Sie sind auf Seite 1von 8

Lago

Nota: Para outros significados, veja Lago (desambiguao).

Lago Ness na Esccia, um dos lagos mais famosos do mundo.

O Lago Mapourika na Nova Zelndia.

Lagoa Feia a 2 maior lagoa do Brasil, perdendo somente para a Lagoa Mirim.

Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Um lago uma depresso natural na superfcie da Terra que contm permanentemente uma quantidade varivel de gua. Essa gua pode ser proveniente da chuva, duma nascente local, ou de curso de gua, como rios e glaciares geleiras que desaguem nessa depresso. A quantidade de gua que um lago contm depende do clima regional. As dimenses dos lagos so muito variveis, desde alguns metros at vrias centenas de quilmetros, como so os Grandes Lagos da Amrica do Norte ou os Grandes lagos Africanos. A sua profundidade tambm varia desde alguns centmetros at vrias centenas de metros - o Lago Baikal, na Sibria, o mais profundo do mundo, com 1680 metros. O estudo ecolgico dos lagos designa-se por limnologia.

ndice

1 Origem dos lagos 2 Tipo de lagos 3 Maiores lagos 4 Lagos do Brasil 5 Galeria de Fotos

6 Ver tambm 7 Ligaes externas

Origem dos lagos


A origem dos lagos varivel e depende da geomorfologia do terreno. Em zonas como a Antrtida, podem existir lagos sub-glaciares, isto , debaixo do gelo, como o Lago Vostok. Geologicamente, a maior parte dos lagos da Terra recente. Os resultados naturais da eroso tendem a eliminar pelo menos um dos lados da bacia que contm o lago, tal como acontece no lago Baikal, que se estima ter entre 25 e 30 milhes de anos. H um nmero de processos naturais que formam os lagos. Um levantamento tectnico recente de uma cordilheira pode criar depresses que acumulam gua e formam os lagos. O avano e recuo dos glaciares pode tambm formar depresses na superfcie. Tais lagos so comuns na Escandinvia, Sibria e Canad. Os lagos podem tambm ser formados por meio de deslizamento de terras ou por bloqueios glaciares. Um exemplo deste ltimo ocorreu durante a ltima Idade do Gelo no estado norte-americano de Washington, quando um enorme lago se formou. Os lagos salgados formam-se onde no existe escoamento natural ou onde a gua se evapora rapidamente. Exemplos destes so o Grande Lago Salgado, o Mar Cspio, o Mar de Aral e o Mar Morto. Os lagos pequenos com forma de arco ou crescente podero formar-se nos vales de cursos de gua como resultado da existncia de meandros. Rios com baixa velocidade da gua tomam formas sinuosas e os lados externos das curvas so erodidos mais rapidamente que os internos. Eventualmente uma forma semelhante a uma ferradura formada e o rio muda o seu leito por uma nova passagem, fazendo surgir na zona da antiga passagem um lago arqueado. O lago Vostok um lago subglacial da Antartica, possivelmente o maior do mundo. A presso do gelo e da composio qumica interna sugerem que se o lago fosse furado, poderia resultar numa fissura que daria origem a um geyser. Alguns lagos, como o Baikal e o Tanganica esto em zonas de rift continental, e so criados por subsidncia da crosta medida que duas placas tectnicas so friccionadas. Estes so os lagos mais antigos e mais profundo do mundo, e tornar-se-o oceanos dentro de milhes de anos. Por exemplo, julga-se que o Mar Vermelho teve origem num lago de vale de rift continental. Tambm os vulces podem criar lagos. Um exemplo a Caldeira das Sete Cidades, nos Aores.

Tipo de lagos
Os lagos so classificveis em funo da sua origem. Alguns tipos so:

Lagos tectnicos - guas acumuladas nas deformaes da crosta terrestre;

Lagos de origem vulcnica - guas que ocupam antigas crateras de vulces extintos; Lagos residuais - que correspondem a antigos mares (gua salgada); Lagos de depresso - guas acumuladas em depresses do relevo; Lagos de origem mista - resultante da combinao de diversos fatores capazes de represar certa quantidade de gua. Lagos de origem glacial - resultantes do degelo dos glaciares do ltimo perodo glacial.

Em relao s sua caractersticas fala-se de:


Lagos artificiais - formados por uma barragem como a de Sobradinho, no rio So Francisco; Lagos de passagem - quando so atravessados por um rio como o rio Rdano no lago Lemano.

importante no confundir um lago com uma plancie de inundao, que tem uma origem e uma dinmica diferente. volta dum lago, no entanto, pode existir uma plancie de inundao. Os lagos artificiais, quando derivados da construo de uma barragem, so muitas vezes designados por albufeiras, embora este termo tambm se use para algumas formaes aquticas na zona costeira martima (por exemplo a Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra). Normalmente, a gua dos lagos gua doce, mas existem no mundo alguns importantes lagos salgados, como o Grande Lago Salgado da Amrica do Norte ou o Mar Morto no Mdio Oriente (Israel e Palestina).

Maiores lagos
Ver artigo principal: Lista de lagos por rea Lago rea total Profundidade Volume mxima Pases Tipo de gua

Mar Cspio

393.898 km

Rssia, Cazaquisto, 1.025 m 78.200 km Azerbaijo, Ir, Turquemenisto 405 m 12.100 km E.U.A., Canad

salgada

Lago Superior Lago Vitria Lago Huron Lago Michigan Lago Tanganica

82.414 km 68.870 km 59.596 km 58.016 km 32.893 km

doce

81 / 85 m 2.750 km Tanznia, Qunia, Uganda doce 229 m 3.540 km E.U.A., Canad 281 m 4.918 km E.U.A. 1.470 m 18.900 km R.D.Congo, Tanznia, Zmbia, Burundi doce doce doce

Lago Baikal Grande Lago do Urso Grande Lago do Escravo Lago Erie Lago Winnipeg Lago Malawi Lago Ontario Lago Balkhash Lago Ladoga Lago Onega Lago Titicaca

31.492 km 31.080 km

1.637 m 23.600 km Rssia 88 m 2.236 km Canad

doce doce

28.438 km 25.745 km 24.341 km 23.310 km 19.259 km 18.428 km 17.703 km 9.891 km 8.135 km

614 m 2.090 km Canad 64 m 18 m 489 km E.U.A., Canad 283 km Canad Malawi, Tanznia, Moambique

doce doce doce doce doce doce doce doce doce

706 m 8.400 km

244 m 1.639 km E.U.A., Canad 26 m 255 m 120 m 281 m 106 km Cazaquisto 908 km Rssia 280 km Rssia 893 km Bolvia, Peru

Mar de Aral

>6.630 km

32 m

Cazaquisto e Usbequisto 110 km (Era o quarto colocado at salgada 1960)

Lagos do Brasil

Lagos naturais no Brasil: o Lago dos Tigres o Lago Pung o Lago Jardim Trs Montanhas. Lagos artificiais no Brasil: o Lago de Cana Brava; o Lago das Brisas; o Lago Negro; o Lago de Sobradinho; o Lago de Itaipu; o Lago Parano; o Lago de Serra da Mesa; o Lago das Garas; o Lago Igap.

Galeria de Fotos

Vista do Lago Lman da cidade de Montreux, na Frana.

Isola Bella no Lago Maior (em italiano: Lago Maggiore).

Santa Caterina del Sasso, nas margens do Lago Maggiore.

Panorama do Lago de Garda, visto de Riva del Garda.

O lago Lene, na Irlanda e a belssima vegetao natural da regio.

Belos lagos naturais num parque nacional na Litunia.

O Lago Esctare na belssima cidade montenegrina de Shkodra.

O famoso Lago Ness e as runas da torre do castelo de Urquhart.

Panorama do Loch Lomond, na Esccia. Veja sua beleza e as montanhas escocesas ao fundo.

O belssimo Lago de Zurique, na Sua; note que h uma ilha, que a vegetao predominantemente verde e que a gua do lago lmpida.

O famoso Lago dos Quatro Cantes, na Sua.

Ver tambm

Geografia fsica Hidrografia Lago pluvial Lago fluvial

Ligaes externas

Base de dados mundial de lagos

Das könnte Ihnen auch gefallen