Sie sind auf Seite 1von 13

F ACULDADE P ADRO C URSO DE C INCIAS C ONTBEIS

Fabriciano da Cruz dias Jos Carlos Queiroz Natlia Augusta Couto Silva Rodrigo Rocha de Oliveira

PLANEJAMENTO TRIBUTRIO: TEMA: RACIONALIZAO DE PROCEDIMENTOS FISCAIS

GOINIA 2013

Fabriciano da Cruz dias Jos Carlos Queiroz Natlia Augusta Couto Silva Rodrigo Rocha

PLANEJAMENTO TRIBUTRIO:
TEMA: RACIONALIZAO DE PROCEDIMENTOS FISCAIS

Projeto apresentado na Disciplina de Monografia I, de Concluso de Curso como requisito bsico para nota de N2 do curso de Contabilidade, na Faculdade Padro, ministrado pelo Prof Me. Flvio Arcanjo.

Orientador: Prof. Me. Flvio Arcanjo

GOINIA 2013

SUMRIO
1. TEMA ................................................................................................................... 4 2. PROBLEMA ......................................................................................................... 5 3. HIPOTESES............................................................................................................6 4. OBJETIVOS ......................................................................................................... 7 4.1 OBJETIVOS GERAL .......................................................................................... 7 4.2 OBJETIVOS ESPECFICOS .............................................................................. 7 5. JUSTIFICATIVA ................................................................................................... 8 6. REFERNCIAS TEORICAS............................................................................... 10 7. METODOLOGIA................................................................................................. 11 8. CRONOGRAMA ................................................................................................. 12 9. REFERNCIAS BIBIOGRFICAS ..................................................................... 13

1. TEMA RACIONALIZAO DE PROCEDIMENTOS FISCAIS

2. PROBLEMA Como o planejamento tributrio ajudar as empresas e organizaes a diminurem as cargas tributrias a fim de obterem um maior lucro possvel?

3. HIPTESES Explicitar a forma de tributao que se adeque a ela, desde que respeite a legislao vigente no pas. Buscar alternativas eficientes para a reduo de seus custos, atravs de anlises das informaes contbeis empresariais. Buscar conhecimento na complexa legislao tributria brasileira, para adquirir uma estratgia na obteno da eliso fiscal.

4. OBJETIVOS 4.1 Objetivo Geral Detectar a necessidade de uma melhor escolha de tributao para diminuio de carga tributria.

4.2 Objetivos Especficos Demonstrar o regime mais vantajoso empresa. Explicar a melhor tributao, visando diminuir os recolhimentos de tributos.

5. JUSTIFICATIVA O assunto foi escolhido baseado na enorme dificuldade que a maioria das empresas enfrenta para gerir seus encargos, os tributos recolhidos constituem uma fatia considervel nas movimentaes financeiras de uma empresa, o planejamento tributrio vem como a finalidade de orientar as empresas a buscarem alternativas que reduzam seus encargos tributrios. Essa reduo no vai acontecer de uma hora para outra, exige um empenho e dedicao dos profissionais envolvidos. Portanto importante a utilizao de um bom planejamento e que o mesmo seja feito de forma adequada. Por ser um assunto pouco discutido existe ainda muita resistncia na sua implantao. O que muitos ainda desconhecem e o que ser abordado no trabalho a importncia que este planejamento traz em vrios mbitos da rea, como para os empresrios que podero vender seus produtos com um preo mais em conta devido diminuio da carga tributria, fazendo com que seus clientes estejam mais satisfeitos, que onde consiste o beneficio para a sociedade, ou seja, os consumidores finais, que iro comprar os produtos desejados com mais facilidade assim satisfazendo suas necessidades e gerando um maior lucro ao fornecedor de produtos/servios que ir pagar seus impostos com uma menor incidncia. Para a rea contbil, os universitrios que sero a nova classe de profissionais neste mercado de contabilidade, este tema se torna muito importante, pois com este estudo os mesmo podero conseguir expandir seus conhecimentos podendo levar a seus clientes um projeto da melhor forma de agir com o planejamento tributrio mais favorvel a este. Atualmente este assunto tem ganhado ateno devido ao alto nvel de tributao que as empresas esto sujeitas, tributos que acabam muitas vezes inviabilizando vrios negcios. Ao contribuinte cabe procurar solues para a reduo de seus encargos, sendo isso feito de maneira legal, o que por falta de conhecimento grande parte das empresas, onde acabam aderindo maneira ilcita (sonegao fiscal) correndo o risco de serem autuadas e responder por crime contra ordem tributria. Existe por parte das empresas um desconhecimento sobre o que vem a ser o planejamento tributrio, e os benefcios que o mesmo pode proporcionar.

Aps visualizado as dificuldades apresentadas acima, este trabalho procura evidenciar a importncia do planejamento tributrio, e sugere as empresas estarem adotando essa ferramenta na busca contra a reduo da carga tributria. Com a implantao do planejamento tributrio as empresa s tem a ganhar, ele identifica a melhor alternativa legal para diminuir seus encargos, auxilia na tomada de deciso, e por fim reduz o risco de autuaes, viabilizando o crescimento da mesma. Logo, importante esclarecer que o planejamento tributrio deve ser implantado de maneira correta e de maneira contnua para se perceber os resultados. Outro fator importante em relao a consultor, o mesmo deve ser especialista, pois o estudo verifica as brechas na legislao, exigindo do consultor bom senso e dedicao, como todos nos sabemos a legislao muda o tempo todo esse profissional deve por dentro dessas mudanas.

10

6. REFENCIAL TEORICO

O livro Contabilidade Tributria do autor FABRETI, Ladio Camargo. Ano 2009 pag. 104 cap. 10 Tributos, nos fundamenta teoricamente quanto aos conceitos e as espcies de tributos onde serviro de embasamento para o capitulo 02 do nosso trabalho de TCC.

O livro Planejamento Tributrio do autor BORGES, Bonavides Humberto. Ano 2004, pag. 127 cap. 11 Racionalizao de procedimentos fiscais, nos fundamenta teoricamente quanto aos procedimentos para se obter um melhor planejamento tributrio onde nos dar embasamento para o capitulo 03 do nosso trabalho de TCC.

O livro Direito Tributrio e Imposto de Renda nas Empresas do autor LATORRACA, Nilton, 2000 pg. 58, denomina-se de planejamento tributrio a atividade empresarial que, desenvolvendo-se de forma estritamente

preventiva, projeta os atos e fatos administrativos com o objetivo de informar quais os nus tributrios em cada uma das opes legais disponveis, isso nos permite dar embasamento para o capitulo 03 do nosso trabalho de TCC.

O livro Contabilidade Tributria dos autores, REZENDE, Jos Amaury; PEREIRA Carlos Alberto; ALENCAR, Roberta Carvalho de. Ano 2010, nos fundamentam ao entendimento da lgica dos principais tributos e de como eles afetam os resultados das empresas. A contabilidade tributria tratada no como um instrumento com finalidades exclusivamente fiscais, mas como uma ferramenta indispensvel para a mensurao e o gerenciamento de tributos no ambiente empresarial - especialmente no caso brasileiro, caracterizado por altos ndices de carga tributria e pela complexidade do sistema tributrio, estes termos iro proporcionar um grande embasamento para os captulos 01, 02 e 03 do nosso trabalho de TCC.

11

7. METODOLOGIA Inicialmente fazer-se-a uma pesquisa bibliogrfica de autores pertinentes ao tema, posteriormente se far fichamentos das partes inerentes ao trabalho. O trabalho se desenvolver somente com uma pesquisa bibliogrfico, devido a isso utilizaremos os mtodos histrico que compreende duas operaes, a saber: anlise e sntese, coloca o fenmeno no contexto histrico-social, O Mtodo Comparativo que realiza comparaes com o fim de explicar semelhanas e diferenas, e por ultimo o Mtodo Indutivo que se trata do processo mental que parte de dados particulares constatados para inferir-se uma verdade geral ou universal no contida na parte analisada. Primeiro os fatos a observar, depois hipteses a confirmar. O mtodo a ser utilizado ser o dedutivo. O presente estudo ser realizado por meio de pesquisas bibliogrficas em fontes secundrias de informaes, tais como: livros, artigos, regulamentos do ICMS, dissertaes, revistas especializadas, Lei das Microempresas, entre outros. A pesquisa bibliogrfica procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa dissertativa ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado existente sobre um determinado assunto, tema ou problema. Parte da pesquisa ser feita com o intuito de recolher informaes e conhecimentos prvios acerca de um problema para o qual se procura respostas, ou acerca de uma hiptese que se quer experimentar.

12

13

9. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

FABRETI, Ladio Camargo. Contabilidade Tributaria, 2005, Atlas, N. 356pg, 9 Ed. LATORRACA, Nilton. Direito Tributrio e Imposto de Renda nas Empresas, So Paulo, Atlas, 15. ed. 2000 p. 63 BORGES, Bonavides Humberto. Planejamento Tributrio. So Paulo: Ed. Atlas, 2004. REZENDE, Jos Amaury; PEREIRA Carlos Alberto; ALENCAR, Roberta Carvalho de. Contabilidade Tributria, So Paulo: Ed Atlas, 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen