Sie sind auf Seite 1von 22

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

Immigration and family in Minas Gerais at the end of the 19th century Tarcsio Rodrigues Botelho* Maringela Porto Braga** Cristiana Viegas de Andrade***

RESUMO
Em fins do sculo XIX e princpios do sculo XX os fluxos migratrios atingiram propores significativas em Minas Gerais, especialmente graas construo de Belo Horizonte e expanso da lavoura cafeeira na regio sul e na Zona da Mata. A partir dos registros da Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, no ano de 1896, apresentam-se algumas caractersticas desses contingentes: sua composio etria e sua origem, bem como a composio dos grupos familiares que migravam. A julgar pelo perfil encontrado nesse ano, os imigrantes que estavam se dirigindo para Minas Gerais ajustavam-se ao padro da imigrao subsidiada, com predomnio dos grupos familiares. O perfil etrio e o de sexo diferenciam-se do perfil clssico dos migrantes, no qual predominam os homens jovens. Palavras-chave: demografia histrica; imigrao; famlia.

ABSTRACT
At the end of the 19th century and beginning of the 20th century, the migratory flows to Minas Gerais assumed massive proportions, especially as a result of the construction of Belo Horizonte and of the expansion of the coffee industry in the South region of the state and Zona da Mata. The Registers of the Horta Barbosa Inn, in Juiz de Fora in 1896, reveal some characteristics of this contingent: age composition, origin, and characteristics of migrating family groups. Judging from the profile found in 1896, the immigrants coming to Minas Gerais were mostly of the subsidized immigration type, therefore formed mostly by family groups. Age and sex profiles have been found to differ from the classic profile of the migrant, a contingent formed mainly by young men. Keywords: historical demography; immigration; family.

* Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, PUC Minas. Av. Ita, 505, Prdio Emas, 3 andar. 30730-280 Belo Horizonte MG Brasil. tbotelho@pucminas.com.br. ** Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, PUC Minas. Av. Ita, 505, Prdio Emas, 3 andar. 30730-280 Belo Horizonte MG Brasil. angelapb@oi.com.br. *** Cambridge Group for the History of Population and Social Structure University of Cambridge. Sir William Hardy Building Downing Place / Cambridge CB2 3EN UK. cv233@cam.ac.uk.
Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 27, n 54, p. 155-176 - 2007

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

A partir de meados do sculo XIX a Europa marcada por grandes processos emigratrios, resultantes de transformaes econmicas e demogrficas.1 As mudanas na distribuio da posse da terra, o processo de modernizao da agricultura e as modificaes mais profundas nas relaes de trabalho foram geradores de condies bastante adversas permanncia em seus locais de origem de parcelas significativas de sua populao. Ao lado disso, a transio demogrfica, em curso desde o sculo XVIII, foi fator decisivo na constituio de um grande excedente populacional. Por transio demogrfica entende-se a queda progressiva das taxas de mortalidade que ocorreu ao longo do sculo XIX, sem a correspondente queda da fecundidade, que s veio a ocorrer muitas dcadas depois. Nesse intervalo, em que havia uma baixa mortalidade associada a uma alta fecundidade, as taxas de incremento anual da populao atingiram nveis inditos, chegando rapidamente a 1% ao ano ou mais.2 Em conseqncia, o aumento da presso sobre as terras veio agravar ainda mais o quadro j marcado pelas transformaes econmicas mais amplas. medida que a prpria Europa no conseguia absorver esses novos contingentes em suas fronteiras internas, seja em novas reas agrcolas, seja no meio urbano, a emigrao transformava-se em alternativa para escapar s crescentes limitaes do mercado de trabalho europeu.3 Calcula-se que toda a Europa ocidental (excluindo-se Rssia, Hungria, os Blcs e a Grcia) tenha sofrido uma perda lquida de 35 milhes de habitantes entre 1841 e 1915. Isso representou uma mdia de quase meio milho ao ano, ou cerca de 2,5 de cada mil habitantes.4 Os grandes receptculos desse fluxo populacional foram as Amricas. A situao de escassez de mo-de-obra e de abundncia de terras tornava o Novo Mundo atraente para os contingentes expulsos, sobretudo, do campo. Alm disso, os progressos nas comunicaes entre os dois continentes aproximaram esses dois mundos, tornando as viagens transatlnticas cada vez mais rpidas e seguras. Da mesma forma, o desenvolvimento dos transportes internos, graas expanso das ferrovias, abriu reas cada vez mais vastas das Amricas ocupao pelos imigrantes. O fluxo destes aumentou sobretudo a partir de 1880, mantendo-se em ritmo acelerado at o princpio da Primeira Guerra Mundial. Nesse intervalo, que marca o auge do processo migratrio europeu rumo s Amricas, chegaram cerca de 31 milhes de pessoas (Klein, 1999, p.25). Conforme Herbert Klein, os Estados Unidos foram os principais receptores, absorvendo cerca de 70% desse volume, seguidos da Argentina (4,2 milhes de imigrantes), do Brasil (2,9 milhes) e do Canad (2,5 milhes) (ibidem).
156
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

A corrente migratria de finais do sculo XIX e princpios do sculo XX era composta por britnicos e irlandeses (10,4 milhes), alemes (2,2 milhes) e escandinavos (1,5 milho), que j apresentavam uma tradio de deslocamento, sobretudo para a Amrica do Norte. A eles juntaram-se os italianos (7,7 milhes), os habitantes do Imprio Austro-Hngaro (4,2 milhes), os espanhis (3,2 milhes), os russos e poloneses (2,5 milhes) e os portugueses (1 milho). Os Estados Unidos, a Argentina e o Canad destacam-se pela absoro de grandes volumes de imigrantes espontneos, atrados pelas facilidades de acesso s terras e ao trabalho. Para esses pases, importava ocupar os grandes vazios demogrficos de suas fronteiras, o que permitiu oferecer aos europeus a possibilidade de se estabelecerem como pequenos agricultores. Alm disso, para o caso dos Estados Unidos, ganhavam relevo as grandes necessidades de operrios surgidas com o processo acelerado de industrializao. No caso do Brasil, embora parte do fluxo migratrio tenha ocorrido de forma espontnea, a maioria dos imigrantes veio em funo dos subsdios oferecidos. Tais subsdios procuravam atrair, sobretudo, trabalhadores para o caf; neste caso, a nfase recaa sobre os grupos familiares, que tornariam menos problemtica a questo do controle do trabalho.5 Alternativamente, os imigrantes atrados para o Brasil dirigiam-se para colnias de pequenos agricultores; novamente, o foco recaa sobre a famlia, entendida como unidade de produo que tornaria vivel a explorao do lote agrcola. A imigrao voltada para a cafeicultura procurou enfrentar o problema colocado pelo processo de transio do trabalho escravo para o trabalho livre. Confrontados com o fim iminente da instituio escravista e com a progressiva escassez de trabalhadores diante de uma realidade de expanso do cultivo do caf, os produtores brasileiros iniciaram, a partir de meados do sculo XIX, experincias de atrao de imigrantes e de incorporao desses trabalhadores rotina das fazendas escravistas. As experincias iniciais foram bastante problemticas, no s por causa da inexperincia dos fazendeiros com o uso do trabalho livre, mas tambm por causa da inadequao dos sistemas de remunerao desses trabalhadores. Somente aps diversas experincias foi-se construindo um sistema que se mostrou adequado: o colonato. Tratava-se de um sistema misto de remunerao por tarefa e por medida colhida, pelo qual a carpa do caf era paga a um preo anual fixo por mil ps tratados, e a colheita a um preo por alqueire de caf colhido (Stolcke, 1986). Esse sistema encaminhou imigrantes sobretudo para a provncia posteriorDezembro de 2007

157

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

mente estado de So Paulo, apesar de tambm ter sido implantado no Esprito Santo e em Minas Gerais.6 Quanto colonizao, antecedeu em muito a grande migrao do sculo XIX, pois desde pelo menos o sculo XVIII Portugal preocupou-se em estabelecer famlias de agricultores em reas de fronteiras, carentes de ocupao mais efetiva. Esse processo atingiu desde reas amaznicas at o extremo sul da colnia portuguesa na Amrica.7 O estado imperial brasileiro seguiu essa tendncia, voltando-se desde cedo para o assentamento de famlias camponesas europias em diversas regies do pas, criando os chamados ncleos coloniais.8 A partir da dcada de 1880 esse movimento ganhou ainda mais fora, tendo sido o responsvel pela ida de parcelas significativas de camponeses alemes, italianos, poloneses, ucranianos, russos e de outras nacionalidades para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, Esprito Santo e mesmo So Paulo.9 Essas duas formas de organizao do trabalho dos imigrantes dirigidos ao Brasil, aliadas imigrao espontnea para o campo ou para a cidade, foram responsveis pelo progressivo aumento do total de pessoas introduzidas no pas. A partir da dcada de 1880 houve um constante incremento do volume de imigrantes chegando ao pas, tendncia que atingiu seu auge na dcada de 1890 (Tabela 1). Nessas duas dcadas, o total de imigrantes chegou a 1,68 milho, quantidade que encontra paralelo apenas nos 15 primeiros anos do sculo XX.10 Nessa poca de ouro da imigrao para o Brasil o principal grupo o de italianos, que responde por 59% do total de estrangeiros que chegaram ao pas. Em seguida, vm os portugueses, com 20%, os espanhis, com 12%, e os alemes, com 2%. Porm, os anos que concentram o maior volume de imigrantes so os de 1895, 1896 e 1897, com totais em torno de 150 mil pessoas.

158

Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

Tabela 1 Imigrao para o Brasil, 1880-1900


Ano Portugueses
N %

Italianos
N %

Espanhis
N %

Alemes
N %

Outros
N % N

Total
%

1880 1881 1882 1883 1884 1885 1886 1887 1888 1889 1890 1891 1892 1893 1894 1895 1896 1897 1898 1899 1900

12.101 3.144 10.621 12.509 8.683 7.611 6.287 10.205 18.289 15.240 25.174 32.349 17.797 28.986 17.041

3,6 0,9 3,2 3,8 2,6 2,3 1,9 3,1

12.936 2.705 12.428 15.724 10.502 21.765 20.430 40.157

1,3 0,3 1,3 1,6 1,1 2,2 2,1 4,1

1.275 0,6 2.677 1,3 3.961 2,0 2.660 1,3 710 0,4 952 0,5 1.617 0,8 1.766 0,9 4.736 2,4 9.712 4,9 12.008 6,0 22.146 11,1 10.471 5,3 38.998 19,6 5.986 3,0 17.641 8,9 24.154 12,1 19.466 9,8 8.024 4,0 5.399 2,7 4.834 2,4

2.385 6,6 1.851 5,1 1.804 5,0 2.348 6,5 1.719 4,7 2.848 7,9 2.114 5,8 1.147 3,2 782 2,2 1.903 5,3 4.812 13,3 5.285 14,6 800 2,2 1.368 3,8 790 2,2 973 2,7 1.070 3,0 930 2,6 535 1,5 521 1,4 217 0,6

1.658 1,3 1.171 0,9 775 0,6 774 0,6 1.960 1,5 1.548 1,2 2.202 1,7 1.657 1,3 3.910 3,0 2.186 1,7 33.550 25,8 23.133 17,8 1.789 1,4 4.685 3,6 1.493 1,1 12.818 9,9 13.395 10,3 6.402 4,9 4.112 3,2 5.855 4,5 4.835 3,7

30.355 1,8 11.548 0,7 29.589 1,8 34.015 2,0 23.574 1,4 34.724 2,1 32.650 1,9 54.932 3,3 132.070 7,8 65.165 3,9 106.819 6,3 215.239 12,8 85.906 5,1 132.589 7,9 60.182 3,6 164.831 9,8 157.423 9,3 144.866 8,6 76.862 4,6 53.610 3,2 37.807 2,2

5,5 104.353 10,6 4,6 7,6 36.124 31.275 3,7 3,2

9,7 132.326 13,4 5,4 8,7 5,1 55.049 58.552 34.872 97.344 96.505 5,6 5,9 3,5 9,9 9,8

36.055 10,9 22.299 13.558 15.105 10.989 8.250 6,7

4,1 104.510 10,6 4,5 3,3 2,5 49.086 30.846 19.671 5,0 3,1 2,0

Total (N) 332.293 Total (%) 19,72351

100 987.160 100 199.193 100 36.202 100 129.908 100 1.684.756 100 58,59365 11,82326 2,148798 7,71079 100

Fonte: Klein, H. A imigrao espanhola no Brasil. So Paulo: Idesp, Sumar, Fapesp, 1994. p.31, Tabela 1.1.

Dezembro de 2007

159

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

Nesse quadro, qual seria a posio da provncia e, depois, estado de Minas Gerais? Antes de mais nada, a imigrao que para a se dirige marcada pelas peculiaridades da economia mineira e da forma como foi encaminhada a sua transio do trabalho escravo para o trabalho livre. A provncia apresentou ao longo do sculo XIX a maior populao livre e escrava do Brasil.11 A escravido foi importante na provncia at as vsperas da sua abolio, e esse apego mineiro ao trabalho escravo no estava diretamente relacionado com a economia exportadora. Na verdade, os escravos mineiros estavam empregados em um conjunto de atividades que se voltavam, sobretudo, para o abastecimento de seus mercados internos ou das provncias vizinhas, especialmente o Rio de Janeiro.12 Quando a cafeicultura comeou a adquirir peso na economia regional, a escravido encontrava-se em seus estertores. Os cafeicultores mineiros no puderam contar com os enormes excedentes de capitais que viabilizaram os subsdios dados pelos paulistas para os imigrantes. Entretanto, tinham dentro das fronteiras do estado enormes contingentes populacionais que puderam ser utilizados como mo-de-obra no setor agrcola em expanso. Assim, a nfase recaiu sobre a reorganizao do trabalho, ou seja, o aproveitamento da populao preexistente. Para Ana Lcia Lanna, em Minas Gerais, a inexistncia de uma fronteira agrcola em expanso, a diversidade econmica, a presena de uma colonizao antiga e de um grande contingente populacional marcaram as propostas de reorganizao do trabalho (Lanna, 1988, p.57). Essa situao, entretanto, no excluiu Minas Gerais da experincia imigrantista brasileira. Minas tambm foi o destino de imigrantes, embora em volume menor do que aquele que se dirigiu para outros estados brasileiros. Conforme assinala Lanna, Minas Gerais traa uma srie de polticas pblicas de imigrao que tm, em geral, como objetivo maior a colonizao, entendida ... como assentamento de populao em ncleos de povoamento, e no como oferta de mo-de-obra para os fazendeiros (Lanna, 1988, p.47). Qual o objetivo de tal poltica, se o Estado apresentava populao significativa que permitiria at mesmo superar internamente o problema da mode-obra no contexto de final da escravido? Pode-se pensar em algumas respostas complementares. Em primeiro lugar, embora Minas Gerais contasse com a maior populao entre os estados brasileiros, ela era relativamente rarefeita, o que provocava uma situao em que os trabalhadores livres podiam contar com terras relativamente fartas para prover sua subsistncia por conta prpria, sem terem de se submeter ao trabalho para outrem.13 Nesse contexto, a introduo de novos contingentes populacionais direcionados para de160
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

terminadas reas do estado poderia auxiliar na diminuio desse contingente de terras livres disposio daqueles que no queriam se submeter a relaes formais de trabalho. Entretanto, a vinda de imigrantes europeus foi sempre encarada como parte de um processo de educao do produtor agrcola mineiro. Para a elite mineira, o estado apresentava um enorme potencial que estava sendo subutilizado em funo do desconhecimento ou da resistncia em utilizar tcnicas mais eficientes de explorao da terra. O exemplo do imigrante, que, imaginava-se, dominava tais tcnicas, poderia ajudar a difundi-las. Essas perspectivas transparecem nos relatrios elaborados anualmente pelos presidentes do estado, especialmente ao longo da dcada de 1890. Assim que o relatrio do ano de 1892 colocava a imigrao como soluo para as condies precrias da nossa existncia econmica comprometida entre a desorganizao do trabalho, conseqncia necessria da lei humanitria de 13 de maio, e o despovoamento de nosso vasto territrio.14 Em 1894, o presidente do estado ponderava que
abandonar os campos j desbravados por culturas anteriores, para ir eternamente em demanda das terras virgens, afastando-nos assim e progressivamente dos grandes centros consumidores, como se aqueles campos nada devam ou possam produzir, prtica que as condies econmicas do passado poderiam aconselhar, mas que at certo ponto contrariada pelas circunstncias do presente, pelas mltiplas exigncias de uma populao crescente, pelas justas esperanas das imigraes ocorridas ao nosso apelo e a suprema solicitude dos poderes governamentais, a quem incumbe velar, para que se no perca um s elemento entre todos os fatores da riqueza pblica.15

O relatrio de 1895 apresentava a seguinte reflexo:


O remdio que parece mais pronto e eficaz para este mal [o abandono do cultivo de alimentos em funo do cultivo do caf] a introduo dos sistemas de cultura intensiva por parte de nossos Agricultores; s esta, e no a extensiva, que, em regra geral, exige grande nmero de braos, poder ir determinando o aumento de produo de gneros alimentcios, at que a introduo de imigrantes em nmero suficiente torne possvel a cultura extensiva, sem o desequilbrio que hoje se vai dando nas produes.16

Dezembro de 2007

161

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

A imigrao, portanto, seria um auxlio poderoso mudana qualitativa da agricultura mineira, e no necessariamente uma soluo para o problema da mo-de-obra no caf. No relatrio de 1896, encontra-se explicitamente a afirmao de que nada contribuir to eficazmente para o povoamento de nosso territrio do que o atrativo que se deparar ao estrangeiro de poder ser proprietrio, para o que podero ser distribudos a imigrantes lotes de terras em ncleos coloniais. Alm disso, o estabelecimento destes em zonas percorridas por estradas de ferro trar a vantagem de, alm de concorrer para o desenvolvimento da produo no Estado, aumentar a renda das vias frreas.17 na dcada de 1890 que se organiza melhor o servio de introduo de imigrantes no estado de Minas Gerais, acompanhando a tendncia do Brasil como um todo. So aprovadas leis e emitidos decretos com a finalidade de viabilizar a introduo dos imigrantes. Nos passos desses diplomas legais, contratos so realizados e o governo estadual designa funcionrios para acompanhar a sada desses imigrantes da Europa e sua chegada e estabelecimento no Brasil. No estado, os imigrantes so encaminhados para as hospedarias, encontradas em diversas localidades (Juiz de Fora, Belo Horizonte, Estao de Vista Alegre, Estao da Soledade) seguindo o modelo largamente adotado em So Paulo.18 No relatrio de 1896, pondera-se que superadas as dificuldades prprias da iniciao de um servio que pode dizer-se novo no Estado, est-se fazendo atualmente a introduo de imigrantes com muita regularidade, e em condies que asseguram a boa escolha do imigrante e a fixao deste em nosso territrio (Mensagem... de 1896, p.29). Em funo disso, teriam sido introduzidos no ano anterior (1895) 6.631 imigrantes, dos quais 6.376 por conta do estado (ibidem, p.30). Prosseguindo-se os trabalhos no ano de 1896, foram introduzidos 22.496 imigrantes, dos quais 18.999 eram italianos e 3.002 espanhis. Segundo o relatrio de 1897, os trabalhadores por ltimo transportados para Minas so em geral de excelente qualidade, salvo mui poucas excees que, alis, evidente, no poderiam ser em absoluto evitadas.19 No ano de 1898, o relatrio do presidente do estado informa que teriam sido introduzidos no estado, no ano anterior (1897), 17.558 imigrantes, elevando a 61.259 o total de imigrantes vindos para o estado desde o final do ano de 1894.20 Tomando como base o total de imigrantes chegados ao Brasil nesses anos (Tabela 1), percebe-se que Minas Gerais absorveu apenas 4% do total de 1895, valor que se eleva a 14% em 1896 e a 12% em 1897. o auge da corrente imigratria para o estado, tanto em termos absolutos quanto em relativos.
162
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

Em 1898 existiam quatro ncleos coloniais mantidos pelo Estado: Rodrigo Silva, nas proximidades de Barbacena; Maria Custdia, no municpio de Sabar; Barreiros, nas proximidades de Belo Horizonte; e So Joo Del Rei. Esses ncleos concentravam uma populao de 1.920 indivduos, dos quais 1.360 eram estrangeiros. O relatrio de 1898 informa ainda que
alm destes ncleos regulares, diversos outros existem em formao em estabelecimentos agrcolas particulares nos quais tem-se colocado quase todos os imigrantes recebidos no Estado. J se acha elaborado, e ser oportunamente expedido, o regulamento para execuo da Lei n. 150, de 20 de junho de 1896, que autorizou a criao de mais seis ncleos e a concesso de favores aos particulares que os quiserem fundar, nas condies dos ncleos coloniais do Estado. (Mensagem... de 1898, p.31)

Concentrada na formao de ncleos coloniais, a imigrao europia que se dirigiu para Minas Gerais viu reforada a grande marca do fluxo brasileiro: a nfase nos ncleos familiares. Estudando o fluxo de espanhis para o Brasil, Elda E. G. Martinez destaca que o incio da subveno imigrao significou um predomnio dos ncleos familiares no conjunto de deslocados. Esse processo, no caso espanhol, foi reforado pelas caractersticas das reas expulsoras de populao. A autora chama a ateno para o fato de que, na perspectiva dos promotores da imigrao, a vinda de ncleos familiares diminua o risco de retorno Espanha (Martnez, 1999, p.254). Zuleika Alvim, preocupada com a imigrao italiana, tambm enfatiza a importncia da famlia na imigrao. Para ela, at 1885 acorrem ao Brasil grandes ncleos familiares, compostos de 12 a 15 indivduos, normalmente com dois ou trs homens e suas respectivas mulheres e filhos. Nesse momento, a imigrao italiana direcionava-se principalmente para o sul do Brasil, e a vinda ocorreu quando suas propriedades no ofereceram mais recursos para a sobrevivncia do grupo.21 A partir de 1885, passam a predominar famlias menores, cresce a participao meridional e aportam sobretudo os destitudos de qualquer propriedade, os chamados braccianti, cujo nico capital eram os braos para a lavoura do caf (Alvim, 1999, p.387). A presena do ncleo familiar era fundamental para o desempenho das atividades na lavoura cafeeira. Segundo Verena Stolcke
uma ltima forma empregada pelos fazendeiros para reduzir os custos por unidade de trabalho foi a sua preferncia explcita, no s pelas famlias, mas por
Dezembro de 2007

163

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

grandes famlias, isto , unidades que consistiam de pelo menos trs enxadas. Quanto maior o nmero de trabalhadores em proporo aos consumidores em uma famlia, menor o custo de reproduo de cada trabalhador individual e, conseqentemente, menor podia ser o preo da tarefa [no sistema de colonato]. (Stolcke, 1986, p.45)

Zuleika Alvim pondera, entretanto, que


os contratos de trabalho estabelecidos na lavoura cafeeira estavam calcados na mo-de-obra familiar. Se responderam a uma imposio da faco de cafeicultores do Oeste paulista, tambm convinham aos imigrantes italianos, pois era uma forma de trabalho prxima desenvolvida no pas de origem. Alm disso, o trabalho de todos era a nica possibilidade de sobrevivncia do grupo. (Alvim, 1999, p.397)

Herbert Klein destaca outra dimenso dessa preferncia pela famlia:


Temendo o fenmeno dos trabalhadores migrantes temporrios, como ocorreu com a migrao golondrina de homens para colher trigo na Argentina, a classe rural sublinhava a necessidade de apoiar apenas a imigrao de famlias, de forma a garantir uma fora de trabalho mais estvel. Ofereceram-se subsdios para a passagem apenas a famlias que tivessem pelo menos um homem em idade de trabalhar. (Klein, 1994, p.17)

Thomas Holloway, analisando o perfil daqueles que entraram na hospedaria de imigrantes de So Paulo entre 1893 e 1928, aponta para concluses semelhantes. A maioria dos imigrantes, especialmente os subsidiados, integrava ncleos familiares. Para o perodo de 1902 a 1923, quando existem dados sobre os ncleos familiares, 80% dos indivduos pertenciam a eles, com cada ncleo tendo, em media, cerca de cinco pessoas. Com base no perfil de sexo e idade dos perodos anteriores, o autor conclui que, mesmo para perodo mais recuados, os imigrantes, em sua maioria, tendiam a constituir grandes ncleos familiares, havendo poucos adultos desacompanhados.22 Para Holloway
este perfil estatstico dos imigrantes chegados a Santos e dos que passaram pela hospedaria foi muito importante para a viabilidade do sistema de trabalho adotado nas fazendas de caf do planalto ocidental, aps o fim da escravido ... Um argumento comum para a continuao do transporte subsidiado foi que o siste164
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

ma de trabalho das fazendas de caf funcionava melhor quando famlias inteiras eram contratadas como uma unidade, e que a maior proporo de imigrantes no-subsidiados era de indivduos solteiros. (Holloway, 1984, p.93-96)

O imigrante que veio para Minas Gerais tambm era subsidiado. Todavia, seu destino no foi, exclusivamente, a fazenda de caf, mas tambm os ncleos coloniais.23 O regime republicano encontrou a poltica imigrantista mineira em fase de desarticulao. A transferncia para as unidades da Federao desse tipo de poltica pblica, aliada conjuntura econmica favorvel, deu ao estado as ferramentas para reorganizar a vinda de trabalhadores estrangeiros. O Decreto n. 612, de 6 de maro de 1893, definiu como meio para fixao do imigrante no territrio mineiro a criao de ncleos coloniais pelo Estado ou, ento, a venda aos imigrantes de lotes resultantes de diviso de propriedades agrcolas pertencentes a particulares a colnia agrcola. A partir da segunda metade da dcada de 1890, a introduo do imigrante no estado conheceu um maior progresso, embora essa atividade no tenha durado, de modo significativo, mais de uma dcada. Oscilando entre suprir a carncia de mo-de-obra da cafeicultura em expanso e povoar reas vazias do seu territrio, a poltica de imigrao do estado de Minas Gerais no absorveu grande contingente de trabalhadores. Qual seria o perfil desse imigrante? Os dados contidos nas matrculas da Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, a maior e mais duradoura do estado, podem ser uma boa via de acesso a tal questo. Inaugurada em 1889, ela tornou-se a mais importante do estado, por situar-se em posio bastante estratgica. Juiz de Fora a um s tempo era a porta de entrada do estado posto que prxima ao Rio de Janeiro, a que se ligava por rodovia (a estrada Unio e Indstria) e ferrovia e tambm era o centro da mais importante rea cafeicultora de Minas Gerais. Quando ocorreu o aumento das correntes imigratrias, a partir de 1895, o governo do estado nela centralizou a entrada dos imigrantes. Essa situao perdurou at a primeira dcada do sculo XX, quando o arrefecimento do fluxo de imigrantes levou ao seu fechamento (Monteiro, 1994, p.81-85). A partir das listas de matrcula dos imigrantes que passaram pela hospedaria, possvel perceber as particularidades e os pontos em comum entre o imigrante que se dirigiu para Minas Gerais e aquele que foi sobretudo para o estado de So Paulo. Os dados analisados a seguir concentram-se no ano de 1896, auge da imigrao europia para o Brasil e ano de maior volume de imigrantes subsidiados para Minas Gerais.24 Naquele ano, segundo o relatrio do
Dezembro de 2007

165

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

presidente do estado de 1897, entraram cerca de 22,5 mil imigrantes, dos quais 8,6 mil passaram pela hospedaria. Eram, em sua maioria, italianos (65%), seguidos dos espanhis (32%), com as demais nacionalidades apresentando peso inferior a 1%. No total de imigrantes havia um ligeiro predomnio de homens (razo de sexos igual a 122), embora ele fosse maior entre os espanhis (132) que entre os italianos (117) (Tabela 2).25 Tabela 2 Imigrantes segundo a nacionalidade. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896
Nacionalidade N Absoluto Sem inf. Homem Mulher Total Sem inf. Sem informao Estrangeiro Americano Alemo Austraco Chins Dinamarqus Espanhol Europeu Ingls Italiano Portugus Suo Total 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 33 4 4 0 7 1 0 1.600 24 1 3.055 28 9 4.766 29 4 3 1 3 1 1 1.208 12 0 2.606 20 6 3.894 63 8 7 1 10 2 1 2.808 36 1 5.661 48 15 8.661 0,01 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,01 Sexo % Razo Homem Mulher Total de sexos 0,38 0,05 0,05 0,00 0,08 0,01 0,00 18,47 0,28 0,01 35,27 0,32 0,10 55,03 0,33 0,05 0,03 0,01 0,03 0,01 0,01 13,95 0,14 0,00 30,09 0,23 0,07 44,96 0,73 0,09 0,08 0,01 0,12 0,02 0,01 32,42 0,42 0,01 65,36 0,55 0,17 100,00 114 100 133 0 233 100 0 132 200 117 140 150 122

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura.

A pirmide etria com todos estes imigrantes revela algumas curiosidades. Chama ateno a grande presena de crianas com menos de 10 anos, o que contradiz a noo corrente acerca da imigrao como fenmeno envolvendo jovens do sexo masculino. Alm disso, h uma presena relativamente menor de jovens entre 10 e 24 anos, sobretudo do sexo masculino (Grfico 1). Pode-se pensar, portanto, em migrao de ncleos familiares jovens, em que os pais estariam nas faixas etrias superiores a 25 anos e os filhos esta166
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

riam com menos de 10 anos. Esses valores so consistentes com duas caractersticas da populao europia da poca: por um lado, havia uma alta idade mdia ao casar, geralmente superior a 25 anos, para homens e mulheres; por outro lado, em um movimento migratrio envolvendo, sobretudo, famlias, seriam aquelas recm-constitudas e com dificuldade de acesso a terra e trabalho que se disporiam a realizar a travessia atlntica em busca de oportunidades para seu ncleo familiar. Grfico 1 Pirmide etria da populao total de imigrantes, por grupos de idade. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896.
70 + 60 a 64 50 a 54 40 a 44 30 a 34 20 a 24 10 a 14 0a4 -25 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 20 25

Homens

Mulheres

Fonte: Arquivo pblico Mineiro.

Estes achados repetem-se para os dois principais grupos de imigrantes que se dirigiram para Minas Gerais, os italianos e os espanhis. Os italianos apresentam uma estrutura etria muito semelhante ao total de imigrantes, pelo fato de responderem por dois teros dos indivduos registrados na hospedaria nesse ano de anlise (1896). Mesmo assim, deve-se destacar a presena proporcionalmente maior de crianas com menos de 10 anos de idade, denotando um predomnio ainda maior de grupos familiares (Grfico 2).

Dezembro de 2007

167

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

Grfico 2 Pirmide etria dos imigrantes listados como italianos. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896.
70 + 65 a 69 60 a 64 55 a 59 50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 20 a 24 15 a 19 10 a 14 5a9 0a4 -25 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 20 25

Homens

Mulheres

Em relao aos espanhis, deve-se enfatizar uma estrutura etria mais envelhecida, com proporo menor de crianas com menos de 10 anos e maior presena de indivduos nas faixas etrias superiores, sobretudo entre as mulheres com mais de 35 anos (Grfico 3). Tambm deve ser enfatizada a maior presena de homens adultos entre os espanhis que migraram para Minas Gerais no ano de 1896 e passaram pela hospedaria de imigrantes. Grfico 3 Pirmide etria dos individuos listados como espanhis. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896.
70 + 65 a 69 60 a 64 55 a 59 50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 20 a 24 15 a 19 10 a 14 5a9 0a4 -25 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 20 25

Homens

Mulheres

168

Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

Quanto ao estado conjugal, a maioria era solteira (55,4%), embora o total de casados (43,1%) seja bastante expressivo. Novamente, os espanhis apresentam um ndice ligeiramente superior de solteiros (56%) face ao encontrado entre os italianos (55%) (Tabela 3). A conjuno entre relativo equilbrio de sexos, presena de crianas e grande nmero de casados aponta para o predomnio de grupos familiares na composio do fluxo migratrio, o que refora os propsitos explicitados na formulao das polticas brasileiras de imigrao subsidiada do perodo. Tabela 3 Indivduos segundo nacionalidade e estado conjugal. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896 (em nmeros absolutos)
Nacionalidade sem inf. Sem informao Estrangeiro Americano Alemo Austraco Chins Dinamarqus Espanhol Europeu Ingls Italiano Portugus Suo Total 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 Estado Conjugal solteiro (a) casado (a) 35 3 3 1 6 2 1 1.579 22 0 3.119 23 8 4.802 27 5 4 0 4 0 0 1.190 14 1 2.453 25 6 3.729 vivo (a) 0 0 0 0 0 0 0 39 0 0 89 0 1 129 Total 63 8 7 1 10 2 1 2.808 36 1 5.661 48 15 8.661

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura.

Dezembro de 2007

169

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

Tabela 3a Indivduos segundo nacionalidade e estado conjugal. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896 (em nmeros relativos)
Nacionalidade sem inf. Sem informao Estrangeiro Americano Alemo Austraco Chins Dinamarqus Espanhol Europeu Ingls Italiano Portugus Suo Total 1,59 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,01 solteiro (a) 55,56 37,50 42,86 100,00 60,00 100,00 100,00 56,23 61,11 0,00 55,10 47,92 53,33 55,44 Estado Conjugal casado (a) vivo (a) 42,86 62,50 57,14 0,00 40,00 0,00 0,00 42,38 38,89 100,00 43,33 52,08 40,00 43,06 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1,39 0,00 0,00 1,57 0,00 6,67 1,49 Total 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00 100,00

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura.

Esse aspecto pode ser observado de forma mais direta porque as matrculas realizadas na Hospedaria Horta Barbosa preservavam a informao sobre os grupos de imigrantes. Pela Tabela 4, v-se que a maioria daqueles que entravam no estado de Minas Gerais atravs da Hospedaria vinham em grupos de trs a sete pessoas; tais grupos, em conjunto, agregavam 75% do total de indivduos. Esse padro se mantinha tanto para os italianos quanto para os espanhis. Alm disso, havia um expressivo contingente que estava integrado a grupos de oito ou mais pessoas, chegando a um grupo de 14 italianos e outro de 13 espanhis que viajaram juntos. Os imigrantes solitrios eram menos de 1% do total, podendo chegar a um mximo de 2,1% caso a eles agreguemos os indivduos sem informao. Este um padro ainda mais fortemente familiar que aquele encontrado para So Paulo por Thomas Hol170
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

loway, onde 20% do total de indivduos eram adultos solitrios (Holloway, 1984, p.92). Tabela 4 Indivduos segundo nacionalidade e tamanho do agrupamento familiar. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896 (em nmeros absolutos)
Nacionalidade Sem inf. 1 Sem informao 1 Estrangeiro Americano Alemo Austraco Chins Dinamarqus Espanhol Europeu Ingls Italiano Portugus Suo Total 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 4 4 0 0 0 0 0 3 6 0 1 0 3 1 0 N de indivduos por agrupamento familiar 4 20 1 2 1 0 1 0 417 1 0 5 10 0 1 0 0 0 0 513 15 0 6 6 0 2 0 6 0 0 7 7 1 0 0 0 0 1 8 8 0 0 0 0 0 0 9 0 2 0 0 0 0 0 10 0 0 0 0 0 0 0 11 12 13 14 Total 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 63 8 7 1 10 2 1

27 21 181 374 0 0 0 0 1 0 0 0

460 355 240 135 60 12 0 7 1 0 0 0 0 0 0

12 13 0 2.808 0 0 0 0 0 0 36 1

63 61 463 728 1.005 1.061 858 566 416 259 90 6 0 0 0 3 0 9 3 8 4 15 0 0 0 7 0 0 8 0 0 0 0

65 12 0 14 5.661 0 0 0 0 0 0 0 0 48 15

98 83 656 1.125 1.460 1.615 1.344 945 672 396 150 66 24 13 14 8.661

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura.

Para entender melhor esses grupos, foi possvel distribu-los segundo a relao de parentesco entre os indivduos que os compunham, j que temos informaes para 92,7% das famlias de imigrantes (Tabela 5).26 Do conjunto de 1.842 grupos identificados como famlias, apenas 3,37% eram de indivduos solitrios, em sua maioria homens. As famlias chefiadas por casais (com ou sem filhos e demais parentes) respondiam por 88,65% do total de grupos familiares. Quando os homens no viajavam solitrios e chefiavam grupos familiares, eles respondiam por 5,5% dos ncleos familiares; as mulheres na mesma situao chefiavam 2,3% dos ncleos familiares.

Dezembro de 2007

171

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

Tabela 4a Indivduos segundo nacionalidade e tamanho do agrupamento familiar. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896 (em nmeros relativos)
Nacionalidade Sem inf. Sem informao Estrangeiro Americano Alemo Austraco Chins Dinamarqus Espanhol Europeu Ingls Italiano Portugus Suo Total 1 2 3 9,52 N de indivduos por agrupamento familiar 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Total

1,59 1,59 6,35

31,75 15,87 9,52 11,11 12,70 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 12,50 0,00 0,00 12,50 0,00 25,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 14,29 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00

0,00 0,00 50,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 14,29 28,57 14,29 28,57 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 60,00 0,00 10,00 0,00 0,00 30,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 2,78 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 50,00 50,00 0,00 0,00 0,00

0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 2,78 41,67 33,33 19,44 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00

0,96 0,75 6,45 13,32 14,85 18,27 16,38 12,64 8,55 4,81 2,14 0,00 0,43 0,46 0,00 100,00

1,11 1,08 8,18 12,86 17,75 18,74 15,16 10,00 7,35 4,58 1,59 1,15 0,21 0,00 0,25 100,00 12,50 0,00 6,25 18,75 16,67 31,25 0,00 14,58 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 20,00 26,67 0,00 0,00 0,00 53,33 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 1,13 0,96 7,57 12,99 16,86 18,65 15,52 10,91 7,76 4,57 1,73 0,76 0,28 0,15 0,16 100,00

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura.

Tabela 5 Tipologia das composies dos grupos de imigrantes. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896
Chefes Casados Tipo (*) N % C 285 15,47 C+F 1.241 67,37 C+PC 7 0,38 C+PA 12 0,65 C+F+PC 27 1,47 C+F+PA 49 2,66 C+PC+PA 1 0,05 C+F+PC+PA 11 0,60 Total 1.633 88,65 Chefes Homens Tipo (*) N H 58 H+F 70 H+PC 14 H+F+PC 6 H+F+PA 6 H+F+PC+PA 9 % 3,15 3,80 0,76 0,33 0,33 0,49 Chefes Mulheres Tipo (*) M M+F M+F+PA M+F+PC+PA N 4 32 4 6 % 0,22 1,74 0,22 0,33

163

8,85

46 2,50

Total de famlias sem informao = 145 Total de famlias com informao de relao de parentesco = Total de famlias = 1.987

1.842

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura. (*) C = casal; F = filho; PC = parente consangneo (menos filho); PA = parente por afinidade; A = agregado; H = homem; M = mulher.

172

Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

Tabela 5a Tipologia das composies dos grupos de imigrantes. Hospedaria de Imigrantes, Juiz de Fora, 1896
Tipo (*) C C+F C+PC C+PA C+F+PC C+F+PA C+PC+PA C+F+PC+PA Total Chefes Casados N % 285 7 12 27 49 1 11 17,45 0,43 0,73 1,65 3,00 0,06 0,67 163 100,00 46 100,00 1.241 76,00 Tipo (*) H H+F H+PC H+F+PC H+F+PA H+F+PC+PA Chefes Homens N % 58 70 14 6 6 9 35,58 42,94 8,59 3,68 3,68 5,52 Chefes Mulheres Tipo (*) N % M M+F M+F+PA 4 4 8,70 8,70 32 69,57

M+F+PC+PA 6 13,04

1.633 100,00

Total de famlias sem informao = 145 Total de famlias com informao de relao de parentesco = Total de famlias = 1.987

1.842

Fonte: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria de Agricultura. (*) C = casal; F = filho; PC = parente consangneo (menos filho); PA = parente por afinidade; A = agregado; H = homem; M = mulher.

Portanto, embora existissem homens e mulheres sozinhos a chefiar ncleos familiares, o padro que vigorava era o de famlias chefiadas por casais. Destes, os casais com filhos eram a maioria, com 67,4% dos ncleos familiares. Esses casais com filhos parecem, de fato, ter dado o tom do processo imigratrio, como se pode verificar pela sua influncia na configurao da pirmide etria, aqui analisada. Chama ateno, ainda, a presena de outros parentes, consangneos ou por afinidade, nos ncleos de viajantes. Embora no tenham um peso muito grande no total de famlias, eles certamente representavam um contingente expressivo no total de imigrantes, pois deveriam estar nos ncleos familiares maiores. Esses ncleos comportavam, em mdia, 4,55 indivduos. Eram, pois, menores do que os encontrados por Thomas Holloway na Hospedaria dos Imigrantes de So Paulo, que apresentavam em mdia cinco pessoas (Holloway, 1984, p.92). A julgar pelo perfil encontrado no ano de 1896, os imigrantes que estavam se dirigindo para Minas Gerais ajustavam-se ao padro da imigrao brasileira subsidiada, com predomnio dos grupos familiares. Em conseqncia,
Dezembro de 2007

173

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

o perfil etrio e de sexos apresenta-se diferente do perfil clssico dos migrantes, entre os quais normalmente predominam os homens jovens. Mas esses imigrantes que se dirigiam para Minas Gerais, ao apresentarem uma presena maior de famlias do que o observado para So Paulo, esto certamente a refletir certa ambigidade da poltica imigrantista mineira. Isto porque, ao lado da preocupao com a mo-de-obra para o caf, sempre surgia a perspectiva de se utilizar a imigrao para ocupar as reas fracamente povoadas do estado. Essa ambigidade perpassou todo o perodo e, certamente, resultou do impacto relativamente suave que o fim da escravido representou para a regio com maior populao, livre e escrava, do Brasil. Da, tambm, o pequeno volume de imigrantes vindos para a regio, diante do que se observava em outras regies cafeeiras, sobretudo So Paulo e Esprito Santo. Apesar do seu pequeno volume, a imigrao marcou algumas regies mineiras e tornou-se componente reconhecido na sua formao populacional. Da o interesse em se conhecer o perfil desses imigrantes e, em especial, do seu grupo familiar. As matrculas da Hospedaria Horta Barbosa, em Juiz de Fora, so certamente uma fonte riqussima de dados, os quais apenas comeamos a explorar.

NOTAS
1 Verses anteriores do artigo foram apresentadas no XII Encontro Regional de Histria de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte de 14 a 19.07.2002, e no XIII Encontro Brasileiro de Estudos Populacionais, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, de 4 a 8.11.2002. 2 KLEIN, Herbert. Migrao internacional na histria das Amricas. In: FAUSTO, Boris. (Org.) Fazer a Amrica: a imigrao em massa para a Amrica Latina. So Paulo: Edusp, 1999, p.14. 3

Ibidem, p.15. Para uma discusso acerca da transio demogrfica, em uma perspectiva histrica, ver: NADALIN, Srgio Odilon. Histria e demografia: elementos para um dilogo. Campinas (SP): Abep, 2004. LIVI BACCI, Massimo. Historia de la poblacin europea. Barcelona: Crtica, 1999, p.139.

4 5

Para uma discusso deste aspecto, ver STOLCKE, Verena, Cafeicultura: homens, mulheres e capital (1850-1980). So Paulo: Brasiliense, 1986, p.17-52.

STOLCKE, Verena, 1986; ROCHA, Gilda. Imigrao estrangeira no Esprito Santo, 18471896. Vitria: s.n., 2000; LANNA, Ana Lcia Duarte. A transformao do trabalho: a passagem para o trabalho livre na Zona da Mata Mineira, 1870-1920. Campinas (SP): Ed. Unicamp, 1988.
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

174

Imigrao e famlia em Minas Gerais no final do sculo XIX

Sobre a vinda de casais aorianos para o sul do Brasil, ver: FLORES, Maria Bernadete Ramos. Povoadores da fronteira: os casais aorianos rumo ao Sul do Brasil. Florianpolis: Ed. UFSC, 2000; e PIAZZA, Walter F. A colonizao de Santa Catarina. Florianpolis: Lunardelli, 1994.
7

Para exemplos de tais experincias, ver NOGUEIRA, Arlinda Rocha, HUTTER, Lucy Maffei. A colonizao em So Pedro do Rio Grande do Sul durante o Imprio (1824-1889). Porto Alegre: Garatuja, Instituto Estadual do Livro, 1975; LANDO, Aldair Marli & BARROS, Eliane Cruxn. A colonizao alem no Rio Grande do Sul: uma interpretao sociolgica. Porto Alegre: Movimento, Instituto Estadual do Livro, 1976; TRAMONTINI, Marcos Justo. A organizao social dos imigrantes: a colnia de So Leopoldo na fase pioneira, 18241850. So Leopoldo (RS): Ed. Unisinos, 2000; e PIAZZA, Walter, op. cit., dentre diversos outros.
8 9

Alm dos trabalhos j citados, pode-se ainda indicar os seguintes estudos que abarcam esse tipo de imigrao: NADALIN, Srgio Odilon. Imigrantes de origem germnica no Brasil: ciclos matrimoniais e etnicidade. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2001; ANDREAZZA, Maria Luza. O paraso das delcias: um estudo da imigrao ucraniana, 1895-1995. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999; e, ALMADA, Vilma Paraso Ferreira de. Escravismo e transio: o Esprito Santo (1850-1888). Rio de Janeiro: Graal, 1984. KLEIN, Herbert. A imigrao espanhola no Brasil. So Paulo: Idesp/Fapesp, 1994, p.31, 36.

10 11

BOTELHO, Tarcsio R. Populao e nao no Brasil do sculo XIX. So Paulo, 1998. Tese de Doutorado em Histria Social Universidade de So Paulo. Sobre as caractersticas e as transformaes na economia mineira ao longo do sculo XIX, ver: LENHARO, Alcir. As tropas da moderao. So Paulo: Smbolo, 1979; MARTINS, Roberto B. & MARTINS FILHO, Amilcar V.. Slavery in a non-export economy: nineteenthcentury Minas Gerais revisited. Hispanic American Historical Review, v.63, n.3, p.537-68, Aug. 1983; LUNA, Francisco Vidal & CANO, Wilson. Economia escravista em Minas Gerais. Cadernos IFCH-Unicamp, n.10. Campinas, out. 1983; SLENES, Robert. Os mltiplos de porcos e diamantes. Cadernos IFCH-Unicamp, n.17. Campinas, jun. 1985; LIBBY, Douglas. Transformao e trabalho em uma economia escravista. So Paulo: Brasiliense, Braslia: CNPq, 1988; PAIVA, Clotilde Andrade. Populao e economia nas Minas Gerais do sculo XIX. So Paulo, 1996. Tese de Doutorado em Histria Social Universidade de So Paulo; GRAA FILHO, Afonso de Alencastro. A princesa do oeste e o mito da decadncia de Minas Gerais: So Joo del Rei (1831-1888). So Paulo: Annablume, So Joo del Rei: UFSJ, Funtir, 2002.
12 13

Esta a explicao proposta por MARTINS, R. & MARTINS FILHO, A. V., op. cit., para o apego mineiro escravido em um contexto de ausncia de produto exportador que o justificasse: em uma situao de terra livre, o trabalho deveria ser cativo, sob pena de no se encontrar trabalhadores dispostos a se submeterem ao trabalho para terceiros.

14 Mensagem apresentada ao Congresso Mineiro pelo Vice-Presidente do Estado Dr. Eduardo Ernesto da Gama Cerqueira. Ouro Preto: Imprensa do Estado de Minas Geraes, 1892, p.15.

Dezembro de 2007

175

Tarcsio Rodrigues Botelho, Maringela Porto Braga, Cristiana Viegas de Andrade

Mensagem dirigida pelo Presidente do Estado de Minas Geraes Dr. Affonso Augusto Moreira Penna ao Congresso Mineiro em sua Quarta Sesso Ordinria da Primeira Legislatura. Ouro Preto: Imprensa Official do Estado de Minas Geraes, 1894, p.15.
15 16

Mensagem dirigida pelo Presidente do Estado de Minas Geraes Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes ao Congresso Mineiro em sua Primeira Sesso Ordinria da Segunda Legislatura no anno de 1895. Ouro Preto: Imprensa Official do Estado de Minas Geraes, 1895, p.19. Mensagem dirigida pelo Presidente do Estado de Minas Geraes Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes ao Congresso Mineiro em sua Segunda Sesso Ordinria da Segunda Legislatura no anno de 1896. Ouro Preto: Imprensa Official do Estado de Minas Geraes, 1896, p.32.

17

18

KLEIN, Herbert, op. cit., 1994; MARTNEZ, Elda Evangelina Gonzlez. O Brasil como pas de destino para os migrantes espanhis. In: FAUSTO, Boris (Org.) Fazer a Amrica: a imigrao em massa para a Amrica Latina. So Paulo: Edusp, 1999, p.239-71. Mensagem dirigida pelo Presidente do Estado de Minas Geraes Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes ao Congresso Mineiro em sua Terceira Sesso Ordinria da Segunda Legislatura no anno de 1897. Ouro Preto: Imprensa Official do Estado de Minas Geraes, 1897, p.20. Mensagem dirigida pelo Presidente do Estado de Minas Geraes Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes ao Congresso Mineiro em sua Quarta Sesso Ordinria da Segunda Legislatura no anno de 1898. Cidade de Minas: Imprensa Official do Estado de Minas, 1898.

19

20

21 ALVIM, Zuleika Maria Forcione. O Brasil italiano (1880-1920). In: FAUSTO, Boris (Org.) Fazer a Amrica: a imigrao em massa para a Amrica Latina, 1999, p.386. 22

HOLLOWAY, Thomas H. Imigrantes para o caf: caf e sociedade em So Paulo, 18861934. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p.93.

23 MONTEIRO, Norma de Ges. Imigrao e colonizao em Minas, 1889-1930. Belo Horizonte: Itatiaia, 1994, p.28. 24

Estes dados foram extrados de: Arquivo Pblico Mineiro, Seo Estadual, Fundo Secretaria da Agricultura, Livro 910. A razo de sexo definida como o nmero de homens para cada grupo de 100 mulheres.

25 26

Essa tipologia baseia-se em BASSANEZI, Maria Silvia C. Beozzo. Migrantes no Brasil da segunda metade do sculo XIX (Paper apresentado ao X Encontro Nacional da ABEP, Caxambu, out. 1996), que a construiu para estudar os imigrantes cearenses que se deslocaram em funo da seca de 1888. Para efeitos da construo dessa tabela, estou chamando de famlia a todos os grupos de imigrantes, inclusive aqueles que viajavam sozinhos. Assim, os indivduos includos no grupo de famlias sem informao provavelmente poderiam estar includos entre os diversos arranjos familiares, no sendo necessariamente indivduos sem relao de parentesco durante a imigrao.

Artigo recebido em agosto de 2004. Aprovado em maio de 2007.


176
Revista Brasileira de Histria, vol. 27, n 54

Das könnte Ihnen auch gefallen