Sie sind auf Seite 1von 18

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


C) Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta. D) Organizao social a qualificao jurdica dada a pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, e que recebe delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social.

01. Referente aos princpios da Administrao Pblica, assinale a opo CORRETA:


A) Tendo em vista o carter restritivo da medida, necessria lei formal para coibir a prtica de nepotismo no mbito da Administrao Pblica, tornando-se invivel, assim, sustentar tal bice com base na aplicao direta dos princpios previstos no art. 37, caput, da Constituio Federal. B) Entre os princpios da Administrao Pblica previstos expressamente na Constituio Federal, encontram-se os da publicidade e da eficcia. C) vivel impedir, excepcionalmente, o desfazimento de um ato, a princpio, contrrio ao Ordenamento Jurdico, com base no princpio da segurana jurdica. D) O princpio da autotutela consiste na obrigatoriedade de o agente pblico, independentemente da sua vontade, sempre defender o ato administrativo quando impugnado judicialmente, em face da indisponibilidade do interesse defendido. 02. Marque a opo INCORRETA: A) A expresso Administrao Pblica, em sentido estrito, compreende, sob o aspecto subjetivo, apenas os rgos administrativos e, sob o aspecto objetivo, apenas a funo administrativa, excludos, no primeiro caso, os rgos governamentais e, no segundo, a funo poltica. B) A expresso regime jurdico da Administrao Pblica utilizada para designar, em sentido amplo, os regimes de direito pblico e de direito privado a que pode submeter-se a Administrao Pblica. C) Em decorrncia do princpio da continuidade do servio pblico, h a impossibilidade, para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio non adimpleti contractus nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico. D) O abuso de poder pode ser definido, em sentido amplo, como o vcio do ato administrativo que ocorre quando o agente pblico exorbita em suas atribuies (desvio de poder), ou pratica o ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei (excesso de poder). 03. Marque a opo INCORRETA: A) O contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia. B) Quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas.

04. A respeito do processo administrativo disciplinar, CORRETO afirmar que: A) mesmo que o fato narrado no configure evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia no poder ser arquivada. B) como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. C) no inqurito, o servidor ter que acompanhar o processo pessoalmente. D) no poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguneo ou afim, em linha reta, at o segundo grau. 05. Quanto aos Atos Administrativos, assinale a opo CORRETA: A) Os atos administrativos podem ser convalidados se os vcios forem referentes aos motivos e finalidade. B) Convalidao ou saneamento o ato administrativo elo qual suprido o vcio existente em ato ilegal, com efeitos ex nunc. C) A administrao pode revogar seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos. D) A revogao o instrumento pelo qual a Administrao Pblica promove a retirada de um ato administrativo por razes de convenincia e oportunidade, tendo como pressuposto o interesse pblico, produzindo efeitos ex nunc. 06. Na forma da Constituio Federal vigente, as pessoas jurdicas de direito pblico respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Em face disso, diz-se que: A) o requisito de subjetividade reservado apenas para a ao regressiva contra o agente pblico responsvel. B) a responsabilidade objetiva alcana a conduta do funcionrio ainda que fora do mbito de suas funes. C) a responsabilidade objetiva do Estado, no direito brasileiro, alcana todos os danos decorrentes de atividade ou omisso estatal, desde que, neste ltimo caso, fique comprovada a culpa concorrente da vtima. D) todas as pessoas jurdicas de direito pblico respondem sempre por todos os danos causados pelos seus agentes

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


pblicos, independentemente de aferio da culpa e da existncia de nexo de causalidade com o dano. III. Duas semanas de licena mdica de empregada em razo de aborto espontneo. IV. Suspenso disciplinar. Tratam-se de hipteses de interrupo de contrato de trabalho as indicadas APENAS em: A) II, III e IV. b) I e II. c) I e III. d) I, II e III. 10. Leia as assertivas abaixo e marque a opo CORRETA: I. A legislao vigente permite expressamente a revista das empregadas, inclusive a ntima, desde que prevista em regulamento interno da empresa e seja feita por pessoa do mesmo sexo; II. Ao adolescente com idade inferior de 18 anos proibido o trabalho em atividades na pecuria , no meio rural, entre 20 horas de um dia e as 4 horas do dia seguinte; III. Ao adolescente, com idade 17 anos, vedado o trabalho penoso. Em conseqncia, esse poder considerar rescindido o contrato de trabalho e pleitear a devida indenizao se o empregador exigir servio que demande o emprego habitual de fora muscular igual ou superior a 15 (quinze) quilos. A) apenas a assertiva II est correta; B) apenas as assertivas I, III esto corretas; C) apenas as assertivas II e III esto corretas; D) apenas as assertivas I e II esto corretas; 11. O mercado de trabalho privilegia a mo-de-obra qualificada. Atenta a essa realidade, a legislao trabalhista faz incidir sobre o contrato de estgio e sobre o contrato de aprendizagem regras especficas. A respeito dessas regras, assinale a opo INCORRETA: A) Tanto o contrato de estgio quanto o contrato de aprendizagem podem atrair a legislao-padro celetista aplicvel ao contrato individual de trabalho (art. 442, CLT), se no satisfeitos os requisitos formais e materiais previstos em lei. B) O contrato de aprendizagem gera vnculo de emprego, enquanto o contrato de estgio no gera vnculo de emprego. C) O carter hbrido do contrato de aprendizagem, ao mesmo tempo prestao de servio e aprendizado metdico de ofcio, exige o recolhimento de FGTS, em iguais condies com o empregado tpico. D) Ajuda de custo proporcionada ao estagirio pela empresa tomadora no possui natureza salarial.

07. Joo empregado da empresa Grife da Casa e trabalha regularmente em regime de tempo parcial. Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a: A) vinte e duas horas semanais, podendo o empregado sob este regime prestar horas extras. B) vinte e cinco horas semanais, podendo o empregado sob este regime prestar horas extras. C) quinze horas semanais, devendo o salrio de Joo ser proporcional sua jornada, em relao aos empregados que cumprem, nas mesmas funes, tempo integral. D) vinte e cinco horas semanais, devendo o salrio de Joo ser proporcional sua jornada, em relao aos empregados que cumprem, nas mesmas funes, tempo integral. 08. Assinale a alternativa correta que abrange uma terceirizao lcita, nos termos da Smula 331 do Tribunal Superior do Trabalho: A) Atividades de conservao e limpeza; atividades de vigilncia, regidas pela Lei n 7.102/83; servios especializados ligados atividade-meio do tomador; situaes empresariais que autorizem a contratao de servios temporrios, consoante dispe a Lei n 6.019/74. B) Atividades de conservao e limpeza; atividades de profissionais vigias; atividades de segurana patrimonial desarmada; atividades de vigilncia, regidas pela Lei n 7.102/83. C) Mdicos; atividades de vigilncia, regidas pela Lei n 7.102/83; servios especializados ligados atividade-fim do tomador; situaes empresariais que autorizem a contratao de servios temporrios, consoante dispe a Lei n 6.019/74. D) vendedor; atividades de profissionais vigias; atividades de segurana patrimonial desarmada; servios especializados ligados atividade-meio do tomador; situaes empresariais que autorizem a contratao de servios temporrios, consoante dispe a Lei n 6.019/74. 09 Considere: I. O dia de descanso aos domingos, tendo em vista o labor regular durante a semana. II. Frias.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


12. A resciso indireta do contrato de trabalho ocorre quando A) O empregado comete uma das faltas capituladas nas alneas do art. 482 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). B) A empresa encerra suas atividades por motivo de fora maior. C) O empregado pede demisso. D) O empregado considera o contrato rescindido por culpa do empregador, em alguma das hipteses previstas no art. 483 da CLT. B) o cabimento e o pagamento de custas. C) o interesse recursal e a legitimidade. D) a tempestividade e a legitimidade. 16. A empresa Tetra, durante a execuo definitiva de um processo em que parte, teve parte de seus bens penhorados. A executada interps embargos execuo por no concordar com os clculos do exequente, os quais foram homologados. O juiz da execuo, decidindo os embargos, deles no conheceu, em razo de consider-los intempestivos. Dessa deciso caber: A) recurso de revista. B) recurso ordinrio. C) embargos declaratrios. D) agravo de petio. 13. Dioclcia, empregada da empresa X, foi dispensada sem justa causa. Com a resciso de seu contrato de trabalho, na semana seguinte, ajuizou reclamao trabalhista em face de sua ex-empregadora. Na data da audincia UNA, Dioclcia no compareceu por ter se confundido com o horrio marcado e, sendo assim, o processo foi arquivado. No dia seguinte, seu advogado ajuizou nova reclamao trabalhista. Neste caso, esta nova reclamao trabalhista: A) ser extinta com julgamento do mrito, uma vez que Dioclcia deveria aguardar o prazo de seis meses para ajuizamento de nova reclamao. B) ser extinta sem julgamento do mrito, uma vez que Dioclcia deveria aguardar o prazo de seis meses para ajuizamento de nova reclamao. C) ser extinta sem julgamento do mrito, uma vez que, em razo de entendimento Sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, Dioclcia deveria aguardar pelo menos trs dias para o ajuizamento de nova reclamao. D) ter prosseguimento normal, pois para o caso narrado, no h penalidade na Consolidao das Leis do Trabalho. 14. O inqurito judicial para apurao de falta grave: A) dever se instaurado dentro de 90 dias contados da data da suspenso do empregado. B) dever se instaurado dentro de 180 dias contados da data da suspenso do empregado. C) que for julgado procedente rescindir o contrato de trabalho por culpa do empregado, constando a data do trnsito em julgado da sentena como a data da efetiva resciso. D) possui natureza de ao constitutiva negativa ou desconstitutiva do contrato de trabalho. 15. So pressupostos recursais intrnsecos: A) o depsito recursal e o interesse recursal. 17. A respeito do recurso de revista, CORRETO afirmar que: A) cabvel em sede de execuo, de deciso em embargos execuo, nas mesmas hipteses de cabimento das decises decorrentes de recurso ordinrio. B) no cabvel para reforma de deciso visando uniformizao de jurisprudncia e restabelecimento da lei federal violada. C) cabvel para corrigir injustias de decises em recurso ordinrio, havendo apreciao das provas produzidas nos autos do processo. D) cabvel nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente por contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta Constituio da Repblica.

18. Parte Geral - Sobre as pessoas e a sua personalidade assinale a alternativa CORRETA: A) Acaso um dos genitores seja falecido, no ser possvel a emancipao voluntria do menor com 17 anos completos, sendo necessria ordem judicial, de acordo com o princpio da proteo integral, para a antecipao da capacidade plena. B) H morte presumida, com declarao de ausncia, na hiptese de desparecido em campanha ou feito prisioneiro que no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. C) Em se tratando de morto, a possvel leso a direitos da personalidade poder ser combatida pelo cnjuge sobrevivente, ou parentes em linha reta ou colaterais at o quarto grau.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


D) Segundo o Cdigo Civil, a desconsiderao da personalidade jurdica poder ser deferida de ofcio pelo Juiz. 19. Famlia - Jane, separada de fato, iniciou relacionamento pblico contnuo e duradouro com Joo, o qual perdurou por 10 (dez) anos. Durante este enlace socioafetivo, Jane fora contemplada por uma doao de seu tio, no montante de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). Com este valor, Jane fez a aquisio de um imvel em So Paulo. Recentemente Jane e Carlos colocaram um fim no relacionamento. Carlos, ento, lhe procura, duvidoso se teria, ou no, algum direito sobre o referido imvel. Neste sentido: A) No h direito de Carlos sobre o imvel, pois o seu relacionamento com Jane era de mero namoro, haja vista a impossibilidade desta para o casamento. Assim, no h de se falar em nenhuma comunicabilidade patrimonial. B) Verifica-se neste caso a unio estvel, pois o separado pode t-la. Assim, em vista da ausncia de contrato escrito, aplica-se as regras da comunho parcial, tendo Carlos direito a metade do apartamento adquirido na constncia do relacionamento. C) Verifica-se neste caso a unio estvel, pois o separado pode t-la. Assim, em vista da ausncia de contrato escrito, aplica-se as regras da separao convencional, no tendo Carlos direito a metade do apartamento. D) Verifica-se neste caso a unio estvel, pois o separado pode t-la. Assim, em vista da ausncia de contrato escrito, aplica-se as regras da comunho parcial. Em sendo o apartamento bem subrogado doao, no h de se falar em direito meao por parte de Carlos, sendo hiptese de excluso de comunicabilidade. 20. Sucesses - Joo casado com Maria em regime de comunho parcial de bens. Como fruto deste enlace, tiveram trs filhos: Ana, Henrique e Paulo, todos maiores e capazes. Paulo, por sua vez, tem dois filhos: Joana e Sabrina. Sabendo que: a) Paulo faleceu em 10.06.2004 e que Joo morreu no dia de hoje e b) Deixou Joo como patrimnio R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) adquiridos onerosamente na constncia do casamento e R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) recebidos em herana de seu pai; pergunta-se: como deve ser feita a diviso dos bens de Joo? A) Em virtude do trmino do casamento, Maria recebe, a ttulo de meao, R$ 300 mil reais. Alm disto, ter direito a herana, em concorrncia com os seus descendentes, sobre os bens particulares de Joo, recebendo a cota de R$ 100 mil reais. Ana e Henrique iro receber, cada um, R$ 200 mil. Joana e Sabrina, exercendo o seu direito de representao, iro receber, cada uma, R$ 100 mil. B) Em virtude do trmino do casamento, Maria recebe, a ttulo de meao, R$ 500 mil reais. O patrimnio restante ser dividindo igualmente entre os descendentes (Ana, Henrique, Joana e Sabrina) e a viva (Maria), recebendo cada um R$ 100 mil reais. C) Em virtude do trmino do casamento, Maria recebe, a ttulo de meao, R$ 300 mil reais. Alm disto, ter direito a herana, em concorrncia com os seus descendentes, sobre os bens particulares de Joo, recebendo a cota de R$ 100 mil reais. Ana e Henrique iro receber, cada um, R$ 300 mil, tendo aqui acrescido o patrimnio de Paulo, haja vista ser pr morto. Joana e Sabrina no tero direito herana, pois o direito sucessrio guiado pela proximidade, preferindo os mais prximos aos mais remotos. D) Como o trmino do casamento se deu com a morte, no h de se falar em meao, mas apenas em sucesso. Assim, o patrimnio integral do de cujus h de ser igualmente dividido entre os seus descendentes e o cnjuge, restando uma cota de R$ 200 mil para cada um. 21. Acerca dos direitos reais e, particularmente, da propriedade, assinale a alternativa CORRETA: A) Quem quer que ache a coisa alheia perdida dever restitu-la ao dono ou legtimo possuidor, na forma do Cdigo Civil, que denomina esse instituto de achado. B) Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, pois a legislao civil permite essa forma de aquisio, denominada de ocupao. C) Descoberta o termo jurdico utilizado para a aquisio de coisas preciosas, ocultas e de cujo dono no haja memria, ou em pesquisa que se ordenou, ou por terceiro. D) a tradio a forma de aquisio da propriedade imvel. 22. Acerca dos direitos reais assinale a alternativa CORRETA: A) As rvores, cujos troncos estiverem na linha divisria, presumem-se pertencer em comum aos donos dos prdios confinantes. Em decorrncia disto, os frutos cados destas rvores sobre o solo de um dos prdios pertencero aos donos de todos os demais, afinal de contas o acessrio segue a sorte do principal. B) Quanto ao condomnio em geral correto afirmar que nenhum dos condminos est autorizado a alterar a destinao da coisa comum, nem dar posse, uso ou gozo dela estranhos, sem o consenso dos outros. C) A administrao do condomnio ser deliberada pela maioria dos condminos. So estes condminos que iro eleger o administrador. Necessariamente, o administrador ter que ser condmino. D) O condomnio edilcio ser constitudo apenas por meio de ato entre vivos, devidamente registrado no Cartrio de Registro de Imveis. 23. A Lei no XX/09 foi revogada pela Lei no YY/10. Posteriormente, a Lei no ZZ/10 revogou a Lei no YY/10. Nesse caso, salvo disposio em contrrio, a Lei no XX/09: A) no se restaura por ter a Lei revogadora perdido a vigncia.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


B) s se restaura se a Lei no YY/10 tiver sido expressamente revogada pela Lei no ZZ/10. C) restaura-se integralmente, independentemente, de novo diploma legal. D) s se restaura se a revogao da Lei no YY/10 for decorrente de incompatibilidade com a Lei no ZZ/10. 24. Se o condmino de coisa indivisvel vender sua frao ideal sem dar preferncia aos demais condminos: A) a venda, como ato jurdico, nula de pleno direito, pois no obedeceu forma prescrita em lei. B) o direito de preferncia para ser exercido pelo condmino preterido dever estar registrado na matrcula do imvel. C) no h direito de preferncia na propriedade em condomnio de coisa indivisvel. D) o condmino preterido, respeitado o prazo legal, pode depositar o preo pelo qual a frao foi vendida a terceiro e havla para si. 27. A respeito dos embargos de declarao, assinale a alternativa INCORRETA: A) o recurso no necessita de preparo. B) Quando manifestamente protelatrios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o so, condenar o embargante a pagar ao embargado multa no excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. C) a sua interposio no interrompe o prazo para a apresentao de outros recursos. D) o prazo de interposio de 05 (cinco) dias. 28. (OAB/BA 2010.3 FGV- com adaptaes) Nos autos de ao indenizatria ajuizada por Alfredo em face de Thales, prolatada sentena de procedncia do pleito autoral, condenando o ru ao pagamento de determinada quantia em dinheiro. Ainda na pendncia do julgamento da apelao interposta contra a sentena, Alfredo constata que Thales est adotando uma srie de providncias destinadas a alienar todos os seus bens, o que poder frustrar o cumprimento da sentena, caso esta seja confirmada pelo tribunal. A medida cautelar especfica que dever ser requerida por Alfredo o(a): A) justificao B) sequestro. C) arresto. D) produo antecipada de provas. 29. (OAB/BA 2010.2 - FGV) A Lei n. 9.099/95 disciplina os chamados Juizados Especiais Cveis no mbito Estadual. Nela possvel encontrar diversas regras especiais, que diferenciam o procedimento dos Juizados do procedimento comum do CPC. Segundo a Lei n. 9.099/95, assinale a alternativa que indique uma dessas regras especficas. A) No cabvel nenhuma forma de interveno de terceiros nem de assistncia. B) vedado o litisconsrcio. C) Nas aes propostas por microempresas, admite-se a reconveno. D) Se o pedido formulado for genrico, admite-se, excepcionalmente, sentena ilquida. 30. Com relao ao procedimento da execuo por quantia certa, contra devedor solvente, fundado em ttulo extrajudicial, correto afirmar que: A) o executado citado para, no prazo de trs dias, apresentar embargos. B) o credor s pode indicar os bens a serem penhorados se o executado no se manifestar no prazo legal, aps ser citado.

25. Acerca da Petio inicial e do Pedido, assinale a alternativa CORRETA: A) Verificando o juiz que a petio inicial no preenche os requisitos exigidos em lei, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito, determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 15 (dez) dias. B) O pedido ser alternativo, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. C) Os pedidos so interpretados restritivamente, no se compreendendo, por isso, no principal os juros legais. D) permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, desde que entre eles haja conexo. 26. O processo se forma por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial. Quanto formao do processo, CORRETO afirmar: A) Considera-se proposta a ao aps a citao do ru. B) Feita a citao, permitido ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, ainda que sem o consentimento do ru. C) permitida a alterao do pedido at a prolao da sentena. D) A alterao do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hiptese ser permitida aps o saneamento do processo.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


C) o juiz pode, de ofcio, e a qualquer tempo, determinar a intimao do executado para indicar bens passveis de penhora. D) o juiz somente fixar os honorrios de advogado a serem pagos pelo executado ao fim do processo de execuo. IV. As notas promissrias necessitam de causa e do protesto para a execuo do devedor principal. V. O aval pode ser prestado por mais de uma pessoa, sendo sempre considerado uma garantia autnoma. A) Apenas as assertivas I, III e IV esto incorretas. B) Apenas as assertivas II, IV e V esto incorretas. C) Apenas as assertivas III e V esto corretas. D) Apenas as assertivas II e IV esto corretas. 31. A legislao falimentar que, entre outras questes, regula a recuperao judicial do empresrio individual, da sociedade empresria e da EIRELI, aplica-se: A) s sociedades de capitalizao; B) s sociedades operadoras de plano de assistncia sade; C) aos consrcios; D) s fbricas de veculos automotivos constitudas como sociedades annimas de capital aberto. 32. Analise as proposituras abaixo: I - As cooperativas so sociedades de pessoas, pois a realizao do objeto social depende dos atributos individuais dos scios e no da contribuio material que investem. II - Nas sociedades de pessoas a cesso da participao depende da anuncia dos demais scios. III - A existncia da sociedade em comum de fato somente pode ser provada por terceiros para responsabilizar os scios ilimitada e solidariamente. IV - A natureza da sociedade importa diferenas no tocante alienao da participao societria, sua penhorabilidade por dvida particular do scio e questo da sucesso por morte. Diante das assertivas supra, assinale: A) So verdadeiras apenas as assertivas II e IV. B) Apenas a propositura III est correta. C) So verdadeiras apenas as proposituras I e III. D) So corretas todas as proposituras. 33. Analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA: I. Nas sociedades por cotas de responsabilidade limitada, o capital deve ser totalmente integralizado no ato da constituio. II. admissvel, em caso de dissoluo parcial, a unipessoalidade temporria nas sociedades limitadas. III. As notas promissrias admitem endosso parcial. 35. Sobre o crime continuado, assinale a alternativa CORRETA: A) ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplicamse cumulativamente s penas privativas de liberdade em que haja incorrido; B) ocorre quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabveis ou, se iguais, somente uma delas, mais aumentada, em qualquer caso, de um sexto at metade; C) ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como 34. A respeito do estabelecimento empresarial, assinale a afirmao INCORRETA: A) o adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir da publicao, quanto aos crditos vencidos, e da data do vencimento, quanto aos outros; B) a inscrio do empresrio, ou dos atos constitutivos das pessoas jurdicas, ou as respectivas averbaes, no registro prprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado; C) as publicaes das sociedades estrangeiras sero feitas nos rgos oficiais da Unio e do Estado onde tiverem sucursais, filiais ou agncias; D) o empresrio e a sociedade empresria, salvo aquela com sede em pas estrangeiro, so obrigados a conservar em boa guarda toda a escriturao, correspondncia e papis concernentes sua atividade, enquanto no ocorrer prescrio ou decadncia no tocante aos atos neles consignados.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


continuao do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois teros; D) ocorre quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuao do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto at metade. 36. Nos termos do Cdigo Penal, leia os itens a seguir e marque a opo CORRETA: I. Considera-se regime aberto a execuo da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado; II. Considera-se regime fechado somente a execuo da pena em estabelecimento de segurana mxima; III. Considera-se regime semi-aberto a execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar; IV. No regime aberto o condenado fica sujeito a trabalho no perodo diurno e a isolamento durante o repouso noturno; A) Apenas os itens I e II esto corretos. B) Apenas os itens I e III esto corretos. C) Apenas os itens I e IV esto corretos. D) Apenas os itens II e III esto corretos. 37. Segundo o Cdigo Penal, sobre o trabalho do preso, CORRETO afirmar: A) Ser sempre remunerado, sendo-lhe garantidos os benefcios da Previdncia Social. B) O tempo da pena o referencial para garantir ou no que o trabalho do preso seja remunerado. C)Ser sempre remunerado, sendo-lhe garantido o direito de receber da Previdncia Social somente benefcios que digam respeito ao acidente do trabalho. D) Ser sempre remunerado, mas no ter direito aos benefcios da Previdncia Social. 38. A praticou manobras abortivas em B, a pedido desta. Ao terminar o procedimento, verificou que B no se encontrava grvida como supunha. A conduta de A configura: A) erro sobre elemento constitutivo do tipo. B) arrependimento eficaz. C) tentativa imperfeita. D) crime impossvel. 41. Acerca do inqurito e das provas no processo penal, assinale a alternativa CORRETA. A) De acordo com o art. 212 do CPP, as perguntas sero formuladas pelas partes diretamente s testemunhas, no podendo o juiz complementar a inquirio formulando perguntas sobre pontos no esclarecidos. B) Os cadveres sero fotografados apenas depois de retirados do local do crime, em respeito famlia dos mortos. C) O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. D) Antes de transitar em julgado a sentena final, as coisas apreendidas que interessarem ao processo podero ser restitudas, desde que aos seus proprietrios. 42. Com relao aos juizados especiais criminais, analise as afirmativas a seguir: 39. Assinale a alternativa que apresente circunstncia que no qualifica o crime de homicdio doloso. A) Quando o homicdio praticado mediante promessa de recompensa. B) Quando o homicdio praticado mediante emprego de veneno. C) Quando o homicdio praticado contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge. D) Quando o homicdio praticado para assegurar a impunidade de outro crime. 40. Joo, com inteno de matar, efetua vrios disparos de arma de fogo contra Antnio, seu desafeto. Ferido, Antnio internado em um hospital, no qual vem a falecer, no em razo dos ferimentos, mas queimado em um incndio que destri a enfermaria em que se encontrava. Assinale a alternativa que indica o crime pelo qual Joo ser responsabilizado. A) Homicdio consumado. B) Homicdio tentado. C) Leso corporal. D) Leso corporal seguida de morte.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


I. A transao penal somente poder ser proposta pelo Ministrio Pblico quando no for o caso de arquivamento nem de oferecimento de denncia. II. A lei prev expressamente a possibilidade de que os institutos da composio dos danos civis e da transao penal sejam realizadas perante o Tribunal do Jri nos casos em que h conexo entre infrao de menor potencial ofensivo e crime doloso contra a vida. III. A aceitao da transao penal no ter efeitos civis nem constar de certido de antecedentes criminais, salvo, neste ltimo caso, para que o autor no seja novamente beneficiado pelo mesmo instituto no prazo de cinco anos. IV. possvel o oferecimento de transao penal ao autor que preencher os requisitos subjetivos (antecedentes, conduta social, personalidade, motivos e circunstncias do crime) mesmo que ela j tenha sido anteriormente condenado pela prtica de crime, com deciso transitada em julgado pena de prestao pecuniria. Assinale: A) se todas as afirmativas estiverem corretas. B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. D) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. 43. Nos crimes de responsabilidade do funcionrio pblico, a lei processual penal prev procedimento especial. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA. A) O prazo para responder por escrito acusao de 15 dias. B) O procedimento especial somente se aplica aos delitos cometidos por funcionrio pblico no exerccio da sua funo. C) A resposta preliminar ocorre antes do recebimento da denncia, diferentemente do que ocorre no procedimento ordinrio. D) A necessidade da notificao do acusado para oferecer resposta prvia se estende ao coautor ou partcipe, ainda que este no seja funcionrio pblico, que, assim, tambm ter direito a ser previamente ouvido. 44. Em relao s nulidades processuais, considere as assertivas abaixo. I - Vigora o princpio geral de que, inexistindo prejuzo, no se proclama a nulidade de ato processual, inobstante produzido em desconformidade com as formalidades legais. II - Para o ru sem procurador constitudo e no lhe tendo sido nomeado defensor para defesa em audincia, a nulidade se impe, exceto na hiptese de interpretao favorvel a ele. III - Conforme determina o art. 212 do Cdigo de Processo Penal, as perguntas sero formuladas pelas partes diretamente testemunha. No observado esse sistema, impe-se a declarao de nulidade, desde que demonstrado o prejuzo. IV - A nulidade por ilegitimidade do representante da parte no poder ser sanada, ensejando a renovao de todos os atos processuais praticados. Est(o) CORRETA(s): A) Apenas I e IV B) Apenas II e III C) Apenas III D) Apenas I, II e III 45. Sobre os recursos em geral, analise: I - No cabe recurso contra deciso que recebe denncia; II - Cabe recurso em sentido estrito contra deciso do Tribunal de Justia que recebe denncia contra Prefeito; III - Apesar de o agravo em execuo no possuir rito prprio, pacfica na jurisprudncia a aplicao a ele do procedimento do recurso em sentido estrito, sendo, portanto, devido o exerccio do juzo de retratao. IV - Se o ofendido estiver habilitado nos autos, uma vez intimado, deve respeitar o prazo regular de cinco dias para apelar. Inexiste razo para o prazo de quinze dias, previsto no pargrafo nico do artigo 598 do Cdigo de Processo Penal, pois a vtima j parte no processo, tomando cincia mais facilmente das decises nele proferidas. O prazo de quinze dias para o assistente de acusao apelar d-se quando o recurso supletivo, sendo este entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal; V - Se no recurso exclusivo da defesa, esta pedir apenas a retirada de uma causa de aumento de pena, nada obsta ao Tribunal reconhecer pelo princpio do Favor Rei a aplicao de uma atenuante genrica no observada pelo juzo a quo. A) Somente as afirmativas I e V so verdadeiras. B) Somente as afirmativas II e III so falsas. C) Somente a afirmativa II falsa. D) Somente as alternativas IV e V so verdadeiras. 46. Acerca dos diversos institutos de direito processual penal, assinale a opo CORRETA. A) Tratando-se de delitos contra a propriedade imaterial que deixem vestgios, o prazo para o oferecimento de queixa-crime de trinta dias contados da cincia da homologao do laudo pericial produzido na medida preparatria de busca e apreenso. B) Nos delitos contra a honra, quando oposta exceo da verdade, no compete ao STJ processar e julgar o recurso se o querelante for pessoa sujeita jurisdio desse tribunal. C) O atual procedimento adotado nos crimes de trfico de drogas estabelece a necessidade de notificao do acusado, antes do

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


recebimento da denncia, para que o mesmo apresente indispensvel defesa prvia, bem como estabelece a realizao do interrogatrio ao final da instruo e veda, de forma expressa, a absolvio sumria. D) De acordo com a jurisprudncia pacificada do STJ, o tempo remido pelo preso no gera mera expectativa de direito, mas direito adquirido. D) A igualdade entre os Estados e a prevalncia dos direitos humanos so princpios que norteiam o Brasil nas relaes internacionais, segundo prev a Constituio Federal. 50. Sobre a Organizao das Naes Unidas (ONU), assinale a alternativa INCORRETA: A) A Organizao se baseia no principio da igualdade soberana de todos seus membros; B) Cabe s Naes Unidas fazer com que os Estados que no so membros da Organizao ajam de acordo com esses princpios em tudo quanto for necessrio manuteno da paz e da segurana internacionais; C) O Conselho de Segurana o rgo da ONU responsvel pela paz e segurana internacionais. D) A Corte Internacional de Justia, com sede em Haia (Holanda), o principal rgo judicirio das Naes Unidas e um Tribunal permanente com jurisdio penal internacional semelhana do Tribunal Penal Internacional.

47. O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos: A) Veda a escravido e os trabalhos forados ou obrigatrios, sem qualquer ressalva. B) Veda qualquer forma de restrio liberdade de expresso. C) Garante s minorias o direito de professar e praticar sua prpria religio e o de usar sua prpria lngua, desde que o exerccio desses direitos no represente srio risco de fragmentao da vida cultural do Estado-parte. D) Dispe expressamente sobre a proibio da tortura. 48. Com relao Declarao Universal de Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA: A) Foi o primeiro documento internacional a reconhecer que os direitos derivam da prpria natureza humana. B) A mudana de nacionalidade direito assegurado pela Declarao. C) Nada declara sobre o direito propriedade, em razo da necessidade de acomodao das diferentes ideologias das potncias vencedoras da Segunda Guerra Mundial. D) A universalidade dos direitos humanos, necessariamente, impe a viso de mundo ocidental plasmada na Declarao Universal de Direitos Humanos. 49. Sobre o Sistema Internacional de Proteo aos Direitos Humanos e os Direitos Humanos na Constituio de 1988, assinale a resposta INCORRETA: A) O Sistema normativo internacional global est numa posio hierrquica superior ao Sistema normativo regional interamericano de direitos humanos. B) O incidente de deslocamento de competncia garante o cumprimento de obrigaes do Estado brasileiro em relao aos tratados internacionais de direitos humanos, e est relacionado com a razovel durao do processo para a consecuo da finalidade de efetiva proteo dos direitos humanos C) A Comisso Interamericana de Direitos Humanos vinculada ao Sistema Regional Interamericano.

51. Vrios Senadores, em nmero constitucional suficiente, apresentam proposta de Emenda Constitucional visando aumentar a durao da licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, para cento e oitenta dias. Sobre a referida proposta, assinale a alternativa CORRETA: A) A proposio pode ser aprovada ou rejeitada, segundo a vontade dos legisladores; B) Tal medida s pode ser proposta pelas Assembleias Legislativas; C) No pode ser objeto de deliberao por expressa disposio constitucional; D)Tal proposio necessitar da participao do Presidente da Repblica por meio da sano ou veto. 52. Com relao ao direito nacionalidade brasileira, podemos afirmar: A) A Constituio reputa brasileiro naturalizado aquele que reside por mais de 10 (dez) anos no pas, ainda que no manifeste a inteno de se tornar nacional perante as autoridades oficiais. B) A funo direta do povo no Conselheiro da Repblica pode ser ocupada por brasileiro naturalizado. C) A dupla nacionalidade sempre equivale dupla cidadania. D) Compete aos juzes federais processar e julgar as causas referentes nacionalidade, inclusive a respectiva opo, e naturalizao.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


53. Sobre as funes tpicas e atpicas dos poderes, no se pode afirmar: A) que o legislador exerce funo tpica do Poder Judicirio, quando julga o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade e tambm quando instaura uma CPI para promover o julgamento dos seus investigados; B) que o Poder Judicirio exerce atividade legiferante quando apresenta projetos de lei ao Congresso Nacional; C) que o Executivo tambm legisla mediante medidas provisrias; D) que o legislador exerce funo administrativa quando realiza licitaes para a contratao de servios; 54. Sobre os remdios constitucionais, assinale a alternativa CORRETA: A) De acordo com a orientao jurisprudencial, admitido mandado de segurana contra lei em tese; B) O mandado de injuno coletivo pode ser impetrado por partidos polticos com representao no Congresso Nacional, sindicatos, entidades de classe e associaes em funcionamento h pelo menos um ano; C) O remdio constitucional judicial adequado para defender o direito de reunio o habeas corpus; D) A ao popular s poder ser proposta por brasileiros natos. 55. Com relao ao controle de constitucionalidade, assinale a resposta INCORRETA: A) O objeto da ADI a lei ou ato normativo federal ou estadual que viole a Constituio Federal; B) O Conselho Federal da OAB legitimado ativo especial para a propositura das aes diretas. C) A ADC foi instituda pela EC 3/93; D) No se admite desistncia nas aes do controle concentrado de constitucionalidade. 57. Assinale a alternativa CORRETA: A) De acordo com a definio do Cdigo Tributrio Nacional, os tributos so taxas, impostos, contribuies sociais e contribuies de melhoria. B) Os tratados e as convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha, salvo em caso de guerra. C) O emprego da analogia poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei. D) O emprego da eqidade no poder resultar na dispensa do pagamento do tributo devido. 58. (FGV - Auditor Municipal de Agra dos Reis/2010) (I) A tributao pode ser usada com fim fiscal e extrafiscal, (II) sendo que nesta segunda hiptese o princpio da capacidade contributiva no tem aplicao, (III) uma vez que reflete a capacidade econmica dos contribuintes. Considerando as trs informaes acima e sendo V = verdadeiro e F = falso, assinale a alternativa que apresente corretamente seu julgamento, na ordem em que aparecem. A) V F F B) V F V C) V V F D) V V V 59. Assinale a alternativa CORRETA. A) Segundo a legislao em vigor sobre o imposto referente transmisso causa mortis, a alquota do referido tributo poder ser progressiva. B) Segundo a Lei Complementar 116/03, o contribuinte do ISS o tomador do servio. C) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a progressividade do IPTU em razo do descumprimento da funo social da propriedade urbana inconstitucional. D) O ICMS e o IPI so tributos, segundo a Constituio de 88, obrigatoriamente seletivos, j que devem observar a essencialidade do bem. 60. As alternativas a seguir apresentam princpios tributrios consagrados no texto constitucional, exceo de uma. Assinale-a. A) Princpio do no-confisco. B) Princpio da liberdade de trfego. C) Princpio da anualidade. D) Princpio da capacidade contributiva.

56. Segundo o Cdigo Tributrio Nacional, impe-se interpretao literal de norma tributria que disponha sobre: A) moratria. B) compensao. C) transao. D) prescrio.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


mantenha inerte. Nesse caso, a prova produzida a partir da diligncia ser considerada lcita; C) direito do advogado sustentar, oralmente e no prazo de quinze minutos, as razes de qualquer recurso ou processo, nas sesses de julgamento, aps o voto do relator, em instncia judicial ou administrativa; D) O advogado pode ser preso em flagrante, por motivo de exerccio da profisso, mesmo em casos de crime afianvel. 64. De acordo com o Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo que no constituir dever do advogado. A) Velar pela sua reputao pessoal e profissional; B) Abster-se de utilizar influncia indevida em seu beneficio ou de seu cliente; C) Cumprir todas as ordens de seu patro, quando vinculado ao cliente ou constituinte por relao de emprego; D) No vincular seu nome a empreendimento de cunho manifestamente duvidoso. 65. Ainda considerando o Cdigo de tica e Disciplina da OAB, assinale a opo CORRETA. A) permitido o oferecimento de servios advocatcios que importem, mesmo que indiretamente, em inculcao de clientela, desde que realizada discretamente; B) Considere que um advogado tenha colaborado, orientado ou conhecido em consulta ato jurdico antes da outorga de poderes pelo novo cliente. Nesse caso, desnecessrio que ele se abstenha de patrocinar causa que vise impugnao da validade desse ato; C) O substabelecimento de mandato com reservas de poderes exige o prvio e inequvoco conhecimento do cliente; D) legtimo que o advogado recuse o patrocnio de pretenso concernente a lei ou direito que tambm lhe seja aplicvel, ou que contrarie expressa orientao sua, manifestada anteriormente. 66. Acerca do que consta no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a opo CORRETA. A) Em sociedade de economia mista, a funo de diretoria ou gerncia jurdicas privativa de advogado inscrito regularmente na OAB; B) Os advogados pblicos sujeitam-se exclusivamente ao regime do Estatuto, do Regulamento Geral e do Cdigo de tica e Disciplina da OAB e no legislao aplicada aos demais servidores pblicos; C) permitido que advogado de pessoa jurdica figure, nos mesmos processos judiciais, como preposto, se houver poderes especiais; D) Em regra, os honorrios de sucumbncia fixados em favor dos advogados empregados pertencem aos seus empregadores, pois integram a remunerao dos advogados.

61. Sobre a responsabilidade por fato e por vcio dos produtos e servios prevista no Cdigo de Defesa do Consumidor, INCORRETO afirmar que: A) no sendo sanado o vcio de qualidade no prazo legal, o consumidor pode exigir do fornecedor, a substituio do produto, a restituio da quantia paga ou o abatimento proporcional do preo. B) para fins de responsabilidade decorrente de fato do produto, equiparam-se a consumidores todas as vtimas do evento danoso, ainda que no integrantes da relao contratual de consumo. C) o comerciante igualmente responsvel pelo fato do produto quando o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador no puderem ser identificados. D) constatado pelo consumidor vcio de qualidade do produto, o fornecedor ter um prazo mximo de 45 dias para san-lo. 62. Em relao vulnerabilidade do consumidor, A) fator que obriga o juiz a determinar a inverso do nus da prova no processo que tenha por objeto as relaes de consumo. B) princpio assegurado expressamente pelo artigo 5 da Constituio Federal. C) no processo civil, o juiz, ao reconhec-la, dever inverter o nus da prova. D) princpio da poltica nacional das relaes de consumo.

63. A respeito dos direitos dos advogados, conforme a Lei n. 8.906/1994 e o entendimento do STF, assinale a opo CORRETA. A) Considere que Pedro, advogado, no exerccio da profisso, dirija palavras grosseiras e desrespeitosas a um juiz, em uma atitude de total desprezo pelo magistrado. Nessa situao, Pedro no responder por crime, pois a sua imunidade material profissional abrange o desacato; B) Considere que a polcia requeira, perante a autoridade judiciria competente, a busca e apreenso de documentao de Antnio no escritrio de seu advogado, que, em razo desse requerimento, a autoridade judiciria competente intime a OAB, em carter confidencial e com as cautelas prprias, a indicar um representante para acompanhar a diligncia e que a OAB se

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


67. Com relao a impedimentos e suspeies constantes na Lei n. 8.906/1994, assinale a opo CORRETA. A) Para o servidor efetivo ocupante de cargo de tcnico judicirio do Tribunal de Justia de do Estado de Minas Gerais, o exerccio desse cargo compatvel com o exerccio da advocacia; B) Caso um advogado ocupe cargo eletivo de vereador, nessa situao, h incompatibilidade com o exerccio da advocacia e tambm impedimento, mesmo que a demanda no seja contra o municpio que o remunera como parlamentar; C) O ocupante de cargo efetivo de professor universitrio est impedido de advogar, inclusive contra a Unio; D) O exerccio do cargo de diretor em uma concessionria de servio pblico atividade incompatvel com o exerccio da advocacia. 68. Quanto aplicao do Estatuto da OAB e sua interpretao pelos tribunais superiores, assinale a opo CORRETA. A) Os honorrios advocatcios no podem ser fixados em salrios mnimos. B) Os honorrios de sucumbncia fixados em sentena judicial transitada no so ttulos executivos. C) Mesmo que haja indicao pelo juiz, o advogado no obrigado a aceitar o patrocnio de causa de juridicamente necessitado, no caso de impossibilidade da defensoria pblica no local da prestao de servio, j que, nesse caso, no h como se fixarem os honorrios advocatcios em seu favor; D) A execuo dos honorrios deve ser promovida em ao executiva autnoma. 69. Acerca das infraes e sanes disciplinares, assinale a opo CORRETA. A) Pedro, bacharel em direito, como no inscrito nos quadros da OAB, fez uma petio inicial e pediu que Marcos, advogado, assinasse-a. Nessa situao, Marcos no cometeu infrao disciplinar; B) Joaquina advogada e fez falsa prova do seu diploma de bacharel em direito. Nessa situao, a inscrio de Joaquina nos quadros da OAB pode ser anulada, mas ela no pode ser punida por infrao disciplinar, nos termos do estatuto, j que a falsificao se deu antes de sua inscrio, quando ainda no era advogada; C) A penalidade de censura no deve ser publicada; D) A advertncia pode ser convertida em censura, em ofcio reservado, sem registro nos assentamentos do inscrito, quando presente circunstncia atenuante. 70. A respeito da organizao da OAB, assinale a opo CORRETA. A) Nos termos da Lei n. 8.906/1994, as caixas de assistncia dos advogados so rgos da OAB e no possuem personalidade jurdica prpria; B) Um membro do Conselho Federal ou de qualquer rgo da OAB pode ter o seu nome includo nas listas constitucionais para preenchimento de cargos nos tribunais; C) O tesoureiro no compe o Conselho Federal; D) A condenao disciplinar hiptese expressamente prevista de extino automtica do mandato perante a ordem. 71. De acordo com o Cdigo de tica da OAB e com a Lei n. 8.906/1994, assinale a opo CORRETA. A) O anncio dos servios do advogado pode ser feito utilizandose apenas o apelido pelo qual ele conhecido, no sendo exigido que se mencione o nome completo; B) O anncio dos servios do advogado pode ser feito por meio de publicidade ou propaganda em televiso ou rdio, desde que realizado com discrio e de forma moderada; C) Presumem-se confidenciais as comunicaes epistolares entre advogado e cliente, que no podem, portanto, ser reveladas a terceiros; D) A celebrao de convnio para prestao de servios jurdicos com reduo dos valores estabelecidos na tabela de honorrios no corresponde a captao de clientes ou causa, salvo se as condies peculiares da necessidade e dos carentes o exigirem, e no h necessidade de prvia demonstrao perante o Tribunal de tica e Disciplina. 72. Quanto ao Cdigo de tica do Advogado, assinale a opo CORRETA. A) lcito ao advogado apenas visar a sua promoo pessoal em manifestaes pblicas; B) A vedao de captao de clientela impede que o advogado anuncie os seus servios; C) A indicao expressa do nome de advogado ou de seu escritrio na parte externa de veculo no considerada imoderada e, portanto, permitida; D) O advogado, ao postular em nome de terceiros, contra excliente ou ex-empregador, judicial e extrajudicialmente, deve resguardar o segredo profissional e as informaes reservadas ou privilegiadas que lhe tenham sido confiadas.

73 - considerando as disposies relativas ao Conselho Tutelar, assinale a assertiva CORRETA:

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


A) o Conselho Tutelar rgo estadual, no jurisdicional, autnomo e permanente B) o tempo de mandato dos conselheiros de trs anos C) a eleio deve ser unificada em todo o territrio nacional, a cada dois anos, no primeiro domingo do ms de outubro D) cnjuges no podem servir no mesmo Conselho Tutelar 74 - Juliana mdica em uma maternidade e estava de planto no dia do nascimento de Caio. Com pressa para sair de seu planto, Juliana deixou de realizar os exames necessrios para detectar eventuais anomalias. Considerando o disposto no Estatuto da Criana e do adolescente, CORRETO afirmar que: A) Juliana no ser responsabilizada, mas to somente o diretor do estabelecimento B) Juliana ser responsabilizada apenas por infrao administrativa C) Juliana ser responsabilizada por crime D) Juliana praticou apenas infrao disciplinar, cuja consequncia a perda do cargo B) A Constituio Federal de 1988 permite a reaquisio da nacionalidade brasileira do Sr. Montanha por meio de uma ao rescisria. C) Sr. Montanha no perder a nacionalidade brasileira D) Sr. Montanha poder readquiri a nacionalidade com a condio de brasileiro naturalizado, segundo unanimidade da doutrina nacional.

77. Acerca das competncias ambientais na Lei Complementar 140/2011, assinale a alternativa que contm uma competncia ESTADUAL: A) formular, executar e fazer cumprir, em mbito nacional, a Poltica Nacional do Meio Ambiente. B) exercer o controle ambiental da pesca em mbito nacional ou regional. C) aprovar o funcionamento de criadouros da fauna silvestre. D) formular, executar e fazer cumprir a Poltica Municipal de Meio Ambiente. 78. Sobre os crimes ambientais, assinale a alternativa CORRETA:

75. Sobre os elementos de conexo no Brasil estabelecidos na Lei de Introduo a Norma dos Direitos Brasileiros, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. B) Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que estiverem situados. C) Para qualificar e reger as obrigaes, aplicar-se- a lei do pas em que se constiturem. D) Tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do local de celebrao do matrimnio. 76. Sr. Montanha brasileiro nato e resolveu morar no Pas Esperana. Como requisito para contrair matrimnio com uma nacional do pas estrangeiro, Sr. Montanha teve que renunciar a sua nacionalidade brasileira. De acordo com as normas constitucionais vigentes, assinale a afirmativa CORRETA. A) Sr. Montanha no poder readquirir a sua nacionalidade brasileira.

A) A pessoa jurdica constituda ou utilizada, preponderantemente, com o fim de permitir, facilitar ou ocultar a prtica de crime definido nesta Lei ter decretada sua liquidao forada, seu patrimnio ser considerado instrumento do crime e como tal perdido em favor do Fundo Penitencirio Nacional. B) A responsabilidade criminal das pessoas jurdicas possui natureza objetiva. C) A competncia para julgar os crimes ambientais ser da Justia Federal. D) No se admite a aplicao do Princpio da Insignificncia aos delitos ambientais.

79. De acordo com a doutrina de Miguel Reale, a Hermenutica Jurdica atual compreende a norma jurdica como: A) um modelo operacional de uma classe ou tipo de organizao ou de comportamentos possveis.

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame


B) um modelo operacional que deve ser interpretado no conjunto do ordenamento jurdico. C) um modelo operacional que, ao ser interpretado, implica a apreciao dos fatos e valores que, originariamente, o constituram, bem como em funo dos fatos e valores supervenientes. D) todas as alternativas anteriores esto corretas. 80. Segundo a doutrina de Tercio Sampaio Ferraz Jnior, o que define a norma jurdica que caracterstica? A) A institucionalizao da autoridade. B) A coercibilidade C) A heteronomia D) A bilateralidade-atributiva

www.portalexamedeordem.com.br

Simulado - OAB 1 Fase - XI Exame

www.portalexamedeordem.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen