Sie sind auf Seite 1von 10

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

Tpicos 1 - Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 - O gerenciamento da informao e a gesto de documentos. 3 - Tipologias documentais e suportes fsicos. Teste 1 - (CESPE / UnB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Julgue o item subsecutivo, relativo aos fundamentos arquivsticos. A origem do arquivo de uma organizao pblica ou privada est relacionada ao cumprimento de uma finalidade administrativa e, com o tempo, esse arquivo pode ser mantido por razes culturais. (CERTO) 2 - (CESPE/UNB AGU - Cargo 3: Agente Administrativo 2010) Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item subsequente. O arquivo de um rgo o conjunto de documentos recebidos ou expedidos por esse rgo no exerccio de suas atividades. Esse conjunto de documentos pode ser formado por qualquer espcie documental. (CERTO) 3 - (CESPE / UnB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Em relao s caractersticas dos acervos dos rgos de documentao, julgue o item que se segue. As finalidades da biblioteca e do museu so didticas, culturais, tcnicas ou cientficas. (CERTO) 4 - (CESPE / UnB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Em relao s caractersticas dos acervos dos rgos de documentao, julgue o item que se segue. A acumulao natural a forma como os documentos entram nas bibliotecas e nos museus. (ERRADO)

5 - (CESPE/UNB Polcia Federal - Escrivo 2009) Acerca de arquivologia, julgue o item a seguir. O princpio de respeito aos fundos fundamental para a ordenao dos acervos arquivsticos de terceira idade, o que torna evidente que a estrutura e o funcionamento da administrao so os elementos que guiam o arranjo dos documentos. (CERTO) 6 - (CESPE / UnB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Julgue o item subsecutivo, relativo aos fundamentos arquivsticos. Para classificar os documentos de arquivo pelas funes e atividades, necessrio aplicar o princpio da pertinncia. (ERRADO) 7 (CESPE/UNB - Correios - Analista de Correios Arquivologia 2011) Com relao a arquivos correntes e intermedirios, julgue o prximo item. O arquivo corrente descentralizado uma das possibilidades de configurao do tipo de arquivo corrente. Nessa modalidade de configurao, cada setor ou unidade do rgo pblico ou empresa privada responsvel pelo seu arquivo corrente. (CERTO) 8 - (CESPE / UnB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) No que se refere ao ciclo vital dos documentos, julgue o item subsequente. Quando o documento de arquivo tem uma grande possibilidade de uso, ele deve ser considerado como documento do arquivo corrente. (CERTO) 9 - (CESPE/UNB - Polcia Federal Papiloscopista 2012) A organizao de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituies, possibilita a tomada de deciso segura e o atendimento rpido das demandas dos usurios.

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

Considerando essa informao, julgue o prximo item, referente a arquivologia. O arquivo do Departamento de Polcia Federal compe-se de documentos colecionados referentes a assuntos de interesse dos servidores desse rgo. (ERRADO) 10 (CESPE/UNB - ANEEL - Analista Administrativo - 2010) Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item a seguir. A proteo dos documentos de arquivo em relao a qualquer adio, supresso, modificao, utilizao ou ocultao ao importante para garantir a autenticidade do documento de arquivo. (CERTO) 11 - (CESPE/UNB PF Escrivo 2009) Acerca de arquivologia, julgue o item a seguir. As informaes contidas nos documentos de arquivo so produzidas no ambiente interno da organizao ou so recebidas do ambiente externo e tm uma relao direta ou indireta com a misso dessa organizao. (CERTO) 12 - (CESPE PF Papiloscopista 2012) A organizao de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituies, possibilita a tomada de deciso segura e o atendimento rpido das demandas dos usurios. Considerando essa informao, julgue o prximos item, referente a arquivologia. A entrada ou a produo de um documento de arquivo em uma instituio deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificao dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitao. (CERTO) 13 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Acerca da gesto de documentos, julgue o item seguinte.

Os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos por uma organizao precisam, em algumas situaes, passar por vrias reas para que decises sejam tomadas em relao ao tema tratado no documento. Essa atividade conhecida como tramitao. (CERTO) 14 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Acerca da gesto de documentos, julgue o item seguinte. A elaborao do cdigo de classificao de documentos acontece na fase de utilizao de programa de gesto de documentos. (CERTO) 15 - (CESPE/UNB IBAMA Tcnico Administrativo 2012 - adaptada) Acerca da gesto de documentos, julgue o item que se segue. Os documentos de arquivo produzidos e (ou) recebidos pela atividade meio dos rgos pblicos federais devem ser classificados de acordo com o Cdigo de Classificao de Documentos de Arquivo, estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos. (CERTO) 16 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Segundo Luis Carlos Lopes, o cerne das prticas arquivsticas formado pela classificao, pela avaliao e pela descrio. Acerca dessas trs funes arquivsticas, julgue o item que se segue. A tabela de temporalidade de documentos aplicada no arquivo corrente, no arquivo intermedirio e define a destinao final dos documentos. (CERTO) 17 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Segundo Luis Carlos Lopes, o cerne das prticas arquivsticas formado pela classificao, pela avaliao e pela descrio. Acerca

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

dessas trs funes arquivsticas, julgue o item que se segue. O cdigo ou plano de classificao deve ser aplicado depois da tabela de temporalidade de documentos. (ERRADO) 18 - (CESPE/UNB PF - Escrivo 2009) Acerca de arquivologia, julgue o item a seguir. Documentos de arquivo produzidos ou recebidos por uma instituio pblica ou privada, com valor administrativo, legal ou fiscal, considerados como parte do arquivo intermedirio dessa instituio, so tambm considerados de valor secundrio. (ERRADO) 19 (CESPE/UNB - Correios - Analista de Correios Arquivologia 2011) Com relao a arquivos correntes e intermedirios, julgue o prximo item. O recolhimento de documentos dos arquivos correntes ao arquivo intermedirio realizado por meio do plano de destinao. (ERRADO) 20 (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Acerca da gesto de documentos, julgue o item seguinte. Conforme terminologia prpria da arquivologia, realiza-se o arquivamento quando dispem-se os documentos de determinada maneira. (ERRADO) 21 - (CESPE/UNB Polcia Federal Escrivo 2009) Acerca das tipologias documentais e dos suportes fsicos, julgue o prximo item. Documentos iconogrficos so aqueles em formatos e dimenses variveis, com representaes geogrficas, arquitetnicas ou de engenharia. (ERRADO)

22 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) A respeito dos documentos de arquivo, julgue o item a seguir. O gnero de documentos iconogrficos formado por documentos em suportes sintticos, em papel emulsionado ou no, contendo imagens estticas. (CERTO) 23 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) A respeito dos documentos de arquivo, julgue o item a seguir. O ofcio expedido e o ofcio recebido so tipos documentais comuns na administrao pblica federal. (ERRADO) 24 (CESPE/UNB - MS Arquivologista 2010) Julgue o item a seguir, a respeito da automao aplicada aos documentos de arquivo. A digitalizao de documentos de arquivo pressupe que j se tenha desenvolvido a organizao arquivstica desses documentos e o estabelecimento de um programa de avaliao e seleo dos conjuntos documentais a serem digitalizados. (CERTO) 25 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) No que se refere microfilmagem e digitalizao aplicada aos arquivos, julgue o item a seguir. O microfilme de segurana serve preservao das informaes contidas em documentos que so eliminados, tendo em vista a racionalizao e o aproveitamento de espao. (ERRADO) 26 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) No que se refere microfilmagem e digitalizao aplicada aos arquivos, julgue o item a seguir. Os documentos digitais podem ser gerados por sistemas informatizados por meio de

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

dados contidos em sistemas gerenciadores de banco de dados, por processo de digitalizao ou diretamente com uso de software ou sistema especfico. (CERTO) 27 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Com relao preservao e ao gerenciamento eletrnico de documentos digitais, julgue o item a seguir. A migrao pode ser feita por meio da alterao do suporte, da atualizao ou da alterao do programa ou pela conjugao dos dois anteriores. Na segunda opo, no h alterao do documento. (ERRADO) 28 - (CESPE/UNB ANP - ANALISTA ADMINISTRATIVO 2013) Em relao preveno de sinistros em arquivos, julgue o item que se segue. Os documentos molhados no devem ser abertos nem esticados e, muito menos, se deve tentar fech-los caso estejam encharcados. (CERTO) 29 (CESPE/UNB MP/PI - Analista Ministerial rea: Documentao 2012) Acerca da anlise topolgica de documentos, julgue o item a seguir. O tipo documental consiste na associao entre a espcie documental e a funo que o documento representa. So exemplos de tipos documentais: o memorando, o ofcio, o relatrio, a carta e a fotografia. (ERRADO) 30 - (CESPE/UNB DPU Arquivista 2010 - adaptada) Acerca da preservao de informao em formato digital, julgue o item. Uma das vantagens da preservao digital de informaes a economia, uma vez que demanda menor espao fsico e menos recursos humanos, investimentos em mobilirio, acondicionamento e controle ambiental.

(ERRADO) 31 (CESPE/UNB IBRAM/DF - Arquivista 2009) Quanto s medidas de preservao, conservao e restaurao de documentos arquivsticos, julgue o item. Um programa de preservao preventiva deve prever, entre outros fatores, o controle da temperatura e umidade do ambiente e a incidncia direta de luz, natural ou artificial, sobre os documentos. (CERTO) 32 - (CESPE - IBRAM/DF Arquivista - 2009) Julgue o item relativo preservao e conservao de documentos arquivsticos. Visando garantir a preservao, recomendase que todos os documentos pblicos sejam produzidos em papis alcalinos e em formatos padronizados, de acordo com as normas vigentes. (ERRADO) 33 - (CESPE TRE/MS Tcnico Judicirio rea: Administrativa 2013 - adaptada) Julgue o item seguinte. Na preservao de documentos arquivsticos, deve-se considerar as polticas institucionais voltadas para a preveno de danos aos documentos. (CERTO) 34 - (CESPE/UnB CNJ - Tcnico Judicirio - rea: Administrativa 2013) No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e preservao de documentos, julgue o item que se segue. As aes de acondicionamento e armazenamento dos documentos visam preservao do material e facilitao do acesso a eles. Para os documentos em suporte papel, a recomendao tcnica acondicion-los em sacos plsticos. (ERRADO) 35 - (CESPE/UNB - TRE/ES - TCNICO JUDICIRIO 2011) Com relao a acondicionamento, armazenamento e

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

conservao de documentos, julgue o item seguinte. Os mapas devem ser mantidos em gavetas horizontais, acondicionados em envelopes de papel neutro ou polister. (CERTO) 36 - (CESPE/UNB PF - Escrivo 2009) Acerca das tipologias documentais e dos suportes fsicos, julgue o prximo item. A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variaes de temperatura e a poeira so, a mdio e longo prazos, prejudiciais conservao dos documentos. (CERTO) 37 - (CESPE/UNB - ANEEL Analista Administrativo Arquivologia 2010) Julgue o item seguinte, relativo preservao e conservao de documentos de arquivos. Os depsitos de arquivo devem prever locais especficos para armazenamento de cada tipo de suporte, de acordo com suas especificidades. (CERTO) 38 - (CESPE/UNB - MPU - Tcnico Administrativo 2010) Quanto s tipologias documentais e aos suportes fsicos, julgue o prximo item. O alisamento uma das operaes de restaurao de documentos mais utilizadas em pases tropicais. (ERRADO) 39 - (CESPE/UnB CNJ - Tcnico Judicirio - rea: Administrativa 2013) No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e preservao de documentos, julgue o item que se segue. Evitar a perfurao e o uso de elementos metlicos uma medida preventiva importante para a conservao de documentos de valor permanente. (CERTO)

40 - (CESPE/UNB - STM - Analista Judicirio - Arquivologia - 2011) Julgue o item a seguir, relativo a preservao, conservao e restaurao de documentos. A principal causa dos danos que ocorrem nos materiais de um acervo documental o manuseio indevido, tanto por usurios quanto por funcionrios. (CERTO) Fontes ARQUIVO NACIONAL. Dicionrio de Termos Arquivsticos: subsdios para uma terminologia brasileira. Rio de Janeiro, 2005. BARBATI, RODRIGO. Arquivologia. Saraiva. So Paulo, 2013. (Coleo Resposta Certa Volume 18) PAES, MARILENA LEITE. Arquivo - Teoria e Prtica. FGV Editora. Rio de Janeiro, 2002. Site: www.conarq.arquivonacional.gov.br

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

Noes de Arquivologia II Tpicos 1 - Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 - O gerenciamento da informao e a gesto de documentos. 3 - Tipologias documentais e suportes fsicos. 41 (CESPE - TCE-RO - Agente Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item a seguir. A gesto de documentos compreende todas as operaes realizadas com os documentos de arquivo do momento de sua criao at sua destinao final, que pode ser a eliminao ou a guarda permanente. (CERTO) 42 (CESPE - CNJ - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2013) No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e preservao de documentos, julgue o item que se segue. A organizao dos documentos de arquivo na fase corrente deve ser realizada de modo diferente daquela adotada na fase intermediria. Essa diferena explicada pelo fato de os documentos terem usos distintos nessas duas fases. (ERRADO) 43 (CESPE - TCE-RO - Agente Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item a seguir. Em relao ao protocolo, a tramitao de documentos diferencia-se da distribuio pelo fato de na tramitao no ser possvel a tomada de decises em relao ao assunto do documento. (ERRADO) 44 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Acerca do tratamento, guarda e recuperao de documentos, julgue o prximo item.

O gnero do documento uma informao relevante para a determinao dos prazos de guarda de documentos no arquivo. (ERRADO) 45 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Considerando os conceitos da arquivologia e a legislao relacionada a essa rea, julgue o item subsecutivo. A naturalidade uma caracterstica reconhecida do documento de arquivo. (CERTO) 46 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Considerando os conceitos da arquivologia e a legislao relacionada a essa rea, julgue o item subsecutivo. Para que sirva como prova, o documento de arquivo deve preservar a caracterstica de verdadeiro, no havendo, nesse caso, necessidade de autenticidade. (ERRADO) 47 (CESPE - CNJ - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2013) Com relao aos princpios e conceitos arquivsticos, julgue o item a seguir. A manuteno de documentos agrupados de acordo com sua origem ou provenincia, medida essa que garante o potencial informativo dos arquivos, resultado da aplicao do conceito das trs idades documentais. (ERRADO) 48 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Considerando os conceitos da arquivologia e a legislao relacionada a essa rea, julgue o item subsecutivo. Nos processos de trabalho, independentemente da natureza do negcio, as organizaes pblicas ou privadas produzem e recebem informaes que, registradas, tornam-se documentos de arquivo.

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

(CERTO) 49 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Considerando os conceitos da arquivologia e a legislao relacionada a essa rea, julgue o item subsecutivo. O material de referncia ou informao no orgnica, utilizado nos setores de trabalho, considerado documento de arquivo. (ERRADO) 50 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item a seguir, referente a gesto de documentos. Os documentos de arquivo devem ser classificados a partir de um cdigo ou plano de classificao de documentos baseado nas funes e atividades desenvolvidas no rgo de onde se originam. (CERTO) 51 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item a seguir, referente a gesto de documentos. A destinao final de um documento de arquivo pode ser a guarda permanente ou a digitalizao. (ERRADO) 52 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item a seguir, referente a gesto de documentos. Os documentos de arquivo em suporte papel so muito frgeis e, por isso, devem ser conservados em sacos plsticos. (ERRADO) 53 (CESPE - MI - Assistente Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item a seguir, referente a gesto de documentos. O protocolo deve ser responsvel pela abertura e controle da tramitao de processos, enquanto aos arquivos cabe o

registro dos outros documentos (correspondncias, relatrios etc.). (ERRADO) 54 (CESPE/UnB DPF - Escrivo de Polcia Federal 2013) Acerca de arquivologia, julgue o item. O princpio arquivstico fundamental para a organizao dos documentos o princpio temtico, tambm conhecido como princpio da pertinncia. (ERRADO) 55 (CESPE - STM - Analista Judicirio Arquivologia 2011) A respeito de digitalizao e microfilmagem aplicada aos arquivos, julgue o item que se segue. Pode-se eliminar documentos arquivsticos submetidos a processos de digitalizao mesmo que a eliminao no esteja prevista na tabela de temporalidade de documentos. (Errado) 56 (CESPE - ANS - Tcnico Administrativo 2013) Com relao a arquivologia, julgue o item a seguir. O contexto de produo dos documentos fundamental para a compreenso do prprio documento de arquivo. (CERTO) 57 (CESPE - ANS - Tcnico Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item que se segue. A primeira atividade do protocolo, quando o documento de arquivo produzido ou recebido, o registro desse documento. (CERTO) 58 (CESPE - ANS - Tcnico Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item que se segue.

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

Nem todos os documentos de arquivo precisam ser classificados. Essa operao executada exclusivamente para os documentos de guarda permanente. (ERRADO) 59 (CESPE - ANS - Tcnico Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item que se segue. A tabela de temporalidade faz referncia aos prazos de guarda nos arquivos correntes e intermedirios e destinao final dos documentos de arquivo. (CERTO) 60 (CESPE - ANS - Tcnico Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item que se segue. Para facilitar o acesso rpido ao material, recomenda-se que arquivos correntes sejam armazenados em caixas-arquivo. (ERRADO) 61 (CESPE - ANS - Tcnico Administrativo 2013) Com relao gesto de documentos, julgue o item que se segue. Uma das fases bsicas do programa de gesto de documentos a emulao dos documentos. (ERRADO) 62 (CESPE - MPU - Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item relativo a arquivologia. Correspondncia oficial em cujo envelope haja indicao de particular no deve ser aberta, mesmo que trate de assunto especfico das atividades da instituio destinatria. (CERTO) 63 (CESPE - MPU - Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item relativo a arquivologia. A significao orgnica entre os documentos caracterstica fundamental

dos arquivos, de modo que um documento destacado de seu conjunto pode perder valor. (CERTO) 64 (CESPE - CNJ - Tcnico Judicirio rea Administrativa 2013- adaptada) Com relao aos princpios e conceitos arquivsticos, julgue o item a seguir. O arquivo refere-se acumulao ordenada dos documentos que surgem como resultado da realizao da misso ou dos objetivos de uma instituio. (CERTO) 65 (CESPE - MPU - Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item relativo a arquivologia. O acondicionamento de fotografia em arquivo deve ser realizado em flder confeccionado em papel de pH neutro, mtodo diferente do utilizado para a guarda de negativos, que devem ser acondicionados em envelopes confeccionados em papel de pH bsico ou polietileno. (ERRADO) 66 (CESPE - MPU - Tcnico Administrativo 2013) Julgue o item relativo a arquivologia. O mtodo de laminao o que mais se aproxima do mtodo ideal de restaurao de documentos, dado que eleva a resistncia do papel sem perda da legibilidade e flexibilidade, tornando-o imune ao de fungos e pragas. (CERTO) 67 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Com base em conceitos de arquivologia, julgue o item seguinte. Desde sua origem, os documentos de arquivo so tratados, armazenados e

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

conservados histricas. (ERRADO)

por

razes

culturais

72 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Com relao anlise e classificao de documentos, julgue o item que se segue. A classificao uma atividade antecede a avaliao de documentos. (CERTO) 73 (CESPE/UnB DPF - Escrivo de Polcia Federal 2013) Acerca de arquivologia, julgue o item. Em algumas situaes, os documentos de arquivo precisam passar por vrios setores da instituio, onde so tomadas decises com relao ao tema do documento. A trajetria realizada pelo documento desde sua produo at o cumprimento de sua funo administrativa conhecida como tramitao. A trajetria realizada pelo documento dever ser registrada para futuro conhecimento. (CERTO) 74 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Com relao anlise e classificao de documentos, julgue o item que se segue. O instrumento arquivstico empregado para a correta classificao de documentos intitulado plano de destinao. (ERRADO) 75 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Com relao anlise e classificao de documentos, julgue o item que se segue. O mtodo de classificao de documentos por assunto dependente de interpretao arquivstica, o que o torna, portanto, um mtodo de difcil aplicao. (CERTO) 76 (CESPE/UNB - CNJ - Analista Judicirio Arquivologia 2013) No que se refere microfilmagem, uma das tcnicas modernas a que

68 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Com base em conceitos de arquivologia, julgue o item seguinte. Os documentos de arquivo podem ser elaborados em um nico exemplar ou, em casos especficos, serem produzidos em um limitado nmero de cpias. (CERTO) 69 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013 - adaptada) Com base em conceitos de arquivologia, julgue o item seguinte. Alm dos documentos produzidos pelo rgo, so considerados documentos de arquivo aqueles colecionados por diversos motivos. (ERRADO) 70 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013- adaptada) Com base em conceitos de arquivologia, julgue o item seguinte. Entre a diversidade de documentos e informaes que transitam nos setores de um rgo, os documentos de arquivo so aqueles que tm relao direta com a misso institucional desse rgo. (CERTO) 71 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Com base em conceitos de arquivologia, julgue o item seguinte. Quando aplicado aos documentos, o princpio de respeito aos fundos origina o centro de documentao de uma instituio. (ERRADO)

www.cers.com.br

POLCIA FEDERAL PROJETO UTI Arquivologia Rodrigo Barbatti

servio dos arquivos, julgue o item seguinte. A microfilmagem traz economia aos arquivos, pois sua adoo tem menor custo que a manuteno do acervo em suporte de papel. (Errado) 77 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Acerca do tratamento, guarda e recuperao de documentos, julgue o prximo item. As etapas de trabalho da organizao de arquivos so levantamento de dados, anlise dos dados coletados, planejamento e implantao e, por fim, acompanhamento. (CERTO) 78 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Acerca do tratamento, guarda e recuperao de documentos, julgue o prximo item. Os documentos que j cumpriram o prazo previamente determinado de permanncia no arquivo corrente devem ser automaticamente eliminados. (ERRADO) 79 (CESPE - SERPRO - Tcnico - Suporte Administrativo 2013) Acerca do tratamento, guarda e recuperao de documentos, julgue o prximo item. Em um arquivo eficaz, o principal elemento para a recuperao dos documentos deve ser o nmero do documento. (ERRADO) 80 (CESPE/UnB DPF - Escrivo de Polcia Federal 2013) Julgue o item seguinte, no que se refere classificao e tabela de temporalidade de documentos. Os documentos de arquivo, aps cumprirem o prazo de guarda nos arquivos correntes, devem ser transferidos para o arquivo permanente.

(ERRADO) Fontes ARQUIVO NACIONAL. Dicionrio de Termos Arquivsticos: subsdios para uma terminologia brasileira. Rio de Janeiro, 2005. BARBATI, RODRIGO. Arquivologia. Saraiva. So Paulo, 2013. (Coleo Resposta Certa Volume 18) PAES, MARILENA LEITE. Arquivo - Teoria e Prtica. FGV Editora. Rio de Janeiro, 2002. Site: www.conarq.arquivonacional.gov.br

www.cers.com.br

10

Das könnte Ihnen auch gefallen