Sie sind auf Seite 1von 20

PROJETO

O DESAFIO DA AO INTERSETORIAL PARA A SADE O AMBIENTE E O TRABALHO NO CEAR: CONSTRUINDO REDE E TECENDO NS.
LIMPEZA E DESINFECO DE RESERVATRIOS DE GUA

FORTALEZA - CEAR - BRASIL - 2005

SRIE 2:

A Vigilncia da Qualidade da gua como Estratgia para a Promoo e Proteo da Sade Humana

GOVERNADOR DO ESTADO DO CEAR Lcio Gonalo de Alcntara

SECRETRIO DA SADE DO ESTADO DO CEAR Jurandi Frutuoso Silva

COORDENADORIA DE VIGILNCIA AVALIAO E CONTROLE Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira NCLEO DE VIGILNCIA SANITRIA SADE DO TRABALHADOR E MEIO AMBIENTE Glucia Maria Reis de Nores Herculano EQUIPE DE ELABORAO: Liduina Virgnio de Sousa Glucia Maria Reis de Nores Herculano Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira Srgio Murilo Martins Cruz Selma Simes Guerino Maria Goretti Gurgel Mota de Castro Viviane Gomes Monte SUPORTE DE ARTICULAO ADMINISTRATIVA: Francisca Luclia Costa Silveira DIAGRAMAO, EDITORAO E ARTE: Zhlio Fabio dos Santos

PROJETO O Desafio da Ao Intersetorial para a Sade, o Ambiente e o Trabalho no Cear: Construindo Rede e Tecendo Ns

Cartilha 1 Limpeza e Desinfeco de Reservatrios de gua

Srie 2: A Vigilncia da Qualidade da gua como Estratgia para a Promoo e Proteo da Sade Humana

Introduo Orientaes bsicas para limpeza e desinfeco de cisternas e caixas d'gua Limpeza e desinfeco de reservatrios alternativos: tambores, potes, barris e similares

08

09

13

Limpeza e desinfeco de vasilhames quartinhas, garrafes e similares

do

tipo: 14 15 16

Quando fazer a lavagem e desinfeco dos reservatrios Preparo da soluo desinfetante

SUMRIO

escassez de gua, a distncia entre as residncias e os mananciais de abastecimento e as limitaes dos nossos sistemas de abastecimento pblico de gua marcados por intermitncia, so problemas percebidos pela populao. Torna-se imperativo a instalao de reservatrios domiciliares, tais como cisternas,caixas d'gua, tambores, potes e similares, que permitam o armazenamento de gua e o suprimento da demanda da populao. Os reservatrios para gua tratada precisam ter condies sanitrias e higinicas necessrias para preservar sua potabilidade. Sabe-se, no entanto, que as diferentes formas de armazenamento domiciliar de gua, tem se transformado em fator de risco, inclusive para a proliferao do mosquito transmissor da dengue. Portanto, a ateno voltada para a lavagem, desinfeco, manuteno e vedao dos reservatrios, constitui-se numa ao imprescindvel para preveno das doencas de veiculao hdrica e doenas transmitidas por vetores. Esse manual apresenta orientaes tcnicas bsicas para auxiliar os tcnicos de vigilncia sanitria, ambiental e outros profissionais da rea de sade e a populao, na realizao de limpeza e desinfeco de reservatrios, contribuindo com as aes de preveno da contaminao da gua para consumo humano.

APRESENTAO

s reservatrios de gua so ultilizados para assegurar uma reserva de gua mnima, capaz de suprir a demanda domiciliar, mantendo autonomia de consumo prprio durante o perodo de escassez. A gua armazenada para consumo humano precisa apresentar padro adequado de potabilidade. Para que no haja interferncia dos reservatrios na qualidade da gua, necessrio se faz, a realizao de limpeza e desinfeco peridicas. A desinfeco realizada, quase sempre, com a utilizao de produtos como cloro e seus compostos clorados, dentre os quais podemos citar o hipoclorito de clcio e de sdio. fundamental a preparao de soluo clorada para desinfeco em concentrao de cloro ativo adequada. O cloro ativo a parte disponvel do produto qumico, na soluo, em condies de promover a eliminao dos microorganismos responsveis pela contaminao da gua. A manipulao de produtos base de cloro requer uso de luvas, mscaras, culos, aventais e botas impermeveis. Antes de iniciar os procedimentos de lavagem e desinfeco, o operador dever " tomar banho " e estar sadio, no apresentando leses na pele ou indcios de quaisquer doenas.

INTRODUO

ORIENTAES BSICAS PARA LIMPEZA E DESINFECO DE RESERVATRIOS - CISTERNAS E CAIXAS D'GUA

O planejamento do dia da operao contribui para a reduo do desperdcio de gua.

2 3 8 7

4 5

Processo de lavagem

1 2 3 4 5

Inicialmente, feche o registro geral da caixa ou amarre a bia, impedindo a entrada de gua no reservatrio; Utilize normalmente a gua armazenada nas atividades de rotina, at que o reservatrio esteja quase vazio; Tampe a boca do cano de distribuio de gua para o interior do prdio, com um pedao de madeira (batoque) ou panos limpos, para evitar a entrada de sujeira nas tubulaes; Para facilitar o acesso s caixas d'gua, utilize uma escada, firmando-a bem ao cho, observando as medidas de segurana necessrias; Ateno redobrada com os fios de energia, para evitar choque eltrico.

09

ORIENTAES

A gua que restar no reservatrio, ser utilizada na sua limpeza. Escove as paredes, o fundo do reservatrio e suas tampas utilizando, somente esponjas, buchas, escovas ou panos limpos.

Nunca use escova de ao, sabo, detergente ou outros produtos, uma vez que podero deixar resduos aderidos nas superfcies internas do reservatrio e, posteriormente, agregados gua armazenada, podem comprometer a sua potabilidade.

7 8

Enxge as paredes e pisos, deixando que a gua escoe at a tubulao de descarga. Abra o registro.

Caso seu reservatrio no possua essa tubulao de limpeza, faa um sifo utilizando um pedao de mangueira ou use um balde para esgotar a gua suja.

Para retirar a gua e qualquer outro resduo acumulado no fundo do reservatrio, use p, balde e panos limpos, deixando a caixa totalmente vazia, concluindo, assim, o processo de lavagem.

10

Processo de desinfeco

Concluida a lavagem, feche todos os acessos, entrada e sada de gua do reservatrio (registro de descarga).

Reduzindo o desperdcio

Reduza o desperdcio de gua, preparando a soluo desinfetante em recipiente parte, na quantidade suficiente para molhar internamente o piso, as paredes e tampas do reservatrio. Coloque a soluo clorada dentro do reservatrio, por intermdio de um recipiente de plstico, espalhando-a de maneira uniforme, por asperso ou com o auxlio de palheta ou pincel limpos. Abra o registro de captao (chave geral) ou solte a bia. Abra todas as torneiras e deixe escoar um pouco de gua. Logo que seja percebido o cheiro do desinfectante na gua que escoa, feche, imediatamente, as torneiras e o registro de captao. Agindo desta maneira, voc estar preenchendo todas as canalizaes com a soluo clorada, para promover a desinfeco da tubulao. Espere as duas horas de contato. Esvazie totalmente o reservatrio, abrindo todas as torneiras, vaso sanitrio, concluindo assim a desinfeco do reservatrio e tambm das tubulaes.

1 2 3 4

Tempo de contato

A soluo desifetante dever permanecer no reservatrio por um perodo mnimo de 2 (duas) horas. Esse tempo, denominado tempo de contato', o intervalo mnimo necessrio para que a gua mantenha contato com a soluo desinfetante, viabilizando a eliminao de bactrias presentes na gua

DURANTE O TEMPO DE CONTATO, A GUA CONTIDA NO RESERVATRIO NO PODER SER USADA

11

CUIDADO A GUA EST PURO A CLORO!

Caso o cheiro do desinfetante ainda persista, encha o reservatrio novamente, tornando a esvazi-lo, pouco pouco, at que a gua no apresente cheiro, ou seja, fique inodora. importante que voc no desperdice essa gua. Utilize-a para lavagem de pisos e descargas de bacias sanitrias Feche bem o reservatrio, verificando se a tampa ficou bem ajustada. Caso contrrio, faz-se necessria a vedao das tampas com auxlio de argamassa fraca (mistura de cimento e areia). O reservatrio bem fechado diminui o risco de contaminao, alm de evitar a proliferao de vetores transmissores de doenas, a exemplo do "mosquito da dengue". Registre a data em que foi realizada a limpeza e desinfeco do reservatrio. A anotao poder ser feita na parede externa do reservatrio ( " lado de fora " ) Abra o registro geral de entrada de gua ou solte a bia. Finalmente volte a usar normalmente a gua do seu reservatrio.

12

ORIENTAES BSICAS PARA LIMPEZA E DESINFECO DE RESERVATRIOS ALTERNATIVOS - TAMBORES, POTES, BARRIS E SIMILARES
Usaremos o pote como exemplo de reservatrio alternativo utilizado pela populao para o armazenamento de gua.

Processo de lavagem:

Deixe dentro do pote gua suficiente para esfregar suas superfcies internas; Lave cuidadosamente as paredes internas, somente com bucha (esponja) limpa; Nunca use sabo nem bombril;

Jogue gua limpa dentro do pote; Promova uma agitao da gua dentro do pote, at que toda a sujeira desprendida das suas paredes internas seja arrastada para a gua; Esvazie o pote, completamente; Lave tambm a parte externa do seu pote.

Processo de desinfeco: Concluida a lavagem, proceder a desinfeco, utilizando os mesmos procedimentos estabelecidos para grandes reservatrios cisternas e caixas d'gua.

13

LIMPEZA E DESINFECO DE VASILHAMES QUARTINHAS, GARRAFES E SIMILARES


Caso disponha de reservatrios pequenos tais como quartinhas, garrafes e similares, nos quais no seja possvel o acesso direto s paredes internas do recipiente, adote os seguintes procedimentos: Processo de lavagem Deixe um pouco de gua dentro do recipiente a ser lavado Esfregue as paredes internas, com auxlio de escovas de nylon dotadas de cabos longos;

Enxge cuidadosamente at retirar toda sujeira; Faa tambm a limpeza externa.

Processo de desinfeco Recomendamos a utilizao do hipoclorito de sdio (gua sanitnia), j que apresenta-se em forma Iquida, comercializado em embalagens de 1 (um) litro, o que facilita seu manuseio e a dosagem na preparao da soluo desinfetante. Veja a capacidade de armazenamento do seu recipiente Coloque gua no recipiente e complete o volume total de armazenamento com a quantidade de gua sanitria suficiente para desinfectar Para 1 (um) litro de gua armazenado utilizar 1 (uma) colher de sopa do produto clorado

14

Aguarde o tempo de contato de pelo menos 1 (uma) hora

Despreze essa gua Coloque, novamente, gua limpa no interior do recipiente, para retirar o excesso de cloro Esvazie o recipiente, completamente. Agora, encha seus depsitos com gua potvel. Mantenha-os bem fechados com tampas prprias ou improvisadas com pires, pratos ou touca de pano ou de plstico, enquanto estiver sendo providenciada uma tampa adequada.

QUANDO FAZER A LAVAGEM E DESINFECO DOS RESERVATRIOS


Repita este procedimento numa freqncia mnima de seis meses. Alm da periodicidade semestral para a realizao de lavagem e desinfeco dos reservatrios, como medida de preveno, tais procedimentos devero ser priorizados em situaes onde sejam observados: Suspeita ou confirmao de que a gua do reservatrio esteja inadequada para consumo humano; Entrada de substncias, objetos, animais e pessoas no reservatrio; Reparos e consertos na estrutura fsica do reservatrio; Sujeira no reservatrio. ATENO!! Caso haja perodos em que os recipientes de armazenar gua no estejam sendo usados, devero ser guardados em local coberto, protegido do sol e da chuva, como tambm do acesso de pessoas e animais.

15

PREPARO DA SOLUO DESINFETANTE


Na preparao da soluo desinfectante deve-se considerar a interdependncia de, pelo menos, quatro elementos: O volume do reservatrio que se deseja desinfectar; Teor de cloro ativo do produto clorado; Quantidade do produto clorado; A concentrao de cloro livre requerida para uma soluo clorada. IMPORTANTE OBSERVAR!!! Volume do reservatrio: Para calcular a capacidade do reservatrio necessrio verificar as 3 (trs) dimenses: altura (metro), largura (metro) e comprimento (metro), efetuando a multiplicao entre elas. O resultado expresso em metros cbicos (m 3) ou transformado em litros, multiplicando este resultado p o r 1.000 (1m3= 1.000 litros) Teor de cloro ativo O teor de cloro ativo expresso em percentagem (%). O mesmo deve estar fixado no rtulo da embalagem do produto. O rtulo tambm deve apresentar o nmero de registro no Ministrio da Sade e o prazo de validade. Concentrao de cloro livre requerida para uma soluo clorada A concentrao da soluo depende do teor de cloro ativo existente no produto clorado utilizado para a desinfeco e da quantidade de gua usada para a diluio. Tambm est atrelada a um tempo de contato. Quanto menor o tempo disponvel para que a soluo permanea dentro do reservatrio, maior dever ser a concentrao da soluo desinfectante.

16

SOLUO DESINFETANTE PADRO


Para desinfeco exclusivamente de reservatrios pode-se adotar como soluo desinfectante padro, a proporo abaixo:
Para um reservatrio com capacidade de gua Sanitria 2,0%

1.000 (mil) litros de gua

1 (um) litro

Para evitar o desperdcio, reduza o volume de gua e mantenha a quantidade do produto clorado (gua sanitria 2,0%). Desta forma a concentrao da soluo clorada aumenta. O volume final da soluo dever ser suficiente para molhar toda a superfcie interna e tampa do reservatrio, para que sejam submetidas a desinfeco. Na preparao de solues desinfetantes observar as informaes constantes no quadro abaixo

PRODUTOS USADOS NA DESINFECO DE RESERVATRIOS

PRODUTO
NOME TEOR DE CLORO ATIVO QUANTIDADE

VOLUME DO RESERVATRIO

Hipoclorito de Sdio (gua Sanitria) Hipoclorito de Sdio Hipoclorito de Clcio

2,0 a 2,5 %

1 litro

1.000 (mil) litros


10 % 65 % 200ml 31ml

Tempo de contato

TEMPO Aguardar 2 (duas horas de contato)

Fonte: adaptao do Manual de Preveno e Controle da Clera 1994

17

MANIPULAO DE CLORO GRANULADO


Quando se tratar de cloro granulado para o preparo da soluo desinfetante, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

Dissolver o hipoclorito de clcio em um balde com gua. Promover a agitao do lquido, de modo a conseguir uma mistura, a mais homognea possvel. Para tanto, utilize uma esptula, colher ou algo similar, de material plstico, madeira e outros resistentes corroso.

2. Deixar a soluo em repouso; 3. Transferir o caldo branco para outro recipiente, com cuidado, para impedir que o resduo acumulado no fundo do balde, seja arrastado com a soluo preparada, por ocasio do repasse para outro recipiente. 4. Adotar os procedimentos para aplicao da soluo desinfetante, de acordo com o reservatrio disponvel.

18

Das könnte Ihnen auch gefallen