Sie sind auf Seite 1von 131

Este manual do usurio inclui instrues detalhadas de utilizao da sua cmera. Leia-o com ateno.

Clique em um tpico
Perguntas frequentes Referncia rpida Sumrio Funes bsicas Funes estendidas Opes de fotograa Reproduo/Edio

ST64/ST69

Conguraes Apndices ndice

Informao de sade e segurana


Aja sempre de acordo com as precaues seguintes e sugestes de utilizao, para evitar situaes perigosas e assegurando o melhor desempenho de sua cmera. Atenosituaes passveis de causar ferimentos em si prprio ou terceiros No desmonte ou tente reparar sua cmera. Isso poder resultar em choque eltrico ou danos na cmera. No utilize a cmera junto de gases ou lquidos que possam explodir ou incendiar. Correndo o risco de exploso ou incndio. No coloque materiais inamveis na cmera, nem guarde sua cmera junto desses materiais. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No use a cmera com as mos molhadas. Pode resultar em choque eltrico. Evite danos nos olhos da pessoa fotografada. No utilize o ash muito prximo (menos de 1 metro) de pessoas ou animais. Se utilizar o ash perto demais dos olhos, isso pode causar danos temporrios, ou permanentes na viso. Mantenha sua cmera afastada de crianas e animais de estimao. Mantenha sua cmera e todos os acessrios fora do alcance de crianas pequenas e animais. Peas pequenas podero causar engasgamento e ferimentos graves se engeridos. Peas desmontveis e acessrios podem causar danos fsicos tambm. No exponha sua cmera diretamente ao sol, ou temperaturas extremas durante longos perodos de tempo. Isso pode causar danos permanentes nos componentes internos da cmera. Evite cobrir sua cmera ou carregador com roupas ou cobertores. Sua cmera pode super aquecer e causar um incndio causar um incndio. No pegue no cabo eltrico do carregador nem se approxime do carregador durante uma tempestade. Pode resultar em choque eltrico. Se lquidos ou outros objetos entrarem na cmera, desligue imediatamente todas as fontes de energia, como a bateria ou carregador e contate o centro de servio Samsung.

Informao de sade e segurana


Cuidadosituaes que podem causar danos em sua cmera ou outro equipamento No toque no ash enquanto ele dispara. O ash ca bastante quente quando dispara e poder queimar sua pele. Quando usar o adaptador AC, desligue sua cmera antes de desconectar o carregador da tomada. No seguindo o procedimento pode-se causar incndio ou choque eltrico. Desconecte os carregadores quando no estiverem em uso. No seguindo o procedimento pode-se causar incndio ou choque eltrico. No use cabos, tomadas ou chas danicadas para carregar suas baterias. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No deixe que o carregador AC toque nos terminais +/- das baterias. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio. No pressione as peas da cmera ou faa presso na cmera. Pode causar danos na cmera.

Retire a bateria de sua cmera quando guard-la por longos perodos de tempo. As baterias podem vazar ou corroer e causar danos graves na sua cmera. Utilize apenas baterias de ltio, autnticas e recomendadas pelo fabricante. No danique ou aquea a bateria. Ela poder explodir ou causar ferimentos. Utilize apenas baterias, carregadores, cabos e acessrios aprovados pela Samsung. Baterias, carregadores, cabos ou acessrios no recomendados podem causar exploso das baterias, danos em sua cmera ou causar ferimentos. A Samsung no se responsabilizar por nenhuns danos ou ferimentos causados por baterias, carregadores, cabos ou acessrios no recomendados. No utilize baterias para outros ns. Correndo o risco de choque eltrico ou incndio.

Informao de sade e segurana


Tenha ateno ao conectar cabos ou adaptadores e colocar baterias e cartes de memria. Se forar os conectores, conectar incorretamente cabos, ou colocar erradamente as baterias e cartes de memria, pode danicar portas, conectores, e acessrios. Mantenha o leitor magntico dos cartes longe da bolsa da cmera. A informao no carto pode se danicar ou apagar. Nunca use carregadores, baterias, ou cartes de memria danicado. Isso pode causar choque eltrico ou danos na cmera ou incndios. Verique se sua cmera est a funcionar corretamente antes de a usar. O fabricante no se responsabiliza pela perda de arquivos ou danos que possam resultar do mau funcionamento ou uso incorreto da cmera. Voc dever conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se colocar o cabo ao contrrio, pode danicar a porta USB. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Esquema do Manual de Usurio


Informaes de direitos autorais Microsoft Windows e o logotipo do Windows so marcas registradas da Microsoft Corporation. Mac uma marca comercial registrada da Apple Corporation. microSD e microSDHC so marcas comerciais registradas da SD Association. As marcas registradas e comerciais usadas neste manual percentem aos seus respectivos proprietrios.

Funes bsicas
Saiba mais sobre o desenho, os cones e as funes bsicas de fotograa da sua cmera.

12

Funes estendidas
Saiba como capturar uma foto e gravar um vdeo, selecionando um modo.

32

Opes de fotograa
Saiba como denir as opes no modo Fotograa.

48

As especicaes da cmera ou o contedo deste

Reproduo/Edio
Saiba como reproduzir fotos ou vdeos e a editar fotos. Saiba tambm como conectar sua cmera no computador, impressora, ou TV.

72

manual podero sofrer alteraes sem aviso prvio devido atualizao das funes da cmera. Utilize essa cmera de forma responsvel, e respeite todas as leis e recomendaes relacionadas com o seu uso. Voc no tem permisso para reutilizar ou distribuir nenhuma parte deste manual sem permisso prvia.

Conguraes
Consulte as opes de congurao da sua cmera.

97

Apndices
Informaes sobre mensagens de erros, especicaes e manuteno.

103

Indicadores usados nesse manual


Modo Fotograa Smart Auto Programa Panorama ao vivo PIP Cena Filme Indicador

cones usados nesse manual


cone Funo

S p N d s v [ ] ( )

Informao estendida Avisos e precaues de segurana Botes da cmera. Por exemplo, [Obturador] representa o boto do obturador. Nmero de pgina de informao relacionada A ordem das opes ou dos menus que devem ser selecionados para a execuo de uma etapa. Por exemplo: Selecione a Dimenses da foto (representa Selecione a, e selecione em seguida Dimenses da foto). Anotao

cones do modo Fotograa Esses cones surgem no texto quando uma funo est disponvel num modo. Consulte o exemplo abaixo. Observao: O modo s pode no oferecer suporte a funes de todos os tipos de cenas. Por exemplo: Disponvel nos modos Programa e Filme

Expresses usadas nesse manual


Prima o boto do obturador Prima at meio do [Obturador]: prima o boto do obturador at a metade Prima [Obturador]: prima o boto do obturador at o nal Exposio (Brilho) A quantidade de luz que entra em sua cmera determina a exposio. Pode alterar a exposio atravs da velocidade do obturador, valor de abertura e sensibilidade ISO. Ao alterar a exposio suas fotos caro mais escuras ou mais claras.

Exposio normal Prima at meio o [Obturador] Prima [Obturador]

Sobre-exposio (demasiado claro)

Objeto, plano de fundo e composio Objeto: o objeto principal da cena, como uma pessoa, animal ou naturezas paradas. Fundo: tudo aquilo que est ao redor do objeto. Composio: a combinao de um objeto com o plano de fundo.

Fundo Composio Objeto

Perguntas frequentes
Saiba como solucionar problemas atravs de opes de fotograa. Os olhos esto vermelhos. Isso causado pela reexo do ash da cmera. Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. (p. 52) Se j tirou a foto, selecione Ajuste olh.ver no menu de edio. (p. 86)
Ajuste a opo de ash para

H pontos de poeira nas fotos.

Se existirem particulas de p no ar, elas podem car em sua foto se usar ash.
Desligue o ash ou evite tirar fotos em locais com p. Dena as opes de sensibilidade ISO. (p. 54)

As fotos esto desfocadas.

Poder ocorrer embaamento das fotos por tirar fotos em condies de pouca luz ou segurar sua cmera incorretamente. Utilize a funo DIS ou prima at meio do [Obturador] para ter certeza que o objeto est em foco. (p. 30) medida que a cmera tenta permitir mais entrada de luz, a velocidade do obturador reduzida. Isso pode tornar difcil manter a cmera xa o tempo suciente para capturar uma foto limpa e poder resultar em trepidao da cmera. Selecione o modo Noite em s. (p. 39) Ative o ash. (p. 52) Dena as opes de sensibilidade ISO. (p. 54) Use um trip para manter a cmera rme.

As fotos esto embaadas quando fotograda de noite.

O objeto est muito Quando a fonte de luz est por detrs do objeto ou quando existe muito contraste entre a luz e reas escuro devido escuras, o objeto pode parecer muito escuro. iluminao de fundo. Evite fotografar o sol diretamente. Selecione o modo Luz Fundo em s. (p. 39) Ajuste a opo de ash para Preenchido. (p. 52) Ajuste a exposio. (p. 63) Dena a opo Equilbrio de Contraste Automtico (ACB). (p. 64) Ajuste a opo de medio para Pontual se um objeto estiver no centro da moldura. (p. 65) 7

Referncia rpida
Tirar fotos de pessoas
d modo 38 s modo > Beauty Shot 41 s modo > Retrato inteligente 42 Olhos verm./Ajuste olh.ver (para evitar e corrigir olhos vermelhos) 52 Deteco Faces 58 Auto-retrato 59

Ajustando a exposio (brilho)


Sensibilidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 54 EV (para ajustar a exposio) 63 ACB (para compensar objetos contra fundos muito brilhantes) 64 Medio 65 AEB (para tirar 3 fotos da mesma cena, mas com exposio diferente) 68

Fotografar de noite ou no escuro s modo > Noite, Por Sol, Nascer sol 39 Opes de ash 52
Sensibilidade ISO (para ajustar a sensibilidade luz) 54

Capturar fotos de cenrios


N modo 36 s modo > Paisagem 39

Exibindo arquivos por categoria no Smart Album 75 Exibindo arquivos como miniaturas 76 Excluindo todos os arquivos do carto de memria 78 Visualizando arquivos como exib. de slides 80 Visualizar arquivos na TV 89 Conecte sua cmera no computador 90 Ajustando o som e volume 99 Ajustando brilho do visor 100 Alterar o idioma do visor 100 Denir a data e hora 100 Antes de contatar o centro de servio 114

Aplicar efeitos em fotos Tirar fotos em movimento


Contnuo, Ultr vel 68 s modo > Quadro mgico 40 s modo > Funny Face 43 Efeitos Filtro Inteligente 69 Ajust.img (para ajustar Contraste, Ntidez, ou Saturao) 71

Fotografar texto, insetos, ou ores s modo > Texto 39 Macro 55

Reduzindo a trepidao da cmera Estabilizao de Imagem Digital (DIS) 29

Sumrio
Funes bsicas............................................................... 12
Desembalando ............................................................ Desenho da cmera .................................................... Inserindo a bateria e o carto de memria ................. Carregando a bateria e ligando sua cmera ............... Carregando a bateria .................................................. Ligando a cmera ...................................................... Executando a congurao inicial .............................. Aprendendo os cones ................................................ Selecionar opes ou menus ...................................... Usando [MENU] ......................................................... Usando [Fn] ............................................................... Congurando a tela e os sons .................................... Ajustando o tipo de tela .............................................. Congurando o som ................................................... Tirando fotos ............................................................... Aplicando zoom ......................................................... Reduzir movimentos da cmera (DIS) ........................... Dicas de obteno de fotos mais claras .................... 13 14 17 18 18 18 19 21 22 22 24 25 25 25 26 27 29 30

Funes estendidas ......................................................... 32


Usando o modo Smart Auto ....................................... Usando o modo Programa .......................................... Usando o modo Panorama ao vivo ............................ Usando o modo PIP .................................................... Usando o modo Cena ................................................. Usando o Modo Quadro mgico ................................. Usando o modo Beauty Shot ...................................... Usando o modo Retrato inteligente .............................. Usando o modo Funny Face ....................................... Utilizar o Modo Noturno .............................................. Usando o modo Filme ................................................. Usando o modo de Deteco de Cena Inteligente ........ 33 35 36 38 39 40 41 42 43 44 45 47

Sumrio Opes de fotograa ....................................................... 48


Selecionar a resoluo e qualidade ............................ Selecionar a resoluo ............................................... Selecionando a qualidade da imagem .......................... Usando o temporizador .............................................. Fotografar no escuro ................................................... Evitando olhos vermelhos ........................................... Usando o ash ........................................................... Ajustar sensibilidade ISO ............................................. Alterar o foco da cmera ............................................. Usando macro ........................................................... Usando o foco automtico .......................................... Usando o acompanhamento de foco automtico .......... Ajustar a rea de foco ................................................. 49 49 50 51 52 52 52 54 55 55 55 56 57 Usando Deteco Faces ............................................. Detectando faces ....................................................... Fotografando auto-retrato ............................................ Fotografando um sorriso ............................................. Deteco de piscar de olhos ...................................... Usando Reconhecimento face .................................... Registrando faces como favoritas (My Star) .................. Ajustando o brilho e as cores ...................................... Ajustando a exposio manualmente (EV) .................... Compensao Luz fundo (ACB) .................................. Alterar a opo de medio ........................................ Selecionando uma denio de Equilbrio de branco ..... Usando modos de sequncia ..................................... Aplicar efeitos/Ajustar imagens .................................. Aplicar efeitos Filtro Inteligente ..................................... Ajustando imagens ..................................................... 58 58 59 59 60 60 61 63 63 64 65 66 68 69 69 71

10

Sumrio Reproduo/Edio ......................................................... 72


Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo ................. Iniciando o modo Reproduo .................................... Exibindo fotos ............................................................ Reproduzir um vdeo ................................................... Editar uma foto ............................................................ Redimensionando fotos .............................................. Girando uma foto ....................................................... Criando um retrato 1Er. Plano ...................................... Aplicar efeitos Filtro Inteligente ..................................... Ajustar suas fotos ....................................................... Criando um pedido de impresso (DPOF) .................... Visualizar cheiros na TV ............................................. Transferir arquivos para seu computador Windows ... Transferir arquivos com Intelli-studio ............................. Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel ..................................................... Desconectar sua cmera (para Windows XP) ............... Transferir arquivos para seu computador Mac ........... Imprimir fotos em uma impressora PictBridge ........... 73 73 79 81 83 83 83 84 84 85 87 89 90 91 93 94 95 96

Conguraes .................................................................. 97
Menu de conguraes .............................................. 98 Acessar ao menu de conguraes ............................. 98 udio ........................................................................ 99 Display ...................................................................... 99 Conguraes ......................................................... 100

Apndices ....................................................................... 103


Mensagens de erro .................................................... Manuteno da cmera ............................................ Limpando a cmera ................................................. Usando ou guardando sua cmera ............................ Acerca dos cartes de memria ................................ Acerca da bateria ..................................................... Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica ....................................................................... Especicaes da cmera ........................................ Glossrio .................................................................... ndice ......................................................................... 104 105 105 106 107 110 114 117 121 126

11

Funes bsicas
Saiba mais sobre o desenho, os cones e as funes bsicas de fotograa da sua cmera.

Desembalando

13

Selecionar opes ou menus 22


Usando [MENU] 22 Usando [Fn] 24

Desenho da cmera 14 Inserindo a bateria e o carto de memria 17 Carregando a bateria e ligando sua cmera 18
Carregando a bateria 18 Ligando a cmera 18

Congurando a tela e os sons 25


Ajustando o tipo de tela 25 Congurando o som 25

Tirando fotos

Executando a congurao inicial 19 Aprendendo os cones 21

26 Aplicando zoom 27 Reduzir movimentos da cmera (DIS) 29

Dicas de obteno de fotos mais claras 30

Desembalando
Os itens seguintes esto includos na caixa do produto. Acessrios opcionais

Cmera

Adaptador CA/ Cabo USB Bolsa Cabo A/V

Bateria recarregvel

Ala

Carregador de bateria Manual de consulta rpida

Carto de memria/ Adaptador carto de memria

As ilustraes podem variar um pouco dos itens enviados com


seu produto.

Pode adquirir acessrios opcionais em revendedores ou centro de


servio Samsung. A Samsung no se responsabilizar por quais problemas causados por acessrios no recomendados.

Funes bsicas 13

Desenho da cmera
Antes de comear, conhea sua cmera e as suas funes. Microfone Boto do obturador Boto de liga/desliga

Flash

Colunas Luz de auxlio do AF/luz de temporizador

Lente

Encaixe para trip Tampa do compartimento de bateria Insira um carto de memria e a bateria
Funes bsicas 14

Porta USB e A/V Aceita cabo USB e cabo A/V

Desenho da cmera

Boto de zoom No modo Fotograa: Aproximar ou afastar No modo Reproduo: Aumentar o zoom em uma parte da foto ou ver arquivos como miniaturas, ou ajustar o volume Indicador luminoso de status Piscando: Quando a cmera est a salvar uma foto ou vdeo, a serem lidas por um computador ou impressora, quando a imagem no est focada, ou existe um problema no carregamento da bateria Aceso: Quando a cmera est conectada no computador, carregando a bateria, ou quando a imagem est focada.

Colocando a ala

x y Tela Botes (p. 16)

Funes bsicas 15

Desenho da cmera
Botes
Boto Descrio Boto Descrio Funes bsicas Outras funes

Acessa opes ou menus. Selecione um modo de fotograa.


Modo Descrio

D Altera a opo de exibio. Move para cima Move para baixo c Altera a opo de macro. F t Altera a opo de ash. Altera a opo de temporizador. Move para a esquerda Move para a direita

S p N

Smart Auto: Captura uma foto com um modo de cena selecionado automaticamente pela cmera. Programa: Capture uma foto com as conguraes que introduziu manualmente. Panorama ao vivo: Capture e combine uma srie de fotos para criar uma imagem panormica. PIP: Capture ou selecione uma foto para imagem de fundo, de dimenso total, e insira depois uma foto mais pequena para criar uma foto sintetizada. Cena: Fotografe com opes predenidas para uma cena especca. Filme: Gravar um vdeo.

Conrma a opo ou o menu realado. Entre no modo Reproduo.


Acessa opes no modo Fotograa. Exclui arquivos no modo Reproduo.

s v

Funes bsicas 16

Inserindo a bateria e o carto de memria


Saiba como inserir a bateria e um carto de memria opcional na cmera.

Removendo a bateria e o carto de memria

Prima o carto gentilmente para remover da cmera, e puxe-o para fora da abertura.
Carto de memria

Insira um carto de memria com os contatos dourados voltados para cima.


Carto de memria
Bloqueio da bateria

Coloque a bateria com o logotipo da Samsung voltado para cima.


Bateria recarregvel

Deslize a tampa para cima para soltar a bateria.


Bateria recarregvel

Pode usar a memria interna para guardar fotos temporariamente, se no estiver um carto inserido.

Funes bsicas 17

Carregando a bateria e ligando sua cmera


Carregando a bateria
Antes de utilizar a cmera pela primeira vez, deve carregar a bateria. conecte o terminal mais pequeno do cabo USB, em sua cmera, e conecte o outro terminal do cabo USB no Adaptador CA.

Ligando a cmera
Prima o boto [POWER] para ligar ou desligar a cmera. A tela de congurao inicial ser exibida quando a cmera for ligada pela primeira vez. (p. 19)

Indicador luminoso de status Luz vermelha ligada: Carregando Luz vermelha desligada: Carga mxima Luz vermelha piscando: Erro

Ligando a cmera no modo Reproduo


Prima [P]. Sua cmera liga e acede imediatamente o modo Reproduo.

Use somente o Adaptador CA e o cabo USB fornecidos com sua cmera. Caso voc utilize um Adaptador CA (tal como SAC-48), a bateria da cmera poder no carregar ou no funcionar corretamente.

Quando voc liga a cmera e mantm o boto [P] premido at que o indicador luminoso de status esteja piscando, sua cmera no emitir mais sons.

Funes bsicas 18

Executando a congurao inicial


Quando a cmera for ligada pela primeira vez, a tela de congurao inicial ser exibida . Siga os passos abaixo para congurar as conguraes bsicas da cmera.

Prima [t] para selecionar Language, e prima em seguida [t] ou [o].

Prima [F/t] para selecionar o fuso horrio, e prima [o].


Para denir o horrio de vero, prima [D].
Fuso horrio

[GMT +00:00] 2012/01/01 12:00PM

Londres
Voltar

Hor. de Vero

2 3

Prima [D/c] para selecionar um idioma, e prima [o]. Prima [D/c] para selecionar Fuso horrio, e prima [t] ou [o].

Funes bsicas 19

Executando a congurao inicial

Prima [D/c] para selecionar Ajuste Data / Hora, e prima [t] ou [o].
Portugus Fuso horrio Ajuste Data / Hora Tipo de data AAAA MM DD Londres

8 9

Prima [D/c] para selecionar Tipo de data, e prima [t] ou [o]. Prima [D/c] para selecionar o tipo de data, e prima [o].
Portugus Fuso horrio Ajuste Data / Hora Tipo de data Londres

Voltar

Denir

AAAA/MM/DD MM/DD/AAAA DD/MM/AAAA


Denir

O ecr poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

6 7

Prima [F/t] para selecionar um item. Prima [D/c] para congurar a data e hora, e prima [o].

Voltar

O ecr poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

10

Prima [m] para mudar para o modo Fotograa.

Funes bsicas 20

Aprendendo os cones
Os cones que sua cmera mostra na tela mudam conforme o modo que seleciona ou as opes denidas. 1
cone Descrio

3 Opes de fotograa (esquerda)


cone Descrio

Resoluo da foto com Intelli zoom ligado Indicador de zoom 2 Taxa de zoom Data e hora atuais 3

Objetos que se movam rapidamente Modo de Fotograa Valor de abertura e velocidade do obturador V.obt.l.tempo. EV (Valor de Exposio) Equilbrio do branco Tom da face Retoque da face Sensibilidade ISO Filtro inteligente Ajuste da imagem (contraste, nitidez e saturao) Som em direto ligado Opo de sequncia Estabilizao de Imagem Digital (DIS)

2 Opes de fotograa (direita)


cone Descrio

1 Informaes de fotograa
cone Descrio

Resoluo da foto Resoluo do vdeo Frequncia de imagens Qualidade da foto Medio Flash Temporizador Opo auto foco Deteco faces

Nmero de fotos disponveis Carto de memria no inserido (Memria interna) Carto de memria inserido

: Carga mxima : Carga parcial : Vazio (Recarregue)

Tempo de gravao disponvel Quadro de foco automtico Trepidao da cmera

Funes bsicas 21

Selecionar opes ou menus


Para selecionar uma opo ou um menu, prima [m] ou [f].

Usando [MENU]
Para selecionar opes, prima [m], e prima [D/c/F/t] ou [o].

Voltando para o menu anterior

Prima [m] novamente para voltar para o menu anterior.


Prima at meio [Obturador] para voltar ao modo Fotograa.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione uma opo ou menu.


Para mover para cima ou para baixo, prima [D] ou [c]. Para mover para a esquerda ou direita, prima [F] ou [t].

Prima [o] para conrmar a opo ou o menu realado.

Funes bsicas 22

Selecionar opes ou menus


Por exemplo, para selecionar uma opo de Equilbrio do Branco no Modo programa:

Prima [D/c] para selecionar Equilb. branco, e prima em seguida [t] ou [o].
Dimenses da foto Qualid. EV ISO Equilb. branco Filtro Inteligente

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione p. Prima [m].


Dimenses da foto

Tirar fotos udio Display Conguraes

Qualid. EV ISO Equilb. branco Filtro Inteligente Deteco Faces


Sair

Deteco Faces
Voltar

Prima [F/t] para selecionar uma opo de Equilbrio do Branco.

Sair

Alterar

Prima [D/c] para selecionar a, e prima em seguida [t] ou [o].

Luz dia

Voltar

Mover

Prima [o] para guardar suas conguraes.

Funes bsicas 23

Selecionar opes ou menus

Usando [Fn]
Para acessar as opes de fotograa, prima [f], embora algumas opes possam estar indisponveis.

Prima [D/c] para rolar para

Por exemplo, para selecionar uma opo de Equilbrio do Branco no Modo programa:

Equilb. branco

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione p. Prima [f].


Dimenses da foto
Sair Mover

Prima [F/t] para selecionar uma opo de Equilbrio do Branco.

Luz dia

Sair

Mover Sair Mover

Prima [o] para guardar suas conguraes.

Funes bsicas 24

Congurando a tela e os sons


Saiba como alterar informao bsica da tela e conguraes sonoras.

Ajustando o tipo de tela


Pode selecionar um tipo de tela para o modo Fotograa ou Reproduo. Cada tipo exibe informaes de fotograa e reproduo diferentes. Consulte a tabela abaixo.

Congurando o som
Congure os sons que sua cmera emite quando realiza algumas funes.

1 2 3

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione O Som bip. Selecione uma opo.
Opo Desact. 1/2/3 Descrio

Exibe todas as informaes sobre a tomada.

A cmera no emite sons. A cmera emite sons.

Prima [D] repetidamente para alterar o tipo de tela.


Modo Tipo de tela Oculta todas as informaes sobre opes de Fotografando

disparo.
Exibe todas as informaes sobre opes de

disparo.
Oculta todas as informaes sobre o arquivo

atual.
Reproduo Exibe informao sobre o arquivo atual, exceto as

conguraes de fotograa.
Exibe todas as informaes sobre o arquivo atual. Funes bsicas 25

Tirando fotos
Saiba como tirar fotos fcil e rapidamente com o Modo Smart Auto.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione S. Alinhe o objeto na moldura.

Prima at meio do [Obturador] para focar.


Quando o objeto est focado surge uma moldura verde. Um quadro vermelho signica que o objeto est fora de foco.

5 6 7

Prima [Obturador] para tirar uma foto. Prima [P] para exibir a foto capturada.
Para excluir a foto, prima [f] e selecione em seguida Sim.

Prima [P] para voltar para o modo Fotograa.


Consulte a pgina 30 para obter dicas de como tirar fotos mais claras.

Funes bsicas 26

Tirando fotos

Aplicando zoom
Pode tirar fotos 1Er. plano ajustando zoom.

Zoom digital

ps

O zoom Digital compatvel por defeito no modo Fotograa. Se voc aumentar o zoom num objeto no modo Fotograa e o indicador de zoom estiver no alcance digital, sua cmera est usando o zoom Digital. Usando ambos, zoom tico 5X e Digital 5X, pode aumentar o zoom at 25 vezes. Alcance tico Indicador de zoom

Taxa de zoom

Alcance digital
O zoom Digital no est disponvel com o efeito Filtro Inteligente, ou
opo Acompanhamento AF.

Diminuir zoom

Aproximar

Se capturar uma foto com zoom Digital, a qualidade da foto poder


ser inferior ao normal.

Quanto mais girar o boto de zoom, mais rpido o zoom da cmera


aumenta ou diminui.

Quando voc gira o boto de zoom, a relao de zoom exibida na


tela poder mudar inconsistentemente.

Funes bsicas 27

Tirando fotos
Intelli zoom
ps

Congurando Intelli zoom

Se o indicador de zoom est no alcance do Intelli, sua cmera usar o Intelli zoom. A resoluo da foto varia de acordo com a taxa de zoom se utilizar o Intelli zoom. Usando ambos, zoom tico e Intelli zoom, pode aumentar o zoom at 10 vezes. Resoluo da foto com Intelli zoom ligado

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Intelli Zoom. Selecione uma opo.
cone Descrio

Desligar: Intelli zoom desativado. Alcance tico Indicador de zoom Alcance Intelli
O Intelli zoom no est disponvel com o efeito Filtro Inteligente, ou
opo Acompanhamento AF.

Ligar: Intelli zoom ativado.

Intelli zoom o ajuda a tirar fotos com menos deteriorao de qualidade


que o zoom digital. Contudo, a qualidade da foto pode ser inferior a quando usa o zoom tico.

O Intelli zoom s est disponvel quando congura o rcio de


resoluo 4:3. Se congurar outro rcio de resoluo com Intelli zoom ativo, o Intelli zoom se desativar automaticamente.

Funes bsicas 28

Tirando fotos

Reduzir movimentos da cmera (DIS)


Reduza os movimentos da cmera digitalmente no modo Fotograa.

ps

EID poder no funcionar corretamente quando:


Voc mover a cmera para acompanhar um objeto em movimento. Usar zoom Digital A cmera estiver trepidando muito A velocidade do obturador muito lenta (por exemplo, quando tira fotos noturnas) - A bateria estiver com pouca carga - Tira uma foto 1Er. plano Se voc usar a funo DIS com um trip, suas imagens podero ser desfocadas pela vibrao do sensor de DIS. Ao usar um trip, desative a funo DIS. Se sua cmera cair ou ser atingida, o visor car desfocado. Caso isso acontea desligue e volte a ligar sua cmera. A funo DIS no est disponvel quando voc dene opes de sequncia. -

Antes da correo

Aps a correo

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a DIS. Selecione uma opo.


cone Descrio

Desact.: EID desativado. Activ.: EID ativado.

Funes bsicas 29

Dicas de obteno de fotos mais claras


Segurando a cmera corretamente
Certique-se que nada bloqueia a lente, o ash ou microfone

Reduzindo a trepidao da cmera


Dena a opo Estabilizador de Imagem Digital para reduzir os movimentos da cmera. (p. 29)

Quando Pressionando o boto do obturador at a metade

exibido

Prima o boto [Obturador] at a metade e ajuste o foco. Sua cmera ajusta o foco e exposio automaticamente. Trepidao da cmera

Sua cmera dene o valor de abertura e velocidade do obturador automaticamente. Moldura de foco
Prima [Obturador] para tirar a foto,

se o enquadramento aparecer verde. Altere o enquadramento e prima o boto [Obturador] at a metade novamente se ele estiver vermelho.

Ao tirar fotos no escuro, evite ajustar a opo de ash como Sinc.lenta ou Desligado. A abertura mantm-se por mais tempo e poder ser mais difcil manter a cmera estvel, o tempo suciente para capturar a foto. Use um trip ou ajuste a opo de ash para Preenchido. (p. 52) Dena as opes de sensibilidade ISO. (p. 54)

Funes bsicas 30

Evitando que o objeto fotografado que fora de foco


Talvez seja difcil focalizar um objeto quando: - Existe pouco contraste entre o fundo e o objeto (por exemplo, quando seu objeto veste roupas da mesma cor do fundo) - A fonte de luz por trs do objeto for muito intensa - O objeto brilhante ou reetor - O objeto tem padres horizontais, como riscas - O objeto no est no centro da moldura
Quando tira fotos em pouca luz

Ative o ash. (p. 52)

Quando objetos se movem rapidamente

Utilize a funo Contnuo ou Ultr vel. (p. 68)

Utilizando o bloqueio de foco Prima at meio do [Obturador] para focar. Quando o objeto estiver focalizado, voc poder reposicionar o quadro para alterar a composio. Quando estiver pronto, prima o boto [Obturador] para tirar sua foto.

Funes bsicas 31

Funes estendidas
Saiba como capturar uma foto e gravar um vdeo, selecionando um modo.

Usando o modo Smart Auto 33 Usando o modo Programa


35

Usando o modo Panorama ao vivo 36 Usando o modo PIP 38 Usando o modo Cena
Usando o Modo Quadro mgico Usando o modo Beauty Shot Usando o modo Retrato inteligente Usando o modo Funny Face Utilizar o Modo Noturno 39 40 41 42 43 44

Usando o modo Filme

45 Usando o modo de Deteco de Cena Inteligente 47

Usando o modo Smart Auto


No modo Smart Auto, sua cmera escolhe automaticamente as conguraes de cmera de acordo com o tipo de cena que deteta. O modo Smart Auto ajuda se no est familiarizado com as conguraes de sua cmera para as vrias cenas.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione S. Alinhe o objeto na moldura.


Sua cmera seleciona automaticamente a cena. O cone para

cone

Descrio

Retrato com luz de fundo Retratos Fotos 1Er. plano de objetos Fotos 1Er. plano de texto Por sol Cus limpos Floresta Fotos 1Er. plano objetos coloridos Sua cmera est estabilizada ou em trip (quando tirar fotos noturnas) Objetos que se movam rapidamente Fogo de artifcio (usando trip)

o modo apropriado da cena aparece no topo esquerdo do ecr. Abaixo a lista de cones.

cone

Descrio

Paisagens Cenas com fundos brancos brilhantes Paisagens noturnas Retrato noturno Paisagens com luz de fundo

4 5

Prima at meio do [Obturador] para focar. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

Funes estendidas 33

Usando o modo Smart Auto

Se sua cmera no reconhece um modo de cena apropriado, ela usa


as conguraes padro do modo S.

Mesmo que detecte um rosto, sua cmera pode no selecionar o


modo retrato, dependendo da posio ou luz do sujeito.

Sua cmera pode no selecionar a cena correta dependendo das


condies de fotograa, tal como movimento da cmera, luz, ou distncia do objeto. Mesmo quando um trip usado, a cmera pode no detectar o modo se o objeto estiver se movendo. No modo S, sua cmera consome mais energia, uma vez que altera as conguraes frequentemente para selecionar as cenas apropriadas.

Funes estendidas 34

Usando o modo Programa


No modo Programa, pode denir a maioria das opes, exceto a velocidade do obturador e o valor de abertura, que a cmera dene automaticamente.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione p. Ajuste as opes pretendidas.


Para obter uma lista de opes, consulte

"Opes de fotograa". (p. 48)

4 5

Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

Funes estendidas 35

Usando o modo Panorama ao vivo


No modo Panorama ao vivo, voc pode capturar uma cena panormica vasta numa nica foto. Capture e combine uma srie de fotos para criar uma imagem panormica.

5
Exemplo de Fotograa

Com o boto [Obturador] premido, mova a cmera devagar na direo que lhe permitir capturar o resto do panorama.
Quando o visor estiver alinhado com a cena seguinte, a

cmera captura a foto seguinte automaticamente.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione N. Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo.
Alinhe a cmera com o lado direito e esquerdo mais afastado,

e a parte de cima e a de baixo o mais prximo da cena que voc pretende capturar.

Prima sem soltar [Obturador] para comear a fotografar.

Quando voc terminar, largue o [Obturador].


Quando tiver capturado todas as fotos necessrias, a cmera

combina as fotos numa nica foto panormica.

Funes estendidas 36

Usando o modo Panorama ao vivo

Para melhores resultados quando capturar fotos panormicas, evite


o seguinte: - Mover a cmera depressa demais, ou lento demais - Mover a cmera pouco demais para capturar a imagem seguinte - Mover a cmera a velocidades irregulares - Agitar a cmera - Alterar a direo da cmera enquanto captura uma foto - Fotografar em locais escuros - Capturar objetos em movimento prximos - Condies de fotograa onde o brilho ou a cor da luz se altera Selecionar o modo Panorama ao vivo ir desativar as funes de zoom digital e tico. Se voc selecionar o modo Panorama enquanto a lente est aumentando o zoom, a cmera diminui o zoom automaticamente para a posio padro. No modo Panorama ao vivo, algumas opes de fotograa no esto disponveis. A cmera poder deixar de disparar devido composio da fotograa ou o objeto se moveu. No modo Panorama ao vivo, a sua cmera poder no capturar a ltima cena na totalidade, caso pare de mover a cmera, exatamente, at ao local onde pretende que a cena termine. Para capturar toda a cena, mova a sua cmera suavemente para alm do ponto onde pretende que termine a cena.

Funes estendidas 37

Usando o modo PIP


No modo PIP voc pode capturar ou selecionar uma foto de fundo de tamanho grande, e inserir depois uma foto mais pequena frente.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione d. Prima at meio do [Obturador] para focar, e prima [Obturador] para capturar a foto.
Para selecionar uma foto de fundo das suas fotos salvas,

6 7 8

Prima [o], e prima em seguida [D/c/F/t] para alterar a dimenso de introduo. Prima [o] para guardar a congurao. Prima at meio do [Obturador] para focar, e prima [Obturador] para capturar e inserir uma foto.
A janela de insero surge maior quando prime at meio do

prima [m], e selecione a Fundo lbum a foto desejada. Voc no poder selecionar um arquivo de vdeo ou foto capturados no modo Panorama ao vivo.

[Obturador], para que voc possa determinar se o objeto est ou no focado.

Prima [o] para denir a foto como imagem de fundo.


Para voltar a tirar uma foto de fundo, prima [m].

Para ver a foto sintetizada, prima [P].


Prima [P] novamente para voltar para o modo Fotograa. Quando capturar fotos de fundo, a resoluo denida
automaticamente para e todas as fotos capturadas so salvas.

As fotos PIP nais sero salvas como um arquivo combinado e as


fotos inseridas no sero salvas separadamente.

Ao inserir uma imagem, a resoluo do arquivo combinado denida


automaticamente para .

A dimenso mxima da janela de insero de 1/4 do ecr, e o rcio


do aspecto mantm-se igual ao alterar a dimenso.
Voltar Mover

Ao usar o modo PIP as opes de distncia de foco no esto


disponveis.

Prima [o], e prima em seguida [D/c/F/t] para alterar a opo de introduo.

Funes estendidas 38

Usando o modo Cena


No modo de Cena, pode tirar fotos com opes denidas para uma cena especca.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s. Selecione uma cena.


Quadro mgico Beauty Shot Retrato inteligente Funny Face Noite Paisagem Texto

Opo Paisagem Texto Por Sol Nascer sol Luz Fundo Praia e neve

Descrio

Tire fotos de cenas paradas e paisagens. Tira fotos ntidas de texto em papel ou documentos eletrnicos. Tire fotos de cenas de pr do sol, com vermelhos e amarelos de aspeto natural. Tirar fotos ao nascer do sol. Tirar fotos de objetos de fundo. Reduz a subexposio de sujeitos, causada pela luz do sol reectida pela areia ou neve.

Para alterar o modo de cena, prima [m], e selecione em Opo Quadro mgico Beauty Shot Retrato inteligente Funny Face Noite Descrio

seguida s. Voc pode selecionar qualquer uma das cenas listadas.

Capture cenas com vrios efeitos de moldura. (p. 40) Tire uma foto com opes que escondem imperfeies do rosto. (p. 41) Extrai automaticamente e salva retratos em 1Er. plano de um determinado objeto em uma cena. (p. 42) Tire uma foto com efeitos funny face. (p. 43) Capture cenas noite ou com pouca luz (recomendado o uso do trip). (p. 44)

4 5

Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

Funes estendidas 39

Usando o modo Cena

Usando o Modo Quadro mgico


No modo Quadro Mgico, pode aplicar variados efeitos as suas fotos. A forma e sensao das fotos iro mudar de acordo com o quadro que selecionou.

6 7

Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
No modo Quadro Mgico, a resoluo denida automaticamente para .

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Quadro mgico. Prima [m]. Selecione a Quadro. Selecione uma opo.
Mural

Voltar

Mover

Funes estendidas 40

Usando o modo Cena

Usando o modo Beauty Shot


No modo Beauty Shot, pode tirar retratos com opo para esconder imperfeies do rosto.

7 8

Selecione a Retoque da face. Selecione uma opo.


Por exemplo, aumente a denio de Retoque da face para

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Beauty Shot. Prima [m]. Selecione a Tom da face. Selecione uma opo.
Por exemplo, aumente as denies de tom da face para

esconder mais imperfeies.

Nvel 2

fazer a pele parecer mais luminosa.

Voltar

Mover

9
Nvel 2

Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
Ao usar o modo Beauty Shot, a distncia de foco ser congurada para Macro autom..

10

Voltar

Mover

Prima [m].

Funes estendidas 41

Usando o modo Cena

Usando o modo Retrato inteligente


No modo Retrato inteligente, voc pode extrair e salvar retratos em 1Er. plano de um determinado objeto em uma cena. Assim que a cmera detete uma face na cena, automaticamente ela aumenta-a e corta a imagem em volta da foce. A cmera salva ento a imagem em tela total e dois retratos em 1Er. Plano como trs arquivos separados.

O modo Retrato inteligente ir salvar a foto original apenas se:


- nenhuma face for detectada - mais de 2 faces forem detectadas - a rea facial detectada maior que uma certa relao As fotos cortadas sero salvas com a mesma relao de aspecto (16:9) que o original ou a relao de aspecto inversa (9:16). Ao usar o modo Retrato inteligente, a distncia de foco ser congurada para Macro autom..

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Retrato inteligente. Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
A foto original e as 2 fotos cortadas so exibidas na tela

por breves momentos e salvas sob nomes de arquivo consecutivamente.

Funes estendidas 42

Usando o modo Cena

Usando o modo Funny Face


No modo Funny Face, voc poder distorcer a face do objeto com efeitos divertidos.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Funny Face. Aponte a cmera face do objeto.
A cmera detecta faces atravs da funo deteco faces.

6 7 8 9
10

Prima [m]. Selecione a Nvel de distoro. Ajustar o nvel de distoro. Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
O modo Funny Face no ir funcionar se no detectar uma face. Caso a cmera detecte 2 ou mais faces, o efeito ser aplicado
apenas na face mais prxima da cmera.

Prima [m]. Selecione a Efeito Funny um efeito divertido.


Poder pr-visualizar a face com o efeito que aplicar na tela.

Ao usar o modo Funny Face, as opes de distncia de foco no


esto disponveis.

Nariz empinado

Voltar

Mover

Funes estendidas 43

Usando o modo Cena

Utilizar o Modo Noturno


No modo Noturno, pode usar velocidade de obturador mais lenta para prolongar o tempo at fechar o obturador. Aumente o valor de abertura para evitar sobre-exposio.

6 7 8

Selecione uma opo.


Se voc selecionar AUTO, o valor da abertura e a velocidade

do obturador sero ajustados automaticamente.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione s Noite. Prima [m]. Selecione a V.obt.l.tempo.. Selecione o valor da abertura ou a velocidade do obturador.
Valor da abertura Velocidade do obturador
V.obt.l.tempo.

Alinhe o objeto na moldura, e prima o boto [Obturador] at a metade para focaliz-lo. Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.
Use trip para evitar fotos embaadas. Ao usar o modo Noite, as opes de distncia de foco no esto
disponveis.

Voltar

Mover

Funes estendidas 44

Usando o modo Filme


No modo Filme, pode gravar vdeos de grande denio at 20 minutos de durao. Sua cmera guarda vdeos gravados como arquivos MJPEG.
Alguns cartes de memria podem no oferecer suporte gravao em alta denio. Se for o caso do seu carto, dena uma resoluo mais baixa. Cartes de memria com velocidades de gravao baixas no so compatveis com vdeos de alta resoluo. Para gravar vdeos de alta resoluo, use cartes
de memria com velocidades de escrita mais rpida.

Caso voc utilize a funo zoom ao gravar um vdeo, a cmera poder gravar o rudo do zoom funcionando. Para diminuir o rudo do zoom, utilize a funo Som
em direto. Consulte os passos 7 e 8 abaixo.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione v. Prima [m]. Selecione v Freq. imagem. Selecione uma freq. imagem (o nmero de quadros por segundo).
Ao aumentar a freq. imagem, aes parecem mais naturais,

7 8

Selecione v Som ao vivo. Selecione uma opo.


cone Descrio

Som em directo ligado: Ligue a funo de Som ao vivo para reduzir o rudo do zoom. Som em directo desligado: Desligue a funo de Som ao vivo para reduzir o rudo do zoom. Mudo: No grave sons.
No tape o microfone ao usar a funo Som ao vivo. Gravaes feitas atravs do Som ao vivo podem diferir dos
sons reais.

porm o tamanho do arquivo ir aumentar.

Prima [m].

Funes estendidas 45

Usando o modo Filme

9
10 11

Ajuste as opes pretendidas.


Para obter uma lista de opes, consulte

Pausar gravao
Sua cmera permite que pause um vdeo, temporariamente, durante a gravao. Com essa funo, pode gravar cenas diferentes no mesmo vdeo.

"Opes de fotograa". (p. 48)

Prima o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Prima o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.

Parar

Gravar

Prima [o] para pausar enquanto grava. Prima [o] para continuar.

Funes estendidas 46

Usando o modo Filme

Usando o modo de Deteco de Cena Inteligente


No modo Deteco de cena inteligente, sua cmera escolhe automaticamente as conguraes de cmera de acordo com o tipo de cena que detecta.

cone

Descrio

Paisagens Por sol Cus limpos Floresta

1 2 3 4 5

No modo Fotograa, prima [M]. Selecione v. Prima [m]. Selecione v Deteco de cena inteligente Ligado. Alinhe o objeto na moldura.
Sua cmera seleciona automaticamente a cena. O cone para

6 7

Prima o boto [Obturador] para iniciar a gravao. Prima o boto [Obturador] novamente para parar a gravao.
Se sua cmera no reconhece um modo de cena apropriado, ela usa
as conguraes padro do modo Deteco de cena inteligente.

Sua cmera pode no selecionar a cena correta dependendo das


condies de fotograa, tal como movimento da cmera, luz, e distncia do objeto. Os efeitos de Filtro Inteligente no esto disponveis no Modo Deteco de cena inteligente.

o modo apropriado da cena ir aparecer no topo esquerdo do ecr.

Funes estendidas 47

Opes de fotograa
Saiba como denir as opes no modo Fotograa.

Selecionar a resoluo e qualidade 49


Selecionar a resoluo 49 Selecionando a qualidade da imagem 50

Usando o temporizador 51 Fotografar no escuro 52


Evitando olhos vermelhos 52 Usando o ash 52 Ajustar sensibilidade ISO 54

Deteco de piscar de olhos 60 Usando Reconhecimento face 60 Registrando faces como favoritas (My Star) 61

Ajustando o brilho e as cores 63


Ajustando a exposio manualmente (EV) Compensao Luz fundo (ACB) Alterar a opo de medio Selecionando uma denio de Equilbrio de branco 63 64 65 66

Alterar o foco da cmera 55


Usando macro Usando o foco automtico Usando o acompanhamento de foco automtico Ajustar a rea de foco 55 55 56 57

Usando modos de sequncia 68 Aplicar efeitos/Ajustar imagens 69


Aplicar efeitos Filtro Inteligente 69 Ajustando imagens 71

Usando Deteco Faces 58


Detectando faces 58 Fotografando auto-retrato 59 Fotografando um sorriso 59

Selecionar a resoluo e qualidade


Saiba como alterar as conguraes de resoluo e qualidade da imagem.

Selecionar a resoluo
medida que voc aumenta a resoluo, as fotos ou vdeos passam a ser formados por mais pxeis. Com isso, eles podem ser impressos em papel ou exibidos em telas maiores. Quando uma resoluo mais alta usada, o tamanho do arquivo tambm aumenta.

cone

Descrio

1984 X 1488: Imprimir em papel A5. 1920 X 1080: Imprimir num papel A5 com rcio panorama (16:9) ou reproduzir em TV de alta denio. 1024 X 768: Anexar num e-mail.

Congurar a resoluo de uma foto

Sps

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Dimenses da foto. Selecione uma opo.
cone Descrio

Congurar a resoluo de vdeo

4320 X 3240: Imprimir em papel A1. 4320 X 2880: Imprimir em papel A1 no aspeto panormico (3:2). 4320 X 2432: Imprimir em papel A2 no aspeto panormico (16:9) ou reproduzir em uma TV de alta denio. 3648 X 2736: Imprimir num papel A3. 2592 X 1944: Imprimir num papel A4.

1 2 3

No modo Gravao de Vdeo, prima [m]. Selecione v Dimenses dao lme. Selecione uma opo.
cone Descrio

1280 X 720 HQ: Arquivos em alta denio para serem reproduzidos em TV de alta denio. 640 X 480: Arquivos para serem reproduzidos em TV analgica. 320 X 240: Postar na pgina web.

Opes de fotograa 49

Selecionar a resoluo e qualidade

Selecionando a qualidade da imagem


Denir a qualidade de fotos e vdeos. Imagens de qualidade mais alta, resultam em arquivos com maior tamanho.

Congurando a qualidade do vdeo

Sua cmera comprime e salva os vdeos que gravou no formato MJPEG.

Congurando a qualidade de uma foto

pds

Sua cmera comprime e guarda suas fotos em formato JPEG.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Qualid.. Selecione uma opo.


cone Descrio

1 2 3

No modo Gravao de Vdeo, prima [m]. Selecione v Freq. imagem. Selecione uma opo.
cone Descrio

30 fps: Grava 30 frames por segundo. 15 fps: Grava 15 frames por segundo.

Super no: Tire fotos em super alta qualidade. Fino: Tire fotos em alta qualidade. Normal: Tire fotos com qualidade normal.

Opes de fotograa 50

Usando o temporizador
1
No modo Fotograa, prima [t].

Spdsv

Saiba como congurar o temporizador para retardar a captura da imagem.

Prima [Obturador] para iniciar o temporizador.


A luz de auxlio do AF/temporizador pisca. Sua cmera ir tirar

a foto automaticamente no tempo especco.


Prima [Obturador] ou [t] para cancelar o temporizador. Dependendo das opes de Deteco Faces ou das opes de
rea de foco que selecionou, a funo temporizador poder no estar disponvel. Opes de temporizador no esto disponveis se denir opes de Sequncia.

Desligado

Selecione uma opo.


cone Descrio

Desligado: O temporizador no est ativo. 10 seg: Tira a foto esperando 10 segundos. 2 seg: Tira a foto esperando 2 segundos. Duplo: Tira uma foto aps 10 segundos e outra foto aps 2 segundos.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotograa.

Opes de fotograa 51

Fotografar no escuro
Saiba como tirar fotos noturnas ou com pouca luz.

Evitando olhos vermelhos

ps

Usando o ash

Spds

Se o ash disparar quando tirar uma foto a algum no escuro, poder aparecer um brilho vermelho nos olhos da pessoa. Para evitar que isso acontea, selecione Olhos verm. ou Ajuste olh.ver. Veja as opes de ash em "Usando o ash."

Utilize ash para tirar fotos no escuro ou quando precisa de mais luz em suas fotos.

No modo Fotograa, prima [F].

Automtico

Antes da correo

Aps a correo

Selecione uma opo.


cone Descrio

Desligado: O ash no dispara. Sua cmera ir mostrar o aviso de movimento quando tirar fotos com pouca luz.

Opes de fotograa 52

Fotografar no escuro

cone

Descrio

cone

Descrio

Ajuste olh.ver: O ash disparar duas vezes quando o objeto ou fundo serem escuros. A cmera corrige os olhos vermelhos atravs do seu avanado sistema de anlise. Existe um intervalo entre os 2 disparos do ash. No se mova at que o ash dispare pela segunda vez. Sinc.lenta: O ash dispara e o obturador permanece aberto por mais tempo. Essa opo recomendada quando quer tirar fotos da luz ambiente ou revelar mais detalhes no fundo. Use um trip para evitar fotos borradas. Sua cmera ir mostrar o aviso de movimento quando tirar fotos com pouca luz. Preenchido: O ash dispara sempre. Sua cmera ajusta a intensidade da luz automaticamente.

Olhos verm.: O ash disparar duas vezes quando o objeto ou fundo serem escuros para reduzir o efeito olhos vermelhos. Existe um intervalo entre os 2 disparos do ash. No se mova at que o ash dispare pela segunda vez. Automtico: O ash disparar automaticamente quando o sujeito ou fundo serem escuros. Automtico: A cmera selecionar a congurao de ash para a cena detectada no modo Smart Auto.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotograa.

Opes de ash no esto disponveis se usar opes de Sequncia


ou selecionar Auto-retrato ou Deteco Piscar de Olhos.

Certique-se que os objetos esto dentro da distncia recomendada


do ash. (p. 118)

Se a luz do ash for reetida ou existam quantidades signicativas de


poeira no ar, pequenos pontos podero aparecer em sua foto.

Opes de fotograa 53

Fotografar no escuro

Ajustar sensibilidade ISO

A sensibilidade ISO a medida da sensibilidade de um lme luz como denido pela Organizao Internacional de Normalizao (ISO). Quanto mais alta a sensibilidade ISO que selecionar, mais sensvel luz sua cmera se torna. Use uma sensibilidade ISO maior para capturar fotos melhores e reduzir a trepidao da cmera quando no usar ash.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ISO. Selecione uma opo.


Selecione

para usar uma velocidade ISO apropriada baseada no brilho e iluminao do objeto.
ISO com sensibilidades mais altas podem resultar em mais rudo na imagem.

Opes de fotograa 54

Alterar o foco da cmera


Saiba como ajustar o foco de sua cmera para se adequar ao objeto e condies de fotograa.

Usando macro

psv

Usando o foco automtico

Spsv

Utilize macro para tirar fotos em primeiro plano de objetos, como ores ou insetos.

Para tirar fotos ntidas, selecione o foco apropriado de acordo com a sua distncia para o objeto.

No modo Fotograa, prima [c].

Normal

Mantenha sua cmera rme para evitar fotos desembaadas. Desligue o ash se a distncia do objeto for menor que 40 cm.

Opes de fotograa 55

Alterar o foco da cmera

Selecione uma opo.


cone Descrio

Focalize o objeto que deseja acompanhar e prima em seguida [o].


Uma moldura de foco exibida e segue o objeto medida

Normal: Foca um objeto mais longe que 80 cm. 250 cm quando usa o zoom. Macro: focaliza em um objeto localizado entre 5-80 cm. 100-250 cm quando usa o zoom. Macro autom.: Foca um objeto mais longe que 5 cm. Mais longe que 100 cm quando usa o zoom. denida automaticamente em alguns modos de fotograa.
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotograa.

que voc move a cmera.

A moldura branca signica que est seguindo seu objeto. Quando premir at meio do [Obturador], a moldura verde

signica que seu objeto est em foco.

Usando o acompanhamento de foco automtico p s


O Acompanhamento de af permite que voc acompanhe e focalize automaticamente o objeto at mesmo quando voc est se movendo.

Prima o boto [Obturador] para tirar a foto.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a rea de foco Acompanhamento de AF.

Opes de fotograa 56

Alterar o foco da cmera

Se no selecionou uma rea de foco, a moldura no ir aparecer no


centro do ecr.

Ajustar a rea de foco

ps

Acompanhamento do objeto pode falhar quando:


- o objeto muito pequeno - o objeto move-se demasiado - o objeto possuir uma iluminao de fundo ou voc estiver fotografando em um local escuro - cores e padres no objeto e no fundo so as mesmas - o objeto tem padres horizontais, como riscas - a cmera trepidar excessivamente Quando o acompanhamento do objeto falha, a moldura aparece com uma linha branca ( ). Se a cmera no conseguir acompanhar o objeto, voc dever selecionar o objeto para acompanhamento novamente. Se sua cmera falhar o foco, a moldura ir mudar para uma linha vermelha ( ). Se usar essa funo, no poder usar opes de Deteco Faces, opes de Temporizador, Intelli Zoom e efeitos de Filtro Inteligente.

Voc pode obter fotos mais claras ao selecionar uma rea de foco apropriada de acordo com a posio do objeto na cena.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a rea de foco. Selecione uma opo.
cone Descrio

Af central: Foco no centro da moldura (aplicvel a objetos perto ou no centro). Multi af: Focaliza em uma ou mais de 9 reas possveis. Acompanhamento de AF: Focaliza e acompanha o objeto. (p. 56)
Opes disponveis podem diferir dependendo das condies de fotograa.

Opes de fotograa 57

Usando Deteco Faces

ps

Quando as opes de Deteco Faces so usadas, a cmera capaz de detectar automaticamente rostos humanos. Sempre que voc focaliza um rosto, a cmera ajusta a exposio automaticamente. Utilize Deteco Piscar de Olhos para detectar olhos fechados ou Deteco de Sorriso para tirar foto de uma face sorridente. Voc tambm pode usar o recurso de Reconhecimento face para registrar faces e prioriz-las para o foco.

Quando sua cmera detecta uma face, ela acompanha a face


detectada automaticamente. Deteco Faces pode no ser ecaz quando: - o objeto est longe da cmera - est muito claro ou muito escuro - o objeto no est encarando sua cmera - o objeto est de culos de sol ou mscara - a expresso facial muda drsticamente - o objeto tem muita luz ou as condies de luminusidade so instveis Deteco Faces no est disponvel quando dene efeitos de Filtro Inteligente, Ajuste de Imagem, ou Acompanhamento AF. Dependendo das opes de fotograa, as opes de Deteco Faces disponveis podem diferir. Dependendo da opo de Deteco Faces que selecionou, a funo temporizador poder no estar disponvel. Quando congura opes de Deteco Faces, a rea AF congurada automaticamente para Multi AF. Dependendo das opes de Deteco Faces que selecionou, as opes de Sequncia no estaro disponveis. Quando denir a opo de Reconhecimento face e capturar fotos com deteco de faces, elas sero registradas na lista de faces. Voc pode exibir as faces registradas em ordem de prioridade no modo Reproduo. (p. 75) Mesmo que as faces tenham sido registradas com xito, elas podero no ser classicadas no modo Reproduo. Uma face detectada com a opo Reconhecimento face poder no aparecer na lista de faces ou Smart lbum.

Detectando faces
Sua cmera pode detetar at 10 faces humanas em uma cena.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Deteco Faces Normal.

O rosto mais prximo da cmera ou mais prximo do centro da cena surge com uma moldura branca e as restantes faces surgem com uma moldura cinzenta.
Quanto mais perto estiver do objeto, mais rpido sua cmera detectar as faces.

Opes de fotograa 58

Usando Deteco Faces

Fotografando auto-retrato
Tire fotos a voc mesmo. A cmera congura a distncia de foco para 1Er. Plano, e emitir um bip quando preparada.

Fotografando um sorriso
A cmera aciona automaticamente o obturador ao detectar um sorriso.

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Deteco Faces Auto-retrato. Componha sua foto, com a objetiva virada pra voc. Ao ouvir um bip rpido, prima [Obturador].

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Deteco Faces Deteco de Sorriso. Componha sua foto.
A cmera aciona automaticamente o obturador ao detectar

um sorriso.

Quando as faces esto localizadas no centro, sua cmera emitir bips mais rpidos.
Se desligar o Volume nas opes de som, sua cmera no emitir um bip. (p. 99)

Quando seu objeto sorri amplamente, sua cmera detecta o sorriso mais facilmente.

Opes de fotograa 59

Usando Deteco Faces

Deteco de piscar de olhos


Se sua cmera detectar olhos fechados, automaticamente ela tirar 2 fotos seguidas.

Usando Reconhecimento face


A cmera registrar automaticamente as faces que voc fotografa com frequncia. A funo Reconhecimento Face ir dar prioridade de foco automaticamente em essas faces e em faces favoritas. A funo Reconhecimento Face est disponvel apenas quando utiliza carto de memria.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Deteco Faces Deteco Piscar de Olhos.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Deteco Faces Reconhecimento face.

: Faces que registrou como favoritas. (Para registrar faces como favoritas, veja pgina 61.) : Faces que sua cmera registrou automaticamente.

Opes de fotograa 60

Usando Deteco Faces

Sua cmera pode reconhecer e registrar faces incorretamente


dependendo das condies de luminusidade, alteraes drsticas na pose ou face do sujeito, ou se o sujeito est usando ou no culos. A cmera pode registrar automaticamente at 12 faces. Se sua cmera reconhecer uma nova face quando as 12 faces j esto registradas, ela ir substituir a face com prioridade mais baixa pela nova.

Registrando faces como favoritas (My Star)


Voc pode registrar suas faces favoritas para priorizar o foco e a exposio nessas faces. Esta funo somente est disponvel quando usa carto de memria.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Edio Iniciar em inteligente My Star. Alinhe a face do seu sujeito com a moldura oval e prima [Obturador] para registrar a face.

Voltar

Denir

Opes de fotograa 61

Usando Deteco Faces


Exibindo suas faces favoritas

Tirar fotos de uma de pessoa de cada vez para registrar faces. Capturar 5 fotos da face do sujeito para melhores resultados: da
frente, da esquerda, da direita, de cima e de baixo.

Ao tirar as fotos da esquerda, direita, de cima e de baixo, advirta


a pessoa para no virar a cabea mais de 30 graus.

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Select a Edio Iniciar em inteligente Lista de Faces.
Para alterar o ranking das faces favoritas, prima [f] e em seguida
selecione Editar Ranking. (p. 74)

Pode registar uma face, mesmo que tire uma foto do rosto da
pessoa.

Quando voc terminar de tirar suas fotos, a lista de faces ser mostrada.
Suas faces favoritas so indicadas com

Para excluir uma face favorita, prima [f] e selecione em seguida


Remover My Star. (p. 75)

na lista de faces.

Voc pode registrar at 8 faces favoritas. O ash no ir disparar quando registra uma face favorita. Se registrar a mesma faces duas vezes, pode excluir uma das faces
da lista de faces.

Opes de fotograa 62

Ajustando o brilho e as cores


Saiba como ajustar o brilho e as cores para obter uma melhor qualidade de imagem.

Ajustando a exposio manualmente (EV)


pv

Selecione um valor para ajustar a exposio.


A foto car mais clara medida que a exposio aumenta. Quando ajusta o valor de exposio, o cone aparecer como

Dependendo da intensidade da iluminao do ambiente, possvel que as fotos resultantes sejam muito claras ou escuras. Nesses casos, voc poder ajustar a exposio para obter fotos melhores.

embaixo.

Mais escuro (-)

Neutro (0)

Mais claro (+)

Prima [o] para guardar suas conguraes.


Assim que ajustar a exposio, as conguraes sero guardadas
automaticamente. Poder ter que alterar o valor da exposio mais tarde para evitar sobre-exposio ou subexposio. Se no consegue encontrar a exposio adequada, selecione AEB (Guia de Exposio Automtica). Sua cmera tirar 3 fotos seguidas, cada um com diferente exposio: normal, subexposta e sobreexposta. (p. 68)

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ou v EV.

Opes de fotograa 63

Ajustando o brilho e as cores

Compensao Luz fundo (ACB)

Selecione uma opo.


cone Descrio

Quando a fonte de iluminao estiver atrs do objeto ou se houver um contraste elevado entre o objeto e o plano de fundo, provvel que o objeto fotografado parea escuro na foto. Nesse caso, dena a opo Equlibrio de Contraste Automtico (ACB).

Desat.: ACB est desativado. Ativ.: ACB est ativado.


A funo ACB est sempre ativada no modo Smart Auto. A funo ACB no est disponvel quando dene opes de
Sequncia ou opes de Filtro inteligente.

Sem ACB

Com ACB

1 2

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ACB.

Opes de fotograa 64

Ajustando o brilho e as cores

Alterar a opo de medio

pv

cone

Descrio

O modo de medio refere-se forma como a cmera mede a quantidade de luz. O brilho e a iluminao de suas fotos iro variar em funo do modo de medio selecionado.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ou v Medio. Selecione uma opo.


cone Descrio

Pontual: Sua cmera mede apenas a intensidade da luz no centro da moldura. Se seu objeto no est no centro da moldura, sua foto pode estar impropriamente exposta. Aplicvel a objetos com luz de fundo. Centralizada: A cmera calcula a mdia da leitura das medies da moldura inteira com nfase no centro. Adequada para fotos com objetos no centro do quadro.

Multi: Sua cmera divide a moldura em variadas reas, e mede a intensidade da luz de cada uma. Aplicvel para todas fotos.

Opes de fotograa 65

Ajustando o brilho e as cores

Selecionando uma denio de Equilbrio de branco p v


A cor das suas fotos depende do tipo e da qualidade da fonte de iluminao. Se pretende que a cor de sua foto seja realista, selecione um Equilbrio do Branco apropriado para as condies de luminosidade, como Eb auto, Luz dia, Nublado ou Tungstnio.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ou v Equilb. branco. Selecione uma opo.
cone Descrio

Eb auto: Dene automaticamente o Equlibro do Branco baseado nas condies de luminusidade. Luz dia: Para fotos ao ar livre em dias de sol. Nublado: Para fotos ao ar livre em dias nublados ou com nuvens. Eb auto Luz dia Fluorescente h: Para fotografar sob a luz do sol urescente ou em luz urescente 3 vias. Fluorescente l: Para fotografar com luz urescente branca. Tungstnio: Para fotografar dentro de casa com lmpadas incandescentes ou de halgenio. Nublado Tungstnio Medio: Obturador: Utilize as conguraes de Equilbrio do Branco que voc deniu. (p. 67)

Opes de fotograa 66

Ajustando o brilho e as cores


Denindo seu prprio Equilbrio do Branco
Pode personalizar o Equilbrio do Branco, tirando fotos de uma superfcie branca, como um papel, sob as condies de luz nas quais quer tirar a foto. A funo Equilbrio do Branco ir ajud-lo a igualar as cores da sua foto com as da cena atual.

1 2 3 4

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ou v Equilb. branco. Desloque-se para Medio: Obturador. Aponte a lente a um papel branco, e prima [Obturador].

Opes de fotograa 67

Usando modos de sequncia

Pode ser difcil fotografar objetos em movimento, ou expresses faciais naturais ou gestos de pessoas em suas fotos. Tambm poder ser difcil ajustar corretamente a exposio e selecionar uma fonte de luz apropriada. Nesses casos, selecione um dos modos de sequncia.
cone Descrio

Ultr vel: Enquanto prime [Obturador], sua cmera tira fotos (6 fotos por segundo; mximo de 30 fotos). AEB: Sua cmera tirar 3 fotos seguidas, cada uma com diferente exposio: normal, subexposta e sobreexposta. Use trip para evitar fotos embaadas.
Pode usar ash, temporizador ACB, e opes de Filtro inteligente
quando seleciona Individual.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Direco. Selecione uma opo.


cone Descrio

Quando seleciona Ultr vel, sua cmera ir denir a resoluo para


e a sensibilidade ISO para Automtico.

Individual: Tire uma nica foto. Contnuo: Enquanto premir [Obturador] sua cmera continuar tirando fotos. O nmero mximo de fotos depende da capacidade do carto de memria.

Dependendo da opo de Deteco Faces que selecionou, algumas


opes de sequncia podero no estar disponveis. Dependendo da capacidade e desempenho do carto de memria, poder demorar mais tempo para guardar as fotos.

Opes de fotograa 68

Aplicar efeitos/Ajustar imagens


Aplicar efeitos Filtro Inteligente
pv

Filtros disponveis quando captura uma foto


cone Descrio

Aplique vrios efeitos de ltro em suas fotos e vdeos para criar imagens nicas.

Normal: Sem efeito. Miniatura: Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Vinhetas: Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo. Ponto de meio-tom: Aplique efeito meio-tom.

Miniatura

Vinhetas Esboo: Aplique efeito esboo lpis. Olho de peixe: Escurece os bordos da moldura e distorce objetos para imitar o efeito visual de um olho de peixe. Desembaamento: Tornar imagem mais limpa. Clssico: Aplique efeito preto e branco.

Olho de peixe

Esboo

Retr: Aplique o efeito tom spia. Negativo: Aplique o efeito negativo de lme.
Dependendo da opo que voc selecionou, a dimenso da foto
poder mudar para ou inferior automaticamente.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a ou v Filtro Inteligente. Selecione um efeito.

Se deniu efeitos de Filtro Inteligente, no poder usar opes de


Reconhecimento face, ACB, Sequncia, ou Ajuste de Imagem, Intelli zoom, ou Acompanhamento de AF.

Opes de fotograa 69

Aplicar efeitos/Ajustar imagens


Filtros disponveis enquanto grava um vdeo
cone Descrio

Se voc selecionou Miniatura, o tempo de gravao da miniatura


tambm exibido com o cone da Miniatura e inferior ao tempo de gravao real.

Normal: Sem efeito. Efeito de palheta 1: Crie um look vivo com contrastes e cores vivas. Efeito de palheta 2: Torna cenas mais limpas e lmpidas. Efeito de palheta 3: Aplique um tom marrom suave Efeito de palheta 4: Crie um efeito frio e montono. Miniatura: Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura. Vinhetas: Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo. Olho de peixe: Distorce objetos prximos para imitar o efeito visual da lente olho de peixe. Desembaamento: Tornar imagem mais limpa. Clssico: Aplique efeito preto e branco. Retr: Aplique o efeito tom spia. Negativo: Aplique o efeito negativo de lme.

Se voc selecionou Miniatura, no poder gravar o vdeo com som. Dependendo da opo que voc selecionou, a velocidade de
gravao poder mudar para e a resoluo da gravao poder mudar para ou inferior automaticamente.

Opes de fotograa 70

Aplicar efeitos/Ajustar imagens

Ajustando imagens

Prima [F/t] para ajustar cada valor.


Contraste + Ntidez Descrio

Ajuste a nitidez, saturao, ou contraste de suas fotos.

1 2 3

No modo Fotograa, prima [m]. Selecione a Ajust.img. Selecione uma opo.


Contraste Ntidez Saturao

Diminui a cor e o brilho. Aumenta a cor e o brilho.


Descrio

Suavize os cantos das suas fotos (aplicvel para edio de fotos em seu computador). Torna as bordas mais ntidas para aprimorar a clareza das fotos. Isso pode aumentar o rudo em suas fotos.
Descrio

Ajust.img
Contraste Ntidez Saturao
-2 -2 -2 -1 -1 -1 0 0 0 +1 +1 +1 +2 +2 +2

Saturao +

Diminui a saturao. Aumenta a saturao.

Voltar

Mover

Prima [o] para guardar suas conguraes.


Selecione 0 se no quer aplicar efeitos (aplicvel na impresso). Se voc denir funes de ajuste, no poder usar opes de Filtro
inteligente e opes de Deteco Faces.

Opes de fotograa 71

Reproduo/Edio
Saiba como reproduzir fotos ou vdeos e a editar fotos. Saiba tambm como conectar sua cmera no computador, impressora, ou TV.

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo 73


Iniciando o modo Reproduo 73 Exibindo fotos 79 Reproduzir um vdeo 81

Transferir arquivos para seu computador Windows 90


Transferir arquivos com Intelli-studio 91 Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel 93 Desconectar sua cmera (para Windows XP) 94

Editar uma foto

Redimensionando fotos Girando uma foto Criando um retrato 1Er. Plano Aplicar efeitos Filtro Inteligente Ajustar suas fotos Criando um pedido de impresso (DPOF)

83 83 83 84 84 85 87

Transferir arquivos para seu computador Mac 95 Imprimir fotos em uma impressora PictBridge 96

Visualizar cheiros na TV 89

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Saiba como reproduzir fotos ou vdeos, e como gerir arquivos.

Iniciando o modo Reproduo


Exiba fotos ou reproduza vdeos armazenados em sua cmera.

Informao de arquivo de foto

Prima [P].
Ser mostrado o arquivo mais recente. Caso sua cmera esteja desligada, ela ir se ligar e mostrar o

Memria em uso

arquivo mais recente.

Informao do arquivo

Prima [F/t] para se deslocar pelos arquivos.


Prima sem soltar [F/t] para se deslocar pelos arquivos

rapidamente.
cone Se desejar exibir os arquivos armazenados na memria interna,
remova seu carto de memria.

Descrio

Ordem de impresso foi denida (DPOF) Arquivo protegido A foto inclui uma face registrada (disponvel somente quando um carto de memria usado.) Nome da pasta Nome do arquivo

Voc poder no conseguir editar ou reproduzir arquivos capturados


por outras cmeras, devido as dimenses (da imagem, etc) ou codecs incompatveis. Utilize um computador ou outro dispositivo para editar ou reproduzir esses arquivos.

Para mostrar informao sobre o arquivo na tela, prima [D].

Reproduo/Edio 73

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Informao de arquivo de vdeo Classicando suas faces favoritas
Voc pode votar em suas faces favoritas. A funo faces favoritas est disponvel apenas quando insere um carto de memria em sua cmera.

1 2
Reprod. Tir. foto

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u Editar Lista de Faces Editar Ranking. Selecione a face a partir da lista, e prima em seguida [o].
Editar Lista de Faces
1 2 3 4 5 6 7 8

cone

Descrio

Arquivo de vdeo Arquivo protegido Nome da pasta Nome do arquivo Durao do vdeo

Voltar

Denir

Prima [D/c] para alterar o ranking da face, e prima em seguida [f].

Reproduo/Edio 74

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Excluir faces favoritas
Voc pode excluir suas faces favoritas. A funo faces favoritas est disponvel apenas quando insere um carto de memria em sua cmera.

Exibindo arquivos por categoria no Smart lbum


Exibir arquivos por categoria, como data, face, ou tipo de arquivo.

1 2 3 4 5

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u Editar Lista de Faces Remover My Star. Selecione uma face, e em seguida prima [o]. Prima [f]. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.

1 2 3

No modo Reproduo, gire [Zoom] para a esquerda. Prima [m]. Selecione uma categoria.

Tipo Data Cor Semana Face


Voltar Denir

Opo Tipo Data Cor Semana Face

Descrio

Exibe arquivos pelo tipo de arquivo. Exibe arquivos pela data em que eles foram salvos. Exibe arquivos pela cor dominante da imagem. Exibe arquivos pelo dia da semana em que eles foram salvos. Exibe arquivos por faces reconhecidas e faces favoritas. (At 20 pessoas)

Reproduo/Edio 75

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo

4 5

Prima [F/t] para se deslocar pelos arquivos.


Prima sem soltar [F/t] para se deslocar pelos arquivos

Exibindo arquivos como miniaturas


Examine as miniaturas dos arquivos. No modo Reproduo, gire [Zoom] para a esquerda na vista de miniaturas (3 de cada vez). Gire [Zoom] para a esquerda, uma ou duas vezes mais para exibir mais miniaturas (9 ou 20 de cada vez). Gire [Zoom] para a direita para voltar na vista anterior.

rapidamente.

Prima [o] para voltar exibio normal.


Ao selecionar a Cor, Etc surge caso a cor no seja extrada. Pode demorar algum tempo para sua cmera abrir o Smart lbum,
alterar a categoria, ou reorganizar os arquivos.

Filtro

Para Percorrer os arquivos Excluir arquivos

Descrio

Prima [D/c/F/t]. Prima [f], e selecione em seguida Sim.

Reproduo/Edio 76

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Protegendo arquivos
Proteja seus arquivos contra excluso acidental.

Excluindo arquivos
Selecione arquivos a excluir no modo Reproduo. Excluir um nico arquivo Voc pode selecionar um arquivo e exclu-lo.

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u Proteger Seleccionar.


Para proteger todos os arquivos, selecione Tudo Bloq..

1 2

Desloque-se para o arquivo que deseja proteger e prima em seguida [o].


Prima [o] novamente para cancelar sua seleo.

No modo Reproduo, selecione um arquivo, e em seguida prima [f]. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.
Quando visualizar arquivos no Smart lbum ou na vista de miniaturas, prima [f] para excluir um arquivo.

cone de arquivo protegido

Seleccionar

Denir

Prima [f].
No pode excluir ou girar um arquivo protegido.

Reproduo/Edio 77

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Excluir vrios arquivos Pode selecionar vrios arquivos, e exclu-los ao mesmo tempo. Excluindo todos arquivos Pode selecionar todos arquivos, e exclu-los ao mesmo tempo.

1 2

No modo Reproduo, prima [f]. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Excluir vrios.
Pode tambm excluir vrios aquivos no modo Reproduo,

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u Excluir Tudo. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.
Todos os arquivos no protegidos so excludos.

prima [m], e selecione em seguida u Excluir Seleccionar.

3 4 5

Selecione os arquivos que quer excluir, e prima [o].


Prima [o] novamente para cancelar sua seleo.

Copiando arquivos para um carto de memria


Copiando arquivos da memria interna para o carto de memria.

Prima [f]. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u Copia. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.

Reproduo/Edio 78

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo

Exibindo fotos
Aumente parte de uma foto ou visualize como exib. de slides.

Para Mover a rea ampliada

Descrio

Prima [D/c/F/t]. Prima [o], e selecione em seguida Sim. (A foto cortada ser guardada como um novo arquivo. A foto original no alterada.)

Ampliando uma foto


No modo Reproduo, gire [Zoom] para a direita para ampliar uma parte da foto. Gire [Zoom] para esquerda para diminuir o zoom. rea ampliada

Recortar a foto ampliada

Ao exibir fotos tiradas em outra cmera, o rcio de zoom pode diferir.

Recortar

Reproduo/Edio 79

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Exibindo fotos panormicas
Visualize fotos capturadas no modo Panorama ao vivo.

Reproduzir exib. de slides


Aplicar efeitos e udio a exib. de fotos das suas fotos. A funo exib. de slides no funciona com vdeos.

1 2

No modo Reproduo, prima [F/t] para rolar para uma foto panormica pretendida.
Toda a foto panormica aparece no ecr.

Prima [o].
A cmera rola automaticamente pela foto, da direita para a

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione C. Selecione uma opo de efeito de apresentao de slides.
Pule para a etapa 4 para iniciar uma apresentao de slides

esquerda numa foto panormica horizontal e de cima para baixo numa foto panormica vertical. A cmera muda para o modo Reproduo. Enquanto reproduz uma foto panormica, prima [o] para pausar ou continuar. Quando na reproduo de uma foto panormica, pausar, prima [D/c/F/t] para mover a foto horizontal ou verticalmente, dependendo do sentido do seu movimento ao capturar a foto.

sem efeito algum.


* Padro

Opo Iniciar

Descrio

Dena se pretende repetir ou no a exib. de slides. (Reprod., Repetir) Dena as fotos que deseja incluir na apresentao de slides. Tudo*: Exibe todas as fotos em uma apresentao de slides. Data: Exibe as fotos capturadas em uma data especca em uma exibio de slides. Seleccionar: Exibe as fotos selecionadas em uma apresentao de slides.
Dena o intervalo entre as fotos.

Prima [m] para voltar para o modo Reproduo.


Imagem
A cmera se desloca automaticamente pela foto panormica somente quando a borda mais longa da foto for duas ou mais vezes mais longa que a borda mais curta.

Intervalo

(1 seg*, 3 seg, 5 seg, 10 seg)


Deve denir a opo de Efeito para Desactivado

para denir o intervalo.


Reproduo/Edio 80

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


* Padro

Reproduzir um vdeo
No modo Reproduo, pode visualizar um vdeo, e capturar partes do vdeo reproduzido. Pode guardar os segmentos capturados como novos arquivos.

Opo Som

Descrio

Denir msica de fundo.


Dena um efeito de transio entre fotos.

Efeito

(Desactivado*, Calmo, Brilhar, Relaxado, Energtico, Doce) Selecione Desactivado para cancelar os efeitos. Quando usa a opo Efeito, o intervalo entre as fotos ser de 1 segundo.

1 2

No modo Reproduo, selecione o vdeo, e em seguida prima [o]. Exibir o vdeo.

4 5

Selecione Iniciar Reprod..


Selecione Repetir para repetir a exibio de slides.

Visualizar a exibio de slides.


Prima [o] para pausar a exibio de slides. Prima [o] para continuar a exibio de slides.
Pausa Parar

Prima [o], e prima em seguida [F/t] para parar a exib. de slides e


voltar ao modo de Reproduo. Gire [Zoom] para a esquerda ou direita para ajustar o nvel do volume.

Para Retroceder Pausar ou continuar a reproduo Avanar Ajustar o nvel de volume

Descrio

Prima [F]. Prima [o]. Prima [t]. Gire [Zoom] para esquerda ou direita.

Reproduo/Edio 81

Ver fotos ou vdeos no modo Reproduo


Capturando uma imagem a partir do vdeo

1 2

Enquanto exibe um vdeo, prima [o] no ponto onde quer capturar uma imagem. Prima [c].
O tamanho do arquivo da imagem capturada ser do mesmo que o
vdeo original.

A imagem capturada guardada como um novo arquivo.

Reproduo/Edio 82

Editar uma foto


Saiba como editar fotos.
Sua cmera ir guardar as fotos editadas como novos arquivos. Quando edita fotos, sua cmera ir converte-las para uma resoluo mais baixa, automaticamente. Fotos que voc gira ou altera o tamanho manualmente no so
convertidas automaticamente para resolues mais baixas.

Voc no pode editar fotos panormicas.

Redimensionando fotos
Altere o tamanho de uma foto e guarde-a como novo arquivo. Pode denir uma foto para ser mostrada quando liga sua cmera.

Girando uma foto

1 2 3

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Redimen.. Selecione uma opo.
Selecione Inicia img para guardar a foto como imagem de

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Girar. Selecione uma opo.

incio. (p. 99)

Direita 90

1984 X 1488

Voltar

Mover

Sua cmera ir guardar no lugar do arquivo original.


Voltar Mover

Opes de redimensionalizao disponveis podem diferir dependendo do tamanho original da foto.

Reproduo/Edio 83

Editar uma foto

Criando um retrato 1Er. Plano


Extraia a face de um sujeito de uma foto j existente.

Aplicar efeitos Filtro Inteligente


Aplique efeitos especiais em suas fotos.

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Retrato inteligente. Selecione Gravar para cortar a foto junto da face detectada.
Os 2 retratos cortados so salvos com nomes de arquivo

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Filtro Inteligente. Selecione um efeito.

consecutivos.
Miniatura

Gravar
Voltar Mover

cone
Voltar Mover

Descrio

Normal: Sem efeito. Miniatura: Aplique o efeito inclinao para fazer o objeto parecer miniatura.

A funo Retrato inteligente no ir funcionar se: - nenhuma face for detectada - mais de 2 faces forem detectadas - a rea facial detectada maior que uma certa relao.

Reproduo/Edio 84

Editar uma foto

cone

Descrio

Ajustar suas fotos


Saiba como corrigir o efeito olhos vermelhos, ajustar o tom da pele, e ajustar o brilho, contraste ou saturao. Se o centro da foto escuro, pode ajusta-lo para car mais claro. Sua cmera ir guardar a foto editada como novo arquivo, mas pode converte-las para resolues mais baixas.

Vinhetas: Aplique as cores retr, efeito de alto contraste e vinheta das cmeras Lomo. Foco suave: Esconda imperfeies do rosto ou aplique efeitos de sonho. Filme antigo 1: Aplique efeito lme vintage 1. Filme antigo 2: Aplique efeito lme vintage 2. Ponto de meio-tom: Aplique efeito meio-tom. Esboo: Aplique efeito esboo lpis. Olho de peixe: Escurece os bordos da moldura e distorce objetos para imitar o efeito visual de um olho de peixe. Desembaamento: Tornar imagem mais limpa. Clssico: Aplique efeito preto e branco. Retr: Aplique o efeito tom spia. Negativo: Aplique o efeito negativo de lme.

Ajustando objetos escuros (ABC)

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Ajust.img ACB. Prima [o] para guardar suas conguraes.

Reproduo/Edio 85

Editar uma foto


Removendo olhos vermelhos Ajustando o brilho, contraste, ou saturao

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Ajust.img Ajuste olh.ver. Prima [o] para guardar suas conguraes.

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Ajust.img. Selecione uma opo de ajuste.
cone Descrio

Retocar faces

Brilho Contraste Saturao

1 2 3 4 5

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Ajust.img Retoque da face. Prima [o]. Prima [F/t] para ajustar o tom da pele.
medida que o nmero aumenta, o tom da pele se torna

4 5 6

Prima [o]. Prima [F/t] para ajustar a opo. Prima [o] para guardar suas conguraes.

mais brilhante e suave.

Prima [o] para guardar suas conguraes.

Reproduo/Edio 86

Editar uma foto


Adicionando rudo foto

1 2 3

No modo Reproduo, selecione uma foto, e em seguida prima [m]. Selecione e Ajust.img Adic. rudo. Prima [o] para guardar suas conguraes.

Desloque-se para uma foto que pretenda imprimir, gire [Zoom] para esquerda ou direita para selecionar o nmero de cpias, e prima [f].
Se selecionou Tudo, prima [D/c] para selecionar o

nmero de cpias, e prima em seguida [o].

4 5 6

Prima [m]. Selecione u DPOF Dimenso Seleccionar.


Selecione Tudo para escolher a dimenso da impresso das

fotos.

Criando um pedido de impresso (DPOF)


Selecione fotos a imprimir e guarde as opes de impresso em Digital Print Order Format (DPOF). Esta informao guardada na pasta MISC do seu carto de memria, para uma boa impresso, em impressoras compatveis com DPOF.

Desloque-se para uma foto que pretenda imprimir, gire [Zoom] para esquerda ou direita para selecionar a dimenso, e prima [f].
Se selecionou Tudo, prima [D/c] para selecionar a

1 2

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u DPOF Padro Seleccionar.


Selecione Tudo para imprimir todas as fotos.

dimenso da impresso, e prima em seguida [o].

Reproduo/Edio 87

Editar uma foto


Imprimindo fotos como miniaturas
Imprimir fotos como miniaturas para veric-las todas de uma vez.

1 2 3

No modo Reproduo, prima [m]. Selecione u DPOF ndice. Quando a mensagem pop-up for exibida, selecione Sim.
Pode levar seu carto de memria a uma loja de impresso que
suporte DPOF (Digital Print Order Format) ou pode imprimir suas fotos em casa num impressora compatvel com DPOF. Fotos com dimenses superiores ao papel podem ser cortadas nos cantos direitos e esquerdos. Certique-se que as dimenses das sua fotos so compatveis com o papel que escolheu. No pode denir opes de DPOF em fotos guardadas na memria interna. Se especicar o tamanho de impresso, voc poder imprimir fotos somente com impressoras compatveis com DPOF 1.1.

Reproduo/Edio 88

Visualizar cheiros na TV
Reproduza fotos ou vdeos conectando sua cmera na TV com um cabo A/V.

1 2 3 4 5

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione n Sada vid.. Selecione um sinal de sada de vdeo para seu pas ou regio. (p. 102) Desligue sua cmera e a TV. Conecte sua cmera na TV com o cabo A/V.
udio Vdeo

6 7 8

Ligue sua TV, e selecione o modo de sada de vdeo com o telecomando. Ligue sua cmera.
Sua cmera entra no modo Reproduo automaticamente

quando conectada na TV.

Exiba fotos ou reproduza vdeos usando os botes da cmera.


Dependendo do modelo da sua TV, pode ver algum rudo digital ou
no aparecer parte da imagem.

As imagens podero no estar centradas na tela da TV, dependendo


das denies da sua TV.

Reproduo/Edio 89

Transferir arquivos para seu computador Windows


Transra arquivos para seu computador Windows, edite-as com o Intelli-studio, e transra-as para web.

Requisitos
Item CPU RAM Requisitos

Os requisitos so apenas recomendaes. Poder no funcionar

Intel Pentium 4 3,2 GHz ou superior/ AMD Athlon FX 2,6 GHz ou superior Minimo 512 MB RAM (recomendado 1 GB ou mais)

Windows XP SP2, Windows Vista, ou Windows 7 Sistema operacional* (edies 32-bit)


Capacidade do disco 250 MB ou mais (1 GB e acima recomendado) rgido Unidade de CD-ROM Monitor colorido de 16 bits com 1024 X 768 pxeis

corretamente no computador, mesmo correspondendo aos requisitos, dependendo das condies do seu computador. Se o seu computador no atender aos requisitos, talvez os vdeos no sejam reproduzidos corretamente ou seja necessrio mais tempo para edit-los. Instale DirectX 9.0c ou acima, antes de usar o programa Intelli-studio. O seu computador de ter instalado Windows XP, Windows Vista, ou Windows 7 para que possa conectar sua cmera como um disco removvel.

O fabricante no se responsabiliza por danos que resultem do uso desqualicado de computadores, tal como computadores montados.

Outros

(monitor colorido de 32 bits com 1280 X 1024 pxeis recomendado) USB 2.0 porta nVIDIA Geforce 7600GT ou acima/ series ATI X1600 ou acima. Microsoft DirectX 9.0c ou acima

* Uma verso de 32-bits do Intelli-studio ser instalada mesmo em verses de 64-bits do Windows XP, Windows Vista, e Windows 7.

Reproduo/Edio 90

Transferir arquivos para seu computador Windows

Transferir arquivos com Intelli-studio


Voc pode baixar o Intelli-studio da pgina web e installo em seu computador. Ao conectar a sua cmera num computador com o Intelli-studio instalado, o programa ir iniciar automaticamente.
A bateria ir carregar enquanto sua cmera estiver conectada no computador com o cabo USB.

Ligue a cmera.
Ao surgir o pop-up de instalao do Intelli-studio na tela

do computador, siga as instrues na tela para concluir a instalao. Assim que o Intelli-studio estiver instalado em seu computador, esse ir reconhecer sua cmera e iniciar o Intelli-studio automaticamente.
Se voc denir a opo USB como Selecionar Modo, selecione PC na janela pop-up.

1 2 3 4

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione n PC Software Ligado. Desligue a cmera. Conecte a cmera ao seu computador com um cabo USB.
Voc deve conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se o cabo for invertido, seus arquivos podero ser danicados. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Seleccione uma pasta de destino no seu computador, e em seguida seleccione Sim.


Novos arquivos na sua cmera iro ser transferidos

automaticamente para a pasta selecionada.


Se a sua cmera no possuir novos arquivos, uma janela

pop-up para salv-los no ser exibida.


Para Windows Vista e Windows 7, selecione Run iLinker.exe da janela Auto Play para iniciar o Intelli-studio. Se Run iLinker.exe no surgir no computador, clique Computador Intelli-studio, e siga as instrues no ecr para concluir a instalao do Intelli-studio.

Reproduo/Edio 91

Transferir arquivos para seu computador Windows


Usando o Intelli-studio
O Intelli-studio permite-lhe reproduzir e editar arquivos. Para mais detalhes, selecione Help (Ajuda) Help (Ajuda) a partir da barra de ferramentas.
Pode atualizar o rmware de sua cmera, selecionando Web Support (Ajuda online) Upgrade rmware for the connected device (Atualizar o rmware do
dispositivo conectado) a partir da barra de ferramentas do programa.

No possvel editar arquivos diretamente na cmera. Transra arquivos para uma pasta no seu computador antes de edit-los. Intelli-studio suporta os seguintes formatos:
- Vdeos: MP4 (Vdeo: H.264, udio: AAC), WMV (WMV 7/8/9), AVI (MJPEG) - Fotos: JPG, GIF, BMP, PNG, TIFF

5 6 7

% $

9 @

Reproduo/Edio 92

Transferir arquivos para seu computador Windows

Nmero

Descrio

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 ! @ # $ %

Abre menus. Exibe os arquivos na pasta selecionada. Altera para o modo Edio de foto. Altera para o modo Edio de vdeo. Altera para o modo Compartilhar (para enviar arquivos por e-mail ou transferir arquivos para websites, como Flickr ou YouTube). Amplia ou reduz as miniaturas na lista. Seleciona um tipo de arquivo. Exibe arquivos na pasta selecionada no seu computador. Mostra ou ocultar arquivos na cmera conectada. Exibe arquivos na pasta selecionada em sua cmera. Exibe arquivos como miniaturas ou no mapa. Busca pastas guardadas na cmera. Busca pastas guardadas no computador. Move para a pasta anterior ou seguinte. Imprime arquivos, exibe arquivos em um mapa, armazena arquivos em Minha pasta ou registra faces.

Transferir arquivos conectando sua cmera como um disco removvel


Conecte sua cmera no computador como um disco removvel.

1 2 3 4

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione n PC Software Desligado. Desligue a cmera. Conecte a cmera ao seu computador com um cabo USB.
Voc deve conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se o cabo for invertido, seus arquivos podero ser danicados. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Reproduo/Edio 93

Transferir arquivos para seu computador Windows

Ligue a cmera.
O computador reconhece a cmera automaticamente.
Se voc denir a opo USB como Selecionar Modo, selecione PC na janela pop-up.

Desconectar sua cmera (para Windows XP)


Para Windows Vista e Windows 7, as formas de desconectar o cabo USB so as mesmas.

Verique se o indicador luminoso de status no est piscando.


O indicador luminoso de status pisca quando estiver a

6 7

Em seu computador, selecione O meu computador Disco removvel DCIM 100PHOTO. Arraste ou guarde os arquivos em seu computador.

transferir arquivos. Aguarde at que pare.

Clique na barra de ferramentas em baixo direita no ecr do computador.

3 4 5

Clique na mensagem pop-up. Clique na caixa da mensagem que indica que a cmera pode ser removida em segurana. Remova o cabo USB.
Sua cmera poder no se desconectar de forma segura se Intelli-studio estiver correndo. Encerre o programa antes de desconectar a cmera.

Reproduo/Edio 94

Transferir arquivos para seu computador Mac


Quando conecta sua cmera a um computador Macintosh, o computador ir reconheer o dispositivo automaticamente. Voc pode transferir os arquivos diretamente da cmera para o computador sem instalar nenhum programa.
Mac OS 10.4 ou superior compatvel.

1 2

Desligue a cmera. Conecte sua cmera a um computador Macintosh com o cabo USB.
Voc deve conectar o terminal mais pequeno do cabo USB em sua cmera. Se o cabo for invertido, seus arquivos podero ser danicados. O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Ligue a cmera.
O computador reconhee a cmera automaticamente e

mostra o cone de disco removvel.


Se voc denir a opo USB como Selecionar Modo, selecione PC na janela pop-up.

4 5

Duplo-clique no cone de disco removvel. Arraste ou guarde os arquivos em seu computador.

Reproduo/Edio 95

Imprimir fotos em uma impressora PictBridge


Imprima fotos com uma impressora compatvel com PictBridge ao conectar sua cmera diretamente impressora.

1 2 3

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione n USB Impressora. Ligue a impressora, e conecte sua cmera na impressora com o cabo USB.

Congurando as opes de impresso

Prima [m] para congurar opes de impresso.


Imagem Dimenso Desenho Tipo Qualid.
Sair

Uma Auto Auto Auto Auto


Imprim.

4 5 6

Caso sua cmera esteja desligada, prima [POWER] ou [P] para a ligar.
A impressora reconhece a cmera automaticamente.

Opo Imagem Dimenso Desenho Tipo Qualid. Impresso da data Nome arq Reiniciar

Descrio

Selecione se a foto atual ou todas as fotos sero impressas. Denir dimenso da impresso. Dena o nmero de fotos a serem imprimidas em uma s folha de papel. Dena o tipo de papel. Denir qualidade de impresso. Congure para imprimir a data. Dena para imprimir o nome do arquivo. Reinicie as denies para os valores padro.

Prima [F/t] para selecionar um arquivo para imprimir.


Prima [m] para denir as opes de impresso. Consulte

"Congurando as opes de impresso."

Prima [o] para imprimir.


A impresso iniciada. Prima [F] para cancelar a impresso.

Algumas opes no so aceites por algumas impressoras.

Reproduo/Edio 96

Conguraes
Consulte as opes de congurao da sua cmera.

Menu de conguraes 98
Acessar ao menu de conguraes 98 udio 99 Display 99 Conguraes 100

Menu de conguraes
Saiba como congurar sua cmera.

Acessar ao menu de conguraes

Selecione um item.
Volume Som in. Som obt. Som bip Som AF Meio Desactivado 1 1 Activado

1 2

No modo Fotograa ou Reproduo, prima [m]. Selecione um menu.


Volume Tirar fotos udio Display Conguraes
Sair Alterar

Som in. Som obt. Som bip Som AF


Sair Voltar

Selecione uma opo.


Volume Som in. Som obt. Som bip Som AF Desactivado Baixo Meio Alto

Opo

Descrio

O i n

udio: Dena vrios sons e o volume de sua cmera. (p. 99) Display: Personalize as conguraes da tela. (p. 99) Conguraes: Personalize as conguraes para o sistema da cmera. (p. 100)

Voltar

Denir

Prima [m] para voltar tela anterior.

Conguraes 98

Menu de conguraes

udio
* Padro

Display
* Padro

Item Volume Som in. Som obt. Som bip

Descrio

Item Descrio da funo

Descrio

Dena o volume para todos os sons. (Desactivado, Baixo, Meio*, Alto) Dena o som que sua cmera emitir ao ligar. (Desactivado*, 1, 2, 3) Dena o som que sua cmera emitir ao premir o boto do obturador. (Desactivado, 1*, 2, 3) Dena o som que sua cmera emitir ao premir os botes ou alterar modos. (Desact., 1*, 2, 3) Dena o som que sua cmera emitir quando premir at meio do boto do obturador. (Desactivado, Activado*)

Exibe uma breve descrio de uma opo ou de um menu. (Desactivado, Activado*) Dena a imagem inicial que ser exibida quando a cmera for ligada. Desactivado*: No exibe imagem inicial. Logo: Exibe uma imagem padro armazenada na memria interna. Imag. us.: Selecione Imagem de usurio a partir das fotos que capturou na memria. (p. 83)
A cmera salvar apenas uma Imag. us. na
memria interna de cada vez.

Inicia img

Som AF

Se voc selecionar uma nova foto como


Imag. us. ou restaurar as conguraes iniciais da cmera, a cmera excluir a imagem atual.

Papeis de parede Exibio de data/hora

Dena uma imagem de fundo para as telas de Modo e Menus. Dena se pretende que a data e hora sejam ou no exibidas na tela da cmera. (Desligar*, Ligar)

Conguraes 99

Menu de conguraes
* Padro

Item

Descrio

Conguraes
* Padro

Brilho do ecr

Ajustar o brilho da tela. (Auto*, Baixo, Normal, Alto)


Normal denido no modo Reproduo, mesmo que tenha selecionado Auto.

Item

Descrio

Vis. rp.

Dena se pretende ou no visualizar a foto antes de voltar ao modo Fotograa. (Desactivado, Ligar*) Se no realizar uma operao por mais de 30 segundos, sua cmera ir mudar automaticamente para Econ. de energia. (Desactivado*, Activado)

Formatar a memria interna e o carto de memria. A formatao ir excluir todos os arquivos, incluindo os arquivos protegidos. (Sim, No)
Formato
Erros podero ocorrer se voc usar um carto de memria formatado por outra marca de cmera, leitor de carto de memria ou computador. Formate os cartes de memria na cmera antes de us-los para capturar fotos.

Econ. de energia

Em Econ. de energia, prima qualquer boto Mesmo que no dena Econ. de energia, o
ecr ir se desligar 30 segundos aps sua lttima operao, para economizar energia.

Reiniciar Language Fuso horrio Ajuste Data / Hora

menos [POWER] para voltar a usar a cmera.

Repor menus e opes de fotograa. Data e hora, idioma e denies de sada de vdeo no sero reiniciadas. (Sim, No) Dena o idioma para o texto da tela. Dena o fuso horrio para sua localizao. Quando viaja para outro pas, escolha o fuso horrio apropriado. Dena a data e hora. Denir formato da data. (AAAA/MM/DD, MM/DD/AAAA, DD/MM/AAAA)
O ecr poder diferir dependendo do idioma que selecionou.

Tipo de data

Conguraes 100

Menu de conguraes
* Padro * Padro

Item

Descrio

Item

Descrio

Especique como os nomes de arquivos sero atribudos. Reiniciar: Dena o nmero de arquivos para comear em 0001 quando inserir um novo carto de memria, formate o carto de memria, ou exclua todos arquivos. Srie*: Dena o nmero de arquivo para continuar a partir do ltimo nmero, quando inserir um novo carto de memria, formate o carto de memria, ou exclua todos arquivos.
O nome padro da primeira pasta 100PHOTO Nm. do Arquivo
e o nome padro do primeiro arquivo SAM_0001. O nmero do arquivo aumenta um de cada vez de SAM_0001 a SAM_9999. O nmero da pasta aumenta um de cada vez de 100PHOTO a 999PHOTO. O nmero mximo de arquivos que podem ser armazenados em uma pasta 9 999. Sua cmera dene o nome dos arquivos de acordo com as Regras de design para o Sistema de Arquivos de Cmera (DCF) Se alterar intencionalmente o nome dos arquivos, sua cmera poder no reproduzi-los.

Dena se quer ou no mostrar a data e hora nas fotos que tira. (Desactivado*, Data, Dia e hora)
A data e hora ir ser mostrada no canto direito ao
fundo da foto.

Algumas impressoras podero no imprimir Imprimir


corretamente a data e hora.

A foto no exibir a data e hora se:


- selecione Retrato inteligente, Funny Face, ou Texto no modo s - selecione o modo N - selecione o modo d

Dena sua cmera para se desligar automaticamente quando no realizar operaes por um tempo especco. (Desactivado, 1 min, 3 min*, 5 min, 10 min)
Desactivar Auto Suas conguraes no se alteraro ao mudar
de bateria.

Sua cmera no se desligar automaticamente


quando estiver conectada no computador ou impressora, e quando exibir slides ou vdeos.

Conguraes 101

Menu de conguraes
* Padro

Item

Descrio

Sada vid.

Dena o sinal de sada de vdeo para sua regio. NTSC: EUA, Canad, Japo, Coreia, Taiwan, Mxico PAL (suporte somente a BDGHI): Austrlia, ustria, Blgica, China, Dinamarca, Inglaterra, Finlndia, Frana, Alemanha, Itlia, Kuwait, Malsia, Pases Baixos, Nova Zelndia, Noruega, Cingapura, Espanha, Sucia, Sua, Tailndia Dena a luz para se ligar automaticamente em locais escuros para ajudar no foco. (Desactivado, Activado*) Selecione o modo a usar quando conectar sua cmera no computador ou impressora com um cabo USB. PC*: Conecte a cmera a um computador para transferir arquivos. Impressora: Conecte a cmera a uma impressora para imprimir arquivos. Selecionar Modo: Selecione o modo USB, manualmente, quando conectar sua cmera no dispositivo. Congure Intelli-studio para iniciar automaticamente quando conectar sua cmera no computador. (Desligado, Ligado*) Exibir a informao da Licenas fonte aber..
Conguraes 102

Lmp. af

USB

PC Software Licenas fonte aber.

Apndices
Informaes sobre mensagens de erros, especicaes e manuteno.

Mensagens de erro 104 Manuteno da cmera 105


Limpando a cmera 105 Usando ou guardando sua cmera 106 Acerca dos cartes de memria 107 Acerca da bateria 110

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica 114 Especicaes da cmera 117 Glossrio 121 ndice 126

Mensagens de erro
Soluo para mensagens de erro que surgem.
Mensagem de erro Solues Desligue sua cmera, e volte a liga-la Erro no carto Mensagem de erro Erro arq. Solues

novamente. Retire o carto de memria e insira-o novamente. Formate o seu carto de memria. O carto de memria inserido no compatvel com sua cmera. Insira um carto de memria microSD ou microSDHC. O nome dos cheiros no corresponde a norma DCF. Transra os arquivos no carto de memria para o computador, e em seguida formate o carto. Em seguida, abra o menu Conguraes e selecione Nm. do Arquivo. Reiniciar. (p. 101)

Exclua os arquivos danicados ou contate o centro de servio. Sua cmera no compatvel com arquivos FAT carto de memria em sua cmera.

Sistema de cheiro do carto de memria que inseriu. Formate o no compatvel. Bateria desc. Memria cheia Arquivo invlido

Carto no compatvel.

Insira uma bateria carregada ou recarregue sua bateria. Exclua arquivos desnecessrios ou insira um novo carto de memria. Tire fotos ou insira um carto de memria que contenha fotos.

DCF Full Error

Apndices 104

Manuteno da cmera
Limpando a cmera
Lente e tela da cmera
Com uma sopradora retire o p e limpe a lente, suavemente, com um pano. Caso o p persista, aplique um pouco de lquido de limpeza num pano de limpeza e limpe suavemente.

Corpo da cmera
Limpe suavemente com um pano seco.

Nunca use benzina, diluente, ou lcool para limpar o dispositivo.


Esses lquidos podero danicar sua cmera ou causar anomalias.

No prima a cobertura da lente nem use a sopradora na cobertura


da lente.

Apndices 105

Manuteno da cmera

Usando ou guardando sua cmera


Locais inapropriados para usar e guardar sua cmera
Evite expr sua cmera a temperaturas extremas, muito frias ou

Guardar a cmera por longos perodos de tempo


Quando guardar sua cmera por longos perodos de tempo,

muito quentes.
Evite usar sua cmera em reas com muita umidade, ou onde

a umidade muda drasticamente.


Evite expr sua cmera diretamente luz solar, e guard-la em

locais quentes, reas pouco ventiladas, como dentro do carro durante o vero. Protega sua cmera e tela dos impactos, manuseio brusco, e vibrao excessiva, para evitar danos graves. Evite usar ou guardar sua cmera em reas com poeira, sujeiras, com umidade, ou pouco ventiladas para previnir que as peas mveis e componentes internos se daniquem. No use sua cmera junto de combustveis, ou qumicos inamveis. No guarde ou carregue lquidos inamveis, gses, ou material explosivo no mesmo compartimento que sua cmera ou seus acessrios. No guarde sua cmera junto de bolas de naftalina.

arrume-a selada com material desumidicante, como gel de silica. Retire as baterias de sua cmera quando a guardar por longos perodos de tempo. As baterias podem vazar ou corroer e causar danos graves em sua cmera. Com o tempo, baterias no usadas descarregam e deve recarreg-las antes de as usar. A data e hora atuais podem ser inicializadas quando a cmera for ligada depois de 40 horas sem a bateria.

Utilizar sua cmera com cuidado em ambientes de umidade


Ao mover sua cmera de ambientes frios para outros mais quentes, pode formar condensao na lente ou em peas internas da cmera. Nessa situao desligue sua cmera e espere pelo menos 1 hora. Se se formar condesao no carto de memria, remova o carto de memria da cmera e espere at que toda umidade se evapore antes de coloc-lo navamente.

Outros cuidados Usando a cmera na praia ou junto ao mar


Proteja sua cmera da areia e sujeiras quando a usar na praia No baloie sua cmera pela ala. Isso pode causar ferimentos

em si ou outros danos em sua cmera.


No pinte sua cmera, a tinta pode bloquear pequenas peas e

ou reas semalhantes. Sua cmera no resistente gua. No manuseie a bateria, o adaptador ou carto de memria com as mos molhadas. Utilizar sua cmera com as mos molhadas poder causar danos na cmera.

criar anomalias.
Desligue a cmera quando no a usar.

Apndices 106

Manuteno da cmera
A sua cmera contm partes delicadas. Evite impactos na A tinta ou metal no exterior da cmera pode causar alergias,

cmera. Proteja a tela de pancadas externas, mantendo sua cmera na bolsa, quando no a usar. Proteja sua cmera dos riscos, mantendo-a longe de areia, pontas aadas,ou moedas soltas no bolso. No utilize a cmera se a tela estiver rachada ou quebrada. O vidro ou acrilco quebrado pode causar ferimentos em suas mos ou no rosto. Entregue a cmera num Centro de Assistncia Samsung para que seja reparada. Jamais coloque cmeras, baterias, carregadores, ou acessrios junto de dispositivos de aquecimento, como fornos de micro-ondas, foges ou radiadores. Esses dispositivos podem car deformados e podem aquecer e causar incndio ou exploso. No exponha a lente luz direta do sol, pois pode causar descolorao ou anomalia do sensor de imagem. Proteja a lente dos seus dedos e de riscos. Limpe a lente com um pano limpo e suave. A cmera poder desligar-se ao ser atingida ou cair. De maneira a proteger o carto de memria. Ligue a cmera para voltar a usar. Ao usar sua cmera, ela poder esquentar. Isso normal e no afeta a vida til ou o desempenho da cmera. Ao usar sua cmera, em temperaturas baixas, a cmera poder levar mais tempo para ligar, as cores podero estar diferentes e imagens podero aparecer. Isso no so anomalias e ir normalizar quando sua cmera voltar para uma temperatura normal.

comicho, eczema, ou inchao em pessoas com pele sensvel. Se tem algum desses sintomas, no use mais sua cmera e v no mdico. No insira objetos estranhos em nenhum dos compartimentos, slots ou pontos de acesso da cmera. Danos causados por mau uso no sero abrangidos pela garantia. No permita que pessoas estranhas tentem consertar sua cmera, nem tente voc mesmo. Qualquer dano causado por servios no autorizados, no ser abrangido pela garantia.

Acerca dos cartes de memria


Cartes de memria compatveis
Sua cmera suporta cartes de memria microSD (Secure Digital) ou microSDHC (Secure Digital High). Para ler os dados no carto de memria em um PC ou leitor de cartes, insira o carto de memria em um adaptador de carto de memria.

Apndices 107

Manuteno da cmera
Capacidade do carto de memria
A capacidade de memria pode diferir dependendo das cenas ou das condies de fotograa. Essas capacidades baseiam-se em cartes microSD de 1 GB: Fotos
Dimenso Super no Fino Normal

Vdeos
Dimenso 30 fps 15 fps

Aprox. 3' 59" Aprox. 9' 11" Aprox. 32' 49"

Aprox. 7' 23" Aprox. 17' 46" Aprox. 59' 33"

127 136 178 161 380 619 858 1 582

227 247 313 296 572 823 1 113 1 670

335 364 452 426 751 1 036 1 366 1 878

* Os nmeros acima so medidos sem uso da funo zoom. O tempo de gravao disponvel poder variar se usar zoom. Foram gravados vrios vdeos sucessivamente para determinar o tempo total de gravao.

Apndices 108

Manuteno da cmera
Cuidados quando usar cartes de memria
Evite expr os cartes de memria a temperaturas demasiado Evite que o carto de memria toque em lquidos, sujeiras, ou

baixas ou demasiado altas (abaixo de 0 C ou acima de 40 C). Temperaturas extremas podero causar mau funcionamento dos cartes. Insira o carto de memria na direo correta. Inserir o carto de memria na direo errada pode causar danos em sua cmera ou carto de memria. No use cartes de memria que tenham sido formatados por outras cmeras ou em um computador. Reformate o carto de memria em sua cmera. Desligue sua cmera quando inserir ou remover cartes de memria. No retire o carto de memria ou desligue sua cmera se a luz estiver piscando, pois pode danicar seus dados. Quando o tempo de vida de um carto de memria expirar, no pode guardar mais fotos no carto. Utilize um novo carto de memria. No dobre, deixe cair, ou sujeite o carto de memria a presses ou impactos fortes. Evite usar ou guardar cartes de memria junto de campos magnticos fortes. Evite usar ou manter os cartes de memria em reas com temperaturas altas, muita umidade, ou substncias corrosivas.

substncias estranhas. Caso o carto de memria esteja com sujidade, limpe com um pano suave e insira o carto em sua cmera. No permita que lquidos, sujidade, ou substncias estranhas entrem em contato com cartes de memria ou com a abertura do carto de memria. Isso far com que haja anomalias no carto de memria ou na cmera. Ao transportar um carto de memria, use uma bolsa para proteger das descargas eletroestticas. Transra dados importantes para outra multimdia, como disco duro, CD ou DVD. Ao usar sua cmera durante algum tempo, o carto de memria poder esquentar. Isso normal e no indica anomalia.
O fabricante no se responsabiliza pela perda de dados.

Apndices 109

Manuteno da cmera

Acerca da bateria
Use apenas baterias recomendadas pela Samsung.

Vida da bateria
Testar condies Tempo mdio de fotograa/ (quando a bateria est totalmente Nmero de fotos carregada)

Especcaes da bateria
Especcao Modelo Tipo Capacidade da clula Voltagem Tempo de carregamento* (com a cmera desligada) Descrio

BP70A Bateria de on ltio 700 mAh 3,7V Aproximadamente 160 min


Fotos

A vida da bateria foi medida de acordo com as condies seguintes: no modo p, na escurido, resoluo , qualidade Fino, DIS ligado. 1. Dena a opco de ash para Preenchido, tire uma nica foto, e aumente ou diminua o zoom. Aproximadamente 140 min/ 2. Dena a opco de ash para Aproximadamente Desligado, tire uma nica foto, 280 fotos e aumente ou diminua o zoom. 3. Realize os passos 1 e 2, esperando 30 segundos entre cada passo. Repita o processo por 5 minutos, e depois desligue a cmera por 1 minuto. 4. Repita os passos 1 a 3.
Vdeos

* Carregar a bateria atravs do computador poder demorar mais tempo.

Aproximadamente Grave vdeos com resoluo 100 min 30 fps.

Os nmeros acima so medidos atravs dos padres Samsung, podendo variar


dependendo do uso atual.

Foram gravados vrios vdeos sucessivamente para determinar o tempo total


de gravao.

Apndices 110

Manuteno da cmera
Mensagem de bateria descarregada
Quando a bateria estiver totalmente descarregada, o cone de bateria car vermelhor e a mensagem "Bateria desc." surgir.

Cuidados sobre o uso da bateria


Proteja as baterias, os carregadores e os cartes de memria contra danos Evite que as baterias toquem em objetos de metal, isso pode criar uma ligao entre os terminais + e - de sua bateria e danicar temporria, ou permanentemente, a bateria e pode causar ainda incndio ou choque eltrico.

Notas sobre como usar a bateria


Evite expr as baterias a temperaturas demasiado baixas

ou demasiado altas (abaixo de 0 C ou acima de 40 C). Temperaturas extremas podero diminuir a capacidade de carga das suas baterias. Ao usar sua cmera durante algum tempo, a rea em redor da bateria poder aquecer. Isso no afeta o funcionamento normal de sua cmera. No puxe o cabo da fonte de energia para desconectar o plugue da tomada, podendo causar incndio ou choque eltrico. Com temperaturas inferiores a 0 C, a capacidade e vida da bateria podero diminuir. Capacidade da bateria pode diminuir em temperaturas baixas, mas voltar a normalizar com temperaturas mdias.

Notas sobre como carregar a bateria


Se a luz indicadora estiver desligada, certique-se de que

inseriu a bateria corretamente.


Se sua cmera estiver ligada, a bateria poder no carregar

totalmente. Desligue sua cmera antes de carregar a bateria.


No use a cmera enquanto carrega a bateria. Correndo o

risco de choque eltrico ou incndio.


No puxe o cabo da fonte de energia para desconectar o

plugue da tomada, podendo causar incndio ou choque eltrico. Espere pelo menos 10 minutos para ligar sua cmera, depois de estar a carregar. Caso conecte sua cmera a uma fonte externa de energia, com a bateria fraca, e utilizar funes de grande consumo de energia, sua cmera ir se desligar. Para usar sua cmera normalmente, recarregue sua bateria.

Apndices 111

Manuteno da cmera
Voc reconectar o cabo de energia quando a bateria estiver

totalmente descarregada, o indicador luminoso de status car ligado por 30 minutos. Usar o ash ou gravar vdeos consome rapidamente a carga da bateria. Carregue a bateria at a luz indicadora vermelha se apagar. Se a luz indicadora piscar a vermelho, conecte o cabo novamente, ou retire e volte a colocar a bateria. Se carregar a bateria com o cabo quente ou temperatura muito alta, a luz indicadora poder car vermelha e piscando. O carregamento ir iniciar quando sua bateria arrefecer. Sobrecarga da bateria poder diminuir a vida da bateria. Depois de carregada, desconecte o cabo da bateria. No dobre ou coloque objetos pesados sobre o cabo AC. Isso poder danicar o cabo.

Manuseie e descarte as baterias e carregadores com cuidado


Nunca descarte as baterias no fogo. Siga todas as

regulamentaes quando descartar baterias usadas.


Jamais coloque baterias ou cmeras em dispositivos

de aquecimento, como fornos de micro-ondas, foges ou radiadores. As baterias podem explodir quando sobreaquecidas.

Notas sobre carregar atravs de conexo a um computador


Utilize apenas o cabo USB fornecido. A bateria poder no carregar quando: -

usa um hub USB outros dispositivos USB estejam conectados no computador conecta o cabo na porta da parte da frente do computador a porta USB do seu computador no suporta a voltagem padro de sada (5 V, 500 mA)

Apndices 112

Manuteno da cmera

Ferimentos ou morte podero ocorrer se a bateria for manuseada sem cuidado ou de forma inadequada. Para sua segurana, siga essas instrues para manusear a bateria corretamente: A bateria poder pegar fogo ou explodir se no for manuseada corretamente. Caso note deformidades, ssuras, ou outras anomalias na bateria, pare de a usar de imediato e contate o centro de servio. Utilize apenas carregadores e adaptadores originais e recomendados pelo fabricante, e carregue sua bateria apenas como indicado nesse manual. No coloque a bateria junte de dispositivos de aquecimento, ou exponha-a a ambientes muito quentes excessivamente, tal como dentro de um carro durante o Vero. No coloque a bateria em um micro-ondas. Evite armazenar ou usar a bateria em lugares quentes e midos, como saunas ou chuveiros. No coloque o dispositivo sobre superfcies inamveis, como lenis, tapetes ou cobertores eltricos por um perodo prolongado. Quando o dispositivo estiver ligado, no o deixe em um espao connado por perodos prolongados. No permita que haja contato entre os terminais da bateria e objetos metlicos, como colares, moedas, chaves e relgios. Utilize somente baterias de reposio de ons de ltio originais e recomendadas pelo fabricante.

No desmonte nem perfure a bateria com objetos

aados.
Evite expor a bateria alta presso ou foras

esmagadoras.
Evite expor a bateria a grandes impactos, como deix-la

cair de lugares altos.


No exponha a bateria a temperaturas de 60 C ou

acima.
No permita que a bateria entre em contato com

umidade ou lquidos.
A bateria no deve ser exposta a fontes de calor

excessivo, como luz solar, fogo, etc. Diretrizes de descarte Descarte a bateria com cuidado. No descarte a bateria no fogo. Regulamentos de descarte podem variar de pas ou regio. Descarte a bateria de acordo com os regulamentos locais e nacionais. Diretrizes de carregamento da bateria Carregue a bateria somente de acordo com o mtodo descrito nesse manual do usurio. A bateria poder pegar fogo ou explodir se no for carregada corretamente.

Apndices 113

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica


Se tem problemas com sua cmera, tente estas solues antes de contatar o centro de servio. Se j tentou essas solues e no resultaram, contate o seu fornecedor local ou o centro de servio.
Ao deixar sua cmera na assistncia tcnica, certique-se de deixar tambm outros componentes que possam ter contribudo para o mau funcionamento, como o carto de memria e a bateria.

Situao No possvel ligar a cmera

Solues Verique se inseriu a bateria. Verique se inseriu a bateria

Situao

Solues No h espao no carto de memria.

corretamente. (p. 17) Carregue a bateria.


Carregue a bateria. A sua cmera poder estar no modo No consegue tirar fotos

A cmera congela A cmera aquece

A cmera desliga repentinamente

Desligar automtico. (p. 101)


A cmera pode desligar automaticamente

para impedir que o carto de memria seja danicado devido a um impacto. Ligue a cmera novamente.
A bateria poder gastar energia mais

Exclua arquivos desnecessrios ou insira um novo carto. Formate o carto de memria. O carto de memria est com defeito. Adquira um novo carto de memria. Verique se a cmera est ligada. Carregue a bateria. Verique se a bateria foi instalada corretamente.

Remova a bateria e insira-a novamente. Ao usar sua cmera, ela poder esquentar. Isso normal e no afeta a vida til ou o desempenho da cmera.
A opo de ash pode estar denida

A bateria da cmera est descarregando muito rapidamente

rapidamente em baixas temperaturas (abaixo 0 C). Coloque a bateria no bolso para mant-la aquecida. Usar o ash ou gravar vdeos consome rapidamente a carga da bateria. Recarregue-a se for necessrio. As baterias so peas consumveis que devem ser substitudas com o tempo. Adquira uma nova bateria se sua durao estiver diminuindo rapidamente.

O ash no funciona

como Desligado. (p. 52)


Em alguns modos no poder usar ash.

Apndices 114

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica

Situao O ash dispara inesperadamente. A data e a hora esto incorretas

Solues

Situao

Solues Certique-se de que a opo de foco

O ash pode disparar devido eletricidade esttica. A cmera funciona bem. Dena a data e hora nas conguraes do visor. (p. 100)
A foto est desfocada

A tela ou os botes no Remova a bateria e insira-a novamente. funcionam

A tela da cmera responde mal

Se utilizar sua cmera em baixas temperaturas, isso pode causar anomalias na tela ou descolorao. Para obter o melhor desempenho da tela da sua cmera, use a cmera em temperaturas moderadas.
Desligue sua cmera, e volte a liga-la

que deniu adequada a fotos em 1Er. Plano. (p. 55) Verique se a lente est limpa. Caso contrrio, limpe-a. (p. 105) Certique-se de que o objeto est no alcance do ash. (p. 118) Um Equilbrio do Branco incorreto poder

As cores da foto no criar cores pouco reais. Selecione a opo correspondem s cores de Equilbrio do Branco que mais se adapta da cena real

fonte de luz. (p. 66)

H um erro no carto de memria

novamente. Retire o carto de memria e insira-o novamente. Formate o seu carto de memria. Consulte Cuidados quando usar cartes de memria para mais informao. (p. 109) Se voc alterar o nome de um arquivo, possvel que sua cmera no o reproduza (o nome do arquivo deve atender norma DCF). Se isso acontecer, reproduza seus arquivos em um computador.

A foto est muito clara

A foto foi sobre-exposta. Desative o ash. (p. 52) Ajuste a sensibilidade ISO. (p. 54) Ajuste o valor da exposio. (p. 63) A fotograa foi subexposta. Ative o ash. (p. 52) Ajuste a sensibilidade ISO. (p. 54) Ajuste o valor da exposio. (p. 63)

A foto est muito escura

No possvel reproduzir arquivos

Apndices 115

Antes de entrar em contato com a assistncia tcnica

Situao A TV no exibe suas fotos

Solues Verique se a cmera est corretamente

Situao

Solues Encerre o Intelli-studio e reinicie o

conectada TV com o cabo A/V.


Verique se o carto de memria contm

programa.
O Intelli-studio no pode ser usado em

fotos.
Certique-se de que o cabo USB est O computador no reconhece sua cmera

computadores Macintosh.
Certique-se de que a opo O Intelli-studio no est funcionando corretamente

conectado corretamente.
Verique se a cmera est ligada. Verique se voc est usando um

sistema operacional compatvel.


Seu computador desconecta a cmera durante a transferncia de arquivos Seu computador no consegue reproduzir vdeos

A transmisso do arquivo pode ser interrompida por eletricidade esttica. Desconecte o cabo USB e conecte-o novamente. Alguns players de vdeo no reproduzem os vdeos. Para reproduzir arquivos de vdeo gravador com sua cmera, instale e use o programa Intelli-studio no seu computador. (p. 91)

PC Software est denida como Ligado no menu de conguraes. (p. 102) Dependendo das especicaes do computador e ambiente, o programa poder no iniciar automaticamente. Nesse caso, clique em Iniciar Todos os programas SAMSUNG Intelli-studio Intelli-studio em seu computador.

Apndices 116

Especicaes da cmera
Sensor de imagem Tipo Pxeis efetivos Total de pxeis Lente Comprimento focal Faixa de F-stop Zoom Tela Tipo Caratersticas LCD TFT 2,7" (6,9 cm) QVGA (230K) Lente Samsung f = 4,522,5 mm (equivalente a lme de 35 mm: 25125 mm) F2.5 (W)F6.3 (T) Modo de imagem esttica: 1,05,0X (Zoom tico x Zoom Digital: 25,0X) Alcance 1/2,3" (Aproximadamente 7,78 mm) CCD Aproximadamente 14,2 megapxeis Aproximadamente 14,6 megapxeis
Normal Macro Macro autom.

Focando Tipo Foco automtico TTL (Multi af, Af central, Deteco Faces AF, Acompanhamento de AF, Reconhecimento face do AF)
Grande-angular (W) 80 cm-innito 5-80 cm 5 cm-innito Telefoto (T) 250 cm-innito 100-250 cm 100 cm-innito

Velocidade do obturador Smart Auto: 81/2 000 seg. Programa: 11/2 000 seg. Noite: 81/2 000 seg. Exposio Controle Medio Compensao Equivalncia ISO Programa AE Multi, Pontual, Centralizada, Deteco Faces 2EV (Etapa 1/3 EV) Automtico, ISO 80, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800, ISO 1600

Apndices 117

Especicaes da cmera

Flash Modo Desligado, Ajuste olh.ver, Sinc.lenta, Preenchido, Olhos verm., Automtico Grande-angular: 0,34,2 m (ISO Auto) Telefoto: 0,51,6 m (ISO Auto)

Impresso de datas Desactivado, Data, Dia e hora Fotografando Modos: Smart Auto (Retrato, Retrato noturno, Retrato com luz de fundo, Noite, Luz Fundo, Paisagem, Branco, Verde natural, Cu azul, Pr-do-sol, Macro, Macro Texto, Cor macro, Trip, Ao, Fogo Articio), Programa, Panorama ao vivo, PIP, Cena (Quadro mgico, Beauty Shot, Retrato inteligente, Funny Face, Noite, Paisagem, Texto, Por Sol, Nascer sol, Luz Fundo, Praia e neve) Sequncia: Individual, Contnuo, Ultr vel, AEB Temporizador: Desligado, 10 seg, 2 seg, Duplo Modos: Deteco de cena inteligente (Paisagem, Cu azul, Verde natural, Pr-do-sol), Filme Formato: MJPEG (Tempo mximo gravao: 20 min) Dimenso: 1280 X 720 HQ (Por um arquivo: Mx. 4 GB), 640 X 480, 320 X 240 Freq. Imagem: 30 fps, 15 fps Som ao vivo: Som em directo ligado, Som em directo desligado, Mudo Edio de vdeo (embutido): Pausar durante a gravao, Foto de imagem parada

Alcance

Tempo de recarga Aproximadamente 5 seg. Reduo de trepidao Estabilizao de Imagem Digital (DIS) Efeito Modo de fotograa Filtro Inteligente: Normal, Miniatura, Vinhetas, Ponto de meio-tom, Esboo, Olho de peixe, Desembaamento, Clssico, Retr, Negativo Ajust.img: Contraste, Ntidez, Saturao Filtro Inteligente: Normal, Efeito de palheta 1, Efeito de palheta 2, Efeito de palheta 3, Efeito de palheta 4, Miniatura, Vinhetas, Desembaamento, Olho de peixe, Clssico, Retr, Negativo Fotos

Modo de vdeo

Vdeos

Equilb. branco Eb auto, Luz dia, Nublado, Fluorescente h, Fluorescente l, Tungstnio, Medio: Obturador

Apndices 118

Especicaes da cmera

Reproduo Imagem individual, Miniaturas, Exibio de slides com Msica e Efeitos, Filmes, Smart lbum* * Categoria do Smart lbum: Tipo, Data, Cor, Semana, Face Redimen., Girar, Retrato inteligente, Filtro Inteligente, Ajust.img, Recortar Ajust.img: ACB, Ajuste olh.ver, Retoque da face, Brilho, Contraste, Saturao, Adic. rudo Filtro Inteligente: Normal, Miniatura, Vinhetas, Foco suave, Filme antigo 1, Filme antigo 2, Ponto de meio-tom, Esboo, Olho de peixe, Desembaamento, Clssico, Retr, Negativo Dimenso da imagem

Para 1 GB microSD: Nmero de fotos


Super no 4320 X 3240 4320 X 2880 4320 X 2432 3648 X 2736 2592 X 1944 1984 X 1488 1920 X 1080 1024 X 768 127 136 178 161 380 619 858 1 582 Fino 227 247 313 296 572 823 1 113 1 670 Normal 335 364 452 426 751 1 036 1 366 1 878

Tipo

Edio

Efeito

Armazenamento Memria interna: Aproximadamente 70 MB Memria externa (Opcional): carto microSD (12 GB garantidos), carto microSDHC (at 8 GB garantidos) A capacidade da memria interna pode no atender a essas especicaes. Imagem esttica: JPEG (DCF), EXIF 2.21, DPOF 1.1, PictBridge 1.0 Filme: AVI (MJPEG)

Esses valores so medidos pelos padres Samsung e podem variar dependendo das condies de fotograa e denies da cmera.

Mdia

Formato de arquivo

Apndices 119

Especicaes da cmera

Interface Conector de sada USB 2.0 digital udio entrada/ sada Sada de vdeo Conector de entrada de alimentao CC Altifalante interno (Mono), Microfone (Mono) A/V: NTSC, PAL (selecionvel) 5,0 V

Dimenses (L x A x D) 90,9 X 53,9 X 16,9 mm (sem protuses) Peso 101 g (sem bateria e carto de memria) Temperatura de operao 040 C Umidade de operao 585 % Software Intelli-studio
Especicaes podem mudar sem aviso, para melhorar o desempenho.

Fonte de alimentao Bateria recarregvel Tipo de conector Bateria inica de ltio (BP70A, 700 mAh) Micro USB (5 pin)

A fonte de alimentao poder variar em funo da sua regio.

Apndices 120

Glossrio
Equlibrio de contraste automtico (ACB) Esta funo melhora automaticamente o contraste das suas imagens quando o objeto tem luz de fundo ou quando existe grande contraste entre o objeto e o fundo. Guia de Exposio Automtica (AEB) Essa funo tira vrias fotos automaticamente com exposies diferentes para o ajudar a tirar uma foto com exposio correta. Auto Focus (AF) Um sistema que foca automaticamente sua cmera no objeto. Sua cmera usa o contraste para focar automaticamente. Abertura A abertura controla a quantidade de luz que chega no sensor da cmera. Vibrao da cmera (Embaamento) Se sua cmera se mexer enquanto o obturador estiver aberto, sua foto car embaada. Ocorre com mais frequncia quando a velocidade do obturador baixa. Evite a trepidao da cmera aumentando a sensibilidade, utilizando ash, ou aumentando a velocidade do obturador. Em alternativa, utilize um trip, a funo OIS ou DIS para estabilizar a cmera. Composio Composio em fotograa signica ordenar os objetos na foto. Usualmente, respeitando a lei dos terceiros levar a uma boa composio. Estabilizador de Imagem Digital (DIS) Esse funo compensa, em tempo real, a trepidao e vibrao enquanto fotografa. Poder haver uma maior degradao da imagem em comparao com a Estabilizao tica de imagens. Norma de Design de Sistema de Arquivo para cmera (DCF) Uma especcao para denir o formato do arquivo para cmeras digitais criadas pela Associao das Indstrias Eletrnicas e de Tecnologia de Informao do Japo (JEITA). Profundidade de campo Distncia entre os pontos mais prximo e mais longe que podem ser focados na fotograa. A profundidade de campo varia dependendo da abertura, distncia focal, e distncia entre a cmera e objeto. Escolhendo uma abertura mais pequena, como exemplo, ir aumentar a profundidade de campo e embaar o fundo da composio. Zoom digital A funo que aumenta, articialmente, a quantidade de zoom disponvel atravs do zoom da lente (zoom tico). Ao usar zoom digital, a qualidade da imagem se deterior ao aumentar o zoom.

Apndices 121

Glossrio
Digital Print Order Format (DPOF) Um formato de escrita de informao da impresso, como nmero de imagens e de impresses selecionadas, num carto de memria. Impressoras compatveis com DPOF, disponveis em algumas lojas, podem ler a informao contida no carto para impresso desejada. Valor de Exposio (EV) Todas as combinaes da velocidade de obturador e abertura de lente de sua cmera resultam na mesma exposio. Compensao EV Esta funo permite que rapidamente ajuste o valor de exposio medido pela cmera, em incremento limitado, para melhorar a exposio de suas fotos. Congure a compensao EV para -1.0 EV para ajustar o valor para mais escuro e 1.0EV para mais claro. Exif (Exchangeable Image File Format) Uma especcao para congurar o formato de arquivo de imagem criado por cmeras digitais da Associao Eletrnica do Desenvolvimento das Indstrias de Japo (JEIDA). Exposio A quantidade de luz permitida para chegar ao sensor de sua cmera. Exposio controlada pela combinao da velocidade de obturador, valor de abertura e sensibilidade ISO. Flash Uma luz rpida que ajuda a criar a exposio adequada em condies de pouca luz. Comprimento focal A distncia a partir do centro da lente at ao ponto de focagem (em milmetros). Distncias focais mais longas resulta em ngulos mais estreitos e aumenta o objeto. Distncia focal mais curta resulta em ngulos mais largos. Sensor de imagens A parte fsica de sua cmera digital que contm fotostios para cada pixel da imagem. Cada fotostio grava o brilho da luz que chega at ele durante a exposio. Os sensores comuns so CCD (Dispositivo de carga acopolada) e CMOS (Semicondutor Metal-xido Complementar). Sensibilidade ISO A sensibilidade da cmera luz, baseado no equivalente da velocidade do lme, utilizada em cmeras de lme. Com conguraes de ISO mais altas, sua cmera usa uma velocidade de obturador mais rpida, o pode reduzir o embaamento causado pela vibrao da cmera e pouca luz. Contudo, imagens com mais sensibilidade so mais suscetveis ao rudo.

Apndices 122

Glossrio
JPEG (Joint Photographic Experts Group) Um mtodo de compresso, com perdas, para imagens digitais. Imagens JPEG so comprimidas para reduzir o seu tamanho de arquivo com deteriorao mnima da resoluo da imagem. LCD (Visor de Cristais Lquidos) Um visor usado usualmente em artigos para o consumidor. A tela requer uma luz de fundo separada, como CCFL ou LED, para reproduzir cores. Macro Esta funo permite tirar fotos em 1Er Plano de objetos muito pequenos. Ao usar a funo 1Er Plano, sua cmera pode manter uma focagem ntida de objetos pequenos quase em tamanho real (1:1) Medio A medio refere-se maneira como sua cmera mede a quantidade de luz para congurar a exposio. MJPEG (JPEG Movimento) Um formato de vdeo comprimido como imagem JPEG. Rudo Pxeis incorretos numa imagem digital que podem estar em stios errados ou ao acaso, e so brancos. O rudo aparee quando fotografa em alta sensibilidade ou quando a sensibilidade denida automaticamente em locais escuros. Zoom tico Esse um zoom que pode aumentar imagens com a lente e no deteriora a qualidade das imagens. Qualidade Uma expresso da taxa de compresso usada em imagem digital. Imagens com qualidade mais alta tm menos taxa de compresso, o que representa um maior tamanho do arquivo. Resoluo O nmero de pxeis presentes em uma imagem digital. Imagens de alta resoluo contm mais pxeis e usualmente mostram mais detalhes do que imagens de baixa resoluo.

Apndices 123

Glossrio
Velocidade do obturador A velocidade do obturador refere-se quantidade de tempo que leva a abrir e fechar o obturador, e um fator muito importante no brilho da foto, uma vez que controla a quantidade de luz que passa pela abertura at chegar no sensor de imagem. Uma velocidade de obturador mais rpida permite que entre menos luz, tornando as fotos mais escuras e congela mais rapidamente objetos em movimento. Vinhetas Reduo do brilho ou saturao de uma imagem na perferia (nos bordos) em comparao com o centro da imagem. As vinhetas podem realar mais os objetos posicionados no centro da imagem. Equilbrio do Branco (equilbrio das cores) O ajuste da intensidade das cores (usualmente as cores primrias, vermelho, verde, e azul) em uma imagem. O objetivo do ajuste do equilbrio do branco, ou das cores, de corrigir as cores de uma imagem.

Apndices 124

Descarte Correto deste Produto (Lixo Eltrico & Equipamento Eletrnico) (Aplicvel Unio Europeia e outros pases europeus com sistemas de coleta diferenciada) Esta marca apresentada no produto, nos acessrios ou na literatura indica que o produto e os seus acessrios eletrnicos, por exemplo: o carregador, o carto SD, o cabo USB, no devero ser eliminados juntamente com os resduos domsticos no nal do seu perodo de vida til. Para impedir danos ao ambiente ou sade humana causados pela eliminao incontrolada de resduos, dever separar estes equipamentos de outros tipos de resduos e recicl-los de forma responsvel, para promover uma reutilizao sustentvel dos recursos materiais. Os usurios domsticos devero contactar o estabelecimento onde adquiriram este produto ou as entidades ociais locais para obterem informaes sobre onde e de que forma podem entregar estes equipamentos para permitir efetuar uma reciclagem segura em termos ambientais. Os usurios prossionais devero contactar o seu fornecedor e consultar os termos e condies do contrato de compra. Este produto e os seus acessrios eletrnicos no devero ser misturados com outros resduos comerciais para eliminao.

Descarte correto das baterias do produto (Aplicvel na Unio Europeia e outros pases europeus com sistemas de recolha de baterias separados) Esta marca, apresentada na bateria, manual ou embalagem, indica que as baterias existentes neste produto no devem ser eliminadas juntamente com os resduos domsticos indiferenciados no nal do seu perodo de vida til. Onde existentes, os smbolos qumicos Hg, Cd ou Pb indicam que a bateria contm mercrio, cdmio ou chumbo acima dos nveis de referncia indicados na Directiva CE 2006/66. Se as baterias no forem correctamente eliminadas, estas substncias podero ser prejudiciais para a sade humana ou para o meio ambiente. Para proteger os recursos naturais e promover a reutilizao dos materiais, separe as baterias dos outros tipos de resduos e recicle-as atravs do sistema gratuito de recolha local de baterias.

PlanetFirst representa o empenho da Samsung Electronics no desenvolvimento sustentvel e responsabilidade social atravs de negcios focados no ambiente e atividades de gerenciamento.

Apndices 125

ndice
A
Acessrios opcionais 13 Ajuste da imagem
ACB 64 Adicionar Rudo 87 Brilho
Modo de Fotograa 63 Modo Reproduo 86

rea de foco
Acompanhamento de AF 57 AF central 57 Multi AF 57

Boto Reproduo 16 Brilho


Modo de Fotograa 63 Modo Reproduo 86

Conguraes de fuso horrio 19, 100 Conguraes de hora 20 Conguraes de idioma 100 Conguraes de som 25 Contraste
Modo de Fotograa 71 Modo Reproduo 86

Assistncia tcnica 114 Auto-retrato 59

Brilho da tela 100

C B
Bateria
Carregando 18 Cuidado 111 Inserir 17

Contraste
Modo de Fotograa 71 Modo Reproduo 86

Capturar uma imagem a partir do vdeo 82 Carregando 18 Carto de memria


Cuidado 109 Inserir 17

Nitidez 71 Olhos vermelhos 86 Saturao


Modo de Fotograa 71 Modo Reproduo 86

D
Desconectar sua cmera do computador 94 Desembalando 13 Deteco de Sorriso 59 Deteco Faces 58 Deteco Piscar de Olhos 60

Boto de funo 16 Boto do obturador 14 Boto liga/desliga 14 Boto Menu 16

Ajuste Data / Hora 20, 100 Ampliando 79 Apresentao de slides 80

Conectando ao computador
Mac 95 Windows 90

Conguraes 100

Apndices 126

ndice

E
Econ. de energia 100 Editando fotos 83 Encaixe para trip 14 Equilbrio de contraste automtico (ACB)
Modo de Fotograa 64 Modo Reproduo 85

Excluindo arquivos 77 Exibindo arquivos


Apresentao de slides 80 Fotos panormicas 80 Miniaturas 76 Smart lbum 75 TV 89

Formatando 100 Formato de pedido de impresso digital (DPOF) 87 Fotografar retratos


Ajuste olh. ver 53 Auto-retrato 59 Deteco de Sorriso 59 Deteco Faces 58 Deteco Piscar de Olhos 60 Funny Face 43 Modo Beauty Shot 41 Olhos vermelhos 53 Reconhecimento face 60 Retrato inteligente 42

I
cones
Modo de Fotograa 21 Modo Reproduo 73

Imprimindo fotos 96 Imprimir 101 Indicador luminoso de status 15 Inicia img 99 Intelli-studio 92 Intelli zoom 28

Exposio 63

Equilbrio do branco 66 Especicaes da cmera 117 Estabilizao de Imagem Digital (DIS) 29

F
Filtro Inteligente
Modo de Fotograa 69 Modo Reproduo 84

Flash
Ajuste olh. ver 53 Automtico 53 Desativado 52 Olhos vermelhos 53 Prenchido 53 Sinc. lenta 53

Funny Face 43

G
Girando 83 Guia de Exposio Automtica (AEB) 68

Apndices 127

ndice

L
Lmp. af 102 Licenas fonte aber. 102 Limpar
Corpo da cmera 105 Lente 105 Tela 105

Medio
Centralizada 65 Multi 65 Pontual 65

Modo Programa 35 Modo Quadro Mgico 40 Modo Reproduo 73 Modos de sequncia


Contnuo 68 Guia de Exposio Automtica (AEB) 68 Ultr vel 68

O
Olhos vermelhos
Modo de Fotograa 52 Modo Reproduo 86

Mensagens de erro 104 Miniaturas 76 Modo Beauty Shot 41 Modo Cena 39 Modo Deteco de Cena Inteligente 47 Modo Filme 45

P
PictBridge 96 Porta A/V 14 Porta USB 14 Prima boto Obturador at a metade 30 Protegendo arquivos 77

Luz de auxlio do AF
Conguraes 102 Local 14

Modo Smart Auto 33 My Star


Cancelar 75 Ranking 74 Registrar 61

M
Macro
Macro 56 Macro automtico 56 Normal (AF) 56

Modo Noturno 44 Modo Panorama ao vivo 36 Modo PIP 38

N
Nitidez 71

Q
Qualidade de imagem 50

Manuteno da cmera 105

Apndices 128

ndice

R
Reconhecimento face 60 Reiniciar 100 Resoluo
Modo de Fotograa 49 Modo Reproduo 83

T
Temporizador
Luz de temporizador 14 Modo de Fotograa 51

Z
Zoom
Boto de zoom 15 Conguraes de som do zoom 45 Utilizar o zoom 27

Tipo de tela 25 Transferindo arquivos


Mac 95 Windows 90

Zoom digital 27

Retocar faces
Modo de Fotograa 41 Modo Reproduo 86

Retrato inteligente
Modo de Fotograa 42 Modo Reproduo 84

U
Ultr vel 68

S
Sada de vdeo 102 Saturao
Modo de Fotograa 71 Modo Reproduo 86

V
Vdeo
Modo de Fotograa 45 Modo Reproduo 81

Vis. rp. 100

Sensibilidade ISO 54 Smart lbum 75 Som AF 99

Apndices 129

Consulte a garantia que acompanha o seu produto ou visite nosso website www.samsung.com para ps-venda ou questes.

Das könnte Ihnen auch gefallen