Sie sind auf Seite 1von 16

, Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo.

Preencha, com traos firmes, o espao reser ado a cada opo na folha de resposta. !" de #nscrio !ome

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTO 1: !as pala ras $quanto% e $atuo%, encontram&se os se'uintes encontros oc(licos, respecti amente: a) b) c) d) diton'o crescente oral e hiato diton'o crescente nasal e hiato hiato e diton'o crescente oral hiato e triton'o

QUESTO 2: )m todas as pala ras abaixo, a s*laba t+nica est( corretamente identificada, EXCETO em: a) b) c) d) !obel ruim pudico ureter

QUESTO 3: -endo em ista o empre'o da *r'ula, leia com ateno as frases abaixo. #. ##. ###. !o sei, quando as crianas che'aram. . coment(rio malicioso dos alunos, no impediu o mo imento dos professores. )mbora esti esse cho endo, sa*mos cedo.

. empre'o da *r'ula est( ADEQUADO se'undo o padro culto em: a) b) c) d) # e ## ## e ### ## apenas ### apenas

QUESTO 4: /onforme a norma culta, a colocao do pronome obl*quo (tono est( ADEQUADA em: a) b) c) d) 0uanto nos iludimos com seus ami'os1 2( criticou&me muito por a'ir assim. -odos recusaram&se a comentar o fato. Aqui trabalha&se com mais afinco.

NAS QUESTES 05 E 06, ASSINALE A OP O EM QUE O USO DO ACENTO GRAVE, INDICADOR DE CRASE, ESTE!A INCORRETO"

QUESTO 5: a) b) c) d) )ntre'amos a mercadoria 3 izinha. !unca fizemos meno 3quilo. )sta 4 a re ista 3 que nos referimos. 5iz refer6ncia 3 sua posio no final do debate.

<

QUESTO 6: a) b) c) d) A reporta'em 4 i'ual 3 que foi publicada ontem. .bedeo 3 qualquer sinalizao de tr8nsito. 5omos 3 casa de minha so'ra pela manh. /omunicamos o fato 3s alunas rapidamente.

NAS QUESTES 0# E 0$, MARQUE A OP O EM QUE AM%AS AS PALAVRAS ESTE!AM GRA&ADAS CORRETAMENTE"

QUESTO #: a) b) c) d) frustrao 9 beneficente metereolo'ia 9 rein indicar bicarbonato 9 excesso prazeirosamente 9 di'ladiar

QUESTO $: a) b) c) d) la'artixa 9 estrupo pretensioso 9 obsesso freada 9 obceno berin'ela 9 meret*ssimo

QUESTO ': A forma erbal sublinhada est( flexionada INADEQUADAMENTE em: a) b) c) d) )spero que ele rea enha os seus documentos. . aluno que eu ir fora de sala ser( expulso. #nter iemos na questo com a a:uda de um perito. A questo que n;s propusermos ser( bem a aliada.

B NAS QUESTES 10 E 11, ASSINALE A OP O EM QUE A CIRCUNST(NCIA INDICADA NOS PAR)NTESES ESTE!A INCORRETA, TENDO EM VISTA A ORA O DESTACADA" QUESTO 10: a) b) c) d) =esde que ele me procurou, no consi'o mais estudar. (*+,-.) /ada um colhe se'undo semeia. (/.01.2,3454+) )mbora esti essem erdes, comprei as mas. (/.04367.) /omo ho:e 4 dia santo, rezemos. (/5895)

QUESTO 11: a) b) c) d) Ainda que i a mais tempo, no ser( feliz. (/.0/+997.) >ecebeu tantos presentes quanto o irmo. (/.,-52567.) ? medida que a tecnolo'ia a ana, ele empobrece o esp*rito. (-2.-.267.) >eclama tanto que os professores no o escutam. (1305:3454+)

QUESTO 12: $@ e idente que, para a iol6ncia acabar, a educao 4 pea fundamental.% !o per*odo acima, NO se encontra orao: a) b) c) d) subordinada ad:eti a subordinada substanti a subordinada ad erbial reduzida

QUESTO 13:

$5oi inau'urada, na manh de ontem, a pedido de muitos indi *duos, no a creche.%


.s termos destacados esto corretamente analisados, respecti amente, em: a) b) c) d) ad:unto adnominal A ad:unto adnominal A ob:eto direto ad:unto adnominal A predicati o A su:eito ad:unto ad erbial A ad:unto adnominal A su:eito ad:unto ad erbial A predicati o A ob:eto direto

NAS QUEST;ES 14 E 15, ASSINALE A OP O EM QUE O SIGNI&ICADO DA PALAVRA SU%LINHADA ESTE!A INCORRETAMENTE INDICADO NOS PAR)NTESES" QUESTO 14: a) b) c) d) coser (costurar) cerrar (fechar) infli'ir (trans'redir) mandado (ordem :udicial)

QUESTO 15: a) b) c) d) sustar (suspender) ascender (p+r fo'o) senso (racioc*nio) cassar (anular)

LEIA ATENTAMENTE AS TR)S A&IRMATIVAS NAS QUESTES DE 16 A 20" ELAS PODEM APRESENTAR DESVIO<S= QUANTO > NORMA CULTA DA L?NGUA, TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORD(NCIA, REG)NCIA, CON!UGA O, ACENTUA O E ORTOGRA&IA" A SEGUIR, ASSINALE, PARA CADA QUESTO: a) b) c) d) se apenas a afirmati a # esti er correta se apenas a afirmati a ## esti er correta se apenas a afirmati a ### esti er correta se as afirmati as # e ### esti erem corretas

QUESTO 16: #. Ao me erem, os cidados manteram&se calados, no extra azando os seus sentimentos. ##. /omearam a ha er manifestaCes contr(rias, quando os participantes da sesso le'islati a lembraram das ameaas do 'o ernador. ###. /hamamos ao intruso de i'arista e obser amos que mais de uma pessoa se entreolharam rapidamente.

QUESTO 1#: #. !esse *nterim, no existia outras possibilidades de ao, :( que uma no a in estida implicaria no abandono do car'o. ##. Analisaram&se os no os procedimentos e conclu* que sou eu quem de e encaminhar o processo. ###. Em bando de adios procuraram os ereadores e s; a* se entendeu os erdadeiros moti os da manifestao. QUESTO 1$: #. !o processo, se'uiram anexas as fotos dos carros e recorreu&se, posteriormente, a medidas de ur'6ncia. ##. .s pol*ticos isa am o bem estar da populao e che'aram a perdoar os maiores de edores. ###. !o 'osto de assistir a apresentaCes teatrais em que os produtores das peas se esquecem de problematizar o cotidiano. QUESTO 1': #. !enhum dos presentes re elou suas intenCes e, sendo assim, considerei encerrados as discussCes e o problema le antado. ##. . certo 4 que todos 6m a necessidade de que se discuta os crit4rios de demissCes. ###. /ustou&nos entender que os diretores da escola informariam aos pais dos alunos de que seriam suspensos. QUESTO 20: #. Em 'rupo de cafa'estes acabou en'anando ao adolescente. A partir dai, os pais no mais se simpatizaram com eles. ##. =iante das not*cias recentes, os :uizes procederam o :ul'amento, sendo considerados culpados todos os en ol idos. ###. 5eitas as denncias, os filhos no mais desobedeceram aos pais e che'aram cedo ao col4'io.

J AS QUESTES DE N@MEROS CONSTITUI O &EDERAL" QUESTO 21: @ INCORRETO afirmar que a lei or'8nica do Gunic*pio: a) b) c) d) 4 otada em dois turnos. 4 apro ada por um tero dos membros da /8mara Gunicipal. 4 otada com o interst*cio m*nimo de ,H dias entre um turno e outro. 4 promul'ada pela /8mara Gunicipal. 21 A 25 SO %ASEADAS NA

QUESTO 22: . prazo de alidade de um concurso pblico 4 de: a) b) c) d) at4 7 anos, prorro'( el uma ez, por i'ual per*odo. 7 anos, sem possibilidade de prorro'ao. , ano, prorro'( el uma ez, por i'ual per*odo. at4 < anos, sem possibilidade de prorro'ao.

QUESTO 23: /aso ha:a compatibilidade de hor(rios, o ser idor pblico in estido no mandato de Iereador: a) b) c) d) 4 afastado do car'o, empre'o ou funo, sendo&lhe facultado optar pela sua remunerao. fica afastado de seu car'o, empre'o ou funo, sem direito a optar pela sua remunerao. percebe as anta'ens de seu car'o, empre'o ou funo, sem pre:u*zo da remunerao do car'o de Iereador. pode exercer os dois car'os, mas 4 remunerado apenas pelo car'o de Iereador.

K QUESTO 24: NO 4 pre ista na /onstituio 5ederal perda do car'o pelo ser idor pblico est( el: a) mediante procedimento de a aliao peri;dica de desempenho, na forma de lei complementar, asse'urada ampla defesa. b) mediante processo administrati o em que lhe se:a asse'urada ampla defesa. c) em irtude de sentena :udicial transitada em :ul'ado. d) em irtude de ato da Administrao, expedido independentemente de processo administrati o ou :udicial. QUESTO 25: Assinale a esp4cie normati a pre ista na /onstituio 5ederal para estabelecer os limites da despesa com pessoal ati o e inati o da Enio, dos )stados, do =istrito 5ederal e dos Gunic*pios: a) b) c) d) decreto. lei complementar. medida pro is;ria. lei ordin(ria.

AS QUESTES DE N@MEROS 26 A 32 SO %ASEADAS NA LEI ORG(NICA DO MUNIC?PIO DE PEDRO LEOPOLDO" QUESTO 26: @ CORRETO afirmar que todo o poder do Gunic*pio, emanado do po o, 4 exercido pelo po o: a) b) c) d) apenas por meio dos seus representantes eleitos. apenas de forma direta. diretamente ou por meio dos seus representantes eleitos. apenas por meio do Prefeito Gunicipal.

P QUESTO 2#: A respeito da or'anizao do Gunic*pio, 4 correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) .s Poderes do Gunic*pio so o Le'islati o e o )xecuti o. A Mandeira, o Nino e o Mraso, definidos em Lei, so os s*mbolos do Gunic*pio. A or'anizao, pelo Gunic*pio, de seu Oo erno e Administrao 4 um dos elementos confi'uradores de sua autonomia. A Lei .r'8nica no pro*be que um dos Poderes exera a funo do outro.

QUESTO 2$: /ompete ao Gunic*pio, EXCETO: a) b) c) d) instituir e arrecadar todo e qualquer imposto. estabelecer o re'ime :ur*dico dos ser idores municipais e os planos de carreira. fixar o hor(rio de funcionamento de estabelecimentos industriais e comerciais. prote'er o meio ambiente.

QUESTO 2': A aquisio, pelo Gunic*pio, de bens im; eis, por compra ou permuta, depender(: a) b) c) d) apenas de pr4 ia a aliao. apenas de autorizao le'islati a. de pr4 ia a aliao e autorizao le'islati a. apenas de licitao.

QUESTO 30: A ati idade da administrao pblica municipal 4 direta quando exercida por: a) b) c) d) autarquia. sociedade de economia mista. fundao pblica. ;r'o da Prefeitura ou da /8mara.

,H QUESTO 31: Aplicam&se aos ser idores ocupantes de car'o pblico municipal os se'uintes direitos pre istos no art. J." da /onstituio 5ederal, EXCETO: a) b) c) d) 'arantia de sal(rio, nunca inferior ao m*nimo, para os que percebem remunerao ari( el. a iso pr4 io proporcional ao tempo de ser io, sendo no m*nimo de <H dias, nos termos da lei. d4cimo terceiro sal(rio com base na remunerao inte'ral ou no alor da aposentadoria. repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domin'os.

QUESTO 32: !o que se refere ao Poder )xecuti o Gunicipal, 4 correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) . Poder )xecuti o 4 exercido pelo Prefeito do Gunic*pio, auxiliado pelos Qecret(rios Gunicipais. /ompete, pri ati amente, ao Prefeito Gunicipal etar proposio de lei, total ou parcialmente. /ompete ao Qecret(rio Gunicipal expedir instruCes para a execuo de lei, decreto e re'ulamento. . Prefeito 4 processado e :ul'ado pela /8mara nos crimes comuns e nos de responsabilidade.

AS QUESTES DE N@MEROS 33 A 40 SO %ASEADAS NO REGIMENTO INTERNO DA C(MARA MUNICIPAL DE PEDRO LEOPOLDO" QUESTO 33: !o que se refere 3s sessCes e reuniCes da /8mara Gunicipal, 4 correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) A le'islatura, composta de sessCes le'islati as, tem durao coincidente com o mandato dos Iereadores. A sesso le'islati a corresponde a um ano ci il completo. As reuniCes da /8mara s; podem ser ordin(rias ou extraordin(rias. As reuniCes so pblicas, somente cabendo oto secreto nos casos admitidos em Lei.

,, QUESTO 34: Qo atribuiCes do Presidente da /8mara, EXCETO: a) b) c) d) abrir e encerrar os li ros destinados aos ser ios da /8mara. assinar a correspond6ncia oficial sobre assuntos concernentes 3 /8mara e a suas comissCes. representar a /8mara perante as autoridades constitu*das e a sociedade ci il. retirar proposio de pauta, para cumprimento de despacho, correo de erro ou omisso.

QUESTO 35: A respeito das comissCes da /8mara, 4 correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) so permanentes e tempor(rias. podem ter a participao de qualquer membro da Gesa. na sua composio, de e ser asse'urada, tanto quanto poss* el, participao proporcional das bancadas. funcionam quando presente, no m*nimo, a maioria de seus membros.

QUESTO 36: Qo comissCes permanentes da /8mara, EXCETO: a) b) c) d) /omisso Parlamentar de #nqu4rito. /omisso de 2ustia e >edao. /omisso de Administrao Pblica. /omisso de 5inanas Pblicas.

QUESTO 3#: A d ida sobre a interpretao do >e'imento #nterno, na sua pr(tica, ou relacionada com a Lei .r'8nica, 4 considerada: a) b) c) d) aparte. debate. discurso. questo de ordem.

,7 QUESTO 3$: A respeito dos pro:etos, 4 correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) Qo distribu*dos em a ulsos, incluindo seus anexos. -ramitam em turno nico, sal o exceCes re'imentais. =ispensam, muitas ezes, parecer da /omisso de 2ustia e >edao. )m Plen(rio, podem receber emendas at4 o final da sua discusso.

QUESTO 3': . >e'imento #nterno poder( ser alterado mediante pro:eto: a) b) c) d) do Prefeito ou de Iereador. da Gesa ou de um tero dos Iereadores. de Iereador ou de /omisso da /8mara. de Iereador ou de cidados.

QUESTO 40: =entre as asserti as abaixo, todas relacionadas com o processo le'islati o municipal, assinale a INCORRETA: a) b) c) d) . processo nominal 4 adotado para todas as otaCes, sal o exceCes re'imentais. /hama&se emenda a proposio apresentada como acess;ria de outra. As emendas so otadas pelo processo aplic( el 3 proposio principal. A discusso, que 4 a fase de debate da proposio, 4 feita no todo, inclusi e emendas.

,<

0E)Q-R. =A P>.IA =#Q/E>Q#IA A 0E) Q) >)5)>) . #-)G J., =. )=#-AL !S H,97HH7

C.0934+2+ 5 9+A830*+ 93*8567.: . Iereador 2os4 /i il toma conhecimento, pela imprensa, de que a epidemia de uma peri'osa doena ameaa che'ar ao Gunic*pio de Pedro Leopoldo, pondo em risco a sade de sua populao. .s primeiros focos da doena teriam sido detectados nos Gunic*pios de )smeraldas e >ibeiro das !e es, que fazem limite com Pedro Leopoldo. Preocupado com a situao, o Iereador 2os4 /i il pensa em apresentar 3 /8mara Gunicipal duas 3043/56B+9: & a primeira, para que . S+/2+*C23. 4+ S5D4+ 4+ P+42. L+.-.:4. 9+E5 /.0F./54. 3 /8mara para prestar esclarecimentos a respeito da not*ciaT & a se'unda, para que a /8mara ,5031+9*+ 5.9 P2+1+3*.9 459 /3454+9 F3G30H59 a sua preocupao com o a ano da doena e solicite a eles medidas ur'entes de conteno da epidemia. Antes, por4m, de apresentar as indicaCes, o Iereador faz uma consulta a oc6, na qual +:+ I8+2 95J+2 9+ +9/.:H+8 5 -2.-.9367. 2+A3,+0*5:,+0*+ 54+I8545 para cumprir os seus dois ob:eti os. )m resposta 3 consulta do Iereador, redi:a um PARECER, tecnicamente fundamentado, dando a ele a sua opinio sobre a questo e su'erindo, se for o caso, outra soluo re'imental. ATEN O: a) . texto do parecer completo de er( ter, no m*nimo, 30 <*230*5= e, no m(ximo, 50 </30IK+0*5= linhas. b) . parecer de er(: & ersar exclusi amente sobre o assunto indicado no enunciado da questoT & compreender 2+:5*L23., 18045,+0*567. e /.0/:897., sendo esta conseqU6ncia l;'ica daquelaT & conter, na sua concluso, de forma expl*cita, manifestao fa or( el ou desfa or( el quanto 3 questo examinada.

,B

RASCUNHO DA REDA

,D

,F

ATEN

COM SUA ESCRITA HA%ITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPA O RESERVADO PELA COMISSO, NA &OLHA DE RESPOSTA, A SEGUINTE &RASE: $!o 4 li re o que trabalha por medo do casti'o, mas o que trabalha por amor 3 :ustia.%

Das könnte Ihnen auch gefallen