Sie sind auf Seite 1von 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

notcias esportes entretenimento vdeos


OL, YARA LOGOUT SBADO 19.10.2013 PRINCPIOS EDITORIAIS EDIO DIGITAL

0
CELULAR

YARA SPITZ
KINDLE IPAD

CAPA

PAS

RIO

ECONOMIA

CULTURA
MUNDO

TECNOLOGIA

CULTURA

ESPORTES

MAIS +

PUBLICIDADE

Recomendar

574 pessoas recomendaram isso. Seja o primeiro entre seus amigos.

A batalha das biograas

Entenda a polmica
O debate sobre biografias no autorizadas est pegando fogo. Apesar de a ao movida pela Associao Nacional dos Editores de Livros (Anel) no Supremo Tribunal Federal contra artigos do Cdigo Civil que protegem os biografados estar em andamento desde 2012, o assunto voltou a ganhar fora nos ltimos tempos. No dia 2 de outubro, Ancelmo Gois publicou, em sua coluna no GLOBO, a posio do Procure Saber, grupo presidido por Paula Lavigne, contra a demanda dos profissionais do livro, que foi reforada por artigos de alguns de seus membros mais ilustres (Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil) no GLOBO. Reunimos os captulos principais desta histria aqui, incluindo os textos publicados por editores e escritores rebatendo os argumentos dos msicos.
Andr Miranda, do Segundo Caderno, apresenta a polmica

O que dizem os artigos do Cdigo Civil


Art. 20 Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuzo da indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Art. 21 A vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma. Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 1 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Seleo de artigos

Agncia O Globo

Jos Miguel Wisnik


Estaramos fadados, para lutar contra a biograa chapa marrom, a viver sob o signo do silncio?

Colunista do GLOBO escreve aos sbados, no Segundo Caderno

No segredo, embora invisvel de to bvio, que as matrias culturais na imprensa brasileira passaram a se pautar predominantemente, desde um tempo que talvez possa ser datado como o das duas ltimas dcadas, pelos itens vendagem, comportamento, moda e polmica de superfcie. A mercantilizao da cultura muito mais antiga, est longe de ser s brasileira, mas passou a ser ostensiva e causou um estrago considervel nesse pas pouco letrado na mdia, onde os problemas so medidos com mo pesada na balana de um prato s. Por isso tambm o imbrglio das biografias um pacote to difcil de desembrulhar, e as questes aparentes no so necessariamente as que esto em questo.

Ler artigo completo

Gustavo Stephan

Arnaldo Bloch
Chico Buarque me ligou para contestar um trecho no qual Lygia Marina diz que 'Lgia', de Tom, era dedicada a ela.

Colunista do GLOBO escreve aos sbados, no Segundo Caderno

Entre os anos de 1999 e 2000, perodo em que a legislao censora de 2002 ainda no estava em vigor, trabalhei dia e noite numa biografia de Fernando Sabino para a saudosa coleo Perfis do Rio, da editora Relume Dumar, cuja srie inclui, entre dezenas de outras, uma bio autorizada de Chico Buarque escrita pela colega Regina Zappa.

Ler artigo completo

Leonardo Aversa

Franois Dosse
Para um bigrafo ca impossvel trabalhar com textos autorizados ou supervisionados, ou que dependam dos sentimentos dos biografados. colocar uma mordaa no pesquisador."

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 2 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Mas isso tudo muito doido! Fico surpreso em relao democracia brasileira e ao direito de expresso no pas. Para um historiador e um bigrafo, fica impossvel trabalhar com textos autorizados ou supervisionados, ou que dependam dos sentimentos dos biografados. colocar uma mordaa no pesquisador. [...] Por que as pessoas no podem ser pagas para fazer o seu trabalho? Alis, so mal pagas, mesmo aqui na Frana. Eu levo em mdia trs anos para escrever uma biografia, e poderia ganhar muito mais escrevendo um ensaio rpido. Sobre a remunerao do bigrafo e a proposta da Associao
Opinio do historiador e bigrafo francs, autor de O desafio biogrfico e especialista no tema. 19/10

Procure Saber [...] Nora nunca me imps nenhuma restrio. Diante da sua generosidade, eu at lhe propus que revisasse as partes mais delicadas [da biografia]. Mas ele se recusou, com uma magnfica grandeza intelectual. Em nome da minha liberdade de escrita, quis ler o material apenas depois de publicado. Sobre sua experincia como bigrafo do poderoso editor e historiador francs Pierre Nora, que abriu todos os arquivos da editora, dando liberdade absoluta Dosse. [...] Uma biografia no apenas uma encenao da vida do biografado, tambm uma encenao da relao entre o bigrafo e o biografado. E, para que ela possa acontecer, preciso que haja esta liberdade. Alm do mais, a biografia no puramente factual. um gnero impuro, que tem sua parte de criatividade, de fantasia, ou seja: de criao literria. Sobre sua experincia com a viva do polmico filsofo Cornelius Castoriadis, seu prximo biografado, que at deixou a chave de casa para que Dosse pesquisasse os arquivos enquanto viajava de frias."
Publicado originalmente aqui

Ricardo Leoni

Arthur Dapieve
A vida porosa. Pblico e privado so categorias que, sobretudo na criao artstica, trocam uidos quase o tempo inteiro. Cabe ao jornalista ou ao bigrafo analisar o tecido."
"Um ou dois dias depois de morrer, em dezembro de 1791, Mozart foi enterrado numa vala comum nos arredores de Viena. Ele passara a vida atolado em dvidas. Entre uma composio e outra, escrevia cartas, muitas cartas: humilhantes para os credores, suplicantes para os futuros credores, angustiadas para o pai Leopold, escatolgicas para a irm apelidada Nannerl, pornogrficas para a esposa Constanze. Dvidas so problemas particulares, e cartas, naturalmente, so correspondncia privada. No entanto, sem elas teramos menos vislumbres da complexidade do gnio de Mozart."

Artigo do jornalista, crtico musical e autor de perfil sobre Renato Russo 18/10

Ler artigo completo

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 3 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Leo Martins

Hermnio Bello de Carvalho


Viramos uma espcie de mictrio pblico, onde qualquer um pode mijar em cima, sem que algum saque um talonrio de multas para punir o infrator.
"A coisa foi ficando mais difcil ao surgir a tal categoria a que j me referi, e a ser reconhecida pelo ministrio do Trabalho: a do herdeiro. Essa figura que surge das sombras para, de alguma forma, levar alguma vantagem pecuniria em cima de algum que se dedique a escarafunchar a nossa cultura. Essa figura sinistra tem sim o poder de embargar um livro. Enfim: aonde quero chegar? Como sou um bestalho e ingnuo, continuo acreditando em certas instituies. Um dia, um herdeiro (ou meio herdeiro)

Artigo do compositor, poeta e produtor cultural 18/10

de Me Quel foi aos jornais declarar que eu havia ficado com o esplio de Clementina, da a filha dela estar morrendo mingua, sem qualquer assistncia. Ele, o difamador, ostentava corrente de ouro e navegava pela vida a bordo, se no me engano, de uma Mercedes Benz."

Ler artigo completo

Andr Coelho

Marco Aurlio Mello


Soube que um jurista baiano, Caetano Veloso, est excomungando uma mxima, a de que proibido proibir."
o Cdigo Civil de 2002 [que poderia levar censura prvia], e j sob os ares democrticos da Constituio de 1988. Soube que um jurista baiano, Caetano Veloso, est excomungando uma mxima, a de que proibido proibir. Agora, em pleno sculo XXI... De incio [uma pessoa pblica] abdica [da sua privacidade]. Mas essa uma matria em aberto, ns ainda vamos decidir a respeito. No estou adiantando meu ponto de vista. Agora, o que eu sempre digo que o homem pblico um livro aberto. Aquela biografia no autorizada, do Jos Dirceu [escrita por Otvio Cabral], por exemplo, no importante? Ns no precisamos de memria no pas? Ser que algum que teve uma projeo pblica pode pretender se colocar numa redoma, se enclausurar? A que est o grande problema. Vamos decidir se, no caso, vinga a liberdade de expresso e a liberdade de informao, ou se vinga a privacidade maior, inclusive autorizando o juiz a censurar [a biografia].
Publicado originalmente aqui

Opinio do Ministro do Supremo Tribunal Federal 18/10

Leonardo Aversa

Jorge Mautner
Page 4 of 21

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Tiraram a palavra amor [da bandeira brasileira] no por maldade, mas para que o povo brasileiro no pensasse que a Repblica iria se imiscuir na vida privada."
"O critrio da intimidade, do foro ntimo e da origem da lei de autorizao de
Artigo do cantor, compositor e escritor 18/10

biografias, se baseia principalmente neste cuidado: para que amigos, amigas, filhos, netos, parentes, citados em suas longas biografias por causa de sua longa importncia histrica, no sejam prejudicados. A liberdade em primeiro lugar liberdade individual, da decorrem as outras liberdades, tais como a liberdade chamada libertria, que a utopia do anarquismo irrestrito, a liberdade com sacanagem, que se chama libertinagem, a liberdade liberticida, que inclusive suicida e homicida. Vejam quantas variedades de liberdade existem, e no entanto ela sempre volta pra seu sentido original, aquele que acolhido no confessionrio das igrejas, dos templos, das mesquitas, das sinagogas, e em todos os rituais religiosos que tm esta liberdade individual em alta considerao."

Ler artigo completo

Mrcio Santos

Herdeiras de Paulo Leminski


Pela incluso de trechos nas biograas que violam a intimidade e honra do poeta, bem como da prpria famlia"
"No houve qualquer ao judicial para impedir a publicao das referidas biografias", mas sim um "mero comunicado encaminhado editora Nossa Cultura declarando que os familiares no autorizavam a publicao pela ausncia de autorizao expressa aos escritores para incluso de imagens e poemas de Paulo Leminski, direitos pertencentes s herdeiras, garantidos pela Lei de Direitos Autorais. [...] "A nfase no lcool, sua leitura de uma precariedade de bens em nossa casa (voc nunca ouviu falar em contracultura?) as observaes exageradas sobre falta de banho, que corresponde a um perodo de maiores excessos, mas que foi superada, enfim, tudo isso serve para criar uma imagem bem negativa do Paulo". (trecho de email para Toninho Vaz).

Declaraes e nota oficial das herdeiras do escritor explica motivos para no autorizar biografias de Toninho Vaz e Domingos Pellegrini 17/10

No dia 11/10, o bigrafo Toninho Vaz entrou na Justia contra as herdeiras.


Publicado originalmente aqui

Divulgao / Ana Clara Fernandes

Mrio Magalhes
Voc prope mesmo dar uns caramingus aos netos do

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 5 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Mdici?"
para Chico Buarque

"Concordo: inaceitvel a impunidade de bigrafo leviano ou criminoso que difunda informao infamante ou mentirosa. Mas a deciso tem de ser da Justia, e no de censura prvia. Se o Judicirio lento e a lei dcil com difamadores, aperfeioemos ambos. Somos contra o indulto de Natal porque,
Artigo do jornalista e bigrafo de Carlos Marighella 17/10

entre milhares de presos, meia dzia foge? Crimes pontuais no devem abolir direitos coletivos. O conhecimento da histria consagra-se como direito humano. Roberto Carlos , sim, dono da vida dele. Mas no dono da histria." + Leia tambm o post Caixa-preta de um bigrafo falido (debate pblico, confisses privadas) publicado no blog do autor.

Ler artigo completo

Leonardo Aversa

Chico Buarque
Errei e por isto lhe peo desculpas"
"Eu no me lembrava de ter dado entrevista alguma a Paulo Cesar de Arajo,

Desculpas de Chico Buarque ao bigrafo Paulo Cesar de Arajo 17/10

bigrafo de Roberto Carlos. Agora fico sabendo que sim, dei-lhe uma entrevista em 1992. Pelo que ele diz, foi uma entrevista de quatro horas onde falamos sobre censura, interrogatrios, diversas fases e canes da minha carreira. Ainda segundo ele, uma das suas perguntas foi sobre a minha relao com Roberto Carlos nos anos 60. No meio de uma entrevista de quatro horas, vinte anos atrs, uma pergunta sobre Roberto Carlos talvez fosse pouco para me lembrar que contribu para sua biografia. De qualquer modo, errei e por isto lhe peo desculpas. Quanto matria da "ltima Hora", mantenho o que disse. Eu no falaria com a "ltima Hora" de 1970, que era um jornal policial, supostamente ligado a esquadres da morte. Eu no daria entrevista a um jornal desses, muito menos para criticar a postura poltica de Caetano e Gil, que estavam no exlio. Mas o bigrafo no hesitou em reproduzi-la em seu livro, sem se dar o trabalho de conferi-la comigo. S se interessou em me ouvir a fim de divulgar o lanamento do seu livro. No, Paulo Cesar de Arajo, eu no falava com reprteres da "ltima Hora" em 1970. Para sua informao, a entrevista que dei ao Mario Prata em 1974 foi para a "ltima Hora" de Samuel Wainer, ento diretor de redao, que evidentemente nada tinha a ver com a "ltima Hora" de 1970, que voc tem como fonte".
Publicado originalmente aqui

Leonardo Aversa

Paulo Cesar de Arajo


E esta entrevista, com durao de quatro horas, foi gravada, lmada e fotografada.

Resposta do biogrfo de Roberto Carlos a

Foi com grande espanto que li declarao de Chico Buarque aqui no


Page 6 of 21

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Chico Buarque 17/10

GLOBO, afirmando que jamais me deu uma entrevista. Ou seja, ele alega que eu teria faltado com a verdade ao inclu-lo entre as fontes listadas na biografia Roberto Carlos em detalhes. Ocorre que Chico Buarque foi, sim, uma das 175 pessoas que entrevistei para a pesquisa que resultou naquele livro. O artista certamente se esqueceu, mas ele me recebeu em sua casa, na Gvea, na tarde de 30 de maro de 1992. E esta entrevista, com durao de quatro horas, foi gravada, filmada e fotografada.

Assista entrevista de Chico Buarque ao bigrafo

Ler artigo completo

Divulgao

Programa Saia Justa


Os bigrafos falaram que no ganham dinheiro. No sei at que ponto os autores ganham to pouco assim.
"A gente est num conflito de gigantes, estamos num conflito de dois direitos fundamentais, de liberdade de expresso e da privacidade. Mas sobre direito privacidade ningum quer falar. A gente est discutindo o ser-humano. Eu lido com uma associao de artistas, no so empresrios ou advogados. Eu estou apanhando demais, sem direito de discutir. Vim aqui para ser ouvida. Tem um que fala que eu fui Braslia dar tapa nas costas do Renan Calheiros por causa de um projeto de lei. A gente no um poder, somos artistas. No lobby, emoo. Um artista lida com emoo. Como voc vai julgar o Roberto Carlos, um cara que tem assumidamente uma doena?"

Participao de Paula Lavigne no Programa Saia Justa, do GNT 16/10

Trecho do Programa Saia Justa com Paula Lavigne

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 7 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Publicado originalmente aqui

Leonardo Aversa

Gerald Thomas
Quem comps proibido proibir no pode proibir.
Infelizmente o nosso destino no um tango amistoso entre nossos

Opinio do diretor de teatro 16/10

bigrafos e crticos. Quem dera fosse! Fazer parte da vida pblica tambm significa ter desagradveis surpresas e curvas em estradas nem sempre desejveis. Seja como for, curvas e calombos fazem parte dessa obra de arte total e merecem constar numa biografia goste o biografado ou no. Faz parte. Simplesmente faz parte.
Publicado originalmente aqui

Leo Martins

Francisco Bosco
O debate na imprensa, quase sem exceo, tem sido marcado por uma recusa a efetivamente aprofundar os problemas, tomando como decidido o que justamente est por se estabelecer
"Um ponto importante e lamentvel: alegar que uma figura pblica, meramente pelos benefcios que isso lhe traz (reconhecimento e, em alguns casos, dinheiro), deve arcar com o nus da expropriao de sua dimenso privada e do escrutnio moral da coletividade isso no argumento jurdico, nem filosfico, isso pura vingana imaginria. Seu motor o ressentimento. Diante disso, preciso evocar a clebre frase de Nietzsche: preciso proteger os fortes contra os fracos. No estou dizendo que essa a nica razo para se defender a exposio plena de um indivduo coletividade. apenas a mais srdida."

Artigo do filsofo e colunista, filho do compositor, violonista e cantor Joo Bosco. 16/10

Ler artigo completo

Eliria Andrade

Luiz Schwarcz
O Procure Saber escolheu o vilo errado e ofendeu os prossionais do livro ao defender a permisso apenas da publicao gratuita dos livros, apresentando editores e escritores como argentrios e pilantras prossionais.
Page 8 of 21

Artigo do editor, diretor da Companhia das Letras publicado em seu blog 16/10

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

"Quando o livro Estrela solitria estava para ser publicado, uma matria foi veiculada no Fantstico chamando ateno para o livro. As filhas do Garrincha, que no haviam se manifestado at ento, me procuraram, atravs de um advogado, e, sem ler uma pgina sequer do livro, demandaram pagamento de direitos e ameaaram com um pedido de indenizao. O representante da famlia, a essas alturas, no falava em imagem denegrida, mas em ajudar o Natal das meninas. Como no aceitamos acordo por julgarmos que a biografia enaltecia o jogador como o melhor de todos os tempos e tratava do alcoolismo, conhecido por todos, de maneira tica , seguimos em frente com a publicao. A partir da fomos processados, com a famlia exigindo o pagamento de direitos autorais como se a vida de um antepassado pertencesse a seus herdeiros e reclamando da imagem do jogador supostamente denegrida pelo livro, de cujos rendimentos gostariam de participar."

Ler artigo completo

Jorge Bispo

Chico Buarque
Li que os herdeiros do Garrincha conseguiram uma alta indenizao da Companhia das Letras. No sei quanto foi, mas acho justo.
"Pensei que o Roberto Carlos tivesse o direito de preservar sua vida pessoal. Parece que no. Tambm me disseram que sua biografia a sincera homenagem de um f. Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com no sei quantas pessoas, inclusive eu. S que ele nunca me entrevistou."

Ler artigo completo


Artigo do Cantor, compositor e escritor; integra a Associao Procure Saber 16/10

Divulgao

Ernesto Rodrigues
At hoje a venda do livro no cobriu o adiantamento que recebi da editora.

Artigo do jornalista, escritor e biogrfo de Ayrton Senna e Joo Havelange 16/10

"A propsito, como prova transparente de que ns, bigrafos, no somos os capitalistas predadores denunciados por Djavan, at pensei em propor, aos lderes do Procure Saber, trocar toda a receita que obtive pela venda da biografia de Joo Havelange nos ltimos sete anos pelos direitos de uma, apenas uma msica de Chico ou de Gil, meus preferidos. No o fiz. Seria crime de estelionato."

Ler artigo completo

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 9 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Marcos Alves

Pedro Doria
Como entender o Brasil sem compreender Getlio? No basta. Onde est a grande biograa de Carlos Lacerda? De Juscelino Kubitschek?
"O Brasil como o compreendemos, hoje, nasce dos estudos de um pequeno grupo de intelectuais que vo de Mario de Andrade a Gilberto Freyre passando por gente como Srgio Buarque, pai de Chico. Conhecer a histria da vida destas pessoas no apenas um exerccio de voyeurismo. tambm compreender o mundo em que se formaram, o que permite uma leitura mais compreensiva de suas obras, de seus feitos. Ao mergulhar no universo de seu personagem, no s ele que o bigrafo encontra. O retrato de uma poca surge, retrato muito mais tangvel porque est ligado vida de algum. Como essa pessoa v, como ela reage, como sente."

Artigo do jornalista e escritor, editorexecutivo do jornal O Globo 15/10

Ler artigo completo

Divulgao

Gilberto Gil
Os interessados em que vidas pessoais sejam livremente retratadas, transformadas em ativos comerciais de grande valor para a montagem do espetculo miditico
Referindo-se aos aos meios de comunicao (TV em especial).

"Ns da associao Procure Saber, no mbito do nosso pequeno foro e em que pesem as tantas dvidas e posies entre ns, resolvemos exercer o nosso direito democrtico de associao, de opinio e de manifestao, levando a pblico o nosso propsito de defender o direito privacidade como elo importante da cadeia da cidadania soberana, chamando a ateno de
Artigo do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura; integra a Associao Procure Saber 15/10

toda a sociedade para a necessidade de amplo e profundo debate em torno desse tema, da delicada situao em que se encontra esse prato da balana do direito civil em nosso tempo, a privacidade, o que ela significa, o que ainda possvel fazer para que ela tenha sentido, para que os que ainda nela creem e confiam possam encontrar nas regras, nas normas e nas leis alguma garantia."

Ler artigo completo

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 10 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Eliria Andrade

Janio de Freitas
Muito mais do que autorizao e participaes Artigo do colunista e membro do Conselho nanceiras, trata-se de uma forma de negao da Editorial da Folha de S. Paulo prpria liberdade de palavra. 15/10
"Se consagrada a proibio no autorizada, em livro, do que uma celebridade julgue inconveniente a seu respeito, por que continuaria permitida a mesma publicao, sem prvio consentimento, em jornal e em revista? Ambos com tiragens e repercusso muito mais imediatas e maiores que as do livro. Os vitoriosos da primeira prepotncia por certo passariam ao ataque contradio. E assim em diante, mudando-se apenas as levas de interessados." Leia a ntegra do artigo no site da Folha de S. Paulo

Supremo convoca audincia pblica sobre biograas


A ministra Crmen Lcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou audincia pblica para debater a publicao de biografias no autorizadas. A questo discutida na ao direta de inconstitucionalidade impetrada pela Associao Nacional dos Editores de Livros (Anel). A associao questiona a constitucionalidade dos artigos 20 e 21 do Cdigo Civil. A Anel argumenta que a norma contraria a liberdade de expresso e de informao, e pede que o Supremo declare que no preciso autorizao do biografado para a publicao dos livros. A audincia ser nos dias 21 e 22 de novembro.

Guilherme Leporace

Grupo de Ao Parlamentar Pr-Msica (GAP)


"O GAP esclarece que a favor da liberdade de expresso e contrrio necessidade de autorizao para biografias e obrigatoriedade de pagamento aos biografados. [....]

Manifesto da entidade representante de msicos. Na imagem: Reunio do GAP com Srgio Ricardo, Calos Mills, Daniel Campello Queiroz, Fernanda Abreu, Frejat, Leo Jaime, Tim Rescala, Ivan Lins, Felipe Radicetti e Mu Carvalho. 14/10

Parece-nos que o Brasil poderia se beneficiar muito de um modelo autorregulatrio que consolide melhores prticas para os setores editorial e jornalstico, inclusive com a criao de canais e foros mais efetivos para denncias e avaliao de condutas, alm da necessria atuao do Poder Judicirio. Esta combinao tem rendido bons frutos no campo da publicidade."

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 11 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Ler artigo completo

Pedro Kirilos

Joaquim Barbosa
Ningum est interessado em proibir simplesmente a forma de produzir.
"O ideal seria liberdade total de publicao, com cada um assumindo os riscos. Quem causar dano deve responder financeiramente. [...] Sinto um certo desconforto na seguinte situao: um grande artista, um grande msico, compositor, que ainda vive e v subitamente uma biografia devastadora sobre a sua vida, a sua intimidade. disso que se cuida. Eu defendo, neste caso, indenizao pesada. Ningum est interessado em

Opinio do presidente do Supremo Tribunal Federal durante Abraji 14/10

proibir simplesmente a forma de produzir.


Publicado originalmente aqui

Mnica Imbuzeiro

Caetano Veloso
Censor, eu? Nem morta! Na verdade a avalanche de pitos, reprimendas e agresses s me estimula a combatividade.
"Sou sim a favor de podermos ter biografias no autorizadas de Sarney ou Roberto Marinho. Mas as delicadezas do sofrimento de Gloria Perez e o perigo de proliferao de escndalos so tpicos sobre os quais o leitor deve refletir. A atitude de Roberto (Carlos) foi til para nos trazer at aqui: creio que os termos do Cdigo Civil merecem ser mudados, mas entre a chapabranca e o risco marrom devem valer consideraes como as de Francisco Bosco.

Artigo do cantor, compositor e escritor; integra a associao Procure Saber 13/10

Ler artigo completo

Barbara Gancia
A esta altura, o oportunismo e a ganncia de Paula
http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/ Page 12 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Lavigne e Flora Gil so conhecidos at do papa."


"E as madames negociando: sr. Rouanet entra na sala, sr. Rouanet sai. Sr. Rouanet toma um txi ou vai ao banheiro e elas firmes. Ningum d um pio, afinal estamos falando de mitos. E elas so folclricas. Mas tem limite: so os direitos sagrados expressos na Constituio. Mexeu nisso, aquele abrao"
Leia a ntegra desta coluna no site da Folha de S. Paulo aqui

Coluna da jornalista da Folha de S. Paulo e apresentadora do programa Saia Justa, no GNT 11/10

Fabio Rossi

Nana Caymmi
uma ignorncia proibir quando nossa juventude precisa conhecer seus dolos.

Opinio da cantora 11/10

"Isso um absurdo. Sempre fui a favor da liberdade, desde o episdio da biografia de Garrincha, do Roberto Carlos. Se voc quer ser artista, sua vida se torna pblica. Proibir biografias falta do que fazer, vem da inveno da mquina de lavar. Esto todos velhos (os artistas que so contra biografias no autorizadas), deveriam se sentir honrados por ter gente interessada na vida delas. uma ignorncia proibir quando nossa juventude precisa conhecer seus dolos. No tem porque esconder nada, a no ser que estejam envolvidos com trfico de drogas, de mulheres, de rgos, de crianas, e a gente no saiba. Quem enriquece com livro no Brasil? O negcio que, onde tem dinheiro envolvido, essa turma est atrs. Tenho amigos como Srgio Cabral, Ruy Castro que vivem disso, no assim.
Publicado originalmente aqui

Marcos Ramos

Aldir Blanc
Sou inteiramente a favor da liberdade de biograas, e contra todo e qualquer tipo de censura. Quem se sentir caluniado que processe o bigrafo. A liberdade de expresso vem em primeiro lugar.
"Isso um absurdo. Sempre fui a favor da liberdade, desde o episdio da biografia de Garrincha, do Roberto Carlos. Se voc quer ser artista, sua vida se torna pblica. Proibir biografias falta do que fazer, vem da inveno da mquina de lavar. Esto todos velhos (os artistas que so contra biografias

Opinio do compositor e escritor 11/10

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 13 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

no autorizadas), deveriam se sentir honrados por ter gente interessada na vida delas. uma ignorncia proibir quando nossa juventude precisa conhecer seus dolos. No tem porque esconder nada, a no ser que estejam envolvidos com trfico de drogas, de mulheres, de rgos, de crianas, e a gente no saiba. Quem enriquece com livro no Brasil? O negcio que, onde tem dinheiro envolvido, essa turma est atrs. Tenho amigos como Srgio Cabral, Ruy Castro que vivem disso, no assim.
Publicado originalmente aqui

Camilla Maia

Ruy Castro
Se eu pagar dzimo, posso falar da perna mecnica do Roberto Carlos?

Opinio do jornalista e bigrafo de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, entre outros. 11/10

"O Procure Saber faz uma campanha antidemocrtica que pode render frutos, afinal eles so famosos e tm acesso a polticos. E isso uma ameaa no s para bigrafos, mas tambm historiadores, jornalistas, ensastas, para toda a produo intelectual do pas. O Brasil no pode ficar impedido de saber sua Histria s porque Roberto Carlos no quer que saibamos de sua perna mecnica. [...] a melhor biografia j feita at hoje de um compositor brasileiro (referindo-se biografia de Noel Rosa escrita por Carlos Didier e Joo Mximo), mas est impedida de circular. Enquanto no for assegurada minha independncia, no quero fazer biografias. Outros bigrafos tambm pensam assim. A maior prejudicada a histria brasileira.
Publicado originalmente aqui

Marcos Ramos

Antonio Cicero
Me parece razovel a tese de que o biografado merea receber alguma percentagem dos direitos autorais.

Poeta e letrista 11/10

"Sou a favor da liberao de biografias no autorizadas, sendo que, caso o biografado se considere caluniado, tenha o direito de processar o bigrafo. Mas me parece razovel a tese de que o biografado merea receber alguma percentagem dos direitos autorais.
Publicado originalmente aqui

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 14 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Credito

Alceu Valena
A ideia de royalties para os biografados ou herdeiros me parece imoral.

Manifesto do campor e compositor publicado na sua pgina do Facebook 10/10

"Fala-se muito em biografias oportunistas, difamatrias, mas acredito que a grande maioria dos nossos autores esto bem distantes desse tipo de comportamento. Arrisco em dizer que cercea-los seria uma equivocada tentativa de tapar, calar, esconder e camuflar a histria no nosso tempo e espao. Imaginem a necessidade de uma nova Comisso da Verdade daqui a uns 20 anos. Assim entramos em outro conceito, igualmente amplo, delicado e precioso: liberdade de expresso. Alis, to grandioso que deveria estar na frente de qualquer questo. Eficincia e celeridade processual so princpios que devemos reivindicar para garantia dos nossos direitos. Evitar a prtica de livros ofensivos e meramente oportunistas atravs do Poder Judicirio uma sada muito mais eficaz e coerente com os fundamentos democrticos. Definitivamente, a questo no financeira. A ideia de royalties para os biografados ou herdeiros me parece imoral. Falem mal, mas me paguem...(?) essa a premissa??? Nem tudo pode se resumir ao vil metal!
Publicado originalmente aqui

Biograa Pirata de Caetano Veloso no Facebook


Editora cria biografia pirata de Caetano no Facebook. Espao recebe colaboraes de internautas, que enviam material sobre a vida do cantor.

Michel Filho

Jos Dirceu
Acho que os que esto defendendo que no seja permitida biograa no autorizada tm razes.

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 15 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Opinio do ex-ministro-chefe da Casa Civil durante o governo Lula e um dos rus do Mensalo. 9/10

"Acredito que os biografados tenham sua razo de pedir que seja autorizada (a biografia). Mas ns precisamos tomar cuidado porque precisamos respeitar sempre a liberdade de quem quiser escrever com as restries que a lei impe. Mas acho que os que esto defendendo que no seja permitida biografia no autorizada tm razes. Vamos debater, ver como evolui isso. Tem um projeto na Cmara autorizando, mudando a lei, e tem a ao no Supremo. Acho ruim colocar no Supremo isso. Acho que bom deixar formar uma opinio na sociedade, formar o direito, deixar os tribunais decidirem, formando jurisprudncia, porque acho que precisa ter algum limite. [...] Estou muito dividido porque a minha experincia no boa. Foi publicada uma biografia no autorizada a meu respeito. Nunca falei uma palavra sobre ela e no vou falar. No coloquei nenhum obstculo. Todos os que me ligaram dizendo que foram procurados para ser entrevistados eu disse "d a entrevista". Mas o resultado no foi bom.
Publicado originalmente aqui

Daniela Dacorso

Marta Suplicy
"A deciso no ser nossa. A minha posio de escutar todos os interessados. De um lado so os artistas que se organizaram para se posicionar, organizados, contrrios. Ontem (tera-feira) eu ouvi os escritores que esto em Frankfurt. Eu posso at virtualmente ter uma posio, mas isso depende dos deputados. Esse debate vai ser muito quente. um debate da sociedade. Artistas versus escritores

Posio da Ministra da Cultura. Psicloga, ex-prefeita de So Paulo e ex-ministra do Turismo, durante a Feira de Frankfurt, na Alemanha. 9/10

Publicado originalmente aqui

Leo Martins

Francisco Bosco
O Estado deve garantir que um indivduo tenha o sentido de sua existncia determinado por qualquer outro indivduo?
"A oposio entre biografias com e sem fins lucrativos apenas turva o ponto central (se no nico) da questo. Este ponto o conflito entre as dimenses pblica e privada, coletiva e individual: um indivduo deve ter ou no soberania decisria sobre a dimenso privada de sua vida? Uma vez estabelecido esse ponto, a questo da lucratividade deve ser regida como os demais direitos de autor.

Artigo do filsofo e colunista, filho do compositor, violonista e cantor Joo Bosco. 9/10

Ler artigo completo

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 16 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Luiz Maximiano

Benjamin Moser
Achei as declaraes suas e da Paula, exigindo censura prvia de biograas, escandalosas, indignas de uma pessoa que tanto tem dado para a cultura do Brasil.
" um tipo de censura que voc talvez no reconhea por no ser a de sua poca. No obriga artistas a deixarem o pas, no manda policiais aos teatros para bater nos atores. Mas que censura, . E muito mais eficaz do que a que existia na ditadura. Naquela poca, as obras eram censuradas, mas existiam. Hoje, nem chegam a existir." Leia a ntegra da Carta no site da Folha

Carta do bigrafo de Clarice Lispector para Caetano Veloso no jornal Folha de S.Paulo 9/10

Credito

Jon Lee Anderson


uma pena que o povo russo no tenha acesso a um tipo de informao fundamental para ajudar a criar uma democracia mais madura.
"O no autorizado significa que o livro no foi feito em conjunto com o biografado, no necessariamente que ele antagnico ou que se prope a trazer casos escabrosos sobre uma celebridade. H sempre alguma violao de privacidade em uma biografia, e se ela vai ultrapassar a linha tnue ou no depende da tica do bigrafo. A sociedade no pode controlar essa situao, especialmente quando ela tem relao com figuras polticas, as quais a populao tem o direito de conhecer profundamente em troca do

Entrevista com jornalista americano e bigrafo de Che Guevara 9/10

poder que lhes concedido.

Ler artigo completo

Camilla Maia

Laurentino Gomes
Foi lindo, comovente mesmo, ver artistas circulando pelo Congresso, dando tapinhas nas costas de Renan Calheiros, para defender seus interesses.
"Ns, jornalistas, escritores e bigrafos, entendemos que toda pessoa tem direito proteo legal de sua imagem contra difamaes, calnias ou injrias. Isso, no entanto, no autoriza ningum a impedir a circulao de um livro ou reportagem. Deixem que jornalistas, escritores e bigrafos trabalhem. Se eles mentirem ou cometerem injustias, que seja punidos de acordo com a lei. Mas sem censura!

Discurso do jornalista e escritor na Feira do Livro em Frankurt. Laurentino o autor de 1808, 1822 e 1889 8/10

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 17 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Publicado originalmente aqui

Marcos Ramos

Paula Lavigne
"Pior do que no saber, saber errado. A imprensa divulga de forma errada os propsitos do grupo. uma campanha desigual, onde a mdia distorce os nossos objetivos por interesses prprios. Lei Roberto Carlos? Quem prope mudar a lei a Associao dos Editores, Anel. No somos a favor de proibir ou censurar. Somos contra a violao da intimidade e da privacidade de uma pessoa, direitos dos mais caros e delicados da nossa Constituio. + Leia tambm entrevista de Paula Lavigne ao jornal Folha de S. Paulo.

Publicado originalmente aqui

Posio da empresria e presidente da Associao Procure Saber 7/10

Divulgao

Joo Mximo
s comparar a conta bancria de Roberto Carlos (que Deus a conserve...) com o que Paulo Csar Arajo e sua editora perderam ao contar-lhe vida e obra.
"Compreende-se que Roberto Carlos impea que livros sobre ele ou a Jovem Guarda sejam publicados. Mas que um artista com a inteligncia e a sensibilidade de Djavan engrosse o coro dos defensores das biografias autorizadas , no mnimo, decepcionante. Mais que isso, beira o primarismo alegar que ns no somos um pas desenvolvido para rebater o argumento de que o Brasil a nica democracia do mundo onde se condiciona o bigrafo vontade do biografado. Compreende-se, tambm, que a maioria de nossos deputados e senadores no queira mudar as regras do jogo. Quem deve, teme. Mas que um querido artista, como esta coluna referiu-se a Djavan, diga que bigrafos e editores ganham fortunas enquanto aos biografados restam o sofrimento e a indignao, insidioso. s comparar a conta bancria de Roberto Carlos (que Deus a conserve...) com o que Paulo Csar Arajo e sua editora perderam ao contar-lhe vida e obra. Fiquemos assim: processe-se o bigrafo que injurie, calunie, difame ou fira a verdade em qualquer medida; mas respeite-se o que, ao biografar seriamente um homem pblico brasileiro, contribua de alguma forma para contar um pouco da Histria do Brasil.
Publicado originalmente aqui

Opinio do jornalista e bigrafo de Noel Rosa 5/10

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 18 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Andr Coelho

Djavan
Editores e bigrafos ganham fortunas enquanto aos biografados resta o nus do sofrimento e da indignao

Opinio do cantor e compositor, um dos fundadores da Associao Procure Saber 4/10

"A liberdade de expresso, sob qualquer circunstncia, precisa ser preservada. Ponto. No entanto, sobre tais biografias, do modo como hoje, ela, a liberdade de expresso, corre o risco de acolher uma injustia, a medida em que privilegia o mercado em detrimento do indivduo; editores e bigrafos ganham fortunas enquanto aos biografados resta o nus do sofrimento e da indignao. Nos pases desenvolvidos, voc pode abrir um processo. No Brasil tambm, com uma enorme diferena: ns no somos um pas desenvolvido. A sugesto de se estabelecer um percentual oriundo da venda desse produto destinado ao biografado me parece razovel, mesmo acreditando que ningum queira ver sua vida exposta publicamente de maneira predatria por dinheiro. Essa medida, de certo modo, desmotivaria a edio desenfreada dessas biografias e nos lembraria a todos que ter direitos implica ter deveres tambm.
Publicado originalmente aqui

Leo Martins

Francisco Bosco
Cada sujeito deve ter o direito de decidir sobre o que de sua vida tornar pblico.
"Pensando em mbito geral, as noes de pblico e privado, bem como as relaes entre eles, foram desestabilizadas pela esfera digital. muito importante estabelecer princpios ticos que orientem redefinies da legislao e das condutas pessoais cotidianas (nas redes sociais, por exemplo, muitas pessoas demonstram discernimento nulo quanto aos limites entre pblico e privado). Alguns dos episdios mais importantes da poltica mundial recente dizem respeito a esse problema. Whistleblowers, como Assange e Snowden, pretendem tornar pblicos documentos e informaes

Artigo do filsofo e colunista, filho do compositor, violonista e cantor Joo Bosco. 3/10

velados que dizem respeito ao interesse pblico (os Estados, por sua vez, reivindicam para si um estatuto, autocontraditrio, de instncias privadas ou secretas, que seria o pblico mantido privado por interesses estratgicos).

Ler artigo completo

Ancelmo Gois reativa o debate


Sabe aquele grupo Procure saber, que rene grandes estrelas da MPB e atuou na questo do direito autoral? Vai ganhar personalidade jurdica e entrar numa nova batalha pra l de polmica.
http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/ Page 19 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Pretende ingressar no STF ao lado daqueles, como Roberto Carlos, que so contra a Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.815. Ajuizada pela Associao Nacional dos Editores de Livros (Anel), a ADI pede o fim da necessidade de autorizao dos biografados para a publicao de livros. A produtora Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, sustenta que no se trata de censura: O que queremos combater os aproveitadores e agressores da honra alheia. Ela cita o caso de Guilherme de Pdua, assassino de Daniela Perez, que escreveu o livro A histria que o Brasil desconhece, sobre o crime.
Publicado originalmente aqui

EDIO DIGITAL: GABRIELA ALLEGRO | CONTEDO: ANDR MIRANDA, HELENA DE ARAGO E FABIANO RISTOW | ARTE: VINICIUS MACHADO | DESENVOLVIMENTO: AYRTON TESHIMAE THAS LEO

Curtir

574

Tweet

43

OUTROS INFOGRFICOS

A Grande Recesso
A ltima crise financeira global

Concurso Projeto Carioca


Escolha qual o melhor projeto dos alunos da UFRJ.

Cidade do Rock
Veja onde funcionam servios e brinquedos do evento

Quiz: voc conhece bem as atraes do Rock in Rio?


Participe do desafio qual a msica

Relembre as edies passadas do RiR


Os momentos marcantes das quatro edies brasileiras do festival

O mapa do conito na Sria


Veja a distribuio das foras militares na regio e um raio-x do pas

Entenda o julgamento dos recursos do mensalo


Dos 37 rus, 25 foram condenados. Todos recorreram da sentena.

O trabalho
O Boa Chance registra e analisa as transformaes do mercado de trabalho nas ltimas dcadas

Egito manchado de sangue


Massacre deixa centenas de mortos e deflagra confrontos em todo o pas

A distribuio dos mdicos estrangeiros


Mapa mostra municpios que recebero mdicos estrangeiros do Mais Mdicos

Aleppo: destruio observada do cu


Imagens de satlite coletadas entre 2012 e 2013 mostram a guerra na Sria

No balano das horas


Como as pessoas usam seu tempo e como isso afeta suas vidas

Pas
Central do Assinante Clube do Assinante Faa sua assinatura Agncia O Globo O Globo Shopping Fale conosco Defesa do Consumidor Expediente Anuncie conosco Trabalhe conosco Poltica de privacidade Termos de uso Rdio do Moreno Blog do Merval Blog do Noblat Ilimar Franco

Rio
Rio 2016 Ancelmo.com Trnsito Eu-reprter Zona Sul Zona Norte Barra Niteri Serra Bairros.com

Economia
Defesa do Consumidor Miriam Leito Boa Chance Digital e Mdia Indicadores Morar Bem

Mundo
Eleies Americanas L fora

Cultura
Patrcia Kogut Blog do Xexo

Esportes
Carioca 2013 Rio 2016

Mais +
Blogs Infogrficos

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 20 of 21

A batalha das biografias - O Globo

10/19/13 2:49 PM

Prosa Revista da TV Megazine Logo + O Livreiro

Botafogo Flamengo Fluminense Vasco Brasileiro 2012 Renato M. Prado MMA Frmula-1 Copa 2014

Opinio Eu-reprter Vdeos Boa Viagem Cincia Revista Amanh Educao Ela Digital Boa Chance Morar Bem Vestibular

1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicao e Participaes S.A. Este material no pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribudo sem autorizao.

Sade Tempo Horscopo

http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/

Page 21 of 21

Das könnte Ihnen auch gefallen