Sie sind auf Seite 1von 5

COLOQUE NA BALANA O QUE VOC COME

Alimentos mal-consumidos podem pesar na balana e prejudicar sua sade. Para que voc saiba como comer de forma saudvel e equilibrada, vale seguir algumas dicas:

Tente no consumir mais que 1 tipo de carboidrato (batata, macarro, arroz, etc.) em uma mesma refeio;

Opte por frutas menos calricas (ex.: abacaxi, melo, ma, pra, laranja, morango);

No exagere na quantidade de sal;

Beba bastante lquido (ideal 2 litros ao dia);

Vegetais crus podem ser consumidos vontade, mas cuidado com o azeite e temperos base de maionese;

Doces devem ser consumidos de 1 a 2 vezes na semana, preferencialmente aos finais de semana;

Procure anotar tudo o que voc come todos os dias, inclusive as balas e cafezinhos. a melhor forma de achar os erros alimentares.

SUGESTO DE CARDPIO

Caf da manh Carboidrato (po, biscoito salgado, torrada, cereais, etc.) Protena (leite e iogurtes desnatados, queijo branco, requeijo) Vitaminas e Sais Minerais (frutas)

Fibras (aveia, granola, alimentos integrais)

Lanche da Manh Carboidrato (cereal em barra, biscoito) ou fruta

Almoo Carboidrato (arroz, batata, mandioca, macarro, mandioquinha) Leguminosa (feijo, lentilha, gro de bico) Protena (carne ou ovo) Vitaminas, sais minerais e fibras (legumes cozidos, vegetais crus vontade - alface, rcula, almeiro, cenoura ralada, tomate, etc.)

Lanche da tarde Carboidrato (cereal em barra, biscoito) ou fruta

Jantar Carboidrato (arroz, batata, mandioca, macarro, mandioquinha) Protena (carne ou ovo) Vitaminas, sais minerais e fibras (legumes cozidos, vegetais crus vontade - alface, rcula, almeiro, cenoura ralada, tomate, etc.

Ceia Grupo do leite, carboidrato ou fruta

Atividade Fsica e Alimentao

Alimentao balanceada e atividade fsica caminham sempre juntas. importante que exista um equilbrio entre ambas para que sejam conquistados os objetivos pretendidos, como perda de peso, ganho de massa muscular e manuteno do peso corporal. No adianta treinarmos

todos os dias e ingerirmos mais calorias do que gastamos se o nosso objetivo for o emagrecimento. O ponteiro da balana continuar subindo se no controlarmos a alimentao. Segue abaixo respostas s dvidas mais frequentes sobre este assunto:

1. Treinar em jejum ajuda a perder peso? Cuidado! O seu corpo precisa de combustvel para funcionar de maneira eficiente. O principal combustvel do nosso organismo o carboidrato, encontrado em pes, frutas, massas, acares etc. O carboidrato dentro do nosso organismo transformado em glicose, que por sua vez, fornece energia s clulas. Se no nos alimentarmos antes da atividade nosso organismo utilizar energia de outros substratos. Na falta de carboidratos, so utilizadas protenas para obteno de glicose. Mas de onde nosso organismo conseguir protenas de estamos em jejum? Dos msculos! Ou seja, ao contrrio do que muitos pensam, nosso corpo no queimar mais gordura durante o exerccio se estivermos em jejum e sim, nossos msculos, tambm chamados de massa magra. Perder musculatura s prejudicar o desempenho e ainda tornar o metabolismo mais lento. Por isso, realize uma refeio leve antes da atividade fsica. Alm disso, o treino em jejum pode causar tonturas e at desmaios em situaes extremas.

2. Quais alimentos devo ingerir antes de treinar? Cerca de 30 minutos antes do incio da atividade realize uma refeio leve. Inclua nesta refeio alimentos fontes de carboidratos conforme sugestes abaixo:

- sanduche de po integral com queijo branco e peito de peru - iogurte com cereais (ex: granola) - banana com aveia - um copo de suco de fruta e torradas ou biscoitos integrais - uma fruta e barrinha de cereal

3. Como deve ser minha alimentao aps o treino? A refeio que realizamos aps o treino importante para a recuperao do nosso organismo do desgaste sofrido. Ela deve conter carboidratos e protenas para que ele recupere a musculatura e os estoques de energia gastos durante a atividade. Tente realizar esta refeio at 30 minutos aps o trmino da atividade.

4. Devo me hidratar com gua ou isotnico?

Cerca de 70% de nosso corpo composto por gua. Por isso, a ingesto de lquidos ao longo do dia essencial, principalmente durante os perodos de calor intenso. Uma boa hidratao melhora a disposio, evita cimbras, melhora a coordenao e evita distrbios intestinais. Carregue sempre com voc uma garrafinha e beba pequenas quantidades a cada 10 ou 15 minutos.

Quando praticamos atividades fsicas a importncia da hidratao aumenta: beba lquidos antes, durante e depois da prtica de exerccios. Isso aumenta o desempenho, ajuda na regulao da temperatura corporal, alm de manter o fluxo sanguneo para os tecidos. Os isotnicos contem certa quantidade de carboidratos e sais minerais que ajudam na reposio de lquidos, alm de serem de rpida absoro. Mas eles so recomendados somente para praticantes de atividades intensas que tenham durao superior a 1 hora. Para atividades com tempo inferior, recomenda-se apenas gua.

Lembre-se: Quando sentimos sede porque j estamos em processo de desidratao!

Dica: a gua de coco uma tima bebida hidratante. natural e no contm acidulantes e conservantes.

Das könnte Ihnen auch gefallen