Sie sind auf Seite 1von 4

Comear a advogar atendendo clientes da Assistncia? + Exame da OAB diferente de Concurso!

Caros leitores,

Eu sei que o assunto da vez a anulao de questes na primeira fase do Exame de Ordem 2011.1. Contudo, minha postagem est focada no futuro do bacharel, aps sua aprovao no Exame de Ordem.

1 - Sempre depois de um tempo os ex-alunos formados no Curso de Direito do Centro UNISAL Lorena retomam o contato com algumas dvidas ou solues.

Hoje, depois de frias merecidas nas cidades histricas de So Joo del Rei, Tiradentes, Marina e Ouro Preto MG (veja foto abaixo) retomei meus emails e encontrei dois contatos interessantes.

Foto Luis Chacon. So Joo Del Rei MG. 2011. O primeiro de ex-aluno que, aprovado na OAB, recebeu sua carteirinha e me perguntou: "Professor, considerando sua atuao na advocacia, voc acha que eu devo me inscrever no Convnio da OAB SP com a Defensoria Pblica e comear a advocacia por a, ou devo me concentrar desde j em clientes prprios?". Essa uma dvida frequente!

O segundo contato, de uma ex-aluna que contente mencionava que foi aprovada na primeira fase do Exame 2011.1, com 63 pontos, e dizia toda feliz: "Agora eu sei que realmente o exame uma corrida sem competio, onde o aluno deve individualmente se superar".

Agora, o que podemos dizer para estes dois ex-alunos? Primeiro, que continuamos com eles, uma vez professor sempre professor. Segundo, que as duas perguntas exigem uma resposta centrada numa nica palavra: foco.

2 - Veja que o jovem advogado que pretende atuar como profissional liberal, abrir seu prprio escritrio, naturalmente, pelo menos no Estado de So Paulo, ter a dvida acima mencionada. Afinal, inscrever-se ou no para atuar pela "assistncia gratuita"? Fato que muita coisa boa pode se extrair de tal experincia, principalmente, por que no se trata de mera experincia profissional, mas experincia pessoal, de crescimento e amadurecimento. Lembrando que uma pessoa mais experiente certamente um profissional mais experiente.

Portanto, como experincia profissional o recm formado poder atuar em casos simples, mas no menos especiais, dos clientes da "assistncia" e a partir disso iniciar sua carreira e sua experincia profissional.

Seu nome circular no Frum, circular na cidade, ele aprender tarefas simples, como controlar prazos e, principalmente, tarefas mais complexas como atender o cliente, deduzir suas pretenses da consulta inicial, solicitar documentos, pensar na estratgia processual etc.

A riqueza de informaes e aprendizado que isso propicia vale muito mais que

qualquer honorrio advocatcio pago pelo Estado, por menor, ou maior, que seja.

Mas, alm do aprendizado profissional, o crescimento pessoal estupendo. Os importantes clientes da "assistncia" nos mostram a relevncia social da funo exercida pelos advogados, que precisam compreender que no so os honorrios que aumentam ou diminuem os direitos dos clientes.

Ricos ou pobres, clientes so clientes e direitos so direitos, devendo o profissional compreender que acima de sua prpria atuao profissional fala a tica e a Justia, sempre.

Portanto, ao advogado recm formado, se voc tem tempo para dedicar aos importantes clientes da "assistncia" faa isso comfoco: retire o mximo de aprendizado profissional e pessoal dessa experincia.

Atenda e proteja tal cliente, como se fosse seu melhor cliente, pois todos devem se assim tratados!

3 - A bacharel recm aprovada na primeira fase que me enviou o email, salvo engano, havia sido reprovada nos exames anteriores (na segunda fase do 2010.2 e na primeira fase do 2010.3). Agora, aprovada na primeira fase novamente, ela se dedicar aos estudos da prtica tributria, eleita como matria para a segunda fase.

Mas, o discurso dela realmente importante: o Exame da OAB, como o prprio nome diz, no um Concurso. No concurso, candidatos concorrem. No Exame,

bacharis so avaliados. Isso mostra que estar preparado para o Exame ter foco no seguinte verbo: estudar. A aprovao no cai do cu. O Exame difcil.

Os cursinhos esto cheios de dicas sobre como estudar, portanto, pense efetivamente em criar um planejamento do seu estudo. Depois de planejado, execute o plano! No dia da prova o lado emocional conta e muito, pois o que prevalece. No basta a concentrao mxima nos estudos sem que o equilbrio emocional propicie ao aluno que faa uma boa prova.

preciso combinar o seguinte trip: plano de estudo - execuo do plano de estudo - controle emocional. Mas, a base de tudo o controle emocional, que s se mantm firme se voc estiver certo que est indo para o lugar certo (como planejado e executando o planejado). Uma coisa alimenta a outra!

Por enquanto isso pessoal! Tenham foco! Definam o que pretendem e concentrem seus esforos! Tudo se alcana, mesmo que tudo comece com um simples sonho! Ento, sonhe!

Grande abrao,

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

Das könnte Ihnen auch gefallen