Sie sind auf Seite 1von 70

UNIVERSIDADE DA AMAZNIA CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE FISIOTERAPIA

ALESSANDRA TAYLAN FREITAS FRANA ELIMRIA MARTINS DE SOUZA RIS TATHYANE LIMA DA SILVA AVALIAO DO EQUILBRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ANTES E APS UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO

BELM - PA 2008

12

Alessandra Taylan Freitas Frana Elimria Martins de Souza ris Tathyane Lima da Silva

AVALIAO DO EQUILBRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ANTES E APS UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO


Trabalho

de

Concluso

de

Curso da

apresentado

Universidade

Amaznia para obteno do grau de bacharel em fisioterapia. Orientadora: Profa. Esp. Edilia Monteiro de Oliveira. Co-orientador: Ft. Ms. Joo Srgio Oliveira.

BELM - PA 2008

13

FRANA, A.T.F; MARTINS, E.S; SILVA, I.T.L


Avaliao do Equilbrio em idosos institucionalizados antes e aps um protocolo de tratamento. Belm, 2008. 80f. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) Universidade da Amaznia. Curso: Fisioterapia Orientadora: Profa. Esp. Edilia Monteiro de Oliveira. 1. Idosos 2. Equilbrio 3. Quedas 4. Escala de Equilbrio de

Berg

14

Alessandra Taylan Freitas Frana Elimria Martins de Souza ris Tathyane Lima da Silva

AVALIAO DO EQUILBRIO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ANTES E APS UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO

Trabalho

de

Concluso da

de

Curso como

apresentado ao Curso de Fisioterapia da Universidade Amaznia, requisito parcial para a obteno do grau de bacharel em fisioterapia.

BANCA EXAMINADORA ________________________________________________________________ Prof. ________________________________________________________________ Prof. Apresentado em : ____ / ____ / _____ Conceito: _______________

BELM 2008

15

A Deus, acima de todas as coisas, que sempre me sustentou e me deu foras, pois os obstculos foram muitos, mas Ele me concedeu a vitria. Ele o meu refugio, minha fortaleza e Nele sempre confiarei. Aos meus pais, Evami e Alexandre, que mesmo com todas as adversidades, me proporcionaram cursar Fisioterapia. Sempre esto ao meu lado, apoiando, ajudando a crescer, dando bronca quando necessrio, e me amando sempre. As minhas irms, Vanessa e Alessinha, que sempre estiveram ao meu lado, principalmente em momentos de dificuldades, vibrando a cada conquista. minha eterna, maravilhosa e grandiosa famlia (av Aluzio, av Anita, tios, tias, primos e primas) pela enorme fora que me deram, e que em todos os momentos difceis estiveram em constante orao. Aos meus queridos avos paternos, Maria ris e Paulo Alexandre (in memoriam), que no esto mais ao meu lado para v a concretizao do meu sonho, mas que estaro para sempre em meu corao. Ao Nahum e sua famlia, meu grande primo, na hora em que mais precisei dele esteve ao meu lado sem medir esforos, deixando de resolver os seus problemas, para lutar junto comigo, ajudando a concretizar o meu grande sonho de me formar. Nunca esquecerei o que voc fez por mim! A todos os meus amigos, que sempre estiveram ao meu lado, me dando fora nas horas de dificuldade, e principalmente aos que moram comigo (Eline, Thaise, Samuel e Simey) que so grandes companheiros. Obrigada pelos inmeros momentos inesquecveis que estivemos juntos. No h como expressar a saudade que sentirei de vocs. As minhas amigas TCCistas, Elimaria e ris. Obrigada pelos maravilhosos momentos em que passamos juntas durante toda nossa vida acadmica e principalmente agora durante a realizao desse trabalho, foram momentos que no esquecerei jamais, e que deixar saudades. Agradeo a Deus por ter nos colocado uma no caminho da outra para a concretizao desse estudo. Amo muito todos vocs!

ALESSANDRA TAYLAN FREITAS FRANA


16

Dedico primeiramente Deus, que permitiu essa conquista vitoriosa na minha vida. Aos meus pais, meus grandes incentivadores, os quais me ensinaram valores que contriburam para minha personalidade, que lutaram comigo para que tudo isso se tornasse realidade, investindo no meu sonho e confiando na minha capacidade. As minhas amigas TCCista, companheiras, cmplices, capazes de entender momentos de estresses, superando sempre os autos e baixos. A minha amiga dria, companheira de quarto que participou indiretamente da minha vida. A todos os professores e amigos de faculdade que estiveram comigo ao longo dessa vida acadmica. Ao meu namorado Carlos, uma pessoa extremamente especial, que esteve presente em todos os momentos e acima de tudo por conseguir se manter paciente nas minhas ausncias e nos meus momento de estresse. Amo todos vocs!

ELIMRIA SOUZA MARTINS

Dedico primeiramente a Deus, minha luz e meu refgio. Aos meus pais, Antonio e Francisca, a quem devo tudo o que hoje sou, por todo o apoio dado na escolha da minha profisso, que fizeram desse lindo sonho uma realidade e por ter me proporcionado essa oportunidade de um futuro promissor; pelo exemplo de dignidade, responsabilidade, honestidade e carter, os quais pretendo levar por toda a minha vida, alm do amor e pacincia de sempre. As minhas irms, Heln e Leila, que sempre me ajudaram e estiveram ao meu lado me dando fora e me apoiando. Ao meu sobrinho Pedro Herinque, por trazer alegrias para minha vida. Em memria ao meu av Expedito, pelo exemplo de vida, luta e pelo av super especial que foi e que sempre estar guardado em meu corao. As minhas grandes amigas e parceiras de TCC, Alessandra e Elimaria, que atravs da pacincia, cumplicidade, amizade, carinho e respeito, fomos um trio como poucos; por mesmo nos momentos difceis, acreditarem na realizao desse sonho; e por todos os momentos de recreio. Amo muito vocs!

RIS TATHYANE LIMA DA SILVA

17

AGRADECIMENTOS Agradecemos primeiramente a Deus, que nos deu o dom da vida, fora e resignao nos momentos difceis, e sade para viver segundo sua vontade e seus ensinamentos. Universidade da Amaznia (UNAMA) pela oportunidade de graduao no curso de Fisioterapia; A Professora Edilea Monteiro, pela confiana, dedicao, carinho e acima de tudo por ter aceitado o desafio de orientar esta pesquisa; Ao nosso Coorientador Ms. Joo Srgio Oliveira, por toda a pacincia nos momentos mais difceis, pelo aprendizado, pela competncia, dedicao e seriedade para conosco e nosso trabalho; A Secretaria de Estado e de Assistncia e Desenvolvimento Social SEDES e ao Abrigo Lar da Providencia, por permitir o acesso ao atendimento nos idosos que residem nesta instituio. Aos idosos do Abrigo, que se disponibilizaram a nos ajudar durante a pesquisa de campo, principalmente aos 8 idosos que participaram ativamente do nosso projeto, pessoas extremamente especiais, que se tornaram amigas. Obrigada pelas maravilhosas tardes que passamos juntos, pelos momentos de descontrao que vocs nos proporcionaram como as nossas interminveis conversas, e as diversas brincadeiras... Experincia essa que ficar guardada pelo resto de nossas vidas; A amiga Tiana O de Almeida, pela ajuda, carinho e incentivo no inicio da pesquisa; Aos meus professores e colegas do Curso de Fisioterapia da UNAMA, o meu muito obrigada pelos quatro anos de convivncia, pelas experincias trocadas, pelos conhecimentos adquiridos, e pelos amigos que fiz. Aos nossos namorados, pela compreenso em nossos momentos de ausncia, pela pacincia quando estvamos estressadas, pelo apoio e por todo o amor e carinho. E a todos que contriburam de forma direta ou indireta na elaborao deste trabalho.

18

Para o ignorante, a velhice o inverno da vida; para o sbio, a poca da colheita Talmude

19

RESUMO

Autores: Frana, A.T.F; Martins,E.S e Silva,.T.L. Avaliao do equilbrio em idosos institucionalizados antes e aps um protocolo de tratamento. Universidade da Amaznia. Belm Par, 2008. O envelhecimento um evento natural e progressivo, variando entre cada individuo. Com o passar do tempo o desempenho funcional passa por um processo de deteriorizao das capacidades fsicas ocasionando em perda da independncia, surgindo maior risco de quedas. A atividade fsica considerada um fator decisivo no processo de envelhecimento ativo e saudvel que auxilia no retardo do surgimento de processos degenerativos, como a falta de equilbrio, conseqentes da senilidade, agravados ainda mais em idosos institucionalizados. Diante da evidncia exposta cria-se a necessidade de um programa teraputico para minimizar os efeitos deletrios do envelhecimento. O estudo foi realizado no Abrigo Lar da Providncia no perodo de maro a maio de 2008. Teve como amostra 8 idosos independentes residentes no abrigo. Foi aplicado um questionrio contendo dados pessoais, socioeconmicos e verificao de sinais vitais. Foi realizado a aplicao do teste MEEM com a finalidade de avaliar a cognio do idoso e em seguida a realizao do teste de equilbrio de Berg contendo 14 itens com o objetivo de prev a perda da independncia e possveis quedas. Os idosos foram submetidos a um tratamento fisioteraputico de 3 sesses semanais, com durao de aproximadamente 40 minutos, totalizando em 15 sesses. Ao final do tratamento os mesmos foram reavaliados pelo mesmo teste (Escala de Berg). A anlise estatstica descritiva foi realizada no SPSS 13 e as anlises inferncias foram realizadas com o MINITAB 15, sendo utilizado o teste t-Student para amostras dependentes. Contudo foi estabelecido um nvel de significncia de 5%, onde foi possvel observar que aps o tratamento houve uma melhora significante em relao avaliao antes do mesmo. Por meio desse estudo pode-se constatar que a prtica do protocolo fisioteraputico melhorou o equilbrio dando uma maior estabilidade corporal diminuindo assim os riscos de quedas.

PALAVRAS CHAVE: Idosos; Equilbrio; Quedas; Escala de Equilbrio de Berg.

20

ABSTRACT

Authors: Frana, A.T.F; Martins,E.S e Silva,.T.L. Evaluation of balance on aged institutionalized, before and after a treatment protocol. Universidade da Amaznia. Belm Par, 2008. The aging is a natural and gradual event, diversifying among each person. During a time, the functional performance passes by a deterioration process of the physical capacities, causing independence loss, appearing bigger risk of falls. The physical activity is considered a decisive factor in the process of active and healthful aging, which assists on the impediment of degenerative processes appearance, as the balance lack, senility consequences, aggravated still more in institutionalized aged. Due to this evidence, was created a therapeutical program to minimize the deleterious aging effects. The study was developed on the Lar da Providncia Shelter, in a period between march and may of 2008. Was used a sample of 8 aged independent residents in the shelter. A questionnaire was applied contends personal data, socio-econmicos and vital signals verification. The application of MEEM test, with the purpose was carried through to evaluate the aged cognition one and after that, the accomplishment Bergs balance test, contain 14 items with a goal of foresees the independence loss and possible falls. After that, was developed a physiotherapeutic cure, of three parts in a week, during 40 minutes each one, totalizing 15 parts. In the treatment end the same ones had been reevaluated by the same test (Bergs Scale). The analysis descriptive statistics was developed in SPSS 13 and the analyses inferences had been made with MINITAB 15, being used the test t-Student for dependent samples. However a level of significance of 5% was laid down, that it was possible to look that after the treatment had a significant improvement in relation to the evaluation before the same. Therefore, was concluded that this study, that the practical physiotherapeutic protocol improved the balance, giving a bigger corporal stability, thus decreasing risks of falls. Key- Words: Aged; Balance; Falls; Bergs Scale Balance.

21

LISTA DE ILUSTRAES

Figura 1 Aquecimento na bicicleta ergomtrica ........................................................................ 43 Figura 2 Alongamento de isquiostibiais .................................................................................... 44 Figura 3 Alongamento de quadrceps adaptado ........................................................................ 45 Figura 4 Alongamento de quadrceps ........................................................................................ 45 Figura 5 Alongamento de adutores ............................................................................................ 45 Figura 6 - Alongamento de abdutores ........................................................................................... 46 Figura 7 Treino de equilbrio esttico ........................................................................................ 46 Figura 8 Treino de equilbrio dinmico ..................................................................................... 46 Figura 9 Treino de fora muscular ............................................................................................ 47 Figura 10 Treino de fora muscular .......................................................................................... 47

22

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Quantidade de pessoas avaliadas por sexo e faixa etria. ............................................ 49 Tabela 2 - Quantidade de pessoas avaliadas, por faixa etria em relao se houve queda ou no nos ltimos 6 meses. ............................................................................................................... 50 Tabela 3 - Quantidade de pessoas avaliadas, por sexo em relao se houve queda ou no nos 6 ltimos meses . .............................................................................................................................. 50 Tabela 4 - Quantidade de vezes que os idosos caiu nos ltimos 6 meses ..................................... 51

23

SUMRIO

1. INTRODUO ...................................................................................................................... 25 2. REFERENCIAL TERICO ................................................................................................. 27 2.1 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL ............................................................................. 27 2.1.1 Transio Demogrfica ..................................................................................................... 27 2.1.2 Transio Epidemiolgica ................................................................................................. 28 2.1.3 Alteraes da Capacidade Funcional no Idoso ............................................................... 29 2.1.3.1 A Atividades de Vida Dirias da Pessoa Idosa ................................................................. 30 2.1.4 Alteraes do Equilbrio na Velhice ................................................................................ 31 2.1.4.1 A Recepo Visual ............................................................................................................ 32 2.1.4.2 O Sistema Vestibular ........................................................................................................ 33 2.1.4.3 As Informaes Somato-sensoriais .................................................................................. 34 2.1.5 As Quedas na Velhice ........................................................................................................ 35 2.2 A FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA .......................................................................... 36 2.2.1 Avaliao Gerontolgica Ampla ....................................................................................... 36 2.2.2 Instrumentos de Rastreio da Capacidade Funcional ..................................................... 37 2.2.3 Escala de Equilbrio de Berg ............................................................................................ 38 2.2.4 Recursos Fisioteraputicos em Geriatria Gerontologia ................................................. 39 3. OBJETIVOS ........................................................................................................................... 40 3.1 GERAL ................................................................................................................................... 40 3.2 ESPECIFICO .......................................................................................................................... 40 4. METODOLOGIA ................................................................................................................... 41 4.1 TIPO DE ESTUDO ................................................................................................................ 41 4.2 LOCAL E AMOSTRA ........................................................................................................... 41 4.2.1 Critrios de Incluso ......................................................................................................... 41 4.2.2 Critrios de Excluso ........................................................................................................ 42 4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ..................................................................... 42 4.4 ANLISES DESCRITIVAS E INFERNCIAS DOS DADOS COLETADOS ................... 47 4.5 ASPECTOS TICOS ............................................................................................................. 48 5. RESULTADOS ....................................................................................................................... 49 5.1 INFERNCIA ........................................................................................................................ 51 5.1.1 Introduo Problemtica ............................................................................................... 51

24

5.1.2 Condies para se aplicar o teste t - Pareados para as Mdias ..................................... 51 5.1.3 Aplicao do Teste T - Pareado ........................................................................................ 52 6. DISCUSSO ........................................................................................................................... 54 7. CONSIDERAES FINAIS ................................................................................................. 56 REFERNCIAS ......................................................................................................................... 57 APNDICE I ............................................................................................................................... 64 APNDICE II ............................................................................................................................. 65 APNDICE III ............................................................................................................................ 66 APNDICE IV ............................................................................................................................. 69 ANEXO A .................................................................................................................................... 71 ANEXO B .................................................................................................................................... 72 ANEXO C .................................................................................................................................... 73 ANEXO D .................................................................................................................................... 75

25

1. INTRODUO

A populao mundial est passando por um processo de envelhecimento. Estima-se que de 1996 a 2025, o percentual de idosos aumentar cerca de 200% nos pases em desenvolvimento. A expectativa para 2025 que ocorra um acrscimo de mais de 33 milhes de indivduos, tornando o Brasil o sexto pas com maior percentual populacional de idosos no mundo, seguindo a tendncia mundial (FREITAS et al., 2002). Diante da notvel transformao epidemiolgica, a qualidade de vida ganha um sentido mais amplo e necessrio, criando-se a necessidade de um olhar mais crtico e intervenes a respeito das alteraes do envelhecimento e de suas conseqncias, a fim de proporcionar ao idoso um maior bem-estar e maior capacidade funcional (PERRACINI & RAMOS, 2002). No existe uma maneira padro de envelhecimento, sendo este, prprio de cada indivduo, independente da sua idade cronolgica. Esse processo fisiolgico um evento complexo, onde as condies biolgicas e scio-culturais esto estritamente relacionadas. As alteraes do envelhecimento tornam o idoso mais fragilizado e suscetvel a eventos incapacitantes, entre eles as quedas (SANTOS, 2005). Toniolo & Ramos (2005) acrescenta que a queda um acontecimento freqente e limitante, sendo considerado um marcador de fragilidade, morte, institucionalizao e de declnio na sade de idosos. A identificao dos fatores de risco significativos uma importante etapa no sentido da preveno contra a queda. As quedas so as conseqncias mais perigosas do desequilbrio e da dificuldade de locomoo, sendo seguidas por fraturas, deixando os idosos acamados por dias ou meses e sendo responsveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos. O desequilbrio um dos principais fatores que limitam hoje a vida do idoso. Na maioria dos casos esse fato tem origem entre os 65 e os 75 anos aproximadamente, e cerca de 30% dos idosos apresenta os sintomas nesta idade. (ROSSI et al., 2005). Portanto, a queda um dos mais importantes eventos em geriatria, e devido a instabilidade postural um grande nmero de idosos convive em seu cotidiano com medo de

26

cair, tornando-os limitados em suas atividades dirias, havendo perda da confiana para caminhar devido ao temor de novas quedas. O treinamento de fora ajuda preservar e aprimorar a autonomia dos indivduos mais velhos, podendo tambm, prevenir as quedas, melhorar a mobilidade e contrabalanar a fraqueza e a fragilidade muscular (DANTAS et al., 2005). Assim um programa de exerccios fsicos de extrema necessidade, para promover tanto o equilbrio quanto a fora muscular necessria para resgatar a autonomia funcional do idoso.

27

2. REFERENCIAL TERICO

2.1 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

O envelhecimento considerado um fenmeno natural, progressivo, no uniforme variando de indivduo para indivduo, estando na dependncia de alguns fatores como hbito de vida e herana gentica. Este promove uma srie de alteraes no ser humano, envolvendo aspectos psicolgicos (sentimento de velhice, estresse, depresso), fisiolgicos e patolgicos. Esse fenmeno uma realidade no nosso pas, assim como em todo mundo (BARANA et al., 2004; MACIEL & GUERRA, 2005; MATSUDO et al, 2000). Os pases do chamado Terceiro Mundo vm apresentando, nas ltimas dcadas, um progressivo declnio nas suas taxas de mortalidade e, mais recentemente, tambm nas suas taxas de fecundidade. Esses dois fatores associados promovem a base demogrfica para um envelhecimento real dessas populaes, semelhana do processo que continua ocorrendo, ainda que em escala menos acentuada, nos pases desenvolvidos (KALACHE et al., 1987). A transio epidemiolgica, assim como a demogrfica, ocorre de modo desigual entre as diversas classes de renda determinando grande heterogeneidade nos padres pelos quais os brasileiros adoecem, tornam-se dependentes e morrem (CHAIMOWICZ, 2006).

2.1.1 Transio Demogrfica

Segundo a Organizao das Naes Unidas (ONU), o nmero de pessoas com mais de 60 anos j corresponde a mais de 12% da populao mundial e at o meio deste sculo, ir chegar a 20%. Em 2050 h uma previso que o nmero de pessoas com 100 anos e em pleno vigor fsico e mental ser surpreendente (ALBUQUERQUE, 2005). O envelhecimento da populao um fenmeno mundial. No Brasil, a transio demogrfica ocorreu em pouco mais de vinte anos e devido a este processo ter sido abrupto

28

isto se tornou um grande problema, dada a falta de recursos humanos especializados para assistir a este enorme contingente de pessoas e a falta de polticas adequadas a esta parcela da sociedade (CARVALHO; BRITO, 2005). Para fins de levantamento demogrfico no Brasil, considera-se idoso, o corte definido pela OMS, para os pases subdesenvolvidos ou em via de desenvolvimento, a partir de 60 anos. Assim, quando se refere ao idoso em solo brasileiro, incluem-se aquelas pessoas que atingiram essa idade, porm no se pode e nem se deve esquecer que o envelhecimento possui diversas faces, sobretudo numa sociedade como a brasileira marcada pela desigualdade social, onde h uma grande concentrao de renda e conseqentemente um alto ndice de pobreza (ARAUJO & ALVES, 2000; SILVA, 2005). O nmero de idosos passou de 3 milhes, em 1960, para 7 milhes, em 1975, e 17 milhes em 2006 um aumento de 600% em menos de cinqenta anos. Todo ano, 650 mil novos idosos so incorporados populao brasileira. Segundo o CENSO realizado pelo IBGE em 2000, o Brasil possui cerca de 8.6% da populao com sessenta anos ou mais, estando portanto, em processo de envelhecimento de sua populao, quebrando-se assim, o paradigma de que o Brasil um pas de jovens. (CARVALHO et al, 2005; VERAS, 2007)

2.1.2 Transio Epidemiolgica

O conceito de transio epidemiolgica se refere modificao dos padres de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma populao e que ocorre em conjunto com outras transformaes demogrficas e sociais. O processo engloba trs mudanas bsicas: a substituio, entre as primeiras causas de morte, das doenas transmissveis por doenas notransmissveis e causas externas; o deslocamento da maior carga de morbimortalidade dos mais jovens para os mais idosos; e a transformao de uma situao em que predomina a mortalidade para outra em que a morbidade dominante (CHAIMOWICZ, 2006). Com o aumento do nmero de idosos ocorre uma elevao das doenas associadas ao envelhecimento, destacando-se as crnico-degenerativas. Em menos de 40 anos, passa-se de um cenrio de mortalidade prprio de uma populao jovem para um quadro de enfermidades

29

complexas e onerosas, tpicas da terceira idade (MACIEL & GUERRA, 2005; VERAS, 2007). Assim esse processo natural gera modificaes funcionais e estruturais no organismo, diminuindo a vitalidade e favorecendo o aparecimento de doenas, sendo mais prevalentes as alteraes sensoriais, as doenas sseas, cardiovasculares e os diabetes (ROSSI et al., 2005).

2.1.3 Alteraes da Capacidade Funcional no Idoso

Aps a terceira dcada, o desempenho funcional dos indivduos vai se deteriorando pouco a pouco, devido ao processo natural e fisiolgico de envelhecimento, que lento, inexorvel e universal. A velocidade desse declnio funcional pode ser influenciada por vrios fatores (constituio gentica, hbitos de vida, meio ambiente, fatores socioeconmicos, acidentes, doenas), podendo acelerar ou retardar o surgimento de dependncia (FREITAS & MIRANDA, 2006). Ramos (2002) pondera a capacidade funcional como o novo paradigma da sade, resultante da integrao multidimensional entre sade fsica, mental e suporte social. Alm disso, a reduo da capacidade funcional pode ser a manifestao clara de uma doena ou o nico sinal clnico apresentado, dificultando a avaliao e o tratamento do paciente, caso seja desconsiderada. As habilidades funcionais so decorrentes das interaes harmnicas do sistema sensrio-motor e que este se encontra alterado com o envelhecimento, fcil perceber que a independncia funcional diminui com a idade, e que essa diminuio, que por sua vez influenciada por um conjunto de fatores biolgicos, psicolgicos e sociais (PEREIRA & GOMES, 2004). O conceito de incapacidade funcional no , puramente, a definio de limitaes fsicas e da locomoo. Esse um conceito muito mais amplo dentro da Gerontologia. Apresenta-se como uma questo multidimensional, abrangendo as capacidades fsica, mental e social. Mais recentemente, tem-se acrescentado uma outra varivel, a comunicao, tanto

30

para a compreenso como para a expresso de material verbal e no verbal (DINIZ & ABREU, 2004). Todos os profissionais que atuam na populao idosa devem estar atentos a qualquer reduo da funcionalidade de seus pacientes, freqentemente, associada institucionalizao e ao risco de quedas. Esses fatores so fontes de sobrecarga fsica, emocional e financeira para o paciente e para seus familiares. Por esse motivo, a avaliao da capacidade funcional deve estar includa na avaliao clnica, fundamentalmente, para o sucesso teraputico (BRITO & BATTISTELLA, 2002).

2.1.3.1 As Atividades de Vida Diria da Pessoa Idosa

Na era do envelhecimento global a Organizao Mundial de Sade (OMS) manifesta, reiteradamente, sua preocupao com o aumento da expectativa de vida, principalmente, considerando a incapacidade e a dependncia, as maiores adversidades da sade associadas ao envelhecimento. As principais causas de incapacidade so as doenas crnicas, incluindo as seqelas dos acidentes vasculares cerebrais, as fraturas, as doenas reumticas e as cardiovasculares (FREITAS & KOPILLER, 2006). O Centro Nacional de Estatstica para a Sade estima que cerca de 84% dos indivduos com idade igual ou superior a 65 anos sejam dependentes para realizar as suas atividades de vida diria (AVD), constituindo-se no maior risco de institucionalizao. As AVDs so as atividades fundamentais para a manuteno da independncia: capacidade para alimentar-se, ter continncia, locomover-se, tomar banho, vestir-se e usar o banheiro (FREITAS & MIRANDA, 2006). No envelhecimento as pessoas tendem a se tornar menos ativas, pois suas capacidades fsicas so diminudas, tanto como conseqncia das condies de trabalho e do hbito de vida como pela gradual reduo das funes musculares. Isso pode comprometer a autonomia do indivduo quando envelhece principalmente pela influncia de duas qualidades fsicas: a fora e a flexibilidade (PEREIRA et al, 2005; VALE et al, 2005).

31

As limitaes funcionais so preditoras das restries nas AVDs sendo, portanto, de fundamental importncia adoo de medidas preventivas, como, por exemplo, atravs da atividade fsica, que podem retardar o inicio das restries das AVDs, prolongando o tempo de vida ativa e independente (FREITAS & KOPILLER, 2006).

2.1.4 Alteraes do Equilbrio na Velhice

Um dos principais fatores que limitam hoje a vida do idoso o desequilbrio. Em 80% dos casos no pode ser atribudo a uma causa especfica, mas sim a um comprometimento do sistema de equilbrio como um todo. Em mais da metade dos casos o desequilbrio tem origem entre os 65 e os 75 anos, aproximadamente, e cerca de 30% dos idosos apresentam os sintomas nesta idade (ROSSI, 2005). O equilbrio um componente da aptido fsica que est relacionado habilidade de manter a estabilidade corprea enquanto parado e/ou em movimento. O controle do equilbrio requer a manuteno do centro de gravidade sobre a base de sustentao durante situaes estticas e dinmicas. Cabe ao corpo responder s variaes deste centro, quer de forma voluntria ou involuntria (TONIOLO NETO & RAMOS, 2005; MACIEL & GUERRA, 2005). Os sistemas vestibular, visual e somatosensorial so os principais responsveis pelo fornecimento dos dados sensoriais primordiais para o equilbrio, e com o envelhecimento apresentam mudanas que podem produzir um feedback diminudo aos centros que controlam a postura. Com o envelhecimento, esses sistemas so afetados e vrias etapas do controle postural podem ser suprimidas, diminuindo a capacidade compensatria do sistema, levando a um aumento da instabilidade (CHANDLER, 2002; COHEN, 2001; ROSSI et. al., 2005). Tradicionalmente, a involuo motora decorrente do processo de envelhecimento, bem como as disfunes e doenas so vistas como causa da dificuldade ou incapacidade de manter o equilbrio. Os modelos mdicos sugerem que as enfermidades levam, progressivamente, o indivduo a um prejuzo das funes bsicas, limitaes funcionais e, finalmente, a incapacidade de manter-se equilibrado ( MACIEL & GUERRA, 2005).

32

2.1.4.1 A Recepo Visual

O sistema visual humano extraordinrio quanto quantidade e qualidade da informao que ele fornece acerca do mundo. Um olhar suficiente para descrever a localizao, tamanho, forma, cor e textura de objetos, se os objetos esto se movendo, e sua direo e velocidade (PURVES et.al., 2005). A deteriorao da viso normal, nos idosos, causada pelas modificaes fisiolgicas e alteraes mrbidas. Depois da sexta dcada de vida ocorre um declnio gradual da acuidade visual, seguido por um rpido declnio em pacientes dos 60 aos 80 anos de idade. Podendo declinar at 80% at a nona dcada de vida. H vrios transtornos visuais responsveis pela perda da qualidade de vida, que comprometem a independncia e a mobilidade. As causas mais comuns desses transtornos so: cataratas, degenerao macular, glaucoma e retinopatia diabtica (FREITAS et. al., 2006; PATTEN & CRAIK, 2002). A viso tem a finalidade de fornecer informaes sobre a distncia e a localizao de objetos no ambiente, o tipo de superfcie onde se dar o movimento e a posio de uma parte corporal em relao outra e ao ambiente. Os componentes do sistema visual que so considerados importantes para o equilbrio so: acuidade esttica e dinmica, sensibilidade ao contraste, percepo de profundidade e viso perifrica. As alteraes visuais relacionadas idade incluem redues na acuidade, sensibilidade ao contraste e percepo de profundidade e menor adaptao ao escuro (CHANDLER, 2002; ROSENTHAL, 2001) Em situaes onde a capacidade proprioceptiva estiver reduzida ou ausente, o sistema visual se torna mais relevante na manuteno do equilbrio. Alguns pesquisadores estudaram pacientes idosos em situaes de ausncia ou reduo de informaes proprioceptivas e verificaram que esses pacientes passavam a depender essencialmente do sistema visual para manter seu equilbrio. Por isso que a viso considerada o sistema mais importante de informaes sensoriais para manuteno do equilbrio (PAIXO JUNIOR & HECKMAN, 2006).

33

2.1.4.2 O Sistema Vestibular

O sistema vestibular funciona simultaneamente com os outros dois para a manuteno postural e responsvel por um sentido oculto, onde as pessoas comuns no tm conscincia de possuir e somente o percebem quando ele torna-se alterado. Assim esse sistema prov o sentido do equilbrio e a informao sobre a posio do corpo que permite movimentos compensatrios rpidos em resposta tanto a foras geradas externamente quanto a foras autoinduzidas (COHEN, 2001; PURVES et. al., 2005). Esse sistema dividido em trs partes: componente sensorial, processador central e componente de controle motor. O sensorial localiza-se no ouvido interno, composto pelos canais semicirculares e pelos rgos otolticos, com funo de detectar os movimentos ceflicos e a orientao no espao. O processador central fica localizado na ponte e no cerebelo, recebe e integra esses sinais e, aps combin-los com as informaes visuais e proprioceptivas, envia a informao ao componente motor. Em resposta, iniciam-se dois reflexos importantes utilizados para regular o controle postural: o reflexo vestbulo-ocular (RVO) e o vestbulo-espinhal (RVE) (PATTEN & CRAIK, 2002). O RVO controla a estabilidade ocular (manuteno do olhar fixo no campo visual) e a orientao da cabea medida que ela se movimenta. Se no existisse esse reflexo, as imagens visuais iriam mudar a cada movimento ceflico, mesmo que minimamente. O RVE influencia os msculos esquelticos no pescoo, tronco e membros e gera um movimento compensatrio do corpo que mantm o controle ceflico e postural (PAIXO JUNIOR & HECKMAN, 2006). A importncia das contribuies vestibulares para a postura e para o equilbrio resolver conflitos quando um ou mais sistemas enviam informaes equivocadas. Nessas situaes, o sistema vestibular responde mais rapidamente, rejeitando a informao conflitante para manter o controle postural (CHANDLER, 2002).

34

2.1.4.3 As Informaes somato-sensorias

As aferncias somticas (somatossensoriais) so o terceiro estmulo importante para o sistema sensorial no controle do equilbrio. O estmulo proprioceptivo fornecido ao SNC por receptores articulares, tendneos e musculares gera informaes em relao ao movimento do corpo no que se refere superfcie de sustentao e ao movimento dos seguimentos corporais entre si (CHANDLER, 2002). Existem evidncias sobre alteraes do sistema proprioceptivo relacionadas ao envelhecimento. Esse sistema com origem nos receptores tendinosos e musculares, mecanoceptores articulares e baroceptores profundos das plantas dos ps, fornece informaes sensoriais importantes para o controle postural. Os proprioceptores informam o corpo sobre o ambiente imediato, permitindo ao organismo se orientar medida que ele se movimenta ou se mantenha ereto em relao s prprias partes do corpo, seu apoio e superfcie do solo (BANKOFF et al., 2007). Com o envelhecimento, entretanto, declnios da propriocepo so comuns devido a processos neuropticos perifricos tpicos do envelhecimento e a declnios da amplitude de movimento articular que limitam as contribuies sensoriais dos receptores articulares. Em relao sensibilidade cutnea, h diminuio na sensibilidade ao toque, na discriminao de dois pontos e na sensibilidade vibratria de baixas e altas freqncias, particularmente nos membros inferiores (PAIXO JUNIOR & HECKMAN, 2006).

2.1.5 As Quedas na Velhice

A queda uma causa externa podendo ser definida como um evento no intencional que tem como resultado a mudana de posio do indivduo para um nvel mais baixo, em relao a sua posio inicial. considerada um dos principais problemas enfrentados pelos idosos devido ao aumento da sua incidncia. A ocorrncia destas um marcador do incio de

35

um importante declnio na funo ou um sintoma de uma patologia nova (BARRETO et al., 2001; COSTA et al., 2004). As quedas constituem uma importante causa de morbidade e mortalidade nas pessoas com mais de 65 anos. Elas consistem na principal causa de morte por leso, uma taxa que aumenta com o avanar da idade. Nas pessoas com mais de 85 anos de idade, aproximadamente dois teros das mortes ligadas a leses so decorrentes de quedas (CHANDLER, 2002). Na populao geritrica as quedas tm relao causal com 12% de todos os bitos. No Brasil, foram causas de 2.030 mortes em idosos no ano 2000, ocupando o terceiro lugar na mortalidade por causas externas, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Em relao morbidade aumentam sua importncia, ocupando o primeiro lugar entre as internaes. Em 2000, 48.940 pessoas foram hospitalizadas devido s quedas entre a populao de 60 anos ou mais (56,1% do total) (JORGE, 2004; TONIOLO NETO & RAMOS, 2005). O evento queda pode levar o idoso dependncia funcional, sabe-se que elevado o nmero de idosos que caem e que mudam radicalmente sua vida cotidiana, tanto pela queda em si, como pelo temor de uma nova ocorrncia: fraturas, imobilizaes, restrio das atividades, maior isolamento social, declnio na sade e aumento do risco de institucionalizao, so alguns exemplos do impacto causado na vida da pessoa idosa (FARINATTI & GUIMARES, 2005). Os fatores de risco para as quedas so classificados em intrnsecos e extrnsecos. Como fatores intrnsecos indicam-se patologias especificas (cardiovasculares, neurolgicas, endcrino-metablicas, pulmonares e miscelnia), alteraes fisiolgicas do processo de envelhecimemento (diminuio da viso e audio, distrbios vestibulares, proprioceptivos e msculo-esqueltico, aumento do tempo de reao situao de perigo, diminuio da sensibilidade dos baroreceptores hipotenso postural) e polimedicao (TINETTI, 2003). Os fatores extrnsecos so os de causas ambientais, como iluminao inadequada, superfcies irregulares ou escorregadias, tapetes soltos, escadas ngremes ou irregulares, objetos no caminho, vesturio e calado inadequado, mveis inadequados, inexistncia de corrimo, especialmente no banheiro (BARRETO et al., 2001; CHANDLER, 2002).

36

2.2 A FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA

Em 1992 formaram-se os primeiros fisioterapeutas geritricos. A fisioterapia para o idoso foi identificada como uma especializao com o objetivo de reconhecer as habilidades em nvel avanado dos fisioterapeutas que procuram avaliar os problemas clnicos e funcionais caractersticos dos idosos(KAUFFMAN, 2001). A fisioterapia uma das profisses da rea de sade que atua no restabelecimento, manuteno e promoo da sade. A abordagem preventiva na terceira idade tem a finalidade de promover e manter a sade, voltando sua ateno para a diminuio do surgimento de alteraes fisiolgicas decorrentes do envelhecimento, intervindo nos fatores determinantes e/ ou predisponentes das doenas (GANDOLFI & SKORA, 2001). O fisioterapeuta atua na manuteno e melhora da qualidade de vida, estando direcionado reabilitao precoce do paciente idoso, atuando em diversas reas. Esse profissional tem um papel importante na recuperao e preveno das disfunes cinticas do idoso, na melhoria da memria, na diminuio da ansiedade e da depresso e ainda do bemestar geral que a atividade cinesioteraputica proporciona (PAVO & LAKS, 2000). Na fisioterapia para o idoso, o terapeuta encontra um amplo espectro de indivduos, desde aqueles que necessitam de assistncia mxima at aqueles que atuam independentemente, mas que necessita de tratamento ambulatorial ou em grupo. A reabilitao para o idoso um desafio ao talento e criatividade de todos aqueles envolvidos (KAUFFMAN, 2001).

2.2.1 Avaliao Gerontolgica Ampla

A Avaliao Geritrica Ampla (AGA) um termo vasto usado para descrever o exame do paciente geritrico, reforando o conceito da necessidade de uma abordagem adequada a essa faixa etria com caractersticas prprias e diferentes do adulto jovem. um processo diagnstico multidimensional, usualmente interdisciplinar, para determinar as deficincias ou

37

habilidades do ponto de vista mdico, psicossocial e funcional (FREITAS & MIRANDA, 2006). A AGA tem como objetivos utilizar escalas, identificar as limitaes do paciente geritrico, qualific-las e estabelecer a conduta teraputica adequada atravs de uma equipe multidisciplinar. As principais reas a serem analisadas incluem a deteco das doenas crnicas, da funo fsica e mental, e das condies sociais e familiares (FREITAS & MIRANDA, 2006; MARTIN & BASILIADIS, 2001). O estado funcional a dimenso-base para a avaliao geritrica. Esta se resume na avaliao dos fatores fsicos, psicolgicos e sociais que afetam a sade dos pacientes mais idosos e frgeis. Outras dimenses, como a avaliao social e cognitiva, so tambm necessrias na avaliao geritrica, mas interagem de tal forma com o estado funcional, que uma alterao nesta dimenso pode indicar problemas nestas outras (PAIXO JUNIOR & REICHENHEIM, 2005).

2.2.2 Instrumentos de Rastreio da Capacidade Funcional

A reabilitao gerontolgica utiliza screenings (rastreio) para avaliao funcional para medir as limitaes no desempenho, mas, primeiramente, como indicadores da capacidade residual. Os gerontlogos e geriatras devem ter um objetivo claro e racional direcionado para a escolha do instrumento de avaliao, a fim de interpretar corretamente os resultados e, conseqentemente, as decises clnicas (DINIZ & ABREU, 2004). Os mtodos habituais de se realizar uma avaliao funcional estruturada consistem na observao direta (testes de desempenho) e por questionrios, quer auto-aplicados ou concebidos para entrevistas face a face, sistematizados por meio de uma srie de escalas que aferem os principais componentes da dimenso. Tais escalas compem o que se tem denominado instrumentos de avaliao funcional (PAIXO JUNIOR & REICHENHEIM, 2005).

38

Vrios testes tem sido desenvolvidos com o objetivo de avaliar funcionalmente o equilbrio e a marcha e na busca de se estabelecer parmetros para identificao de idosos com maior suscetibilidade queda. Dentre eles, destacam-se: Timed up & go test (teste da cronometragem do Erguer e Ir), Berg Balance Scale (escala de equilbrio de Berg), o POMA (avaliao da mobilidade orientada pelo desempenho), o Functional reach (teste do alcance), One Leg Stance ( suporte unipodal ) e o Dynamic gait index ( ndice da marcha dinmica ) (TONIOLO & RAMOS, 2005). As escalas de Berg, o Poma e o Dynamic gait index so testes funcionais de avaliao do equilbrio e da marcha que contm um maior nmero de tarefas motoras e necessitam de um maior treinamento na sua aplicao. Em geral, so aplicados por fisioterapeutas dentro de um espectro maior de avaliao fsico-funcional de idosos (MACIEL, 2002). Todos os profissionais que atuam na populao idosa devem estar atentos a qualquer reduo da funcionalidade de seus pacientes, freqentemente, associada institucionalizao e ao risco de quedas. Esses fatores so fontes de sobrecarga fsica, emocional e financeira para o paciente e para seus familiares. Por esse motivo, a avaliao da capacidade funcional deve estar includa na avaliao clnica, fundamentalmente, para o sucesso teraputico (DINIZ & ABREU, 2004).

2.2.3 Escala de Equilbrio de Berg

Assim como vrios outros testes de avaliao do equilbrio, a escala de Berg vem sendo muito utilizada, principalmente para perda da independncia e para quedas em idosos. Ela atende vrias propostas: descrio quantitativa da habilidade de equilbrio funcional, acompanhamento do progresso dos pacientes e avaliao da efetividade das intervenes na prtica clinica e em pesquisas (GAZZOLA et al., 2004). O Berg Balance Test (Teste de equilbrio de Berg) foi desenvolvido como uma avaliao controlada do equilbrio em indivduos idosos na comunidade, hospitais e residentes em instituies asilares. O teste apresenta 14 tarefas, categorizadas em uma escala ordinal de 5 pontos, que vai de 0 (incapaz de realizar a tarefa) ate 5 (realiza-a de forma independente), e

39

baseada na qualidade e na necessidade de assistncia para realizar a tarefa de forma correta, assim como no tempo para completar a prova (MOLLINGER et al., 2002; TONIOLO & RAMOS, 2005). Os escores dos 14 itens so combinados em um escore total que vai de 0 a 56 pontos, com escore maior relacionado ao melhor desempenho. Os elementos do teste so representativos de atividades funcionais dirias: mudanas da posio sentada para de p, sentar sem suporte, transferncias, posio de Romberg com os olhos abertos e fechados, pegar objetos no cho, girar 360, postura do passo, passar da posio de p para sentado, projetar-se para frente, rodar o tronco e olhar para trs, p no tamborete e o equilbrio em somente uma perna (MACIEL, 2002; TONIOLO & RAMOS, 2005) Os pontos so baseados no tempo em que uma posio pode ser mantida na distncia em que o membro superior capaz de alcanar a frente do corpo e no tempo para completar a tarefa. Para a realizao do teste so necessrios: um relgio, uma rgua, um banquinho e uma cadeira, e o tempo de execuo de aproximadamente 30 minutos. A escala realizada com pacientes vestidos, descalos e fazendo uso de culos e/ou prtese auditivas de uso habitual (GAZZOLA et al., 2004). Diversas pesquisas tm mostrado que uma avaliao bsica do teste de equilbrio de Berg contribui para a diviso dos idosos com relao maior ou menor probabilidade de sofrerem quedas (MOLLINGER et al., 2002).

2.2.4 Recursos Fisioteraputicos em Geriatria Gerontologia

Os programas teraputicos tm o objetivo de intervir de forma eficaz na reduo/preveno de inmeros declnios funcionais relacionados com o avanar da idade. Visam ainda incrementar a fora muscular, o equilbrio, a flexibilidade e a resistncia cardiorespiratria, proporcionando um bem estar fsico, psicolgico e social do idoso, tornando-o independente e ativo, influenciando em sua qualidade de vida (BRITO et al., 2005).

40

A atividade fsica deve ser precedida por uma fase de aquecimento incluindo o alongamento, que importante para melhorar a flexibilidade, indispensveis principalmente para os idosos mais suscetveis as leses articulares e musculares. Nos indivduos mais frgeis, podem-se iniciar exerccios contra prpria resistncia, aproveitando situaes do cotidiano, sentar e levantar da cadeira ou da cama (FREITAS & KOPILLER, 2006). A cinesioterapia o principal recurso utilizado pelos fisioterapeutas para a manuteno da capacidade motora e funcional do idoso, podendo estar associada a agentes eletrotermofototeraputicos, como as correntes eltricas analgsicas e estimulantes, infravermelho, laser, ondas curtas, ultra-som, parafina, crioterapia e hidrocinesioterapia (GOMES, et al., 2006). A educao para a sade, orientaes posturais, exerccios fsicos globais e especficos, realizados individualmente ou em grupo, so medidas primrias da fisioterapia na abordagem do envelhecimento motor. A abordagem fisioteraputica preventiva melhora a capacidade funcional, diminui a prescrio de medicamentos, influenciando na qualidade de vida do idoso (GOMES, et al., 2006).

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Avaliar o equilbrio em idosos institucionalizados antes e aps um protocolo de tratamento.

3.2 ESPECFICOS Verificar aspectos clnico-epidemiolgicos de idosos independentes

institucionalizados na Unidade de Acolhimento a Pessoa Idosa - Lar da Providncia;

41

Avaliar o equilbrio desses idosos por meio da escala de equilbrio de Berg; Desenvolver um protocolo de tratamento com a finalidade de melhorar o equilbrio postural; Reduzir a predisposio do evento de quedas em idosos.

4. METODOLOGIA

4.1 TIPO DE ESTUDO

O estudo teve um desenho experimental, com um levantamento prospectivo.

4.2 LOCAL E AMOSTRA

A amostra do estudo foi constituda por pessoas idosas, de ambos os sexos, residentes na Unidade de Acolhimento Pessoa Idosa Lar da Providencia vinculada a Secretaria de Estado de Assistncia e Desenvolvimento Social (SEDES), situada na cidade de Belm, estado do Par, no perodo de maro a maio de 2008.

4.2.1 Critrios de Incluso

Os critrios de incluso foram daqueles idosos com idade igual ou superior a 60 anos, independentes para realizao de atividades bsicas e instrumentais de vida diria, sem a utilizao de dispositivos auxiliares.

42

4.2.2 Critrios de Excluso

Os critrios de excluso consisitiram em idosos dependentes, com dficit da acuidade visual, portadores de labirintopatia, incapazes de deambular, e que apresentarem sinais e sintomas que coloquem em risco sua sade durante a realizao do teste.

4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Primeiramente os idosos foram submetidos a uma avaliao tendo como itens: nome, idade, nascimento, peso, altura, presso arterial (PA), freqncia cardaca (FC) e respiratria (FR), dados pessoais, e dados socioeconmicos (APNDICE IV). Em seguida foi aplicada a Escala de equilbrio de Berg (ANEXO D), que utilizada para monitorar o desempenho dos idosos quanto s tarefas motoras de equilbrio esttico e dinmico e para prever possveis quedas. De acordo com GAZZOLA (2004), o teste apresenta 14 tarefas comuns para a realizao das atividades funcionais dirias: mudana da posio sentada para de p, sentar sem suporte, transferncias, posio de Romberg com olhos abertos, pegar objetos no cho, girar a 360, postura do passo, passar da posio de p para sentado, projetar-se para frente, Romberg com olhos fechados, rodar o tronco e olhar para trs, p no tamborete e o equilbrio somente em uma perna. Cada item do teste de equilbrio de Berg subdividido em cinco sub-itens com pontuaes de 0 a 4. A nota 0 dada quando o participante for incapaz de realizar a tarefa, e a nota 4 dada se ele conseguir terminar a tarefa, com base no critrio que lhe foi atribudo, sendo a contagem total mxima do teste de 56 pontos. A cognio tambm foi avaliada, por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) (ANEXO C), que pode ser aplicado rapidamente, em 5 ou 10 minutos no mximo. O MEEM parece ser o mais aceito dos testes padronizados resumidos, fornecendo a maioria das informaes no maior nmero de domnios. visto como um instrumento de rastreamento em

43

vez de um instrumento diagnstico, e uma contagem de menos de 24 dentre os 30 pontos possveis indica deficincia cognitiva (SCHUNK, 2002). Aps a aplicao do MEEM, todos os idosos obtiveram uma pontuao maior que 24 pontos, concluindo que a amostra no possui dficit cognitivo. Em seguida os pacientes foram submetidos a um protocolo de tratamento totalizando em 15 atendimentos, com freqncia de trs vezes por semana e com durao aproximadamente de 40 minutos por sesso. De acordo com Toniolo & Ramos (2005) o programa teraputico para obter respostas fisiolgicas que impliquem melhora funcional deve considerar a freqncia de 3 a 7 dias de semana, com durao de 20 a 60 minutos A PA foi aferida antes e aps a realizao de cada sesso, para evitar risco a sade do idoso. O tratamento foi composto por aquecimento, cinesioflexibilidade, treino de equilbrio e fortalecimento muscular. O aquecimento foi realizado na bicicleta ergomtrica Magna fitness (SC 13000), com intensidade leve 60% da FC, no tempo de 10 minutos, com descanso de 3 minutos (cronometrado o tempo do aquecimento, com auxlio do cronmetro do modelo Cssio). Toniolo & Ramos acrescenta que um aquecimento geral por 10 minutos, por exemplo, pedalar uma bicicleta ergomtrica com intensidade leve ou moderada, sendo essa intensidade de 40 a 60% da frequncia cardaca (mx) de reserva de grande importncia.

Figura 1 Aquecimento na bicicleta ergomtrica. FONTE: Protocolo de pesquisa

44

A cinesioflexibilidade foi composta por alongamentos ativos dos seguintes grupos musculares: isquiotibiais, quadrceps, adutores e abdutores. Para a flexibilidade dos isquiostibiais, o paciente esteve em p, apoiando as duas mos em uma parede com os cotovelos estendidos, flexionando o joelho de uma perna frente do corpo, enquanto que a outra fica estendida atrs, tocando o calcanhar no cho com a ponta de ambos os ps voltados para frente.

Figura 2 Alongamento de isquiostibiais. FONTE: Protocolo de pesquisa

No quadrceps foi realizado da seguinte forma: paciente apoiou-se em uma superfcie vertical, para manter o equilbrio. Flexionou um joelho elevando o calcanhar em direo ao glteo, sem comprimir excessivamente o joelho (Obs: alguns idosos apresentaram dificuldades em realizar esse alongamento, portanto houve um auxilio de uma toalha para facilitar o movimento).

45

Figura 3 Alongamento de Quadrceps adaptado. FONTE: Protocolo de pesquisa

Figura 4 Alongamento de Quadrceps. FONTE: Protocolo de pesquisa

O alongamento de adutores, o paciente permaneceu sentado com apoio do dorso na parede, uma das pernas cruzadas sobre a coxa contralateral, realizando uma abduo de quadril e flexo de joelho (em 4), enquanto o outro membro permanecia estendido. Realizando em seguida o lado oposto.

Figura 5 Alongamento de adutores. FONTE: Protocolo de pesquisa

Alongamento de abdutores: posio inicial - paciente permaneceu sentado com o tronco perpendicular ao cho, corretamente alinhado e pernas estendidas. Durante a execuo, o paciente flexionou a perna direita, colocando o p por fora do joelho esquerdo; o cotovelo

46

esquerdo na zona externa do joelho fletido e puxando-o na direo do ombro esquerdo enquanto realizava a toro do tronco. Repetindo em seguida o lado oposto.

Figura 6 Alongamento de abdutores. FONTE: Protocolo de pesquisa

Para cada grupo muscular foi executado 2 sries de 20 segundos e 30 segundos de repouso entre cada alongamento. O treino de equilbrio esttico era realizado com o indivduo sentado utilizando o disco proprioceptivo, realizando movimentos antero-posteriores (10 repeties), inclinaes laterolaterais (10 repeties), e rotaes (5 rotaes), e o treino de equilbrio dinmico foi efetuado por caminhadas sobre dois colchonetes (6 voltas).

Figura 7 Treino de equilbrio esttico. FONTE: Protocolo de pesquisa

Figura 8 Treino de equilbrio dinmico FONTE: Protocolo de pesquisa

47

O treino de fora muscular era realizado por agachamentos, por meio de um banco, trabalhando o sentar levantar em cadeia fechada (2 sries de 8 repeties cada, com intervalo de 2 minutos).

Figura 9 Treino de fora muscular FONTE: Protocolo de pesquisa Figura 8 Treino de equilbrio dinmico FONTE: Protocolo de pesquisa

4.4 ANLISES DESCRITIVAS E INFERNCIAS DOS DADOS COLETADOS

Para avaliar o efeito do protocolo fisioteraputico sobre o equilbrio de idosos, foram aplicados mtodos estatsticos descritivos e inferncias sobre uma amostra obtida por convenincia, dentre os idosos voluntrios, com idade igual ou superior a 60 anos, cujo nmero amostral seria de 100% dos idosos independentes totalizando 20 indivduos. Porm somente 40% do total permaneceram at o final do tratamento fisioteraputico. A anlise estatstica foi realizada por meio de um pacote estatstico, o Minitab 15, o equilbrio dos idosos foi medido atravs da escala (ordinal) de Berg, sendo aplicado o teste TStudent para amostras dependentes. Sendo considerado para o teste o nvel significncia 5% para rejeio da hiptese de nulidade.

48

4.5 ASPECTOS TICOS

A pesquisa teve incio aps aprovao da orientadora (APNDICE I), do coorientador (APNDICE II), da instituio Secretaria de Estado de Assistncia e Desenvolvimento Social SEDES (ANEXO B), do Comit de tica em Pesquisa CEP com o protocolo N 175006/08 (ANEXO A) e dos indivduos pesquisados por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (APNDICE III).

49

5. RESULTADOS

Do total de 20 idosos independentes residentes no Abrigo Lar da Providncia, foram excludos da pesquisa, 10 por que no consentiram a participao no estudo, 2 que desistiram no decorrer do estudo por motivos pessoais, restando apenas 8 idosos que compem a amostra do estudo. Na Tabela 1 a seguir, apresenta a quantidade de idosos avaliados, por sexo e faixa etria, no Lar da Providncia, no perodo de maro a maio de 2008. Sendo assim, foi observado que do total de idosos do sexo feminino (seis idosos), um pertence classe de 65 a 69 anos, outra na faixa de 70 a 74, e quatro pertence classe de 75 a 79 anos. Em relao ao sexo masculino foi observado dois indivduos, sendo que um pertence classe de 65 a 69 anos, e outro com faixa etria maior ou igual a 80 anos.

Tabela 1 - Quantidade de pessoas avaliadas por sexo e faixa etria. Faixa Etria (Em Anos) 60-64 0 1 1 12,50 65-69 1 0 1 12,50 70-74 1 0 1 12,50 75-79 4 0 4 50,00 80 0 1 1 12,50

SEXO Feminino Masculino Total %

Total 6 2 8

% 75,00 25,00 100,00

FONTE: protocolo de pesquisa

A Tabela 2 a seguir apresenta a quantidade de idosos, que caram nos ltimos 6 meses no Lar da Providncia, avaliados no perodo de maro a maio de 2008. De maneira que, dos oito avaliados, a faixa de idade que apresentou o maior destaque foi a 75 79 com 50,00% do total.

50

Tabela 2 - Quantidade de pessoas avaliadas, por faixa etria em relao se houve queda ou no nos ltimos 6 meses. Sofreu Queda nos Faixa Etria Total % ltimos Meses 60 - 64 65 - 69 70 - 74 75 - 79 80 0 0 1 2 1 4 50,00 Sim 1 1 0 2 0 4 50,00 No 1 1 1 4 1 8 Total 12,50 12,50 12,50 50,00 12,50 100,00 % FONTE: protocolo de pesquisa

A Tabela 3 a seguir apresenta a quantidade de idosos avaliados, por sexo e se houve queda ou no nos ltimos seis meses, no Lar da Providncia, no perodo de maro a maio de 2008. De maneira que, do total de seis pessoas do sexo feminino, 3 caram e 3 no caram. Em relao ao sexo masculino houve duas observaes, sendo que um caiu e outro no caiu nos ltimos meses.

Tabela 3 - Quantidade de pessoas avaliadas, por sexo em relao se houve queda ou no nos 6 ltimos meses. Sofreu queda nos ltimos SEXO SIM Feminino Masculino Total % FONTE: protocolo de pesquisa 3 1 4 50,00 meses? NO 3 1 4 50,00 6 2 8 100,00 75,00 25,00 Total %

A Tabela 4 a seguir apresenta a quantidade de vezes que os idosos avaliados, caram nos ltimos 6 meses, no Lar da Providncia. De maneira que, trs responderam que caram apenas uma vez, representando 75,00% do total, e uma pessoa afirma que caiu quatro vezes nos ltimos meses, representando 25,00% do total.

51

Tabela 4 - Quantidade de vezes que os idosos caiu nos ltimos 6 meses.

Quantas Vezes Caram nos ltimos Meses Uma Vez Quatro Vezes Total FONTE: protocolo de pesquisa

Quantidade 3 1 4

% 75,00 25,00 100,00

5.1 INFERNCIA 5.1.1 Introduo Problemtica

Para se testar a evoluo de idosos com problemas de locomoo, aps tratamento fisioteraputico, realizou-se novamente o teste de Berg, o qual foi submetido ao teste estatstico t Student para amostras dependentes (t-Pareado) (BUSSAB & MORETTIN, 2004), com o objetivo de analisar se a mdia do teste de Berg antes do tratamento igual mdia do referido teste aps o tratamento fisioteraputico, ou se a mdia do teste de Berg maior aps o tratamento, o que implicaria afirmar que houve evoluo na locomoo dos idosos aps aplicao do protocolo de tratamento fisioteraputico. Mas para se realizar o teste t - Pareado necessrio que a varivel supra algumas condies. Tais condies e o teste t - Pareado sero apresentados, justificados e testados nas linhas que se seguem.

5.1.2 Condies para se aplicar o teste t - Pareado para as Mdias.

Para se aplicar o teste t - Pareado necessrio que as populaes sejam normais e dependentes (BUSSAB & MORETTIN, 2004), o que ser demonstrado abaixo.

52

Como foram avaliados os mesmos pacientes antes e depois do tratamento fisioteraputico, as duas amostras so dependentes, pois se trata da mesma populao. E para testar normalidade em relao aos resultados do teste de Berg antes e depois do tratamento, foi adotado o teste de Anderson-Darling para normalidade, considerando as seguintes hipteses tanto para o antes quanto para o depois do tratamento: primeiro, de que os resultados do teste de Berg antes do tratamento seguem uma distribuio normal e por contraposio a hiptese de que os referidos dados no seguem uma distribuio normal. Se admitido um nvel de significncia de 1% realizou-se o teste de normalidade que apresentou os seguintes resultados: Mdia foi de 50,63, desvio padro foi de 3,114, valor do teste igual a 0,802 e a probabilidade de significncia (p-valor) igual a 2,1%. Como a probabilidade de significncia do teste maior que o nvel de significncia adotado inicialmente se aceita a primeira hiptese, e conclui-se que os dados esto distribudos normalmente. O mesmo procedimento foi submetido para os resultados do teste de Berg aps o tratamento fisioteraputico. Admitiu-se o mesmo nvel de significncia de 1%, aplicou-se o teste de Anderson-Darling para normalidade que resultou nas seguintes informaes: Mdia foi de a 52,13, desvio padro de 2,85, valor do teste de 0,42 e probabilidade de significncia de 2,41%. E com os mesmos critrios do teste anterior, de que a probabilidade de significncia maior que o nvel de significncia pr-estabelecido, aceita a primeira hiptese de que os resultados do teste de Berg aps o tratamento tambm so normalmente distribudos. Aps concluirmos a normalidade da soma dos escores do teste de Berg em idosos, podemos testar se o parmetro Mdio do teste de Berg, tanto antes como depois do tratamento, so iguais ou diferentes atravs do teste t - Pareado.

5.1.3 Aplicao do Teste T Pareado O objetivo para o teste acima citado saber se ao longo da avaliao houve um melhor desempenho nos resultados, por parte de idosos avaliados no lar da providncia, fazendo comparaes de mdias pelo teste em questo, provando pelo mesmo, se so iguais ou no.

53

A estatstica descritiva para o teste T-Pareado em relao ao teste de Berg apresentou os seguintes resultados antes do tratamento fisioteraputico: mdia de 50,63, com um desvio padro de 3,11 e um erro padro de 1,10. Enquanto que o teste de Berg depois do tratamento apresentou uma mdia de 52,13, com um desvio padro de 2,85 e um erro padro de 1,01. A diferena das mdias entre o antes e o depois foi de (-1,5) o que nos leva a crer que aps o tratamento houve uma melhora. O tratamento foi analisado com o teste T-Student para amostras pareadas com objetivo de avaliar se a diferena mdia significativamente diferente de zero. Foi adotado um nvel de 5%, a fim de confirmar os resultados fornecidos pelo teste paramtrico. Considerando as seguintes hipteses: H0 a mdia do teste de Berg antes do tratamento fisioteraputico igual ao depois do tratamento e H1 a mdia do teste de Berg depois do tratamento maior que antes do tratamento fisioteraputico. Como a probabilidade de significncia foi de 0,02 rejeitamos H0: ao nvel de significncia de 5%, ou seja, a mdia do teste de Berg depois do tratamento fisioteraputico foi maior que a mdia de antes do tratamento o que leva a cr que aps o tratamento os pacientes avaliados obtiveram uma melhora em relao escala de equilbrio de Berg. Com relao ao intervalo de confiana do teste T-Student, para amostras pareadas (BUSSAB & MORETTIN, 2004), temos que:

I.C{Mdia Antes Mdia Depois} Ao nvel de significncia de 5% podemos observar que no intervalo de confiana das diferenas das mdias do teste t-student pareado foi de [-3,18; -2,68]. Portanto conclumos que as avaliaes antes e depois do tratamento fisioteraputico em relao ao teste de Berg no possuem o mesmo desempenho, tendo a avaliao aps o tratamento, apresentado um escore mdio maior que a de antes do tratamento.

54

6. DISCUSSO

O risco de quedas no idoso multifatorial e a habilidade de manter o equilbrio corpreo um dos fatores. Vrios estudos tm mostrado que programas de exerccios, como caminhadas, dana, exerccios de resistncia, flexibilidade treinamento de fora, produzem melhora nos resultados de testes que incluem o equilbrio corpreo (TONIOLO & RAMOS, 2005). No presente estudo, a maior freqncia de quedas encontrada, ocorreu em idosos com idade acima de 75 anos, como visto na tabela 2. No divergindo de Barreto et al (2001), onde relatado que pessoas mais velhas tendem a cair mais, visto que a idade avanada est intimamente ligada a outros fatores de exposio a quedas. Berg et al. (1997) e Andrade & Santos (2005), afirma que o risco de quedas mais freqente entre as mulheres do que entre os homens. Concordando com Costa et al. (2004) que em seu estudo foi encontrado uma maior prevalncia de quedas em idosas. Nesta pesquisa, observou-se que h uma igualdade do nmero de quedas relacionadas ao sexo, ou seja, homens e mulheres possuem a mesma chance de cair, como mostra na tabela 3. Porm deve ser considerado que no presente estudo h uma incidncia predominante do sexo feminino. Toniolo & Ramos (2005) relata que atravs de uma metanlise envolvendo 12 estudos, os resultados apontam que houve uma reduo de 4% na ocorrncia de quedas para os idosos que estavam no grupo de tratamento recebendo varias e diferentes intervenes. Concluindo que a pratica regular de exerccios tem como objetivo romper com o sedentarismo, manter ou melhorar a fora muscular, capacidade aerbica, equilbrio e flexibilidade. Carter & ODriscoll (2000) e Holmes et al. (2000), acreditam que o declnio da performance fsica e da independncia funcional proveniente do envelhecimento aumentam o risco de quedas em indivduos idosos, mas que, em muitos casos, podem ser minimizados atravs da prtica de exerccios fsicos. O efeito dos exerccios sobre o equilbrio, a fora e o tempo de reao em idosos tm mostrado melhoras significativas na fora e no equilbrio corporal, aps um programa de atividades fsicas, em comparao com aqueles idosos que no

55

se exercitam, concluindo-se que a atividade fsica de grande importncia para os seres humanos, sendo o elemento-chave para a promoo da sade. Neste trabalho, constatou-se que Escala de Equilbrio de Berg confivel. Concordando com a publicao de PANSA et al. (2003), no qual avaliaram idosos que foram submetidos a um treino de equilbrio antes e aps o mesmo. Concluindo que as escalas de equilbrio so de grande ajuda para o fisioterapeuta e podem melhor precisar a evoluo pstratamento, alm de serem de fcil, rpida aplicao e boa fidedignidade. Acrescentam ainda dizendo que o Teste de Equilbrio de Berg a escala mais completa, pois avalia o equilbrio nas situaes de vida do paciente.

56

7. CONSIDERAES FINAIS

A queda um evento real na vida dos idosos e traz a eles muitas conseqncias, s vezes irreparveis. Portanto, a abordagem ao idoso que caiu deve incluir uma avaliao ampla e integral. Assim o profissional de sade deve realizar uma anamnese bem detalhada, direcionada as causas do desequilbrio e conseqentemente das quedas, traando um tratamento especifico a fim de melhorar a fora muscular, a flexibilidade e principalmente o equilbrio. Atravs da avaliao do equilbrio pela Escala de Berg, realizada com os idosos do Abrigo Lar da Providncia, no perodo de maro a maio de 2008, pode-se observar aps a anlise e a discusso dos resultados uma melhora significativa do equilbrio corporal aps o tratamento fisioteraputico, diminuindo conseqentemente a predisposies de quedas entre esses idosos. Assim a assistncia adequada dos servios de sade, diante da atual demanda existente de idosos acometidos por alterao de equilbrio, necessitam se informar e conscientizar-se sobre a importncia da avaliao multi-profissional, direcionando sua nfase no apenas para alteraes biolgicas, mas tambm, com a preocupao e o conhecimento devido a um monitoramento adequado sobre as influncias dos fatores intrnsecos e extrnsecos que determinam e condicionam a ocorrncia de quedas, interferindo com isso na qualidade de vida desses idosos e, conseqentemente, na sua autonomia e independncia.

57

REFERNCIAS ALBUQUERQUE, S. Envelhecimento ativo: desafios dos servios de sade para melhoria da qualidade de vida dos idosos [tese de doutorado]. So Paulo: Universidade de So Paulo; 2005.

ANDRADE, M.; SANTOS, M. Incidncia de quedas relacionada aos fatores de riscos em idosos institucionalizados. Revista Baiana de Sade Publica, Salvador, v.29, n. 1, jan./jun. p. 57-68, 2005.

BANKOFF, A. et al. Postura e equilbrio corporal: um estudo das relaes existentes. Movimento e Percepo, Esprito Santo do Pinhal, v.7, n. 10, jan./jun. 2007.

BARANA, M. et al. Estudo do equilbrio esttico de idosos e suas correlaes com quedas. Fisioterapia Brasil, v.5, n. 2, mar./abr. 2004.

BARRETO, K. et al. Projeto de Diretrizes sobre Quedas em Idosos. Associao Mdica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2001.

BERG, K.; NORMAN, K. Functional Assessment of Balance and Gait. Clinics in Geriatrics Medicine, v.12, n. 4, p. 705 723, 1996.

BERG, W. et al. Circunstances and consequences of falls in independent community dwelling older adults. Age & Ageing. v.26, p. 261 268, 1997.

BRITO, C.; BATTISTELLA, L. Classificao Internacional de Funcionalidade (CIF).Acta Fisiatrica. v. 9, n. 2, p. 98-101, 2002.

BUSSAB,W.; MORETTIN, P. Estatstica Bsica. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2004.

CARVALHO, J.A.M., BRITO F. A demografia brasileira e o contexto da fecundidade no Brasil: contribuies, equvocos e silncios. In: ASSOCIAO BRASILEIRA DE

58

ESTUDOS POPULACIONAIS. Revista Brasileira de Estudos de Populao. v.22, n.2. So Paulo: Rebep, 2005.

CARVALHO, K.; MAIA, M.; ROCHA, R. A percepo da melhoria da capacidade funcional em indivduos de terceira idade praticantes de hidroginstica de uma academia da cidade de Juiz de Fora. Trabalho de Ps graduao Lato-Sensu em Natao e Hidroginstica - Universidade Gama Filho, Juiz de Fora, 2005.

CHAIMOWICZ, F. Epidemiologia e o envelhecimento no Brasil. In: FREITAS, E. et. al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 106-130, 2006.

CHANDLER, J. Equilbrio e quedas no idoso: questes sobre a avaliao e o tratamento. In: GUCCIONE, A. Fisioterapia Geritrica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 265 277, 2002.

COHEN, H. Neurocincias para Fisioterapeutas. 2 ed. Barueri: Manole, 2001.

COSTA JUNIOR, M.; RODRIGUES, R.; FABRICIO, S. Causas e conseqncias de quedas de idosos atendidos em hospital pblico. Revista Sade Pblica, Ribeiro Preto, v.38, n. 1, p. 93-9, 2004.

DINIZ, C. & ABREU, V. Screening para avaliar capacidade funcional. So Paulo, 2004.

FREITAS, E; KOPILLER, D. Atividade Fsica no idoso. In: FREITAS, E. et. al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 586-594, 2006.

FREITAS, E.; MIRANDA, R. Parmetros Clnicos do Envelhecimento e Avaliao Geritrica Ampla. In: FREITAS, E. et. al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 900 909, 2006.

GAZZOLA, J et al. Berg Balance Scale. So Paulo, 2004.

59

GANDOLFI, L.; SKORA, M. Fisioterapia Preventiva em Grupos na Terceira Idade. Rev. Fisioterapia em Movimento, v. 13, n. 2, out. 2000/ mar. 2001.

GOMES, et al. Fisioterapia em Gerontologia. In: FREITAS, E. et. al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 1198 1209, 2006.

GUCCIONE, A. Fisioterapia Geritrica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

GUIMARES, J.; FARINATTI, P. Anlise descritiva de variveis teoricamente associadas ao risco de quedas em mulheres idosas. Rev. Bras. Med. Esporte, v.11, n. 5, set./out. 2005.

HOLMES, H.; COLLINS, J.; BEISSNER, K. Muscle force and tange of motion as predictor of function in older adults. Physical Therapy, v. 80, n. 6, p. 556-563, 2000.

JORGE, M.; KOIZUMI, M.; GAWRYSZEWSK, V. Mortes e internaes por causas externas entre os idosos no Brasil: o desafio de integrar a sade coletiva e ateno individual. Rev Assoc Md Brs, So Paulo, v.50, n. 1, p.97-103, 2004.

KALACHE, A; RAMOS, L; VERAS, R. Envelhecimento Populacional: uma realidade brasileira. Rev. Sade pbl., So Paulo, v. 21, n. 3, p. 211-24, 1987.

KAUFFMAN, T. Manual de Reabilitao Geritrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

LARSSON, L.; FRONTERA, W. Funo da Musculatura Esqueltica nas Pessoas Idosas. In: KAUFFMAN, T. Manual de Reabilitao Geritrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 7 14, 2002.

MACIEL, A.; GUERRA, R. Prevalncia e fatores associados ao dficit de equilbrio em idosos. Rev. Bras. Cin. e Mov, v.13, n. 1, p. 37-44, 2005.

60

MARTIN, D.; BASILIADIS, M. Avaliao Geritrica Interdiscplinar. In: KAUFFMAN, T. Manual de Reabilitao Geritrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 355-359, 2002.

MATSUDO, S. et al. Impacto do envelhecimento nas variveis antropomtricas, neuromotoras e metablicas da aptido fsica. Rev. Bras. Cin. e Mov, Braslia, v.8, n. 4, p. 21-32, set.2000.

MOLLINGER, L.; STEFFEN, T.; HACKER, T. Age- and Gender-Related Test Performance in Community-Dwelling Elderly People: Six- Minute Walk Test, Berg Balance Scale, Timed Up & Go Test, and Gait Speeds. Physical Therapy, v. 82, n. 2, p. 128-135, feb. 2002.

ODRISCOLL, M; CARTER, N. Life begins at forty! Should the route to promoting exercise in elderly people also start in their forties? Physiotherapy, v.2, n. 86, p. 85-93, 2000.

PAIXO JUNIOR, C.; HECKMAN, M. Distrbios da postura, marcha e quedas. In: FREITAS, E. et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 950-961, 2006.

PAIXO JUNIOR, C; REICHENHEIM, M. Uma reviso sobre instrumentos de avaliao do estado funcional do idoso. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p.7-19, jan./fev. 2005.

PANSA, F. et al. Treino de equilbrio em mulheres idosas. Revista de Fisioterapia da Universidade Cidade de So Paulo, So Paulo, v.2, n.2, p.89-99, dez. 2003.

PATTEN, C.; CRAIK, R. Alteraes Sensoriomotoras e Adaptao no Idoso. In: GUCCIONE, A. Fisioterapia Geritrica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 73 102, 2002.

PAVAO, R.; LAKS, J. Fisioterapia Preventiva em Psicogeriatria. O Coffito, n. 9, p. 13-15, dez. 2000.

61

PEREIRA, F. et al. Perfil de um Grupo de Mulheres Idosas Residentes no Condomnio Rio 2, no Municpio do Rio de Janeiro. Fitness & Performance Journal, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p.352-357, nov./dez. 2005.

PEREIRA, M; GOMES, C. Avaliao funcional. In: GUIMARAES, M; CUNHA, V. Sinais e sintomas em Geriatria e Gerontologia. 2ed. So Paulo: Atheneu, p. 17-30, 2004.

PURVES, D, et al. Neurocincias. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

RAMOS, L. Epidemiologia do envelhecimento In: FREITAS, E. et al. Tratado de geriatria e gerontologia.1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 72-78, 2002.

ROSENTHAL, B. Alteraes Funcionais na Viso do Idoso. In: KAUFFMAN, T. Manual de Reabilitao Geritrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 243 248, 2002.

ROSSI, A; RUWER, S; SIMON, L. Equilbrio no idoso. Rev. Brs. Otorrinolaringol, Tenente Portela, v.71, n. 3, p.298-303, mai./jun. 2005.

SCHUNK, C. Deficincia cognitiva. In: GUCCIONE, A. Fisioterapia Geritrica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

SILVA, Tatiana A. A; et al. Sarcopenia associada ao envelhecimento: aspectos etiolgicos e opes teraputicas. Rev. Bras. Reumatol., So Paulo, v.46, n. 6, nov./dez. 2006.

TINETTI, M. Preventing Falls in Elderly Persons. The New Journal of Medicine, v.384 n. 1, p. 42-49, 2003.

TONIOLO NETO, J.; RAMOS, L. Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar Unifesp Escola Paulista de Medicina: Geriatria e Gerontologia. Barueri: Manole, 2005.

62

VALE, R; NOVAES, J.; DANTAS, E. Efeitos do treinamento de fora e de flexibilidade sobre a autonomia de mulheres senescentes. Rev. Bras. Cin. e Mov., v.13, n. 2, p.33-40, 2005.

VERAS, R. Envelhecimento populacional e as informaes de sade do PNAD: demandas e desafios contemporneos. Cadernos de Sade Pblica, v.23, n.10, out. 2007.

63

APNDICES

64

65

66

APNDICE III: TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

As informaes obtidas sero analisadas em conjunto com as de outros pacientes, no sendo divulgada qualquer informao que possa levar a sua identificao.

Belm, ____ de _____________ de 2008.

Projeto: Avaliao do equilbrio em idosos institucionalizados antes e aps um protocolo de tratamento. Esclarecimento da Pesquisa

O (A) senhor(a) esta sendo convidado(a) a participar de uma pesquisa cujo a proposta em estudo consiste na avaliao do equilbrio antes e aps o atendimento de idosos em abrigo. Com o objetivo de avaliar se um tratamento realizado pela fisioterapia melhora o equilbrio. Em todos os pacientes ser utilizado a mesma avaliao. A pesquisa ser realizada com um total de 15 atendimentos, por meio de 2 atendimentos semanais, com durao de aproximadamente 40 minutos. Os possveis riscos apresentados pela pesquisa podero ser aqueles relacionados com as alteraes no equilbrio, tonturas, insegurana e medo. Os benefcios que a pesquisa poder trazer ao participante sero de informaes sobre o equilbrio corporal ao ficar parado e ao caminhar, bem como de orientaes sobre o equilbrio e a realizao de atividades cotidianas. Deixamos claro que somente ao final do trabalho que poderemos tirar concluses a respeito dos resultados. Em qualquer momento do estudo o paciente, seus responsveis e familiares tero acesso aos profissionais responsveis pela pesquisa, para esclarecimento de dvidas.

GARANTIAS garantida aos pacientes, a liberdade de deixar de participar do estudo, sem qualquer prejuzo continuidade de seu tratamento na Instituio. Bem como de os idosos que aceitarem participar da pesquisa, no so obrigados a responder as perguntas no questionrio de avaliao da pesquisa. Os pacientes tm direitos a se manterem informados a respeito dos resultados parciais da pesquisa.

67

Em caso de dano pessoal, diretamente provocado pelos procedimentos da pesquisa, os pesquisadores se comprometem a prestarem assistncia e cuidados necessrios a cada caso. No h despesas pessoais para o participante em qualquer fase do estudo, incluindo exames e consultas. Tambm no haver nenhum pagamento por sua participao.

DECLARAO Declaro que compreendi as informaes que li ou que me foram explicadas sobre o trabalho em questo. Discuti com as pesquisadoras sobre minha deciso em participar nesse estudo, ficando claro para mim, quais so os propsitos da pesquisa, os procedimentos a serem realizados, os possveis desconfortos e riscos, as garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes. Ficou claro tambm que minha participao no tem despesas, inclusive se optar por desistir de participar da pesquisa. Concordo voluntariamente em participar desse estudo podendo retirar meu consentimento a qualquer momento sem necessidade de justificar o motivo da desistncia, antes ou durante o mesmo, sem penalidades, prejuzo ou perda de qualquer benefcio que possa ter adquirido, ou no meu atendimento neste servio. Os resultados do estudo sero divulgados a comunidade acadmica e cientfica por meio de uma dissertao de trabalho de concluso de curso e ou pelo envio para publicao em revista cientfica. A pesquisa se respalda na literatura cientfica de que os testes e procedimentos utilizados no acarretam qualquer prejuzo sua sade.

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Eu _____________________________________________________________________, residente na _______________________________________________________________e domiciliado(a) no municpio de _______________________, portador(a) da Cdula de Identidade, n __________________________, e inscrito no CPF/MF n____________________________, nascido (a) em ______/_______/________, abaixo assinado (a), concordo de livre e espontnea vontade em participar como pesquisado do estudo: Avaliao do equilbrio em idosos institucionalizados antes e aps um protocolo de tratamento. Declaro ainda que li as informaes acima sobre a pesquisa, e que me sinto perfeitamente esclarecido sobre os objetivos da pesquisa, seus testes e procedimentos, assim como, de seus riscos e benefcios.

68

_____________________________________________________________________ Assinatura do sujeito da pesquisa ou do responsvel Responsveis pelo Projeto:

Edila Monteiro de Oliveira Prof. responsvel pelo projeto Endereo: Avenida Alcindo Cacela n 359 UNAMA Telefones para contato: 4009-3204 / 8134-7237 Alessandra Taylan Freitas Frana Acadmica do 8 semestre do curso de Fisioterapia da Universidade da Amaznia Telefones para contato: (91) 8167-8827 Elimaria Souza Martins Acadmica do 8 semestre do curso de Fisioterapia da Universidade da Amaznia Telefones para contato: (91) 8198-3120 ris Tathyane Lima da Silva Acadmica do 8 semestre do curso de Fisioterapia da Universidade da Amaznia Telefones para contato: (91) 3248-5403/ 8118-1187

69

APNDICE IV FICHA DE AVALIAO 1. IDENTIFICAO NOME:________________________________________________________________ SEXO: ( ) F ( )M ESTADO CIVIL: _________________ ( )70-74 ANOS ( ) 75-79 ANOS

NASCIMENTO:____/____/____

FAIXA ETRIA: ( ) 60-64 ANOS ( ) 65-69 ANOS ( ) 80 ANOS

2. ANAMNESE HISTRICO FAMILIAR: TEMPO NA INSTITUIO: POSSUI FILHOS? ( ) SIM ( ) NO ( ) NO ( ) NO QUANTOS?

TEM RENDA PRPRIA?

( ) SIM

TEM ACESSO A ESSA RENDA?

( ) SIM

CAIU NOS 6 LTIMOS MESES? ( )SIM ( ) NO QUANTAS VEZES?

3. EXAME FSICO PA: PESO: ALTURA: FC: FR:

4. TESTE DE BERG

70

ANEXOS

71

72

73

ANEXO C MINI EXAME DO ESTADO MENTAL MEEN

Mxima orientao 3 ( ) Em que dia, ms, anos estamos? 4 ( ) Onde estamos: cidade, estado, pas, abrigo? Registros 3 ( ) Nomeie 3 objetos: diga palavra por palavra, devagar; pea ao paciente que repita as trs palavras. D um ponto para cada resposta correta. Ento repita todas novamente, para que ele aprenda. Ateno e clculo 5 ( ) Pea ao paciente que conte de trs para frente, comeando do n 100, de 7 em 7. Pare e depois da 5 resposta. Alternativamente pea para soletrar mundo ao contrrio. Memria 3 ( ) Pea que ele repita as trs palavras. D um ponto para cada resposta correta. Linguagem ( ) Mostre um lpis e um relgio, pea-lhe que os nomeie (2 pontos). - Pea que repita o seguinte: nem sim, nem no, nem porque (1 ponto). - D as 3 seguintes ordens: Pegue esta folha de papel com a mo

74

direita, passe a folha para a mo esquerda, coloque a folha no cho (3 pontos). - Leia e faa o que est escrito: FECHE OS OLHOS (1 Ponto). Escreva uma frase (1 ponto). Copie este desenho (1 ponto). Total ( ) Fonte: FREITAS et. al, 2002

75

ANEXO D TESTE DE BERG 1. Posio sentada para posio em p Instrues: Por favor, levante-se. Tente no usar suas mos para se apoiar. (4) capaz de levantar-se sem utilizar as mos e estabilizar-se independentemente. (3) capaz de levantar-se independentemente utilizando as mos. (2) Capaz de levantar-se utilizando as mos aps diversas tentativas. (1) Necessita de ajuda mnima para levantar-se ou estabilizar-se. (0) Necessita de ajuda moderada ou mxima para levantar-se.

2. Permanecer em p sem apoio Instrues: Por favor, fique em p por 2 minutos sem se apoiar. (4) capaz de permanecer em p com segurana por 2 minutos. (3) capaz de permanecer em p por 2 minutos com superviso. (2) capaz de permanecer em p por 30 segundos sem apoio. (1) necessita de vrias tentativas para permanecer em p por 30 segundos sem apoio. (0) incapaz de permanecer em p por 30 segundos sem apoio.

Se o paciente for capaz de permanecer em p por 2 minutos sem apoio, d o nmero total de pontos para o item nmero 3. Continue com o item numero 4. 3. Permanecer sentado sem apoio nas costas, mas com os ps apoiados no cho ou num banquinho. Instrues: Por favor, fique sentado sem apoiar as costas com os braos cruzados por 2 minutos. (4) capaz de permanecer em sentado com segurana e com firmeza por 2 minutos. (3) capaz de permanecer em sentado por 2 minutos sob superviso. (2) capaz de permanecer sentado por 30 segundos.

76

(1) capaz de permanecer sentado por 10 segundos. (0) incapaz de permanecer sentado sem apoio durante 10 segundos.

4. Posio em p para a posio sentada. Instrues: Por favor, sente-se. (4) senta-se com segurana com uso mnimo das mos. (3) controla a descida utilizando as mos. (2) utiliza a parte posterior das pernas contra a cadeira para controlar a descida. (1) senta-se independentemente, mas tem descida sem controle. (0) necessita de ajuda para sentar-se.

5. Transferncias Instrues: Arrume as cadeiras perpendicularmente ou uma de frente para a outra para uma transferncia em piv. Pea ao paciente para transferir-se de uma cadeira com apoio de brao para uma cadeira sem apoio de brao e vice-versa. (4) capaz de transferir-se com segurana com uso mnimo das mos. (3) capaz de transferir-se com segurana com o uso das mos. (2) capaz de transferir-se seguindo orientaes verbais c/ou superviso. (1) necessita de uma pessoa para ajudar. (0) necessita de duas pessoas para ajudar ou supervisionar para realizar a tarefa.

6. Permanecer em p sem apoio e com os olhos fechados. Instrues: Por favor, fique em p e feche os olhos por 10 segundos. (4) capaz de permanecer em p por 10 segundos com segurana. (3) capaz de permanecer em p por 10 segundos com superviso. (2) capaz de permanecer em p por 3 segundos. (1) incapaz de permanecer com os fechados durante 3 segundos, mas mantm-se em p. (0) necessita de ajuda apara no cair.

77

7. Permanecer em p sem apoio com os ps juntos. Instrues: Junte seus ps e fique em p sem se apoiar (4) capaz de posicionar os ps juntos independentemente e permanecer por 1 minuto com segurana. (3) capaz de posicionar os ps juntos independentemente e permanecer por um minuto com superviso. (2) capaz de posicionar os ps juntos independentemente e permanecer por 30 segundos. (1) necessita de ajuda para posicionar-se, mas capaz de permanecer com os ps juntos durante 15 segundos. (0) necessita de ajuda para posicionar-se e incapaz de permanecer nessa posio por 15 segundos. 8. Alcanar a frente com o brao estendido permanecendo em p. Instrues: Levante o brao a 90. Estique os dedos e tente alcanar a frente o mais longe possvel. (O examinador posiciona a rgua no fim da ponta dos dedos quando o brao estiver a 90. Ao serem esticados para frente, os dedos no devem tocar a rgua. A medida a ser registrada a distncia que os dedos conseguem alcanar quando o paciente se inclina para frente o mximo que ele consegue. Quando possvel, pea ao paciente para usar ambos os braos para evitar rotao do tronco). (4) Consegue alcanar com confiana mais de 25 cm. (3) Consegue alcanar com confiana mais de 10 cm. (2) Consegue alcanar com confiana mais de 5 cm. (1) Inclina o tronco para frente, mas precisa de superviso. (0) Precisa de ajuda para ao cair.

9. Pegar um objeto do cho a partir de uma posio em p. Instrues: Pegue o sapato/chinelo que est na frente dos seus ps.

78

(4) capaz de pegar o chinelo com facilidade e segurana. (3) capaz de pegar o chinelo, mas necessita de superviso. (2) incapaz de peg-lo, mas se estica at ficar a 2-5 cm do chinelo e mantm o equilbrio independentemente. (1) incapaz de peg-lo, necessitando de superviso enquanto esta tentando. (0) incapaz de tentar, ou necessita de ajuda para no perder o equilbrio ou cair.

10. Virar-se e olhar para trs por cima dos ombros direito e esquerdo enquanto permanece em p. Instrues: Vire-se para olhar diretamente atrs de voc por cima do seu ombro esquerdo sem tirar os ps do cho. Faa o mesmo por cima do ombro direito (o examinador poder pegar um objeto e posicion-lo diretamente atrs do paciente para estimular o movimento). (4) olha para trs de ambos os lados com uma boa distribuio do peso. (3) olha para trs somente de um lado, o lado contrrio demonstra menor distribuio do peso. (2) vira somente para os lados, mas mantm o equilbrio. (1) necessita de superviso para virar. (0) necessita de ajuda para no perder o equilbrio ou cair.

11. Girar 360 graus. Instrues: Gire-se completamente ao redor de si mesmo. Pausa. Gire-se completamente ao redor de si mesmo em sentido contrrio. (4) capaz de girar 360 graus com segurana em 4 segundos ou menos. (3) capaz de girar 360 graus com segurana somente para um lado em 4 segundos ou menos. (2) capaz de girar 360 graus com segurana, mas lentamente. (1) necessita de superviso prxima ou orientaes verbais. (0) necessita de ajuda enquanto gira.

12. Posicionar os ps alternadamente ao degrau ou banquinho enquanto permanece em p sem apoio.

79

Instrues: Toque cada p alternadamente no degrau/banquinho. Continue at que cada p tenha tocado o degrau/banquinho quatro vezes. (4) capaz de permanecer em p independentemente e com segurana, completando 8 movimentos em 20 segundos. (3) capaz de permanecer em p independentemente e completar 8 movimentos em mais que 20 segundos. (2) capaz de completar 4 movimentos sem ajuda. (1) capaz de completar mais que 2 movimentos com o mnimo de ajuda. (0) incapaz de tentar, ou necessita de ajuda para no cair.

13. Permanecer em p sem apoio com um p frente. Instrues: (demonstre para o paciente) Coloque um p diretamente frente do outro na mesma linha; se voc achar que no ir conseguir, coloque o p um pouco mais frente do outro p e levemente para o lado.

(4) capaz de colocar um p imediatamente frente do outro, independentemente, e permanecer por 30 segundos. (3) capaz de colocar um p um pouco mais frente do outro e levemente para o lado.
Independentemente,epermanecerpor30segundos.

(2) capaz de dar um pequeno passo, independentemente, e permanecer por 30 segundos. (1) necessita de ajuda para dar o passo, porm permanece por 15 segundos. (0) perde o equilbrio ao tentar dar um passo ou ficar de p.

14. Permanecer em p sobre uma perna. Instrues: Fique em p sobre uma perna o mximo que voc puder sem se segurar. (4) capaz de levantar uma perna independentemente e permanecer por mais que 10 segundos. (3) capaz de levantar uma perna independentemente e permanecer por 5-10 segundos. (2) capaz de levantar uma perna independentemente e permanecer por mais que 3 segundos.

80

(1) tenta levantar uma perna, mas incapaz de permanecer por 3 segundos, embora permanea em p independentemente. (0) incapaz de tentar, ou necessita de ajuda para no cair.

( ) Escore Total (Mximo = 56)

Das könnte Ihnen auch gefallen