Sie sind auf Seite 1von 17

UNIVERSIDADEDESOPAULO RedeSoPaulodeFormaoDocente

MANUALDOCURSISTA
CursosdeEspecializaoparaoQuadrodoMagistrio

SoPaulo 2011-2012

Manual do Cursista

BEMVINDOAOSCURSOSDEESPECIALIZAODAREDEFOR
Prezadocursista, Voc participar de um dos Cursos de Especializao para o Quadro do Magistrio oferecidos pela PrReitoria de Cultura e Extenso da USP, na modalidade a distncia, em convnio com a Secretaria de Estado da Educao, para os professores da Rede Pblica doEstadodeSoPaulo. Estes cursos esto inseridos no programa de aperfeioamento profissional do magistrio pblico do Estado de So Paulo, como parte da sistemtica de implementao do novo Currculo para o Ensino Fundamental Ciclo II e para o Ensino Mdio do Estado de So Paulo Essas orientaes foram preparadas para que a sua experincia como cursista seja efetivamenteprodutivaebemsucedida.Aquivocencontrarasinformaesnecessrias sobre a organizao do curso, bem como a estrutura montada para dar todo o apoio ao seuprocessodeapredizagem. Boaleitura! Atenciosamente, PrReitoriadeCulturaeExtenso UniversidadedeSoPaulo

Manual do Cursista

Sumrio
AREDEDEFORMAODOMAGISTRIOREDEFOR ............................................................ 4 ORGANIZAODOSCURSOS .................................................................................................. 6 Aspectosgerais ................................................................................................................... 6 Duraodocurso ................................................................................................................ 6 EstruturaGeraldosCursos ................................................................................................. 6 SistemadeAvaliao .......................................................................................................... 8 OCURSISTANAREDEFOR ....................................................................................................... 9 Atribuiesdocursista ....................................................................................................... 9 Rotinadetrabalhodocursista ......................................................................................... 10 AcessoaoAVA .................................................................................................................. 11 Prazosparaentregadeatividades ................................................................................... 11 ValidaodocontedopostadonoAVA .......................................................................... 11 INFORMAESIMPORTANTES ............................................................................................. 12 AVAeFAQ......................................................................................................................... 12 HelpDesk .......................................................................................................................... 12 Atendimentoacadmico .................................................................................................. 12 FalecomaCoordenao .................................................................................................. 13 ANEXOIInformaesGerais ............................................................................................. 14 ANEXOIICalendrioREDEFOR20112012 ........................................................................ 15 ANEXOIIICalendriodasProvasSubstitutivasedeRecuperao ................................... 16 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 17

Manual do Cursista

AREDEDEFORMAODOMAGISTRIOREDEFOR
ASecretariadeEstadodaEducaodeSoPauloSEESPimplementaumcurrculopara o Ensino Fundamental Ciclo II e para o Ensino Mdio, como parte de suas polticas para melhoria da qualidade do ensino pblico estadual. O currculo estabelece uma base comum dos contedos a serem aprendidos pelos alunos, sobre a qual as escolas pblicas estaduaispossamconstruirprojetospedaggicosprpriosediferenciados. A efetiva implementao do Currculo exige aperfeioamento profissional, com formao continuada de professores e demais educadores que atuam nas escolas e nos rgos tcnicos. Porisso,aSEESPseconvenioucomasUniversidadespblicasdoEstadodeSoPaulopara a oferta de cursos de especializao em nvel de psgraduao, na modalidade a distncia,paratodooquadrodomagistrio. A estrutura proposta pela SEESP para a realizao dos cursos mostrada na figura a seguir,comtodososatoresenvolvidos. Nesta estrutura voc o cursista, e voc se reporta a um tutor online para todas as atividades virtuais e ter tambm tutores locais para acompanhar as atividades presenciais. Na estrutura escolar o PC o Professor Coordenador, o PCOP o Professor Coordenador de Oficina Pedaggica (estes cargos fazem parte do magistrio pblico), e OP significa OficinaPedaggica.

Manual do Cursista

Estrutura do Modelo REDEFOR de Aperfeioamento do Magistrio

Manual do Cursista 5

ORGANIZAODOSCURSOS
Aspectosgerais
Os cursos sero realizados a distncia, com contedos e atividades disponibilizados no ambientevirtualdeaprendizagemAVA.AlmdasatividadesdisponveisnoAVA,haver encontrospresenciais.OAVAacessadopeloendereo: http://redefor.usp.br Cadacursoorganizadoem4mdulos,cadaumdelescompostode2duasdisciplinasde 45horas,totalizando90horasdecargahorriapormdulo. Cada semestre tem dois mdulos e uma avaliao presencial, cada avaliao semestral temaduraode2horas,conformecalendrio(videAnexoII).

Duraodocurso
Cadacursoteraduraode12meses,comcargahorriatotalde360horas. Cada mdulo tem a durao de 10 semanas, totalizando 40 semanas de estudos presenciaiseadistncia. O Trabalho de Concluso de Curso, TCC, pode ser defendido em at dois meses aps o trminodocurso,deacordocomcalendrioestabelecidopelaUSP(videAnexoII).

EstruturaGeraldosCursos
Cada mdulo tem o propsito de ser uma unidade de estudo independente, o que possibilita a flexibilidade de estudos. Cada mdulo se encerra em si mesmo e no pr requisitoparaooutro. Acadamdulohatividadesadistnciaepresenciais. Asatividadesadistnciaserocompostasde: Leitura/estudodematerialmultimdia(navegvel); leituradabibliografiaindicada; frumdediscussomediadoportutoresonline; Manual do Cursista 6

atividadesavaliativassobreoscontedosministrados(quepoderoserdemltipla escolha, dissertativas, projetos, artigos individuais ou em grupos) sempre comentadas.

Cadamduloterencontrospresenciaisassimdispostos: Mensalmentenaescola Os encontros tm a durao de trs horas e so organizados pelo professor coordenador PC da unidade escolar. A cada encontro h uma atividade a ser realizadaepostadanoAVA. BimestralmentenaOficinaPedaggicaparacursosdedisciplina Os encontros so realizados por rea ou disciplina especfica, entre os professores e os professores coordenadores da Oficina Pedaggica PCOP das respectivas reasoudisciplinas.Acadaencontrohumaatividadeaserrealizadaepostadano AVA. BimestralmentenaOficinaPedaggicaparacursosdegesto Os Supervisores de Ensino, Diretores, ViceDiretores e Professores Coordenadores se renem na Oficina Pedaggica OP. A cada encontro h uma atividade a ser realizadaepostadanoAVA. Os cursistas devem, a partir das atividades realizadas nos encontros presenciais, produzir um documento reflexivo (artigo, relatrio, texto, etc.) a ser postado no AVAparaseravaliadopelotutoronline. A natureza das atividades presenciais de responsabilidade do Especialista. A avaliao dos documentos que resultaro das mesmas deve ser feita pelo tutor online de acordo comaorientaodoEspecialistaparaseguirumamesmalinhadeavaliao. Os horrios de realizao das atividades a distncia so de responsabilidade de cada participante, ou seja, no esto previstas atividades sncronas. Os trabalhos coletivos nas escolasseroacordadosnointeriordogrupoescola.OsencontrosnaOPpoderoocorrer aos sbados ou em dias e horrios que no comprometam as atividades letivas (vide AnexoII)

Manual do Cursista

SistemadeAvaliao
Seguindo legislao especfica, o sistema de avaliao do curso ser composto de prova presencial obrigatria (PP), realizada a cada semestre letivo, prevista no calendrio anual, cujoresultadofinaldeveprevalecersobreoresultadodequalqueroutraavaliao. A prova presencial obrigatria e est prevista em calendrio (anexo II). Ela ser oferecida tambm na forma de substitutiva (PS) para casos em que o participante esteja impedido de comparecer no dia marcado da PP, e ser realizada numa outra data pr agendada(videanexoIII). Osistemadeavaliaodeveserassimcomposto: - Atividadesadistncia=30%danotafinal; - Provapresencialobrigatria=40%danotafinal; - Atividadespresenciais=30%danotafinal; - Defesa obrigatria de TCC com nota 7,0. A elaborao de TCC ser feita com o auxlio dos tutores online durante 4 meses, e na fase final de elaborao contar comoapoiodeumorientadorpor2meses,ataapresentaofinaldoTCC; - Freqncia mnima de 85% nas atividades presenciais e a distncia, sendo esta ltima definida pelo nmero de atividades a distncia entregues, dentro do prazo estipulado e validadas pelo tutor online, dividido pelo nmero total de atividades propostas. Notas para aprovao: nota 7,0 em cada disciplina e nota 7,0 na elaborao e defesa individuaisdoTCC. MaioresdetalhesdevemserconsultadosnoRegulamentodosCursosREDEFORdaUSP.

Manual do Cursista

OCURSISTANAREDEFOR
Apresentamos, at aqui, as principais informaes sobre as regras e organizao dos CursosdeEspecializaodaREDEFORdoqualvocalunoou,naterminologiadoProjeto REDEFOR,ocursista. Vamos, agora, orientlo nas boas prticas de participao como aluno de um curso a distncia,edesuasresponsabilidadescomocursistadoProjetoREDEFOR.

Atribuiesdocursista

importanteteremmentequevocestfazendoumcursodepsgraduaolatosensu, comtodaacargadeestudoetrabalhoassociadoaumcursodesses,comadiferenadea modalidade ser a distncia. Na prtica, significa que voc no ter de deslocarse fisicamentetodososdiasatumaescolaemumperododeterminadododia. Paraserbemsucedidonestecurso(enaverdadeemqualquercurso,adistnciaouno) fundamental que voc dedique a ele algumas horas por dia. Neste caso voc tem liberdade de escolher as suas horas de frequncia virtual,mas no seengane: elas devem sertantasquantasasquevocdedicariaaumcursopresencial. Hnormaseregulamentosaseguir.ComocursistadaREDEFOR,vocdeve: acatar o regulamento dos cursos do Projeto REDEFOR, inclusive as relativas segurana da informao e s declaraes apresentadas quando do primeiro registrodeloginesenhapessoalnosistemaAVA; manter sob sua responsabilidade, no divulgando para terceiros, login e senha personalizadas, de acesso ao curso (pense neles como suas conta e senha bancrias); realizar logout ( o termo usado para fechar a sesso do AVA) aps finalizar uma sesso,garantindoaqualidadeeveracidadedesuasparticipaeseprodues; atualizar seu perfil sempre que necessrio e se responsabilizar pelas informaes fornecidas; participar das atividades web propostas no decorrer do curso, dentro dos prazos estabelecidoseregistradosnoAmbienteVirtualdeAprendizagem(AVA); participardosencontrospresenciaisqueintegramocurso;

Manual do Cursista

acompanhar, no ambiente virtual, o status de suas atividades, verificando aquelas que esto pendentes, no realizadas, concludas ou no validadas pelo tutor online; cumprir, a cada ms de curso, as condies de frequncia e participao descritas nasnormasdocurso; informar email vlido e atualizado para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem; utilizar apenas equipamentos confiveis para o acesso ao AVA, que possuam programas antivrus e firewall devidamente instalados e atualizados, assumindo o riscodeperderatividadesrealizadasouprodues,casoassimnoproceda.

Rotinadetrabalhodocursista
Como aluno de um curso a distncia, voc deve estabelecer uma rotina de trabalho que melhorseadequeavoc. Vocdevededicarummnimode2horasdirias,noimportasepelamanh,tardeou noite. Deixar de acessar o AVA por um dia equivale a faltar um dia inteiro num curso presencial. Como professor, voc sabe como isso pode ser prejudicial para o acompanhamentodocurso. No acumule dvidas de qualquer natureza. Se voc tiver algum problema no manejo do AVA,sigaaseguinteordem: verifiqueomanualouotutorialemvdeodisponvelnoAVA; consulte o FAQ ( perguntas mais frequentes veja Infomaes Importantes):talvezasuadvidajtenhasidorespondida; consulteohelpdesk. Se o seu problema for em relao matria ou s atividades propostas no seu curso, consulteoseututoronline.Vocpodefazerissoatravsdeumamensagemparticular(s o tutor vai ler) ou colocando a questo em um frum. Este ltimo mtodo tem a vantagem de levar ao grupo uma questo que poder ser debatida entre os seus colegas deturma,oqueenriqueceraqualidadedaresposta. Enuncadeixeparaaltimahoraaentregadasatividades.Lembresequevocpodeter problemas de indisponibilidade da sua conexo internet justo naquele dia, e isso no serconsideradocomojustificativaparaanoentregadaatividade.

Manual do Cursista

10

AcessoaoAVA
Antes de fazer o primeiro acesso ao AVA preciso casdastrarse. No portal (http://redefor.usp.br) voc encontrar todas as instrues para isso. O cadastramento vai gerar um cdigo de usurio (o login) que a sua identificao no AVA, e a senha correspondente. Se tiver alguma dificuldade, entre em contato com o help desk (vide InformaesImportantes).

Prazosparaentregadeatividades
O professor tutor online tem o prazo mximo de dois dias para atribuir status s atividades, isto , considerar vlidas ou no, cada uma das atividades entregues. Por atividade entendase todo e qualquer produto ou resultado de uma ao proposta no AVA (fruns, atividades discursivas, relatrios, exerccios etc), e os trabalhos decorrentes dasatividadespresenciaispostadosapsarealizaodasmesmas. Em algumas disciplinas, o cursista poder visualizar no AVA o conjunto de atividades propostasparacadamdulo. A sua situao, no que se refere s atividades validadas pelo tutor online e as pendentes, poderserverificadanoAVAaqualquermomento.

ValidaodocontedopostadonoAVA
As atividades que vocpostar no AVA sero validadas pelotutor online, que respeitar os seguintescritrios: Noserovalidadasasatividadesqueapresentaremascondiesabaixo: embranco; postadascomcontedosdesconectadosdaatividadeproposta; postadasincluindocontedosqueculminememmaterialilcito. Serovalidadasasatividadesqueapresentaremaseguintecondio: postadascomrespostacoerentecomaquestoproposta.

Manual do Cursista

11

INFORMAESIMPORTANTES
AVAeFAQ
OendereodoAVA:http://redefor.usp.br. Para acessar o FAQ entre no endereo acima e clique no item FAQ.

HelpDesk
O help desk atende a problemas tecnolgicos encontrados pelos cursistas. O pessoal do help desk faz a orientao sobre o uso do AVA e redireciona aos canais competentes os problemasdeoutranatureza. Horriodeatendimento: Segundaasexta:das7hs22h Sbados:das8hs18h Telefones: SoPaulo:(0xx11)30911800 Bauru:(0xx14)32358007 Piracicaba:(0xx19)34294500 RibeiroPreto:(0xx16)36020113 So Carlos: (0xx16)3373-8800 e-mail: helpdeskead@usp.br MSN: helpdeskead@usp.br Skype: helpdeskead Twitter: @helpdeskead

Atendimentoacadmico
Este atendimento trata de assuntos relativos ao cadastro do cursista no sistema Apolo, queosistemaacadmicodaUSPparaalunosdeextenso. Horriodeatendimento: Segundaasexta,das9hs17h Tel.:(0xx1)30911787 email:academredefor@usp.br

Manual do Cursista

12

FalecomaCoordenao
Os coordenadores de cada curso podem ser acessados diretamente atravs dos seguintes endereosdeemail: EspecializaoemGestodaEscola:escolaredefor@usp.br EspecializaoemGestodeCurrculo:curricredefor@usp.br EspecializaoemGestodaRedePblica:redepubredefor@usp.br EspecializaoparaDocentesemBiologia:bioredefor@usp.br EspecializaoparaDocentesemCincias:ciencredefor@usp.br EspecializaoparaDocentesemSociologia:socioredefor@usp.br(apartirda2edio doREDEFOR) A Coordenao Geral do Programa REDEFOR na USP pode ser contatada pelo email abaixo: ouvidorredefor@usp.br Esteendereodeveserusadocasoalgumproblemaouqueixanotenhasidosolucionada pelosoutroscanaisdisponveisnaREDEFOR.

Manual do Cursista

13

ANEXOIInformaesGerais
Quadro resumo das atividades dos cursos (por hora)

MduloI MduloII Semestre1 MduloIII MduloIV Semestre2

Encontros Presenciais naescola 6 6 6 6 24

Encontros Presenciais naOP 4 4 4 4 16

Atividadesa Prova Distncia Presencial 80 80 80 80 320 2 2 4

Carga horria Total 90 90 90 90 364

Na primeira edio, em 2010, a USP ofereceu 5 cursos. Nesta segunda edio, sero oferecidos6cursos,conformetabela.
Curso EspecializaoemGestodo Currculo EspecializaoemGestodaRede Pblica EspecializaoparaDocentesem Cincias EspecializaoparaDocentesem Biologia EspecializaoparaDocentesem Sociologia Pblico ProfessoresCoordenadorese vicediretores SupervisoresdeEnsino PCOPeProfessores PCOPeProfessores PCOPeProfessores EspecializaoemGestodaEscola Diretoresevicediretores

Manual do Cursista

14

ANEXOIICalendrioREDEFOR20112012

Manual do Cursista 15

ANEXOIIICalendriodasProvasSubstitutivasedeRecuperao
Asdatasdasprovassubstitutivasederecuperaoaindanoestodefinidas.Fique atentosmensagensnoAVA.

Manual do Cursista

16

REFERNCIAS
1. ProjetoREDEFORversoUSP,maro2010 2. Manual do Tutor Escola de Formao e Aperfeioamento de Professores, SEE, 2010

Manual do Cursista

17

Das könnte Ihnen auch gefallen