Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA REA DE GENTICA GENTICA BSICA E BIOTECNOLOGIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINRIA

JLIO CESAR PEREIRA DA SILVA JNIOR

CONTIGNCIAS EVOLUTIVAS DOS BFALOS (Bubalus bubalis) DE INTERESSE COMERCIAL: Um Breve Panorama Geo-histrico, Gentico e Zootcnico.

RECIFE 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA REA DE GENTICA GENTICA BSICA E BIOTECNOLOGIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINRIA

JLIO CESAR PEREIRA DA SILVA JNIOR

CONTIGNCIAS EVOLUTIVAS DOS BFALOS (Bubalus bubalis) DE INTERESSE COMERCIAL: Um Breve Panorama Geo-histrico, Gentico e Zootcnico.

Resumo descritivo referente ao seminrio apresentado como requisito avaliativo parcial, junto Disciplina intitulada Gentica Bsica e Biotecnologia, do curso de Bacharelado em Medicina Veterinria (D.M.V.), sob docncia do Prof. Dr. Edson Ferreira da Silva, vinculado ao Departamento de Biologia, rea de Gentica, da UFRPE. Orientador: Prof. Dr. Edson Ferreira da Silva.

RECIFE 2014

CONTIGNCIAS

EVOLUTIVAS

DOS

BFALOS

(Bubalus

bubalis)

DE

INTERESSE COMERCIAL: Um Breve Panorama Geo-histrico, Gentico e Zootcnico. (SILVA JNIOR, J.C.P. da; SILVA, E.F.). Os bfalos (Bubalus bubalis, Linnaeus, 1758) so animais que possuem grande interao com a humanidade atravs da pecuria (CROCKRILL, 1974). Dessa forma, o processo de domesticao dessa espcie data de milhares de anos atrs (ZAVA, 1984). O continente asitico tido como o local de origem dos bubalinos, apesar de haver, todavia, debilidades nas informaes com relao origem da espcie (FONSECA, 1987). notvel, cientificamente, que o perodo de domesticao da vasta maioria das espcies fora na poca Neoltica, quando o homem pode, ento, submeter s suas exigncias e necessidades os animais, sendo, entre os bovdeos selvagens, os bfalos foram os primeiros domesticados, na regio da Indochina (FONSECA, 1987). Trata-se de um animal domstico pelo fato de manterem com o homem uma simbiose relevante. Atualmente, h cerca de 20 raas bem definidas em todo o mundo, dentre elas, raas ainda selvagens e/ou em estado de semidomesticao. H duas variaes zoolgicas bsicas: bfalos de Rio (B. bubalus var. bubalis) com nmero de cromossomos igual a 50 e bfalo de Pntano (B. bubalis var. karebau) com nmero de cromossomos igual a 48. As aptides zootcnicas so variveis, como produo de carne, leite e derivados, couro e atividades de trao o que ressalta a importncia econmica dessa espcie; so encontrados em todos os continentes, tendo melhor desempenho produtivo nas regies de trpicos. Os bubalinos so classificados zoologicamente da seguinte maneira: so pertencentes ao reino animalia, filo chordata, classe mammalia, ordem artiodactyla, subordem ruminantia, infraordem pecora, famlia bovdea, subfamlia bovinae, gnero Bubalus; o que exclui a ideia contraditria de se haver correlao com as espcies de bisontes (Bison spp.) e os bfalos africanos (Syncerus spp.) (CROCKRILL, 1974). H relativa escassez de fontes cientficas com relao ao histrico evolutivo dos bfalos, como j citado de acordo com Fonseca (1987). Contudo, para o entendimento, mesmo que lacnico, faz-se vlido buscar correlatos viveis ao esclarecimento da evoluo dos bubalinos.
Discente de graduao do curso de bacharelado em Medicina Veterinria, D.M.V, UFRPE. Docente vinculado rea de Gentica, D.B., UFRPE.

Partindo dos estudos dos ons geolgicos associados Paleontologia, o desenvolvimento e adaptaes dos animais foram viveis graas ao ambiente que se formava em determinadas pocas. Os animais mamferos desenvolveram-se a partir do perodo Permiano, da era Paleozica, do on Fanerozico oriundos dos rpteis adaptados. Os sinapsdeos so considerados como o grupo de ancestrais dos mamferos e se desenvolveram na era carbonfera do mesmo on, e o desenvolvimento para mamferos (proto-mamferos) deu-se pela mudana de hbitos de comportamento e alimentao, o que estimou uma adaptao do organismo desses animais. Dentre os sinapsdeos, o grupo dos pelicossauros teve maior persistncia adaptativa, dando origem aos terapsdeos. Estes, por sua vez, originaram os cinodontes. A literatura bastante estvel com relao ao desenvolvimento concreto dos mamferos. Pelos derradeiros eventos catastrficos, os animais eram levados quase extino quando havia exemplares vivos aps tais fenmenos. Sabe-se, porm, que, no final do perodo permiano, j existia um grupo de animais com caractersticas bastante similares aos futuros mamferos propriamente ditos. Os processos de deriva continental tambm influenciaram, de maneira considervel, para a formao de novas classes e ordens zoolgicas e, assim, na especiao. Aps a diviso total dos dois continentes primitivos (Laursia e Gondwana), no perodo Jurrsico, da era Mesozica, j existiam animais com caractersticas de mamferos mesmo que ainda muito arcaicas. J na era Cenozica, no perodo Palegeno, houve um considervel desenvolvimento dos mamferos. Na poca Eogena, no entando, percebe-se uma importante dicotomia dos mamferos, onde, principalmente, os aparatos locomotores desses indivduos sofrem mudanas. nessa poca que se deu a adaptao dos artiodtilos. Esses animais no eram dominantes (numerosos), sobrevivendo em locais mais afastados e pobres de alimento. Presume-se, ento, que, neste perodo, sofreram a adaptao do trato digestivo. A ascenso deu-se na poca Miocnica, do perodo Neogeno. Em sua vasta maioria, os bovdeos domsticos atuais, tm sua origem e domesticao em reas da sia.

JLIO CESAR PEREIRA DA SILVA JNIOR 070.864.844-40

O gnero Bubalus atualmente composto por quatro espcies. A relao geogrfica entre esses indivduos denota a ideia de que estes espcimes desenvolveram-se contemporaneamente e a partir de pelo menos um indivduo em comum. Porm, a verossimilhana quanto ao ancestral deles ainda inexata. O B. arnee nativo do sudeste asitico (ndia, principalmente), sendo um dos maiores bovdeos selvagens e tem relao gentica com os bfalos de rio; atualmente, encontra-se em fase de extino. O B. depressicornis e o B. quarlesi so encontrados na Indonsia, tm baixa estatura e tambm correm riscos de extino. No obscuro, o B. mindorensis, que vive de forma selvagem nas Filipinas, tambm corre o risco de extino. Alguns autores indicam que todos tm relaes ancestrais dos Bubalus bubalis. Como ancestrais j extintos, h literatura aponta o Bubalus teilhard (perdo pleitoceno da era Neognica), o B. mephistopheles e o Bubalus cebuensis, este fora encontrado em 2006, nas Filipinas, demonstrando relao gentica com o B. mindorensis e, assim, aos B. bubalis. Houve, ainda, a descoberta de um crnio datado do perodo Quaternrio da era Cenozica, em terras europeias, do B. murrensis esta espcie tem correlao, por exemplo, a raa Mediterrnea, originada na Itlia (SCHREIBER, 2004). H diversos trabalhos acerca da variabilidade gentica dos bfalos, para fins de melhoramento gentico. Estes artigos, muitas vezes, tentam retratar a derivao das espcies, o que auxilia no descobrimento genealgico dos bfalos, todavia, pouco se sabe, ainda. Segundo Kataria ET AL (2009), os bubalinos da ndia e China sofreram um processo de deriva gentica pelo efeito gargalo de garrafa. O estudo foi feito utilizando microssatlites para a anlise do DNA. Afirmam ainda que, fatores relacionados aos cruzamentos com interesse econmico tm reduzido s taxas de variaes nas populaes de bfalos, devido a casos de processos de inbreeding. Dessa forma, o estudo da deriva evolutiva dos bfalos , ainda, bastante escasso, entretanto, a necessidade de estudos mais precisos, dificulta, em parte, trabalhos relacionados s melhorias genticas visando fins produtivos, requerendo mais recursos financeiros para tais fins.
JLIO CESAR PEREIRA DA SILVA JNIOR 070.864.844-40

REFERNCIAS

COCKRILL, William Ross. The husbandry and health of the domestic buffalo. Rome: FAO, 1974. 993p.

FONSECA, Walter. Bufalo: estudo e comportamento. So Paulo: Icone Ed., c1987. [10]p. de estampas (Coleo Brasil agricola).

KATARIA, Ranjit S., ET AL. Microsatellite-based genetic monitoring to detect cryptic demographic bottleneck in Indian riverine buffaloes (Bubalus bubalis). Springer Science + Business Media B.V. Trop Anim Helth Prod, 2009. Disponvel em : (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19936960). Acesso em: 16 de fev. de 2014.

SCHEIBER, H. Dieter. Finds of Bubalus murrensis (Bovidae, Mammalia) from the Upper Rhine valley: a focus to be complex sendimentalogical conditions of Quaternary fluviatile system. Weimar, 18th International Senckenberg Conference, 2004. Disponvel em:

(http://www.senckenberg.de/fis/doc/abstracts/101_Schreiber.pdf). Acesso em: 23 de fevereiro de 2014. Yang, Dongya Y., ET AL. Wild or domesticated: DNA analysis of ancient water buffalo remains from north China. Journal of Archaeological Science, 35 ed., 2008. Disponvel em

(http://www.academia.edu/3846819/Wild_or_domesticated_DNA_analysis_of_anc ient_water_buffalo_remains_from_north_China). Acesso em 20 de fev. 2014. ZAVA, Marco Arcngelo Rafael Antonio. Produo de bfalos. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1984. 256 p.

JLIO CESAR PEREIRA DA SILVA JNIOR 070.864.844-40

Das könnte Ihnen auch gefallen