Sie sind auf Seite 1von 2

Histria da Sexualidade Ns, Vitorianos

At o incio do sculo XVII o sexo era tratado de forma mais natural; XVII -> A sexualidade foi normatizada e absorvida pela famlia conjugal, resumindo a prtica na sua funo procriadora e existente apenas dentro dos quartos. -> O ilcio (no normativo) escondido e reprimido. Cria-se a lgica de que, se querem cometer algum ato ilegtimo, faa-o de maneira afastada e escondida. Seria um resqucio disso a localizao afastada de motis hoje em dia? O autor afirma que, no fim do sc.XX (quando a obra foi publicada), essa represso no foi muito afrouxada.

Explicam-nos que, se a represso foi, desde a poca clssica, o modo fundamental de ligao entre poder, saber e sexualidade, para super-la seria necessrio uma transgresso das leis, uma suspenso das interdies, uma restituio do prazer ao real e toda uma nova economia dos mecanismos do poder, pois a menor ecloso de verdade condicionada politicamente. Portanto, no se pode esperar tais efeitos de uma simples prtica mdica, nem de um discurso terico, por mais rigoroso e cientfico que ele seja. - Relao entre capitalismo e represso sexual; - Dificuldade em decifrar o sexo, porm facilidade em analisar sua represso; - Sexo tratado com solenidade acadmica / um ar proftico, um futuro com liberdade prometida, Cana do sexo / discurso de liberdade, um novo amanh; - Mercantilizao do s.; - Problematiza o discurso da represso:
A represso do sexo seria mesmo uma evidncia histrica? Houve alguma acentuao ou instaurao de um regime de represso ao sexo no sculo XIX? A represso veio a se cruzar com um mecanismo de poder, que at ento funcionaria sem contestao, para barrar-lhe a via? Acontece que, a partir do fim do sculo XVI, a colocao do sexo em discurso, em vez de sofrer um processo de restrio, foi, ao contrrio, submetida a um mecanismo de crescente incitao, assim como as tcnicas de poder exercidas sobre o sexo no obedeceram a um princpio de seleo rigorosa, mas de disseminao e implantao das sexualidades polimorfas.

II A hiptese repressiva A Incitao aos discursos - Para dominar o sexo em plano real, foi necessrio primeiro uma dominao na linguagem; - O discurso sobre o sexo no exerccio do poder multiplica-se;

O essencial bem isso: que o homem ocidental h trs sculos tenha permanecido atado a essa tarefa que consiste em dizer tudo sobre seu sexo; que, a partir da poca clssica, tenha havido uma majorao constante e uma valorizao cada vez maior do discurso sobre o sexo; e que se tenha esperado desse discurso, cuidadosamente analtico, efeitos mltiplos de deslocamento, de intensificao, de reorientao, de modificao sobre o prprio desejo. Pg. 29 ->Por volta do sc. XVIII nasce uma incitao poltica, econmica e tcnica ao se falar de sexo; Pg. 30 -> O falar do s. publicamente; 31 -> Nova noo de s., onde esse deve ser controlado e gerido no transformar em tabu, mas us-lo como objeto de estudo; - O s. vigiado e a polcia do s..

44 Sc. XIX e XX Inicio da heterogeneidade social; At o fim do sc. XVIII, o casal no heteronormativo era punido; Relaes como casamento entre parentes e sodomia tornaram-se menos condenveis e mais autnomos; p. 50 Formas diferentes de controle, ex: incesto : punio; onanismo infantil: adestramento. O homossexual do sc. XIX: todos seus atos, etc. eram relacionados com sua sexualidade; 51 Homossexualidade: de sodomia a um hermafroditismo da alma, confuso entre gnero e sexualidade; O sodomita era um relapso, o homossexual agora uma espcie 53 A famlia do sc. XIX alm de uma clula monogmica e conjugal, uma relao de prazeres poderes; Parte III Scienti Sexualis

Das könnte Ihnen auch gefallen