Sie sind auf Seite 1von 1

Entrevista Vicente Franz Cecim

Um anjo-rvore da Amaznia
Ana Marques Gasto
38 39

E depois das palavras?

A
Que outros passos podemos dar no mundo de Andara?

Vicente Franz Cecim transfigurou a Amaznia fixando-a em Andara, semente que se tornou numa obra que tem vindo a ser criada desde 1979. Revolucionou a narrativa brasileira e acaba de lanar K O escuro da semente

undindo gneros poesia, prosa, ensaio , na onrica Andara transfiguradora da Amaznia, espcie de regio metfora da vida, que Vicente Franz Cecim escreve todos os seus livros, obra nica em dilogo com filsofos, poetas e msticos numa comunidade sem diferena ontolgica entre seres humanos, animais ou plantas. Cintilante e visionria, a escritura do autor de K O escuro da semente, agora publicado em Portugal, reinventa o mundo. Desde 1979, dedica-se criao de Viagem a Andara, o livro invisvel, originado na mtica Amaznia. Acaba de ser publicado em Portugal K O escuro da semente, prosseguindo esse caminho. uma espcie de taca, Andara?

Ah, antes de penetrar mais em Andara, teremos ainda de passar pelo palcio da memria de Santo Agostinho. E isso nos dir menos obscuramente o que Andara, que j antecipo como lugar de sonhar e lugar de todos os lugares, que tudo absorve e se abre para tudo conter em si. Recordo uma frase que est na abertura do segundo livro escrito de Andara, de 1980, Os animais da terra. Naquele livro, j se dizia: Embora a ave mais bela seja aquela que se recusa a voar. nessa frase que se acha e se perde Andara, toda imersa em suas dobras.
E essa recusa do voo remete-nos para qu?

se mantm, auto-suficiente fruta que no d frutos, como poder cumprir a sua misso de semear-se,desemearacoisahumananaterra e ser a chuva inversa dos cus? Em Andara esttudocaindoetudosubindo.Andaraesse se cruzar no meio do caminho entre a asa e a serpente,passandopelohomemagarradoem seutroncoelanandosobreeleclaresesombras para que finalmente veja: a terra l no alto, o cu embaixo de si.
Como v o mundo literrio no contexto da sua obra?

Com o vazio que transborda. ele que nos escreve. Fui fazendo essa descoberta medida que ia criando os livros visveis de Andara. Andara me escreve, por isso escrevo Andara, que a Amaznia onde nasci transfigurada atravs de mim. Se eu no dedicasse toda a minha vida a praticar essa alquimia de me tornar cada vez mais um ser de escritura e cada vez menos um homem escritor, Andara no existiria. Andara um ser de espanto geogrfico. A Amaznia, a geografia espantosa. a natureza sagrada que torna possvel essa impossvel Andara.
No sendo mais literatura, como diz, a sua escrita inscreve-se no territrio do que mais frgil e fulgurante?

Essa procura manifesta-se como em K?

No cu, na terra, no silncio da pgina em branco, na palavra erguida em runas, nas imagens que falam caladas. K, como os outros livros de Andara, busca em toda parte.
Aboliu o acto de contar uma histria?

Aproximar-nos de Andara e da Amaznia nela transfigurada por meio de taca pode ser uma das vias. Homero e os dedos rseos da aurora. Se Andara fosse taca, eu seria Ulisses? Hiptese atraente, que promete os delrios do leito de Circe, o canto das sereias...
Mas no s isso que busca?

No, no s isso o que busco e o que me busca. E no sozinho. Somos todos Ulisses tentando voltar para casa. E onde, a casa? No campo de batalha e colheita que o cosmos, com seus buracos negros famintos, galxias nascendo e morrendo, enquanto florescemos e fenecemos sobre a terra. s vezes uma ave canta para ns e os homens se mordem como feras quando perdem de vista a ternura e a infncia. Suspeito que, no profundo de ns, queremos o menos que o mais, esse mais que o retornarmos origem sagrada do humano.
Na sua viagem literria est sempre presente o dilogo entre visvel e invisvel?

Para a contemplao, o wu wei, o no-agir do Tao, ou exige outras asas que realizem o autntico voo adormecido em ns, homens? No sei, tantos livros depois, ainda no sei, e ainda busco a resposta. Se h resposta. Me sinto um anjo cado, que sabe coisas que no sabe e que no pode revelar. Por isso escrevo Andara h todos esses anos, e s os livros de Andara. Para que outros, lendo, se revelem a si mesmos o que para mim continua oculto e somente vislumbrado.
Neste seu livro K O escuro da semente, como na restante obra, homens, mulheres, animais, filsofos e poetas vivem num mesmo territrio de estranheza. de uma comunidade que fala?

De um ponto de vista exterior, o ponto de vista do que se chama literatura, K O escuro da semente surge num tempo em que a literatura agoniza por toda parte, na insensibilidade, no cinismo, abandonada em mos de astuciosos artesos falsificadores de palavras e oferecida como produto a ser consumido avidamente por leitores mortos. Os livros de Andara querem a ressurreio do leitor.
Que tipo de leitor quer Andara?

O leitor vivo, no-passivo, co-autor. nesse crepsculo triste que K se recusa a cintilar passivamente, ignorando a noite prxima. K um livro que se prope em iconescritura, falando aos olhos onde as palavras calam. Antes dele, j em plena noite da literatura, outro livro visvel de Andara, Serdespanto, tambm lanado em Portugal, em 2001, e ainda indito no Brasil, se quis apenas escritura, a nica via para uma possvel salvao da literatura.
Cr na morte da literatura?

Um territrio em que tudo est em infuso, sim, claro-escuro, submerso na antiga alquimia das palavras, onde tudo cesse suas vidas separadas e se funda no uno: prosa, poesia, meditaes, reflexes, texto em escritura, a iconescritura, insectos e homens, o visvel e o invisvel, o dito e o no dito, o silncio e a voz, a pgina branca e a pgina escrita, o sonhado e o vivido. Andara quer a fuso total, quer a fisso que abra a fenda por onde tudo se reencontre na unidade original..
Nesse sentido, a poesia, o amor esto do lado de um no poder, no sentido da sua recusa?

No, para redespertar a literatura com outras vozes no necessrio calar as histrias. A minha Amaznia, que prefiro chamar de floresta sagrada, um imenso labirinto de lendas, fbulas, mitos, histrias que se contam e so contadas sem limites nem fronteiras entre real e imaginrio. E assim tambm K O escuro da semente. Uma alegoria, uma liturgia que conta a histria de K, letra que ascendeu do alfabeto humano e nos cus pousou na mo esquerda de , estando, para sua surpresa, a sua mo direita agora vazia.
A sua obra , sobretudo, indagao, pergunta. Que procura quando escreve, que recebe quando o faz?

Andara ainda busca a amizade das coisas pelas coisas.

Sim, de toda uma comunidade onrica de seres e coisas, sem distines, que avana misturando as suas vozes, entoando em coro este canto: Atravessar o que nos nega, chegar ao Sim.
Essa a exigncia radical de Andara, a da queda?

Em Andara, somos todos transeuntes na passagem que vai do visvel ao invisvel e deles retorna, ascenses e quedas. Como neste K O escuro da semente, que acaba de ser publicado em Portugal.

O homem precisa se deixar cair do ponto insustentvelondeseinstalouparaterodireito de adquirir asas. Ser durante a sua queda que ir descobrir a leveza possvel. Agarrado em seu tronco, pendurado de si mesmo como

Devemos salvar a literatura de sua agonia? Ou deixar esse organismo agonizante definitivamente de lado e dar espao florescncia de um outro corpo de presena da palavra, vivo? O que Andara persegue? A palavra praticada como vida, a literatura praticada como ontologia.
O processo de escrita destes livros tem, de algum modo, a ver com o auto-retrato ou a auto-representao?

A imaginao a nossa maior boca de perguntas. Uma vez eu disse: Em Andara, se a pedra se pergunta: Um dia serei semente, e serei rvore, e darei frutos? Se o vento se pergunta: que pulmo me emite como voz sem palavras? Se o homem se pergunta: a minha sombra mais real que eu? Todas as perguntas deixam de o ser no momento em que so feitas e se tornam realidades de Andara.
Andara a certeza da dvida no ser humano?

Devemos salvar a literatura da sua agonia? Andara persegue a palavra praticada como vida, a literatura como ontologia, diz Vicente Cecim

ndara comeou por ser semente, depois arbusto, depoisaAmazniainteira tecidoinfindveldehistrias mticasedefbulas,depois rvore que d frutos e se transformaemregio-metforadavidainteira,depoisflorestaquequerirdovisvelaoinvisvel.Andaranotemfim.EmAndaraotexto textura,deacordocomametforamedieval. Andara Vicente Franz Cecim em escritura de si mesmo, notvel escritor paraense (Belm,Brasil)queacriouenquantogeografia verbal e lugar sagrado. VicenteFranzCecimnasceunaAmaznia, dedicando-se,desde1979,criaodeumanicaobra, ViagemaAndara,olivroinvisvel, um no-livrodeondenascemosoutros,osvisveis, queocompem,entreosquais13forampublicadosnoBrasileumdeles, Serdespanto, em PortugalpelamodeAntnioCabrita(man, 2001),entoapontadopelacrticaportuguesa como um dos melhores lanamentos do ano. Entre os ttulos deste longo caminho, Aasaeaserpente, Terradasombraedono, Silencioso como o Paraso.K O escuro da semente acabadeserlanadoentrens(VeroVerso). Prmio de Revelao de Autor da AssociaoPaulistadosCrticosdeArte(APCA,1980), Meno Especial no Prmio Literrio InternacionalPluralnoMxico,(1981),GrandePrmiodeCrticadaAPCA(1988),VicenteFranz Cecim,pertencentelinhagemdeumGuimaresRosa,fazcoabitarnasuaescritadeAndarafilsofosepoetas,msticoseinsectos,avese serpentes,viajandopordentrodascoisascom aestranhezadequemlevitacomoumanjodeserdado,comoescreveopoetaFabrcioCarpinejar. A escritura de Cecim, que convoca uma comunidadedegnerosprosa,poesia,ensaio linguagem poderosa no neologismo e na metaforizao e lida com as palavras em deslocao,tornando-sematriadeumidiomaoutro um antes da linguagem , o do invisvel (Paraondeiremos,homens,depoisdaspalavras?).Tudo circula num labirinto de fragmentosefracturasentreluzesombra,noexistindo diferena ontolgica entre seres humanos,animaiseplantas,animadoseinanimados. Vicente abandona a literatura para se perder noinfinito,arrancandooleitorvisofuncional das coisas. Escreve na sua inquietude visionria, rebelde, constri uma arquitectura sonoraeasctica.Sabequeasolidoumhomem,umossoouumanimal. C
Vicente Franz Cecim
K O escuro da semente
Ver o Verso 334 pginas

LETRAS

Reconhecendo a ignorncia humana, Andara terra de hipteses. Andara , fosse, seria, quem sabe. Melhor assim do que a arrogncia tola de um saber que ainda no temos. Mas no sou um pessimista: eu disse: um saber que ainda no temos. C

Das könnte Ihnen auch gefallen