Sie sind auf Seite 1von 8

O Jovem Cristo e Seus Estudos

por

Rev. Franklin Ferreira

Introduo
(i) Desafios Acadmicos: - O dilema do estudante: uns dividem a f em compartimentos estanques, um destinado f (vista como o lado "espiritual" da vida), outro aos estudos (o lado "secular" da vida). Alguns descartam simplesmente a f crist. Outros no tm coragem de afirmar sua f em Cristo, pois ainda no conseguiram descobrir uma forma de explicar esta relevncia. - A melhor opo a do estudante que se dedica s diversas disciplinas com uma mente aberta sabedoria originada na Palavra de Deus. (ii) Doutrinas relacionadas: - Autoridade e suficincia das Escrituras (I Tim 3.16-17). - Doutrina da vocao: Geral e Particular, somente para a glria de Deus (I Cor 10.31). - No h uma distino entre Natureza e Graa (Rm 1.18-3.21), nem separao entre Cristo e cultura (Gn 1.27-29 cf. Sl 24.1). - A Graa Comum afirma que Deus capacita todas as pessoas, crentes e incrdulos igualmente, com a capacidade para a verdade, bondade e beleza (p. ex. Gn 4.20-22). S que isto precisa ser equilibrado com a verdade de que todo ensino ministrado pelo mundo traz em si, em maior ou menor grau, filosofias anticrists que direcionam o homem contra Deus (Pv 14.7; 16.22; Jd 10). - justamente a viso unificada de vida proporcionada no Salmo 19.114 que buscamos atingir pela aplicao da Educao Crist.

1) A defesa Reformada da educao

(i) Sua: - Joo Calvino (1509-1564) era comprometido com uma educao abrangente. Em sua Academia de Genebra, das vinte e sete prelees semanais, trs eram em teologia, oito em hebraico e Antigo Testamento, trs em tica, cinco em oradores e poetas gregos, trs em fsica e matemtica, e cinco em dialtica e retrica. Textos incluam trabalhos de Virglio, Ccero, Ovdio, Homero, Aristteles, Plato e Plutarco. Da mesma sala de aula vinha o ministro, o servidor civil e o leigo. Gente da Frana, Itlia, Holanda, Alemanha, Esccia e Inglaterra foram estudar l. (ii) Inglaterra: - O nmero de escolas primrias dobrou na Inglaterra enquanto os puritanos estiveram no poder (1645-1660). - Oliver Cromwell (1599-1658) fundou ou reabriu inmeras escolas primrias, e tambm determinou que professores fossem enviados pelo pas afora para assegurar as necessidades educacionais. Ele foi pessoalmente responsvel por estabelecer uma faculdade em Durham. - Um puritano disse ao Parlamento: Aquele Deus que sabedoria abstrata e tem prazer em que suas criaturas racionais busquem por ele, e que seus ministros estudem para propag-la, esperar que sejam pais adotivos do conhecimento. (iii) Esccia: - John Knox (c.1505-1572) teve a ousadia de advertir o Grande Conselho da Esccia quanto a que "vossas senhorias sejam ao mximo cuidadosos da educao virtuosa e da santa instruo dos jovens desta regio." (iv) Estados Unidos: - John Eliot (c.1632), orando num Snodo das igrejas de Boston: "Senhor, por escolas em todo lugar entre ns! Oh, que nossas escolas possam florescer! Que cada membro desta assemblia possa ir para casa e consiga uma boa escola para ser encorajado na cidade onde mora." - Apenas seis anos aps sua chegada na Baa de Massachusetts, o Tribunal Geral votou quatrocentas libras "para uma escola ou faculdade". Assim surgiu a faculdade de Harvard, que foi inaugurada em 1636. (v) Holanda:

- Quando a Universidade Livre de Amsterd iniciou suas atividades em 1880, seu fundador, Abraham Kuyper (1837-1920), declarou em seu discurso inaugural: "No existe sequer um centmetro de nossa natureza humana do qual Cristo, que soberano de tudo, no proclame 'Meu!'" Seu sermo estava baseado em Is 48.11: "A minha glria no darei a outrem", indicando que quando nos omitimos na esfera educacional, deixando que Satans proclame as suas filosofias, abertamente e sem contestao, enquanto passivamente assistimos seus avanos em todas as esferas, estamos fazendo justamente o que Deus expressa no permitir: estamos deixando que sua glria seja dada a outrem!

2) Uma defesa da aprendizagem contra o anti-intelectualismo


- Ataques mente e ao estudo: geralmente f e razo so vistas como antagnicas (p. ex. Rm 10.2). - Fides quaerens intellectum: a f e a razo no so opostas. Eu aceito como verdade os fatos do Evangelho, para depois buscar compreendlos (Rm 10.8-17). As primeiras leis da faculdade de Harvard exigiam que os estudantes fossem capazes no apenas de ler as Escrituras, mas tambm "de interpret-las corretamente". Este o exemplo de Esdras (Ed 7.6,10) e de Paulo e Timteo (I Tim 4.13-16; II Tim 4.13). - A capacidade racional bsica do homem admitida em toda a Escritura (Sl 32.9; 73.22), mas por causa da extenso do pecado, basicamente hostil a Deus (Rm 1.18-23; 8.5-8; Ef 4.18). - Apesar do estado decado da mente, ao homem ordenado pensar e usar sua mente (Is 1.18 cf. Mt 16.1-4; Lc 12.54-57). - Richard Baxter (1615-1691): Devemos usar nossa melhor razo... para saber quais so as verdadeiras Escrituras Cannicas..., para expor o texto, traduzi-lo fielmente..., para reunir justas e certas inferncias das afirmaes da Escritura, para aplicar regras gerais a casos particulares, em assuntos de doutrina, culto, disciplina e prticas costumeiras.

3) A Averso Reformada Ignorncia


- Obstculos: preguia mental, complacncia e pretenso da ignorncia, as presses do tempo e a tentao de se acumular dinheiro em vez de pagar por uma educao. - Estabelecer a correta prioridade de valores tem sido a agenda oculta para cada gerao de cristos. Quais so nossas prioridades?

- John Milton, escritor do poema pico O Paraso Perdido (1667): "Pai, no me mandaste ir onde o caminho largo se abre, onde o dinheiro escorre mais facilmente s mos, e a dourada esperana de acumular riqueza brilha forte e certa..., desejando outrossim, que minha mente fosse cultivada e enriquecida... Que maior riqueza um pai poderia ter dado..., embora tivesse dado tudo menos o cu?" - O impulso por trs da fundao do Harvard College pelos Puritanos foi seu "pavor de deixar um ministrio inculto s igrejas, quando nossos atuais ministros repousarem no p."

4) O propsito cristo da educao


(i) Nutrio e crescimento cristos: - Os estatutos do Emmanuel College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge, afirmavam: "H trs coisas as quais acima de tudo desejamos que todos os alunos desta faculdade atendam, a saber, o culto a Deus, o crescimento da f e a probidade da conduta." - "O Ato do Velho Enganador", de 1647, o mais famoso ato educacional dos Estados Unidos. Ele estabelecia a educao pblica gratuita em Massachusetts. A principal razo para o estabelecimento de escolas foi esta: "um projeto principal do velho enganador, Satans, guardar os homens do conhecimento das Escrituras." Seu alvo ento era que os colonos fossem educados de tal forma que pudessem, por si mesmos, estudar as Escrituras. (ii) A centralidade da Bblia no currculo: - Uma educao secular destituda de seu carter religioso careceria de seu ingrediente mais essencial. - O estudo da Bblia e da Doutrina Crist central no currculo. - O objetivo, ento, medir todo o conhecimento pelo padro da verdade bblica. - O homem no um ser neutro, nem um produto do meio, mas j nasce submerso em pecado, com a inclinao para o mal. Ele deve, portanto, ser educado e corrigido, na esperana de que venha a adquirir um comportamento correto e a reconhecer a Deus como o verdadeiro Criador e Soberano, e a Cristo como o nico Salvador e Mediador entre Deus e os homens (Rm 3.23; 3.10-18). - Deus criou o homem para servi-Lo e cada pessoa deve ser encaminhada desde os primeiros passos com este propsito, dentro de seus talentos naturais, adquirindo cada vez mais uma conscientizao

de sua finalidade de servir a Deus na terra, qualquer que seja o campo de trabalho ou ocupao que venha a operar (Rm 11.36; I Cor 10.31; Col 1.17,18). - O homem um ser religioso e o conhecimento por ele adquirido sempre ser interpretado e recebido dentro deste contexto religioso. Para ser um conhecimento legtimo deve, portanto, proceder do ponto de vista bblico, fornecendo assim, ao homem, uma viso integrada e correta da vida e da criao (Pv 1.7; 15.33; Rm 2.15). - Conduzida apropriadamente, a educao de uma pessoa faz dele ou dela um melhor cristo. - Mas, enquanto o objetivo da educao crist religioso, seu contedo so as cincias sociais, exatas e humanas. (iii) O ideal de uma formao abrangente: - Nenhuma educao completa se inclui apenas o conhecimento religioso. - Os estudantes ministeriais em Harvard no apenas aprendiam a ler a Bblia na sua lngua original e a expor teologia, mas tambm estudavam matemtica, astronomia, fsica, botnica, qumica, filosofia, poesia, histria e medicina. - At hoje, dos ministros na tradio reformada se espera que tenham uma educao universitria, acrescida de treinamento no seminrio; no simplesmente uma educao religiosa como em algumas tradies pietistas. - O ideal cristo um estudo abrangente do conhecimento humano em todas as suas ramificaes dentro do contexto da revelao bblica (II Cor 10.4-5).

5) Toda verdade de Deus


- Deus tem revelado Sua verdade em dois "livros": a Bblia e a natureza. H um conhecimento geral de Deus em e atravs de suas obras, e um conhecimento especial pela revelao de Sua Palavra; e embora a Escritura seja o principal, entretanto a criao no deve ser depreciada. - Richard Sibbes (m. 1635): A verdade vem de Deus, onde quer que a encontremos, e nossa, da igreja... No devemos fazer destas coisas um dolo, mas a verdade, onde quer que a encontremos, da igreja; portanto, com uma boa conscincia podemos fazer uso de qualquer autor humano.

- Crendo na revelao geral de Deus na natureza, assim como na sua revelao especial na Bblia, os Reformadores e seus herdeiros totalmente abraaram o estudo cientfico do mundo fsico. Se de fato produziram a ascenso da cincia moderna uma questo de grande debate erudito, mas que eram favorveis ao movimento indiscutvel. - Se toda verdade vem de Deus, ento ela , em ltima anlise, nica, havendo uma inter-relao de todas as matrias acadmicas! - A vista da unidade de todo o conhecimento, impensvel que renunciemos a qualquer matria! interessante que Daniel e seus amigos no viram qualquer incompatibilidade entre a vontade de Deus e a interao com outras reas de conhecimento, particularmente "as letras e lngua dos caldeus" (Dn 1.4,17-20 cf. At 17.28; Tt 1.12; II Pe 2.4; Jd 6). - Esta educao abrangente prepara a pessoa para fazer bem tudo que seja chamada para fazer na vida: ela influencia as pessoas em suas vidas pessoais (ser um bom amigo, colega, esposo ou pai), e as torna membros produtivos da sociedade. - Ento, os objetivos da educao so semelhantemente abrangentes: incluem tanto a piedade como o conhecimento, tanto o buscar se deleitar em Deus como preparar-se para fazer todas as coisas bem na vida diria.

6- Concluso:
- Perguntas que podem ser teis para o auto-exame do jovem que se diz cristo fazendo uma faculdade hoje: 1. Quem so as pessoas com quem voc passa mais tempo na faculdade? So cristos ou no-cristos? 2. Quantas horas, alm do tempo de sala de aula e de biblioteca, voc fica na faculdade conversando com amigos no-cristos? 3. Voc procura ler livros como objetivo de encontrar respostas para questes levantadas em sala de aula ou em conversas com colegas nocristos? 4. Quando foi a ltima vez que voc participou de uma atividade extracurricular e cultural na faculdade - cinema, centro acadmico, palestras etc.? 5. De que maneira voc procura se informar sobre as tendncias que esto lhe influenciando?

6. Voc consegue se lembrar da ltima pessoa para quem fez uma apresentao clara do Evangelho?

- Sugestes:
1. Tenha uma vida salgada pelo conhecimento prtico e relevante da Palavra de Deus. 2. Construa uma vida de orao e intercesso como o recurso mais poderoso para vencer o mundo. 3. Saiba utilizar as vrias disciplinas acadmicas disponveis para desenvolver uma cosmoviso bblica que permita, por um lado, identificar as premissas das posies filosficas e religiosas, que mais influenciam a sociedade e, por outro lado, oferecer respostas apologeticamente adequadas e academicamente respeitveis. 4. Tenha capacidade e coragem para criticar inteligentemente e biblicamente nossa cultura com o objetivo de questionar suas motivaes, suas mensagens e suas propostas. 5. Procure, qualquer que seja sua vocao, seguir o modelo de liderana que rene as qualidades de servo, encorajador e visionrio. 6. Promova a formao de projetos de sociedade que tenham como base os princpios do Reino de Deus e, em seus respectivos contextos de vida comunitria, saiba como capacitar seus irmos e irms para uma participao na sociedade. 7. Trabalhe em prol da mobilizao da populao para reivindicaes humanizadoras visando a devida valorizao da vida humana, particularmente no contexto das necessidades daqueles que se encontram excludos do acesso educao e melhores condies de vida. 8. Trabalhe com o intuito de moldar a opinio pblica, visando o alcance e eficcia do testemunho do evangelho no debate pblico sobre questes contemporneas, utilizando-se dos meios de comunicao disponveis, da atuao poltica, das artes, dos fruns de discusso, de ensaios acadmicos e da literatura em geral. - Filipe Melanchthon (1497-1560): Pois alguns no ensinam absolutamente nada das Sagradas Escrituras; alguns no ensinam s crianas nada alm das Sagradas Escrituras; ambos os quais no se deve tolerar.

Bibliografia:

LEWIS, C.S. Cristianismo puro e simples. So Paulo, ABU, 1992. 129 p. LYON, David. O cristo e a sociologia. So Paulo, ABU, 1996. 103 p. GRENZ, Stanley J. Ps-modernismo - um guia para entender a filosofia do nosso tempo. So Paulo, Vida Nova, 1997. 250 p. PORTELA NETO, F. Solano. Educao crist. So Jos dos Campos, Editora Fiel, s/d. 15 p. RAMOS, Robson L. Lies aprendidas na Universidade da Babilnia: o "crente" e o mundo universitrio. In: Vox Scripture 4:1 (1994) p. 93-98. RYKEN, Leland. Santos no Mundo - Os Puritanos como realmente eram. So Jos dos Campos, Editora Fiel, 1992. 288 p. SHAEFFER, Francis. A morte da razo. So Paulo, ABU e So Jos dos Campos, Editora Fiel, 1986. 95 p. _________________. A Igreja do final do sculo XX. Viosa, Ultimato, 1995. 134 p. SPROUL, R.C. Razo para crer. So Paulo, Mundo Cristo, 1991. 114 p. STOTT, John R.W. Crer tambm pensar. So Paulo, ABU, 1994. 59 p.

NOTA SOBRE O AUTOR: Franklin Ferreira doutorando em teologia, professor de Teologia Sistemtica e Histria da Igreja no Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil e na Escola de Pastores, ambos no Rio de Janeiro.

www.monergismo.com

Das könnte Ihnen auch gefallen