Sie sind auf Seite 1von 14

www.fsadu.org.

br

Concurso Pblico para Provimento de Empregos Efetivos da Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP
Edital N 001, de 12/09/2012
INSTRUES Verifique se este caderno contm 50 questes, sendo 08 de Lngua Portuguesa, 08 de Raciocnio Lgico Quantitativo, 05 de Noes de Informtica, 29 de Conhecimentos Especficos, alm da folha de rascunho para a Prova Discursiva. Verifique na Folha de Respostas se o seu nome e o nmero do documento de identificao esto corretos. Ser anulada a questo que contiver emenda, rasura ou, ainda, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada na Folha de Respostas. Ao marcar a alternativa correta na Folha de Respostas, use caneta esferogrfica de tinta preta, ponta grossa. Ao final da prova, devolva ao fiscal de sala a Folha de Resposta da prova de mltipla escolha, devidamente assinada no local indicado; e tambm a Folha de Resposta da prova discursiva. Os 2 (dois) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. A durao total da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a marcao da Folha de Respostas e a elaborao da Prova Discursiva. Voc s poder levar o Caderno de Prova aps transcorridas 3h (trs horas) do incio da prova. Boa prova!
Em

cada questo, voc deve assinalar somente uma das alternativas e na forma correta, conforme indicao abaixo.

PROVA DE CONHECIMENTOS

GUARDA PORTURIO
____________________________________ Assinatura do Candidato

Cd. Prova

01

www.pciconcursos.com.br

PROVA DISCURSIVA
1. ORIENTAES PARA ELABORAO DA PROVA DISCURSIVA Subitem 6.15.7 Edital n 001 de 12.09.2012 A Prova Discursiva, a ser aplicada simultaneamente Prova de Mltipla Escolha ter carter eliminatrio e classificatrio e consistir na elaborao de uma redao, sob a forma de dissertao, conforme indicado no Anexo III do Edital. A Prova Discursiva, com tema relacionado ao contedo programtico, ter, no mximo, 30 (trinta) linhas para a redao e dever ser manuscrita na Folha de Resposta prpria, numerada e codificada, que o nico documento vlido para correo, fornecida pela Fundao Sousndrade. O candidato dever, obrigatoriamente, elaborar a redao com letra legvel, usando caneta esferogrfica ponta grossa de tinta cor preta, no espao indicado, sendo vedado o uso de caneta com tinta de cor diversa ou de instrumento de escrita com grafite (lpis, lapiseira etc.). Respostas grafadas fora do espao delimitado na Folha de Resposta no sero consideradas na avaliao. No haver substituio da Folha de Resposta da Prova Discursiva por erro de preenchimento do candidato. de responsabilidade exclusiva do candidato, destacar a sua identificao da Folha de Resposta da Prova Discursiva, sob pena de ser atribuda nota 0 (zero) referida Prova Discursiva. As anotaes feitas a lpis ou com caneta fora das especificaes indicadas no item 3 no sero consideradas pela Banca Examinadora, para efeito de correo da Prova Discursiva. Na correo da Prova Discursiva ser considerado o contedo, a capacidade de estruturao lgica, a tcnica, a coerncia, a fundamentao e a gramtica padro, de acordo com os critrios estabelecidos no Anexo IX (Parmetros para correo da Prova Discursiva). Nos casos de fuga ao tema ou de ausncia da produo textual, ser atribuda ao candidato a nota 0 (zero). A Prova Discursiva ser corrigida com sigilo do nome do candidato e sua Folha de Resposta no dever ser assinada, rubricada ou conter qualquer palavra ou marca que possa identificar o candidato fora do local apropriado, sob pena do candidato receber nota 0 (zero) nessa prova. Qualquer desenho, recado, oraes ou mensagens, nomes ou suas abreviaes, apelido, pseudnimo ou rubrica, colocados na Folha de Resposta da Prova Discursiva, ser considerado elemento de identificao do candidato. Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato cuja Prova Discursiva no for selecionada para correo em conformidade com o subitem 6.15.6.10 ou que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) na Prova Discursiva. TEMA PARA A PROVA DISCURSIVA

2.

3.

4. 5. 6. 7. 8.

9. 10.

11.

12.

Leia, com ateno, o texto abaixo. O Porto 17 do Porto de Belm tem uma movimentao considervel de contineres, no entanto a segurana precria, pois a atuao da Guarda Porturia est voltada para o procedimento administrativo, em prejuzo das suas atribuies tpicas. Neste Porto, os guardas porturios simplesmente substituram os conferentes de carga e capatazia, acumulando as duas funes. Os guardas foram designados para executarem este servio, alguns sem qualquer treinamento para realizarem esta nova funo. O servio envolve o manuseio de um coletor de dados, que requer conhecimento para manuse-lo. A entrada e sada da mercadoria podem ser prejudicadas por erro ou manuseio.
Disponvel em:<http://segurancaportuariaemfoco.blogspot.com.br/2012>Acesso em: 17 out. 2012.

A partir da questo suscitada no fragmento acima e considerando os dispositivos legais que, visando o provimento da segurana e da vigilncia dos portos, regulamentam a Guarda Porturia, redija um texto dissertativo sobre o tema o papel da Guarda Porturia na segurana pblica dos portos brasileiros.

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

Lngua Portuguesa
Texto de referncia para responder s questes de 01 a 05. QUAL DELES MAIS GNIO? Na Olimpada de Matemtica, o ouro vai para quem soluciona melhor os desafios mais complexos. Os orientais dominam o pdio, e vale a pena saber as razes disso.
01

02
Dentre as afirmativas abaixo, h uma que ratificada pelas informaes do texto. Identifique-a. a) Os sul-coreanos competio. b) Os representantes expectativas. foram do os Brasil campees superaram da as

c) O ouro de Rodrigo Sanches colocou o Brasil entre os melhores do ranking. d) A maioria dos alunos participantes do campeonato so orientais. e) O garoto Jeck Lim foi o recordista de medalhas de ouro.

05

10

15

20

25

30

Ao ouvir o anncio entusiasmado de seu nome, o jovem de palet vermelho e calas curtas se ergue e caminha rumo aos holofotes. Do alto do palco, lana um olhar tmido para a plateia, onde centenas de admiradores se amontoam para aplaudi-lo de p, enquanto ele recebe a merecida medalha de ouro. No foi nenhuma modalidade dos jogos de Londres que cravou o nome de Jeck Lim, de Singapura, no panteo dos melhores do mundo, mas a matemtica, qual ele se dedica desde pequeno como verdadeiro atleta. Aos 17 anos, Jeck conheceu a glria na recmencerrada Olimpada Internacional de Matemtica (IMO), a mais prestigiada e concorrida competio do gnero desde 1959. Nesta edio, 548 alunos dos ensinos fundamental e mdio de 100 pases disputaram medalhas em Mar del Plata, na Argentina. A equipe da Coreia do Sul teve a maior pontuao e venceu o duelo, seguida pela da China, mas foi o garoto de Singapura que se tornou heri, por um meio raro: dele a nica prova perfeita, aquela que atingiu os 42 pontos em jogo. Todos ali ambicionavam ser um ouro 42, apelido que passa a ser confundido com o prprio nome dessas precoces estrelas da matemtica. Dos seis brasileiros do preo, cinco levaram medalhas uma de ouro, uma de prata e trs de bronze -, dando ao pas a 19 colocao no ranking. Podemos ir mais longe. Vou fazer tudo para voltar em 2013, diz Rodrigo Sanches, 16 anos, com sua reluzente medalha de ouro, uma das 51 distribudas. [...]
Veja, 08 de agosto de 2012

03
A palavra enquanto ( l 06), utilizada no texto para fazer a coeso entre oraes, estabelece uma relao de a) concessividade. b) causalidade. c) adversidade. d) simultaneidade. e) consecutividade.

04
Considere o perodo a seguir. Do alto do palco, lana um olhar tmido para a plateia, onde centenas de admiradores se amontoam para aplaudi-lo de p, enquanto ele recebe a merecida medalha de ouro. Quanto tonicidade, que palavras respectivamente, a mesma classificao vocbulos destacados? a) Prprio e conheceu. b) Anncio e panteo. c) Olimpada e mdio. d) nica e matemtica. tm, dos

01
Uma reportagem, alm de oferecer dados, pode fornecer a opinio do jornalista e a sua posio em relao ao fato. Essa parcialidade est exemplificada no fragmento a) No foi nenhuma modalidade dos jogos de Londres b) e vale a pena saber as razes disso. c) uma de ouro, uma de prata e trs de bronze d) Podemos ir mais longe. Vou fazer tudo para voltar em 2013 e) A equipe da Coreia do Sul teve a maior pontuao.

e) Gnero e fazer.

05
Uma das formas de evitar a repetio de palavras utilizar a elipse. Esse recurso est presente no trecho a) com sua reluzente medalha de ouro. ( l 29) b) Nesta edio, 548 alunos. ( l 14) c) Dos seis brasileiros do preo. ( l 24) d) dele a nica prova perfeita. ( l 20) e) lana um olhar tmido para a plateia. ( l 04)

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

06
O emprego do acento grave pode ser determinado, entre outras razes, pela regncia de um verbo. Em que frase o uso desse acento desrespeita a norma padro? a) Assistiu s pressas o fim da apurao. b) Retornarei encomenda via Sedex. c) Tive acesso informao bancria. d) Voltarei casa dos meus pais, hoje. e) Deixaremos alguns clientes espera.

10
Considere um tringulo T1 a partir do qual se constri um outro tringulo T2, cujos vrtices so os pontos mdios do tringulo T1. Considere esse processo repetido mais uma vez: a partir dos pontos mdios dos lados de T2, constri-se o tringulo T3. Se a rea de T3 igual a 3 m, ento a rea de T1 igual a a) 48 m b) 9 m c) 12 m d) 21 m e) 81 m

07
O pronome onde vem sendo comumente utilizado de forma indevida, em textos orais e escritos, para iniciar oraes relativas. Essa infrao norma padro pode ser identificada em qual alternativa? a) Os envolvidos ficaro onde os juzes do STJ determinarem. b) Voltou ao aeroporto embora cansada onde havia esquecido a mala. c) Deixars o armrio onde, se comprares aquela mesa maior? d) Deixe as roupas onde possamos encontrar sem dificuldade. e) Entrevistou a presidente, onde ela confirmou a demisso dos corruptos.

11
Cristina participou de quatro provas, em que cada prova teve como nota um nmero do conjunto {0,1,2,3,4,5}. Se a mdia dela, nessas provas, foi igual a 4, ento, qual das situaes abaixo no pode ter ocorrido, de modo algum? a) Ela teve nota 4 em exatamente duas provas. b) A nota foi 4 em exatamente duas provas. c) A nota foi 1 em uma prova apenas. d) A nota foi 3 em exatamente trs provas. e) Sua nota foi 3 em pelo menos duas provas.

12 08
A ambiguidade ocorre quando o que dito ou escrito admite mais de um sentido. Esse recurso foi explorado no seguinte texto publicitrio: a) A melhor opo para sua empresa voc quem escolhe. (Intel) b) Seguro de vida Ita. Voc importante demais para no ter. (Banco Ita) c) Cada garrafa tem uma histria. (Coca-Cola) d) Seu filho vai aprender ingls brincando. (Magic English, Abril Colees) e) Qual momento voc vai tornar inesquecvel? (Claro) Considere o conjunto X de todos os nmeros de trs dgitos satisfazendo as propriedades abaixo: Cada dgito est no conjunto {4,5,6}. A diferena absoluta entre dgitos vizinhos sempre igual a 1. Quantos elementos h no conjunto X? a) Mais de 100 b) 64 c) Menos de 10 d) 99 e) 32

Raciocnio Lgico Quantitativo


09
Daqui a dezesseis anos, Marina ter dezessete vezes mais idade do que tinha h dezesseis anos. Atualmente, a idade de Marina, em anos, a) 57. b) 30. c) 18. d) 38. e) 21.

13
Num quintal h coelhos e patos. Se o nmero de patas de coelhos o dobro da quantidade de bicos de patos, ento, a) h a mesma quantidade de coelhos e patos. b) o nmero de coelhos a metade do nmero de patos. c) h duas vezes mais coelhos que patos. d) os coelhos correspondem quarta parte dos patos. e) os patos correspondem quarta parte dos coelhos.

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

14
Quantos nmeros mpares de trs dgitos distintos existem? (Nota: um nmero no pode comear com o dgito '0'). a) 328 b) 360 c) 500 d) 144 e) 320

Noes de Informtica
17
Julgue, como verdadeiras ou falsas, as seguintes afirmaes sobre o recurso de Mala Direta do MS Word. I. possvel criar uma lista de destinatrios a partir de um arquivo do MS Excel para gerar, por exemplo, uma mala direta de correspondncia. II. Somente possvel criar malas diretas no formato de etiquetas ou envelopes. III. A funo Mesclar da mala direta tem a finalidade de gerar um documento a partir do modelo de documento e da lista de endereos. CORRETO afirmar que somente a(s) afirmativa(s) a) I e III so verdadeiras. b) II e III so verdadeiras. c) I e II so verdadeiras. d) I verdadeira. e) III verdadeira.

15
Um site de amizade comeou com 308 associados, dos quais 221 eram mulheres. Considerando essa situao inicial, e supondo que a cada dia associemse ao site 5 homens e 3 mulheres, quantos scios ter o site no dia em que, finalmente, as quantidades de homens e mulheres se igualarem? a) 844 b) 1024 c) 578 d) 722 e) 644

18
Na maioria das vezes, a partir da especificao de um computador ou notebook, possvel identificar a qual dispositivo ou perifrico se faz referncia. As especificaes 2.53 GHz, 1.5 tb sata2, 100/1000 Mbps, 8 Gb ddr3 dizem respeito, respectivamente, ao a) Barramento da Placa me, Driver de Blueray, Placa de Rede e Memria RAM. b) Processador, Disco Rgido, Placa de Rede e Memria RAM. c) Processador, Driver de Blueray, Placa de Rede e Memria RAM. d) Processador, Memria RAM, Placa de Rede e Disco Rgido. e) Barramento da Placa me, Memria RAM, Placa de Rede e Disco Rgido.

16
No mbito da teoria do conjunto, a frase Todo P que um R, tambm um Q pode ser representada por: a) b) c) d) e)

P ( R Q ) ( P R ) Q ( P R ) Q ( P R ) ( P Q ) P ( R Q )

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

19
A utilizao de email, internet e intranet cada vez mais faz parte do cotidiano das empresas. De acordo com os conceitos envolvidos nesses recursos, podemos afirmar que a) somente possvel enviar email se a empresa possuir um Servidor Proxy. b) a principal diferena entre a internet e a intranet que quando acessamos a intranet de uma empresa, esta sempre dever utilizar o protocolo HTTPS. c) a estrutura bsica de email www.empresa.com.br d) a intranet utilizada para a troca de mensagens eletrnicas dentro de uma empresa que possui funcionrios em vrias localidades, enquanto que o email somente utilizado para a troca de mensagens entre os funcionrios e os outros usurios da internet. e) por padro, o envio de email pode ser feito atravs de 3 campos de destinatrios: Para, Cpia e Cpia Oculta.

Conhecimentos Especficos
22
Marque a assertiva CORRETA sobre a denncia prevista na Conveno n 137 da OIT, relativa s repercusses sociais dos novos mtodos de manipulao de cargas nos portos. a) Qualquer membro que tenha ratificado a Conveno poder denunci-la, ao expirar um perodo de 10 anos aps a data da entrada em vigor inicial da Conveno, mediante um ato comunicado ao Diretor Geral da Repartio Internacional do Trabalho e por ele registrado. A denncia s efetivada seis meses aps ser registrada. b) Qualquer membro que tenha ratificado a Conveno poder denunci-la, ao expirar um perodo de 10 anos aps a data da entrada em vigor inicial da Conveno, mediante um ato comunicado ao Diretor Geral da Repartio Internacional do Trabalho e por ele registrado. A denncia s efetivada um ano aps ter sido registrada. c) Qualquer membro que tenha ratificado a Conveno poder denunci-la, ao expirar um perodo de 5 anos aps a data da entrada em vigor inicial da Conveno, mediante um ato comunicado ao Diretor Geral da Repartio Internacional do Trabalho e por ele registrado. A denncia s ser efetivada um ano aps ser registrada. d) Qualquer membro que tenha ratificado a Conveno poder denunci-la, ao expirar um perodo de 10 anos aps a data da entrada em vigor inicial da Conveno, mediante um ato comunicado ao Diretor Geral da Repartio Internacional do Trabalho e por ele registrado. A denncia s efetivada trs meses aps ser registrada. e) Qualquer membro poder denunciar a Conveno ao expirar um perodo de 5 anos aps a data da entrada em vigor inicial, mediante um ato comunicado ao Diretor Geral da Repartio Internacional do Trabalho e por ele registrado. A denncia s ser efetivada um ano aps ser registrada.

20
O LibreOffice uma suite de aplicativos que possui os seguintes aplicativos: Impress, Writer e Calc. Quais so, respectivamente, as extenses padres desses aplicativos? a) odp, odw, odc b) odi, odw, odc c) odi, odt, ods d) odp, odt, ods e) odi, odt, odc

21
Realizar consultas na internet uma das atividades mais simples e corriqueiras. Mas possvel utilizar recursos para melhorar e refinar os resultados das buscas. Considerando o site de busca Google.com.br, qual das alternativas, abaixo, apresenta a forma a ser utilizada no campo de pesquisa para que o resultado da busca contenha somente as pginas que possuem exatamente a frase Sousandrade Concursos. a) +Sousandrade +Concursos b) Sousandrade +Concursos c) Sousandrade Concursos d) Sousandrade Concursos e) +Sousandrade Concursos

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

23
Conforme previso contida no Plano Nacional de Segurana Pblica Porturia, competncia da CESPORTOS a) avaliar programas de aperfeioamento das atividades de segurana pblica nos portos, terminais e vias navegveis. b) manter o acompanhamento estatstico dos ilcitos penais ocorridos nos portos, terminais e vias navegveis e dos resultados das investigaes e punies aplicadas. c) baixar normas, em nvel nacional, sobre segurana pblica em todos os portos, terminais e vias navegveis. d) elaborar seu regimento interno e atualiz-lo, quando necessrio, submetendo-o apreciao do Ministro de Estado da Justia. e) solicitar o apoio da CONPORTOS no gerenciamento de crises, relativas segurana pblica, quando julgar-se insuficiente para tal.

25
Sobre a mo-de-obra do trabalho porturio avulso, prevista no Decreto n 1.886, de 29 de abril de 1996, analise as afirmaes abaixo. I. A requisio da mo-de-obra do trabalho porturio avulso s poder ser realizada aos rgos de gesto de mo-de-obra, salvo disposio em contrrio pactuada em contrato, acordo ou conveno coletiva de trabalho. II. Os rgos de gesto de mo-de-obra devero ter disponveis, para uso da fiscalizao do Ministrio do Trabalho, as listas de escalao diria dos trabalhadores porturios avulsos, por tomadores da mo de-obra e por navio. III. Caber exclusivamente ao rgo de gesto de mo-de-obra a responsabilidade pela verificao da exatido dos dados lanados nas listas de escalao dirias, assegurando que no haja simultaneidade de escalao no mesmo turno de trabalho. IV. Os tomadores da mo-de-obra sero os responsveis exclusivos pela verificao da presena, no local de trabalho, dos trabalhadores constantes das listas de escalao diria de cada navio. Est CORRETO o que se afirma em ue a) II, III e IV, apenas. b) c) d) e) I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV. I e III, apenas.

24
Sobre a Portaria PR/SEP n 121, de 01/05/2009, que dispe sobre as diretrizes para organizao das Guardas Porturias, assinale a alternativa CORRETA. a) Vigilncia e segurana porturia so as aes e procedimentos necessrios ao desenvolvimento normal das atividades porturias, com o propsito de prevenir e evitar atos ou omisses danosas que afetem as pessoas, cargas, instalaes e equipamentos na rea porturia. b) Compete a Administrao do Porto organizar e regulamentar os servios de Guarda Porturia, a fim de prover a vigilncia e a segurana, desde que devidamente autorizada pelo Ministrio da Justia. c) Os beneficirios de concesses, permisses e autorizaes, bem como de arrendamentos de instalaes porturias na rea do Porto Organizado, no podero ter os seus prprios servios de vigilncia, pois tais servios j esto acobertados pelas atividades da Guarda Porturia. d) A rea porturia compreende os ancoradouros, docas, cais, pontes, peres de atracao e acostagem, terrenos, armazns, edificaes e vias de circulao interna do Porto Organizado, no estando includo o acesso aquavirio ao porto, tais como canais, bacias de evoluo, reas de fundeio. e) O Regulamento da Guarda Porturia no dever conter a fixao do efetivo necessrio, nem a sua organizao com os vrios escales da sua hierarquia interna, pois isto ser definido pela Comisso Disciplinar.

26
No exerccio de suas atribuies, o Guarda Porturio dispe de Poder de Polcia. Os atributos especficos desse Poder de Polcia so a a) discricionariedade, a competncia e a finalidade. b) discricionariedade, a competncia e o objeto. c) discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. d) discricionariedade, a auto-executoriedade e a competncia. e) discricionariedade, competncia. a coercibilidade e a

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

27
De acordo com as caractersticas dos seus combustveis, os incndios so classificados em Classe A, B e C. Assinale a opo que contempla CORRETAMENTE essa classificao. a) Classe A: so incndios que ocorrem em materiais energizados, por onde passa corrente eltrica, como motores, geradores, transformadores, etc; Classe B: so os incndios em materiais slidos de fcil combusto, com a propriedade de queimarem em superfcie e profundidade, deixando resduos (cinzas, brasas, etc.); Classe C: so os incndios que acontecem em materiais gasosos e lquidos inflamveis, produtos que se queimam somente na superfcie e no deixam cinzas. b) Classe A: so os incndios em materiais slidos de fcil combusto, com a propriedade de queimarem em superfcie e profundidade, deixando resduos (cinzas, brasas, etc.); Classe B: so os incndios que acontecem em materiais gasosos e lquidos inflamveis, produtos que se queimam somente na superfcie e no deixam cinzas; Classe C: so incndios que ocorrem em materiais energizados, por onde passa corrente eltrica, como motores, geradores, transformadores, etc. c) Classe A: so os incndios em materiais slidos de fcil combusto, com a propriedade de queimarem em superfcie e profundidade, deixando resduos (cinzas, brasas, etc.); Classe B: so incndios que ocorrem em materiais energizados, por onde passa corrente eltrica, como motores, geradores, transformadores, etc; Classe C: so os incndios que acontecem em materiais gasosos e lquidos inflamveis, produtos que se queimam somente na superfcie e no deixam cinzas. d) Classe A: so incndios que ocorrem em materiais energizados, por onde passa corrente eltrica, como motores, geradores, transformadores, etc; Classe B: so os incndios que acontecem em materiais gasosos e lquidos inflamveis, produtos que se queimam somente na superfcie e no deixam cinzas; Classe C: so os incndios em materiais slidos de fcil combusto, com a propriedade de queimarem em superfcie e profundidade, deixando resduos (cinzas, brasas, etc.); e) Classe A: so os incndios que acontecem em materiais gasosos e lquidos inflamveis, produtos que se queimam somente na superfcie e no deixam cinzas; Classe B: so os incndios em materiais slidos de fcil combusto, com a propriedade de queimarem em superfcie e profundidade, deixando resduos (cinzas, brasas, etc.); Classe C: so incndios que ocorrem em materiais energizados, por onde passa corrente eltrica, como motores, geradores, transformadores, etc.

28
Para a extino adequada de um incndio de Classe C, se deve utilizar a) mangueira de um auto-bomba. b) extintor base de gua ou outro agente que a contenha em quantidade. c) extintor eletrosttico. d) extintor de p qumico seco (PQS) e de gs carbnico (CO2). e) extintor com um agente eletroltico.

29
O mtodo de extino que consiste na retirada do comburente (oxignio), abaixando os nveis de oxigenao da combusto denominado a) abafamento. b) resfriamento. c) isolamento. d) estrangulamento. e) arrefecimento.

30
Na ocorrncia de uma fratura exposta, qual o procedimento CORRETO a ser adotado pelo Guarda Porturio ao socorrer a vtima? a) Remover a vtima para um local seguro e imobilizla sem puxar o brao ou perna b) Remover a vtima antes de imobilizar a parte fraturada. c) Procurar colocar o acidentado em qualquer meio de transporte disponvel. d) Solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros ou Polcia Rodoviria. e) Usar talas, sem puxar o brao ou perna, colocar gaze e encaminhar para o pronto socorro.

31
O ISPS um cdigo de procedimentos de segurana aplicado a) nos portos do mundo, para proteo de navios e Instalaes Porturias. Institudo pela CESPORTOS. b) nos portos do Brasil, para proteo de navios e Instalaes Porturias. Institudo pela CESPORTOS. c) nos portos do mundo, para proteo de navios e Instalaes Porturias. Institudo pela Organizao Martima Internacional (IMO). d) nos portos do mundo, para proteo de navios e Instalaes Porturias. Institudo pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT) e) nos portos do Brasil, para proteo de navios e Instalaes Porturias. Institudo pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT)

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

32
No que se refere Proteo das Instalaes Porturias, CORRETO afirmar que a) as medidas adicionais especficas de proteo das instalaes porturias devero ser implementadas de maneira global, sem detalhamento de atividades. b) as instalaes porturias devero ser monitoradas, a fim de assegurar que somente pessoas autorizadas tenham acesso, salvo reas de acesso restrito. c) a rea de manuseio de carga, bem como a rea de manuseio de provises de navio no dever ser supervisionada. d) as medidas e procedimentos de proteo devero ser aplicadas nas instalaes porturias de modo a causar o mnimo de interferncia ou atrasos a passageiros, navios, pessoal de bordo ou visitantes, mercadorias e servios. e) as atividades devero ser executadas atravs de medidas apropriadas de proteo somente nas reas de acesso restrito, com vistas a identificar e tomar medidas preventivas contra incidentes de proteo.

34
A Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio (CPATP), prevista na Norma Regulamentadora 29 NR-29, ser constituda de forma paritria, por trabalhadores porturios com vnculo empregatcio por tempo a) indeterminado sem a empregadores e/ou OGMO. participao de

b) indeterminado e trabalhadores avulsos. c) determinado e avulso e por representantes dos operadores porturios, empregadores e/ou OGMO. d) indeterminado e avulso e sem representantes dos operadores porturios, empregadores e/ou OGMO. e) indeterminado e avulso e por representantes dos operadores porturios, empregadores e/ou OGMO.

35
A durao do mandato da Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio (CPATP) ser de a) 2 (dois) anos, permitida uma reeleio. b) 3 (trs) anos, permitida uma reeleio. c) 2 (dois) anos, sem reeleio. d) 3 (trs) anos, sem reeleio. e) 1 (um) ano, permitida uma reeleio.

33
As disposies contidas na Norma Regulamentadora 29 NR-29, sobre segurana e sade no trabalho porturio, aplicam-se aos trabalhadores porturios em operaes a) tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso pblico, situados dentro ou fora da rea do porto organizado. b) somente em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo, situados dentro da rea do porto organizado. c) tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retroporturias, situados dentro ou fora da rea do porto organizado. d) tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retroporturias, situados fora da rea do porto organizado. e) tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retroporturias, situados somente dentro da rea do porto organizado.

36
Aps a organizao da Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio (CPATP), deve ser feito o registro dessa comisso no rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), at a) 5 (cinco) dias antes da eleio, instalao e posse. b) 10 (dez) dias aps a eleio, instalao e posse. c) 10 (dez) dias antes da eleio, instalao e posse. d) 5 (cinco) dias aps a eleio, instalao e posse. e) 15 (dez) dias aps a eleio, instalao e posse.

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

37
Analise as afirmaes sobre primeiros socorros e as condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho. I. As instalaes sanitrias devem estar situadas distncia mxima de 200 m (duzentos metros) dos locais das operaes porturias. II. As embarcaes devem oferecer aos trabalhadores em operao a bordo, instalaes sanitrias, com gabinete sanitrio e lavatrio, em boas condies de higiene e funcionamento. Quando no for possvel este atendimento, o operador porturio dever dispor, a bordo, de instalaes sanitrias mveis. III. No caso de acidente a bordo em que haja morte, perda de membro, funo orgnica ou prejuzo de grande monta, o responsvel pela embarcao deve comunicar, imediatamente, Capitania dos Portos, suas Delegacias e Agncias e ao rgo regional do MTE. Est CORRETO o que se afirma em a) b) c) d) e) III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

39
Um Guarda Porturio ao aproximar-se de uma vtima de acidente, constata ausncia de pulsao, acentuada palidez, pele e lbios arroxeadas e pupilas dilatadas. Esse quadro indicativo de a) desmaio. b) parada cardaca. c) convulso. d) fratura da coluna vertebral. e) hemorragia.

40
Em que tipo de queimadura a vtima apresenta os seguintes sintomas: dor intensa, vermelhido no local, palidez na pele quando se toca e ausncia de bolhas? a) Queimaduras de 2 grau profunda. b) Queimaduras de 4 grau. c) Queimaduras de 2 grau superficial. d) Queimaduras de 1 grau. e) Queimaduras de 3 grau.

41
Analise os itens abaixo sobre noes de primeiros socorros. I. Tratar a vtima como se tivesse fraturas. Aplicar gelo e compressas frias no local. II. No segurar a vtima e no dar tapas. Proteger a cabea. III. Deitar a vtima com a cabea e ombros mais baixo que o resto do corpo. Afrouxar a roupa da vtima. Esses itens referem-se, respectivamente, (ao) a) convulso, entorse e hemorragia. b) desmaio, fratura e entorse. c) entorse, convulso e desmaio. d) hemorragia, fratura e entorse. e) entorse, fratura e parada cardaca.

38
De acordo com a Smula Vinculante n 11 do STF, s lcito o uso de algemas a) em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado. b) em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, sem a necessidade de justificar por escrito, sob pena da responsabilidade penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere. c) somente em casos de resistncia por parte do preso ou de terceiros, no havendo a necessidade de justificar por escrito, pois constitui um dever da autoridade. d) em casos de resistncia e de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, no sendo cabvel em caso de fundado receio de fuga. e) em casos de resistncia e de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, sem necessidade de justificativa por escrito, sob pena das responsabilidade civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, no havendo responsabilidade civil do Estado.

42
Aquele que por meio de palavras ou atos que redundem em vexame, humilhao, desprestgio ou irreverncia, a servidor pblico, civil ou militar, no exerccio da funo ou em razo dela, comete o crime de a) desacato. b) desobedincia. c) resistncia. d) calnia. e) difamao.

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

43
De acordo com o Estatuto do Desarmamento, a Expedio de Autorizao de Compra de Arma de Fogo aps preenchidos os requisitos da lei, assim como a Autorizao para Comercializao de Armas De Fogo, acessrios e munies entre pessoas fsicas, so de competncia do a) Departamento de Polcia Federal e SINARM, respectivamente. b) SINARM e Departamento de Polcia Federal, respectivamente. c) Departamento de Polcia Federal. d) SINARM. e) Departamento de Polcia Federal e Exrcito, respectivamente.

45
Analise as afirmaes abaixo sobre a Portaria que aprovou o Regulamento para os Servios de Guarda Porturia nos Portos Brasileiros, colocando V para o que julgar verdadeiro e F para falso. ( ) A vigilncia e segurana porturia inclui todas as aes e procedimentos necessrios ao desenvolvimento normal das atividades, com o propsito de prevenir e evitar atos ou omisses danosas que afetem pessoas, cargas, instalaes e equipamentos na rea porturia. ) A vigilncia atuar na zona primria do porto, sob coordenao da autoridade local, no que refere ao cumprimento da legislao que regula a entrada, a permanncia, a movimentao e a sada de pessoas, veculos, unidades de carga e mercadorias, bem como auxiliar a Polcia Militar e Polcia Civil local, no exerccio de suas atribuies constitucionais. ) Para a manuteno da ordem e a preveno de ilcitos no interior da rea porturia, a Guarda Porturia prestar colaborao aos rgos de segurana pblica e demais autoridades que atuam naquela rea. ) Os procedimentos a serem adotados pela Guarda Porturia em casos de sinistro, crime, contraveno penal ou ocorrncia anormal devero ser os mesmos estabelecidos para as foras policiais e de segurana pblica.

44
De acordo com o Estatuto do Desarmamento (Lei n 10.826/2003), analise as afirmaes abaixo. I. O porte de arma de fogo proibido em todo o territrio nacional, salvo para os casos previstos em legislao prpria e para os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas porturias. II. Disparar arma de fogo ou acionar munio em lugar habitado ou em suas adjacencias, em via pblica ou em direo a ela, constitui crime previsto no Estatuto do Desarmamento. III. O Certificado de Registro de Arma de Fogo tem validade apenas no Estado onde foi expedido e autoriza o seu proprietrio a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residncia ou domiclio, ou dependncia desses, ou, ainda, no seu local de trabalho. Est CORRETO o que se afirma em a) II e III, apenas. b) I e II, apenas. c) I, II e III. d) I, apenas. e) II, apenas. (

A sequncia CORRETA a) V, V, V, V. b) F, V, F, F. c) V, F, V, F. d) V, V, V, F. e) F, V, V, V.

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

10

46
As assertivas a seguir apresentadas dispem, em linhas gerais, quanto aos objetivos traados na Lei de Modernizao dos Portos (Lei n 8.630/1993 e alteraes posteriores). Analise e julgue em V (verdadeira) ou F (falsa) cada uma delas. ( ( ( ) Readequar e postergar o tempo de espera e de permanncia dos navios nas zonas porturias. ) Promover a descentralizao do setor por meio da estadualizao e municipalizao de portos. ) Permitir que a explorao das operaes de movimentaes porturias seja realizada por meio do setor pblico, diretamente, ou por meio de sociedades annimas de economia mista. ) Prover a gerao de investimentos e a aquisio, pelo setor privado, de equipamentos novos e mais produtivos. ) Promover a adequao do quantitativo de mode-obra na operao porturia, com base nos novos padres tecnolgicos e de produo.

48
Com relao definio de Porto Organizado, CORRETO afirmar que se refere quele a) aberto navegao, inclusive a costeira, para o transporte de passageiros e de mercadorias, cuja armazenagem explorada pela Unio, exclusivamente, em regime de comodato sob responsabilidade e jurisdio de uma autoridade porturia delegada. b) aberto para atender s necessidades da navegao referentes s movimentaes de cargas e de mercadorias, concedido ou explorado por qualquer ente pblico, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia. c) constitudo e aparelhado para atender s necessidades da navegao e daquelas referentes s movimentaes de passageiros, desde que explorado pela Unio, mediante trfego e operaes porturias sob a jurisdio de uma entidade privada. d) constitudo e aparelhado para atender s necessidades da navegao, das movimentaes de passageiros ou de armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela Unio, cujo trfego e operaes porturias estejam sob a jurisdio de uma autoridade porturia. e) adequado e aparelhado para atender s necessidades da navegao, inclusive de cabotagem, e da movimentao e armazenagem de cargas, concedido ou explorado por qualquer ente de direto pblico, cujas operaes porturias estejam delegadas gesto privada por meio do operador porturio.

A sequncia CORRETA a) F, V, F, V, F. b) F, V, V, F, F. c) F, F, F, V, V. d) V, V, F, V, V. e) F, V, F, V, V.

47
Para atender aos seus objetivos, a Lei de Modernizao dos Portos (Lei n 8.630/1993 e alteraes posteriores) introduziu uma srie de mudanas e, dentre elas, houve a criao de um ator, pessoa jurdica pr-qualificada, voltada para atuar na execuo de operaes porturias na rea do denominado porto organizado. O referido ator denominado a) Trabalhador Porturio Avulso. b) Operador Porturio. c) Operador de Embarque e Desembarque. d) Autoridade Porturia. e) Gestor de Mo-de-Obra Porturia.

49
Com relao s autorizaes de explorao de Instalaes Porturias Pblicas de Pequeno Porte, CORRETO afirmar que estas a) somente sero concedidas a Estados ou a Municpios, os quais, com prvia autorizao do rgo competente e mediante licitao, podero transferi-las para a iniciativa privada. b) sero concedidas diretamente iniciativa privada, mediante processo licitatrio na forma de concorrncia pblica ou de prego, observada a possibilidade de subcontratao ou da subempreita de obras e servios. c) sero concedidas exclusivamente aos Estados, os quais, com prvia autorizao do rgo competente e mediante licitao, podero transferilas para a iniciativa privada. d) somente sero concedidas a Estados ou a Municpios, os quais, obedecendo a critrios de suas legislaes internas, podero transferi-las mediante arrendamento ou comodato pessoas jurdicas de direito privado. e) sero concedidas exclusivamente aos Municpios, os quais no podero transferi-las para a iniciativa privada, seno na forma de inexigibilidade para arrendamento.

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico para Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

11

50
Quando efetuada com o uso do aparelhamento porturio, a atividade de movimentao de mercadorias nas instalaes de uso pblico, como o recebimento, conferncia, transporte interno, abertura de volumes para a conferncia aduaneira, manipulao, arrumao e entrega, bem como o carregamento e descarga de embarcaes, denominada a) Operao de Carga e Descarga. b) Estiva. c) Conferncia de Carga. d) Capatazia. e) Bloco em Avulso.

Guarda Porturio

www.pciconcursos.com.br

Empresa Maranhense de Administrao Porturia - EMAP

RASCUNHO _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen