Sie sind auf Seite 1von 18

Instruo Trabalho N.01.62.05.

RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

1.

OBJETIVO:

2.

Assegurar proteo a todos os empregados do CIFN Complexo Industrial Ford Nordeste, contra riscos respiratrios pelo uso correto de respiradores, atravs de um programa de seleo, treinamento e utilizao correta dos equipamentos de proteo respiratria. Estabelecer responsabilidades da Linha de Coordenao. Preservar integridade fsica e sade de todos os empregados; Assegurar a concordncia com as normas do complexo e com a Legislao vigente. ATIVIDADES AFETADAS:

A presente instruo aplica-se a todas as atividades onde ocorra: Ambientes deficientes de oxignio; Ambientes contaminados por gases, fumos ou vapores; Ambientes contaminados por aerodispersodes; Ambientes contaminados por gases, fumos e aerodispersodes

3. FORMULRIOS UTILIZADOS: N/A

4.

REFERNCIAS: 4.1 Lei N 6514 de 22/12/77. 4.2 Portaria 3.214 do Mtb. 4.3 Normas ACGIH 4.4 Normas ISSO 4.5 NIOSH 4.6 NR 06 - Equipamento de Proteo Individual, item 6.3 IV Proteo Respiratria 4.7 NR-07 - PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional. 4.8 NR-09 - PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais. 4.9 NR-15 - Atividades e Operaes Insalubre anexo 11 (Agentes Qumicos) 4.10 NR-18 - PCMAT - Programa de Condies do Meio Ambiente de Trabalho.
PGINA. 1 DE 18 CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

5.

DEFINIES: 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 CIFN - Complexo Industrial Ford Nordeste. Mtb - Ministrio do Trabalho. EPR - Equipamento de Proteo Respiratria SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists ISO - International Organization for Standartdization NIOSH - National Institute for Occupational Safety and Health

6.

EXCLUSES: No h.

7.

DESCRIO:

7.1. COMPETNCIA E RESPONSABILIDADE Este programa aplica-se a todos empregados do CIFN. Este programa ser coordenado pelo SESMT que tem a autoridade e responsabilidade pela sua implementao. Compete aos Lderes de Produo, Manuteno, Engenharia e Administrativos aplicar na integra e estender esta prtica aos seus liderados. 7.2. AVALIAO DO SESMT Servio Mdico A rea de Sade Ocupacional far avaliao da sade do empregado, considerando a sua condio para utilizar respiradores. Nesta avaliao sero consideradas as caractersticas fsicas do ambiente de trabalho, a demanda fsica das atividades e o tempo de utilizao de proteo respiratria durante a jornada de trabalho. Realizar teste de vedao qualitativo com FIT TESTE junto com o exame mdico admissional e peridico.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 2 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

7.3. AVALIAO DO SESMT - Segurana Industrial SELEO DO EQUIPAMENTO DE PROTEO RESPIRATRIA Na seleo e especificao dos equipamentos sero considerados os seguintes aspectos: A natureza da operao ou risco do processo. O tipo de risco para o sistema respiratrio (incluindo as propriedades fsicas, deficincias de oxignio, efeitos fisiolgicos sobre o organismo, etc.). A localizao da rea de risco em relao a rea mais prxima com condies de respirvel (sem contaminantes). O tempo de utilizao do equipamento respiratrio. Caractersticas e limitaes dos vrios tipos de respiradores. 7.4.TREINAMENTO Todo usurio de equipamento de proteo respiratria deve ser treinado nos seguintes aspectos: Risco respiratrio e efeitos sobre o organismo devido ao uso do equipamento de proteo respiratria. Medidas de controle coletivo e administrativa adotadas. Critrio de seleo dos equipamentos de proteo respiratria. Funcionamento, caractersticas e limitaes dos respiradores. Utilizao correta do respirador e verificao da vedao. Cuidados de manuteno, guarda e inspeo do equipamento de proteo respiratria. Reconhecimento de situaes de emergncia e equipamentos de proteo respiratria a serem utilizados nestes casos. Os empregados do complexo onde exista a possibilidade de contato com qualquer espcie de contaminante, devem conhecer no mnimo as seguintes caractersticas do mesmo: Vias de Penetrao Conduto gastro intestinal Pele, plos e poros Sistema respiratrio (boca e nariz)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 3 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

Efeitos Biolgicos Irritante Asfixiante Anestsico Veneno sistmico

Controle dos riscos Verificar a concentrao dos agentes no local de trabalho Mxima concentrao suportvel, - limite de tolerncia Perigo que o contaminante oferece Como reage o organismo na presena do contaminante

7.5. ENSAIO DE VEDAO Todo usurio do equipamento de proteo respiratria ser submetido ao teste de vedao qualitativo com FIT TESTE que realizado junto com o exame mdico admissional e peridico. No momento da utilizao, o usurio deve verificar a vedao do respirador, com presso negativa, atravs do bloqueio da entrada do filtro com a colocao de um selo e/ou com a palma da mo. Se a pea facial aderir ao rosto, a vedao considerada satisfatria. 7.6. MANUTENO, INSPEO e GUARDA 7.6.1. MANUTENO Somente as pessoas treinadas, esto autorizadas a realizarem manuteno e reparos de equipamentos de proteo respiratria. O ajuste e reparo de vlvulas de admisso, reguladores de presso e alarmes devem ser realizados pelo fabricante a cada 3 anos. 7.6.2. INSPEO O usurio deve inspecionar o equipamento de proteo respiratria antes de sua utilizao observando os seguintes itens: Vazamento nas conexes. Condies do respirador / mscara panorama. Tirante.
COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE PGINA. 4 DE 18 CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

Vlvulas. Traquias, quando houver. Mangueiras. Filtros. Funcionamento dos reguladores. Alarmes e outros dispositivos de alerta.

Todo componente de borracha ou elastmero deve ter sua elasticidade e sinais de deteriorao inspecionados. Os cilindros de ar comprimido devem ser inspecionados para assegurar que estejam totalmente carregados e testados diacordo com a NR - 13 item 13.6 Caldeiras e vasos de presso. Os equipamentos de proteo respiratria que no atendam aos critrios de inspeo devem ser imediatamente substitudos e enviados para os reparos necessrios. Todas as inspees de equipamentos de emergncia devem ser registradas e arquivadas com os dados das condies encontradas no momento da inspeo. 7.7. RESPONSABILIDADE DOS EMPREGADOS Utilizar o equipamento de proteo respiratria conforme instruo e treinamento. Guardar o equipamento de proteo respiratria, quando no estiver em uso, de modo conveniente para que no haja danificao ou deformidade do mesmo. Se constatar que o equipamento de proteo respiratria no estiver funcionando bem, deixar a rea imediatamente e comunicar ao responsvel pela rea ou contrato para providenciar a substituio do mesmo. Comunicar ao Supervisor imediato qualquer alterao do seu estado de sade que possa influir na sua capacidade de usar o equipamento de proteo respiratria de modo seguro. Neste caso deve ser reavaliado pela rea de Sade Ocupacional. O usurio deve tomar precaues para que os equipamentos de proteo respiratria sejam acondicionados de modo que estejam protegidos contra agentes qumicos e fsicos, tais como: calor, vibrao, choque, luz solar, frio extremo, umidade excessiva, ambiente com produtos qumicos agressivos. Devem ser guardados de maneira que as partes de borrachas ou elastmeros no deformem. 7.8. RESPONSABILIDADES DA EMPRESA Fornecer os equipamentos de proteo respiratria adequados, quando necessrio, para proteger a sade dos seus empregados. Estabelecer um programa de manuteno dos equipamentos de proteo respiratria.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 5 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

Medies, estimativas ou informaes atualizadas sobre a concentrao dos contaminantes na rea de trabalho antes de ser feita a seleo do equipamento adequado. Seleo do tipo de equipamento de proteo respiratria apropriado para cada contaminante presente no local de trabalho. Atender os requisitos legais e aplicveis. Avaliar a eficcia do programa, atravs de AUDITORIAS. Treinar todos os usurios de equipamento de proteo respiratria. 7.9. CLASSIFICAO DOS EPR Existem dois tipos definidos de EPR, a saber: Dependentes ou purificadores do ar Independentes ou supridores de ar

Os equipamentos dependentes so os que purificam o ar por remoo do contaminante e dependem do ar atmosfrico. Equipamentos independentes ou autnomos so os que fornecem ar puro no contaminado para o usurio; independente do ar atmosfrico ambiente ou do meio.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 6 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

Os EPR aprovados para uso no Complexo so os seguintes: DEPENDENTES DESCRIO/FINALIDADE Respirador Semi-Facial ESPECIFICAO Proteo do sistema respiratrio contra contaminantes qumicos (gs ou vapor) ou partculas nos locais de trabalho, sendo utilizada com filtro qumico at 1000 ppm, ou para partcula classe P2, composto de cinta articulvel com quatro pontos de fixao, pea facial moldada em borracha ou silicone e dois filtros. UTILIZAO/CUIDADOS Uso permitido somente onde a concentrao de contaminantes qumicos seja inferior a 1000 ppm. tempo de saturao do filtro depende da concentrao do contaminante, do consumo do ar do usurio, da umidade do ar e da temperatura do material filtrante. Substituir o filtro quando ocorrer elevada resistncia respirao ou percepo do cheiro do contaminante. Antes do uso testar a vedao, inspecionar periodicamente. O ar do ambiente dever ter um teor de oxignio superior a 19,5%. Usurios de proteo respiratria no devem fazer uso de barba pois a mesma compromete a vedao, podendo causar acidentes.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 7 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

DESCRIO/FINALIDADE ESPECIFICAO UTILIZAO/CUIDADOS Mscara descartvel contra Proteo do sistema No protege contra gases poeiras respiratrio contra material e vapores, especfica particulado (poeira e p) para ps, poeiras e Classe P2, com duas alas partculas. elsticas para fixao. O ar ambiente dever ter um teor de oxignio superior a 19,5 %. O tempo de utilizao depende da concentrao. O usurio perceber o limite de utilizao por saturao, cheiro ou respirao dificultada. Ao constatar rachaduras ou elstico sem presso, substituir por nova. Usurios de proteo respiratria no devem fazer uso de barba pois a mesma compromete a vedao, podendo causar acidentes.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 8 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

DESCRIO/FINALIDADE Mscara facial

ESPECIFICAO Proteo do sistema respiratrio contra contaminantes qumicos (gs ou vapor) ou partcula dos nos locais de trabalho, sendo utilizada com filtro qumico at 5000 ppm, combinado ou para partcula classe P2 e P3.

UTILIZAO/CUIDADOS Uso onde a concentrao de contaminantes qumicos seja inferior a 5000 ppm. A saturao do filtro depende da concentrao do contaminante, do consumo do ar do usurio, da umidade do ar e da temperatura do material filtrante. Substituir o filtro quando ocorrer elevada resistncia respirao ou percepo do cheiro do contaminante Antes do uso testar a vedao , inspecionar periodicamente. O ar ambiente dever ter um teor de oxignio superior a 19,5%. Usurios de proteo respiratria no devem fazer uso de barba pois a mesma compromete a vedao, podendo causar acidentes.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 9 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

DESCRIO/FINALIDADE Filtro de proteo respiratria: Qumico Mecnico Combinado

ESPECIFICAO Proteo do sistema respiratrio contra contaminantes qumicos (gs ou vapor) ou particulados nos locais de trabalho. Capacidade de absoro de gases ou vapores dos filtros: - Pequeno at 1000 ppm - Mdio at 5000 ppm Classificao e identificao dos filtros de reteno qumica:

- Contra vapores orgnicos, cdigo de cor marrom, letra de identificao de acordo o fabricante. - Contra gases cidos, cdigo de cor cinza, letra de identificao de acordo com o fabricante. - Contra Dixido de Enxofre, cdigo de cor amarela, letra de identificao de acordo com o fabricante. -Contra amnia, aminas e compostos amoniacais, cdigo de cor verde, letra de identificao de acordo com o fabricante. Os equipamentos filtrantes, tambm so dependentes do ar atmosfrico ambiental e somente so utilizadas em atmosferas que contenham, pelo menos, 19,5% de oxignio.
PGINA. 10 DE 18

UTILIZAO/CUIDADOS Sua utilizao depende das condies do ambiente onde o usurio vai desempenhar suas tarefas. Os gases txicos podem provocar leses mesmo em baixas concentraes, enquanto os inertes produzem asfixia pela ausncia do oxignio no ambiente. Os filtros de reteno qumica e os combinados, uma vez abertos e retirados de sua embalagem original, tero uma validade mxima de 06 meses, desde que no saturados. Todo filtro de proteo respiratria aps retirado de sua embalagem deve ser etiquetado com a data de vencimento do mesmo. Substituir o filtro quando ocorrer elevada resistncia respirao ou percepo do cheiro do contaminante. Os filtros e as mscaras descartveis de reteno mecnica no possuem data de validade. Devem ser armazenados protegidos da umidade do ar e somente retirados de sua embalagem no momento do uso.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

DESCRIO/FINALIDADE Continuao

ESPECIFICAO Continuao

UTILIZAO/CUIDADOS Fatores que podem influir na vida til do filtro qumico, mecnico ou combinado: - Consumo de ar do usurio - Umidade relativa do ar - Temperatura do ar Gases que tem limites de tolerncia muito acima do limite de percepo pelo olfato (ex.xido de etileno) exigem uso de filtro qumico com capacidade de absoro mdia e devem ser descartado aps um nico uso. Substituir o equipamento, em caso de qualquer componente apresentar defeito. Uma limpeza seguida de higienizao deve ser executada aps o uso.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 11 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

INDEPENDENTES DESCRIO/FINALIDADE CONJUNTO MSCARA AUTNOMA ESPECIFICAO Proteo do sistema respiratrio para salvaguardar a sade do homem em ambientes ou condies onde exista situao de risco grave e iminente. Estes equipamentos devem estar disponveis para atendimento s emergncias internas e externas. UTILIZAO/CUIDADOS Uso obrigatrio quando da liberao de servios em ambientes confinados, controle de emergncias envolvendo vazamentos de produtos que possam apresentar doses letais no ambiente, gases provenientes de incndio. Conjunto autnomo Tipo Carla: Utilizado para abandono de reas em servios com utilizao do conjunto de ar mandado. Possui autonomia de 7,5 minutos em trabalho normal. Permite ao usurio aps a abertura da vlvula do cilindro respirar a reserva de ar do equipamento, e em seguida desconectada a mangueira de ar de suprimento, atingir um ambiente livre da contaminao. Conjunto tipo PA-540 Possui autonomia de 30 min em trabalho normal. Utilizado para abandono de rea e controle de emergncia.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 12 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

DESCRIO/FINALIDADE Conjunto de ar mandado com cilindros de ar respirvel.

ESPECIFICAO Proteo do sistema respiratrio de contaminantes prejudiciais sade ou da deficincia de ar natural, atravs do suprimento externo de ar respirvel.

UTILIZAO/CUIDADOS Uso obrigatrio em locais de alta concentrao de contaminantes ou teor de oxignio na atmosfera inferior a 19,5% em volume. Para acesso e execuo de servios em ambientes confinados. Tempo estimado de uso para cada cilindro de 30 min. Em casos especiais, o uso do conjunto ser efetuado com a mscara CARLA. Em servios onde ocorra a contaminao da mangueira a mesma deve ser higienizada posteriormente, ou substituda aps a avaliao. No permitido o uso de barba pois a mesma compromete a vedao, podendo causar acidentes.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 13 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

7.10. LIMITAES DE USO DO EPR As limitaes para uso dos equipamentos filtrantes ou dependentes devem obedecer as seguintes condies: Concentrao mnima de 19,5% em volume de oxignio Com filtro de encaixe concentrao mxima de 0,1 % do contaminante Com filtro de rosca concentrao mxima de 1% do contaminante Filtro contra aerodispersodes 200 vezes o limite de tolerncia.

Todo EPR a ser utilizado no Complexo dever ter a aprovao do SESMT. Ser considerado ar respirvel aquele que possui as seguintes caractersticas: Conter no mnimo 19,5% em volume de oxignio Estar livre de produtos prejudiciais a sade Possui presso e temperatura ambiente No conter substncias com odores desagradveis/nocivos

7.11. EPR USADOS No Complexo so utilizados os EPR das marcas; MSA, 3M, INTERSPIRO, DRAGER, AIR SAFETY, disponveis em trs tamanhos (pequeno, mdio, grande), definido aps o funcionrio ser avaliado no Fit test (ensaio de vedao do EPR). Os filtros so do tipo 1 (de encaixe que protege at 1000 ppm) e do tipo 2 (de rosca que protege at 5000 ppm) disponvel tambm no modelo combinado (filtro qumico + mecnico). 7.12. QUALIFICAO E TREINAMENTO O SESMT avaliar a aptido de cada funcionrio para o uso do EPR, aps o mesmo ser avaliado no ensaio de vedao, que realizado junto com o exame mdico admissional e peridico. O treinamento sobre uso do EPR se dar anualmente sob a responsabilidade do SESMT, ficando os registros dos treinamentos sob responsabilidade da rea de Treinamento e do Setor Mdico Para realizar treinamento prtico com EPR devem ser usados os equipamentos disponveis no Complexo.

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 14 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

Os equipamentos disponveis nas reas devem estar inspecionados, lacrados e em condies de serem usados somente para os casos de emergncia, no podendo ser utilizados para treinamento. 7.13. CUIDADOS Aps o uso do EPR o usurio deve proceder da seguinte forma: Respirador Semi-Facial Retirar o filtro, lavar a pea facial com gua e sabo, enxaguar e secar, repor o filtro no local, colocar o respirador no saco plstico. Mscara Facial Este tipo de equipamento requer cuidado especial na sua higienizao que deve ser realizada da mesma forma citada anteriormente. Um local deve ser definido para higienizao apropriada do equipamento. 7.14. INSPEO Mensalmente deve ser inspecionado os EPR instalados nas reas, segundo os seus procedimentos internos, para verificar as condies de uso, conservao e higienizao. A inspeo dever ser registrada na etiqueta do equipamento. 7.15. CONTROLES E AVALIAES Fluxograma ANEXO A 7.15.1 - RECONHECER PROCESSO Todos os processos devem ser reconhecidos e listados atravs das folhas de QPS visando identificar agente agressivo Resp. Ponta de Estrela de Segurana 7.15.2 - IDENTIFICAR AGENTES Os agentes agressivos devem ser identificados atravs das anlises de risco, e conforme Instruo para Analise de Tarefa Crtica (02.62.01) Resp. Ponta de Estrela de Segurana

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 15 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

7.15.3 - IDENTIFICAR PESSOAS EXPOSTAS As pessoas expostas devem ser identificadas e relacionadas em lista especfica. Resp. - SESMT / Servio Medico 7.15.4 - DEFINIR MTODO DE AVALIAO QUANTITATIVA O SESMT deve definir o mtodo visando a realizao de avaliao quantitativa. Resp. SESMT

7.15.5 - DEFINIR CONTRATAO DE SERVIOS A contratao de servios visando uma avaliao quantitativa deve ser definida pelo SESMT com a gerncia da rea/complexo. Resp. SESMT 7.15.6 - EXECUTAR AVALIAO A avaliao quantitativa deve ser realizada pelo SESMT, e quando realizada por empresa contratada especializada, o trabalho deve ser acompanhado pelo SESMT. Resp. SESMT / Contratada 7.15.7 - COMPARAR COM LIMITES DE SEGURANA Os resultados das avaliaes devem ser comparados com os limites de tolerncia estabelecidos na Legislao vigente e nas recomendaes das normas internacionais da ACGIH, ISO, NIOSH. Resp. SESMT / Contratada 7.15.8 - DEFINIR PLANO DE AO O plano de ao visando atender o PPR deve ser definido tendo como base o Programa de Proteo Respiratria, para tomar as seguintes medidas : Eliminar contaminantes do ambiente de trabalho; Coordenar o monitoramento ambiental peridico; Selecionar o tipo e classe de EPR apropriado; Promover treinamento dos empregados envolvidos; Resp. SESMT 7.15.9 - REALIZAR CONTROLE PERIDICO Deve ser realizado um controle peridico visando manter acompanhamento do programa Resp. SESMT / Contratada

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 16 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

8.

REGRAS GERAIS A proteo respiratria adotada quando no for possvel implantar medidas de controle de engenharia para eliminar o risco de contaminantes qumicos no ambiente de trabalho. A indicao do respirador mais adequado para cada situao ser feita pelo SESMT. Todo usurio de respirador deve ser treinado na utilizao correta do equipamento de proteo respiratria e na sua conservao. Todo usurio de respirador deve passar por uma avaliao da sua capacidade fsica em utilizar respirador. Usurios de equipamento de proteo respiratria no devem fazer uso de barba pois a mesma compromete a vedao do equipamento a face, podendo causar acidentes.

9.

REGISTRO DO SISTEMA: REGISTROS TEMPO DE RETENO 16.01

Instruo de Trabalho

10. REGISTRO DA EMISSO E REVISES: MODIFICAO: Emisso EMISSO REVISO / N/DATA DE RESPONSVEL REA Waldir Marras / Departamento de Segurana do Trabalho Rejane Spielmann SESMT /

10/06/02

Alterao do documento conforme IT 01.40.03.QA

27/08/08 (1)

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 17 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Instruo Trabalho N.01.62.05.RH

INSTRUO DO PROGRAMA DE PROTEO RESPIRATRIA


Data de emisso: 10/06/02 Data da ltima reviso: 27/08/08

FLUXOGRAMA DO PROCESSO
INCIO

ANEXO A

P P AA II AA (7.15.1)

RECONHECER O PROCESSO

EXISTE AGENTE?

NO

SIM
IDENTIFICAR AGENTES

(7.15.2)

IDENTIFICAR PESSOAS EXPOSTAS DEFINIR MTODOS DE AVALIAO QUANTITATIVA

(7.15.3) (7.15.4)

Avaliao pelo SESMT?

NO

DEFINIR CONTRATAO DE SERVIOS

(7.15.5)

SIM
EXECUTAR AVALIAO COMPARAR COM LIMITES DE SEGURANA

(7.15.6) (7.15.9) (7.15.7) (7.15.8)


DEFINIR PLANO DE AO PLANO DE AO EFICZ? REALIZAR CONTROLE PERIDICO

NO
AVALIAES DENTRO DOS LIMITES ?

SIM

NO SIM

COMPLEXO INDUSTRIAL FORD NORDESTE

PGINA. 18 DE 18

CPIAS IMPRESSAS NO SO CONTROLADAS

Das könnte Ihnen auch gefallen