Sie sind auf Seite 1von 48

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6
1 3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

PLANO LOCAL DE HABITAO DE INTERESSE SOCIAL

ESTRATGIA DE AO

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6
1 3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

ESTRATGIA DE AO Introduo
A finalidade deste trabalho a apresentao final da Estratgia de Ao definida no Plano Local de Habitao de Interesse Social do Municpio de LIMEIRA, a partir das consideraes emanadas da Apresentao efetuada em 26 de Abril de 2010 e seus comentrios subsequentes. Sua formulao contempla as exigncias da Lei 11.124/05 (que cria Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social SNHIS) e do Decreto 5796/06 (que regulamenta SNHIS, cria o Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social - FNHIS e institui o Conselho Habitao de Interesse Social). Atende tambm o Manual de Contratao e Execuo do Ministrio das Cidades e com o Manual de Apresentao de Propostas Exerccio 2007 da Ao Apoio Elaborao de Planos Locais de Habitao de Interesse Social. Considera ainda o contedo do Plano Diretor Participativo de Limeira, aprovado nos termos da Lei Federal 10.257/2001(Estatuto da Cidade), no que se refere ao plano de desenvolvimento proposto e definio das AISs (reas de Interesse Social). As Estratgias de Ao so aqui entendidas como etapa da elaborao do Plano de Ao para enfrentamento dos problemas habitacionais conforme apontados no Diagnstico Habitacional, e constituir-se-o em documento base para discusso e pactuao com a sociedade.

Consideraes
A Audincia Pblica de Apresentao do Plano de Ao Preliminar realizada na data de 26 de Abril de 2010, s 17 horas, no auditrio da Prefeitura Municipal de Limeira, para discusso e aprovao do Plano Local de Habitao de Interesse Social. A divulgao do Evento foi efetuada atravs de publicao na mdia oficial e pblica e pela formulao de convites s diversas entidades. Nesta ocasio todas os esclarecimentos foram prestados e as propostas foram aprovadas pela unanimidade dos presentes por aclamao.

Aspectos Gerais
Populao: 272.734 habitantes Extenso territorial: 581 km2 Densidade: 469 hab/ km2

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6
1 3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
As Estratgias de Ao do Plano Habitacional de Limeira foram formuladas conjuntamente por tcnicos da Prefeitura Municipal (no que inclumos o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social) e do Instituto CIDADE, de acordo com a composio abaixo apresentada. Secretaria Municipal da Habitao Secretrio Antonio Custdio de Oliveira Equipe Tcnica Municipal Marilene da Silva Brandecker Claudemir Marsal Gerdy Antonio Machado Marcelo Moreira Ribeiro Alessandra Argenton Sciota Rodrigo Rodrigues Eduardo Cardoso Marina Ellisa Mazza Monteiro Ronaldo Rodrigues Angela Maria Rezende Vanderlia A Serrano Diogo

Helena Aparecida de Aguiar Sidney Nunes de Andrade Maria Helena Loureno Jos Francisco Bezerra da Silva AgnaldoPereira Silva Marta Marina P Freitas Antonio Manoel de Queiroz Armando Magno Bergantin Mrcio Fernandes Silva Marco Antonio Coleta Mrio Srgio Lala / Roberto Martins

Instituto Tcnico para o Desenvolvimento de Planos Diretores e Projetos ScioUrbanstico-Ambientais Instituto CIDADE Coordenao Geral Msc Arq Urb Pascoal Mario Costa Guglielmi rea de Urbanismo Msc Arq Urb Gilberto Machado Rizzi Arq Urb Letcia Ribeiro rea de Social Ass Soc Claudia Barreto Salviatto Est Paula Ribeiro rea Jurdica Adv Paulo Nelson do Rgo Est Pedro Olavo Lima Priolli Arq Urb Pedro Ribeiro Guglielmi

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

1. Enfrentamento do Problema Habitacional


Apresentamos inicialmente o histrico da poltica habitacional, expondo suas caractersticas gerais, bem como relacionando as diferentes abordagens experimentadas.

1.1. A Habitao na Histria Brasileira


A excluso scio-espacial e os contrastes que caracterizam as grandes cidades brasileiras so o retrato urbano de uma sociedade que se estruturou voltada para o privilgio de poucos. Vivemos num pas desigual, com cidades desiguais nas quais cerca de 40% da populao das nossas grandes metrpoles, vive, em mdia, na informalidade urbana. A habitao das classes populares nas cidades brasileiras se deu, at os anos 30 do sculo XX, atravs de moradias de aluguel de baixo padro e coletivas os cortios, ou, em menor escala, atravs da produo privada dos empregadores as vilas operrias. A produo das vilas foi incentivada pelo poder pblico com isenes fiscais, mas mesmo com tais incentivos, essas moradias s eram acessveis para segmentos da baixa classe mdia (operrios qualificados, funcionrios pblicos e comerciantes), no o sendo para a populao mais pobre. Nas grandes cidades os cortios eram a forma mais comum de moradia para a maioria da populao e um negcio muito lucrativo para seus proprietrios, proliferando-se, apesar de fortemente combatidos em nome da sade pblica. Quando se tornavam obstculos renovao urbana das reas nobres da cidade, eram demolidos, e seus moradores deslocados para as regies menos valorizadas pelo mercado.

1.2. A Produo Habitacional Pblica e Privada


O histrico da produo habitacional, alm da participao do setor privado, teve, ao longo dos diversos governos, importante atuao do setor pblico, a qual, abaixo, procuramos organizar cronologicamente.

1.2.1. Perodo da Ditadura


Na era Vargas, a partir de 1930, o Governo iniciou um programa de incentivo industrializao. Fortaleceu-se a ao do Estado, visando constituio de um mercado de consumo interno mais significativo. Pela primeira vez foram colocadas em prtica polticas habitacionais pblicas, reconhecendo-se que no bastava apenas a ao do mercado. Na dcada de 30 foram criados os Institutos de Aposentadorias e Penses IAP, que, embora tivessem como atribuio principal 4

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

implantar a previdncia pblica no Brasil, se tornaram uma referncia na histria da arquitetura de habitao social ao produzir, com os fundos previdencirios, conjuntos residenciais de excelente qualidade dirigidos para seus associados. Ainda que a produo dos IAPs no tenha sido suficiente para suprir as necessidades de moradias urbanas, j muito expressivas no perodo do ps 2 Guerra, foi um grande avano frente a at ento inexistente ao do Estado nesta rea. Entre 1937 e 1945, produziram ou financiaram 124 mil unidades, representando cerca de 5,2% da populao urbana brasileira na poca. At o seu final, em 1964, produziram 140 mil unidades. A interveno habitacional realizada pelos IAPs atendiam apenas os trabalhadores com carteira assinada, especialmente industririos, comercirios, bancrios e do setor de transportes, mas deixou de lado as populaes marginalizadas e os setores de menor renda entre os trabalhadores.

1.2.2. Governos Democrticos


Com o intuito de enfrentar esta questo de forma mais abrangente, no Governo Dutra (1946 1950), foi criada a Fundao da Casa Popular (FCP), primeiro rgo nacional a tratar exclusivamente da venda de casas para a populao de baixa renda. A FCP, no entanto, padeceu da falta de recursos, j que dependia do oramento da Unio, e em 18 anos de atuao, de 1946 a 1964, construiu apenas 18.143 unidades habitacionais. Sua produo considerada baixssima, comparada produo dos IAPs. Neste perodo, os governos municipais preocupavam-se apenas com leis reguladoras, acreditando que assim impediriam a ocupao espontnea dos espaos urbanos. Porm, o que de fato marcou a era Vargas em relao questo habitacional e segregao urbana dos pobres nos loteamentos de periferia, foi a instituio, em 1942, da Lei do Inquilinato. Essa lei limitava as possibilidades de lucro para os proprietrios de vilas e casas de aluguel, ao congelar os preos e diminuir a segurana do negcio para os locadores. Acabou tendo como efeito o estmulo propriedade privada do imvel urbano, no lugar do aluguel, restringindo ainda mais o acesso habitao. A oferta de moradias de aluguel diminuiu, elevando os valores de locao, sem que o Estado suprisse a demanda por habitaes. Restava populao a ocupao informal de terras ou a compra de lotes na periferia, muitas vezes em loteamentos irregulares ou desprovidos de infra-estrutura. Essa forma de produo do espao urbano acentuou-se ao longo das dcadas seguintes, tornando-se a regra para a maioria da populao nas cidades brasileiras e dispensando o Estado da proviso de habitao social.

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Foi sob as condies descritas acima que ocorreu a intensificao do processo de urbanizao no Brasil, impulsionada pela industrializao promovida por Juscelino Kubitschek, a partir da dcada de 1950. Com a exploso da migrao rural-urbana (conseqncia da ausncia de uma reforma agrria e da expanso do emprego industrial nas metrpoles do Sudeste), explodia tambm a concentrao urbana, principalmente nas grandes cidades. De 26,34% em 1940, a populao urbana no Brasil pularia para 68,86% em 1980, e para mais de 80% no incio deste sculo. A concentrao populacional nos grandes centros industriais brasileiros no foi acompanhada pela ao do Estado para garantir condies mnimas de infraestrutura urbana e qualidade de vida. A poltica habitacional brasileira era na prtica uma no-poltica o mais fcil e menos oneroso era deixar a populao encontrar solues de habitao por meio da autoconstruo generalizada. Uma frmula capaz de permitir uma morada mnima para a classe trabalhadora, sem que isto implicasse em elevar os custos da mo-de-obra, tanto para os empregadores como para o Estado.

1.2.3. Regimes Militares


Foi somente com o regime militar ps-64, que se viu na habitao uma forma de promover harmonia social e desenvolvimento econmico - inaugurando uma nova fase de interveno estatal na economia atravs da construo habitacional. Pontas de lana desta poltica, o Banco Nacional da Habitao e o Sistema Financeiro da Habitao, tiveram o estratgico papel de legitimar o governo, ao mesmo tempo que geravam atividade econmica e empregos.

1.3. A Habitao como Poltica de Desenvolvimento e Legitimao


A poltica habitacional foi criada logo aps o golpe em 1964 como uma resposta do governo militar crise de moradia presente num pas que se urbanizava aceleradamente. A iniciativa buscava, por um lado, angariar apoio entre as massas populares urbanas, que eram uma das principais bases de sustentao do populismo afastado do poder e, por outro, criar uma poltica permanente de financiamento capaz de estruturar em moldes capitalistas o setor da construo civil habitacional, objetivo que acabou por prevalecer. O papel econmico desta poltica habitacional que dinamizou a economia, atravs da gerao de empregos e fortalecimento do setor da construo civil a transformou num dos elementos centrais da estratgia dos governos militares.

1.4. Engenharia Econmica Militar


Em 1964, criado o BNH Banco Nacional da Habitao, que passou a gerir as novas fontes de recursos que at hoje so as principais destinadas ao financiamento habitacional no pas: o FGTS Fundo de Garantia por Tempo de 6

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Servio e o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE). Em decorrncia, foi no regime militar que mais se produziu habitaes populares no Brasil. Dada a importncia desta produo e do Sistema Financeiro de Habitao, ainda hoje elemento central das estratgias que se estruturam para equacionar o dficit habitacional no Brasil, faz-se necessrio aprofundar a poltica desenvolvida no pas a partir de 1964. Malgrado as crticas ao BNH e ao sistema por ele preconizado, sua importncia indiscutvel, pois este perodo (1964-86) foi o nico em que o pas teve, de fato, uma Poltica Nacional de Habitao, com uma estratgia clara: estrutura institucional de abrangncia nacional, paralela administrao direta, formado pelo BNH e uma rede de agentes promotores e financeiros (privados ou estatais) capazes de viabilizar a implementao em grande escala das aes necessrias na rea habitacional e fontes de recursos estveis, permanentes e independentes de oscilaes polticas (FGTS - poupana compulsria de todos os assalariados brasileiros - mais a poupana voluntria que formou o SBPE). Os resultados foram muito expressivos: nos vinte e dois anos de funcionamento do BNH, o Sistema Financeiro da Habitao financiou a construo de 4,3 milhes de unidades novas, das quais 2,4 milhes com recursos do FGTS, para o setor popular, e 1,9 milhes com recursos do SBPE, para o mercado de habitao para a classe mdia. Se for considerado o perodo at 2.000, pois o SFH continuou funcionando aps a extino do BNH em 1986, foram financiados cerca de 6,5 milhes de unidades habitacionais. Alm disto, foi notvel o papel do SFH no saneamento, com destaque para o Plano Nacional de Saneamento (Planasa): em 2000, mais de 90 % da populao urbana estava abastecida por rede de gua. Embora o BNH tenha financiado cerca de 25 % das novas moradias construdas no pas, esteve aqum das necessidades geradas pelo acelerado processo de urbanizao brasileiro: entre 1950 e 2000, a populao que vive em cidades com mais de 20 mil habitantes cresceu de 11 para 125 milhes. Alm de insuficiente, a produo foi mal distribuda do ponto de vista da demanda, posto que o modelo implementado relegou a segundo plano a populao de renda mais baixa e regies com graves problemas habitacionais. Ainda que no fosse razovel exigir que o SFH pudesse financiar a construo de unidades prontas na dimenso necessria, h que se apontar os equvocos que contriburam para que no tenha equacionado o problema da moradia populao de baixa renda, tais como: modelo de gesto rgido e centralizado, com administrao autoritria, sem participao popular na concepo dos programas e projetos e sem controle social; adoo da casa prpria como nica forma de acesso moradia; no incorporao de outros processos de produo da moradia, como a autoconstruo e a urbanizao de assentamentos precrios, nos programas pblicos; utilizao exclusiva de recursos retornveis, sem subsdios,

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

com critrios de financiamento bancrios, excluindo parcelas significativas da populao de mais baixa renda. Na prtica estas polticas fizeram com que a grande maioria da populao, sem qualquer apoio governamental, no tivesse alternativa seno auto-empreender, em etapas, a casa prpria em assentamentos urbanos precrios, como loteamentos clandestinos e irregulares, vilas, favelas, alagados etc., em geral distantes das reas urbanizadas e mal servidos de infra-estrutura e equipamentos sociais, ou em reas relegadas pelo mercado, como beiras de crrego, reas de mananciais e encostas. necessrio enfatizar ainda o desastre do ponto de vista arquitetnico e urbanstico da interveno realizada. Dentre os erros praticados se destaca a opo por grandes conjuntos na periferia das cidades, o que gerou verdadeiros bairros dormitrios; a desarticulao entre os projetos habitacionais e a poltica urbana e o desprezo pela qualidade dos projetos, gerando solues uniformizadas, padronizadas e sem nenhuma preocupao com a qualidade da moradia, com a insero urbana, com o respeito ao meio fsico e s diversidades existentes num pas de dimenses continentais. A poltica do BNH, somada ausncia de qualquer poltica de reforma urbana no pas, veio reforar o padro de expanso das grandes cidades que j se delineava nas dcadas anteriores, marcado pela submisso da terra urbana ao capital imobilirio, levando ao constante espraiamento em direo s periferias, fazendo com que o mercado formal se restringisse parcelas concentradas nas cidades, reservando em seu interior grandes vazios urbanos. Constituiu-se nesse perodo aquilo que ainda hoje a marca da habitao popular no Brasil: a combinao dos grandes conjuntos distantes e precrios com as favelas e loteamentos clandestinos e precrios nas periferias

1.5. Anos 80 - o Ps-BNH


O quadro criado a partir de 1964 e impulsionado com o BNH se alterou substancialmente a partir do incio dos anos 80 com a crise do modelo econmico implementado pelo regime militar, que gerou recesso, inflao, desemprego e queda dos nveis salariais. O processo teve enorme repercusso no SFH, reduzindo sua capacidade de investimento, gerada pela retrao dos saldos do FGTS e da poupana e forte aumento na inadimplncia, provocada por um cada vez maior descompasso entre o aumento das prestaes e a capacidade de pagamento dos muturios. No perodo vivia-se uma grande mobilizao popular pela redemocratizao, clima que reforou a crtica ao BNH, associado ao regime autoritrio. Organizaram-se os movimentos sociais por moradia e Reforma Urbana, entre eles o Movimento Nacional dos Muturios, que agregava muturios do BNH de baixa e mdia renda 8

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

com dificuldades para pagar as prestaes. Criticavam o carter financeiro do SFH e pediam mudanas. A resposta do governo reduo drstica das prestaes gerou um enorme rombo no SFH, com graves conseqncias futuras. Com o fim do regime militar, em 1985, esperava-se uma profunda reestruturao, na perspectiva da formulao de uma nova poltica habitacional para o pas. No entanto, o que ocorreu foi a simples extino do BNH em 1986, sem encontrar resistncias: ele tinha se tornando uma das instituies mais odiadas do pas. Com o fim do BNH, perdeu-se uma estrutura de carter nacional que tinha acumulado enorme experincia na rea, formado tcnicos e financiado a maior produo habitacional da histria do pas. Ao invs de uma transformao, ocorreu um esvaziamento e deixou de existir uma poltica nacional de habitao. Entre a extino do BNH (1986) e a criao do Ministrio das Cidades (2003), o setor responsvel pela gesto da poltica habitacional esteve subordinado a sete ministrios ou estruturas administrativas diferentes, sem continuidade e estratgia para enfrentar o problema. A regulamentao do crdito habitacional passou para o Conselho Monetrio Nacional, tornando-se, de modo definitivo, um instrumento de poltica monetria, o que levou a um controle mais rgido do crdito, dificultando e limitando a produo habitacional, aspecto que at hoje dificulta o financiamento ao poder pblico municipal e populao de baixa renda. A Caixa Econmica Federal tornou-se o agente financeiro do SFH, absorvendo atribuies, pessoal e acervo do BNH. O rombo gerado pela reduo das prestaes adotado nos anos 80 levou a uma reduo das aplicaes em habitao e saneamento para recompor os fundos do SFH. Tal situao foi agravada com uma liberao de recursos acima da capacidade do FGTS no governo Collor em 1990, levando paralisao total dos financiamentos do Fundo entre 1991 e 1995. A produo minguou, enquanto a carncia de moradia se agravou, acompanhada pelo empobrecimento vivido nas dcadas de 80 e 90. Neste quadro, intensificou-se a necessidade de uma interveno governamental com recursos oriundos de outras origens e a parceria com a sociedade organizada. Vrios municpios e Estados, alm da prpria Unio, lanaram programas habitacionais financiados com fontes alternativas, em particular recursos oramentrios, adotando princpios e pressupostos diversos dos anteriores. Abriu-se assim uma nova fase na poltica habitacional no Brasil, que pode ser chamada de ps-BNH. Nesta fase ocorre uma descentralizao, deixando de existir uma estratgia nacional, vazio ocupado, de forma fragmentria, mas criativa, por Estados e municpios. Alguns desses ltimos, administrados por governos progressistas e preocupados em enfrentar a enorme dvida social e urbana, a partir de 1989

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

desenvolveram aes prprias na rea da habitao implementando inmeras iniciativas: criao de estruturas institucionais locais, formulao de programas alternativos ao modelo casa prpria pronta construda por empreiteira que prevaleceu no perodo BNH, aplicao de recursos oramentrios a fundo perdido com uma perspectiva social, desenvolvimento de prticas tradicionais j utilizadas pela populao mais pobre, como o mutiro. Em alguns casos ocorre tambm uma melhor insero urbana dos programas e projetos habitacionais . Emerge um amplo conjunto de experincias municipais de habitao de interesse social. Depois do perodo de centralizao e homogeneizao do BHN, ocorre uma fase de atomizao de experincias, com grande heterogeneidade e diversidade de iniciativas, mas pouco articulada em decorrncia da ausncia de uma poltica nacional. Surgem, ao lado de intervenes tradicionais, programas que adotam pressupostos inovadores como desenvolvimento sustentvel, diversidade de tipologias, estmulo a processos participativos e autogestionrios, parceria com a sociedade organizada, reconhecimento da cidade real, projetos integrados e a articulao com a poltica urbana. Esta postura se diferenciava do modelo do BNH emergindo programas alternativos, como urbanizao de favelas e assentamentos precrios, construo de moradias novas por mutiro e autogesto, apoio autoconstruo e intervenes em cortios e em habitaes nas reas centrais. Para fazer frente ao declnio das aplicaes do SFH, alguns Estados aplicaram recursos de grande monta, como o Estado de So Paulo que firmou um acordo com os empresrios para elevar em 1% a alquota do ICMS, gerando um fundo de grande expresso para a aplicao em habitao. Com essas iniciativas, ocorre uma progressiva transferncia de atribuies para os Estados e municpios, tendo-se como marco a Constituio de 1988, que tornou a habitao uma atribuio concorrente dos trs nveis de governo. A mobilizao dos movimentos de moradia ampliou a presso por uma maior participao dos municpios, pois a democratizao tornou o poder local o principal interlocutor das organizaes populares e o responsvel pelo equacionamento das demandas sociais, acentuando-se a tendncia de descentralizao dos programas habitacionais. Apesar de sua importncia para difundir um novo referencial no pas, o flego destas aes baseadas exclusivamente em recursos municipais tem se mostrado curto para um equacionamento mais global do problema habitacional, ainda mais quando sabemos que ocorrem em paralelo ao processo de reestruturao produtiva por que passa o pas, acompanhado de estagnao econmica e de empobrecimento da esfera pblica, inclusive dos municpios (at pela ausncia de uma reforma tributria que desse respaldo ao novo papel que assumiram): se estes se fortalecem enquanto formuladores de polticas, essas por sua vez acabam por se restringir, notadamente quanto capacidade de investimento, pelo fato dos

10

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

municpios no disporem dos recursos necessrios para sustent-las de maneira eficiente. De qualquer forma, neste perodo de transio emerge o embrio de uma nova postura de enfrentamento do problema habitacional que foi adotado por gestes de vanguarda e que se tornaram referncias nacionais para outros municpios e tambm para a formulao de novas perspectivas para a poltica nacional.

1.6. Resgate do FGTS e o Estatuto da Cidade


No governo Fernando Henrique Cardoso, ocorre uma retomada nos financiamentos de habitao e saneamento com base nos recursos do FGTS, depois de vrios anos de paralisao, com mudana de concepo e novos programas com pressupostos diversos daqueles que vigoraram desde o perodo do BNH. Princpios como flexibilidade, descentralizao, diversidade, reconhecimento da cidade real, entre outros, foram adotados como novos referenciais, pelo menos na retrica, de maneira compatvel com o ambiente e o debate nacional e internacional que, de uma forma generalizada, passaram a rejeitar os programas convencionais, baseados no financiamento direto produo de grandes conjuntos habitacionais e em processos centralizados de gesto. Dentre os programas criados no governo FHC e que continuaram a existir no governo Lula, incluem-se programas de financiamento voltados ao beneficirio final (Carta de Crdito, individual e associativa), que passaram a absorver a maior parte dos recursos do FGTS. Alm destes, foram criados um programa voltado para o poder pblico, focado na urbanizao de reas precrias (Promoradia) paralisado em 1998, quando se proibiu o financiamento para o setor pblico - e um programa voltado para o setor privado (Apoio Produo), que teve um desempenho pfio. Em 1999, foi criado o Programa de Arrendamento Residencial PAR -, programa inovador voltado produo de unidades novas para arrendamento que utiliza um mix de recursos formado pelo FGTS e recursos de origem fiscal. Dentre as modalidades de utilizao da Carta de Crdito que consumiu, entre 1995 e 2003, cerca de 85% dos recursos do FGTS destinados habitao, se destacaram o financiamento de material de construo (9,3% dos recursos e 33,8% dos contratos) e aquisio de imveis usados (41,6% dos recursos e 31,2% dos contratos), alm da Carta de Crdito Associativa (18,4% dos recursos e 10,7% dos contratos), que se tornou uma espcie de vlvula de escape para o setor privado captar recursos do FGTS para a produo de moradias prontas. As alteraes promovidas, embora a primeira vista pudessem expressar uma renovao, rompendo a rgida concepo herdada dos tempos do BNH, de fato no conseguiram alavancar uma nova poltica e acabaram por gerar um conjunto 11

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

de efeitos perversos, do ponto de vista social, econmico e urbano. O financiamento aquisio de imvel usado, que absorveu cerca de R$ 9,3 bilhes, um programa com escasso impacto, no gerando empregos e atividade econmica. O financiamento ao material de construo, embora tenha o mrito de apoiar o auto empreendimento da casa prpria e de gerar um atendimento massivo (567 mil beneficiados no perodo, a de maior alcance quantitativo), tende a estimular a produo informal da moradia, agravando os problemas urbanos, sobretudo pela falta de assistncia tcnica, no garantindo condies adequadas de habitabilidade. Consolidou-se uma viso bancria no financiamento habitacional, personificado no papel da Caixa Econmica Federal. Buscando evitar rombos no FGTS, a instituio passou a privilegiar a concesso de crditos em condies de maior garantia e de mais fcil acompanhamento, o que explica a preferncia pelo financiamento do imvel usado. A implementao desses programas no gerou impacto no combate ao dficit habitacional, em particular nos segmentos de baixa renda, acentuando-se uma caracterstica tradicional das polticas habitacionais no Brasil, ou seja, um atendimento privilegiado para as camadas de renda mdia. Entre 1995 e 2003, 78,84% do total dos recursos foram destinados a famlias com renda superior a 5 salrios mnimos, sendo que apenas 8,47% foram destinados para a baixssima renda (at 3 SM) onde se concentram 83,2% do dficit quantitativo. As restries de ordem macro-econmica implementadas pelo governo FHC tambm limitaram o Programa Pro-moradia, dirigido para a urbanizao de assentamentos precrios, que somente pode ser realizado pelo setor pblico. As restries impostas concesso de crditos a este setor, eliminaram a possibilidade de acesso a operaes de financiamento nas reas de saneamento e habitao com recursos oriundos do FGTS. Desta forma, o ajuste fiscal consolidou-se como principal obstculo realizao de investimentos voltados para a urbanizao e a produo de moradias destinadas ao atendimento dos segmentos de mais baixa renda, onde se encontra concentrado o grosso das necessidades habitacionais do pas. O impasse e as limitaes presentes na ao habitacional do governo FHC so extremamente importantes visto que elas continuaram presentes no incio do governo Lula, transformando-se em desafios difceis de serem superados para colocar em prtica a poltica habitacional preconizada pelo novo governo. necessrio ainda fazer referencia aprovao e promulgao do Estatuto da Cidade, em 2001, depois de 13 anos de tramitao, que regulamentou os artigos 182 e 183 da Constituio e criou instrumentos capazes de interferir no acesso terra, aspecto fundamental para equacionar a questo da habitao. O Estatuto da Cidade abriu para os municpios uma ampla gama de alternativas para regular o processo de desenvolvimento urbano, requerendo para isto a formulao de um 12

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Plano Diretor que incorpore os novos instrumentos e uma gesto da poltica urbana que garanta sua implementao.

1.7. O Sistema Nacional de Habitao


A partir de 2003, abriram-se novas perspectivas para a implementao de uma poltica nacional de habitao que, entretanto, dependem de um amplo conjunto de fatores que passam tanto pelas aes e vontade poltica do governo federal como de uma ampla articulao de todos os atores envolvidos na questo. A proposta do novo governo foi baseada no Projeto Moradia, elaborado pelo Instituto Cidadania - organizao coordenada pelo presidente, at sua posse - para formular uma estratgia geral de equacionamento do dficit habitacional brasileiro, visando, num prazo de 15 anos, garantir a todo cidado brasileiro uma moradia digna. O projeto serve de referencia para a formulao no apenas da poltica de habitao do governo federal, mas para uma estratgia que deve envolver todos os nveis de governo (com um lugar de destaque para as administraes municipais) e setores da sociedade setor privado, ONGs, universidades, movimentos sociais - a partir da sntese dos pensamentos j existentes. O desafio colocado seria, portanto, no uma tarefa exclusiva de um governo, mas exigiria o cumprimento de um conjunto de aes de todos os segmentos da sociedade comprometidos com a proposta. Considerando que o Projeto Moradia, apesar de todas as dificuldades que sero apontadas adiante, vem sendo implementado pelo governo federal a partir de 2003, necessrio que os municpios, nas suas polticas e planos habitacionais - cuja elaborao um dos eixos estratgicos do projeto - adotem uma perspectiva coerente e compatvel com a proposta nacional. Como esse Plano busca enquadrar-se dentro desta estratgia, necessrio explicit-la para compreender como ele pode se articular com os outros nveis de governo para garantir que seus objetivos sejam cumpridos. Aps avaliar a dimenso das necessidades quantitativas e qualitativas, presentes e futuras, de moradia no pas e as fontes de financiamento existentes - partindo-se da premissa que, por razes de ordem poltica, no se deveria ampliar a carga tributria, estabeleceu-se um horizonte para que o problema pudesse ser equacionado. A estratgia geral partia do pressuposto de que para enfrentar a magnitude do problema habitacional seria necessrio congregar os esforos dos trs nveis de governo, criando o Sistema Nacional de Habitao, que articularia todos os rgos pblicos voltados para habitao, incluindo rgos da administrao direta, conselhos e fundos. Foi proposta a criao de um novo ministrio, o Ministrio das Cidades, reunindo as reas de habitao, saneamento, transportes urbanos e poltica de ordenao territorial. O Ministrio deveria coordenar a poltica urbana e habitacional no pas, 13

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

estruturando e implementando o Sistema Nacional de Habitao, elaborando o Plano Nacional de Habitao e estabelecendo as regras gerais do financiamento habitacional. Da mesma forma, estados e municpios deveriam criar, caso j no tivessem, secretarias de desenvolvimento urbano e habitacional, rgos de gesto regional e locais da poltica habitacional. Os Conselhos de Habitao, nos trs nveis de governo, exerceriam o papel de controle social e participao, devendo ser formados por representantes de todos os segmentos sociais e pblicos relacionados com o tema da habitao. A criao do Fundo Nacional de Moradia respondia a uma demanda do movimento de habitao, devendo ser canalizados para ela todos os recursos sob gesto federal oriundos de fontes no onerosos, incluindo recursos de natureza fiscal e os recursos destinados ao subsdio (ou desconto) do FGTS. Estados e municpios tambm deveriam criar fundos de habitao, para onde seriam direcionados os recursos oramentrios do nvel de governo correspondente, alm de repasses dos fundos nacional, que no deveria financiar diretamente projetos e empreendimentos, mas redistribuir seus recursos de acordo com um Plano Nacional de Habitao elemento articulador de planos estaduais, regionais ou municipais. Foi proposta a criao de um sistema nico de financiamento, garantindo as mesmas regras para possibilitar uma melhor adequao do financiamento capacidade de pagamento dos beneficirios. Os recursos de origem fiscal seriam destinados ao subsdio, que agregados num mix com o FGTS permitiria o atendimento da populao de baixa renda. Quanto mais reduzidos fossem os rendimentos das famlias a serem atendidas, maior seria a participao dos recursos no onerosos no mix proposto. Gradativamente, quanto maior a renda, menor seria a porcentagem da parcela de subsdio, com aumento da utilizao de recursos do FGTS. O Projeto Moradia partia do pressuposto de que era fundamental a dinamizao do mercado habitacional para a classe mdia a ser atendida com recursos do SBPE (poupana) e do Sistema Financeiro Imobilirio (SFI) de modo que este segmento pudesse deixar de utilizar o FGTS, que seria voltado para as faixas de renda mais baixas. Propunha medidas para ampliar o mercado habitacional privado, buscando gerar condies favorveis para que ele pudesse atender gradativamente setores mdios com renda mais baixa. Assim, partindo-se de um mix das trs fontes bsicas de recursos destinadas habitao (mercado, FGTS e de um novo fundo de subsidio, o Fundo Nacional de Habitao) compostas de forma a atender todos os segmentos sociais necessitados de moradia, pretendia-se ajustar a capacidade de pagamento necessidade de moradia. Para que a estratgia tivesse sucesso, seria necessrio racionalizar a aplicao de recursos atravs da formulao de Planos Habitacionais, em nvel municipal, estadual e federal. Os planos em nvel nacional e estadual, alm de montar uma 14

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

estratgia geral, deveriam estabelecer critrios para a distribuio de recursos para estados e municpios, respectivamente, estabelecendo prioridades e evitando a concesso de crditos para locais onde as necessidades de moradia fossem escassas assim como fixando limites de acordo com as reais necessidades de cada regio ou local. Os planos habitacionais no mbito do municpio deveriam ser articulados com os Planos Diretores e teriam o papel de estabelecer uma estratgia de enfrentamento do problema em nvel local, definindo programas especficos, adequados realidade do municpio, na perspectiva de organizar o enfrentamento do problema. Caberia aos planos definir uma estratgia para solucionar o problema, num nvel de detalhamento indispensvel para estabelecer metas, prioridades e cronogramas de implementao do programa habitacional. Finalmente, dentro desta estratgia geral, a poltica urbana e o desenvolvimento tecnolgico cumpriam papel fundamental na busca de barateamento de custos da produo habitacional. O Projeto Moradia tornou-se uma referncia para grande parte das aes de governo federal que foram tomadas a partir de 2003, com a posse de Lus Incio Lula da Silva, embora muitas de suas proposies tenham encontrado dificuldades para serem implementadas, algumas decorrentes das prprias contradies do governo, em particular o conflito entre a poltica econmica e as polticas sociais. Entretanto, em linhas gerais, sua concepo continua a orientar as aes do governo federal, e a estratgia traada pode viabilizar o equacionamento das necessidades habitacionais no pas num prazo compatvel e mantidas as atuais condies de arrecadao. Malgrado as dificuldades e enormes obstculos possvel destacar alguns avanos importantes na formulao de uma nova poltica habitacional e urbana. As perspectivas abertas pelo governo federal so amplas e apontam no sentido de criar as condies para possibilitar a articulao dos trs nveis de governo no enfrentamento do problema habitacional, atravs do novo Sistema Nacional de Habitao, assim como de disponibilizar recursos no onerosos de grande monta para implementar a poltica, seja atravs do Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social, criado em junho de 2005, seja atravs da elevao dos recursos destinados ao desconto no mbito do FGTS, institudo pela Resoluo 460. Embora as perspectivas sejam alentadoras e os recursos disponveis sejam muito expressivos, as dificuldades para se obter o financiamento, sobretudo no que se refere s faixas de renda abaixo de 3 salrios mnimos, continuam a ser enormes. J visvel o avano obtido pelo governo na criao de um novo desenho institucional para a questo urbana e habitacional, comeando pela prpria criao do Ministrio das Cidades. Mesmo com a ainda frgil e pequena estrutura organizacional, a sua criao fundamental no s porque ele o mais importante rgo nacional responsvel pelo problema da moradia desde a extino do BNH, 15

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

mas tambm porque sua concepo, que pressupe um tratamento integrado da questo urbana representa um avano em relao a tradicional fragmentao que tem sido regra na gesto pblica. O Ministrio das Cidades foi criado com o carter de rgo coordenador, gestor e formulador da Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano, envolvendo, de forma integrada, as polticas ligadas cidade, ocupando um vazio institucional e resgatando para si a coordenao poltica e tcnica das questes urbanas. Coube-lhe ainda, a incumbncia de articular e qualificar os diferentes entes federativos na montagem de uma estratgia nacional para solucionar os problemas urbanos das cidades brasileiras, alavancando mudanas com o apoio dos instrumentos legais estabelecidos pelo Estatuto das Cidades. Porm, uma das suas debilidades sua ainda relativa fraqueza institucional, uma vez que a Caixa Econmica Federal, agente operador e principal agente financeiro dos recursos do FGTS, e subordinada ao Ministrio da Fazenda, guarda uma grande autonomia em relao aos organismos de gesto da poltica habitacional, como o prprio Ministrio das Cidades. Isto faz com que, nas suas decises sobre a aprovao de pedidos de financiamento e acompanhamento dos empreendimentos habitacionais, ainda prevalea uma lgica burocrtica e bancria. Dentre os avanos obtidos pelo Ministrio, um dos mais importantes foi a construo da instncia de participao e controle social da poltica urbana: o Conselho Nacional das Cidades, criado na Conferencia Nacional das Cidades em outubro de 2003, que reunindo 2.510 delegados de todo o pas, traou as linhas gerais e as diretrizes da poltica nacional de desenvolvimento urbano, envolvendo todas as reas do ministrio. O processo de construo da Conferncia, que se deu de baixo para cima, mobilizando 3.457 municpios que realizaram conferncias de carter local, foi inovador e permitiu o debate de uma nova poltica urbana e habitacional com todos os segmentos da sociedade: Unio, estados e municpios, movimentos sociais, entidades empresariais, sindicatos, Universidade, associaes profissionais, concessionrias de servios pblicos, entidades de representantes de vereadores e ONGs. O processo desencadeado deu incio construo de uma poltica nacional para as cidades, ou seja, uma poltica no limitada ao do governo federal, mas capaz de envolver o conjunto de instituies pblicas e privadas, relacionadas com a questo urbana. Se na esfera institucional e na gesto participativa o governo federal caminhou relativamente bem, os grandes obstculos ocorreram no mbito dos aspectos financeiros, embora isto no tenha ocorrido apenas por falta de recursos. As dificuldades de implementao das propostas financeiras do Projeto Moradia derivam, em parte, da poltica econmica adotada pelo governo. Mantidas as taxas de juros elevadas e as fortes restries utilizao de fontes fiscais, com a fixao de um supervit primrio recorde, ficaram reduzidas as possibilidades de 16

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

implementao de um fundo de subsdio significativo para viabilizar o atendimento populao da baixa renda. Apesar disto, pode-se dizer que desde os tempos do BNH nunca se teve tanto dinheiro para se investir em habitao como no presente. O revigoramento do FGTS como a principal fonte de recursos para implementar a poltica habitacional, assim como as restritas alteraes nos programas existentes, pelo menos at 2004, levaram a uma estreita mudana no perfil de renda da populao atendida. A alterao dos programas habitacionais financiados com recursos do FGTS tem ocorrido de forma lenta, notando-se certa dificuldade em abandonar os modelos estruturados no governo FHC. A prioridade do Ministrio dirigiu-se para reduzir o perfil de renda dos beneficirios o que vem sendo obtido, mas numa dimenso muito aqum do esperado, considerando as expectativas geradas pelo Projeto Moradia. Algumas iniciativas neste sentido foram a utilizao, com novas regras, do PSH Programa de Subsdio Habitacional, um mecanismo criado no ltimo ano do governo FHC com recursos do Oramento Geral da Unio, a reduo da faixa de renda atendida pelo PAR, possibilitando a reduo do valor das prestaes, e a criao, em 2004, de programas emergenciais, com dotaes oramentrias reduzidas, como o PEHP Programa Especial de Habitao Popular, que permitiu apoiar um restrito nmero de empreendimentos e o Crdito Solidrio, programa baseado no mutiro e autogesto, que se utilizou de recursos disponveis no Fundo de Desenvolvimento Social FDS. Poucas alteraes foram realizadas nos demais programas e nas suas condies de concesso de financiamento, at dezembro de 2004, quando foi aprovada a Resoluo 460 do Conselho Curador do FGTS. Tal documento, adotado dois anos aps o incio do governo Lula, representou a mais expressiva inovao ocorrida no FGTS desde o governo FHC. Ele criou novas regras que passaram a nortear a aplicao de recursos e a elaborao das propostas oramentrias do FGTS para o perodo de 2005/2008. A mais importante alterao foi a reviso de um modelo de concesso de subsdios, chamado de desconto, que utilizando recursos disponveis do fundo podem ser dirigidos para os beneficirios finais com renda inferior a cinco salrios mnimos. Com a Resoluo 460, foi definitivamente abandonada a possibilidade de se alocar no Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social criado pela Lei 11.124/05, aprovada em junho de 2004 todos os recursos no onerosos sob gesto do governo federal, tendo sido elaborada no mbito do prprio FGTS uma espcie de mix de recursos onerosos e no onerosos. A Resoluo 460 permite ampliar o acesso ao crdito do FGTS para famlias de baixa renda (at 5 salrios mnimos) ao possibilitar descontos de at 14 mil reais nas principais regies metropolitanas no pas no valor do financiamento, permitindo o pagamento dos custos financeiros das operaes de crdito. Caso os municpios consigam viabilizar projetos utilizando este dispositivo, o que at o presente tem sido limitado, novas perspectivas podero

17

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

se abrir na ampliao do financiamento habitacional para a populao de baixa renda. Em 2005, foram disponibilizados R$ 1,2 bilhes do FGTS para serem utilizados em descontos. Somados aos R$ 450 milhes destinados ao PSH, aos cerca de R$ 350 milhes ainda disponveis e no utilizados do Crdito Solidrio (oriundos do FDS), alm de outros recursos no onerosos previstos no OGU (cerca de R$ 380 milhes), pode-se dizer que o governo federal passou a contar com fundos no onerosos de grande monta para aplicar em habitao (cerca de R$ 2,4 bilhes), fato que ganha maior expresso se considerar que em 2005 o oramento do FGTS para habitao alcanou cerca de R$ 7 bilhes. A aprovao pelo Congresso, em junho de 2005, da Lei que criou o Fundo Nacional de Habitao de Interesse Social e instituiu o Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social, antiga reivindicao do movimento de habitao e pedra fundamental do Projeto Moradia, veio completar os instrumentos necessrios para implementar uma nova poltica nacional. Na verso aprovada, no entanto, em decorrncia de contradies internas do prprio governo, j apontadas, foi excluda a possibilidade de o FNHIS agregar no seu interior um mix de recursos onerosos (FGTS) e no onerosos (fiscais), como propunha o Projeto Moradia, obtendo-se em contrapartida uma ampliao dos subsdios (descontos) na forma j tratada na Resoluo 460. O FNHIS tornou-se, assim, um fundo de subsdio para investimento, contando basicamente com recursos oramentrios e, mesmo assim, de acordo com a proposta oramentria de 2006, que tramita no Congresso, nem todos os recursos do OGU destinados habitao esto concentrados neste Fundo, o que o fragiliza como instrumento de financiamento nacional da poltica habitao de interesse social. Em paralelo, e como decorrncia das dificuldades na consolidao do financiamento pblico habitao de interesse social, ainda mantm-se a dependncia, para a viabilizao de importantes programas voltados a esse universo como o Habitar Brasil e o PAT-PROSANEAR do financiamento de organismos e agncias internacionais, tais como o BID Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial. Cabe lembrar que tais financiamentos no significam aportes de novos recursos no pas, uma vez que, inserem-se, no mais das vezes, como contrapartidas no contexto do cumprimento dos contratos e acordos firmados pelo Brasil com o sistema financeiro internacional. Os programas financiados por tais agncias e organismos, alm de estabelecerem padres muitas vezes inadequados s realidades locais das demandas habitacionais muito diversas no pas estabelecem normas e procedimentos de anlise, aprovao e liberao de recursos extremamente complexos e lentos, que acabam por retardar e encarecer (principalmente por conta dos excessivos tempo e recursos gastos em operaes-meio) a implementao dos projetos e aes, alm de dificultar a plena gesto participativa dos programas. 18

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

O grande desafio do governo federal continua sendo garantir uma fonte estvel e permanente para o subsdio habitacional e alterar substantivamente os programas de aplicao do FGTS, de modo a reduzir a faixa de renda atendida, ampliar o financiamento produo e criar condies de maior agilidade na operacionalizao do financiamento, o que no ser conseguido sem mudanas profundas nos procedimentos e nos custos do agente operador e financeiro. O governo federal precisa oferecer alternativas na concesso de financiamento utilizando os fundos sob sua gesto em particular o FGTS e dispor de recursos para subsdio que possam alimentar o FNHIS e implementar o Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social, que requer uma engenharia poltica complexa para atrair Estados e municpios, comprometendo-os a ampliar seus prprios fundos de subsdios.

1.8. O Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social e os Municpios


A mesma lei que criou o FNHIS tambm instituiu o Sistema Nacional de Habitao de Interesse Social (SNHIS), instrumento fundamental para a implementao da nova poltica nacional de habitao e que deve centralizar todos os programas e projetos destinados habitao de interesse social (art. 3), articulando, compatibilizando, acompanhando e apoiando a atuao das instituies e rgos que desempenham funes no setor da habitao (art 2 III). O SNHIS integrado por rgos, conselhos e entidades da Unio, estados e municpios afetos a questo da habitao, assim como por entidades privadas que desempenham atividades na rea da habitao e agentes promotores e financeiros autorizados a atuar no mbito do Sistema Financeiro da Habitao. Constitui, portanto, um instrumento de articulao essencial para viabilizar uma poltica habitacional integrada e capaz de equacionar o enfrentamento do problema da moradia. De forma compatvel com o carter descentralizado com que foi institudo o SNHIS, a lei estabelece que os recursos do FNHIS devem ser aplicados por intermdio dos estados, Distrito Federal e municpios, estabelecendo um conjunto de condies para a adeso plena dos entes federativos ao SNHIS, requisito necessrio para o recebimento de recursos do FNHIS. Dentre os requisitos necessrios para a adeso dos entes federativos exige-se:
constituir Fundo com dotao oramentria prpria, destinado a implementar Poltica de Habitao de Interesse Social e receber os recursos do FNHIS; constituir Conselho que contemple a participao de entidades pblicas e privadas, bem como de segmentos da sociedade ligados rea de habitao; apresentar Plano Habitacional de Interesse Social PLHIS, considerando as especificidades do local e da demanda;

19

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

firmar termo de adeso ao SNHIS; elaborar relatrios de gesto; observar os parmetros e diretrizes para concesso de subsdios no mbito do SNHIS.

Com a criao do SNHIS consolida-se a idia de que as polticas habitacionais dos trs nveis de governo precisam estar articuladas entre si, planejadas atravs de planos habitacionais e controladas por instncias de controle social e participao para que os recursos de subsdio do FNHIS possam ser repassados para aos estados e municpios.

1.9. A Habitao no Governo do Estado de So Paulo


Para completar a anlise da disponibilidade de recursos para financiamento da produo habitacional, necessrio fazer referncia existncia de vultosos montantes arrecadados pelo governo do Estado de So Paulo, oriundos do 1% adicional do ICMS que h cerca de 15 anos vem sendo dirigido para a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de So Paulo) aplicar na produo de moradias. O oramento da habitao tem crescido de forma significativa nos ltimos anos, embora raramente o Estado tenha conseguido executar integralmente os recursos previstos. A incapacidade de governo do Estado de executar integralmente o oramento (processo que tambm ocorre no nvel federal) torna evidente a disponibilidade de recursos para aplicar em habitao em municpios onde o dficit elevado. Sem entrar em detalhes em relao aos programas formulados pelo governo do Estado, evidente sua potencialidade para alavancar os programas habitacionais formulados pelos municpios. A adeso do Estado de So Paulo ao Sistema Nacional de Habitao, com a criao do Fundo Estadual da Habitao e respectivo Conselho o caminho que permitir a implementao de uma poltica estadual articulada no plano nacional. Para tanto, necessrio que a distribuio regional destes recursos seja criteriosa, guardando relao com a magnitude dos dficits habitacionais dos municpios. Nesta perspectiva, cabe propor que uma percentagem significativa destes recursos sejam aplicados no mbito da cidade, sobretudo considerando a implementao do Sistema Nacional de Habitao que estabelece a cooperao entre os entes da federao para enfrentar o problema da habitao.

1.10. Do SNHIS aos Planos Locais de Habitao


O histrico e a concepo atual da Poltica Nacional de Habitao, assim como os breves comentrios sobre a ao do Estado de So Paulo, so referencias fundamentais para o entendimento do presente Plano Municipal de Habitao. 20

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

No h hiptese de o municpio solucionar seu problema de moradia sem que ele esteja articulado com os outros entes da federao e receba recursos para implementar sua poltica, como inclusive estabelece a nova Poltica Nacional de Habitao. Assim, de grande interesse dos municpios que o Sistema Nacional de Habitao seja implementado com rapidez, recebendo a adeso do governo do Estado de So Paulo e que seja garantida uma articulao de recursos que permita a implementao deste plano. Nesta perspectiva, a principal carncia de qualquer municpio para alavancar sua poltica habitacional a falta de recursos. Frente ao quadro nacional e estadual, marcado pela existncia de enorme quantidade de recursos disponveis, tanto nos fundos federais ou no Estado, o Plano que aqui se prope parte do pressuposto que a aplicao de recursos da Unio e do Estado, assim como dos diferentes fundos sob gesto do governo federal, essencial para a soluo do problema habitacional e um direito dos municpios.

1.11. A Questo Habitacional em Limeira


O desenvolvimento econmico no municpio foi marcado pela fase da Cana de Acar, que foi a primeira atividade econmica da regio. Depois da cana de acar, o caf e a laranja impulsionaram a economia limeirense, sendo seguidas pelas indstrias de chapus, papel, jias, alimentcia, mecnica e etc. A cultura do caf foi o principal impulso na busca de meios de transportes mais rpidos e econmicos que ligasse a produo exportao, ou seja, ligar os centros produtores aos portos de embarque para exportao. Este deu suporte vinda de imigrantes para o Brasil e tambm a criao de novos transportes para levar os carregamentos de caf, at a crise do caf, que levou a substituio do caf pelo acar, algodo e principalmente pela laranja. O asfaltamento da Via Anhanguera e a criao da rodovia Limeira Piracicaba serviram como atrativo de mais indstrias para a regio. Atualmente Limeira possui algo em torno de 1.000 indstrias nas mais diversas reas de atuao. As primeiras e principais indstrias de Limeira foram: Companhia Prada Indstria Comrcio, Fabrica de Fsforos Radium, Indstria Machina So Paulo. Esta caracterstica industrial predomina nos dias atuais. Esta fase de crescimento acelerado, que alterou significativamente a face do Municpio, destacamos o expressivo incremento populacional e a introduo no cenrio poltico de importantes questes sociais, como a habitao popular.

21

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

1.12. A Histria como Referncia


Os aspectos histricos apresentados encaminham s Estratgias de Ao do Plano Local de Habitao de Interesse Social, visando o enfrentamento das questes habitacionais apontadas na Etapa 2 Diagnstico do Setor Habitacional. Para tanto sero abordados os seguintes temas: a. Diretrizes e objetivos, considerando o Plano Nacional de Habitao e o Plano Diretor do Municpio. b. Programa oramentrio-financeiro de governo. c. Aes necessrias realizao dos objetivos do Plano. d. Meta de produo de unidades habitacionais at 2020. e. Recursos a serem disponibilizados pelo poder pblico municipal para a finalidade habitacional at 2020, em funo da capacidade de investimento. f. Fontes de financiamento a serem utilizadas considerando a capacidade de endividamento municipal. g. Programa de produo habitacional, h. Programa de proviso de loteamentos adequados, i. Programa de urbanizao e regularizao fundiria de assentamentos precrios e/ou informais. j. Programa de destinao de reas urbanas habitao de interesse social. k. Identificao das aes prioritrias com foco nas questes de maior gravidade social. l. Identificao dos possveis impactos negativos causados por investimentos em infra-estrutura. m. Avaliao do tempo a ser previsto para implementao das aes previstas no PLHIS em conformidade com a capacidade de investimento e os objetivos a serem alcanados. n. Eleio dos indicadores a serem definidos com a finalidade de permitir medir o desempenho dos programas a serem estabelecidos. o. Especificao das ferramentas de monitoramento com vistas a apontar a necessidade de reviso.

2. Diretrizes e Objetivos
Norteiam a elaborao deste Plano Local de habitao de Interesse Social as diretrizes constantes na Poltica Nacional e Local de Habitao, que lhe servem de orientao. A partir destas so estabelecidos objetivos que visam expressar os resultados que se pretende alcanar.

22

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

2.1. Diretrizes
Consideramos diretrizes para este trabalho, aquelas constantes na Poltica Nacional de Habitao, bem como na Poltica Municipal, inclusive o Plano Diretor Participativo Municipal, no que se refere a saneamento e mobilidade.

2.1.1. Planos de Saneamento e Mobilidade Urbana


Para a formulao das diretrizes foram considerados os aspectos de saneamento e mobilidade urbana, embora no se constituam em planos municipais consolidados. Destacamos, entretanto, que as mesmas questes esto contempladas no Plano Diretor Participativo, segundo o qual esto previstos investimentos na execuo de: Requalificao Ambiental, em particular no que se refere proteo do meio ambiente com a execuo de elementos de saneamento ligados ao sistema de tratamento de esgotos. Sistema virio estrutural, complementando a malha de mobilidade urbana, inclusive no que diz respeito ao sistema de transporte;

Como forma de ilustrar e apresentar os aspectos relativos ao saneamento e mobilidade urbana, seguem, na pgina a seguir: a. Planta de Requalificao Ambiental b. Planta de Estratgias de Mobilidade Planta de Requalificao Ambiental Planta de Estratgias de Mobilidade

23

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

2.1.2. Plano Nacional de Habitao


Apresentamos, a seguir, os aspectos pertinentes ao Plano Nacional de Habitao. Seus objetivos so: reduzir em 14% o dficit habitacional de 7,2 milhes de moradias construir um milho de casas ativar o Programa Minha Casa, Minha Vida com recursos de R$ 34 bilhes

Proceder produo de moradias na seguinte proporo: 400 mil unidades para a populao na faixa renda at 3 salrios mnimos 200 mil para a faixa de 3 a 4 salrios mnimos mensais 100 mil casas para a faixa de 4 a 5 salrios mnimos 100 mil casas para as faixas de 5 a 6 salrios e de 6 a 10 salrios mnimos

Prover a produo habitacional regionalmente na proporo abaixo, segundo a qual estaremos compreendidos no Sudeste: Regio Sudeste - 37% da produo (363.984 unidades) Regio Nordeste - 34% da produo (343.197 unidades) Regio Norte - 10% da produo (103.018 unidades) Regio Sul -12% da produo (120.016 unidades) Regio Centro-Oeste - 7% da produo (69.786 unidades)

Quanto poltica de subsdios, o PNH prev: subsdios integrais, com iseno do seguro, para famlias com renda de at 3 salrios mnimos subsdios parciais para a faixa salarial de 3 a 6 salrios mnimos reduo dos custos do seguro de vida para famlias com renda de 6 a 10 salrios mnimos acesso a Fundo Garantidor para assegurar a construo da casa se o muturio perder o emprego

Para a faixa de at 3 salrios mnimos, dever-se- considerar: Esta faixa responsvel por 90,9% do dficit habitacional do Pas, as famlias com renda de zero a trs salrios mnimos tero prestao mnima de R$ 50 mensais para adquirir a casa prpria ao longo de dez anos e s podero comprometer at 10% da renda com cada prestao. Para construir as 400 mil unidades para esta faixa populacional, a Unio far aporte de R$ 16 bilhes, a Caixa Econmica investir R$ 15 bilhes e projetos de 24

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

habitao rural e urbana, em parceria com associaes e cooperativas, ficaro responsveis por ofertar R$ 1 bilho. Para que sejam construdas essas casas populares, a Caixa dever analisar projetos das construtoras ou dos Estados e municpios ou de cooperativas e efetuar a contratao do empreendimento. Tero prioridade famlias com portadores de deficincia ou idosos, e o registro do imvel dever ser feito, preferencialmente, no nome da mulher.

Para as faixas de salrio mnimo entre 3 e 6, sero considerados: O programa Minha Casa, Minha Vida prev atuar em capitais e regies metropolitanas e em municpios com mais de 100 mil habitantes. Cidades com populao de 50 mil a 100 mil habitantes tero condies especiais para integrar o programa nesta faixa salarial. O governo ainda no deu detalhes dessas condies. Para essas famlias responsveis por 6,7% do dficit habitacional do Pas, a Unio far aporte de R$ 2,5 bilhes, ao passo que outros R$ 7,5 bilhes sero de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio). Nas regies metropolitanas de So Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o valor mximo do imvel que pode ser adquirido por famlias desta faixa de renda de R$ 130 mil. Ter valor mximo de R$ 100 mil os imveis adquiridos em municpios com mais de 500 mil habitantes, capitais e cidades limtrofes. Famlias que vivem em municpios fora das duas categorias anteriores podero integrar o Plano com imveis de at R$ 80 mil. A taxa de juros a ser cobrada dessas famlias durante o financiamento dos imveis ir variar de 5% a 6% ao ano.

As famlias com renda acima de seis salrios mnimos interessadas em ingressar no programa tero de seguir outras condies de acesso que ainda no foram explicitadas pelo governo. 2.1.2.1. Fundo Garantidor Tambm pelo programa ser criado um fundo garantidor no valor de R$ 1 bilho como mecanismo para confirmar o pagamento das casas mesmo se as famlias beneficiadas tiverem dificuldade na quitao das prestaes ou enfrentarem situaes de desemprego, por exemplo. A cobertura do fundo ser a mesma do perodo de vigncia do contrato e ir variar conforme a renda mensal da famlia que aderiu ao programa. Para a faixa de trs a cinco salrios mnimos, 36 prestaes sero garantidas; baixando para 24 prestaes, no caso de famlias com renda de cinco a oito salrios mnimos, e 12 prestaes, para aqueles com rendimento mensal de oito a dez salrios mnimos. 25

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Independente da situao de desemprego ou queda de renda, a pessoa que recorrer ao fundo ter de fazer o pagamento mnimo de 5% da parcela refinanciada, que depois ser revertido como bnus de adimplncia quando retomado o pagamento das prestaes. Ao final do pagamento do pagamento das demais prestaes, o muturio dever quitar aquelas que foram arcadas pelos recursos do fundo garantidor. Para ter acesso ao fundo, a pessoa ter de ter quitado pelo menos seis prestaes do contrato e apresentar solicitao formal mediante comprovao de desemprego ou perda de renda.

2.1.2.2. Seguro Em caso de morte do integrante do programa Minha Casa, Minha vida ou de invalidez permanente do muturio, a Unio quitar as prestaes restantes do imvel. Para aqueles que recebem at cinco salrios mnimos, no haver cobrana do seguro, mas os muturios com faixa salarial de at dez salrios mnimos mensais tero tabela de contribuio que varia de 1,50% a 6,64%.

2.1.3. Princpios e Prioridades


O PLHIS proposto considera a finalidade de intervir nos problemas habitacionais e urbanos, capacitando equipes, envolvendo a populao, criando grupos de trabalho e assumindo os seguintes princpios: Direito moradia, enquanto direito humano, individual e coletivo, previsto na Declarao Universal dos Direitos Humanos e na Constituio Brasileira de 1988; Moradia digna como direito e vetor de incluso social, garantindo padro mnimo de habitabilidade, infra-estrutura, saneamento ambiental, mobilidade, transporte coletivo, equipamentos, servios urbanos e sociais; Funo social da propriedade urbana, buscando implementar instrumentos de reforma urbana a fim de possibilitar melhor ordenamento e maior controle do uso do solo, de forma a combater a reteno especulativa e garantir acesso terra urbanizada; Prioridade da questo habitacional dentre o conjunto das polticas pblicas, uma vez que o poder pblico agente indispensvel na regulao urbana e do mercado imobilirio, na proviso da moradia e na regularizao de assentamentos precrios; Compatibilidade e integrao das polticas municipais com as polticas habitacionais federal, estadual, bem como das demais polticas setoriais de desenvolvimento urbano, ambientais e de incluso social;

26

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Incentivo pesquisa, incorporao de desenvolvimento tecnolgico e de formas alternativas de produo habitacional, visando melhoria da qualidade de habitao, assim como o custo acessvel populao mais carente; Gesto democrtica com participao dos diferentes segmentos da sociedade, possibilitando controle social e transparncia nas decises e procedimentos.

As seguintes prioridades, ressalvadas aquelas propostas pelo governo e sociedade local, so propostas para incorporao no PLHIS: Prioridade para planos, programas e projetos habitacionais para a populao de menor renda; Utilizao prioritria de incentivo ao aproveitamento de reas dotadas de infraestrutura no utilizadas ou subutilizadas, inseridas na malha urbana; Utilizao prioritria de terrenos de propriedade do Poder Pblico para a implantao de projetos habitacionais de interesse social; Sustentabilidade econmica, financeira e social dos programas e projetos implementados; Integrao entre os diversos programas sociais do municpio para incluso social plena; Incentivo implementao de institutos jurdicos de apoio sociedade civil visando regulamentar o acesso moradia; Observar mecanismos de quotas para idosos, deficientes e famlias chefiadas por mulheres dentre o grupo identificado como o de menor renda; Desenvolvimento institucional para consolidao da atuao local na problemtica da habitao, contando com os meios administrativos, tcnicos e financeiros necessrios.

2.2. Objetivos
Consideramos objetivos para este trabalho, os resultados a serem alcanados a partir das medidas a serem formuladas. Nesse sentido buscam o equacionamento do dficit habitacional projetado no tempo, compreendendo a demanda demogrfica por unidades habitacionais por parte de novas famlias.

27

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

2.2.1. Dficit Habitacional segundo o Diagnstico do PLHIS

O Grfico acima aponta as demandas relativas localizadas por regio, com destaque para os percentuais mais expressivos correspondentes s regies Centro, Oeste e Sul que juntos superam 70% do dficit atual, quantificado em 4.573 domiclios. Considerando os valores apontados na Pesquisa Qualitativa, podemos especificar os seguintes valores mdios de renda familiar atuais, apurados em R$915,31, equivalendo a nmeros prximos de 2 Salrios Mnimos. A renda per capita foi calculada em R$362,16. Cabe destacar que no se registrou presena de mais de uma famlia por domiclio o que significa que a renda familiar indicada equivalente renda domiciliar. O grfico acima demonstra que na distribuio por faixas de renda, o maior percentual de ocorrncia (53%) est na faixa de 1 a 3 Salrios Mnimos. Acima de 3 Salrios Mnimos apurou-se 23% e abaixo de 1 Salrio Mnimo apurou-se 24% (sendo 10% abaixo de 0,5 Salrio Mnimo). 28

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Ao lado verificamos que a composio familiar (pessoas por domiclio) apurada em Limeira indica a predominncia de familias com 3 a 4 pessoas (com 48,3% de participao) seguida pelas famlias com at 2 pessoas (com 41,4%). Estes nmeros permitem avaliar a dimenso das novas unidades denotando a predominncia de unidades com 2 dormitrios, embora devamos prever 41,4% de unidades com 1 dormitrio.

2.2.2. Dficit Habitacional segundo o MCidades


Para a avaliao do dficit habitacional oficial, o Ministrio das Cidades, atravs da Fundao Joo Pinheiro, elaborou o produto Dficit Habitacional no Brasil: Municpios Selecionados e Microrregies Geogrficas. Segundo esta fonte oficial de dados, o dficit apurado significou 4.644 domiclios, valor este totalmente compatvel com aqueles valores por ns apresentados na Etapa de Diagnstico (4.573 unidades).

2.2.3. Demanda Projetada


Para o clculo da demanda projetada para o ano 2020, utilizamo-nos dos dados da Fundao SEADE que considera: Populao 2009: 282.787 hab (estes dados divergem do IBGE: 272.734 hab) Populao 2020: 316.141 hab Com base nestas informaes, podemos calcular: Progresso: 11,79% em 11 anos ou 0,102% a/a Projeo para 2020: 22,51% Demanda Pesquisada: 4.573 domiclios
Demanda Projetada 2020: 5.602 domiclios

2.2.4. Necessidades segundo Ordem de Prioridades


Para o atendimento da demanda apurada devemos estabelecer como prioridades: 1) a proviso habitacional para famlias com renda inferior ou igual a 1 Salrio Mnimo; 2) a regularizao de lotes; 3) o tratamento das ZEIS; 4) a produo habitacional para famlias com renda inferior entre 1 e 3 Salrios Mnimos; 5) o melhoramento de unidades habitacionais, e 6) as novas unidades para produo individualizada. 29

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

3. Programas e Aes
Os Programas e Aes a serem implementados esto orientados s demandas apontadas e esto em consonncia com os instrumentos municipais de gesto financeiro-oramentria e as respectivas adequaes apontadas. Para tanto parte-se das demandas regionalmente apontadas na Etapa de Diagnstico, sobre as quais calcularam-se a produo habitacional e as extenses territoriais necessrias.

3.1. Programas
Ao atendimento das necessidades identificadas e mapeadas na Etapa 2 de Diagnstico chamamos de Programas, os quais, paralelamente ao enquadramento geogrfico, devem classificar esta demanda de acordo com faixas de renda, de modo a compatibilizar-se com programas de financiamento disponibilizados pelo governo, tanto quanto pelo setor financeiro da economia. Para a finalidade deste PLHIS, consideraremos a demanda projetada de 5.602 moradias dever ser suprida dentro do prazo de 11 anos, remanescendo para 2020, as eventuais variaes que a extrapolem, quando o nmero definitivo poder ser revisado luz das futuras informaes censitrias. Ao lado o mapa com disponibilidade de solo para fins habitacionais, segundo o Plano Diretor. Destaca-se na elipse amarela expressiva rea entre as regies Oeste e Centro com potencial de uso.

30

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Segundo o mapa apresentado no Plano Diretor, a mancha de solo urbano disponvel demonstra-se suficiente para a demanda de terreno. Entretanto a disponibilidade de terrenos, principalmente de maior parte, est concentrada na Regio Sul que compreende a demanda de 21,7%, enquanto a Regio Centro, com 25,9% do dficit, e a Regio Oeste, com 23,4%. Sugere-se considerar a rea indicada para complementao regional da demanda pesquisada. Cabe, entretanto, confrontar esta disponibilidade com o atendimento dos servios pblicos de saneamento, conforme se observa a seguir, de acordo com mapa da rede abastecimento de gua de 2010 fornecido pela concessionria Foz de Limeira, onde as reas atendidas esto indicadas conforme as cores dos seus sistemas, ficando sem colorao aquelas desatendidas:

As reas disponibilizadas no Plano Diretor, concentradas na Regio Sul (indicadas em elipses vermelhas), apresentam condies mais complexas de atendimento, em funo da relao entre redes do entorno e rea a ser abastecida diferentemente da rea indicada na elipse amarela onde existe maior disponibilidade de redes no seu entorno. 31

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Situao equivalente ocorre com relao aos servios pblicos de saneamento, conforme se observa no mapa da rede de esgotamento sanitrio de 2010 fornecido pela concessionria Foz de Limeira, onde as reas atendidas esto indicadas em vermelho, ficando sem colorao as reas sem coleta pblica:

As reas indicadas no Plano Diretor na Regio Sul (indicadas em elipses vermelhas, apresentam condies mais complexas de atendimento, em funo da relao entre redes do entorno e rea a ser coletada diferentemente da rea indicada na elipse amarela onde existe maior disponibilidade de redes no seu entorno, como j ocorre com o abastecimento de gua.

3.1.1. Programa de Produo Integrada de Moradias


A produo integrada contempla a habitao como um todo, compreendendo: Terreno Projeto com aprovao Infraestrutura

32

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Equipamentos Pblicos Construo habitacional Para a promoo deste empreendimento prev-se a participao de diversos setores: Setor Pblico Municipal Estadual Federal Setor Privado Sociedade Civil Promotores Construtoras Entidades de classes Associaes profissionais Movimentos por moradia Para tanto considera-se a distribuio geogrfica da demanda, tanto quanto a distribuio da mesma demanda conforme seus dados de renda e dimenso familiar, que esto apropriadas na tabela abaixo:
UNIDADES por FAIXA de RENDA At 1 Salrio Mnimo De 1 a 3 Salrios Mnimos TOTAL CENTRO 435 1015 LESTE 277 692 NORTE 0 246 OESTE SUDOESTE 393 916 94 319 SUL 280 935 TOTAL 1478 4124 5602

Com base nesta tabela acima, apurou-se a distribuio de acordo com nmero de dormitrios necessrios, que se apresentam a seguir:
UNIDADES por No. DORMITRIOS UH-1Dorm UH-2Dorm UH-3Dorm CENTRO 870 290 290 LESTE 346 623 0 NORTE 62 185 0 OESTE SUDOESTE 523 785 0 169 206 38 SUL 467 514 234 TOTAL 2438 2603 561 5602

Entretanto, considerando que a tipologia de 1 dormitrio no est compatvel com as tipologias aceitas pelos Programas Habitacionais Federais e Estaduais, totalizaremos a demanda correspondente na categoria de 2 dormitrios.

33

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

A partir desta distribuio, pudemos apropriar regionalmente a produo necessria, de acordo com a demanda por nmero de dormitrios: 3.1.1.1. Unidades Habitacionais com 2 dormitrios
UH - 2 DORMITRIOS At 1 Salrio Mnimo de 1 a 3 Salrios Mnimos CENTRO 348 812 1160 LESTE 277 692 969 NORTE 0 247 247 OESTE SUDOESTE 393 85 916 290 1308 375 SUL 226 755 981 TOTAL 1329 3711 5040

3.1.1.2. Unidades Habitacionais com 3 dormitrios


UH - 3 DORMITRIOS At 1 Salrio Mnimo de 1 a 3 Salrios Mnimos CENTRO 87 203 290 LESTE 0 0 0 NORTE 0 0 0 OESTE SUDOESTE 0 9 0 29 0 38 SUL 54 180 234 TOTAL 150 412 562

3.1.1.4. Meta Anual A apropriao do nmero de unidades supra apresentada totaliza 5.602 unidades, que corresponde a nossa prioridade a qual dever ser atendidada at 2020, apontado-nos uma meta anual de 560 Unidades Habitacionais. Este valor deve ser comparado com o cronograna fsico-financeiro. Deste total, 1.479 devero ser atendidos ao longo de 10 anos, sendo destinados populao com renda inferior a 1 Salrio Mnimo, recebendo 100% de subsdio. Considerando o valor mximo unitrio admissvel para o Interior de So Paulo de R$42.000,00 (compreendendo terreno, construo, infraestrutura e elaborao de projeto, consultoria, trabalho social e aprovao), calculamos o valor de R$50.694.000,00 para este investimento. Levando-se em conta a inflao mdia de 4% no incio deste milnio, podemos projetar um valor total corrigido de R$70.971.600,00. Para a populao com renda entre 1 e 3 Salrios Mnimos, estima-se uma demanda de 3.366 unidades, a ser atendida igualmente em 10 anos. Considerando o mesmo valor de referncia de R$42.000,00 (compreendendo terreno, construo, infraestrutura e elaborao de projeto, consultoria, trabalho social e aprovao), recomendamos a utilizao dos valores de FGTS em 20% do total, reduzindo nosso investimento a R$33.600,00/UH. O valor total resultante ser de R$113.097.600,00, o que aponta para o valor corrigido de R$158.336.640,00 computando-se uma inflao mensal da ordem de 4% aa para um perodo de 10 anos.

34

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

3.1.2. Programa de Reurbanizao de Lotes


Duas categorias de problemas esto computados neste item: a regularizao de lotes e urbanizao de reas de interesse social. Para a primeira categoria apuramos 608 casos e para a segunda 180. 3.1.2.1. Regularizao de Lotes Ser procedida a regularizao fundiria de loteamentos atravs do Programa CIDADE LEGAL, pelo qual a Prefeitura firmou Convnio em 2008 com o Governo do Estado para a regularizao de lotes, distribudos nos seguintes loteamentos a seguir relacionados. Esta categoria de problema est normalmente associada a questes de inadequao habitacional e carncia de infraestrutura, igualmente indicadas na planilha abaixo: LOTEAMENTO Jardim Dom Oscar Romero Vila Camargo Chcara Darjan Estncia Del Rey Estncia Aquarius Estncia Montreal Ch. Santo Antonio da Capela Estncia Jardim Stio das Mangueiras Condomnio Chcara Pfister Estncia Eldorado Residencial Portal das Flores Stio So Benedito Condomnio Marisa Bairro da Graminha No. Lotes 58 6 31 23 65 85 7 86 24 14 65 113 9 17 5 608 Carncia de Inadequao Infraestrutura habitacional Norte 29 Norte 3 31 Leste 15 23 Sul 12 65 Sul 33 85 Sul 42 7 Sul 4 86 Sul 43 24 Sul 12 14 Sul 7 65 Sul 33 113 Sul 56 9 Sul 4 17 Sudoeste 8 5 Sudoeste 3 544 304 Regio

Para a totalidade dos lotes irregulares foram j efetuados os servios de regularizao, cabendo to somente os cistos de escriturao e registro da ordem de R$1.000,00, o que totaliza R$608.000,00. Considerando a realizao destes servios nos 5 primeiros anos, deveremos considerar um adicional por conta da correo dos valores para o perodo resultando num total de R$729.600,00.

35

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

3.1.2.2. Urbanizao de Zonas Especiais de Interesse Social A carta abaixo indica a localizao das ZEIS indicadas no Plano Diretor Municipal, que totalizam um nmero de 540 unidades, distribuidas nas regies Sudoeste, Sul e Leste.

Os bairros compreendidos no processo so:

URBANIZAO Jardim Celina Conjunto Residencial Dr. Olindo de Luca Conjunto Residencial Vitor D Andrea Jardim Parque Novo Mundo Jardim Ipiranga Jardim Odcio Degan Jardim Residencial Antonio Simonetti

UH 28 76 112 131 27 72 94 540 36

Regio Leste Leste Sul Sul Sul Sul Sudoeste

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Para estas unidades h que se desenvolver um programa especfico de urbanizao contemplando a pavimentao viria, as redes de infraestrutura, bem como a requalificao espacial dos assentamentos. O custo unitrio proposto de R$4.000,00, no se considerando valores para terreno, uma vez que as ZEIS constituem-se em ncleos habitacionais j existentes, sendo que alguns em nome da CDHU, Prefeitura e particulares. Os valores computados nesta tarefa de urbanizao totalizam R$2.160.000,00. Considerando a realizao destes servios nos 5 primeiros anos, deveremos considerar um adicional por conta da correo dos valores para o perodo resultando num total de R$2.592.000,00.

3.1.3. Programa de Complementao e Melhoria de Moradias


Existe um nmero expressivo de habitaes, que se distribui generalizadamente na rea urbana municipal, permanentemente carente de recursos para ampliao e melhoramentos compreendendo: Adicional de rea construda Cobertura Revestimento Reparos em instalaes Construo de muros

Para estes, que incluem embries, ou ainda em moradias sem acabamento, casos preve-se a intermediao com a Caixa Econmica Federal, principalmente atravs do crdito associativo, no sentido de financiamento para materiais de construo. Com tal procedimento, a Administrao visa mudanas no aspecto da cidade, como tambm melhor habitabilidade, proporcionando aos moradores melhores condies de vida. Atravs das entidades organizadas, considera-se a perspectiva do envolvimento das famlias no programa de complementao e melhoria. Busca-se ainda a perspectiva de melhorar a paisagem urbana da cidade, por reduzir a presena das moradias inacabadas, sem telhado e sem revestimento com lajes de cobertura e paredes em tijolo baiano. Foram quantificados 617 casos, os quais considerando-se um valor de R$10.000,00 totalizam R$6.170.000,00. Sendo que a previso de operacionalizao prevista para os primeiros 4 anos, o valor total corrigido ser de R$7.157.200,00. A seguir relacionamos os bairros onde esto localizadas as unidades para complementao e melhoria:

37

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

COMPLEMENTAO E MELHORIA Jardim Planalto Vila Santa Catarina Vila Santa Cruz Vila Jatob Vila Clemente Vila Queirs Vila Santa Ins Vila Santa Lcia Jardim Celina Jardim Boa Esperana Jardim Grmio Parque Hipplyto Jardim Nova Conquista Parque Residencial Joo Ometo Residencial Econmico Tancredo Neves Jardim Vista Alegre Jardim Olga Veromi Jardim Anhanguera Jardim Glria Vila Cristovam Jardim Nova Itlia Jardim Santa Luiza Conjunto Residencial Vitor DAndrea Jardim Residencial Bartolomeu Grotta Jardim Residencial Ernesto Kuhl Jardim Odcio Degan Jardim So Joo Jardim Ouro Branco Parque Residencial Belinha Ometo Parque Ablio Pedro Jardim Morro Azul

UH
29 16 22 13 16 18 20 35 17 27 14 23 17 25 13 16 34 25 16 21 13 22 40 18 17 12 14 19 9 23 13

Regio Norte Norte Norte Norte Norte Norte Norte Norte Leste Leste Leste Leste Leste Leste Leste Leste Leste Leste Leste Centro Centro Centro Sul Sul Sul Sul Sudoeste Sudoeste Oeste Oeste Oeste

617

3.1.4. Programa de Proviso Residencial Individual


Para as faixas de maior renda, acima de 5 Salrios Mnimos, h que se considerar a obteno de recursos, atravs do sistema financeiro governamental ou privado, para a construo individual de residncias, visando: Aquisio de terreno 38

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Elaborao e aprovao de projetos Compra de materiais de construo Contratao de servios de execuo das obras Registro da propriedade com averbao das melhorias

Esta categoria de programa, teria a propriedade de ampliao do escopo de atendimento do Plano, ao mesmo tempo que permitiria a gerao de empregos e atividades econmicas. Foram quantificados 412 casos, os quais considerando-se um valor de R$30.000,00 totalizam R$12.360.000,00. Sendo que a previso de operacionalizao prevista para os 5 primeiros anos, o o valor total corrigido ser de R$14.832.000,00.

3.2. Consolidao de Programas


Torna-se necessrio consolidar as demandas das aes de Regularizao de Lotes, Urbanizao de ZEIS e Complementao e Melhoria de Moradias. Para tanto apresentamos abaixo Tabela de Consolidao dos referidos Programas:
EMPREENDIMENTO Bairro da Graminha Ch. Santo Antonio da Capela Chcara Darjan Condomnio Chcara Pfister Condomnio Marisa Conjunto Res. Dr. Olindo de Luca Conjunto Residencial Vitor D Andrea Conjunto Residencial Vitor DAndrea Estncia Aquarius Estncia Del Rey Estncia Eldorado Estncia Jardim Estncia Montreal Jardim Anhanguera Jardim Boa Esperana Jardim Celina Jardim Celina Jardim Dom Oscar Romero Jardim Glria Jardim Grmio REGIO Sudoeste Sul Leste Sul Sudoeste Leste Sul Sul Sul Sul Sul Sul Sul Leste Leste Leste Leste Norte Leste Leste AO REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO URBANIZAO ZEIS URBANIZAO ZEIS COMPLEMENTAO E MELHORIA REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA URBANIZAO ZEIS COMPLEMENTAO E MELHORIA REGULARIZAO COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA

39

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

Jardim Ipiranga Jardim Morro Azul Jardim Nova Conquista Jardim Nova Itlia Jardim Odcio Degan Jardim Odcio Degan Jardim Olga Veromi Jardim Ouro Branco Jardim Parque Novo Mundo Jardim Planalto Jardim Residencial Antonio Simonetti Jardim Residencial Bartolomeu Grotta Jardim Residencial Ernesto Kuhl Jardim Santa Luiza Jardim So Joo Jardim Vista Alegre Parque Ablio Pedro Parque Hipplyto Parque Residencial Belinha Ometo Parque Residencial Joo Ometo Residencial Econmico Tancredo Neves Residencial Portal das Flores Stio das Mangueiras Stio So Benedito Vila Camargo Vila Clemente Vila Cristovam Vila Jatob Vila Queirs Vila Santa Catarina Vila Santa Cruz Vila Santa Ins Vila Santa Lcia

Sul Oeste Leste Centro Sul Sul Leste Sudoeste Sul Norte Sudoeste Sul Sul Centro Sudoeste Leste Oeste Leste Oeste Leste Leste Sul Sul Sul Norte Norte Centro Norte Norte Norte Norte Norte Norte

URBANIZAO ZEIS COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA URBANIZAO ZEIS COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA URBANIZAO ZEIS COMPLEMENTAO E MELHORIA URBANIZAO ZEIS COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO REGULARIZAO COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA COMPLEMENTAO E MELHORIA

Da tabela acima, depreende-se a necessidade de se proceder as aes integradas de Urbanizao de ZEIS associada Complementao e Melhoria de Moradias nos seguintes empreendimentos:

40

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

AO INTEGRADA Conjunto Residencial Vitor D Andrea Jardim Odcio Degan Jardim Celina

REGIO Sul Sul Leste

3.3. Programas Existentes


Seguem abaixo relacionados os Programas existentes em curso no Municpio, referentes ao FNHIS: Plano Local de Habitao de Interesse Social Contrato 0251.135-16 Execuo de 27 unidades no bairro Antonio Simonetti IV Contrato 0249.960-73 Execuo de Infraestrutura bairro Geada Contrato 0233.462-03 Execuo de 31 unidades atravs de convnio com a CDHU Execuo de 448 unidades junto ao bairro Lagoa Nova atravs do Programa Minha Casa Minha Vida

3.4. Aes, por Ordem de Prioridade


Aes so as operaes da qual resultam os produtos habitacionais a serem ofertados sociedade. Dessas atitudes programticas resulta a proposta de proviso apresentada na tabela abaixo, com projeo para 13 anos, de acordo com a ordem de prioridade:
UH POR PROGRAMA Produo Integrada de Moradias - at 1SM Produo Integrada - de 1 a 3 SM Regularizao de Lotes *(no entram na soma) Urbanizao de ZEIS **(no entram na soma) Complementao e Melhoria Proviso Residencial Individual CENTRO 435 1.016 56 101 1608 LESTE 277 692 31 104 227 69 1265 NORTE 246 64 169 25 440 OESTE SUDOESTE 393 94 916 45 91 1445 319 22 94 33 32 478 SUL 280 935 491 342 87 94 TOTAL 1.479 4.124 608 540 617 412

1396 5.602+1.029

* Quantidade de regularizaes no somada no total de unidades a produzir mas est contido na Complementao e Melhoria ou Proviso Residencial Individual ** Quantidade de urbanizaes no computada no total de unidades produzidas pois mantm as unidades existentes

Os valores totais de unidades lanados na ltima coluna da tabela acima. Estes valores foram apropriados de acordo com os custos unitrios levantados e esto indicados na coluna TOTAIS, na tabela abaixo. A ltima coluna aponta os TOTAIS CORRIGIDOS em funo do cronograma de previso de operacionalizao. 41

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

UH POR PROGRAMA Produo Integrada de Moradias - at 1SM Produo Integrada - de 1 a 3 SM Regularizao de Lotes *(no entram na soma) Urbanizao de ZEIS **(no entram na soma) Complementao e Melhoria Proviso Residencial Individual

UH 1479 4123 608 540 617 412 5.602+1.029

R$/UH R$ 42.000 R$ 33.600 R$ 1.000 R$ 4.000 R$ 10.000 R$ 30.000

TOTAIS R$ 62.118.000 R$ 138.532.800 R$ 608.000 R$ 2.160.000 R$ 6.170.000 R$ 12.360.000

TOTAIS CORRIGIDOS R$ 69.572.160 R$ 155.156.736 R$ 680.960 R$ 3.110.400 R$ 9.131.600 R$ 18.787.200

R$ 221.948.800

R$ 256.439.056

Obs: A indicao cromtica est referenciada nos valores unitrios indicados para implementao dos programas

4. Metas, Recursos e Fontes de Financiamento


Neste item procuraremos apresentar as Metas de produo habitacional, acompanhadas dos recursos necessrios viabilizao destas. Cabe inicialmente especificar, de acordo com a ordem de prioridade, o cronograma de implantao do Plano. Para tanto apresenta-se a informao na planilha abaixo:
CRONOGRAMA Produo Integrada de Moradias - at 1SM Produo Integrada - de 1 a 3 SM Regularizao de Lotes (No so computadas) Urbanizao de ZEIS (No so computadas) Complementao e Melhoria Proviso Residencial Individual UH 1.479 4.123 608 540 617 412 5.602 + 1.029 ANOS 1 a 10 1 a 10 1a5 1a5 1a4 1a5

A seguir esto apresentados os cronogramas fsico e financeiro:


CRONOGRAMA FSICO
Produo Integrada - at 1SM Produo Integrada - de 1 a 3 SM

UNIDADES 1.479 4.123 5.602 617 412 1.029

ANO 1

ANO 2

ANO 3

ANO 4

ANO 5

ANO 6

ANO 7

ANO 8

ANO 9

ANO 10

174 433 607 155 84 239 846

145 410 555 154 82 236 791

145 410 555 154 82 236 791

145 410 555 154 82 236 791

145 410 555

145 410 555

145 410 555

145 410 555

145 410 555

145 410 555

Complementao e Melhoria Proviso Residencial Individual

82 82 637 0 555 0 555 0 555 0 555 0 555

TOTAIS

6.631

42

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

4.1. Recursos
Para um oramento municipal, conforme previso aprovada para 2011 em R$599.594.178,00, prev-se os seguintes aportes ao Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social: Dotao oramentria de 0,864% R$5.180.000,00 aa incluindo:

Habitao, Saneamento, Projetos, Aquisio de Terrenos Destinao ao FMHIS de Recursos da Outorga Onerosa a ser regulamentada Destinao ao FMHIS do Adicional do IPTU Progressivo a ser regulamentado

4.1.1. Gesto
Caber Secretaria Municipal de Habitao apresentar ao Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social FHIS todas as aes a serem conduzidas no sentido viabilizar o Plano Local de Habitao de Interesse Social, de modo a obter deste Conselho Gestor o respaldo necessrio; bem como a autorizao de movimentao do Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social para a destinao dos recursos necessrios. Secretaria cabe tambm manter o Conselho Gestor permanentemente informado quanto andamento dos projetos e obras do Plano.

4.1.2. Regulamentao
Caber ao Prefeito Municipal a incluso da dotao oramentria acima indicada, no Plano Plurianual de Investimentos, bem como no OramentoPrograma anual. Caber Secretaria Municipal de Habitao, to logo esteja aprovado este Plano Local de Habitao de Interesse Social, a redao dos Decretos do Poder Executivo

43

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

de Regulamentao da Destinao ao FHIS dos Recursos oriundos da Outorga Onerosa e do Adicional do IPTU Progressivo, para homologao e assinatura do Prefeito Municipal.

4.1.3. Implementao
Caber Secretaria Municipal de Habitao a coordenao dos trabalhos de aquisio de terrenos, elaborao de projetos, implantao de infraestrutura, e licitao/acompanhamento das obras previstas neste PLHIS conforme aprovao do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social FHIS. Secretaria tambm caber a operacionalizao do trabalho social de atendimento populao a ser atendida.

5. Indicadores
Consideramos indicadores da eficcia do Plano Habitacional a comparao entre suas metas e resultados como sendo a mais adequada forma para se avaliar quaisquer polticas pblicas. Os indicadores devem ser aplicados para mensurar o desempenho e os resultados das aes, principalmente dos programas habitacionais. Sugere-se que sua base de anlise sejam os dados apresentados anualmente e no fim de cada gesto pelos administradores pblicos, revelando o volume de recursos aplicados e o nmero de famlias atendidas. Para fins de avaliao, os resultados obtidos devem ser confrontados com as metas do Plano, para conferir, a cada quatro anos, se foram iguais, inferiores ou superiores s propostas originais, no que se refere aos seguintes aspectos: 1. Metas de atendimento global: resultados esperados / resultados alcanados; 2. Metas de atendimento dos programas habitacionais: resultados esperados / resultados alcanados; 3. Metas financeiras: recursos municipais, estaduais e federais previstos / recursos efetivamente alcanados / recursos liquidados. Prope-se ainda estabelecer um sistema de indicadores que: Seja de fcil compreenso pelos atores institucionais e sociais; Seja incorporado a rotina de trabalho da equipe; Se relacione com o estgio de desenvolvimento institucional do municpio; Seja baseado em informaes que a equipe tcnica consiga levantar ou aferir; Estabelea a periodicidade que atenda as necessidades dos diferentes usurios; Acrescenta-se aqui os tipos de indicadores propostos pela SNH : 44

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

a) Indicadores de insumo: recursos necessrios para atingir as metas; b) Indicadores de processo: processo de alocao dos recursos; c) Indicadores de produto: resultados imediatos; d) Indicadores de impacto: melhorias efetivas ocorridas no bem-estar; e) Indicadores de eficincia: no uso de meios e recursos; f) Indicadores de eficcia: no cumprimento de metas; g) Indicadores de efetividade: na melhoria do bem-estar social. Recomendamos para o PLHIS de Limeira que sejam inicialmente considerados os seguintes indicadores: Indicador de produo: resultados na quantidade de unidades habitacionais produzidas; Indicador de eficincia: avaliao dos meios e recursos empenhados na produo de unidades habitacionais; Indicador de eficcia: avaliao do cumprimento de metas estabelecidas; Indicador de efetividade: apurao, mediante pesquisa de satisfao, da melhoria do bem-estar social.

6. Monitoramento, Avaliao e Reviso


A realizao adequada da finalidade do Plano Local de Habitao de Interesse Social deve ser acompanhada de processos de Monitoramento e Avaliao continuados. Para o monitoramento, devem ser definidas estratgias e procedimentos para verificar se houve avano na implantao do Plano e na resoluo dos problemas habitacionais identificados. Recomenda-se que o municpio inicie a construo de um Sistema de Informaes com o objetivo de: Acompanhar os resultados da poltica habitacional e o cumprimento das metas do PMH; Monitorar e avaliar programas, projetos e aes do governo municipal e demais agentes e seu impacto na diminuio do dficit e da inadequao habitacional; Monitorar as variveis que compe o diagnstico habitacional do municpio (dficit e inadequao, crescimento demogrfico, custos, disponibilizao de recursos, disponibilizao de terras). Para a avaliao, deve ser verificado se a poltica respondeu aos propsitos estabelecidos, conforme anunciados nos seus objetivos e diretrizes, e ainda se realizou o que se props a fazer. No que se refere poltica de habitao, salientam-se trs aspectos: 45

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

1. atuar frente ao dficit de maneira a universalizar o acesso moradia; 2. alterar a realidade fsica na qual vive sua populao-alvo, por meio de programas habitacionais; 3. gerar impacto transformador na realidade da sua populao-alvo. Em relao ao processo de avaliao e monitoramento, a SNH do Ministrio das Cidades recomenda: Envolver os diversos rgos (secretarias, departamentos, divises especficas) da administrao local que desenvolvem atividades relacionadas com PLHIS; Monitorar a captao de recursos e gesto financeira dos programas; Criar procedimentos padronizados de coleta de informao e de tratamento dos resultados providos pelos indicadores, de preferncia mediante informatizao; Estabelecer parcerias com Universidades e ONGs para construir um sistema de informao e para capacitar tcnicos e dirigentes. Uma varivel que demanda o necessrio monitoramento a valorizao fundiria decorrente principalmente da execuo de projetos de requalificao, habitao, infra-estrutura e urbanizao. Negligenciar este controle pode significar a expulso da populao de menor renda pela valorizao da terra. Por fim, necessrio definir os perodos de reviso do Plano, para o que a SNH recomenda que estes perodos estejam associados com o planejamento oramentrio-financeiro dos PPAs (Planos Plurianuais) e que tambm sejam observadas as diretrizes nacionais definidas no PlanHab que devero ser revistas em 2011, 2015 e 2019. A reviso do PLHIS possibilita a correo ou complementao do Diagnstico assim como das metas e propostas do Plano. Precisam ser confirmadas tanto as informaes produzidas no Diagnstico sobre o clculo das necessidades habitacionais, como as definies adotadas na Estratgia de Ao tais como: tendncias, premissas e informaes de definies de investimento pelas trs esferas de governo. Alm disto, o Plano de Ao elaborado pode ser alterado em funo de fatores no previstos ou confirmados durante a elaborao do PLHIS. H que se considerar, inclusive, a tremenda defasagem dos dados do IBGE, cujo Censo est com 10 anos de sua realizao cabendo uma reviso to logo estejam disponveis os dados censitrios completos de 2010.

7. Consideraes Finais
Os Programas e Aes previstos no item 3, sero implantados pela Secretaria de Habitao da Prefeitura de Limeira, com o apoio dos demais rgos municipais que 46

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

tem ligao com a questo habitacional, especialmente a Secretaria de Obras e Servios Urbanos, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo e do Centro de Promoo Social Municipal CEPROSOM. A Prefeitura Municipal adotar as providencias cabveis para a adequao dos oramentos dos prximos anos, dentro dos prazos regulamentares de elaborao do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrios e da Lei Oramentria Anual para a alocao de recursos no Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social e outras dotaes oramentrias para a execuo das metas, programas e aes previstos no PLHIS. O municpio dedicar ateno especial para a realizao das metas do PLHIS obteno de parcerias e formalizao de convnios com os rgos de fomento e financiamento indicados no item 4. Para tanto, propiciar Secretaria de Habitao condies humanas e materiais para fazer os contatos, elaborar propostas e projetos e negociar sua aprovao e execuo. Os indicadores apontados no item 5, tero por base resultados quantitativos tais como o nmero de habitaes construdas, rea de construo por habitante, recursos empenhados, recursos efetivamente gastos, equipamentos complementares construdos, os quais sero obtidos diretamente nos rgos executores, bem como complementados com dados secundrios dos institutos de pesquisa e rgos tcnicos, especialmente IBGE, SEADE e SINDUSCON. Ser realizada pesquisa ps-uso nas unidades e conjuntos habitacionais construdos para aferio dos resultados qualitativos, alm de avaliao de indicadores indiretos provenientes dos programas de sade, educao e assistncia social do Municpio. O monitoramento, avaliao e reviso do PLHIS, conforme o disposto no item 6, ser realizado em trs esferas principais: 1) pelos rgos executores, especialmente a Secretaria de Habitao, com a criao e manuteno de sistema de informaes especfico, elaborao e publicao de relatrios peridicos, consultas diretas populao atendida nos programas e aes. Cabe tambm a essa esfera a elaborao das propostas e oramentos para os perodos subseqentes e tomar as providncias tcnicas para a realizao da reviso geral do PLHIS; 2) pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitao de Interesse Social , como rgo colegiado e representativo do setor para avaliar, consolidar e/ou modificar as metas, programas e aes e dar legitimidade s alteraes e revises; e 3) pela sociedade civil organizada, especialmente as ligadas ao setor tais como as associaes tcnicas de engenheiros e arquitetos, associaes de moradores de 47

PR E

UNICIPAL D A M E UR LI IT M E F

RA EI

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA


18 2 6

3 86

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAO

ESTADO DE SO PAULO - BRASIL

bairros, associaes ligadas ao mercado imobilirio, movimentos populares de luta por habitao, dentre outros, que podero contribuir com crticas e propostas sistematicamente, tanto junto aos executores como ao Conselho. A Prefeitura dever programar e compatibilizar a reviso do PLHIS de modo que possa contribuir, temporalmente e com seu contedo, para a reviso peridica do Plano Diretor do Municpio, conforme definido por lei. Fica, desde j programada para aps 2011 uma reviso expedita do PLHIS de modo a incorporar os dados do Censo de 2010. Tratando-se do primeiro plano habitacional do municpio de Limeira e sabendo que planos no se resumem ao que propem, mas so frutos do seu prprio processo de implantao, superando demandas antigas, criando novas expectativas, incorporando novas tecnologias e conhecimentos, enfim, modificando a realidade e a si prprio, tem-se a certeza de que esse PLHIS nasce com a clara vocao de, ao mesmo tempo em que ajuda a superar problemas, instigar novos desafios.

48

Das könnte Ihnen auch gefallen