Sie sind auf Seite 1von 35

4 .

1 ENSINO
O

C I C L O

S I C O BA

D I O

ORGANIZAO CURRICULAR E PROGRAMAS

ESTUDO DO MEIO

PRINCPIOS ORIENTADORES
Todas as crianas possuem um conjunto de experincias e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia. Cabe escola valorizar, reforar, ampliar e iniciar a sistematizao dessas experincias e saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realizao de aprendizagens posteriores mais complexas. O meio local, espao vivido, dever ser o objecto privilegiado de uma primeira aprendizagem metdica e sistemtica da criana j que, nestas idades, o pensamento est voltado para a aprendizagem concreta. No entanto, h que ter em conta que as crianas tm acesso a outros espaos que, podendo estar geograficamente distantes, lhes chegam, por exemplo, atravs dos meios de comunicao social. O interesse das crianas torna estes espaos afectivamente prximos, mas a compreenso de realidades que elas no conhecem directamente, s ser possvel a partir das referncias que o conhecimento do meio prximo lhes fornece. As crianas deste nvel etrio apercebem-se da realidade como um todo globalizado. Por esta razo, o Estudo do Meio apresentado como uma rea para a qual concorrem conceitos e mtodos de vrias disciplinas cientficas como a Histria, a Geografia, as Cincias da Natureza, a Etnografia, entre outras, procurando-se, assim, contribuir para a compreenso progressiva das inter-relaes entre a Natureza e a Sociedade. Por outro lado, o Estudo do Meio est na interseco de todas as outras reas do programa, podendo ser motivo e motor para a aprendizagem nessas reas. O programa de Estudo do Meio apresenta-se organizado em blocos de contedos antecedidos de um texto introdutrio onde definida a sua natureza e so dadas algumas indicaes de carcter metodolgico. 101

A ordem pela qual os blocos e os contedos so apresentados obedece a uma lgica, mas no significa que eles sejam abordados, com essa sequncia, na sala de aula. Assim, procurou-se que a estrutura do programa fosse aberta e flexvel. Os professores devero recriar o programa, de modo a atender aos diversificados pontos de partida e ritmos de aprendizagem dos alunos, aos seus interesses e necessidades e s caractersticas do meio local. Deste modo, podem alterar a ordem dos contedos, associ-los a diferentes formas, variar o seu grau de aprofundamento ou mesmo acrescentar outros. Para atingir o domnio dos conceitos no necessrio que todos os alunos tenham de percorrer os mesmos caminhos. No entanto, pretende-se que todos se vo tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender. Com o Estudo do Meio os alunos iro aprofundar o seu conhecimento da Natureza e da Sociedade, cabendo aos professores proporcionar-lhes os instrumentos e as tcnicas necessrias para que eles possam construir o seu prprio saber de forma sistematizada. Assim, ser atravs de situaes diversificadas de aprendizagem que incluam o contacto directo com o meio envolvente, da realizao de pequenas investigaes e experincias reais na escola e na comunidade, bem como atravs do aproveitamento da informao vinda de meios mais longnquos, que os alunos iro apreendendo e integrando, progressivamente, o significado dos conceitos. ainda no confronto com os problemas concretos da sua comunidade e com a pluralidade das opinies nela existentes que os alunos vo adquirindo a noo da responsabilidade perante o ambiente, a sociedade e a cultura em que se inserem, compreendendo, gradualmente, o seu papel de agentes dinmicos nas transformaes da realidade que os cerca. Ao professor cabe a orientao de todo este processo, constituindo, tambm, ele prprio, mais uma fonte de informao em conjunto com os outros recursos da comunidade, os livros, os meios de comunicao social e toda uma srie de materiais e documentao indispensveis na sala. Os alunos sero ajudados a aprender a organizar a informao e a estrutur-la de forma que ela se constitua em conhecimento, facilitando o professor, de seguida, a sua comunicao e partilha.

NOTA: Os pontos do programa que aparecem assinalados: NOTA: com um asterisco (*), s devero ser apresentados quando a realidade local o justifique; NOTA: com dois asteriscos (**), s devero ser abordados se houver manifesto interesse por parte dos alunos.

102

OBJECTIVOS GERAIS
1 Estruturar o conhecimento de si prprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiana e valorizando a sua identidade e razes. 2. Identificar elementos bsicos do Meio Fsico envolvente (relevo, rios, fauna, flora, tempo atmosfrico etc.). 3 Identificar os principais elementos do Meio Social envolvente (famlia, escola, comunidade e suas formas de organizao e actividades humanas) comparando e relacionando as suas principais caractersticas. 4 Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em aces ligadas melhoria do seu quadro de vida. 5 Desenvolver e estruturar noes de espao e de tempo e identificar alguns elementos relativos Histria e Geografia de Portugal. 6 Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questes e problemas, avanar possveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentao. 7 Seleccionar diferentes fontes de informao (orais, escritas, observao etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquritos, cartazes, grficos, tabelas). 8 Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informao recolhida. 103

9 Desenvolver hbitos de higiene pessoal e de vida saudvel utilizando regras bsicas de segurana e assumindo uma atitude atenta em relao ao consumo. 10 Reconhecer e valorizar o seu patrimnio histrico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminao.

104

BLOCO 1 DESCOBERTA DE SI MESMO


Com este bloco pretende-se que os alunos estruturem o conhecimento de si prprios, desenvolvendo, ao mesmo tempo, atitudes de auto-estima e autoconfiana e de valorizao da sua identidade e das suas razes. O estudo da histria pessoal ser um bom ponto de partida para que os alunos vo estruturando a noo de tempo. Para isso deve iniciar-se a localizao de acontecimentos da vida das crianas numa linha de tempo, que ter a mesma funo dos mapas para as localizaes no espao. As crianas desta faixa etria fantasiam muitas vezes sobre situaes reais. Estas fantasias, fruto da sua imaginao, so importantes para o desenvolvimento equilibrado do ser humano, pelo que devem ser respeitadas e estimuladas. importante, ainda, realar o cuidado e o bom senso que dever existir no tratamento de todos os aspectos que, de algum modo, se relacionem com a vida privada dos alunos.

1.o ANO
1. A SUA IDENTIFICAO Conhecer: nome(s), prprio(s), nome de famlia/apelido(s); sexo, idade; endereo. 2. OS SEUS GOSTOS E PREFERNCIAS Seleccionar jogos e brincadeiras, msicas, frutos, cores, animais Descrever lugares, actividades e momentos passados com amigos, com familiares, nos seus tempos livres 3. O SEU CORPO Identificar caractersticas familiares (parecenas com o pai e com a me, cor do cabelo, dos olhos). Reconhecer modificaes do seu corpo (peso, altura). Reconhecer a sua identidade sexual. Reconhecer partes constituintes do seu corpo (cabea, tronco e membros). 105

Representar o seu corpo (desenhos, pinturas, modelagem). Comparar-se com os outros: com os colegas da escola (mais novo/mais velho, mais alto/mais baixo, louro/moreno); com os pais e irmos. 4. A SADE DO SEU CORPO Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo (lavar as mos antes de comer, lavar os dentes). Conhecer normas de higiene alimentar (importncia de uma alimentao variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes). Reconhecer a importncia de posturas correctas do exerccio fsico e do repouso para a sade (estar bem sentado, brincar ao ar livre, deitar cedo). Conhecer e aplicar normas de vigilncia da sua sade (idas peridicas ao mdico, boletim individual de sade). 5. A SEGURANA DO SEU CORPO Conhecer e aplicar normas de preveno rodoviria (caminhar pela esquerda nas estradas, atravessar nas passadeiras, respeitar os semforos). Conhecer e aplicar normas de preveno de acidentes domsticos: cuidados a ter com objectos e produtos perigosos (cortantes, contudentes, inflamveis, corrosivos, txicos); cuidados a ter com a electricidade; sinalizao relativa segurana (venenos, electricidade). 6. O SEU PASSADO PRXIMO Descrever a sucesso de actos praticados ao longo do dia, da semana: localizar no espao; localizar numa linha de tempo; estabelecer relaes de anterioridade, posteridade e simultaneidade (antes de, depois de, ao mesmo tempo que); reconhecer unidades de tempo: dia e semana; nomear os dias da semana.

106

7. AS SUAS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO PRXIMO O que ir fazer amanh, no fim-de-semana, nas frias que esto prximas: exprimir aspiraes; enunciar projectos.

2.o ANO
1. O PASSADO MAIS LONGNQUO DA CRIANA Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando comeou a andar e a falar): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos; reconhecer unidades de tempo: o ms e o ano; identificar o ano comum e o ano bissexto. Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente ou tenha passado frias 2. AS SUAS PERSPECTIVAS PARA UM FUTURO MAIS LONGNQUO O que ir fazer nas frias grandes, no ano que vem: exprimir aspiraes; enunciar projectos. 3. O SEU CORPO Os rgos dos sentidos: localizar, no corpo, os rgos dos sentidos; distinguir objectos pelo cheiro, sabor, textura, forma; distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, rudos de mquinas, cores e cheiros de flores).

Reconhecer modificaes do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento da dentio definitiva). 4. A SADE DO SEU CORPO Conhecer e aplicar normas de: higiene do corpo (hbitos de higiene diria); higiene alimentar (identificao dos alimentos indispensveis a uma vida saudvel, importncia da gua potvel, verificao do prazo de validade dos alimentos); 107

higiene do vesturio; higiene dos espaos de uso colectivo (habitao, escola, ruas). Identificar alguns cuidados a ter com a viso e a audio (no ler s escuras, ver televiso a uma distncia correcta, evitar sons de intensidade muito elevada). Reconhecer a importncia da vacinao para a sade. 5. A SEGURANA DO SEU CORPO Conhecer e aplicar normas de preveno rodoviria (sinais de trnsito teis para o dia-a-dia da criana: sinais de pees, pistas de bicicletas, passagens de nvel). Identificar alguns cuidados na utilizao: dos transportes pblicos; de passagens de nvel. Conhecer e aplicar regras de segurana na praia, nos rios, nas piscinas.

3.o ANO
1. A SUA NATURALIDADE E NACIONALIDADE Distinguir freguesia/concelho/distrito/pas. 2. O SEU CORPO Identificar fenmenos relacionados com algumas das funes vitais: digesto (sensao de fome, enfartamento); circulao (pulsao, hemorragias); respirao (movimentos respiratrios, falta de ar).

Conhecer as funes vitais (digestiva, respiratria, circulatria, excretora, reprodutora/sexual). Conhecer alguns rgos dos aparelhos correspondentes (boca, estmago, intestinos, corao, pulmes, rins, genitais): localizar esses rgos em representaes do corpo humano. Reconhecer situaes agradveis e desagradveis e diferentes possibilidades de reaco (calor, frio, fome, conforto, dor). Reconhecer estados psquicos e respectivas reaces fsicas (alegria/riso, tristeza/choro, medo/tenso). 108

Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade) e suas manifestaes (carinho, ternura, zanga). 3. A SADE DO SEU CORPO Reconhecer a importncia do ar puro e do sol para a sade. Identificar perigos do consumo de lcool, tabaco e outras drogas. 4. A SEGURANA DO SEU CORPO Conhecer algumas regras de primeiros socorros: mordeduras de animais; hemorragias.

4.o ANO
1. O SEU CORPO Os ossos: reconhecer a existncia dos ossos; reconhecer a sua funo (suporte e proteco); observar em representaes do corpo humano. Os msculos: reconhecer a existncia dos msculos; reconhecer a sua funo (movimentos, suporte); observar em representaes dos msculos humanos.

A pele: identificar a funo de proteco da pele. 2. A SEGURANA DO SEU CORPO Identificar alguns cuidados a ter com a exposio ao sol. Conhecer algumas regras de primeiros socorros: conhecer algumas medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras solares, fracturas e distenses. Conhecer e aplicar regras de preveno de incndios (nas habitaes, locais pblicos, florestas). Conhecer regras de segurana anti-ssmicas (preveno e comportamentos a ter durante e depois de um sismo). 109

BLOCO 2 DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIES


O mbito de estudo da criana vai alargar-se aos outros, primeiramente aos que lhe esto mais prximos e depois, progressivamente, aos mais distantes no tempo e no espao. Os alunos iniciar-se-o no modo de funcionamento e nas regras dos grupos sociais, ao mesmo tempo que devero desenvolver atitudes e valores relacionados com a responsabilidade, tolerncia, solidariedade, cooperao, respeito pelas diferenas, comportamento no sexista, etc. A escola, como instituio em que os alunos participam, o lugar privilegiado para a vivncia e aprendizagem do modo de viver em sociedade. atravs da participao, directa e gradual, na organizao da vida da classe e da escola que eles iro interiorizando os valores democrticos e de cidadania. Embora as noes relativas ao tempo atravessem todo o programa, fundamentalmente neste bloco que se agrupam os contedos referentes ao tempo histrico, partindo da histria da famlia da criana para se alargar histria do meio local e s suas ligaes com a histria nacional. Os factos da sua histria familiar devero ser assinalados em linhas de tempo (construdas pelos alunos e pelo professor). No que se refere histria local e nacional, os registos sero efectuados num friso cronolgico da Histria de Portugal. importante que os alunos reconheam que os vestgios de outras pocas (sejam eles monumentos, fotografias, documentos escritos, tradies, etc.) constituem fontes de informao que eles podem utilizar, de uma forma elementar, na reconstituio do passado. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de atitudes de respeito pelo patrimnio histrico, sua conservao e valorizao.

1.o ANO
1. OS MEMBROS DA SUA FAMLIA Conhecer os nomes prprios, apelidos, sexo, idade. Estabelecer relaes de parentesco (pai, me, irmos, avs). Representar a sua famlia (pinturas, desenhos).

110

2. OUTRAS PESSOAS COM QUEM MANTM RELAES PRXIMAS Conhecer os nomes, idades, sexo de: amigos da escola e de fora da escola; vizinhos; o(a) professor(a); outros elementos da escola.

3. A SUA ESCOLA A sua classe: conhecer o nmero de alunos, horrios, regras de funcionamento, funes dos vrios elementos da classe; participar na organizao do trabalho da sala (planificao, avaliao); participar na arrumao, arranjo e conservao da sala, do mobilirio e dos materiais; participar na dinmica do trabalho em grupo e nas responsabilidades da turma. O funcionamento da sua escola: participar na elaborao de regras; conhecer direitos e deveres dos alunos, professores e pessoal auxiliar.

2.o ANO
1. O PASSADO PRXIMO FAMILIAR Reconhecer datas e factos (aniversrios, festas): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos. Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitao, trabalho, frias 2. A VIDA EM SOCIEDADE Conhecer e aplicar algumas regras de convivncia social. Respeitar os interesses individuais e colectivos. Conhecer e aplicar formas de harmonizao de conflitos: dilogo, consenso, votao.

111

3. MODOS DE VIDA E FUNES DE ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE (merceeiro, mdico, agricultor, sapateiro, operrio, carteiro) Contactar e descrever em termos de: idade; sexo; o que fazem; onde trabalham; como trabalham

4. INSTITUIES E SERVIOS EXISTENTES NA COMUNIDADE Contactar e recolher dados sobre colectividades, servios de sade, correios, bancos, organizaes religiosas, autarquias

3.o ANO
1. OS MEMBROS DA SUA FAMLIA Estabelecer relaes de parentesco (tios, primos, sobrinhos): construir uma rvore genealgica simples (at 3.a gerao avs). 2. O PASSADO FAMILIAR MAIS LONGNQUO Reconhecer datas e factos significativos da histria da famlia: localizar numa linha de tempo. Reconhecer locais importantes para a histria da famlia: localizar esses locais em mapas ou plantas. Conhecer unidades de tempo: a dcada. 3. O PASSADO DO MEIO LOCAL Identificar figuras da histria local presentes na toponmia, estaturia, tradio oral Conhecer factos e datas importantes para a histria local (origem da povoao, concesso de forais, batalhas, lendas histricas). Conhecer vestgios do passado local: construes (habitaes, castelos, moinhos, antigas fbricas, igrejas, monumentos pr-histricos, pontes, solares, pelourinhos); alfaias e instrumentos antigos e actividades a que estavam ligados; 112

** costumes e tradies locais (festas, jogos tradicionais, medicina popular, trajes, gastronomia); ** feriado municipal (acontecimento a que est ligado). ** Reconhecer a importncia do patrimnio histrico local. **4. CONHECER COSTUMES E TRADIES DE OUTROS POVOS **5. RECONHECER SMBOLOS LOCAIS (BANDEIRAS E BRASES) ** Da freguesia. ** Do concelho. ** Do distrito. **6. CONHECER SMBOLOS REGIONAIS (BANDEIRAS E HINOS REGIONAIS) ** Dos Aores. ** Da Madeira. **7. OUTRAS CULTURAS DA SUA COMUNIDADE ** Conhecer aspectos da cultura das minorias que eventualmente habitem na localidade ou bairro (costumes, lngua, gastronomia, msica).

4.o ANO
**1. O PASSADO DO MEIO LOCAL ** Pesquisar sobre o passado de uma instituio local (escola, autarquia, instituies religiosas, associaes): ** recorrer a fontes orais e documentais para a reconstituio do passado da instituio. **2. O PASSADO NACIONAL ** Conhecer personagens e factos da histria nacional com relevncia para o meio local (batalha ocorrida em local prximo, reis que concederam forais a localidades da regio). ** Conhecer os factos histricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado. ** Recolher dados sobre aspectos da vida quotidiana de tempo em que ocorreram esses factos. 113

Localizar os factos e as datas estudados no friso cronolgico da Histria de Portugal. Conhecer unidades de tempo: o sculo. 3. RECONHECER SMBOLOS NACIONAIS Bandeira nacional. Hino nacional.

114

BLOCO 3 DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL


Este bloco compreende os contedos relacionados com os elementos bsicos do meio fsico (o ar, a gua, as rochas, o solo), os seres vivos que nele vivem, o clima, o relevo e os astros. A curiosidade infantil pelos fenmenos naturais deve ser estimulada e os alunos encorajados a levantar questes e a procurar respostas para eles atravs de experincias e pesquisas simples. Os estudos a realizar tero por base a observao directa, utilizando todos os sentidos, a recolha de amostras, sem prejudicar o ambiente, assim como a experimentao. Os alunos devero utilizar, em situaes concretas, instrumentos de observao e medida como, por exemplo, o termmetro, a bssola, a lupa, os binculos importante que, desde o incio, os alunos faam registos daquilo que observam. O professor deve fomentar nos alunos atitudes de respeito pela vida e pela Natureza, assim como sensibiliz-los para os aspectos estticos do ambiente.

1.o ANO
1. OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE Criar animais e cultivar plantas na sala de aula ou no recinto da escola. Reconhecer alguns cuidados a ter com as plantas e os animais. Reconhecer manifestaes da vida vegetal e animal (observar plantas e animais em diferentes fases da sua vida). 2. OS ASPECTOS FSICOS DO MEIO LOCAL O tempo que faz (registar, de forma elementar e simblica, as condies atmosfricas dirias). A noite e o dia (comparar a durao do dia e da noite ao longo do ano). Reconhecer diferentes formas sob as quais a gua se encontra na natureza (rios, ribeiros, poos). 3. IDENTIFICAR CORES, SONS E CHEIROS DA NATUREZA (das plantas, do solo, do mar, dos cursos de gua, dos animais, do vento) 115

2.o ANO
**1. OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE ** Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente prximo: ** plantas espontneas; ** plantas cultivadas; ** reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas; ** conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, flores e frutos); ** registar variaes do aspecto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma rvore. ** Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente prximo: ** animais selvagens; ** animais domsticos; ** reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, gua, ar); ** reconhecer caractersticas externas de alguns animais (corpo coberto de penas, plos, escamas, bico, garras); ** recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam). **2. OS ASPECTOS FSICOS DO MEIO LOCAL ** O tempo que faz (registar as condies atmosfricas dirias). ** Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso, quente, frio, ventoso). ** Relacionar as estaes do ano com os estados do tempo caractersticos. ** Reconhecer a existncia do ar (realizar experincias). ** Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes de ar). **3. CONHECER ASPECTOS FSICOS E SERES VIVOS DE OUTRAS REGIES OU PASES

116

3.o ANO
1. OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRXIMO Comparar e classificar plantas segundo alguns critrios, tais como: cor da flor, forma da folha, folha caduca ou persistente, forma da raiz, plantas comestveis e no comestveis (constituio de um herbrio). Realizar experincias e observar formas de reproduo das plantas (germinao das sementes, reproduo por estaca). Reconhecer a utilidade das plantas (alimentao, mobilirio, fibras vegetais). Comparar e classificar animais segundo as suas caractersticas externas e modo de vida. Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida das plantas e dos animais (gua, ar, luz, temperatura, solo) realizar experincias. Construir cadeias alimentares simples. 2. ASPECTOS FSICOS DO MEIO LOCAL Recolher amostras de diferentes tipos de solo: identificar algumas das suas caractersticas (cor, textura, cheiro, permeabilidade); procurar o que se encontra no solo (animais, pedras, restos de seres vivos). Recolher amostras de rochas existentes no ambiente prximo: identificar algumas das suas caractersticas (cor, textura, dureza); reconhecer a utilidade de algumas rochas. Distinguir formas de relevo existentes na regio (elevaes, vales, plancies): observar directamente e indirectamente (fotografias, ilustraes); localizar em mapas. Distinguir meios aquticos existentes na regio (cursos de gua, oceano, lagoas): localizar em mapas; reconhecer nascente, foz, margem direita e esquerda, afluentes. 3. OS ASTROS Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor. Verificar as posies do Sol ao longo do dia (nascente/sul/poente). 117

Conhecer os pontos cardeais. Distinguir estrelas de planetas (Sol estrela; Lua planeta).

4.o ANO
1. ASPECTOS FSICOS DO MEIO Reconhecer e observar fenmenos: de condensao (nuvens, nevoeiro, orvalho); de solidificao (neve, granizo, geada); de precipitao (chuva, neve, granizo). Realizar experincias que representem fenmenos de: evaporao; condensao; solidificao; precipitao.

Compreender que a gua das chuvas se infiltra no solo dando origem a lenis de gua. Reconhecer nascentes e cursos de gua. 2. OS ASTROS Constatar a forma da Terra atravs de fotografias, ilustraes Observar e representar os aspectos da Lua nas diversas fases. Observar num modelo o sistema solar. 3. ASPECTOS FSICOS DE PORTUGAL Identificar os maiores rios (Tejo, Douro, Guadiana, Mondego, Sado): localizar no mapa de Portugal; observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustraes). Identificar as maiores elevaes (Pico, Serra da Estrela, Pico do Areeiro): localizar no mapa de Portugal; observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustraes).

118

BLOCO 4 DESCOBERTA DAS INTER-RELAES ENTRE ESPAOS


Embora as referncias espaciais devam estar presentes ao longo de todo o programa (qualquer facto estudado deve ser sempre localizado no espao), fundamentalmente neste bloco que se agrupam os contedos relativos ao espao. A criana tem uma percepo subjectiva do espao que foi adquirido ao longo da sua vida atravs das relaes que estabeleceu com os objectos. importante sublinhar que as noes de espao se constroem atravs da acumulao de experincias prticas em todas as situaes que envolvam deslocaes, localizaes, distncias Desde o incio da escolaridade o professor dever programar actividades que permitam a objectivao e alargamento dessas noes. O conhecimento dos espaos familiares permitir criana, por associao e comparao, compreender outros espaos mais longnquos. Assim, importante que os alunos representem os espaos que conhecem ou vo explorando, atravs de desenhos, plantas, maquetas, traando itinerrios Progressivamente devero tomar contacto com diferentes tipos de plantas e mapas convencionais. Pretende-se, igualmente, que os alunos tomem conscincia de que no existem espaos isolados mas, pelo contrrio, se estabelecem ligaes e fluxos de vria ordem que vo desde a circulao de pessoas e bens troca de ideias e informao.

1.o ANO
1. A CASA Reconhecer os diferentes espaos da casa (salas, quartos, cozinha). Reconhecer as funes desses espaos. Representar a sua casa (desenhos, pinturas). 2. O ESPAO DA SUA ESCOLA Reconhecer os diferentes espaos da sua escola (salas de aula, cantina, recreio, outras dependncias). Reconhecer as funes desses espaos. Representar a sua escola (desenhos, pinturas). 119

3. OS SEUS ITINERRIOS Descrever os seus itinerrios dirios (casa/escola, lojas, tempos livres). Representar os seus itinerrios (desenhos, pinturas). 4. LOCALIZAR ESPAOS EM RELAO A UM PONTO DE REFERNCIA (perto de/longe de; em frente de/atrs de; dentro de/fora de; entre; ao lado de; esquerda de/ direita de)

2.o ANO
1. OS SEUS ITINERRIOS Descrever os seus itinerrios dirios (casa/escola, lojas). Localizar os pontos de partida e chegada. Traar o itinerrio na planta do bairro ou da localidade. 2. OS MEIOS DE COMUNICAO Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade. Conhecer outros tipos de transportes. Reconhecer tipos de comunicao pessoal (correio, telefone). Reconhecer tipos de comunicao social (jornais, rdio, televiso).

3.o ANO
1. OS SEUS ITINERRIOS Descrever itinerrios no dirios (passeios, visitas de estudo, frias). Localizar os pontos de partida e de chegada. Traar os itinerrios em plantas ou mapas. 2. LOCALIZAR ESPAOS EM RELAO A UM PONTO DE REFERNCIA Identificar processos de orientao (sol, bssola). Conhecer os pontos cardeais. 3. OS DIFERENTES ESPAOS DO SEU BAIRRO OU DA SUA LOCALIDADE (habitao, comrcio, lazer) Reconhecer as funes desses espaos. 120

Representar esses espaos (desenhos, pinturas). Localizar esses espaos numa planta do bairro ou da localidade. 4. DESLOCAES DOS SERES VIVOS Reconhecer que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para frias). Reconhecer as deslocaes dos animais (andorinhas, rolas, cegonhas): para onde vo, quando partem, quando voltam. 5. O COMRCIO LOCAL Contactar, observar e descrever diferentes locais de comrcio (supermercado, mercearia, sapataria, praa, feira): o que vendem; onde se abastecem; como se transportam os produtos; como se conservam os produtos alimentares; como se vendem (condies de armazenamento e manuseamento); reconhecer menes obrigatrias nos produtos (composio, validade, modo de emprego); reconhecer a importncia do recibo e/ou factura. 6. MEIOS DE COMUNICAO Investigar sobre a evoluo dos transportes. Investigar sobre a evoluo das comunicaes (pessoais e sociais).

4.o ANO
1. O CONTACTO ENTRE A TERRA E O MAR Observar directa ou indirectamente: alguns aspectos da costa (praias, arribas, dunas, cabos); alguns aspectos da costa portuguesa (Ria de Aveiro, Cabo Carvoeiro, Cabo da Roca, Esturio do Tejo e do Sado, Ponta de Sagres). Localizar no mapa de Portugal. Localizar em mapas ilhas e arquiplagos (Aores e Madeira). 121

* Localizar no planisfrio e no globo os continentes e os oceanos. * Reconhecer o Oceano Atlntico como fronteira martima de Portugal. * Observar a aco do mar sobre a costa. * Observar as mars. * Observar e recolher seres vivos e materiais encontrados na praia. * Identificar a sinalizao das costas (faris, sinais sonoros, bias de sinalizao). *2. OS AGLOMERADOS POPULACIONAIS Reconhecer aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades). Identificar as cidades do seu distrito: localizar no mapa. Localizar no mapa a capital do Pas. Localizar as capitais de distrito. *3. PORTUGAL NA EUROPA E NO MUNDO Localizar Portugal no mapa da Europa, no planisfrio e no globo. Reconhecer a fronteira terrestre com a Espanha. Localizar no planisfrio e no globo os pases lusfonos. Fazer o levantamento de pases onde os alunos tenham familiares emigrados.

122

BLOCO 5 DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS


Apesar da atitude experimental estar sempre presente na abordagem dos contedos de outros blocos (conforme referido), pretende-se fundamentalmente com este bloco desenvolver nos alunos uma atitude de permanente experimentao com tudo o que isso implica: observao, introduo de modificaes, apreciao dos efeitos e resultados, concluses. A explorao de materiais de uso corrente dever assentar essencialmente na observao das suas propriedades e em experincias elementares que as destaquem. A manipulao de objectos e de instrumentos, os cuidados a ter na sua utilizao e conservao, assim como a valorizao do trabalho manual, so aspectos importantes deste bloco. Os registos que ocorrem, a propsito das experincias realizadas, devero ser adequados idade dos alunos e ter em vista apenas a comunicao das descobertas por eles feitas.

1.o ANO
1. REALIZAR EXPERINCIAS COM ALGUNS MATERIAIS E OBJECTOS DE USO CORRENTE (sal, acar, leite, madeira, barro, cortia, areia, papel, cera, objectos variados) Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (forma, textura, cor, sabor, cheiro). Agrupar materiais segundo essas propriedades. 2. REALIZAR EXPERINCIAS COM A GUA Realizar experincias que conduzem conservao da capacidade/volume, independentemente da forma do objecto. Identificar algumas propriedades fsicas da gua (incolor, inodora, inspida). Reconhecer materiais que flutuam e no flutuam. Verificar experimentalmente o efeito da gua nas substncias (molhar, dissolver, tornar moldvel). 123

3. REALIZAR EXPERINCIAS COM O SOM Identificar sons do seu ambiente imediato. Produzir sons (percutindo, soprando, abanando objectos e utilizando instrumentos musicais simples). 4. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAES CONCRETAS (tesoura, martelo, sacho, mquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador) Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilizao e conservao.

2.o ANO
1. REALIZAR EXPERINCIAS COM ALGUNS MATERIAIS E OBJECTOS DE USO CORRENTE (sal, acar, vidro, madeira, barro, areia, cortia, papel, cera, objectos variados) Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistncia, solubilidade, dureza, transparncia, combustibilidade). Agrupar materiais segundo essas propriedades. Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais. Identificar a sua origem (natural/artificial). 2. REALIZAR EXPERINCIAS COM O AR Reconhecer a existncia do ar (bales, seringas). Reconhecer que o ar tem peso (usar bales e bolas com ar e vazios). Experimentar o comportamento de objectos em presena de ar quente e de ar frio (objectos leves sobre um calorfero, bales de S. Joo). 3. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAES CONCRETAS (tesoura, martelo, sacho, serrote, mquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador) Reconhecer a sua utilidade. Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilizao.

124

3.o ANO
1. REALIZAR EXPERINCIAS COM A LUZ Identificar fontes luminosas. Observar a passagem da luz atravs de objectos transparentes (lentes, prismas, gua). Observar a interseco da luz pelos objectos opacos sombras. Realizar jogos de luz e sombra e sombras chinesas. Observar e experimentar a reflexo da luz em superfcies polidas (espelhos). 2. REALIZAR EXPERINCIAS COM MANES Realizar jogos com manes. Observar o comportamento dos materiais em presena de um man (atraco ou no atraco, repulso). Magnetizar objectos metlicos (pregos, alfinetes). Construir uma bssola. 3. REALIZAR EXPERINCIAS DE MECNICA Realizar experincias com alavancas, quebra-nozes, tesouras (foras). Realizar experincias e construir balanas, baloios, mobiles (equilbrio). Realizar experincias com roldanas e rodas dentadas (transmisso do movimento). Realizar experincias com molas e elsticos (elasticidade). Realizar experincias com pndulos (movimentos). 4. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAES CONCRETAS (tesoura, martelo, sacho, serrote, mquina fotogrfica e de escrever, gravador, retroprojector, projector de diapositivos, lupa, bssola, microscpio) Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilizao e conservao. Reconhecer a importncia da leitura das instrues e/ou normas de utilizao.

125

4.o ANO
1. REALIZAR EXPERINCIAS COM ALGUNS MATERIAIS E OBJECTOS DE USO CORRENTE (sal, acar, leite, madeira, barro, rochas, cortia, areia, papel, cera, objectos variados) Classificar os materiais em slidos, lquidos e gasosos segundo as suas propriedades. Observar o comportamento dos materiais face variao da temperatura (fuso, solidificao, dilatao). Realizar experincias que envolvam mudanas de estado. 2. REALIZAR EXPERINCIAS COM A GUA Realizar experincias que permitam constatar o princpio dos vasos comunicantes (construir um repuxo). Observar os efeitos da temperatura sobre a gua (ebulio, evaporao, solidificao, fuso e condensao). 3. REALIZAR EXPERINCIAS COM A ELECTRICIDADE Produzir electricidade por frico entre objectos. Realizar experincias simples com pilhas, lmpadas, fios e outros materiais condutores e no condutores. Construir circuitos elctricos simples (alimentados por pilhas). 4. REALIZAR EXPERINCIAS COM O AR Reconhecer, atravs de experincias, a existncia do oxignio no ar (combustes). Reconhecer, atravs de experincias, a presso atmosfrica (pipetas, conta-gotas, palhinhas de refresco). 5. REALIZAR EXPERINCIAS COM O SOM Realizar experincias, de transmisso do som atravs dos slidos, lquidos e gases (construir um telefone de cordel, campainha dentro de um recipiente com gua). 6. MANUSEAR OBJECTOS EM SITUAES CONCRETAS (tesoura, martelo, sacho, serrote, mquina fotogrfica e de escrever, gravador, retroprojector, projector de diapositivos, lupa, bssola, microscpio) Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilizao e conservao. Reconhecer a importncia da leitura das instrues e/ou normas de utilizao. 126

BLOCO 6 DESCOBERTA DAS INTER-RELAES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE


Toda a actividade humana deixa marcas e provoca alteraes na Natureza. Essas alteraes podem ser positivas quando o Homem, atravs da cincia e da tcnica, consegue superar, de algum modo, obstculos e adversidades naturais, ou negativas, quando produz desequilbrios que podem levar ao esgotamento de recursos, extino de espcies, destruio do ambiente. Neste sentido, devem promover-se atitudes relacionadas com a conservao e melhoria do ambiente, o uso racional dos recursos naturais, assim como de uma participao esclarecida e activa na resoluo de problemas ambientais. O estudo das actividades econmicas, dada a sua complexidade, deve relacionar-se com a realidade prxima dos alunos, partindo sempre da observao directa com recolha de informao atravs de entrevistas, recolha de imagens, etc. Assim, os pontos do programa assinalados com asterisco apenas sero abordados quando forem significativos a nvel local.

3.o ANO
*1. A AGRICULTURA DO MEIO LOCAL Fazer o levantamento dos principais produtos agrcolas da regio. Reconhecer a agricultura como fonte de matrias-primas (trigo/farinha, tomate/concentrado, uvas/vinho). Identificar alguns factores naturais com influncia na agricultura (clima, solo, relevo). Fazer o levantamento de algumas tcnicas utilizadas pelo homem para superar dificuldades originadas por factores naturais (estufas, rega, socalcos, adubao). Investigar algumas tcnicas tradicionais e modernas e instrumentos que lhe esto associados (lavra-arado/tractor, rega/picota, nora/asperso). Observar o ritmo dos trabalhos agrcolas ao longo do ano (sementeiras, mondas, colheitas). Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente resultantes do uso de produtos qumicos na agricultura (cuidados a ter com o uso de pesticidas, herbicidas, adubos qumicos). 127

*2. A CRIAO DE GADO NO MEIO LOCAL Fazer o levantamento das principais espcies animais criadas na regio. Distinguir entre explorao pecuria familiar e industrial (n.o de animais, como vivem e se alimentam, cuidados sanitrios). Reconhecer a criao de gado como fonte de alimentos. Reconhecer a criao de gado como fonte de matrias-primas (lacticnios, salsicharia, cortumes). Relacionar algumas actividades com a criao de gado (pastorcia, tosquia). Identificar alguns problemas de poluio provocados pela criao de gado. *3. A EXPLORAO FLORESTAL DO MEIO LOCAL Fazer o levantamento das principais espcies florestais da regio. Identificar alguns produtos derivados da floresta da regio. Reconhecer a floresta como fonte de matrias-primas (madeira, resina, cortia). Relacionar algumas actividades com a explorao florestal (serraes, descorticagem). Conhecer algumas normas de preveno de incndios florestais. *4. A ACTIVIDADE PISCATRIA NO MEIO LOCAL Fazer o levantamento de locais de pesca da regio (mar, rios, lagoas, albufeiras). Fazer o levantamento das principais espcies pescadas na regio (peixes, crustceos, bivalves). Reconhecer a pesca como fonte de alimentos. Reconhecer a pesca como fonte de matrias-primas (conservas, farinha de peixe). Reconhecer formas de criao de peixes em cativeiro (viveiros de trutas, achigs). Identificar alguns factores que podem pr em perigo as espcies aquticas (poluio, pesca excessiva). Fazer o levantamento de algumas tcnicas de pesca (tipo de barcos, de redes). Reconhecer formas de comercializao e conservao do pescado (lotas, redes de frio). 128

Fazer o levantamento de outras actividades ligadas aos meios aquticos (extraco de sal, apanha de algas). *5. A EXPLORAO MINERAL DO MEIO LOCAL Fazer o levantamento de locais de explorao mineral (mina, pedreiras, areeiros). Fazer o levantamento dos principais produtos minerais da regio. Reconhecer a explorao mineral como fonte de matrias-primas (construo, indstria). Identificar alguns perigos para o homem e para o ambiente decorrentes da explorao mineral (poluio provocada pelas pedreiras, silicose dos mineiros). *6. A INDSTRIA DO MEIO LOCAL Fazer o levantamento das indstrias existentes no meio local. Identificar algumas matrias-primas usadas nessas indstrias (de onde vm, como vm). Identificar fontes de energia utilizadas na sua transformao. Identificar a mo-de-obra e observar a maquinaria utilizada. Identificar para onde vo e como vo os produtos finais. Reconhecer as indstrias como fontes de poluio (atmosfrica, aqutica, sonora). *7. O TURISMO NO MEIO LOCAL Identificar alguns factores de atraco turstica (praias, parques naturais, termas, monumentos). Reconhecer algumas infra-estruturas tursticas da regio (hotis, parques de campismo, restaurantes). Discutir vantagens e desvantagens do turismo para a regio. *8. AS CONSTRUES DO MEIO LOCAL Observar edifcios construdos e em diversas fases de construo. Identificar materiais utilizados na sua construo. Identificar profisses envolvidas na sua construo. Reconhecer funes dos edifcios (habitao, comrcio, teatro, locais de culto, indstrias). 129

Reconhecer outras construes (pontes, estradas, portos, caminhos-de-ferro, barragens). Reconhecer a importncia e a necessidade do saneamento bsico e do abastecimento de gua. Reconhecer a importncia e a necessidade dos espaos de lazer (jardins, recintos desportivos, cinemas). **9. INVESTIGAR SOBRE AS CONSTRUES DE OUTRAS REGIES OU PASES

4.o ANO
1. PRINCIPAIS ACTIVIDADES PRODUTIVAS NACIONAIS Reconhecer a agricultura, pecuria, silvicultura, pesca, indstria, comrcio e servios como actividades econmicas importantes em Portugal. Identificar os principais produtos agrcolas portugueses (vinho, azeite, frutos, cereais, cortia). Identificar os principais produtos da floresta portuguesa (madeira, resina). Identificar os principais produtos ligados pecuria (produo de carne, ovos, leite). Identificar os principais produtos da indstria portuguesa (txteis, calado, pasta de papel, conservas, derivados de cortia). 2. A QUALIDADE DO AMBIENTE A qualidade do ambiente prximo: identificar e observar alguns factores que contribuem para a degradao do meio prximo (lixeiras, indstrias poluentes, destruio do patrimnio histrico); enumerar possveis solues; identificar e participar em formas de promoo do ambiente. A qualidade do ar: reconhecer os efeitos da poluio atmosfrica (efeito de estufa, a rarefaco do ozono, chuvas cidas); reconhecer a importncia das florestas para a qualidade do ar.

130

A qualidade da gua: reconhecer algumas formas de poluio dos cursos de gua e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, mars negras). Reconhecer algumas formas de poluio sonora (fbricas, automveis, motos): identificar alguns efeitos prejudiciais do rudo. Identificar alguns desequilbrios ambientais provocados pela actividade humana: extino de recursos; extino de espcies animais e vegetais; reconhecer a importncia das reservas e parques naturais para a preservao do equilbrio entre a Natureza e a Sociedade.

131

Das könnte Ihnen auch gefallen