Sie sind auf Seite 1von 32

VERSO 1.

ndice 1 Instalao do Programa de Comunicao................................................................ 2 2 Procedimento para transmitir parmetros do PC para o CNC................................. 5 3 Procedimento para transmitir parmetros do CNC para o PC................................. 8 4 Procedimento para transmitir ciclos fixos do PC para o CNC. .............................. 11 5 Procedimento para transmitir ciclos fixos do CNC para o PC. .............................. 14 6 Procedimento para transmitir programa do PC para CNC. ................................... 17 7 Procedimento para transmitir programas do CNC para PC................................... 20 8 Procedimento para transmitir parmetros do TDV para o PC............................... 23 9 Procedimento para transmitir parmetros do PC para o CNC - (Corte e Solda).. 25 10 Procedimento para transmitir parmetros do TDC Corte e Solda para o PC. ..... 27 11 ERROS DE COMUNICAO EXTERNA ....................................................... 29 12 Ligaes dos conectores. ..................................................................................... 29 13 Parmetros do CNC associado a comunicao serial. ......................................... 30 14 Transmisso e recepo de parmetros , programas ou ciclos fixos sem o kit comunicao. ....................................................................................................... 31

24/11/04

VERSO 1.3

PAGINA DEIXADA INTENSIONALMENTE EM BRANCO

24/11/04

VERSO 1.3

1 Instalao do Programa de Comunicao


1.1 Deve-se inserir o Cd de Instalao do Kit MCSplc na unidade D:, E: ou F: do computador, e clicar no menu Iniciar da barra de ferramentas na tela do WINDOWS. 1.2 Clique em Executar e depois em Procurar e escolha a unidade de disco que o seu computador possui, por exemplo: E:\INSTAL_E.bat como mostra a figura 1.

Figura 1 1.3 Clique em OK. 1.4 Aparecer uma tela em ambiente DOS, figura 2. Pressione qualquer tecla.

Figura 2

24/11/04

VERSO 1.3

1.5 Surgir na tela do computador um assistente de instalao. Pressione Continuar, conforme figura3.

Figura 3 1.6 Selecione a pasta de destino como mostra a figura 4.

Figura 4 1.7 Os arquivos que esto no Cd sero copiados em suas respectivas pastas como mostra a figura 5.

Figura 5

24/11/04

VERSO 1.3

1.8 Quando acabar de instalar os arquivos aparecer uma janela conforme figura 6. Em seguida deve-se selecionar e pressionar atravs do mouse do PC a tecla OK.

Figura 6 1.9 Deve-se pressionar enter e em seguida reiniciar o computador (Figura 7).

Figura 7

24/11/04

VERSO 1.3

2 Procedimento para transmitir parmetros do PC para o CNC.


2.1 Certificar se o cabo de RS232 est conectado ao PC. 2.2 Verificar se o PC est configurado de acordo com o CNC, e se existe algum programa especfico de comunicao serial, caso exista deve-se configurar a porta COM1 ou COM2, digitando o seguinte comando: MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 2.3 Ao pressionar a tecla ENTER no PC, aparece na tela a seguinte mensagem indicando que a porta foi configurada: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,Obs: Caso a porta de comunicao COM1 do PC esteja sendo usada pelo MOUSE, pode-se utilizar a COM2 do PC. O valor 9600 corresponde taxa de comunicao, podendo esta ser alterada conforme tabela de comunicao no item 12.1.1. 2.4 - Ligar CNC. 2.5 Deve-se inicialmente habilitar o modo usurio 0, de acordo com o seguinte procedimento: 2.5.1 - A senha a ser memorizada sempre deve comear com e o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio. Exemplos: Usurio 0 ------------> senha Usurio 1 ------------> senha Usurio 2 ------------> senha Usurio 3 ------------> senha [0]??????? [1]??????? [2]??????? [3]???????

Caso aparea a mensagem ERRO 16 (Senha perdida), deve-se cancelar o erro pressionando a tecla . Aparecer a seguinte mensagem no CNC : NOVA SENHA?. Deve-se digitar a nova senha comeando com o nmero 0 pressionando os demais
5

24/11/04

VERSO 1.3

, aparecer a seguinte mensagem : caracteres desejados,e pressionar a tecla POR FAVOR REPITA A NOVA SENHA. Deve-se repetir a senha digitada anteriormente e pressionar a tecla .

2.5.2 - Digitar toda seqncia para habilitar o modo usurio 0, comeando com a tecla , seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio, em seguida deve-se pressionar a tecla . 2.6 - Para saber se usurio 0 est habilitado s verificar se existe a seguinte mensagem no canto superior direito da tela: USER 0 (se existir esta mensagem significa que o modo usurio 0 est habilitado). 2.7 Entrar no modo parmetro de mquina atravs das teclas: ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey P. 2.8 Configurar o CNC conforme o PC , atravs do parmetro P10 = 60 ou 188.

2.9 Apertar a softkey COMUNIC, caso no exista a softkey COMUNIC ento faa a operao descrita a seguir, seno pule para o item 2.11.1. 2.10 Entrar em modo parmetro I atravs da tecla softkey I, ou caso no esteja habilitada pressionando as seguintes teclas: ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey I. 2.11 - Selecionar o parmetro I 24 atravs das teclas setas pressionando a tecla , digitar 24 em seguida pressionar 2 vezes a tecla . Ir abrir uma tela conforme esta abaixo: ou ,

digitar 69 e confirmar com

2.11.1 Selecionar o item desejado e em seguida pressionar a tecla

24/11/04

VERSO 1.3

Nota: Quando selecionamos RECEBER o CNC receber somente os parmetros enviados pelo PC. Quando selecionamos TRANSMITIR o comando transmite apenas os parmetros que esto sendo visualizados para o PC. Quando selecionamos RESTORE o CNC receber todos os parmetros enviados pelo PC, caso os mesmos estejam em um mesmo arquivo. BACKUP quando o CNC faz uma cpia de todos os parmetros da mquina (P, L, C. H). Quando selecionamos TAXA podemos alterar o valor de transmisso de dados. 2.12 - Para transmitir parmetros, antes devemos acessar o item TAXA, e pressionando a tecla , aparecer a seguinte mensagem TAXA DE BAUD? digitar o valor da taxa de comunicao, a mesma utilizada na configurao do PC e finalizar . No CNC, deve-se selecionar RECEBER ou pressionando a tecla RESTORE atravs das teclas , aparecer a seguinte mensagem:
PRONTO PARA RECEBER ?

em seguida pressionar duas vezes a tecla

2.13 - Em seguida no PC, devemos entrar no diretrio que est o arquivo a ser transmitido e digitar o seguinte comando: TRPAR*_(nome do arquivo).X_Y Onde: * = Se desejar utilizar a COM1 do PC substitua o * por 1, caso queira utilizar a COM2 substitua o * por 2. _ = Indica espao X = Indica extenso Y = Indica o valor da transmisso. Obs: O arquivo pode possuir outras extenses. 2.14 - Aps isto deve-se pressionar <ENTER> no PC. 2.15 - Confirmando-se a recepo na tela, indicao EXEC.. Os caracteres recebidos aparecem na linha superior da tela caso o parmetro da mquina P276 esteja programado em 1. Ao trmino da recepo a indicao EXEC. desaparece. Se, por algum motivo, a comunicao no estabelecida, ou o comando fica aguardando os dados ou o comando termina a transmisso ou se o usurio desejar interromper a recepo, basta pressionar a tecla
24/11/04

.
7

VERSO 1.3

3 Procedimento para transmitir parmetros do CNC para o PC.


3.1 Verificar se PC j est configurado de acordo com o CNC, se j estiver seguir para item 3.4, caso contrrio deve-se seguir os passos abaixo: 3.2 Caso no haja um programa especfico para comunicao serial, este pode ser feito atravs do DOS. Preparamos a porta COM1 ou COM2 do PC, digitando o seguinte comando : MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 3.3 Ao pressionar a tecla ENTER no PC, aparece na tela a seguinte mensagem indicando que a porta foi configurada: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,Obs: Caso a porta de comunicao COM1 do PC esteja sendo usada pelo MOUSE, pode ser configurada a porta COM2 do PC. O valor 9600 corresponde a taxa de comunicao, podendo esta ser alterada conforme tabela de comunicao no item 12.1.1. 3.4 Para transmitir parmetros do CNC para PC, deve-se preparar o PC com o seguinte comando: RECPAR*_(nome do arquivo).X_Y

Onde: * = Se desejar utilizar a COM1 do PC substitua o * por 1, caso queira utilizar a COM2 substitua o * por 2. X = Extenso do arquivo. Y = Valor da taxa de comunicao. _ = Espaos Obs: O nome do arquivo neste caso definido pelo usurio que est salvando os parmetros.
24/11/04 8

VERSO 1.3

3.5 Em seguida pressionar a tecla <Enter>. 3.6 No CNC, deve-se inicialmente habilitar o modo usurio 0, de acordo com o seguinte procedimento: 3.6.1 - A senha a ser memorizada sempre deve comear com e o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio. Exemplos: usurio 0 ------------> senha usurio 1 ------------> senha usurio 2 ------------> senha usurio 3 ------------> senha [0]??????? [1]??????? [2]??????? [3]???????

Caso aparea a mensagem ERRO 16 (Senha perdida), deve-se cancelar o erro pressionando a tecla . Aparecer a seguinte mensagem no CNC NOVA SENHA?, deve-se digitar a nova senha comeando com o nmero 0 pressionando , aparecer a seguinte os demais caracteres desejados, e pressionar a tecla mensagem POR FAVOR REPITA A NOVA SENHA deve-se repetir a senha digitada anteriormente e pressionar a tecla .

3.6.2 - Digitar toda seqncia para habilitar o modo usurio 0, comeando com a tecla o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio e .

3.6.3 - Para saber se usurio 0 est habilitado basta verificar se existe a seguinte mensagem no canto superior direito da tela: USER 0 (se existir esta mensagem significa que o modo usurio 0 est habilitado). 3.7 - Entrar no modo parmetro de mquina atravs das teclas: ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey P. 3.8 Configurar o CNC conforme o PC, atravs do parmetro P10 = 60 ou 188. 3.9 - Selecionar o parmetro 10 com as teclas setas tecla
24/11/04

ou pressionar a .
9

, digitar o valor desejado e pressionar novamente

VERSO 1.3

3.10 Para alterar o valor do parmetro, deve-se pressionar parmetro desejado, digitar o novo valor e pressionar novamente a tecla

em cima do .

3.11 Apertar a softkey COMUNIC, caso no exista a softkey COMUNIC ento faa a operao descrita a seguir, seno pule para o item 3.14. 3.12 Entrar em modo parmetro I atravs da tecla softkey I, ou caso esta no esteja habilitada, pressionar as seguintes teclas:

ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey I. 3.13 Selecionar o parmetro I 24 atravs das teclas setas pressionando a tecla digitar 69 e confirmar com digitar 24 em seguida pressionar duas vezes a tecla . Ir abrir uma tela conforme esta abaixo: ou ,

3.14 - Selecionar a opo TRANSMITIR ou BACKUP atravs das teclas setas e pressionar 2 vezes a tecla , aparecendo a seguinte mensagem:

Pronto para transmitir? 3.15 Ao finalizar a transmisso, deve-se pressionar a tecla .

3.16 Pode ocorrer da mquina possuir uma taxa de transmisso menor ou maior 9600, neste caso deve ser mudado o valor da taxa no CNC selecionando TAXA com . , em seguida pressionar o valor da taxa e confirmar com as teclas setas Obs: Lembrando sempre que tanto o PC quanto o CNC, devem possuir a mesma taxa de comunicao.

24/11/04

10

VERSO 1.3

4 Procedimento para transmitir ciclos fixos do PC para o CNC.


4.1 Ligar o CNC, e habilitar o modo usurio 0 da mquina seguindo o seguinte procedimento: 4.1.1 -A senha a ser memorizada sempre deve comear com e o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio. Exemplos:

usurio 0 ------------> senha usurio 1 ------------> senha usurio 2 ------------> senha usurio 3 ------------> senha

[0]??????? [1]??????? [2]??????? [3]???????

Caso aparea a mensagem ERRO 16 (Senha perdida), deve-se cancelar o erro pressionando a tecla . Aparecer a seguinte mensagem no CNC NOVA SENHA?, deve-se digitar a nova senha comeando com o nmero 0 pressionando , aparecer a seguinte os demais caracteres desejados, e pressionar a tecla mensagem POR FAVOR REPITA A NOVA SENHA deve-se repetir a senha digitada anteriormente e pressionar a tecla .

4.1.2 - Digitar toda seqncia para habilitar o modo usurio 0, comeando com a tecla o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio e .

4.1.3 - Para saber se usurio 0 est habilitado basta verificar se existe a seguinte mensagem no canto superior direito da tela: USER 0 (se existir esta mensagem significa que o modo usurio 0 est habilitado). 4.2 Entrar no modo parmetro de mquina atravs das teclas:

ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey P.


24/11/04 11

VERSO 1.3

4.3 Configurar o CNC conforme o PC, atravs do parmetro P10 = 60 ou 188. 4.4 Caso o parmetro 10 esteja com outro valor, deve-se atravs das teclas setas selecionar o parmetro ou pressionar a tecla pressionar novamente . , digitar 60 ou 188 e , digitar 10 e

4.5 - Para alterar o valor do parmetro, deve-se pressionar pressionar novamente .

4.6 Para retornar a tela inicializao deve-se pressionar a tecla

4.7 - Pressionar a softkey SIMULAO ou pressionar a softkey INICIALIZA. Entrar em Modo manual pressionando a softkey modos pressionar a softkey PROGRAM., pressionar a softkey DIRETRIO, selecionar o diretrio 0. Obs: Se o CNC no tiver parmetros, no ser possvel acessar o modo de simulao da mquina. Deve antes transmitir os parmetros P, L e C para o CNC, para depois poder acessar o modo de simulao da mquina, lembrando sempre que o CNC e o PC devem possuir a mesma taxa de comunicao e o parmetro P10 deve estar de acordo com este valor de comunicao. 4.8 Pressionar a softkey Comunic., onde aparecer a seguinte tela:

4.9 Selecionar a opo RESTORE atravs das teclas setas pressionar a tecla . No comando aparece a seguinte mensagem: Pronto para receber? 4.10 - Pressionar novamente a tecla .

e depois

4.11 No PC, deve-se verificar se este j se encontra configurado de acordo com o CNC, se j estiver seguir para item (4.14), caso contrrio deve-se seguir os passos abaixo:
24/11/04 12

VERSO 1.3

4.12 Caso no haja um programa especfico para comunicao serial, este pode ser feito atravs do DOS. Preparamos a porta COM1 ou COM2 do PC, digitando o seguinte comando: MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 4.13 Ao pressionar a tecla ENTER no PC, deve aparece na tela a seguinte mensagem indicando que a porta foi configurada: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,Obs: Caso a porta de comunicao COM1 do PC esteja sendo usada pelo MOUSE, pode-se configurar a porta COM2 do PC. 4.14 - No PC, carregar o programa que se deseja transmitir e digitar o seguinte comando: TRPAR*_(nome do arquivo).X_Y Onde: * = Se desejar utilizar a COM1 do PC substitua o * por 1, caso queira utilizar a COM2 substitua o * por 2. _ = Indica espao X = Indica extenso Y = Indica o valor da transmisso. 4.15 Pressionar ENTER no PC para transmitir os ciclos para o CNC. 4.16 - Ao finalizar a transmisso, deve-se pressionar a tecla .

24/11/04

13

VERSO 1.3

5 Procedimento para transmitir ciclos fixos do CNC para o PC.


5.1 - Verificar se PC j est configurado de acordo com o CNC, se j estiver seguir para item (5.4), caso contrrio deve-se seguir os passos abaixo: 5.2 Caso no haja um programa especfico para comunicao serial, este pode ser feito atravs do DOS. Preparamos a porta COM1 ou COM2 do PC, digitando o seguinte comando : MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 5.3 Ao pressionar a tecla ENTER no PC, deve aparece na tela a seguinte mensagem indicando que a porta foi configurada: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,Obs: Caso a porta de comunicao COM1 do PC esteja sendo usada pelo MOUSE, pode-se configurar a porta COM2 do PC. 5.4 Preparar o PC com o seguinte comando: RECPAR*_(nome do arquivo).X_Y Onde: * = Se desejar utilizar a COM1 do PC substitua o * por 1, caso queira utilizar a COM2 substitua o * por 2. _ = Indica espao X = Indica extenso Y = Indica o valor da transmisso. 5.5 Pressionar a tecla ENTER no PC. 5.6 Ligar o CNC, e habilitar o modo usurio 0 da mquina seguindo o seguinte procedimento:

24/11/04

14

VERSO 1.3

5.6.1 -A senha a ser memorizada sempre deve comear com e o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio. Exemplos: usurio 0 ------------> senha usurio 1 ------------> senha usurio 2 ------------> senha usurio 3 ------------> senha [0]??????? [1]??????? [2]??????? [3]???????

Caso aparea a mensagem ERRO 16 (Senha perdida), deve-se cancelar o erro pressionando a tecla . Aparecer a seguinte mensagem no CNC NOVA SENHA?, deve-se digitar a nova senha comeando com o nmero 0 pressionando os demais caracteres desejados, e pressionar a tecla , aparecer a seguinte mensagem POR FAVOR REPITA A NOVA SENHA deve-se repetir a senha digitada anteriormente e pressionar a tecla .

5.6.2 - Digitar toda seqncia para habilitar o modo usurio 0, comeando com a tecla o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio e .

5.6.3 - Para saber se usurio 0 est habilitado basta verificar se existe a seguinte mensagem no canto superior direito da tela: USER 0 (se existir esta mensagem significa que o modo usurio 0 est habilitado). 5.7 Entrar no modo parmetro de mquina atravs das teclas:

ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey P. 5.8 Configurar o CNC de acordo com o PC, atravs do parmetro P10 = 60 ou 188. 5.9 Caso o parmetro 10 esteja com outro valor, deve-se atravs das teclas setas ou pressionar a tecla , digitar 10 e pressionar novamente .

5.10 - Para alterar o valor do parmetro, deve-se pressionar


24/11/04

no parmetro a se
15

VERSO 1.3

modificado, em seguida deve-se digitar 60 ou 188 e pressionar novamente 5.11 Retornar a tela inicializao pressionando a tecla .

5.12 Pressionar a softkey SIMULAO ou pressionar a softkey INICIALIZA. Entrar em Modo manual pressionando a softkey modos pressionar a softkey PROGRAM., pressionar a softkey DIRETRIO, selecionar o ciclo fixo que se deseja transmitir, pressionar a tecla .

Obs: Se o CNC no tiver parmetros, no ser possvel acessar o modo de simulao da mquina. Deve antes transmitir os parmetros para o CNC, para depois poder acessar o modo de simulao da mquina, lembrando sempre que o CNC e o PC devem possuir a mesma taxa de comunicao e o parmetro P10 deve estar de acordo com este valor de comunicao. 5.13 Pressionar a softkey Comunic., onde aparecer a seguinte tela:

5.14 Selecionar a opo TRANSMITIR e pressionar a tecla Aparecer a seguinte mensagem: Pronto para transmitir?

5.15 Pressionar novamente a tecla . Obs: Ser transmitido apenas o ciclo selecionado. Caso queira salvar todos os ciclos e subprogramas da mquina deve-se selecionar BACKUP . 5.16 - Ao finalizar a transmisso, deve-se pressionar a tecla .

24/11/04

16

VERSO 1.3

6 Procedimento para transmitir programa do PC para CNC.


6.1 Ligar o CNC, e habilitar o modo usurio 0 da mquina seguindo o seguinte procedimento: 6.1.1 -A senha a ser memorizada sempre deve comear com e o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio. Exemplos: usurio 0 ------------> senha usurio 1 ------------> senha usurio 2 ------------> senha usurio 3 ------------> senha [0]??????? [1]??????? [2]??????? [3]???????

Caso aparea a mensagem ERRO 16 (Senha perdida), deve-se cancelar o erro pressionando a tecla . Aparecer a seguinte mensagem no CNC NOVA SENHA?, deve-se digitar a nova senha comeando com o nmero 0 pressionando os demais caracteres desejados, e pressionar a tecla , aparecer a seguinte mensagem POR FAVOR REPITA A NOVA SENHA deve-se repetir a senha digitada anteriormente e pressionar a tecla .

6.1.2 - Digitar toda seqncia para habilitar o modo usurio 0, comeando com a tecla o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio e .

6.1.3 - Para saber se usurio 0 est habilitado basta verificar se existe a seguinte mensagem no canto superior direito da tela: USER 0 (se existir esta mensagem significa que o modo usurio 0 est habilitado). 6.2 Entrar no modo parmetro de mquina atravs das teclas:

ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey P. 6.3 Configurar o CNC com o PC, atravs do parmetro P10 = 60 ou 188. 6.4 Caso o parmetro 10 esteja com outro valor, deve-se atravs das teclas setas
24/11/04 17

VERSO 1.3

selecionar o parmetro ou pressionar a tecla pressionar novamente .

, digitar 10 e

6.5 - Para alterar o valor do parmetro, deve-se pressionar desejado, digitar 60 ou 188 e pressionar novamente 6.6 Retornar a tela inicializao pressionando a tecla . .

no parmetro

6.7 - Pressionar a softkey SIMULAO ou pressionar a softkey INICIALIZA. Entrar em Modo manual pressionando a softkey modos pressionar a softkey PROGRAM., pressionar a softkey DIRETRIO, selecionar o diretrio 0. Obs: Se o CNC no tiver parmetros L e C, no ser possvel acessar o modo de simulao da mquina. Deve antes transmitir os parmetros para o CNC, para depois poder acessar o modo de simulao da mquina, lembrando sempre que o CNC e o PC devem possuir a mesma taxa de comunicao e o parmetro P10 deve estar de acordo com este valor de comunicao. 6.8 Pressionar a softkey Comunic., onde aparecer a seguinte tela:

6.9 Selecionar a opo RESTORE atravs das teclas setas pressionar a tecla . No comando aparece a seguinte mensagem: Pronto para receber? 6.10 - Pressionar novamente a tecla .

e depois

6.11 No PC, verificar se este j se encontra configurado de acordo com o CNC, se j estiver seguir para item (3.14), caso contrrio deve-se seguir os passos abaixo: 6.12 Caso no haja um programa especfico para comunicao serial, este pode ser feito atravs do DOS. Preparamos a porta COM1 ou COM2 do PC, digitando o seguinte comando :
24/11/04 18

VERSO 1.3

MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 6.13 Ao pressionar a tecla ENTER no PC, deve aparece na tela a seguinte mensagem indicando que a porta foi configurada: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,Obs: Caso a porta de comunicao COM1 do PC esteja sendo usada pelo MOUSE, pode-se configurar a porta COM2 do PC. 6.14 - No PC, carregar o programa que se deseja transmitir e digitar o seguinte comando: TRPAR*_(nome do arquivo).X_Y Onde: * = Se desejar utilizar a COM1 do PC substitua o * por 1, caso queira utilizar a COM2 substitua o * por 2. _ = Indica espao X = Indica extenso Y = Indica o valor da transmisso. 6.15 Pressionar ENTER no PC para transmitir os ciclos para o CNC. 6.16 - Ao finalizar a transmisso, deve-se pressionar a tecla .

24/11/04

19

VERSO 1.3

7 Procedimento para transmitir programas do CNC para PC.


7.1 - Verificar se PC j est configurado de acordo com o CNC, se j estiver seguir para item (7.4), caso contrrio deve-se seguir os passos abaixo: 7.2 Caso no haja um programa especfico para comunicao serial, este pode ser feito atravs do DOS. Preparamos a porta COM1 ou COM2 do PC, digitando o seguinte comando : MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 7.3 Ao pressionar a tecla ENTER no PC, deve aparece na tela a seguinte mensagem indicando que a porta foi configurada: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,Obs: Caso a porta de comunicao COM1 do PC esteja sendo usada pelo MOUSE, pode-se configurar a porta COM2 do PC. 7.4 Preparar o PC com o seguinte comando: RECPAR*_(nome do arquivo).X_Y Onde: * = Se desejar utilizar a COM1 do PC substitua o * por 1, caso queira utilizar a COM2 substitua o * por 2. _ = Indica espao X = Indica extenso Y = Indica o valor da transmisso. 7.5 Pressionar a tecla ENTER no PC. 7.6 Ligar o CNC, e habilitar o modo usurio 0 da mquina seguindo o seguinte procedimento:

24/11/04

20

VERSO 1.3

7.6.1 -A senha a ser memorizada sempre deve comear com e o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio. Exemplos: usurio 0 ------------> senha usurio 1 ------------> senha usurio 2 ------------> senha usurio 3 ------------> senha [0]??????? [1]??????? [2]??????? [3]???????

Caso aparea a mensagem ERRO 16 (Senha perdida), deve-se cancelar o erro pressionando a tecla . Aparecer a seguinte mensagem no CNC NOVA SENHA?, deve-se digitar a nova senha comeando com o nmero 0 pressionando , aparecer a seguinte os demais caracteres desejados, e pressionar a tecla mensagem POR FAVOR REPITA A NOVA SENHA deve-se repetir a senha digitada anteriormente e pressionar a tecla .

7.6.2 - Digitar toda seqncia para habilitar o modo usurio 0, comeando com a tecla o mesmo nmero do nvel do usurio que ir operar, seguido de at 7 teclas (numricas ou de funo), correspondentes senha do usurio e .

7.6.3 - Para saber se usurio 0 est habilitado basta verificar se existe a seguinte mensagem no canto superior direito da tela: USER 0 (se existir esta mensagem significa que o modo usurio 0 est habilitado). 7.7 Entrar no modo parmetro de mquina atravs das teclas: ou pressionando a softkey Parmetro em seguida a softkey P. 7.8 Configurar o PC com o CNC, atravs do parmetro P10 = 60 ou 188. 7.9 Caso o parmetro 10 esteja com outro valor, deve-se atravs das teclas setas selecionar o parmetro ou pressionar a tecla pressionar novamente . no parmetro
21

, digitar 10 e

7.10 - Para alterar o valor do parmetro, deve-se pressionar


24/11/04

VERSO 1.3

desejado, digitar 60 ou 188 e pressionar novamente 7.11 Retornar a tela inicializao pressionando a tecla

. .

7.12 Pressionar a softkey SIMULAO ou INICIALIZA. Entrar em Modo manual pressionando a softkey modos pressionar a softkey PROGRAM., pressionar a softkey DIRETRIO, seleciona o programa que se deseja transmitir, pressionar a tecla .

Obs: Se o CNC no tiver parmetros, no ser possvel acessar o modo de simulao da mquina. Deve antes transmitir os parmetros para o CNC, para depois poder acessar o modo de simulao da mquina, lembrando sempre que o CNC e o PC devem possuir a mesma taxa de comunicao e o parmetro P10 deve estar de acordo com este valor de comunicao. 7.13 Pressionar a softkey Comunic., onde aparecer a seguinte tela:

7.14 Selecionar a opo TRANSMITIR e pressionar a tecla Aparecer a seguinte mensagem: Pronto para transmitir? 7.15 Pressionar novamente a tecla . .

7.16 - Ao finalizar a transmisso, deve-se pressionar a tecla

24/11/04

22

VERSO 1.3

8 Procedimento para transmitir parmetros do TDV para o PC.


8.1 - PREPARANDO A PORTA DO PC, (PODE SER COM1 OU COM2) POR EXEMPLO COM1. 8.2 - Configuramos a porta COM1 ou COM2 no PC, digitando o seguinte comando no DOS ou no Prompt DOS: MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 8.3 - Pressionar a tecla ENTER no PC, onde aparecer a seguinte mensagem: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,8.4 - No PC, devemos criar um diretrio e logo aps acessarmos o mesmo com os seguintes comandos: MD_PARAM CD_PARAM 8.5 Preparamos o PC com o seguinte comando para receber parmetros: RECPAR1_(Nome do arquivo.Extenso) RECPAR2_(Nome do arquivo.Extenso)
Onde: _ = Espao.

8.6 - Pressionando a tecla Enter.

8.7 No CNC devemos verificamos os seguintes parmetros de mquina. P10 = 60 ou 188 P104 = 1 P279 = 0 8.8 - Preparamos o CNC para transmitir. Para isto, pressionamos a tecla P na tela aparece: P, I, L, COM
24/11/04 23

VERSO 1.3

8.9 Quando pressionando a softkey COM aparece as mensagens TRA (TRANSMITIR), e RE (RECEBER). 8.10 - Pressionamos a softkey correspondente TRA (TRANSMITE). Aparece na tela P, I, L, escolher por meio da softkey uma delas. (Parmetros P, Parmetros I, Parmetros L) 8.11 - Aparece no display do CNC TRANSMITINDO.... e depois de alguns segundos no PC, aparece a mensagem 1 ARQUIVO COPIADO. 8.12 Para verificar se os parmetros foram carregados no PC deve-se digitar o seguinte comando no Prompt do DOS: EDIT_(nome do arquivo).Extenso Ser aberto os parmetros na tela. P0=.................... P1=.................... P2=.................... P3= P4=. Etc Repetir a operao para os outros parmetros s que em arquivos diferentes. (PARA.C, PARA.L)

24/11/04

24

VERSO 1.3

9 Procedimento para transmitir parmetros do PC para o CNC - (Corte e Solda).


9.1 No CNC deve-se verificar os parmetros do CNC: P10 = 60 ou 188 P104 = 1 P279 = 0 Obs: Caso o parmetro P10 esteja com valor diferente, deve-se consultar tabela (12.1.1) e configurar PC para que trabalhe com a mesma taxa de comunicao. 9.2 Deve-se primeiramente habilitar a senha de usurio 0 da seguinte forma: 9.3 - Pressionamos a tecla
(membrana Magmar) ou (Corte e solda MCS);

9.4 - Pressionamos a softkey correspondente ao usurio 0: HAB0; 9.5 - Digitamos a senha do usurio 0 que : 753; 9.6 - Pressionamos tecla ENT; 9.7- Preparamos o CNC para transmitir. Para isto, deve-se pressionamos a tecla 4 onde sero apresentadas as seguintes softkey para acesso: P, I, L, COM 9.8 Pressionando a softkey COM (TRANSMITIR) e RE (RECEBER). aparece as mensagens TRA

9.9 Deve-se pressionar a softkey correspondente RE (RECEBER) e em seguida pressionar a tecla ENT. 9.10 Aps pressionar a softkey aparece no display do CNC RECEBENDO.... 9.11 Preparar a porta do PC, (PODE SER COM1 OU COM2) POR EXEMPLO COM1. 9.12 - Configuramos a porta COM1 ou COM2 no PC, escrevendo a seguinte comando no DOS ou no Prompt do DOS : MODE_COM1:9600,e,8,1
24/11/04 25

VERSO 1.3

MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 9.13 - Pressionar a tecla ENTER no PC, onde aparecer a seguinte mensagem: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,9.14 - Deve-se criar e acessar um diretrio digitando os seguintes comandos: MD_PARAM CD_PARAM 9.15 Em seguida deve-se digitar o seguinte comando para transmisso dos parmetros: TRPAR1_(Nome do arquivo.Extenso) TRPAR2_(Nome do arquivo.Extenso)
Onde: _ = Espao

9.16 Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. 9.17 Durante a transmisso dos parmetros aparecero no canto direito inferior vrios caracteres indicando que o arquivo est sendo transferido. 9.18 Aps o termino da transmisso deve-se pressionar ESC. 9.19 Para verificar se os arquivos foram salvos basta digitar o seguinte comando no PC: Edit_(nome do arquivo).Extenso Ser aberto o arquivo com os dados recebidos do CNC.

24/11/04

26

VERSO 1.3

10 Procedimento para transmitir parmetros do TDC Corte e Solda para o PC.


10.1 - PREPARANDO A PORTA DO PC, (PODE SER COM1 OU COM2) POR EXEMPLO COM1. 10.2 - Configuramos a porta COM1 ou COM2 no PC, escrevendo a seguinte comando no DOS ou no Prompt do DOS : MODE_COM1:9600,e,8,1 MODE_COM2:9600,e,8,1 Onde: _ = espao no PC. 10.3 - Pressionar a tecla ENTER no PC, onde aparecer a seguinte mensagem: COM1:_9600,e,8,1,COM2:_9600,e,8,1,10.4 Deve-se criar e acessar um diretrio digitando os seguintes comandos: MD_PARAM CD_PARAM 10.5 Em seguida deve-se digitar preparamos para receber parmetros: RECPAR1_(Nome do arquivo.Extenso) RECPAR2_(Nome do arquivo.Extenso)
Onde: _ = Espao

10.6 Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. 10.7 No CNC deve-se verificar os parmetros do CNC: P10 = 60 ou 188 P104 = 1 P279 = 0

10.8 Deve-se primeiramente habilitar a senha de usurio 0 da seguinte forma: 10.9 - Pressionamos a tecla
(membrana Magmar) ou (Corte e solda MCS);

24/11/04

27

VERSO 1.3

10.10 - Pressionamos a softkey correspondente ao usurio 0: HAB0; 10.11 - Digitamos a senha do usurio 0 que : 753; 10.12 Em seguida deve-se pressionamos ENT ; 10.13 - Preparamos o CNC para transmitir. Para isto, deve-se pressionamos a tecla 4 onde sero apresentadas as seguintes softkey para acesso: P, I, L, COM 10.14 - Pressionando a softkey COM aparece as mensagens TRA (TRANSMITIR) e RE (RECEBER). 10.15 - Deve-se pressionar a softkey correspondente TRA (TRANSMITE). Aparece na tela P, I, L,C escolher por meio da softkey uma delas. 10.16 - Aps pressionar a softkey aparece no display do CNC TRANSMITINDO... 10.17 - Para verificar se os arquivos foram salvos basta digitar o seguinte comando no PC: Edit_(nome do arquivo).Extenso Ser aberto o arquivo com os dados recebidos do CNC. Repetir a operao para os outros parmetros s que em arquivos diferentes. (PARA.C, PARA.L)

24/11/04

28

VERSO 1.3

11 ERROS DE COMUNICAO EXTERNA


No caso de acorrerem erros na recepo ou transmisso, na formatao dos dados ou ainda tentar introduzir dados no adequados ao modelo de comando, este informa atravs de um dos erros: ERRO 58 - cabo de comunicao inadequado ou com problema; ERRO 59 - erro de sintaxe na recepo; ERRO 60 - erro de taxa ou formato de comunicao. Se, por algum motivo, a comunicao no estabelecida, o comando fica aguardando os dados. Para se sair desta situao, deve-se pressionar a tecla .

12 Ligaes dos conectores.

OBS. Os pinos 2 e 3 podem ser paralelos de acordo com o fabricante do computador, normalmente so cruzados.

24/11/04

29

VERSO 1.3

13 Parmetros do CNC associado a comunicao serial.


13.1 - Definio de formato e taxa de comunicao. -PAR 10 13.1.1 - Estabelece os parmetros de comunicao serial conforme a seguinte tabela: N DE N DE TAXA DE BITS PARIDAD STOP 110 150 300 E 7 PAR 1 0 8 16 7 PAR 2 1 9 17 7 IMPAR 1 2 10 18 7 IMPAR 2 3 11 19 8 PAR 1 4 12 20 8 PAR 2 5 13 21 8 IMPAR 1 6 14 22 8 IMPAR 2 7 15 23 COMUNICAO 600 1200 2400 4800 9600 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63

Para comunicao sem verificao de paridade somar 64 aos valores da tabela acima. 13.2 - Para ativar eco acaso DNC ativado somar 128. 13.3 - Modo de transmisso comprimido PAR 104 13.4 - Programando-se 0 no parmetro, os dados enviados pela comunicao serial so formatados para impresso, j enviado LF, CR e espaos entre campos de caracteres. Programando-se 1 no parmetro, os dados so enviados de forma comprimida, sem espaos, de modo a reduzir o espao ocupado no seu armazenamento. 13.5 - Ativao modo Xon Xoff PAR 279 Obs; Programando-se 1 no parmetro ativa-se o protocolo Xon Xoff na transmisso.

24/11/04

30

VERSO 1.3

14 Transmisso e recepo de parmetros , programas ou ciclos fixos sem o kit comunicao.


14.1 - Transmisso CNC! PC Para se transmitir parmetros, programas ou ciclos do CNC ! PC necessrio prepararmos primeiramente o PC com o seguinte comando:
COPY COM1 [Nome do arquivo].Extenso ou COPY COM2 [Nome do arquivo].Extenso

Obs: A porta serial (Com1 ou Com2) ser definida de acordo com a disponibilidade do PC. Em seguida no CNC, deve-se colocar no local que se deseja salvar (MODO PARMETROS DE MQUINA ou MODO DE PROGRAMAO), pressionar a softkey COMUNIC, selecionar o item TRANSMITIR ou BACKUP e em seguida pressionar a tecla .

14.2. Transmisso PC ! CNC Para se receber parmetros, programas ou ciclos do PC ! CNC necessrio prepararmos primeiramente o CNC, para isto deve-se selecionar o local que dever ser salvo o arquivo (MODO PARMETROS DE MQUINA ou MODO DE PROGRAMAO), pressionar a softkey COMUNIC, selecionar o item RECEBER ou RESTORE e em seguida pressionar a tecla Aparecer na parte superior do vdeo a palavra EXE. .

No PC deve-se digitar o seguinte comando no diretrio que se encontra o arquivo a ser transmitido: COPY [Nome do arquivo].extenso COM1
ou

COPY [Nome do arquivo].extenso COM2 Aparecero na parte superior do vdeo caracteres em movimento. Para finalizar a recepo deve-se pressionar a tecla do CNC

24/11/04

31

Das könnte Ihnen auch gefallen