Sie sind auf Seite 1von 4

UNESPAR - FAFIPAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARAN CAMPUS FAFIPAR

LUCIANE LEITE DE ALMEIDA TBITA TRAMUJAS MAHARA BOMKOSKI MRCIA DE OLIVEIRA

mile Durkheim: As Regras do Mtodo Sociolgico: O QUE UM FATO SOCIAL?

PARANAGU 2013 LUCIANE LEITE DE ALMEIDA TBITA TRAMUJAS

MAHARA BOMKOSKI MRCIA OLIVEIRA

mile Durkheim: As Regras do Mtodo Sociolgico: O QUE UM FATO SOCIAL?

Trabalho bimestral de sociologia, apresentado pelo grupo de alunas do curso, 1 ano de letras Portugus ingls. UNESPAR/FAFIPAR.

PARANAGU 2013

O QUE UM FATO SOCIAL?

Em 1985 Durkheim, escreveu uma obra chamada, As regras do mtodo sociolgico, onde o objetivo seria definir o objeto principal no estudo da sociologia. Para ele, todo o acontecimento humano pode ser considerado social, mas nem todos podem ser considerados objetos de estudo da sociologia, visto que se todos os aspectos humanos considerados sociais, como: comer, beber, dormir, raciocinar, fossem objetos de estudo da sociologia, a sociologia deixaria de ter seu objeto prprio de estudo, j que essas funes so caractersticas j estudadas nas reas da biologia e psicologia. Segundo ele, fato social, todo fato que geral, que se aplica a todos os indivduos ou a maioria deles, esses fatos sociais existem e atuam sobre os indivduos independentemente da vontade ou da adeso, o que acontece na sociedade acontece independentemente se concordamos ou no, esses fatos exercem uma fora nos indivduos, uma vez que somos levados a concordarmos e a nos conformarmos com essas regras. Um exemplo de fato social seria antes de tudo, a educao dada dos pais aos filhos, mesmo que inconscientemente, os pais educam seus filhos para a sociedade, quando os ensinamos a no agirem de alguma maneira, a se comportarem ao comer, ou ao falar, ou at mesmo quando determinamos regras de como se vestirem, estamos os adequando para viverem dentro das regras estipuladas pela sociedade. Outro exemplo disso a escola, onde desde pequenos somos educados a ter uma boa conduta diante da sociedade, e a escola tem papel fundamental na construo do indivduo social. Nesta concepo Durkheim, propem que o objeto de estudo da sociologia , o fato social, e que esse fato social toda a imposio exterior colocada ao indivduo, ou seja, a maneira como nos vestimos ditada pela moda, a forma como nos expressamos ditado por normas, essas regras esto presentes em nossas vidas, mesmo quando no a percebemos, e se tornam mais evidentes quando nos opomos a ela. De qualquer forma somos inseridos nos fatos sociais, estamos ou no de acordo com isso, pois nos imposto essas regras e desde que nascemos, e viver em sociedade nos impem a isso, e esse fator que foi determinado como o objeto de estudo da sociologia por Durkheim.

DURKHEIM, E. (1995). As Regras do mtodo sociolgico: (O QUE FATO SOCIAL?). Trad. Sob a direo de Paulo Neves. So Paulo, Martins Fontes, 2007. (Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 165 p.)

Das könnte Ihnen auch gefallen