Sie sind auf Seite 1von 11

O SISTEMA FINANCEIRO PORTUGUS

E A EVOLUO DA ECONOMIA PORTUGUESA

Relator: Joo Costa Pinto

Dia da Competitividade em Portugal

31 Outubro 2007

I. O PAPEL DO SISTEMA FINANCEIRO PORTUGUS NO MOVIMENTO DE TRANSFORMAO DA ECONOMIA PORTUGUESA

A compreenso do processo de transformao da Economia Portuguesa ao longo da ltima dcada e meia passa necessariamente pela anlise do papel que tem vindo a ser assumido pelo Sistema Financeiro e, em particular, pela Banca.

A banca portuguesa na sequncia das privatizaes lanou-se num movimento de reorganizao e de modernizao que teve um duplo efeito:

criou condies de mercado que, num contexto de baixas taxas de juro, impulsionaram um movimento rpido de recurso ao crdito por parte dos clientes individuais e dos agregados familiares mais urbanos e jovens;

melhorou a capacidade tcnica dos Bancos no controle do risco do crdito dirigido s empresas em particular empresas de pequena e mdia dimenso o que, por sua vez, influenciou o processo de reorganizao de uma parte do aparelho produtivo interno.

neste contexto importante ter presente que este movimento de modernizao do Sistema Financeiro Portugus, para alm dos factores domsticos que o determinaram, evoluiu condicionado por um complexo conjunto de factores exgenos:

uma inovao tecnolgica sem precedentes que revolucionou os Sistemas de Informao dos mercados financeiros;

a adopo da moeda nica europeia, a criao da Unio Monetria e o lanamento da poltica monetria nica para o conjunto de economias que passaram a integrar este espao europeu;

a intensificao do movimento de globalizao dos mercados, com a consequente integrao dos mercados financeiros mundiais e a entrada crescente nos mercados europeus de produtos que competem directamente com a produo de sectores tradicionalmente importantes.

Este complexo conjunto de factores teve, ao longo da ltima dcada e meia, um impacto intenso sobre o Sistema Econmico Portugus.

A reduo sbita das taxas de juro nominais, articulada com a intensificao da concorrncia bancria, induziu um movimento de corrida ao crdito bancrio por parte de milhes de portugueses, quer para financiar a aquisio de habitao, quer para consumo.

De um ponto de vista racional compreensvel que tal tenha acontecido entre ns, tal como ocorreu noutros Pases Europeus, como a Grcia e a Espanha, embora sem intensidade com que se verificou na economia portuguesa.

Como resultado, em cerca de dez anos o nvel de endividamento interno passou de 35% do Rendimento Disponvel para 120%, atingindo nveis equivalentes aos das economias mais maduras e desenvolvidas.

Esta evoluo teve, por sua vez, efeitos complexos, quer sobre o mercado bancrio e o mercado de capitais, quer sobre a actividade econmica real:

. efeito sobre o mercado bancrio .. No que se refere banca, permitiu a esta sustentar um esforo de modernizao que a tornou mais eficiente e competitiva, o que, por sua vez, contribuiu para intensificar as presses da concorrncia sobre o endividamento de grupos importantes de clientes. Por outro lado, a integrao nos mercados financeiros da Unio Monetria abriu aos Bancos Portuguesas novas linhas de financiamento, com que continuaram a alimentar a concesso de crdito. .. Neste contexto, a Banca especializou-se cada vez mais no financiamento individual e na actividade de retalho, concentrando as atenes nos segmentos de mercado susceptveis de lhe garantir melhores margens, com maior diversificao do risco.

. impacto sobre o mercado de capitais

O desenvolvimento do mercado de capitais portugus tem estado sobretudo ligado:

.. reprivatizao de empresas importantes e ao aparecimento de alguns grandes investidores e de novos grupos econmicos que, a prazo, podem dar um contributo significativo para a reorganizao do nosso Sistema Econmico. Embora a dimenso relativa e a atitude de alguns destes investidores os torne cada vez mais vulnerveis a aces de controle por parte de grupos e conglomerados exteriores;

.. a um movimento intenso de concentrao de riqueza, susceptvel de criar desequilbrios sociais crescentes que, a acentuar-se, corresponderiam a uma espcie de latino-americanizao da Economia Portuguesa, com inevitveis consequncias sociais e polticas.

Encontrando-se fora do mbito desta nota discutir esta questo, refere-se apenas que uma das razes que contribuem para este papel do mercado de capitais decorre da sua pequena dimenso e reduzida liquidez, que tendem a amplificar os movimentos dos mercados de capitais internacionais, com prejuzo dos pequenos e mdios investidores, por via de regra menos informados.

. impacto sobre a economia

.. A oferta fcil de crdito induziu fortes presses sobre a procura interna de bens e servios, ao mesmo tempo que baixava de forma rpida o nvel de poupana interna. .. Com um aparelho produtivo interno incapaz de corresponder s solicitaes crescentes da procura, acentuou-se o desequilbrio comercial com o exterior, financiado de forma crescente atravs do endividamento bancrio junto dos mercados financeiros externos.

.. Em paralelo, os sectores produtivos tradicionais sentiram dificuldades crescentes em, por um lado, obter adequados financiamentos junto de uma Banca mais exigente na avaliao do risco e, por outro, responder s presses da concorrncia de produtos produzidos por economias que mantm baixos custos de produo.

Em sntese, pode afirmar-se que o nosso Sistema Financeiro tem contribudo para: . o aumento dos nveis de endividamento, em articulao com a queda da poupana interna e o recurso crescente ao financiamento externo por parte da Banca Portuguesa. Como resultado os Bancos e os Grupos Financeiros Portugueses tm vindo integrar-se cada vez mais nos mercados internacionais, o que, ao mesmo tempo, os torna mais vulnerveis s crises de liquidez, como a que os mercados financeiros mundiais enfrentam no momento em que esta nota escrita; . Uma rpida concentrao da riqueza, ligada ao processo de emerso de novos grupos empresariais nacionais.

Como resultado, a evoluo da Economia Portuguesa nas ltimas duas dcadas tem estado ligada de um ponto de vista financeiro ao aparecimento e alargamento de um triplo desequilbrio: . queda da poupana interna e aumento de endividamento familiar; . aumento rpido do recurso lquido a capitais externos para financiamento do desequilbrio comercial com a Banca portuguesa dvida externa crescente; . dficit do Sector Pblico, que pela sua dimenso, obrigou adopo de polticas oramentais restritivas. a assumir nos seus balanos uma

II. A SITUAO ACTUAL DO SISTEMA FINANCEIRO E O SEU CONTRIBUTO PARA O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO ECONMICO

1. Do contexto que de forma sinttica se referiu no ponto anterior, decorre uma questo que assume particular importncia na Economia Portuguesa.

Qual o papel que o Sistema Financeiro hoje assume em relao ao processo de reorganizao e de crescimento da economia, em particular, em relao modernizao do aparelho produtivo interno?

Questo de interesse dado que, como sabemos, prevalecem actualmente concepes liberais de organizao e de funcionamento dos mercados, que alteraram profundamente o quadro regulamentar e operacional tradicionais dos Sistemas Financeiros.

Tradicionalmente os Bancos assumiram em muitas economias um papel central em relao ao crescimento econmico, particularmente no financiamento directo dos aparelhos produtivos internos.

Para o compreender, vale a pena ter presente o papel que foi assumido pelos Sistemas Bancrios Europeus no ps-guerra e, em particular, nas duas economias que tiveram de sustentar um maior esforo de reconstruo.

Tanto na Alemanha como no Japo a reconstituio dos respectivos aparelhos produtivos passou por apoios dos respectivos Sistemas Bancrios, que tomaram participaes directas importantes no capital de muitas empresas e grupos econmicos.

No entanto e sobretudo a partir da dcada de oitenta, com a intensificao do processo de liberalizao das actividades financeiras e de integrao dos mercados mundiais, o modelo anglo-saxnico de organizao e de funcionamento dos mercados foi sendo adoptado de forma generalizada.

Um movimento rpido de desintermediao, impulsionado por um processo intenso de inovao financeira e tecnolgica, levou consolidao da posio dominante de algumas megainstituies internacionais que operam nos mercados de capitais Bear Stearns, Goldman Sachs, Merrill Lynch, Morgan Stanley conhecidos como Bancos de Investimento.

Como reflexo desta evoluo, a chamada Banca Comercial recuou para segmentos de mercado sobretudo assentes na actividade de redes de retalho, que operam em contacto directo com clientes individuais e empresas com predominncia de PME.

Redes que, como sabemos, so cada vez mais integradas por um complexo conjunto de canais balces fsicos, canais electrnicos e balces automticos que se encontram em contacto permanente com os clientes.

Mas, ao mesmo tempo que esta evoluo se verificava, ocorriam importantes modificaes em relao ao controle de massas crescentes de reservas monetrias e de capitais, com impacto sobre os mercados financeiros.

O aumento sistemtico do preo do petrleo e a emergncia relativamente rpida da economia chinesa e outras economias asiticas, com excedentes externos substanciais, levou acumulao de enormes volumes de recursos financeiros, quer por parte dos pases produtores de petrleo, quer por parte de algumas economias asiticas, em particular da chinesa.

Deste modo massas muito significativas de capitais procuram hoje aplicaes rentveis nos mercados financeiros mundiais, controladas por um nmero concentrado de investidores que passaram a deter uma capacidade significativa de influenciar segmentos importantes do mercado, em particular, em perodos de crise ou instabilidade.

Por outro lado, acentuou-se um movimento, conduzido pelos Bancos e conglomerados financeiros, de recentragem das suas operaes na actividade comercial e na conduo de operaes ligadas ao processo de inovao financeira.

Deste modo foi induzido uma espcie de vazio, em relao ao apoio financeiro s empresas, em particular quelas que enfrentam processos mais ou menos complexos de reorganizao e de redimensionamento.

Como resposta, surgiram no mercado alguns veculos de capital de risco especializados no investimento directo, que, nos ltimos anos, tm vindo a ganhar uma relevncia crescente.

Fundos especializados conhecidos como Private Equity Funds desenvolveram-se de uma forma rpida, mesmo em mercados onde tradicionalmente a sua presena era limitada, como o caso da generalidade dos mercados europeus.

Estes veculos bem conhecidos no mercado dos EUA iniciaram um processo de desenvolvimento na Europa, prosseguindo de forma activa polticas por vezes agressivas de participao e controlo de partes do capital social de empresas e grupos empresariais.

Muito alavancados pela sua capacidade de levantar dvida nos mercados financeiros, que, por sua vez, se apresentavam com elevados nveis de liquidez, estes Fundos tm vindo a conduzir operaes de controlo directo de empresas, com o objectivo de as reorganizar e redimensionar e mesmo de as desmembrar e alienar com lucros potenciais assinalveis, por vezes conseguidos em prazos relativamente curtos.

Operaes conduzidas com objectivos de maximizao das taxas de rentabilizaes dos capitais investidos, independentemente de quaisquer preocupaes de equilbrio macro-econmico ou de soberania nacional.

As consequncias so naturalmente muito complexas:

por um lado, tem vindo a acelerar o processo de integrao dos mercados financeiros mundiais, independentemente da sua localizao geogrfica e do prprio nvel de desenvolvimento e maturidade das economias que os acolhem. De facto, so poucos os mercados financeiros que ainda mantm um quadro regulamentar que os isole dos mercados financeiros mundiais e os abrigue de flutuaes ou eventuais perodos de turbulncia ou instabilidade. A China, por exemplo, um dos poucos pases de maior dimenso que mantm restries regulamentares aos fluxos de capitais, e encontra-se hoje sob presses crescentes para jogar de forma mais aberta as regras do mercado.

por outro lado, reduz substancialmente a influncia e o controlo das Autoridades Monetrias e de Superviso sobre transaces financeiras conduzidas atravs de instrumentos e de veculos de investimento como os Hedge Funds e os Privaty Equity Funds controlados por investidores privados e de complexos produtos estruturados. Evoluo que em grande parte, se encontra na origem da instabilidade que, neste momento, est a afectar os mercados financeiros internacionais.

Quando estas observaes so escritas no alis ainda possvel avaliar se as actuais dificuldades sentidas pelos mercados financeiros se devem a uma mera crise de liquidez passageira, ou se, pelo contrrio, se est perante uma crise financeira, com reflexos inevitveis sobre a prpria actividade econmica.

2. assim num contexto de extrema complexidade que deve ser avaliado o papel dos mercados financeiros em relao evoluo do nosso Sistema Econmico e, em particular, do aparelho produtivo interno.

Em primeiro lugar, h que ter presente que no quadro da Unio Monetria e da poltica monetria nica, uma economia membro pode manter desequilbrios externos substanciais.

Apenas uma situao de grande gravidade, como uma crise descontrolada das finanas pblicas com reflexos sobre a imagem de solvabilidade do Pas, ou uma perda de credibilidade e de confiana no mercado bancrio domstico, poderia levar a uma retraco dos mercados financeiros externos, com consequncias sobre as condies de financiamento da Balana de Pagamentos.

Na ausncia destes cenrios extremos, uma economia membro da Unio Monetria no tem dificuldade em financiar-se, embora o possa ter de fazer a taxas mais ou menos favorveis ou punitivas.

Pode, deste modo, prolongar-se o movimento que tem induzido nveis de endividamento crescente de muitos agentes econmicos internos, podendo mesmo acentuar-se, medida que a economia se urbaniza e bancariza.

Neste contexto de esperar que os Bancos acentuem a presso da concorrncia sobre os clientes individuais e as maiores empresas.

J em relao s PME, que representam como sabemos, a maior parte do nosso aparelho produtivo, a atitude da Banca tende a ser diferente.

Trata-se de facto de um segmento de maior risco, dada a sua vulnerabilidade que decorre da exposio destas empresas conjuntura econmica interna e concorrncia externa.

Neste contexto os Bancos tendem a dirigir as suas operaes de financiamento para um nmero restrito de PME que integram o grupo de empresas com melhor risco.

Por tal facto a Banca no se encontra normalmente disponvel para financiar processos de reorganizao e redimensionamento de empresas, ou mesmo projectos de empresas em fase de lanamento.

Para este apoio o mercado fez surgir instrumentos especializados capital de risco - que, como se sabe, tem entre ns mantido uma posio modesta e sem tradio.

interessante notar que comearam entretanto a aparecer iniciativas de maior dimenso, com o objectivo de criar e lanar fundos privados, especializados no financiamento de operaes de controlo de empresas, veculos financeiros conhecidos nos mercados internacionais como Private Equity Funds.

O aparecimento generalizado destes instrumentos tem decorrido da procura de aplicaes mais rentveis de capitais, num contexto de grande liquidez dos mercados e de estabilidade das taxas de juro, em que um nmero crescente de investidores se afasta dos intermedirios financeiros tradicionais, apesar dos riscos adicionais que tais decises implicam.

Resta esperar para saber se a crise que actualmente atravessa os mercados financeiros mundiais afectar estas iniciativas e de que forma.

De qualquer modo no se considera que estes veculos possam vir a representar na economia portuguesa instrumentos com impacto generalizado sobre o processo de reorganizao do nosso tecido produtivo.

Acresce que, como sabemos, a presena de PME no mercado de capitais muito modesta, dado que nele se transaccionam sobretudo ttulos de empresas e grupos empresariais de maior dimenso.

neste contexto tendo presentes os vectores de actuao dos diferentes tipos de intermedirios financeiros nos mercados financeiros actuais que ganha importncia a orientao adoptada pelas polticas pblicas, dirigidas ao apoio ao processo de reorganizao e modernizao do aparelho produtivo interno.

A estas compete um papel insubstituvel de apoio e de criao de condies estratgicas, de que em parte depende o movimento de regenerao do tecido produtivo interno.

Questes como educao e formao profissional, adequadas polticas fiscais, enquadramento jurdico, regulamentar e administrativo da actividade das empresas, apoio e participao em iniciativas de capital de risco, assumem uma importncia estratgica, insubstituvel.

Na sua ausncia a aco natural dos mercados financeiros ser de contribuir para o movimento de eroso dos sectores produtivos tradicionais, menos competitivos, com o aparecimento de um nmero relativamente restrito de PME a operar em nichos ou sectores especiais, capazes de corresponder aos critrios de risco cada vez mais apertados e sofisticados, adoptados pelos Bancos.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen