Sie sind auf Seite 1von 82

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

Resumo de Direito Processual Civil

Assunto:

RESUMO DE D RE !O PROCESSUA" C # "

Autor:

PROF. CLOVIS BRASIL PEREIRA

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


Prof. Clovis Brasil Pereira ORGANIZAO JUDICIRIA 1. JURISDIO E COMPET !CIA Para a aplicao da justia, a Constituio Federal, lei mxima vigente no pas, fixa regras de jurisdio e competncia, de forma genrica, delimitando o campo de atuao de cada juzo ou tri unal! Por outro lado, existe "oje uma tendncia de especializao em determinados ramos do direito, dando a Constituio margem para cada #stado mem ro, atravs de lei estadual, fixar regras e normas para o exerccio da jurisdio, $ue "#a e i#$ivis%vel na sua essncia, pois derivada do Poder Federativo! %travs de leis estaduais especficas, cada #stado mem ro, pode partil"ar a competncia, fixando regras para apreciao das diversas $uest&es em litgio! % jurisdio, por sua vez, aplicada dentro de determinado pas, regio, estado ou comarca, levando em conta a matria em julgamento ' ratione materiae(, a $ualidade das partes litigantes 'ratione personae(, e a situao ou localizao da coisa ou do em o jeto do litgio 'ratione loci(! )emos assim, $ue o poder de julgar o $ue se c"ama de JURISDIO* e a delimitao da jurisdio, o $ue se c"ama de COMPET !CIA! &. OR'A!I(AO DO PODER JUDICI)RIO + atual sistema judicirio nacional, fixado de acordo com a Constituio Federal de ,-.., no seu artigo -/, est assim dividido0 CAP*TULO III + DO PODER JUDICI)RIO Seo I - Disposies Gerais %rt!-/! 1o 2rgos do Poder 3udicirio0 4 5 + 1upremo )ri unal Federal* 44 5 + 1uperior )ri unal de 3ustia* 444 5 +s )ri unais 6egionais Federais e 3uizes Federais* 47 5 +s )ri unais e 3uizes do )ra al"o* 7 5 +s )ri unais e 3uizes #leitorais* 74 5 +s )ri unais e 3uizes 8ilitares* 7445 +s )ri unais e 3uizes dos #stados e do 9istrito Federal e )errit2rios! %o determinar a organizao do Poder 3udicirio, a Carta 8agna definiu as atri ui&es gerais de cada 2rgo, em como a competncia dos 2rgos da 3ustia Federal, assim genericamente compreendidas0

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

A, SUPREMO TRIBU!AL FEDERAL - S.T.F.. formado por onze 8inistros, escol"idos dentre cidados com mais de trinta e cinco, e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel sa er jurdico e reputao ili ada 'art!,:,, da CF(, e so nomeadas pelo Presidente da 6ep; lica, depois de aprovada a escol"a pela maioria a soluta do 1enado Federal! )em as suas atri ui&es definidas no art!,:/, incisos 4, 44, 444, com suas alneas e pargrafos respectivos, destacando5se o julgamento das seguintes $uest&es0 5 as a&es diretas de inconstitucionalidade* 5 as infra&es penais comuns do Presidente da 6ep; lica, do 7ice5Presidente, dos mem ros do Congresso <acional, dos seus pr2prios 8inistros e do Procurador5=eral da 6ep; lica* 5 as causas e os conflitos entre a >nio e os #stados, a >nio e o 9istrito Federal, ou entre uns e outros* 5 os conflitos de competncia entre o 1)3 e $uais$uer tri unais, entre )ri unais 1uperiores, ou entre estes e $ual$uer outro tri unal* 5 mediante re/"rso e01raor$i#2rio, as causas decididas em ;nica ou ;ltima inst?ncia, $uando a deciso contrariar dispositivo constitucional* declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal* julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio! B, SUPERIOR TRIBU!AL DA JUSTIA - S.T.J.. formado de, no mnimo, trinta e trs 8inistros, nomeados pelo Presidente da 6ep; lica, dentre rasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notvel sa er jurdico e reputao ili ada, depois de aprovada a escol"a pelo 1enado Federal, e so recrutados nos termos dos incisos 4 e 44, do artigo ,:@, da CF! )em suas atri ui&es definidas no artigo ,:A, incisos 4, 44 e 444, e suas alneas e pargrafos respectivos, destacando5se o julgamento das seguintes $uest&es0 5 nos crimes comuns, os =overnadores do #stado e do 9istrito Federal* nos crimes comuns e nos de responsa ilidade, os 9esem argadores dos )ri unais de 3ustia dos #stados e do 9istrito Federal, os mem ros dos )ri unais de Contas dos #stados e do 9istrito Federal, os dos )ri unais 6egionais Federais, dentre outros* 5 os conflitos de competncia entre $uais$uer )ri unais, ressalvado o disposto no art!,:/, 4 BoC, em como entre tri unais e juizes vinculados a tri unais diversos* 5 em re/"rso es3e/ial, as causas decididas, em ;nica ou ;ltima inst?ncia, pelos )ri unais 6egionais Federais ou pelos tri unais dos #stados, do 9istrito Federal e )errit2rios, $uando a deciso recorrida contrariar tratado ou lei federal, ou negar5l"e vigncia* julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal* der a lei federal interpretao divergente da $ue l"e "aja atri udo outro tri unal!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

C,

OR'OS DA JUSTIA FEDERAL

Compreende diversos ramos da 3ustia e )ri unais, a sa er0 1, JUSTIA DO TRABAL4O5 formada pelo )ri unal 1uperior do )ra al"o 5 )!1!)!, os )ri unais 6egionais do )ra al"o 5 )!6!)! e 7aras do )ra al"o, sendo organizada conforme o artigo ,,, D ,E e /E da CF ')!1!)!(, artigo ,,A, pargrafo ;nico, incisos 4, 44 e 444 ')!6!)s!(, e artigo ,,F, '7aras(, cuja competncia prevista no artigo ,,@, e pargrafos, da mesma Constituio Federal! &, JUSTIA ELEITORAL5 formada pelo )ri unal 1uperior #leitoral 5 )!1!#!, os )ri unais 6egionais #leitorais 5)!6!#!, pelos 3uizes #leitorais e as 3untas #leitorais, sendo organizada e com a competncia definida conforme os artigos ,,ao ,/,, incisos, alneas e pargrafos respectivos da CF! 6, JUSTIA MILITAR5 formada pelo 1uperior )ri unal 8ilitar 5 1!)!8!, e os )ri unais e 3uizes 8ilitares institudos por lei, organizada nos termos dos artigos ,/G e ,/@ da CF, $uando da 3ustia Federal, e artigo ,/A, D GE e @E, da CF, $uando se tratar da 3ustia #stadual! D, 7R'OS DA JUSTIA COMUM5 $ue compreende diversos tri unais e juizes, e a range parte da 3ustia Federal e da 3ustia #stadual, e onde so aplicados no dia a dia, os dispositivos previstos no direito material e na legislao processual civil, penal, tri utria, previdenciria, etc!, atravs dos respectivos C2digos de 9ireito Processo Civil e Penal, ou legislao esparsa, e $ue asicamente est assim constituda0 1. JUSTIA FEDERAL5 formada pelos )ri unais Federais 6egionais 5)!6!F! e os 3uizes Federais, sendo organizada conforme o artigo ,:H, incisos 4 e 44, da CF, cuja competncia vem disciplinada nos artigos ,:. 'dos )6Fs!( e ,:- 'dos 3uizes Federais(, em seus incisos, alneas e pargrafos respectivos! &. JUSTIA ESTADUAL5 formada pelos )ri unais de 3ustia 5 )!3!, existentes em todos os estados da federao* pelos )ri unais de %lada, $ue podem ser Civil e Criminal, cuja existncia no comum a todos os estados mem ros, e cuja organizao e funcionamento disciplinado pelas Constitui&es #staduais e por Ieis #speciais, conforme faculta a pr2pria Constituio Federal, em seu artigo ,/A, pargrafo primeiro* e 3uizes de 9ireito $ue exercem a sua jurisdio na primeira inst?ncia! % 3ustia #stadual, na sua primeira inst?ncia, dividida em COMARCAS , $ue por sua vez, agrupam vrias VARAS , $ue podem ser divididas em varas cveis, criminais, ou outras especializadas, ou ainda, dependendo da E!TR8!CIA, decidirem cumulativamente todas as $uest&es! % ttulo exemplificativo, nas Comarcas de B#ntr?ncia #specialC, notadamente na Comarca de 1o Paulo 'Capital(, existem 7%6%1 #1P#C4%I4J%9%1, tais como0 de 6#=41)6+1 PKLI4C+1, de %C49#<)#1 9# )6%L%IM+, da F%84I4% # 1>C#11N#1, da F%J#<9% PKLI4C% '#stadual e 8unicipal(, da C64%<O% # 9+ %9+I#1C#<)#, dentre outras!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

#xiste, por sua vez, o FP6>8 C#<)6%I C474I '3oo 8endes 3;nior(, o FP6>8 C#<)6%I C6484<%I '8inistro 8rio =uimares, na Larra Funda(, o FP6>8 9% F%J#<9% PKLI4C% # %C49#<)#1 9+ )6%L%IM+, alm dos F+6+1 6#=4+<%41 '1antana, 1o 8iguel !Paulista, Iapa, Pen"a de Frana,, )atuap, 7ila Prudente, Pin"eiros, dentre outros(! #ssa organizao da 3ustia, no estado de 1o Paulo, pode sofrer alterao, atravs de legislao especial, $ue ven"a criar novas 7aras ou Foros 6egionais!

PRINCPIOS GERAIS DO PROCESSO CIVI


1. 'ARA!TIAS CO!STITUCIO!AIS DO PROCESSO CIVIL

DEVIDO PROCESSO LE'AL 9CF 5 ar1. :; 5 LIV, . Q o edincia Rs normas legais insertas na Constituio e Iegislao em geral, e englo a o respeito a outros preceitos constitucionais* Q ningum pode ser privado de sua li erdade ou de seus ens sem $ue ten"a sido su metido a um julgamento prolatado com ase no instrumento estatal ade$uado previsto em lei para a soluo da$uele conflito especfico 'exemplo0 o serv?ncia de um procedimento especfico* negativa de seguimento de recurso judicial , etc!( IMPARCIALIDADE . asse#1a$o #os se<"i#1es f"#$a=e#1os . Q CF, art! -A , 4 , 44 e 444 S garantias constitucionais dos magistrados S irreduti ilidade de su sdios, inamovi ilidade e vitaliciedade(* Q CF, art! AE , TTT744 S garantia do juiz natural 'a$uele investido regularmente na jurisdio S investidura S e a vedao expressa aos tri unais de exceo 'os julgamentos devem ser proferidos por tri unais com competncia prevista de modo expresso na CF(! CO!TRADIT7RIO. 9CF5 ar1. :; 5 LV,. Q consiste na outorga de efetiva oportunidade de participao das partes na formao do convencimento do juiz $ue prolatar a sentena* Q pode se desenvolver de forma antecipada 'primeiro as partes se manifestam, depois o juiz profere a deciso(* de forma deferida ou postergada no tempo 'no caso das liminares, concedidas antecipadamente pelo juiz , e somente ap2s o ru tem a oportunidade de se manifestar(!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

AMPLA DEFESA 9CF 5 ar1. :; 5 LV, . Q possi ilidade de utilizao pelas partes de todos os meios e recursos legais previstos para a defesa de seus interesses e direitos postos em juzo! FU!DAME!TAO 9CF 5 ar1. >6 5 I?,. Q a CF exige dos 2rgos da jurisdio a motivao explcita de todos os seus atos decis2rios , para $ue assegure Rs partes o con"ecimento das raz&es do convencimento do juiz o por$u da concluso exarada em sua deciso ' a ;nica exceo para as decis&es do )ri unal do 3ur(! PUBLICIDADE 9CF5 ar1. :; L?,. Q todos os atos praticados pelo juzo so dotados de pu licidade, como forma de controle da atividade jurisdicional pelas partes e garantia de lisura do procedimento! Q exceo para os casos de interesse social ou a defesa da intimidade 'CPC , art! ,AA(! DUPLO 'RAU DE JURISDIO Q toda a deciso ou sentena est sujeito , como regra , ao reexame por inst?ncia superior, atravs de recurso apropriado garantido ao prejudicado 'sucum ente(! Q em ora "aja divergncia doutrinria , este princpio no aparece literalmente expresso na CF, mas est implcito , dentre os demais princpios ! Q o 1)F j se mostrou reticente em recon"ecer inconstitucionalidade de legislao infraconstitucional mediante a interpretao extensiva do $ue vem a ser o devido processo legal! &. PRI!C*PIOS 'ERAIS I!TER!OS DO PROCESSO CIVIL

Q so os princpios internos desse ramo da cincia , indicativos de sua diferenciao em relao aos demais ramos do direito processual ! AO E DISPO!IBILIDADE Q a jurisdio inerte , devendo ser sempre provocada pelas partes , seja no processo penal ! Q no ?m ito do processo civil , destinado R composio de interesses disponveis e ens privados , temos $ue o ajuizamento e prosseguimento da ao passa pelo crivo discricionrio do autor 'disponi ilidade da ao civil(!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

Q no processo penal , como regra , a ao indisponvel , e sua titularidade pertence ao 8P , uma vez $ue patente o interesse p; lico 'da sociedade( na provocao da jurisdio ! Q tal princpio aca a por possi ilitar no curso do processo, a autocomposio das partes 'ren;ncia, recon"ecimento jurdico do pedido e transao(, a aplicao dos efeitos da revelia e a admisso da confisso da confisso como elemento de convencimento do juiz! VERDADE FORMAL Q + juiz, ao contrrio do processo penal, usca a verdade formal, ao invs da real! 9eve aguardar $ue as partes desenvolvam a comprovao dos fatos por elas alegados! Q %o autor compete fazer prova dos fatos constitutivos de seu direito , en$uanto ao ru se imp&e a prova dos fatos extintos , modificados ou impeditivos do direito do autor! LEALDADE PROCESSUAL Q princpio pelo $ual as partes, mesmo estando em contenda judicial, devem tratar5se com ur anidade e atuar com oa5f 'CPF , art! ,@(! 5 a pena pela falta de ur anidade vem prevista no artigo ,A, CPC!

5 a conduta dolosa unilateral enseja a aplicao da pena pela litig?ncia de m5f 'art!,F a ,. , CPC(! 5 + conluio ilateral, previsto no art! ,/-, CPC!

ORALIDADE Q possi ilidade da vinculao da pessoa fsica do juiz, a concentrao dos atos processuais em uma ;nica audincia e a irrecorri ilidade das decis&es interlocut2rias ! #x!0 rito sumarssimo do 3uizado #special Cvel ! ECO!OMIA PROCESSUAL Q os atos processuais devem ser praticados sempre da forma menos onerosa Rs partes* estimula o aproveitamento dos atos processuais vlidos j realizados em outros processuais vlidos j realizados em outros processos* Q a formao de todo e $ual$uer procedimento deve c"egar sentena, com o mnimo possvel de atividade processual!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

DO

I!ISCONS"RCIO

LITISCO!S7RCIO. a participao demais de um sujeito num dos polos processuais ou em am os, $uando permitido em lei, ou assim for determinado! Pode ser0 a, fa/"l1a1ivo0 decorre da pluralidade de partes 'autores ou rus(, por escol"a do autor 'art! @F do CPC(* @, #e/ess2rio o" o@ri<a1Ario0 $uando a lei esta elece a o rigatoriedade da presena das partes, em conjunto, so pena de nulidade 'art! @H, CPC( Mip2teses de li1is/o#sBr/io fa/"l1a1ivo0 I + /o="#CDo $e $irei1os o" o@ri<aEAes. credores ou devedores solidrios ou condUminos da defesa do em comum* II + $irei1os o" o@ri<aEAes $eriva$os $o =es=o f"#$a=e#1o $e fa1o o" $e $irei1o. direito de indenizao, decorrente de acidente de veculo, $ue ten"a duas ou mais vitimas. III + /o#e0Do. $uando for comum o o jeto 'pedido( ou a causa de pedir! Para $ue se evitem decis&es conflitantes, as a&es conexas podem ser propostas em litiscons2rcio 'art! ,:G, CPC(! IV - afi#i$a$e $e F"es1Aes 3or "= 3o#1o e= /o="= $e fa1o o" $e $irei1o 0 a satisfao do direito pode ser alcanada por uma prova ;nica ou levar a uma soluo anloga para casos semel"antes! #x0 8andado de 1egurana so re co rana de 4P)>! 3ustifica5se por economia processual e preveno do perigo de decis&es conflitantes!

Vuanto ao esta elecimento do litiscons2rcio pode ser0 a, Ori<i#2rio0 instaura5se desde a propositura da ao! @, Ul1erior0 $uando a pluralidade de partes se esta elece posteriormente R propositura da demanda e a citao do ru! W admissvel nos casos expressos em lei, como ocorre no c"amamento ao processo ou da denunciao da lide! 9o ponto de vista da uniformidade da deciso perante os litisconsortes, classifica5se o litiscons2rcio em0 I - "#i12rio. ocorre $uando a deciso da causa deve ser uniforme, igual em relao todos os litisconsortes* II + si=3les. se d $uando a deciso em ora proferida no mesmo processo pode ser diferente para cada litisconsorte!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

+ Li=i1aEDo ao li1is/o#sBr/io fa/"l1a1ivo. + pargrafo ;nico do art! @F do CPC permite ao juiz a limitao de litiscons2rcio facultativo, $uando o n;mero de litigantes comprometer a rpida soluo do litgio ou dificultar a defesa 'pargrafo ;nico, art! @F, CPC(! 4<)#67#<OX+ 9# )#6C#46+1 Caracteriza5se $uando algum, devidamente autorizado em lei, ingressa em processo al"eio, tornando complexa a relao jurdica processual! Formas0 a,+ ESPO!T8!EA. a iniciativa do terceiro para o ingresso no processo voluntria , ( assis1G#/ia* /( o3osiEDo G( re/"rso $e 1er/eiro 3reH"$i/a$o ! @,+ PROVOCADA. re$uisio para o processo por uma das partes ,( #o=eaEDoI /( $e#"#/iaEDo J li$e* G( /Ca=a=e#1o ao 3ro/esso DA ASSIST !CIA + ar1. :K. a modalidade voluntria de interveno de terceiro 'em ora no conste no Capitulo 74 do CPC(, $ue possuindo interesse jurdico numa causa, ingressa nos autos para auxiliar a parte no polo ativo ou passivo! A assis1G#/ia 3o$e ser. a, si=3les + ar1. :K $o CPC. ocorre $uando o terceiro, $ue tem interesse jurdico na deciso da causa, ingressa em processo pendente entre outras partes para auxiliar uma delas! @, F"alifi/a$o o" li1is/o#sor/ial + ar1. :L $o CPC. $uando o interveniente titular de relao jurdica com o adversrio do assistido, relao essa $ue a sentena atingir com fora de coisa julgada! % revelia do assistido ensejar uma forma de su stituio processual, segundo o $ual o assistente, em nome pr2prio movido por interesse decorrente do prejuzo jurdico $ue a sentena poder l"e causar, impulsionar a demanda em favor do assistido, por$ue a sentena a este atingir em seus efeitos diretos!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

Ar1. :: $o CPC0 limita os efeitos da coisa julgada em relao ao assistente! )ransitada em julgado a sentena da causa em $ue interveio o assistente, este no poder, em processo posterior, discutir a justia da deciso, salvo se alegar e provar $ue, pelo estado em $ue rece a o processo, ou pelas declara&es ou atos do assistido, fora impedido de produzir provas suscetveis de influir na sentena, ou ainda, de $ue o assistido, por dolo, ou por culpa, delas no se valeu! O3or1"#i$a$e $e reF"erer0 em $ual$uer procedimento, e em todos os graus de jurisdio* + assistente rece e o processo no estado em $ue se encontra 'pargrafo ;nico, art! A:, CPC(! Pro/e$i=e#1o0 + terceiro $ue desejar ingressar com o assistente dever formular petio ao juiz! 6ece endo, este dar vista Rs partes para se manifestarem no prazo de A dias! 1e as partes no impugnarem o pedido de ingresso e verificada a existncia de interesse jurdico, o assistente ter sua interveno deferida! 1e $ual$uer das partes alegar $ue ao assistente falta interesse jurdico, o juiz determinar, sem a suspenso do processo, o desentran"amento da petio e da impugnao, a fim de serem autuados em apenso! <esse caso, o juiz poder autorizar a produo de provas, decidindo, em seguida, dentro de A dias! 9a deciso $ue autoriza, ou no, o ingresso do assistente, ca e recurso de agravo de instrumento 5 art! A// do CPC! DA OPOSIO 9ar1. :M,. W uma modalidade de interveno voluntria e facultativa, na $ual um terceiro ingressa em processo al"eio pretendendo, no todo ou em parte, a coisa ou direito so re o $ual discutem autor e ru! % oposio coloca os opostos 'autor e ru( num litiscons2rcio passivo! Frise5se $ue no comporta ampliao dos elementos o jetivos da lide 'causa de pedir e pedido(, "ip2tese em $ue o opoente dever ajuizar ao autUnoma! %ssim, se as partes esto discutindo a propriedade de uma gle a, no possvel a oposio para discutir a posse da mesma! 1e no for proposta a oposio, no se perde o direito, por$ue poder ser proposta depois, contra $uem gan"ar a demanda, ao pr2pria! #xiste, no entanto, a figura, em virtude da economia processual e do interesse de $ue no existam sentenas contradit2rias! O3or1"#i$a$e $e reF"erer0 % oposio pode ser apresentada at a sentena, sendo $ue ap2s esse momento, dever propor ao autUnoma em separado! Pro/e$i=e#1o. no pedido de +posio devero ser o servados os re$uisitos, dos arts! /./ e /.G do CPC! 1er distri udo por dependncia R ao principal! +s opostos, $ue so autor e o ru primitvos, sero citados para $ue contestem o pedido no prazo comum de ,A dias! 1e o processo primitivo estiver correndo R revelia do ru, este ser citado na forma do artigo //, e segs! do CPC! <o possvel julgar5se procedente a oposio e ao 5 a oposio prejudicial em relao a ao* a oposio deve ser decidida primeiramente!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

1e um dos opostos recon"ecer a procedncia do pedido do opoente, a oposio continuar contra a outra 'art! A., CPC(! 1e, a oposio for oferecida depois de iniciada a audincia, seguir ela o procedimento ordinrio e ser julgada sem prejuzo da causa principal! + juiz, todavia, poder so restar o andamento do processo, por prazo nunca superior a -: dias! DA !OMEAO N AUTORIA 9ar1. M&,. segundo a doutrina, no propriamente dito, uma forma de interveno de terceiro, mas sim, um meio para a correo do p2lo passivo da relao processual! 1erve para se proceder a regularizao do polo passivo da demanda, $uando o demandado parte ilegtima, nos casos expressos em lei! + descumprimento da o rigao legal por parte do ru, l"e acarretar a responsa ilizao por perdas e danos, conforme a previso do artigo F-, do CPC! + exemplo comum o do caseiro de uma c"cara ou stio! 1e este, na $ualidade de detentor da coisa, se for demandado em relao a essa coisa, dever declarar a sua condio de mero administrador e indicar o verdadeiro proprietrio ou possuidor, para $ue contra ele a demanda possa prosseguir! <o se refere ao possuidor direto 'locatrio( $ue detm a coisa em nome pr2prio por$ue um possuidor, em relao aos direitos do possuidor indireto 'locador(, $ue o proprietrio! O3or1"#i$a$e $o reF"eri=e#1o0 no prazo da defesa! <o procedimento ordinrio, de ,A dias! Pro/e$i=e#1o0 re$uerida a nomeao em pea escrita, o juiz deve suspender o processo, mandando ouvir o autor no prazo de A dias para sa er se aceita a nomeao! 1e aceita, o autor dever promover a citao do nomeado! 1e o nomeado, citado, negar a $ualidade de proprietrio ou possuidor, o processo continuar contra o nomeante! <os casos em $ue o autor recuse o nomeado, ou $uando este negar a $ualidade $ue l"e atri uda, dar5se5 ao nomeante novo prazo para contestar! + autor ao concordar com a nomeao R autoria, corre o risco de ser julgado carecedor da ao, por$ue est propondo contra a parte ilegtima, isto , contra a pessoa errada! DA DE!U!CIAO DA LIDE 9ar1. OK,. P a interveno de terceiro forada, o rigat2ria, mediante re$uerimento de uma das partes da relao jurdica principal, com o fim de trazer ao processo seu garante, terceiro contra o $ual tem direito de regresso, caso ven"a a ser perdedora na ao principal!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

% modalidade de interveno tem ase no principio da economia processual, possi ilitando a parte, desde logo, acertar a relao jurdica para se ressarcir dos prejuzos decorrentes de sua eventual condenao! # admissvel a denunciao nos casos de garantia automaticamente decorrente da lei ou do contrato, ficando proi ida a intromisso de fundamento novo, no constante da ao originria* + art! H: do CPC, prev a denunciao da lide em trs circunst?ncias0 4 5 ao alienante , na ao em $ue terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido R parte, a fim de $ue este possa exercer o direito $ue da evico l"e resulta! #x!0 o ad$uirente de um im2vel $ue est sendo acionado em ao de reivindicao, correndo o risco de perder o em 'evico( em virtude de algum motivo jurdico anterior a sua a$uisio, dever c"amar para acompan"ar a demanda a pessoa $ue l"e vendeu a coisa para $ue possa, posteriormente, o ter ressarcimento resultante da perda da coisa* 44 Y ao proprietrio ou ao possuidor indireto $uando, por fora de o rigao ou direito, em casos como o do usufruturio, do credor pignoratcio, do locatrio, o ru citado em nome pr2prio, exera a posse direta da coisa demandada! #x!0 + locatrio $ue sofre uma ao de reintegrao de posse! 444 5 R$uele $ue estiver o rigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do $ue perder a demanda! #x!0 contrato de seguro, nas a&es de carter indenizat2rio! O3or1"#i$a$e $a $e#"#/iaEDo0 no prazo da defesa, ca endo inclusive no procedimento sumrio, por disposio da Iei ,:!@@@Z:/, em vigor desde :.!:.!:/, para os casos de contrato de seguro 'nova redao do artigo /.:, do CPC(! Pro/e$i=e#1o. Petio escrita, salvo no procedimento sumrio, $ue admite a defesa oral, na audincia! 3unto R denunciao, o denunciante deve juntar os respectivos documentos compro at2rios! +rdenada a citao, o processo fica suspenso! <o se procedendo a citao, a ao prosseguir exclusivamente contra o denunciante, $ue no ter a oportunidade de trazer ao processo as pessoas enumeradas no art! H: do CPC! Feita a denunciao pelo autor prossegue a ao nos termos do art! H@* se a denunciao for feita pelo ru, processa5se conforme o art! HA do CPC! 9a mesma forma $ue em relao aos litisconsortes, a confisso de um no prejudicar aos demais! + o jetivo precpuo da denunciao de se li$uidar na mesma sentena o direito $ue, por acaso, ten"a o denunciante contra o denunciador, de modo $ue tal sentena possa valer como ttulo executivo em favor do denunciante contra o denunciado, se perder a demanda!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

A o@ri<a1orie$a$e o" #Do $a De#"#/iaEDo. A doutrina no unssona so re a matria! <a "ip2tese do art! H:, 4, sim, ou seja, se o ad$uirente do im2vel no oferec5la contra o alienante, e vier a perder o em na ao, no poder reclamar os prejuzos! Porm, nas outras "ip2teses 'incisos 44 e 444(, no "aver perda do direito de regresso, mas este direito dever ser exercido atravs de ao de con"ecimento nova, no podendo ser utilizada a sentena da primeira ao como ttulo executivo! % o rigatoriedade da denunciao, nos casos do art! H:, 44 e 444 do CPC, limita5se ao interesse da parte de o ter desde logo, o ttulo executivo contra o responsvel e evitar o risco de, na ao posterior, perder o direito de regresso por motivo $ue poderia ter sido oposto ao autor primitivo! DO C4AMAME!TO AO PROCESSO 9ar1. OO,. P a modalidade de interveno de terceiros exclusiva do ru, forada e facultativa, na $ual este traz para os autos os demais coo rigados para dvida o jeto da demanda, para a o teno desde logo de condenao regressiva $ue l"e possi ilite execut5los pelo $ue for o rigado em sentena a pagar! Difere $a $e#"#/iaEDo por$ue nesta, o denunciado no tem relao jurdica com o adversrio* no c"amamento o c"amante tem relao jurdica com o adversrio ' v%#/"lo $e soli$arie$a$e,! W admissvel o c"amamento ao processo0 4 S do devedor, na ao em $ue o fiador for ru* 44 S dos outros fiadores, $uando para a ao for citado apenas um deles* 444 S de todos os devedores solidrios, $uando o credor exigir de um ou de algum deles, parcial ou totalmente, a dvida comum! <o possvel o c"amamento em processo de execuo por$ue asta $ue o executado pague* se no pagar, o avalista pode pagar e tem autorizao de regresso! <o caso especfico do fiador $ue seja executado, no se aplica o instituto do c"amamento ao processo, tpico do processo de con"ecimento, mas a de alegao do eneficio de ordem, previsto no art! A-A do CPC! 'vi$e ar1i<os 1.L>1 e 1.L>& $o CB$i<o Civil,. O3or1"#i$a$e documentos! $o 3e$i$o. no prazo de defesa, atravs de petio escrita, com

Pro/e$i=e#1o. ordenada a citao, o processo principal ficar suspenso 'art! H/, CPC(* feita a denunciao pelo autor, o denunciado, comparecendo, assumir a posio de litisconsorte do denunciante e poder aditar a petio inicial, procedendo5se em seguida a citao do ru 'art! H@, CPC(!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

PROCESSO E PROCEDIME!TO 1. PROCESSO. entende5se o conjunto de normas, pelas $uais se aplicam o direito ao caso concreto! % range a competncia, a forma dos atos judiciais, os prazos, etc! &. PROCEDIME!TO. significa o rito, a ordem ou a se$[ncia dos atos praticados em cada uma das causas! 6. PROCESSOS RE'ULADOS !O C7DI'O DE PROCESSO CIVIL. o artigo /H:, do CPC, traz a previso dos seguintes processos0 a( de /o#Ce/i=e#1o 'livro 4(* ( de e0e/"EDo 'livro 44(* c( /a"1elar 'livro 444(* d( 3ro/e$i=e#1os es3e/iais 'livro 47(! L. PROCEDIME!TOS RE'ULADOS !O C7DI'O DE PROCESSO CIVIL. so previstos no CPC, os seguintes tipos de procedimentos0 a, Co="= 'art!/H/(, $ue pode ser o Or$i#2rio 'art!/./(, ou S"=2rio 'art!/HA(, $ue su stituiu, por fora da lei .!-A/Z-@, o ento c"amado procedimento 1umarssimo* @, E0e/"1ivo 'art!AFFZH-A(* /, Ca"1elar 'art!H-FZ..-(* d( os Es3e/iais5 de H"ris$iEDo /o#1e#/iosa 'art!.-:Z,!,:/5c( ou H"ris$iEDo vol"#12ria 'art!,!,:G e seguintes, CPC(! )emos ainda, os 3ro/e$i=e#1os es3e/iais, previstos em leis es3e/iais, dos $uais destacamos0 5 AEDo Civil PQ@li/a0 Iei H!G@HZ.A* + AEDo Po3"lar0 Iei @!H,HZFA* + Ar@i1ra<e=0 Iei -!G:HZ-F* 5 CB$i<o $o Co#s"=i$or0 Iei .:H.Z-:* 5 Co#$o=%#io e I#/or3oraEAes I=o@ili2rias 0 Iei @!A-,ZF@* 5 Dissol"EDo $a So/ie$a$e Co#H"<al e $o Casa=e#1o 0 Iei F!A,AZHH* 5 Es1a1"1o $a Cria#Ea e $o A$oles/e#1e 0 Iei .!:F-Z-:

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

5 E0e/"EAes Fis/ais0 Iei F!.G:Z.,* 5 J"iRa$o Es3e/ial C%vel0 Iei -!:--Z-A* 5 Lo/aEDo $e I=Bveis resi$e#/iais e #Do resi$e#/iais 0 Iei .!/@AZ-,* 5 Ma#$a$o $e Se<"ra#Ea0 Iei ,!AGGZA,* 5 Re<is1ros PQ@li/os0 Iei F!:,AZHG! Frise5se $ue as a&es em asadas em legislao especial, via de regra, tm procedimento especfico previsto nas respectivas leis, adotando5se supletivamente as regras processuais do C2digo de Processo Civil, pr2prias do procedimento comum ordinrio, no caso de falta de previso pr2pria! %ssim, a ttulo exemplificativo, se a lei especial no trs previso especfica do n;mero de testemun"as, ou da forma de citao, adota5se a do C2digo de Processo Civil, do procedimento ordinrio! PROCEDIME!TO COMUM ORDI!)RIO W regulado no artigo /./ e seguintes do CPC, e possi ilita maior discusso das $uest&es constantes no litgio, tanto pelo autor, $uanto pelo ru, e pode ser dividido, asicamente em $uatro fases0 a, POSTULAT7RIA. compreende o 3e$i$o i#i/ial propriamente dito, e as $efesas $o rP" atravs de /o#1es1aEDo5 re/o#ve#EDo o" e0/eEAes, conforme o caso! %presentada ou no a defesa, e no sendo caso de extino do processo 'artigo G/-(, ou julgamento antecipado da lide 'artigo GG:, incisos 4 e 44(, e versando a causa so re direitos $ue admitam transao# $o H"iR $esi<#ar2 a"$iG#/ia 3reli=i#ar5 a realiRar+se #o 3raRo $e 6K 91ri#1a, $ias5 3ara a F"al serDo as 3ar1es i#1i=a$as a /o=3are/er5 3o$e#$o faRer+se re3rese#1ar 3or 3ro/"ra$or o" 3re3os1o5 /o= 3o$eres 3ara 1ra#si<irS 'artigo GG,, CPC, com nova redao dada pela Lei 1K.LLLTK&,I @, DO SA!EADOR. onde ca e ao juiz verificar se os litigantes preenc"eram os re$uisitos legais exigidos na lei, ou determinar a regularizao de eventuais irregularidades, decretar nulidades, ou ainda, san5las, $uando possvel, em como deferir as provas re$ueridas pelas partes, e pertinentes ao esclarecimento das teses constantes nos autos, para possi ilitar o prosseguimento do feito at seu julgamento final, nos termos do $ue disp&e o art!GG,, D /E, do CPC(* /, I!STRUT7RIA. $uando sero produzidas as provas re$ueridas pelas partes, e deferidas pelo juiz por ocasio do despac"o saneador, compreendendo, a oitiva das testemun"as, depoimentos pessoais, percias, vistorias, ar itramentos, etc! $, DECIS7RIA. $uando os litigantes produzem as suas alega&es finais, oralmente ou atravs de memorial, e ao final, o juiz profere a 1entena, dando fim ao processo, conforme disposio do artigo ,F/, D ,E, do C2digo de Processo Civil!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

#is algumas a&es $ue tramitam pelo PROCEDIME!TO COMUM ORDI!)RIO 0 5 i#ves1i<aEDo $e 3a1er#i$a$eI 5 i#$e#iRaEDo 3or $a#o =oral o" =a1erial* 5 /o@ra#Ea $e /rP$i1o 'exceto as ca veis em outros procedimentos especficados no CPC(* 5 $e/laraEDo $e #"li$a$e $e /asa=e#1o * 5 revisDo $e /o#1ra1os e= <eralI 5 $e/laraEDo $e re/o#Ce/i=e#1o $e so/ie$a$e $e fa1oI 5 $e/lara1Bria $e #"li$a$e $e a1o H"r%$i/o e= <eral 'escrituras, registros, etc!( 5 aEAes $e $es3eHo 3ara re1o=a$a $e i=Bvel resi$e#/ial o" /o=er/ial , dentre outras! PROCEDIME!TO COMUM SUM)RIO

+ procedimento COMUM SUM)RIO, su stituu o c"amado procedimento sumarssimo, em decorrncia da Iei nE .!-A/, de ,GZ,/Z-@, e foi disciplinado pela lei nE -!/@A, de /FZ,/Z-A, pu licada em /HZ,/Z-A, dando nova redao ao captulo 444 do C!P!C!, alterando os artigos /HA ao /.,! <o ocorreu apenas uma mudana de nomenclatura, mas sim o pr2prio procedimento! Por sua vez, grande parte das causas $ue antes tramitavam pelo procedimento sumarssimo, foram a rangidas pela Iei nE -!:--, de /FZ:-Z-A, $ue introduziu os 3>4J%9+1 #1P#C4%41 C\7#41 # C6484<%41, em vigor desde /HZ,,Z-A! %ssim, o 3ro/e$i=e#1o s"=2rio, conforme ar1i<o &O:, a range0 5 I#/iso I0 as causas, cujo valor no exceder a MK 9sesse#1a, veRes o =aior sal2rio =%#i=o 'Iei ,:!GA.Z:/,* 5 I#/iso II0 sa er0 a( ( as causas, F"alF"er F"e seHa o valor , relacionadas no mesmo artigo, a

de arrendamento rural e de parceria agrcola* de co rana ao condUmino de $uais$uer $uantias devidas ao condomnio*

c( de ressarcimento por danos causados em prdio ur ano ou r;stico* d( de ressarcimento por danos causados em acidente de veculos de via terrestre*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

e( de co rana de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veculo, ressalvados os casos de processo de execuo* f( de co rana de "onorrios dos profissionais li erais, ressalvado o disposto em legislao especial* g( nos demais casos previstos em lei!

+ pargrafo ;nico do mesmo artigo, exclui a aplicao do procedimento nas a&es relativas ao estado e R capacidade das pessoas! %p2s a edio da Iei -!:--, de /F de setem ro de ,!--A, $ue introduziu no pas os JUI(ADOS ESPECIAIS CIVEIS, constatamos uma tendncia natural R utilizao desse novo procedimento 'sumarssimo(, uma vez $ue os 3uizados #speciais criaram mecanismos para agilizao do procedimento de =e#or /o=3le0i$a$e, des urocratizando5o, possi ilitando inclusive o acesso R 3ustia, nas causas at /: salrios mnimos, diretamente pela parte, independentemente da presena de advogado, deixando a falsa impresso, no nosso entendimento, $ue os advogados $ue so os responsveis pela demora na aplicao da 3ustia! + procedimento sumrio, $ue encerra uma concentrao de atos, justamente para agilizar o seu encerramento, encerra as seguintes fases0 a, PEDIDO I!ICIAL5 onde o autor exp&e os fatos e os fundamentos jurdicos, formula o pedido e indica as provas, oferecendo desde logo o rol de testemun"as e documentos 'art!/HF, do CPC(! Pretendendo a prova pericial, deve indicar o assistente tcnico e formular os $uesitos a serem respondidos no laudo pericial* @, DESI'!AO DE AUDI !CIA DE CO!CILIAO e CITAO DO RUU. + 3uiz marca data da audincia de tentativa de conciliao, no prazo de at G: 'trinta( dias 'art!/HH, do CPC(, sendo o ru citado para comparecer R audincia! % citao deve ocorrer com a antecedncia mnima de ,: 'dez( dias da data marcada pelo juiz, e o mandado deve conter a advertncia de $ue, deixando o ru de comparecer injustificadamente R audincia, reputar5se5o verdadeiros os fatos alegados pelo autor 'artigo G,-, do C!P!C!(, salvo se o contrrio resultar da prova dos autos* /, AUDI !CIA DE CO!CILIAO. <a oportunidade o 3uiz tenta conciliar as partes! +correndo a conciliao, ser esta reduzida a termo e "omologada por sentena, servindo de ttulo executivo judicial para futura execuo de sentena! %s partes devem comparecer pessoalmente R audincia, podendo ainda, se fazer5 representar por preposto com poderes para transigir! $. DEFESA DO RUU. 6estando infrutfera a conciliao entre as partes, em prosseguimento, o ru pode oferece sua $efesa, 'atravs de contestao, pedido contraposto e as exce&es legais(, $ue pode ser feita oral=e#1e5 o" 3or es/ri1o, acompan"ada dos documentos e do rol de testemun"as! <o caso do ru pretender a prova pericial, dever formular desde logo os $uesitos, podendo indicar assistente tcnico, se assim o desejar, conforme a previso de artigo /H., do C!P!C!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

+ juiz, a seguir, decidir de plano a impugnao ao valor da causa, ou a controvrsia so re a natureza da demanda, determinando, se for o caso, a converso do procedimento sumrio em ordinrio! + mesmo ocorrer, se "ouver necessidade de prova tcnica de maior complexidade, conforme a previso dos pargrafos ,E, GE, @E e AE, do artigo /HH! + procedimento sumrio no admite reconveno, mas sim PEDIDO CO!TRAPOSTO , sendo lcito ao ru, na pr2pria contestao, formular pedido em seu favor, desde $ue fundado nos mesmos fatos referidos na inicial 'pargrafo ,E, do art! /H.(, sendo esta uma inovao processual, trazida na Iei n!E H!/@@Z.@, $ue criou os antigos 3uizados de Pe$uenas Causas, j revogada, e cujo procedimento foi repetido na Iei nE -!:--Z-A, $ue criou os 3>4J%9+1 #1P#C4%41 C\7#41! e, AUDI !CIA DE I!STRUO E JUL'AME!TO. no ocorrendo as "ip2teses previstas nos artigos G/- 'extino do processo( e GG: 'julgamento antecipado da lide(, e "avendo necessidade de produo de prova oral, o juiz marcar audincia de instruo e julgamento, $ue deve ocorrer, de conformidade com a lei, no prazo de at G: 'trinta( dias, desde $ue no ten"a "avido determinao de percia! <este caso, a percia ter de ser concluda, para $ue a audincia possa ser realizada! 9entre as novidades trazidas pelo procedimento comum sumrio, destaca5se a possi ilidade da realizao dos atos pro at2rios em audincia, por meio de ta$uigrafia, estenotipia ou outro mtodo " il de documentao, fazendo5se a respectiva transcrio se a determinar o juiz! <esse caso, se "ouver recurso de uma, ou de am as as partes, contra a sentena do juiz, tero $ue ser, primeiramente, transcritos os depoimentos col"idos na audincia, de todos os envolvidos 'das partes, testemun"as, perito, assistentes tcnicos, etc(, em como as alega&es finais produzidas pelos procuradores, para depois, comear a fluir o prazo para interposio do recurso de apelao R 1uperior 4nst?ncia! #ncerrada a instruo, nos moldes preconizados no artigos @A: ao @A/, do C2digo de Processo Civil, e produzidos os de ates orais, o juiz proferir a sentena na pr2pria audincia ou no prazo de ,: 'dez( dias, conforme a previso do artigo /.,! Por fim, cumpre ser destacado o teor do artigo /.:, $ue destaca so re o procedimento sumrio o $ue segue0 4! no ser admissvel ao declarat2ria incidental, nem a interveno de terceiro, salvo assistncia, recurso de terceiro prejudicado e a i#1erve#EDo f"#$a$a e= /o#1ra1o $e se<"ro 'Iei ,:!@@@Z:/(* 44! o perito ter o prazo de ,A '$uinze( dias para apresentao do laudo*

444! das decis&es so re a matria pro at2ria, ou proferidas em audincia, o agravo ser sempre retido!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

Pode5se o servar, assim, $ue o procedimento sumrio, simplificado e ca vel em casos restritos! <a prtica, muitas das a&es so concludas logo na primeira audincia de conciliao, com a transao das partes! <o ocorrendo a conciliao, as partes terminam percorrendo o longo camin"o da instruo processual e recursal, e tem $ue aguardar por dois anos ou mais, at o deslinde do litgio, devido a morosidade, p; lica e not2ria do Poder 3udicirio!

AS PROVAS !O PROCESSO CIVIL PROVA JUDICI)RIA 0 o meio utilizado pela parte , para demonstrar ao julgador , da existncia de fatos relevantes $ue interessam R lide e $ue foram alegados e discutidos anteriormente convencendo5o de $ue so verdadeiros! <o se usca pela prova a certeza a soluta , $uase impossvel , mas a certeza relativa suficiente para a convico do magistrado ! PROVAR 0 significa demonstrar de algum modo a certeza de um fato ou a veracidade de uma afirmao! V!o $irei1o #Do <a#Ca F"e= 1e= raRDoI <a#Ca F"e= 1e= 3rova C! '9es! Francis 1el]in 9avis, do )31P(! CLASSIFICAO DAS PROVAS. classificam5se em0 a, $ire1as0 as produzidas com a finalidade de demonstrar o fato principal da demanda, $ue, se comprovado, leva R$uele $ue a produz a conse$[ncia jurdica pretendida! @, i#$ire1as0 so as destinadas R demonstrao de fatos secundrios $ue, tendo relao como fato principal de demanda, autorizam, por induo, concluir5se a existncia de outra ou de outras circunst?ncias, sendo tam m con"ecidas como BindciosC! OBJETO DA PROVA 0 1e constitui nos fatos alegados , e cuja prova se mostre relevante e pertinente ao julgamento do processo! %o juiz ca e indeferir a produo de prova in;til 'art!,G:(! FATOS WUE PRESCIDEM DE PROVA. conforme artigo GG@, incisos 4 a 47, CPC0 a( os fa1os #o1Brios0 $ue so de con"ecimentos do p; lico em geral* ( o fa1o afir=a$o 3or "=a $as 3ar1es e /o#fessa$o 3ela o"1ra 0 c( os fa1os i#/o#1roversos , ou seja, foi alegado por uma das partes, e no $uestionado pela outra*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

d( os fa1os e= /"Ho favor =ili1a 3res"#EDo $e vera/i$a$e , e $ue no admite prova em contrrio! X!US DA PROVA. nos termos da lei processual 'art! GGG, do CPC(, ca e ao autor, o Unus da prova do fato constitutivo do seu direto 'inciso 4(, e o ru, do fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor 'inciso 44(! + 3uiz, por seu turno, dentro do modelo processual adotado no pas, depende da provao das partes, para a produo das provas, atri uindo5l"es o valor $ue merecem, decidindo, de conformidade com o resultado da prova, e o efeito $ue as mesmas produzirem para a sua convico ntima! <o poder o juiz, decidir contra as provas produzidas nos autos, mesmo sa endo por ouvir falar, ou tendo tomado con"ecimento por $ual$uer meio de comunicao, $ue o fato ocorreu desta ou da$uela maneira, j $ue est vinculado ao material pro at2rio existente nos autos! ESPUCIES DE PROVA. provas0 a( ( c( d( e( f( g( o C2digo de Processo Civil, prev os seguintes meios de

o $e3oi=e#1o 3essoal $as 3ar1es '%rt! G@/ ao G@H(* $a /o#fissDo 'art!G@. ao GA@(* $a e0i@iEDo $e $o/"=e#1o o" /oisa 'art! GAA ao GFG(* $a 3rova $o/"=e#1al 'art! GF@ ao G--(* $a 3rova 1es1e="#Cal 'art!@:: a @,-(* $a 3rova 3eri/ial 'art! @/: ao @G-(* $a i#s3eEDo H"$i/ial 'art!@@: ao @@G(

%lm das provas assinadas acima, o"1ros =eios le<ais, no especificados no C2digo, desde $ue =oral=e#1e le<%1i=os, so " eis para provar a verdade dos fatos, em $ue se funda a ao ou a defesa! PROCESSO DE E?ECUO A. 'E!ERALIDADES DO PROCESSO E DO PROCEDIME!TO

Ca e o procedimento executivo, sempre $ue o devedor deixa de cumprir voluntariamente uma o rigao, derivada de uma sentena judicial, ou de ttulo executivo extrajudicial!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

W atravs do processo executivo, $ue o titular do direito no satisfeito, usca a tutela judicial, com o o jetivo de coagir o devedor a dar cumprimento a o rigao, so pena de compel5lo a satisfaz5la compulsoriamente! B. LE'ITIMIDADE ATIVA E PASSIVA !A E?ECUO

)em le<i1i=i$a$e a1iva5 e podem promover a execuo forada, conforme o ar1i<o :MM, do CPC0 4 S o credor a $uem a lei confere ttulo executivo* 44 S o 8inistrio P; lico, nos casos prescritos em lei* Conforme o ar1i<o :MO, podem tam m promover a execuo, ou nela prosseguir0 4 S o esp2lio, os "erdeiros ou os sucessores do credor, sempre $ue, por morte deste, l"es for transmitido o direito resultante do ttulo executivo* 44 S o cessionrio, $uando o direito resultante do ttulo executivo l"e foi transferido por ato entre vivos* 444 S o su 5rogado, nos casos de su 5rogao legal ou convencional* Podem figurar no 3olo 3assivo na execuo, conforme ar1i<o :MY5 $o CPC. 4 5 o devedor, recon"ecido como tal no ttulo executivo* 44 S o esp2lio, os "erdeiros ou os sucessores do devedor* 4445 o novo devedor, $ue assumiu, com o consentimento do credor, a o rigao resultante do ttulo executivo* 47 S o fiador judicial* 7 5 o responsvel tri utrio, assim determinado na legislao pr2pria! C. COMPET !CIA PARA O PROCESSO DE E?ECUO

)ratando5se de 1%1"lo e0e/"1ivo H"$i/ial, conforme ar1i<o :O:, $o CPC, a execuo tramitar perante o tri unal superior 'nas causas de sua competncia originria(* perante o juzo $ue decidiu a causa no primeiro grau de jurisdio, sendo essa competncia a soluta, e inderrogvel, podendo o juiz decret5la de ofcio, independente de arguio pelo devedor! <o caso de execuo fundada em sentena penal condenat2ria ou sentena ar itral 'Iei ,:!GA.Z:,(, deve ser promovida perante o juzo cvel competente!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

<a "ip2tese de ttulo executivo extrajudicial, a execuo deve ser promovida perante o juzo da praa de pagamento* na falta deste, no domiclio do devedor, salvo de ocorrer a "ip2tese de foro de eleio, o $ual prevalecer so re a$uele! <este caso, a competncia relativa, podendo ser o jeto de exceo de incompetncia, pelo devedor, no prazo legal! <o silncio da parte interessada, a competncia se prorrogar, prosseguindo a execuo perante o juzo originariamente escol"ido pelo autor! )ratando5se de e0e/"EDo fis/al 'artigo A.A, inciso 74, do CPC(, a execuo ser proposta no foro do domiclio do ru* se no o tiver, no de sua residncia ou no lugar onde for encontrado, conforme ar1i<o :OY5 $o CPC!

D.

RESPO!SABILIDADE PATRIMO!IAL

+ devedor responde, para o cumprimento de suas o riga&es, com todos os seus ens presentes e futuros 'artigo A-,, CPC(, salvo as restri&es esta elecidas em lei! %ssim, ficam sujeitos R execuo, conforme artigo A-/, os ens0 4 S do sucessor a ttulo singular, tratando5se de execuo de sentena proferida em ao fundada em direito real* 44 S do s2cio, nos termos da lei* 444 S do devedor, $uando em poder de terceiros* 47 S do cUnjuge, nos casos em $ue os seus ens pr2prios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida* 7 S alienados ou gravados com Unus real em fraude de execuo! Considera5se FRAUDE N E?ECUO 'artigo A-G, CPC(, a alienao ou onerao de ens, $uando so re eles pender ao fundada em direito real* ou $uando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduz5lo R insolvncia! %ssim, se o devedor aliena seus ens, ap2s o ajuizamento de ao de execuo, tornando5se insolvente, essa alienao ser tida como ineficaz em relao R$uela execuo, podendo a venda ou onerao ser decretada nos pr2prios autos, pelo 3uiz, prosseguindo5se na execuo, sendo irrelevante nesse caso, a oa ou m5f por parte do ad$uirente! % FRAUDE N CREDORES 'artigo ,A. a ,F, do C2digo Civil vigente( em distinta, dependendo, para sua declarao, de ao pr2pria, denominada de AO PAULIA!A ou AO REVOCAT7RIA, $ue se processa pelo procedimento comum ordinrio!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

#sta atinge os ens e atos alienados ou onerados ap2s a constituio do crdito, mas antes do ajuizamento de ao de execuo! Para seu recon"ecimento, o autor tem $ue comprovar a inteno de fraudar* o conluiu entre comprador e vendedor, e o estado de insolvncia do devedor, face R alienao ou onerao procedida! <a prtica, a fraude R credores facilmente comprovada nas doa&es, ou nas vendas simuladas entre pessoas do mesmo crculo familiar ou de amizade, sendo muito difcil de restar caracterizada nas aliena&es onerosas, R preo justo, envolvendo terceiros de oa5 f! E. ESPUCIES DE E?ECUO

+ C2digo de Processo Civil prev vrias espcies de execuo, dependendo da condio do o rigado e do o jeto da o rigao, a sa er0 a, E?ECUO PARA A E!TRE'A DE COISA CERTA5 cujo processamento est disciplinado nos ar1i<os M&1 ao M&Y5 $o CPC 9o servar altera&es introduzidas pela Lei 1K.LLLTK&5 #os ar1i<os M&15 M&L e 3ar2<rafos 1; e &; $o M&O,* @, E?ECUO PARA A E!TRE'A DE COISA I!CERTA , processada nos termos dos ar1i<os M&> ao M615 $o CPCI /, E?ECUO DA OBRI'AO DE FA(ER5 processada nos termos dos ar1i<os M6& ao ML1 e ar1i<os MLL e ML: $o CPC 'o servar alterao introduzidas pela Iei ,:!@@@Z:/, artigo F@@, caput e pargrafos @E e A(* $, E?ECUO DA OBRI'AO DE !O FA(ER5 processada nos termos dos ar1i<os ML& e ML:5 $o CPC* e, E?ECUO POR WUA!TIA CERTA CO!TRA DEVEDOR SOLVE!TE5 com processamento disciplinado nos ar1i<os MLM ao O&>5 $o CPC, e $ue desta$ue em nosso estudo, uma vez $ue se trata do procedimento executivo mais adotado no dia a dia da advocacia! f, E?ECUO POR WUA!TIA CERTA CO!TRA DEVEDOR I!SOLVE!TE , processada nos termos dos ar1i<os OLY ao O>K5 $o CPC. <, E?ECUO CO!TRA A FA(E!DA PZBLICA, processada conforme ar1i<os O6K e O615 $o CPCI C, E?ECUO DE PRESTAO ALIME!T*CIA5 conforme ar1i<os O6& a O6:5 $o CPC!

F. ESPUCIES DOS T*TULOS E?ECUTIVOS

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

+ processo de execuo deve estar sempre instrudo com o 1%1"lo e0e/"1ivo H"$i/ial ou 1%1"lo e0e/"1ivo e01raH"$i/ial , conforme a previso do ar1i<o :Y65 $o CPC! +s ttulos executivos, conforme o C2digo de Processo Civil, esto assim classificados0 T*TULOS E?ECUTIVOS JUDICIAIS 9ar1i<o :YL,. 4 5 a sentena condenat2ria proferida no processo civil*

44 5 a sentena penal condenat2ria transitada em julgado* 444 5 a sentena "omologat2ria de conciliao ou de transao, ainda $ue verse matria no posta em juzo 'alterado pela Iei ,:!GA.Z:,(* 47 5 a sentena estrangeira, "omologada pelo 1upremo )ri unal Federal* 7 5 o formal e a certido de partil"a! 74 5 a sentena ar itral 'introduzido pela Iei ,:!GA.Z:,(! T*TULOS E?ECUTIVOS E?TRAJUDICIAIS 9ar1i<o :Y:, 4 5 a letra de c?m io, a nota promiss2ria, a duplicata, a de nture e o c"e$ue* 44 5 a escritura p; lica ou outro documento p; lico assinado pelo devedor* o documento particular assinado pelo devedor e duas testemun"as* o instrumento de transao referendado pelo 8inistrio P; lico, pela 9efensoria P; lica ou pelos advogados dos transatores* 444 5 os contratos de "ipoteca, de pen"or, de anticrese e de cauo, em como de seguro de vida e de acidentes pessoais de $ue resulte morte ou incapacidade* 47 5 o crdito decorrente de foro, laudmio, aluguel ou renda de im2vel, encargo de condomnio desde $ue comprovado por contrato escrito* em como

7 5 o crdito de serventurio de justia, de perito, de intrprete, ou de tradutor, $uando as custas, emolumentos ou "onorrios forem aprovados por deciso judicial* 74 5 a certido de dvida ativa da Fazenda P; lica da >nio, #stado, 9istrito Federal, )errit2rio e 8unicpio, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei* 744 5 todos os demais ttulos, a $ue, por disposio expressa, a lei atri uir fora executiva!

'.

E?ECUO POR WUA!TIA CERTA CO!TRA DEVEDOR SOLVE!TE

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

% execuo por $uantia certa, contra devedor solvente, tem por o jeto a expropriao de ens do devedor, a fim de satisfazer o direito do credor, conforme a previso do artigo F@F, do CPC! % expropriao de ens consiste0 4! 44! 444! na alienao de ens de devedor* na adjudicao em favor do credor* no usufruto de im2vel ou de empresa 'art!F@H do CPC(!

<o entanto, vrios ens de propriedade do devedor, esto excludos do processo executivo, j $ue so por lei, i=3e#Cor2veis o" i#alie#2veis , conforme a previso do ar1i<o ML>5 $o CPC, e tam m na Lei Y.KK>5 $e &>TK6T>K, $ue disp&e so re a impen"ora ilidade do V@e= $e fa=%liaS. W importante tam m ser ressaltado, $ue a execuo para co rana de crdito, fundar5 se5 sempre em 1%1"lo l%F"i$o5 /er1o e e0i<%vel ! <o caso de ttulo executivo originado de sentena judicial, $ue conten"a condenao genrica, proceder5se5 primeiro a sua li$uidao, $ue ocorrer conforme o disposto nos artigos F:G ao F,, do CPC! 4. PROCEDIME!TO B)SICO DO PROCESSO DE E?ECUO

+ processo de execuo contra devedor solvente, segue, genericamente, o seguinte procedimento0 a. PETIO I!ICIAL + credor, portador de 1%1"lo e0e/"1ivo l%F"i$o5 /er1o e e0i<%vel , pode re$uerer a execuo, instruindo o pedido inicial com o respectivo 1%1"lo5 #a via ori<i#al 9se e01raH"$i/ial, e o $e=o#s1ra1ivo $o $P@i1o atualizado at a data da propositura da ao 'artigo F,@ do CPC(, re$uerendo a citao do devedor ou devedores, para o pagamento do valor devido! <o caso de execuo em asada em 1%1"lo e0e/"1ivo H"$i/ial, no processada nos pr2prios autos do processo de con"ecimento, o credor deve instruir o pedido inicial, com uma /er1i$Do $a $e/isDo H"$i/ial ! % petio inicial na ao de execuo contra devedor solvente, difere um pouco das demais a&es, uma vez $ue o credor faz o pedido com ase no ttulo executivo, do $ual portador, e ele por si s2, na execuo, j a prova ca al do seu crdito, no ca endo o protesto por outras provas, como comum nos demais procedimentos! Ca e ao devedor, atravs de e=@ar<os, $ue tramitam perante o mesmo juzo da execuo, e so autuados em apenso ao processo principal, promover a discusso so re a origem do ttulo, a sua validade ou no, o valor co rado, em como outras $uest&es!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

1e o devedor em argar a execuo, esta ficar suspensa, por determinao judicial, e nos em argos, o credor produzir as suas provas para elidir os argumentos traduzidos pelo devedorZem argante! @. CITAO DO DEVEDOR 9istri uda a execuo, determinar o juiz a /i1aEDo $o $eve$or5 3ara F"e es1e 3a<"e #o 3raRo $e &L 9vi#1e e F"a1ro, Coras5 o valor apontado pelo autorZexe$[ente, o" #o=eie @e#s J 3e#Cora, no mesmo prazo, para garantia da execuo 9ar1i<o M:& $o CPC,. % /i1aEDo $o $eve$or ser2 fei1a 3essoal=e#1e , atravs de mandado judicial a ser cumprido por oficial de justia, uma vez $ue o ar1i<o &&&5 le1ra V$S5 $o CPC, excetua o processo de execuo, da citao pela via postal, prevista no BcaputCdo referido artigo! 1e o devedor, citado, efetua o pagamento do valor co rado na execuo, atravs de dep2sito judicial, R disposio do juzo, acrescido dos "onorrios advocatcios fixados pelo juiz no despac"o citat2rio e das custas processuais dispenddas pelo exe$[ente, a o rigao estar cumprida e a ao restar extinta! /, PE!4ORA OU ARRESTO DE BE!S DO DEVEDOR <o caso do devedor ser citado na execuo, poder ele, para discut5la, atravs de em argos R execuo, oferecer ens R pen"ora, no prazo de /@ "oras, atravs de petio escrita! + ofere/i=e#1o $e @e#s J 3e#Cora , facultado ao devedor, deve o edecer a ordem prevista no ar1i<o M::5 $o CPC, $ue assim especifica0 4! 44! din"eiro* pedras e metais preciosos*

444! ttulos da dvida p; lica da >nio e dos #stados* 47! ttulos de crdito, $ue ten"am cotao em olsa* 7! m2veis*

74! veculos* 744! semoventes* 7444! im2veis* 4T! T! navios e aeronaves* direitos e a&es!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

4ncum e ainda ao devedor, ao fazer a i#$i/aEDo $e @e#s J 3e#Cora, em cumprimento ao 3ar2<rafo 1;5 $o ar1i<o M::0 4! $uanto aos @e#s i=Bveis, indicar5l"es as transcri&es a$uisitivas, situ5los mencionar as divisas e confronta&es* 44! $uanto aos =Bveis , particularizar5l"es o estado e o lugar em $ue se encontram* e

444! $uanto aos se=ove#1es, especific5los, indicando o n;mero de ca eas e o im2vel em $ue se ac"am* 47! $uanto aos /rP$i1os, identificar o devedor e $ualific5lo, descrevendo a origem da dvida, o ttulo $ue a representa e a data do vencimento* 7! a1ri@"ir valor aos @e#s nomeados R pen"ora!

<o caso de execuo de /rP$i1o 3i<#ora1%/io5 a#1i/rP1i/o o" Ci3o1e/2rio , a pen"ora, independentemente de nomeao pelo devedor, recair so re a coisa dada em garantia, conforme a disposio legal contida no 3ar2<rafo &;5 $o ar1i<o M::5 $o CPC! <esse caso, a pen"ora poder ser estendida a outros ens, se restar frustada a garantia originalmente constituda, ou se essa se mostrar insuficiente para o pagamento total da dvida! <o asta o devedor oferecer ens R pen"ora, para $ue a mesma ven"a ser formalizada! Conforme esta elece o ar1i<o M:M $o CB$i<o $e Pro/esso Civil , a #o=eaEDo ser tida como I!EFICA( , salvo convindo ao credor, $ue ser sempre intimado a se manifestar so re a indicao, se0 4! no o edecer a ordem legal* 44! se no versar so re os pagamento* ens designados em lei, contrato ou ato judicial para o

444! se, "avendo ens no foro da execuo, outros "ajam sido nomeados* 47! se o devedor, tendo ens livres e desem araados, nomear outros $ue no o sejam* 7! se os ens nomeados forem insuficientes para garantir a execuo* 74! se o devedor no indicar o valor dos ens ou omitir $ual$uer das indica&es a $ue se referem os n!Es! 4 a 47, do pargrafo ,E, do artigo anterior 'art! FAA(!

<o caso da nomeao ser aceita pelo credor, ser ela re$"Ri$a Va 1er=oC, o $ue e$uivaler R lavratura do auto de pen"ora, sendo no ato, nomeado um $e3osi1a$o

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

H"$i/ial dos ens, $ue poder recair no pr2prio devedor, $ue se incu ir de guard5los em seu poder, so pena de ser responsa ilizado civil e criminalmente pelo juzo! 1e o devedor for citado para o pagamento, e deixar de faz5lo, no indicando ens R pen"ora no prazo assinalado pelo juiz '/@ "oras(, ca er ao oficial de justia pen"orar5l"e tantos ens $uantos astem para o pagamento do valor principal, juros e outros acess2rios eventualmente co rados, custas e "onorrios advocatcios, lavrando o competente AUTO DE PE!4ORA. ! % pen"ora, $uando recair so re ens im2veis, realizar5se5 mediante auto ou termo de pen"ora, ca endo ao exe$[ente, sem prejuzo da imediata intimao do executado 'art! FF-(, providenciar, para presuno a soluta de con"ecimento por terceiros, o respectivo registro no ofcio imo ilirio, mediante apresentao de certido de inteiro teor do ato e independentemente de mandado judicial 9nova redao trazida pela Lei 1K.LLLTK&5 ar1i<o M:>, [ L;,. Vuando se trata de em im2vel, localizado em Comarca diversa 5 desde $ue seja apresentada a certido da respectiva matrcula, a pen"ora ser realizada 3or 1er=o nos autos, do $ual ser intimado o executado, pessoalmente ou na pessoa de seu advogado, e por este constitudo depositrio, conforme o pargrafo A E, do mesmo artigo FA- 'Iei ,:!@@@Z:/(! + a"1o $e 3e#Cora conter os seguintes re$uisitos 9ar1. MM:,. 4! a indicao do dia, ms, ano e lugar em $ue foi feito*

44! os nomes do credor e do devedor* 444! a descrio dos ens pen"orados, com os seus caractersticos* 47! a nomeao do depositrio dos ens! %p2s a formalizao da pen"ora, o devedor ou devedores sero intimados pessoalmente da mesma! %p2s a juntada do mandado regularmente cumprido aos autos, comea a fluir o prazo de ,: 'dez( dias, para a interposio de em argos, se assim o desejarem! <o caso do oficial de justia no encontrar o devedor, para a citao , ou se pressentir $ue o mesmo est se ocultando, far o ARRESTO de tantos ens $uantos astem para garantir a execuo, lavrando o Va"1o $e arres1oS respectivo! Iavrado o a"1o $e arres1o, o oficial de justia procurar o devedor 6 91rGs, veRes e= $ias $is1i#1os5 #os 1K9$eR, $ias5 s"@seF"e#1es5 para cit5lo! <o encontrando5o, certificar circunstanciadamente o ocorrido! Ca e na se$[ncia, ao credor, dentro de ,: 'dez( dias, contados da data em $ue foi intimado do arresto, re$uerer a CITAO POR EDITAL do devedor! Findo o prazo do edital, assinado pelo juiz 9ar1i<o &6&5 i#/iso IV, , ter o devedor prazo de /@ 'vinte e $uatro( "oras para o cumprimento da o rigao, /o#ver1e#$o+se o arres1o e= 3e#Cora

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

em caso de no pagamento, tudo de acordo com a previso dos ar1i<os M:& e M:L e 3ar2<rafos res3e/1ivos5 $o CPC. AVALIAO JUDICIAL 0 com a formalizao da pen"ora, e intimados os devedores, a re5se o prazo para em argos, $ue ser o jeto de estudo no pr2ximo captulo! <a eventualidade dos mesmos no serem opostos, ou ainda, do mesmo serem julgados improcedentes, prosseguir a execuo, sendo procedida a AVALIAO JUDICIAL , atravs de perito nomeado pelo juiz, $ue estimar o valor dos ens pen"orados, atravs da ela orao de LAUDO de avaliao, a ser feito no prazo de ,: 'dez( dias, e $ue conter , conforme a previso do ar1i<o MY1 $o CPC0 4! a descrio dos ens, com os seus caractersticos, e a indicao do estado em $ue se encontram* 44! o valor dos ens! Pode ser $is3e#sa$a a avaliaEDo nos seguintes casos0 5 se o credor aceitar a estimativa feita pelo devedor, $uando da nomeao de ens* 5 se tratar de ttulos ou de mercadorias, $ue ten"am cotao em olsa, comprovada por certido ou pu licao oficial* 5 aos ens de pe$ueno valor ! Concluda a avaliao, poder mandar o juiz, a re$uerimento do interessado e ouvida a parte contrria, em atendimento ao $ue disp&e o ar1i<o MY: $o CB$i<o $e Pro/esso Civil. 4! reduzir a pen"ora aos ens suficientes, ou transfer5la para outros, $ue astem R execuo, se o valor dos pen"orados for consideravelmente superior ao crdito do exe$[ente e acess2rios* 44! ampliar a pen"ora, ou transfer5la para outros pen"orados for inferior ao referido crdito! ens mais valiosos, se o valor dos

ALIE!AO JUDICIAL 0 6esolvidas pelo juzo todas as pendncias $uanto a avaliao dos ens pen"orados, ser procedida a ALIE!AO dos mesmos, atravs de PRAAS5 $uando se tratar de ens im2veis, e de LEIL\ES, no caso de ens m2veis! )odo o praceamento ou leilo de ens, ser precedido da pu licao de edital, com a antecedncia mnima de A 'cinco( dias, pelo menos uma vez, em jornal de ampla circulao local! + e$i1al conter, de acordo com $ue disp&e o ar1i<o MYM5 $o CPC, o $ue segue0 4! a descrio do em pen"orado com seus caractersticos e, tratando5se de im2vel, a situao, as divisas e a transcrio a$uisitiva ou a inscrio*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

44! o valor do em* 444! o lugar onde estiverem os m2veis, veculos e semoventes* e, sendo direito e ao, os autos do processo, em $ue foram pen"orados* 47! o dia, o lugar e a "ora da praa ou do leilo* 7! meno da existncia de Unus, recurso ou causa pendente so re os ens a serem arrematados* 74! a comunicao de $ue, se o em no alcanar lano superior R import?ncia da avaliao, seguir5se5, em dia e "ora $ue forem desde logo designados entre os ,: 'dez( e os /: 'vinte( seguintes, a sua alienao pelo maior lano 'artigo F-/(! +correr a $is3e#sa $a 3"@li/aEDo $e e$i1al5 $uando os @e#s 3e#Cora$os #Do e0/e$ere= o valor correspondente a &K 9vi#1e, veRes o =aior sal2rio =%#i=o vigente no pas, no podendo, neste caso, o preo da arrematao ser inferior ao da avaliao judicial 'artigo F.F, pargrafo GE, do CPC( % arrematao far5se5 com din"eiro R vista, ou a prazo de G 'trs( dias, mediante cauo idUnea! + valor exi ido pelo licitante, ser depositado em conta judicial, R disposio do juzo da execuo, para futuro pagamento ao credor! <o caso de ocorrer a segunda praa, ou o segundo leilo, $uando admitido lano por valor a aixo da avaliao, o juiz no aceitar o lano $ue represente V3reEo vilC, ou seja, a$uele $ue represente parcela insignificante do valor de avaliao e do valor real! % arrematao restar formalizada com a lavratura de AUTO DE ARREMATAO , no prazo de /@ 'vinte e $uatro( "oras ap2s a realizao da praa ou do leilo, e dever conter a assinatura do juiz, do escrivo, do arrematante e do porteiro ou do leiloeiro, $uando considerar5se5 perfeita, aca ada e irretratvel, podendo ser desfeita, no entanto, conforme a previso do 3ar2<rafo Q#i/o5 $o ar1i<o M>L5 $o CPC. 4! por vcio de nulidade* 44! se no for pago o preo ou se no for prestado a cauo* 444! $uando o arrematante provar, nos G 'trs( dias seguintes, a existncia de Unus real no mencionado no edital* 47! nos casos previsto neste C2digo 'arts! F-. e F--(! CARTA DE ARREMATAO 0 #fetuado o leilo ou o praceamento dos ens pen"orados, e ap2s a lavratura do AUTO DE ARREMATAO , ap2s o prazo de interposio de em argos R arrematao, $ue de 1K 9$eR, $ias, ser expedida a respectiva CARTA DE ARREMATAO , $ue representa o ttulo a$uisitivo do arrematante, dos ens ad$uiridos na alienao judicial! % /ar1a $e arre=a1aEDo contm, conforme disp&e o ar1i<o OK6 $o CPC.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

4!

a descrio do im2vel, constante do ttulo, ou, R sua falta, da avaliao*

44! a prova de $uitao dos impostos* 444! o auto de arrematao* 47! o ttulo executivo! #ncerrando o processo executivo, ser feito o pagamento ao credor, das seguintes formas 'artigo H:.(0 4! pela entrega do din"eiro* 44! pela adjudicao dos ens pen"orados* 444! pelo usufruto de em im2vel ou de empresa! 6ece endo o MA!DADO DE LEVA!TAME!TO , o credor dar ao devedor, por termo nos autos, B$"i1aEDoS da $uantia paga! #stando pago o credor, no valor principal, dos juros, das custas e "onorrios, a import?ncia $ue restar, ser restituda ao devedorZexecutado! Finalmente, de ser esclarecido, $ue fi#$a a 3raEa se= la#Ea$or, l%/i1o ao /re$or, oferecendo preo no inferior ao $ue consta no edital, reF"erer lCe seHa= a$H"$i/a$os os @e#s pen"orados! <esse caso, ser expedido em favor do credor, a CARTA DE ADJUDICAO , $ue representa o ttulo a$uisitivo do em o jeto da alienao judicial! <esse caso, o credorZadjudicante no precisar exi ir o din"eiro, mas sim poder arrematar o em utilizando o seu crdito, ou parte dele, e se insuficiente, apenas complementar o valor! <o caso de arre=a1aEDo5 a$H"$i/aEDo o" re=iEDo 'artigo H.H e H.., CPC(, lcito ao devedor oferecer EMBAR'OS J ARREMATAO5 J ADJUDICAO o" J REMIO , conforme o caso, e sero fundados em nulidade da execuo, pagamento, novao, transao ou prescrio, desde $ue supervenientes R pen"ora, e serDo 3ro/essa$os #os 1er=os $os /a3%1"los I e II5 $o 1%1"lo III5 DOS EMBAR'OS DO DEVEDOR5 referi$o a 3ar1ir $o ar1i<o O6M $o CPC!! SUSPE!SO DA E?ECUO. e0e/"EDo s"s3e#$e+se. de conformidade com o ar1i<o O>15 $o CPC5 a

4! no todo ou em parte, $uando rece idos os em argos do devedor 'art! HG-, D /E(* 44! nas "ip2teses previstas no art! /FA, ns! 4 a 444* 444! $uando o devedor no possuir ens pen"orveis! <o caso de suspenso da execuo, com ase no inciso 444, do artigo H-,, o credor deve ficar atento para o prazo prescricional do ttulo executivo, promovendo, ap2s a citao do

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

devedor, a interrupo intercorrente da prescrio, com a movimentao do processo periodicamente, sempre $ue se aproximar o prazo prescricional! 1egundo a previso do artigo H-/, do #statuto Processual, convindo as partes, o juiz declarar suspensa a execuo durante o prazo concedido pelo credor, para $ue o devedor cumpra voluntariamente a o rigao! <o caso de descumprimento da o rigao, pelo devedor, o processo retomar o seu curso! E?TI!O DA E?ECUO. e0e/"EDo $uando0 segundo o ar1i<o O>L5 $o CPC5 e01i#<"e+se a

4! o devedor satisfaz a o rigao* 44! o devedor o tm, por transao ou por $ual$uer outro meio, a remisso total da dvida* 444! o credor renunciar ao crdito! % extino s2 produz efeito $uando declarada por sentena, conforme disposio expressa contida no artigo H-A, do CPC!! EMBAR'OS N E?ECUO <a execuo contra devedor solvente, ap2s formalizada a pen"ora, e intimados o devedor ou devedores, podero estes, e= $efesa, no 3raRo $e 1K 9$eR, $ias 9ar1i<o O6Y5 $o CPC,, contados na juntada aos autos da prova da constrio judicial e das respectivas intima&es, ajuizar os e=@ar<os J e0e/"EDo. +s em argos sero a"1"a$os e= a3e#so aos autos de processo principal da execuo, e sero rece idos pelo juiz, somente ap2s se<"ro o H"%Ro, ou seja, formalizada a pen"ora, conforme a previso do i#/iso I5 $o ar1i<o O6O $o CPC. Vuando os e=@ar<os $o $eve$or forem opostos em execuo em asada em 1%1"lo e0e/"1ivo e01raH"$i/ial , o em argante poder alegar em sua defesa, todas as $uest&es previstas no ar1i<o OL15 $o CPC, $ue delimita a discusso das execu&es em asadas em ttulo executivo judicial, alm de $ual$uer outra $ue l"e seria lcito deduzir como defesa no processo de con"ecimento 'artigoH@A(! + juiz reHei1ar2 li=i#ar=e#1e os e=@ar<os 9ar1i<o O6>,5 ou seja, sem ouvir ao menos a parte contrria, nos seguintes casos0 4! $uando apresentados fora do prazo legal*

44! $uando no se fundarem em alguns dos fatos mencionados no artigo H@, '$ue limita a discusso nos em argos $ue versarem so re execuo fundada em ttulo judicial(* 444! nos casos previstos no artigo /-A '$ue trata do indeferimento da petio inicial(! % i#1er3osiEDo $os e=@ar<os, e o rece imento dos mesmos pelo juiz, determina de plano, a s"s3e#sDo $a e0e/"EDo! 9e imediato o juiz manda intimar o credor para

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

IMPU'!)+LOS #o 3raRo $e 1K 9$eR, $ias , designando em seguida, a a"$iG#/ia $e i#s1r"EDo e H"l<a=e#1o, se as partes tiverem provas pertinentes a serem produzidas 9ar1i<o OLK $o CPC,. % audincia ser dispensada, se os em argos versarem so re matria de direito ou, sendo de direito e de fato, a prova for exclusivamente documental! <esse caso, o juiz proferir sentena no prazo de ,: dias, conforme disp&e o pargrafo ;nico, do artigo H@: do CPC! 9a se#1e#Ea $ue acol"e ou rejeita os em argos, ca e recurso de APELAO , a ser processado nos termos dos artigos A,G ao A/,, do CPC!

?I + PROCESSO CAUTELAR A. 'E!ERALIDADES DO PROCESSO E PROCEDIME!TO

+ 3ro/esso /a"1elar, $ue segue procedimento especfico, esta elecido nos artigos H-F ao ..- do C2digo de Processo Civil, se constitui no meio pronto e eficaz para assegurar a permanncia ou a conservao dos estados das pessoas, coisas e provas, en$uanto no for atingido o estgio final da prestao jurisdicional! )em assim, por o@He1ivo es3e/%fi/o5 a 3reve#EDo e a 3reservaEDo $e $irei1os ! %s medidas cautelares so ca veis para conservar, acautelar o interesse das partes diante do perigo na demora natural do resultado dos processos judiciais! <o tm, portanto, a finalidade de solucionar o litgio, j $ue garantem apenas a tutela provis2ria, e seu recon"ecimento definitivo depende de cognio plena, s2 realizvel nos processos principais! 9ifere portanto da A!TECIPAO DA TUTELA, prevista no artigo /HG, do C2digo de Processo Civil! <este caso, o H"iR 3o$er2, a re$uerimento da parte, a#1e/i3ar5 1o1al o" 3ar/ial=e#1e5 os efei1os $a 1"1ela pretendida no pedido inicial, $es$e F"e5 e0is1i#$o 3rova i#eF"%vo/a5 se /o#ve#Ea $a verossi=ilCa#Ea $a ale<aEDo5 e ai#$a5 CaHa f"#$a$o re/eio $e $a#o, dentre outros re$uisitos elencados nos incisos 4 e 44, pargrafos ,E ao HE do #statuto Processual 9o@servar #ova re$aEDo $a$a 3ela Lei 1K.LLLTK&,. % efi/2/ia das medidas cautelares, essencialmente 1e=3or2ria e 3rovisBria, pois s2 dura en$uanto se aguarda a soluo do processo de cognio ou de execuo, $ue o principal, o $ue soluciona realmente a lide! + procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal, mas ser sempre dependente deste, conforme a previso do artigo H-F do CPC!

<o primeiro caso, c"amada de MEDIDA CAUTELAR PREPARAT7RIA, e o interessado ter $ue ajuizar a ao principal, no prazo de G: 'trinta( dias, do cumprimento da liminar

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

concedida na medida cautelar, so pena de caducidade da liminar, e a conse$[ente revogao da ordem acautelat2ria 'artigos .:F e .:., inciso 4 do CPC(! <o segundo caso, c"amada de MEDIDA CAUTELAR I!CIDE!TAL , e ser distri uda por dependncia, ao 3uzo do processo principal j $ue em andamento, sendo autuada em apenso! B. PRESSUPOSTOS DA AO CAUTELAR sicos e

%s medidas cautelares, para serem deferidas, exigem dois pressupostos fundamentais, exigidos no artigo H-., $uais sejam0

a, o V3eri/"l"= i# =oraS5 ou seja, Bo perigo da demoraC, $ue se configura na prova da urgncia da medida e de sua indispensa ilidade, so pena do perecimento do direito ou de perda irreparvel ao interessado! W a pro a ilidade de dano a uma das partes de uma futura ou atual ao principal, resultante da demora do ajuizamento ou processamento e julgamento desta ao! @, o Vf"="s @o#i i"risS5 ou seja, Ba fumaa do om direitoC, atravs da prova do direito do autor, e c"ance de exercit5lo num processo a ser ajuizado oportunamente, ou mesmo j em curso! W a pro a ilidade ou a possi ilidade do direito invocado pelo autor da ao cautelar, e $ue justifica a sua pretenso, ainda $ue em carter "ipottico! +s $ois 3ress"3os1os devem ser provados de plano, /o#/o=i1a$a=e#1e, atravs de documentos ou de prova testemun"al, a ser produzida em a"$iG#/ia $e H"s1ifi/aEDo 3rPvia designada pelo juzo, conforme a previso do artigo .:@ do CPC, $uando o juiz poder conceder a ordem liminar para efetivao da medida, de plano, sem ouvir a parte contrria! #sta somente ser citada ap2s o cumprimento da liminar, para apresentar, no 3raRo $e : 9/i#/o, $ias, a defesa $ue entender devida 9/o#1es1aEDo(, conforme o artigo .:/ do CPC, ap2s o $ue, o juiz poder manter ou revogar a liminar anteriormente concedida! +utrossim, se o 3uz considerar /o=3rova$os os $ois 3ress"3os1os , documentalmente, mediante a anlise sumria e superficial do caso concreto, e sem entrar no julgamento do mrito da $uesto, 3o$er2 acatar o pedido, concedendo a or$e= LIMI!AR para imediato cumprimento da medida cautelar interposta! <esse caso, o juiz exercita o c"amado Po$er Dis/ri/io#2rio, $ue l"e concedido para $ue prati$ue atos onde no precisa fundamentar a deciso, mas apenas examinar os pressupostos de convenincia e oportunidade! 9entro desse mesmo princpio, o juiz poder sustar os efeitos da ordem I484<%6 concedida, desde $ue surjam fatos e provas novas, $ue mudem o seu convencimento

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

pessoal! 9e $ual$uer forma, os efeitos da medida liminar sero sempre provis2rios, e esta somente se tornar definitiva, $uando "ouver o julgamento do mrito nos autos principais! C. REWUISITOS DA PETIO I!ICIAL

% petio inicial das medidas cautelares, ser formalizada atravs de pea escrita, e deve preenc"er os re$uisitos previstos no artigo .:,, do CPC, tais como0 4! a autoridade judiciria, a $ue for dirigida* 44! o nome, o estado civil, a profisso e a residncia do re$uerente e do re$uerido* 444! a lide e seu fundamento* 47! a exposio sumria do direito a meno e o receio da leso* 7! as provas $ue sero produzidas! + re$uisito do inciso 444 ser exigido, apenas $uando a medida for re$uerida em procedimento preparat2rio, conforme a previso do pargrafo ;nico do artigo .:,, acima referido! D. MEDIDAS CAUTELARES

a, Ca"1elares I#o=i#a$as. as medidas cautelares inominadas ou atpicas, so fundadas no poder geral de cautela do juiz, conforme a previso do artigo H-., do CPC, e seguem o procedimento comum do processo cautelar! 1o su sidirias e preenc"em as omiss&es resultantes da previso de procedimento cautelar especfico! %ssim sendo, sempre $ue um interessado tiver um direito a ser resguardado com urgncia, e consiga provar os dois pressupostos j referidos, poder intentar uma medida cautelar inominada, e ter possi ilidade de ser con"ecida e deferida pelo juzo! @, Ca"1elares !o=i#a$as. as medidas cautelares nominadas ou tpicas, so a$uelas enumeradas entre os artigos .,G ao ..- do CPC, $ue seguem o procedimento especial do processo cautelar, conforme segue0 5 $e arres1o 'art!.,G(* 5 $e seF]es1ro 'art!.//(* 5 $e /a"EDo 'art!./F(* 5 $e @"s/a e a3ree#sDo 'art!.G-(* 5 $e e0i@iEDo 'art!.@@(* 5 $e 3ro$"EDo a#1e/i3a$a $e 3rovas 'art!.@F(* 5 $os ali=e#1os 3rovisio#ais 'art!.A/(* 5 $o arrola=e#1o $e @e#s 'art!.AA(* 5 $a H"s1ifi/aEDo 'art!.F,(*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

5 $os 3ro1es1os5 #o1ifi/aEAes e i#1er3elaEAes 'art!.FH(* 5 $a Co=olo<aEDo $o 3e#Cor le<al 'art!.H@(* 5 $a 3osse e= #o=e $o #as/i1"ro 'art!.HH(* 5 $o a1e#1a$o 'art!.H-(* 5 e $o 3ro1es1o e $a a3ree#sDo $e 1%1"los 'art!../(! /. O"1ras =e$i$as /a"1elares. alm das medidas cautelares previstas no captulo especfico do procedimento cautelar, podemos encontrar outras, conforme segue0: ,! no 3ro/esso $e i#ve#12rio, aludidas no livro 47 do CPC, na "ip2tese do Cap! 4T do Iivro 475 B9o 4nventrio e Partil"aC, onde o art! ,:G- faz referncia expressamente Rs medidas cautelares! /! em outros ordenamentos jurdicos, tais como, na Lei $e FalG#/ia5 #o Es1a1"1o $a Cria#Ea e $o A$oles/e#1e5 #a Lei $e Re<is1ros PQ@li/os5 #a Co#soli$aEDo $as Leis $o Tra@alCo, no CB$i<o $o Co#s"=i$or, dentre outros! E. COMPET !CIA PARA CO!4ECER AS CAUTELARES

%s medidas cautelares, $uando forem preparat2rias, sero distri udas perante os juzes $ue tiverem competncia para julgar a demanda principal 'art!.:: do CPC(, e devem ser distri udas no prazo de at G: dias ap2s o cumprimento da ordem liminar deferida! <o caso das medidas cautelares incidentais, sero distri udas por dependncia ao juzo onde j tramita o processo principal em curso! <a eventualidade do processo se encontrar no tri unal, por j ter sido proferida sentena no ,E grau de jurisdio, a medida cautelar incidental ser re$uerida diretamente ao )ri unal, conforme a disposio do art! .::, pargrafo ;nico, do CPC! F. A LIMI!AR !O PROCESSO CAUTELAR

% /o#/essDo $e li=i#ar no procedimento cautelar, de suma import?ncia para o resguardo imediato do interesse do autor! #m regra, desde $ue o interessado comprove os dois pressupostos 9Vf"="s @o#i i"risS e o V3eri/"l"= i# =oraS(, poder o juiz deferir a ordem liminar! #sta, no entanto, 3o$er2 ser revo<a$a a $ual$uer momento, desde $ue surjam fatos novos, $ue mudem o convencimento do juiz, ou em 4nst?ncia 1uperior, atravs de recurso!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

% liminar pode ser conferida ao autor, nas seguintes "ip2teses0 a. VI# li=i#e li1isS5 $uando o juiz aprecia de plano o pedido cautelar, e concede a liminar, uma vez $ue presentes e comprovados documentalmente os dois pressupostos sicos j mencionados! <este caso, a liminar ser concedida Binaldita altera parteC, ou seja, sem ouvir a parte contrria! @! !a a"$iG#/ia $e H"s1ifi/aEDo0 esta ser realizada $uando a parte proponente da medida cautelar no disp&e de prova documental para demonstrar os dois pressupostos, e necessita de prova testemun"al para comprov5los! + juiz, rece ido o pedido, decidir se o ru ser citado antes da audincia de justificao ou no 'art!.:@(, dependendo do caso! Mavendo possi ilidade do ru vir a frustrar o cumprimento da liminar, se a mesma for concedida ap2s a realizao da audincia, o juiz realizar a mesma sem a sua presena e em Vse<re$o $e H"s1iEaS %p2s a realizao da audincia, com ou sem a presena do ru, onde o autor far a prova testemun"al de um ou mesmo dos dois pressupostos, com a anlise da prova produzida, o juiz poder conceder ou no a liminar re$uerida pelo autor! '. A CITAO E A RESPOSTA DO RUU

+ ru ser regularmente citado para responder a ao, ou seja constest5la, se assim o desejar, no prazo de A dias, contados da juntada do mandado regularmente cumprido aos autos, ou da execuo da medida cautelar, $uando concedida liminarmente ou ap2s a justificao prvia 'art!.:/, pargrafo ;nico, incisos 4 e 44, do CPC(, podendo inclusive fazer a indicao das provas $ue pretenda produzir! 1e na contestao o re$uerido comprovar $ue os fatos articulados pelo autor no so verdadeiros, e se as provas por ele produzidas mudarem o convencimento do juiz, este poder revogar os efeitos da liminar concedida, ca endo ser ressalvado, $ue nas medidas cautelares, o juiz no julga o mrito da $uesto, o $ue somente ser apreciado no feito principal! Vuando as partes alegarem matria de fato, $ue exija a produo de prova oral, o juiz determinar a realizao de a"$iG#/ia $e i#s1r"EDo e H"l<a=e#1o , $ue no pode ser confundida com a Baudincia de justificaoC j referida, onde somente o autor produzir prova para comprovao dos dois pressupostos 'Bperigo da moraCe da Bfumaa do om direitoC(!

4.

PRESTAO DE CAUO

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

+ juiz poder exigir da parte, a prestao de uma cauo, $uando do deferimento da liminar pleiteada, para garantia do ressarcimento de eventual prejuzo $ue possa advir R parte contrria! #ssa /a"EDo, a critrio do juiz, poder ser real 'din"eiro ou ens( ou fi$eH"ssBria 'fiana(, feita pelo pr2prio autor ou por terceira pessoa por ele indicada! Poder ocorrer ainda a prestao de BcontracautelaC, $ue vem a ser o dep2sito feito pelo re$uerido para evitar o cumprimento da liminar, at $ue se discuta amplamente a $uesto suscitada no processo principal! % garantia feita nesse caso pelo ru, tam m servir para indenizar o autor de eventual prejuzo no final! I. A SE!TE!A E SEUS EFEITOS

%p2s o prazo de contestao assinalada ao ru, e com ou sem a realizao de audincia de instruo e julgamento, o juiz proferir ao final uma sentena, onde podero ocorrer as seguintes "ip2teses0 a. Ma#1i$a a LIMI!AR , se esta j "avia sido concedida* @. Revo<a$a a LIMI!AR , se as provas produzidas pelo ru, mudarem o convencimento do juiz* /. Co#/e$i$a a LIMI!AR , se esta "avia sido indeferida anteriormente, e se as provas produzidas pelas partes, notadamente pelo autor, mudarem o convencimento do juiz! + fato da liminar ser concedida ou mantida na sentena, no significa $ue a matria no ven"a ser reapreciada no futuro, j $ue o juiz poder modificar o entendimento anterior, $uando do exame do mrito da $uesto, no processo principal, no $ual a ao cautelar ser autuada em apenso! 1endo proferida a 1entena, ca e recurso de apelao ao vencido! <este caso, o recurso ser rece ido apenas no efeito devolutivo, conforme a previso do artigo A/:, inciso 47, do CPC, o $ue e$uivale dizer, $ue a deciso $ue manteve a liminar, revogou a liminar ou concedeu a liminar, valer at o julgamento da apelao, na 4nst?ncia 1uperior!

RECURSOS !O C7DI'O DE PROCESSO CIVIL

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

RECURSO. define5se como o remdio voluntrio e idUneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao da deciso judicial $ue se impugna! + meio utilizado deve ser idUneo a o ter o resultado pretendido! Para isso, preciso $ue, na ordem processual rasileira, existia o tipo de recurso $ue deve ser ade$uado R alterao e reviso da deciso! %demais, a utilizao do meio deve ser ade$uada no aspecto formal e $uanto ao tipo de deciso $ue se impugna! RECURSOS CAB*VEIS + c2digo de Processo Civil, prev no seu art! @-F, os seguintes recursos0 45 445 apelao* agravo*

4445 em argos infringentes* 475 em argos de declarao* 75 recurso ordinrio*

745 recurso especial* 7445 recurso extraordinrio* 74445 em argos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio! ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS juzo ou tri unal de $ue se recorre, c"ama5se juzo ou tri unal Ba $uoC, e o tri unal ao $ual se recorre de juzo ou tri unal Bad $uemC! #m todo o recurso, devem estar presentes os pressupostos de admissi ilidade, para $ue o mesma seja con"ecido ou no!

PRESSUPOSTOS +s pressupostos dos recursos no so mais do $ue as condi&es da ao e os pressupostos processuais reexaminados em fase recursal! +s 3ress"3os1os o@He1ivos podem ser compreendidos em0 a( /a@i=e#1o e a$eF"aEDo do recurso*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

, 1e=3es1ivi$a$e* c( re<"lari$a$e 3ro/e$i=e#1al, includos nesta o pagamento das custas, e a motivao* d( a i#e0is1G#/ia $e fa1o i=3e$i1ivo o" e01i#1ivo ! +s 3ress"3os1os s"@He1ivos compreendem0 a( a le<i1i=i$a$e* ( o i#1eresse, $ue decorre da sucum ncia! 1e estiverem presentes os pressupostos e condi&es do recurso, indispensveis para o seu con"ecimento, poder o tri unal examinar o pedido nele contido, para dar5l"e ou no provimento! EFEITOS DOS RECURSOS +s recursos podem ser rece idos em $ois efei1os, conforme a previso legal, assim compreendidos0 a( efei1o s"s3e#sivo, $uando os efeitos da deciso ficam contidos, aguardando a nova deciso do tri unal recorrido* ( efei1o $evol"1ivo , $uando a deciso judicial produz efeitos provis2rios, por$ue pode ser modificada $uando do julgamento do recurso interposto! Possuem, em regra, efeito devoluitivo e efei1o s"s3e#sivo0 a a3elaEDo 'salvo os casos do art! A/:, do CPC(, os e=@ar<os i#fri#<e#1es e os e=@ar<os $e $e/laraEDo! )m apenas efei1o $evol"1ivo 0 o a<ravo, salvo a "ip2tese do inciso 444, do art! A/H, c!c! art! AA., do CPC, o re/"rso es3e/ial e o re/"rso e01raor$i#2rio! #m ora o recurso no ten"a efeito suspensivo, de se esclarecer $ue a sua interposio impede o tr?nsito em julgado da deciso, e os efeitos $ue esta ven"a produzir, sero provis2rios, at $ue o recurso rece a julgamento final! #m suma, a execuo somente ser definitiva, $uando ocorrer o tr?nsito em julgado da deciso, o $ue no ocorrer, en$uanto pendente de apreciao um recurso, rece ido apenas no efeito devolutivo! E?TI!O DOS RECURSOS +correr a extino, prematura dos recursos, antes do seu exame pelo tri unal $uemC, $uando ocorrerem os seguintes casos0 Bad

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

a( a $eserEDo, $uando no for feito o preparo, $ue o pagamento das custas, ou $uando o mesmo for feito intempestivamente! + preparo, $uando exigido, deve ser comprovado concomitantemente com a interposio do recurso, conforme a previso do artigo! A,,, do CPC! ( a $esis1G#/ia, $uando a parte a andona o recurso j interposto, podendo ser esta, expressa, $uando manifestada por escrito ao juiz, retratando5se da interposio, ou tcita, $uando decorre de algum ato extraprocessual incompatvel com o processamento do recurso, tais como, a transao so re o o jeto litigioso, a ren;ncia ao direito litigioso, ou o cumprimento voluntrio e incondicionado da sentena! c( a re#Q#/ia, $ue a manifestao da vontade de no recorrer, podendo ser expressa ou tcita, e antes mesmo da interposio do recurso! PREPARO DOS RECURSOS Por disposio do artigo A,,, do C2digo de Processo Civil, no ato de interposio dos recursos, a parte recorrente, $uando a legislao assim o exigir, comprovar o respectivo preparo, inclusive porte de retorno, so pena de desero! %ssim sendo, a parte recorrente, no mesmo prazo de interposio do recurso, ter $ue proceder o recol"imento das custas correspondentes, para possi ilitar o seu regular processamento! RECURSO ADESIVO Pode ser exercitado pela parte $ue no ten"a recorrido da deciso, no prazo legal, e desde $ue a sucum ncia seja parcial ou recproca! %ssim, a parte recorrida pode aderir ao recurso da parte contrria, no mesmo prazo $ue a parte disp&e para responder, contados da pu licao do despac"o $ue admitiu os recursos principal! 1e am as as partes recorrem em carter principal e autUnomo, no " $ue se falar em recurso adesivo, cuja oportunidade surge somente se uma das partes recorreu, e am as ten"am interesse na reforma da sentena! + recurso adesivo no se constitui num recurso propriamente dito, mas num modo de se apelar, interpor em argos infringentes, recurso especial ou extraordinrio, j $ue tem um procedimento peculiar, via ilizando sua interposio ap2s o prazo ordinrio comum Rs partes! 9evem estar presentes os seguintes pressupostos0 45 o sucum imento recproco, ou seja, as partes contrrias sejam ao mesmo tempo, vencedoras e vencidas em partes* 445 ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo $ue a parte disp&e para responder 'art! A::, 4, do CPC(*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

4445 ser admissvel na apelao, nos em argos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio* 475 preciso $ue ten"a sido interposto e rece ido o recurso principal, no sendo admissvel se "ouver desistncia ou desero do recurso principal! + recurso adesivo interposto do mesmo modo $ue o recurso principal, ou seja, por petio ao juiz, tratando5se de apelao* perante o relator, tratando5se de em argos infringentes* e perante o presidente do tri unal recorrido, tratando5se de recurso especial ou extraordinrio! Por fim, de ser esclarecido, $ue no recurso adesivo, a parte pode pleitear a reforma a seu favor da sentena recorrida, ao passo $ue, na resposta do recurso, l"e facultado apenas resistir ao pedido de reforma da sentena ou ac2rdo, formulada no recurso principal! RECURSOS EM ESPUCIE 1, DE APELAO. um recurso ordinrio, ca vel contra as sentenas proferidas na primeira inst?ncia, $ue julguem ou no o mrito das $uest&es! 1egundo o artigo ,F/, pargrafo ,E, do CPC, 1entena o ato pelo $ual o juiz p&e termo ao processo, decidindo ou no o mrito da causa! Por outro lado, os casos de extino do processo, sem julgamento do mrito, vem previstos no artigo /FH, incisos 4 ao T4, e com o julgamento de mrito, no artigo /F-, incisos 4 ao 7, do CPC! <a apelao, a parte sucum ente pode voltar a discutir todas as $uest&es discutidas na primeira inst?ncia, tanto as de fato $uanto as de direito, renovando5se integralmente o exame da causa, excluindo5se apenas, as $uest&es decididas antes da sentena, em relao as $uais ten"a ocorrido a precluso! + tri unal, por sua vez fica limitado R vontade do apelante em impugnar a 1entena, no podendo reform5la na parte em $ue o recorrente no manifestou seu desejo de revis5la! <a apelao faz se um julgamento, renovando o exame da causa e conferindo5se o acerto ou erro da sentena, procedendo5se ento a correo do $ue o tri unal entender desacertado, dentro do $ue foi o jeto do recurso! % regra geral, $ue o recurso de apelao seja rece ido nos dois efeitos 'devolutivo e suspensivo(! %s exce&es ficam por conta dos casos previstos no artigo A/:, do CPC, $uando a apelao ser rece ida somente no efeito devolutivo, e $ue0 45 "omologar a diviso ou demarcao* 445 condenar R prestao de alimentos*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

4445 julgar a li$uidao de sentena* 475 decidir o processo cautelar* 75 rejeitar liminarmente em argos R execuo ou julg5los improcedentes! 745 julgar procedente o pedido de instituio de ar itragem* 7445 confirmar a antecipao dos efeitos da tutela! 9a/res/i$o 3ela Lei 1K.6:&TK&,. 1er interposta por petio escrita, no prazo de $uinze dias, contados da intimao da deciso, e segue o procedimento preconizado nos artigos A,G ao A/,, do CPC, ca endo R parte contrria, em igual prazo, apresentar as contra5raz&es ao recurso, $uando ento a apelao su ir ao tri unal Bad $uemC para julgamento! + recorrente, por ocasio da interposio do recurso deve fazer o recol"imento e a comprovao do preparo do recurso, em como do porte de retorno, so pena de desero 'art!A,,(! + serve5se, $ue em princpio, depois de proferida a sentena, no pode mais o juiz de primeira inst?ncia, modific5la, salvo no caso da sentena $ue indeferir o processamento do pedido inicial! <este caso, segundo o artigo /-F, do CPC , indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua deciso &, RECURSO DE A'RAVO. + recurso de agravo ca e das decis&es interlocut2rias, podendo ser na forma re1i$a ou 3or i#s1r"=e#1o. Por sua vez, $e/isDo i#1erlo/"1Bria o ato pelo $ual o juiz, no curso do processo, resolve $uesto incidente 'artigo ,F/, D /E, CPC(! 9eve ser interposto no prazo de dez dias, contados da intimao da deciso atacada, e segue o procedimento preconizado nos artigos A// ao A/-, do CPC! Pelo nova sistemtica esta elecida, o agravo ser interposto perante o tri unal competente, atravs de petio com os seguintes re$uisitos, conforme a previso do art! A/@0 45 a exposio do fato e do direito* 445 as raz&es do pedido de reforma da deciso* 4445 o nome e o endereo completo dos advogados, constantes do processo! + recurso, por sua vez, ser instrudo, conforme o artigo A/A0

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

45 o@ri<a1Bria=e#1e, com c2pias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procura&es outorgadas aos advogados do agravante e do agravado* 44+ fa/"l1a1iva=e#1e, com outras peas $ue o agravante entender ;teis! + recorrente dever protocolar o agravo diretamente no tri unal, ou post5lo no correio so registro com aviso de rece imento, e nos trs dias seguintes, deve re$uerer a juntada nos autos do processo do juzo recorrido, de c2pia da petio do agravo e do comprovante da sua interposio, assim como a relao dos documentos $ue instruram o recurso, importando o no cumprimento desta disposio, na inadmissi ilidade do agravo, conforme 3ar2<rafo Q#i/o5 $o ar1i<o :&M5 i#1ro$"Ri$o 3ela Lei 1K.6:&TK&. Conforme a nova redao dada ao artigo A/H, do CPC, pela Iei ,:!GA/Z:/, distri udo o recurso de agravo de instrumento no tri unal, e distri udo incontinente, o relator0 45 negar5l"e5 seguimento liminarmente, nos casos do art! AAH* 445 poder converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo $uando se tratar de proviso jurisdicional de urgncia ou "ouver perigo de leso grave e de difcil ou incerta reparao, remetendo os respectivos autos ao juzo da causa, onde sero apensados aos principais, ca endo agravo dessa deciso ao 2rgo colegiado competente* 444! poder atri uir efeito suspensivo ao recurso 'art! AA.(, ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso* 47! poder re$uisitar informa&es ao juiz da causa, $ue as prestar no prazo de ,: 'dez( dias* 7! mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por oficio dirigido ao seu advogado, so registro e com aviso de rece imento, para $ue responda no prazo de ,: 'dez( dias, facultando5l"e juntar c2pias das peas $ue entender convenientes* nas comarcas sede de tri unal, e na$uelas cujo expediente forense for divulgado no dirio oficial, a intimao far5se5 pelo 2rgo oficial* 745 ultimadas as providncias referidas nos incisos 4 a 7, mandar ouvir o 8inistrio P; lico, se for o caso, para $ue se pronuncie no prazo de ,: 'dez( dias! Para a resposta do recurso, o agravado o servar o procedimento do pargrafo /E, do artigo A/A, do CPC! %p2s a formao do agravo, ca er ao relator a G: 'trinta( dias, pedir dia para julgamento, conforme a previso do artigo A/., do CPC! <a "ip2tese do juiz recorrido comunicar $ue reformou inteiramente a deciso, o relator considerar prejudicado o agravo 'art! A/-(! Vuanto ao agravo retido, interposto perante o pr2prio juzo recorrido, com o o jetivo de evitar a precluso ao prejudicado! Posteriormente, se a 1entena for

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

desfavorvel, o sucum ente pode dela oferecer recurso de apelao! <este caso, em alegao preliminar, nas raz&es do recurso de apelao, ter $ue suscitar a matria o jeto do agravo retido, re$uerendo $ue o )ri unal, dele con"ea, antes do julgamento da apelao 'artigo A/G, do CPC(, so o risco do recurso restar prejudicado! 4nterposto o agravo retido, e ouvido o agravado no prazo de ,: 'dez( dias, o juiz poder reformar a sua deciso, conforme previso da Iei ,:!GA/Z:/! Por sua vez, ser o rigatoriamente retido o agravo interposto das decis&es proferidas na audincia de instruo e julgamento e das posteriores R sentena, salvo nos casos de dano de difcil e de incerta reparao, nos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em $ue a apelao rece ida 'alterao introduzida pela Iei ,:!GA/Z:/(. 6, EMBAR'OS I!FRI!'E!TES. Conforme o artigo AG:, do CPC, com nova redao introduzida pela Iei ,:!GA/Z:/, o recurso ca vel na segunda inst?ncia, $uando o ac2rdo no un?nime "ouver reformado, em grau de apelao, a sentena de mrito, ou "ouver julgado procedente ao rescis2ria! 1e o desacordo for parcial, os em argos sero restritos R matria o jeto da divergncia! W indispensvel portanto, para $ue o %c2rdo seja em argvel, $ue ten"a ocorrido um voto vencido no julgamento! + recurso ser interposto no prazo de ,A '$uinze( dias, a rindo5se vista ao recorrido para contra5raz&es* ap2s, o relator do ac2rdo em argado apreciar a admissi ilidade do recurso, conforme a previso do artigo AG, do CPC! <o caso do relator indeferir o seu processamento, ca er ao recorrente interpor recurso de agravo, dirigido ao 2rgo competente para o julgamento do recurso, conforme o artigo AG/! %dmitidos os em argos, sero processados e julgados conforme dispuser o regimento do tri unal 'art! AGG, alterado pela Iei ,:!GA/Z:/(! % escol"a do relator recair, $uando possvel, em juiz $ue no ten"a participado do julgamento da apelao ou da ao rescis2ria! Caso a norma regimental determine a escol"a de novo relator, esta recair, se possvel, em juiz $ue no "aja participado do julgamento anterior! %p2s a impugnao, sero os autos conclusos ao relator e ao revisor pelo prazo de $uinze dias para cada um, entrando a seguir na pauta para julgamento!* L, EMBAR'OS DE DECLARAO. W o recurso ca vel $uando ocorrer o scuridade, d;vida ou contradio, e tam m $uando for omitido ponto so re o $ual a 1entena ou %c2rdo deveriam pronunciar5se, conforme a previso do artigo AGA, do CPC!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

+correndo o primeiro caso, os em argos tem por finalidade explicativa, ou seja dar o verdadeiro entendimento da 1entena! Mavendo omisso, a finalidade de completar o julgamento $ue foi parcial! #ntende5se por o@s/"ri$a$e, o defeito consistente na difcil compreenso do texto da 1entena ou %c2rdo! % $Qvi$a o estado de incerteza $ue resulta da o scuridade! % 1entena ou %c2rdo devem ser claramente redigidos e no podem gerar d;vidas! % /o#1ra$iEDo a afirmao conflitante, $uer na fundamentao, $uer entre a fundamentao e a concluso! % correo nestes casos, no leva a uma modificao do conte;do da deciso atacada, mas apenas a um esclarecimento do $ue vem nele contido! <o caso de o=issDo, a 1entena ou %c2rdo so complementados, passando a resolver $uesto no decidida, posta pelas partes na discusso do litgio! <este caso a 1entena pode ter efeito modificativo! + prazo para interposio dos em argos de declarao, de A dias, contados da pu licao da 1entena ou %c2rdo, ca endo ao juiz ao $ual o recurso dirigido, em igual prazo decidi5lo! + recurso no est sujeito a preparo e no respondido pela parte contrria, pois dirigido diretamente ao juzo prolator da deciso! % interposio dos em argos de declarao i#1erro=3e o 3raRo para a interposio de outro recurso, conforme a previso do artigo AG., do CPC, o $ue significa dizer, $ue ap2s a deciso dos em argos, os prazos para os demais recursos recomeam em sua integridade! 1e o recurso por tido como meramente protelat2rio 'art! AG., pargrafo ;nico(, poder ser aplicada ao recorrente a pena de multa de at ,^ so re o valor da causa, e no caso de reiterao, a multa poder ser de at ,:^, ficando condicionada a possi ilidade de interposio de outro recurso, ao dep2sito respectivo da multa eventualmente aplicada! :, RECURSO ORDI!)RIO. % teor do $ue disp&e o artigo AG-, do CPC, sero julgados em recurso ordinrio0 45 3elo S"3re=o Tri@"#al Fe$eral, os mandados de segurana, os "a eas data e os mandados de injuno decididos em ;nica inst?ncia pelos tri unais superiores, $uando denegat2ria a deciso* 445 3elo S"3erior Tri@"#al $e J"s1iEa0

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

a( os mandados de segurana decididos em ;nica inst?ncia pelos )ri unais 6egionais Federais ou pelos )ri unais do #stado e do 9istrito Federal e )errit2rios, $uando denegat2ria a deciso* ( as causas $ue forem partes, de um lado, #stado estrangeiro ou organismo internacional e, e outro, 8unicpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas! Vuanto ao procedimento e aos re$uisitos de admissi ilidade, no juzo de origem, pelo disposto no artigo A@:, do C2digo de Processo Civil, o recurso ordinrio segue as disposi&es dos Captulos 44 '%P#I%OX+( e 444 '%=6%7+(, do )tulo T '9+1 6#C>61+1(, e no 1upremo )ri unal Federal ou no 1uperior )ri unal de 3ustia, o disposto nos respectivos regimentos internos! M, RECURSOS VESPECIALS E VE?TRAORDI!)RIOS +s recursos especial e extraordinrio, so admitidos, consoante a previso expressa na Constituio Federal outorgada em ,-.., nos seguintes casos0 45 o RECURSO ESPECIAL5 a ser interposto perante o 1uperior )ri unal de justia, conforme o artigo ,:A, 444, $uando a deciso0 a( contrariar tratado ou lei federal, ou negar5l"es vigncia* (! julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal* c(! der a lei federal interpretao divergente da $ue l"e "aja atri udo outro tri unal 'tri unais de #stados diferentes(! 445 o RECURSO E?TRAORDI!)RIO5 a ser interposto perante o 1upremo Federal )ri unal, conforme o artigo ,:/, 444, $uando a deciso0 a( contrariar dispositivo da Constituio Federal* ( declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal* c( julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal! % diferena sica entre o recurso especial e o extraordinrio, $ue o primeiro, ser interposto nas matrias tidas como infraconstitucionais, en$uanto $ue o segundo, fica restrito R matria constitucional! + re/"rso e01raor$i#2rio e o es3e/ial5 ca veis nos casos acima enumerados, sero interpostos perante o presidente ou o vice5presidente do tri unal recorrido, no prazo de ,A dias, contados a partir da intimao do %c2rdo recorrido, em peti&es escritas e distintas, $ue contero, em o edincia ao artigo A@,, do CPC0 45 a exposio do fato e do direito*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

445 a demonstrao do ca imento do recurso interposto* 4445 as raz&es do pedido de reforma da deciso recorrida! +s dois recursos sero rece idos apenas no efeito devolutivo 'art! A@/, pargrafo /E(, o $ue significa dizer, $ue a interposio dos mesmos, no o star a execuo da deciso recorrida! <o caso dos dois recursos serem admitidos, am os sero encamin"ados ao 1uperior )ri unal de 3ustia! %p2s concludo o julgamento do recurso especial, de competncia do 1)3, os autos sero remetidos ao 1)3, $ue tem competncia para apreciar e julgar o recurso extraordinrio, se este no restar prejudicado! 1e os recursos no forem admitidos, ca er ao recorrente interpor recurso de agravo, no prazo de ,: dias, para o 1)F ou 1)3, conforme o caso, devendo o recurso, o rigatoriamente, conter os documentos relacionados no pargrafo ,E, do artigo A@@, ou seja0 c2pias do ac2rdo recorrido, da certido da respectiva intimao, da petio de interposio do recurso denegado, das contra5raz&es, da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procura&es outorgadas aos advogados do agravante e do agravado! %s c2pias das peas do processo podero ser declaradas autnticas pelo pr2prio advogado, so sua responsa ilidade pessoal, conforme faculdade contida na Iei ,:!GA/Z:/! % petio do agravo ser dirigida ao presidente do tri unal de origem, no dependendo do pagamento de custas e despesas postais! % seguir, o agravado ser intimado, para no prazo de ,: 'dez( dias oferecer resposta, em como juntar os documentos $ue $uiser! %p2s, o recurso su ir ao tri unal superior, onde ser processado na forma regimental, conforme o D /E, do art! A@@! 1endo provido o recurso de agravo, e se o instrumento contiver os elementos necessrios ao julgamento do mrito do recurso especial, o relator determinar sua converso, o servando5se, da em diante, o procedimento relativo ao recurso, conforme a previso do pargrafo GE, do art! A@@, sendo o mesmo procedimento adotado, no agravo interposto contra denegao de recurso extraordinrio, salvo $uando, na mesma causa, "ouver recurso especial admitido e $ue deva ser julgado em primeiro lugar ' pargrafo @E, do mesmo artigo!(! 9a deciso do relator $ue no admitir o agravo de instrumento, negar5l"e provimento ou reformar o ac2rdo recorrido, ca er agravo no prazo de : 9/i#/o, $ias, ao 2rgo competente para o julgamento do recurso, conforme artigo A@A do CPC! Por fim, importante ser o servado, $ue no julgamento dos recursos especial e extraordinrio, somente ser admitida a discusso de matria de direito, desde $ue pre$uestionada em todas as inst?ncias inferiores sendo vedado o reexame de matria de fato e de prova, por essa via recursal!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

#sse fato, justifica a dificuldade de se o ter o con"ecimento de um recurso especial ou extraordinrio, j $ue os tri unais tem sido muito rgidos na apreciao dos re$uisitos de admissi ilidade dos recursos, notadamente, por$ue as $uest&es suscitadas, muitas vezes no foram devidamente pre$uestionadas desde a sentena inicial, na primeira inst?ncia, $uando $ual$uer omisso, deveria desde logo, ter sido suprida atravs dos componentes em argos declarat2rios, e assim por diante! O, EMBAR'OS DE VE?TRAORDI!)RIOS DIVER' !CIA EM RECURSOS VESPECIALS E

6eferido recurso, introduzido na lei processual, em artigo @-F, atravs da Iei .!-A:Z-@, tem por o jeto, uniformizar a jurisprudncia do 1)3 e do 1)F, evitando assim, $ue o mesmo tri unal, ao analisar a mesma $uesto de direito, decidida de forma diversa! + prazo para interposio do referido recurso, de ,A dias, a partir da intimao da deciso, conforme o artigo A:., do CPC, sendo em argvel, pelo $ue disp&e o artigo A@F, do mesmo estatuto processual, a deciso da turma $ue0 45 em recurso especial, divergir do julgamento de outra turma, da seo ou do 2rgo especial* 445 em recurso extraordinrio, divergir do julgamento da outra turma ou do plenrio! Por fim, conforme a previso do pargrafo ;nico de aludido artigo A@F, o servar5se5, no recurso de em argos, o procedimento esta elecido no regimento interno dos respectivo tri unais! RESPOSTA DO RUU + C2digo de Processo Civil, em seu artigo /-H, prev as seguintes formas de respostas do ru, $ue podem ser oferecidas, no prazo de ,A '$uinze( dias, contados a partir da citao, em petio escrita, dirigida ao juiz da causa0 /o#1es1aEDo5 e0/eEAes e re/o#ve#EDo. CO!TESTAO %travs da C+<)#1)%OX+, o ru pode aduzir a sua defesa, respondendo o pedido inicial, contrapondo5se R pretenso do autor! <essa pea, o contestante deve alegar toda a matria de defesa, expondo as raz&es de fato e de direito, com $ue impugna o pedido do autor, e especificar as provas $ue pretende produzir, conforme a previso do artigo G::, do CPC! % contestao deve a ranger, antes da discusso do mrito, as $uest&es tidas como BpreliminaresC, relacionadas no artigo G:,, a sa er0 4! inexistncia ou nulidade da citao*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

44! 444! 47! 7! 74!

incompetncia a soluta* inpcia da petio inicial* perempo* litispendncia* coisa julgada*

744! conexo* 7444! incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao* 4T! T! conveno de ar itragem* carncia de ao*

T4! falta de cauo ou de outra prestao, $ue a lei exige como preliminar! 1e o ru no apresentar a defesa no prazo legal de ,A dias, reputar5se5o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor 'artigo G,-, do CPC(, salvo se ocorrer uma das ressalvas contidas no artigo G/:, ou seja0 4! 44! se, "avendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao* se o litgio versar so re direitos indisponveis*

444! se a petio inicial no estiver acompan"ado do instrumento p; lico, $ue a lei considere indispensvel R prova do ato! <o ocorrendo os efeitos da revelia, o juiz determinar ao autor $ue especifi$ue as provas $ue pretende produzir na audincia 'artigo G/@(! %o ru, restar o direito de alegar em sua defesa, apenas as matrias supervenientes R contestao, uma vez $ue a perda do prazo de defesa, tem como efeito, a ocorrncia da precluso do direito do ru! <o procedimento ordinrio, a contestao ser sempre por escrito! <o sumrio, a defesa ser oferecida por ocasio da audincia designada pelo juiz, podendo ser escrita ou oral! <essa pea de defesa, o ru deve alegar todas as $uest&es preliminares e de mrito em sua defesa, e juntar as provas disponveis 'artigo /H. do CPC(! RECO!VE!O + ru pode reconvir ao autor o mesmo processo, toda vez $ue a reconveno seja conexa com a ao principal ou com o fundamento da defesa 'artigo G,A do CPC(!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

% reconveno se constitui na modalidade de resposta, $ue consiste em um contra5 ata$ue do ru ao autor! 1er oferecida no mesmo prazo 'simultaneamente( da contestao, em pea autUnoma 'art!/-- do CPC(, ca endo ao juiz, $uando da 1entena, julgar a ao principal e a reconveno, conforme a previso do artigoG,., do mesmo codex! +ferecida a reconveno pelo ru, atravs de petio escrita, ser intimado o autor reconvindo, atravs de seu procurador constitudo nos autos, para contest5la, tam m no prazo de ,A '$uinze( dias, conforme o artigo G,F do CPC! <as a&es $ue tramitam seguindo o procedimento sumrio, no ca vel a reconveno, mas sim o 3e$i$o /o#1ra3os1o, na mesma pea da contestao, e $ue se constitui em pedido feito pelo ru, em relao ao autor, desde $ue verse so re o mesmo fato do pedido inicial, conforme D ,E, do artigo /.:, do CPC! E?CE\ES % lei processual civil prev, como defesa do ru, ao lado da contestao e da reconvenco, as exce&es, $ue devem ser oferecidas em pea escrita, e processadas em apenso aos autos principais 'artigo /--(! + ru poder arg[ir por meio de E?CEO 0 a! a i#/o=3e1G#/ia $o J"%Ro 9art!,,/(* ! o i=3e$i=e#1o $o J"%Ro 'art!,G@(* c! a s"s3eiEDo $o J"%Ro 'art!,GA(! %s exce&es podem ser oferecidas no prazo de ,A dias, contados da citao, ou da data do fato $ue ocasionou a incompetncia, o impedimento ou a suspeio, podendo assim, ser exercido em $ual$uer tempo, ou grau de jurisdio, como prev o artigo G:A do CPC! E?CEO DE I!COMPET !CIA % incompetncia do 3uzo, pode ser rela1iva ou a@sol"1a! % relativa pode ser suscitada atravs de exceo 'art! ,,/, do CPC(, en$uanto $ue a a soluta, deve ser declarada de ofcio e poder ser alegada, em $ual$uer tempo ou grau de jurisdio, independente de exceo 'artigo ,,G do CPC(! % exceo de incompetncia ser formalizada atravs de petio escrita, fundamentada e devidamente instruda, onde o excipiente indicar o juzo para o $ual declina a competncia! 6ece ida a exceo, esta ser autuada em apenso ao processo principal, e ter como principal efeito, a suspenso deste, at $ue seja definitivamente julgada!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

% seguir, o juiz ouvir o excepto no prazo de ,: 'dez( dias, designando audincia de instruo, se necessria a produo de prova testemun"al, decidindo nos ,: 'dez( dias seguintes! 1e a exceo for julgada procedente, o juiz determinar a remessa dos autos ao juiz competente! 6emetida a ao para o novo juzo, recon"ecido como o competente pelo juiz anterior, poder este recusar o rece imento dos autos, suscitando o $ue se c"ama de /o#fli1o $e /o=3e1G#/ia. 1egundo o estatuto processual civil, em seu artigo ,,A, " conflito de competncia0 4! 44! $uando dois ou mais 3uzes se declaram competentes* $uando dois ou mais 3uzes se consideram incompetentes*

444! $uando entre dois ou mais juzes surge controvrsia acerca da reunio ou separao de processos! + conflito de competncia pode ser suscitado por $ual$uer das partes, pelo 8inistrio P; lico ou pelo 3uiz da causa!

E?CE\ES DE IMPEDIME!TO E SUSPEIO Como matria de defesa, a parte poder, atravs de petio escrita, conforme os artigos G:@ e G:A do C2digo de Processo Civil, e na forma processual disciplinada nos artigos G,/ ao G,@, oferecer as exce&es de i=3e$i=e#1o ou de s"s3eiEDo, especificando o motivo da recusa, com ase nas proi i&es previstas nos artigos ,G@ 'impedimentos( e ,GA 'suspeio de parcialidade do juiz(! + excipiente dirigir a petio ao juiz da causa, podendo instru5la com os documentos compro at2rios das alega&es e tam m do rol de testemun"as a serem ouvidas! 6ece endo a petio, o juiz poder recon"ecer de plano o impedimento ou a suspeio, determinando neste caso, a remessa dos autos ao seu su stituto legal! 1e ao contrrio, no se der por impedido ou suspeito, no prazo de ,: 'dez( dias, expor as suas raz&es, acompan"adas de documentos e de rol de testemun"as, se "ouver, e determinar a remessa dos autos ao )ri unal, $ue apreciar e julgar a exceo! <esse caso, se o tri unal recon"ecer $ue a exceo no tem fundamento legal, determinar o seu ar$uivamento! Caso contrrio, condenar o juiz nas custas, e mandar remeter os autos ao seu su stituto legal! VALOR DA CAUSA ATRIBUIO DO VALOR DA CAUSA. a toda causa, em regra, atri udo um valor certo, ainda $ue no ten"a conte;do econUmico imediato, conforme a previso do art!/A.,

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

do CPC! <ormalmente com ase no valor da causa, $ue so calculadas as custas judiciais para distri uio da ao, e fixadas na sentena, as ver as da sucum ncia, $ue a parte perdedora pagar ao vencedor! + valor da causa constar da petio inicial e ser atri udo de acordo com os artigos /Ae /F:, do C2digo de Processo Civil, ou ainda, de acordo com a previso dos procedimentos ou leis especiais! IMPU'!AO AO VALOR DA CAUSA. Poder o ru, no mesmo prazo de contestao, oferecer a impugnao do valor atri udo R causa pelo autor, podendo pleitear a alterao para mais ou para menos, conforme o caso, como l"e faculta o artigo /F, do estatuto processual! % impugnao ser feita por petio escrita e ser autuado em apenso, o $ue impede $ue a alegao seja formulada, em preliminar, no corpo da contestao! <o ocorrendo impugnao, presumir5se5 aceito pelo ru, o valor atri udo R causa pelo autor, na petio inicial 'pargrafo ;nico, do art!/F,, do CPC(! <o procedimento sumrio, a impugnao ao valor da causa ser feito na pr2pria audincia, por ocasio do oferecimento da contestao, e ser igualmente autuado em apenso, ca endo ao juiz apreci5la, antes da deciso do feito!

PROCEDIME!TOS ESPECIAIS PREVISTOS !O

C7DI'O DE PROCESSO CIVIL

A. PRI!CIPAIS A\ES DE JURISDIO CO!TE!CIOSA + 'E!ERALIDADES 1, AO DE CO!SI'!AO EM PA'AME!TO W ca vel a consignao em pagamento, consoante o artigo -HF, e incisos do C2digo Civil, $uando0 45 o devedor pretende se exonerar da o rigao, se o credor, sem justa causa, recusar rece er o pagamento, ou dar $uitao na forma devida* 445 se o credor no for ou no mandar rece er a coisa no lugar, tempo e condi&es devidas* 4445 se o credor for descon"ecido, estiver declarado ausente, ou residir em lugar incerto, ou de acesso perigoso ou difcil* 475 se ocorrer d;vida so re $uem deva legitimamente rece er o o jeto do pagamento* 75 se pender litgio so re o o jeto do pagamento* ou

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

745 se "ouver concurso de preferncia a erto contra o credor ou se este for incapaz de rece er e $uitar a o rigao! % consignao poder ser de din"eiro ou da coisa devida, e ser re$uerida perante o lugar onde a o rigao deve ser satisfeita, ou seja, no local do pagamento! % ao de consignao segue p procedimento previsto nos artigos .-: ao -:: do C2digo de Processo Civil, devendo ser frisado, $ue para a consignao de aluguis, utilizado o procedimento especfico preconizado na Iei n!E .!/@AZ-,, $ue regula especificamente as loca&es residenciais e no residenciais, $ue em seu artigo FH, prev o procedimento para a consignao dos alugueis e dos acess2rios da locao! &, AO DE DEP7SITO )em por fim exigir a restituio da coisa depositada, e compete ao credor, $ue tem legitimidade ativa, para propor tal ao! 6eferida ao usada com fre$uncia, pelas institui&es financeiras ou pelas empresas administradoras de cons2rcios, $ue tem legitimidade para propor as a&es de usca e apreenso, em asadas nos contratos de alienao fiduciria, originados do 9ecreto5Iei -,,ZF-! Vuando os ens alienados, no so localizados, ca e ao credor a converso da ao de usca e apreenso, em ao de dep2sito! + procedimento da ao de dep2sito est previsto nos artigos -:, a -:F do CPC, ca endo a decretao da priso do depositrio, no caso de no ser encontrada a coisa ou em oferecido em dep2sito! 6, AO DE A!ULAO E SUBSTITUIO DE T*TULOS AO PORTADOR )em legitimidade para propor a ao de anulao e su stituio de ttulo ao portador, a$uele $ue tiver perdido ttulo ao portador ou $ue ten"a sido desapossado injustamente do mesmo! % ao ser re$uerida para reinvindicar o ttulo da pessoa $ue o detiver ou re$uerer5l"e a anulao e su stituio por outro! + procedimento da ao est previsto no CPC, nos artigos -:H ao -,G, e tem aplicao para os ttulos ao portador, $ue circulam livremente, de mo em mo, sem maiores formalidades! Para os ttulos nominativos, tais como c"e$ues, letra de c?m io e notas promiss2rias, aplica5se o procedimento especfico previsto no 9ecreto n!E /!:@@, de G,Z,/Z,-:., em seu artigo GF, e para os ttulos da dvida p; lica 'municipal, estadual e federal(, o procedimento delineado na Iei n!E @!H/.ZFA, em seu artigo H,!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

L, AO DE PRESTAO DE CO!TAS W ca vel para $uem tem a o rigao de prestar as contas, ou para $uem tem o direito de exigi5las, consoante o art! -,@, do CPC! <o caso da prestao de contas ser provocada pelo autor, a ao divide5se em duas fases processuais distintas! <a primeira, discute5se se a prestao de contas efetivamente devida pelo ru! <a segunda fase, se procedente a primeira, discute5se as contas propriamente ditas! <o final de cada fase, ser proferida uma 1entena, onde o recurso ca vel o de apelao! % ao de prestao de contas, segue o procedimento previsto nos artigos -,@ a -,- do CPC! :, A\ES POSSESS7RIAS <o C2digo de Processo Civil, do artigo -/: ao -G/, temos a previso das seguintes a&es possess2rias0 a( ( c( rei#1e<raEDo $e 3osseI =a#"1e#EDo $e 3osseI i#1er$i1o 3roi@i1Brio!

<as trs a&es acima, o $ue a lei visa preservar c"amado direito de posse 'jus possessionis(, assim entendido0 a( na rei#1e<raEDo $e 3osse, para recuperar a posse perdida por es ul"o* ( na =a#"1e#EDo $e 3osse, a continuao da posse, no caso de tur ao 'am as conforme art! -/F, do CPC(* c( no i#1er$i1o 3roi@i1Brio5 para o possuidor direito ou indireito se proteger da tur ao ou es ul"o iminente, mediante mandado proi it2rio, em $ue se comine ao ru determinada pena pecuniria, caso transgrida o preceito 'art!-G/( Cumpre ser esclarecido, $ue no caso de direito R posse 'jus possidendi(, originada do direito de propriedade, para $uem nunca esteve na posse, a ao ca vel a aEDo reivi#$i/a1Bria, em asada no ttulo de domnio, e $ue segue o rito comum ordinrio! <as a&es possess2rias, ca e ao autor provar, conforme o artigo -/H0 45 a sua posse* 445 a tur ao ou o es ul"o praticado pelo ru*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

4445 a data da tur ao ou do es ul"o* 475 a continuao da posse, em ora tur ada, na ao de manuteno* a perda da posse, na ao de reintegrao! <as trs modalidades de ao possess2ria, desde $ue o autor prove os re$uisitos acima relacionados, e $ue o es ul"o ten"a ocorrido antes de um ano e dia, poder o juiz deferir liminarmente a reintegrao ou de manuteno na posse, sem ouvir a parte contrria, expedindo o respectivo mandado! <o estando os re$uisitos provados satisfatoriamente, determinar o juiz $ue o autor justifi$ue previamente o alegado, e nesse caso, o ru ser citado para comparecer a audincia de justificao a ser designada Col"ida a prova testemun"al, se o juiz julgar procedente a justificao, deferir desde logo a ordem liminar de manuteno ou de reintegrao! % seguir, deferida ou no a liminar, ca er ao autor, promover nos A 'cinco( dias su se$[entes, a citao do ru para contestar a ao prosseguindo a ao, da por diante, pelo procedimento comum ordinrio!

M, AO DE !U!CIAO DE OBRA !OVA W a ao ca vel, conforme a previso do artigo -G@, do CPC0 45 ao proprietrio ou possuidor, a fim de impedir $ue a edificao de o ra nova em im2vel vizin"o l"e prejudi$ue o prdio, suas servid&es ou fins a $ue destinado* 445 ao condUmino, para impedir $ue o co5 proprietrio execute alguma o ra com prejuzo ou alterao da coisa comum* 4445 ao 8unicpio, a fim de impedir $ue o particular construa em contraveno da lei, do regulamento ou de postura! + #statuto Processual possi ilita, no seu artigo -GA, ao prejudicado, se o caso for urgente, fazer o em argo da o ra, extrajudicialmente, notificando ver almente, perante duas testemun"as, o proprietrio ou, em sua falta, o construtor, para nRo continuar a o ra! % seguir, ca er ao interessado, no prazo de at trs dias, proceder a ratificao em juzo, so pena de cessar o efeito do em argo, conforme o pargrafo ;nico do mencionado art! -GA! Ca er ao nunciante, ao ela orar a petio inicial, a o serv?ncia do art!/./, do CPC, re$uerendo ainda, conforme a previso do art! -GF0 45 o em argo para $ue fi$ue suspensa a o ra e se mande afinal reconstituir, modificar ou demolir o $ue tiver feito em seu detrimento*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

445 a cominao de pena para ocaso de ino serv?ncia do preceito* 4445 a condenao por perdas e danos! 6ece ido o pedido inicial, poder o juiz, liminarmente, conceder o em argo, e se insuficiente a prova documental, determinar a justificao prvia, $uando reexaminar o pedido, concedendo5o, ou no! 9esde $ue deferido o em argo, ca er ao oficial de justia, lavrar o auto circunstanciado do estado da o ra, intimando de imediato o construtor e os operrios a $ue no continuem a o ra so pena de deso edincia! % seguir citar o proprietrio a contestar a ao no prazo de A dias, conforme o artigo -G. do CPC! 1e o ru no contestar o pedido, sero tidos como verdadeiros e aceitos pelo re$uerido, os fatos alegados pelo re$uerente, aplicando5l"e os efeitos da revelia, caso em $ue o juiz decidir no prazo de A 'cinco( dias! +correndo a contestao, e "avendo prova a ser produzida, o juiz designar audincia de instruo e julgamento! + re$uerido poder a $ual$uer tempo e em $ual$uer grau de jurisdio, re$uerer o prosseguimento da o ra, desde $ue preste cauo e demonstre prejuzo resultante da suspenso dela 'art! -@:(, sendo $ue a mesma no poder ter prosseguimento, em nen"uma "ip2tese, $uando se tratar de o ra nova edificada contra determinao de regulamentos administrativos! O, USUCAPIO DE TERRAS PARTICULARES W a ao ca vel ao possuidor, para $ue nos termos da lei, o juiz declare o domnio do im2vel ou a servido predial, conforme o procedimento adotado no art! -@, ao -@A do CPC! )emos na legislao ptria, a previso de $uatro modalidades de usucapio, sendo os dois primeiros, tratados no C2digo Civil, e os dois ;ltimos contemplados na Constituio Federal, a sa er0 a, "s"/a3iDo e01raor$i#2rio, previsto no CB$i<o Civil5 #o ar1. ::K, ca vel ao possuidor, $ue por /: 'vinte( anos ininterruptos, sem oposio, possuir como se dono fosse, um determinado em im2vel e atravs de sentena judicial, ad$uirir5l"e5 o domnio, podendo ser transcrito no registro imo ilirio competente* ( "s"/a3iDo or$i#2rio, previsto no CB$i<o Civil5 $o ar1. ::1 , ca vel ao possuidor $ue, por ,: 'dez( anos entre presentes, ou ,A '$uinze( anos entre ausentes, o possuir como seu, de forma contnua e inconteste, com justo ttulo e oa5f* c( "s"/a3iDo /o#s1i1"/io#al r"ral , previsto na Co#s1i1"iEDo Fe$eral5 ar1i<o 1>1, ca vel a $uem possuir como seu, um im2vel rural por mais de cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra, em zona rural, no superior a A: 'cin$[enta( "ectares, tornando5a produtiva por seu tra al"o ou de sua famlia, tendo nela sua moradia*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

d( "s"/a3iDo "r@a#o /o#s1i1"/io#al, previsto na Co#s1i1"iEDo Fe$eral, no ar1i<o 1Y6 e 3ar2<rafos, ca vel para todo a$uele $ue possuir como sua rea ur ana de at /A: 'duzentos e cin$uenta( metros de $uadrados, por cinco anos ininterruptos e sem oposio, utilizando5a para sua moradia ou de sua famlia, e $ue no seja proprietrio de outro im2vel rural ou ur ano! + pedido inicial da ao de usucapio, deve preenc"er os re$uisitos do artigos /./ e /.G, c!c! com os artigos -@, ao -@A, todos do C2digo de Processo Cvil, e a ao devidamente instruda, ser distri uda perante o juizo do local do im2vel o jeto do usucapio, conforme o artigo -A, do #statuto Processual Civil! Y, DIVISO E DEMARCAO DE TERRAS PARTICULARES 1egundo disp&e o artigo -@F, do CPC, ca e0 45 a ao de demarcao ao proprietrio para o rigar o seu confinante a extremar os respectivos prdios, fixando5se novos limites entre eles ou aviventando5se os j apagados* 445 a ao de diviso, ao condUmino para o rigar os demais consortes, a partil"ar a coisa comum! %ssim, atravs da ao demarcat2ria, o autor tem por o jetivo descrever novos limites, aviventar ou renovar os j apagados, delimitando a rea demarcanda, com os confiantes e lindeiros! %travs da ao de diviso de terras particulares, os condUminos de uma rea comum podero extinguir o condomnio, atri uindo a cada um deles um $uin"o autUnomo! Para tanto indispensvel $ue a rea o jeto do condomnio admita diviso, conforme as leis municipais, no caso de im2vel ur ano, e atinja o m2dulo rural, no caso de im2vel localizado na regio rural! <o caso da rea condominal no admitir diviso, uma vez $ue a frao ideal no atinge o mnimo admitido para o desmem ramento ur ano para o m2dulo rural, e no persistir mais interesse na continuidade do condomnio, o procedimento ade$uado o da ao de extino do condomnio! + pedido de demarcao segue o procedimento previsto nos artigos -A: ao -FF, e a ao de diviso segue o procedimento previsto nos artigos -FH ao -.,, todos do C2digo de Processo Civil, devendo o autor, em am os os procedimentos, no pedido inicial, preenc"er os re$uisitos do artigo /./, do mesmo estatuto processual, distri uindo a ao perante o juzo da situao do im2vel o jeto da demarcao ou da diviso!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

> , I!VE!T)RIO E PARTIL4A %travs do inventrio e da partil"a, so arrolados os ens do Bde cujusC, e partil"ados entre os seus "erdeiros ou legatrios! + processo de 4<7#<)_64+, segue o procedimento previsto nos artigos -./ ao ,!:@A, do C2digo de Processo Cvil, e pode ser re$uerido no prazo de G: 'trinta( dias, contados da data do falecimento, perante o juzo do ;timo domiclio do Bde cujusC, por $uem estiver na posse e administrao do esp2lio 'art! -.H(! <a falta deste, tem legitimidade concorrente, conforme a previso do art! -.., os seguintes0 4 5 o cUnju$e suprstite* 445 o "erdeiro* 4445 o legatrio* 475 o testamenteiro* 75 o cessionrio do "erdeiro ou do legatrio* 745 o credor do "erdeiro, do legatrio ou do autor da "erana* 7445 o sndico da falncia do "erdeiro, do legatrio do autor da "erana ou do cUnjuge suprstite* 74445 o 8inistrio p; lico, "avendo "erdeiros incapazes* 4T5 a Fazendo P; lica, $uando tiver interesse! Conforme a previso do artigo -.-, pode o juz, de ofcio, determinar $ue se inicie o inventrio, se nen"uma das pessoas nomeadas, o re$uerer no prazo legal! )emos assim, $ue no inventrio, so relacionados os ens m2veis e im2veis, os crditos e as dividas l$uidas e certas do falecido, $ue formam o acervo "ereditrio, para ser partil"ado entre os "erdeiros, ou ainda adjudicado, no caso de existir um ;nico "erdeiro, $uando ao final, ser referida partil"a ou adjudicao "omologada por sentena judicial, e expedido o competente formal de partil"a ou carta de adjudicao, $ue se constituem no ttulo a$uisitivo da propriedade dos ens partil"ados! + estatuto processual admite a transmisso dos ens do falecimento, c"amado arrolamento sumrio e do arrolamento comum! atravs do

+ ARROLAME!TO SUM)RIO previsto nos artigos ,!:G, ao ,!:GA, do CPC, e possi ilita a partil"a amigvel, desde $ue as partes sejam maiores e capazes, nos termos do artigo ,!HHG do C2digo Civil, e ser "omologada de plano pelo juiz, mediante a prova

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

da $uitao dos tri utos relativos aos previso do artigo ,!:G,!

ens do esp2lio e Rs suas rendas, conforme a

+ procedimento a ser seguido, o previsto nos artigos ,!:G/ ao ,!:GA, do C2digo de Processo Civil! + ARROLAME!TO COMUM ca vel mesmo $uando existam "erdeiros menores e incapazes, mas desde $ue o valor dos ens do esp2lio no ultrapasse o e$uivalente a /!::: + riga&es do )esouro <acional5 +)<5, e ser processado conforme os artigos ,!:GF ao ,!:G. do CPC! Por fim, de ser esclarecido $ue o juiz apreciar no inventrio, as $uest&es de direito e as de fato, devidamente comprovada nos autos! %s discuss&es de Balta indagaoC e $ue Bdependem de outras provasC, $ue eventualmente sejam postas no curso do inventrio, ou pelos pr2prios "erdeiros, ou por terceiro interessado, no sero decididas pelo juzo do inventrio, mas sim, remetidos aos meios ordinrios, conforme a previso do artigo -.@ do #statuto Processual! 1K. EMBAR'OS DE TERCEIRO +s em argos de terceiro so ca veis a $uem no sendo parte no processo, sofre tur ao ou es ul"o na posse dos ens constitutivos de seu patrimUnio, por ato de apreenso judicial! )ais atos esto representados pela pen"ora de ens, dep2sito, alienao judicial, arrecadao, inventrio e partil"a, arresto de ens, dentre outros e atravs de #8L%6=+1 9# )#6C#46+, poder o autor ser mantido ou restitudos na posse de tais ens! + procedimento dos em argos de terceiro, est previsto nos artigos ,!:@F ao ,!:A@, do CPC, e podero ser distri udos por dependncia e perante o mesmo juiz $ue ordenou a apreenso dos ens, a $ual$uer tempo no processo de con"ecimento en$uanto no transita em julgado a sentena, e, no processo de execuo, at A 'cinco( dias depois da arrematao, adjudicao ou remio, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta! 11. AO MO!IT7RIA % ao monit2ria foi introduzida em nosso ordenamento jurdico, atravs da Iei Federal n!E -!:H-, de ,@Z:HZ-A, com vigncia a partir de ,@Z:-Z-A, $ue deu nova redao ao artigo ,!,:/ do CPC, su dividindo5o em artigos ,!,:/ a, ,!,:/ e ,!,:/c, com seus respectivos pargrafos! Por fora do artigo ,!,:/a!, Ba ao monit2ria compete a $uem pretender, com ase em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em din"eiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado em m2velC!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

1ignifica dizer, $ue o detentor de um documento escrito, compro at2rio da existncia de dvida, de entrega da coisa fungvel ou de em m2vel, $ue no se revista de ttulo executivo judicial ou extrajudicial, conforme a previso dos artigos A.@ e A.A, do CPC, estar "a ilitado para promover a ao monit2ria, onde promover a execuo, independentemente da instaurao do processo de cognio! Para tanto, o autor instruir o pedido inicial, $ue conter os re$uisitos sicos do artigo /./ do CPC, com os documentos disponveis, representados por pedidos de mercadorias, contratos sem a formalizao de rigor, reci os, oramentos, e outros escritos $ue comprovem a existncia de o rigao no satisfeita pelo re$uerido, podendo o juiz, deferir de plano a expedio do =a#$a$o $e 3a<a=e#1o ou da entrega da coisa no prazo de ,A '$uinze( dias, conforme o teor do artigo ,!,:/ ! <o prazo assinalado no mandado, poder o re$uerido oferecer em argos, $ue suspendero a eficcia do mandado inicial! <o caso do ru no opor em argos no prazo de ,A dias, constituir5se5, de pleno direito, o ttulo executivo judicial, convertendo5se o mandado inicial em =a#$a$o e0e/"1ivo, prosseguindo5se na forma do livro 44 'DO PROCESSO DE E?ECUO,5 )`tulo 44 9DAS DIVERSAS ESPUCIES DE E?ECUO,5 Captulos 44 9DA E?ECUO PARA A E!TRE'A DE COISA, # IV 9DA E?ECUO POR WUA!TIA CERTA CO!TRA DEVEDOR SOLVE!TE,. <o caso do ru interpor em argos estes sero processados independentemente da garantia do juzo, e sero processados nos pr2prios autos, seguindo o procedimento ordinrio, portanto ao contrrio do processo de execuo 'art! HGH, incisos 4 e 44(, onde os em argos R execuo, so admitidos somente $uando seguro o juzo, sendo autuados em apenso, seguindo o procedimento pr2prio esta elecido no processo executivo! )emos assim, $ue pelo procedimento monit2rio, se usca a agilizao do processo judicial! %dmite a supresso da fase de con"ecimento, desde $ue o re$uerido no em argue o mandado de pagamento ou de entrega da coisa, expedido pelo juiz, a re$uerimento do autor! <o caso do ru resistir R ordem de pagamento ou de entrega da coisa, a ao monit2ria ter $ue tramitar regularmente, adotando o 3ro/e$i=e#1o or$i#2rio, conforme pressup&e o artigo ,!,:/c!, em seu pargrafo /E! Por fim, se os em argos forem rejeitados, atravs da sentena judicial proferida, se constituir o ttulo executivo judicial, prosseguindo5se a execuo conforme a previso do pargrafo GE, do artigo acima citado! B. PRI!CIPAIS A\ES DE JURISDIO VOLU!T)RIA + 'E!ERALIDADES

<o #statuto Processual Civil, do artigo ,!,:G a ,!/,:, vm previstas vrias a&es pelo procedimento especial, $ue tero inicio por provocao do interessado ou do 8inistrio P; lico, conforme a previso do artigo ,!,:@! %s regras gerais do procedimento vem previstas nos artigos ,!,:G a ,!,,/, $ue enumera os pedidos $ue seguiro referido procedimento, tais como0

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

45 emancipao* 445 su 5rogao* 4445 alienao, arrendamento ou onerao de ens dotais, de menores, de 2rf&es e de interditos* 475 alienao, locao e administrao da coisa comum* 75 alienao de $uin"o em coisa comum* 745 extino de usufruto e de fideicomisso! %lm dos pedidos acima referidos, existem outros $ue seguem o mesmo procedimento, dos $uais destaca5se um, muito utilizado no dia a dia da advocacia, ou seja, o PEDIDO DE SUPRIME!TO DE IDADE para fins de casamento, necessrio para a mul"er menor de ,F anos e para o "omem, menor de ,. anos, conforme disp&e o artigo /,@ do C2digo Civil! 1, ALIE!A\ES JUDICIAIS Procedimento adotado para os casos expressos em lei e sempre $ue os ens depositados judicialmente forem de fcil deteriorao, estiverem avariados ou exigirem grandes despesas para a sua guarda, e $ue o juiz, de ofcio ou a re$uerimento do depositrio ou de $ual$uer das partes interessadas, mandar alien5los em leilo, conforme disp&e o artigo ,!,,G, do CPC! %s aliena&es judiciais seguiro o procedimento disposto nos artigos ,!,,G ao ,!,,-, e seus incisos e pargrafos correspondentes! &, SEPARACO CO!SE!SUAL W o meio pelo $ual os cUnjuges casados " mais de dois anos, por conveno m;tua e consensual, do por finalizada a sociedade conjugal! + pedido deve ser formulados em conjuntos pelos separandos, $ue podero ser representados nesse caso, por um ;nico advogado, devendo o pedido preenc"er os re$uisitos do artigo /./, alm de dispor so re0 a( a relao de descrio dos ens do casal, e a forma da partil"a* ( a conveno a respeito da guarda dos fil"os menores, se existentes, em como a regulamentao das visitas, pelo cUnjuge $ue no ficar com a guarda do fil"o* c( o valor da penso alimentcia a ser paga para o sustento dos fil"os menores e ao cUnjuge $ue necessitar rece 5la, sendo esta dispensada, $uando os separandos tiverem meios pr2prios de so revivncia!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

% separao consensual segue asicamente o procedimento dos artigos ,!,/: ao ,!,/@ do C2digo de Processo Civil, sendo $ue, no #stado de 1o Paulo, atravs do Provimento CITTT444, de /FZ,,Z.@, o Consel"o 1uperior da 8agistratura disciplinou a respeito do procedimento a ser adotado em nosso estado, para os casos de separao consensual e do div2rcio consensual, ca vel para os casais j separados por mais de dois anos consecutivos, e $ue no precisam assim, previamente promover a separao, conforme a previso do artigo @:, da Iei n!E F!A,AZHH! Proferida a 1entena "omologat2ria da separao ou do div2rcio consensual, em cumprimento ao artigo ,!,/@, ser expedido mandado de aver ao ao Cart2rio de 6egistro Civil onde foi lavrado o casamento, para as aver a&es necessrias, nos termos do $ue disp&e a Iei n!E F!:,AZHG! 6, PEDIDO DE I!TERDIO %travs desse procedimento, poder ser re$uerida a interdio de determinada pessoa, em razo de doena ou de alguma anomalia ps$uica, caso em $ue ser declarada incapaz para administrar os seus ens e as pr2pria pessoa , sendo5l"e nomeado um curador para represent5la! 1o passveis de curatela, conforme o artigo @@F, do C2digo Civil0 45 os loucos de todo o gnero 'arts! @@., nE 4, @A: e @AH (*

445 os surdos5mudos, sem educao $ue os "a ilite a enunciar preciosamente a sua vontade 'arts! @A, e @AF(* 4445 os pr2digos 'arts!@A- e @F,(!

% interdio poder ser re$uerida, conforme o artigo ,!,HH do CPC, e em conformidade com o artigo @@H, do C2digo Civil, pelos seguintes0 45 445 pelo pai, me ou tutor* pelo cUnjuge ou algum parente pr2ximo*

4445 pelo 2rgo do 8inistrio P; lico, e nesse caso, somente nos casos previstos nos incisos 4 ao 444, do artigo ,!,H. 'CPC( e @@. 'CC(! % curatela dos interditos seguir o procedimento esta elecido nos artigos ,!,HH ao ,!,-. do C2digo de Processo Civil!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

PROCEDIME!TOS ESPECIAIS PREVISTOS EM LE'ISLAO ESPECIAL 1, JUI(ADOS ESPECIAIS C*VEIS+ LEI >.KK>T>: A. 'E!ERALIDADES % lei nE -!:--Z-A, de /FZ:-Z-A introduziu importantes invoca&es no direito processual ptrio, com a criao do c"amados 3>4J%9+1 #1P#C4%41 C\7#41 # C6484<%41, em su stituio a Iei H!/@@Z.@, $ue regulava o 3uizado de Pe$uenas Causas! % nova legislao ampliou a a rangncia do antigo 3uizado de pe$uenas Causas, para as pendncias de natureza cvel, passando a considerar agora, causas cveis de menor complexidade, ao invs, de simplesmente, pe$uenas causas, o $ue no entendimento de alguns profissionais do direito, se constitua em expresso depreciativa, j $ue des$ualificava a justia para os menos favorecidos! %ssim, com a nova nomenclatura, e ampliada a sua a rangncia, atravs dos 3>4J%9+1 #1P#C4%41 C\7#41, podem ser apreciadas causas de valor at $uarenta salrios mnimos, alm das previstas no inciso 44 do artigo /HA, do CPC $ue trata do procedimento sumrio, de a&es de despejo para uso pr2prio, a&es possess2rias dentro do limite de alada '$uarenta salrios mnimos(, em como a possi ilidade de execuo oriunda de ttulos executivos extrajudiciais e dos pr2prios julgados proferidos nos 3uizados #speciais, respeitando, no caso da execuo, tam m o limite de alada! % nova lei, alm das invoca&es traduzidas na esfera cvel, tam m passou a contemplar as causas de natureza criminal consideradas de menor potencial ofensivo, tais como0 as contraven&es penais e os crimes cujas penas privativas de li erdade no sejam superiores a um ano, possi ilitando no campo penal, a simplificao dos procedimentos arcaicos e ultrapassados de investigao e instruo criminal, $ue terminavam por desem ocar $uase sempre na extino da puni ilidade, e por conse$uncia, no emperramento da m$uina urocrtica do estado! B. DOS JUI(ADOS ESPECIAIS C*VEIS a, DA COMPET !CIA. segundo esta elece o artigo GE, da Iei -!:--Z-A, o 3uizado #special Cvel tem competncia para conciliao, processo e julgamento das causas cveis de menor complexidade, assim consideradas0 45 as causas cujo valor no exceda a $uarenta vezes o salrio mnimo* 445 as enumeradas no art! /HA, inciso 44, do C2digo de Processo civil* 4445 a ao de despejo para uso pr2prio* 475 as a&es possess2rias so re ens im2veis de valor no excedente ao fixado no inciso 4 deste artigo! 1egundo o pargrafo ,E, do mesmo artigo, compete ao 3uizado #special promover a execuo0 45 dos julgados* 445 dos ttulos executivos extrajudiciais, na valor de at $uarenta vezes o salrio mnimo, o servado o disposto no pargrafo ,E, do art! .E desta Iei!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

Com relao Rs causas a rangidas pelo procedimento sumrio, em seu artigo /HA, inciso 44, no "aja limitao expressa, na Iei -!:--Z-A, em como outras situa&es, $uanto R limitao do valor em @: salrios mnimos, certo $ue o entendimento predominante entre os juizes, $ue a competncia nos 3uizados #speciais, est limitada a esse valor, sendo incompetente o 3uizado #special para processamento em valores acima dessa alada, a no ser $ue o autor renuncie expressamente ao direito do crdito excedente! Parea5nos entendimento e$uivocado, a generalizao dessa limitao, decorrente de m interpretao da norma jurdica, j $ue o legislador no fez tal limitao no termo legal! <o mais, a complexidade de uma causa, deve ser considerada em razo de sua dificuldade, e no do seu valor! @. DAS PARTES. podero figurar no polo ativo das a&es propostas perante o 3uizado Cveis #speciais, somente as pessoas fsicas capazes, admitindo5se a presena dos maiores de,. anos, independente de assistncia, inclusive para fins de conciliao, conforme os pargrafos ,E e /E, do artigo .E! Conforme previso do artigo G., da Iei -!.@,Z--, $ue trata do estatuto das microempresas, estas so e$uiparadas Rs pessoas fsicas, para o fim de proporem a&es no 3uizado #special! Por outro lado, vedado o acesso, em $ual$uer circunst?ncia, ao incapaz, ao preso, as pessoas jurdicas de direito p; lico, as empresas p; licas da >nio, a massa falida e o insolvente civil! % lei autoriza, no artigo -E, $ue as partes podero comparecer e re$uerer pessoalmente, nas causas de at vinte salrios mnimos, podendo ou no serem assistidas por advogado! <as de valor acima de vinte salrios, a assistncia de advogado o rigat2ria! <o caso da parte re$uerida ser pessoa jurdica ou firma individual, ou ainda, sendo pessoa fsica, mas comparecendo acompan"ada de advogado, facultado a outra parte, re$uerer a assistncia judiciria, prestada na forma da lei local, conforme a previso do pargrafo ,E, do artigo -E! /. DO PROCEDIME!TO. <as a&es ajuizadas perante os 3uizados #speciais Cveis, ser o servado o seguinte procedimento, nas vrias fases do processo0 1, PEDIDO I!ICIAL % petio inicial dever preenc"er os seguintes re$uisitos, conforme o pargrafo ,E, do artigo ,@0 45 o nome, a $ualificao e o endereo das partes* 445 os fatos e os fundamentos, de forma sucinta* 4445 o o jeto e seu valor! + pedido inicial poder ser formalizado oralmente perante a 1ecretaria do 3uizado, $ue reduzir a escrito, atravs de fic"as ou de formulrios impressos, conforme autoriza o pargrafo GE do mesmo artigo!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

<a prtica os pedidos formulados diretamente pelas partes, $uando desacompan"ados de advogados, o sero na forma oral, e passadas R termo por conciliador ou funcionrio do pr2prio 3uizado! <ada o sta, no entanto, $ue o pr2prio reclamante, formule sua reclamao na forma escrita, protocolando5a no 3uizado! <a inicial, o autor poder fazer pedidos alternativos ou cumulados, desde $ue conexos, e $ue a soma dos mesmos no ultrapasse o limite de alada! &, DESI'!AO DE AUDI !CIA DE CO!CILIAO 1endo registrado o pedido, a 1ecretaria do 3uizado designar data a sesso de conciliao, a realizar5se no prazo de $uinze dias 'art!,F(! 9e imediato, ser feita a citao do re$uerido, $ue conter c2pia do pedido inicial, dia e "ora para o comparecimento do citando e a advertncia de $ue, no comparecendo este, considerar5 se5o verdadeiras as alega&es iniciais, e ser preferido julgamento, de plano! % citao poder ser feita, conforme o artigo ,.0 45 por correspondncia, com aviso de rece imento em mo pr2pria* 445 tratando5se de pessoa jurdica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepo, $ue ser o rigatoriamente identificado* <o 3uizado #special Cvel no admitida a citao por edital, conforme o pargrafo /E, do mesmo artigo! 6, DA AUDI !CIA DE CO!CILIAO % conciliao poder ser conduzida pelo juiz togado ou leigo ou por conciliador so sua orientao, e restando frutfera a composio, ser reduzida a escrito e "omologada pelo juiz togado, mediante sentena com eficcia de ttulo executivo! 1e o re$uerido, em ora regularmente citado, no comparecer a R audincia, ser5l"e5R aplicado os efeitos da revelia, e o juiz togado proferir sentena! L, DO JUI(O ARBITRAL <o sendo o tida a conciliao, a Iei -!:--Z-A prev, em prosseguimento, dois camin"os possveis ou seja0 as partes podero optar, de comum acordo, pelo juzo ar itral, $ue ser escol"ido dentre os juizes leigos, e nesse caso, faro a escol"a do r itro de comum acordo* ou aguardaro a realizao da audincia de instruo e julgamento! <a primeira "ip2tese, instaurado o juzo ar itral, ca er ao ar itro conduzir o processo com os mesmos critrios do juiz, podendo decidir por e$uidade, conforme prev o artigo /A da lei -!:--Z-A, inclusive, ouvir testemun"as eventualmente arroladas pelas partes! #ncerrada a instruo, nos cinco dias su se$uentes, o r itro apresentar o laudo ao 3uiz togado para "omologao por sentena irrecorrvel, conforme a previso do art! /F! + serve5se $ue no estado de 1o Paulo, no foi instituda a figura do 3uiz Ieigo, restando prejudicada a instaurao do 3uzo ar itral! <o caso da audincia de conciliao restar infrutfera, de pronto designada audincia de instruo e julgamento $ue ser presidida por 3uiz )ogado!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

:, DA AUDI !CIA DE I!STRUO E JUL'AME!TO % legislao prev, a realizao da audincia de instruo, de imediato ou nos $uinze dias su se$uente, do $ue ser dado cincia, Rs partes e testemun"as eventualmente presentes! #m ora essa previso legal, certo $ue essas audincias no so realizadas nesse prazo, sendo comum serem realizadas entre F: a ,.: dias, face Rs dificuldades e acumulo de servio nos 3uizados #speciais! <a audincia sero ouvidas as partes, col"ida a prova e, em seguida, proferida a sentena! Como prova, so admitidas todas as moralmente legtimas, ainda $ue no especificadas em lei, e $ue se mostrem " eis para provar a veracidade dos fatos alegados pelas partes 'art!G/(! <o caso de prova testemun"al, cada parte poder arrolar at trs testemun"as, $ue sero ouvidas na audincia, levadas diretamente pelas partes, ou sendo intimadas, se assim for re$uerido com a antecedncia mnima de A dias! Por outro lado, a prova oral no precisa ser reduzida a termo, devendo a sentena referir, no essencial, os informes trazidos nos depoimentos! M, DA RESPOSTA DO RUU %o ru concedida a oportunidade de resposta, $ue pode ser feita atravs da contestao ou de pedido contraposto! + momento ade$uado para a resposta, por ocasio da audincia de instruo e julgamento, e poder ser formulada oralmente ou por escrito! Poder conter toda a matria de defesa neste caso, entendendo5se o recon"ecimento da existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, em como as $uest&es preliminares relacionadas no artigo G:,, do CPC, exceto arguio de suspeio ou impedimento ao 3uiz, $ue se processar na forma do previsto nos artigos G:@ ao G,@ do C2digo de Processo Civil! <o 3uizado #special Cvel no admitida a reconveno, como matria de defesa, mas previsto o c"amado P#949+ C+<)6%P+1)+, $ue poder ser formulado no prazo de defesa, desde $ue fundado nos mesmos fatos $ue constituem o o jeto da controvrsia 'art!G,(, e respeite o limite de alada esta elecido na lei, de $uarenta salrios mnimos! +ferecido o pedido contraposto, poder o autor responder o pedido do ru na pr2pria audincia ou re$uerer a designao de nova data, $ue ser desde logo fixada, dando5se cincia a todos os presentes! O, DA SE!TE!A #ncerrada a instruo, o 3uiz prolatar a 1entena, mencionando os elementos de convico, com um reve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, sendo dispensado o relat2rio! <o caso de sentena condenat2ria, esta ser sempre l$uida ainda $ue genrico o pedido, e o valor da condenao ter $ue respeitar o limite de alada, so pena de ser ineficaz, conforme a previso do art!G-! <o caso da sentena ser proferida por juiz leigo, a deciso ser su metida ao juiz togado, $ue poder simplesmente "omolog5la, ou proferir outra em su stituio, podendo preliminarmente, determinar a realizao de atos pro at2rios $ue julgar indispensveis!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

Y, DOS RECURSOS CAB*VEIS <o 3uizado #special Cvel, so ca veis dois recursos, a sa er0 4( 6#C>61+ 4<+84<%9+, e$uiparado ao de apelao, ca vel contra as sentenas de acol"imento, rejeio do pedido ou de extino do processo, sem julgamento de mrito, conforme a previso do art! @,, excetuada a sentena "omologat2ria de conciliao ou laudo ar itral, $ue irrecorrvel conforme o art! /F! + recurso inominado, ser interposto no prazo de dez dias, contados da cincia da sentena, por petio escrita, assinada o rigatoriamente por advogado "a ilitado, independente do valor da causa, da $ual constaro as raz&es e o pedido do recorrente 'art!@/(, e ser julgado por uma turma composta de trs juizes togados, em exerccio na ,E grau de jurisdio, reunidos na sede do 3uizado! 4nterposto o recurso, a parte recorrente ter o prazo de $uarenta e oito "oras para efetuar o preparo, so pena de restar deserto! 9esde $ue efetuado o preparo, a 1ecretaria intimar o recorrido para oferecer resposta escrita no prazo tam m de dez dias + recurso ter em regra, efeito devolutivo, podendo o 3uiz dar5l"e efeito suspensivo para evitar dano irreparvel para a parte! %s partes sero intimadas da data da sesso de julgamento, e este constar apenas da ata, com a indicao suficiente do processo fundamentao sucinta e parte dispositiva! 1e a sentena for confirmada pelos seus pr2prios fundamentos, a s;mula do julgamento servir de ac2rdo! 44! +1 #8L%6=+1 9# 9#CI%6%OX+, ca veis $uando, na sentena ou ac2rdo, "ouver o scuridade, contradio, omisso ou d;vida, conforme a previso do art! @. da lei especial! +s em argos de declarao sero interpostos no prazo de cinco dias, por escrito ou oralmente, ou contadas da cincia da deciso, suspendendo o prazo para o recurso inominado, $uando interposto contra sentena 'artigos @- e A:(! Por fim, cumpre salientar, $ue no caso de interposio de recurso, as partes o rigatoriamente estaro representadas por advogados, conforme a previso expressa no pargrafo /E, do artigo @,, independentemente do valor de alada! 444! 6#C>61+ #T)6%+694<_64+, admitido pela Constituio Federal, sempre $ue "ouver violao R norma inserta no texto da Constituio Federal! #m ora no seja comum a interposio de tal recurso, notadamente por falta de pre$uestionamento, no momento oportuno, certo $ue referido recurso se mostra como o remdio final para resta elecer direitos decorrentes da carta magna, no respeitados no procedimento sumarssimo da Iei -!:--Z-A! >, DA E?ECUO DA SE!TE!A % execuo da sentena ser processada no pr2prio 3uizado #special, aplicando5se, no $ue cou er, o disposto no CPC, com as seguintes altera&es introduzidas pelo artigo A/ da Iei -!:--Z-A0

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

45 as sentenas sero necessariamente l$uidas, contendo a converso em LUnus do )esouro <acional5 L)< ou ndice e$uivalente* 445 os clculos de converso de ndices, de "onorrios, de juros e de outras parcelas sero efetuados por servidor judicial* 4445 a intimao da sentena ser feita, sempre $ue possvel, na pr2pria audincia em $ue for proferida! <essa intimao, o vencido ser instado a cumprir a sentena to logo ocorra seu trFansito em julgado, e advertido dos efeitos do seu descumprimento '4nciso 7(* 475 no cumprida voluntariamente a sentena transitada em julgado, e tendo "avido solicitao do interessado, $ue poder ser ver al, proceder5se5 desde logo a execuo, dispensada nova citao* 75 nos casos de o rigao de entregar, de fazer, ou de no fazer, o 3uiz na sentena ou na fase de execuo, cominar multa diria, ar itrada de acordo com as condi&es econUmicas do devedor, para a "ip2tese de inadimplemento! <o cumprida a o rigao, o credor poder re$uerer a elevao da multa ou transformao da condenao em perdas e danos, $ue o 3uiz de imediato ar itrar, seguindo5se a execuo por $uantia certa, includa a multa vencida de o rigao de dar, $uando evidenciada a malcia do devedor na execuo do julgado * 745 na o rigao de fazer, o 3uiz determinar o cumprimento por outrem, fixado o valor $ue o devedor deve depositar para as despesas, so pena de multa diria* 7445 na alienao forada dos ens, o 3uiz poder autorizar o devedor, o credor ou terceira pessoa idUnea a tratar da alienao do em pen"orado, R $ual se aperfeioar em juzo at a data fixada para a praa ou leilo! 1endo o preo interior ao da avaliao, as partes sero ouvidas! 1e o pagamento no for R vista, ser oferecida cauo idUnea, nos casos de alienao de em im2vel* 74445 dispensada a pu licao de editais em jornais, $uando se tratar de alienao de pe$ueno valor* 4T5 o devedor poder oferecer em argos, nos autos da execuo versando so re0 a( falta ou nulidade da citao no processo, se ele ocorreu a revelia* ( manifesto excesso de execuo* c( erro de clculo* d( causa impeditiva, modificava a extinta da o rigao, superveniente R sentena! )emos assim, $ue a execuo dos julgados no 3uizado #special, com as inova&es introduzidas, e com a aplicao su sidiria dos dispositivos do C2digo do Processo Civil, tendem ser mais rpida, notadamente por$ue as sentenas sero sempre l$uidas, a evitar medidas protelat2rias to usuais no processo executivo disciplinado no artigo AFF e segs! do CPC, na apurao do valor devido! <ote5se no entanto, $ue por envolver partes geralmente po res, ou de pouca disponi ilidade patrimonial, a falta de ens pen"orveis aca a, na prtica, dificultando o xito no rece imento dos valores so execuo! $. DA E?ECUO DOS T*TULOS E?TRAJUDICIAIS Podero ser o jeto de execuo contra devedor solvente, os ttulos executivos extrajudiciais, cujos valores no ultrapassem o montante de $uarenta salrios mnimos, podendo a parte optar pelo procedimento da lei especial, no caso de maior valor, desde $ue renuncie ao crdito excedente! 1endo citado o devedor ao pagamento, e este no ocorrendo, ser efetuada a pen"ora de ens suficientes a solvncia da dvida! <esse caso, o devedor ser intimado a

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

comparecer R audincia de conciliao, e desde $ue esta resta frustada, poder no mesmo ato, oferecer em argos 'art!A/ 4T(, por escrito ou ver almente, $uando dever re$uerer as provas pretendidas, so pena de precluso! 9e imediato, ser dado vista ao credor, para se manifestar so re os em argos e as provas $ue deseja produzir! Mavendo necessidade de produo de provas re$ueridas pelo autor, ser designado dia e "ora para o prosseguimento da audincia, saindo todos intimados da nova data! Caso o credor no re$ueira novas provas, a audincia prosseguir no mesmo dia, e ap2s concluda a prova, ser prolatada deciso pelo 3uiz! <o caso do devedor no ser localizado, ou inexistindo ens pen"orveis, o processo ser imediatamente extinto, devolvendo5se os documentos do autor, conforme a previso do pargrafo @E, do art! AG, da lei especial! e. 4OMOLO'AO DE ACORDOS E?TRAJUDICIAIS % lei -!:--Z-A, em seu art! AH, prev $ue um acordo extrajudicial, de $ual$uer natureza ou valor, poder ser "omologado, no juzo competente, independentemente de termo, valendo a sentena como ttulo executivo judicial! #sse procedimento j era previsto na Iei H!/@@Z.@, e muito utilizado para os acordos decorrentes da Iei .!/@AZ-,, $ue trata da locao de im2veis residenciais e no residenciais! 1empre $ue as partes acordarem so re a desocupao do im2vel, ou a resciso do contrato existente, antes mesmo de vencido, podero levar o acordo escrito, R "omologao perante o 3uizado #special Cvel, e valer a deciso judicial como ttulo executivo judicial, a ser executado nos termos da lei especial! &, LOCAO RESIDE!CIAL E !O RESIDE!CIAL URBA!A 6eferidas loca&es so reguladas pela I#4 <!E .!/@A, de ,.Z,:Z-,, $ue disp&e so re a locao de im2veis ur anos e os procedimentos a elas pertinentes, e $ue pela import?ncia $ue representa no dia a dia da advocacia, passaremos a analis5las, apontando as a&es mais comuns e seu procedimento especfico0 &.a, AO DE DESPEJO POR FALTA DE PA'AME!TO <o caso do locatrio no efetuar o pagamento do aluguel e dos encargos da locao, no prazo estipulado entre as partes, atravs de contrato escrito ou mesmo ver almente, poder o locador ajuizar a %OX+ 9# 9#1P#3+ P+6 F%I)% 9# P%=%8#<)+ c!c C+L6%<O% 9# %I>=>#41 # %C#11P64+1, com fundamento nos artigos A- e F/, da Iei n!E .!/@AZ-,, em petio escrita $ue conter os re$uisitos do art! /./, do CPC, e o calculo discriminado do d ito, conforme o inciso 4 do art! F/, j referido! + in$uilino poder evitar a resciso da locao, e conse$uente despejo, desde $ue no prazo da contestao ',A dias(, re$ueira autorizao para o pagamento do d ito atualizado, independentemente de clculo e mediante dep2sito judicial, conforme o inciso 44, alneas aC, B C, BcCe BdC do mesmo artigo!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

1e o valor do dep2sito no foi integral, e este for impugnado pelo locador, o locatrio poder complet5lo, no prazo de ,: dias, contados da cincia desta manifestao! +correndo a cumulao de pedidos de resciso da locao e de co rana de alugueis, a execuo poder ocorrer nos pr2prios autos, e antes mesmo da desocupao do im2vel pelo locatrio! + in$uilino, por sua vez, no poder emendar a mora, se j tiver se utilizado dessa faculdade por duas vezes, nos doze meses imediatamente anteriores a propositura da ao, conforme prev o pargrafo ;nico do artigo F/! 1endo decretado o despejo, o prazo para desocupao segue a previso do artigo FG, $ue prev vrias "ip2teses, dependendo da natureza da locao, do fundamento do despejo e do prazo do processamento do feito! &.@, AO DE CO!SI'!AO DE ALU'UEL E ACESS7RIOS <os casos em $ue o in$uilinoZlocatrio pretende $uitar a o rigao, no vencimento pr2prio, e ocorrer a recusa do locador em rece er o aluguel e os encargos da locao, poder o in$uilino ajuizar a competente ao consignat2ria, prevista na Iei .!/@AZ-,, no seu artigo FH, e $ue excepcionou a consignao dos alugueis, dos casos de ca imento da consignao previstos no artigo .-: e segs! do CPC! + pedido inicial, ter $ue preenc"er os re$uisitos do art! /./ do CPC, e especificar os alugueis e acess2rios da locao com indicao dos respectivos valores, ca endo ao consignante, no prazo de /@ 'vinte e $uatro( "oras, efetuar o dep2sito judicial do valor indicado no inicial, so pena de extino do feito! + ru 'locador( poder oferecer contestao no prazo de ,A dias, alegando toda a matria de direito pertinente, e ainda $ue0 a( no "ouve a recusa* ( a recusa foi justa* c( o dep2sito no foi feito no prazo ou lugar do pagamento* d( o dep2sito no integral! <o ocorrendo a contestao, ou se o locador rece er os alugueis depositados, o juiz declarar $uitadas as o riga&es, condenando o ru ao pagamento das custas e "onorrios de /: 'vinte( por cento so re o valor dos dep2sitos! + locador poder ainda, por ocasio da contestao, oferecer reconveno, re$uerendo o despejo e a co rana dos valores o jeto da consignat2ria, ou da diferena no caso do dep2sito no ser integral! <este caso, o autor poder complementar o dep2sito inicial no prazo de A 'cinco( dias, contados da intimao da resposta, arcando com o acrscimo de ,: 'dez( por cento so re o valor da diferena, caso em $ue o juiz declarar $uitadas as o riga&es, elidindo a resciso da locao, impondo ao autor da consignat2ria, o pagamento das custas e "onorrios advocatcios de /: 'vinte( por cento so re o valor dos dep2sitos!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

&./, AO REVISIO!AL DE ALU'UEL % Iei n!E .!/@AZ-, prev a possi ilidade da reviso do valor do aluguel, e pode ser exercido tanto pelo locador e pelo locatrio, desde $ue comprovado $ue "ouve dese$uil rio entre o valor contratado e o $ue vigora no mercado, ap2s decorridos trs anos da vigncia da locao, conforme a previso do artigo ,- da referida Iei! Por disposio do artigo F., a ao seria processada pelo brito sumarssimoC, $ue "oje j no tem mais aplicao em nosso #statuto Processual, pelo $ue entendemos, $ue agora a ao deve seguir o P6+C#948#<)+ 1>8_64+, introduzido no CPC atravs da Iei n!E .!-A/Z-@, e cujo procedimento foi alterado pela Iei -!/@AZ-A, de /FZ,/Z-A! Como conse$uncia, a fixao do aluguel provis2rio, $ue o juiz poderia fixar por ocasio do despac"o $ue designava a audincia de instruo e julgamento, com ase nos elementos e documentos trazidos pelo autor, na inicial, agora, com a nova forma procedimental, dever ocorrer por ocasio da audincia de conciliao, marcada para tentativa de conciliao das partes 'artigo /HH do CPC(, e somente se esta no ocorrer, $uando prosseguir a demanda conforme o artigo /H. do mesmo c2dex! % ao revisional de aluguel deve preenc"er os re$uisitos dos artigos /HF e /./ do CPC, e no mais, seguir as regras especiais esta elecidas nos artigos F. ao H:, em seus incisos e pargrafos! &.$, AO RE!OVAT7RIA % Iei .!/@AZ-,, em seu artigo A,, prev $ue nas loca&es de im2veis destinados ao comrcio, o locatrio ter direito a renovao do contrato, por igual prazo, desde $ue, cumulativamente0 45 o contrato a renovar ten"a sido cele rado por escrito e com prazo determinado* 445 o prazo mnimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos* 4445 o locatrio esteja explorando seu comrcio, no mesmo ramo, pelo prazo mnimo e ininterrupto de trs anos! % ao renovat2ria, $uando ca vel, ser re$uerida em, petio inscrita, com os re$uisitos do artigo /./ do C2digo de processo Civil, e instruda, conforme o artigo H,, da Iei #special, com* 45 prova do preenc"imento dos re$uisitos dos incisos 4,44 e 444 do artigo A,, acima especificados* 445 prova do exato cumprimento do contrato em curso* 4445 prova da $uitao dos impostos e taxas $ue incidiram so re o im2vel e cujo pagamento l"e competia* 475 indicao clara e precisa das condi&es oferecidas para a renovao da locao* 75 indicao de fiador $uando "ouver no contrato a renovar e, $uando no for o mesmo, com indicao do nome ou denominao completa, n;mero de sua inscrio no 8inistrio da #conomia, Fazenda e Planejamento, endereo e, tratando5se de pessoa natural, a nacionalidade, o estado civil, a profisso e o n;mero da carteira de identidade, comprovando, em $ual$uer caso desde logo, a idoneidade financeira* 745 prova de $ue o fiador do contrato ou o $ue o su stituir na renovao aceita os encargos da fiana, autorizado por seu cUnjuge, se casado for*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

7445 prova, $uando for o caso, de ser cessionrio ou sucessor, em virtude de ttulo oponvel ao proprietrio! 9istri uda a ao, poder o re$uerido contest5la no prazo de ,A '$uinze( dias, seguindo o feito a partir da, o procedimento previsto nos artigos H/ ao HA da aludida lei .!/@AZ-,! &.e, AO DE DESPEJO POR DE!Z!CIA VA(IA 9iz a Iei n!E .!/@AZ-,, em seu artigo @F, $ue trata da locao residencial, $ue Bnas loca&es ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, a revoluo do contrato ocorrer findo o prazo estipulado, independentemente de notificao ou aviso! <o caso do locatrio continuar na posse do im2vel, ap2s o prazo do contrato, por mais de trinta dias, o contrato se prorrogar por prazo indeterminado, e nesse caso, se o locador pretender a desocupao, ter $ue notificar o locatrio, assinando5l"e um prazo de at G: 'trinta( dias para a desocupao! <os dois casos, se o locatrio no desocupar o im2vel voluntariamente, ca er ao locador o ajuizamento de ao de despejo para retomada do im2vel, sem precisar justificar o pedido, j $ue est amparado legalmente a usar o $ue se c"ama de Bden;ncia vaziaC! %s loca&es formalizadas ver almente ou com prazo inferior a G: 'trinta( meses, no podero ser o jeto de ao de despejo com ase na den;ncia vazia, mas somente, para os casos motivados e comprovados, previstos nos incisos 4 ao 7, do artigo @H! 9estaca5se a, a exceo prevista no inciso 444, $ue trata do pedido para uso pr2prio, de seu cUnjuge ou compan"eiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente $ue no dispon"a, assim como seu cUnjuge ou compan"eiro de im2vel residencial* pr2prio, e desde $ue seja proprietrio, promissrio comprador ou promissrio cessionrio, em carter irrevogvel, com imisso na posse do im2vel e ttulo registrado junto R matrcula do mesmo, conforme a exigncia do pargrafo /E, do artigo @H! % ao de despejo para a retomada do im2vel, fundada na den;ncia vazia, segue + procedimento comum ordinrio, e o pedido inicial dever preenc"er os re$uisitos do artigo /./ do C2digo de Processo Civil, e fundamentada ainda no artigo @F, da Iei .!/@AZ-,, com a prova da locao escrita por mais de trinta meses, e da notificao prvia, $uando a locao se prorrogara por prazo indeterminado! &.f, AO DE DESPEJO PARA USO PR7PRIO 3 vimos acima, instruir o pedido com os re$uisitos do artigo /./ do CPC, e a prova do preenc"imento do inciso 444, j referido, e poder re$uerer a retomada do im2vel perante o juzo comum, ou ainda, perante o 3>4J%9+ #1P#C4%I C47#I, como l"e faculta o inciso 444, do artigo GE, da Iei n!E -!:--Z-A, $ue ampliou a a rangncia dos juizados especiais! Cumpre ainda a ser destacado, $ue a competncia dos 3uizados Cveis, incorporou a disposio do artigo .:, da Iei de locao, ao prever $ue as a&es de despejo podero ser consideradas como causas cveis de menor complexidadeC, em conson?ncia com o inciso 4 do artigo -. da Constituio Federal! %lm das a&es acima relacionadas, a Iei de loca&es possi ilita outros tipos de procedimentos, dos $uais destacamos a seguir0

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

&.<, AO DE DESPEJO POR I!FRAO CO!TRATUAL '%rt! -E, inciso 44(* &.C, AO DE DESPEJO 3ara reaver o i=Bvel5 visando a realizao de reparos urgentes determinados pelo Poder P; lico '%rt! -E, inciso 47(* &.i, AO DE DESPEJO 3ara $e=oliEDo e e$ifi/aEDo li/e#/ia$a ou para a realizao de o ras aprovadas pelo Poder P; lico '%rt! @H, inciso 47(* &.H, AO DE DESPEJO 3ara lo/aEDo $ue ultrapassar ininterruptamente A 'cinco( anos '%rt! @H, inciso 7(* &.^, AO PARA O E?ERC*CIO DO DIREITO DE PREFER !CIA , ca vel ao locatrio $ue foi preferido no caso de alienao do im2vel a terceiro, nos termos do $ue disp&e a Iei .!/@AZ-, nos arts! /H ao G/ e cujo pedido se fundar nos artigos /./ do CPC e GG, da Iei de Iocao! 6, OUTROS PROCEDIME!TOS ESPECIAIS %lm dos procedimentos acima analisados, temos outros regulados em Ieis #speciais, para as $uais se aplicam su sidiariamente as normas gerais previstas no pr2prio #statuto Processual, e das $uais destacamos0 I#4 <!E A!@H., de /AZ:HZF., $ue disp&e so re a %OX+ 9# %I48#<)+1 e d outras providncias, ca vel para $uem tem o direito de rece er alimentos, contra $uem tem a o rigao de pag5los! % respeito do assunto, atentar tam m para a I#4 <!E .!-H,Z-@, $ue regula o direito dos compan"eiros a alimentos e R sucesso! 9#C6#)+5I#4 <!E H!FF,, de /,Z:FZ@A, c"amada de I#4 9# F%Ic<C4%1, $ue disp&e so re a F%Ic<C4% do devedor comerciante, a C+<C+69%)% P6#7#<)47% ou 1>1P#<147%, dos pedidos de 6#1)4)>4OX+ e M%L4I4)%ON#1 9# C6W94)+ em am os os casos 'falncia e concordata(, e o 4<V>W64)+ 3>94C4%I $ue apura a prtica dos crimes falimentares imputado aos comerciantes! I#4 <!E F!F-:, de /AZ:-ZH-, $ue disp&e so re o C%<C#I%8#<)+ 9# P6+)#1)+1 de ttulos cam ais e d outras providncias, $ue sofreu altera&es atravs da I#4 <!E H!@:,, de :AZ,,Z.A! I#4 <!E .!/G,, 9# /@Z:HZ-,, $ue trata das a&es de %C49#<)#1 9# )6%L%IM+ de responsa ilidade do 4<11 e d outras providncias, regulamentada pelo 9ecreto n!E F,,, de /,Z:HZ-/, e $ue deve ser analisada em conjunto com a I#4 <!E -!:G/, 9# /.Z:@Z-A, $ue introduziu algumas altera&es no procedimento! 9#C6#)+5I#4 <!E -,,, de :,Z,:ZF-, $ue esta elece normas do processo so re alienao fiduciria e d outras providncias, e $ue serve de em asamento das %ON#1 9# L>1C% # %P6##<1X+, nos contratos de alienao fiduciria firmados com as institui&es financeiras!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

I#4 <!E F!.G:, de //Z:-Z.:, $ue disp&e so re a co rana judicia da 9vida %tiva da fazenda P; lica e d outras providncias e $ue serve de em asamento da #T#C>OX+ F41C%I, de interesse da fazenda municipal, estadual ou federal! I#4 <!E F!A,A, 9# /FZ,/ZHH, $ue regula os casos de dissoluo da sociedade conjugal e do casamento, seus efeitos e respectivos processos, e d outras providncias, e $ue serve de em asamento das %ON#1 9# 1#P%6%OX+ I4)4=4+1% e de 947P6C4+! I#4 <!E F!:,A, de G,Z,/ZHG, $ue disp&e so re os registros p; licos e d outras providncias, de grande import?ncia no dia a dia das pessoas, j $ue trata do 6#=41)6+ C474I 9# P#11+%1 <%)>6%41 e do 6#=41)6+ 9# 48P7#41, dentre outros! I#4 <!E A!-.., de ,@Z,/ZHG, $ue disp&e e regula os 946#4)+1 %>)+6%41 e d outras providncias! I#4 <!E .!::-, de /-Z:GZ-:, $ue disp&e so re a 48P#<M+6%L4I49%9# 9+1 L#<1 9# F%8\I4%! I#4 <!E .!:F-,de ,GZ:HZ-:, $ue disp&e so re o #1)%)>)+ 9% C64%<O% # 9+ %9+I#1C#<)#, e d outras providncias, $ue visa a proteo integral R criana e ao adolescente, e serve de em asamento da %ON#1 9# =>%69%, )>)#I% # %9+OX+ dos menores em situao irregular! I#4 <!E .!:H., de ,,Z:-Z-:, $ue disp&e so re o c"amado CP94=+ 9+ C+<1>849+6, e $ue regula a proteo do consumidor e d outras providncias!

SE!TE!A5 COISA JUL'ADA E AO RESCIS7RIA DA SE!TE!A % sentena, conforme artigo ,F/, D ,E, do CPC, o ato do juiz $ue p&e termo ao processo, decidindo ou no o mrito da causa! 1e a sentena julga o mrito, diz5se $ue definitiva, por$ue define a lide! <os demais casos meramente terminativa! +s re$uisitos de uma sentena, expressos no art! @A., so essenciais0 a( rela1Brio. o resumo do processo, garante $ue o juiz o examine, descrevendo5o em seus termos essenciais* sua fal1a acarreta nulidade da sentena! 1e existente o relat2rio, ainda $ue muito sucinto, vlida a sentena! ( f"#$a=e#1aEDo. revela a ar!umentao seguida pelo juiz, servindo de compreenso do dispositivo e tam m de instrumento de aferio da persuaso racional e l2gica da deciso* sua falta tam m gera nulidade! W garantia insculpida no art! -G, inciso 4T, da Constituio Federal!

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

+ juiz no pode deferir ou indeferir um pedido sem fundamentar! <o Lrasil, cada prova no tem um valor pr5determinado pela lei! + juiz livre para decidir desde $ue o faa em conson?ncia com as provas dos autos e fundamente sua deciso, o $ue c"amado princpio do li"re con"encimento moti"ado ou princpio da persuaso racional! c( $is3osi1ivo. a concluso, o t2pico final em $ue, aplicando a lei ao caso concreto segundo a fundamentao, acol"e ou rejeita no todo ou em parte, o pedido formulado pelo autor* a falta de dispositivo no leva R nulidade, mas a inexistncia da sentena! W esta parte da sentena $ue transita em julgado! + $ue contido na fundamentao no transita em julgado! Li=i1e o@He1ivo. o pedido do autor! % sentena no pode ser de natureza diversa do pedido, nem condenar o ru em $uantidade superior ou o jeto diverso do $ue l"e foi demandado 'art! @F: do CPC(! % 1entena $ue julga alP= $o 3e$i$o, isto , concede algo $ue no foi pretendido, denomina5se %&'ra pe'i'a. #x!0 sentena $ue decreta a anulao de um ato jurdico, e tam m condena o ru a uma indenizao por dano material ou moral, o $ue no foi o jeto do pedido do autor! % $ue julga fora $o 3e$i$o, ou seja, julgas procedente o pedido do autor, mas ao invs de conceder o pretendido por ele, concede o jeto diverso do re$uerido, denomina5se e('ra pe'i'a! #x!0 ao $ue julga procedente o pedido de reintegrao de posse, mas apenas concede em favor do autor um ar itramento de aluguel a ser suportado pelo ru! % 1entena $ue /o#/e$e a@ai0o $o 3re1e#$i$o , ou $ei0a $e a3re/iar 3e$i$o expressamente formulado, ou $ue $ei0a $e e0a=i#ar F"es1Do de vital import?ncia para a parte, denomina5se )i'ra pe'i'a* #x!0 a sentena $ue decreta o despejo do in$uilino, mas permite $ue sua esposa permanea no im2vel* $ue declara a resciso de um contrato de compra e venda, e deixa de atri uir o pagamento de multa pactuada entre as partes! )ais sentenas so tidas como nulas, pela posio majoritria da 9outrina, pois aca am afetando um dos re$uisitos essenciais, $ue a parte dispositiva! + serve5se, no entanto, $ue existem algumas posi&es divergentes, como a do Prof! %ntonio Carlos 8arcato, $ue defende $ue a sentena %&'ra pe'i'a apenas a+%&,-el, sendo invlida apenas a parte excedente! Com a sentena se esgota a atividade do juiz, o $ual no poder mais modificar a prestao jurisdicional dada, s2 podendo alter5la para corrigir erro material, ou erro de clculo! MOME!TO DA EFIC)CIA DA SE!TE!A Se#1e#Eas $e/lara1Brias e /o#$e#a1Brias produzem efei1o e( '%+), ou seja, nas declarat2rias, o efeito declarat2rio retroage R poca em $ue se formou a relao jurdica ou em $ue se verificou a situao jurdica declarada*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

<as se#1e#Eas /o#$e#a1Brias o efei1o 1a=@P= e( '%+), mas a retroao se faz apenas at a data em $ue o devedor foi constitudo em mora, via de regra R data da citao, conforme o artigo /,- do CPC* 3 o efeito das se#1e#Eas /o#s1i1"1ivas normalmente e( +%+), ou seja, produz5se para o futuro, a partir do tr?nsito em julgado! Casos es3e/iais $e se#1e#Eas /o#s1i1"1ivas. a( sentena $ue anula o ato jurdico por incapacidade relativa do agente, ou vcio de erro, dolo, coao, simulao ou fraude, por$ue sua eficcia e( '%+) em decorrncia do artigo ,./ do atual C2digo Civil, $ue determina $ue as partes devem ser restitudas ao estado em $ue se ac"avam antes do ato anulado* ( sentena de interdio, por$ue seus efeitos e( +%+) comeam a atuar a partir da sentena, antes mesmo do tr?nsito em julgado 'art! ,!,.@ do CPC ( DA COISA JUL'ADA W a $ualidade do comando da sentena 'efeito mediato( $ue a torna imutvel e indiscutvel, em virtude do esgotamento de todas as vias recursais ou em virtude da no interposio de recurso, conforme definio do Prof! 3Unatas Iuiz 8oreira de Paula, em sua o ra )eoria =eral do Processo!! #ssa imuta ilidade criada pela impossi ilidade da deciso ser atingida por eventual recurso da parte, ou seja, ela gerada pelo tr?nsito em julgado da sentena! 5 Coisa H"l<a$a for=al. W a imuta ilidade da deciso dentro do mesmo processo! W o $ue ocorre com as sentenas terminativas ' #Do H"l<a= o =Pri1o $a /a"sa (! Pode "aver #ova 3ro3osi1"ra $a aEDo, para $ue o fato seja rediscutido, em outro processo! Para as sentenas de mrito, porm, $uando ocorre a coisa julgada formal, 'esgotamento dos recursos(, ocorre tam m 'salvo algumas exce&es( a coisa julgada material! 5 Coisa H"l<a$a =a1erial. a imuta ilidade dos efeitos $ue se projetam fora do processo 'toma5se lei entre as partes( e $ue i=3e$e F"e #ova $e=a#$a seHa 3ro3os1a so re a mesma lide! W o c"amado efeito negativo da coisa julgada material, $ue consiste na proi io de $ual$uer outro juiz vir a decidir a mesma ao! #m face da natureza de certas rela&es jurdicas discutidas, no fazem tam m coisa julgada material0 5 as sentenas c"amadas determinativas, por exemplo, a sentena relativa a guarda dos fil"os* 5 as sentenas proferidas em jurisdio voluntria S art! ,!,,,, CPC* 5 as sentenas proferidas em ao de alimentos*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

5 as sentenas em geral, proferidas em casos de rela&es jurdicas continuativas, $uando so revm modificao no estado de fato ou de direito, caso em $ue a parte pode pedir reviso do $ue foi estatudo na sentena 'art! @H,, 4(! <a ao popular, " tratamento especial da coisa julgada, na $ual possvel a repetio da demanda se a ao foi julgada improcedente por deficincia de provas 'Iei n!E @H,HZFA, art!,.( e nas a&es coletivas 'Iei n!E .:H.Z-:, c!c! Iei n!E HG@HZ.A(! %p2s o tr?nsito em julgado da sentena e ocorrendo a coisa julgada material, ainda " possi ilidade de desfaz5la, por meio da aEDo res/isBria + ar1. LY: $o CPC 5 em casos de grave defeito formal ou de conte;do da deciso, no prazo de :/ anos! Efi/2/ia 3re/l"siva $a /oisa H"l<a$a. a coisa julgada restringe5se ao deduzido pelas partes em juzo e ao o jeto da deciso do mrito! Contudo5 o art! @H@ estipula serem presumidas como deduzidas e repelidas todas as alega&es e defesas $ue a parte poderia opor assim ao acol"imento como R rejeio do pedido! <a verdade, tal fato liga5se ao princpio da eventualidade e ao fenUmeno da precluso! +ra, todas as teses de direito possveis devem ser deduzidas na inicial ou na contestao! 1e no o forem "aver precluso! Portanto, se as partes poderiam ter discutido determinadas teses em juzo na ao, mas optaram pela omisso, perdem o direito de discuti5las em outro processo, tendo em vista efi/2/ia 3re/l"siva $a /oisa H"l<a$a. Li=i1es o@He1ivos $a /oisa H"l<a$a. as $uest&es enunciadas no art! @F-, no fazem coisa julgada! #m outra ao podero ser rediscutidas, e o novo juiz tem total li erdade de reapreci5las! Faz coisa julgada material todavia, a resoluo de $uesto prejudicial se a parte o re$uerer, o juiz for competente em razo da matria e constitui pressuposto da lide 'vide ao declarat2ria incidental 5 art! G/A do CPC(! Li=i1es s"@He1ivos $a /oisa H"l<a$a. os efeitos s2 so imutveis para as partes, e no prejudica nem eneficia terceiros estran"os ao processo! W o $ue se convencionou denominar limites o jetivos da coisa julgada! Pode entretanto ocorrer, em razo de determinados litgios, tais como0 a( nas a&es de estado0 conforme art! @H/, do CPC, $ue trata da extenso da coisa julgada a terceiros, desde $ue estes ten"am sido citados regularmente no processo* ( em certas rela&es jurdicas, por dependerem de outra $ue est so julgamento, conforme deciso proferida, em $ue o terceiro se v atingido inevitavelmente pelas conse$uncias da sentena, sofrendo os efeitos civis da sentena e em virtude da modificao produzida no plano do direito de recompor a situao anterior! #x!0 % credor "ipotecrio de L, tendo a sua garantia so re im2vel $ue L vem a perder em ao reivindicat2ria movida por C* tal garantia, em face da deciso entre C e L, est

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

irremediavelmente perdida por$ue a nova situao jurdica declarada 'L no era o proprietrio( torna impossvel a manuteno da "ipoteca! c( outros casos de extenso da coisa julgada, a terceiros, o servados na prtica, conforme entendimento do art! @H/, primeira parte! #x!0 os sucessores das partes esto sujeitas R coisa julgada por$ue rece eram os direitos e a&es no estado de coisa julgada* o do su stitudo no caso de su stituio processual, em $ue o su stituto foi a parte, mas o direito do su stitudo, o $ual conse$uentemente, tem sua relao jurdica decidida com fora de coisa julgada* a dos legitimados concorrentes para demandar 'como por exemplo credores solidrios(, $ue tam m mesmo sem ser parte tm a deciso de mrito contra si imutvel! O efei1o #e<a1ivo e a 1r%3li/e i$e#1i$a$e. % trplice identidade elemento perfeito de identificao da ao, mas no pode ser utilizado para limitar o ?m ito do c"amado efeito negativo da coisa julgada! #sta atinge as partes e sua imuta ilidade refere5se ao dispositivo da sentena* assim possvel concluir $ue essas partes, $uanto ao $ue decidido no dispositivo da sentena, esto proi idos de voltar a discuti5lo, e o juiz, em face delas, est proi ido de decidir diferentemente, $ual$uer $ue seja a ao, a nova ou a mesma em $ue se pretenda reexaminar a $uesto! %ssim, o efei1o #e<a1ivo $a /oisa H"l<a$a /o#sis1e #a 3roi@iEDo $e se vol1ar a $is/"1ir5 o" $e/i$ir5 o F"e foi $e/i$i$o #o $is3osi1ivo $a se#1e#Ea $e =Pri1o irrecorrvel em face das mesmas partes, $ual$uer $ue seja a ao futura! AO RESCIS7RIA Ca@i=e#1o $a aEDo res/isBria >ma sentena de mrito, com o tr?nsito em julgado, apesar de sua imuta ilidade, pode ser rescindida em casos excepcionais, conforme disposio expressa no artigo @.A, do CPC, desde $ue ajuizada no 3raRo $e & 9$ois, a#os, contados do tr?nsito em julgado da deciso 'art! @-A, CPC(, $uando0 4 S se verificar $ue foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz* 44 S proferida por juiz impedido ou a solutamente incompetente* 444 S resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a fim de fraudar a lei* 47 S ofender a coisa julgada* 7 S violar literal disposio de lei* 74 S se fundar em prova, cuja falsidade ten"a sido apurada em processo criminal ou seja provada na pr2pria ao rescis2ria* 744 S depois da sentena, o autor o tiver documento novo, cuja existncia ignorava, ou de $ue no pUde fazer uso, capaz, por si s2, de l"e assegurar pronunciamento favorvel*

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

7444 S "ouver fundamento para invalidar confisso, desistncia ou transao, em $ue se aseou a sentena* 4T S fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa* T S a indenizao fixada em ao de desapropriao direta ou indireta por flagrantemente superior ou manifestamente inferior ao preo de mercado o jeto da ao judicial! Le<i1i=i$a$e A1iva Podem figurar no 3Blo a1ivo $a aEDo res/isBria, conforme artigo @.H do CPC0 4 S $uem foi parte no processo ou o seu sucessor a ttulo universal ou singular* 44 S o terceiro juridicamente interessado* 444 S o 8inistrio P; lico0 a( se no foi ouvido no processo, em $ue l"e era o rigat2ria a interveno 'vide arts! ./ e .@, CPC(* ( $uando a sentena o efeito de concluso das partes a fim de fraudar a lei! ReF"isi1os $o 3e$i$o i#i/ial + pedido inicial da ao rescis2ria deve atender asicamente os re$uisitos do artigo /./, do CPC, devendo o autor, a teor do $ue disp&e o artigo @..0 4 S cumular ao pedido de resciso, se for o caso, o de novo julgamento da causa* 44 S depositar a import?ncia de A^ 'cinco por cento( so re o valor da causa, a ttulo de multa, caso a ao seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissvel, ou improcedente! )al dispositivo no se aplica R >nio, ao #stado, ao 8unicpio e ao 8inistrio P; lico! Pro/e$i=e#1o $a aEDo res/isBria % ao rescis2ria deve ser distri uda perante o )ri unal com competncia recursal so re a deciso rescindenda, processando5se no 1upremo )ri unal Federal e no )ri unal Federal de 6ecursos, na forma dos seus regimentos internos, e nos destados, conforme dispuser a norma de +rganizao 3udiciria! % distri uio da ao rescis2ria no suspende a execuo da sentena rescindenda 'art! @.-(, podendo ser indeferido o pedido inicial, conforme artigo @-:, nas seguintes "ip2teses0 4 S nos casos previstos no art! /-A* 44 S $uando no efetuado o dep2sito, exigido pelo art! @.., 44, e$uivalente a A^ do valor da causa! + ru ser citado, por ordem do relator, para oferecer contestao em prazo nunca inferior a ,A '$uinze( dias nem superior a G: 'trinta( dias! Findo o prazo com ou sem resposta, o servar5se5 no $ue cou er o disposto no Iivro 4, )tulo 7444, Captulos 47 e 7 9vi$e ar1i<os 6&6 a 6&Y e 6&> a 6615 $o CPC,. Mavendo necessidade de provas, o relator delegar a competncia ao juiz de direito da comarca onde deva ser produzida, atravs da expedio de /ar1a $e or$e=, fixando prazo de @A a -: dias para a devoluo dos autos, conforme artigo @-/, do CPC .

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Direito Processual Civil por Prof. Clvis Brasil Pereira

#ncerrada a instruo, autor e ru tero vista dos autos, sucessivamente, pelo prazo de ,: 'dez( dias para as raz&es finais, su indo ap2s, os autos ao relator, para proceder5se ao julgamento 'art! @-G(! J"l<a=e#1o $a aEDo e se"s efei1os 1e a ao for julgada procedente, o tri unal rescindir a sentena, e proferir, se for o caso, novo julgamento, determinando a restituio do dep2sito, conforme artigo @-@, do CPC! <a "ip2tese de declarar inadmissvel ou improcedente a ao, a import?ncia do dep2sito reverter a favor do ru, sem prejuzo do disposto no artigo /:, do CPC, $ue trata faz fixao de sucum ncia 'ver a "onorria(!

Das könnte Ihnen auch gefallen