Sie sind auf Seite 1von 16

A Casa Invisvel: Fragmentos sobre a arquitetura popular no Brasil / Joo Diniz

19 Jul 2012

Figura 7. casario de 'Porta e Janela' em Porto Seguro, Bahia (acima) e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (abaixo)

O mosaico cultural brasileiro formado principalmente pelas populaes brancas de origem europia, os indgenas ou habitantes primitivos da America, e a populao negra que chegou ao continente atravs do fluxo escravagista na poca da colonizao.

O Brasil tem sua maior fora cultural nesta combinao de culturas que impuseram sua influncia em diversos manifestaes civilizatrias como a lngua, a culinria, a msica, o vesturio, as festas e a arquitetura.

Arquitetura popular brasileira um conceito ainda pouco difundido na dinmica cultural do pais, no imaginrio nacional e no universo acadmico da profisso. Enquanto a musica popular brasileira, a MPB, tem um status garantido no acervo artstico nacional, a produo da arquitetura est na maioria das vezes associada formao e evoluo das elites econmicas e polticas.

Figura 1. Toca habitada na Serra da Capivara, Piau, Brasil

Entende-se ento por legtima arquitetura brasileira as manifestaes eruditas da arquitetura colonial ainda que tenham sido reinterpretadas por tecnologias e adaptaes locais e mais recentemente no sculo XX a arquitetura moderna que seguindo as tendncias mundiais contribuiu com um legado prprio reconhecido mundialmente como aArquitetura moderna brasileira.

Esta arquitetura passa a ser produzida a partir da obra de Gregory Warchavick no comeo do sculo em So Paulo e aps o emblemtico Ministrio da Educao e Sade no Rio de Janeiro em 1937, onde uma equipe de arquitetos locais liderada por Lucio Costa e orientada por Le Corbusier projeta e constri o edifcio que foi o ponto de partida para a produo arquitetnica que resultou, entre outras obras, no conjunto da Pampulha em Belo Horizonte em 1942 e na construo da nova capital Braslia em 1960.

O arquiteto brasileiro que trouxe o estudo da Arquitetura popular brasileira de maneira sistemtica ao campo do ensino e do entendimento da profisso foi Gnter Weimer que atravs de diversas publicaes, cursos e palestras tem dado notvel contribuio ressaltando a importncia destes conhecimentos em nossa formao cultural. Em seu livro da Arquitetura popular brasileira o autor destaca algumas caractersticas que podem definir a arquitetura construda espontaneamente pelo povo do Brasil:

Uma primeira caracterstica desta arquitetura a simplicidade por ser produzida com materiais tomados diretamente do meio ambiente, ainda que no seja uma mera criao da natureza.

Figura 2. Edificio aldeia Ianomami

A segunda caracterstica a adaptabilidade quando lies tomadas de culturas diversas podem ser reinterpretadas em locais distintos de sua origem sob novas condies climticas e tecnolgicas, o caso das construes dos diversos grupos de imigrantes que compem a populao brasileira.

A criatividade a terceira caracterstica o que no vincula a arquitetura popular s ultimas conquistas e descobertas tecnolgicas mas a uma imaginao formal e usos de matrias prprios. A quarta caracterstica se refere ao intencionalidade que contrape as arquiteturas populares que tm seu resultado plstico comprometido com os materiais e tcnicas disponveis - s

arquiteturas ditas eruditas onde a imagem formal est muitas vezes ditados por intenes formais pr estabelecidas.

Uma outra caracterstica reconhecida como a multisecularidade onde na maioria das vezes os resultados obtidos pela arquitetura popular vm de uma reflexo e evoluo tcnica alinhada historia de um determinado grupo social o que se ope aos rompantes de criatividade instantnea muitas vezes ligados arquitetura contempornea. Esta caracterstica da arquitetura popular coloca em questo dois atributos aparentemente opostos onde por um lado um carter aparentemente tradicionalista e conservador contrasta com uma grande capacidade de transformao e adaptao.

Cabe aqui destacar que o alinhamento das arquiteturas populares com questes ligadas s tecnologias e materiais locais e s lies tomadas do meio natural circundante, extremamente til na busca de conceitos que definam uma construo ambientalmente sustentvel, questo de suma importncia neste inicio de sculo XXI quando se concluiu que a produo das edificaes responsvel por mais da metade dos danos que causam as nocivas emisses de CO2 causando o aquecimento global e outros danos ao planeta.

Figura 3. Tapiri beira do Rio Xapuri na Amazonia

MORADAS DO TEMPO

Gnter Weimer em seu j citado livro faz uma detalhada listagem de exemplos, tipologias e tcnicas construtivas que compem um rico repertrio das diversas manifestaes que compem o conjunto multifacetado do que poderia ser conhecido como uma arquitetura popular no Brasil. Vrios dos casos por ele listados alm de detalhada analise histrica e construtiva esto acompanhados de preciosos desenhos em bico de pena de autoria do prprio autor.

Faremos a seguir a seleo de alguns exemplos que nos parecem importantes para exemplificar alguns casos de construes populares brasileiras:

Figura 4. casa de Taipa no Cear

Capivaras na pedra

A pr histria brasileira tem vrios exemplos de ocupaes em cavernas embora pesquisas arqueolgicas demonstrem que o homem primitivo em diversas regies do pais preferisse viver ao ar livre em lugares abrigados com ampla iluminao e ventilao controlada com alguns paraventos. Um dos conjuntos mais impressionantes deste tipo de ocupao est na Serra da Capivara no estado do Piau onde se encontram pinturas rupestres de perodo que se estende desde o fim da ltima glaciao (15 000 a.p.) at mil anos antes da era crist. A regio atualmente um parque nacional, e foi curioso notar que na poca da implantao deste parque existiam moradores nestas cavernas (fig. 1) numa incrvel concluso que mesmo no sculo XXI ainda existem seres humanos que vivem como a 15000 anos atrs.

Figura 5. casa de enxaimel de imigarntes alemaes no sul do Brasil

O edifcio aldeia

Um interessante edifcio que pode sintetizar a emblemtica contribuio das populaes indgenas para a arquitetura popular no Brasil a casa-aldeia Ianommi, habitantes da fronteira do Brasil e a Venezuela, onde vivem at 50 pessoas, tambm denominadashabono (fig. 2). O edifcio em forma de cone truncado tem aproximadamente 20 metros de dimetro com ptio central com dimetro de 5 metros, setor importante para a iluminao e sada de fumaa. A parte externa mais baixa tem aproximadamente 1,5 metros e a mais alta central 3,5 metros. A cobertura feita em folhas vegetais e madeiras e tem durao curta de cerca de dois anos quando so queimadas e reedificadas.

Figura 6. Casa de enxaimel, vale do Jequitinhonha, Minas Gerais

Legados indgenas

As construes indgenas influenciaram varias ocupaes principalmente na Amaznia como o caso do taipiri (fig. 3), ou a casa dos seringueiros que so tambm construdas totalmente de material vegetal. As coberturas so de palha seca com 20 centmetros de espessura e boa inclinao para evitar que se encharquem com a presena das constantes chuvas. O piso em madeira sempre elevado que, no caso das habitaes junto aos rios afasta a rea de convvio da umidade, e no caso das moradias dentro da floresta promove a ventilao e proteo contra os animais.

Figura 7. casario de Porta e Janela em Porto Seguro, Bahia (acima) e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (abaixo)

fricas americanas

As influncias das culturas africanas para a arquitetura popular no Brasil foram muito diversificadas devido s diferentes origens dos grupos de escravos que chegaram ao pas. Os grupos que apresentavam uma arquitetura mais complexa deixaram razes mais profundas. As presenas arquitetnicas mais marcantes em funo da quantidade de imigrantes so as dos quimbundos e da cultura eve proveniente Golfo da Guin. Grande parte destas edificaes (fig. 4) eram construdas em pau a pique e vedadas com taipa de sopapo com planta retangular e cobertura vegetal de duas guas.

Figura 8. Ouro Preto, Minas Gerais

Influncias Luso-Germanicas

Os povos germnicos estiveram presentes na pennsula ibrica do sculo V ao VIII e como grandes guerreiros eram tambm construtores de robustas fortificaes. A contribuio destes povos para a arquitetura popular ibrica foi a introduo das estruturas em enxaimel onde as paredes so estruturadas em madeira como um plano inter-travado independente. Este termo est associado na maioria das vezes s construes ligadas colonizao germnica caracterizadas pelos elementos diagonais (fig. 5) mas tambm est presente em diversas construes com estruturas destacadas e independente presentes (fig. 6) na regio entre os estados de Minas Gerais e da Bahia.

Figura 9. cidade do Serro, Minas Gerais

Contribuies Luso-berberes

As culturas berberes ou mouriscas estiveram na pennsula Ibrica dos sculos VIII ao XV e deixaram em Portugal influncias significativas. As casas berberes por causa do clima influenciado pelo Saara so construdas lado a lado formando filas no somente por questes de economia mas para proteger o espao publico do vento quente e seco, estas casas se caracterizam pela economia de aberturas. Este modelo de urbanizao e tipo de casa foi adaptado em Portugal com o nome de casa de pescadores e chegou ao Brasil atravs da colonizao portuguesa como casas de porta e janela (fig. 7) onde podem ser encontradas de norte a sul do pais consistindo a forma mais importante de habitao no pas at o fim do Imprio.

Figura 10. Construoes em Recife mesclando influencias ibericas e holandesas

Arquiteturas populares e urbanas

Com incio do ciclo do ouro no inicio do sculo XVIII no estado de Minas Gerais no interior do pais a elite colonizadora e os construtores portugueses, at ento estabelecidos na costa atlntica brasileira, tiveram dificuldades em chegar s novas cidades que surgiam na regio como Ouro Preto (fig. 8), Sabar e Mariana. Neste momento os colonizadores se viram forados a convocar equipes nacionais para a tarefa. Vila Rica (o primeiro nome de Ouro Preto) surge como uma conurbao linear de assentamentos, a aldeia rua de carter quase germnico mas tambm definida por construes seqenciadas de imagem berberes-lusitanas.

Esta pode ser considerada talvez a primeira e mais importante operao brasileira de arquitetura e urbanismo. Embora a cidade se referencie principalmente por seus edifcios monumentais como as igrejas barrocas e outros prdios oficiais a imagem dos casarios executado pelos construtores populares que define a estrutura urbana.

Esta participao dos construtores populares foi tambm decisiva nas outras cidades que surgem a seguir no estado e que se desenvolvem margem da presso dos colonizadores portugueses. Desta forma as vilas do Serro (fig. 9) e Diamantina, apresentam maior liberdade na composio dos espaos atravs de disposio menos regular dos edifcios entremeados por vegetao formando um ambiente urbano mais adequado aos trpicos sul americanos.

Figura 11. casa de imigrantes italianos em cantaria no sul do Brasil

Fluxos e Imigraes

A identidade cultural brasileira no existiria sem a presena dos imigrantes europeus no ibricos que nos sculos XIX e XX chegaram ao pas.

A invaso holandesa em Recife nos meados do sculo XVII trouxe uma nova mescla ao panorama de uma cidade brasileira. Uma mistura de influncias culturais e construtivas lusobatavas passa a ser vista como na imagem que mostra edifcios alinhados lado a lado (fig. 10) seguindo a tradio e proporo lusitana mas com o fronto escalonado holands.

Outras nacionalidades deixaram e continuam deixando marcas na tradio construtiva popular brasileira como a imigrao alem no sul do pais (fig. 5) que at os anos 1940 gozava de certa autonomia social dissipada aps o trmino da segunda guerra mundial mas presente at os dias de hoje na cultura e construes sulistas.

Os italianos tambm chegaram ao sul do pais introduzindo construes em cantaria (fig. 11) e posteriormente em madeira (fig. 12) s vezes com exagerado dimensionamento de peas estruturais e cobertura de telhas de madeira fendida.

Os imigrantes japoneses comearam a chegar no Brasil em 1908 e se dedicaram inicialmente pratica da agricultura no estado de So Paulo. Do ponto de vista construtivo o desafio foi adaptar as tcnicas tradicionais s condies climticas brasileiras. Aos poucos os artesos aprenderam a utilizar as madeiras locais e relacionar algumas de suas tcnicas a outras j presentes no pais como a do enxaimel, mas sempre que possvel considerando a tcnica das ensamblages construtivas e a possibilidade de desmontagem das construes. Um bom exemplo da arquitetura popular de origem nipnica no Brasil o Casaro do Ch (fig. 13) em Mogi da Cruzes no estado de So Paulo onde a madeira de eucalipto foi aproveitada de maneira naturalstica com troncos e galhos secundrios funcionando como parte da estrutura.

Figura 12. casa em madeira de imigrantes italianos no sul do Brasil

Resistncia e vida

Certamente no panorama da construo popular no Brasil as favelas, ou bairros informais espontneos, presentes na maioria das grandes cidades representa o maior espelho dos bolses de misria nacionais onde as populaes pobres disseminadas pelo pas buscam nas metrpoles uma melhoria de vida atravs do trabalho. A palavra favela designava anteriormente um tipo de urtiga muito resistente e difcil de ser eliminada.

Posteriormente este tipo de assentamento passou a existir aps a abolio da escravatura quando os novos cidados alforriados buscavam por meios prprios a maneira possvel de construir suas habitaes. polemico afirmar que as favelas sejam um tipo de arquitetura popular pois representam a imagem da pobreza e do desequilbrio social do pas, mas no se pode negar que essa luta pela sobrevivncia no deixa de apresentar solues engenhosas (fig. 14) de fora e criatividade a partir de recursos muito esparsos.

Figura 13. Casaro do Ch, arquitetura da imigraao japonesa no Brasil

Modernidade Popular

O advento da chegada da arquitetura moderna ao Brasil a partir do final dos anos 1930 representou um fenmeno cultural absorvido por todas as camadas da populao. Mesmo as faixas sociais menos favorecidas que talvez trabalhassem nas construes mas que no vivenciavam aqueles novos edifcios e espaos percebiam que uma nova esttica e tecnologia construtiva estava nascendo e que aquela imagem era o smbolo da modernizao do pais e de sua sociedade.

No mpeto de participar a qualquer custo daquelas transformaes comearam a surgir a partir dos anos 1960 construes populares que faziam referncia de forma muito ingnua aos cones modernistas brasileiros chegando mesmo a beirar o que se chama de kitch. Assim se v por todo pas, dentre outros exemplos, casas mnimas e pobres, ou um pequeno armazm,

com um suporte composto em alvenaria que lembra as colunas do Palcio da Alvorada de Braslia, ou obras de igrejas simples nas periferias das cidades que busquem referncias formais nas coberturas arqueadas e na torre invertida da igreja de So Francisco, construda no conjunto da Pampulha em Belo Horizonte.

Ento pode-se avaliar se no seria absurdo afirmar que o principal mrito da arquitetura moderna nascida no sculo XX no Brasil e em especial na obra de Oscar Niemeyer que inventa signos facilmente reconhecveis por toda a populao seria a de representar algum modo de evoluo social e de propor uma nova esttica nacional passvel de apropriaes por diversas camadas da populao.

Este seria um novo capitulo da saga modernista brasileira: o modernismo popular, que sem negar as conquistas das novas culturas e tecnologias e nem as sabedorias, tradies diversas e mtodos construtivos tradicionais, propusesse um novo modelo arquitetnico nacional embebido ao mesmo tempo em utopia e pragmatismo.

Figura 14. casa em uma favela brasileira

(*) texto publicado em espanhol no livro Arquitectura Popular Dominicana nas pg. 33 a 40, livro organizado por Vctor Durn Nez e Emilio Jos Brea Garca. Edio: Popular, Santo Domingo, 2009. Prmio CICA, Comit Internacional de Crticos de Arquitetura, 2011

Desenhos de Gnter Weimer, presentes no livro Arquitetura popular brasileira, editora Livraria Martins Fontes, 2005.

Bibliografia: WEIMER, Gnter. Arquitetura popular brasileira. So Paulo, Livraria Martins Fontes Editora, 2005.

Adquirido no: http://www.archdaily.com.br/60177/a-casa-invisivel-fragmentos-sobre-a-arquitetura-popularno-brasil-joao-diniz/

Das könnte Ihnen auch gefallen