Sie sind auf Seite 1von 25

PS-GRADUAO LATO SENSU

DIREITO E GESTO PBLICA

VIOSA/2013

PROGRAMA ANALTICO DA DISCIPLINA


DISCIPLINA: ORAMENTO PBLICO PROFESSOR: SIBELE LEANDRA PENNA SILVA
OBJETIVO DA DISCIPLINA: apresentar os fundamentos do Oramento Pblico, bem como possibilitar o entendimento e anlise do referido instrumento de planejamento governamental. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que o aluno possa compreender a abrangncia do tema discutido, bem como adquirir os contedos, ao final que possa demonstrar competncias , aprimorando sua atuao na rea da Administrao Pblica EMENTA Processo de Planejamento e Oramentao. Oramento Pblico. Receitas Pblicas. Despesas Pblicas. Controle e Avaliao da Execuo Oramentria. Accountability e Oramento Participativo. Aula n. Data Contedo a ser Abordado 1. Processo de Planejamento e Oramentao. 2. Oramento Pblico. 2.1. Tipos de Oramento 2.2. Princpios Oramentrios Gerais 2.3. Ciclo Oramentrio 3. RECEITAS PBLICAS 3.1. Classificao da Receita Oramentria 3.2. Particularidades da Receita 3.3. Estgios da Receita 3.4. Dedues da Receita Oramentria 4. DESPESA PBLICA 4.1. Classificao das Despesas Oramentrias 4.2. Particularidades da Despesa 4.3. Crditos Adicionais 4.4. Estgios da Despesa 5. Controle e Avaliao da Execuo Oramentria 6. Accontability e Oramento Participativo CARGA HORRIA 10 h/a Metodologia a ser Utilizada

07/12/2013

- Aulas expositivointerativas. - Exerccios e estudos de caso. - Trabalhos individuais e em grupo. - Discusso de assuntos relacionados disciplina.

Exerccios e estudos de caso Exerccios tericos. Trabalho prtico em grupo. Atividade Avaliativa individual.

Critrios de Avaliao - Capacidade de assimilao; interesse e participao; trabalho em equipe.

Total 100 pontos

MINICURRCULO DO PROFESSOR

Sibele Leandra Penna Silva mestre em Administrao pela Universidade Federal de Viosa MG (2009); graduada em Cincias Contbeis pela Faculdade de Cincias Contbeis de Ponte Nova MG (1999); Ps-Graduada em Auditoria em Servios de Sade pela Universidade Federal do Tocantins TO (2002). J foi professora substituta no Departamento de Administrao e Contabilidade da UFV no perodo 2000/2001 e 2008/2009; professora e coordenadora adjunta do curso de Cincias Contbeis do Instituto Tocantinense Presidente Antnio Carlos no perodo 2001/2006; coordenadora da equipe de Contabilidade e Planejamento Pblico da Prefeitura Municipal de Araguana TO e do Estado do Tocantins TO no perodo 2005/2007; scia-proprietria da Empresa Contbil Penna e Associados TO no perodo 2002/2007; professora e coordenadora dos cursos de Cincias Contbeis da FAMINAS Muria e da Faculdade DINMICA Ponte Nova, membro do Ncleo de Educao Distncia da FAMINAS Muria e Belo Horizonte; professora autora das disciplinas de Metodologia Cientfica e Finanas Empresariais na modalidade EAD da FAMINAS Muria e Belo Horizonte; responsvel pela elaborao e pareceres de questes para concursos pblicos pela empresa CONSUPLAN; consultora de empresas e rgos pblicos. Atualmente professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus de Ouro Branco (MG) e do Centro de Educao a Distncia do IFMG.

SUMRIO

1. PROCESSO DE PLANEJAMENTO E ORAMENTAO ...................... 2. ORAMENTO PBLICO ......................................................................... 2.1. Tipos de Oramento ............................................................................. 2.2. Princpios Oramentrios Gerais ........................................................... 2.3. Ciclo Oramentrio ................................................................................ 3. RECEITAS PBLICAS ............................................................................. 3.1. Classificao da Receita Oramentria ................................................. 3.2. Particularidades da Receita ................................................................... 3.3. Estgios da Receita .............................................................................. 3.4. Dedues da Receita Oramentria ..................................................... 4. DESPESA PBLICA ................................................................................ 4.1. Classificao das Despesas Oramentrias ......................................... 4.2. Particularidades da Despesa ................................................................. 4.3. Crditos Adicionais ................................................................................ 4.4. Estgios da Despesa ............................................................................. 5. CONTROLE DA EXECUO ORAMENTRIA ..................................... 6. AVALIAO DA EXECUO ORAMENTRIA .................................... 7. ACCOUNTABILITY E ORAMENTO PARTICIPATIVO ......................... 7.1 Accountability .......................................................................................... 7.2. Oramento Participativo ........................................................................ Referncias ..................................................................................................

4 5 5 6 7 8 8 9 10 11 11 11 18 19 19 20 21 21 21 22 23

ATENO: O contedo desta apostila no se prope a ser um estudo metodolgico, nem de cunho acadmico para fins de publicao, mas meramente roteiro de estudos para os estudantes de ps-graduao. As ideias expressas foram tiradas dos autores citatos, combinadas, para formar uma teia de conhecimentos capazes de integrar tcnica e teoria. O professor, mais uma vez, adverte que posicionamentos pessoais sero discutidos em sala de aula, pois estes so mero roteiro de estudo, com pensamento de autores citados.

1. PROCESSO DE PLANEJAMENTO E ORAMENTAO a) Plano Plurianual PPA: um plano de mdio prazo, atravs do qual procura-se ordenar as aes do governo que levem ao atingimento dos objetivos e metas fixados para um perodo de quatro anos, situados entre o segundo ano do mandato do responsvel pela sua elaborao e o primeiro ano do mandato subseqente. Contedo do Plano Plurianual - PPA: Diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital e os correspondentes custos de operao e manuteno, alocadas regionalmente. (art. 165, 1 da Constituio Federal); Programas de durao continuada (qualquer um cuja durao ocorra por mais de um exerccio). b) Lei de Diretrizes Oramentrias LDO: tem a finalidade de nortear a elaborao dos oramentos anuais, compreendidos aqui o oramento fiscal, o oramento de investimento das empresas e o oramento da seguridade social, de forma a adequ-los s diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica, estabelecido no Plano Plurianual. Contedo da Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO : Definio das metas e prioridades para o exerccio seguinte. Anexo de Metas Fiscais. Orientao a elaborao da Lei Oramentria Anual - LOA. Alterao da Legislao Tributria. Equilbrio entre receitas e despesas. Limitao de empenho, quando as metas bimestrais no forem alcanadas. Controle de Custos. Avaliao dos resultados dos Programas. Condies para transferncia de recursos a entidades pblicas e privadas. Autorizao para criar cargos, empregos e funes, concesso de vantagens, concesso de aumento aos servidores, alterao da estrutura de carreiras e admisso de pessoal. Estabelecimento de metas fiscais, para trs exerccios, para receita, despesa, resultado primrio, resultado nominal, dvida pblica. Avaliao do cumprimento das metas do ano anterior, memria e metodologia de clculo para justificar as metas anuais pretendidas e comparativo destas com as metas fixadas nos exerccios anteriores. Evoluo do Patrimnio Lquido. Origem e aplicao dos recursos de alienao de ativos. Avaliao da situao financeira e atuarial. Estimativa e compensao da renncia de receita. Margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. Anexo de Riscos Fiscais. Definio da forma de utilizao e montante da reserva de contingncia. Programao financeira e cronograma de execuo mensal de desembolso.

Definio de despesa irrelevante para dispensa da estimativa de impacto oramentrio e financeiro. Prioridades para obras em andamento e conservao do patrimnio. Autorizao para assumir custeio de competncia de outros entes. Situaes em que poder ser autorizada a realizao de hora-extra, quando ultrapassado o limite prudencial da despesa com pessoal. Definio dos incentivos ou benefcios tributrios - renncia de receita.

c) Lei Oramentria Anual LOA: para viabilizar a concretizao das situaes planejadas no Plano Plurianual e, obviamente, transform-las em realidade, obedecida a Lei de Diretrizes Oramentrias, elabora-se o Oramento Anual, onde so programadas as aes a serem executadas, visando alcanar os objetivos determinados. A LOA compreende: oramento fiscal; oramento de investimento das empresas; oramento da seguridade social. Contedo da Lei Oramentria Anual LOA: Sumrio geral da receita por fontes e da despesa por funes do governo; Quadro demonstrativo da receita e despesa segundo as categorias econmicas; Quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislao; Quadro das dotaes por rgos do governo e da administrao; Quadros demonstrativo da receita e planos de aplicao dos fundos especiais; Quadros demonstrativo da despesa, na forma dos anexos 6 a 9 da lei 4.320/64; Quadro demonstrativo do programa anual de trabalho do governo, em termos de realizao de obras e de prestao de servios. 2. ORAMENTO PBLICO O oramento um instrumento que descreve um plano geral de aes, estabelecendo metas e prioridades de curto e longo prazos, alm de conter a projeo de receitas e definio de despesas que viabilizem o alcance dos objetivos. O oramento pblico, em seu conceito puro, uma funo primordial da administrao pblica de estimar receitas e fixar despesas, constituindo-se na ligao entre o planejamento de aes e programas que se deseja cumprir com as funes executivas (poder fazer/realizar aes e dever de prestar servios a sociedade), em que a destinao dos recursos visa consecuo de objetivos e metas. 2.1. Tipos de Oramento a) Oramento Clssico ou Tradicional: era um programa administrativo elaborado pelo setor contbil, que relacionava as receitas a arrecadar e despesas de custeio e no apresentava objetivos a serem atingidos dentro de um exerccio financeiro. Este tipo de oramento no no tinha cunho de planejamento, enfatizando os meios com

os quais a administrao pblica poderia fazer frente a seus gastos em detrimento dos fins das funes estatais. b) Oramento de Desempenho ou de Realizaes: representa uma evoluo do oramento tradicional, no qual se busca estabelecer as aes governamentais e no apenas os gastos pblicos. Apesar de nesta tcnica de oramento j haver ligao das aes aos objetivos e apresentar interesse dos nveis organizacionais responsveis pela execuo dos programas, ainda no podia ser considerado como um oramento-programa, pois no tinha vinculao ao sistema de planejamento governamental. c) Oramento-programa: a tcnica oramentria vinculada ao planejamento econmico e social que surgiu como uma necessidade de levar prtica, com programas anuais, os planos governamentais de desenvolvimento no longo prazo. um instrumento de planejamento da administrao pblica que expressa fsica e financeiramente os programas de governo, possibilitando a realizao de aes para manuteno das atividades de rotina do Estado e a implementao de projetos. Este o tipo de oramento utilizado no Brasil, principalmente por permitir o cumprimento da exigncia constitucional de integrar o oramento anual ao plano plurianual. 2.2. Princpios Oramentrios Gerais Os Princpios Oramentrios visam estabelecer regras norteadoras bsicas, a fim de conferir racionalidade, eficincia e transparncia para os processos de elaborao, execuo e controle do Oramento Pblico. Vlidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio de todos os entes federativos Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios so estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina. a) Anualidade determina a vigncia do oramento, com limite no perodo de um ano. b) Universalidade todas as receitas e despesas integram o oramento pelo seu total, sem qualquer deduo. c) Unidade estabelece que todas as receitas e despesas devam estar contida em uma s lei oramentria. d) Equilbrio manter o equilbrio entre as receitas estimadas e as despesas fixadas. e) Exclusividade decorre do aspecto jurdico do oramento, determinando que no contenha matria estranha a previso da receita e fixao da despesa, ressalvada a autorizao para abertura de crdito suplementar, contratao de operao de crdito, ainda que por antecipao de receita, como destinao do supervit ou cobertura do dficit. f) Oramento Bruto: dispe que todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no oramento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de deduo. g) Especificao: define que as receitas e as despesas devem aparecer no oramento discriminadamente, de forma que se possa saber a origem dos recursos e sua aplicao.
6

h) Publicidade: dispe que o contedo oramentrio deve ser divulgado por meio dos veculos oficiais de comunicao para conhecimento pblico e para eficcia de sua validade. a) No-afetao da receita - postula o recolhimento de todos os recursos a uma caixa nica do tesouro, sem discriminao quanto a sua destinao, ressalvado o seguinte: repartio da arrecadao do imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos; ITR; IPVA; ICMS; IR e IPI; destinao de recursos para manuteno e desenvolvimento do ensino, das receitas de impostos unio nunca menos de 18%; estados, distrito federal e municpios, no mnimo 25%; e, destinao de 15% da receita de impostos prprios e transferidos para custeio da sade. 2.3. Ciclo Oramentrio O ciclo oramentrio composto por: a) Elaborao ETAPA ATIVIDADES Fixao de diretrizes. Preliminar Projees e prognsticos. Preparo das normas e instrues. Inicial Encaminhamento s unidades operacionais. Indicao, pelas unidades oramentrias, dos programas de trabalho a serem desenvolvidas, discriminando: funes, programas, projetos e atividades; cdigos de despesas e Intermediria fontes de recursos; Consolidao das propostas parciais do oramento ao nvel das unidades de execuo. Consolidao das propostas setoriais. Final Formulao da proposta geral do oramento. Encaminhamento ao Legislativo. b) Estudo e aprovao ETAPA ATIVIDADES Responsabilidade do executivo pela apresentao do projeto de lei Iniciativa oramentrio ao legislativo. Debate em plenrio do legislativo, incluindo emendas, voto do Discusso relator, redao final e votao. Aquiescncia do titular do poder executivo ao projeto de lei Sano aprovado pelo legislativo. Em desacordo, o poder executivo poder vetar, total ou Veto parcialmente o projeto aprovado pelo legislativo. Promulgao A primeira se refere ao atestado de existncia da lei e a segunda a e Publicao torna obrigatria atravs da publicidade. c) Execuo fase em que realizado aquilo que est previsto nos projetos e atividades da Lei Oramentria.

d) Avaliao esta fase, apesar de prevista, raramente de fato realizada, pois, ao se encerrar o exerccio financeiro, geralmente o executivo toma as iniciativas para iniciar a execuo de novo oramento e assim, poucos ou nenhum recurso destinado avaliao do oramento encerrado, no que se refere a sua execuo. 3. RECEITAS PBLICAS A receita pblica divide-se em receita oramentria e ingressos extraoramentrios. Os ingressos extraoramentrios so representados como passivo financeiro, constituindo-se em so recursos de terceiros que transitam pelos cofres pblicos. J a receita oramentria aquela que pertence de fato entidade e se classifica economicamente em Receitas Correntes e Receitas de Capital. 3.1. Classificao da Receita Oramentria A Lei n. 4.320/64, em seu artigo 8, define que os itens da discriminao da receita devem ser identificados por nmeros de cdigo decimal. O detalhamento adotado para a receita oramentria tem como objetivo a identificao do fato que originou o ingresso da receita nos cofres pblicos e utilizado por todos os entes da Federao. A classificao apresenta as informaes necessrias para a alocao oramentria dos recursos e formada por um cdigo numrico composto de 8 dgitos e subdividido em seis nveis: Categoria Econmica, Origem, Espcie, Rubrica, Alnea e Subalnea. Nveis 1 2 3 4 5 6 Cdigo 1 1 1 2 02 00 Nomenclatura Oramentria Categoria Econmica Origem Espcie Rubrica Alnea Subalnea Sigla C O E R AA SS

a) Categoria Econmica: classifica as Receitas Oramentrias em Receitas Correntes e Receitas de Capital. A codificao correspondente seguinte: Cdigo 1 2 Categoria Econmica Receitas Correntes Receitas de Capital

Receitas Correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, de servios, industrial e, ainda, os recursos financeiros provenientes de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender as despesas classificveis como Despesas Correntes.

Receitas de Capital so as provenientes de recursos oriundos de contratao de dvidas, da converso em espcie de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a custear as despesas classificveis como Despesas de Capital e ainda o supervit do oramento corrente (a diferena entre receitas e despesas correntes classificado como receita de capital). b) Origem da Receita: o detalhamento das Categorias Econmicas Receitas Correntes e Receitas de Capital, com vistas a identificar a natureza da procedncia das receitas no momento em que ingressam no Oramento Pblico. Receitas Correntes Receitas de Capital 1 - Receita Tributria 1 Operaes de Crdito 2 Receita de Contribuies 2 Alienao de Bens 3 Receita Patrimonial 3 Amortizao de Emprstimos 4 Receita Agropecuria 4 Transferncias de Capital 5 Receita Industrial 5 Outras Receitas de Capital 6 Receita de Servios 7 Transferncias Correntes 8 Outras Receitas Correntes c) Espcie: o nvel de classificao vinculado Origem que permite qualificar com maior detalhe o fato gerador das receitas. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria, identifica-se as espcies Impostos, Taxas e Contribuies de Melhoria. d) Rubrica: agrega determinadas espcies de receitas cujas caractersticas prprias sejam semelhantes entre si; dessa forma, detalha a espcie, por meio da especificao dos recursos financeiros que lhe so correlatos. Por exemplo, a rubrica Impostos sobre o Patrimnio e a Renda corresponde ao detalhamento da Espcie Impostos. e) Alnea: o detalhamento da Rubrica e exterioriza o nome da receita que receber o registro pela entrada de recursos financeiros. Por exemplo, a alnea Impostos sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza corresponde ao detalhamento da Rubrica Impostos sobre o Patrimnio e a Renda. f) Subalnea: constitui o nvel mais analtico da receita, utilizado quando h necessidade de se detalhar a Alnea com maior especificidade. Por exemplo, a subalnea Pessoas Fsicas detalhamento da Alnea Impostos sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. 3.2. Particularidades da Receita Aplicao da receita provinda de alienao de bens: toda receita advinda da alienao de bens que integram o patrimnio pblico no podem ser utilizadas para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos. Receita Corrente Lquida: utilizada como base para determinar valores obrigatrios para o governo aplicar, por exemplo, na educao e na sade. Corresponde ao somatrio das receitas tributrias, de contribuies,
9

patrimoniais, industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes e demais receitas correntes de todos os rgos da administrao direta e indireta, e deduzidas a arrecadao de contribuies dos segurados, a compensao financeira entre fundos de previdncia, a arrecadao das contribuies patronais e as transferncias intragovernamentais. Para a apurao da receita corrente lquida, utilizado o somatrio das receitas arrecadadas no ms em referncia e nos 11 meses anteriores, excludas as duplicidades. Renncia de receita: compreende anistia, remisso, subsdio, crdito presumido, concesso de iseno em carter no geral, alterao de alquota ou modificao de base de clculo que implique reduo discriminada de tributos ou contribuies, e outros benefcios que correspondam a tratamento diferenciado. Estimativa do Impacto Oramentrio-Financeiro: documento com informaes sobre o impacto positivo, negativo ou neutro, na variao patrimonial do rgo pblico. No caso das receitas necessrio informar se a renncia foi considerada na estimativa de receita prevista na lei oramentria, e se afetar as metas previstas de resultados fiscais, assim como se estar acompanhada de medidas de compensao, por meio do aumento de receita, provenientes da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio. No caso de despesas, toda ao que acarrete o seu aumento, dever ser acompanhada da estimativa do impacto oramentrio-financeiro elaborada pelo rgo especfico de compras ou contratos e ainda de declarao do ordenador da despesa de que tal ao esteja de acordo com a lei oramentria anual, com a Lei de Diretrizes Oramentrias e com o plano plurianual. Receitas de Operaes Intraoramentrias: operaes intraoramentrias so aquelas realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e do oramento da seguridade social do mesmo ente federativo; por isso, no representam novas entradas de recursos nos cofres pblicos, mas apenas remanejamento de receitas entre eles. Dessa forma, a fim de se evitar a dupla contagem dos valores financeiros objeto de operaes intraoramentrias na consolidao das contas pblicas, a Portaria Interministerial STN/SOF n 338, de 26 de abril de 2006, incluiu as Receitas Correntes Intraoramentrias e Receitas de Capital Intra-Oramentrias.

3.3. Estgios da Receita a) Previso: etapa de planejamento e estimativa de arrecadao de receitas oramentrias que devero constar na proposta da Lei Oramentria Anual. O valor constante em cada item (cdigo) da receita oramentria considera-se como mera previso, podendo ficar menor ou ultrapassar o valor estimado aps a execuo oramentria.

10

b) Lanamento: etapa de identificao e individualizao do contribuinte pela administrao pblica, que deve formalizar (escrevendo e estabelecendo) o crdito (valor) referente a tributos e outras rendas com vencimento estabelecido legalmente. c) Arrecadao: corresponde entrega dos recursos devidos fazenda pblica para os agentes arrecadadores (instituies financeiras, casa lotricas, etc.) autorizados pelo ente, realizada pelos contribuintes ou devedores atravs do pagamento de guias ou depsitos bancrios. d) Recolhimento: corresponde transferncia dos recursos para o errio (cofres pblicos). Depois de recolhidos, os recursos ficam efetivamente disponveis para serem utilizados pelos gestores. e) Centralizao: se refere ao fato de que todos os recebimentos de recursos serem processados por uma nica repartio, a tesouraria. 3.4. Dedues da Receita Oramentria O critrio geral utilizado para registro da receita oramentria o do ingresso de disponibilidades. No mbito da administrao pblica, a deduo de receita oramentria utilizada nas seguintes situaes: Recursos que o ente tenha a competncia de arrecadar, mas que pertencem a outro ente, de acordo com a lei vigente (se no houver a previso como despesa); e Restituio de tributos recebidos a maior ou indevidamente. 4. DESPESA PBLICA Constituem despesas pblicas os gastos fixados em lei oramentria ou em leis especiais e destinados a execuo dos servios pblicos e dos aumentos patrimoniais, a satisfao dos compromissos da dvida pblica, ou a restituio ou pagamento das importncias recebidas a ttulo de cauo ou depsitos (devolues de valores). 4.1. Classificao das Despesas Oramentrias A classificao das despesas oramentrias tem como um dos principais objetivos viabilizar a fiscalizao dos gastos pblicos e possibilitar consolidaes e comparaes que so relevantes para o desenvolvimento da gesto pblica. a) Classificao Institucional: corresponde discriminao da receita por cada rgo que consta no oramento e obedecendo estrutura organizacional destas entidades. Segundo o princpio da unidade, o oramento tem que ser nico e ao mesmo tempo, constar todas as receitas e despesas do poder legislativo, da administrao direta e indireta (autarquias, fundaes, institutos de previdncia, etc.). Dentro dos rgos pblico, distribui-se o oramento obedecendo estrutura organizacional de cada um, considerando as secretarias, departamentos como unidade oramentria.

11

Exemplo de Codificao: Cdigos 01.00.00 01.01.00 02.00.00 02.01.00 02.02.00 02.03.00 02.04.00 02.05. 02.05.01 03.00.00 04.00.00 05.00.00 Tipo rgo Unidade Administrativa rgo Unidade Administrativa Unidade Administrativa Unidade Administrativa Unidade Administrativa Unidade Administrativa Unidade Oramentria rgo rgo rgo Nomenclatura Cmara Municipal Gabinete da Cmara Prefeitura Municipal Gabinete e Secretaria do Prefeito Secretaria de Administrao Secretaria de Finanas Secretaria de Educao Secretaria de Sade Fundo Municipal de Sade Autarquia X Fundao Y Instituto de Previdncia Municipal Z

b) Classificao Funcional: delimita as despesas pelas funes que o Estado exerce como: sade, segurana, educao, saneamento, etc. Esta a principal classificao que possibilita a consolidao das informaes das despesas de um municpio com as de outros municpios, de um estado-membro ou mesmo do pas. Funo: deve ser entendida como o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A funo Encargos Especiais engloba as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dvidas, ressarcimentos, indenizaes e outras afins, representando, portanto, uma agregao neutra. Subfunes: representam as parties da funo, visando agregar determinado subconjunto de despesa do setor pblico; podem ser combinadas com diferentes funes das que estejam vinculadas. Na nova classificao, a subfuno identifica a natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes.

A padronizao de funes e subfunes nacionalmente, foi feita pela Portaria n 42/99.

FUNES 01 - Legislativa 02 - Judiciria 03 - Essencial Justia

SUBFUNES 031 - Ao Legislativa 032 - Controle Externo 061 - Ao Judiciria 062 Defesa do Interesse Pblico no Processo Judicirio 091 - Defesa da Ordem Jurdica 092 - Representao Judicial e Extrajudicial

12

04 - Administrao

05 - Defesa Nacional

06 - Segurana Pblica 07 - Relaes Exteriores

08 - Assistncia Social

09 - Previdncia Social

10 - Sade

11 - Trabalho

12 - Educao

121 - Planejamento e Oramento 122 - Administrao Geral 123 - Administrao Financeira 124 - Controle Interno 125 - Normatizao e Fiscalizao 126 - Tecnologia da Informao 127 - Ordenamento Territorial 128 - Formao de Recursos Humanos 129 - Administrao de Receitas 130 - Administrao de Concesses 131 - Comunicao Social 151 - Defesa rea 152 - Defesa Naval 153 - Defesa Terrestre 181 - Policiamento 182 - Defesa Civil 183 - Informao e Inteligncia 211 - Relaes Diplomticas 212 - Cooperao Internacional 241 - Assistncia ao Idoso 242 - Assistncia ao Portador de Deficincia 243 - Assistncia Criana e ao Adolescente 244 - Assistncia Comunitria 271 - Previdncia Bsica 272 - Previdncia do Regime Estatutrio 273 - Previdncia Complementar 274 - Previdncia Especial 301 - Ateno Bsica 302 - Assistncia Hospitalar e Ambulatorial 303 - Suporte Profiltico e Teraputico 304 - Vigilncia Sanitria 305 - Vigilncia Epidemiolgica 306 - Alimentao e Nutrio 331 - Proteo e Benefcios ao Trabalhador 332 - Relaes de Trabalho 333 - Empregabilidade 334 - Fomento ao Trabalho 361 - Ensino Fundamental 362 - Ensino Mdio 363 - Ensino Profissional 364 - Ensino Superior 365 - Educao Infantil 366 - Educao de Jovens e Adultos 367 - Educao Especial

13

13 - Cultura 14 - Direitos da Cidadania

15 - Urbanismo 16 - Habitao 17 - Saneamento

18 - Gesto Ambiental

19 - Cincia e Tecnologia

20 - Agricultura

21 - Organizao Agrria

22 - Indstria

23 - Comrcio e Servios

24 - Comunicaes 25 Energia

391 - Patrimnio Histrico, Artstico e Arqueolgico 392 - Difuso Cultural 421 - Custdia e Reintegrao Social 422 - Direitos Individuais, Coletivos e Difusos 423 - Assistncia aos Povos Indgenas 451 - Infra-Estrutura Urbana 452 - Servios Urbanos 453 - Transportes Coletivos Urbanos 481 - Habitao Rural 482 - Habitao Urbana 511 - Saneamento Bsico Rural 512 - Saneamento Bsico Urbano 541 - Preservao e Conservao Ambiental 542 - Controle Ambiental 543 - Recuperao de reas Degradadas 544 - Recursos Hdricos 545 - Meteorologia 571 - Desenvolvimento Cientfico 572 - Desenvolvimento Tecnolgico e Engenharia 573 - Difuso do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico 601 - Promoo da Produo Vegetal 602 - Promoo da Produo Animal 603 - Defesa Sanitria Vegetal 604 - Defesa Sanitria Animal 605 - Abastecimento 606 - Extenso Rural 607 - Irrigao 631 - Reforma Agrria 632 - Colonizao 661 - Promoo Industrial 662 - Produo Industrial 663 - Minerao 664 - Propriedade Industrial 665 - Normalizao e Qualidade 691 - Promoo Comercial 692 - Comercializao 693 - Comrcio Exterior 694 - Servios Financeiros 695 - Turismo 721 - Comunicaes Postais 722 - Telecomunicaes 751 - Conservao de Energia 752 - Energia Eltrica 753 - Petrleo 754 - lcool

14

26 - Transporte

27 - Desporto e Lazer

28 - Encargos Especiais

781 - Transporte reo 782 - Transporte Rodovirio 783 - Transporte Ferrovirio 784 - Transporte Hidrovirio 785 - Transportes Especiais 811 - Desporto de Rendimento 812 - Desporto Comunitrio 813 - Lazer 841 - Refinanciamento da Dvida Interna 842 - Refinanciamento da Dvida Externa 843 - Servio da Dvida Interna 844 - Servio da Dvida Externa 845 - Transferncias 846 - Outros Encargos Especiais

c) Classificao Estrutural Programtica: todos os entes devem ter seus trabalhos organizados por programas e aes, mas cada um estabelecer seus prprios programas e aes de acordo com a referida Portaria. Nesta classificao a ideia fazer uma conexo entre a funo (determinada por lei) e os programas estabelecidos no PPA, de forma que sejam detalhados em projetos, atividades e operaes especiais. Programa: instrumento de organizao da atuao governamental que articula um conjunto de aes que concorrem para a concretizao de um objetivo comum preestabelecido, visando soluo de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade. Estado. Ao: correspondem a atividades ou operaes que resultam em bens e servios produtos, necessrios para o atendimento do objetivo de um programa. So classificadas como: Atividade; ao que envolve um conjunto de operaes realizadas contnua e permanentemente, da qual resulta um produto ou servio necessrio manuteno da ao governamental. Projeto: corresponde a uma ao que envolve um conjunto de operaes limitadas no tempo e da qual resulta um produto destinado ao crescimento ou aperfeioamento da ao governamental. Operaes Especiais: aes que no se destinam manuteno ou ao crescimento e aperfeioamento da ao estatal. d) Classificao Segundo a Natureza: considerando a natureza da despesa oramentria, sua classificao compe-se de: Categoria Econmica; Grupo de Natureza da Despesa; Modalidade de Aplicao; e, Elemento de Despesa. Categoria Econmica: classificada em duas Categorias econmicas. Cada categoria representada por um cdigo. Cdigo Categoria Econmica 3 Despesas Correntes 4 Despesas de Capital

15

Despesas Correntes so despesas operacionais dos rgos pblicos a fim de manter o funcionamento e prestar os servios pblicos. Elas reduzem a disponibilidade de caixa, afetando negativamente o patrimnio. So despesas que no geram um bem e capital, representam as despesas de custeio e transferncias correntes, inclusive as subvenes. Despesas de Capital correspondem ao grupo de despesas que resultam em formar um bem de capital ou valorizar um bem j existente. Estas despesas diminuem a disponibilidade de caixa, mas no afetam o patrimnio (sai dinheiro do caixa, mas entra um bem de capital de igual valor; h uma mutao patrimonial). Inclui, entre outras, o planejamento e execuo de obras; a compra de instalaes, equipamentos, material permanente, ttulos representativos de capital de empresas ou entidades de qualquer natureza, bem como as amortizaes de dvida e concesses de emprstimos. Grupo de Natureza da Despesa: agrega as despesas de acordo com o objeto de gasto. Cada Grupo de Natureza da Despesa possui um cdigo e est diretamente relacionado a uma Categoria Econmica. Despesas Correntes Despesas de Capital 1 Pessoal e Encargos Sociais 4 Investimentos 2 Juros e Encargos da Dvida 5 Inverses Financeiras 3 Outras Despesas Correntes 6 Amortizao de Dvida

Modalidade de Aplicao: corresponde forma de realizao da despesa, que pode ser direta, pela unidade oramentria de cuja programao faz parte a despesa, ou indireta, mediante a transferncia a outro rgo integrante ou no do oramento. So codificaes de acordo com a modalidade de aplicao: 20 - transferncias unio 30 - transferncias a estados e ao distrito federal 40 - transferncias a municpios 50 - transferncias a instituies privadas sem fins lucrativos 60 - transferncias a instituies privadas com fins lucrativos 70 - transferncias a instituies multigovernamentais nacionais 80 - transferncias ao exterior 90 - aplicaes diretas 99 - a definir Elemento de Despesa: tem por finalidade identificar os objetos de gasto. So elementos de despesa e seus respectivos cdigos so: 01 - aposentadorias e reformas 03 - penses 04 - contratao por tempo determinado 05 - outros benefcios previdencirios 06 - benefcio mensal ao deficiente e ao idoso 07 - contribuio a entidades fechadas de previdncia 08 - outros benefcios assistenciais 09 - salrio-famlia
16

10 - outros benefcios de natureza social 11 - vencimentos e vantagens fixas - pessoal civil 12 - vencimentos e vantagens fixas - pessoal militar 13 - obrigaes patronais 14 - dirias - civil 15 - dirias - militar 16 - outras despesas variveis - pessoal civil 17 - outras despesas variveis - pessoal militar 18 - auxlio financeiro a estudantes 19 - auxlio-fardamento 20 - auxlio financeiro a pesquisadores 21 - juros sobre a dvida por contrato 22 - outros encargos sobre a dvida por contrato 23 - juros, desgios e descontos da dvida mobiliria 24 - outros encargos sobre a dvida mobiliria 25 - encargos sobre operaes de crdito por antecipao da receita 26 - obrigaes decorrentes de poltica monetria 27 - encargos pela honra de avais, garantias, seguros e similares 28 - remunerao de cotas de fundos autrquicos 30 - material de consumo 32 - material de distribuio gratuita 33 - passagens e despesas com locomoo 34 - outras despesas de pessoal decorrentes de contratos de terceirizao 35 - servios de consultoria 36 - outros servios de terceiros - pessoa fsica 37 - locao de mo-de-obra 38 - arrendamento mercantil 39 - outros servios de terceiros - pessoa jurdica 41 - contribuies 42 - auxlios 43 - subvenes sociais 45 - equalizao de preos e taxas 46 - auxlio-alimentao 47 - obrigaes tributrias e contributivas 48 - outros auxlios financeiros a pessoas fsicas 49 - auxlio-transporte 51 - obras e instalaes 52 - equipamentos e material permanente 61 - aquisio de imveis 62 - aquisio de produtos para revenda 63 - aquisio de ttulos de crdito 64 - aquisio de ttulos representativos de capital j integralizado 65 - constituio ou aumento de capital de empresas 66 - concesso de emprstimos e financiamentos 67 - depsitos compulsrios 71 - principal da dvida contratual resgatado 72 - principal da dvida mobiliria resgatado
17

73 - correo monetria ou cambial da dvida contratual resgatada 74 - correo monetria ou cambial da dvida mobiliria resgatada 75 - correo monetria da dvida de operaes de crdito por antecipao da receita 76 - principal corrigido da dvida mobiliria refinanciado 77 - principal corrigido da dvida contratual refinanciado 81 - distribuio de receitas 91 - sentenas judiciais 92 - despesas de exerccios anteriores 93 - indenizaes e restituies 94 - indenizaes e restituies trabalhistas 95 - indenizao pela execuo de trabalhos de campo 96 - ressarcimento de despesas de pessoal requisitado 99 - a classificar 4.2. Particularidades da Despesa Despesa Obrigatria de Carter Continuado: so aquelas que se realizam em carter contnuo, decorrentes de obrigatoriedade assumida pelo Estado por meio de atos e instrumentos legais. So exemplos de despesas de carter continuado: os contratos, os convnios, os compromissos como gua, energia eltrica, telefone e folha de pagamento. Reserva de Contingncia: no despesa, e sim uma dotao global, sem programao correspondente, cuja funo fazer frente a despesas imprevisveis, como fonte de recursos para abertura de crditos adicionais decorrentes do atendimento a passivos contingentes e outros riscos fiscais imprevistos. Constitui-se em uma reserva para a possibilidade de um fato acontecer ou no, envolvendo normalmente uma situao de risco com grau de incerteza, quanto sua ocorrncia. O valor da Reserva de Contingncia estabelecido na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), e, se as imprevises s quais pode fazer frente no acontecerem at os ltimos meses do exerccio, essa reserva poder reforar qualquer tipo de crdito oramentrio ou adicional. Despesas de Exerccios Anteriores: refere-se a uma dotao oramentria que se destina a dar condies de empenhar as despesas resultantes de compromissos gerados em exerccios financeiros j encerrados, desde que o oramento do exerccio em que foram originadas possusse saldo suficiente para atend-las, e estas, no tenham sido processadas em poca prpria. Refere-se a despesas com servios prestados ou mercadorias adquiridas, cujo credor tenha cumprido efetivamente sua obrigao no prazo estabelecido. Incluemse, ainda, nessa possibilidade os restos a pagar com prescrio interrompida, dentro do prazo de direito do credor, e os compromissos decorrentes de obrigao de pagamento criada em virtude de lei e reconhecidos aps o encerramento do exerccio. Restos a Pagar: corresponde a todas as despesas empenhadas e ainda no pagas antes do encerramento do exerccio anterior. O resto a pagar se divide

18

em despesas processadas, quando j foram liquidadas antes do encerramento do exerccio financeiro e ainda no pagas, e no processadas, as despesas empenhadas, mas ainda no liquidadas e/ou pagas. vedada aos gestores pblicos a contrao de obrigaes (despesas) nos ltimos oito meses de mandato, que no possam ser pagas integralmente dentro do mesmo exerccio, ou caso tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja disponibilidade de caixa suficiente para pagamento da obrigao.

4.3. Crditos Adicionais So as autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei do oramento. Os crditos adicionais classificam-se em: a) Suplementares destinados a reforo da dotao oramentria j existente; b) Especiais destinados a despesas para as quais no houve dotao c) oramentria especfica; d) Extraordinrios destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Considerando o princpio do equilbrio oramentrio, para que seja aberto um crdito adicional aumentando despesa preciso que haja recursos equivalentes. Desta forma, sempre obrigatria a indicao de fonte de recursos (de onde sara os recursos) para que seja possvel a abertura de um crdito adicional (o acrscimo de despesa alm das previstas na LOA). So fontes de recursos o supervit financeiro, anulao de dotaes oramentrias, operaes de crdito e excesso de arrecadao. Existem outros instrumentos administrativos de se movimentar crditos oramentrios entre dotaes oramentrias previstas na LOA, quais sejam: transposio, remanejamento e transferncia de dotaes. 4.4. Estgios da Despesa Os estgios ou etapas da despesa pblica tem o objetivo de garantir a qualidade das aes governamentais. So estgios ou etapas das despesas pblicas: fixao, descentralizao, programao, licitao, empenho, liquidao, suprimento e pagamento. a) Fixao: etapa onde determinado o montante de gasto para cada grupo de despesa durante o exerccio financeiro. O valor constante em cada dotao oramentria de despesa considerado fixado por meio de clculos e estudos, visando o alcance dos objetivos traados para os programas previstos no Plano Plurianual PPA. Entretanto, a fixao desses valores dependente do montante de recursos estimados para arrecadao. b) Descentralizao: a descentralizao dos crditos oramentrios feita com a movimentao do oramento, mantendo-se as classificaes institucional e funcional-programtica. As despesas so feitas por cada unidade oramentria, que tem a responsabilidade sobre os gastos efetuados para implementao de aes previstas para sua manuteno e/ou expanso.
19

c) Programao: refere-se elaborao de cronograma de desembolso de cada despesa prevista no oramento de forma a disciplinar os gastos medida que se tem a previso de recebimento das receitas. Neste estgio, deve ser feita a distribuio de cotas oramentrias que autorizam o limite de gastos por unidade oramentria. d) Licitao: o processo legal utilizado pela administrao pblica para promover uma disputa entre os interessados em ofertar bens e servios pretendidos de serem adquiridos. O objetivo da licitao escolher a proposta mais vantajosa s convenincias determinadas pelo rgo pblico para o bem ou servio que se quer comprar. A licitao regulamentada pela Lei 8.666 de 21 de junho de 1993, que regulamenta o artigo 37, inciso XXI. Da Constituio Federal. So modalidades de licitao: Concorrncia; Tomada de Preos; Convite; Concurso; Leilo; Prego. e) Empenho: ato ou procedimento que reconhece e cria a obrigao para o rgo pblico de pagamento, feito por pessoa com autoridade para tal. Constitui-se na reserva de dotao oramentria para um determinado fim, sendo formalizado pela emisso de um documento chamado nota de empenho, que garante o valor de crditos oramentrios necessrios para liquidao de um compromisso assumido com o fornecedor, sendo proibida a realizao de qualquer despesa sem empenho prvio. So modalidades de empenho: Empenho Ordinrio; Empenho Global; Empenho por Estimativa. Alm do empenho, existem mecanismos para o cumprimento legal: Subempenho; Anulao de Empenho; Anulao de Subempenho; Memorial de regularizao de despesa. f) Liquidao: o procedimento de verificar e confirmar o direito do fornecedor, com base em ttulos e documentos comprobatrios. Nesta fase, verifica-se, por exemplo, se a licitao e o empenho foram feitos corretamente, se o servio foi prestado conforme determinava o contrato. Aps a confirmao do recebimento do bem ou servio gera-se a garantia de pagamento ao fornecedor. g) Suprimento: a simples entrega ou transferncia s instituies financeiras (bancos) dos recursos financeiros necessrios para efetuar o pagamento dos dbitos. h) Pagamento: o ltimo estgio da despesa pblica quando se salda a dvida com os credores, repassando os valores numerrios aos responsveis pela devida quitao. A ordem de pagamento s pode ser exarada por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga. 5. CONTROLE E AVALIAO DA EXECUO ORAMENTRIA So dois os sistemas de controle da execuo oramentria. a) Controle Externo: forma de controle de entidades de fora do Poder Executivo. O exerccio do controle externo de responsabilidade do Poder Legislativo com o apoio dos tribunais de contas. b) Controle Interno: controle feito pelo prprio governo sobre seus atos. A avaliao oramentria a parte do controle oramentrio que analisa a eficcia, a eficincia e a efetividade dos cursos de ao cumpridos e proporciona elementos de juzo aos responsveis da gesto administrativa para adotar as medidas tendentes consecuo de seus objetivos e otimizao do uso dos

20

recursos colocados sua disposio, o que contribui para realimentar o processo de administrao oramentria.Especificamente para o setor pblico pode-se definir: Eficcia: preocupa-se com os mecanismos utilizados para obteno de xito na ao estatal, visando a busca de maximizao dos resultados pelo menor custo. Eficcia: relaciona-se aos resultados obtidos, visando a busca pelo atingimento dos objetivos desejados pelo setor estatal. Efetividade: preocupa-se especialmente com a necessidade e oportunidade das aes estatais, visando a busca pelos benefcios alcanados com os resultados. Audincias Pblicas: so momentos em que o Poder Executivo apresenta como ocorreu a aplicao e controle dos recursos, e aproveita para fazer uma avaliao de como foi realizado os gastos pblicos. 7. ACCOUNTABILITY E ORAMENTO PARTICIPATIVO 7.1 Accountability O termo accountability vem sendo amplamente utilizado no contexto da administrao pblica. Entretanto, no h uma traduo exata para a lngua portuguesa. H certo consenso em torno da ideia de accountability associada ao controle e fiscalizao dos agentes pblicos, remetendo a obrigao que os rgos representativos tm de prestar contas. A accountability representa a obrigao que o governo tem de prestar contas sociedade e a sua concretizao depende da capacidade dos cidados para atuar na definio das metas coletivas e da construo de mecanismos institucionais que garantam o controle pblico das aes dos governantes, no apenas por meio das eleies, mas tambm ao longo do mandato. So tipos de accountability: Accountability Vertical: refere-se ao exerccio da accountability por meio de aes entre desiguais, ou seja, sob mecanismos como voto (controle de baixo para cima) ou do controle administrativo e burocrtico (controle de cima para baixo). Assim, a accountability vertical representa a relao entre a populao e as autoridades pblicas manifestadas sob a forma de eleies e de controles sociais. Accountability Horizontal: refere-se ao exerccio da accountability por meio de aes entre iguais, ou seja, sob mecanismos de controle exercido entre os trs poderes. Assim, a mesma representa as formas legais de controle e fiscalizao exercidas por rgos governamentais sobre outras pessoas jurdicas pblicas. So formas de accountability: a) Controles Clssicos: so realizados por mecanismos internos da administrao, como as comisses administrativas de fiscalizao do comportamento financeiro e jurdico dos funcionrios, bem como por mecanismos externos, como os tribunais de contas, as auditorias independentes e o Poder Judicirio.

21

b) Controle por Resultados: A necessidade de melhorar o desempenho governamental conduziu instalao do controle de desempenho, efetuado por meio de avaliaes e monitoramento das aes pblicas, pelo prprio Estado. c) Controle por Competio Administrativa:: A competio administrativa constitui-se em um mecanismo baseado no princpio da concorrncia entre diferentes provedores estatais e privados, acabando com o monoplio na prestao de servios, e permitindo a aplicao de sanes ou premiaes aos competidores segundo seu desempenho. Os provedores dos servios so obrigados a fornecer melhores servios e, dessa forma, prestar contas tanto s agncias incumbidas de avali-los como tambm aos cidados-usurios. Alm disso, existe ainda o controle realizado pelos burocratas sobre os prestadores privados e pblicos e pela sociedade. d) Controle Parlamentar:: O controle parlamentar uma pea central na democracia, assegurando que as decises sejam tomadas de forma delegada. O controle parlamentar foi abordado a partir da constatao de que as democracias representativas se estruturam a partir de uma cadeia ou rede de delegao de poder: os votantes delegam seu poder aos legisladores e ao presidente, os presidentes delegam aos ministros, os ministros aos burocratas etc. e) Controle Social:: O controle social sobre a administrao pblica corresponde forma de controle que se d atravs da informao e do envolvimento dos cidados na gesto pblica, ou seja, corresponde a participao da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliao das aes da administrao pblica e na execuo das polticas e programas pblicos. Vale destacar que os mecanismos de controle social no se limitam s sanes simblicas, mas tambm tm a capacidade de ativar mecanismos de sano institucional, pelo uso da mdia, pela mobilizao em torno de demandas especficas ou pelo acionamento de procedimentos judiciais. So mecanismos do controle social o Oramento Participativo, as eleies democrticas, a existncia de Conselhos para monitoramento de aes pblicas. 7.2. Oramento Participativo O Oramento Participativo constitui-se no processo que incorpora a participao popular na elaborao do Oramento Pblico. Os princpios que devem nortear o Oramento Participativo so: a) Participao aberta todos os cidados devem participar, sem que exista distino de organizaes ou associaes especficas. b) Democracia representativa e direta os participantes devem ter papel essencial na definio das regras do processo. c) Definio das prioridades de investimento pblico o atendimento geral deve buscar satisfazer as necessidades populares, dentro de critrios tcnicos e financeiros. O Oramento Participativo construdo atravs da participao ativa da sociedade no processo de elaborao oramentria, que inclui a discusso, deliberao e aprovao conjunta do povo com os gestores, acerca da maneira como o dinheiro pblico deve ser gasto. O oramento Participativo uma forma de exerccio da democracia.
22

REFERNCIAS ANDRADE, N. A. Contabilidade pblica na gesto municipal. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2006. BRASIL. Constituio Federal (1998). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: 1988. Disponvel em: <http:/www.planalto.gov.br>. Acesso em 27 de novembro de 2013. ___________. Lei complementar n. 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias. Disponvel em: <http:/www.planalto.gov.br>. Acesso em 27 de novembro de 2013. ___________. Lei n. 4.320, de 17 de maro de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaborao e contrle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Disponvel <http:/www.planalto.gov.br>. Acesso em 27 de novembro de 2013. ___________. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm. Acesso em 27 de novembro de 2013. BRASIL. Ministrio da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de contabilidade aplicada ao setor pblico. parte I procedimentos contbeis oramentrios. 5 ed. Braslia: STN/Coordenao-Geral de Contabilidade, 2012. Disponvel em: <https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/artigos/Parte_V__DCASP.pdf>. Acesso em 27 de novembro de 2013. GIACOMINI, J. Oramento pblico. 16 ed. So Paulo: Atlas, 2012. MATIAS-PEREIRA, J. Finanas pblicas: a poltica oramentria no Brasil. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2006.

23

Das könnte Ihnen auch gefallen