Sie sind auf Seite 1von 4

Daimoku

Dedico a minha vida ou dedico as minhas folgas? Fazer a melhor maneira


A melhor maneira de compreender o Daimoku realiz-lo corretamente. Qualquer pessoa pode usufruir plena e ilimitadamente da fora do Nam-myoho-rengue-kyo. O requisito faz-lo conforme ensinado pelo Buda Nitiren Daishonin.

O exemplo est na nossa frente


O Nam-myoho-rengue-kyo, inscrito no centro do Gohonzon, d um exemplo claro do Daimoku de Juramento tornar o Nam-myoho-rengue-kyo o centro da sua vida.

O estado de Buda na vida diria


Torn-lo o centro significa dedicar a vida em prol do Kossen-rufu. Todas as aes passam a ter a Lei Mstica como referncia e como fonte de inspirao na prtica, isso ter o Nam-myoho-rengue-kyo como centro da vida. A dedicao em prol do Kossen-rufu manifestar o estado de Buda na vida diria. Isso comea com uma atitude bsica no momento da orao.

Atitude bsica
A atitude bsica consiste em sair de uma condio em que se espera a salvao e agir buscando salvar os outros. Ou seja, deixar de ser pessoa que salva para tornar-se uma pessoa que salva.

Por exemplo
Neste momento, voc est enfrentando alguma dificuldade. Voc pode tentar resolv-la utilizando uma viso limitada ou fazer da soluo um motivo de vitria que inspire todas as pessoas ao redor. A questo est no para qu.

Outro exemplo
Voc quer cursar uma faculdade. A inteno pode ser meramente melhorar de vida aps a concluso

Impresso por Carlos Eduardo de Melo Salvador (64903-1)

pgina 11

do curso. Isso no est errado, mas limitado. Se a inteno for fazer um curso para que a sua vitria contribua para a humanidade, a postura ser outra e tudo ao redor reagir a esta nobre deciso.

Em outras palavras
O primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, fez uma colocao muito sbia ao dizer: Seja uma pessoa indispensvel. Uma pessoa indispensvel vence qualquer crise, porque em qualquer circunstncia ela nunca ser descartada.

Continuando
Ser indispensvel dedicar a prpria vida. Uma pessoa indispensvel para o movimento do Kossen-rufu aquela que dedica a vida em prol da Lei. Dedicar no morrer e, sim, comprovar o budismo como verdade no decorrer da vida diria.

Dedico a minha vida ou as minhas folgas?


Dedico a minha vida colocar a Lei como centro, conforme inscrito no Gohonzon. Dedicar as minhas folgas colocar outras prioridades sempre frente da Lei, deixando-a em ltimo plano.

Dedicar as folgas
Quem dedica as folgas, com o tempo, deixa de avanar e conquistar vitrias, porque s vai se lembrar do Budismo, do Mestre e do Kossen-rufu quando precisar. Esta pessoa s praticante quando surgem grandes dificuldades. A iluminao est na constncia, no ato de manter a prtica e a postura, seja nos momentos de alegria ou de dificuldade. Ser um budista em tempo integral (no confunda com fanatismo) se dedicar diariamente manifestando a fora e a sabedoria do budismo em todas as esferas da vida.

No poupar a vida
Embora estejamos falando de no poupar a vida, este no um pedido para nos desapegarmos dela com medo nem para trat-la como algo desprezvel. [...] Aqueles que dedicam a vida a essa Lei e se empenham com afinco para protegerem-na, praticarem-na e propagarem-na, podem se fundir com este supremo estado de Buda. Podem adquirir um estado de vida que nenhuma riqueza nem educao

Impresso por Carlos Eduardo de Melo Salvador (64903-1)

pgina 22

formal jamais conseguiria oferecer. Daisaku Ikeda (Brasil Seikyo, edio no 2.207, 20 de maro de 2010, pg. A5.)

A nobre misso
O Sr. Toda declarou: Eu triunfei durante os dois anos que fiquei preso, pois no pensei em mim mesmo. Triunfei porque decidi dedicar-me totalmente ao Kossen-rufu, acompanhando meu mestre, o Sr. Makiguti, nessa misso. Desde o momento em que tomei essa deciso, desapareceram todos os temores e confuses. (Ibidem)

Pense grande
Imagine algo que voc queira muito e que esteja alm das suas possibilidades. Perceba que, ao pensar nisso, surge uma angstia ou aperto no corao. O Daimoku em prol do Kossen-rufu faz com que voc vena essa angstia, ou seja, a dvida que impede de atingir naturalmente aquilo que deseja. Dedicando-se em prol do Kossen-rufu, seus desejos deixam de ser motivo de angstia e passam a ser motivo de alegria e nimo para vencer.

Universidade Toda
Um bom exemplo o do nosso mestre. Quando jovem, ele abriu mo de seus estudos. Para compensar isso, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, assumiu a responsabilidade de lhe ensinar e pde incutir nele o desejo de se tornar um lder de primeira linha. Ele se empenhou baseado na deciso de vencer em prol do Kossen-rufu, e, hoje, testemunhamos o resultado: Instituies do mundo inteiro lhe conferem ttulos acadmicos. (Leia mais sobre a Universidade Toda na Terceira Civilizao de setembro de 2010).

Kossen-rufu como fonte de inspirao


Uma pessoa que tem o Kossen-rufu como fonte de inspirao possui abundante sabedoria capaz de desejar e planejar tudo corretamente. Alm disso, tem grande energia vital para agir em qualquer circunstncia e boa sorte suficiente capaz de gerar uma incessante proteo.

Concluso, com o Mestre

Impresso por Carlos Eduardo de Melo Salvador (64903-1)

pgina 33

H 50 anos, no dia da fundao da BSGI, o presidente Ikeda, respondeu a uma pergunta: Em se tratando de orao, existem pessoas que no se esforam e ficam apenas esperando que a resposta de seu pedido caia do cu. Se uma religio permite essa conduta, estar ento corrompendo o ser humano. No Budismo Nitiren, a orao originalmente um juramento e sua essncia o Kossen-rufu. Em outras palavras, significa orar resolutamente com a seguinte determinao: Eu vou realizar o Kossen-rufu do Brasil. Para isso, vou demonstrar brilhantes comprovaes tambm em meu trabalho. Por favor, faa com que eu possa evidenciar o mximo de minhas foras. Este deve ser o contexto bsico de nossas oraes. Com essa disposio, devemos estabelecer objetivos claros a serem realizados concretamente a cada dia, desafiando-os e orando pela concretizao de cada um deles. (Nova Revoluo Humana, vol. 1, pg. 195.)

Concluso, com o Mestre - II


dessa seriedade e forte determinao que emergem a sabedoria e a criatividade, e da que se abre o caminho do sucesso. Portanto, a vitria na vida surge da interao entre deciso e orao, esforo e planejamento. um erro querer ganhar uma grande fortuna apenas sonhando ou ficando na expectativa do aparecimento de uma oportunidade de ganho fcil e lucrativo. Isso no f; apenas uma fantasia. O trabalho a base que sustenta a vida diria. Se no obtiver vitria no trabalho, no possvel comprovar o princpio de que o budismo a prpria vida diria. Por favor, abandone por completo a postura acomodada e empenhe-se mais uma vez no trabalho, canalizando todo o seu ser com renovada deciso. (Ibidem)
Brasil Seikyo - Edio 2049 - Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes - pg. A5 Retirado de http://extra2.bsgi.org.br/impressos/mostrar_conteudo_livre/?conteudo=99546&tipo=2

Impresso por Carlos Eduardo de Melo Salvador (64903-1)

pgina 44

Das könnte Ihnen auch gefallen