Sie sind auf Seite 1von 46

1 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.

br

2 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados ........................................ 4 Entendendo o Mundo da Afiliao ...................................................... 5 Como funciona o Marketing de Afiliados ............................................ 7 Os termos, um-a-um .......................................................................... 10 Canais de Divulgao ............................................................................ 26 O Marketing na Internet ....................................................................... 27 As abreviaes mais comuns ................................................................ 29 Abreviaes e termos mais usados pelos profissionais de Marketing de Afiliados ................................................................................................ 30 Cursos de Marketing Digital .................................................................. 39 Lista de sites e blogs para acompanhar ................................................ 44

O Dicionrio de Afiliados uma publicao do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados. O download gratuito mediante cadastro no site www.afiliadosmagazine.com.br, porm a cpia de qualquer trecho ou termo terminantemente proibida. No disponibilize o arquivo para download em outra fonte ou site. Copyright requerido.

3 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Nossa viso atuar como uma entidade isenta e independente, desenvolvendo o mercado atravs de treinamentos presenciais e distncia, eventos de aprimoramento profissional, criao de oportunidades para networking e aproximao entre as trs pontas do mercado: Afiliados, Anunciantes e Plataformas. O IBMAfiliados um catalisador do mercado de afiliao, promovendo seu desenvolvimento de forma estruturada e sustentada.

A misso do IBMAfiliados - Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados prover informao, networking, qualificao e educao de alto nvel para o mercado de afiliao no Brasil e pases de lngua portuguesa.

Nossa meta dominar a internet, um clique por vez!

Consultor de SEO e Usabilidade na empresa Search Guidance. tambm um dos mais antigos afiliados do Brasil. flavio@ibmafiliados.com.br

Fundador da Escola Dinheiro e da rede educacional de blogs Escolas+. Empreendedor e Diretor Geral da AdToro, Lda. paulo@ibmafiliados.com.br

Diretor Geral da Web Estratgica, MBA em Marketing pela FGV, Consultor de SEO e Contedo Digital. rafael@ibmafiliados.com.br

4 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Este guia foi feito para servir de referncia para pessoas que possuem dvidas sobre marketing de afiliados. Quando se novo em alguma coisa e nunca participou de um programa de afiliados antes, entender e saber todos os termos pode ser um pouco confuso.

5 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

6 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Ser um Afiliado exige uma boa compreenso do mercado digital. O Afiliado um parceiro de mdia, um divulgador comissionado por venda, que alcana determinado pblico-alvo e se remunera atravs das compras efetivas por este pblico. Cada Programa de Afiliados usa suas prprias regras de janela de comisso, porcentagem de comisso, valores mnimos e datas para pagamento. Ser um Afiliado uma forma sustentvel de gerar renda na e ganhar dinheiro na internet. O mercado cada vez mais competitivo, e aqueles que souberem se relacionar com a sua audincia tero mais sucesso.

7 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Apesar de cada programa definir regras prprias, em geral o mercado todo trabalha sobre as mesmas bases, utilizando Cookie persistentes para analisar de onde saiu o clique que gerou uma compra, seja no minuto seguinte, seja muitos dias depois. Alguns programas usam janelas de comisso de semanas, mas ainda no so maioria no mercado. Saiba como funciona a tecnologia de um Programa de Afiliados e no seja passado pra trs:

Uma verso ampliada est disponvel para download no site Afiliados Magazine.

8 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Trata-se da parte do site ou blog que aparecer no navegador sem que haja a necessidade de descer a barra de rolagem (scroll).

a companhia ou empresa que oferece produtos ou servios que voc enquanto afiliado ir promover.

Tambm conhecido como "spyware", geralmente os adwares que so includos em programas gratuitos baixados na internet, e parecem fazer parte do pacote. Na maioria dos casos, difcil se livrar de anunciantes indesejados, mesmo aps desinstalar o programa. A maioria dos anunciantes no trabalha com afiliados que promovem os produtos e servios via "adware".

Trata-se da pessoa que promove produtos ou servios e em troca recebe algum tipo de compensao. Na maioria das vezes, tal compensao feita em dinheiro, pela venda ou contato qualificado que encaminham ao anunciante.

O acordo que acontece entre o anunciante e o afiliado configura uma relao de afiliao. Geralmente, a partir da, sero definidas as regras, responsabilidades e detalhes legais para ambas as partes.

9 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um link dado a voc pelo anunciante que contem um cdigo nico de rastreamento. Dessa forma, o anunciante saber as vendas que foram realizadas por voc.

a pessoa que gerencia um programa de afiliados para o anunciante. responsvel por recrutar afiliados, assegurar se estes esto usando mtodos de promoo de produtos e servios de acordo com as regras do anunciante, e por aumentar as vendas dos afiliados. Tambm atuam como elo de ligao entre o afiliado e o anunciante.

A terceira parte que administra o programa de afiliados para o anunciante. A rede de afiliados prov a tecnologia necessria para o rastreamento das vendas dos afiliados e assegura o rastreamento destas, administra o pagamento das comisses aos afiliados, cuida de relatrios para ambas as partes e auxilia na "divulgao" dos produtos e servios dos anunciantes.

Programa oferecido pelo anunciante que permite que qualquer pessoa possa divulgar os produtos e servios dos anunciantes. Em contrapartida, esses afiliados recebem uma comisso pr-definida pelo anunciante. Essas pessoas que divulgam so chamadas de afiliados".

um software oferecido pelo anunciante, usado para rodar seu prprio programa de afiliados, no sendo necessrio o uso da rede de afiliados. O software auxilia o anunciante no rastreamento das vendas dos afiliados e gera relatrios.

10 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Trata-se do ID nico vinculado ao link que voc usa para enviar trfego qualificado para o anunciante. Esse ID usado especificamente para voc rastrear suas vendas para um anunciante especfico. Um exemplo de rastreamento de afiliado em um link: anunciante.com/?ID=SEUIDUNICO

Outro nome para afiliado.

Os anunciantes aprovam ou no a entrada de afiliados de duas maneiras: aprovao automtica ou aprovao manual. A aprovao automtica significa que o anunciante aprova todos os afiliados automaticamente e instantaneamente.

Trata-se de um anncio grfico que o afiliado coloca em seu site para divulgar um produto ou servio.

A cobrana retroativa acontece quando h devoluo de um produto ou quando uma venda no concluda, ou ainda uma venda que no deu certo, mas voc j recebeu por isso. Uma vez que a venda no foi finalizada da maneira esperada, o anunciante ir deduzir o valor que voc recebeu previamente. O mesmo pode ocorrer no que diz respeito gerao de leads, quando o anunciante considerar que os leads enviados no so qualificados ou de natureza fraudulenta.

11 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

12 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Os cliques fraudulentos, ou cliques "falsos", acontecem geralmente em programas de afiliados baseados em PPC, ou seja, quando a comisso dada de acordo com o nmero de cliques em um anncio. Os cliques falsos (que podem ser gerados de maneira manual ou automatizados) acabam por no gerar converso, uma vez que o trfego vindo deles no qualificado e provavelmente no sero convertidos em venda para o anunciante.

Trata-se do clique no banner ou se o seu link de afiliado redirecionar o visitante para o site do anunciante.

a mtrica usada para mostrar o nmero de vezes que o seu link de afiliado foi visualizado. Para saber qual seu CTR, pegue o nmero de cliques que o link recebeu e divida-o pelo nmero de impresses (quantidade de vezes que o link foi mostrado) e multiplique o resultado por 100, assim voc ter a porcentagem do seu CTR. Por exemplo, se voc est exibindo um banner que teve 100 impresses e recebeu 1 clique, ento voc tem (clique)/100(impresses)=0.01(resultado)*100=1% que o seu CTR.

Trata-se da ao de esconder contedo no site ou o cdigo de rastreamento de afiliados em links. Camuflar contedo ruim e vai contra as diretrizes dos principais motores de buscas, como, por exemplo, o Google. Em contrapartida, camuflar o cdigo de rastreamento de afiliados aceitvel e amplamente utilizado.

13 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Refere-se a um link que colocado no contedo do seu blog ou site, diferenciando-se do link que colocado na barra lateral como uma propaganda mais tradicional.

Alguns anunciantes criam uma landing page especfica e customizada para os afiliados que contm a marca do anunciante e do afiliado. Por exemplo, o anunciante poder criar um site que mostra um formulrio com ambas as marcas. Muitas vezes, os anunciantes limitam as oportunidades de CoBranding apenas para os chamados Super Afiliados.

Trata-se de um valor pr-definido que o anunciante paga ao afiliado, seja por venda ou leads.

a mtrica usada para mostrar o nmero de vezes que o seu link de afiliado gerou uma converso (venda, assinatura de feed ou algo prdefinido pelo comerciante), comparado com o nmero de vezes em que o link foi visualizado em porcentagem. Para encontrar a sua taxa de converso necessrio pegar a quantidade de vendas que um link gerou e dividi-lo pelo nmero de impresses que o link recebeu e multiplicar o resultado por 100 para obter o seu percentual de taxa de converso. Por exemplo, se o link foi visualizado 100 vezes e gerou duas vendas, ento voc ter 2 (nmero de vendas) dividido por 100 (nmero de vendas) para obter 0,02 (resultado) e multiplique o resultado por 100 para obter uma taxa de converso de 2% .

14 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Conseguir com que um usurio a tome como uma ao especfica, desejada. Pode se comprar um produto ou servio, preencher um formulrio, se inscrever para uma lista de e-mail ou qualquer que seja o objetivo pretendido.

um arquivo de texto que enviado a partir de um site em um arquivo dentro do navegador web do usurio. Os cookies, de maneira geral so usados por vrios motivos na web. No que diz respeito ao marketing de afiliados, os cookies so usados para atribuir um ID de usurio que clicou em seu link de afiliado para chegar a um website do anunciante por um perodo pr-definido. Se o usurio retorna dentro desse prazo (clicando ou no no seu link de afiliado de novo), ento voc ser creditado com a venda. Exemplo - um usurio clica em seu link de afiliado (cookie entra no navegador do visitante) e, em seguida, favorita o site do anunciante para comprar mais tarde. O usurio retorna antes que o cookie expire e efetua a compra. Voc recebe o crdito - e esta comisso - sobre a venda.

A quantidade de tempo que um cookie fica ativo a partir do momento em que algum clique no seu link de afiliado e precisa mostrar uma converso antes que voc no receba pela venda, mesmo que o usurio eventualmente acabe comprando. O comprimento padro de um Cookie tipicamente entre 30-90 dias. Qualquer coisa abaixo de 30 considerado baixo ou curto espao de tempo e qualquer coisa acima de 90 considerado acima da mdia, mas no prejudicial.

15 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Uma prtica que clandestinamente deposita cookies dos anunciantes nos computadores de usurios, quando o usurio nunca visitou o site do anunciante atravs do link do afiliado e, potencialmente, pode no ter visitado nem mesmo site do afiliado. Cookie stuffing feito com a inteno de enviar o mximo de cookies para o maior nmero de computadores dos usurios na esperana de que eles cheguem ao site do anunciante e concluam uma compra. Isso pode ocorrer com os maiores anunciantes, como a Amazon, por exemplo. O Cookie stuffing um recurso muito desprezado por afiliados e a maioria dos anunciantes probem e chegam a banir afiliados que no aderem proibio do uso de cookie stuffing.

Custo por Ao tambm conhecida como Custo por Aquisio. Refere-se ao valor pago para obter o resultado desejado geralmente algo como venda ou inscrio.

Custo por clique. Refere-se ao valor pago para gerar um clique pelo usurio em um de seus links. Por exemplo: Se voc gastou R$ 400,00 em uma campanha de anncios e recebeu 200 cliques atravs dela, ento seu CPC ser de R$ 0,50 (cliques gerados/ custo da campanha=CPC).

Custo por Mil. Refere-se ao valor gasto para mostrar um anncio por 1000 visualizaes. Por exemplo: Se voc quisesse comprar um anncio em um site por R$ 12 (CPM) e que este anncio fosse mostrado 10 mil vezes, ento seria necessrio investir R$ 120 (nmero de visualizaes desejadas/100*CPM).

16 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um tipo de anncio grfico ou link de texto fornecido a um afiliado para uso na promoo do programa de afiliados.

Tambm conhecida como comisso uma recompensa e trata-se especificamente de um valor em dinheiro ou taxa pr-definida que o anunciante paga / investe ao afiliado por gerar um resultado pr-definido pelo anunciante.

Uma pgina ou aviso em seu site ou blog que faz com que os visitantes do seu site estejam informados de que voc pago (via afiliao ou qualquer outro mtodo) por qualquer recomendao de compra, produto ou servio em seu site. Uma declarao informativa necessria de acordo com as novas leis para o marketing de afiliados.

Um link de afiliado feito para ser utilizado especificamente em um anncio via email, gerando acessos.

Os ganhos por clique so em suma o valor mdio que se recebe cada vez que algum clica em seu link de afiliado. Para saber o seu EPC voc precisa do valor gerado em comisses a partir de um link de afiliados. Divida pelo total de nmero de cliques que este link recebeu, por exemplo, um link de afiliado gerou R$ 4 em vendas durante o seu tempo de afiliao e o mesmo link foi clicado 12 vezes, ento voc deve dividir R$ 4 (vendas) por 12 (cliques) para saber o EPC de 33 centavos. Isto significa voc ganha 33 centavos em mdia a cada vez que algum clicar no seu link de afiliado.
17 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

No marketing de afiliados, o primeiro clique geralmente usado para descrever um programa de afiliados onde o primeiro afiliado a conseguir que o usurio clique no link e realize uma compra dentro do prazo do cookie, o que ser creditado pela venda, ainda que o usurio v para outro site de afiliados e gere converso aps o clique. H muito tempo existe um debate entre se primeiro clique ou o ltimo mais benfico para ambos, ou seja, afiliados e comerciante.

Uma impresso medida sobre quantas vezes um anncio mostrado em uma pgina. Para cada vez que o anncio mostrado, uma impresso/visualizao ser contada.

Refere-se a um anunciante que executa seu programa de afiliados por si mesmo utilizando um Software de afiliados e no uma rede de afiliados.

Abreviao para "Programa de afiliados independente" e refere-se ao anunciante que executa o programa de afiliados "In house" utilizando um Software de afiliados e no uma rede de afiliados.

Normalmente se refere a uma relao de negcios para um evento, produto ou projeto versus um relacionamento contnuo, permanente. Por exemplo: se dois blogueiros conhecidos se unem para criar um nico produto e comercializ-lo em conjunto e simultaneamente, como um esforo conjunto, isto caracteriza uma joint venture - empreendimento em conjunto ou ainda uma parceria JV.
18 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

No marketing afiliado, o ltimo clique frequentemente usado para descrever um programa de afiliados onde o ltimo afiliado obtm o clique e a compra de um usurio e o nico a ser creditado com a venda - mesmo que um cookie vlido a partir de um clique antes em ligao de afiliado diferente ainda existe no computador do usurio. H muito tempo existe um debate entre se o primeiro ou o ltimo clique mais benfico para ambos - afiliado e comerciante.

Os anunciantes aprovam ou negam a entrada de afiliados para seu programa de duas formas: atravs de aprovao automtica ou aprovao manual. A aprovao manual significa que o comerciante ou gerente de afiliados verifica cada pedido de entrada no seu programa individualmente antes de decidir se quer ou no aprov-los para a participao no programa e a automtica, como o prprio nome j diz, no avalia muitos fatores e transgride uma aprovao simultnea de tudo o que recebe.

Esta a empresa que produz os produtos ou servios que voc promove como um afiliado. Menos comumente referido como o anunciante.

Um tpico ou vertente especfica. Por exemplo, se voc possui um site sobre ces, logo, o seu nicho seria ces - bem como "animais de estimao" na definio mais ampla de um nicho.

Gerente de programa de afiliados terceirizado. Tambm conhecido como gerente de afiliados.


19 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Plataforma para Pagamento por Venda. No programa de afiliados baseado em PPS, o afiliado recebe uma comisso sempre que uma venda real gerada.

No programa de afiliados baseado em PPL, o afiliado recebe uma comisso sempre que um contato qualificado gerado. Um lead pode ser um formulrio preenchido, uma citao solicitada ou qualquer outra coisa que o comerciante tenha especificamente identificado como um Lead comissionado.

No programa de afiliados baseado em PPC, o afiliado recebe uma comisso sempre que algum clicar no seu link de afiliado para o comerciante, resultando em venda/contato qualificado ou no. Pagamento por clique tambm pode se referir a uma opo de publicidade, como o Google AdWords.

o valor em dlar ou reais das comisses que um afiliado tem que acumular antes de receber o pagamento. Alguns comerciantes definem um limite mnimo de pagamento para reduzir os custos de contabilidade, pagando menos frequentemente para as pessoas que enviam poucas vendas, enquanto outros permitem geralmente para evitar o recebimento de cheques menores frequentes e, em vez disso, receber um maior.

Ponto de diferena. Este o servio, produto, contedo, vantagem que seu site tem em relao aos concorrentes dentro de um mesmo nicho fazendo com que o site ou blog se diferencie ou tenha maior destaque.
20 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A pgina em seu site ou blog que informa aos visitantes do site o que voc faz com as informaes pessoais dos mesmos sejam estas recebidas atravs de formulrios de contato, ou ainda atravs de mtodos de rastreamentos annimos, dentre outros. Muitos anunciantes exigem que seu site tenha uma poltica de privacidade para participar do programa de afiliados. Ela tambm necessria para usar o Google AdSense e Google Analytics.

Refere-se a um termo usado frequentemente em relatrios de afiliados que permite que voc veja quantos cliques totais ocorreram no seu link de afiliado. Cliques brutos mostram cada clique que ocorre, mesmo que uma mesma pessoa clique em um link de afiliado 8 vezes em um dia. Cliques brutos so mostrados em conjunto com cliques nicos para dar a um afiliado uma viso mais completa da atividade do link de afiliado.

Com comisses recorrentes voc pago no cadastro inicial do cliente e continua a receber comisses, desde que o cliente continue a pagar pelo servio. Por exemplo - se voc indicar um visitante a um servio de hospedagem que oferece comisses recorrentes e este se inscrever, voc receber ento uma comisso pr-definida pela a inscrio inicial e continuar recebendo para cada ms que o cliente continuar no programa de hospedagem.

Tambm conhecido como "comisses vitalcias". Um programa de afiliados que oferece um ganho vitalcio em que voc creditado pelas vendas por qualquer cliente novo que voc indicar por tempo indeterminado, ao invs de ser pago na primeira compra realizada atravs da primeira indicao.
21 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Retorno sobre gastos em publicidade, e pode ser tambm conhecido como ROI. Refere-se quantidade de dinheiro adquirido como resultado de uma campanha publicitria especfica. Para encontrar o ROI de uma campanha, voc pega a receita e divide pelo gasto com a publicidade. Em seguida multiplique o resultado por 100. O resultado apresentado em forma de porcentagem. Por exemplo, se voc gastou R$ 200 para uma campanha e obteve um lucro bruto de R$ 600 voc ter R$ 600 (receita) divididos por R$ 200 reais (dinheiro investido) para obter 3. Depois multiplique o resultado por 100 para obter 300 - que mostrado como 300% ROAS. O valor acima de 100% usando este mtodo de clculo o seu lucro. Neste exemplo, isso significaria que voc recebeu um lucro de 200% na campanha.

Ele pode ser calculado pelo mesmo mtodo ROAS, mas no interesse da diversidade, vou lhe mostrar uma opo alternativa para calcul-lo. Para calcular o ROI de uma campanha, voc pode pegar o lucro bruto da execuo da campanha e esta divida pelo valor gasto, multiplica-se por 100 para obter a porcentagem do retorno do investimento. Por exemplo, se voc gastou R$ 200 para uma campanha e obteve um lucro bruto de R$ 600 ento o clculo ser R$ 600 (lucro bruto) - R$ 200 (custo da campanha) para obter R$ 400 e, em seguida, divida R$ 400 por R$ 200 (custo da campanha) para obter 2 e que multiplique por 100 para encontrar 200% de ROI para a campanha.

Tambm conhecida como CID/MID/TID de rastreamento. "SID" a abreviao para as sub campanhas de monitoramento oferecidas pela Comisso Junction. A maioria das principais redes se refere a esse ID de forma diferente. Os SIDs permitem criar cdigos de rastreamentos especficos para seus links de afiliados para acompanhar o sucesso de um esforo especfico.
22 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Refere-se a uma pgina projetada com um objetivo especfico ou converso desejada. Normalmente, as pginas squeeze removem todas e quaisquer distraes para o objetivo desejado. Por exemplo, elementos de navegao na pgina podem ser removidos para manter o usurio focado apenas na oferta especfica que est sendo feita.

Refere-se aos afiliados superiores em um programa de afiliados geralmente o top 5% que normalmente geram mais de 80% das vendas totais para o programa de afiliados. No comeo do marketing de afiliados, este termo tambm foi usado para se referir aos afiliados que fizeram mais de US$ 10.000 por ms promovendo vrios programas de afiliados.

Refere-se ao tipo de acompanhamento de um anunciante ou rede usada para controlar a atividade dos afiliados, vendas e leads.

Refere-se a um link que formado atravs da "linkagem" de texto para uma pgina da web em vez de utilizar um banner ou outra imagem "linkando" para uma pgina web.

A mesma coisa quanto de monitoramento/rastreamento de afiliado. Trata-se da identificao nica anexada aos links que voc usa para enviar o trfego para o anunciante que especificamente para voc controlar suas vendas ou referncias para um site, produto, servio especfico. Exemplo de um cdigo de rastreamento em um link: ? Merchant.com / ID = YOURUNIQUEID
23 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um programa de afiliados em duas camadas, permite que estes afiliados ganhem comisses sobre suas prprias vendas, mas tambm recebem uma porcentagem das comisses (geralmente muito menor) por pessoas recrutadas para o programa de afiliados (seja diretamente, pois os conhecia ou indiretamente - ou seja, algum que se inscreveu para ser um afiliado usando o link do primeiro afiliado).

Refere-se a um termo usado frequentemente em relatrios de afiliados que permitem que voc veja quantas pessoas nicas clicaram no seu link de afiliado ao invs de visualizar todos os cliques (Cliques brutos ou totais) que tenham ocorrido. Se uma pessoa em seu computador de casa clica em seu link de afiliado trs vezes, ento um desses cliques seria considerado um clique nico. O que definido como nico, geralmente reiniciado aps 24 horas, na maioria dos programas. Ento, se essa mesma pessoa no exemplo acima retorna 6 dias mais tarde e clica em seu link de afiliado uma vez mais, eles j representam 4 cliques brutos e 2 cliques nicos.

Whitelabeling refere-se a um anunciante permitindo um afiliado vender produtos com sua prpria marca sem mencionar o anunciante real, ou seja, os afiliados vendem produtos ou servios de anunciantes como se fossem deles. Os visitantes do site do afiliado provavelmente iro acreditar que o afiliado est realmente usando os itens que a filial estava realmente vendendo, ou os itens e contatos qualificados, pois no h meno de um anunciante de fora. Isso normalmente ocorre quando um anunciante cria apenas com a marca do afiliado em seu prprio servidor sob seu controle. Muitas vezes, os anunciantes limitam esta oportunidade apenas para os super-afiliados, ou Afiliados Premium.

24 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

25 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um mesmo Afiliado muitas vezes utiliza diversos canais para alcanar diferentes pblicos, ou para falar com a mesma audincia em plataformas e canais diferentes, aumentando a fidelizao da audincia e melhorando seu potencial de converso. Como Afiliado, importante sempre considerar todos os canais, porque cada nicho reage de forma diferente e responde melhor a diferentes estmulos. Por isso, ao pensar na sua estratgia de marketing digital, considere todos os canais possveis:

26 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

O Marketing na Internet composto de diversas reas e tem muitos desdobramentos. Esse famoso infogrfico ajuda a entender o amplo universo em que atuamos.

Uma verso ampliada est disponvel para download no site Afiliados Magazine.

27 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

28 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Se voc est em uma conferncia de marketing de afiliados, ou conversando com um afiliado, ou gerente de afiliados, no incomum ver que eles conversam com termos como "TOS", "EPC", "SID" ou "AOV. Mesmo dos mais genricos, como os mencionados acima at os mais especficos como aqueles que designam uma rede especfica de afiliados, por exemplo, estes afiliados geralmente usam acrnimos e abreviaes. No entanto, eles no so abundantes, e muitos deles vm de reas relacionadas como o SEO ou termos de negcios em geral. Dessa forma, no so to difceis de lembrar. Abaixo, voc encontrar uma lista com as 40 abreviaes e acrnimos que te ajudaro a entender o "dialeto" que os afiliados e os profissionais de marketing comumente usam. Aproveite a lista, e se voc tiver alguma abreviao ou acrnimo para acrescentar, por favor, o faa atravs dos comentrios que estaro no final desse post.

29 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Pode ser em formato de texto, banner, Flash, vdeo ou qualquer outro mtodo que mostrado na internet.

Pessoa responsvel pelo gerenciamento e que algumas vezes responsvel pela organizao das companhias de programas de afiliados. Tambm usado para indicar a "gesto de afiliados" ou ainda "marketing de afiliados".

Uma mtrica que reflete o valor mdio de uma compra. Calculada pela diviso do total to valor dos pedidos dentro de um perodo de tempo pelo nmero de pedidos.

A primeira e maior rede de afiliados do Reino Unido, de propriedade da Digital Window Ltda.

Uma forma de trocar/negociar produtos ou servios que ocorrem entre empresas, ao invs da habitual negociao entre empresa-consumidor.

Uma forma de negociar produtos ou servios e de negociar o que ocorre entre empresa e consumidor, ao invs da negociao entre empresas.
30 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Uma DDL que permite desenvolvedores customizarem e controlarem um usurio final de Internet Explorer. BHOs o acesso a todos os eventos e propriedades de cada sesso do Browser. O comportamento parasitrio de afiliados geralmente esto associados aos BHOs.

Um software/programa que rastreia a internet com o objetivo de indexar web sites e pginas.

o custo associado ao fato de convencer um visitante a se tornar um cliente do seu produto ou servio.

A way of interviewing somebody after a product usage. The term may also refer to any repeated attempt to contact a potential responder after an unsuccessful first-contact attempt.

Tambm descrita como custo por aquisio. Trata-se de um modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada ao qualificada feita pelo usurio em resposta ao anncio. Tais aes qualificadas normalmente esto em uma dessas categorias: vendas, inscrio ou outros tipos de formulrios, e a confirmao de interesse do usurio final em relao ao produto ou servio anunciado. Quando usado em uma frase "rede CPA" geralmente implica em uma rede de sub-afiliados.

Modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada clique no anncio online.
31 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Modelo de pagamento onde o anunciante paga por cada novo lead qualificado, ou seja, por trfego qualificado. Eis aqui alguns exemplos de trfego qualificado: endereo de email, pesquisas concludas, e outros tipos de formulrios online. Este tipo de pagamento normalmente ligado integridade e verificao das informaes recebidas.

Custo por mil ou 1.000 impresses/visualizaes. Isto pode significar desde o valor cobrado por cada mil impresses de banners ou pelo envio de uma newsletter para cada 1.000 assinantes.

Modelo de pagamento em que o anunciante paga para cada novo pedido qualificado.

o total da despesa divida pelo total de nmero de vendas recebidas como resultado do investimento. O resultado dessa operao matemtica ajuda o anunciante a determinar o custo para cada possvel venda.

a porcentagem de visitantes que realizaram alguma ao desejada pelo anunciante, como: compra, subscrio, preenchimento de formulrio e etc.

Melhorar o atendimento ao cliente e a interao geral com clientes por meio de metodologias relevantes e aplicaes de software voltadas melhor compreenso do cliente e aumentando a fidelizao e satisfao do cliente.
32 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

a mtrica usada para mensurar a resposta ao anncio. CTR reflete a porcentagem de visitantes que clicaram em um link especfico. Esta porcentagem calculada baseada em um nmero mdio de cliques a cada 100 visualizaes de um anncio.

o processo de comprar anncios pagos diretamente para o site do anunciante (atravs de links afiliados).

Uma mtrica importante usada para reportar ao anunciante a performance do afiliado. Embora a abreviao seja Ganho Por Clique, isso geralmente muitas vezes enganoso. Na realidade, os nmeros de ganho por cliques refletem mais o ganho por cada 100 cliques enviados por afiliados para o site do que para o anunciante. A frmula para o calculo do ganho por clique a GPC, sendo o ganho por clique= lucro cliques 100.

o ganho/lucro a cada mil visualizaes do link.

a pgina que recebe o trfego e chega at o comerciante, ou seja, a pgina de chegada do visitante e que ter as principais informaes do produto ou servio.

Mtrica de marketing que visa refletir o valor total que um consumidor gasta com a companhia durante sua vida. Algumas vezes, tambm conhecida como valor de vida do consumidor.
33 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Um sistema de vendas dentro do qual os vendedores no s recebem Comisso nas vendas, mas tambm menor Comisso sobre as vendas das pessoas que convencem a tambm se tornarem vendedores. Tais programas de vrias camadas geralmente no so bem-vindos na Comunidade de Marketing de Afiliao e no tem nada a ver com marketing de afiliados tradicional.

o gerente de afiliados que realiza a gesto do programa fora da empresa ou de forma terceirizada. Abreviaes como OAM e APM tambm so usadas em menor escala.

Um modelo de Internet Marketing baseado no desempenho de de vendas ou outro modelo mensurvel de performance.

Organizao sem fins lucrativos que responsvel por conectar, informar e defender o nome dessa indstria em crescimento. Voc pode obter mais informaes em: www.performancemarketingassociation.com

O local onde o produto/servio realmente adquirido. Pode referir-se tanto um local fsico ou o equivalente online.

um modelo de pagamento em que a remunerao ocorre somente quando chamadas qualificadas so recebidas pelo anunciante.

34 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

um modelo de marketing em que o pagamento feito somente quando o anunciante recebe trfego/leads qualificados.

Um modelo de marketing em que o pagamento realizado apenas quando o anunciante realiza vendas qualificadas.

Tambm abreviada como CPV (custo por visualizao), um modelo de anncio que pressupe que o anunciante ir pagar todas as vezes que visto por um visitante. Com o uso frequente de janelas pop-up, geradas por adware que so programas instalados no computador do usurio e a maioria das principais redes de afiliados proibiram o link advindo do trfego de PPV.

O Google patenteou o mtodo para classificao de pginas da Web com base em uma tecnologia complexa que pesa cada pgina da Web em uma escala numrica de 0 a 10. A finalidade de tal medida consiste em definir a relevncia e a importncia de qualquer determinada pgina da Web dentro do conjunto de pginas da Web que um hiperlink com. PR do Google de uma pgina da Web tem um efeito imediato no ranking orgnico deste ltimo em motores de busca.

a mtrica usada para mensurar a receita gerada por cada dlar investido em publicidade.

35 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

um termo originado do campo das finanas usado para mensurar a rentabilidade de uma companhia. Isto semelhante renda fiscal anual dividida por aes ordinrias e aes preferenciais de equidade, alm de dvida de longo prazo. No ramo de investimentos e anlise de negcios, o ROI mensura o quo efetivamente o investimento usado para gerar lucro. No caso do e-commerce, o termo preserva o sentido financeiro, pelo menos na maioria das vezes, e sua definio simplificada para a evoluo do dinheiro ganho ou perdido contra o montante do dinheiro investido.

Um termo de publicidade online que designa um tipo de promoo na Internet onde os banners, imagens, mdia ou anncios de texto aparecem em uma rede de sites.

Aes de marketing associadas pesquisa, usadas para submeter e posicionar um web site dentro de um mecanismo de busca com o objetivo de alcanar o melhor posicionamento nesses mecanismos. A melhor exposio pode ser alcanada pela melhoria do ranking do site em tais mecanismos, usando campanhas de PPC, ou a combinao de PPC com outras atividades como o SEO, por exemplo.

a ao associada com a alterao de um site com o objetivo de alcanar os melhores rankings nos melhores mecanismos de busca.

a pgina que mostra para o usurio final o resultado de uma pesquisa feita no mecanismo de busca.

36 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A abreviao usada para representar as pequenas e mdias empresas. Na Unio Europeia, as empresas com menos de 50 trabalhadores so categorizadas como "pequeno", enquanto aqueles que empregam menos de 250 trabalhadores so considerados "mdios". Nos Estados Unidos, por outro lado, "pequenas" empresas referem aqueles com menos de 100 empregados, enquanto "meio" designa as empresas com menos de 500 pessoas empregadas. Um fato interessante que mais de 90% de todas as empresas americanas caem sob a definio de E.U. do "small business".

Um parmetro que os afiliados podem adicionar suas URL's de rastreamento que permite a monitorao do link saber se resultou em vendas e/ou leads. O ID do consumidor foi inventado pela Comission Junction veja: www.cj.com/downloads/smartrewards.pdf, mas agora vem sendo oferecida pela maioria das redes de afiliados. O acrnimo tambm conhecido por ID de sesso. possvel ampliar seu significado para uma Sub ID unificada, que incluiria Commission Junctions ID, DirectTracks dp, LinkShares u1, MyAffiliatePrograms sub, GANs mid, ShareASales afftrack, e outro link com parmetros que teriam a mesma funo.

Uma ferramenta de planejamento estratgica que visa destacar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaas no objeto de estudo, chegando a um plano de ao para a boa utilizao dos dados recolhidos. SWOT uma excelente maneira de analisar qualquer esforo de marketing ou gesto, incluindo Programas de Afiliados. A matriz SWOT consiste essencialmente em quatro quadrantes. Cada um dos quadrantes ajuda o pesquisador analisar onde o objeto de seu estudo est agora, onde se quer chegar e como chegar l.

37 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

o conjunto de regras e regulamentaes que se devem concordar e seguir a fim de usar um servio. No contexto do marketing de afiliados, o acrnimo TOS usado frequentemente para designar seja um acordo no programa de afiliados ou uma rede de afiliados.

Mensagens de emails enviados para destinatrios como parte de um grupo de mensagens maior, todos possuem contedo idntico e so enviados sem autorizao prvia dos destinatrios. Em resumo, UBE um email spam. Um email pode ser considerado spam somente se ele for enviado em massa e no solicitado. Para no ser acusado como spam os gestores de afiliados precisam ser cuidadosos em relao ao contedo, o texto, imagem e contedo em geral que enviam em suas mensagens. Outra abreviao comum a UCE que dizer "Email comercial no solicitado".

o endereo global de um recurso na Internet, por exemplo, www.afiliadosmagazine.com.br

um termo frequentemente usado no rastreamento de trfego de um site e que designa uma pessoa que visita um site mais de uma vez dentro de um perodo de tempo especifico. Normalmente os programas que realizam o rastreamento de trfego distinguem entre visitantes que estiveram no site apenas uma vez e os que retornam ao site. Visitantes nicos so diferentes de visualizaes (page views), que refletem o nmero de documentos que foram requisitados do site. O visitante nico determinado pelo nmero de IP que o visitante vem.

38 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A seguir indicamos alguns cursos de marketing digital srios e com propostas diferenciadas em termos de qualidade e corpo de professores. Se voc procura escolas onde pode se qualificar em temas especficos, ou deseja fazer uma formao ampla, procure uma destas escolas:

O Quartel Digital uma empresa de educao em marketing e gesto com foco no digital. Realiza cursos, palestras, workshops e eventos e, mais recentemente, e-learning (cursos online e webinars). Hoje a empresa atua nas cidades de Fortaleza, Salvador, Recife e Teresina e est ampliando o alcance geogrfico para outras cidades no primeiro semestre de 2014. Site: www.quarteldigital.com.br

39 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

A Digitalks oferece cursos presenciais, online e in company sobre Links Patrocinados, SEO, Mdias Sociais, Email Marketing, Content Marketing, Programa de Afiliados, Mdias Display, Wordpress, Design Thinking e vrias outras disciplinas relacionadas ao marketing digital. Com professores com ampla experincia no mercado, seus cursos j capacitaram mais de 2 mil profissionais. Site: www.cursosdigitalks.com.br

40 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Mais que um mtodo inovador de ensino, a Internet Innovation, por meio de sua doutrina rica em experincia, proporciona ao cliente uma verdadeira e nica experincia do conhecimento. Ao romper paradigmas, trabalha com o diferencial de acolher e conceder a aprendizagem de forma mais tangvel, atraente e interativa. Os educadores - profissionais conceituados no mercado - trazem para suas disciplinas casos reais do cotidiano, que agregam competncias prticas e expositivas ao contedo ministrado. Este conceito desperta ao cliente/aluno o interesse em se aprofundar em um osis de possibilidades que facilitam a conquista de seus objetivos. Assim, rene o que h de mais atual, oportuno e eficaz na cincia do ensino, para garantir ao profissional toda destreza necessria para suprir suas carncias mercadolgicas. Site: www.internetinnovation.com.br

41 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Vender ou comunicar pela Web exige muito mais do que apenas ter um site na internet. necessrio estratgia para captar novos clientes, comunicar de forma efetiva e integrar a empresa fsica empresa virtual. Com experincia na rea de comunicao e marketing na internet desde 1999, e aps atuar em diversas empresas com projetos de Marketing Digital, o consultor Olimpio Araujo Junior iniciou em 2006 a OAJ Gesto de Marketing para atuar com consultoria e treinamento em gesto de marketing digital, mdias sociais, SEO, e-Commerce e temas afins. Atualmente os cursos do "GestordeMarketing" contam com mais de 11.000 alunos em 12 pases e so referncia no mercado de Marketing Digital. A OAJ Gesto de Marketing responsvel pelo site "GestordeMarketing" que tem como principal objetivo capacitar profissionais com alto nvel para o mercado atravs de cursos on-line. Site: www.gestordemarketing.com

42 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

O Frum de Marketing Digital do Digitalks o maior evento itinerante de Marketing Digital e Investimentos. O projeto visa levar as novidades e tendncias do setor de marketing Digital aos mercados locais, atravs da troca de experincias, discusses e networking. O objetivo gerar conhecimento e aproximar as empresas de seu pblico de interesse e, assim, contribuir para o desenvolvimento de todo o mercado brasileiro. O Frum j passou por 17 capitais do Brasil. Conhea o projeto e participe do evento na sua cidade. Site: www.digitalks.com.br

43 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Em meio a tanto contedo na internet, separamos alguns blogs que do dicas e fornecem contedo direcionado sobre Marketing de Afiliados: http://www.escoladinheiro.com Maior blog de lngua portuguesa sobre Monetizao e formas de ganhar dinheiro na internet com negcios digitais.

http://www.ajudablogueiros.com.br Um metablog dedicado a lhe ajudar a criar um blog de qualidade! Mostrando dicas, truques, formas de ganhar dinheiro, SEO, motivao e mais!

http://www.autonomonaweb.com Este blog tem como objetivo compartilhar formas eficientes para ganhar dinheiro na Internet a partir de casa. Iremos apresentar dicas de negcios para investir na internet e se tornar um autnomo. Ou seja ter o seu prprio negcio na Internet.

http://www.blognacarteira.com Blog sobre monetizao, SEO e tudo que envolva criar um negcio completamente digital.

44 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

http://portaldarenda.com Aprenda Como Criar e Lucrar Com o Seu Negcio Online. Dicas, sacadas e muito mais ensinando voc a ganhar dinheiro na internet.

http://www.opoderdointernetmarketing.com Este um Blog que fala sobre Internet Marketing e todas as suas reas envolventes, tem problemas ns apresentamos solues.

http://querocriarumblog.com.br Ensina como criar um blog e ganhar dinheiro com ele.

45 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

46 www.afiliadosbrasil.com.br www.afiliadosmagazine.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen