Sie sind auf Seite 1von 16

Na escola

Teste: que tipo de aluno voc ? Como conciliar a escola e o trabalho

Um guia de sobrevivncia para o Ensino Mdio

Este guia no pode ser vendido

Por que

Realizao:

Estudar?

facebook.com/zigzigzaa

EM CADA ROUPA, UMA SURPRESA. DESCUBRA!


anuncio nova escola 202x266 cs5.indd 1 18/07/12 15:06

Um guia para o futuro


Sejamos francos: a vida adulta no fcil! Pode at ser divertida, mas repleta de cobranas e de escolhas que temos que fazer a todo instante. Uma deciso errada, uma vacilada pode ferrar com nosso futuro ou, pelo menos, atrasar nossos planos por alguns anos. fogo (pra no dizer outra coisa)! Mas no tem jeito. Temos que tomar asrdeasda nossa vida e focar naquilo que realmente importante para ns. Este guia contm informaes que podem ajudar voc a tomar a deciso certa em dilemas fundamentais para seu futuro. Trabalhar ou estudar? Fazer ou no faculdade? Sacanear ou no o nerd da escola? Namorar ou ir para o colgio? Jogar futebol ou estudar matemtica? Os caminhos que sugerimos nem sempre so os mais fceis ou os mais divertidos. Mas so os melhores para quem quiser se realizar profissionalmente e ter uma vida com mais oportunidades.A deciso de segui-los ou no inteiramente sua. A partir de agora, VOC responsvel por sua vida e suas escolhas! Boa sorte! Boa leitura! E bons estudos!\o/

Com quem conversamos: - Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco - Ana Cssia Maturano, psicloga e psicopedagoga - Miriam Abramovay, sociloga - Simon Schwartzman, socilogo - Jamerson Peixoto, diretor do Colgio Engenheiro Juarez de Siqueira Wanderley, de So Jos dos Campos (SP), mantido pelo Instituto Embraer de Educao e Pesquisa

15:06

Que

aluno voc
Faa o teste e descubra quais so as suas caractersticas como estudante :D Como o seu comportamento e o seu desempenho na escola?
No gosto de estudar e minhas notas esto cada vez piores O que voc faz quando tem alguma dificuldade na escola? Tento esclarecer as minhas dvidas com colegas e professores

tipo de

Sou um aluno mediano

Sou um bom aluno, respeito os professores e os colegas

No, mas no consigo acompanhar as aulas :(

Preocupado Que tal um reforco?

Desestimulado - No desista!

Voc tem um pouco de dificuldade para acompanhar o contedo. Nessas horas, importante lembrar que ningum nasce sabendo e que, com dvidas, ningum vai pra frente mesmo. O melhor buscar reforo e nunca desistir da escola. Confira dicas na pgina 8.

O ambiente da escola e as dvidas sobre o seu futuro fizeram com que voc perdesse o interesse pelos estudos. Mas, "pelamordedeus", nem pense em abandonar as aulas! Pesquisas comprovam que quanto mais voc estudar, mais oportunidades de emprego ter. Se a escola est afastando voc das aulas, mude de escola ou mude a escola. Confira dicas na pgina 6.

Sim

Voc gosta do ambiente da escola? Sim, me divirto muito com meus amigos

Voc tem dvidas sobre a importncia da escola para o seu futuro?

No. Rola muita briga e discriminao

Desencano. J estou totalmente perdido no contedo mesmo

Se voc precisasse trabalhar, abandonaria a escola?

Jamais. Sei que estudar fundamental para conseguir tudo o que eu quero

Acho que sim

Estressado Energia na veia

Voc sabe que importante estudar, mas no est conseguindo conciliar escola e trabalho. Ningum falou que a vida ia ser fcil, mas importante aguentar o tranco. Confira dicas na pgina 12.

Dedicado - Um futuro brilhante

Baladeiro - Menos festa, mais estudo

Voc no desistiu de correr atrs do seu sonho: estudar. Voc sabe que fazer uma boa faculdade no impossvel. Com planejamento e garra, d para chegar l. Confira dicas na pgina 14.

Voc gosta de ir escola, mas prefere os amigos, as festas e jogar bola a aprender. Assim no d. No d mole com o estudo, pois ele que ir financiar sua diverso no futuro! Confira dicas na pgina 10.

Uma

escola para todos


Se, por causa disso, voc est e tudo deixando de aproveitar a escola ar. mud de hora , bom de tem o que ela

Um dos fatores que afasta estudantes como voc do colgio o ambiente hostil. Veja como brigar por uma escola legal, com menos violncia e discriminao
Chegou a hora de ir para a escola e o que voc sente um arrepio? Opa, algo muito errado deve estar acontecendo e, com certeza, o problema no voc. Ser que voc no vtima de violncia? No preciso receber ameaas diretas para configurar perseguio, sabia?
A violncia comea com

chateaes inoportunas, brincadeiras sem graa,

e pode acabar em

xingamentos, socos e pontaps

As principais vtimas de bullying so

as minorias, ou seja, meninos e meninas diferentes dos padres comuns.

Mahatma Gandhi (1869-1948)

"No h caminhos para a paz. A paz o caminho"

1.  Essas agresses e brincadeiras sem graa tm nome: bullying. O bullying crime. No tenha medo de denunciar. Se preciso, pea ajuda. 2.  Cobre que a sua escola tenha algum projeto antibullying. E que puna quem discrimina ou maltrata os outros. 3.  Lute para que sua escola crie um e-mail ou um servio de telefone por onde seja possvel denunciar casos de bullying. 4.  Informe-se sobre o assunto. S assim voc poder identificar o problema. 5.  Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratado, com respeito.

OLHA o Limite!
Fazer brincadeiras de vez em quando no tem nada de errado. Mas importante saber quando parar. Sem se dar conta, voc pode insistir na piada e levar a vtima a ter ataques de ansiedade e at depresso.
Voc sabe a origem da palavra bullying? Ela vem de bully, verbo em ingls que pode ser traduzido como intimidar ou amedrontar.

Esse o percentual de alunos do Ensino Fundamental e Mdio que afirmam ter sido vtimas de bullying nos ltimos seis meses.
Fonte: Universidade Federal do Paran (UFPR), 2009

Voc sabia
Um dos tipos mais comuns de intimidao o cyberbullying: aquele que acontece na internet nos programas de mensagens instantneas ou em redes sociais e no celular. Muitas vezes o agressor annimo. Vale a pena

Como se sente o jovem que sofre bullying:


Irritado Magoado

13,78% 12,68% 14,69% 16,89% 10,67% 8,23% 23,01%


Outros Preocupado com vergonha

Triste

Mal

sempre
No filme As melhores coisas do mundo, dois irmos adolescentes, Mano (Francisco Miguez) e Pedro (Fiuk), sofrem bullying na escola e conseguem enfrent-lo.

ver

Fonte: Bullying Escolar no Brasil - Ceats/FIA, 2010

TEM JEITO!!!
A estudante gacha Daniele Vuoto, 24 anos, sofreu bullying durante vrios anos, teve uma depresso que resultou em internao e quase morreu. Mas ela resistiu. Para contar essa histria, Daniele, que hoje graduada em Pedagogia, manteve um blog durante cinco anos. Confira: http://www.nomorebullying.zip.net

Queum reforCo?
A escola difcil mesmo. Isso no desculpa para no estudar. Pelo contrrio: um bom motivo para voc se dedicar ainda mais
Voc tem tanta dificuldade para acompanhar o contedo que j est comeando a sentir vontade de abandonar os estudos? Tem aquela equao de matemtica que voc no consegue aprender de jeito nenhum? A qumica orgnica voc no entende nem para que serve, e as regras de gramtica chegam a parecer absurdas, de to difceis? Calma! No h motivo para pnico. possvel recuperar o tempo perdido e voltar a acompanhar o contedo.

tal

Muita gente no aprendeu tudo o que deveria no Ensino Fundamental e, a, no consegue acompanhar as aulas no Ensino Mdio

Frequ

as a

de ref

No deixe o contedo acumular. Isso s vai tornar tudo mais difcil

Concentre a energia nas disciplinas em que voc tem mais dificuldade

Use a internet para pesquisar (pesquisar no copiar!) 8

Se a sua escola no tiver aulas de reforo, junte os amigos para pedir isso aos professores

prendeu no al e, a, mpanhar Mdio

Frequente as aulas de reforo

Organize grupos de estudo. Trabalhar em conjunto uma maneira divertida de reforar o contedo

Pea para os professores indicaes de filmes e livros que abordem o contedo

Pea ajuda aos professores e colegas Faa perguntas quando tiver dvidas. A sua dvida pode ser a mesma de outro colega Coloque em prtica o que voc aprende. Use a matemtica para planejar como gastar o primeiro salrio

vidaNO A(s ) uma festa


Se voc s pensa em balada, namoro e esportes, corre o risco de entrar num crculo vicioso que no fim das contas vai ferrar a sua vida. Confira:
acha as aulas chatas V oc e desinteressantes No aprende o contedo

No consegue prestar atenco na matria

Fica cada vez mais perdido Aproveita para namorar, jogar bola e se divertir

Sem entender a matria, prefere fazer outras coisas a estudar

H duas formas de sair desse crculo vicioso. A mais fcil abandonar a escola. Mas essa certamente no a melhor. Voc pode tomar as rdeas da situao e interromper essa cadeia, equilibrando diverso e estudo.
"No corrigir nossas falhas o mesmo que cometer novos erros"

10

Confcio (551- 479 a.C.)

Dia x noite, o duelo

Quem no quer se acabar numa festa? Todo mundo, claro. S no d para perder aula porque saiu na noite anterior, ou no prestar ateno no professor por causa do sono.

O amor est no ar

Namorar mesmo uma delcia. Quem no gosta? Mas cuidado: muitas meninas abandonam a escola porque, ao transar sem tomar plula e/ou usar camisinha, ficam grvidas.

Droga pra qu?

Todo mundo conhece alguma histria triste envolvendo drogas. Para os estudos ela fatal. O reflexo no desempenho escolar imediato. Fuja disso!

Quero ser boleiro


Voc prefere as aulas de educao fsica? Beleza. Praticar esportes mesmo muito divertido. Mas nada de matar as aulas de fsica e biologia para jogar bola, hein?

Ningum est dizendo para voc deixar de sair e no namorar nunca mais. Basta ter moderao. Conciliar estudos, festas, namoros, esportes e internet possvel. Veja as nossas dicas:

4 dicas para equilibrar DIVeRSo E eSTUDoS


 No se deixe influenciar pela turma que no gosta de estudar; s voc sabe o que melhor para o seu futuro.  Antes de deixar de estudar para fazer algo mais divertido, avalie as consequncias desse ato.  Concentre-se nos estudos durante a semana e deixe a diverso para o fim de semana.  Se estiver com dificuldades de concentrao, pea ajuda. Pais e professores esto a para isso mesmo. 

Vale a pena

sempre
No filme Juno, uma menina de 16 anos (Ellen Page) engravida acidentalmente de um amigo com quem transou apenas uma vez. O fato provoca uma reviravolta na vida dela.

ver

11

r a d u t s E

trabalhar?

ou

Opa: antes de abandonar um dos dois, saiba que possvel conciliar trabalho e escola numa boa. Algumas dicas:
Durma bem. Descansar durante a noite

essencial para a aprendizagem e tambm para um bom desempenho no trabalho

Trabalhe no mximo 6 horas

por dia. No adianta chegar escola morrendo de sono e dormir na frente do professor

Evite estudar noite. Durante o dia, temos mais energia e mais concentrao tambm Coloque a escola em primeiro lugar. Afinal, ela a garantia de um futuro melhor (veja grfico na pgina do lado) Aproveite qualquer tempinho que sobrar para dar uma olhada nos livros: no nibus, no metr, na sala de espera do consultrio... Faa uma grade horria para se organizar

12

"O Programa Jovem Aprendiz cumpre o importante papel de fazer o nexo entre Educao e trabalho"

Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco

No vale a pena largar a escola


Um estudo da FGV/Instituto Votorantim mostra que um ps-graduado tem 522% a mais de chances de ter emprego do que quem no se alfabetizou. E a mesma pesquisa traz um dado surpreendente: quem larga o Ensino Mdio tem menos chances de entrar no mercado do que um analfabeto. Deixar a escola um pssimo negcio!

Ps-graduao

522%

Ensino Superior Ensino Mdio Ensino Fundamental


Fonte: Voc no Mercado de Trabalho. FGV/Instituto Votorantim (2008)

387%

122% 35%

A Lei do Aprendiz organiza o trabalho de jovens entre


 oda empresa de mdio e grande porte deve ter T no mnimo 5% de aprendizes contratados e no mximo 15%. A jornada de trabalho de no mximo 6 horas dirias, mas pode  ser estendida a 8 horas para quem concluiu o Ensino Fundamental. Informe-se na Delegacia do Trabalho da sua regio ou no site  http://conexaoaprendiz.org.br/ sobre o que necessrio para se candidatar a uma vaga. Vale a pena
Ser um Jovem Aprendiz tem vrias vantagens. Voc:

sempre
O documentrio Pro dia nascer feliz (2006) mostra adolescentes brasileiros enfrentando situaes de preconceito, precariedade, violncia e esperana na escola.

ver

ganha experincia profissional;  tem direito a formao tcnico-profissional; tem registro na carteira de trabalho;  tem direitos trabalhistas e previdencirios garantidos; tem direito a um salrio mnimo-hora;  pode fazer cursos de formao com custo zero.

13

Um

futuro
conseguir uma bolsa
O Programa Universidade para Todos (ProUni) d bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduao em instituies privadas. Para se inscrever no processo seletivo, preciso ter feito o Enem e alcanado no mnimo 400 pontos, ter renda familiar de at trs salrios mnimos por pessoa e ter cursado o Ensino Mdio em escola da rede pblica ou em instituio privada como bolsista. Saiba mais em http://siteprouni.
mec.gov.br

brilhante

ww

Fazer faculdade possvel. Focar nos estudos pode ser a garantia de um futuro melhor. Veja o que fazer para chegar l:

fazer (bem) o enem


O Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) avalia o desempenho do estudante ao fim da escolaridade bsica. Podem participar do exame alunos que esto concluindo ou que j terminaram a escola. Alm de ser utilizada no ProUni, a prova usada como critrio de seleo para preencher pelo menos 42 mil vagas nas universidades federais. Saiba mais em
educarparacrescer. com.br/enem

Financiar os estudos
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) destinado a financiar a graduao de estudantes que no tenham como arcar com os custos de sua formao e estejam matriculados em instituies pagas. O financiamento feito pela Caixa Econmica Federal e tem um prazo para ser pago aps a concluso do curso. Os critrios de seleo levam em conta o perfil socioeconmico. Saiba mais em www3.

caixa.gov.br/fies

Conselho de Administrao Presidente: Rober to Civi ta Vice-Pre si den te: Giancarlo Civita Esmar Weideman, Hein Brand, Victor Civita Presidente Executivo: Fbio Colletti Barbosa www.abril.com.br

Diretor de ncleo: Dimas Mietto Redator-chefe: Kadu Palhano TEXTO Editora: Bettina Monteiro Reprter: Iana Chan Estagirias: Beatriz Montesanti e Manoela Meyer ARTE Editora de arte: Daniela Decourt Designer: Aline Casassa Estagiria: Luciana Fernandes

Fundador: VICTOR CIVITA (1907-1990) Editor: Roberto Civita Presidente Executivo: Jairo Mendes Leal

MARKETING Gerente de marketing: Patricia Steward Estagiria: Paula Abou Colaboradores Camilo Gomide, Lika Rodrol, Regiane Lopes (texto), Andr Albert (reviso), Claudia Marianno (Ilustraes), Cassio Ramos Almeida (tratamento de imagem), Cristiane Pereira (administrao)

14

Presidente: Roberto Civita Diretora Executiva: Angela Dannemann

Presidente: Manoel Amorim

www.educarparacrescer.com.br/vestibular

Acesse

e conheCa tudo o que o movimento oferece para voc

BIblIoTeCa bSICa
100 livros essenciais da literatura brasileira

pRoblemaS paRa eSTUDaR?


Faa o teste e descubra o que atrapalha os seus estudos

PaRa o VeSTIbUlaR
Confira as obras literrias que mais caem na Fuvest

Saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Mdio

PoR DenTRo DO enem

e mais
 Reportagens dirias  Entrevistas com

personalidades

 Atividade nas

Descubra por que importante fazer a prova com seriedade

8 moTIVoS paRa faZeR (bem) o Enem

DIploma Do TamanHo Do bolSo


Veja como conseguir uma bolsa para a faculdade

DVIDaS Com a eSColHa Da pRofISSo?


Faa o teste e identifique sua rea de maior interesse

redes sociais: twitter orkut facebook por especialistas

 Artigos assinados

Realizao

Este guia faz parte de um conjunto de aes desenvolvidas pelo Educar para Crescer, um movimento sem fins lucrativos que estimula boas prticas e destaca a importncia da Educao para o crescimento do Brasil e de seus cidados.

www.educarparacrescer.com.br/na-escola

O Todos Pela Educao um movimento social que tem como misso ajudar o Brasil a garantir Educao de qualidade a todas as crianas e jovens.

www.todospelaeducacao.org.br
Apoio:

Ministrio da Educao

Caso voc tenha interesse em republicar o contedo deste guia, entre em contato com a equipe do movimento pelo e-mail educarparacrescer@abril.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen