Sie sind auf Seite 1von 41

Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS

Dados Gerais:
Pesquisa das Entidades de Assistncia Social Privadas sem Fins Lucrativos PEAS realizada em 2006, por meio de parceria entre o MDS e o IBGE. Objeto da pesquisa: entidades que prestam servios de assistncia social de carter privado, sem fins lucrativos. Universo da pesquisa: 16.089 entidades.
2

51,8% das entidades de assistncia social se concentram na Regio Sudeste, seguida das regies Sul (22,6%), Nordeste (14,8%), Centro Oeste (7,4%) e Norte (3,4%). 69,9% das entidades atuam na esfera municipal = 11.197. Este dado demonstra a assertividade da dimenso do territrio como componente estruturante da rede socioassistencial.

Tipos predominantes (autodefinio das entidades):

Abrigos (2.826 entidades); Centro de atendimento pessoa com deficincia (2.078 entidades); Centro de atendimento criana e ao adolescente (1.630 entidades); Centro de atendimento s famlias (1.084 entidades).

ENTIDADES DE ASSISTNCIA SOCIAL E OS NOVOS PARMETROS NORMATIVOS


1. Decreto n. 6.308/2007 (Dispe sobre entidades e organizaes de
assistncia social)

2. Resoluo n. 109/2009 (aprova a tipificao Nacional dos Servios


Socioassistenciais)

3. Lei n. 12.101/2009 (Dispe sobre a certificao das entidades beneficentes


de assistncia social, regula os procedimentos de iseno de contribuies para a seguridade social) 4. Resoluo n. 16/2010 (define os parmetros nacionais para a inscrio das entidades e organizaes de assistncia social) 5. Decreto n. 7.237/2010 (Regulamenta a Lei n 12.101, de 27 de novembro de 2009, sobre o processo de certificao das entidades beneficentes de assistncia social)

Resoluo CNAS n. 16, de 15 de maio de 2010


Define os parmetros nacionais para a inscrio das entidades e organizaes de assistncia social, bem como os servios, programas, projetos e benefcios socioassistenciais.

Quais entidades podem se inscrever?


As Entidades de Assistncia Social (que desenvolvam isolada ou cumulativamente: Atendimento Defesa e Garantias de Direitos Assessoramento

Entidades de atendimento
Prestam servios, executam programas ou projetos e concedem benefcios de proteo social bsica ou especial, dirigidos s famlias e indivduos em situaes de vulnerabilidades ou risco social e pessoal, conforme a Lei n. 8.742, de 1993, e respeitadas a PNAS, a NOB/SUAS e a Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais, estabelecida na Resoluo CNAS n. 109/2009.

Proteo Social Bsica (Resoluo CNAS n. 109/2009)


Servio de Proteo e Atendimento Integral Famlia - PAIF; Servio de Convivncia e Fortalecimento de Vnculos (para crianas de at 6 anos; crianas e adolescentes de 6 a 15 anos; adolescentes e jovens de 15 a 17 anos; e idosos com idade igual ou superior a 60 anos); Servio de Proteo Social Bsica no domiclio para pessoas com deficincia e idosas;

Proteo Social Especial de Mdia Complexidade


(Resoluo CNAS n. 109/2009)
Servio de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos - PAEFI; Servio Especializado em Abordagem Social (para crianas, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famlias que utilizam espaos pblicos como forma de moradia e/ou sobrevivncia); Servio de Proteo Social Especial Deficincia, Idosos(As) e suas Famlias; para Pessoas com

Servio de Proteo Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida LA, e de Prestao de Servios Comunidade - PSC; Servio Especializado para Pessoas em Situao de Rua.
10

Proteo Social Especial de Alta Complexidade


(Resoluo CNAS n. 109/2009)
Servio de Acolhimento Institucional (para crianas e adolescentes; para adultos e famlias; para mulheres em situao de violncia; para jovens e adultos com deficincia; para idosos); Servio de Acolhimento em Repblica (para jovens entre 18 e 21 anos, adultos em processo de sada das ruas e idosos); Servio de Acolhimento em Famlia Acolhedora (para crianas e adolescentes, inclusive aqueles com deficincia); Servio de proteo em situaes de calamidades pblicas e de emergncias.

11

Entidades de assessoramento
Prestam servios e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizaes de usurios, formao, capacitao de lideranas, dirigidos ao pblico da poltica de assistncia social, conforme a Lei n. 8.742, de 1993, e respeitadas a PNAS e a NOB/SUAS.

12

Entidades de assessoramento
(Resoluo CNAS n. 16/2010)

a) Assessoria poltica, tcnica, administrativa e financeira a movimentos sociais, organizaes, grupo populares e de usurios, no fortalecimento de seu protagonismo e na capacitao para a interveno nas esferas polticas; b) Estmulo ao desenvolvimento integral sustentvel das comunidades e gerao de renda; c) Produo e socializao de estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento da sociedade e dos cidados/s sobre os seus direitos de cidadania, bem como dos gestores pblicos, subsidiando os na formulao e avaliao de impactos da Poltica de Assistncia Social.
13

Entidades de defesa e garantias de direitos


(Resoluo CNAS n. 16/2010)

a) Promoo da defesa de direitos j estabelecidos atravs de distintas formas de ao e reivindicao na esfera poltica e no contexto da sociedade; b) Formao poltica-cidad de grupos populares, nela incluindo capacitao de conselheiros/as e lideranas populares; c) Reivindicao da construo de novos direitos fundados em novos conhecimentos e padres de atuao reconhecidos nacional e internacionalmente.
14

Critrios para a inscrio


I Executar aes de carter continuado, permanente e planejado; II Assegurar que os servios, programas, projetos e benefcios socioassistenciais sejam ofertados na perspectiva da autonomia e garantia de direitos dos usurios; III Garantir a gratuidade em todos os servios, programas, projetos e benefcios socioassistenciais; IV Garantir a existncia de processos participativos dos usurios na busca do cumprimento da misso da entidade ou organizao, bem como da efetividade na execuo de seus servios, programas, projetos e benefcios socioassistencias.
15

Apresentando um Plano de Ao, cuja estrutura contenha:


a) Finalidades estatutrias; b) Objetivos; c) Origem dos recursos; d) Infraestrutura; e) Identificao de cada servio, projeto, programa ou benefcio socioassistencial, informando o pblico alvo, capacidade de atendimento, recurso financeiro, recurso humano, abrangncia territorial e a demonstrao da forma de participao dos usurios e/ou estratgias.
16

Quais procedimentos devem ser adotados pelos CMAS e CAS/DF


I Receber a analisar os pedidos; II Providenciar visita entidade; III Pautar, discutir e deliberar; IV Encaminhar a documentao ao rgo gestor para incluso no Cadastro Nacional de Entidades e Organizaes de Assistncia Social; V Obedecer a ordem cronolgica dos pedidos; VI Estabelecer plano de acompanhamento e fiscalizao das entidades; VII Publicizar por meio de resoluo do Conselho de Assistncia Social; VIII Realizar audincia pblica anual com as entidades com objetivo de apresentao/ troca de experincias e atuao em rede/ fortalecimento do SUAS.
17

Validade da Inscrio / Acompanhamento


A validade por prazo indeterminado; Cancelamento a qualquer tempo quando descumprido requisitos; At 30 de abril de cada ano a entidade dever apresentar ao CMAS ou CAS/DF: Plano de Ao e Relatrio de Atividades; A Resoluo CNAS n. 16/2009 estabelece no artigo 20 das Disposies Transitrias o prazo de 12 meses para as entidades requeiram inscrio de conformidade com procedimentos e critrios contidos na citada resoluo (at 18 de maio de 2011).

18

Lei n. 12.101/2009
CERTIFICAO DAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTNCIA SOCIAL

19

Principais aspectos (Inovaes)


Competncia reorganizada conforme a rea de atuao (assistncia social, educao e sade): MDS, MEC e MS; As entidades so reconhecidas como rede complementar e parceiras na prestao de servios; Dispe sobre transparncia do processo de certificao (publicizao na internet das informaes quanto tramitao do processo, controle da ordem cronolgica dos pedidos e cadastros); Entidades usufruem de imediato da iseno das contribuies para a seguridade (art. 22 e 23 da Lei n. 8.212) a partir da certificao, no necessitando solicitar s Delegacias Regionais da Receita Federal do Brasil.
20

CERTIFICAO o reconhecimento pelo rgo gestor federal do carter beneficente de assistncia social na forma da Lei n. 12.101/2009 e do Regulamento; tem por objetivo possibilitar o acesso a iseno/ imunidade das contribuies sociais previstas no art. 195 da CF/98.
21

Decreto n. 7.237/2010
(Organizao do Decreto / Captulos)

22

DAS DISPOSIES GERAIS


Competncias para a Certificao (MDS, MEC e MS); Prazo de validade do CEBAS de 3 anos; Como se dar a Certificao de Entidades com atuao em mais de uma rea:

- certificao pelo Ministrio onde a entidade desenvolva a atividade preponderante; - comprovao dos requisitos exigidos em cada rea; - as entidades que prestam servios com objetivo de habilitao e reabilitao, desde que no sejam exclusivas de educao ou de sade, podero requerer a certificao no MDS.

23

DAS DISPOSIES GERAIS

Trata dos Recursos, da Reconsiderao e da Manifestao da Sociedade Civil na fase do recurso;

Determina o acompanhamento e superviso pelos Ministrios quanto a manuteno das condies que ensejaram a certificao;

Prev o cancelamento da Certificao, no caso de descumprir os requisitos.

24

DA TRANSPARNCIA

Tramitao dos processos disponvel na internet;

Cadastro das Entidades nas trs reas e disponvel na internet;

Comunicao entre Ministrios e a SRFB e os Conselhos Setoriais (deferimentos e indeferimentos).

25

DA SUPERVISO, FISCALIZAO E REPRESENTAO

Ministrios certificadores; Secretaria da Receita Federal;

Conselhos de acompanhamento e controle social (Conselhos de Polticas Setoriais);

Gestores municipais, estaduais e DF do SUAS e SUAS; e da educao;


TCU.
26

DA CERTIFICAO POR REA DE ATUAO

Estabelece critrios e requisitos para a Certificao nas reas de Sade, Educao e Assistncia Social, respectivamente nos Captulos II, III e IV do Decreto n. 7.237/2010.

27

ASSISTNCIA SOCIAL CERTIFICAO


(Captulo IV)

Reafirma o conceito de entidade de Assistncia Social (Decreto n 6.308/2007);

Reafirma a oferta dos servios de forma gratuita, continuada e planejada, sem qualquer discriminao;

Prev que, alm dos demais requisitos as entidades que desenvolvam executam servios com o objetivo de habilitao e reabilitao ou que ofertam servios de acolhimento para idosos (Estatuto do Idoso), devero ofertar 60% de sua capacidade ao SUAS (aferida a partir do nmero de profissionais, instalaes fsicas, atendimentos e servios prestados dentre outros) ao SUAS;

28

ASSISTNCIA SOCIAL CERTIFICAO (Captulo IV)

A entidade a ser Certificada pelo MDS dever:


- prever em seus atos constitutivos a sua natureza, objetivos e pblico alvo compatvel com a LOAS e o Decreto n. 6.308/2007; - estar inscrita no CMAS ou CAS/DF; - integrar o Cadastro Nacional de Entidades ou Organizaes de Assistncia Social.

Entidades com atuao preponderante na rea da educao ou sade e tambm servios socioassistencias devero ofert-los de forma gratuita, continuada e planejada e inscrever estas aes no CMAS ou CAS/DF;

29

ASSISTNCIA SOCIAL CERTIFICAO (Captulo IV)

Requisitos para o Vnculo SUAS:


- atender o Decreto n. 6.308/2007 (entidades de Assistncia Social); - demonstrar potencial para integrar a rede socioassistencial (ofertar no mnimo de 60% de sua capacidade ao SUAS); - disponibilizar os servios no territrio de abrangncia dos CRAS e CREAS; - o MDS tambm poder definir outros requisitos.

30

Relao Pblico Privado na Assistncia Social


A Constituio Federal de 1988 consigna a proteo social como dever do Estado e direito do cidado. A Lei n. 8.742/93 (LOAS) no artigo 6 diz: as aes na rea de assistncia social so organizadas em sistema descentralizado e participativo, constitudo pelas entidades e organizaes de assistncia social abrangidas por esta lei, que articule meios, esforos e recursos, e por um conjunto de instncias deliberativas compostas pelos diversos setores envolvidos na rea.
31

SISTEMA NICO DA ASSISTNCIA SOCIAL - SUAS


A PNAS e NOB/SUAS definem o sistema descentralizado e participativo da assistncia social de que trata a LOAS que passa a denominar-se Sistema nico da Assistncia Social SUAS e sua organizao pressupe: - na descentralizao, reconfigura as relaes entre os entes federados; - na participao, reafirma e direciona o fortalecimento das instncias de deliberao da poltica; - integra e articula os servios eminentemente estatais e aqueles complementares prestados pelas entidades.
32

SISTEMA NICO DA ASSISTNCIA SOCIAL - SUAS


No SUAS condio fundamental a reciprocidade das aes da rede de proteo social bsica e especial, com:
- centralidade na famlia; - referncia e retaguarda entre as modalidades e as complexidades de atendimento; - definio de portas de entrada para o sistema.

Neste contexto as entidades prestadoras de assistncia social, de carter privado, no so vistas apenas como repassadoras de servios, mas como parceiras estratgicas e co-responsveis na luta pela garantia de direitos sociais (PNAS, 2004)
33

CONCEITO E CARACTERSTICAS DA REDE SOCIOASSISTENCIAL um conjunto integrado de aes de iniciativas estatais e da sociedade, que ofertam e operam servios, benefcios, programas e projetos, o que supe a articulao entre todas estas unidades de proviso de proteo social, sob a hierarquia de bsica e especial e ainda por nveis de complexidade. seu carter pblico reafirmado pela integrao e articulao entre os servios eminentemente estatais e aqueles complementares prestados pelas entidades e organizaes de assistncia social.

34

CADASTRO NACIONAL DE ENTIDADES E ORGANIZAES DE ASSSISTNCIA SOCIAL alm de ser um banco de dados nacional, se constitui tambm num instrumento de gesto que subsidiar a realizao do diagnstico das necessidades sociais e o planejamento com vistas s respostas das tais necessidades - Possibilita conhecer as potencialidades das entidades em regular funcionamento no Brasil -

35

VNCULO SUAS
o reconhecimento do gestor de que a entidade compe a rede socioassistencial no mbito do SUAS, na perspectiva da prestao complementar de servios socioassistenciais; socioassistenciais ; o elemento ratificador da existncia da entidade como componente da rede socioassistencial para fins de gesto. gesto.
36

CARACTERSTICAS ESSENCIAIS DO VNCULO SUAS


Prestao

de servios socioassistenciais gratuitos, continuados e planejados, sem qualquer discriminao ou exigncia de contraprestao do usurio;

Qualificao e a quantificao das atividades de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos realizadas; Disponibilizao de servios relevantes nos territrios de abrangncia dos CRAS e CREAS; O potencial para ofertar ao SUAS um percentual mnimo de sua capacidade de atendimento instalada.
37

DESAFIOS NO CONTEXTO DO SISTEMA NICO


DA ASSISTNCIA SOCIAL - SUAS
Criao e implementao de mecanismos de gesto que articulem e integrem a rede. Uma regulao que esclarea a natureza e as finalidades das entidades e organizaes, de modo a consolidar o carter setorial e intersetorial das aes na rea da assistncia social. Necessidade de pensar parmetros para caracterizao de entidades de assessoramento e defesa de direitos, bem como, de regulamentar servios complementares ao SUAS.
38

DESAFIOS NO CONTEXTO DO SISTEMA NICO


DA ASSISTNCIA SOCIAL SUAS (cont.)
Regulamentao do vnculo SUAS. Implantao do Cadastro Nacional de Entidades e Organizaes de Assistncia Social tendo em vista: estabelecer com maior preciso o universo total das entidades e organizaes de assistncia social e mistas operar aes que convergem para a universalidade dos acessos, qualidade dos servios e legitimao de direitos socioassistenciais mecanismo indutor do processo de reordenamento.

39

DESAFIOS NO CONTEXTO DO SISTEMA NICO


DA ASSISTNCIA SOCIAL SUAS (cont.)
Finalizao das anlises dos processos concesso e renovao CEBAS com prioridade dos processos de renovao protocolados anteriormente Lei 12.101/2010, bem como, exame dos processos de concesso anteriores Lei 12.101/2010 (envio de ofcios para apresentao de documentos complementares); Informatizao dos processos de concesso e renovao CEBAS SISCEBAS.

40

Obrigada,
Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Comentrios, informaes e dvidas: cebas@mds.gov.br redeprivadasuas@mds.gov.br

41

Das könnte Ihnen auch gefallen