substitutivos

Toxafeno

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Para preservao de madeira indicado o uso de tratamento trmico

Organoclorados Hexaclorociclohexano (BHC)

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e pela Conveno de Roterd

No ser humano: pode causar efeitos no sistema nervoso central, irritaes pulmonares, problemas cardacos, convulses e alteraes do nvel de hormnios sexuais. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Para preservao de madeira, indicado o uso de tratamento trmico Utilizao de leos no clorados com alta constante dieltrica. Cupinicidas livres de ascarel, como produtos naturais ctricos (azadiractina, fipronil e slica neutra)

Lindano (ismero do BHC)

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Portaria Interministerial (MIC/MI/MME) 0019 de 19/1/1981

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e pela Conveno de Roterd e proibido no Brasil

11

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Biocida com amplo espectro de atuao (inseticida, fungicida, bactericida e moluscocida) Conservante de madeira Desinfetante Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode causar danos aos rins, fgado, sistema nervoso e alteraes hematolgicas. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central, causar danos hormonais, afetando o sistema reprodutor, e provocar irritaes na pele e nos olhos. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Substitutivos

Pentaclorofenol e seus sais e steres

Conveno de Estocolmo Conveno de Roterd Conama 396/2008 Conama 357/2005

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo e pela Conveno de Roterd. Proibido no Brasil

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Para preservao de madeira, indicado o uso de tratamento trmico

Endosulfan

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, piolhos e insetos nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais

Conveno de Roterd Portaria n 329 de 1985 do Ministrio da Agricultura

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Organoclorados

Aplicao industrial como intermediria para sntese de outros produtos qumicos, como o cloreto de vinil, que utilizado para produzir cloreto de polivinil (PVC) e outros materiais de construo Solvente extrator na sntese de outros solventes clorados Aditivo na gasolina com chumbo, sendo til na remoo do chumbo Constituinte de produtos destinados limpeza de tecidos, remoo de gordura do metal, quebra de leos, gorduras, ceras, resinas e borracha Componente de algumas solues de limpeza para adeso, pintura, verniz, remoo de tinta Pesticida com amplo espectro de atuao Conveno de Roterd Conama 420/2009 Portaria 2.914/2011 Conama 396/2008 Conama 357/2005 Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central e causar danos no fgado e rins. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos

Para a aplicao da substncia como pesticida, recomenda-se o controle biolgico, uso de pesticidas naturais Para a aplicao da substncia na indstria, recomenda-se a utilizao seguida de prticas aceitveis de reciclagem e/ou reaproveitamento dos resduos gerados

1,2 Dicloroetano

12

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode causar insuficincia renal, aumento da frequncia cardaca e irritao da pele, olhos e trato respiratrio. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar riscos durante a gravidez, hipertermia, catarata e glaucoma. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: pode causar irritao na pele e nos olhos, alm de danos potenciais ao fgado, rins, bao, forro do nariz e plpebras. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar danos ao sistema nervoso central, sistema renal, parada cardaca e paralisia dos pulmes. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode afetar o metabolismo, causar danos ao feto, catarata e glaucoma. Possvel cancergeno humano No meio ambiental: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Substitutivos

Auxinas

2,4,5 cido triclorofenoxiactico e seus sais steres

Poderoso pesticida com amplo espectro de atuao

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

cido Ariloxialcanoico e cido piridinocarboxlico

Dinoterbe

Herbicida seletivo de ao sistmica para o controle de dicotiledneas

1907/2006/CE

A utilizao proibida por se tratar de substncia cancergena e mutagnica, conforme Diretiva 1.907/2006/Unio Europeia (UE)

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Cloroacetanilidas

Alaclor

Herbicida utilizado para controlar o crescimento de ervas daninhas de folha larga e gramneas em milho e muitas outras culturas

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Carbamatos

Aldicarbe

Pesticida com aplicao na atividade agropecuria para o controle de caros, piolhos, insetos e vermes nematoides, principalmente nas criaes de gado de corte e leite, e culturas de algodo, soja e oleaginosas

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Dinitrofenis

Binapacril

Poderoso pesticida com amplo espectro de atuao

Conveno de Roterd Lei 7.082/89

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

13

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode causar danos nos rins, fgado, sistema nervoso, sistema respiratrio e sistema cardiovascular. No classificada para efeitos carcinognicos No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar aumento da frequncia cardaca, convulses, problemas nos rins e fgado e infertilidade. No classificada para efeitos carcinognicos No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar irritaes nos olhos, vias respiratrias, pele e, se ingerida, pode afetar o fgado, rins e pulmes. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar asma, irritao da pele, olhos, trato respiratrio e dermatite de contato. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar efeitos no sistema nervoso central e cistite hemorrgica. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Substitutivos

Dinitro-orto-cresol (DNOC) e seus sais (tais como sais de amnia, potssio e sdio)

Herbicida eficiente utilizado na agricultura para o controle de pragas, como ervas daninhas, nas culturas gros, frutas ctricas e lpulo Possui efeitos secundrios como inseticida, acaricida e fungicida

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Dinitrofenis

Dinosebe e seus sais e steres

Herbicida fenlico eficiente utilizado na agricultura para o controle seletivo de pragas, como ervas daninhas e folhas largas, nas culturas de soja, frutas ctricas, nozes e legumes Inseticida seletivo utilizado na cultura de uvas Agente de secagem de sementes

Conveno de Roterd

Produto orgnico com efeitos danosos aos seres humanos e banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

1,2 dibromoetano (EDB)

Poderoso pesticida com amplo espectro de atuao

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Pesticida utilizado na agricultura no controle de fungos em culturas de frutas e leguminosas 8 Carboximidas Captafol Utilizada como aditivo para produtos fungicidas no controle de pragas em madeiras Pesticida utilizado na agropecuria, no controle de caros, piolhos e insetos nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais 9 Formamidinas Clordimeforme Aplicao na indstria farmacutica como aditivo para frmacos no injetveis de controle de parasitas e em cosmticos teraputicos

Conveno de Roterd Lei 7.082/89

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Conveno de Roterd Lei 7.082/89 Lei Federal de Agrotxicos 8.802/1989

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd e proibido pela Lei Federal de Agrotxicos 8.802/1989

14

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode causar efeitos no sistema nervoso central, irritaes nos olhos e na pele e se acumular no tecido adiposo. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar irritao no aparelho respiratrio, queimadura nos olhos e na pele e causar danos ao sistema nervoso e catarata. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central. Substncia cancergena 11 No classificado Fluoracetamida Raticida utilizado para controle de pragas urbanas como rato e outros roedores de interesses sanitrios Conveno de Roterd PORTARIA 37/1974 Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar insuficincia respiratria, edema de pulmo, irritao nos olhos, paralisia e tremores. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Controle biolgico, uso de pesticidas naturais Substitutivos

Formamidinas

Clorobenzilato

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, piolhos e insetos nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Pesticida com amplo espectro de atuao, principalmente no controle de bactrias e esporos, fungos e leveduras no fngicas 10 teres xido de Etileno Esterilizante de materiais mdicohospitalares e alimentares Produo do etileno glicol para posterior produo de polmeros de polister Conveno de Roterd Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Para a aplicao da substncia como pesticida, recomenda-se o controle biolgico ou o uso de pesticidas naturais Para a aplicao da substncia na indstria, recomenda-se a utilizao seguida de prticas aceitveis de reciclagem e/ou reaproveitamento dos resduos gerados

12

Organofosforados

Monocrotofs

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros e insetos e ervas daninhas nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais Regulador hormonal de crescimento das plantas

Conveno de Roterd RDC 215/2006 ANVISA

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

15

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso e causar dores de cabea, convulses, viso deficiente, vmitos, dor abdominal, inconscincia, tremores e edema pulmonar. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: podem causar danos ao sistema nervoso central, distrbios gastrointestinais, sistema reprodutivo e funes hepticas. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar irritao nos olhos, desconforto respiratrio, efeitos no sistema nervoso e insuficincia cardaca. Possvel cancergeno No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode afetar mltiplos rgos e tecidos, principalmente crebro, sangue, fgado, rins, testculos, esperma, sistema imunolgico e pulmes. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Substitutivos

12

Organofosforados

Paration

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, insetos e ervas daninhas nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais Regulador hormonal de crescimento das plantas

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Formulaes em p contendo: benomil > 7%, carbofurano > 10%, thiram > 15%

Poderosos pesticidas utilizados na agropecuria para o controle de fungos (amplo espectro de atuao) e ectoparasitas

Conveno de Roterd Lei 7.082/89

Formulaes sintticas, persistentes e extremamente danosas aos serem humanos e ao meio ambiente, banidas pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

13

Combinaes qumicas

Fosfamidona (formulaes lquidas solveis da substncia que exceda 1.000 g ingrediente ativo/l)

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, insetos, nematoides e ervas daninhas nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais utilizada diretamente no solo Regulador hormonal de crescimento das plantas

Conveno de Roterd Lei 7.082/89

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

Controle biolgico, uso de pesticidas naturais

Chumbo tetraetil

Aditivo para gasolina para melhorar a octanagem Aplicao industrial, principalmente em caldeiraria

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

14

Organometlicos Chumbo tetrametil

Uso de lcool etlico em aditivo na gasolina

Pintura naval

Conveno de Roterd

Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd

16

Anexo 2: Lista de substncias proibidas (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Aplicao industrial na produo de materiais, principalmente aqueles utilizados na construo civil telhas de fibrocimento; revestimento para cobertura de prdios e edifcios; gessos e estuques; revestimento prova de fogo; isolantes trmicos e acsticos; chapas para fechamento (Eternite) , alm de vestimentas de proteo para combate a incndios; revestimento para o sistema de frenagem e embreagens de automveis Aplicao industrial para produo de tintas, corantes e pigmentos Agente endurecedor na indstria de borracha 16 Aminas Aromticas Benzidina e seus sais Aplicao farmacutica, principalmente como indicador analtico em processos diagnsticos Substncia reagente em laboratrios qumicos para a determinao de metais, em especial metais pesados Clorofluorcabonos (CFCs) CFCl3 (CFC-11) CF2Cl2 (CFC-12) C2F3Cl3 (CFC-113) C2F4Cl2(CFC-114) C2F5Cl (CFC-115) 17 Fluorcarbonos C2H3Cl3 1,1,1tricloroetano Hidroclorofluorcarbono (HCFCs) Conveno de Roterd 769/1976/UE Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Roterd Base legal Motivo de Proibio Impactos No ser humano: pode causar doenas respiratrias, como a asbestose, doena pulmonar causada pela aspirao do p de amianto. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Substitutivos

Asbestos

15

Asbestos Crisotila (asbesto branco)

Conveno de Roterd Organizao Internacional do Trabalho Lei 9.055/1995 769/1976/UE 69/1997/UE 31/1999/UE

Formulaes sintticas, persistentes e extremamente danosas aos seres humanos e ao meio ambiente, banidas pela Conveno de Roterd

Uso de fibrocimento sem amianto ou outros materiais substitutos, como silicato de clcio, fibra de carbono, fibra de celulose, fibra cermica, fibra de vidro, fibra de ao, wollastonite, aramida, polietileno, polipropileno, politetrafluoretileno

No ser humano: pode causar irritao do aparelho respiratrio, da pele, dos olhos e atinge principalmente o fgado e rins. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode causar incidncia do aumento de doenas infecciosas devido a ondas de calor. Substncia cancergena

Substitutivos necessrios na aplicao industrial para a produo de tintas, corantes e pigmentos Fazer uso de corantes e pigmentos corantes de baixa toxicidade

Utilizao industrial para refrigerao (gases de refrigerao) Aplicao industrial para a produo de solventes orgnicos, extintores de incndio e espumas, isolantes (poliestireno extrudado) Embalagens de aerossis (sprays) Protocolo de Montreal de 1989 Portaria n 29 do Ibama de 4/5/1995 Substncia de uso proibido por ser potencialmente destruidora da camada de oznio

No meio ambiente: causa o aquecimento global, o que resulta na ocorrncia de variaes climticas, como alterao na precipitao, subida do nvel dos oceanos e ondas de calor. Esses efeitos causam impactos negativos significativos nos ecossistemas, sade, agricultura e recursos hdricos

Uso de sistemas de refrigerao na seguinte ordem: sistemas com CO2, amnia e isobutano

17

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito


# Grupo Substncia Aplicao Restrio de uso Impactos No ser humano: pode causar irritao da pele e de vias respiratrias. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos. Altamente solvel em gua e de difcil remoo em tratamentos de efluentes No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central e o sistema intestinal, alm de causar queimaduras em contato direto com pele ou com os olhos. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central e sobre o sistema digestivo, alm de causar irritaes na pele e mucosas. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Substitutivos

Azo-compostos (corantes)

Corantes azoicos

Aplicao industrial para produo de tintas, corantes e pigmentos, principalmente em artigos txteis e de couro curtido

A utilizao em artigos txteis e de couro no deve liberar aminas aromticas com concentrao superior a 30ppm (mg/l), conforme Diretiva 1.907/2006/UE

Fazer uso de corantes de baixa toxicidade, como os corantes naturais, acridina, azina e oxazina

Carbamatos

Carbaril (ou carbaryl)

Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de insetos e caros, de amplo espectro de cultura (frutas, legumes, oleaginosas e tubrculos) Conservante de madeiras e sementes

A ingesto mxima diria aceitvel de 0,003 mg/kg, conforme Regulamento Tcnico da Anvisa

Pesticidas biodegradveis (naturais)

Formamidinas

Amitraz

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, piolhos e insetos nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais

A utilizao proibida, conforme Lei Federal de Agrotxicos 7.802/1989

Pesticidas biodegradveis (naturais)

teres

Bifenil polibromados (PBB) incluindo hexabromobisfenil (HBB) teres difenil polibromados (PBDE) Tetra BDE Penta BDE Penta BDE (misturas comerciais) teres Difenil Polibromados (PBDE) Hexa BDE Hepta BDE Octa BDE Nona BDE Deca BDE Octa BDE (misturas comerciais)

Retardador de chama (principalmente em plsticos) Aditivo em plsticos e resinas, retardador de chama em tintas e vernizes

A utilizao em equipamentos eltricos e eletrnicos no deve ultrapassar 0,1%, conforme Diretiva 60/2006/UE

No ser humano: pode causar efeitos adversos nos rins e fgado, doenas cardiovasculares e infertilidade. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos

Substncias no brominadas em retardadores de chama

18

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Poderoso pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, fungos, insetos, vermes nematoides e roedores nas culturas de frutas, leguminosas gros e cereais Herbicida aplicado no solo para controle de ervas daninhas Conservante de madeira e sementes Restrio de uso Impactos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central, causar edema pulmonar, insuficincia circulatria, perturbaes nervosas e convulses. No classificada para efeitos carcinognicos No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central e sobre o sistema respiratrio, alm de causar manifestaes alrgicas cutneas e respiratrias. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos No ser humano: pode atuar sobre os hormnios tireoidianos e sobre o sistema heptico, alm de causar distrbios no estmago e irritao na pele e olhos. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: acumula-se nos organismos vivos, propaga-se pelo ar, pela gua e pelas espcies migratrias e acumula-se nos ecossistemas terrestres e aquticos Substitutivos

Alifticos Halogenados

Brometo de metila

A utilizao para o fumo, sementeiras de hortalias, flores e formicida proibida. Para o tratamento quarentenrio e fitossanitrio o prazo de eliminao o ano de 2015, conforme Instruo Normativa n 1, de 10 de setembro de 2002

Tratamento trmico

Organofosforados

Azinfos-metilo

Pesticida utilizado na agropecuria no controle de caros, insetos e ervas daninhas nas culturas de frutas e leguminosas e na criao de animais para fins comerciais

A utilizao de no mximo 0,12kg de substncia ativa por hectare e por aplicao, conforme Diretiva 414/1991/UE

Pesticidas biodegradveis (naturais)

Organossulfurados

cido perfluorooctanossulfnico (PFOS) PFOS sal de potssio PFOS sal de amnia PFOS sal de ltio PFOS sal de dietanolamina Perfluoro-octano sulfonil fluoreto (PFOSF)

Pesticida utilizado em produtos txteis e de couro, espumas de combate ao fogo, chapeamento de metal, aditivos para revestimentos

A utilizao em produtos semiacabados ou em partes de artigos de no mximo 0,1% em peso, conforme Regulamento 2006/122/ECOF

Pesticidas biodegradveis (naturais)

Metais

Mercrio e seus compostos

Aplicao industrial em instrumentao (automao), equipamentos eletrnicos e lmpadas fluorescentes Conservante de madeira (antiincrustante)

A utilizao como componente para preparaes destinadas aos seguintes fins no permitida: impedir a fixao de microrganismos, plantas ou animais em aparelhagens ou equipamentos utilizados em piscicultura ou conquilicultura; conservao da madeira; impregnao dos txteis industriais pesados e dos fios utilizados para fabricao; tratamento de guas industriais (independentemente do seu uso), conforme a Diretiva 1.907/2006/UE A utilizao no mercado de pilhas e baterias que contenham mais de 0,0005% de mercrio em massa, inclusive nos casos em que estas pilhas e baterias esto incorporadas em aparelhos, proibida, conforme Diretiva 1.907/2006/UE

No ser humano: pode causar problemas no sistema nervoso central, irritao na pele, olhos e vias respiratrias. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos

Termmetros eltricos Baterias de magnsio alcalino Baterias de ltio

19

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Aplicao industrial em instrumentao, aparatos eletrnicos diversos e baterias Nquel Proteo de peas metlicas (resistncia oxidao), aos especiais (ao inox) Restrio de uso A utilizao em utenslios de adorno em contato com partes furadas do corpo no deve ultrapassar a taxa de 0,2g/cm2/semana (limite de migrao) A utilizao em artigos que entram em contato direto e prolongado com a pele, se a taxa de libertao de nquel desses artigos no deve ultrapassar 0,5g/cm2/semana durante um perodo mnimo de dois anos, conforme Diretiva 1.907/2006/UE A utilizao em pilhas e baterias de pilhas eltricas zinco-mangans e alcalino-mangans no deve ultrapassar 0,002% em peso de cdmio, conforme Resoluo Conama 401/2008 A utilizao de carbonato de chumbo e sulfato de chumbo no permitida em componentes de preparao de tintas, salvo em casos de restaurao de construes histricas, conforme Diretiva 1.907/2006/UE O uso em pilhas e baterias de pilhas eltricas zinco-mangans e alcalino-mangans no deve ultrapassar 0,1% em peso de chumbo, conforme Diretiva Conama 401/2008 A utilizao como componente de preparaes destinadas aos seguintes casos no permitida: impedir a proliferao de microrganismos, plantas ou animais em dispositivos ou equipamentos utilizados em piscicultura ou moluscicultura; cascos de embarcaes; quaisquer dispositivos ou equipamentos total ou parcialmente submersos; preservao da madeira e no tratamento de guas industriais (independentemente do seu uso), conforme Diretiva 1.907/2006/UE Impactos No ser humano: em contato direto e prolongado com a pele, pode causar alergias e irritaes e acumular-se nos rins, no fgado e nos pulmes. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: pode causar alteraes no sistema nervoso central e no sistema respiratrio. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: pode causar alteraes no sistema nervoso central, hipertenso e diminuio da fertilidade. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos Substitutivos

Adotar o uso de outros metais hipoarlegnicos para revestimentos de adornos

Baterias, equipamentos eltricos e eletrnicos Cdmio e seus compostos Revestimento anticorrosivo em estruturas metlicas Baterias, equipamentos eltricos e eletrnicos Aditivo para gasolina para melhorar a octanagem Aplicao industrial, principalmente em caldeiraria Pintura naval

Adotar o uso de baterias alcalinas com 0% de cdmio

Usar de baterias lead-free (livres de chumbo, como baterias de ltio) Como aditivo de gasolina, utilizar lcool etlico

Metais

Chumbo

Equipamento eletrnico Arsnio e compostos Inseticida Conservante de couro e madeira

No ser humano: pode causar doenas cerebrovasculares, diabetes, doenas renais e manchas na pele. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: a inalao prolongada pode causar beriliose (afeco pulmonar). Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos

Utilizar tintas anti-incrustantes base de cobre e em tintas autolimpantes para embarcao

Equipamentos eletrnicos Berlio e compostos Ligas metlicas Reatores nucleares A utilizao de compostos de berlio em lmpadas fluorescentes no permitida

Utilizar lmpadas tipo LED, alinhadas com polticas de eficincia energtica do Rio 2016

20

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Pigmento em tintas Plsticos Curtimento de couro 8 Metais Cromo hexavalente Metalurgia, ao inoxidvel, proteo de peas metlicas (resistncia oxidao) Preservao da madeira Hexabromociclododecano Alfahexabromociclododecano Betahexabromociclododecano Gamahexabromociclododecano Retardador de chama em produtos txteis, plsticos, espumas e poliestireno expandido (isopor) A utilizao e a colocao no mercado como componente de preparaes no permitida em concentraes superiores a 0,1% em massa, conforme Diretiva 1.907/2006/UE No ser humano: pode causar distrbios hormonais. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: pode causar irritao no sistema respiratrio e causar queimaduras, irritaes e dermatites em contato com a pele. Substncia cancergena No meio ambiente: substncia que tem potencial de se acumular em nveis trficos da cadeia alimentar. improvvel que tenha qualquer efeito txico ambiental ou ecotxico No ser humano: pode ser irritante para a pele, agir como asfixiante e causar inconscincia. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: riscos de exploso e combusto em sistemas de refrigerao Dibutilftalato (DBP) Dietil-hexilftalato (DEHP) Butilbenzalftalato (BBP) 11 steres de cidos ftlicos (ftalatos) Diisodecil ftalato (DIDP) Diisononil ftalato (DINP) Di-n-octilo ftalato (DNOP) Plasticidas em PVC Adesivos Utilizao em indstrias na fabricao de tintas Aplicao industrial, utilizada como aditivo na fabricao de plsticos, adesivos, selantes e tintas A utilizao e a colocao no mercado como componente de preparaes com concentraes superiores a 0,1% em massa de material plastificado, em brinquedos e artigos de puericultura no permitida, conforme Diretiva 1.907/2006/UE A utilizao e a colocao no mercado como componente de preparaes com concentraes superiores a 0,1% em massa de material plastificado, em brinquedos e artigos de puericultura que crianas possam pr na boca, no permitida, conforme Diretiva 1.907/2006/UE No ser humano: pode causar anormalidade no sistema reprodutivo. Substncia potencialmente cancergena No meio ambiente: as fontes de contaminao so as emisses aosfricas, efluentes aquosos e despejos slidos de plantas industriais, que causam danos ao meio ambiente e aos organismos vivos Plsticos de baixa toxicidade, como GTE e ASE Alteraes no design de equipamentos para diminuir o uso de retardador de chamas Emprego de retardadores de chama seguros, como a slica hidratada Restrio de uso Impactos No ser humano: pode causar leses renal e heptica, rinite e sinusite crnica, atrofia da mucosa nasal e alteraes na pele. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos Substitutivos

A utilizao em equipamentos eltricos e eletrnicos proibida, conforme Diretiva 95/2002/UE permitido o uso como anticorrosivo em sistemas de refrigerao

Para todas as aplicaes da substncia, o mais recomendado a alterao nos processos industriais e substituio de tecnologias

teres difenlicos polibromados

leo lubrificante para corte Parafinas cloradas Plastificante, plsticos, tintas, selantes e borrachas

A utilizao e colocao no mercado como componente de preparaes com concentraes superiores a 1% no trabalho de metais e para engorduramento do couro no so permitidas, conforme Diretiva 1.907/2006/UE

Utilizao de aditivos naturais para engorduramento de couro e trabalho com metais

10

Alcanos

Isobutano

Refrigerao industrial

permitida a utilizao para refrigerao quando no h viabilidade tcnica de uso de outros sistemas de refrigerao

Uso de sistemas de refrigerao priorizados na seguinte ordem: sistemas com CO2, sistemas com amnia e sistemas com isobutano

21

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Pesticida com aplicao na agricultura para o controle de fungos, principalmente na proteo de sementes de cebola, soja e trigo Agente de secagem e conservante de madeira e sementes Aplicao industrial como aditivo em tinturas Acrilonitrila utilizada na fabricao de resinas como acrilonitrila-butadieno-estireno, plsticos, fibras acrlicas e borracha nitrlica A utilizao no permitida na mistura com cdmio para colorao de produtos acabados, conforme Diretiva 1.907/2006/UE Restrio de uso Impactos No ser humano: pode causar complicaes alrgicas e dificuldade respiratria. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: no disponvel No ser humano: pode causar reaes alrgicas na pele, defeitos genticos, danos aos rgos e ao sistema nervoso central. Substncia cancergena No meio ambiente: em caso de contaminao dos corpos hdricos, substncia potencialmente txica para os organismos aquticos No ser humano: pode causar irritao para os olhos e pele e nociva por inalao ou ingesto. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos Substitutivos Recomendada a alterao no desenho de produtos ou o uso de tcnicas como aplicao de oznio ou outros com baixa toxicidade Slica gel o melhor substituto do produto na aplicao como agente de secagem

12

steres

Dimetil fumarato (DMF)

A utilizao em produtos no deve ultrapassar 0,1 mg de dimetil fumarato/kg do produto, conforme Diretiva 251/2209/UE

13

cido Ariloxialcanoico e cido piridinocarboxlico

Uso de tintas com baixa toxicidade sem a mistura de acrilonitrila com cdmio

14

Organoestnicos

xido de bis-tributilestanho e compostos

Aplicao industrial como estabilizador em tintas antiincrustantes

Etoxilatos de alquilfenol (especialmente octifenol e nonilfenol - APEs) 15 Fenis

Aplicao industrial, utilizada como aditivo na fabricao de plsticos, adesivos e materiais de limpeza diversos

Bisfenol A (BPA)

Aplicao industrial na produo de policarbonatos, resina de epxi e retardadores de chamas

A utilizao e a colocao no mercado em forma de componentes de preparaes que agem como biocidas, com o objetivo de impedir a proliferao de microrganismos, plantas ou animais, no so permitidas em: embarcaes, equipamentos utilizados em piscicultura ou moluscicultura; quaisquer dispositivos ou equipamentos total ou parcialmente submersos; tratamento de guas industriais, conforme Diretiva 1.907/2006/UE A utilizao e a colocao no mercado como componentes de preparaes no so permitidas em concentraes iguais ou superiores a 0,1% em massa para as seguintes aplicaes: limpeza industrial, limpeza domstica, tratamento de txteis e de couros, emulsionante em produtos de imerso agrcola, fabricao de pasta e de papel, produtos cosmticos e formulantes nos pesticidas e biocidas, conforme Diretiva 1.907/2006/UE A utilizao proibida para garrafas plsticas, mamadeiras, copos para bebs e produtos de plstico variados, de acordo com a Resoluo 41/2011 da Anvisa. Deve ser evitado o uso em qualquer utenslio que entre em contato com comida

Uso de tintas com arsnicos de baixa toxicidade

No ser humano: pode causar alteraes no sistema endcrino, incluindo efeitos no sistema reprodutivo feminino e masculino e aumento do risco de cncer No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos

Utilizao de produtos de limpeza com baixa toxicidade (substituio por etoxilatos alcolicos)

Utilizao de mamadeiras de vidro e polipropileno

22

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Restrio de uso Impactos No ser humano: pode causar danos na medula ssea, provocando a anemia e danos ao sistema imunolgico. Substncia cancergena No meio ambiente: em caso de contaminao dos corpos hdricos, substncia prejudicial aos organismos aquticos. A queima pode produzir monxido de carbono, dixido de carbono, vapores do produto no queimado e materiais particulados, alm de outras substncias perigosas No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central, fgado e rins. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: pode causar dor de cabea, nuseas e alterar a coordenao de movimentos. No classificada para efeitos carcinognicos No meio ambiente: em caso de contaminao dos corpos hdricos, substncia potencialmente txica para os organismos aquticos. Se afetar o solo por percolao, degrada a qualidade das guas do lenol fretico No ser humano: pode atuar sobre o sistema nervoso central e anular a capacidade do sangue em transportar oxignio. Substncia cancergena No meio ambiente: miscvel em gua, podendo contaminar os corpos hdricos No ser humano: pode causar irritabilidade nos tecidos. Substncia cancergena No meio ambiente: biodegradvel e no se bioacumula na cadeia alimentar Adotar materiais livres de tolueno como solventes acetatos ou outros solventes com baixa toxicidade Substitutivos

Solvente industrial para tintas, colas e vernizes Benzeno Matria-prima para obteno do nilon e do isopor

A utilizao em brinquedos ou partes de brinquedos colocados no mercado em concentraes iguais ou superiores a 0,1% em massa no permitida, conforme Diretiva 1.907/2006/UE

Empregar solventes orgnicos que no sejam oriundos de hidrocarbonetos, tais como lcoois e cetonas

Aplicao industrial na produo de resinas, adesivos, refrigerantes, fibras sintticas 1,1 Dicloroetileno (cloreto de vinila) Aplicao na indstria farmacutica na produo de cosmticos, auxiliando principalmente na reposio de colgeno A utilizao em cosmticos proibida, de acordo com a Diretiva 1.976/768/UE

Empregar o uso de substncias com baixa toxicidade e aditivos naturais em cosmticos Empregar o uso de removedores de tinta de baixa toxicidade, como silicone

16

Componentes Orgnicos Volteis (VOCs) e solventes Tolueno

Solvente industrial para produo de borrachas, tintas, revestimentos e leos Produo de polmeros de uso comum, como nilon, plsticos e garrafas

A utilizao e a colocao no mercado como componente de preparaes no permitida para concentrao igual ou superior a 0,1% em massa em produtos adesivos e tintas para pulverizao, conforme Diretiva 1.907/2006/UE

Solvente para produo de vernizes especiais e laca Cloreto de metileno Agente propulsor de aerossis e espuma plstica Aplicao industrial para produo de resinas Formaldedo Aplicao na indstria farmacutica na produo de cosmticos Resina aglutinante utilizada em madeiras industrializadas (MDF, MDP, OSB etc)

A utilizao em cosmticos proibida, de acordo com a Diretiva 1976/768/UE A utilizao como removedor de tinta proibida

Empregar o uso de substncias com baixa toxicidade e aditivos naturais em cosmticos Empregar o uso de removedores de tinta de baixa toxicidade, como solventes acetatos

A utilizao em pastilhas nos processos de desinfeco e esterilizao de artigos mdicohospitalares proibida, conforme Resoluo 37/2008 da Anvisa

Usar nos processos de desinfeco de hospitalar por tratamento trmico e adotar solventes de baixa toxicidade

23

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Componentes Orgnicos Volteis (VOCs) e solventes Substncia Aplicao Aplicao industrial para a produo de agentes de limpeza Solvente desengraxante Restrio de uso Produto orgnico persistente banido pela Conveno de Estocolmo A instalao de novas mquinas em lavanderias que no tenham sistema de absoro de gases proibida, de acordo com a Resoluo 161/2004 da Anvisa Impactos No ser humano: pode causar efeitos anestsicos. Substncia cancergena No meio ambiente: acumula-se em nveis trficos da cadeia alimentar, podendo causar a morte de organismos vivos No ser humano: pode causar alteraes no sistema endcrino, alm de ser irritante para os olhos e para a pele. Possvel cancergeno humano No meio ambiente: difcil remoo em tratamento de efluentes. No meio ambiente, pode favorecer o surgimento de bactrias super-resistentes No ser humano: no disponvel A utilizao permitida quando a substncia no puder ser reutilizada No meio ambiente: substncias resistentes degradao e de lenta decomposio. A disposio incorreta dessas substncias causa danos ao meio ambiente e aos organismos vivos Empregar biopolmeros como substitutos ou polmeros biodegradveis compostveis Substitutivos Usar substncias no cloradas, tais como CO2, Wet Cleaning, silicone lquido e hidrocarbono sem teor de benzeno

16

Percloroetileno

17

Antibacterianos

Triclosan

Aplicao na indstria farmacutica para produo de medicamentos diversos e produtos de higiene pessoal

A utilizao em produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes no deve ultrapassar 0,3%, de acordo com a Resoluo 162/2011 da Anvisa

Substituir etilexilglicerina com propriedades antimicrobianas

Acrilonitrilo butadieno estireno (ABS) Resina epxi (exceto bisfenol A includo no grupo fenis) Policarbonato (exceto bisfenol A includo no grupo fenis)

18

Plsticos

Poliestireno, incluindo poliestireno expandido

Fabricao de produtos moldados para usos diversos (transporte de fluidos a alta presso), como aparelhos de arcondicionado, ventoinhas eltricas etc. Produo de embalagens, componentes eletrnicos, tintas e materiais de construo Aplicao industrial na produo de materiais, principalmente aqueles utilizados na construo civil telhas de fibrocimento; revestimento para cobertura de prdios e edifcios; gessos e estuques; revestimento prova de fogo; isolantes trmicos e acsticos; chapas para fechamento (Eternite) , alm de vestimentas de proteo para combate a incndios; revestimento para o sistema de frenagem e embreagens de automveis

A utilizao permitida apenas quando a substncia puder ser reutilizada A utilizao da substncia em contato com alimentos e bebidas proibida No ser humano: no disponvel No meio ambiente: substncias resistentes degradao e de lenta decomposio. A disposio incorreta dessas substncias causa danos ao meio ambiente e aos organismos vivos Empregar biopolmeros como substitutos ou polmeros biodegradveis compostveis

A utilizao permitida quando a substncia puder ser reutilizada

No ser humano: o contedo no reciclado pode conter estabilizantes de mercrio, chumbo e cdmio, cujo efeito reportado nas respectivas substncias Produo de produtos utilizados na construo civil lona, tubulaes, cabeamentos e revestimentos, esquadrias, entre outros , alm de brinquedos, acessrios mdicohospitalares e embalagens A utilizao s pode ser feita se o material puder ser reciclado ao fim de sua vida til e os impactos ambientais e sociais em todo o ciclo de vida do produto, incluindo a possibilidade de dano potencial ao meio ambiente e sade pblica, forem avaliados No meio ambiente: a produo da substncia resulta em emisses fugitivas durante a fabricao, o que libera substncias nocivas ao meio ambiente e tambm de ftalatos plastificantes, cujo efeito reportado na respectiva substncia Substncia resistente degradao e de lenta decomposio
24

Empregar o uso de plsticos sem ftalatos Substituto a ser avaliado com patrocinadores (Dow)

Cloreto de polivinil (PVC)

Anexo 3: Lista de substncias de uso restrito (continuao)


# Grupo Substncia Aplicao Produo de polmeros fluorados, revestimentos para embalagens de alimentos e componentes de espumas de combate a incndios Surfactante na polimerizao em emulso de fluoropolmeros Utilizada em produtos txteis e couro como conservante Utilizada como aditivo para revestimentos Produo de polmeros fluorados 19 Fluorcarbonetos Hexafluoreto de enxofre (SF6) Isolante de equipamentos de alta voltagem (subestaes) Utilizao industrial para refrigerao (gases de refrigerao) Aplicao industrial para a produo de solventes orgnicos, extintores de incndio e espumas, isolantes (poliestireno extrudado) Embalagens de aerossis (sprays) A utilizao e a colocao no mercado dos produtos e equipamentos que contenham ou cujo funcionamento dependa da substncia so proibidas, conforme Diretiva 842/2006/UE No ser humano: incidncia do aumento de doenas infecciosas devido a ondas de calor No meio ambiente: substncias que causam o aquecimento global, o que resulta na ocorrncia de variaes climticas, como alterao na precipitao, subida do nvel dos oceanos e ondas de calor. Esses efeitos causam impactos negativos significativos nos ecossistemas, na sade, na agricultura e nos recursos hdricos Uso de sistemas de refrigerao na seguinte ordem: sistemas com CO2, amnia e isobutano Restrio de uso Impactos No ser humano: incidncia do aumento de doenas infecciosas devido a ondas de calor A utilizao e a colocao no mercado dos produtos e equipamentos que contenham ou cujo funcionamento dependa da substncia so proibidas, conforme Diretiva 842/2006/UE No meio ambiente: substncias que causam o aquecimento global, o que resulta na ocorrncia de variaes climticas, como alterao na precipitao, subida do nvel dos oceanos e ondas de calor. Esses efeitos causam impactos negativos significativos nos ecossistemas, na sade, na agricultura e nos recursos hdricos Uso de sistemas de refrigerao na seguinte ordem: sistemas com CO2, amnia e isobutano Substitutivos

Carbonos perfluorados (PFCs) Perfluormetano, perfluoretano, perfluorpropano, perfluorbutano, perfluorciclobutano e perfluorpentano

Hidrofluorcarboneto (HFCs)

25

Das könnte Ihnen auch gefallen